Endometriose e FIV. Opções de tratamento para paciente com endometriose e Infertilidade

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Endometriose e FIV. Opções de tratamento para paciente com endometriose e Infertilidade"

Transcrição

1 Nº 8 Endometriose e FIV Vanessa Genro Joao Sabino Cunha Filho Universidade Federal do Rio Grande do Sul Hospital de Clínicas de Porto Alegre Centro de Reprodução Humana Insemine Endometriose é uma doença crônica que afeta entre até 10% das mulheres em idade reprodutiva(1). Definida pela presença de tecido endometrial fora da cavidade uterina, essa doença causa um processo inflamatório na pelve que pode levar à fibrose e formação de aderências. Mecanismos através dos quais essa doença leva à infertilidade permanecem incompletamente entendidos, mas incluem distorção da anatomia tubária, qualidade oocitária reduzida, resistência à progesterona e, até mesmo, alterações da receptividade endometrial (2). Uma grande parte dessas pacientes necessita assistência à reprodução e, neste texto, discutiremos os efeitos dessa doença nos desfechos reprodutivos das pacientes, assim como as opções de tratamento medicamentoso, cirúrgico e indicações de inseminação ou fertilização in vitro (FIV). Opções de tratamento para paciente com endometriose e Infertilidade Assim como qualquer paciente com infertilidade necessitando de procedimentos de reprodução assistida, nas pacientes com endometriose é imperativo realizar uma boa avaliação de reserva ovariana, por meio da dosagem do Hormônio Anti-Mulleriano ou da contagem de folículos antrais, assim como avaliação do parceiro que, inicialmente, é feita através de espermograma. Na escolha do tratamento, os principais fatores a serem considerados são a saúde tubária, espermograma, idade da paciente e tempo de

2 infertilidade. Alteração anatômica tubária e/ou oligoastenospermia indicam FIV diretamente. Não se pode esquecer que a idade da paciente é o fator isolado mais importante para sucesso reprodutivo e, portanto, mulheres com mais de 35 anos, assim como aquelas com reserva ovariana diminuída, devem ser consideradas de forma cuidadosa(3). Pacientes jovens com trompas normais, reserva ovariana normal e parceiro com sêmen adequado podem ser submetidas à inseminação intrauterina (4). Discute-se que fatores associados à endometriose podem indicar a FIV que, além de transpor a barreira anatômica, remove os gametas de um ambiente peritoneal hostil(5). Endometriose como fator prognóstico Um assunto controverso é se a endometriose em si exerce efeito deletério nos desfechos reprodutivos da FIV. Estudos mais antigos, incluindo metanálise de trabalhos publicados entre 1983 e 1998, reportavam piora dos parâmetros reprodutivos nas pacientes com endometriose (2, 6, 7), inclusive com piora nas taxas de fertilização quando comparadas às pacientes com fator tubário(8). Estudo realizado com a base de dados da Sociedade para Tecnologias de Reprodução Assistida (dados nacionais norte-americanos) avaliou o efeito da endometriose e de fatores associados nos ciclos de FIV de 2008 a Mais de 350 mil ciclos foram analisados considerando a presença de Apenas Endometriose, Endometriose e Fator Tubário e Infertilidade sem causa aparente. A presença de endometriose foi associada com menor número de oócitos, menores taxas de implantação e menores taxas de gestação, sendo que a presença de outros fatores associados piorou ainda mais o prognóstico(9). Em nosso meio, análise retrospectiva reportada à rede LARA (Rede Latinoamericana de Reprodução) entre 2010 e 2012 verificou os dados de FIV de 22 mil mulheres comparando pacientes com endometriose com outras causas. Apesar das pacientes com endometriose terem um número de oócitos significativamente reduzido em relação aos controles (8.8 vs. 9.8), as taxas de fertilização e de gestação foram semelhantes entre os grupos(10).

3 Resultados tão heterogêneos provavelmente se devem ao fato dos estudos serem retrospectivos com populações diferentes, assim como pelas formas diferenrtes de investigação de pacientes que são qualificadas como causa inexplicada. Provavelmente apenas um ensaio clínico randomizado poderá elucidar esse tema. Ainda mais controverso é se a severidade da endometriose pode afetar os resultados da FIV. Foi sugerido que endometriose avançada pode alterar a expressão de receptores de estrogênio e progesterona nas células da granulosa (11). Estudos clínicos mostram menor número de oócitos, menor taxa de implantação e menores taxas de gestação em pacientes com endometriose mais severa (12), sugerindo que o fator inflamatório peritoneal, que na doença avançada é extenso, pode prejudicar desfechos mesmo in vitro. A presença de endometrioma ovariano não parece afetar o número de oócitos produzidos pelo ovário que contém o cisto (13, 14). Entretanto, é controverso se a presença do endometrioma pode influenciar negativamente na qualidade oocitária e, como consequência, embrionária (15, 16). A indução da ovulação da paciente com endometriose O conceito que a endometriose é uma doença hormonalmente dependente leva a crer que o ciclo longo com downregulation através do uso do agonista do GnRh em fase lútea talvez provocasse algum benefício em termos reprodutivos. Esse conceito foi investigado por diversos estudos retrospectivos na década de 90 que compararam os efeitos da indução com antagonista ou ciclo longo com agonista nas taxas de gestação em pacientes com endometriose sob indução da ovulação para FIV(7, 17, 18). Os resultados são controversos, mas um estudo francês (7) com número maior de pacientes mostrou benefício do ciclo longo sobre os outros protocolos de indução. Uma análise observacional mais recente não achou diferença entre os protocolos de indução(19). Estudos prospectivos com períodos maiores de bloqueio de eixo (3 meses) são mais homogêneos em demonstrar esse benefício (20, 21), sugerindo que o bloqueio apenas em fase lútea é insuficiente para reduzir os

4 efeitos da doença sobre os desfechos reprodutivos. Uma metanálise da Cochrane com 3 ensaios clínicos randomizados incluindo 163 pacientes com endometriose confirmou o benefício da supressão a longo prazo pré-fiv(22). A cirurgia como adjuvante Pré FIV Dois ensaios clínicos randomizados na década de 90 avaliaram o benefício da exérese dos focos de endometriose nas taxas de gestação espontânea nos meses subsequentes(23, 24). Um deles com número maior de pacientes (24) mostrou benefício em termos de gestação, assim como a metanálise realizada posteriormente (Cochrane 2009). Entretanto o benefício de tal procedimento previamente à FIV não é claro(25-27). Surrey and Schoolcraft reportaram ausência de influência da cirurgia para endometriose assim como do tempo na qual ela foi realizada em relação à FIV(25). Bedaiwy confirmou esses achados(27). Já dois outros estudos, avaliando pacientes em circunstancias especiais como pacientes com endometriose mais severa, encontraram taxas de implantação e de gestação maiores nas pacientes que foram operadas previamente ao tratamento (28, 29). Ambos estudos tem falhas metodológicas que ainda não permitem que extrapolemos essa questão. O benefício da ressecção de endometriomas pré FIV foi revisada através de duas metanálises recentes (30, 31) que não evidenciaram benefício da cirurgia em termos de taxas de gestação. Ao mesmo tempo parece haver uma maior necessidade de gonadotrofina e menor número de oócitos nas pacientes que foram submetidas à cistectomia, demonstrando a dificuldade que o cirurgião tem de diferenciar tecido ovariano normal da capsula do endometrioma, especialmente em endometriomas volumosos. Desfechos gestacionais A gestação costuma ter um efeito supressor benéfico sobre os focos de endometriose, melhorando sintomas dolorosos. Complicações agudas da endometriose como hemoperitôneo, complicações ovarianas ou intestinais são muito graves, porém muito raras e de natureza imprevisível, não justificando qualquer mudança no cuidado habitual dessas pacientes(32).

5 Alguns estudos reportam aumento das taxas de aborto espontâneo, trabalho de parto prematuro e bebês pequenos para idade gestacional em pacientes com endometriose. Entretanto, resultados discordantes, fatores de confusão e falhas metodológicas não nos permitem concluir definitivamente sobre esse risco. O risco de placentação anormal (placenta prévia) é o que aparece de forma mais constante, mesmo em pacientes que não foram submetidas a cirurgia uterina(32). Referências 1. Dunselman GA, Vermeulen N, Becker C, Calhaz-Jorge C, D'Hooghe T, De Bie B, et al. ESHRE guideline: management of women with endometriosis. Human reproduction. 2014;29(3): Barnhart K, Dunsmoor-Su R, Coutifaris C. Effect of endometriosis on in vitro fertilization. Fertility and sterility. 2002;77(6): van Loendersloot LL, van Wely M, Limpens J, Bossuyt PM, Repping S, van der Veen F. Predictive factors in in vitro fertilization (IVF): a systematic review and meta-analysis. Human reproduction update. 2010;16(6): Dmowski WP, Pry M, Ding J, Rana N. Cycle-specific and cumulative fecundity in patients with endometriosis who are undergoing controlled ovarian hyperstimulation-intrauterine insemination or in vitro fertilizationembryo transfer. Fertility and sterility. 2002;78(4): Surrey ES. Endometriosis and assisted reproductive technologies: maximizing outcomes. Seminars in reproductive medicine. 2013;31(2): Simon C, Gutierrez A, Vidal A, de los Santos MJ, Tarin JJ, Remohi J, et al. Outcome of patients with endometriosis in assisted reproduction: results from in-vitro fertilization and oocyte donation. Human reproduction. 1994;9(4): Olivennes F, Feldberg D, Liu HC, Cohen J, Moy F, Rosenwaks Z. Endometriosis: a stage by stage analysis--the role of in vitro fertilization. Fertility and sterility. 1995;64(2): Wardle PG, Mitchell JD, McLaughlin EA, Ray BD, McDermott A, Hull MG. Endometriosis and ovulatory disorder: reduced fertilisation in vitro compared with tubal and unexplained infertility. Lancet. 1985;2(8449): Senapati S, Sammel MD, Morse C, Barnhart KT. Impact of endometriosis on in vitro fertilization outcomes: an evaluation of the Society for Assisted Reproductive Technologies Database. Fertility and sterility. 2016;106(1): e Gonzalez-Comadran M, Schwarze JE, Zegers-Hochschild F, Souza MD, Carreras R, Checa MA. The impact of endometriosis on the outcome of Assisted Reproductive Technology. Reproductive biology and endocrinology : RB&E. 2017;15(1): Karita M, Yamashita Y, Hayashi A, Yoshida Y, Hayashi M, Yamamoto H, et al. Does advanced-stage endometriosis affect the gene expression of estrogen and progesterone receptors in granulosa cells? Fertility and sterility. 2011;95(3):

6 12. Kuivasaari P, Hippelainen M, Anttila M, Heinonen S. Effect of endometriosis on IVF/ICSI outcome: stage III/IV endometriosis worsens cumulative pregnancy and live-born rates. Human reproduction. 2005;20(11): Somigliana E, Benaglia L, Vercellini P, Paffoni A, Ragni G, Fedele L. Recurrent endometrioma and ovarian reserve: biological connection or surgical paradox? American journal of obstetrics and gynecology. 2011;204(6):529 e Almog B, Shehata F, Sheizaf B, Tan SL, Tulandi T. Effects of ovarian endometrioma on the number of oocytes retrieved for in vitro fertilization. Fertility and sterility. 2011;95(2): Yanushpolsky EH, Best CL, Jackson KV, Clarke RN, Barbieri RL, Hornstein MD. Effects of endometriomas on ooccyte quality, embryo quality, and pregnancy rates in in vitro fertilization cycles: a prospective, casecontrolled study. Journal of assisted reproduction and genetics. 1998;15(4): Harada M, Takahashi N, Hirata T, Koga K, Fujii T, Osuga Y. Laparoscopic excision of ovarian endometrioma does not exert a qualitative effect on ovarian function: insights from in vitro fertilization and single embryo transfer cycles. Journal of assisted reproduction and genetics. 2015;32(5): Tan SL, Maconochie N, Doyle P, Campbell S, Balen A, Bekir J, et al. Cumulative conception and live-birth rates after in vitro fertilization with and without the use of long, short, and ultrashort regimens of the gonadotropinreleasing hormone agonist buserelin. American journal of obstetrics and gynecology. 1994;171(2): Chedid S, Camus M, Smitz J, Van Steirteghem AC, Devroey P. Comparison among different ovarian stimulation regimens for assisted procreation procedures in patients with endometriosis. Human reproduction. 1995;10(9): Rodriguez-Purata J, Coroleu B, Tur R, Carrasco B, Rodriguez I, Barri PN. Endometriosis and IVF: are agonists really better? Analysis of 1180 cycles with the propensity score matching. Gynecological endocrinology : the official journal of the International Society of Gynecological Endocrinology. 2013;29(9): Surrey ES, Silverberg KM, Surrey MW, Schoolcraft WB. Effect of prolonged gonadotropin-releasing hormone agonist therapy on the outcome of in vitro fertilization-embryo transfer in patients with endometriosis. Fertility and sterility. 2002;78(4): Marcus SF, Edwards RG. High rates of pregnancy after long-term down-regulation of women with severe endometriosis. American journal of obstetrics and gynecology. 1994;171(3): Sallam HN, Garcia-Velasco JA, Dias S, Arici A. Long-term pituitary down-regulation before in vitro fertilization (IVF) for women with endometriosis. The Cochrane database of systematic reviews. 2006(1):CD Marcoux S, Maheux R, Berube S. Laparoscopic surgery in infertile women with minimal or mild endometriosis. Canadian Collaborative Group on Endometriosis. The New England journal of medicine. 1997;337(4):

7 24. Parazzini F. Ablation of lesions or no treatment in minimal-mild endometriosis in infertile women: a randomized trial. Gruppo Italiano per lo Studio dell'endometriosi. Human reproduction. 1999;14(5): Surrey ES, Schoolcraft WB. Does surgical management of endometriosis within 6 months of an in vitro fertilization-embryo transfer cycle improve outcome? Journal of assisted reproduction and genetics. 2003;20(9): Surrey MW, Hill DL. Treatment of endometriosis by carbon dioxide laser during gamete intrafallopian transfer. Journal of the American College of Surgeons. 1994;179(4): Bedaiwy MA, Falcone T, Katz E, Goldberg JM, Assad R, Thornton J. Association between time from endometriosis surgery and outcome of in vitro fertilization cycles. The Journal of reproductive medicine. 2008;53(3): Opoien HK, Fedorcsak P, Byholm T, Tanbo T. Complete surgical removal of minimal and mild endometriosis improves outcome of subsequent IVF/ICSI treatment. Reproductive biomedicine online. 2011;23(3): Bianchi PH, Pereira RM, Zanatta A, Alegretti JR, Motta EL, Serafini PC. Extensive excision of deep infiltrative endometriosis before in vitro fertilization significantly improves pregnancy rates. Journal of minimally invasive gynecology. 2009;16(2): Tsoumpou I, Kyrgiou M, Gelbaya TA, Nardo LG. The effect of surgical treatment for endometrioma on in vitro fertilization outcomes: a systematic review and meta-analysis. Fertility and sterility. 2009;92(1): Benschop L, Farquhar C, van der Poel N, Heineman MJ. Interventions for women with endometrioma prior to assisted reproductive technology. The Cochrane database of systematic reviews. 2010(11):CD Leone Roberti Maggiore U, Ferrero S, Mangili G, Bergamini A, Inversetti A, Giorgione V, et al. A systematic review on endometriosis during pregnancy: diagnosis, misdiagnosis, complications and outcomes. Human reproduction update. 2016;22(1):

ENDOMETRIOSE: CONHEÇA OS SINTOMAS E TRATAMENTOS

ENDOMETRIOSE: CONHEÇA OS SINTOMAS E TRATAMENTOS ENDOMETRIOSE: CONHEÇA OS SINTOMAS E TRATAMENTOS INTRODUÇÃO 3 ENDOMETRIOSE 5 ENDOMETRIOSE E GRAVIDEZ 11 A IMPORTÂNCIA DE CONTAR COM AJUDA ESPECIALIZADA EM FERTILIDADE 14 CONCLUSÃO 16 SOBRE A CLÍNICA ORIGEN

Leia mais

Registro Latinoamericano de Reproducción Asistida. Fernando Zegers Hochschild Juan Enrique Schwarze Javier Crosby Carolina Musri Kurt Schwarze

Registro Latinoamericano de Reproducción Asistida. Fernando Zegers Hochschild Juan Enrique Schwarze Javier Crosby Carolina Musri Kurt Schwarze Registro Latinoamericano de Reproducción Asistida Fernando Zegers Hochschild Juan Enrique Schwarze Javier Crosby Carolina Musri Kurt Schwarze Declaração O RLA recebe financiamento de REDLARA e FERRING

Leia mais

INTRODUÇÃO. 40 anos FIV 8 milhões de bebês nascidos por TRAs. Saúde dos bebês? ICMART, em 34º ESHRE 2018

INTRODUÇÃO. 40 anos FIV 8 milhões de bebês nascidos por TRAs. Saúde dos bebês? ICMART, em 34º ESHRE 2018 OVARIAN RESPONSE TO STIMULATION AND SUBOPTIMAL ENDOMETRIAL DEVELOPMENT ARE ASSOCIATED WITH ADVERSE PERINATAL OUTCOMES IN INTRACYTOPLASMIC SPERM INJECTION CYCLES Edson Borges Jr; Bianca Ferrarini Zanetti;

Leia mais

IMPLANTAÇÃO. Dr. Luis Fernando Dale

IMPLANTAÇÃO. Dr. Luis Fernando Dale IMPLANTAÇÃO Dr. Luis Fernando Dale Pergunta: Suporte Luteal 1 P4 IM 2 P4 IM+E2 3 P4 Vag 4 P4 Vag+E2 5 Nada 2 Suporte Luteal Patofisiologia da secreção luteal Dados Clinicos Via de administração Quando

Leia mais

Aspiração e alcoolização de endometriomas ovarianos recorrentes prévios ao tratamento de fertilização in vitro estudo piloto

Aspiração e alcoolização de endometriomas ovarianos recorrentes prévios ao tratamento de fertilização in vitro estudo piloto ARTIGO ORIGINAL Aspiração e alcoolização de endometriomas ovarianos recorrentes prévios ao tratamento de fertilização in vitro estudo piloto Aspiration and ethanol sclerotherapy to treat recurrent ovarian

Leia mais

Ultrassonografia nos Tratamentos de Infertilidade C A R O L I N A P E R E I R A M É D I C A G I N E C O LO G I S TA E O B S T E T R A

Ultrassonografia nos Tratamentos de Infertilidade C A R O L I N A P E R E I R A M É D I C A G I N E C O LO G I S TA E O B S T E T R A Ultrassonografia nos Tratamentos de Infertilidade C A R O L I N A P E R E I R A M É D I C A G I N E C O LO G I S TA E O B S T E T R A Carolina Pereira Médica Ginecologista e Obstetra Ultrassonografia na

Leia mais

ENDOMETRIOSE. e Infertilidade. Dra. Rosa Maria Neme

ENDOMETRIOSE. e Infertilidade. Dra. Rosa Maria Neme ENDOMETRIOSE e Infertilidade Dra. Rosa Maria Neme Dra. Rosa Maria Neme CRM-SP 87.844 Doutora em Ginecologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Proprietária do Centro de Endometriose

Leia mais

Copyright Viseu. Thiago Regina Lucas Martinez Renato Souza Junior Tiago Shima. Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)

Copyright Viseu. Thiago Regina Lucas Martinez Renato Souza Junior Tiago Shima. Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) Copyright Viseu Editor Capa Revisão Projeto Gráfico Thiago Regina Lucas Martinez Renato Souza Junior Tiago Shima Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) de Góes Soligo, Adriana Manual da

Leia mais

Estimulação Ovariana. Agonistas. Dr. Eduardo Pandolfi Passos

Estimulação Ovariana. Agonistas. Dr. Eduardo Pandolfi Passos Estimulação Ovariana Agonistas Dr. Eduardo Pandolfi Passos Agonista Conteúdo História Citrato de clomifene Gonadotrofinas Agonista do GnRH 2 1931, Fevold evidencia o eixo pituitária - gônada 1940, A Schein

Leia mais

Resultados de Técnicas de Reprodução Assistida em Pacientes Previamente Submetidas a Cirurgia Ovariana para o Tratamento da Endometriose

Resultados de Técnicas de Reprodução Assistida em Pacientes Previamente Submetidas a Cirurgia Ovariana para o Tratamento da Endometriose RBGO 24 (6): 371-376, 2002 Trabalhos Originais Resultados de Técnicas de Reprodução Assistida em Pacientes Previamente Submetidas a Cirurgia Ovariana para o Tratamento da Endometriose Outcome of Assisted

Leia mais

Abril IST INFERTILIDADE HUMANA

Abril IST INFERTILIDADE HUMANA VEST Abril @vestmapamental B I O L O G I A IST INFERTILIDADE HUMANA A infertilidade para a espécie humana pode ser definida como o insucesso em conseguir uma gravidez viável após 1 ano (12 ciclos menstruais)

Leia mais

COMPARAÇÃO DAS CURVAS DE DECRÉSCIMO DA RESERVA OVARIANA CONSIDERANDO A DOSAGEM DO HORMÔNIO FOLÍCULO ESTIMULANTE E A CONTAGEM DOS FOLÍCULOS ANTRAIS.

COMPARAÇÃO DAS CURVAS DE DECRÉSCIMO DA RESERVA OVARIANA CONSIDERANDO A DOSAGEM DO HORMÔNIO FOLÍCULO ESTIMULANTE E A CONTAGEM DOS FOLÍCULOS ANTRAIS. COMPARAÇÃO DAS CURVAS DE DECRÉSCIMO DA RESERVA OVARIANA CONSIDERANDO A DOSAGEM DO HORMÔNIO FOLÍCULO ESTIMULANTE E A CONTAGEM DOS FOLÍCULOS ANTRAIS. Autores: Eduardo Camelo de CASTRO; Waldemar Naves do

Leia mais

ESTUDO DE CASO: AVALIAÇÃO HORMONAL FEMININA DE CASAL INFÉRTIL CASE STUDY: EVALUATION OF FEMALE HORMONES WITH INFERTILE COUPLE

ESTUDO DE CASO: AVALIAÇÃO HORMONAL FEMININA DE CASAL INFÉRTIL CASE STUDY: EVALUATION OF FEMALE HORMONES WITH INFERTILE COUPLE 730 Faculdades Integradas de Patos Curso de Medicina v. 2, n. 3, out/dez 2017, p. 730-734 ISSN: 2448-1394 ESTUDO DE CASO: AVALIAÇÃO HORMONAL FEMININA DE CASAL INFÉRTIL CASE STUDY: EVALUATION OF FEMALE

Leia mais

Sistema Reprodutor e Tecnologia da Reprodução Medicamente Assistida

Sistema Reprodutor e Tecnologia da Reprodução Medicamente Assistida MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA DISCIPLINA DE ANATOMIA E HISTOLOGIA Sistema Reprodutor e Tecnologia da Reprodução Medicamente Assistida Carlos Plancha Instituto de Histologia e Biologia do Desenvolvimento

Leia mais

Reprodução e Manipulação da fertilidade

Reprodução e Manipulação da fertilidade Bio12 Unidade 1 Reprodução e Manipulação da fertilidade De que modo os processos reprodutivos interferem na qualidade de vida dos seres humanos? Capítulo 1. Anatomia, gametogénese e controlo hormonal Em

Leia mais

14º CURSO DE ENDOSCOPIA GINECOLÓGICA 14 th COURSE IN GYNECOLOGICAL ENDOSCOPY

14º CURSO DE ENDOSCOPIA GINECOLÓGICA 14 th COURSE IN GYNECOLOGICAL ENDOSCOPY Dia 29 Day 29 th 09h00 Cerimónia de Abertura Opening Ceremony SESSÃO I SESSION I 09h30 Como e porquê decidi realizar a primeira histerectomia por via laparoscópica? How and why I decide to perform the

Leia mais

Infertilidade no consultório: Autora: Lara Morales- R2 Orientadora: Dra. Maria Albina

Infertilidade no consultório: Autora: Lara Morales- R2 Orientadora: Dra. Maria Albina Infertilidade no consultório: como conduzir Autora: Lara Morales- R2 Orientadora: Dra. Maria Albina Infertilidade Definição: Ausência de concepção após um ano mantendo relações sexuais sem proteção PRIMÁRIA

Leia mais

Câncer de Mama nos Extremos de Vida - Pacientes Jovens - Considerações Clínicas

Câncer de Mama nos Extremos de Vida - Pacientes Jovens - Considerações Clínicas Câncer de Mama nos Extremos de Vida - Pacientes Jovens - Considerações Clínicas MD Rafael Corrêa Coelho Médico Oncologista do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) Especialista em Oncologia Clínica

Leia mais

Uso de Antagonista de GnRH (Cetrorelix) em Dose Única para Evitar Ovulações Prematuras em Ciclos de Fertilização Assistida

Uso de Antagonista de GnRH (Cetrorelix) em Dose Única para Evitar Ovulações Prematuras em Ciclos de Fertilização Assistida RBGO 25 (8): 563-569, 2003 Trabalhos Originais Uso de Antagonista de GnRH (Cetrorelix) em Dose Única para Evitar Ovulações Prematuras em Ciclos de Fertilização Assistida Single Dose of GnRH Antagonist

Leia mais

FELLOWSHIP EM REPRODUÇÃO HUMANA E ENDOSCOPIA GINECOLÓGICA

FELLOWSHIP EM REPRODUÇÃO HUMANA E ENDOSCOPIA GINECOLÓGICA FELLOWSHIP EM REPRODUÇÃO HUMANA E ENDOSCOPIA GINECOLÓGICA 2017 FELLOWSHIP EM REPRODUÇÃO HUMANA E ENDOSCOPIA GINECOLÓGICA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 2017 SUMÁRIO Página 1. Introdução 04 2. Objetivo geral. 04

Leia mais

INDICAÇÕES DE LAPAROSCOPIA NO MANEJO DE MASSAS OVARIANAS

INDICAÇÕES DE LAPAROSCOPIA NO MANEJO DE MASSAS OVARIANAS INDICAÇÕES DE LAPAROSCOPIA NO MANEJO DE MASSAS OVARIANAS Ramon Andrade R3 Prof. Dr. Renato Ferrari - Orientador INTRODUÇÃO Avanço global do uso laparoscopia Laparoscopia ginecológica Doenças benignas Doenças

Leia mais

Abreviaturas! AFC Antral Folicular Count AMH Hormona anti-mülleriana! ASRM American Society of Reproductive Medicine! ESHRE European Society of Human

Abreviaturas! AFC Antral Folicular Count AMH Hormona anti-mülleriana! ASRM American Society of Reproductive Medicine! ESHRE European Society of Human Abreviaturas! AFC Antral Folicular Count AMH Hormona anti-mülleriana! ASRM American Society of Reproductive Medicine! ESHRE European Society of Human Reproduction and Embriology! FIV Fertilização in vitro!

Leia mais

DESCRIÇÃO DO MÉTODO DE COLETA DE EVIDÊNCIA:

DESCRIÇÃO DO MÉTODO DE COLETA DE EVIDÊNCIA: Reprodução Assistida: Indicações e Técnicas Autoria: Antônio Silvinato Augusto Barbosa Reis Edson Borges Jr Marcelo Vieira Renato Fraieta Wanderley M Bernardo DESCRIÇÃO DO MÉTODO DE COLETA DE EVIDÊNCIA:

Leia mais

ENDOMETRIOSE: UMA CAUSA DA INFERTILIDADE FEMININA E SEU TRATAMENTO

ENDOMETRIOSE: UMA CAUSA DA INFERTILIDADE FEMININA E SEU TRATAMENTO ENDOMETRIOSE: UMA CAUSA DA INFERTILIDADE FEMININA E SEU TRATAMENTO ENDOMETRIOSIS: A CAUSE OF FEMALE INFERTILITY AND ITS TREATMENT Elisa C. Duccini; 1 Felipe P. R. T. Matos; 1 Mariana Q. Silva; 1 Renata

Leia mais

T AT A A T M A E M NT N O

T AT A A T M A E M NT N O Interpretação de exames laboratoriais em RHA Técnicas de Reprodução Assistida Dr. Pedro Augusto Araujo Monteleone pedro@monteleone.med.br 24 de fevereiro de 2012 exames laboratoriais em RHA DIAGNÓSTICO

Leia mais

I Encontro da SBRA / MT

I Encontro da SBRA / MT I Encontro da SBRA / MT O Fator Masculino: Como conduzir e Exames complementares EDSON BORGES JR. Fertility Medical Group Instituto Sapientiae Centro de Estudos e Pesquisa em Reprodução Assistida Sao Paulo,

Leia mais

exames laboratoriais em RHA DIAGNÓSTICO TRATAMENTO PROGNÓSTICO SEGUIMENTO RESULTADO

exames laboratoriais em RHA DIAGNÓSTICO TRATAMENTO PROGNÓSTICO SEGUIMENTO RESULTADO Interpretação de exames laboratoriais em RHA Técnicas de Reprodução Assistida exames laboratoriais em RHA DIAGNÓSTICO TRATAMENTO PROGNÓSTICO SEGUIMENTO RESULTADO Esquema Prático de Avaliação do Casal Infértil

Leia mais

GUIA SOBRE ENDOMETRIOSE

GUIA SOBRE ENDOMETRIOSE GUIA SOBRE ENDOMETRIOSE INTRODUÇÃO +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++3

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE MEDICINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS MÉDICAS: MEDICINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE MEDICINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS MÉDICAS: MEDICINA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE MEDICINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS MÉDICAS: MEDICINA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE EMBRIONÁRIA (ESCORE EMBRIONÁRIO) EM MULHERES COM ENDOMETRIOSE

Leia mais

SUMÁRIO SOBRE A FEBRASGO 4 O QUE É 5 SINTOMAS 6 DIAGNÓSTICO 7 TRATAMENTO 8 ENTENDA A ENDOMETRIOSE 9 ENDOMETRIOSE E INFERTILIDADE

SUMÁRIO SOBRE A FEBRASGO 4 O QUE É 5 SINTOMAS 6 DIAGNÓSTICO 7 TRATAMENTO 8 ENTENDA A ENDOMETRIOSE 9 ENDOMETRIOSE E INFERTILIDADE ENDOMETRIOSE 1 SUMÁRIO SOBRE A FEBRASGO 4 O QUE É 5 SINTOMAS 6 DIAGNÓSTICO 7 TRATAMENTO 8 ENTENDA A ENDOMETRIOSE 9 ENDOMETRIOSE E INFERTILIDADE 10 ENDOMETRIOSE NA ADOLESCÊNCIA 11 3 SOBRE A FEBRASGO A

Leia mais

Avaliação dos resultados do assisted hatching em ciclos de fertilização in vitro em mulheres acima de 35 anos

Avaliação dos resultados do assisted hatching em ciclos de fertilização in vitro em mulheres acima de 35 anos 1 Artigo Original Avaliação dos resultados do assisted hatching em ciclos de fertilização in vitro em mulheres acima de 35 anos Outcomes of assisted hatching in women older than 35 years undergoing in

Leia mais

Infertilidade. Propedêutica básica do casal infértil

Infertilidade. Propedêutica básica do casal infértil Propedêutica básica do casal infértil Conceitos -INFERTILIDADE: Ausência de contracepção após um ano de tentativa, sem a utilização de um método contraceptivo. -FECUNDIBILIDADE: É a probabilidade de se

Leia mais

Ex-Presidente da Sociedade Goiana de Ginecologia e Obstetrícia. Mestre em Doenças Infecciosas e Parasitárias pelo IPTESP UFG

Ex-Presidente da Sociedade Goiana de Ginecologia e Obstetrícia. Mestre em Doenças Infecciosas e Parasitárias pelo IPTESP UFG Ex-Presidente da Sociedade Goiana de Ginecologia e Obstetrícia Mestre em Doenças Infecciosas e Parasitárias pelo IPTESP UFG Professor da Faculdade de Medicina da UFG. Sociedade Goiana de Ginecologia e

Leia mais

Comparação das taxas de sucesso gestacional de transferências de embriões D3 e D5 em pacientes submetidas à estratégia Freeze-All

Comparação das taxas de sucesso gestacional de transferências de embriões D3 e D5 em pacientes submetidas à estratégia Freeze-All Comparação das taxas de sucesso gestacional de transferências de embriões D3 e D5 em pacientes submetidas à estratégia Freeze-All Comparison of the gestational success rates of embryo D3 and D5 transfers

Leia mais

DHEA E REPRODUÇÃO ASSISTIDA DRA ISABEL CORREA

DHEA E REPRODUÇÃO ASSISTIDA DRA ISABEL CORREA DHEA E REPRODUÇÃO ASSISTIDA DRA ISABEL CORREA ANDROGÊNIOS E REPRODUÇÃO Em primatas Aumento do crescimento de folículos imaturos Aumento em 3-4 X expressão do IGF1 nas células da granulosa e teca Aumento

Leia mais

Metformina no primeiro trimestre. Dra Isabel L A Corrêa

Metformina no primeiro trimestre. Dra Isabel L A Corrêa Metformina no primeiro trimestre da gestação-pode? Dra Isabel L A Corrêa Porque usar Metformina na gestação?? Diminuir taxa de abortamento em pacientes com Síndrome dos Ovários Policísticos ( SOP)? Diminuir

Leia mais

Lesões Ovarianas na Pré e Pós-Menopausa. Laura Massuco Pogorelsky Junho/2018

Lesões Ovarianas na Pré e Pós-Menopausa. Laura Massuco Pogorelsky Junho/2018 Lesões Ovarianas na Pré e Pós-Menopausa Laura Massuco Pogorelsky Junho/2018 INTRODUÇÃO Objetivo é determinar a etiologia mais provável Maioria das vezes é um desafio Anatomia Idade Status Reprodutivo ANATOMIA

Leia mais

Infertilidade conjugal: Definição e Protocolo básico de investigação Paula Andrea Navarro

Infertilidade conjugal: Definição e Protocolo básico de investigação Paula Andrea Navarro Infertilidade conjugal: Definição e Protocolo básico de investigação Paula Andrea Navarro Setor de Reprodução Humana Departamento de Ginecologia e Obstetrícia Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto -

Leia mais

Fertilização In Vitro

Fertilização In Vitro Dra. Carla Iaconelli lança e-book sobre: Fertilização In Vitro Medicina Reprodutiva Sumário Introdução Capítulo 1 - Fertilização In Vitro Capítulo 2 - FIV e Inseminação Artificial Capítulo 3 - Técnicas

Leia mais

PREENCHIMENTO DE PARTOGRAMA

PREENCHIMENTO DE PARTOGRAMA ATENÇÃO ÀS MULHERES Aplicação prática do gráfico de evolução do trabalho de parto Quando bem utilizado, o partograma permite diminuição de intervenções desnecessárias e contribui para melhores desfechos

Leia mais

Imagem da Semana: Ultrassonografia transvaginal

Imagem da Semana: Ultrassonografia transvaginal Imagem da Semana: Ultrassonografia transvaginal Imagem 01. Ultrassonografia transvaginal em topografia de ovário esquerdo. Paciente sexo feminino, 34 anos, G0P0A0, procura serviço de ginecologia relatando

Leia mais

Edson Borges Jr. Seeking the strategy against treatment failure

Edson Borges Jr. Seeking the strategy against treatment failure Edson Borges Jr. Seeking the strategy against treatment failure Sucesso na FIV - ICSI Como definir? Obtenção de óvulos maduros? Fecundação? Embriões de boa qualidade? Implantação? Gestação? Nascimento?

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES RESULTADOS

PERGUNTAS FREQUENTES RESULTADOS PERGUNTAS FREQUENTES RESULTADOS ÍNDICE Quando devo fazer os testes de diagnóstico de gravidez? Quais as chances de gêmeos? E de trigêmeos? Page 3 Page 5 Quando termina o tratamento? Page 7 Onde e com quem

Leia mais

http://fertility.com.br/producao-cientifica-2016/ 2 Quais os problemas da FIV atualmente? Hiperestimulação ovariana Taxas de sucesso estáticas Maus resultados obstétricos e perinatais Dados da SART (

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA CIRURGIA ONCOGINECOLÓGICA

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA CIRURGIA ONCOGINECOLÓGICA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA CIRURGIA ONCOGINECOLÓGICA SETEMBRO DE 2016 2 INTRODUÇÃO Prezados Doutores(as), Temos o prazer de compartilhar nossas newsletters científicas. Nesta edição, aprofundamos

Leia mais

Unidade 1 - REPRODUÇÃO E MANIPULAÇÃO DA FERTILIDADE

Unidade 1 - REPRODUÇÃO E MANIPULAÇÃO DA FERTILIDADE Que modificações ocorrem no organismo feminino após a nidação? A nidação e as primeiras fases de gestação encontram-se sob estreito controlo hormonal. A hormona hcg estimula o corpo lúteo a produzir hormonas,

Leia mais

O impacto do índice de massa corpórea nos resultados de fertilização in vitro

O impacto do índice de massa corpórea nos resultados de fertilização in vitro Fa b i a Lima Vilarino 1 Bi a n c a Bi a n c o 2 De n i s e Ma r i a Ch r i s to f o l i n i 2 Ca i o Pa r e n t e Ba r b o s a 3 O impacto do índice de massa corpórea nos resultados de fertilização in

Leia mais

Strategies for the management of the OHSS: results of freezing-all cycles

Strategies for the management of the OHSS: results of freezing-all cycles 1/28 Strategies for the management of the OHSS: results of freezing-all cycles Edson Borges Jr., Daniela Paes Almeida Ferreira Braga, Amanda S Setti, Livia Silva Vingris, Rita Cássia S Figueira, Assumpto

Leia mais

DOAÇÃO DE ÓVULOS: BANCO DE OVÓCITOS LEVA REALMENTE AOS MESMO RESULTADOS DE DOAÇÃO A FRESCO? Daniela Paes de Almeida Ferreira Braga, DVM, M.Sc.

DOAÇÃO DE ÓVULOS: BANCO DE OVÓCITOS LEVA REALMENTE AOS MESMO RESULTADOS DE DOAÇÃO A FRESCO? Daniela Paes de Almeida Ferreira Braga, DVM, M.Sc. DOAÇÃO DE ÓVULOS: BANCO DE OVÓCITOS LEVA REALMENTE AOS MESMO RESULTADOS DE DOAÇÃO A FRESCO? Daniela Paes de Almeida Ferreira Braga, DVM, M.Sc. DOAÇÃO DE ÓVULOS OVODOAÇÃO Desordens genéticas hereditárias

Leia mais

CHECK UP. Dr. Alisson Chianca Ginecologia Avançada. ATIVIDADE FÍSICA Previne o Câncer pg. 08. Sinônimo de Prevenção Contra o Câncer. pg.

CHECK UP. Dr. Alisson Chianca Ginecologia Avançada. ATIVIDADE FÍSICA Previne o Câncer pg. 08. Sinônimo de Prevenção Contra o Câncer. pg. CHECK UP Sinônimo de Prevenção Contra o Câncer pg. 05 Edição 02/2017 Eletronic Book ATIVIDADE FÍSICA Previne o Câncer pg. 08 Dr. Alisson Chianca Ginecologia Avançada 04 Infertilidade: Avaliação do Casal

Leia mais

Joaquim Roberto Costa Lopes. CENAFERT - Salvador BA CENAFERT Feira de Santana - BA

Joaquim Roberto Costa Lopes. CENAFERT - Salvador BA CENAFERT Feira de Santana - BA Joaquim Roberto Costa Lopes CENAFERT - Salvador BA CENAFERT Feira de Santana - BA C E N A F E R T S A L V A D O R IMPORTÂNCIA DOS MIOMAS Kolankaya et al., 2006 Langhlin et al., 2010 Acometem mais de 60%

Leia mais

TRANSFERÊNCIA EMBRIONÁRIA

TRANSFERÊNCIA EMBRIONÁRIA João Pedro Junqueira Caetano Rívia Mara Lamaita Ricardo Melo Marinho TRANSFERÊNCIA EMBRIONÁRIA INTRODUÇÃO A transferência embrionária é uma etapa final e de grande importância relacionada às técnicas de

Leia mais

ENTENDA A INFERTILIDADE FEMININA E AS DOENÇAS QUE A CAUSAM

ENTENDA A INFERTILIDADE FEMININA E AS DOENÇAS QUE A CAUSAM ENTENDA A INFERTILIDADE FEMININA E AS DOENÇAS QUE A CAUSAM INTRODUÇÃO 3 AFINAL, O QUE É A INFERTILIDADE FEMININA? 5 QUAIS AS PRINCIPAIS DOENÇAS QUE CAUSAM INFERTILIDADE? 7 QUAIS OS EXAMES PARA DIAGNOSTICAR

Leia mais

Mario Vicente Giordano UNIRIO / SOGIMA 2016

Mario Vicente Giordano UNIRIO / SOGIMA 2016 Mario Vicente Giordano UNIRIO / SOGIMA 2016 Anamnese / Exame Físico Disfunção Ovulatória Anormalidades Uterinas Permeabilidade Tubária Análise Seminal Atenção! Associação de Fatores... diagnóstico anamnese

Leia mais

O USO DO ANÁLOGO DO GnRH NO TRATAMENTO DA ENDOMETRIOSE

O USO DO ANÁLOGO DO GnRH NO TRATAMENTO DA ENDOMETRIOSE O USO DO ANÁLOGO DO GnRH NO TRATAMENTO DA ENDOMETRIOSE William Camargo de LIMA¹ Thais de Oliveira CARDOSO² Juliane Soares Boa MORTE³ Gabriela Almeida BICALHO 4 Isabela Ferreira CAETANO 5 Rafaela Bessa

Leia mais

188ª Reunião da SPG ENDOSCOPIA GINECOLÓGICA 10/11 MARÇO HOTEL EUROSTARS OÁSIS PLAZA FIGUEIRA DA FOZ PROGRAMA CIENTÍFICO.

188ª Reunião da SPG ENDOSCOPIA GINECOLÓGICA 10/11 MARÇO HOTEL EUROSTARS OÁSIS PLAZA FIGUEIRA DA FOZ PROGRAMA CIENTÍFICO. 188ª Reunião da SPG ENDOSCOPIA GINECOLÓGICA 10/11 MARÇO 2017 HOTEL EUROSTARS OÁSIS PLAZA FIGUEIRA DA FOZ PROGRAMA CIENTÍFICO Imagem: Ad Médic SEXTA-FEIRA / 10 MARÇO FRIDAY / MARCH 10 09.00-12.30h WORKSHOP

Leia mais

Congelamento de Todos os Embriões? (Freeze-all?) Aba Maheshwari

Congelamento de Todos os Embriões? (Freeze-all?) Aba Maheshwari Congelamento de Todos os Embriões? (Freeze-all?) Aba Maheshwari Você acha que é o momento de modificar a FIV, adotandose o congelamento de todos os embriões e transferência em um ciclo de descongelamento?

Leia mais

GESTAÇÃO ECTÓPICA: DIAGNÓSTICO E MANEJO

GESTAÇÃO ECTÓPICA: DIAGNÓSTICO E MANEJO GESTAÇÃO ECTÓPICA: DIAGNÓSTICO E MANEJO Thainá Marina Furlanetti Mariane Amado de Paula João Alfredo Piffero Steibel UNITERMOS GRAVIDEZ ECTÓPICA /manifestações clinicas; GRAVIDEZ ECTÓPICA /diagnóstico;

Leia mais

CAPÍTULO 1 AVALIAÇÃO BÁSICA DA INFERTILIDADE CONJUGAL. Adner Nobre Elfie Tomaz Figueiredo Francisco C Medeiros. 1 Definição:

CAPÍTULO 1 AVALIAÇÃO BÁSICA DA INFERTILIDADE CONJUGAL. Adner Nobre Elfie Tomaz Figueiredo Francisco C Medeiros. 1 Definição: CAPÍTULO 1 1 Definição: AVALIAÇÃO BÁSICA DA INFERTILIDADE CONJUGAL Adner Nobre Elfie Tomaz Figueiredo Francisco C Medeiros Incapacidade de engravidar após 12 meses ou mais de relações sexuais regulares

Leia mais

Embolização da artéria uterina no tratamento do mioma.

Embolização da artéria uterina no tratamento do mioma. Embolização da artéria uterina no tratamento do mioma. Autores: Francisco Lima, Cláudia Cantanheda, Alberto Palma, Caio Bretas, Eduardo Millen, Wanderley Bernardo e Moacyr Nobre. Data da conclusão do estudo:

Leia mais

ENCCEJA RESUMO. Reprodução e contracepção. Natureza 1

ENCCEJA RESUMO. Reprodução e contracepção. Natureza 1 Reprodução e contracepção RESUMO A reprodução é uma característica dos organismos vivos, que produzem descendentes que contenham os seus genes, fazendo-os semelhantes para perpetuar a vida. Reproduzir

Leia mais

Câncer de Ovário (Epitelial)

Câncer de Ovário (Epitelial) Câncer de Ovário (Epitelial) Ciclofosfamida + Carboplatina Ciclofosfamida: 600mg/m 2 IV D1 Carboplatina: 300mg/m 2 IV D1 a cada 28 dias X 6 ciclos Ref. (1) Ciclofosfamida + Cisplatina Ciclofosfamida: 600mg/m

Leia mais

Conduta no endometrioma na mulher que quer engravidar. Dr. Iúri Telles

Conduta no endometrioma na mulher que quer engravidar. Dr. Iúri Telles Conduta no endometrioma na mulher que quer engravidar Endometrioma em pacientes com prole definida Se dor: Laparoscopia com excisão completa da cápsula Se não tem dor: conduta expectante ativa USTV e CA125

Leia mais

Opções Reprodutivas para indivíduos afetados e em risco de apresentar Ataxias Hereditárias

Opções Reprodutivas para indivíduos afetados e em risco de apresentar Ataxias Hereditárias X Encontro dos Amigos, Parentes e Portadores de Ataxias Porto Alegre, 2 de agosto de 2014 Opções Reprodutivas para indivíduos afetados e em risco de apresentar Ataxias Hereditárias Maria Teresa Vieira

Leia mais

A Síndrome dos Ovários Policísticos Pode Interferir nos Resultados da Fertilização In Vitro?

A Síndrome dos Ovários Policísticos Pode Interferir nos Resultados da Fertilização In Vitro? RBGO 26 (9): 727-733 2004 A Síndrome dos Ovários Policísticos Pode Interferir nos Resultados da Fertilização In Vitro? Trabalhos Originais Can Polycystic Ovary Syndrome Interfere with the Outcome of In

Leia mais

RESIDÊNCIA MÉDICA 2014 PROVA OBJETIVA

RESIDÊNCIA MÉDICA 2014 PROVA OBJETIVA RESIDÊNCIA MÉDICA 2014 1 Questão 1 Médico atende, em um hospital de referência para procedimentos em endoscopia ginecológica no Sistema Único de Saúde (SUS), uma mulher de 32 anos, nuligesta, que se queixa

Leia mais

Anastrozol. Antineoplásico câncer da mama. Anastrozol não possui atividade progestogênica, androgênica ou estrogênica.

Anastrozol. Antineoplásico câncer da mama. Anastrozol não possui atividade progestogênica, androgênica ou estrogênica. Anastrozol Antineoplásico câncer da mama DCB: 00755 CAS: 120511-73-1 Fórmula molecular: C 17 H 19 N 5 Nome químico: 2-[3-(1-cyano-1-metil-etil)- 5-(1H-1,2,4-triazol-1-ylmethyl)fenil]- 2-metilpropanenitrile

Leia mais

Cirurgia da mama em casos de câncer de mama metastático: entendendo os dados atuais

Cirurgia da mama em casos de câncer de mama metastático: entendendo os dados atuais Cirurgia da mama em casos de câncer de mama metastático: entendendo os dados atuais Giuliano Tosello 1/28 Câncer de mama - Estadio IV Conceitos: TNM Qualquer T (tumor primário), qualquer N (linfonodos

Leia mais

SAÚDE DA MULHER: ENDOMETRIOSE: uma revisão literária

SAÚDE DA MULHER: ENDOMETRIOSE: uma revisão literária SAÚDE DA MULHER: ENDOMETRIOSE: uma revisão literária Albenia Daniela¹, Juliana Drusyla², Erasmo Ricardo³, Maria Zélia Araújo 4. ¹Graduanda do Curso de Enfermagem da União de Ensino Superior de Campina

Leia mais

Reduced pelvic pain in women with endometriosis: efficacy of long-term dienogest treatment.

Reduced pelvic pain in women with endometriosis: efficacy of long-term dienogest treatment. Reduced pelvic pain in women with endometriosis: efficacy of long-term dienogest treatment. Petraglia F; et al. Arch Gynecol Obstet (2012) 285:167 173 Apresentação: Bioméd. Celina Sena da Silveira Endometriose:

Leia mais

Prevenção do Cancro do Ovário

Prevenção do Cancro do Ovário Área de Ginecologia/ Obstetrícia Serviço de Ginecologia Director de Área: Dr. Ricardo Mira Journal Club 15 de Maio 2015 Prevenção do Cancro do Ovário Raquel Lopes 7 de Abril de 2015 Cancro do Ovário 5ª

Leia mais

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Ciclos estrais de curta duração em vacas no pós-parto

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Ciclos estrais de curta duração em vacas no pós-parto PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Ciclos estrais de curta duração em vacas no pós-parto Jose Eduardo Jardim Murta 1, Venício Jose de Andrade 2 1 Professor de Educação Superior (Departamento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE MEDICINA Trabalho de Conclusão de Curso

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE MEDICINA Trabalho de Conclusão de Curso UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE MEDICINA Trabalho de Conclusão de Curso APLICABILIDADES DA FOTOBIOMODULAÇÃO NO ALEITAMENTO MATERNO Sara Polyana Monteiro Ferreira Belo Horizonte 2018 Sara

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE MEDICINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA: CIÊNCIAS MÉDICAS. Estudo randomizado comparando

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE MEDICINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA: CIÊNCIAS MÉDICAS. Estudo randomizado comparando UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE MEDICINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA: CIÊNCIAS MÉDICAS Estudo randomizado comparando hmg versus FSHr quanto à qualidade embrionária em pacientes

Leia mais

O transplante uterino (TU) é uma nova opção revolucionária para o tratamento

O transplante uterino (TU) é uma nova opção revolucionária para o tratamento Nº 21 Transplante Uterino O transplante uterino (TU) é uma nova opção revolucionária para o tratamento de infertilidade causada por fator uterino (IFU), em pacientes com útero que não pode ser recuperado

Leia mais

Resultados de fertilização in vitro em mulheres submetidas previamente à laqueadura tubária

Resultados de fertilização in vitro em mulheres submetidas previamente à laqueadura tubária RESUMO Resultados de fertilização in vitro em mulheres submetidas previamente à laqueadura tubária In vitro fertilization outcome for women previously submitted to tubal sterilization Objetivos: avaliar

Leia mais

Litíase da Via Biliar Principal: Terapêutica Cirúrgica

Litíase da Via Biliar Principal: Terapêutica Cirúrgica Litíase da Via Biliar Principal: Terapêutica Cirúrgica Colecistectomia aberta + Expl. VBP Vantagens- Desvantagens- standard durante décadas morbi-mortalidade reduzidas evacuação completa em 97-99% baixa

Leia mais

MANUAL PRÁTICO DOS EXAMES PARA DIAGNÓSTICO DA INFERTILIDADE

MANUAL PRÁTICO DOS EXAMES PARA DIAGNÓSTICO DA INFERTILIDADE MANUAL PRÁTICO DOS EXAMES PARA DIAGNÓSTICO DA INFERTILIDADE INTRODUÇÃO... 3 O QUE CARACTERIZA A INFERTILIDADE?... 5 CONHEÇA OS 5 PRINCIPAIS EXAMES PARA AVALIAR A INFERTILIDADE... 9 É POSSÍVEL CORRIGIR

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE MEDICINA. Estudo da resposta à indução da ovulação em mulheres com diferentes

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE MEDICINA. Estudo da resposta à indução da ovulação em mulheres com diferentes UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE MEDICINA Programa de Pós Graduação em Medicina: Ciências Médicas Estudo da resposta à indução da ovulação em mulheres com diferentes genótipos (N680S

Leia mais

Endometriose: Diagnóstico e Tratamento

Endometriose: Diagnóstico e Tratamento Endometriose: Diagnóstico e Tratamento Alysson Zanatta Diretor de Comunicação, Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Distrito Federal Doutor em Medicina, Faculdade de Medicina da Universidade de São

Leia mais

GUIA COMPLETO SOBRE REPRODUÇÃO ASSISTIDA

GUIA COMPLETO SOBRE REPRODUÇÃO ASSISTIDA GUIA COMPLETO SOBRE REPRODUÇÃO ASSISTIDA 03 Introdução 20 Principais dúvidas sobre o assunto 06 O que é reprodução assistida 26 Conclusão 08 Quais os tipos de técnicas existentes?1 28 Sobre o Dr. Matheus

Leia mais

Uma visão completa da saúde endometrial.

Uma visão completa da saúde endometrial. www.igenomix.com.br Introdução O Projeto do Microbioma Humanao (HMP) destacou a importância dos diferentes microrganismos e seus genomas na saúde e doença humana (Human Microbiome Project Consortium,

Leia mais

CAPÍTULO 18. MIOMAS SUBMUCOSOS: ESTADIAMEnTOS PARA TRATAMEnTO HISTEROSCÓPICO. 1. INTRODUçãO

CAPÍTULO 18. MIOMAS SUBMUCOSOS: ESTADIAMEnTOS PARA TRATAMEnTO HISTEROSCÓPICO. 1. INTRODUçãO CAPÍTULO 18 MIOMAS SUBMUCOSOS: ESTADIAMEnTOS PARA TRATAMEnTO HISTEROSCÓPICO 1. INTRODUçãO Leiomiomas uterinos são os tumores mais frequentes do trato genital feminino, clinicamente aparentes em 25% das

Leia mais

ABORDAGEM INICIAL DE PACIENTE COM QUEIXA DE INFERTILIDADE

ABORDAGEM INICIAL DE PACIENTE COM QUEIXA DE INFERTILIDADE ABORDAGEM INICIAL DE PACIENTE COM QUEIXA DE INFERTILIDADE UNITERMOS INFERTILIDADE; FATORES DE RISCO. Fernanda Borsatto Caruso Rodrigo Schoroeder Canova Ana Gaudio de Oliveira Bartira Ercília Pinheiro da

Leia mais

ORGANIZADOR. Página 1 de 6

ORGANIZADOR. Página 1 de 6 RESIDÊNCIA MÉDICA UERJ 07 Página de 6 RESIDÊNCIA MÉDICA UERJ 07 ENDOSCOPIA GINECOLÓGICA ) Mulher de 6 anos, com prole constituída, optou por método contraceptivo cirúrgico. Após avaliar o caso, o médico

Leia mais

Resumo A endometriose é uma desordem estrogênio-dependente definida pela

Resumo A endometriose é uma desordem estrogênio-dependente definida pela REVISÃO Tratamento da endometriose associada à infertilidade - revisão da literatura Treatment of endometriosis associated with infertility - a literature review Ana Maria Larotonda Vieira Crosera 1 Carlos

Leia mais

IMUNOLOGIA DA REPRODUÇÃO HUMANA

IMUNOLOGIA DA REPRODUÇÃO HUMANA UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO ATUALIZA ANTONIO MAURICIO PORTO DOS SANTOS IMUNOLOGIA DA REPRODUÇÃO HUMANA Salvador 2011 ANTONIO MAURÍCIO PORTO DOS SANTOS IMUNOLOGIA DA REPRODUÇÃO HUMANA Monografia apresentada

Leia mais

Resumo Os androgênios, por agirem de forma positiva no desenvolvimento folicular,

Resumo Os androgênios, por agirem de forma positiva no desenvolvimento folicular, REVISÃO Os efeitos do desidroepiandrosterona na resposta ovariana de más respondedoras submetidas à reprodução humana assistida Effects of dehydroepiandrosterone on ovarian response of poor responders

Leia mais

Uso da Bromocriptina Associado a Hiperestimulação Ovariana Controlada em Pacientes Más Respondedoras

Uso da Bromocriptina Associado a Hiperestimulação Ovariana Controlada em Pacientes Más Respondedoras RBGO 26 (5): 405-410, 2004 Trabalhos Originais Uso da Associado a Hiperestimulação Ovariana Controlada em Pacientes Más Respondedoras Bromocriptine Method Associated with Ovarian Stimulation in Poor Responder

Leia mais

Bloqueio da Hipófise com Goserelina de Depósito em Ciclos de Hiperestimulação Ovariana Controlada para Fertilização in vitro

Bloqueio da Hipófise com Goserelina de Depósito em Ciclos de Hiperestimulação Ovariana Controlada para Fertilização in vitro RBGO 21 (6): 311-315, 1999 Bloqueio da Hipófise com Goserelina de Depósito em Ciclos de Hiperestimulação Ovariana Controlada para Fertilização in vitro Trabalhos Originais Pituitary Down-Regulation with

Leia mais

CONCEITO DIAGNÓSTICO INVASIVO E NÃO INVASIVO

CONCEITO DIAGNÓSTICO INVASIVO E NÃO INVASIVO CONCEITO Estima-se que 10 a 15% das mulheres em idade reprodutiva sejam portadoras de endometriose. Atribui-se o aumento em sua prevalência não só à melhora dos recursos diagnósticos, como pela evolução

Leia mais

Dacarbazina (DTIC)* Dacarbazina: 250 mg/m²/dia IV durante minutos D1 ao D5 a cada 21 ou 28 dias

Dacarbazina (DTIC)* Dacarbazina: 250 mg/m²/dia IV durante minutos D1 ao D5 a cada 21 ou 28 dias Melanoma Maligno Alfainterferon 2b em altas doses Indução: 20 MUI/m²/dia IV durante 20 min, 5 vezes por semana, durante 4 semanas Consolidação/Manutenção: 10 MUI/m²/dia SC, 3 vezes por semana durante 48

Leia mais

Repercuções das TRA na Gestante e no Concepto. Edson Borges Jr.

Repercuções das TRA na Gestante e no Concepto. Edson Borges Jr. Repercuções das TRA na Gestante e no Concepto Edson Borges Jr. 1 http://fertility.com.br/producao-cientifica-2016/ 2 USA: 1% Europa: 3% Dinamarca Finlândia: 6% Brasil: 25 30.000 ciclos FIV/ICSI / ano ~

Leia mais

2

2 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 1. Direção Geral da Saúde (2008) Infertilidade - Programa Nacional de Saúde Reprodutiva. Saúde Reprodutiva.

Leia mais

ENDOMETRIOSE. marcoams - inomed

ENDOMETRIOSE. marcoams - inomed ENDOMETRIOSE CONCEITO Ectopia do tecido endometrial funcionante (glandular e/ou estroma) Souza,mam Incidência 10 a 15 % idade reprodutiva Mulheres inférteis 25 a 30% Mulheres assintomáticas 1 e 2 % Infertil

Leia mais

Qual o benefício da vacina contra HPV em mulheres previamente expostas? Fábio Russomano - IFF/Fiocruz Agosto de 2015

Qual o benefício da vacina contra HPV em mulheres previamente expostas? Fábio Russomano - IFF/Fiocruz Agosto de 2015 Qual o benefício da vacina contra HPV em mulheres previamente expostas? Fábio Russomano - IFF/Fiocruz Agosto de 2015 Cenário atual 80% das mulheres terão contato com o HPV ao longo de suas vidas (metade

Leia mais