Metodologia para Elaboração do TCC MBA em Marketing Coordenação Acadêmica: Prof. Luis Carlos Sá Atualizada em 18/12/14

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Metodologia para Elaboração do TCC MBA em Marketing Coordenação Acadêmica: Prof. Luis Carlos Sá Atualizada em 18/12/14"

Transcrição

1 1 Metodologia para Elaboração do TCC MBA em Marketing Coordenação Acadêmica: Prof. Luis Carlos Sá Atualizada em 18/12/14 Tema: Plano Operacional de Vendas Autores: Prof. Luis Carlos Sá, Prof. José Luiz Meinberg e Prof. João Batista Vilhena SUMÁRIO EXECUTIVO A finalidade de um Sumário Executivo e dar uma visão dos principais pontos do seu Plano de Vendas através das Decisões Operacionais de Vendas. São as decisões propostas ao longo do texto em suas diversas áreas. Procura dar ao leitor uma visão do plano no tempo e espaço em que foi destinado apresentando o escopo de suas pretensões quando ao Processo da Venda. Como o leitor do Plano de Vendas pode ser tanto um tomador de decisões quanto um usuário freqüente do plano, essa parte indica a utilidade do plano e quais foram as principais decisões e alterações na forma de atuação da equipe de vendas. O texto (sumário executivo) consolida, de forma breve (ideal uma página, no máximo 2 páginas), os compromissos da organização frente à atuação da área comercial (Marketing e Vendas) e dos funcionários diretamente envolvidas em sua execução. ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO 1- ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO Compreende: 1.1 DESCRIÇÃO DA EMPRESA. Indicação do nome da empresa, ramos de atividade, localidade e situação legal, por exemplo, Ltda.; S/C limitada; S.A.; individual; etc. 1.2 ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO. Indicação sobre a idade da empresa se é nova ou estabelecida, a época de sua fundação. Da história destacar o que poderá afetar o Plano de Relacionamento com o Cliente. 1.3 VALORES, VISÃO E MISSÃO. Valores: Preceitos básicos, essenciais e permanentemente que devem estar presentes em todas as decisões da empresa. Visão: É o que a empresa idealiza para o seu futuro distante. Missão: O objetivo da declaração de missão é garantir que a razão de ser da empresa seja claramente definida e entendida por todos da organização.

2 2 2- ANÁLISE DA POSIÇÃO COMPETITIVA 2.1 PRODUTOS ou SERVIÇOS Relação dos produtos ou serviços que a empresa oferta ou pretende ofertar. Esta relação pode ser genérica para uma empresa com vários produtos, por exemplo: roupas esportivas femininas,ou para um conjunto de serviços por exemplo serviços financeiros ou pode ser específica, para uma linha de produtos ou serviços. Neste momento é relevante você indicar a linha de produtos/serviços escolhida para o seu TCC. Você também poderá considerar uma empresa ou unidade negócios,se preferir. 2.2 TAMANHO DO MERCADO ATUAL E POTENCIAL Quais os fatores mais importantes ocorridos nos últimos anos que definiram as características do mercado em que atuamos? Qual o tamanho do mercado atual/potencial em termos de valor de vendas? Qual foi o crescimento médio anual das vendas do mercado nos últimos 3 anos.? Qual o tamanho do mercado atual e potencial (em valor de vendas ) por região, estado ou até mesmo por cidade para o próximo ano? 2.3 SEGMENTAÇÃO DO MERCADO Quais são os segmentos existentes no mercado? Em qual(is) deste(s) segmento(s)a sua atua? Existem novos segmentos que as empresas presentes no setor pretendem atingir? Quais são as marcas ou fabricantes mais importantes em cada segmento? 2.4 MERCADOS-ALVO E posicionamento mercadológico Descreve as principais características do(s) mercado(s) de atuação de sua empresa? Como define o seu posicionamento mercadológico e em que ele difere,ou não, dos concorrentes mais próximos 2.5 CONSUMIDORES/CLIENTES Descreve as principais características do mercado consumidor. Deve ser elaborado considerando os diversos segmentos de mercado em que a sua empresa atua. Ressalte as características do processo de compra e os benefícios valorizados nos diferentes segmentos PERFIL DO CONSUMIDOR/CLIENTE Qual é o seu perfil cultural (valores, costumes)? Qual é o seu perfil social (grupos de referência, família, papéis, estilo de vida e posições sociais)? Em se tratamento de consumidores, qual o seu perfil sócio-demográfico (idade, ocupação, renda)?

3 3 Qual seu perfil psicológico (motivação, percepção, aprendizagem, crenças e atitudes), em se tratando de pessoa jurídica (empresas)? Qual o perfil socioeconômico da sua base de clientes? Que tipo de relacionamento comercial desenvolvem com o seus clientes (transação ou relação)? Em que regiões geográficas atuam? São empresas de serviços ou empresas que manipulam, transformam ou revendem produtos? NECESSIDADES E DESEJOS DO CONSUMIDOR/CLIENTE Relaciona-se com um produto da própria empresa ou um produto da concorrência que esteja sendo tomado como padrão de excelência, ou benchmark. Qual necessidade o produto ou serviço satisfaz? O consumidor/cliente está satisfeito com o produto ou serviço? O que o consumidor/cliente mais valoriza no produto ou serviço? O que o consumidor/cliente gostaria que fosse modificado no produto ou serviço? HÁBITOS DE USO E ATITUDES DO CONSUMIDOR/CLIENTE Qual o tipo de compra realizada? o Compras por hábito ou impulso; o Compras por comparação ou reflexão; o Compras por referência ou parecer técnico. Como o consumidor/cliente compra? Onde prefere comprar? Como decide a compra (os papéis de compra)? 2.6 CONCORRENTES Quais são as empresas concorrentes mais próximas? Possíveis novos entrantes? Que posição competitiva pretendem alcançar? Como os seus concorrentes estão estruturados: em unidades de negócios, divisões, departamentos ou em outro formato? Como essas empresas se organizam para distribuir os seus produtos? Com equipes próprias ou terceirizadas? Há algum fator de cultura interna dessas empresas que seja relevante em termos competitivos? Qual a participação de mercado, se possível nos últimos três anos, das principais empresas e marcas? (se for possível e relevante enquanto que indicador de competitividade). Faça um quadro comparativo entre a sua empresa os concorrente, a partir dos atributos de qualidade e preço mais valorizados pelos clientes.

4 4 2.7 ANÁLISE SWOT Nesta parte, faça a análise dos Pontos Fortes e Fracos relativos, isto é, da sua empresa em relação aos demais concorrentes e a análise das Oportunidades e Ameaças de mercado, considerando o setor econômico em que a sua empresa opera. Finalmente, procure antecipar os movimentos dos principais concorrentes. OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: As etapas 1 a 2.7 devem ser apresentadas em até 10 páginas, para que o aluno não seja penalizado em sua avaliação. 3 DEFINIÇÃO DOS PRESSUPOSTOS FUNDAMENTAIS DA POLÍTICA COMERCIAL. Nesta etapa, são esclarecidas as premissas fundamentais para a ação de Vendas. Devem ser estipuladas inicialmente as premissas referentes ao mercado, à empresa, ao processo de vendas, ao relacionamento com clientes e quaisquer outros valores e crenças que sejam considerados importantes para o direcionamento das ações de vendas. Essas premissas também orientarão as propostas para a estrutura de vendas, em suas questões específicas. Quais são os fatores críticos de sucesso no mercado em questão? Há especificidades relevantes para cada segmento? Quais são os principais segmentos do mercado sob a ótica da empresa? Quais são os valores e crenças fundamentais que orientam a atuação dos profissionais da área de vendas quanto aos clientes e ao processo de venda? Que tipo de canal de distribuição foi definido: venda direta ao usuário ou venda indireta através de agentes facilitadores (distribuidores, por exemplo). 4- OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS COMERCIAS 4.1 OBJETIVOS DE VENDAS Devem ser SMART Specific, Measurable, Ambicious, Realistic, Timed. Os objetivos de Vendas podem ser definidos por linhas de produtos ou serviços; canais; regiões, etc. Considere um horizonte temporal de 1 ano. Considere em seu trabalho: Qual o potencial de mercado total e por região? Qual o potencial de mercado total e por região para os segmentos-alvo da empresa? Qual a meta de participação de mercado da empresa e de cada linha de produtos em particular? Qual a meta de vendas da empresa e de cada linha de produtos em particular? Qual a meta de Vendas da empresa para cada linha de produtos/canal? Qual a participação percentual de cada produto no mix de vendas da empresa?

5 5 Quais as metas de manutenção, conquista e prospecção de clientes da empresa e para cada produto em particular? (pode haver superposição caso um mesmo cliente consuma/utilize diversos produtos da empresa) Quais as metas (participação de mercado, participação no mix de vendas, volume de vendas e clientes) para cada território de atuação da empresa? Quais as metas de número de visitas para cada tipo de cliente (total e para cada território em particular)? OBS: Faça um quadro para apresentar essas informações considerando o ano corrente e o próximo ano ESTRATÉGIAS DE VENDAS. Quais são as estratégias comerciais que tem em mente para o produto/serviço escolhido? Considere como exemplo de estratégias comerciais: Fortalecer o relacionamento com os clientes mais lucrativos Atacar os clientes dos concorrentes. Expandir os canais de distribuição Capacitar e desenvolver as equipes de vendas e atendimento/assistência técnica 4.3 IMPLEMENTAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE VENDAS Para implementar as estratégias comerciais reflita com profundidade sobre cada um dos tópicos abaixo, para em seguida enunciar as Ações Táticas de Vendas que pretende realizar para implementar as suas estratégias DEFINIÇÃO DOS TIPOS DE VENDAS A SEREM UTILIZADOS Diversos são os tipos de vendas que podem ser utilizados por uma empresa para a comercialização de seus produtos: venda pessoal, telemarketing, catálogos, marketing de rede, etc. A empresa, de acordo com seus recursos e objetivos, deverá estipular quais tipos de vendas virá a utilizar. Além disso, é preciso definir para cada tipo de vendas: características, funções, responsabilidades e deveres, estrutura de funcionamento, tamanho, recrutamento e seleção (se necessário), treinamento (se necessário), aspectos motivacionais (se necessário), remuneração (se necessário) e avaliação (se necessário). Que Tipos de Vendas a empresa utilizará? Como será a utilização (de forma isolada ou cooperativa entre os tipos em torno de um único responsável)? Quais são os fatores críticos de sucesso em cada tipo de venda? Quais são as funções, atribuições e responsabilidade de cada funcionário ligado a cada tipo de venda? DEFINIÇÕES QUANTO AO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ÁREA DE VENDAS A base para um processo de recrutamento e seleção de profissionais da área de vendas deverá vir de uma série de definições prévias: Que diferentes cargos existirão na área de vendas? Quais as atribuições do cargo em questão? (considere as atribuições pertinentes a cada cargo e a cada tipo de venda)

6 6 Quais atributos, em termos de conhecimentos, habilidades e atitudes, devem possuir os profissionais de vendas a serem contratados? Que métodos são mais adequados para recrutar profissionais com esses atributos? Que fontes de informação serão utilizadas no processo de recrutamento? Que métodos de seleção utilizados para o processo de seleção destes profissionais? DEFINIÇÕES QUANTO À FORMA DE REMUNERAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE VENDAS. Qual a forma de remuneração dos profissionais da área de vendas, considerando suas atribuições e responsabilidades e para os diversos tipos de venda? Que valores a metodologia de remuneração deverá ressaltar (volume de vendas, satisfação dos clientes, lucratividade, etc.)? Em caso de utilização de comissões e bonificações, quais serão os critérios que definem suas aplicações? Se considerar em suas definições de venda direta o uso de representante de vendas definir também a forma de sua remuneração DEFINIÇÕES QUANTO À AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO E RESULTADOS DE VENDAS Quais as fontes de informação que serão utilizadas para a avaliação do desempenho e resultados dos profissionais da área de vendas? Que indicadores serão utilizados? Que indicadores terão maior relevância? Como a avaliação do desempenho se integrará com as políticas de remuneração e de treinamento? Qual a periodicidade da avaliação do desempenho formal? E a informal? (considere os diversos cargos, canais de venda e perfis de vendedores experiência, atribuições, etc.) DEFINIÇÕES SOBRE TREINAMENTO (PROCESSOS DE CAPACITAÇÃO) Qual a importância do treinamento para a melhoria do desempenho da área de vendas? Que critérios serão utilizados para a determinação de necessidades de programas de treinamento? Que métodos de treinamento serão utilizados? Quem será responsável por ministrar o treinamento? Qual a responsabilidade do gerente de vendas ou de marketing quanto ao treinamento da equipe de vendas? Que critérios orientarão a utilização dos diversos métodos de treinamento? Em qual periodicidade ocorrerá a avaliação da necessidade de treinamento? E sua execução? OBS: Toda estratégia/ação tática deve receber um titulo começando por um verbo no infinitivo.

7 7 5- ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS, ORÇAMENTO E CONTROLE. A Administração de Vendas tem a responsabilidade de avaliar a performance da equipe comercial considerando os resultados de vendas, a avaliação e controle dos custos e a lucratividade das operações. Também deve realizar e controlar o Orçamento em função da previsão de vendas por linhas de produtos, regiões; canais e equipes de vendas. Entre outros indicadores de performance salientamos as seguintes: Volume de Vendas (em unidades e valores monetários) O crescimento de Vendas O número de contas perdidas O número de novas contas O volume de vendas versos os objetivos de vendas O número de reclamações dos clientes O índice de aproveitamento de mercado vendas versos mercado potencial Market-Share (%) Retorno sobre vendas Cabe também à Administração de Vendas, definir juntamente com os demais gerentes de vendas quais são os territórios de venda de igual potencial; nas regiões de atuação da empresa, auxiliando esses gerentes na alocação ideal de seus vendedores no campo. Também cabe à Administração de Vendas o controle dos custos relevantes para a ação comercial. Ela deve calcular a Receita Liquida, considerando os custos fixos (salários, viagens, alimentação, alugueis de escritórios, amostras, etc.) e os custos variáveis (custos dos produtos vendidos, treinamento, comissões de vendas, entre outros) Desta forma, ficará mais fácil a realização do Orçamento de Vendas onde são consideradas as vendas, todos os custos envolvidos e a Receita Líquida (lucro) decorrente. Apresente o Orçamento de Vendas OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Os pontos 3, 4 e 5 deverão ser apresentados entre um mínimo de 10 e um máximo de 20 páginas, sob pena de o aluno ser prejudicado em sua avaliação. Recomendações Finais: Sugerimos fortemente que ao terminar o seu TCC você faça uma revisão de todo o trabalho, visando corrigir eventuais erros em tabelas, textos/parágrafos repetidos, páginas em branco, itens inteiros esquecidos, erros ortográficos e gramaticais, etc. Vale dizer que estes descuidos podem prejudicar a sua avaliação.

ÍNDICE. Vendas -3- CAPÍTULO 4 VENDAS PESSOAIS VENDAS PELO TELEFONE TELEMARKETING VENDA TÉCNICA... 56

ÍNDICE. Vendas -3- CAPÍTULO 4 VENDAS PESSOAIS VENDAS PELO TELEFONE TELEMARKETING VENDA TÉCNICA... 56 Vendas -1- ÍNDICE CAPÍTULO 1 VENDAS... 07 ETAPAS QUE COMPÕEM A VENDA... 09 FORMAS DE PROJEÇÃO DE VENDAS... 11 INFLUÊNCIAS INTERNAS NA ATIVIDADE DE VENDAS... 14 IMPORTÂNCIA DAS VENDAS PARA SOCIEDADE...

Leia mais

FACULDADE DE AMERICANA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E NEGÓCIOS NOME DOS INTEGRANTES DA EQUIPE

FACULDADE DE AMERICANA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E NEGÓCIOS NOME DOS INTEGRANTES DA EQUIPE FACULDADE DE AMERICANA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E NEGÓCIOS NOME DOS INTEGRANTES DA EQUIPE PLANO DE MARKETING NOME DA EMPRESA / SEGMENTO AMERICANA 2016 FACULDADE DE AMERICANA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

ANEXO I MODELO DE PLANO DE NEGÓCIOS

ANEXO I MODELO DE PLANO DE NEGÓCIOS ANEXO I MODELO DE PLANO DE NEGÓCIOS 1. Resumo Executivo (Síntese das principais informações que constam em seu PN. É a principal seção do Plano de Negócios, pois através dele é que o leitor decidirá se

Leia mais

Objetivo: mostrar que não é mais caro, o mais conhecdio, mas o mais gostoso e de maior qualidade.

Objetivo: mostrar que não é mais caro, o mais conhecdio, mas o mais gostoso e de maior qualidade. Briefing 1) Modelo de briefing, por Gilmar Santos. Retirado de SANTOS, Gilmar. Princípios da Publicidade. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005. Target: 14 a 60 Objetivo: mostrar que não é mais caro, o mais conhecdio,

Leia mais

Palestra Virtual Como Fazer um Planejamento Estratégico. Maicon Putti Consultor Empresarial CRA/PR 19270

Palestra Virtual Como Fazer um Planejamento Estratégico. Maicon Putti Consultor Empresarial CRA/PR 19270 Palestra Virtual Como Fazer um Planejamento Estratégico Maicon Putti Consultor Empresarial CRA/PR 19270 Definição Planejamento Estratégico Podemos definir planejamento estratégico como o método pelo qual

Leia mais

Índice de mortalidade de médias e pequenas empresas. Brasil: 70% USA: 50% Pesquisa Small Business Administrator: 98% falta ou falha de planejamento.

Índice de mortalidade de médias e pequenas empresas. Brasil: 70% USA: 50% Pesquisa Small Business Administrator: 98% falta ou falha de planejamento. Plano de negócio Índice de mortalidade de médias e pequenas empresas Brasil: 70% USA: 50% Pesquisa Small Business Administrator: 98% falta ou falha de planejamento. O que é Plano de Negócio? Descrição

Leia mais

Perguntas para desenvolver um grande Plano de Negócios

Perguntas para desenvolver um grande Plano de Negócios Perguntas para desenvolver um grande Plano de Negócios 1/5 1 - Qual é a sua Visão para o seu negócio? 1.1 - Quais problemas você resolve para os seus clientes? 1.2 - Se a sua empresa fosse perfeita em

Leia mais

AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT

AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT PROF. Carlos Alberto OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS A NATUREZA DOS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS Objetivo organizacional é uma meta

Leia mais

PCP Planejamento de Controle da Produção. Aula 04 14/3/2011. Planejamento Estratégico da Produção. Planejamento Estratégico da Produção

PCP Planejamento de Controle da Produção. Aula 04 14/3/2011. Planejamento Estratégico da Produção. Planejamento Estratégico da Produção Para que serve o Planejamento Estratégico? PCP Planejamento de Controle da Aula 04 Profº. Ronaldo Oliveira contato@ronaldooliveira.com.br O planejamento estratégico busca maximizar os resultados das operações

Leia mais

Criando um Plano de Negócios Eficiente e Colocando em Prática

Criando um Plano de Negócios Eficiente e Colocando em Prática Criando um Plano de Negócios Eficiente e Colocando em Prática 1 OBJETIVO Transformar idéias em negócios com impacto social e ambiental Escrever um plano de negócio força você a pensar disciplinadamente

Leia mais

PESQUISA DE MERCADO. Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza

PESQUISA DE MERCADO. Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza PESQUISA DE MERCADO Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza Pesquisa de Mercado no Contexto de Marketing É uma ferramenta para tornar as decisões a respeito do Mix de Marketing mais seguras. Algumas dúvidas envolvidas

Leia mais

UNEMAT. Administração Mercadológica II. Sinop -MT

UNEMAT. Administração Mercadológica II. Sinop -MT UNEMAT Administração Mercadológica II Sinop -MT COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR O que é Comportamento do Cliente? Segundo (Solomon, 2002), Comportamento do Cliente é o estudo dos processos envolvidos quando

Leia mais

EMPREENDEDORISMO O PLANO DE NEGÓCIOS (ESTRUTURA)

EMPREENDEDORISMO O PLANO DE NEGÓCIOS (ESTRUTURA) EMPREENDEDORISMO O PLANO DE NEGÓCIOS OBJETIVOS Apresentar a estrutura do Plano de Negócios; Apresentar a importância de um Plano de Negócios. 2 ROTEIRO Introdução Plano de Negócios (Estrutura) Filme Conclusão

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II Turmas: Marketing, Tecnologia Da Informação e Gestão Ambiental Prof. Milton Farina Segundo Semestre Aula do dia 31/08/2010 Livro: Administração de Marketing -Kotler/ Keller

Leia mais

Gestão dos Meios de Hospedagem. Anderson luiz CARANGOLA- MG 2009

Gestão dos Meios de Hospedagem. Anderson luiz CARANGOLA- MG 2009 Gestão dos Meios de Hospedagem Anderson luiz CARANGOLA- MG 2009 Agenda I A Hotelaria do Passado II A Hotelaria Atual III Novos mercados e novas Tendências IV - Hotelaria em Números V Formas de Administração

Leia mais

Capítulo 2. Planejamento Estratégico e Processos de Marketing

Capítulo 2. Planejamento Estratégico e Processos de Marketing Capítulo 2 Planejamento Estratégico e Processos de Marketing 1 Plano Formal Muitas empresas operam sem planos formais, ainda assim, estes planos podem fornecer muitos benefícios tais como: Encoraja a administração

Leia mais

Objetivos desta aula. Noções de Marketing 21/10/09

Objetivos desta aula. Noções de Marketing 21/10/09 Noções de Marketing 21/10/09 Atendimento. Marketing em empresas de serviços. Marketing de relacionamento. Segmentação de mercado e segmentação do setor bancário. Propaganda e Promoção. Satisfação, Valor

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE NEGÓCIO

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE NEGÓCIO GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE NEGÓCIO Sumário 1 Sumário Executivo... 5 1.1 Resumo dos principais pontos do plano de negócios... 5 1.2 Histórico da Empresa... 5 1.3 Missão da Empresa... 5 1.4 Visão...

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA & TECNOLOGIA DO CEARÁ. CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA Prática Profissional

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA & TECNOLOGIA DO CEARÁ. CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA Prática Profissional INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA & TECNOLOGIA DO CEARÁ CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA Prática Profissional Mauro Oliveira www.maurooliveira.com.br Chico Anysio Óleo sobre tela 60x40 cm Aula 02: Plano

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1- EMENTA Os novos desafios do mercado decorrentes da globalização e das mudanças tecnológicas; o desenvolvimento do conceito de e seus objetivos; ambiente de ; mercado-alvo; sistema de informações de

Leia mais

Marketing. Marketing -1-

Marketing. Marketing -1- Marketing -1- ÍNDICE CAPÍTULO 1 MARKETING... 07 MIX DE MARKETING... 08 MARKETING DE RELACIONAMENTO... 09 CONCORRENTES... 11 ESTRATÉGIA... 12 FERRAMENTAS... 19 PROMOÇÃO DE VENDAS... 22 CAPÍTULO 2 PESQUISA

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO. Processo de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos a fim de alcançar os objetivos da organização

ADMINISTRAÇÃO. Processo de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos a fim de alcançar os objetivos da organização ADMINISTRAÇÃO Processo de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos a fim de alcançar os objetivos da organização Planejamento Organização Direção Controle Definir a missão Formular objetivos Definir

Leia mais

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL 1 INTRODUÇÃO Explicar o formato de análise de diagnóstico/relatório técnico do trabalho. Contextualizar o leitor, descrevendo

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES. CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. DISCIPLINA PLANO DE NEGÓCIOS E ANÁLISE CRÍTICA DAS ORGANIZAÇÕES.

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES. CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. DISCIPLINA PLANO DE NEGÓCIOS E ANÁLISE CRÍTICA DAS ORGANIZAÇÕES. UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES. CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. DISCIPLINA PLANO DE NEGÓCIOS E ANÁLISE CRÍTICA DAS ORGANIZAÇÕES. PROFESSOR ANGELO PERES. 1 AULA 5 PLANO COMERCIAL. PLANEJAMENTO

Leia mais

Oportunidade de Negócio: CAPACITAÇÃO EM TURISMO

Oportunidade de Negócio: CAPACITAÇÃO EM TURISMO Oportunidade de Negócio: CAPACITAÇÃO EM TURISMO Maio/2007 1 OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO FICHA BÁSICA SEGMENTO: Prestação de Serviços Capacitação de mão de obra - Turismo DESCRIÇÃO: Capacitação de mão de obra

Leia mais

Aula 12 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS. Marcelo Henrique dos Santos

Aula 12 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS. Marcelo Henrique dos Santos Aula 12 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento) MBA em Negócios em Mídias Digitais MBA em Marketing

Leia mais

João Mesquita Marketing [ANÁLISE SWOT]

João Mesquita Marketing [ANÁLISE SWOT] 2012 João Mesquita Marketing [ANÁLISE SWOT] CONTEÚDO Meio Envolvente... 2 Mercado... 3 A concorrência... 5 Clientes Consumidores... 6 Análise Interna... 7 Ameaças e Oportunidades (RESUMO)... 9 Analise

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 12. PREVISÃO DE VENDAS continuação

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 12. PREVISÃO DE VENDAS continuação PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 12 PREVISÃO DE VENDAS Índice 1. Previsão de vendas -...3 1.1. Fatores de cálculo da previsão de vendas... 3 1.1.1. Informações sobre as vendas passadas...

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Unidade 4: Implementação e controle do planejamento estratégico 1 SEÇÃO 4.1 A ESTRUTURA E A CULTURA ORGANIZACIONAL NA IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA 2 Estrutura organizacional Especifica

Leia mais

E-books. Preço de Venda. SÉRIE E-books. Sebrae

E-books. Preço de Venda. SÉRIE E-books. Sebrae E-books Sebrae Crédito e Finanças Preço de Venda Qual é a importância do cálculo do preço de venda? Quais são as metodologias para cálculo do preço de venda? Por que o cálculo do preço de venda deve ser

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS Faça você mesmo

PLANO DE NEGÓCIOS Faça você mesmo PLANO DE NEGÓCIOS Faça você mesmo INTRODUÇÃO É um instrumento que visa estruturar as principais concepções e alternativas para uma análise correta de viabilidade do negócio pretendido, proporcionando uma

Leia mais

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL EY QUADRO DE DISCIPLINAS Disciplinas (*) Horas-aula (**) I - Núcleo de Pessoas 1. Comunicação Interpessoal e Aspectos Motivacionais 2. Liderança 3. Negociação II - Núcleo de Controladoria

Leia mais

2. MODELO EVOLUCIONÁRIO Incerteza Adaptação aos ambientes interno e externo

2. MODELO EVOLUCIONÁRIO Incerteza Adaptação aos ambientes interno e externo 3 PARADIGMAS DE GESTÃO 1. MODELO RACIONAL Passos no desenvolvimento da estratégia 1. Definição da missão - Definir utilidade - Definir objetivos estratégicos 2. Análise SWOT - Análise interna - Previsão

Leia mais

TÉCNICAS DE VENDAS EDITAL

TÉCNICAS DE VENDAS EDITAL EDITAL Noções de administração de vendas: planejamento, estratégias, objetivos; análise do mercado, metas. Técnicas de Vendas de Produtos e Serviços financeiros no setor bancário: planejamento, técnicas;

Leia mais

PLANO SUCINTO DE NEGÓCIO

PLANO SUCINTO DE NEGÓCIO PLANO SUCINTO DE NEGÓCIO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJECTO Título do projecto: Nome do responsável: Contacto telefónico Email: 1.1. Descrição sumária da Ideia de Negócio e suas características inovadoras (Descreva

Leia mais

GESTÃO DE MARKETING. Marketing é o processo de. estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse.

GESTÃO DE MARKETING. Marketing é o processo de. estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse. GESTÃO DE MARKETING (55) 84110601 Marketing é o processo de estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse. Nickels & Wood (1999) O objetivo do marketing

Leia mais

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ESTRATÉGICO E O CONCEITO MARKETING

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ESTRATÉGICO E O CONCEITO MARKETING EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ESTRATÉGICO E O CONCEITO MARKETING Prof. Dr. Geraldo Luciano Toledo Estágio 1: Orçamento e Controle Financeiro * Crescimento do número de atividades da empresa * Necessidade de resposta

Leia mais

Edrey Momo. Gastronomia. como negócio

Edrey Momo. Gastronomia. como negócio Edrey Momo Gastronomia como negócio Dia 1 Plano de negócio Dia 2 Administrando Dia 3 Custos, legislação e demonstrativo de resultados Dia 1 Plano de negócio Dia 2 Administrando Dia 3 Custos, legislação

Leia mais

Mkt Internacional Introdução ao Marketing

Mkt Internacional Introdução ao Marketing Introdução ao Marketing Profa. Marta Fleming O Que é Marketing? Marketing é a atividade e o conjunto de instituições e processos para a criação, a comunicação e a entrega de ofertas que tenham valor para

Leia mais

Empreendedorismo. Prof (a) Responsável: Renata Rothenbuhler

Empreendedorismo. Prof (a) Responsável: Renata Rothenbuhler Empreendedorismo Prof (a) Responsável: Renata Rothenbuhler As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Plano de Negócios Desenvolver um plano de negócios é um fator chave

Leia mais

Etapas do processo de Administração Estratégica. DPS aula 3 Negócios

Etapas do processo de Administração Estratégica. DPS aula 3 Negócios Etapas do processo de Administração Estratégica Aula 3 Professor Douglas Pereira da Silva 1 2 As etapas envolvidas na administração estratégica Etapa 1: Análise do ambiente O processo de administração

Leia mais

Aula 8 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS. Marcelo Henrique dos Santos

Aula 8 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS. Marcelo Henrique dos Santos Aula 8 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento) MBA em Negócios em Mídias Digitais MBA em Marketing

Leia mais

PROFESSOR DOCENTE I - ADMINISTRAÇÃO CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

PROFESSOR DOCENTE I - ADMINISTRAÇÃO CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 26. Os eventos em administração ocorreram respeitando a evolução das diversas técnicas, conforme uma linha do tempo que pode ser traçada em ordem de acontecimentos. Leia atentamente

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIO, O QUE É?

PLANO DE NEGÓCIO, O QUE É? PLANO DE NEGÓCIO P l a n o d e N e g ó c i o é u m documento capaz de mostrar toda a viabilidade e estratégias do negócio, do ponto de vista e s t r u t u r a l, a d m i n i s t r a t i v o, estratégico,

Leia mais

Plano de negócios. Sua necessidade, erros a não cometer e tipologias. Estrutura base

Plano de negócios. Sua necessidade, erros a não cometer e tipologias. Estrutura base Plano de negócios Sua necessidade, erros a não cometer e tipologias Estrutura base O que é um plano de negócios? Um Plano de Negócios é um Plano base, essencial para a estruturação e defesa de uma nova

Leia mais

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA II

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA II PLANEJAMENTO DE CAMPANHA II MIX DE MARKETING MIX DE MARKETING CONTEXTO EMPRESARIAL MACRO-AMBIENTE MICRO-AMBIENTE EMPRESA MARKETING MIX DE MARKETING Motiva Persuade Cria Preferência Cria Clima Favorável

Leia mais

O Briefing no Planejamento de Comunicação

O Briefing no Planejamento de Comunicação O Briefing no Planejamento de Comunicação O BRIEFING Briefing é o resumo escrito das informações coletadas junto ao cliente. Serve para orientar o desenvolvimento de um planejamento, de forma a proporcionar

Leia mais

Gestão da Produção. Análise SWOT Balanced Scorecard Mapa Estratégico. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira Empresas Classe Mundial

Gestão da Produção. Análise SWOT Balanced Scorecard Mapa Estratégico. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira Empresas Classe Mundial Gestão da Produção Análise SWOT Balanced Scorecard Mapa Estratégico Prof. Dr. Marco Antonio Pereira marcopereira@usp.br Empresas Classe Mundial ESTRATÉGIA PRODUTIVIDADE QUALIDADE Balanced ScoreCard Lean

Leia mais

AULA 2. Analise do ambiente. Planejamento estratégico

AULA 2. Analise do ambiente. Planejamento estratégico Analise do ambiente AULA 2 ASSUNTO: Análise do ambiente é o processo de monitoramento do ambiente organizacional para identificar as oportunidades e os riscos atuais e futuros que podem vir a influenciar

Leia mais

Plano de Negócios. Como se tornar um empreendedor de sucesso. Prof. Ricardo Suñer Romera Unimódulo Centro Universitário

Plano de Negócios. Como se tornar um empreendedor de sucesso. Prof. Ricardo Suñer Romera Unimódulo Centro Universitário Plano de Negócios Como se tornar um empreendedor de sucesso Prof. Ricardo Suñer Romera rsromera@hotmail.com Unimódulo Centro Universitário O que é um Plano de Negócios? Um instrumento para planejar seu

Leia mais

Balanced Scorecard. Sistemas de Informação. Baseado em material do Prof. Dr. Adilson de Oliveira

Balanced Scorecard. Sistemas de Informação. Baseado em material do Prof. Dr. Adilson de Oliveira Balanced Scorecard Sistemas de Informação Baseado em material do Prof. Dr. Adilson de Oliveira 1 GESTÃO DA QUALIDADE GESTÃO DE PROCESSOS GESTÃO FINANCEIRA GESTÃO DA INOVAÇÃO GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO DO

Leia mais

SUMÁRIO PREFÁCIO, XIII

SUMÁRIO PREFÁCIO, XIII SUMÁRIO PREFÁCIO, XIII 1 MARKETING: UMA INTRODUÇÃO, 1 1 Por que estudar marketing, 1 2 O que é marketing, 2 2.1 Análise de um caso prático: H2OH, 3 2.2 Composto de marketing, 4 2.3 iphone Apple, 4 2.4

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIO Hotel Pirilimpo

PLANO DE NEGÓCIO Hotel Pirilimpo PLANO DE NEGÓCIO - pág.1/10 PLANO DE NEGÓCIO Hotel Pirilimpo Rafaela Reinke (rafaela_reinke@hotmail.com) Informações - Sócios Foto dos Sócios Informações do Sócio - Presidente Informações do Sócio - Desenvolvimento

Leia mais

Os projetos são frequentemente utilizados como meio de atingir o plano estratégico de uma organização.

Os projetos são frequentemente utilizados como meio de atingir o plano estratégico de uma organização. Disciplina: Gestão de Projetos Prof. Luis Fernando Marques 1 Projetos e planejamento estratégico Os projetos são frequentemente utilizados como meio de atingir o plano estratégico de uma organização. 2

Leia mais

Piero Garcia

Piero Garcia Piero Garcia piero.garcia@equalityconsultoria.com.br 48 9911 5698 Se você não tem item de controle, você não gerencia Kaoru Ishikawa GESTÃO Ato de gerenciar, administrar, controlar uma instituição, uma

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso no. 224 aprovado pela Portaria Cetec 168, de 7 5 2013, publicada no Diário Oficial de 9 5 2013 Poder

Leia mais

MVR MARKETING & CONSULTING

MVR MARKETING & CONSULTING 1 MVR MARKETING & CONSULTING MARCELO RAMOS Professor e Consultor em Processos Marketing Vendas FORMAÇÃO ACADÊMICA Engenharia de Produção (UFRJ) Pós-Graduação Avançada em Marketing (FAE) MBA Team Management

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIO Paper Print

PLANO DE NEGÓCIO Paper Print PLANO DE NEGÓCIO - pág.1/6 PLANO DE NEGÓCIO Paper Print maycon lins cruz de vasconcelos (maycon_lins@hotmail.com) Renan de Souza Ferreira (renanzinho.ferreira@hotmail.com) idejarlisson Morais de Sousa

Leia mais

FRAMEWORK DE CLASSIFICAÇÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO - APQC

FRAMEWORK DE CLASSIFICAÇÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO - APQC FRAMEWORK DE CLASSIFICAÇÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO - APQC A experiência mostra que o potencial de benchmarking para impulsionar uma melhoria radical está ligado diretamente com comparações criativas e

Leia mais

O que é planejamento estratégico?

O que é planejamento estratégico? O que é planejamento estratégico? Um dos fatores de sucesso das empresas é possuir um bom planejamento. Mas o que é planejamento? Nós planejamos diariamente, planejamos nossas atividades, nossas finanças,

Leia mais

Planejamento de Trade Marketing: potencialize os canais de vendas digitais

Planejamento de Trade Marketing: potencialize os canais de vendas digitais Planejamento de Trade Marketing: potencialize os canais de vendas digitais MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1.240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200

Leia mais

Gestão de Micro e Pequenas Empresas

Gestão de Micro e Pequenas Empresas Gestão de Micro e Pequenas Empresas Planejamento Estratégico (Parte 2) Professor: Charles Leite Análise Ambiental Qualquer uma das ferramentas ou técnicas já citadas fundamenta sua atuação na divisão ambiental

Leia mais

ROTEIRO DE ELABORAÇÃO DO CASE.

ROTEIRO DE ELABORAÇÃO DO CASE. ROTEIRO DE ELABORAÇÃO DO CASE www.forumdatrasnformacaoadvbrs.com.br No momento de desenvolver o case, por favor esteja atento aos conceitos da categoria na qual ele será inscrito conforme regulamento do

Leia mais

FEA USP. EAD376 - Economia da Estratégia. Análise de Ambiente Interno e Posicionamento para a Vantagem Competitiva

FEA USP. EAD376 - Economia da Estratégia. Análise de Ambiente Interno e Posicionamento para a Vantagem Competitiva FEA USP EAD376 - Economia da Estratégia Análise de Ambiente Interno e Posicionamento para a Vantagem Competitiva Ref:Besanko et al. A Economia da Estratégia. Capitulo 13; Prof. Dr. James T. C. Wright Planejamento

Leia mais

Aula 3 Administração Integrada

Aula 3 Administração Integrada Aula 3 Administração Integrada MEG O MEG está descrito em três versões: Critérios de Excelência, para organização em estágios avançados; Rumo à Excelência, para organizações em estágios intermediários;

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO - NÍVEL DE EXTENSÃO - EM GESTÃO COMERCIAL DO SEGURO /

PÓS-GRADUAÇÃO - NÍVEL DE EXTENSÃO - EM GESTÃO COMERCIAL DO SEGURO / PÓS-GRADUAÇÃO - NÍVEL DE EXTENSÃO - EM GESTÃO COMERCIAL DO SEGURO 2017 Página 1 de 6 www.funenseg.org.br 21-33801531 / 11-27391029 Prezado(a) Sr.(a.), Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino

Leia mais

Oportunidade de Negócio: LAPIDAÇÃO DE PEDRAS

Oportunidade de Negócio: LAPIDAÇÃO DE PEDRAS Oportunidade de Negócio: LAPIDAÇÃO DE PEDRAS Maio/2007 1 OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO FICHA BÁSICA SEGMENTO: Gemas e Jóias DESCRIÇÃO: Lapidação de pedras de modo geral PÚBLICO ALVO: Joalherias e ourivesarias,

Leia mais

Ambiente externo e interno. Prof. Doutora Maria José Sousa

Ambiente externo e interno. Prof. Doutora Maria José Sousa Ambiente externo e interno 1 Prof. Doutora Maria José Sousa Ambiente Externo e Interno A estratégia global de uma empresa deve ponderar a interacção entre a envolvente externa (macro-ambiente e ambiente

Leia mais

O que é o business plan

O que é o business plan O que é o business plan O business plan nada mais é do que o termo em inglês referente ao nosso tão famoso plano de. Essa é uma das melhores ferramentas para te ajudar a ter uma visão completa do seu negócio.

Leia mais

1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA. Prof. RICARDO FRANCO TEIXEIRA 2. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA ANALISTA FGV

1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA. Prof. RICARDO FRANCO TEIXEIRA 2. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA ANALISTA FGV ANALISTA 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA Prof. RICARDO FRANCO TEIXEIRA Doutorando em Administração de Empresas (UNR), Mestre em Sistemas de Gestão (UFF), Especialista em Management pela EPGE/FGV, Engenheiro Civil

Leia mais

Visão: Onde a empresa quer chegar daí a um tempo. Pode ser no médio ou longo prazo, em 5 ou 10 anos. Não confundir com os objetivos específicos.

Visão: Onde a empresa quer chegar daí a um tempo. Pode ser no médio ou longo prazo, em 5 ou 10 anos. Não confundir com os objetivos específicos. Modelo de Planejamento Estratégico ISO 9001:2015 Missão: A Razão de existir da empresa. O que te faz especial, o que te empolga. Algo bonito para empolgar os colaboradores também. Visão: Onde a empresa

Leia mais

Diretoria de Desenvolvimento de Mercado. Dr. Darival Bringel de Olinda

Diretoria de Desenvolvimento de Mercado. Dr. Darival Bringel de Olinda Diretoria de Desenvolvimento de Mercado Dr. Darival Bringel de Olinda Superintendência Executiva Rodolfo Maritano Gerência de Inteligência de Mercado Andrea Paiva Objetivo Capacitar e auxiliar no desenvolvimento

Leia mais

Como fazer o plano de marketing no plano de negócios

Como fazer o plano de marketing no plano de negócios Este conteúdo faz parte da série: Plano de Negócios Ver 7 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: Por que o plano de marketing é essencial para o plano de negócios Como fazer o plano de marketing

Leia mais

Destina-se ao fornecimento de dados pessoais do proponente e de suas atribuições no projeto proposto.

Destina-se ao fornecimento de dados pessoais do proponente e de suas atribuições no projeto proposto. Introdução INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIO Este é um plano de negócio simplificado com o objetivo exclusivo de permitir a avaliação de projetos para incubação. Procure ser objetivo e coerente

Leia mais

Inteligência de mercado

Inteligência de mercado Inteligência de mercado práticas e resultados Zilma Santos Gestora de Vendas, Mercado e Produtos 28 de junho de 2013 Unimed-BH em números 1,18 milhão de clientes em carteira, sendo 79% coletivos 5,3 mil

Leia mais

COMEÇANDO PELO COMEÇO: PLANEJAMENTO DE MARKETING. Beatriz Costa

COMEÇANDO PELO COMEÇO: PLANEJAMENTO DE MARKETING. Beatriz Costa COMEÇANDO PELO COMEÇO: PLANEJAMENTO DE MARKETING Beatriz Costa MAS ONDE É O COMEÇO? VAMOS PENSAR Então por que fazemos isso com os nossos negócios? Você começaria a construir uma casa sem ter uma planta

Leia mais

Advocacia Lucrativa com o Planejamento Certo.

Advocacia Lucrativa com o Planejamento Certo. Advocacia Lucrativa com o Planejamento Certo www.iapajus.com.br Qual é o ponto em comum entre escritórios que geram resultados lucrativos? Advocacia = Negócio Forma como o escritório cria, entrega e captura

Leia mais

Mapa Funcional Comércio Página 24

Mapa Funcional Comércio Página 24 FICHA DE OCUPAÇÃO EIXO: GESTÃO E NEGÓCIOS SEGMENTO: COMÉRCIO OCUPAÇÃO: VENDEDOR CBOs associadas: 5211-10 Vendedor de Comércio Varejista e 5211-05 Vendedor de Comércio Atacadista SUBORDINAÇÃO: Gerente e

Leia mais

1

1 Unidade 01 Conceitos: Planejamento - Estratégia é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças, dos seus pontos

Leia mais

Resumo Aula-tema 08: O Panorama Econômico e Social e Indicadores Quantitativos e Qualitativos

Resumo Aula-tema 08: O Panorama Econômico e Social e Indicadores Quantitativos e Qualitativos Resumo Aula-tema 08: O Panorama Econômico e Social e Indicadores Quantitativos e Qualitativos É preciso que o pequeno empreendedor reflita sobre a importância das declarações estratégicas e de algumas

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA O sucesso de uma empresa e um bom clima organizacional estão intimamente ligados. Quando os funcionários sentem felicidade nas tarefas e

Leia mais

Empreendedorismo: Mercado

Empreendedorismo: Mercado Palestra: Empreendedorismo: Mercado APEVI Associação das Micro e pequenas empresas do Vale do Itapocu 27 de abril de 2010 Que assuntos trataremos aqui? Plano de Vendas (Olhando pra dentro) Estratégias

Leia mais

MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC

MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC Quais indicadores podem ser utilizados para avaliar um sistema operacional? Alguns Exemplos de Indicadores Qualidade; Eficiência Operacional; Grau de Inovação; Superávit;

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIO Fiducia

PLANO DE NEGÓCIO Fiducia PLANO DE NEGÓCIO - pág.1/8 PLANO DE NEGÓCIO Fiducia Jailan Filippi Leite (jailan.leite@mdsbr.com.br) Informações - Sócios Foto dos Sócios Informações do Sócio - Presidente Jailan Filippi Leite, 22 anos,

Leia mais

Questão 1: O planejamento pode ser em três níveis organizacionais. Qual nível interpreta as orientações maiores e as utiliza nos níveis funcionais?

Questão 1: O planejamento pode ser em três níveis organizacionais. Qual nível interpreta as orientações maiores e as utiliza nos níveis funcionais? Questão 1: O planejamento pode ser em três níveis organizacionais. Qual nível interpreta as orientações maiores e as utiliza nos níveis funcionais? a) Estratégico ou tático b) Estratégico ou gerencial

Leia mais

As visões de Negócio. Analista de Negócio 3.0. Segundo Módulo: Parte 2

As visões de Negócio. Analista de Negócio 3.0. Segundo Módulo: Parte 2 Segundo Módulo: Parte 2 As visões de Negócio 1 Quais são visões de Negócio? Para conhecer o negócio o Analista de precisa ter: - Visão da Estratégia - Visão de Processos (Operação) - Visão de Valor da

Leia mais

Estratégia e Inteligência Competitiva

Estratégia e Inteligência Competitiva Estratégia e Inteligência Competitiva Processo da Estratégia. Mapeamento Estratégico. Análise do Mercado. Análise da Empresa. Análise de Valor. Análise de Potencial Estratégia e Inteligência Competitiva

Leia mais

MAI5027 Empreendedorismo Análise de Mercado Avaliando a Oportunidade de Negócio Profa. Ellen Francine ICMC/USP

MAI5027 Empreendedorismo Análise de Mercado Avaliando a Oportunidade de Negócio Profa. Ellen Francine ICMC/USP MAI5027 Empreendedorismo Análise de Mercado Avaliando a Oportunidade de Negócio Profa. Ellen Francine ICMC/USP 1 Avaliando Oportunidades O que sabemos sobre TI, empresas de sucesso, mercado e relacionamento

Leia mais

Chamada Pública de Convocação e Seleção Nº 01/2015

Chamada Pública de Convocação e Seleção Nº 01/2015 de Inovações da Universidade Tecnológica - IUT Chamada Pública de Convocação e Seleção Nº 01/2015 Para seleção de empresas de base tecnológica para ingresso na de Inovações da Universidade Tecnológica

Leia mais

MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS

MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS OBJETIVOS DO CURSO O objetivo geral do Curso de Pós-graduação Lato Sensu MBA Executivo Internacional em Gestão de Negócios é de capacitar os profissionais

Leia mais

02 a 05 de junho de 2009 Expo Center Norte - SP. Eventos Oficiais:

02 a 05 de junho de 2009 Expo Center Norte - SP. Eventos Oficiais: 02 a 05 de junho de 2009 Expo Center Norte - SP Eventos Oficiais: 1 A Saúde Rompendo Paradigmas para o Crescimento Sustentável Dificuldades da Prestação de Serviços de Saúde devido à falta de Profissionais

Leia mais

QUESTIONÁRIO PARA PARTICIPAÇÃO NO TOP DE MARKETING ADVB/RS CATEGORIA TOP SUSTENTABILIDADE

QUESTIONÁRIO PARA PARTICIPAÇÃO NO TOP DE MARKETING ADVB/RS CATEGORIA TOP SUSTENTABILIDADE QUESTIONÁRIO PARA PARTICIPAÇÃO NO TOP DE MARKETING ADVB/RS CATEGORIA TOP SUSTENTABILIDADE ÍNDICE INTRODUÇÃO 03 PARA PREENCHIMENTO DO Q UESTIONÁRIO 04 QUESTIONÁRIO 05 CAPÍTULO P PERFIL DA EMPRESA 05 CAPÍTULO

Leia mais

TCC ADEQUAÇÃO NORMAS PARA PROPOSIÇÃO E ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

TCC ADEQUAÇÃO NORMAS PARA PROPOSIÇÃO E ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA TCC 2018 - ADEQUAÇÃO NORMAS PARA PROPOSIÇÃO E ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA MATRÍCULA NO TCC PARA INICIAR O TCC O ALUNO PRECISA ESTAR MATRICULADO REGULARMENTE

Leia mais

quatro perspectivas: 1 Financeira 2 Clientes/Mercado 3 Processos Internos 4 Aprendizado/Inovação e Crescimento

quatro perspectivas: 1 Financeira 2 Clientes/Mercado 3 Processos Internos 4 Aprendizado/Inovação e Crescimento Balanced Scorecard 1990 métodos e indicadores de desempenho focados apenas nas finanças; Kaplan e Norton: BSC = Painel/Placar Balanceado de Desempenho Proposta de avaliação do desempenho organizacional

Leia mais

Oportunidade de Negócio: BOUTIQUE DE CARNES SUÍNAS

Oportunidade de Negócio: BOUTIQUE DE CARNES SUÍNAS Oportunidade de Negócio: BOUTIQUE DE CARNES SUÍNAS Maio/2007 1 OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO FICHA BÁSICA SEGMENTO: Comércio - Agronegócio DESCRIÇÃO: Boutique de Carnes especializada em cortes suínos, com balcão

Leia mais

Agenda da aula. 1 Indicadores de desempenho. 2 Desenvolvendo indicadores de desempenho para toda a empresa

Agenda da aula. 1 Indicadores de desempenho. 2 Desenvolvendo indicadores de desempenho para toda a empresa Agenda da aula 1 Indicadores de desempenho 2 Desenvolvendo indicadores de desempenho para toda a empresa Quais seriam os indicadores de Desempenho para o Departamento de Administração? Número de alunos

Leia mais

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Profª. Ms. Ana Carolina Marini ana.figueira@anhanguera.com DOCENTE Experiência - 13 anos docência - Consultorias - Desenvolvimento de projetos Bacharel em Turismo com ênfase em

Leia mais

MBA em Gestão Empresarial 2018

MBA em Gestão Empresarial 2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Empresarial 2018 CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 H/A Coordenação Acadêmica: Professor Doutor José Carlos Abreu 1 OBJETIVOS GERAIS DO CURSO Desenvolver

Leia mais

Conheça onde sua Empresa pode chegar.

Conheça onde sua Empresa pode chegar. Conheça onde sua Empresa pode chegar. Nosso curso Planejamento Estratégico como Ferramenta de Gestão Balanced Scorecard Perspectivas O BSC deve incluir as seguintes perspectivas: Financeira Mercado / cliente

Leia mais

Gestão de Micro e Pequenas Empresas

Gestão de Micro e Pequenas Empresas Gestão de Micro e Pequenas Empresas Planejamento Estratégico Professor: Charles Leite Para que serve o planejamento estratégico? Chance maior sucesso na decisão. Sua aplicação faz com que elabore um portfólio

Leia mais