P á g i n a 1. Vinicius Fabri

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "P á g i n a 1. Vinicius Fabri"

Transcrição

1 P á g i n a 1

2 P á g i n a 2 Aula 1 Violão A história do violão é um pouco confusa porque foi criado em épocas de grandes guerras entre culturas, mas sendo assim, a história mais certa é que em meio ao século XV(15) pro XVI(16), já havia um instrumento criado chamado ALAÚDE, usado pelos Árabes que tem um formato bem parecido com o violão atual. Mas como os reis e governantes sempre queriam mais que os outros e buscavam coisas novas, os Árabes foram obrigados a procurarem um instrumento com mais sonoridade e passando assim por uma grande reforma de modelos e tipos até chegar ao atual violão. ALAÙDE ÀRABE VIOLÃO ATUAL Música A música é composta de 3 itens básicos: Ritmo, Melodia e Harmonia. Ritmo: Como é tocada a musica, intensidade ou Velocidade. (Também considerado como Estilo Ex: Samba, Axé, Rock, etc.) Melodia: A melodia são notas tocadas separadas ou a voz principal, que dá sentido a uma música com banda. (Ex: C, D, E...) Harmonia: É a junção das notas tocadas. Todas tocadas de uma só vez: Acorde.

3 P á g i n a 3 Partes do Violão - Acústico O violão acústico é uma inovação histórica, e saber os nomes das partes do violão e compreender como funcionam essas partes é fundamental para a valorização e seu conhecimento. Além disso, antes de aprender qualquer instrumento, é essencial entender as partes dele, sua anatomia para saber quais modos e maneiras podemos utilizá-lo. Vou fazer uma breve explicação pela nossa foto abaixo, para que você possa entender melhor a função de cada parte em um violão. Partes do Violão:

4 P á g i n a 4 Corpo: De todas as partes do violão, esta é a maior. O corpo amplifica a vibração das cordas quando uma nota ou um acorde é tocado. Tampo: Conhecido também como Caixa de Ressonância, quando tocadas as cordas o som passa por ele saindo novamente pela Boca do violão. Cavalete: O cavalete ou Ponte, fica preso no corpo do violão e as cordas passam por cima dele. Rastilho: É uma parte branca pequena que fica no cavalete e as cordas passam por cima. Pinos: São os pontos brancos por onde as cordas são presas no cavalete em violões mais novos. Escudo: O escudo ou protetor de tampo, é montado na parte abaixo da boca para proteger o violão quando for tocado com paleta e para beleza também. Boca: Por onde sai o som do violão. O seu tamanho realmente afeta no balaço dos tons graves e agudos. Roseta ou Mosaico: É a parte artística envolta da boca de um violão. Fundo: È a madeira em si do violão. Braço: O braço é aquela parte longa onde ficam as casas e os trastes do violão. Trastes: São pequenas divisões de metal. O tom de uma nota é feito pelas frequências de vibrações das cordas. O traste que faz a separação das notas e das casas. Casas: É o espaço entre os trastes. Marcação: Faz com que o músico tenha maior noção das escalas. Mão: É a parte do braço acima da pestana na primeira casa e onde ficam as tarraxas e que afinam o violão. Tarrachas: Elas têm a função de ou afrouxar ou soltar as cordas (afinam ou desafinam).esses são os nomes das principais partes do violão acústico.

5 P á g i n a 5 Conhecendo as Mãos e suas Funções Iremos agora conhecer as mãos e suas funções, neste caso falando do músico destro. No caso de você ser canhoto, é só inverter tudo. Mão Direita: Usada para tocar o instrumento (para destros), e se toca com os dedos batendo nas cordas. Mão esquerda: Usada para tocar as notas ou acordes no braço do instrumento. Observe a figura abaixo:

6 P á g i n a 6 Aula 2 As notas Existem 7 notas musicais. Elas são: C = Dó; D = Ré; E =Mi; F = Fá; G = Sol; A = lá; B = Si. Cifras são as letras do Alfabeto usadas para cada Nota. No Violão e na Guitarra, essas notas são iguais, o nome das cordas também, em sequência lógica, que se repetem à medida que a corda for pressionada. Para iniciar, temos por base as "cordas soltas" do instrumento. 1. E = Mizinha 2. B = Si 3. G = Sol 4. D = Ré 5. A = Lá 6. E = Mi Bordão

7 P á g i n a 7 Existe Também os chamados Acidentes Musicais ou Sustenido(#) e Bemol(b): C# = Dó Sustenido; Cb = Dó Bemol D# = Ré Sustenido; D# = Ré Bemol Eb = Mi Bemol (E#= Não existe Sustenido) F# = Fá Sustenido; Fb = Fá Bemol G# = Sol Sustenido; Gb = Sol Bemol A# = lá Sustenido; Ab = Lá Bemol Bb = Si Bemol. (E#= Não existe Sustenido) Sustenido é só colocar o Símbolo na frente da Letra: C# = Dó#. O Sustenido é uma Casa a Frente e o Bemol é uma Casa Atrás. Notas no Braço: Número das Casas do Braço Cordas Soltas

8 P á g i n a 8 Afinação A afinação varia de corda. Convém afinar o instrumento sempre antes de tocar usando um afinador eletrônico (Cifra Club para Smartphones), Afinador Digital do violão elétrico, Afinador comprado separado ou por algum referencial, como teclado. Exemplos Abaixo: Afinador Digital Cifra Club: Quando a Seta Laranja ficar no meio, está afinado. Afinador Digital comprado separado em lojas de músicas:

9 P á g i n a 9 Aula 3 Exercícios Vamos agora fazer alguns exercícios para aprendermos na prática. Exercício 1: Escala Cromática Vamos aprender nossa primeira escala chamada Escala Cromática : Iremos começar na primeira casa da 1ª Corda(Mi), apertando casa por casa e colocando dedo por dedo. Ex: Tablatura: Usado em Cifras na Internet e B G D A E Desenho com notas: Iremos seguir esta sequencia para todas as cordas começando da 1ª Casa.

10 P á g i n a 10 Exercício 2: Falando as Notas Agora vamos repetir o exercício falando as notas para melhor memorização. Exercício 3: Abertura de Dedos Mão Esquerda Agora vamos praticar a abertura dos dedos para quando formos aprender os acordes não tivermos muita dificuldade. Será usado o mesmo modelo, porem com as notas: Fá, Sol e Lá usando os dedos 1, 2 e 4 da mão esquerda na 1ª corda. -Depois iremos aplicar este modelo em todas as cordas até a 5ª casa. -Podemos aplicar também após a 5ª casa, seguindo o mesmo modelo para melhor aprendizado. Notas: Lá#, Dó e Ré = Dedos 1,2 e 4

11 P á g i n a 11 Exercício 4: Agilidade Mão Esquerda Para termos agilidade na troca de dedos, precisamos exercitar os dedos separadamente. Ex: Notas: Fá e Fá# = Dedos 1 e 2 mão esquerda. Obs: Agilidade não é rapidez/velocidade. Agilidade é facilidade. Iremos repetir este exercício aplicando com todos os dedos de 2 em 2 em todas as cordas e casas. Depois iremos trocando os dedos. Ex: Dedos 2 e 3, 3 e 4. Exercício 5: Coordenação Neste ultimo exercício entre vários que podemos fazer apenas para termos esta facilidade e melhorar nossa habilidade de troca de dedos, iremos usar agora um exercício também famoso que ficará assim: Ex: Dedos 1 e 2, 1 e 3, 1 e 4.

12 P á g i n a 12 Modelo 1 e 2. Modelo 1 e 3. Modelo 1 e 4. São exercícios em que podemos fazer todos os dias antes ou depois das aulas, de preferencia antes para aquecer os músculos.

13 P á g i n a 13 Aula 4 Alongamentos Antes de iniciarmos os acordes, onde irão pedir mais dedicação e mais força nos dedos, vamos fazer alguns alongamentos para termos mais habilidade. Sempre se alongue antes e depois de treinar, pois nosso corpo sempre anda cansado e quando não fazemos nenhum exercício físico, os músculos ficam rígidos e por isso temos que nos aquecer, como qualquer um atleta.

14 P á g i n a 14 Aula 5 Acordes Os acordes são formados da 1ª,3ª,5ª e 8ª nota e podem ser Maiores e Menores. Dentro da contagem das notas incluindo os sustenidos e bemóis, podemos entender isto. Ex: Acorde de C maior = Quando tiver apenas a Cifra da nota é Maior, quando aparecer um M minúsculo é Nota Menor. Ficando assim no violão: E neste mesmo método iremos aplicar para os outros acordes. Lembre-se de ter decorado todas as notas no braço para facilitar.

15 P á g i n a 15 Um acorde Maior tem um som mais alto/vibrante e o Acorde Menor tem o som mais baixo/abafado.

16 P á g i n a 16

17 P á g i n a 17

18 P á g i n a 18 Aula 6 Escalas Escalas são as notas tocadas uma após a outra podendo ser de 1 a 3 notas na mesma corda. Ex: Escala de Dó maior 1- Dó Ré Mi Fá - Sol Lá Si Para um modelo de escala mais fácil de guardar, usamos o chamado TOM. Neste modelo usamos o mesmo formato do exercício de abertura de dedos Modelo 1,3,5. Abaixo segue a sequência de cada escala maior.

19 P á g i n a 19

20 P á g i n a 20 Agora as Escalas Menores:

21 P á g i n a 21 Aula 6 Ritmos e Batidas Ritmos são os tempos e a execução de cada música. Batida é a forma como é tocado um ritmo musical. Ex: -Ritmo de Pop Rock-1 lento ou rápido, Compasso 4/4 (1,2,3 e 4) Lento Rápido Essa batida está no tempo de 4/4 (4 notas em 4 tempos) Podemos usar este exemplo em 2 músicas fáceis e famosas: Só os loucos sabem Charlie Brow Jr e A sua maneira Capital Inicial. Agora vamos aprender um resumo sobre Compassos: Compasso é uma divisão das notas tocadas em um intervalo de tempo determinado por este compasso. EX1: Compasso 3/4 = Usado em Valsa = 1,2 e 3 contados um atrás do outro 4vezes. EX2: Compasso 4/4= Usado na maioria das músicas tradicionais= 1,2,3 e 4 contados um atrás do outro 4vezes.

22 P á g i n a 22 Existem outros vários compassos como mas ficaremos apenas com estes por enquanto. -Ritmo de Pop Rock-2, Compasso 4/4 (1,2,3 e 4) Rápido, usado para músicas de rock rápido como Smells Like Teen Spirit- Nirvana. Entre outras. -Ritmo de Pop Rock-3 Rock Anos 70,80,90, Compasso 4/4 (1,2,3 e 4) Batida usada para músicas antigas e muito usada também atualmente como na música Eu Amo Mais Você-Catedral. -Ritmo de Sertanejo, Compasso 4/4 (1,2,3 e 4) Batida usada para músicas antigas e muito usada também atualmente como na música Aquele 1%- Marcos e Beluti. -Ritmo de Reggae, Compasso 4/4 e 2/4 (1 e 2 e 3 e 4) Abafa com a mão ou Abafa com a mão Batida usada para músicas antigas e muito usada também atualmente como na música Onze e 20 Meu Lugar e Sem medo de Amar. Ou a Rude da banda Magic. -Ritmo de Valsa, Compasso 3/4 (1,2 e 3) Batida lenta usada em Valsa e usada na famosa música de Sandy e Junior- Maria Chiquinha.

23 P á g i n a 23 Aula 7 Dedilhado O dedilhado é usado em músicas lentas ou que começam lentas para dar uma suavidade. Iremos usar neste único exemplo dentre outros mais complexos, apenas 4 dedos: EX: Dedos Polegar, 1,2 e 3. Usado na música Adele - Someone Like You. Em todos acordes maiores e menores, podemos usar o modelo de tocar a primeira nota tônica(nota do acorde) e as 3 últimas. Agora Iremos praticar bastante para chegarmos onde queremos. Lembre-se: Boas aulas.

APRENDA A TOCAR VIOLÃO EM 5 PASSOS!

APRENDA A TOCAR VIOLÃO EM 5 PASSOS! APRENDA A TOCAR VIOLÃO EM 5 PASSOS! por estrategiaeexcelencia, em 01.07.11 APRENDA A TOCAR VIOLÃO EM 5 AULAS MÉTODO SIMPLES E PRÁTICO POR MARCOS F.SILVA INTRODUÇÃO Antes de mais nada, quero explicar que

Leia mais

O violão é um dos instrumentos dos mais populares do mundo e estou disposto a lhe oferecer algumas ferramentas para que você o use de forma adequada.

O violão é um dos instrumentos dos mais populares do mundo e estou disposto a lhe oferecer algumas ferramentas para que você o use de forma adequada. VIOLÃO 1. Introdução O violão é um dos instrumentos dos mais populares do mundo e estou disposto a lhe oferecer algumas ferramentas para que você o use de forma adequada. 2. Anatomia do Violão Boca Braço

Leia mais

Apostila de Violão e Guitarra

Apostila de Violão e Guitarra Apostila de Violão e Guitarra Criação e edição: MIGUEL URTADO Distribuição: CÂNONE MUSICAL CÂNONE MUSICAL *Mais sobre música!!!* www.canone.com.br Belo Horizonte Brasil 2010 ----**---- Para reproduzir

Leia mais

Curso de Violão. Música & Adoração. Música & Adoração. Ministério. Igreja Batista em Hidrolândia. Uma igreja que te ama

Curso de Violão. Música & Adoração. Música & Adoração. Ministério. Igreja Batista em Hidrolândia. Uma igreja que te ama Igreja Batista em Hidrolândia Uma igreja que te ama Curso de Violão Ministério Música & Adoração Produzido pelo Departamento de Ação Social da Igreja Batista em Hidrolândia. Proibida a reprodução por quaisquer

Leia mais

Curso de Violão - Iniciante

Curso de Violão - Iniciante Curso de Violão - Iniciante Iniciante Música - É a arte de combinar sons de uma maneira agradável. Algumas partes fundamentais: Melodia - Combinação de sons sucessivos; Harmonia - Combinação de sons simultâneos;

Leia mais

INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO

INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO MARIO SALES SANTOS TREINOS COM TRÊS DEDOS E OS PRIMEIROS ACORDES PARA TOCAR AS PRIMEIRAS MÚSICAS São Paulo 2013 SUMARIO OBJETIVO DA AULA... 02 TREINOS A SEREM EXECUTADOS...

Leia mais

Cavalete: Serve para prender as cordas, deixando-as esticadas.

Cavalete: Serve para prender as cordas, deixando-as esticadas. VIOLÃO Escala Pentatônica Primeiros passos para tocar violão Para se tornar um bom músico, primeiramente você precisa conhecer bem o seu instrumento, então vamos lá? Segue abaixo um resumo para você

Leia mais

PÁGINA BÔNUS: Método de Violão e Guitarra Acús ca Assista também a primeira aula de Violão e Guitarra Acús a, vai ajudar muito!

PÁGINA BÔNUS: Método de Violão e Guitarra Acús ca Assista também a primeira aula de Violão e Guitarra Acús a, vai ajudar muito! PÁGINA BÔNUS: Método de Violão e Guitarra Acús ca Assista também a primeira aula de Violão e Guitarra Acús a, vai ajudar muito! Particularidades do violão (guitarra acústica):. Método de solo por frações

Leia mais

Princípios básicos de violão - Bruno Grunig 2. Princípios básicos de violão. para iniciantes

Princípios básicos de violão - Bruno Grunig  2. Princípios básicos de violão. para iniciantes Princípios básicos de violão - Bruno Grunig http://videoauladeviolao.com.br 2 Princípios básicos de violão para iniciantes Esta é uma apostila com alguns princípios básicos para estudo de violão, não se

Leia mais

CURSO BÁSICO DE VIOLÃO

CURSO BÁSICO DE VIOLÃO 1 1 EDIÇÃO DO LIVRO Este arquivo foi produzido no Brasil em 2006 no formato ODT (OpenDocumentText), no OpenOffice e exportado no mesmo aplicativo para PDF. A edição mais atualizada está disponível gratuitamente

Leia mais

Método RN otecladotecladotecladotecladot ecladotecladotecladotecladotec ladotecladotecladotecladotecla

Método RN otecladotecladotecladotecladot ecladotecladotecladotecladotec ladotecladotecladotecladotecla Tecladotecladotecladotecladote cladotecladotecladotecladotecl adotecladotecladotecladotecla dotecladotecladotecladoteclad otecladotecladotecladotecladot Aprenda Teclado ecladotecladotecladotecladotec em

Leia mais

Violão Módulo I Iniciantes. Versão 1.0 MFA 1

Violão Módulo I Iniciantes. Versão 1.0 MFA 1 Violão Módulo I Iniciantes Versão 1.0 MFA 1 O princípio de tudo A música é transformação, a música é capaz de transformar som em sentimento, em emoção, é capaz de transformar o momento, o minuto, é capaz

Leia mais

APOSTILA CAVAQUINHO BÁSICO A OFICINA DE CAVAQUINHO SERÁ TRABALHADA EM TRÊS NÍVEIS (MÓDULOS): MÓDULO A

APOSTILA CAVAQUINHO BÁSICO A OFICINA DE CAVAQUINHO SERÁ TRABALHADA EM TRÊS NÍVEIS (MÓDULOS): MÓDULO A P á g i n a 1 d e 1 0 P á g i n a 2 d e 1 0 APOSTILA CAVAQUINHO BÁSICO A OFICINA DE CAVAQUINHO SERÁ TRABALHADA EM TRÊS NÍVEIS (MÓDULOS): MÓDULO A ==> O Aluno dará os primeiros passos no sue instrumento

Leia mais

Violão para iniciantes

Violão para iniciantes Márcio Coelho Violão para iniciantes volume 1 Publicado por Prometheus FICHA TÉCNICA Violão para iniciantes Volume 1 Copyright Márcio Coelho Gerente editorial executivo - Márcio Coelho Editora - Ana Favaretto

Leia mais

OFICINA DE VIOLÃO - Módulo Básico -

OFICINA DE VIOLÃO - Módulo Básico - OFICINA DE VIOLÃO - Módulo Básico - ELABORAÇÃO: Frank Tagino MMA-RCC-DF REVISÃO: Nilton Vilhena SETOR XII - MMA-RCC-DF 1 HISTÓRIA DO INSTRUMENTO Antes de começarmos a abordar nossos assuntos referente

Leia mais

APOSTILA DE VIOLÃO POPULAR SOL MAIOR. Escola de Música O SEU FUTURO COMEÇA AQUI.

APOSTILA DE VIOLÃO POPULAR SOL MAIOR. Escola de Música O SEU FUTURO COMEÇA AQUI. MÚSICA APOSTILA DE VIOLÃO POPULAR O SEU FUTURO COMEÇA AQUI. NA musicaemsolmaior SUÇA Comunicação APOSTILA DE VIOLÃO POPULAR Professor Gesiel Rocha INTRODUÇÃO História do violão Uma casca de tartaruga

Leia mais

GUIA DE AFINAÇÃO DO VIOLÃO OTONIEL VIANNA

GUIA DE AFINAÇÃO DO VIOLÃO OTONIEL VIANNA 1 A afinação de ouvido do violão geralmente é tratada como uma tarefa muito difícil e complicada. Na verdade, não é bem assim e eu vou te mostrar isso nesse guia. O grande problema não é a afinação do

Leia mais

Knobs - Também chamados de Potenciômetros, são responsáveis pelo controle de volume e tonalidade dos captadores.

Knobs - Também chamados de Potenciômetros, são responsáveis pelo controle de volume e tonalidade dos captadores. O Básico da Guitarra Para começarmos com o pé direito a aprender o instrumento, nada melhor do que conhecer suas partes. Na figura abaixo temos a guitarra com a indicação dos componentes importantes e

Leia mais

GRADE CURRICULAR CAVALLIERI GUITARRA

GRADE CURRICULAR CAVALLIERI GUITARRA MÓDULO I 1º Semestre 1.1 Apresentação do instrumento. Conhecer o instrumento fisicamente bem como suas características. Nomes das partes e funções. 1.2 Afinação e postura. Postura corporal correta e a

Leia mais

Cavaquinho tradicional (originário do Minho)

Cavaquinho tradicional (originário do Minho) CAVAQUINHO CAVAQUINHO Cavaquinho tradicional (originário do Minho) O cavaquinho (pai de outros modelos como a braguinha, braga, machete, machetinho ou machete-de-braga) é um instrumento da família dos

Leia mais

APOSTILA VIOLÃO BÁSICO A OFICINA DE VIOLÃO SERÁ TRABALHADA EM TRÊS NÍVEIS (MÓDULOS): MÓDULO A

APOSTILA VIOLÃO BÁSICO A OFICINA DE VIOLÃO SERÁ TRABALHADA EM TRÊS NÍVEIS (MÓDULOS): MÓDULO A P á g i n a 1 d e 1 1 P á g i n a 2 d e 1 1 APOSTILA VIOLÃO BÁSICO A OFICINA DE VIOLÃO SERÁ TRABALHADA EM TRÊS NÍVEIS (MÓDULOS): MÓDULO A ==> O Aluno dará os primeiros passos no sue instrumento e tocará

Leia mais

PÁGINA BÔNUS: Método de Violão e Guitarra Acús ca Assista também a primeira aula de Violão e Guitarra Acús a, vai ajudar muito!

PÁGINA BÔNUS: Método de Violão e Guitarra Acús ca Assista também a primeira aula de Violão e Guitarra Acús a, vai ajudar muito! PÁGINA BÔNUS: Método de Violão e Guitarra Acús ca Assista também a primeira aula de Violão e Guitarra Acús a, vai ajudar muito! Particularidades do violão (guitarra acústica): 2. Método de solo por frações

Leia mais

GRADE CURRICULAR CAVALLIERI VIOLÃO POPULAR

GRADE CURRICULAR CAVALLIERI VIOLÃO POPULAR MÓDULO I 1º Semestre 1.1 Apresentação do instrumento. No primeiro módulo o aluno conhecerá seu instrumento fisicamente bem como suas características. 1.2 Afinação do instrumento e postura. Postura corporal

Leia mais

VIOLÃO 7 CORDAS CURSO BÁSICO

VIOLÃO 7 CORDAS CURSO BÁSICO VIOLÃO 7 CORDAS CURSO BÁSICO NOTAS MUSICAIS: Existem sete notas musicais: DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ, SI. De uma nota para a outra, seguindo a seqüência natural, existe um tom de distância, exceto de MI para

Leia mais

Curso Básico de Música

Curso Básico de Música Curso Básico de Música Betel Brasileiro - Juazeirinho Instrutores: Alex Junior e Nilson Barbosa Contatos: (83)9333-4185 Facebook Page: www.facebook.com/musicadicas 1 Dicas Se você deseja ser um bom músico

Leia mais

PÁGINA BÔNUS: Método de Violão e Guitarra Acús ca Assista também a primeira aula de Violão e Guitarra Acús a, vai ajudar muito!

PÁGINA BÔNUS: Método de Violão e Guitarra Acús ca Assista também a primeira aula de Violão e Guitarra Acús a, vai ajudar muito! PÁGINA BÔNUS: Método de Violão e Guitarra Acús ca Assista também a primeira aula de Violão e Guitarra Acús a, vai ajudar muito! Particularidades do violão (guitarra acústica): 2. Método de solo por frações

Leia mais

INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO

INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO MARIO SALES SANTOS ASSUNTOS IMPORTANTES PARA INICIANTES DA MÚSICA E DO VIOLÃO São Paulo 2013 SUMARIO O QUE É A MÚSICA... 02 AS TRÊS PARTES DA MÚSICA... 02 NOTAS MUSICAIS...

Leia mais

Conceitos para tirar e tocar músicas de ouvido Teclado, violão, etc ÍNDICE 1 OBJETIVO NOTAS MUSICAIS INTERVALOS...

Conceitos para tirar e tocar músicas de ouvido Teclado, violão, etc ÍNDICE 1 OBJETIVO NOTAS MUSICAIS INTERVALOS... ÍNDICE 1 OBJETIVO... 02 2 NOTAS MUSICAIS... 02 3 INTERVALOS... 02 4 ACIDENTES... 02 5 FORMAÇÃO DOS ACORDES... 03 6 ESTUDO DAS ESCALAS... 04 7 INVERSÃO DE ACORDES... 10 8 TIRANDO E TOCANDO AS MÚSICAS DE

Leia mais

2017 Introdução Aulas de Guitarra e Violão

2017 Introdução Aulas de Guitarra e Violão 2017 Introdução Aulas de Guitarra e Violão Dalmi Junior Djrock Aulas de violão e guitarra 03/04/2017 INTRODUÇÃO Seja bem vindo a aula de Guitarra & Violão do DJROCK, onde o método usado é o Fast and Furious

Leia mais

Oficinas artísticas do CUCA Música

Oficinas artísticas do CUCA Música Oficinas artísticas do CUCA Música Contrabaixo I Desenvolvimento de noções básicas de contrabaixo, ritmos, melodias e harmonia, Teoria musical, Desenvolvimento Técnico, Digitação. Contrabaixo II Continuação

Leia mais

INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO

INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO MARIO SALES SANTOS APLICAÇÃO DE ESCALAS PARA IMPROVISO São Paulo 2013 SUMARIO O QUE É IMPROVISO... 02 MODELOS DE ESCALAS... 02 ENCERRAMENTO... 05 O QUE É IMPROVISO? Improvisar

Leia mais

O Que Você vai Ver neste Ebook...

O Que Você vai Ver neste Ebook... 1 O Que Você vai Ver neste Ebook... # Introdução # Como acelerar seu aprendizado no violão em pelo menos 3X. # Elemento 01: Preparação para Tocar # Elemento 02: Plano e Método de Estudo Altamente Eficaz

Leia mais

Por: Marcio Magalhães

Por: Marcio Magalhães 1 Por: Marcio Magalhães 2 Teoria musical Conceito de escala A escala musical é o conjunto de todas as notas musicais incluindo os sustenidos e (ou) bemóis, organizadas de forma crescente do grave para

Leia mais

7 Passos para começar a aprender Violão do zero

7 Passos para começar a aprender Violão do zero 7 Passos para começar a aprender Violão do zero ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE Todas as informações contidas neste guia são provenientes de minhas experiências pessoais ao longo de vários anos. Embora eu

Leia mais

VIOLÃO Flaviano Malara

VIOLÃO Flaviano Malara VIOLÃO Flaviano Malara DEDILHADOS para VIOLÃO Flaviano Malara DEDILHADOS para VIOLÃO RECOMENDAÇÕES POSTURA CORPO/INSTRUMENTO O violão possui 6 cordas; a primeira corda é a mais fina (aguda) e a sexta

Leia mais

Ritmo - Uma combinação de valores das notas dispostas no tempo em que são executadas;

Ritmo - Uma combinação de valores das notas dispostas no tempo em que são executadas; AULA DE VIOLÃO Iniciante Música - É a arte de combinar sons de uma maneira agradável. Algumas partes fundamentais: Melodia - Combinação de sons sucessivos; Harmonia - Combinação de sons simultâneos; Ritmo

Leia mais

ATUALIZADO 24/10/2016

ATUALIZADO 24/10/2016 Aqui é o lugar certo para aprender violão ATUALIZADO 24/10/2016 Daniel Darezzo MÓDULO ZERO 7 passos para 100% de aproveitamento 3 dicas de sucesso para quem é canhoto(a) 5 passos para eliminar suas manias

Leia mais

INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO

INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO MARIO SALES SANTOS ESCALAS E ACORDES São Paulo 2013 SUMARIO ALTURA MUSICAL... 02 INTERVALO... 02 POSIÇÃO DAS NOTAS MUSICAIS... 02 ESCALA MAIOR... 03 MONTAGEM DE ACORDES...

Leia mais

Acordes naturais maiores e menores - cifras para violão e guitarra - VERSÃO DE AVALIAÇÃO - VENDA PROIBIDA. Índice!

Acordes naturais maiores e menores - cifras para violão e guitarra - VERSÃO DE AVALIAÇÃO - VENDA PROIBIDA. Índice! Acordes naturais maiores e menores - cifras para violão e guitarra - VERSÃO DE AVALIAÇÃO - VENDA PROIBIDA Índice Versão de avaliação 4 Como interpretar os diagramas (cifras) 8 Para que serve isso? 9 Formação

Leia mais

FÓRMULA VIOLÃO EXPRESS. Direitos Autorais

FÓRMULA VIOLÃO EXPRESS. Direitos Autorais Direitos Autorais Todos os Direitos reservados a Fábio de Amorim Teodoro. Este e-book só pode ser distribuído juntamente com o Curso Gratuito Fórmula Violão Express. Partes SEJA BEM do Violão VINDO Seja

Leia mais

Partindo de onde se tem as tarrachas de afinação, temos a casa 1, logo após a casa 2, 3,4,5,6, etc. Essas casas são separadas por trastes.

Partindo de onde se tem as tarrachas de afinação, temos a casa 1, logo após a casa 2, 3,4,5,6, etc. Essas casas são separadas por trastes. - O Bloco de cima representa a partitura, e o de baixo a tablatura, logo no início do bloco de cima (partitura) é mostrado o compasso(tempo) da música, por exemplo 4/4. Tablatura: No bloco de baixo (tablatura),

Leia mais

Aprenda Tocar Violão!

Aprenda Tocar Violão! COMUNICADO: Proibido por lei a cópia e alteração de qualquer parte desse e-book sem a prévia autorização do autor. Se souber de algum caso, denuncie. Aprenda Tocar Violão! www.violaomagico.com Violão Mágico

Leia mais

INTRODUÇÃO. 1ª corda Mi ou e. 2ª corda Si ou B. 3ª corda Sol ou G. 4ª corda Ré ou D. 5ª corda Lá ou A. 6ª corda Mi ou E.

INTRODUÇÃO. 1ª corda Mi ou e. 2ª corda Si ou B. 3ª corda Sol ou G. 4ª corda Ré ou D. 5ª corda Lá ou A. 6ª corda Mi ou E. INTROUÇÃO Afinação: Mi maior 1ª corda Mi e. 2ª corda Si. 3ª corda Sol G. 4ª corda Ré. 5ª corda Lá A. 6ª corda Mi. NOM A MÚSICA COMPOSITOR(S) AS MUSICAS INTRPRT(S) AS MUSICAS RITMO TOM ase - Acompanhamento

Leia mais

Conteúdo {Curso Básico}

Conteúdo {Curso Básico} Conteúdo {Curso Básico} Dicas para comprar um bom instrumento Tipos de Palhetas Segurando a palheta Posição da mão esquerda Posição para pestana Afinador Digital Metrônomo Afinando do Cavaquinho Intervalos

Leia mais

Apostila de Ensino Teoria Musical Noções Gerais

Apostila de Ensino Teoria Musical Noções Gerais Apostila de Ensino Teoria Musical Noções Gerais Edição 2016 APRESENTAÇÃO Esta apostila reúne uma compilação de estudos embasados nas devidas referências bibliográficas, notações complementares e exercícios

Leia mais

Márcio Coelho Dicionário Básico de Acordes para Violão

Márcio Coelho Dicionário Básico de Acordes para Violão Márcio Coelho Dicionário Básico de Acordes para Violão Publicado por Prometheus FICHA TÉCNICA Dicionário Básico de Acordes para Violão Copyright Márcio Coelho Gerente editorial executivo - Márcio Coelho

Leia mais

Como Aprender a Tocar Violão 3X Mais Rápido e Tocar QUALQUER MÚSICA Mesmo sem conhecer a letra ou melodia

Como Aprender a Tocar Violão 3X Mais Rápido e Tocar QUALQUER MÚSICA Mesmo sem conhecer a letra ou melodia Como Aprender a Tocar Violão 3X Mais Rápido e Tocar QUALQUER MÚSICA Mesmo sem conhecer a letra ou melodia Nesta apresentação, vou te mostrar a Maneira mais Rápida e Segura para aprender violão do começo...

Leia mais

Projeto Aprendiz Apostila de Ensino Contrabaixo

Projeto Aprendiz Apostila de Ensino Contrabaixo Projeto Aprendiz Apostila de Ensino Contrabaixo Edição 2016 Página 1 1 Sumário APRESENTAÇÃO... 3 2 CONHECENDO O CONTRABAIXO... 4 2.1 A HISTÓRIA DO CONTRABAIXO... 4 2.2 O CONTRABAIXO... 5 2.3 NOMENCLATURA

Leia mais

Sua 1ª Música em 30 Dias! Material de Apoio

Sua 1ª Música em 30 Dias! Material de Apoio Sua 1ª Música em 30 Dias! Material de Apoio 2 ÍNDICE Módulo 1 - Preparando a Mentalidade - Página 4 Módulo 2 - Os Primeiros Passos - Página 8 Módulo 3 - Exercícios de Ouro - Página 15 Módulo 4 - A Jornada

Leia mais

Como ler Partituras. De acordo com a duração do som, a escrita da nota varia na seguinte seqüência:

Como ler Partituras. De acordo com a duração do som, a escrita da nota varia na seguinte seqüência: Como ler Partituras Leitura de Partituras (Teoria) 1. Notas Duração e Altura De acordo com a duração do som, a escrita da nota varia na seguinte seqüência: A duração exata do tempo depende da velocidade

Leia mais

Ao compreendê-la bem, você sentirá muito mais segurança ao tocar o seu instrumento musical.

Ao compreendê-la bem, você sentirá muito mais segurança ao tocar o seu instrumento musical. 1 Apresentação A Teoria Musical existe para nos ajudar. Acredite nisso! Ao compreendê-la bem, você sentirá muito mais segurança ao tocar o seu instrumento musical. E com o objetivo de estimular o aprendizado,

Leia mais

1.1. CIFRA DE ACORDES CIFRA DE ACORDES CIFRA DE ACORDES

1.1. CIFRA DE ACORDES CIFRA DE ACORDES CIFRA DE ACORDES VIOLÃO 1. O QUE SÃO CIFRAS 1.1. CIFRA DE ACORDES CIFRA DE ACORDES CIFRA DE ACORDES A Cifra é um símbolo usado para representar um acorde de uma forma prática. A Cifra é composta de letras, números e sinais.

Leia mais

MINI CURSO DE VIOLÃO POPULAR

MINI CURSO DE VIOLÃO POPULAR MINI CURSO DE VIOLÃO POPULAR DANIEL DAREZZO MINICURSO www.institutomusicaldarezzo.com.br Versão 01 Página 1 Daniel Darezzo Belo Horizonte 2017/ 2018 www.institutomusicaldarezzo.com.br Versão 01 Página

Leia mais

O seu esforço te trará resultado positivos

O seu esforço te trará resultado positivos O aluno de que pretende tocar violino deverá separar todos os dias no mínimo 30 minutos pra se dedicar aos estudos para ter resultados satisfatórios. Os exercícios abaixo deverão ser feito durante dois

Leia mais

GRADE CURRICULAR CAVALLIERI BAIXO

GRADE CURRICULAR CAVALLIERI BAIXO MÓDULO I 1º Semestre 1.1 Apresentação do instrumento. No primeiro módulo o aluno conhecerá seu instrumento fisicamente bem como suas características - Partes do baixo e nome das cordas. 1.2 Afinação e

Leia mais

Bem Vindo ao DominaBaixo A Escola de Contrabaixo Online do baixista André Sarmanho

Bem Vindo ao DominaBaixo A Escola de Contrabaixo Online do baixista André Sarmanho Bem Vindo ao DominaBaixo A Escola de Contrabaixo Online do baixista André Sarmanho www.dominabaixo.com.br Esse é o Curso Detonando no Reggae (Volº 1) Ele está disponível especialmente Online no Site (Vip)

Leia mais

Aqui é o lugar certo para aprender MÚSICA. Daniel Darezzo

Aqui é o lugar certo para aprender MÚSICA. Daniel Darezzo Aqui é o lugar certo para aprender MÚSICA Daniel Darezzo MÓDULO 00A 49 vídeo aulas Ele é liberado assim que o aluno se cadastra Primeiros passos no Violão Como montar o 1º acorde Como tocar o 1º ritmo

Leia mais

Extraída e Montada por

Extraída e Montada por Extraída e Montada por INTRODUÇÃO AO TECLADO Extraída e Montada por Roberto Ornellas 1 ÍNDICE NOTAS MUSICAIS... 3 INTERVALOS... 4 BEMOL E SUSTENIDO...5 ESQUEMA DE CIFRAS...5 TRÍADES...6 TÉTRADES...9 TOCANDO

Leia mais

Direitos Autorais. Todos os Direitos reservados a Fábio de Amorim Teodoro. Este e-book só pode ser distribuído juntamente com o Curso Fórmula Violão.

Direitos Autorais. Todos os Direitos reservados a Fábio de Amorim Teodoro. Este e-book só pode ser distribuído juntamente com o Curso Fórmula Violão. Direitos Autorais Todos os Direitos reservados a Fábio de Amorim Teodoro. Este e-book só pode ser distribuído juntamente com o Curso Fórmula Violão. Palavras do Autor Nos diversos ambientes sociais nos

Leia mais

Marcelo Morales Torcato. Arranjos Musicais. 1ª Edição. Pauliceia Marcelo Morales Torcato Marcelo Torca Início em Arranjos Musicais 1

Marcelo Morales Torcato. Arranjos Musicais. 1ª Edição. Pauliceia Marcelo Morales Torcato Marcelo Torca Início em Arranjos Musicais 1 Marcelo Morales Torcato Arranjos Musicais 1ª Edição Pauliceia Marcelo Morales Torcato 2009 Marcelo Torca Início em Arranjos Musicais 1 Pauliceia, agosto de 2009. Marcelo Torca Início em Arranjos Musicais

Leia mais

Aprenda a ler partitura em 5 passos

Aprenda a ler partitura em 5 passos Aprenda a ler partitura em 5 passos Aprender a ler a partitura sempre foi visto como algo muito difícil para alguns ate impossível e para outros talvez tenha sido motivo de desistência de aprender a tocar

Leia mais

Partes do Violão 1- Tampo 2- Rastilho 3- Cavalete 4- Boca ou Bocal

Partes do Violão 1- Tampo 2- Rastilho 3- Cavalete 4- Boca ou Bocal Partes da guitarra Basicamente, os modelos dos instrumentos que iremos abordar são os mais tradicionais, em se tratando da guitarra, nós temos o modelo strato, que é o mais versátil modelo de guitarra

Leia mais

Intervalos Lista de exercícios 1

Intervalos Lista de exercícios 1 Teoria musical 1 Intervalos Lista de exercícios 1 Assista a aula completa em: http://www.youtube.com/watch?v=x-hkueowgly Elaboração e diagramação: Philippe Lobo Intervalos Exercícios Respostas na última

Leia mais

Os ukuleles são divididos hoje em 4 tamanhos principais: soprano, concerto, tenor e barítono.

Os ukuleles são divididos hoje em 4 tamanhos principais: soprano, concerto, tenor e barítono. Ukulele HISTÓRI O ukulele tem sua origem no século XIX tendo como ancestrais o braguinha ou machete e o rajão, instrumentos levados pelos madeirenses, nomeadamente João Fernandes, quando estes emigraram

Leia mais

COMO TOCAR TECLADO. Os Primeiros Passos. Copyright 2014 Todos os direitos reservados

COMO TOCAR TECLADO. Os Primeiros Passos.  Copyright 2014 Todos os direitos reservados COMO TOCAR TECLADO Os Primeiros Passos http://www.escolavirtualdemusica.com.br/ Copyright 2014 Todos os direitos reservados Índice INTRODUÇÃO...PG.03 SISTEMA DE ESCRITA MUSICAL: A CIFRA...PG.04 AS NOTAS

Leia mais

CURSO DE VIOLÃO PARA INICIANTES

CURSO DE VIOLÃO PARA INICIANTES CURSO DE VIOLÃO PARA INICIANTES ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 INICIANTE... 4 ALGUMAS PARTES FUNDAMENTAIS:... 4 EXISTEM MANEIRAS DIFERENTES DE TOCAR O VIOLÃO:... 4 PARTES DO VIOLÃO... 4 MÃOS... 5 AFINAÇÃO TRADICIONAL...

Leia mais

BREVE HISTÓRIA DO VIOLÃO

BREVE HISTÓRIA DO VIOLÃO VIOLÃO BREVE HISTÓRI O VIOLÃO Os musicólogos, quando falam sobre a origem da guitarra (violão), citam duas hipóteses prováveis sobre a origem desse instrumento musical. Uma delas é a de que o violão tenha

Leia mais

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Apostila de Iniciação ao Violão e Guitarra Miigueell do Prrado Urrttado São Carlos SP, 23 de fevereiro de 2006. Contatos: miguelurtado@yahoo.com.br miguelurtado@polvo.ufscar.br Proibido reprodução do material

Leia mais

Aqui é o lugar certo para aprender MÚSICA. Daniel Darezzo

Aqui é o lugar certo para aprender MÚSICA. Daniel Darezzo Aqui é o lugar certo para aprender MÚSICA Daniel Darezzo MÓDULO 00A 49 vídeo aulas Ele é liberado assim que o aluno se cadastra Primeiros passos no Violão Como montar o 1º acorde Como tocar o 1º ritmo

Leia mais

Prof. Juarez Barcellos

Prof. Juarez Barcellos ou Notação Musical A teoria serve para que o músico organize a aplicação de sua técnica. Ela é o intelecto, a compreensão da arte. É através dela que as composições rompem os séculos com uma linguagem

Leia mais

VIOLÃO E MÚSICA. Juarez Barcellos PIRAÍ MUSICAL. Ano Projeto da Secretaria Municipal de Cultura

VIOLÃO E MÚSICA. Juarez Barcellos PIRAÍ MUSICAL. Ano Projeto da Secretaria Municipal de Cultura VIOLÃO E MÚSICA PIRAÍ MUSICAL Projeto da Secretaria Municipal de Cultura Ano 2018 Material utilizado nos polos do projeto Disponível em: juarezbarcellos.com DEDOS E PALHETAS Dedos da mão direita: polegar,

Leia mais

Prof. Juarez Barcellos

Prof. Juarez Barcellos Diferenças entre Violão Popular e Violão Clássico ou Erudito O violonista popular toca suas músicas, guiado por acordes cifrados, mesmo que ele saiba ler partitura, não estará nela o foco de seus arranjos

Leia mais

Paróquia Nsa. Sra. do Sagrado Coração (Santuário das Almas/Icaraí) Oficina de Teclado 1ª Etapa

Paróquia Nsa. Sra. do Sagrado Coração (Santuário das Almas/Icaraí) Oficina de Teclado 1ª Etapa Paróquia Nsa. Sra. do Sagrado Coração (Santuário das Almas/Icaraí) Oficina de Teclado 1ª Etapa www.oficinademusica.org Olá, pessoal Essa Apostila é direcionada para os alunos (as) da Oficina de Teclado.

Leia mais

- 2 - Esse livro tem como propósito ajudar você que assim como nós é apaixonado

- 2 - Esse livro tem como propósito ajudar você que assim como nós é apaixonado - 2 - Apresentação Esse livro tem como propósito ajudar você que assim como nós é apaixonado por música e sempre tem o anseio de aprender e entender cada vez mais a respeito do universo musical se tratando

Leia mais

GRADE CURRICULAR CAVALLIERI TECLADO

GRADE CURRICULAR CAVALLIERI TECLADO MÓDULO I 1º Semestre 1.1 Apresentação do instrumento - Conhecimento das características e possibilidades de uso com seus recursos sonoros e eletrônicos e diferenças entre o teclado e o piano. 1.2 Postura,

Leia mais

Guia Prático Inicial

Guia Prático Inicial CONTRABAIXO Guia Prático Inicial http://www.escolavirtualdemusica.com.br/ Copyright 2014 Todos os direitos reservados Índice Introdução...Pg.03 O que é um contrabaixo?...pg.04 POSTURA: SEGURANDO E DIGITANDO

Leia mais

1 Figura mostrando a localização de todas as notas

1 Figura mostrando a localização de todas as notas 1 Figura mostrando a localização de todas as notas Trago abaixo uma figura demonstrando a localização de todas as notas no braço de uma guitarra (ou violão, pois é a mesma localização em ambos os instrumentos).

Leia mais

Improvisação. Prof. Juarez Barcellos. Violonistas, músicos, alunos, amigos e companhia, bem vindos!

Improvisação. Prof. Juarez Barcellos. Violonistas, músicos, alunos, amigos e companhia, bem vindos! Improvisação Prof. Juarez Barcellos Licença Creative Commons Violonistas, músicos, alunos, amigos e companhia, bem vindos! Em 2002, comecei a dar aulas particulares nas Em 2002, comecei a dar aulas particulares

Leia mais

O PROBLEMA DO BRAÇO DA GUITARRA. A difícil tarefa do guitarrista conhecer as notas, acordes e escalas em seu instrumento

O PROBLEMA DO BRAÇO DA GUITARRA. A difícil tarefa do guitarrista conhecer as notas, acordes e escalas em seu instrumento O PROBLEMA DO BRAÇO DA GUITARRA A difícil tarefa do guitarrista conhecer as notas, acordes e escalas em seu instrumento A guitarra é um instrumento maravilhoso. Ela tem possibilidades expressivas e sonoras

Leia mais

Apostila Aulas Música teórica e instrumental

Apostila Aulas Música teórica e instrumental Apostila Aulas Música teórica e instrumental 1 Índice Aula 1 Relembrando sobre o instrumento--------------3,4,5 Nomenclatura das mãos ----------------------------5,6 Notas nas quatro primeiras casas e

Leia mais

4. COMO TRANSPOR AS CIFRAS NO VIOLÃO

4. COMO TRANSPOR AS CIFRAS NO VIOLÃO 4. COMO TRANSPOR AS CIFRAS NO VIOLÃO 4.1. Como Fazer A transposição de cifras no braço do violão deslocando o acorde para a direita ou para a esquerda é muito fácil. Basta conhecer as notas das cordas

Leia mais

Iniciando. Violão. (Apostila Instrumental e teórica) Apostila de Música Instrumental Iniciação Ao Violão Apostila Volume 1

Iniciando. Violão. (Apostila Instrumental e teórica)  Apostila de Música Instrumental Iniciação Ao Violão Apostila Volume 1 Iniciando Ao Violão (Apostila Instrumental e teórica) Página 1 Índice 1. Objetivo------------------------------------------------------------------3 2. Introdução--------------------------------------------------------------4

Leia mais

Dó -tom- Ré -tom- Mi -½tom- Fá -tom- Sol -tom- Lá -tom- Si -½tom- Dó...

Dó -tom- Ré -tom- Mi -½tom- Fá -tom- Sol -tom- Lá -tom- Si -½tom- Dó... Artigo Científico 4- A Matemática no mundo da música Guilherme Ramos Informática Manhã IFRS Campus Osório 28/11/2011 Resumo: Realmente sem idéias pra este artigo resolvi pegar uma das coisas que eu mais

Leia mais

RELEASE CEZAR ROMERO. Seu canal é divulgado nas redes sociais, contando com uma FanPage com seguidores, e um grupo no Facebook com 9150 membros.

RELEASE CEZAR ROMERO. Seu canal é divulgado nas redes sociais, contando com uma FanPage com seguidores, e um grupo no Facebook com 9150 membros. RELEASE CEZAR ROMERO Violonista e tecladista brasileiro que tem ativa participação no ensino musical através do Instituto Musical Darezzo. Ainda no início de sua carreira como músico se envolveu em atividades

Leia mais

Como Tocar Violão de Forma Fácil & Rápida

Como Tocar Violão de Forma Fácil & Rápida Como Tocar Violão de Forma Fácil & Rápida O Guia Absolutamente Completo Blog COMO TOCAR VIOLÃO HOJE Aprenda tocar violão de forma fácil e rápida. SUMÁRIO Texto sobre 02 Aprenda Como Tocar Violão de Forma

Leia mais

Teoria Musical em Foco

Teoria Musical em Foco Henrique Rodrigues Teoria Musical em Foco Primeiros Passos Para Começar a Ler Partituras Versão 1.0 2 Índice Índice 3 Introdução 5 Capítulo 1: Música e Som 6 1.1 O que é Música 6 1.2 Mas o que é som? 7

Leia mais

Ensaio Musical Prof. Juarez Barcellos

Ensaio Musical Prof. Juarez Barcellos Ensaio Musical Prof. Juarez Barcellos CURSO DE MÚSICA PARA VIOLÃO Módulo III juarezbarcellos.com Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem. Glória en excelsis

Leia mais

I- Música É a arte dos sons. É constituída de melodia, ritmo e harmonia. II- Representação violão ou guitarra Gráfica do braço do

I- Música É a arte dos sons. É constituída de melodia, ritmo e harmonia. II- Representação violão ou guitarra Gráfica do braço do I- Música É a arte dos sons. É constituída de melodia, ritmo e harmonia. a) Melodia É uma sucessão de sons musicais combinados b) Ritmo É a duração e acentuação dos sons e pausas c) Harmonia é a combinação

Leia mais

Ensaio Musical Prof. Juarez Barcellos

Ensaio Musical Prof. Juarez Barcellos Ensaio Musical Prof. Juarez Barcellos CURSO DE MÚSICA PARA VIOLÃO Módulo III juarezbarcellos.com Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem. Glória en excelsis

Leia mais

Introdução 11 Sobre este Livro 11 Para quem é este livro? 11 Como está organizado este livro 12 Para onde ir a partir daqui 13 PARTE I 15 Ritmo 15

Introdução 11 Sobre este Livro 11 Para quem é este livro? 11 Como está organizado este livro 12 Para onde ir a partir daqui 13 PARTE I 15 Ritmo 15 Introdução 11 Sobre este Livro 11 Para quem é este livro? 11 Como está organizado este livro 12 Para onde ir a partir daqui 13 PARTE I 15 Ritmo 15 Capítulo 1 16 O que é a Teoria musical afinal? 16 Como

Leia mais

1) Nas pautas abaixo, escrever o número das linhas e dos espaços, de baixo para cima: 2) Escrever 5 notas nas linhas e 5 notas nos espaços:

1) Nas pautas abaixo, escrever o número das linhas e dos espaços, de baixo para cima: 2) Escrever 5 notas nas linhas e 5 notas nos espaços: 1. PENTAGRAMA OU PAUTA: PAUTA é um conjunto de 5 LINHAS horizontais paralelas onde se escrevem os sons (notas) e os silêncios (pausas). A pauta começou com apenas uma linha colorida, no século IX. Outras

Leia mais

APOSTILA DE TEORIA MUSICAL 01

APOSTILA DE TEORIA MUSICAL 01 EMT - Ranildo Lopes - Teoria Musical IMAIL: ranildope@bol.com.br 1 ESCOLA DE MÚSICA DE TERESINA DIREÇÃO PROF. AURÉLIO MELO COORD. ADMINISTRATIVA - LUCINEIDE COORD. PEDAGÓGICA PAULO DANTAS ORGANIZADOR PROF.

Leia mais

Dicas e Truques para Piano e Teclado

Dicas e Truques para Piano e Teclado COMUNICADO: Proibido por lei a cópia e alteração de qualquer parte desse e-book sem a prévia autorização do autor. Se souber de algum caso, denuncie. Dicas e Truques para Piano e Teclado www.teclasmagicas.com

Leia mais

7 Dicas de Como Ler e Aprender Partituras. Facilmente!

7 Dicas de Como Ler e Aprender Partituras. Facilmente! 7 Dicas de Como Ler e Aprender Partituras Facilmente! Nesta apresentação, vou te mostrar 7 Dicas para aprender a ler e tocar partituras com fluência... Sem precisar ficar perdendo tempo fazendo coisas

Leia mais

O método é simples. 1. Entender o movimento (mentalmente), assimilá-lo. 2. Executar o movimento.

O método é simples. 1. Entender o movimento (mentalmente), assimilá-lo. 2. Executar o movimento. O método é simples Tocar bateria é coordenar os movimentos dos braços e pernas, só isso. Não é preciso ler partituras Não é preciso saber as notas musicais Não é preciso ter o dom para a música Aprender

Leia mais

Março Trabalho realizado por: Miguel Martins 4º Ano LGEI

Março Trabalho realizado por: Miguel Martins 4º Ano LGEI Março 2004 Trabalho realizado por: Miguel Martins 4º Ano LGEI ÍNDICE Introdução... Pág. 3 Listagem das Peças... Pág. 5 Guitarra a 3D... Pág. 8 o Desenho 3D Vs. Foto Real... Pág. 8 Miguel Martins 2 Introdução

Leia mais

Tablaturas. O que são tablaturas? Como ler tablaturas?

Tablaturas. O que são tablaturas? Como ler tablaturas? Tablaturas O que são tablaturas? www.mauriciomasuda.com.br Tablatura é um método usado para transcrever música que pode ser tocada em instrumentos de corda como violões, guitarras e baixos. Ao contrário

Leia mais

ATENÇÃO REGRAS SUGESTÕES SOBRE AULAS ONLINE:

ATENÇÃO REGRAS SUGESTÕES SOBRE AULAS ONLINE: ATENÇÃO REGRAS SUGESTÕES SOBRE AULAS ONLINE: 1 - O aluno deve estudar sempre com o método em mãos para facilitar o entendimento de cada matéria. É de interesse do aluno, imprimir e encadernar este método

Leia mais

Sistemas de Notação para Violão - Conteúdo

Sistemas de Notação para Violão - Conteúdo Introdução Representação gráfica do braço do violão Cifragem cordal Tablatura moderna Partitura para violão Notação numérica Introdução Ao longo do tempo, a Música tem sido transmitida de geração em geração

Leia mais

INSTRUTOR Zeh Blackie. CURSO DE GUITARRA Nível Básico. 13º Passo

INSTRUTOR Zeh Blackie. CURSO DE GUITARRA Nível Básico. 13º Passo INSTRUTOR Zeh Blackie CURSO DE GUITARRA Nível Básico 13º Passo Copyright -Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada destes materiais, no todo ou em parte, constitui violação do direitos

Leia mais