EDUCAÇÃO, TRABALHO E CIDADANIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDUCAÇÃO, TRABALHO E CIDADANIA"

Transcrição

1 EDUCAÇÃO, TRABALHO E CIDADANIA Marcia Cristina Rafael * RESUMO: A transformação do trabalho e da educação acompanham a evolução da própria humanidade. São o resultado de lutas dos trabalhadores, de classes privilegiadas e desprivilegiadas, de mudanças econômicas e sociais, evoluindo à medida que o mundo evoluiu. Aqui procuramos evidenciar a educação e o trabalho como direitos fundamentais, as finalidades da educação e porque o trabalho é tão importante para todos nós. Ainda, a importância da educação no mundo do trabalho, e a necessidade da completa integração entre ambos para que o homem tenha um mínimo de dignidade, citando os principais aspectos e entendimentos que norteiam o tema. Palavras chave: TRABALHO. EDUCAÇÃO. CIDADANIA. DIREITO AO TRABALHO. 1. INTRODUÇÃO A relação existente entre educação e trabalho é tema que vem sendo debatido e discutido pelos doutrinadores, psicólogos, pedagogos, educadores, etc, atualmente, ora no sentido de se atribuir à educação ou à falta dela o problema do desemprego em massa, ora no sentido de se encontrar meios imediatos para acabar com o problema crescente do desemprego. A intenção aqui é de demonstrar a relação existente entre educação e trabalho, e a imprescindibilidade de ambos para o exercício da cidadania. 2. DIREITO À EDUCAÇÃO * Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. Mestranda em Direito do Trabalho pela PUC/SP, Professora dos cursos de Direito e Administração das Faculdades Maringá.

2 O direito à educação e ao trabalho, por serem direitos fundamentais, estão consagrados na ordem constitucional. Por direito fundamental deve-se entender a faculdade ou prerrogativa essencial ou necessária ao ser humano para fazer valer um atributo inerente à sua natureza. Devido ao seu sentido universal, o seu conteúdo adquire reconhecimento e valor formalizando princípios que são ordinários a todos os povos do mundo. Tais direitos são reconhecidos pelo Estado com o intuito de tutelar os mais fracos, proporcionando igualdade de oportunidade, de obtenção de qualidade de vida e de tratamento fraterno e não discriminativo, sem os quais o homem é incapaz de alcançar sua realização e desenvolvimento com plenitude. Nas palavras de José Afonso da Silva (1992, p. 159) direitos fundamentais do homem são: aquelas prerrogativas e instituições que ele (direito positivo) concretiza em garantias de uma convivência digna, livre e igual de todas as pessoas. No qualificativo fundamentais acha-se a indicação de que se trata de situações jurídicas sem as quais a pessoa humana não se realiza, não convive e, às vezes, nem mesmo sobrevive; fundamentais do homem no sentido de que a todos, por igual, devem ser, não apenas formalmente reconhecidos, mas concreta e materialmente efetivados. Também nesse sentido se manifesta Giuliano Mazzoni (1972, p. 01) quando diz que é através da organização que o homem persegue o trabalho e sua autotutela. Educação vem do latim educere que significa extrair, tirar, desenvolver e de ducere que significa conduzir a pessoa a desenvolver. Portanto, os estudantes precisam receber uma real orientação efetiva no sentido de se encaminharem para cursos que lhes possam abrir melhores perspectivas, atendendo tanto ao seu interesse pessoal quanto ao dos pais. Com isto em mente, passaremos a tratar da pesquisa e da inovação no ensino (COOMBS, H. Philip, 1986, p. 160). Sabemos que é através da educação que a pessoa se desenvolve dignamente enquanto ser humano e está apta a desempenhar os diferentes papéis sociais. 3. FINALIDADES DA EDUCAÇÃO

3 Segundo John Dewey (1979, p. 106) a educação é um processo social e como tal deve ser analisada de acordo com cada sociedade. Assim, fica a pergunta: o que cada sociedade espera da educação? No art. 205 da Constituição Federal ficou clara a intenção do legislador quando apontou as finalidades da educação no Brasil, sendo elas: a) pleno desenvolvimento da pessoa; b) seu preparo para o exercício da cidadania; c) sua qualificação para o trabalho. A educação tem por fim atingir o pleno desenvolvimento da pessoa humana, ou seja, preparála em todos os aspectos, seja para a vida, seja para o trabalho, seja para o preparo para o exercício da cidadania, aprendendo quais são os seus direitos e obrigações como cidadã e, a sua qualificação para o trabalho, mas não uma qualificação imediata, no sentido de provê-la apenas para o presente, mas uma qualificação constante, que a prepare para o trabalho a vida toda. Portanto, a educação não possui uma única finalidade, mas visa o desenvolvimento pleno do ser humano, sendo que a essência ideológica da educação está justamente nessa transmissão das tradições da cultura do grupo de uma geração a outra (FERREIRA, Pinto, 1987, p. 51). Portanto, a educação é um processo constante de transmissão cultural. Assim, a finalidade da educação é de tríplice natureza, sendo que o pleno desenvolvimento do educando significa que a educação é um processo intencional que deve contribuir para que o indivíduo se desenvolva psicologicamente de forma sadia e harmoniosa. Embora faça parte do exercício da cidadania, a educação escolar deve preparar o indivíduo para poder ser cidadão pleno. Quanto à qualificação para o trabalho, significa que o homem, através do trabalho, se realiza como pessoa e parte de sua sociedade, conforme ensinamentos de Moaci Alves Carneiro (1998, p ). Cabe ao Estado, ainda, educar homens para serem cidadãos, ou seja, tornar o indivíduo capaz de saber cumprir os seus deveres para com a sociedade e até para com o mundo, no sentido de respeitar as leis humanas e universais e de preservação da cultura e do meio-ambiente.

4 Herbert Marcuse (1998, p. 166) defende ainda a educação para uma independência intelectual e pessoal, pois, segundo ele, a liberdade de expressão num sistema democrático só funciona se não se questiona esse próprio sistema. Assim, a própria liberdade funciona como veículo de adaptação e limitação, ou seja, na opinião dele, posso expressar a minha opinião desde que ela não contrarie os interesses da maioria. Para Marcuse a educação hoje quer criar homens que pensem apenas mutiladamente, através de escolas apenas profissionalizantes, quando o correto seria educar através da experiência, passando-se os conhecimentos adquiridos, a história, a cultura de geração a geração, podendo então formar no homem o espírito crítico, não através de uma experiência mutilada, mas através de uma experiência completa. Para Delors (1999, p. 101): o desenvolvimento tem por objeto a realização completa do homem, em toda a sua riqueza e na complexidade das suas expressões e dos seus compromissos: indivíduo, membro de uma família e de uma coletividade, cidadão e produtor inventor de técnicas e criador de sonhos, acrescentado que a educação baseia-se em quatro pilares que são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Porém, não se pode ignorar que o ensino profissionalizante possui a sua importância; logicamente que não seria a única forma de educação a ser praticada, pois deveria permitir o ensino de forma permanente, mas não pode ser descartada in totum, pois o trabalho é o único meio de subsistência do homem e, como tal, deve o Estado lhe proporcionar meios de ingressar no mercado de trabalho com a menor brevidade possível, desde que também lhe proporcione o acesso contínuo à educação. 4. DIREITO AO TRABALHO Somente através do trabalho é que o ser humano encontra sua verdadeira dignidade sob o aspecto social, pois exercendo atividade produtiva se tornará útil à sociedade, à sua família e a si mesmo. Assim, poderá proporcionar a si e à sua família a necessária subsistência, liberdade, dignidade e plenitude como ser humano.

5 Não podemos perder de vista que o Direito ao Trabalho é considerado um direito fundamental, e este deve ser entendido como a faculdade ou prerrogativa essencial ou necessária ao ser humano para fazer valer um atributo inerente à sua natureza. Portanto, ao se procurar garantir o exercício do direito ao trabalho, seus pressupostos vão se concentrar na livre escolha de emprego, em condições de trabalho justas e favoráveis, bem como na proteção contra o desemprego (Recomendação 169 da Organização Internacional do Trabalho). É primordial, portanto, que exista a oportunidade de inserção na vida profissional, pressuposto do direito ao trabalho, conforme concepção dada pelos instrumentos universais e internacionais. Em tal sentido comenta Manoel Gonçalves Ferreira (1990, p. 90), dizendo que o direito ao trabalho é assegurado quando se encontra uma atividade produtiva remunerada, quando não se fica desempregado. Portanto, é essencial que o homem tenha consagrado o direito ao trabalho para que possa suprir as suas necessidades materiais mais primárias, além da plena realização de seus justos anseios. Dalmo de Abreu Dallari (1996, D-5), em um artigo no jornal o Estado de São Paulo, sobre o trabalho disse: o trabalho faz parte da condição humana e por isso não pode ser tratado como coisa supérflua, ou então como se fosse apenas mais um dos componentes na conjugação de elementos que irão proporcionar vantagens materiais a alguém... o trabalho para uns é atributo dignificante do homem...todos os seres humanos, sem qualquer exceção e sejam quais forem a época e o lugar, sempre necessitaram de alimento e abrigo, além de muitos outros bens materiais e imateriais. E sempre houve pessoas que trabalharam para que todos sobrevivessem. É o trabalho que aparece como um bem essencial para a preservação da vida, para a satisfação de desejos e necessidades, para a proteção da dignidade humana. Segundo Carlos Alberto Barata Silva e preciso não perder de vista que o trabalho é um dever social, deve,r que a bem dizer, surgiu com o próprio homem (1976, p. 33). Complementa dizendo que é obrigação do Estado proporcionar condições de trabalho a todos, sendo tal fato

6 inerente a própria natureza humana, pois se o homem possui o direito à vida, conseqüentemente deve ter o direito à sua subsistência. 5. EDUCAÇÃO, TRABALHO E CIDADANIA É interessante observar que o aspecto em que se vincula educação-trabalho-cidadania tem sido pouco estudado, segundo Arroyo (1987, p. 75). Arroyo (1987, p. 74) diz que a concepção do povo e de sua ação como sujeito político exige uma revisão profunda na relação tradicional entre educação, cidadania e participação política. Para Josania Lima Portela (1988, p. 07), o trabalho e a educação são elementos de construção da cidadania capitalista, pois para ela é através do trabalho que se conquista a cidadania, ou seja, é através do trabalho que o indivíduo recebe a parcela que tem direito nas relações sociais, o seu salário, tornando real a sua condição de cidadão. Para Jaime Pinsky (1999, p. 18) cidadania enfeixa uma séria de direitos, deveres e atitudes relativos ao cidadão, aquele indivíduo que estabeleceu um contrato com seus iguais para a utilização dos serviços em troca de troca de pagamento (taxas e impostos) e de sua participação, ativa ou passiva, na administração comum. Para Maria de Lourdes Manzine-Covre (1995, p. 09), ser cidadão significa ter direitos e deveres, ser súdito e ser soberano. Tal situação está descrita na Carta de Direitos da Organização das Nações Unidas (ONU), de 1948, que tem suas primeiras matrizes marcantes nas cartas de Direitos dos Estados Unidos (1776) e da Revolução Francesa (1798). Para estes instrumentos, segundo Maria de Lourdes (1995, p. 09): a proposta mais funda de cidadania é a de que todos os homens são iguais ainda que perante a lei, sem discriminação de raça, credo ou cor. E ainda: a todos cabem o domínio sobre seu corpo e sua vida, o acesso a um salário condizente para promover a própria vida, o direito à educação, à saúde, à habitação, ao lazer. E

7 mais: é direito de todos poder expressar-se livremente, militar em partidos políticos e sindicatos, fomentar movimentos sociais, lutar por seus valores. Enfim, o direito de ter uma vida digna de ser homem. Novamente Arroyo (1987, p. 79) ressalta que existe imensa relação entre cidadania e educação, dizendo que a luta pela cidadania, pelo legítimo, pelos direitos, é o espaço pedagógico onde se dá o verdadeiro processo de formação e constituição do cidadão. A educação não é uma precondição da democracia e da participação, mas é parte, fruto e expressão do processo de sua constituição. Para Finger (2001), é importante pensar no foco do ensino, analisando-se a questão do emprego, pois, as pessoas numa escola estão fazendo investimento nelas mesmas e esperam tirar daí a sua sobrevivência, fator que deve ser pensado quando se debate a revisão do ensino superior no país. Mais do que tudo, a universidade tem de ser competente para identificar oportunidades e definir estatuto organizacional ágil, que lhe possibilite acompanhar as mudanças de outros setores. Nilson José Machado (1997, p. 19), por sua vez, critica ferozmente a educação voltada exclusivamente para o trabalho, como tem acontecido com o nível médio de ensino, onde se prepara o indivíduo apenas para uma determina atividade, posto que, em seu entendimento, o indivíduo deve ter uma formação geral e permanente, onde possa se associar uma atividade de estudo com uma atividade de ensino, para poder supri-lo sempre que necessitar e não apenas momentaneamente, como a educação profissionalizante. E conclui dizendo: O FUTURO DO TRABALHO É A EDUCAÇÃO. Para Frigotto (2000, p. 13): existe uma inversão falseadora da realidade, produto do pensamento conservador, atribuir à educação, em geral, e à formação profissional, em particular, o papel definidor das relações de poder no plano econômico e político. Ao contrário, os processos educativos são dominantemente condicionados pelas relações de poder político e econômico.

8 Fica fácil observar que o governo e os empresários têm o mesmo discurso, ou seja, alegam que só seria possível a criação de empregos se houvesse a redução do custo do trabalho e com a flexibilização das normas trabalhistas. Dessa forma, tentam romper com a tradição que identifica cidadania com exercício de um trabalho. Nossa tradição diz que o emprego é um direito do cidadão e, na sua ausência, quem deve assegurá-lo é o Estado. O que ocorre na atual conjuntura econômica é que tanto as empresas como o Estado buscam se livrar dos encargos com o emprego, fazendo com que o desemprego seja responsabilidade individual do próprio desempregado. Nesse sentido Cláudio Scandalara (1998, p.22) diz: os governantes devem conscientizar-se que, primeiro, devem cumprir o dever com seus governados, propiciando o bem comum, executando e cumprindo as leis, pois como escreveu JEAN LAHOR, atos fragorosos e de repercussão nada valem em comparação ao silêncio de uma alma que cumpre simplesmente seu dever. Para Nilson José Machado (1997, p. 18), sempre que se analisar a questão do desemprego, em todos os ângulos que sob se discutir a questão, ou seja, quanto à necessidade de lazer, alterações dos modos de trabalho, etc, sempre vai sobressair a questão educacional. Lia Vargas Tiriba (2000, p. 211) explica que os trabalhadores alijados dos direitos sociais como escola, saúde, moradia, como também das conquistas trabalhistas historicamente conquistadas, os trabalhadores expulsos do sistema assalariado de trabalho buscam satisfazer, ao menos, uma parcela de suas necessidades através do trabalho por conta própria. O trabalho por conta própria tem sido uma tendência, deixando os trabalhadores de esperar pelo emprego assalariado, o que demonstra cada vez mais a deterioração das relações de trabalho. Para Paulo Roberto Melo (1997), é uma vertente a ser observada com muita profundidade, porque, na verdade, não se trata de mão-de-obra disponível, embora desempregada. Está na

9 economia informal, na condição de ambulantes, prestadores de serviços autônomos ou, mesmo, pequenos empresários não legalizados. Por isso, Scandalara (1998, p. 24) propõe que o Governo não deve dar esmolas, mas, sim, ajudar na geração de empregos, agindo como veículo de geração dos mesmos, para que possa garantir o mínimo de vida digna aos brasileiros. Agindo dessa forma, cumprirá o seu dever no sentido de prestar trabalho, pois, se assim não o for, não alcançarão a tão sonhada justiça distributiva. Osmar Fávero, José Silvério Baia Horta e Gaudêncio Frigotto (1995, p. 13) bem acentuam os desafios que vamos encontrar: matéria-prima e abundância de mão-de-obra, elementos antes fundamentais nas relações internacionais de países como o Brasil, hoje contam bem menos. A nova base técnica não é só altamente otimizadora de matéria-prima, como também cria substitutos; a grande matéria-prima chama-se hoje tecnologia. Por outro lado, exigem-se cada vez mais pessoas dotadas de elevada capacidade de abstração. Mais que nunca, a educação e a formação profissional tornam-se questão estratégica, tanto na criação científica quanto na transformação da ciência em tecnologia. José Pastore (1995, p. 2) salienta que o moderno capitalismo também requer um especial adestramento para "pertencer à nova orquestra" (a da economia integrada pelo sistemamundo a que nos referimos antes). Segundo ele, "as novas tecnologias criam ambientes de trabalho que demandam novas capacidades. Elas vão exigindo pessoas cada vez mais educadas, polivalentes, multifuncionais". Segundo Vanilda Paiva (2001, p. 56), todo o processo de transformação econômica e produtiva que está ocorrendo leva a uma exigência cada vez maior e mais aprimorada da formação educacional. Para César P.S. Machado Junior (1998, p. 33), a solução para esse grave problema, sem dúvida alguma, está na educação, onde o trabalhador deveria ser qualificado para atividades novas e mais complexas. Ressalta a importância de se preparar o homem para uma educação global e não para uma educação voltada para o trabalho, que efetivamente possa assegurar ao trabalhador uma cidadania ativa.

10 Para Guy Standing (1996), Economista da Organização Internacional do Trabalho (OIT), estamos passando de uma fase na qual o trabalho era um dever, para outra em que ele é um direito. As pessoas têm o direito de trabalhar e de ter trabalho digno. A sociedade está saindo de uma época dominada pelas forças do mercado, que se mostraram insuficientes para atender às necessidades do cidadão. A insegurança ronda o mundo, ninguém está tranqüilo em seu trabalho, as desigualdades vêm se agravando. Sabemos que apenas a formação técnica não garante emprego, a menos a longo prazo não, pois as descobertas de novas tecnologias mudam nossas vidas cotidianamente. Nassim Gabriel Mehedff salienta que antigamente a educação profissional era vista como sendo de longa duração, onde era possível entrar no mercado de trabalho, podendo substituir a educação básica, pois nessa época o operário padrão era valorizado, bastando muitas vezes que vestisse a camisa da empresa. Porém, com a mudança de paradigma o novo lema hoje é Empresa competitiva, cidadão competente. Para ele, a educação profissional apenas é suplementar a educação básica, mas jamais poderá substituí-la. Ademais, o fortalecimento das pessoas pela educação cidadã de qualidade será sempre um caminho seguro para enfrentar a crise do desemprego. Pessoas educadas, mais do que treinadas, estarão em melhores condições de repensar alternativas, segundo Jorge Werthein. E complementa: a partir dessa premissa de complementaridade à educação de 1o. e 2o. graus, educação profissional tem que ser pensada em bases contínuas ou permanentes: não basta um único e longo curso para entrar no mercado. Todo trabalhador precisa ter chance de múltiplas entradas e saídas nos sistemas de educação profissional, para se qualificar ou se requalificar - não raro, no curto prazo, e durante toda sua vida produtiva. Educação profissional certamente não cria empregos. Sendo a educação a base para a formação profissional e fundamental na constituição da cidadania, é indispensável que ela seja realizada de forma continuada e permanente, não apenas para preparar qualificados desempregados, como ocorre com o ensino profissionalizante a longo prazo.

11 Mauro Del Pino salienta que a formação profissional tem sido vista como a resposta para os problemas imediatos do desemprego. Porém, a resposta para tal problema é a maior base científica e tecnológica, que dependem da educação básica, de formação profissional, qualificação e requalificação. José Pastore, porém, salienta: A educação sozinha não gera emprego. Mas ela ajuda a manter as pessoas empregadas assim como facilita a mudança de emprego. E complementa: nunca a educação foi tão crucial para as pessoas conseguirem um emprego e, sobretudo, permanecerem empregadas. Antonio Ermínio de Moraes salienta que hoje temos como característica a mudança de emprego continuamente, desaparecendo a figura do emprego para a vida toda, sendo que para isso as pessoas precisam cada mais possuir informações e desenvolver novas habilidades. Porém, a conseqüência disso é que quanto mais se exige do trabalhador, mais aumenta a pressão sobre aqueles que estão despreparados e não conseguem se adaptar à nova realidade, aumentando, dessa forma, a exclusão social dos mesmos. No entanto, temos um aspecto muito positivo de todo o panorama traçado, pois para Maria da Glória Gohn (2001, p. 95), a educação ganha importância na nova conjuntura da era da globalização, porque o elevado grau de competitividade ampliou a demanda por conhecimento e informações. Discordando do entendimento de muitos Autores aqui apontados, temos Peter Drucker, considerado um dos grandes pensadores da administração moderna, sobre Empreendedorismo e educação, o qual afirma que doravante os pais não mais deverão preparar os filhos para serem empregados, mas empreendedores, pois a era do emprego acabou, porém, o mercado estará sempre aberto para acolher novos empreendimentos criativos e interessantes. O certo é que os empresários, de uma maneira geral, passaram a encarar a educação de seus empregados como premissa essencial para sobrevivência em um mercado global. Hoje, dificilmente o acesso ao trabalho é garantido aqueles que não têm uma profissão, bem como não é mais possível se manter no mercado de trabalho se o leque de conhecimento não for ampliado continuamente.

12 Daí porque grande parte dos doutrinadores citados defendem uma educação continuada, onde a escola será uma instituição a ser freqüentada pelo resto das nossas vidas, para melhor aprimoramento e adaptação ao mercado de trabalho. 6. CONCLUSÃO Pudemos observar uma corrente doutrinária que defende ardorosamente o ensino profissionalizante no lugar do ensino básico, como solução para o problema do desemprego que a tantos atormenta atualmente, pois o ingresso no mundo do trabalho se daria em média de 04 (quatro) a 05 (cinco) anos do que se o indivíduo freqüentasse uma faculdade. Os que são contra tal corrente atacam dizendo que somente uma educação continuada será capaz de manter as pessoas no emprego, ou mesmo possibilitar o engajamento em novos empregos, pois o ambiente de trabalho é cada vez mais polivalente, exigindo que o trabalhador tenha maiores conhecimentos e múltiplas aptidões. Até mesmo os empresários passaram a investir mais na educação de seus empregados, com a finalidade de que os mesmos desenvolvam múltiplas tarefas em seu ambiente de trabalho. Em contrapartida, os trabalhadores também estão procurando se aperfeiçoar para que possam sobreviver no mercado competitivo. Por fim, há aqueles que defendem que a era do emprego acabou, pois, segundo estes, seria impossível o mercado de trabalho absorver toda a mão de obra disponível, que aumenta dia a dia, em desproporção ao número de empregos criados. BIBLIOGRAFIA ARROYO, Miguel G. Educação e exclusão da cidadania. In: BUFFA, Ester. NOSELLA, Paolo. Educação e cidadania: quem educa o cidadão? São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1987.

13 NOSELLA, Paolo. Educação e cidadania: quem educa o cidadão? São Paulo: Cortez: Autores Associados, CARNEIRO, Moaci Alves. LDB fácil: leitura crítico-compreensiva artigo a artigo. 6. ed., Petrópolis: Vozes, COVRE, Maria de Lourdes Manzini. O que é cidadania. 2. ed., São Paulo: Brasiliense, COOMBS, H. Philip. A crise mundial da Educação. 2. ed., São Paulo: Perspectiva, DALLARI, Dalmo de Abreu. O trabalho integra a condição humana. O Estado de São Paulo, São Paulo: 10 de março de DELORS, Jacques (org). Educação: Um tesouro a descobrir. Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. 2. São Paulo: Cortez: Brasília DF: MEC: UNESCO, DEWEY, John. Democracia e Educação. 4 ed., vol. 21, São Paulo: Ed. Companhia Editora Nacional, DURCKER, Peter. Empreendedorismo. http/: FERREIRA, Manoel Gonçalves. Comentários à Constituição Brasileira de Vol. I, São Paulo: Saraiva, FINGER, Almeri Paulo. É preciso repensar as formas de ensino. Palestra proferida no Centro de Ensino Superior de Maringá, 26/09/2001. FRIGOTTO, Gaudêncio (org). Educação e Crise do Trabalho: perspectivas de final de século. 4. ed., Petrópolis: Vozes, HORTA, José Silvério Baia. FÁVERO, Osmar. Políticas Educacionais no Brasil: Desafios e Propostas, in: Cadernos de Pesquisa, n. 83. GOHN, Maria da Glória. Educação, trabalho e lutas sociais. In: GENTILI, Pablo (org.) Frigotto, Gaudêncio (org.) A cidadania negada: Políticas de exclusão na educação e no trabalho. 2. ed., São Paulo: Cortez, FÁVERO, Osmar. HORTA, José Silvério Baia. FRIGOTTO, Gaudêncio. Políticas Educacionais no Brasil: Desafios e Propostas. Cadernos de Pesquisa, n. 83.

14 FERREIRA, Pinto. Comentários à Constituição Federal Brasileira. vol. 07, São Paulo: Saraiva, MACHADO JUNIOR, César Pereira Silva Machado. Direito do Trabalho. São Paulo: LTr, MACHADO, Nilson José. Ensaios transversais: Cidadania e Educação. São Paulo: Escrituras Editora, MARCUSE, Herbert. Cultura e Sociedade. Paz e Terra, MAZZONI, Giuliano. Relações Coletivas de Trabalho. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais Ltda, MEHEDFF, Nassim Gabriel. Do "operário padrão" ao cidadão produtivo: o desafio de educar para a empregabilidade. http/: Maio,1996. MELO, Paulo Roberto. Do direito, ao trabalho. http/: MORAES, Antonio Ermínio. Educação e emprego. http/: PAIVA, Vanilda. Qualificação, crise do trabalho assalariado e exclusão social. In GENTILI, Pablo (org.) Frigotto, Gaudêncio (org.) A cidadania negada: Políticas de exclusão na educação e no trabalho. 2. ed., São Paulo: Cortez, PASTORE, José. A educação dos McDonald s, Folha de São Paulo de 10 de outubro de Educação e emprego. PINO, Mario Del. Política educacional, emprego e exclusão social. In GENTILI, Pablo (org.) Frigotto, Gaudêncio (org.) A cidadania negada: Políticas de exclusão na educação e no trabalho. 2. ed., São Paulo: Cortez, PINSKY, Jaime. Cidadania e Educação. 3. ed., São Paulo: Contexto, PORTELA, Josania Lima. Relação: educação, trabalho e cidadania. http/: SCANDALARA. Claudio. O Direito ao Trabalho, a Dignidade do Homem e o Desemprego. Revista Síntese Trabalhista nº 111 setembro/1998.

15 SILVA, Carlos Alberto Barata. Compêndio de Direito do Trabalho. São Paulo: LTr, SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 9. ed. rev. São Paulo: Malheiros Editores, STANDING, Guy. O trabalho será um direito. http/: TIRIBA, Lia Vargas. Autonomia popular e produção de uma nova cultura do trabalho: contradições e desafios frente à crise do trabalho assalariado. In FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Educação e Crise do Trabalho: perspectivas de final de século. 4. ed., Petrópolis: Ed. Vozes, WERTHEIN, Jorge. Educação, emprego e cidadania. http/:

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE Universidade Estadual De Maringá gasparin01@brturbo.com.br INTRODUÇÃO Ao pensarmos em nosso trabalho profissional, muitas vezes,

Leia mais

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS Daniel Silveira 1 Resumo: O objetivo desse trabalho é apresentar alguns aspectos considerados fundamentais para a formação docente, ou

Leia mais

O que são Direitos Humanos?

O que são Direitos Humanos? O que são Direitos Humanos? Por Carlos ley Noção e Significados A expressão direitos humanos é uma forma abreviada de mencionar os direitos fundamentais da pessoa humana. Sem esses direitos a pessoa não

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é:

Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é: Atividade extra Fascículo 3 Sociologia Unidade 5 Questão 1 Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é: a. Isolamento virtual b. Isolamento físico c.

Leia mais

FORMAÇÃO PROFISSIONAL COMO FATOR ESTRATÉGICO. Praia, 20 Outubro 2015. Organização da Apresentação. Formação Profissional como fator estratégico;

FORMAÇÃO PROFISSIONAL COMO FATOR ESTRATÉGICO. Praia, 20 Outubro 2015. Organização da Apresentação. Formação Profissional como fator estratégico; 1 Apresentação 2ª edição EXPO RH FORMAÇÃO PROFISSIONAL COMO FATOR ESTRATÉGICO Praia, 20 Outubro 2015 Vargas Melo Presidente do Conselho de Administração Organização da Apresentação Enquadramento; Formação

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO A educação é um dos pilares da sociedade e no nosso emprego não é diferente. Um povo culto está mais preparado para criar, planejar e executar os projetos para

Leia mais

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil.

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. 1 Autora :Rosângela Azevedo- PIBID, UEPB. E-mail: rosangelauepb@gmail.com ²Orientador: Dr. Valmir pereira. UEPB E-mail: provalmir@mail.com Desde

Leia mais

Do Latim civitas = condição ou direitos de cidadão ; de cives = homem que vive em cidade ; urbes = área urbanizada; Do Grego polis = cidade-estado;

Do Latim civitas = condição ou direitos de cidadão ; de cives = homem que vive em cidade ; urbes = área urbanizada; Do Grego polis = cidade-estado; Do Latim civitas = condição ou direitos de cidadão ; de cives = homem que vive em cidade ; urbes = área urbanizada; Do Grego polis = cidade-estado; Utiliza-se para designar uma dada entidade políticoadministrativa;

Leia mais

Katia Luciana Sales Ribeiro Keila de Souza Almeida José Nailton Silveira de Pinho. Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos)

Katia Luciana Sales Ribeiro Keila de Souza Almeida José Nailton Silveira de Pinho. Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos) Katia Luciana Sales Ribeiro José Nailton Silveira de Pinho Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos) Universidade Estadual de Montes Claros / UNIMONTES abril / 2003 Katia Luciana Sales Ribeiro José Nailton

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é:

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: a capacidade individual ou social para manter uma orientação constante, imutável, qualquer que seja a complexidade de uma situação

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

OS PROCESSOS DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL EM UM DESENHO CONTEMPORÂNEO

OS PROCESSOS DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL EM UM DESENHO CONTEMPORÂNEO OS PROCESSOS DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL EM UM DESENHO CONTEMPORÂNEO Karen Ramos Camargo 1 Resumo O presente artigo visa suscitar a discussão acerca dos processos de trabalho do Serviço Social, relacionados

Leia mais

INSTITUTO VIANNA JÚNIOR LTDA FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS VIANNA JÚNIOR INTERNET COMO INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

INSTITUTO VIANNA JÚNIOR LTDA FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS VIANNA JÚNIOR INTERNET COMO INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM INSTITUTO VIANNA JÚNIOR LTDA FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS VIANNA JÚNIOR INTERNET COMO INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM Lúcia Helena de Magalhães 1 Maria Cristina de Oliveira 2 Resumo Este artigo

Leia mais

ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR.

ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR. 1 ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR. Rute Regina Ferreira Machado de Morais Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG Este texto visa refletir sobre o papel

Leia mais

VOLUNTARIADO E CIDADANIA

VOLUNTARIADO E CIDADANIA VOLUNTARIADO E CIDADANIA Voluntariado e cidadania Por Maria José Ritta Presidente da Comissão Nacional do Ano Internacional do Voluntário (2001) Existe em Portugal um número crescente de mulheres e de

Leia mais

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG Curso de Graduação Administração Modalidade a Distância Dados do Curso Contato Ver QSL e Ementas Universidade Federal do Rio Grande / FURG 1) DADOS DO CURSO: COORDENAÇÃO: Profª MSc. Suzana Malta ENDEREÇO:

Leia mais

Empreendedorismo. Tópico 1 O (a) Empreendedor (a)

Empreendedorismo. Tópico 1 O (a) Empreendedor (a) Empreendedorismo Tópico 1 O (a) Empreendedor (a) Conteúdo 1. Objetivos do Encontro... 3 2. Introdução... 3 3. A formação do empreendedor... 3 4. Empreendedorismo nato ou desenvolvido?... 4 4.1 Características

Leia mais

Módulo 1 Questões Básicas da Economia. 1.1. Conceito de Economia

Módulo 1 Questões Básicas da Economia. 1.1. Conceito de Economia Módulo 1 Questões Básicas da Economia 1.1. Conceito de Economia Todos nós temos uma série de necessidades. Precisamos comer, precisamos nos vestir, precisamos estudar, precisamos nos locomover, etc. Estas

Leia mais

EMPREENDEDORISMO DE. Professor Victor Sotero

EMPREENDEDORISMO DE. Professor Victor Sotero EMPREENDEDORISMO DE NEGÓCIOS COM INFORMÁTICA Professor Victor Sotero 1 OBJETIVOS DA DISCIPLINA Esta disciplina apresenta uma metodologia para formação de empreendedores. Aberta e flexível, baseada em princípios

Leia mais

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum 1. O direito constitucional à educação é concretizado, primeiramente, com uma trajetória regular do estudante, isto é, acesso das crianças e jovens a

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

3.4 DELINEAMENTO ÉTICO JURÍDICO DA NOVA ORGANIZAÇÃO SOCIAL

3.4 DELINEAMENTO ÉTICO JURÍDICO DA NOVA ORGANIZAÇÃO SOCIAL 3.4 DELINEAMENTO ÉTICO JURÍDICO DA NOVA ORGANIZAÇÃO SOCIAL Os fundamentos propostos para a nova organização social, a desconcentração e a cooperação, devem inspirar mecanismos e instrumentos que conduzam

Leia mais

Unidade II. Unidade II

Unidade II. Unidade II Unidade II 3 DIREITO DO TRABALHO 3.1 Conceito de empregador e empregado De acordo com o que estabelece a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA OS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA OS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA OS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES Alexandre do Nascimento Sem a pretensão de responder questões que devem ser debatidas pelo coletivo, este texto pretende instigar

Leia mais

COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM

COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM Faz aquilo em que acreditas e acredita naquilo que fazes. Tudo o resto é perda de energia e de tempo. Nisargadatta Atualmente um dos desafios mais importantes que se

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO REALIZADO PELO SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO PONTAGROSSENSE DE REABILITAÇÃO AUDITIVA E DA FALA (CEPRAF) TRENTINI, Fabiana Vosgerau 1

Leia mais

Só viverá o homem novo, não importa quando, um dia, se os que por ele sofremos formos capazes de ser semente e flor desse homem.

Só viverá o homem novo, não importa quando, um dia, se os que por ele sofremos formos capazes de ser semente e flor desse homem. Só viverá o homem novo, não importa quando, um dia, se os que por ele sofremos formos capazes de ser semente e flor desse homem. Thiago de Mello Alimentação saudável na escola: um direito humano IV Encontro

Leia mais

A evolução da espécie humana até aos dias de hoje

A evolução da espécie humana até aos dias de hoje 25-11-2010 A evolução da espécie humana até aos dias de hoje Trabalho elaborado por: Patrícia da Conceição O aparecimento da espécie humana não aconteceu de um momento para o outro. Desde as mais antigas

Leia mais

ELEIÇÃO 2014 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA BRASIL 27 DO BRASIL QUE TEMOS PARA O BRASIL QUE QUEREMOS E PODEMOS DIRETRIZES GERAIS DE GOVERNO

ELEIÇÃO 2014 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA BRASIL 27 DO BRASIL QUE TEMOS PARA O BRASIL QUE QUEREMOS E PODEMOS DIRETRIZES GERAIS DE GOVERNO ELEIÇÃO 2014 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA BRASIL 27 DO BRASIL QUE TEMOS PARA O BRASIL QUE QUEREMOS E PODEMOS DIRETRIZES GERAIS DE GOVERNO CUMPRIR E FAZER CUMPRIR A CONSTITUIÇÃO 1. Cumprir e fazer cumprir a

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

05/DEZEMBRO É O DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTÁRIO!!!!! Solidariedade é o amor em movimento

05/DEZEMBRO É O DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTÁRIO!!!!! Solidariedade é o amor em movimento OBJETIVOS: Desenvolver o espírito de cidadania e voluntariado em nossos alunos, através de ações comunitárias envolvendo a comunidade local; Desenvolver o espírito do empreendedor social em nossos alunos;

Leia mais

A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO BIOLÓGICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO BIOLÓGICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO BIOLÓGICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Maria José Rodrigues de Farias Universidade Estadual da Paraíba lyarodriguesbio@gmail.com Introdução Atualmente os modelos

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS ALCIDES DE SOUZA JUNIOR, JÉSSICA AMARAL DOS SANTOS, LUIS EDUARDO SILVA OLIVEIRA, PRISCILA SPERIGONE DA SILVA, TAÍS SANTOS DOS ANJOS ACADÊMICOS DO PRIMEIRO ANO DE

Leia mais

GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: UM INSTRUMENTO DA INCLUSÃO RESUMO

GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: UM INSTRUMENTO DA INCLUSÃO RESUMO Revista Eletrônica da Faculdade Metodista Granbery http://re.granbery.edu.br - ISSN 1981 0377 Curso de Pedagogia - N. 6, JAN/JUN 2009 GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: UM INSTRUMENTO DA INCLUSÃO Beanilde Toledo

Leia mais

Disposições Preliminares do DIREITO DO IDOSO

Disposições Preliminares do DIREITO DO IDOSO Disposições Preliminares do DIREITO DO IDOSO LESSA CURSOS PREPARATÓRIOS CAPÍTULO 1 O ESTATUTO DO IDOSO O Estatuto do Idoso - Lei 10.741/2003, é o diploma legal que tutela e protege, através de um conjunto

Leia mais

ARQUITETURA E URBANISMO

ARQUITETURA E URBANISMO ADMINISTRAÇÃO OBJETIVANDO O APERFEIÇOAMENTO, DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, O ARQUITETURA E URBANISMO PROMETO NO EXERCÍCIO DA ATIVIDADE INERENTE À PRÁTICA DA ARQUITETURA E URBANISMO, RESPEITAR OS PRINCÍPIOS

Leia mais

CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSORES. Profa. M. Ana Paula Melim Profa. Milene Bartolomei Silva

CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSORES. Profa. M. Ana Paula Melim Profa. Milene Bartolomei Silva CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSORES Profa. M. Ana Paula Melim Profa. Milene Bartolomei Silva 1 Conteúdo: Concepções Pedagógicas Conceitos de Educação; Pedagogia; Abordagens Pedagógicas: psicomotora, construtivista,

Leia mais

Micro e Pequena Empresa: Conceito e Importância para a Economia.

Micro e Pequena Empresa: Conceito e Importância para a Economia. Micro e Pequena Empresa: Conceito e Importância para a Economia. Luiz Felipe de Oliveira Pinheiro * RESUMO O presente mini-ensaio, apresenta os desvios que envolvem o conceito de micro e pequena empresa

Leia mais

A DESVIRTUALIZAÇÃO DA TERCEIRIZAÇÃO

A DESVIRTUALIZAÇÃO DA TERCEIRIZAÇÃO A DESVIRTUALIZAÇÃO DA TERCEIRIZAÇÃO A essência da terceirização visa trazer às empresas contratantes desenvolvimento econômico, especialização dos serviços, competitividade, busca de qualidade, controles

Leia mais

O que a Postura Consultiva tem a ver com Você

O que a Postura Consultiva tem a ver com Você O que a Postura Consultiva tem a ver com Você Marcelo Egéa M* O que é postura consultiva Criar e sustentar uma marca é um trabalho que exige o máximo de todos na empresa. Alguns têm contato direto com

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

PRINCÍPIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMO UM DIREITO FUNDAMENTAL

PRINCÍPIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMO UM DIREITO FUNDAMENTAL PRINCÍPIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMO UM DIREITO FUNDAMENTAL Fernando Souza OLIVEIRA 1 Pedro Anderson da SILVA 2 RESUMO Princípio do Desenvolvimento Sustentável como um direito e garantia fundamental,

Leia mais

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS Letícia Luana Claudino da Silva Discente de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande. Bolsista do Programa de Saúde. PET/Redes

Leia mais

THOMAS HOBBES LEVIATÃ MATÉRIA, FORMA E PODER DE UM ESTADO ECLESIÁSTICO E CIVIL

THOMAS HOBBES LEVIATÃ MATÉRIA, FORMA E PODER DE UM ESTADO ECLESIÁSTICO E CIVIL THOMAS HOBBES LEVIATÃ ou MATÉRIA, FORMA E PODER DE UM ESTADO ECLESIÁSTICO E CIVIL Thomas Hobbes é um contratualista teoria do contrato social; O homem natural / em estado de natureza para Hobbes não é

Leia mais

Introdução 01. José Roberto Marques

Introdução 01. José Roberto Marques Introdução 01 José Roberto Marques 9 Empreendedorismo & Coaching Pessoas Inovadoras Empreendem Tudo que você é capaz de imaginar, você pode conseguir. Walt Disney José Roberto Marques jrmcoaching 10 Instituto

Leia mais

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA Autores: FIGUEIREDO 1, Maria do Amparo Caetano de LIMA 2, Luana Rodrigues de LIMA 3, Thalita Silva Centro de Educação/

Leia mais

O papel educativo do gestor de comunicação no ambiente das organizações

O papel educativo do gestor de comunicação no ambiente das organizações O papel educativo do gestor de comunicação no ambiente das organizações Mariane Frascareli Lelis Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP, Bauru/SP e-mail: mariane_lelis@yahoo.com.br;

Leia mais

Resolução de Exercícios Orientações aos alunos

Resolução de Exercícios Orientações aos alunos 2015 Resolução de Exercícios Orientações aos alunos Área de Concentração: EXATAS Disciplina de Concentração: FÍSICA Professores: Gustavo Castro de Oliveira, Reine Agostinho Ribeiro. UBERABA 2015 Colégio

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

NOTA DE REPÚDIO ou sob o regime de tempo parcial, a partir de quatorze anos

NOTA DE REPÚDIO ou sob o regime de tempo parcial, a partir de quatorze anos NOTA DE REPÚDIO A presente Nota faz considerações referentes à Proposta de Emenda Constitucional PEC nº 18 de 2011, de autoria do Deputado Federal Dilceu Sperafico e outros, que propõe o seguinte texto

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CENÁRIO EMPRESARIAL ¹ JACKSON SANTOS ²

RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CENÁRIO EMPRESARIAL ¹ JACKSON SANTOS ² RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CENÁRIO EMPRESARIAL ¹ JACKSON SANTOS ² A Responsabilidade Social tem sido considerada, entre muitos autores, como tema de relevância crescente na formulação de estratégias empresarias

Leia mais

PROJETO interação FAMÍLIA x ESCOLA: UMA relação necessária

PROJETO interação FAMÍLIA x ESCOLA: UMA relação necessária PROJETO interação FAMÍLIA x ESCOLA: UMA relação necessária Apoio: Secretária municipal de educação de santo Afonso PROJETO INTERAÇÃO FAMÍLIA X ESCOLA: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA. É imperioso que dois dos principais

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING CENÁRIO E TENDÊNCIAS DOS NEGÓCIOS 8 h As mudanças do mundo econômico e as tendências da sociedade contemporânea.

Leia mais

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Abril/2014 Porto Velho/Rondônia Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Terceiro Setor É uma terminologia sociológica que

Leia mais

O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO

O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO Flávia Fernanda Vasconcelos Alves Faculdades Integradas de Patos FIP flaviavasconcelos.edu@hotmail.com INTRODUÇÃO Observa-se

Leia mais

Estimativas Profissionais Plano de Carreira Empregabilidade Gestão de Pessoas

Estimativas Profissionais Plano de Carreira Empregabilidade Gestão de Pessoas By Marcos Garcia Como as redes sociais podem colaborar no planejamento e desenvolvimento de carreira (individual e corporativo) e na empregabilidade dos profissionais, analisando o conceito de Carreira

Leia mais

EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIO. Prof. Dr. Osmar Nunes

EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIO. Prof. Dr. Osmar Nunes EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIO Prof. Dr. Osmar Nunes 1 2 3 Cronograma e Programa do Componente Curricular Data (quando) Número da Aula Conteúdo(s) (o quê) 22/09/2014 01 Apresentação da disciplina.

Leia mais

As exigências e transformações do mercado de trabalho neste novo milênio

As exigências e transformações do mercado de trabalho neste novo milênio As exigências e transformações do mercado de trabalho neste novo milênio 1) - Quais as transformações efetivas que estão ocorrendo no mundo dos negócios e como tais mudanças interferem no movimento do

Leia mais

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Moysés Kuhlmann :A educação da criança pequena também deve ser pensada na perspectiva de

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1. EMENTA Paradigmas de Organização Escolar: pressupostos teóricos e práticos. Administração/gestão escolar: teorias e tendências atuais no Brasil. A escola concebida e organizada a partir das Diretrizes

Leia mais

DECLARAÇÃO FINAL Quebec, 21 de setembro de 1997

DECLARAÇÃO FINAL Quebec, 21 de setembro de 1997 DECLARAÇÃO FINAL Quebec, 21 de setembro de 1997 Reunidos na cidade de Quebec de 18 a 22 de setembro de 1997, na Conferência Parlamentar das Américas, nós, parlamentares das Américas, Considerando que o

Leia mais

Observatórios Virtuais

Observatórios Virtuais UNIVASF: UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE SÃO FRANCISCO TRABALHO DE ASTROFÍSICA ALUNO: PEDRO DAVID PEDROSA PROFESSOR: MILITÃO CURSO: MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA Observatórios Virtuais

Leia mais

Educação para a Cidadania linhas orientadoras

Educação para a Cidadania linhas orientadoras Educação para a Cidadania linhas orientadoras A prática da cidadania constitui um processo participado, individual e coletivo, que apela à reflexão e à ação sobre os problemas sentidos por cada um e pela

Leia mais

PROPOSTA PEDAGOGICA CENETEC Educação Profissional. Índice Sistemático. Capitulo I Da apresentação...02. Capitulo II

PROPOSTA PEDAGOGICA CENETEC Educação Profissional. Índice Sistemático. Capitulo I Da apresentação...02. Capitulo II Índice Sistemático Capitulo I Da apresentação...02 Capitulo II Dos objetivos da proposta pedagógica...02 Capitulo III Dos fundamentos da proposta pedagógica...02 Capitulo IV Da sinopse histórica...03 Capitulo

Leia mais

44% 56% 67.896 respostas no Brasil. 111.432 respostas na América Latina. 0,5% Margem de erro. Metodologia e Perfil. homens.

44% 56% 67.896 respostas no Brasil. 111.432 respostas na América Latina. 0,5% Margem de erro. Metodologia e Perfil. homens. Brasil A pesquisa em 2015 Metodologia e Perfil 111.432 respostas na América Latina 44% homens 67.896 respostas no Brasil 0,5% Margem de erro 56% mulheres * A pesquisa no Uruguai ainda está em fase de coleta

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS FUNCIONÁRIOS NO PROCESSO EDUCATIVO NAS ESCOLAS

A IMPORTÂNCIA DOS FUNCIONÁRIOS NO PROCESSO EDUCATIVO NAS ESCOLAS A IMPORTÂNCIA DOS FUNCIONÁRIOS NO PROCESSO EDUCATIVO NAS ESCOLAS Carine Ferreira Machado Virago 1 Carla Cristiane Costa 2 Resumo: A nova conjuntura educacional, voltada especialmente a uma educação integral

Leia mais

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão Identificação da Ação Proposta Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas Área Temática:

Leia mais

Introdução a Sociologia. 1º ano do EM Professor: Fabiano Rodrigues

Introdução a Sociologia. 1º ano do EM Professor: Fabiano Rodrigues Introdução a Sociologia 1º ano do EM Professor: Fabiano Rodrigues O que é a Sociedade? O que é a Sociologia? O que podemos aprender com a Sociologia? O que estudamos em Sociologia? Estudamos a nós mesmos.

Leia mais

PÚBLICO-ALVO Assistentes sociais que trabalham na área da educação e estudantes do curso de Serviço Social.

PÚBLICO-ALVO Assistentes sociais que trabalham na área da educação e estudantes do curso de Serviço Social. OBJETIVOS: Promover o debate sobre o Serviço Social na Educação; Subsidiar as discussões para o Seminário Nacional de Serviço Social na Educação, a ser realizado em junho de 2012 em Maceió-Alagoas; Contribuir

Leia mais

José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE

José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE Cabe a denominação de novas diretrizes? Qual o significado das DCNGEB nunca terem sido escritas? Educação como direito Fazer com que as

Leia mais

TEXTO: SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS HUMANOS.

TEXTO: SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS HUMANOS. TEXTO: SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS HUMANOS. O envelhecimento digno é considerado um Direito Humano a ser garantido e preservado pelo Estado e pela Sociedade. Assim, a consolidação desse direito requer

Leia mais

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA IMPACTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO PRODUTO INTERNO BRUTO BRASILEIRO

Leia mais

Lei n.º 46/1986 de 14 de Outubro com as alterações introduzidas pela Lei n.º 115/1997 de 19 de Setembro.

Lei n.º 46/1986 de 14 de Outubro com as alterações introduzidas pela Lei n.º 115/1997 de 19 de Setembro. Lei de Bases do Sistema Educativo Lei n.º 49/2005 de 30 de Agosto Lei n.º 46/1986 de 14 de Outubro com as alterações introduzidas pela Lei n.º 115/1997 de 19 de Setembro. Funções da Escola (efeitos intencionais

Leia mais

Educação para os Media e Cidadania

Educação para os Media e Cidadania Educação para os Media e Cidadania Sara Pereira Instituto de Estudos da Criança Universidade do Minho Com este artigo procura-se reflectir sobre a educação para os media como uma forma e uma via de educar

Leia mais

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS RESUMO Juliana Candido QUEROZ (Bolsista) 1 ; Natália SILVA (Bolsista) 2, Leila BRUNO (Supervisora) 3 ; Sinval Martins S. FILHO (Coordenador)

Leia mais

A influência da Tecnologia da Informação e Telecomunicação na Contabilidade - A Era do Contador Digital

A influência da Tecnologia da Informação e Telecomunicação na Contabilidade - A Era do Contador Digital A influência da Tecnologia da Informação e Telecomunicação na Contabilidade - A Era do Contador Digital Núcleo Interdisciplinar de Estudos Independentes Brayan Christian B. de Oliveira Abril 2012 Introdução

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

Carta Internacional da Educação Física e do Esporte da UNESCO

Carta Internacional da Educação Física e do Esporte da UNESCO Carta Internacional da Educação Física e do Esporte da UNESCO 21 de novembro de 1978 SHS/2012/PI/H/1 Preâmbulo A Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura,

Leia mais

INCUBADORAS SOCIAIS UNIVERSITÁRIAS: A PROMOÇÃO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA COM O FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO POPULAR 1

INCUBADORAS SOCIAIS UNIVERSITÁRIAS: A PROMOÇÃO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA COM O FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO POPULAR 1 INCUBADORAS SOCIAIS UNIVERSITÁRIAS: A PROMOÇÃO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA COM O FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO POPULAR 1 Fabio Jardel Gaviraghi 2, Caroline Goerck 3, Walter Frantz 4. 1 Projeto de Pesquisa do Doutorado

Leia mais

Globalização e solidariedade Jean Louis Laville

Globalização e solidariedade Jean Louis Laville CAPÍTULO I Globalização e solidariedade Jean Louis Laville Cadernos Flem V - Economia Solidária 14 Devemos lembrar, para entender a economia solidária, que no final do século XIX, houve uma polêmica sobre

Leia mais

ILANA FINKIELSZTEJN EILBERG

ILANA FINKIELSZTEJN EILBERG ILANA FINKIELSZTEJN EILBERG O DIREITO FUNDAMENTAL À EDUCAÇÃO E AS RELAÇÕES DE CONSUMO Dissertação de Mestrado apresentada como requisito final para obtenção do título de Mestre em Direito, no Programa

Leia mais

PARA ONDE VAMOS? Uma reflexão sobre o destino das Ongs na Região Sul do Brasil

PARA ONDE VAMOS? Uma reflexão sobre o destino das Ongs na Região Sul do Brasil PARA ONDE VAMOS? Uma reflexão sobre o destino das Ongs na Região Sul do Brasil Introdução Mauri J.V. Cruz O objetivo deste texto é contribuir num processo de reflexão sobre o papel das ONGs na região sul

Leia mais

Proteção Infanto-Juvenil no campo: uma Colheita para o Futuro

Proteção Infanto-Juvenil no campo: uma Colheita para o Futuro Proteção Infanto-Juvenil no campo: uma Colheita para o Futuro A Campanha Nacional pela Proteção Infanto-Juvenil no campo: uma colheita para o futuro, é uma ação estratégica do Movimento Sindical de Trabalhadores

Leia mais

O AMBIENTE MOTIVADOR E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

O AMBIENTE MOTIVADOR E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA O AMBIENTE MOTIVADOR E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Poliana Helena Batista Thomaz PUC-Campinas Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid PUC-Campinas Na pesquisa

Leia mais

A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO E INCLUSÃO

A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO E INCLUSÃO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO E INCLUSÃO Schirley de Fátima Rietow Artur Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná. Atual aluna de especialização em Gestão

Leia mais

A Sociologia de Weber

A Sociologia de Weber Material de apoio para Monitoria 1. (UFU 2011) A questão do método nas ciências humanas (também denominadas ciências históricas, ciências sociais, ciências do espírito, ciências da cultura) foi objeto

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

A Gestão Democrática como instrumento de transformação das Práticas Escolares

A Gestão Democrática como instrumento de transformação das Práticas Escolares UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR (EaD) A Gestão Democrática como instrumento de transformação das Práticas Escolares Profª Drª Maria Auxiliadora Maués de L. Araujo

Leia mais

OS CANAIS DE PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO PÓS LDB 9394/96: COLEGIADO ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

OS CANAIS DE PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO PÓS LDB 9394/96: COLEGIADO ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO 1 OS CANAIS DE PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO PÓS LDB 9394/96: COLEGIADO ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Leordina Ferreira Tristão Pedagogia UFU littledinap@yahoo.com.br Co

Leia mais

A importância da comunicação em projetos de

A importância da comunicação em projetos de A importância da comunicação em projetos de Tecnologia da Informação (TI) Autor: Ivan Luizio R. G. Magalhães Um perigo previsto está metade evitado. Thomas Fuller Introdução Há muitos anos atrás, um bom

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL)

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL) PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL) Melhor método para avaliar investimentos 16 perguntas importantes 16 respostas que todos os executivos devem saber Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br)

Leia mais

INSTRUMENTOS DE TRATAMENTO DE CONFLITOS DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL

INSTRUMENTOS DE TRATAMENTO DE CONFLITOS DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL Centro de Convenções Ulysses Guimarães Brasília/DF 4, 5 e 6 de junho de 2012 INSTRUMENTOS DE TRATAMENTO DE CONFLITOS DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL Marcela Tapajós e Silva Painel

Leia mais

A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL LTDA

A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL LTDA ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL

Leia mais