TECENDO A HISTÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TECENDO A HISTÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ"

Transcrição

1 TECENDO A HISTÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ Sonia Maria Vieira Negrão Elaine Rodrigues Magda Maria de Marchi Ferreira Universidade Estadual de Maringá Neste texto centramos a discussão sobre as identidades temporais do curso de Pedagogia/UEM, relativas a diversas identificações, sentidos e significados, que este vem apresentando desde sua origem com bases múltiplas e multireferenciais da sua formação, ligadas às várias estruturas curriculares, que vão desde uma concepção de licenciatura separada do bacharelado, com base em um conjunto de dicotomias a uma concepção recente de curso de estrutura única, envolvendo a relação que se faz intrínseca entre bacharelado e licenciatura enfocando a integralização curricular. O novo projeto pedagógico do curso de graduação em Pedagogia (PPPed) da Universidade Estadual de Maringá (aprovado em 2005 para vigência a partir de 2006) enfatiza a identidade do pedagogo como profissional capaz de analisar, compreender e lidar com as mudanças sociais e suas implicações no sistema educacional brasileiro e no âmbito da escola. O que requer uma formação inter e transdisciplinar sobre o fenômeno educacional e seus fundamentos, promovendo a articulação e domínio dos saberes para a compreensão educacional e apropriação do processo de trabalho pedagógico, conforme discussões no campo da formação dos profissionais da educação, no Brasil, desde o início da década de 1980, considerando as teses formuladas e defendidas na Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação ANFOPE. Assim sendo o referido projeto considera a base comum nacional trazida para o debate pelo movimento de educadores e, sobretudo pela ANFOPE, já citada, e pelo Fórum de Diretores das Faculdades/Centros de Educação das Universidades Públicas do país FORUNDIR; pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação ANPED; Centro de Estudos Educação e Sociedade CEDES e Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia como um dos conceitos que contribui para o fortalecimento do

2 2 estatuto epistemológico da pedagogia dentro do curso de pedagogia, pois trata-se de concepção básica para a formação do pedagogo e/ou educador e a definição de seus conhecimentos fundamentais, tendo a docência como base da identidade profissional do pedagogo. Dessa forma o PPPed/UEM é composto das seguintes áreas que se articulam ao longo do curso: docência na Educação Infantil, nos Anos iniciais do Ensino Fundamental e nas disciplinas pedagógicas para a formação de professores e Gestão Educacional, entendida em uma perspectiva interdisciplinar, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e dos processos educativos (planejamento, administração, coordenação, supervisão, orientação educacional e avaliação dos contextos escolares). O objetivo da organização curricular é garantir a unidade teóricoprática, tendo a pesquisa como princípio formativo e epistemológico, eixo da organização e desenvolvimento curricular. Pois o ensino da pedagogia não pode deixar de ser simultaneamente teórico, histórico e prático conforme nos assinala Nóvoa (1999). Assim compreendido a pesquisa educativa desdobra-se em muitas histórias educativas (CAMBI, 1999, p. 3). Sem dúvida a presente organização e estrutura curricular representam um grande desafio, constituído de uma seqüência de pontos urdidos com os fios já esmaecidos, trazidos do passado do curso de Pedagogia no Brasil e na UEM, que ora restituímos como uma história a ser narrada. LINHAS E TEAR, JOGO DE LANÇADEIRA DE UM LADO PARA OUTRO, MOVIMENTO DOS PENTES PARA FRENTE E PARA TRÁS: A NARRATIVA DE UMA HISTÓRIA A história dos cursos de pedagogia no Brasil inicia em 1939 e conforme salienta Bissolli da Silva (2002) se desenvolveram apoiados em fundamentos legais constituindo um primeiro período que vai de 1939 a Inicialmente com o Decreto-Lei nº de 4 de abril de 1939, o qual direcionou os cursos por 23 anos. O Parecer CFE nº 251/62 e o Parecer CFE 252/69, ambos de autoria do conselheiro Valnir Chagas, sendo que o último respondeu pela fundamentação legal dos cursos por mais de 30 anos.

3 3 Nesse período aos que concluísse o curso ser-lhes-ia conferido o diploma de bacharel em Pedagogia; posteriormente, um outro curso, o de Didática, assumia a formação do licenciado no grupo de disciplinas que compunham o curso de bacharelado. Para Bissolli da Silva (1999) essa formação de um profissional não claramente identificável só poderia resultar inadequada. Essa inadequação é representada, principalmente, pela tensão provocada, de um lado, pela expectativa do exercício de funções de natureza técnica a serem realizadas por este bacharel e, de outro, pelo caráter exclusivamente generalista das disciplinas fixadas para sua formação. Outro ponto de tensão é o relativo à separação bacharelado-licenciatura, refletindo a nítida concepção dicotômica que orientava o tratamento de dois componentes do processo pedagógico: o conteúdo e o método (BISSOLLI DA SILVA, 1999, p. 35). Em 1962 pequenas alterações foram introduzidas no currículo do curso de Pedagogia a partir do Parecer CFE nº 251/62. Seu autor o professor Valnir Chagas, explicita a fragilidade do curso, pois segundo ele faltava-lhe conteúdo próprio, na medida em que a formação do professor primário deveria se dar ao nível superior a dos técnicos em Educação em estudos posteriores ao da graduação (BISSOLLI DA SILVA, 1999). O citado parecer não faz menção ao campo de trabalho do profissional que, indistintamente, chama de técnico de Educação. Conforme Portaria MEC nº 478/54 além do direito ao registro nas chamadas cadeiras de Educação, os egressos do curso de Pedagogia possuíam também o direito em relação a outras disciplinas do Ensino Médio: em Filosofia, História Geral e do Brasil e Matemática apenas no primeiro ciclo. Nos termos da Portaria nº 341/65, esse direito se estendeu à Psicologia, Sociologia (2º Ciclo) ou Estudos Sociais (1º e 2º Ciclos) (BISSOLLI DA SILVA, 1999). Em 1969 o Parecer nº 252/69 defendia que num determinado momento do curso, os alunos passassem a fazer suas opções curriculares em função das tarefas que pretendessem desempenhar dentre as que se esboçavam e as que já se encontravam definidas para o pedagogo. Esse parecer não deixa dúvidas quanto aos profissionais que o curso de Pedagogia deveria formar: professores para o ensino normal e especialistas para as atividades de orientação, administração, supervisão e inspeção no âmbito de escolas e sistemas escolares, instituindo um só diploma o de licenciado.

4 4 Bissolli da Silva (1999) entende que o referido Parecer ao designar alguns conjuntos de atividades para os quais se destinariam os especialistas, acaba por oferecer elementos para a caracterização dos mesmos. E, ao reformular a estrutura curricular do curso (na parte comum o currículo era composto predominantemente por matérias consideradas como Fundamentos da Educação) cria habilitações para a formação de profissionais específicos para conjunto dessas atividades (para cada habilitação era apresentado o elenco de matérias de caráter técnico), fragmentando a formação do pedagogo, mas resolvendo a questão do destino profissional de seus egressos. Tal parecer norteou a organização do curso de Pedagogia até por ocasião da LDB nº 9394/96. Silva apresenta a seguinte análise do Parecer nº 252/69: ao mesmo tempo que influenciou na definição do mercado de trabalho para o pedagogo, conturbou a sua ocupação. É por isso que, [...] ele poderia ser considerado como o mais fértil em sua potencialidades quanto à definição do mercado de trabalho, porém pouco fértil no oferecimento das condições para ocupá-lo. Ele pode ser considerado, também, o mais estéril quanto às possibilidades de formação do pedagogo enquanto educador, na medida em que esta ficou inviabilizada pelo caráter secionado da organização curricular (BISSOLLI DA SILVA, 1999, p. 60). No segundo período vai de 1973 a 1977 ao mesmo tempo em que surge a indicação de substituição do curso de Pedagogia por vários novos cursos e habilitações, uma função especial é a ele projetada, numa perspectiva diferente da que vinha, historicamente, buscando afirmar a de estudioso da teoria, dos fundamentos ou da metodologia da educação (BISSOLLI DA SILVA, 2002, p. 135). Segundo essa autora foi também nesse período que suas duas mais novas funções começaram a ganhar espaço, a de docente para a educação especial e a de docente para educação infantil e para as primeiras séries do ensino fundamental. Esta última foi incorporada entre elas no final da década de 1960 como extensão de sua antiga função referente à formação pedagógica do magistério de nível médio. Quanto aos impasses originados com relação às funções do curso de Pedagogia no que se refere ao segundo período, Silva ressalta que em virtude da projeção da formação do pedagogo para o nível de especialização, tal questão a do bacharelado ou licenciatura não se coloca (BISSOLLI DA SILVA, 2002, p. 140).

5 5 Esse período é o berço do curso de Pedagogia/UEM, pois foi criado em 1973 e reconhecido pelo MEC em 30/09/1976, pelo Decreto n.º , habilitando para a docência das matérias pedagógicas do então 2º Grau. Buscando identificar os pressupostos teórico-metodológicos que nortearam o curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá desde a sua constituição em 1973, foram examinamos nos documentos oficiais, num primeiro momento, as estruturas curriculares constantes do currículo inicial do curso. Mediante a análise dessas estruturas foi possível identificarmos a tendência tecnicista que permeava a eleição de certas disciplinas como: Elementos de estatística, Documentação, Elementos de matemática ; Análise de sistemas, Tecnologia do ensino, Economia da educação, Avaliação, Teoria da informação ; Princípios e métodos de orientação educacional, Psicopatologia, Métodos áudio-visuais. Ao examinarmos, posteriormente, as atas do Colegiado do curso, especificamente a ata nº 17 de 1978, verificamos a constituição de um novo currículo. Algumas disciplinas curriculares haviam sido alteradas e/ou extintas e nas descrições das ementas; para as novas disciplinas constatamos, ainda, a presença de abordagem tecnicista e forte interferência do positivismo. Para ilustrar citamos algumas ementas: para a disciplina de Metodologia e Técnica de Pesquisa : estudo da estrutura e apresentação de publicações científicas, incluindo as etapas de sua elaboração, os aspectos técnicos da redação e as categorias e níveis desses trabalhos; História da Educaçãi III : estudo da educação brasileira dentro do processo evolutivo, enfatizando os principais educadores nacionais; Biologia Educacional : análise de fenômenos biológicos tais como a hereditariedade, estado de saúde e transformações fisiológicas e suas implicações educacionais; Didática II: fundamentação da atividade docente através da análise crítica das técnicas de planejamento, orientação e avaliação da aprendizagem; Princípios e Métodos de Orientação Educacional II : estudo das teorias, métodos e técnicas de orientação educacional. A menção constante, nas ementas, de palavras como: aspectos técnicos, processos lógicos, e metodológicos, aspectos descritivos, sistemática operacional, teorias e

6 6 métodos, treinamento de técnicas, demonstra a ênfase da prática educativa ligada à técnica e à objetividade. O terceiro período vai de 1978 a 1999 e contribuiu para que a revisão dos cursos pudesse ser realizada ainda que nos limites da legislação vigente a partir de indicações construídas coletivamente no contexto dos debates realizados num longo e contínuo movimento de caráter educativo aos próprios educadores. Funcionaram, portanto, como verdadeiros fundamentos paralegais (BISSOLLI DA SILVA, 2002, p. 134). As funções atribuídas ao pedagogo adotadas nesse período por princípios movidos pelo movimento, hoje representado pelas entidades, já citadas na introdução deste texto, como o de que a docência constitui a base da formação profissional de todo educador 1. O que segundo Bissolli da Silva (2002) contemplou diversas tendências em conflito. Segundo a autora (2002) o terceiro período foi também marcado pela reação à fragmentação curricular do curso representada pelas diferentes habilitações profissionais. Entretanto os impasses entre a questão bacharelado ou licenciatura nesse período é apenas indireta. Assim por volta dos anos , a partir da crítica à fragmentação e à divisão técnica do trabalho na escola, algumas Faculdades de Educação suprimiram do currículo as habilitações, passando a ter apenas duas habilitações: magistério das séries iniciais do 1º Grau e professores de cursos de habilitação ao magistério. A tendência dominante entre os educadores era que o curso de Pedagogia destinava-se à formação do professor de 1ª a 4ª séries do 1º grau. Ou seja, acabou aquele curso concebido em 1939 e parcialmente mantido em 1962 e A partir de 1979 (Resolução nº 050/79 CEP) o curso de Pedagogia UEM, começou a formar também especialistas em educação nos setores de Orientação Educacional, Supervisão Escolar e Administração Escolar. O aluno concluía o curso com duas habilitações: em Magistério das disciplinas pedagógicas do 2 Grau, obrigatória, e em uma outra dentre as três oferecidas. 1 Para LIBÂNEO e PIMENTA (2002) esse princípio levou a redução da formação do pedagogo à docência, à supressão em alguns lugares da formação de especialistas, ao esvaziamento da teoria pedagógica devido à caracterização do campo teórico-investigativo da Pedagogia e das demais ciências da educação, à retirada da universidade dos estudos sistemáticos do campo científico da educação e, em conseqüência, da formação do pedagogo para a pesquisa específica na área e exercício profissional

7 7 A compreensão de que a discussão teórica do curso de Pedagogia necessitava ser mais política do que técnica em função de desenvolver a consciência política, em um momento de resistência à ditadura militar, levou à estruturação curricular o peso das disciplinas de cunho teórico da área de fundamentos da educação. O que resultou a nosso ver na negação explícita do campo próprio de estudos da Pedagogia e, por decorrência do campo da metodologia de ensino e da didática. Para além de razões históricas pensamos que a abordagem sociológica da formação do educador, assumida no projeto pedagógico de 1979 gerou uma visão por um lado militante do profissional da educação, pois bastaria ao pedagogo ter uma visão política, globalizante, das relações educação-sociedade e compromisso político que o restante da formação viria por acréscimos. E, por outro faltou correspondência com as práticas pedagógico-didática, curriculares, no interior do processo de ensino e aprendizagem, nas práticas de ensino. O que ocasionou para os discentes uma formação fragmentada com dissociação entre o teórico e a prática. Do lado administrativo, o corpo docente do Departamento de Educação foi organizado em dois departamentos pelos aspectos ideológicos e também, teóricos ou práticos de suas formações. Tal divisão trouxe para o curso o estilhaçamento da formação oferecida. Em 1986 o curso de Pedagogia foi reformulado e como resultado das discussões no âmbito nacional, o curso passou a formar o pedagogo em duas habilitações obrigatórias e concomitantes: Magistério das Matérias Pedagógicas do 2º Grau e Magistério de 1ª a 4ª séries do ensino de 1º Grau. A partir de 06/01/88, foi acrescentada a habilitação em Educação Pré-Escolar, para os portadores de licenciatura plena em Pedagogia, mediante novo ingresso (Processo nº 1697/91). Como se verifica, a preocupação estava voltada para a formação docente do pedagogo. A formação do especialista estava destinada aos portadores de licenciatura plena em Pedagogia, mediante ingresso em nova habilitação. A partir dos anos 90 a ANFOPE foi desenvolvendo idéias voltadas à estruturação global dos cursos de formação de educadores, envolvendo uma concepção de escola única como instância de formação, e contando, como apoio, o entendimento que se foi fazendo a respeito da Base Comum Nacional que compreende: docência como base da

8 8 formação do pedagogo, com unidade teórico-prática, gestão democrática, compromisso social e ético, trabalho coletivo e inter/transdisciplinar e articulação entre formação inicial e continuada. A concepção de docência trazida pela ANFOPE segundo Aguiar e Melo (2005) considera a ação educativa e a ação docente inseparáveis o que a nosso ver favorece o fortalecimento da especificidade do curso, sua identidade, a base da formação do pedagogo, permitindo-lhe compreender com mais clareza as mais diversas práticas pedagógicas formais ou informais. Isto porque a compreensão e o exercício da docência envolvem múltiplas relações: pedagógicas, comunicativas, interativas, cognitivas, psicológicas, afetivas, estéticas, bem como ético-morais, políticas e sócio-culturais entre sujeitos determinados [...] Nesse sentido docência constitui uma das mediações para a construção do discurso de síntese da pedagogia, articulada intrinsecamente com a pesquisa. Assim a relação docência-pesquisa é um princípio epistemológico da prática. Essa visão de docência, na perspectiva da articulação de conhecimento e práticas, num enfoque complexo e globalizador, manifesta-se na tentativa de superar a lógica disciplinar que impregna o currículo e a sala de aula e contribui para fortalecer uma estrutura de currículo de curso de pedagogia que envolva o bacharelado e a licenciatura como uma estrutura única. Isto porque reforça a unidade entre concepção e execução do ato educativo e docente, concorrendo para uma sólida formação teórico-prática do pedagogo, como um estudioso e pesquisador da realidade educacional e do ensino, com base na teoria educacional e pedagógica (AGUIAR e MELO, 2005, p ). Na UEM no ano de 1992, foi implantado o currículo em regime seriado anual. Este não se diferenciou substancialmente da reforma anterior, conforme Processo nº 1697/91, do Curso de Pedagogia (Resolução nº 176/91 CEP). O Curso de Pedagogia formará o pedagogo habilitado fundamentalmente na área de ensino. Pode-se dizer que para isso impõe-se, num primeiro momento, uma formação que o capacite a analisar com rigor a realidade educacional, seus problemas e necessidades, para posicionar-se frente a ela de forma compreensiva. Por outro lado, não é possível destituí-lo de sua atuação de especialista, já que deverá intervir nessa prática educativa concreta como professor e/ou numa função técnica buscando a qualidade daquela intervenção na educação escolar, evitando, portanto, a reprodução de práticas alienadas (CATALOGO DE APRESENTAÇÂO DOS CURSOS DE GRADUAÇÂO DA UEM, 1994, p. 64).

9 9 Com a implantação do currículo de 1992 não foram interrompidas as discussões em torno da formação oferecida no curso de Pedagogia/UEM. A proposta discutida na época já apresentava uma direção dessas discussões, a qual teve a contribuição e influência dos debates nacionais organizados por diferentes fóruns afetos à área pela ANFOPE, ANPED, ENDIPE, FORUNDIR e CEDES e Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia, bem como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores do ensino básico. No cenário geral foi no final do terceiro período que a Comissão de Especialistas de Ensino do curso de Pedagogia apresentou em 1999 a Proposta de diretrizes curriculares para o curso de Pedagogia adotando os princípios firmados ao longo do movimento das entidades já citadas, contemplando diversas tendências em conflito. Como salienta Silva: Pela sua abrangência, conseguiu aglutinar o apoio das entidades acadêmicas envolvidas no assunto, sobretudo porque já se suspeitava, pelas discussões em torno da matéria que resultou na regulamentação dos Institutos Superiores de Educação a Resolução CNE/CP nº 1, de 30/09/99 -, que pelo menos parte da CES/CNE tenderia a expropriar a formação de professores do curso de Pedagogia. E, nesse caso, a polarização das entidades acadêmicas em torno de uma única proposta poderia fortalecer a resistência a tal iniciativa. Não foi outra a situação criada pelo Parecer CNE/CES nº 970, aprovado em 09/11/99, através do qual se retira a possibilidade de o curso de Pedagogia voltar-se à formação de docentes para as séries iniciais do ensino fundamental e para a educação infantil. E assim o faz, utilizando, com duplo sentido, o critério da omissão para análise de dispositivos da legislação, fundamentando-se então, numa interpretação forjada dos artigos 62,63 e 64 da LDB. (BISSOLLI DA SILVA, 2002, p. 136). Devido a mobilização contrária ao Parecer e porque havia a possibilidade de sua reversão pelo Conselho Pleno do CNE a posição do CES/CNE foi socorrida pelo apoio do presidente da República por meio do Decreto Presidencial nº 3.276, de 06 de dezembro de 1999, por meio do qual a formação de docentes para a séries iniciais do ensino fundamental e para a educação infantil, quando em nível superior passa a ser exclusividade dos cursos Normais Superiores. Para Bissolli da Silva (2002) essa situação determina o início do quarto período da história do curso de Pedagogia no Brasil.

10 10 O ENTREMEAR DE NOVOS PONTOS DEFÍCEIS DE ARREMATAR O quarto período da história do curso de Pedagogia no Brasil representa o confronto entre os fundamentos paralegais defendidos pelas entidades de profissionais da educação e as orientações que a Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, na tentativa de retomada do controle sobre a reformulação do curso de Pedagogia, tenta impor como seus fundamentos legais. Nesse contexto o documento das diretrizes curriculares não foi apreciado no CNE, uma vez que tanto a SESU quanto a Secretaria do Ensino Fundamental resistiram em enviálas, na tentativa de, em seu lugar, construir as diretrizes para o curso Normal Superior criado pela LDB e prestes a ser regulamentado. No entanto, isso não aconteceu, pois o único documento disponível e não aprovado data de maio de Diante das ações de resistência organizada pela ANFOPE, ANPED, ENDIPE, FORUNDIR e CEDES e Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia e da relutância da comunidade acadêmica quanto ao citado Decreto um outro Decreto Presidencial nº 3.554, de 07 de agosto de 2000 vem relativizar a restrição imposta ao curso de Pedagogia, substituindo a exclusividade pela preferência da citada formação. Dessa forma o curso de Pedagogia recupera sua função enquanto licenciatura. Como resultado dessas iniciativas, cuja intencionalidade política era bastante clara houve crescente expansão dos Cursos Normais Superiores e do próprio curso de Pedagogia, principalmente em instituições particulares. Em 2001 havia aproximadamente 500 cursos de Pedagogia no Brasil em 2004, conforme pesquisa elaborada por Roselane Campos (UDESC), apresentada no XII Encontro da ANFOPE (2004), havia além de 716 Cursos Normais Superiores. Esse fato foi analisado em documento das entidades como resultado do procedimento de instituições que em sua maioria sem história e sem compromisso anterior com a formação em quaisquer de seus níveis e modalidades (ANFOPE, ANPED e CEDES, 2005, p. 08). Com a indefinição do cenário nacional que os muitos decretos e pareceres, criaram a respeito da formação de professores, na UEM passamos a oferecer temporariamente a habilitação em Educação Infantil, pois o governo do Estado do Paraná em 1996

11 11 ordena o fechamento das matrículas de todos os cursos profissionalizantes de nível Médio, inclusive do Magistério Modalidade Normal e, em 1997 o Decreto do governo federal institui a obrigatoriedade do fechamento dos cursos, regulamentando o segundo grau e o ensino profissionalizante nos moldes do PROEM. A maioria dos cursos de Magistério fechou e em nosso Estado somente quatorze cidades permaneceram com seus cursos de Magistério. Em Maringá o curso continuou só no Instituto Estadual de Educação e, em Cianorte, onde, também oferecemos o curso de Pedagogia, o curso de Magistério Modalidade Normal desapareceu. Esse fato ocasionou a dificuldade de encontrar campo de estágio para os alunos, em especial no Câmpus de Cianorte, e a redução de turmas em Maringá. Houve também, urgência em atender a solicitação dos acadêmicos para a substituição imediata da habilitação da Docência das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio. Em consulta feita aos alunos do curso para oferta de nova habilitação, mostrou a preferência de 55% para Educação Infantil, 35% para Orientação Educacional e 8,6% para Supervisão Escolar. Assim em 2000 a estrutura curricular foi alterada e aprovada no CEP (Resolução 157/2000 CEP). O curso passou a habilitar para a docência nas séries iniciais do Ensino Fundamental como obrigatória e o aluno poderia escolher entre Educação Infantil ou Matérias Pedagógicas do Ensino Médio. É importante ressaltar que esse ajuste na proposta curricular do curso de Pedagogia foi feito em caráter excepcional, tendo em vista que o curso já estava em processo de reformulação. A partir do ano de 2002, os cursos de Magistério do Ensino Médio foram reativados em muitas cidades paranaenses e esse dado fez com que um número expressivo de alunos do Curso de Pedagogia continuassem optando pela habilitação Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio Modalidade Normal. Entre 1999 e 2005 houve várias iniciativas do MEC com relação à formação de professores e ao próprio curso de Pedagogia Portaria 133/01, Resoluções 01 e 02/2002 que instituem Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores de Educação Básica, em nível superior. No entanto, em abril de 2005 as faculdades, centros e departamentos de educação bem como as entidades envolvidas no debate sobre o curso de Pedagogia, sobressaltadas assistem a divulgação, pelo CNE, de um

12 12 projeto de resolução que institui as Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia que provocou posicionamento diretamente contrário, pois tratava-se de uma síntese que congregava aspectos diversos da legislação educacional, escritos da área e propostas oriundas das instituições e entidades. O projeto de resolução assinalava para a centralidade do magistério no curso de pedagogia, quer na educação infantil quer nas séries iniciais do ensino fundamental de forma concomitante ou subseqüente, na base do curso, tratando-o como licenciatura apesar de atribuir ao licenciado capacidades que ultrapassam a docência no âmbito da sala de aula. Para Aguiar e Melo o CNE: formaliza uma estrutura de curso de pedagogia de forma dicotômica, ensejando, assim, duas alternativas distintas: a licenciatura e o bacharelado. A análise dessas alternativas permite afirmar, contudo, que nenhuma delas, consideradas de forma isolada, pode dar conta das mencionadas atribuições do pedagogo [...] mesmo que o CNE tenha explicitado a expectativa de uma formação voltada para o desenvolvimento de capacidades que visam abranger certas funções atinentes à escola e aos sistemas de ensino. Ao não considerar o exercício profissional/estágio que envolve essas funções também nos contextos não-escolares, o CNE corre o risco de limitar essa formação. Isto porque, ao enfatizar a docência como função precípua apenas tematiza os demais conteúdos referentes às atribuições mais amplas que são próprias à formação/atuação do pedagogo, não materializando, assim, o princípio da relação teoria-prática no âmbito da vinculação formação/exercício profissional (AGUIAR, MELO, 2005, p. 129). As autoras também chamam a atenção para o fato de que esse formato de estrutura de curso se coaduna bem mais com a proposta de formação de professores do Ensino Normal Superior, com a diferença situada apenas no lócus da formação, seja na universidade, centros universitários e Institutos Superiores de Educação. Ambas propostas reproduzem a dicotomia entre concepção e execução no ato educativo e docente (AGUIAR, MELO, 2005, p. 129). Assim em consonância com as entidades (ANFOPE, ANPED, CEDES, 2005) o projeto de resolução de abril de 2005 contrariava as aspirações históricas do movimento nacional em prol do curso de Pedagogia, reduzia o mesmo ao que se pretendia aos cursos de Normais Superiores e a proposição de um bacharelado pós-licenciatura, com a duração de 800 horas, apostilado ao diploma, visando ao adensamento em formação

13 13 científica representava clara desvalorização da formação para docência, cuja capacitação, alijada o adensamento teórico, da pesquisa e da produção de conhecimento, que deveria ser sua base, reduz-se, então ao pragmatismo da docência para as séries iniciais da Educação Fundamental ou para a Educação Infantil, aprofundando a dicotomia entre teoria e prática (ANFOPE, ANPED, CEDES, 2005). Em função dessas e outras considerações o referido documento encerra solicitando uma audiência pública pelo Conselho Nacional de Educação, no mês de abril de 2005, como espaço democrático de manifestação pública das entidades representantes de todo segmentos educacionais. No término do VII Seminário Nacional da ANFOPE ocorrido no período de 05 a 07 de junho de 2005 na UnB em Brasília representantes das entidades foram recebidos pela comissão presidida pelo Prof. Ronca. Do encontro Freitas 2 (2005) pontua que: Há polemicas e divergências quanto ao caráter do curso: licenciatura e bacharelado. Alguns conselheiros reiteraram a impossibilidade legal desta forma de curso e afirmam que nosso documento explicita objetivos e perfil do formando que, em seu entendimento, é o que desejam todas as licenciaturas. Já outros, consideram que na concepção das Diretrizes que explicita uma Licenciatura, ainda havia espaço para o bacharelado em Pedagogia, para atuação em outros campos profissionais. É importante verificar que em nosso Documento esta concepção de formação e atuação está garantida. Diante de nossa indagação: haverá um bacharelado de Pedagogia? A resposta foi Não. Mas, o conselheiro Barone emendou com a firmação acima, de que haveria um espaço de atuação do pedagogo, em outros campos, que não estaria contemplada nesta proposta de Licenciatura defendida hoje pela Comissão do CNE. Haverá outra reunião entidades/cne, em julho, antes de chamar audiência pública. Considero este encaminhamento uma conquista importante do movimento. Devemos aprimorar nossos estudos, ampliar nossas discussões, pensando efetivamente nas concepções que temos construído até o momento, de que a discussão das Diretrizes da Pedagogia se inserem no campo da formação de todos os profissionais da educação [...] (FREITAS 3, 2005, p. 02). Diante de tal fato em outubro de 2005 como o CNE não havia apresentado as diretrizes do curso de Pedagogia, os departamentos de Teoria e Prática da Educação e Fundamentos da Educação responsáveis pelo curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá adotaram a compreensão assumida pelas discussões das 2 Profª Drª Helena de Freitas presidente da ANFOPE. 3 disponibilizado na rede da ANFOPE.

14 14 associações e entidades já citadas, desde 1998 e que tem como expressão máxima o documento gerado no VIl SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, no período de 05/06 a 07/06/05, aliado ao trabalho das comissões internas desde 1998 apresentam novo projeto pedgógico que foi aprovado pelo Conselho de Ensino e Pesquisa - CEP em novembro do mesmo ano. SEM PARAR BATEM OS PENTES DO TEAR, ACOMPANHANDO O RITMO DA LANÇADEIRA: A UEM ELABORA E APROVA NOVO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO Entendendo que o curso de Pedagogia trata do campo teórico-investigativo da educação, do ensino e do trabalho pedagógico que se realiza na práxis social. E, que pedagogo deve atuar na docência; na organização e gestão de sistemas, unidades, projetos e experiências educativas e na produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional em contextos escolares e não-escolares, constituímos a organização curricular em dois ciclos formativos definidos em função do que consideramos essencial para formação inicial e continuada do pedagogo. O Ciclo de Formação Inicial Integrada é composto por eixos integradores que são critérios orientadores para organização da matriz curricular, em torno dos quais se articulam toda a base para a formação de educadores. O que em nosso entendimento permite a superação da organização curricular tradicional, estruturada por meio exclusivo de disciplinas. Eixo 1 - Bases de Conhecimento do Pedagogo cujo objetivo é inserir os alunos no campo da Educação e da Pedagogia e das demais ciências, capacitando-os à procederem a leitura do mundo no qual se situam e atuam, construindo os saberes docentes. Eixo 2 Dimensões do Trabalho do Pedagogo: Docência e Gestão com o objetivo de mediar a valorização apropriação do processo de trabalho pedagógico, valorizando a transdisciplinaridade e o aspecto coletivo propiciando a unidade do trabalho docente. Eixo 3 Dimensão Escolar da Educação: O campo da prática pedagógica objetivando subsidiar aos alunos na compreensão da escola como lugar sóciohistórico-cultural e de trabalho. Eixo 4 Dimensão Escolar da Educação: o aluno do ensino básico cujo objetivo é levar o aluno a compreender as várias dimensões que envolvem a formação do aluno do ensino básico

15 15 Esses eixos perpassam toda a formação de maneira contínua por estarem presentes na concepção constitutiva dos oito Núcleos Formativos entendidos como dimensões a serem contempladas na formação do profissional e se articulam promovendo uma dinâmica integradora dos saberes que compõem a formação do pedagogo e pelas Práticas Pedagógicas de Formação que são momentos em que a formação dos alunos se pauta nas práticas existentes socialmente e vincula-se ao Ciclo de Formação. As práticas são constituídas de três momentos que se intercomplementam: análise da realidade profissional; problematização da realidade profissional (docência/gestão); projeto de ação para o enfrentamento da realidade profissional. As Práticas Pedagógicas de Formação fazem interlocução com os Eixos integradores por meio de: 1)Atividades de Integração Pedagógica AIP Momento de integração curricular que engloba todos os professores da(s) turma(s) em cada período. Sua realização está vinculada à elaboração e desenvolvimento de Projeto de Pesquisa ao Projeto de Ação das Práticas Pedagógicas de Formação em que deve haver equacionamento, problematização e orientação aos alunos, bem como de apresentação final dos trabalhos de conclusão de curso. 2)Oficinas Pedagógicas desenvolvidas por professores e alunos visando unidade teórico-prática, integrar as várias turmas; promover a inter-relação com as Unidades Escolares em que se realizam os estágios e pesquisas, bem como ampliar os intercâmbios entre alunos e professores das várias unidades escolares. 3)Atividades de Pesquisa-Estágio - A pesquisa no estágio, como método de formação de futuros professores, se traduz, de um lado, na mobilização de pesquisas que permitam a ampliação e análise de contextos em que os estágios se realizam; por outro, e em especial, se traduz na possibilidade de os estagiários desenvolverem postura e habilidades de pesquisador a partir das situações de estágio, elaborando projetos que lhe permitam ao mesmo tempo compreender e problematizar as situações que observam. Supõe a busca de novos conhecimentos na relação entre as explicações existentes e os dados novos que a realidade impõe e que são percebidos na postura investigativa Trabalho de Conclusão de Curso TCC a pesquisaestágio formaliza-se com apresentação de um trabalho ao final de cada Ciclo de Formação como condição para sua conclusão. Deve necessariamente contemplar temática abrangida pelo Ciclo de Formação (inicial e continuado). 4)Atividades de

16 16 Cultura e Arte - momentos de promoção da expressão cultural e artística em toda sua diversidade e autonomia, buscando a compreensão do potencial educativo da cultura e da arte. 5)Atividades Semi-presenciais: atividades integradoras da prática com a teoria, do compreender com o vivenciar, do fazer e do refletir, de forma sistemática, presencial e virtualmente, em todas as áreas e ao longo de todo o curso. Seguindo a flexibilização curricular sugerida pela Portaria 2253 do MEC, da inclusão de 20% da carga total semipresencial nos cursos de graduação. Tomamos o devido cuidado em também atender a Resolução 119/05-CEP. Com todas as cautelas e problemas que este tema tem por trás, nas atividades semipresenciais todos estaremos aprendendo: professores, funcionários e alunos. A idéia não é aligeirar nosso curso, mas realizar um planejamento de atividades cognitivas que preparem o professor para a modalidade de ensino a distância. Iniciaremos com algumas disciplinas, (10% da carga total do curso) apoiados por professores mais familiarizados com as tecnologias e que se dispõem a experimentar e ir criando a cultura do virtual, o conhecimento dentro do curso para avançarmos com propostas curriculares mais complexas, integradas e flexíveis, até encontramos em cada área de conhecimento qual é o ponto de equilíbrio entre o presencial e semi-presencial. O curso possui três ênfases: na construção da Identidade Profissional pretende que o aluno identifique no campo da Educação, da Pedagogia e das demais ciências seu campo específico de conhecimento, procedendo à leitura do mundo onde se situa e atua cotidianamente, na Docência e na formação de Gestor de Processos Educativos que deve possibilitar a visão ampla e global da escola e dos sistemas educacional e suas responsabilidades pela gestão, planejamento, supervisão e orientação das atividades educativas. TECER, DESTECER, TECER HOJE E SEMPRE De abril a outubro de 2005 chegaram ao CNE críticas e sugestões referentes às Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia e em 13 de dezembro de

17 é apresentado o Parecer CP 5/2005 que é aprovado por unanimidade. A presente Resolução incorpora parte das reivindicações históricas e, segundo Brzezinski representa vitória do movimento, porém, meia vitória: creio que vitória para valer (única para ser precisa) foi a base docente: todos os profissionais da educação tem a docência como base de formação (CONARCFE, 1983 Belo Horizonte) [...] perdemos com muito sentimento a tese por nós defendida: o curso de graduação é, ao mesmo tempo, uma licenciatura e um bacharelado, que por incrível que pareça foi defendido e concedido no Parecer nº 252/1969, do curso de Pedagogia imposto pela ditadura militar [...] A luta continua [...] (BRZEZINSKI 4, 2005, s/p). Após análise do Parecer CP 5/2005 no âmbito do Ministério da Educação o Ministro restituiu ao CNE o processo para reexame do referido parecer que recebe emenda retificada ao art. 14 para observância do disposto no art. 64 da LDB nº 9.394/1996, assevera que a licenciatura em Pedagogia realiza formação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional, em organizações (escolas e órgãos dos sistemas de ensino) da Educação Básica e também estabelece as condições em que a formação pós-graduada para tal deve ser efetivada, prevendo que cabe a todos os licenciados a oportunidade de posterior aprofundamento da formação pertinente à organização escolar que deve ser eminentemente colegiada baseada no princípio da gestão democrática. Tal reexame está contido no Parecer CP 3/2006 e foi aprovado com um voto contrário. Assim em 04 de abril de 2006 as Diretrizes Nacionais para o curso de Pedagogia foi homologado pelo Ministro da Educação em solenidade pública com a presença das entidades representativas do movimento nacional sobre formação de pedagogos e professores no Brasil e corresponde ao consenso possível alcançado nesse processo. A continuação da tessitura histórica do curso de Pedagogia precisa de muitas mãos para movimentarem a lançadeira de um lado para outro e os pentes para frente e para trás, destecendo alguns pontos e tecendo novos com linhas mais claras e vivas para começar um outro tempo no horizonte da formação do pedagogo no Brasil. No 4 disponibizado na rede do FORUNDIR.

18 18 nosso tear do curso de Pedagogia da UEM continuaremos tecendo, hora a hora, o longo tapete que nunca se acaba. Referências: CAMBI, Franco. História da pedagogia. Trad. De Álvaro Lorencini. São Paulo: UNESP, NÓVOA, Antonio. Apresentação. In: CAMBI, Franco. História da pedagogia. Trad. De Álvaro Lorencini. São Paulo: UNESP, BISSOLLI da SILVA, Carmem, Sílvia. Curso de Pedagogia no Brasil: uma história de busca de afirmação de identidade. Campinas: Autores Associados, (Polêmicas do nosso tempo, 66), LIBÂNEO, José Carlos; PIMENTA, Selma Garrido. Formação dos profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança. In: Pimenta, Selma Garrido, org. Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, AGUIAR, Márcia Ângela da Silva; MELO; Márcia Maria de Oliveira. Pedagogia e diretrizes curriculares: polêmicas e controvérsias. Linhas Críticas. Brasília: nº20, v. 11, jan./jun ANFOPE, ANPED, e CEDES. Editorial. Educação e Sociedade. Campinas: nº 90, v. 26, jan./abr RESOLUÇÃO CNE/CP 01 de 18 de fevereiro de RESOLUÇÃO CNE/CP 02 de 19 de fevereiro de PROJETO DE RESOLUÇÃO Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Pedagogia CEEP PROJETO DE RESOLUÇÃO Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Pedagogia CNE/CP abr PARECER CNE/CP 5/2005 de 13/12/2005. PARECER CNE/CP 3/2006 de 21/02/2005. PROCESSO nº 1697/91 projeto pedagógico co curso de graduação em Pedagogia/UEM. CATALOGO DE APRESENTAÇÂO DOS CURSOS DE GRADUAÇÂO DA UEM, DOCUMENTOS REFERENTES AOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO/UEM DAA.V. 2 E 4. ATAS DO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA/UEM V. 01 A 06.

19 19 RESOLUÇÃO Nº 050/79- CEP. RESOLUÇÃO Nº 176/91- CEP.

Fórum Nacional de Diretores de Faculdades/Centros/Departamentos de Educação das Universidades Públicas Brasileiras (FORUMDIR)

Fórum Nacional de Diretores de Faculdades/Centros/Departamentos de Educação das Universidades Públicas Brasileiras (FORUMDIR) Fórum Nacional de Diretores de Faculdades/Centros/Departamentos de Educação das Universidades Públicas Brasileiras (FORUMDIR) I ENCONTRO NACIONAL DE COORDENADORES DE CURSO DE PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES

Leia mais

PROCESSO N. 515/08 PROTOCOLO N.º 5.673.675-1 PARECER N.º 883/08 APROVADO EM 05/12/08 INTERESSADA: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES

PROCESSO N. 515/08 PROTOCOLO N.º 5.673.675-1 PARECER N.º 883/08 APROVADO EM 05/12/08 INTERESSADA: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES PROCESSO N. 515/08 PROTOCOLO N.º 5.673.675-1 PARECER N.º 883/08 APROVADO EM 05/12/08 CÂMARA DE LEGISLAÇÃO E NORMAS INTERESSADA: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES MUNICÍPIO: ITAIPULÂNDIA

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

ESTÁGIO DOCENTE DICIONÁRIO

ESTÁGIO DOCENTE DICIONÁRIO ESTÁGIO DOCENTE Ato educativo supervisionado realizado no contexto do trabalho docente que objetiva a formação de educandos que estejam regularmente frequentando cursos e/ou programas de formação de professores

Leia mais

FORMAÇÃO MATEMÁTICA EM CURSOS DE PEDAGOGIA EM DOIS TEMPOS: UM ESTUDO

FORMAÇÃO MATEMÁTICA EM CURSOS DE PEDAGOGIA EM DOIS TEMPOS: UM ESTUDO FORMAÇÃO MATEMÁTICA EM CURSOS DE PEDAGOGIA EM DOIS TEMPOS: UM ESTUDO Thiago Tavares Borchardt Universidade Federal de Pelotas thiago tb@hotmail.com Márcia Souza da Fonseca Universidade Federal de Pelotas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação UF: DF Superior ASSUNTO: Aprecia Indicação CNE/CP nº 2/2002 sobre Diretrizes Curriculares

Leia mais

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Eixo temático 1: Fundamentos e práticas educacionais Telma Sara Q. Matos 1 Vilma L. Nista-Piccolo 2 Agências Financiadoras: Capes / Fapemig

Leia mais

MARLY GUIMARÃES FERNANDES COSTA Vice-Presidente

MARLY GUIMARÃES FERNANDES COSTA Vice-Presidente UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 2/2013-CONSUNIV Dispõe sobre diretrizes para estruturação e organização curricular dos Cursos de Graduação da UEA e dá outras providências.

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT 1 RESOLUÇÃO CONSU 2015 04 de 14/04/2015 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT Campus Virtual 2 A. JUSTIFICATIVA A vida universitária tem correspondido a um período cada vez mais

Leia mais

Ementas aprovadas nos Departamentos (as disciplinas obrigatórias semestrais estão indicadas; as demais são anuais)

Ementas aprovadas nos Departamentos (as disciplinas obrigatórias semestrais estão indicadas; as demais são anuais) UFPR SETOR DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA EMENTAS DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS Ementas aprovadas nos Departamentos (as disciplinas obrigatórias semestrais estão indicadas; as demais são anuais) 1º ANO

Leia mais

WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA

WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NO AMAZONAS MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO AMAZONAS WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA PROPOSTAS

Leia mais

PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular

PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular Daiele Zuquetto Rosa 1 Resumo: O presente trabalho objetiva socializar uma das estratégias de integração curricular em aplicação

Leia mais

1.3. Planejamento: concepções

1.3. Planejamento: concepções 1.3. Planejamento: concepções Marcelo Soares Pereira da Silva - UFU O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Fica alterado o Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Psicologia, do. São Paulo, 26 de abril de 2012.

R E S O L U Ç Ã O. Fica alterado o Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Psicologia, do. São Paulo, 26 de abril de 2012. RESOLUÇÃO CONSEACC/SP 04/2012 ALTERA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA, DO CAMPUS SÃO PAULO DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Presidente do Conselho Acadêmico de Campus

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 119-COU/UNICENTRO, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2013. ALTERADA A NOMENCLATURA DESSE CURSO PARA LICENCIATURA EM PSICOLOGIA COMPLEMENTAÇÃO, CONFORME RESOLUÇÃO Nº 182/2014-GR/UNICENTRO. Aprova o Projeto

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO INTRODUÇÃO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC) Articulação com o Plano de Desenvolvimento Institucional PDI Projeto Político Pedagógico Indissociabilidade entre ensino, pesquisa

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

Bacharelado em Humanidades

Bacharelado em Humanidades UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE CURSO Bacharelado em Humanidades 1. Perfil do Egresso Em consonância

Leia mais

Agenda Estratégica Síntese das discussões ocorridas no âmbito da Câmara Técnica de Ensino e Informação

Agenda Estratégica Síntese das discussões ocorridas no âmbito da Câmara Técnica de Ensino e Informação Agenda Estratégica Síntese das discussões ocorridas no âmbito da Câmara Técnica de Ensino e Informação Ao largo do segundo semestre de 2014 e início de 2015, a CTEI debruçou-se sobre o Termo de Referência

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR

DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR APROVADO PELA RESOLUÇÃO

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTO-AVALIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA CPA DA FACULDADE ARAGUAIA 2014/01 a 2014/02 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1. Análise

Leia mais

O Ensino a Distância nas diferentes Modalidades da Educação Básica

O Ensino a Distância nas diferentes Modalidades da Educação Básica O Ensino a Distância nas diferentes Modalidades da Educação Básica Francisco Aparecido Cordão Conselheiro da Câmara de Educação Básica do CNE facordao@uol.com.br 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16

Leia mais

Campus de Franca TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Campus de Franca TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL DA FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO TÍTULO I DAS

Leia mais

O CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL E A SUA NORMATIZAÇÃO

O CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL E A SUA NORMATIZAÇÃO O CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL E A SUA NORMATIZAÇÃO Elisa Machado Matheussi elisa@rla01.pucpr.br Sirley Terezinha Filipak sirley@rla01.pucpr.br Pontifícia Universidade Católica do Paraná RESUMO Este estudo

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1. EMENTA Paradigmas de Organização Escolar: pressupostos teóricos e práticos. Administração/gestão escolar: teorias e tendências atuais no Brasil. A escola concebida e organizada a partir das Diretrizes

Leia mais

Escola Superior de Ciências Sociais ESCS

Escola Superior de Ciências Sociais ESCS Escola Superior de Ciências Sociais ESCS Manual do Estágio Supervisionado Curso de Graduação - Licenciatura em História MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Conforme legislação em

Leia mais

Regimento do Mestrado Profissional em Matemeatica em Rede Nacional

Regimento do Mestrado Profissional em Matemeatica em Rede Nacional Regimento do Mestrado Profissional em Matemeatica em Rede Nacional Capítulo I Objetivos Artigo 1º - O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) tem como objetivo proporcionar formação

Leia mais

UNCME RS FALANDO DE PME 2015

UNCME RS FALANDO DE PME 2015 UNCME RS FALANDO DE PME 2015 DIRETORIA UNCME-RS VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO, REMUNERAÇÃO, CARREIRA E CONDIÇÕES DE TRABALHO CONTATOS: Site: www.uncmers E-MAIL: uncmers@gmail.com.br

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTOAVALIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2014/01 a 2014/02 APRESENTAÇÃO O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão. Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional)

COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão. Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional) COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional) Universidade Federal de Roraima UFRR Brasil Especialista em Alfabetização (Prática Reflexiva

Leia mais

INSTITUTO SINGULARIDADES CURSO PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR POR ANO E SEMESTRE DE CURSO

INSTITUTO SINGULARIDADES CURSO PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR POR ANO E SEMESTRE DE CURSO INSTITUTO SINGULARIDADES CURSO PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR POR ANO E SEMESTRE DE CURSO 1º N1 1. Espaços e Práticas Culturais 40h N1 2. Oficina de Artes Visuais 80h N1 3. Prática de Leitura e escrita 80h

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME)

NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME) NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME) Palmas 2010 1. Apresentação O Núcleo de Apoio Didático e Metodológico NADIME é o órgão da Faculdade Católica do Tocantins responsável pela efetivação da

Leia mais

Fragmentos do Texto Indicadores para o Desenvolvimento da Qualidade da Docência na Educação Superior.

Fragmentos do Texto Indicadores para o Desenvolvimento da Qualidade da Docência na Educação Superior. Fragmentos do Texto Indicadores para o Desenvolvimento da Qualidade da Docência na Educação Superior. Josimar de Aparecido Vieira Nas últimas décadas, a educação superior brasileira teve um expressivo

Leia mais

II. Atividades de Extensão

II. Atividades de Extensão REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO I. Objetivos A extensão tem por objetivo geral tornar acessível, à sociedade, o conhecimento de domínio da Faculdade Gama e Souza, seja por sua própria produção, seja

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA Telma Aparecida de Souza Gracias Faculdade de Tecnologia Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP telmag@ft.unicamp.br

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE Universidade Estadual De Maringá gasparin01@brturbo.com.br INTRODUÇÃO Ao pensarmos em nosso trabalho profissional, muitas vezes,

Leia mais

Gestão e Formação Pedagógica em: Administração, Inspeção, Orientação e Supervisão Objetivo do curso:

Gestão e Formação Pedagógica em: Administração, Inspeção, Orientação e Supervisão Objetivo do curso: Com carga horária de 720 horas o curso Gestão e Formação Pedagógica em: Administração, Inspeção, Orientação e Supervisão é desenvolvido em sistema modular, com 01 encontro por bimestre (total de encontros

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de

Leia mais

CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSORES. Profa. M. Ana Paula Melim Profa. Milene Bartolomei Silva

CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSORES. Profa. M. Ana Paula Melim Profa. Milene Bartolomei Silva CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSORES Profa. M. Ana Paula Melim Profa. Milene Bartolomei Silva 1 Conteúdo: Concepções Pedagógicas Conceitos de Educação; Pedagogia; Abordagens Pedagógicas: psicomotora, construtivista,

Leia mais

Curso de Especialização em ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PRÁTICAS DE SUPERVISÃO

Curso de Especialização em ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PRÁTICAS DE SUPERVISÃO Curso de Especialização em ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PRÁTICAS DE SUPERVISÃO ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Orientação Educacional e Práticas

Leia mais

PROFMAT - Programa de Mestrado Profissional em Matemática. Regimento. Coordenação do ensino de matemática nas escolas;

PROFMAT - Programa de Mestrado Profissional em Matemática. Regimento. Coordenação do ensino de matemática nas escolas; Capítulo I Objetivos Regimento Artigo 1º - O Objetivo do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional é proporcionar ao aluno formação matemática aprofundada, relevante ao exercício

Leia mais

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. IFSP Campus São Paulo AS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. IFSP Campus São Paulo AS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFSP Campus São Paulo AS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS O componente curricular denominado Atividades Acadêmico-Científico- Culturais foi introduzido nos currículos

Leia mais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Educação de Qualidade ao seu alcance EDUCAR PARA TRANSFORMAR O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO: LICENCIATURA

Leia mais

Faculdade de Alta Floresta - FAF REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE ALTA FLORESTA - FAF

Faculdade de Alta Floresta - FAF REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE ALTA FLORESTA - FAF REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE ALTA FLORESTA - FAF Alta Floresta/2011 Sumário DA FINALIDADE E DA COORDENAÇÃO 03 DOS OBJETIVOS 04 DO CURRÍCULO E DA CARGA HORÁRIA

Leia mais

Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia

Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia 1. Componentes curriculares O currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia engloba as seguintes dimensões. 1.1. Conteúdos de natureza teórica Estes conteúdos

Leia mais

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ROSINALDO PANTOJA DE FREITAS rpfpantoja@hotmail.com DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO RESUMO: Este artigo aborda o Projeto político pedagógico e também

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ 2008 CAPÍTULO I DA CONCEPÇÃO E FINALIDADE Art. 1º. Respeitada a legislação vigente, as normas específicas aplicáveis a cada curso e, em

Leia mais

www.fafia.edu.br PORTARIA - FAFIA Nº 016/2014

www.fafia.edu.br PORTARIA - FAFIA Nº 016/2014 PORTARIA - FAFIA Nº 016/2014 Regulamenta a implantação e os procedimentos para oferta de componentes curriculares em regime semipresencial. A Professora ROSANE MARIA SOUZA DOS SANTOS, Diretora da Faculdade

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTO-AVALIAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA CPA DA FACULDADE ARAGUAIA 2014/01 a 2014/02 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1. Análise dos resultados

Leia mais

SÍNTESE DA 5ª REUNIÃO DE REESTRUTURAÇÃO DO PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FCT/PRESIDENTE PRUDENTE. 16\10\14 das 8h30 às 11h30

SÍNTESE DA 5ª REUNIÃO DE REESTRUTURAÇÃO DO PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FCT/PRESIDENTE PRUDENTE. 16\10\14 das 8h30 às 11h30 Câmpus de Presidente Prudente SÍNTESE DA 5ª REUNIÃO DE REESTRUTURAÇÃO DO PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FCT/PRESIDENTE PRUDENTE. Presentes: 16\10\14 das 8h30 às 11h30 DOCENTES: Cinthia

Leia mais

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Regina Luzia Corio de Buriasco * UEL reginaburiasco@sercomtel.com.br Magna Natália Marin Pires* UEL magna@onda.com.br Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino*

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 21/2007

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 21/2007 RESOLUÇÃO Nº 21/2007 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, CONSIDERANDO o que consta do Processo nº 25.154/2007-18 CENTRO DE EDUCAÇÃO (CE); CONSIDERANDO

Leia mais

CURSINHO POPULAR OPORTUNIDADES E DESAFIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE

CURSINHO POPULAR OPORTUNIDADES E DESAFIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE CURSINHO POPULAR OPORTUNIDADES E DESAFIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE INTRODUÇÃO Lucas de Sousa Costa 1 Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará lucascostamba@gmail.com Rigler da Costa Aragão 2

Leia mais

Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática versus Estágio Supervisionado

Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática versus Estágio Supervisionado Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática versus Estágio Supervisionado O objetivo deste texto é destacar as principais atividades envolvendo o projeto pedagógico do curso de licenciatura

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 190/00-CEE/MT.

RESOLUÇÃO Nº 190/00-CEE/MT. RESOLUÇÃO Nº 190/00-CEE/MT. Fixa normas complementares, para o Sistema Estadual de Ensino, à lmplementação das Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores da Educação Infantil e dos anos iniciais

Leia mais

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador 1. Introdução O Programa Mais Educação e o Programa Ensino Médio Inovador são estratégias do Ministério da Educação

Leia mais

Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)

Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Mário Lopes Amorim 1 Roberto Antonio Deitos 2 O presente

Leia mais

Regulamento dos Estágios Supervisionados do Curso de Pedagogia CAPÍTULO I DA REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Regulamento dos Estágios Supervisionados do Curso de Pedagogia CAPÍTULO I DA REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Regulamento dos Estágios Supervisionados do Curso de Pedagogia CAPÍTULO I DA REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1º Os Estágios Supervisionados na Gestão e Docência da Educação Infantil e na

Leia mais

A construção da. Base Nacional Comum. para garantir. Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento

A construção da. Base Nacional Comum. para garantir. Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento A construção da Base Nacional Comum para garantir Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento Política pública de Educação ESTADO dever de educar legislação planejamento instituições CIDADÃO

Leia mais

CME BOA VISTA ESTADO DE RORAIMA PREFEITURA MUNIPAL DE BOA VISTA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

CME BOA VISTA ESTADO DE RORAIMA PREFEITURA MUNIPAL DE BOA VISTA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CME BOA VISTA ESTADO DE RORAIMA PREFEITURA MUNIPAL DE BOA VISTA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO RELATO DE EXPERIÊNCIAS ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS

Leia mais

Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso

Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso AUTO-AVALIAÇAO INSTITUCIONAL DO CURSO DE PEDAGOGIA FACED-UFAM / Professores Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso Objetivos do Curso 01 - Tenho conhecimento do Projeto Pedagógico do Curso.

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS CAMPO GRANDENSES INSTRUÇÃO NORMATIVA 002/2010 17 05 2010

FACULDADES INTEGRADAS CAMPO GRANDENSES INSTRUÇÃO NORMATIVA 002/2010 17 05 2010 O Diretor das Faculdades Integradas Campo Grandenses, no uso de suas atribuições regimentais e por decisão dos Conselhos Superior, de Ensino, Pesquisa, Pós Graduação e Extensão e de Coordenadores, em reunião

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 A LDB, no Titulo VI, trata dos Profissionais da Educação, considerando sob essa categoria não só os professores, que são responsáveis pela gestão da sala de aula, mas

Leia mais

OBJETIVO Reestruturação de dois laboratórios interdisciplinares de formação de educadores

OBJETIVO Reestruturação de dois laboratórios interdisciplinares de formação de educadores OBJETIVO Reestruturação de dois laboratórios interdisciplinares de formação de educadores Laboratório Multidisciplinar de Ensino de Ciências e Matemática (LabMEC), vinculado ao Instituto de Ciências Exatas:

Leia mais

ANEXO 8 RESOLUÇÃO CNE/CP 1, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2002. (*)

ANEXO 8 RESOLUÇÃO CNE/CP 1, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2002. (*) ANEXO 8 RESOLUÇÃO CNE/CP 1, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2002. (*) Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação

Leia mais

Curso de Especialização Docente em Educação Ambiental (Lato Sensu)

Curso de Especialização Docente em Educação Ambiental (Lato Sensu) Curso de Especialização Docente em Educação Ambiental (Lato Sensu) O Curso de Especialização Docente em Educação Ambiental (Lato Sensu) é fruto de uma Dissertação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR do Curso de Serviço Social

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR do Curso de Serviço Social ORGANIZAÇÃO CURRICULAR do Curso de Serviço Social O Projeto pedagógico do Curso de Serviço Social do Pólo Universitário de Rio das Ostras sua direção social, seus objetivos, suas diretrizes, princípios,

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO E APERFEIÇOAMENTO PEDAGÓGICO AO DOCENTE

PROGRAMA DE APOIO E APERFEIÇOAMENTO PEDAGÓGICO AO DOCENTE PROGRAMA DE APOIO E APERFEIÇOAMENTO PEDAGÓGICO AO DOCENTE DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE GUARANTÂ DO NORTE - MT 2011 Apresentação Articulado com o novo Plano de Desenvolvimento Institucional (2011-2015)

Leia mais

Regulamento dos Cursos da Diretoria de Educação Continuada

Regulamento dos Cursos da Diretoria de Educação Continuada Regulamento dos Cursos da Diretoria de Educação Continuada Art. 1º Os Cursos ofertados pela Diretoria de Educação Continuada da Universidade Nove de Julho UNINOVE regem-se pela legislação vigente, pelo

Leia mais

Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas

Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas Introdução A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional afirma que cabe aos estabelecimentos de ensino definir

Leia mais

ANÁLISE DOS ASPECTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO

ANÁLISE DOS ASPECTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO ANÁLISE DOS ASPECTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO Andrelisa Goulart de Mello Universidade Federal de Santa Maria andrelaizes@gmail.com Ticiane

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO GUARUJÁ 2013 REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Artigo 1º - O Estágio

Leia mais

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA Autores: FIGUEIREDO 1, Maria do Amparo Caetano de LIMA 2, Luana Rodrigues de LIMA 3, Thalita Silva Centro de Educação/

Leia mais

2.5 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

2.5 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 2.5 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Para que a Educação Infantil no município de Piraquara cumpra as orientações desta Proposta Curricular a avaliação do aprendizado e do desenvolvimento da criança, como

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DIRETRIZES DO CURSO

CAPÍTULO I DAS DIRETRIZES DO CURSO RESOLUÇÃO CAS Nº 07 / 2007 De 05 de agosto de 2007 Reformula o Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia, a ser implantado a partir do 2º semestre do ano letivo de 2007. CONSIDERANDO

Leia mais

Curso de especialização EM GESTÃO EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO INFANTIL

Curso de especialização EM GESTÃO EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO INFANTIL Curso de especialização EM GESTÃO EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO INFANTIL ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação Gestão Educacional NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão Educacional

Leia mais

CURSOS ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CURSOS ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROJETO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES ANO 2007 CURSOS ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS INTRODUÇÃO: Tendo como objetivo propiciar ao aluno um conjunto de oportunidades que se refletirão, de forma direta

Leia mais

Curso de Especialização em SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Curso de Especialização em SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL Curso de Especialização em SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Supervisão e Orientação Educacional.

Leia mais

REGULAMENTO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO/PSICOPEDAGÓGICO NAP/NAPP. Do Núcleo de Apoio Pedagógico/Psicopedagógico

REGULAMENTO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO/PSICOPEDAGÓGICO NAP/NAPP. Do Núcleo de Apoio Pedagógico/Psicopedagógico REGULAMENTO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO/PSICOPEDAGÓGICO NAP/NAPP Capítulo I Do Núcleo de Apoio Pedagógico/Psicopedagógico Art. 1º O Núcleo de Apoio Pedagógico/Psicopedagógico- NAP/NAPP do Centro de Ensino

Leia mais

INDICAÇÃO CEE Nº : 53/2005 - CES - Aprovada em 14-12-2005. PROCESSO CEE Nº : 398/2000 Reautuado em 28/01/05

INDICAÇÃO CEE Nº : 53/2005 - CES - Aprovada em 14-12-2005. PROCESSO CEE Nº : 398/2000 Reautuado em 28/01/05 INDICAÇÃO CEE Nº : 53/2005 - CES - Aprovada em 14-12-2005 PROCESSO CEE Nº : 398/2000 Reautuado em 28/01/05 INTERESSADO EMENTA ORIGINAL : Conselho Estadual de Educação : Orientação ao Sistema Estadual de

Leia mais

MATRIZES CURRICULARES MUNICIPAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - MATEMÁTICA: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA EM MOGI DAS CRUZES

MATRIZES CURRICULARES MUNICIPAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - MATEMÁTICA: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA EM MOGI DAS CRUZES MATRIZES CURRICULARES MUNICIPAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - MATEMÁTICA: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA EM MOGI DAS CRUZES Marcia Regiane Miranda Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes marcia.sme@pmmc.com.br

Leia mais

REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO

REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO I Nome do curso PROTAGONISMO JUVENIL - GRÊMIO ESTUDANTIL E A FORMAÇÃO CIDADÃ NO ESPAÇO ESCOLAR II Apresentação: descrição do curso O curso capacitará os participantes

Leia mais

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO 1) UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE ITABERAÍ CURSO DE PEDAGOGIA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO REGULAMENTO Itaberaí/2012 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE ITABERAÍ CURSO DE

Leia mais

QUALIFICAÇÃO DA ÁREA DE ENSINO E EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA PROFISSIONAIS DE SERVIÇOS DE SAÚDE

QUALIFICAÇÃO DA ÁREA DE ENSINO E EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA PROFISSIONAIS DE SERVIÇOS DE SAÚDE QUALIFICAÇÃO DA ÁREA DE ENSINO E EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA PROFISSIONAIS DE SERVIÇOS DE SAÚDE Há amplo consenso nas categorias profissionais da saúde, em especial na categoria

Leia mais

TÍTULO DO PROJETO: I FORUM DA GRADUAÇÃO da UENF: Educação Contemporânea Desafios e Perspectivas

TÍTULO DO PROJETO: I FORUM DA GRADUAÇÃO da UENF: Educação Contemporânea Desafios e Perspectivas TÍTULO DO PROJETO: I FORUM DA GRADUAÇÃO da UENF: Educação Contemporânea Desafios e Perspectivas I-Introdução A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro UENF é uma Instituição Estadual de

Leia mais

O Papel do Pedagogo na Escola Pública CADEP

O Papel do Pedagogo na Escola Pública CADEP O Papel do Pedagogo na Escola Pública CADEP O Papel do Pedagogo na Escola Pública 1 A construção histórica do Curso de Pedagogia 2 Contexto atual do Curso de Pedagogia 3 O trabalho do Pedagogo prática

Leia mais

CONSELHO DE CLASSE DICIONÁRIO

CONSELHO DE CLASSE DICIONÁRIO CONSELHO DE CLASSE O Conselho de Classe é um órgão colegiado, de cunho decisório, presente no interior da organização escolar, responsável pelo processo de avaliação do desempenho pedagógico do aluno.

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO CNE/CP 1, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2002 (*)

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO CNE/CP 1, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2002 (*) CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO CNE/CP 1, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2002 (*) Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de

Leia mais

ATUAÇÃO DO MACROCAMPO PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL EM SOCIOLOGIA NO SEVERINO CABRAL

ATUAÇÃO DO MACROCAMPO PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL EM SOCIOLOGIA NO SEVERINO CABRAL ATUAÇÃO DO MACROCAMPO PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL EM SOCIOLOGIA NO SEVERINO CABRAL PRISCYLLA K. O. SILVA (UFCG), JOSÉ WILTON DE FREITAS RAMOS (UFCG), SILMARA S. ALVES (UFCG), SUZIANE S. ALBUQUERQUE (UFCG).

Leia mais

Documento orientador de um curso que traduz as políticas acadêmicas institucionais

Documento orientador de um curso que traduz as políticas acadêmicas institucionais Documento orientador de um curso que traduz as políticas acadêmicas institucionais Construção coletiva a partir das experiências, coordenada pelo Colegiado do Curso de Graduação (art. 34 do Regimento Geral

Leia mais

ESCLARECIMENTOS SOBRE OS CURSOS DE BACHARELADO E LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

ESCLARECIMENTOS SOBRE OS CURSOS DE BACHARELADO E LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ISSN 2238-300X ESCLARECIMENTOS SOBRE OS CURSOS DE BACHARELADO E LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA Prof. Dr. Francisco Pitanga 1 A Educação Física passa por momento bastante difícil no Estado da Bahia e precisamos

Leia mais

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do Dimensão 2 As políticas para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de

Leia mais

III-Compreender e vivenciar o funcionamento e a dinâmica da sala de aula.

III-Compreender e vivenciar o funcionamento e a dinâmica da sala de aula. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA TÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Artigo 1º -O Estágio Supervisionado de que trata este regulamento refere-se à formação de licenciados em Pedagogia

Leia mais

Especialização em Atendimento Educacional Especializado

Especialização em Atendimento Educacional Especializado Especialização em Atendimento Educacional Especializado 400 horas Escola Superior de Tecnologia e Educação de Rio Claro ASSER Rio Claro Objetivos do curso: De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases, especialmente

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VIÇOSA/ALAGOAS PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGCIO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VIÇOSA/ALAGOAS PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGCIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VIÇOSA/ALAGOAS PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGCIO Texto:Ângela Maria Ribeiro Holanda ribeiroholanda@gmail.com ribeiroholanda@hotmail.com A educação é projeto, e, mais do que isto,

Leia mais

NÍVEIS DE ENSINO DICIONÁRIO

NÍVEIS DE ENSINO DICIONÁRIO NÍVEIS DE ENSINO Estruturas verticais hierárquicas que compõem a educação escolar. Atualmente, a educação escolar brasileira está organizada em dois níveis de ensino: a educação básica e a educação superior.

Leia mais

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa GESTÃO EDUCACIONAL INTEGRADA: Oferecendo 04 Habilitações: supervisão de ensino, orientação educacional, inspeção de ensino e administração escolar. JUSTIFICATIVA O Curso de Especialização em Gestão Educacional

Leia mais

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Moysés Kuhlmann :A educação da criança pequena também deve ser pensada na perspectiva de

Leia mais

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA APRESENTAÇÃO Toda proposta educacional cujo eixo do trabalho pedagógico seja a qualidade da formação a ser oferecida aos estudantes

Leia mais