Primeira aula de química

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Primeira aula de química"

Transcrição

1 Primeira aula de química Nome: Laísa 10/04/2017

2 O que é a Química? A Química é um ramo das Ciências da Natureza. Estuda a composição, a estrutura, as propriedades da matéria, as transformações sofridas por ela durante as reações químicas e a sua relação com a energia. É considerada uma ciência experimental.

3 O que é uma transformação? Precisamos observar dois momentos diferentes: estado inicial e estado final. Posteriormente comparar esses dois momentos. Ocorrem dois tipos de transformações: a FÍSICA e a QUÍMICA. Sendo que uma transformação física não modifica a matéria do mesmo modo que uma transformação química.

4 Transformação física: NÃO altera a composição da matéria, altera apenas a forma, tamanho, aparência e estado físico, em outras palavras, NÃO ocorre a formação de novas substâncias ou a modificação das substâncias inicias. Exemplos:

5 Transformação química: Ocorre a alteração da composição da matéria, há formação de novas substâncias, ou seja, há a modificação das substâncias iniciais e a formação de novas espécies químicas. Exemplos:

6

7 Questão 1: (PUC Campinas 2014) Considere a seguinte receita caseira para o preparo de um bolo de fubá: I. Misture bem 3 ovos, 2 xícaras de açúcar, 1 ½ xícara de fubá, 1 xícara de leite, 6 colheres (das de sopa) de óleo, 1 colher (das de sopa) de fermento químico e bata bem até ficar uma massa uniforme. II. Acrescente erva-doce a gosto e despeje na assadeira previamente untada. III. Leve ao forno pré-aquecido até que o bolo esteja assado e corado. Há ocorrência de transformação química em: a) I, somente. b) II, somente. d) I e III, somente. c) III, somente. e) I, II e III.

8 Leis Ponderais É conhecida como: Leis das Reações Químicas Ela relaciona as massas dos participantes de uma reação química. As leis ponderais mais importantes foram: 1) Lei de conservação da massa 2) Lei das proporções constantes

9 Lei de conservação da massa ou Lei Lavoisier Foi criada em 1785 pelo químico francês Antoine Laurent Lavoisier. É conhecido como o pai da química moderna. Conclusões: o Em uma reação química realizada em recipiente fechado, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos. o Não apenas as massas se conservam durante uma reação química, mas também os elementos. o Na natureza nada se cria, nada se forma, tudo se transforma.

10 Lei das proporções constantes ou Lei de Proust Foi criada em 1797 pelo químico francês Joseph Louis Proust. Conclusões: o A proporção em massa das substâncias que reagem e que são produzidas em uma determinada reação química é fixa, constante e invariável. o Não importa a quantidade de massa dos elementos usada, a proporção sempre será a mesma.

11 Teoria atômica de Dalton Foi fundamental para o desenvolvimento do conhecimento atômico. Era químico e sua vida foi destinada desde cedo à pesquisa científica e ao magistério. Foi criada em Foi baseada em experimentos, mas nenhum desses experimentos conseguiu revelar o átomo claramente. Dalton denominava o átomo como a menor parte da matéria.

12 A teoria de Dalton apresenta muito mais princípios do que comprovações. Como, por exemplo: o Os átomos são maciços e apresentam forma esférica (semelhantes a uma bola de bilhar); o Os átomos são indivisíveis; o Os átomos são indestrutíveis; o Os átomos de diferentes elementos químicos apresentam propriedades diferentes uns dos outros; o Uma substância química composta é formada pela mesma combinação de diferentes tipos de átomos; o Em reações químicas, os átomos não podem ser criados nem destruídos, são apenas combinados, separados e rearranjados.

13

14 Lei das proporções volumétricas constantes Foi criada pelo cientista Joseph Lous Gay-Lussac. Realizou a produção da água a partir da reação entre os gases hidrogênio e oxigênio. Verificou que eles sempre reagiam na proporção de dois volumes de hidrogênio para um volume de oxigênio, produzindo dois volumes de água.

15 Depois de vários experimentos e análises percebeu-se que o mesmo ocorria com outros tipos de reações entre gases. As reações sempre seguiam uma proporção de volumes constantes. Conclui-se que: o Os volumes das substâncias gasosas que reagem e que são produzidas nas mesmas condições de temperatura e pressão guardam entre si uma relação de números inteiros pequenos. Essa lei foi de encontro com a teoria atômica de Dalton. Gay-Lussac mostrou que não era assim que ocorria na prática.

16 Hipótese de Avogadro Foi criada por Amedeo Avogadro. Concluiu que: o Avogadro considerava que moléculas poderiam ser formadas por dois átomos do mesmo elemento químico, o que não era aceito por Dalton.

17 Como era antes de Avogadro: Depois de Avogadro:

18 É o órgão internacional responsável pelo estabelecimento da linguagem comum na química. IUPAC é a União Internacional da Química Pura e Aplicada.

19 Símbolos dos elementos químicos

20 Substância simples É um tipo de substância química formada por átomos de um mesmo tipo de elemento. Exemplos:

21 Substância composta É um tipo de substância química formada por átomos de mais de um elemento químico. Exemplos:

22 Um outro exemplo:

23 Questão 2: Abaixo há a representação de 4 recipientes nos quais apresentam elementos que compõem determinadas substâncias dentro. Fale qual tipo de substância (simples ou composta) está presente em cada recipiente.

24 Equações de reações químicas Substâncias inicias que reagem Substâncias que resultam da reação

25 O que seria esse (+)? O que seria essa seta? O número de átomos e de elementos devem ser numericamente iguais antes e depois da reação. Balanceamento

26

27 Questão 3: (UNESP 2015) Alguns historiadores da Ciência atribuem ao filósofo pré-socrático. Empédocles a Teoria dos Quatro elementos. Segundo essa teoria, a composição de toda matéria se derivaria de quatro elementos básicos: fogo, ar, água e terra. Hoje, essa definição de elemento não é mais aceita quimicamente, sendo considerado elemento o conjunto de átomos que possuem o mesmo número atômico. Portanto, definir a água como elemento está quimicamente incorreto, porque se trata de a) uma substância composta com três elementos. b) uma mistura de três elementos. c) uma mistura de dois elementos. d) uma substância composta por dois elementos. e) uma substância simples com dois elementos.

28 Referências Ciências da natureza: química / Amadeu Moura Bego, organizador. [2. ed.] São Paulo: Cultura Acadêmica, (Cadernos dos cursinhos pré-universitários da Unesp; 5) DIAS, Diogo Lopes. "Teoria atômica de Dalton"; Brasil Escola. Disponível em < Acesso em 07 de abril de 2017.

Química. Aula 05 Profº Ricardo Dalla Zanna

Química. Aula 05 Profº Ricardo Dalla Zanna Química Aula 05 Profº Ricardo Dalla Zanna Conteúdo Programático Unidade 2 Átomos e Elementos o Seção 2.1 Evolução do modelo atômico e classificação periódica dos elementos o Seção 2.2 Leis ponderais o

Leia mais

Professor Edson Cruz

Professor Edson Cruz Professor Edson Cruz Sabemos que as leis das reações químicas podem ser divididas em dois grupos: LEIS PONDERAIS LEIS VOLUMÉTRICAS NESTA AULA, TRATAREMOS DAS LEIS PONDERAIS DA QUÍMICA. LEIS PONDERAIS

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E.E. ARACY EUDOCIAK

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E.E. ARACY EUDOCIAK Unidade 4 química - Conteúdos curriculares: C8: Reações Químicas -Equações e tipos de reações químicas. Identificar pela representação (usando fórmulas químicas) as químicas substâncias uma equação química;

Leia mais

LEIS DAS COMBINAÇÕES QUÍMICAS

LEIS DAS COMBINAÇÕES QUÍMICAS COLÉGIO CONTATO 2016 QUIMICA I Livro 1 LEIS DAS COMBINAÇÕES QUÍMICAS EDMAR MARINHO DE AZEVEDO SITUANDO A DISCUSSÃO... 1. INTRODUÇÃO As Leis das Reações Químicas, deduzidas de forma empírica por cientistas

Leia mais

CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO. Prof.: Andrey kleber Migliorini

CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO. Prof.: Andrey kleber Migliorini CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO Prof.: Andrey kleber Migliorini Introdução Estequiometria: Stoikheîon = elemento metron = medida É o estudo das relações quantitativas (átomos, moléculas, massa, volume) entre as

Leia mais

QUÍMICA. Transformações Químicas. Teoria Atômica Modelo Atômico de Dalton, Thomson, Rutherford, Rutherford-Bohr. Prof a.

QUÍMICA. Transformações Químicas. Teoria Atômica Modelo Atômico de Dalton, Thomson, Rutherford, Rutherford-Bohr. Prof a. QUÍMICA Transformações Químicas Teoria Atômica Modelo Atômico de Dalton, Thomson, Prof a. Giselle Blois Leucipo de Mileto e Demócrito (400 a.c.): FILÓSOFOS Matéria não contínua e sim constituída por minúsculas

Leia mais

Temática: Reconsiderando as Interpretações de Dalton.

Temática: Reconsiderando as Interpretações de Dalton. Aula: 8. Temática: Reconsiderando as Interpretações de Dalton. Estamos iniciando a segunda unidade de nossa disciplina. Apesar de curta, 3 aulas apenas, não é uma unidade de menos importância, nela discorrerá

Leia mais

Estequiometria. Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da madeira I

Estequiometria. Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da madeira I Estequiometria Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da madeira I Estequiometria Estequiometria é o cálculo da quantidade de reagentes e produtos da reação, baseado nas leis das reações químicas.

Leia mais

BC0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA HIPÓTESE ATÔMICA. Hueder Paulo Moisés de Oliveira.

BC0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA HIPÓTESE ATÔMICA. Hueder Paulo Moisés de Oliveira. BC0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA HIPÓTESE ATÔMICA hueder.paulo@ufabc.edu.br Hueder Paulo Moisés de Oliveira 1 Calendário Semana Aulas expositivas 1 07/06 Introdução ao curso (Informações sobre provas, conceitos);

Leia mais

QUÍMICA MÓDULO 19 LEIS DA QUÍMICA. Professor Edson Cruz

QUÍMICA MÓDULO 19 LEIS DA QUÍMICA. Professor Edson Cruz QUÍMICA Professor Edson Cruz MÓDULO 19 LEIS DA QUÍMICA INTRODUÇÃO Um exame apurado das propriedades físicas de um material (como densidade, ponto de fusão e ebulição) permite dizer se o material é uma

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E.E. ARACY EUDOCIAK

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E.E. ARACY EUDOCIAK Unidade 4 química - Conteúdos curriculares: Conteúdo 8: Reações Químicas -Equações e tipos de reações químicas. Habilidades e competências: Identificar pela representação (usando fórmulas químicas) as

Leia mais

LEI DA CONSERVAÇÃO DE MASSAS E LEI DAS PORPORÇÕES CONSTANTES. Figura 1 - Reação química Fonte: Pressmaster/Shutterstock.com

LEI DA CONSERVAÇÃO DE MASSAS E LEI DAS PORPORÇÕES CONSTANTES. Figura 1 - Reação química Fonte: Pressmaster/Shutterstock.com LEI DA CONSERVAÇÃO DE MASSAS E LEI DAS PORPORÇÕES CONSTANTES Figura 1 - Reação química Fonte: Pressmaster/Shutterstock.com CONTEÚDOS Lei da Conservação das massas (lei de Lavoisier) Lei das Proporções

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS - 1.4: LEIS PONDERAIS E MODELOS ATÔMICOS. 1 São anotados os seguintes valores nas experiências I, II e III

LISTA DE EXERCÍCIOS - 1.4: LEIS PONDERAIS E MODELOS ATÔMICOS. 1 São anotados os seguintes valores nas experiências I, II e III LISTA DE EXERCÍCIOS - 1.4: LEIS PONDERAIS E MODELOS ATÔMICOS 1 São anotados os seguintes valores nas experiências I, II e III Determine os valores de x, y, z, w e k mencionando a(s) Lei(s) empregadas nestas

Leia mais

LEI DA CONSERVAÇÃO DAS MASSAS

LEI DA CONSERVAÇÃO DAS MASSAS LEIS QUÍMICAS LEI DA CONSERVAÇÃO DAS MASSAS Antoine Lavoisier (1743-1794) demonstrou, através de cuidadosas medidas, que, se uma reação é conduzida em um recipiente fechado, de tal modo que nenhum produto

Leia mais

ESTEQUIOMETRIA. 1. Introdução

ESTEQUIOMETRIA. 1. Introdução ESTEQUIOMETRIA 1. Introdução A palavra estequiometria vem do grego stoikheion (elemento) e metriā (medida). A estequiometria baseia-se na Lei da Conservação das Massas e na Lei das Proporções Definidas

Leia mais

BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES QUÍMICAS

BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES QUÍMICAS Disciplina: Química (Turmas T e R); Data: 24/06/16 Aula: Balanceamento de equações químicas Professora Ana (anaflaviasuzana@yahoo.com.br) 1.1 Equações químicas, reagentes e produtos BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES

Leia mais

Qui. Semana. Allan Rodrigues Xandão (Victor Pontes)

Qui. Semana. Allan Rodrigues Xandão (Victor Pontes) Semana 9 Allan Rodrigues Xandão (Victor Pontes) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

PARTÍCULAS ELEMENTARES e INTERAÇÕES FUNDAMENTAIS

PARTÍCULAS ELEMENTARES e INTERAÇÕES FUNDAMENTAIS BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA PARTÍCULAS ELEMENTARES e INTERAÇÕES FUNDAMENTAIS Crédito: Sprace Professor Hugo B. Suffredini hugo.suffredini@ufabc.edu.br Site: www.suffredini.com.br BIK0102 Estrutura da

Leia mais

QUÍMICA. Representação das Transformações Químicas. Fórmulas, Balanceamento e Leis Ponderais das Reações Químicas - Parte 1. Prof ª.

QUÍMICA. Representação das Transformações Químicas. Fórmulas, Balanceamento e Leis Ponderais das Reações Químicas - Parte 1. Prof ª. QUÍMICA Representação das Transformações Químicas Fórmulas, Balanceamento e Leis Ponderais das Reações Químicas - Parte 1 Prof ª. Giselle Blois LEIS PONDERAIS São as leis que expressam as massas das substâncias,

Leia mais

Qui. Allan Rodrigues Xandão (Renan Micha) (Gabriel Pereira)

Qui. Allan Rodrigues Xandão (Renan Micha) (Gabriel Pereira) Semana 12 Allan Rodrigues Xandão (Renan Micha) (Gabriel Pereira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

Leia mais

Cálculo Estequiométrico Rodrigo Bandeira

Cálculo Estequiométrico Rodrigo Bandeira Rodrigo Bandeira Balanceamento de Reações Quantidade de cada elemento antes de depois da seta devem ser iguais Coeficientes Estequiométricos 1 N 2 (g) + 3 H 2 (g) 2 NH 3 (g) H 2 NH 3 N 2 H 2 NH 3 H 2 Exemplos:

Leia mais

Faculdade Maurício de Nassau

Faculdade Maurício de Nassau Faculdade Maurício de Nassau LEIS PONDERAIS Lei de Lavoisier(Antonie Laurent Lavoisier) Lei da conservação das massas ou Lei da conservação da matéria Caracterização: sistema fechado utilizando balanças

Leia mais

Page Content: 10 Receitas de bolos simples e fáceis Ana Luiza Tudisco Todos os direitos reservados.

Page Content: 10 Receitas de bolos simples e fáceis Ana Luiza Tudisco Todos os direitos reservados. Page Content: 10 Receitas de bolos simples e fáceis Ana Luiza Tudisco Todos os direitos reservados. Page Content: Bolo de 1 Fubá 2 Chocolate 3 Cenoura 4 Laranja 5 Trigo 6 Banana 7 Mandioca 8 Maçã 9 Caneca

Leia mais

AULA 01 LEIS PONDERAIS QUEM É ESFORÇADO É RECOMPENSADO POR SI MESMO MINHA AGENDA ARISTIDES CIPRIANO.

AULA 01 LEIS PONDERAIS QUEM É ESFORÇADO É RECOMPENSADO POR SI MESMO MINHA AGENDA ARISTIDES CIPRIANO. AULA 01 26/02/2015 LEIS PONDERAIS QUEM É ESFORÇADO É RECOMPENSADO POR SI MESMO MINHA AGENDA ARISTIDES CIPRIANO Leis Ponderais Metafísica Aristotélica e a Alquimia Fogo Ar Água Terra Até o final do século

Leia mais

Estequiometria deriva do grego STOICHEON, que significa a medida dos elementos químicos.

Estequiometria deriva do grego STOICHEON, que significa a medida dos elementos químicos. Estequiometria: Estequiometria deriva do grego STOICHEON, que significa...... a medida dos elementos químicos. Em outras palavras, é o cálculo das quantidades de reagentes e/ou produtos das reações químicas

Leia mais

PARTÍCULAS ELEMENTARES e INTERAÇÕES FUNDAMENTAIS

PARTÍCULAS ELEMENTARES e INTERAÇÕES FUNDAMENTAIS BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA PARTÍCULAS ELEMENTARES e INTERAÇÕES FUNDAMENTAIS Crédito: Sprace Professor Hugo B. Suffredini hugo.suffredini@ufabc.edu.br Site: www.suffredini.com.br BIK0102 Estrutura da

Leia mais

Segunda aula de química

Segunda aula de química Segunda aula de química Nome: Laísa 17/04/2017 Relembrando... Questão 3: Relembrando... (UNESP 2015) Alguns historiadores da Ciência atribuem ao filósofo pré-socrático. Empédocles a Teoria dos Quatro elementos.

Leia mais

Os modelos Atômicos e a evolução da constituição elembentar da matéria

Os modelos Atômicos e a evolução da constituição elembentar da matéria Os modelos Atômicos e a evolução da constituição elembentar da matéria Ao longo do desenvolvimento da humanidade, um dos tópicos que sempre intrigaram os filósofos e os cientistas é a composição elementar

Leia mais

AULA 03 GASES Cap. 4 Russel PROF. MARCELL MARIANO CORRÊA MACENO

AULA 03 GASES Cap. 4 Russel PROF. MARCELL MARIANO CORRÊA MACENO AULA 03 GASES Cap. 4 Russel PROF. MARCELL MARIANO CORRÊA MACENO Características dos gases Os gases são altamente compressíveis e ocupam o volume total de seus recipientes. Quando um gás é submetido à pressão,

Leia mais

QUÍMICA REAÇÕES QUÍMICAS. Professor: Rafael Odorico

QUÍMICA REAÇÕES QUÍMICAS. Professor: Rafael Odorico QUÍMICA REAÇÕES QUÍMICAS É um fenômeno onde os átomos permanecem intactos. Durante as reações, as moléculas iniciais são "desmontadas" e os seus átomos são reaproveitados para "montar" novas moléculas.

Leia mais

Revisão 1 H 99,985 2 H 0, C 98,89 13 C 1,11 14 N 99,63 15 N 0,37 16 O 99, O 0, O 0,204

Revisão 1 H 99,985 2 H 0, C 98,89 13 C 1,11 14 N 99,63 15 N 0,37 16 O 99, O 0, O 0,204 Revisão Número de massa A característica fundamental que define um elemento químico é o número de prótons (Z) no núcleo. Se chamarmos de N o número de nêutrons no núcleo, o número de massa A é dado por:

Leia mais

4/6/2010. Lavoisier: a massa é conservada em uma reação química. Equações químicas: descrições de. Equações químicas

4/6/2010. Lavoisier: a massa é conservada em uma reação química. Equações químicas: descrições de. Equações químicas QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 3 Estequiometria: cálculos com fórmulas e equações químicas Lavoisier: a massa é conservada em uma reação química. : descrições de reações químicas. Duas partes

Leia mais

AUTORA MARIA NEUSA LIMA CARVALHO RECEITA DE BOLO

AUTORA MARIA NEUSA LIMA CARVALHO RECEITA DE BOLO AUTORA MARIA NEUSA LIMA CARVALHO RECEITA DE BOLO ÍNDICE Bolo de Cenoura...02 MODO DE PREPARO...03 Bolo de fubá da vó Maria...04 MODO DE PREPARO...04 Bolo de chocolate molhadinho...05 MODO PREPARO...05

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E.E. ARACY EUDOCIAK

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E.E. ARACY EUDOCIAK Unidade 3 química - Conteúdos curriculares: c8: Reações Químicas (classificação e equações) c9: Balanceamento de equações (Estequiometria) c9:massa atômica, massa molecular e o conceito de mol Representação:

Leia mais

Prof. Luiz Carlos Martins das Neves

Prof. Luiz Carlos Martins das Neves Reações Químicas Aspectos Quantitativos da Química Cálculo Estequiométrico Reações de Oxirredução Balanceamento de Reações Prof. Luiz Carlos Martins das Neves Reações Químicas Todos os dias, o dia inteiro,

Leia mais

Terceira aula de química

Terceira aula de química Terceira aula de química Nome: Laísa 24/04/2017 O modelo atômico de Thomson Foi proposta em 1898 pelo físico inglês Joseph John Thomson. Ele derrubou a teoria da indivisibilidade do átomo proposta por

Leia mais

2005 by Pearson Education. Capítulo 03

2005 by Pearson Education. Capítulo 03 QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 3 Estequiometria: cálculos com fórmulas e equações químicas David P. White Equações químicas Lavoisier: a massa é conservada em uma reação química. Equações

Leia mais

O DESENVOLVIMENTO DA TEORIA ATÔMICA

O DESENVOLVIMENTO DA TEORIA ATÔMICA Disciplina: Química Prof.: Guilherme Turma: IU 06/ 04/2017 Tema da aula: Leis Ponderais e Modelos Atômicos O DESENVOLVIMENTO DA TEORIA ATÔMICA Primeiras ideias sobre constituição da matéria - As primeiras

Leia mais

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos.

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Atomística Demócrito Demócrito 460-370 a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Lavoisier NADA SE PERDE NADA SE CRIA TUDO SE TRANSFORMA Dalton BASEADO NA LEI

Leia mais

BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA. Crédito: Sprace GASES. Professor Hugo B. Suffredini Site:

BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA. Crédito: Sprace GASES. Professor Hugo B. Suffredini Site: BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA Crédito: Sprace GASES Professor Hugo B. Suffredini hugo.suffredini@ufabc.edu.br Site: www.suffredini.com.br Pressão Atmosférica A pressão é a força atuando em um objeto por

Leia mais

Bolo simples Ingredientes

Bolo simples Ingredientes Bolo simples Ingredientes 2 xícaras de açúcar 3 xícaras de farinha de trigo 4 colheres de margarina 3 ovos 1 e 1/2 xícara de leite de vaca 1 colher (sopa) bem cheia de fermento em pó Bolo simples Modo

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA Promover transformações químicas; Produzir novas substâncias; Descobrir novos elementos; Melhorar a qualidade de vida das pesso

IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA Promover transformações químicas; Produzir novas substâncias; Descobrir novos elementos; Melhorar a qualidade de vida das pesso REVISÃO DE QUÍMICA QUÍMICA A e B 1ª SÉRIES PROFESSORA CIBELI TAQUES IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA Promover transformações químicas; Produzir novas substâncias; Descobrir novos elementos; Melhorar a qualidade

Leia mais

INTRODUÇÃO À QUÍMICA

INTRODUÇÃO À QUÍMICA INTRODUÇÃO À QUÍMICA O QUE É QUÍMICA? É a ciência que estuda a matéria, suas propriedades, transformações e interações, bem como a energia envolvida nestes processos. QUAL A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA? Entender

Leia mais

Transformações físicas e químicas

Transformações físicas e químicas Gabaritos Professores: Alinne Borges Tiago Albuquerque Sandro Sobreira Josiane Reação química Pesquise Momento Sheldon Exercícios Transformações físicas e químicas Vídeos Leis de Lavoisier e Proust Transformações

Leia mais

Estrutura da Matéria Hipótese Atômica 1. Hipótese na antiquidade 2.Conceito de elementos e lei da proporções 3.Hipótese de Avogadro 4.

Estrutura da Matéria Hipótese Atômica 1. Hipótese na antiquidade 2.Conceito de elementos e lei da proporções 3.Hipótese de Avogadro 4. Estrutura da Matéria Hipótese Atômica 1. Hipótese na antiquidade 2.Conceito de elementos e lei da proporções 3.Hipótese de Avogadro 4.Massa Atômica e molecular 5.Lei dos gases ideais 6.Lei de Van der Waals

Leia mais

Receitas com Cascas de Bananas

Receitas com Cascas de Bananas Receitas com Cascas de Bananas Ovos Mexidos com Casca de Banana Ingredientes: cascas de 4 bananas 1 cubo de caldo de galinha 1 ovo Como fazer: Refogue as cascas picadas de quatro bananas com um cubo de

Leia mais

O que você deve saber sobre

O que você deve saber sobre O que você deve saber sobre Podemos conhecer as grandezas que regem a quantificação dos fenômenos químicos identificando o comportamento da massa, do número de partículas e do volume de diferentes substâncias.

Leia mais

RECEITAS DE APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS. (Curso de Nutrição do CEUNSP- ITU)

RECEITAS DE APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS. (Curso de Nutrição do CEUNSP- ITU) RECEITAS DE APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS (Curso de Nutrição do CEUNSP- ITU) Torteira de legumes Ingredientes 5 batatas inglesa picadas com casca 2 batatas doce picada com casca 1 berinjela com

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor Palotina

Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor Palotina Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor Palotina Aula 1 A Química Prof. Isac G. Rosset A morte do sol Isso é Química! Prof. Isac G. Rosset - UFPR - Palotina - Ciências Exatas 2 1 História

Leia mais

L E I S D A S R E A Ç Õ E S Q U Í M I C A S PROF. AGAMENON ROBERTO < 2011 >

L E I S D A S R E A Ç Õ E S Q U Í M I C A S PROF. AGAMENON ROBERTO < 2011 > L E I S D A S R E A Ç Õ E S Q U Í M I C A S PROF. AGAMENON ROBERTO < 2011 > Prof. Agamenon Roberto LEIS DAS REAÇÕES QUÍMICAS www.agamenonquimica.com 2 LEIS DAS REAÇÕES QUÍMICAS Um trabalho muito complicado

Leia mais

E-books PCNA. Vol. 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 4 ESTEQUIOMETRIA

E-books PCNA. Vol. 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 4 ESTEQUIOMETRIA E-books PCNA Vol. 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 4 ESTEQUIOMETRIA 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 4 SUMÁRIO Apresentação -------------------------------------------- 2 Capítulo 4 ------------------------------------------------

Leia mais

Aula INTRODUÇÃO À ESTEQUIOMETRIA META OBJETIVOS PRÉ-REQUISITOS

Aula INTRODUÇÃO À ESTEQUIOMETRIA META OBJETIVOS PRÉ-REQUISITOS INTRODUÇÃO À ESTEQUIOMETRIA Aula 9 META Apresentar o estudo das equações usadas para representar as mudanças químicas e utilizar essas equações para definir as quantidades relativas de elementos combinados

Leia mais

QUÍMICA. Professora Caroline Azevedo

QUÍMICA. Professora Caroline Azevedo QUÍMICA Professora Caroline Azevedo CÁLCULOS ESTEQUIOMÉTRICOS Cálculo estequiométrico O método matemático pelo qual podemos comparar as substâncias envolvidas em um ou mais processos químicos, baseando-se

Leia mais

Química Geral e Inorgânica. QGI0001 Eng a. de Produção e Sistemas Prof a. Dr a. Carla Dalmolin. Estrutura Atômica

Química Geral e Inorgânica. QGI0001 Eng a. de Produção e Sistemas Prof a. Dr a. Carla Dalmolin. Estrutura Atômica Química Geral e Inorgânica QGI0001 Eng a. de Produção e Sistemas Prof a. Dr a. Carla Dalmolin Estrutura Atômica Química Nível macroscópico Matéria e suas transformações Reações químicas: mudança de cor,

Leia mais

Bolo de banana nanica. Receita da Vovó Zilda que a neta Laurinha adora!

Bolo de banana nanica. Receita da Vovó Zilda que a neta Laurinha adora! Educanda: Laura Bezerra. Maternal II. Bolo de banana nanica Receita da Vovó Zilda que a neta Laurinha adora! Bater no liquidificador 3 ovos inteiros 1 xícara de chá de óleo 4 bananas nanicas grandes bem

Leia mais

Brigadeiros GOURMET. Novas Receitas

Brigadeiros GOURMET. Novas Receitas Brigadeiros GOURMET Novas Receitas Brigadeiro de Kinder Bueno Branco 20 doces R$1,08 R$3,00 72 horas Brigadeiro de Kinder Bueno Branco IngredientEs 1 lata de leite condensado 1 gema peneirada 1 colher

Leia mais

Proporção constante de Proust. Leis ponderais 1ª-Conservação das massas Lavoisier 2ª- Proporção constante de Proust

Proporção constante de Proust. Leis ponderais 1ª-Conservação das massas Lavoisier 2ª- Proporção constante de Proust LEI DE LAVOISIER Proporção constante de Proust Leis ponderais 1ª-Conservação das massas Lavoisier 2ª- Proporção constante de Proust Lei de conservação de massa 1.Com base na L ei de L avoisier, que

Leia mais

Fórmula percentual. Fórmula molecular do metano: CH 4 Massa atômica do carbono: 12g/mol Massa atômica do hidrogênio: 1g/mol

Fórmula percentual. Fórmula molecular do metano: CH 4 Massa atômica do carbono: 12g/mol Massa atômica do hidrogênio: 1g/mol Você sabia que a quantidade de substâncias envolvidas em uma reação química, é encontrada através do cálculo estequiométrico? Bem, mas para realizar esse cálculo, você precisa primeiro conhecer quais as

Leia mais

Fundamentos de Química Profa. Janete Yariwake

Fundamentos de Química Profa. Janete Yariwake 2. Introdução: Conceitos e cálculos fundamentais (Estequiometria; Concentrações) 1 Lei das proporções definidas (Lei de Proust) Em uma substância química, os elementos estão sempre presentes em proporções

Leia mais

Exercícios de Recuperação

Exercícios de Recuperação Ensino Fundamental Nível II Comp. Curricular: Ciências Data: 1º e 2º Período Aluno(a): Nº Turma: 1-9 Professor: Ana Cristina D Azevedo Visto: Nota: Exercícios de Recuperação Fenômenos 1. As transformações

Leia mais

Linha do Tempo. 400 a.c. Radioatividade. Demócrito. Dalton. Thomson. Rutherford Rutherford-Bohr Rutherford-Bohr (Chadwick)

Linha do Tempo. 400 a.c. Radioatividade. Demócrito. Dalton. Thomson. Rutherford Rutherford-Bohr Rutherford-Bohr (Chadwick) Linha do Tempo 400 a.c. 1808 1897 1911 1913 1932 Demócrito Dalton Radioatividade Thomson Rutherford Rutherford-Bohr Rutherford-Bohr (Chadwick) Evolução dos Modelos Atômicos Teoria dos quatro elementos

Leia mais

RECEITAS DOCES ARROZ DOCE. Tempo de preparo 1h 00min. Rendimento 20 porções. Ingredientes

RECEITAS DOCES ARROZ DOCE. Tempo de preparo 1h 00min. Rendimento 20 porções. Ingredientes RECEITAS DOCES ARROZ DOCE Tempo de preparo 1h 00min Rendimento 20 porções 1 litro e meio de leite 2 xícaras de arroz branco (já lavado) 3 xícaras de açúcar Canela em pau (quantidade a gosto) 1 lata de

Leia mais

Aula 6: Estequiometria. Eduarda Boing Pinheiro

Aula 6: Estequiometria. Eduarda Boing Pinheiro Aula 6: Estequiometria Eduarda Boing Pinheiro Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Antoine Lavoisier 2 Balanceamento químico: A mesma quantidade de cada elemento está presente no

Leia mais

BOLO DE CANECA Você prepara na própria caneca que irá consumir e em apenas 3 minutos no microondas.

BOLO DE CANECA Você prepara na própria caneca que irá consumir e em apenas 3 minutos no microondas. RECEITAS NA CANECA A brincadeira é que você bate os ingredientes na própria caneca com um garfo e põe no microondas por 3 minutos. A massa crua é mais mole que a de um bolo normal mas é assim mesmo. Não

Leia mais

Características dos gases

Características dos gases Gases Características dos gases Os gases são altamente compressíveis e ocupam o volume total de seus recipientes. Quando um gás é submetido à pressão, seu volume diminui. Os gases sempre formam misturas

Leia mais

DATA: Nº de ordem GRAU: PROVA: TURMA MATRÍCULA: Estudo Independente

DATA: Nº de ordem GRAU: PROVA: TURMA MATRÍCULA: Estudo Independente FOLHA DE QUESTÕES CURSO: ASS.: Engenharia de Produção DISCIPLINA: NOME: Química Geral DATA: Nº de ordem GRAU: PROVA: TURMA MATRÍCULA: Estudo Independente 5PRD31A 01) O grupo de átomos que é encontrado

Leia mais

Receita de Bolo Cremoso de Laranja

Receita de Bolo Cremoso de Laranja Receita de Bolo Cremoso de Laranja Tarde fria em São Paulo e prenúncio de noite de inverno com cara de inverno. Nada melhor do que um bolo quentinho para um chá especial, bem quente para aquecer a noite.

Leia mais

Figura 1 Reação química Fonte: SUWIT NGAOKAEW/Shutterstock.com

Figura 1 Reação química Fonte: SUWIT NGAOKAEW/Shutterstock.com REAÇÕES QUÍMICAS Figura 1 Reação química Fonte: SUWIT NGAOKAEW/Shutterstock.com CONTEÚDOS Conceito de reação química Representação de uma reação química - Equação química AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS No

Leia mais

Partículas: a dança da matéria e dos campos

Partículas: a dança da matéria e dos campos Partículas: a dança da matéria e dos campos Aula 4 1. Contínuo ou discreto? 2. Os gregos e sua visão do real 3. Bases físico-químicas da teoria atômica 4. Os Sem Luz Matéria: contínua ou discreta Apresentamos

Leia mais

Algoritmos e Programação. Noções de Lógica e Algoritmos Tarcio Carvalho

Algoritmos e Programação. Noções de Lógica e Algoritmos Tarcio Carvalho s e Programação Noções de Lógica e Algoritmos Tarcio Carvalho EMENTA Desenvolvimento de algoritmos; Tipos de dados básicos e estruturados; Comandos de uma linguagem de Programação; Metodologia de desenvolvimento

Leia mais

RECEITAS DE SOBREMESAS. sem acúcar PARA ADOCAR O SEU DIA!

RECEITAS DE SOBREMESAS. sem acúcar PARA ADOCAR O SEU DIA! 5 RECEITAS DE SOBREMESAS sem acúcar PARA ADOCAR O SEU DIA! CREME DE AVELA DIFICULDADE: FACIL TEMPO DE PREPARO: 20MIN RENDE: 1 VIDRO PEQ. 2 xícara de avelãs ½ xícara de óleo de coco derretido 6 colheres

Leia mais

Reações Químicas. Profº André Montillo

Reações Químicas. Profº André Montillo Reações Químicas Profº André Montillo www.montillo.com.br Definição: É o processo no qual 1 ou mais substâncias (regentes) se transformam em 1 ou mais substâncias novas (produtos). Estão presentes em todos

Leia mais

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos.

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Atomística Demócrito Demócrito 460-370 a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Lavoisier NADA SE PERDE NADA SE CRIA TUDO SE TRANSFORMA Dalton BASEADO NA LEI

Leia mais

Bater todos os ingredientes juntos até dobrar de volume. Assar em fôrma untada de 30 cm, com o forno a 200 graus e por cerca de 35 minutos

Bater todos os ingredientes juntos até dobrar de volume. Assar em fôrma untada de 30 cm, com o forno a 200 graus e por cerca de 35 minutos Bolo clássico Massa marfim 4 ovos 2 1/2 de açúcar 3 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento em pó 1 xícara (chá) de leite integral 1 colher (sopa) de cacau em pó 1 colher (sopa) de

Leia mais

Cálculos Estequiométricos

Cálculos Estequiométricos Estequiometria significa medida de um elemento Com base numa equação química, podemos calcular o número de mols, o número de moléculas, a massa, o volume de uma ou mais substâncias, em função de algum

Leia mais

SE18 - Química. LQUI2B1 - Cálculo estequiométrico. Questão 1. (G1 - cftmg 2016) Observe a equação química a seguir: C 2 H 4 + H 2 C 2 H 6

SE18 - Química. LQUI2B1 - Cálculo estequiométrico. Questão 1. (G1 - cftmg 2016) Observe a equação química a seguir: C 2 H 4 + H 2 C 2 H 6 SE18 - Química LQUI2B1 - Cálculo estequiométrico Questão 1 (G1 - cftmg 2016) Observe a equação química a seguir: C 2 H 4 + H 2 C 2 H 6 (28 g) (2 g) (30 g) A comparação entre as massas do produto e dos

Leia mais

Bolo de laranja. Ingredientes: 1 laranja. 2 ovos. 2 xícaras de açúcar. 1 xíca ra de óleo. 2 xícaras de farinha. 1 colher de sopa de fermento

Bolo de laranja. Ingredientes: 1 laranja. 2 ovos. 2 xícaras de açúcar. 1 xíca ra de óleo. 2 xícaras de farinha. 1 colher de sopa de fermento Receitas Deliciosas Bolo de laranja Ingredientes: 1 laranja 2 ovos 2 xícaras de açúcar 1 xíca ra de óleo 2 xícaras de farinha 1 colher de sopa de fermento 1 laranja picada com a casca 1 colher de leite

Leia mais

QUÍMICA. A Ciência Central 9ª Edição. Capítulo 3 Estequiometria: cálculos com fórmulas e equações químicas. Prof. Kleber Bergamaski.

QUÍMICA. A Ciência Central 9ª Edição. Capítulo 3 Estequiometria: cálculos com fórmulas e equações químicas. Prof. Kleber Bergamaski. QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 3 Estequiometria: cálculos com fórmulas e equações químicas Prof. Kleber Bergamaski Equações químicas 1789, lei da conservação da massa A massa total de uma

Leia mais

E X C L U S I V A S D E & BOLOS RECHEIOS

E X C L U S I V A S D E & BOLOS RECHEIOS E X C L U S I V A S D E BOLOS&RECHEIOS Bolo de Nozes 5 ovos; 2 xícaras de (chá) de açúcar refinado; 1 xícara de (chá) de leite; 2 xícaras de (chá) de farinha de trigo; 1 colher de (sopa) de fermento químico;

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIO PARA A PROVA MENSAL

LISTA DE EXERCÍCIO PARA A PROVA MENSAL Professor: Cassio Pacheco Aluno (a) Disciplia Química 1 Ano LISTA DE EXERCÍCIO PARA A PROVA MENSAL 1-. Assinale a alternativa onde você encontra somente substâncias compostas: a) H 2, P 4, H 2 O, O 2 b)

Leia mais

CONHEÇA O N.OVO PERFEITO PARA VOCÊ USAR NO PREPARO DE BOLOS, PÃES, MASSAS, PANQUECAS E O QUE MAIS A SUA IMAGINAÇÃO MANDAR!

CONHEÇA O N.OVO PERFEITO PARA VOCÊ USAR NO PREPARO DE BOLOS, PÃES, MASSAS, PANQUECAS E O QUE MAIS A SUA IMAGINAÇÃO MANDAR! LIVRO DE RECEITAS LIVRO DE RECEITAS N.OVO CONHEÇA O N.OVO PERFEITO PARA VOCÊ USAR NO PREPARO DE BOLOS, PÃES, MASSAS, PANQUECAS E O QUE MAIS A SUA IMAGINAÇÃO MANDAR! O N.ovo substitui o ovo in natura como

Leia mais

Relações de massa. Situando-se ao assunto...

Relações de massa. Situando-se ao assunto... Situando-se ao assunto... Relações de massa Prof. : Drielle Caroline Conceito de mol A unidade fundamental do pensamento químico é o átomo ou a molécula; por isso, não surpreende que seja da maior importância

Leia mais

E X C L U S I V A S BOLOS & RECHEIOS GUIA DA CONFEITEIRA - APOSTILA GRÁTUITA

E X C L U S I V A S BOLOS & RECHEIOS GUIA DA CONFEITEIRA - APOSTILA GRÁTUITA E X C L U S I V A S D E BOLOS & RECHEIOS - APOSTILA GRÁTUITA 2019 Bolo de Nozes 5 ovos; 2 xícaras de (chá) de açúcar refinado; 1 xícara de (chá) de leite; 2 xícaras de (chá) de farinha de trigo; 1 colher

Leia mais

Nome: nº: Bimestre: 2º Ano/série: 9º ano Ensino: Fundamental Componente Curricular: Química. Resumão do Hondinha.

Nome: nº: Bimestre: 2º Ano/série: 9º ano Ensino: Fundamental Componente Curricular: Química. Resumão do Hondinha. Nome: nº: Bimestre: 2º Ano/série: 9º ano Ensino: Fundamental Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: / / Resumão do Hondinha Estrutura atômica O átomo é constituído por uma região

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PROJETO DE EXTENSÃO: OBSERVATÓRIO DE METABOLISMO E NUTRIÇÃO CENTRO EDUCACIONAL ZÉLIA ALEIXO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PROJETO DE EXTENSÃO: OBSERVATÓRIO DE METABOLISMO E NUTRIÇÃO CENTRO EDUCACIONAL ZÉLIA ALEIXO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PROJETO DE EXTENSÃO: OBSERVATÓRIO DE METABOLISMO E NUTRIÇÃO CENTRO EDUCACIONAL ZÉLIA ALEIXO Acadêmicas de Nutrição: Lisliene Fernandes, Mayara Paola, Samara Aparecida

Leia mais

Curso Ágora Tupaciguara

Curso Ágora Tupaciguara Curso Ágora Tupaciguara Colegio Anglo Anglo Uberlândia Professor: Lourival Neto Disciplina: Química Modelos atômicos Sumário Modelo atômico de Dalton Modelo Atômico de Thomson Modelo atômico de Rutherford

Leia mais

Reações químicas. Profe. Cristiane Rangel 8ª série Ciências

Reações químicas. Profe. Cristiane Rangel 8ª série Ciências Reações químicas Profe. Cristiane Rangel 8ª série Ciências Reações químicas As reações químicas não ocorrem apenas em laboratórios e indústrias, ocorrem também no dia a dia. Como se pode saber que uma

Leia mais

Programação de Computadores I

Programação de Computadores I Programação de Computadores I 2018.2 Algoritmo É uma sequência de passos que devem ser realizados para resolver um problema. Problema: Somatória de 1 a 10: 10 i=1 Algoritmo 1: 1+2+3+4+5+6+7+8+9+10 = 55

Leia mais

O aluno deverá elaborar resumos teóricos dos textos do livro e de outras fontes sobre os tópicos do conteúdo.

O aluno deverá elaborar resumos teóricos dos textos do livro e de outras fontes sobre os tópicos do conteúdo. Disciplina QUÍMICA Curso ENSINO MÉDIO Professor GUILHERME Série 1ª SÉRIE ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE / 2012 Aluno (a): Número: 1 - Conteúdo: Ácidos e bases propriedades, conceito

Leia mais

Ingredientes: Modo de preparo:

Ingredientes: Modo de preparo: 3 xícaras de milho cozido (milho natural de preferência); 1 xícara de leite de coco caseiro (ou o leite de sua preferência); 1/2 xícara de farinha de coco (usei o bagaço do leite de coco); 1/2 xícara de

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIO PARA A PROVA MENSAL 1 Ano

LISTA DE EXERCÍCIO PARA A PROVA MENSAL 1 Ano LISTA DE EXERCÍCIO PARA A PROVA MENSAL 1 Ano Professor: Cassio Pacheco Disciplina: Química 1-. Assinale a alternativa onde você encontra somente substâncias compostas: a) H2, P4, H2O, O2 b) Cl2, CO2, H2,

Leia mais

LEIS DAS REAÇÕES QUÍMICAS

LEIS DAS REAÇÕES QUÍMICAS Prof. gamenon Roberto LEIS DS REÇÕES QUÍMICS www.agamenonquimica.com 1 LEIS DS REÇÕES QUÍMICS LEI D CONSERVÇÃO DS MSSS ou LVOISIER 01) (FCMSC-SP) frase: Do nada, nada; em nada, nada pode transformar-se

Leia mais

QUÍMICA MÓDULO 18 RELAÇÕES NUMÉRICAS. Professor Edson Cruz

QUÍMICA MÓDULO 18 RELAÇÕES NUMÉRICAS. Professor Edson Cruz QUÍMICA Professor Edson Cruz MÓDULO 18 RELAÇÕES NUMÉRICAS INTRODUÇÃO Precisamos compreender que houve uma necessidade de se definir uma nova unidade de massa para átomos e moléculas. É importante que você

Leia mais

ecomodas.com.br Ebook Niver Eco Receitas sustentáveis e econômicas

ecomodas.com.br Ebook Niver Eco Receitas sustentáveis e econômicas Ebook Niver Eco Receitas sustentáveis e econômicas Ebook Niver Eco 02 Neste ebook você encontrará receitas deliciosas e de custo bem reduzido. Olá! Tudo verde? A sustentabilidade está cada vez mais presente

Leia mais

RECEITAS DE BOLO DE ROLO

RECEITAS DE BOLO DE ROLO BOLO DE ROLO RECEITAS DE BOLO DE ROLO BOLO DE ROLO 250 gr açúcar 250 gr manteiga 5 unidades de ovo 250 gr farinha de trigo 1/2 lata de goiabada Como Fazer 1. Bate bem o açúcar e a manteiga. 2. Junte as

Leia mais

PROVA DE QUÍMICA 1 o TRIMESTRE DE 2015

PROVA DE QUÍMICA 1 o TRIMESTRE DE 2015 PROVA DE QUÍMICA 1 o TRIMESTRE DE 2015 PROF. MARCOS NOME Nº 9º ANO A prova deve ser feita com caneta azul ou preta. É terminantemente proibido o uso de corretor. Respostas com corretor serão anuladas.

Leia mais

Plano de Curso: 2009 Área: Curso Técnico: Química C. Horária: 60 Módulo/Disciplina: QUÍMICA GERAL Professor: Período: 1º Nº Aulas: 04

Plano de Curso: 2009 Área: Curso Técnico: Química C. Horária: 60 Módulo/Disciplina: QUÍMICA GERAL Professor: Período: 1º Nº Aulas: 04 Plano de Curso: 2009 Área: Curso Técnico: Química C. Horária: 0 Módulo/Disciplina: QUÍMICA GERAL Professor: Período: 1º Nº Aulas: 0 COMPETÊNCIAS HABILIDADES BASES TECNOLÓGICAS Nº aulas Introduzir uma visão

Leia mais

CADERNO DE RECEITAS 7 CICLO DE 2018 DEPARTAMENTO DE ALIMENTAÇÃO E ASSISTÊNCIA AO ALUNO CENTRO DE SERVIÇOS DE NUTRIÇÃO

CADERNO DE RECEITAS 7 CICLO DE 2018 DEPARTAMENTO DE ALIMENTAÇÃO E ASSISTÊNCIA AO ALUNO CENTRO DE SERVIÇOS DE NUTRIÇÃO CADERNO DE RECEITAS 7 CICLO DE 2018 DEPARTAMENTO DE ALIMENTAÇÃO E ASSISTÊNCIA AO ALUNO CENTRO DE SERVIÇOS DE NUTRIÇÃO Ficha Técnica: REQUEIJÃO CREMOSO Leite reconstituído a partir do pó Vinagre branco

Leia mais

Panetone Trufado Como Fazer Panetone Trufado

Panetone Trufado Como Fazer Panetone Trufado Panetone Trufado Como Fazer Panetone Trufado Panetone Trufado Ingredientes 145 gramas de farinha de trigo (9 colheres de sopa cheias) para a esponja 25 gramas de fermento biológico (1 tablete pequeno)

Leia mais

Quantidades nas transformações Químicas. Fascículo 4. Unidade 9

Quantidades nas transformações Químicas. Fascículo 4. Unidade 9 Quantidades nas transformações Químicas Fascículo 4 Unidade 9 Quantidades nas transformações Químicas Para início de conversa... Como você estudou na Unidade "Elementos Químicos: os ingredientes do nosso

Leia mais