CERIMONIAL DE FORMATURA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - UERJ INÍCIO DO CERIMONIAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CERIMONIAL DE FORMATURA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - UERJ INÍCIO DO CERIMONIAL"

Transcrição

1 Turma: Os Infiltrados 2010 Data: 17/03/2011, às 19h Local: Capela Ecumênica da UERJ CERIMONIAL DE FORMATURA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - UERJ INÍCIO DO CERIMONIAL Quarto Grau: Senhoras e senhores, a Quarto Grau e a Turma Os Infiltrados lhes desejam uma boa noite e que sejam bem vindos à nossa celebração. Vamos iniciar a Solenidade de Colação de Grau do curso de Engenharia de Produção, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, do ano de ENTRADA DOS PROFESSORES PRELUDE EUROPE - THE FINAL COUNTDOWN Quarto Grau: Queiram recepcionar os dirigentes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ que tomarão parte da mesa coordenadora desta sessão solene. Chamamos, então: Para presidir a mesa a Digníssima Diretora da Faculdade de Engenharia, professora Maria Eugenia de las Mercedes Mosconi de Gouvea; O Chefe do Departamento de Engenharia Industrial (DEIN), professor Cyro Alves Borges Júnior; O Patrono Digníssimo, professor Ricardo Miyashita; O Paraninfo Digníssimo, professor: Hélcio de Oliveira Rocha; e Os Professores Homenageados: o Professor Carlos Alexandre da Silva Prado; o Professor Flavio da Silveira Bruno e Thales da Silveira Paradela, que por motivos pessoais não puderam comparecer; e o o Professor Mauricio dos Santos Neves, que por estar licenciado da UERJ, também não pôde comparecer a esta cerimônia.

2 ENTRADA DOS FORMANDOS DROPKICK MURPHYS - I'M SHIPPING UP TO BOSTON [INSTRUMENTAL] Quarto Grau: Senhoras e senhores, agora teremos o prazer de receber os grandes privilegiados deste momento. Afinal, depois de tanta luta, eles merecem esta memorável celebração. Gostaria de pedir aos convidados, pais e mestres que fiquem de pé e recebam com uma salva de palmas os anfitriões desta cerimônia, os formandos da Turma Os Infiltrados a entrarem e tomarem os seus lugares. ABERTURA DA SOLENIDADE PELO PRESIDENTE DA MESA Quarto Grau: Neste momento, passamos a palavra a Presidente da Mesa Diretora, a Digníssima Diretora da Faculdade de Engenharia, professora Maria Eugenia de las Mercedes Mosconi de Gouvea, para que faça a abertura oficial desta cerimônia. Presidente da Mesa: Boa noite a todos, devidamente autorizada pelo Reitor da Instituição, declaro aberta esta Solenidade de Colação de Grau do Curso de Engenharia de Produção do ano de Peço silêncio a todos para que possamos, de pé, acompanhar a execução do Hino Nacional Brasileiro. HINO NACIONAL BRASILEIRO (Após a execução do Hino) Presidente da mesa: Passo a palavra ao mestre de cerimonial para dar prosseguimento à solenidade.

3 Quarto Grau: Para dar prosseguimento à solenidade, gostaria de convidar os formandos Diego Mendes Galvão Costa e Patricia Gomes Ferreira da Costa. Uma salva de palmas para os nossos apresentadores. T.I. - LIVE YOUR LIFE [FEAT. RIHANNA] (01:12-02:12) ABERTURA DOS APRESENTADORES Boa noite, Diego, boa noite a todos! Primeiro, queremos agradecer ao Mestre de Cerimônias pela abertura da Solenidade e aos Componentes da Mesa pela gentileza de nos prestigiar nesta data. Agradecemos, também, a presença de todos os convidados, pais e mestres. Preparem-se, pois hoje será uma noite de muitas emoções. Boa noite, Patricia, boa noite a todos! Este é um dia muito especial e foi ansiosamente aguardado por todos nós, formandos. Estamos agora a um passo de sermos considerados Engenheiros de Produção, de fato, e de termos nossos Certificados de Conclusão de Curso em mãos! É um imenso prazer poder contar com a presença e o carinho de todos vocês, pessoas tão especiais para nós, neste que é um dos momentos mais marcantes de nossas vidas. Com certeza a animação de vocês será um espetáculo à parte esta noite! É verdade, Patricia. Afinal, nossas conquistas devem ser compartilhadas com aqueles que nos deram suporte todo este tempo de faculdade, não é? Por isso, não podemos deixar de homenagear aqueles que fizeram parte desta vitoriosa jornada. Vamos acompanhar, a partir de agora, as homenagens desta solenidade.

4 AGRADECIMENTO A DEUS Muitas vitórias vieram, a primeira delas: o vestibular. Mas, também tivemos perdas que nos fizeram crescer, amadurecer e vislumbrar um horizonte cada dia mais desafiador. O caminho até aqui foi longo e árduo. Cada semestre era um recomeço. Era sempre hora de recarregar as baterias e seguir em frente, pois teríamos novas matérias, colegas, professores e muitas histórias pra contar! O aprendizado e a melhoria, como todo Engenheiro de Produção sabe, devem ser contínuos e, sendo o conhecimento um caminho sem volta, queremos trilhá-lo para sempre. Com o passar do tempo, aprendemos que compartilhar é a melhor maneira de viver e que o trabalho em equipe é muito mais promissor. Hoje, selamos este encontro e abrimos as portas para o futuro, pedindo a Deus que nos dê forças para alcançar as metas traçadas. Nossa primeira homenagem é para aquele que sempre nos guiou para que tivéssemos uma trajetória de sucesso e felicidade. Seria coincidência nos encontrarmos hoje aqui para celebrarmos este momento? Para responder a esta pergunta, convidamos a formanda Michelle Calife para a nossa homenagem àquele que nos deu nosso maior dom, a vida. Nossa singela homenagem a Deus. SHANIA TWAIN - YOU'RE STILL THE ONE Michelle: Formando, Durante esse tempo, passamos muitos momentos bons: vários churrascos, a bagunça no Loreninha, as matanças de aula para assistir aos jogos de futebol, entre outros. Mas, também vivemos momentos ruins como a prova final de PCP, Física III e o calor do verão nas aulas em dezembro e janeiro. Pois é, mas durante esse tempo contamos com vários amigos. Alguns já se formaram, outros são formandos e outros ainda irão se formar. Mas, em especial, um deles que é PhD nos Princípios da Vida e sempre esteve ao nosso lado. Quer ver?!

5 Quem é que nunca entrou na sala da Rita dizendo: Pelo Amor de Deus, Rita me ajuda ai, no SAID... ou então: Ai Meu Deus! Tomara que o professor não venha... tomara que não caia essa questão na prova... e aquela famosa frase: Se Deus quiser eu termino essa bendita monografia. Pois é a este amigo que hoje venho agradecer. Agradecer pelos momentos maravilhosos que tivemos, mas também pelos ruins, porque como diz minha mãe, as coisas mais difíceis são àquelas que damos mais valor. Quero agradecer pelos amigos que conheci e pelas coincidências da vida que o Senhor proporcionou. Mas, também venho, em nome de todos os formandos, para pedir. Pedir para que nessa nova caminhada as nossas decisões, gestos e atos sejam baseados nos princípios de amor ao próximo, justiça e solidariedade, porque assim podemos dizer: Tenho orgulho de ser o que sou: Engenheira de Produção!. HOMENAGEM AOS PAIS O dom da vida também não seria possível sem eles. E como ninguém caminha sozinho, nestes aproximadamente 5 anos eles nos deram todo o apoio e carinho que precisávamos. Toda a preocupação começa agora a ser recompensada. As noites em claro e a torcida nos ajudaram a nutrir este sonho, cuja materialização é dedicada a vocês, nossos pais. Pedimos a todos os pais e mães presentes que fiquem de pé e convidamos a formanda Raquel Tinoco para homenagear nossos pais. CELINE DION - BECAUSE YOU LOVED ME Raquel: Senhores pais, fui selecionada pelos meus colegas para escrever uma homenagem aos pais. Fiquei feliz quando senti a responsabilidade de falar de um grande ato de amor do qual fomos frutos e do qual, como prova, estamos aqui presentes. Tudo começou de maneira natural, existiu um olhar e uma união e num momento especial, vocês planejaram nossa vinda a esse mundo mágico, cheio de descobertas.

6 Vocês são responsáveis pela nossa educação desde o início. Foram nossos primeiros mestres: nos ensinaram a dar os primeiros passos e as primeiras palavras e nos disciplinaram com amor infinito. Além disso, nos acompanharam em momentos alegres e tristes e nos momentos de vitórias estavam sempre presentes!!! Nosso primeiro dia de aula, fotografando nossa primeira formatura... E hoje festejam conosco, o tão sonhado resultado, a nossa grande vitória! É... depois de tudo isso, chegamos aqui! Estamos hoje recebendo o título de Engenheiros e agradecemos, em primeiro lugar, a Deus e também, muito, a vocês, que nos deixaram como herança o legado de incentivo ao conhecimento! Dedicamos tudo isso a vocês, pais aqui presentes, ausentes e mesmo aos que não estão mais entre nós. Queremos compartilhar mais essa conquista com vocês, que são capazes de dar a própria vida por nós. Amamos vocês! Obrigada! Gostaríamos de pedir a todos os formandos que desçam à platéia e aproveitem este momento para homenagear as pessoas mais importantes nesta caminhada, nossos amados pais. HOMENAGEM AOS QUE AMAMOS As homenagens deste dia também se estendem àqueles que sempre se fizeram presente com um sorriso afável, um abraço aconchegante e o apoio que só as pessoas especiais conseguem dar nas horas difíceis. As alegrias e a vitória de hoje também são de vocês que, sem dúvidas, vibram conosco. Convidamos a formanda Maria Caroline Rangel para homenagear aos que amamos. WHITNEY HOUSTON - I LOOK TO YOU Maria Caroline: Não poderíamos hoje, deixar de prestar uma homenagem especial às pessoas que amamos, pessoas que por algum motivo tenham deixado

7 marcas em nossas vidas, despertado em nós um carinho especial, como nossos cônjuges, namorados, noivos, irmãos, amigos, tios, avós e pais. Chegar até aqui não foi nada fácil e se hoje comemoramos uma conquista, esta se deve a vocês que estiveram ao nosso lado em todos os momentos; que fizeram de nossos sonhos seus próprios objetivos e de nossos objetivos sua própria luta. Queremos compartilhá-la com vocês, que nos ofereceram sempre o melhor que puderam nos dar, através de um olhar de apoio, de uma palavra de incentivo, de um gesto de compreensão, de uma atitude de segurança, mesmo quando nos veio o desânimo. Nos momentos importantes, suportaram nossa ausência e nos dias de fracasso, respeitaram nossos sentimentos. ENFIM, se hoje estamos aqui é porque vocês acreditaram em nosso sucesso e caminharam ao nosso lado. De todos os presentes que recebemos na vida, termos vocês para amar foi o melhor deles. Recebam nosso "muito obrigada", repleto de amor e carinho. HOMENAGEM AOS AMIGOS Uma vez me disseram que irmãos são amigos que Deus escolheu para nós e colocou em nossas vidas para nos presentear e que amigos são irmãos que os nossos corações escolhem e que por mais complicados que sejam permanecerão para sempre em nossas vidas. Existem amizades que nascem da alegria, no Loreninha, e outras que nascem em momentos de dor e necessidade. As que resistirem ao tempo e às adversidades, entretanto, serão as verdadeiras. Convidamos para homenagear a todos os nossos queridos amigos o formando Maxwinston de Moraes. THE REMBRANDT - I'LL BE THERE FOR YOU Maxwinston: Eu poderia me reservar o direito de escrever uma mensagem aos amigos com frases clichês do tipo amigo é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito. Eu sei que isso é bonito e que a sociedade vive de clichês, mas resolvi fazer diferente porque vocês merecem!

8 O que dizer de um amigo? Dentre as várias qualidades que um amigo deve ter, posso citar a capacidade de ouvir o que o outro tem para falar como uma das fundamentais. Por isso, mesmo sem conhecer muitos de vocês, peço emprestadas as vossas amizades nesse dia importante, em que venho contar sobre o maior desafio que enfrentei em toda a minha vida. E, assim como eu, todos os meus colegas de classe conseguiram, cada um no seu tempo, e com idades diferentes, ou seja, resumindo, o maior desafio da minha vida foi conseguir pronunciar meu nome corretamente antes dos 15 anos de idade. É, se chamar Maxwinston não é fácil. Depois disso, fazer Engenharia de Produção foi molezinha! Outra característica importante do amigo, é que ele ajuda ao outro na tomada de decisões. Há sempre um amigo para quem a gente pede aquela força e tal. Eu, por exemplo, sempre fiquei em dúvida sobre qual carreira seguir... imagino que muitos passaram por isso também. Fiquei em dúvida entre ser engenheiro ou astronauta ou bailarina. Isso mesmo! Bailarina! Brincadeira hein gente, brincadeira mãe, eu nunca quis ser astronauta! Brincadeiras à parte, outra característica importante do amigo é dar conselhos aos outros. E dessa vez eu falo sério. Por isso, a mensagem que gostaria de passar é para que não sejamos reféns da falta de escolha. Muita gente quando está num emprego, por exemplo, acaba se acomodando e se esquece de procurar estudar e evoluir. Assim, o tempo vai passando e a pessoa fica dependente daquilo pra sempre, com certo medo de arriscar. O negócio é sempre lembrar aonde a gente já chegou e conquistou através do estudo. E isso vale para outros segmentos da vida, como relacionamentos pessoais. Ou seja, viva a tua maneira, não perca a estribeira e saiba do teu valor. E, para finalizar, gostaria de deixar algumas palavras sinceras e bonitas para a minha turma. Galera, com certeza sentiremos falta, ficará sempre a presença da ausência desses (no mínimo) 5 anos de faculdade. Contudo, nada conseguirá mudar o que ficou. E o que ficou foi bom: as conversas sem pressa, as piadas, os desesperos e alívios que cada prova proporcionava... Enfim, meus amigos, desejo a vocês o que há de mais belo. Brilhem onde estiverem, façam da lágrima o sangue que nos deixa de pé. E, depois do começo, o que vier, vai começar a ser. Obrigado!

9 HOMENAGEM AOS FUNCIONÁRIOS Na construção de uma peça teatral a presença de todos é imprescindível. Por trás dos bastidores estão os grandes responsáveis pela realização e andamento da peça, da nossa grande peça... e nós fomos privilegiados em ter nos nossos bastidores pessoas excepcionais, que nos abraçaram diariamente como aos seus filhos. Deste lado do palco, queremos agradecer a cada funcionário, da limpeza à segurança, do administrativo à alta gestão. Todos vocês nos ajudaram a chegar até aqui e são poucos os que reconhecem seu valor. Senhoras e senhores, peço uma salva de palmas para estas pessoas que ficam escondidas, mas são muito importantes! (Depois dos aplausos) E para fazer esta homenagem, chamamos o formando Diego Franco. RANDY NEWMAN - WE BELONG TOGETHER Diego Franco: Gostaríamos de agradecer a todos os funcionários que, como o nome já diz, fazem funcionar nossa Universidade. Todos eles tiveram uma participação muito relevante em nosso processo de formação. Porém, uma dessas pessoas, em especial para nós da Engenharia de Produção, teve uma participação mais do que especial. Se estivéssemos no Oscar, em meio a vários concorrentes ao prêmio de melhor ator ou atriz coadjuvante, certamente ela concorreria ao prêmio de melhor atriz principal e ganharia por unanimidade!!! Por inúmeras vezes, a nossa homenageada conseguiu substituir, dentro de uma grande instituição pública, a palavra burocracia pela palavra competência. Pois só quem é muito competente e tem seu lado humano muito evoluído consegue entender e trabalhar caso a caso, sem a camisa de força da burocracia.

10 RITA, esta homenagem é para você, nossa grande amiga. E me desculpe Natalie Portman, mas o Oscar aqui é dela!!! E, para representar estes funcionários, queremos chamar ao palco a Rainha da Bicicletinha Azul! Vem pra cá, Rita Valéria! (Diego entrega a Placa para Rita) HOMENAGEM AOS MESTRES Ao longo do curso, muito mais do que formadores e instrutores, tornaramse grandes amigos, confidentes e conselheiros. Disponibilizaram seu tempo, seu conhecimento e sua paciência para nós. Nem sempre foi fácil! Faremos agora, as nossas homenagens para aqueles que, com dedicação e amor, se empenharam para que chegássemos até aqui. Pois eles sabem o real significado de uma formatura e são diretamente responsáveis pelo que estamos nos tornando hoje como profissionais. Gostaria de chamar o formando Daniel Ritter para que faça a homenagem aos nossos mestres. QUEEN - WE ARE THE CHAMPIONS Daniel Ritter: Senhora Diretora, professores, prezados formandos, familiares e amigos, boa noite! Queridos Mestres! É com grande alegria e gratidão que nos reunimos para festejar esta tão sonhada conquista através dos conhecimentos adquiridos, por nós, nestes anos. Intenso. Inexplicável. Incomparável. Assim foi esse tempo em que estivemos nesta caminhada, descobrindo e aprendendo. Em nosso livro de memória ficarão guardados vários momentos: conversas no corredor, noites de estudos, espera nos últimos momentos antes das provas, entre outras tantas...

11 Obrigado por tudo que aprendemos, não só pelo conhecimento técnico, mas por toda forma de conhecimento adquirida. A todos os mestres, mais uma vez nosso muito obrigado! Obrigado por nos ensinar e por nos motivar! Esperamos fazer valer a pena os seus esforços. Desejamos a todos, felicidades, novas conquistas e bênçãos de Deus. - O valor das coisas não está no tempo com que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. (Fernando Pessoa) Admiramos cada um de vocês. A mudança já começou e tem que ser a cada momento! Ah! Sentiremos saudades. Agora já somos Engenheiros. Tentem se lembrar do 1º momento em que nos conheceram. Agora nos olhem novamente. Vencemos!!! Obrigado!!! (Saudações tricolores!) HOMENAGEM AOS PROFESSORES HOMENAGEADOS HOMENAGEM AO PATRONO - RICARDO MIYASHITA FEAR OF THE DARK - IRON MAIDEN - ANGELLUS CORAL E ORQUESTRA - ANGLICANA Não basta ensinar ao homem uma especialidade, porque este se tornará assim uma máquina utilizável, mas não uma personalidade. É necessário que adquira um sentimento, um senso prático daquilo que vale a pena ser. O Patrono da Turma de Engenharia de Produção do ano de 2010, professor Ricardo Miyashita, é um ícone para todos nós de profissionalismo e dedicação e como o exemplo deve ser destacado, chamamos o formando Thiago Moletta para homenageá-lo. Moletta: Gostaríamos, neste momento, de fazer um agradecimento especial a um professor que com sua inteligência, dedicação e comprometimento com a Engenharia de Produção da UERJ, foi fundamental ao longo das nossas trajetórias.

12 Seu exemplo e ensinamentos sobre as competências básicas de um Engenheiro de Produção e o esforço em ampliar continuamente a qualidade do Curso são de extrema importância para que nossa profissão seja cada vez mais reconhecida e para que continuemos a trilhar nosso caminho com sucesso. Se passamos assustados e curiosos pelo imprevisível mundo dos Cálculos e Físicas, é em PPS que encontramos nossas primeiras respostas para as inúmeras perguntas e é nesta disciplina que começamos a montar o nosso quebra-cabeças da Engenharia de Produção, pois ao nos ensinar a projetar produtos e serviços, começamos a aprender a planejar, projetar e gerenciar nossas vidas! Profundo falar sobre vidas... mas é assim que o enxergamos e que ele se faz presente no nosso cotidiano: como um profissional absolutamente respeitoso e ético. Afinal, também tratava em suas aulas da importância de pensar nos demais, pois estamos prestes a nos tornar líderes e devemos ter claras as responsabilidades que vamos assumir. Ao nosso Patrono, professor Ricardo Miyashita, a nossa imensa gratidão! Para demonstrar nossa profunda gratidão pela sabedoria que nos transmitiu, gostaríamos de convidar nosso Patrono para receber esta tão merecida homenagem, pois esteve ao nosso lado em todos os momentos! E também a proferir o seu discurso. (Moletta entrega a Placa pro Miyashita) Ricardo Miyashita: (Discurso do Patrono Ricardo Miyashita) Discurso de patrono proferido aos formandos de Engenharia de Produção da UERJ - turma de março de 2011 (St. Patrick s Day) Ricardo Miyashita Agradecimentos

13 Sra. Diretora, prezados professores, prezados pais, prezados formandos. Peço licença para dirigir-me diretamente aos sujeitos deste evento, que são os próprios alunos. Antes de mais nada, gostaria de agradecer aos formandos de Engenharia de Produção da UERJ pelo convite para ser patrono da turma. Foi com muita alegria que recebi o convite de vocês. Apresentação Desde o recebimento do convite estive pensando que tipo de mensagem poderia dedicar para vocês, queridos alunos. Decidi por escrever-lhes uma carta, que poderíamos denominar, inspirado na famosa obra de Rainer Maria Rilke, de Carta a um jovem engenheiro. Carta a um jovem engenheiro A recente tragédia ocorrida no Japão, envolvendo terremotos, tsunamis e riscos de contaminação radiotiva é um fato histórico que deixou o mundo inteiro comovido e apreensivo. Sinto-me na obrigação de mencioná-lo por se tratar da terra dos meus antepassados. E há uma lição a se tirar destes acontecimentos. Risco e desafio Dentro da cultura japonesa, utilizam-se ideogramas, ao invés de letras para se escrever. À diferença do português, cada palavra tem um desenho próprio, que exprime um conceito peculiar, uma idéia. Dentro desta lógica, palavras com certa ligação conceitual têm uma escrita semelhante. Pois bem, no japonês, utiliza-se o mesmo ideograma para representar os termos Risco e Desafio. Perante uma tragédia como um terremoto, o povo japonês vê o risco de problemas, mas se motiva para superar o desafio da reconstrução do país. Foi assim após a Segunda Guerra Mundial, quando em pouco mais de 30 anos o país passou de terra arrasada para se tornar a segunda economia do mundo. Assim, espero que, com base nesta mesma mentalidade, o Japão consiga se reerguer após esta tragédia cujas proporções ainda não conhecemos, pois a cada hora chegam novas notícias, nem sempre agradáveis. E você, jovem engenheiro que está se formando hoje, também deve encarar os riscos da vida e transformá-los em desafio. Durante minhas aulas procurei estimular você a assumir riscos como, por exemplo, o de empreender novos negócios ou o de lançar novos bens e serviços no mercado (o risco de inovar). Estimulei a ser inovador, a propor mudanças e melhorias nos processos. O engenheiro de produção é aquele que entra

14 em uma empresa e logo aponta atividades que podem ser melhoradas, oportunidades de diminuição de custos e de maximização de resultados. Às vezes esse afã por otimizar os sistemas pode incomodar os colegas de trabalho e você poderá ser taxado de revolucionário ou mesmo de chato. Mas não sucumba a esse desafio. Mantenha-se firme no caminho da melhoria contínua e será um bom engenheiro. Hoje, 17 de março, coincidentemente, é um dia especial em vários países, sobretudo na Irlanda, pois é dia de S. Patrício (San Patrick s Day). A vida deste santo homem de Deus é uma lição também de como transformar riscos em desafios. Quando jovem ele foi sequestrado por piratas irlandeses e vendido em um mercado como escravo. Alguns anos depois fugiu e voltou à sua terra natal. Mas impelido por um desejo de fazer algo grande, voltou à Irlanda e dedicou sua vida à educação moral dos povos bárbaros que então viviam por lá. Hoje é referenciado como um dos fundadores da sociedade irlandesa. E tudo começou com um sequestro. Mais uma vez, risco e desafio. Espero que mais esse exemplo lhe ajude a encarar de cabeça erguida os desafios da vida. O lado humano da empresa O segundo conselho que gostaria de lhe dar diz respeito à sensibilidade aos temas humanos dentro da profissão. A engenharia de produção trata de máquinas, fábricas, projetos e recursos financeiros. O grande risco é se tornar frio e insensível aos problemas humanos. Há uma história que também vem do oriente que pode ajudar nessa capacidade de se compadecer das pessoas que são influenciadas pelo seu trabalho. Adianto que esta história começa um pouco triste também, mas tem uma mensagem igualmente positiva. Certa mãe chorava diante de um filho que estava muito doente. Não se conformava com a situação e se achava uma injustiçada: por que eu? por que meu filho está assim tão mal? Um monge a viu e perguntou se queria uma ajuda. Ela respondeu que queria a alegria de ver seu filho com saúde novamente. O monge, então, com ar solene, disse que poderia ajudar. Mas que ela teria que cumprir primeiro uma tarefa, um dever. Teria de percorrer sua aldeia e encontrar alguém que não tivesse, nos últimos três anos, nenhum parente ou vizinho que tivesse tido uma doença ou grande dor. Logo se dedicou à tarefa. A primeira pessoa tinha um primo doente. A segunda um tio falecido. E assim por diante, falou com dez, cinquenta, cem pessoas. Ao final do dia já tinha falado com mais de mil sem encontrar a

15 pessoa procurada, e voltou para conversar com o monge. Quando o encontrou, o monge lhe fez ver que sua situação de dor era compartilhada por todos na aldeia. E ela saiu feliz, porque tinha aprendido a lição. A partir daquele momento passaria a estar mais atenta às dores e às circunstâncias das pessoas à sua volta e menos preocupada com os problemas pessoais. Esta história também pode servir de lição para você, novo engenheiro. Saiba se compadecer das pessoas. Saiba ver por trás dos problemas e dos números, pessoas que têm necessidades. Saiba ver no seu trabalho de engenheiro um modo de contribuir ao bem comum da sociedade. Saiba renunciar a propostas ilícitas que poderiam lhe trazer um benefício econômico, mas que arruinariam a vida ou o patrimônio de outros. Espero que estes conselhos sejam úteis para sua vida. Termino a carta felicitando-lhe por este grande dia. Parabéns, novo engenheiro, pela sua formatura! HOMENAGEM AO PATRONO HÉLCIO ROCHA KISS - ROCK N ROLL ALL NIGHT! (INICIAR NO REFRÃO APROX 00:40) Ensinar é um dom. É lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você, pois somos todos aprendizes, fazedores e professores. Mais que um professor, um amigão!!! Apesar de paulistano, nós gostamos muito de você, nosso querido Paraninfo da Turma de Engenharia de Produção do ano de 2010, professor Hélcio Rocha. Chamamos o formando Anderson Basílio para homenageálo. Anderson: O que falar de um Paraninfo? Que é amigo da turma, simpático e bem humorado? Não! Isso é pré requisito. Mas, o que podemos nos perguntar sobre ele é: será que merece ser o Paraninfo? Bem, uma das coisas que aprendemos nas aulas foi: A única resposta que um Engenheiro de Produção pode dar para qualquer pergunta é: Depende. Então... depende...

16 Se merecer é se fazer presente em momentos bons e ruins, é dar suporte quando você está perdido, é estar disponível para atender a qualquer solicitação, é fazer reuniões descontraídas para não sentirmos a pressão da rotina e dos projetos finais... Sim, ele merece! Hélcio é o grande amigo de todos, tem uma enorme disponibilidade, uma linguagem única e muita energia!!! Está sempre animado e é participativo! Tem festa? Convide-o que ele vai! Idas ao bar? Ele não perde! Sair para comer crepe? Sim! E a Márcia vai junto! rs... Enfim, não tem tempo ruim pra ele! Se Engenharia Econômica é um calo para muitos de nós, só alguém muito especial poderia tornar o aprendizado menos penoso! Ele pode até reprovar o aluno e, mesmo assim, não tem como ficar chateado com ele! É... de fato, só aquele que protege, ampara, auxilia e orienta poderia se tornar o padrinho dessa turma! Por essas e por outras é que ele conquistou não só nosso respeito, mas nossa amizade e gratidão. Enfim, palavras não conseguem definir você e o que representa para nós! Mas essa é apenas uma pequena homenagem da nossa turma! Amigo e Professor Hélcio, muito obrigado! Gostaríamos de convidar nosso Paraninfo para receber esta tão merecida homenagem, pois esteve ao nosso lado em todos os momentos! E também a proferir o seu discurso. (Anderson entrega a Placa ao Hélcio) Hélcio Rocha: (Discurso do Paraninfo Hélcio Rocha) Formatura UERJ 2010 E mais uma turma se forma E mais uma turma querida Que segue sua vida adiante Deixando a saudade doída Felicito esta turma amada Concluída sua graduação

17 Resultado de anos de estudo Fruto de dedicação Muito me honra o convite de hoje Sinto-me lisonjeado Acredito não merecer tanto Fico até encabulado Nosso dia a dia é tão corrido Quisera por um minutinho Ter falado a vocês, meus alunos Que por todos tenho imenso carinho Mas nunca é tarde demais Para dizermos aos que amamos Que é muito bom tê-los conhecido Que com seu futuro nos importamos Tenho a plena certeza, vocês serão Dedicados profissionais Mais do que isso, para mim hoje são Pessoas muito, muito especiais O convívio com vocês foi uma festa Senti-me de todo abençoado Nas aulas, vocês meus alunos queridos E eu, de vocês professor aloprado Com vocês eu me sinto mais jovem Tê-los comigo foi uma terapia Graças a vocês, em mim tudo melhora Exceto a porra da caligrafia Como diria Mário Quintana Vocês nunca farão parte do meu passado Vocês sempre estarão no meu presente Sentirei vocês sempre ao meu lado

18 E lá adiante muito adiante Mesmo quando a memória fraquejar Não importa a distância distante Deste dia irei me lembrar Sentirei como se estivéssemos aqui Mais uma vez lado a lado E eu recebesse de todos vocês Mais um abraço apertado. DEMAIS PROFESSORES HOMENAGEADOS METALLICA - ONE [INSTRUMENTAL] Além dos nossos Patrono e Paraninfo, temos outros mestres aos quais gostaríamos de agradecer pessoalmente neste momento, pois também são exemplos que vamos seguir. Gostaríamos de convidar o formando Angello do Vale para entregar nossa homenagem ao professor Alexandre Prado. (Angello entrega a Placa ao Alexandre) Gostaríamos de homenagear o professor Flavio da Silveira Bruno, que infelizmente não pode comparecer. Pedimos ao professor Cyro Borges que receba nossa homenagem em seu nome e, para isso, convidamos a formanda Juliana Ximenes para entregar nossa homenagem. (Juliana entrega a Placa ao Cyro e depois da entrega Diego lê as palavras do Flavio Bruno) Gentilmente, o professor Flavio Bruno nos enviou algumas palavras a serem lidas.

19 Tenho um pouco de dificuldades com homenagens e elogios, mas prefiroos certamente a críticas e desonras. Em minha vida jamais recebi um elogio que fizesse jus ou uma crítica que merecesse. Creio que isto sirva para todos. Afinal, o que importa mesmo é o último degrau da escada de Maslow [o da auto-realização]. Lendo a lista de formandos, posso dizer que gosto muito dos nomes que lá estão e desejo-lhes felicidades e força para tornarem seu desempenho profissional o resultado do que são como pessoas e não o contrário. Fico-lhes muito reconhecido e agradecido pelo convite. Um beijo grande Flavio Bruno Gostaríamos de homenagear o professor Mauricio Neves, que infelizmente não pode comparecer. Pedimos ao professor Cyro Borges que receba nossa homenagem em seu nome e, para isso, convidamos a formanda Thalita Telles Lyra para entregar nossa homenagem. (Thalita entrega a Placa ao Cyro e depois da entrega Patricia lê as palavras do Mauricio Neves) Gentilmente, o professor Mauricio Neves nos enviou algumas palavras a serem lidas. Meus queridos formandos: Há três meses recebi o convite para ser professor homenageado por esta turma de formandos. Considero esta homenagem o título mais valioso de uma carreira docente. Seja por isso, seja pela amizade que cultivo com meus alunos, tal convite me enche de honra e alegria. Um engenheiro, ao tentar definir FELICIDADE matematicamente, é capaz de concluir que FELICIDADE nada mais é do que um somatório, de 1 a n momentos felizes, com n tendendo ao infinito. Com certeza, ser homenageado por esta turma é algo que adiciona mais um elemento importante no somatório da minha vida. Por outro lado, no mesmo dia em que recebi o convite, já sabia que estaria ausente em função de meus estudos no exterior. São os trade-offs da

20 vida pessoal... (viram? outro exemplo além da estratégia das canetas Bic e MontBlanc!!!). Bem, para minha grata surpresa, apesar da certeza da ausência, a turma carinhosamente manteve a homenagem e pediu que eu escrevesse uma mensagem. Obrigado!!! Ao pensar sobre o enredo mais propício a esta ocasião, achei natural focar no que me parece mais importar neste momento: afinal, o que é uma formatura? Caros alunos, formar é concluir, e nós somos apenas o começo da história cultural de cada um de vocês. Esta formatura significa apenas que cada um de vocês carrega uma semente que germinará, que será desta ou daquela maneira, conforme a fertilidade do terreno encontrado. A UERJ auxilia o aluno, mas é o próprio aluno que se formará, sozinho, no decorrer de seu percurso. Esta Universidade dá as chaves, mas não abre a porta para ninguém. Tenham certeza: o estudante é um elemento ativo na sua própria formação. Nós colaboramos com vocês por alguns poucos anos, mas depois vocês devem sair em busca de suas próprias soluções. Nós lhe damos problemas. As respostas, vocês terão que descobrir... A Universidade desperta, mas não satisfaz a curiosidade intelectual de ninguém. Um bom profissional deve saber ser estudante por toda a sua vida. Mas não se sintam solitários nesta busca por formação. O Departamento de Engenharia Industrial da UERJ será sempre uma casa de amigos a espera de um contato. Estaremos torcendo pelo sucesso de cada um nesta formação ampla que só o tempo e o empenho individual serão capazes de proporcionar. E o Brasil precisa de vocês. A nossa engenharia de produção, que busca incessantemente a tão sonhada produtividade necessária ao crescimento econômico, tem papel valorizado e, consequentemente, grande responsabilidade, econômica e social. Chega de viver no país do futuro!!! O Brasil precisa de um presente que, definitivamente, não começa amanhã. Começou hoje. Precisamos de engenheiros de produção patriotas e entusiasmados! Devemos prometer empregar todo o conhecimento adquirido e toda nossa disposição para a construção de - por que não? - uma potência mundial na qual cada brasileiro se sinta igualmente feliz por

21 pertencer a uma sociedade mais justa. E que cada um saiba contribuir com suas características únicas, de maneira diferenciada e inovadora. Por fim, reforço que todo saber é vão quando não há trabalho e todo trabalho é vão quando não há amor. Queridos formandos, transmito a vocês um conselho que me serve de guia para todos os momentos onde são necessárias decisões, por mais complexas e técnicas que possam ser: trabalhem com amor e amem a obra produzida!!! E lembrem que um bom gerente, além de conhecimentos técnicos, se destaca pela habilidade de liderar. A liderança natural, não é imposta. É fruto de relações humanas cultivadas com carinho e dedicação. Uma das maiores lições que guardarei da atual passagem pela vida acadêmica na Inglaterra está na forma pela qual o professor Chris Freeman lidava com seus alunos. Quem diria que um dos papas mundiais da área de Inovação, mundialmente homenageado e reconhecido por sua obra, poderia ser também a mais humilde, amigável e disponível das pessoas. É o conhecimento posto a serviço... Queridos formandos, bem vindos à formatura!!! Bem vindos a um momento que não é de início nem de fim!!! Eu, seus pais, seus amigos, namorados e namoradas, seus professores, confiamos em vocês. Somos capazes de colocar o futuro do nosso país nas mãos de vocês. E torcemos para que a menor das sementes seja a responsável pelo melhor dos frutos. Obrigado pelo nosso convívio diário e pela oportunidade de ser um mestre homenageado. Aliás, como dizia Guimarães Rosa: Mestre não é só quem ensina, mas quem de repente aprende. Queridos formandos, obrigado pelo meu aprendizado. Felicidades a todos, contem comigo e com a UERJ. Um abraço carinhoso, do estudante Mauricio Neves Gostaríamos de homenagear o professor Thales Paradela, que infelizmente não pode comparecer. Pedimos ao professor Cyro Borges que receba nossa homenagem em seu nome e, para isso, convidamos a formanda Marcela Martins para entregar nossa homenagem.

22 (Marcela entrega a Placa ao Cyro e depois da entrega Diego lê as palavras do Mauricio Neves) Gentilmente, o professor Thales Paradela nos enviou algumas palavras a serem lidas. Formandos, É uma pena eu não conseguir participar deste momento pessoalmente. De toda forma, sinto-me já feliz pela lembrança de meu nome. Eu dou muita importância a estas coisas! Mas, que perigo! Uma turma que faz homenagem a mim? Onde isso vai parar...? Preciso tornar as provas mais difíceis...! rsrs Fica aqui o meu abraço a todos e os votos de muita felicidade na vida, já que sucesso seria um conceito perigoso... Vocês encontrarão emprego fácil nestes próximos anos e os salários serão altos. Não se iludam! O problema de Engenharia de Produção a ser resolvido ainda é muito difícil. Boa sorte a vocês! Eu continuo na UERJ, por enquanto, e, se precisarem de alguma coisa é só passar por lá! Podemos nos encontrar, conversar, comemorar, dai vocês me dão um guardanapo com o nome de vocês, eu dou um monte de conselho que vocês ignorarão, se Deus quiser!... e ficamos homenageados todos. Que tal?! Abraços a todos, Thales DISCURSO DO ORADOR MICHAEL JACKSON - HOLD MY HAND DUET WITH AKON FT. AKON Não pense que tudo termina com o recebimento do diploma, pois ele é apenas o começo de uma nova etapa. Convidamos a formanda Anna

23 Carolina Leal, oradora da Turma Os Infiltrados, a proferir o seu discurso. Anna: Prezados senhores, senhoras, diretora, professores, formandos, pais, amigos e convidados, Estamos aqui reunidos celebrando a conclusão de mais uma etapa de nossas vidas. Esta jornada começou com o desafio do vestibular, estudo e dedicação para ingressar na Faculdade de Engenharia de uma Universidade pública. Muitos desistiram ou nem quiseram tentar, mas nós triunfamos! Quando achamos que o dever estava cumprido, iniciamos uma etapa mais exigente, de maior estudo e dedicação. Foram 5 anos (para alguns menos, para outros mais) de aulas às 7h da manhã às 10h da noite e também aos sábados, provas e mais provas, trabalhos em grupo, madrugadas acordadas, horas em ônibus ou presos no engarrafamento, muitos reais em xerox e livros, dias exaustivos conciliando trabalho e faculdade... Ufa! Quando muitos ficaram ainda pelo caminho ou desistiram, nós triunfamos! Mas tudo isto para quê? Para sermos Engenheiros de Produção. E não só isso, para que saibamos como é o gosto da conquista, para hoje sentirmos no peito o orgulho de termos cumprido esta etapa com êxito. Para que também amadurecêssemos como pessoas, valorizando cada momento desta vida, agradecendo por cada aprendizado proporcionado e, principalmente, para entendermos o valor da gratidão. Não chegamos até aqui sozinhos e não estamos comemorando sozinhos. O que falar de nossos queridos colegas, os Infiltrados? Alguns vieram de outras Engenharias, outros de períodos fora do Brasil, outros de diferentes períodos para se infiltrarem em nossas vidas e em nossos corações. Colegas que vamos lembrar sempre com carinho... Aquela ajuda antes da prova no corredor do 5º andar, aquele trabalho que eles ajudaram a terminar quando a gente estava esgotado de cansaço, aquela xerox que eles tiraram quando nosso dinheiro tinha acabado... Os risos, lágrimas, alegrias e tristezas compartilhadas. O que falar dos nossos mestres e funcionários da UERJ, nossos pais, amigos e familiares? Sem dúvidas, todos foram fundamentais e compartilhamos nossa conquista com todos vocês. Mas, muitos aqui poderiam se perguntar, o que é um Engenheiro de Produção? Eu e meus colegas formandos já fomos indagados inúmeras

24 vezes... E muitas vezes sentíamos que as pessoas não ficavam satisfeitas com as respostas. Eu poderia dizer com palavras técnicas, utilizando gráficos e desenhos que somos profissionais capazes de projetar, planejar, viabilizar um sistema produtivo. Que somos capazes de implementar e administrar processos de produção ao longo de sua cadeia. Poderia discorrer sobre administração financeira, organização industrial, planejamento e controle da produção... Prefiro falar o que nós, Engenheiros de Produção, faremos... Faremos nosso trabalho com dedicação e competência para honrar nosso diploma. Honrar a oportunidade que poucos têm de terem chegado até aqui, o nome desta Universidade e todos que contribuíram para esta vitória. Iremos retribuir para a sociedade brasileira todo o conhecimento que nos foi passado. Faremos a diferença! Faremos o nosso melhor. Começaremos, agora, uma nova trajetória... Novos horizontes e objetivos. Estamos apenas começando. Parabéns a todos os Engenheiros de Produção formados pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro! JURAMENTO THE CRANBERRIES - ODE TO MY FAMILY Gostaríamos de chamar ao púlpito a formanda Thalita Telles Lyra, para que faça a leitura do juramento em nome da Turma de Engenharia de Produção do ano de Pedimos a todos os formandos que fiquem de pé, ergam o braço direito e repitam pausadamente o juramento. Thalita: Prometo que, no cumprimento do meu dever de Engenheiro, não me deixarei cegar pelo brilho excessivo da tecnologia, esquecendo-me de que trabalho para o bem do homem e não da máquina. Respeitarei a natureza, evitando projetar ou construir equipamentos que destruam ou poluam o equilíbrio ecológico. Colocarei todo meu conhecimento a serviço do conforto e do desenvolvimento da humanidade; assim sendo, estarei em paz comigo e com Deus.

25 IMPOSIÇÃO DE GRAU CLOSER TO THE EDGE - 30 SECONDS TO MARS WITH LYRICS Faremos agora, a nossa Imposição de Grau. Pedimos a todos os formandos que permaneçam de pé e, para representar a todos os formandos de Engenharia de Produção do ano de 2010, convidamos o formando, Filipe Lyra. (O formando se dirige ao Presidente da Mesa, com o capelo, e recebe a Imposição de Grau. Somente neste momento, depois que o Presidente conferiu o grau ao aluno, os demais colocam o capelo na cabeça, todos juntos!) Presidente da Mesa: Na qualidade de Diretora da Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tendo em vista que os alunos presentes concluíram o curso de Engenharia de Produção, eu, Maria Eugenia de las Mercedes Mosconi de Gouvea, no uso de atribuições a mim conferidas pelo Ministério de Educação e desporto, confiro-lhes o grau de Engenheiros de Produção, para que possam gozar dos direitos e prerrogativas concedidas pelas leis da República Federativa do Brasil. (Após acabar o discurso, o presidente da mesa põe o capelo sobre a cabeça do formando, tomando cuidado para o pingente ficar voltado para frente, ao lado esquerdo. Os formandos levantam-se segurando os capelos e após o presidente da mesa graduar o representante da turma, todos repetirão o ato) OUTORGA DE GRAU Chegamos então ao momento tão esperado desta solenidade, a entrega dos diplomas que será realizada pelos componentes da Mesa Diretora. (Os componentes da mesa deverão alternar-se na entrega dos diplomas)

26 RAUL SEIXAS - TENTE OUTRA VEZ (00:00 01:00) Fala mansa, lenta e muito reflexiva aliada a um olhar analítico fazem desse rapaz cheio de responsabilidades e atribuições um exemplo de persistência. O caminho da Elétrica para Produção foi íngreme, mas ele conseguiu! Fez cálculos, simulou o Var e agora chegou sua hora de ser feliz! Amigo absolutamente solícito, honesto e dedicado, você merece receber este diploma! Então, venha buscá-lo, Engenheiro Anderson Basílio! NONPOINT - IN THE AIR TONIGHT (00:15-01:15) Rosto de homem, sempre com a barba delineada, que esconde o olhar e o sorriso de um menino com covinhas! Ele é o malandro Malvadeza de Sulacap! Dono de um humor ácido e sarcasmo cirúrgico, é também grande amigo para todas as horas. Quer ouvir a verdade de forma objetiva? Pergunte a ele. O que corre em suas veias? Café, Coca-Cola e ABSOLUT! Quer vê-lo feliz? Deixe-o com sua moto! Vem em alta velocidade receber seu diploma, meu amigo Engenheiro Angello do Vale! REVELAÇÃO - TÁ ESCRITO (00:32-01:32) Essa menina... O que falar dela? É inteligente e perspicaz, está sempre acima da média - exceto nas matérias do Diego Lages - mas quem é que fica?!rs. Nos trabalhos em grupo, proatividade é seu nome. Mas vai discordar dela pra ver o que acontece... A Babaloo incorpora e já viu... Ela fica na dela, mas quando tem uma bagunça, lá está ela para se divertir e divertir os amigos... Ela nossa é amiga, é nossa companheira, ela é a Engenheira Anna Carolina! Venha buscar seu diploma, Engenheira Anna Carolina Leal!

27 CHARLIE BROWN - SÓ OS LOUCOS SABEM (DO COMEÇO DA MÚSICA "AGORA EU SEI..." ATÉ "... SÓ OS LOUCOS SABEM" (2ª VEZ QUE REPETE NA LETRA)) Esse ficou conhecido pelo seu sobrenome. Aonde chega é notado tanto pelos seus 1,90 m quanto pelo seu sorriso Colgate que deixa as mulheres "uriçadas". O cara é tão sinistro que criaram um ditado em sua homenagem: "Quem mora no Méier não bobeier". Esse cara é parceiro, e digo mais, é um exemplo de camaradagem e de boa vontade política. Será vereador do Méier nas próximas eleições. Venha buscar seu diploma, Engenheiro Daniel Ritter! DJ BOBO - ONE VISION ONE WORLD (00:00 01:00) Ele é o Relações Públicas da Produção. Passava mais tempo no Centro Acadêmico do que nas aulas, mas sempre conseguia negociar pelos alunos. Ele é o exemplo de camaradagem e boa vontade política. Futuro vereador de Jacarepaguá! Para o fanfarrão da turma, não tinha tempo feio! Topava Loreninha a qualquer dia ou hora e era o promoter das choppadas. Além disso, um rapaz tranquilo, brincalhão e também muito inteligente. Com seu celular na cintura e os óculos escuros na cabeça, virou figurinha marcada e querida entre todos. Vem buscar seu diploma, Engenheiro Diego Mendes! SEU JORGE - CHANGES (00:20 A 01:20) Algumas pessoas nasceram para ser bem sucedidas. Temos aqui um exemplo desses. É possível perceber isso na sua capacidade de realizar qualquer coisa que se disponha a fazer, no comprometimento com seus trabalhos e, certamente, na qualidade final de tudo o que ele faz! Ele sabe o que priorizar e sempre percebe o que é mais importante, seja no trabalho, seja nas amizades. Possui o talento de ser, ao mesmo tempo, inteligente, sociável, alegre, sincero e companheiro, seja em português, inglês ou

28 alemão! Esse diploma é teu, então venha buscá-lo, Engenheiro Diego Franco! METALLICA - FUEL (00:00-01:00) A primeira vista um rapaz muito sério e fechado. Talvez a segunda vista também... Mas com uma boa olhada descobre-se que é um sujeito legal, divertido e também cheio de manias, mas quem não é? Ele está CARECA de saber nem tudo na vida é fácil, mas e dai? Lutar faz parte do sabor da conquista e ele sabe que o que dói não é a mudança, mas a resistência a ela! Se aos fins de semana gosta de acordar cedo pra pedalar um pouco, fique feliz, pois acaba de pedalar um looongo circuito. Meu amigo, como no XBOX, você zerou o jogo! Venha buscar seu diploma, Engenheiro Filipe Lyra! COLDPLAY - VIVA LA VIDA (00:00-01:00) Ela era sempre a mais bronzeada. Uma pessoa determinada e divertida, mas também mandona e, às vezes, mal humorada. Preferia a praia ou algum bloco às aulas de sábado de manhã. Mas, para se formar, se multiplicou em mil e até a praia esqueceu! Com inteligência, força de vontade e dedicação está aqui hoje, completando com sucesso mais uma etapa de sua vida. E isso é só o começo, pois essa garota vai longe! Convidamos a Engenheira Juliana Ximenes para receber o seu diploma! KT TUNTSTALL - SUDDENLY I SEE (00:00-01:00) Um sinônimo para definir nossa próxima formanda é: deteminação! Esta é, sem dúvidas, a P-A-L-A-V-R-A. Afinal, alguma dúvida de que é preciso muita determinação para ir e voltar todos os dias de Campo Grande?!

29 Movida por seus sonhos, sempre se destacou em tudo que fez. E olha que não foi pouca coisa: já foi modelo, atriz, bailarina, ufa! Concluiu o curso técnico em eletrotécnica no CEFET e então ousou sonhar mais alto! A menina que sempre estudou em escola pública, queria ser então Engenheira. Pois é, chegou o dia! O sonho se realizou! Vem pra cá, a neta da Dona Mímí. Vem receber seu diploma Engenheira Marcela Martins! GREEN DAY - TIME OF YOUR LIFE (00:08-01:08) Em princípio quem olha essa pessoa acha que é tímida. Mas, basta dar confiança que ela zoa geral. Sempre estudiosa e prestativa, adorava liderar os trabalhos e é conhecida por programar tudo pra frente! Sua malandragem é perceptível, originária de um híbrido entre a Lapa e Campos dos Goytacazes, veio do mato pra descobrir como é que funciona a cidade grande...e olha ela lá, só sucesso hein noviiinha! Vai arrasa ném e vem pegar seu diploma Engenheira Maria Caroline Rangel! PLUSH - STONE TEMPLE PILOTS (00:20-01:20) O cara que iremos chamar agora é um ex bóia fria retirante do nordeste. Diz o que pensa, não precisa de caderno para estudar a matéria e programa tudo para trás (além de tirar xerox dos cadernos das meninas). Inventor da expressão "showd", às vezes é verdadeiro até demais, sendo cara de pau ao extremo (como se fosse a coisa mais normal do mundo!). É também hiper brincalhão, amigo e inteligente. Veio de Recife para Nikiti fazer história. É um exemplo de camaradagem e de boa vontade política. E como diria o La Plata, "Esse é o presidente". Venha, Engenheiro Maxwinston de Moraes pegar seu diploma!

30 JASON MRAZ - I'M YOURS (00:00-01:00) Amiga para todas as horas, sincera, leal, determinada, corajosa e guerreira, é realmente uma pessoa admirável. Além disso, é uma torcedora e tanto do Flamengo, pois está sempre antenada com os jogos e acontecimentos do seu time. Em sala de aula é sempre participativa. Ser espontânea... só ela sabe! Desafios? Para ela é fácil! Muito animada e alegre, vivemos com ela muitos momentos de descontração, com muita risada e diversão. Agora como Engenheira de Produção é só sucesso! Muito amor no coração, sorte na vida e sorte para o Mengão! Venha buscar seu diploma, Engenheira Michelle Calife! BILLIONAIRE (FEAT. BRUNO MARS) (00:00-01:00) Menina de jeito cativante e sorriso sincero. Muito conhecida pelo seu selo de qualidade em trabalhos e resumos. Quem nunca pediu pra xerocar um caderno dela? Podia ser muda, pois suas caras e bocas dizem tudo. Ao contrário, fala pelos cotovelos! Mas note! Não são quaisquer cotovelos. São macios, já que não larga seu hidratante nem em Tangará da Serra. Para ela o mundo é simplesmente SENSACIONAL! Querida Penélope, ops Paty, larga esse creminho e vem buscar o seu diploma, Engenheira Patricia Gomes! U2 - BEAUTIFUL DAY (00:55-01:55) O tempo passou para a bela menina clarinha dos olhos cor de mel e de pouquinhos cabelos. Agora se tornou mulher com grande valor e cabelos beeem longos! Mulher virtuosa, estudiosa, sonhadora e um pouco geniosa. As dificuldades existiram, mas ela sabia que Deus reservava a ela coisas grandes! Vencidas todas as etapas, agora é Engenheira! Muito bem! Missão cumprida! Venha buscar seu diploma Engenheira Raquel Tinoco!

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira?

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? - Tem alguém com quem você gostaria de fazer contato? - Porque você não o fez até agora? - Por que é importante aprender a fazer esses contatos?

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015!

MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015! MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015! Você sabia que 95% das pessoas que traçam planos de Ano Novo NUNCA os seguem adiante? A razão é que a maioria das pessoas não entende o processo

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem EXPLORAÇÃO Busco entender como as coisas funcionam e descobrir as relações entre as mesmas. Essa busca por conexões

Leia mais

O que procuramos está sempre à nossa espera, à porta do acreditar. Não compreendemos muitos aspectos fundamentais do amor.

O que procuramos está sempre à nossa espera, à porta do acreditar. Não compreendemos muitos aspectos fundamentais do amor. Capítulo 2 Ela representa um desafio. O simbolismo existe nas imagens coloridas. As pessoas apaixonam-se e desapaixonam-se. Vão onde os corações se abrem. É previsível. Mereces um lugar no meu baloiço.

Leia mais

GS Educacional www.gseducacional.com.br

GS Educacional www.gseducacional.com.br Curso: Completo de Importação Henrique, boa noite. Nós que pensamos a Meritocracia e valoramos a quem Realiza, nos vimos na obrigação de dar feedbacks. Em pouco tempo de curso e sem nem receber ainda a

Leia mais

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe!

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! *MELHOR MÃE DO MUNDO Coaching para Mães Disponíveis, www.emotionalcoaching.pt 1 Nota da Autora Olá, Coaching

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

A DIVERSIDADE NA ESCOLA

A DIVERSIDADE NA ESCOLA Tema: A ESCOLA APRENDENDO COM AS DIFERENÇAS. A DIVERSIDADE NA ESCOLA Quando entrei numa escola, na 1ª série, aos 6 anos, tinha uma alegria verdadeira com a visão perfeita, não sabia ler nem escrever, mas

Leia mais

SEU GUIA DEFINITIVO PARA PLANEJAR E EXECUTAR DE UMA VEZ POR TODAS SEU SONHO ENGAVETADO

SEU GUIA DEFINITIVO PARA PLANEJAR E EXECUTAR DE UMA VEZ POR TODAS SEU SONHO ENGAVETADO FAÇA ACONTECER AGORA MISSÃO ESPECIAL SEU GUIA DEFINITIVO PARA PLANEJAR E EXECUTAR DE UMA VEZ POR TODAS SEU SONHO ENGAVETADO RENATA WERNER COACHING PARA MULHERES Página 1 Q ue Maravilha Começar algo novo

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 25 Discurso na cerimónia de entrega

Leia mais

CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA

CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA 1 CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA Quando nos tornamos mãe, sem dúvida nenhuma é a melhor coisa desse mundo. Nossos filhos nascem, curtimos muito eles, nos dedicamos exclusivamente e chega uma hora que

Leia mais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais http://aguiavirtual.com.br/ Por Tiago Bastos 1 10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais Ao longo dos últimos 4 anos, venho trabalhando na internet de forma profissional. Já errei muito e acertei

Leia mais

Chantilly, 17 de outubro de 2020.

Chantilly, 17 de outubro de 2020. Chantilly, 17 de outubro de 2020. Capítulo 1. Há algo de errado acontecendo nos arredores dessa pequena cidade francesa. Avilly foi completamente afetada. É estranho descrever a situação, pois não encontro

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Alexandre da Silva França. Eu nasci em 17 do sete de 1958, no Rio de Janeiro. FORMAÇÃO Eu sou tecnólogo em processamento de dados. PRIMEIRO DIA

Leia mais

Luís Norberto Pascoal

Luís Norberto Pascoal Viver com felicidade é sucesso com harmonia e humildade. Luís Norberto Pascoal Agradecemos aos parceiros que investem em nosso projeto. ISBN 978-85-7694-131-6 9 788576 941316 Era uma vez um pássaro que

Leia mais

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot Viver com atenção O c a m i n h o d e f r a n c i s c o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot 2 Viver com atenção Conteúdo 1 O caminho de Francisco 9 2 O estabelecimento

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 24 Discurso na solenidade de entrega

Leia mais

Projetos sociais. Criança Futuro Esperança

Projetos sociais. Criança Futuro Esperança Projetos sociais Newsletter externa ABB - Projetos sociais Criança Futuro Esperança Maria Eslaine conta sobre o início de seu curso profissionalizante 02 De ex-aluno do projeto a funcionário da ABB 04

Leia mais

1º Domingo de Julho Conexão Kids -05/07/2015

1º Domingo de Julho Conexão Kids -05/07/2015 1º Domingo de Julho Conexão Kids -05/07/2015 Sinalizar o Amor de Deus através da obediência e do respeito! Objetivo: Mostrar a importância de respeitar as regras e obedecer aos pais e responsáveis. Reforçar

Leia mais

sinal de tristeza. Sinal de morte!

sinal de tristeza. Sinal de morte! CULTO FAMÍLIA: Reflexão sobre a morte e o luto Acreditamos que todos nós já sofremos a perda de alguém, seja familiar, amigo, vizinho ou apenas conhecido. Nos sentimos impotentes, indefesos, medrosos diante

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI

2015 O ANO DE COLHER JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI Texto: Sal. 126:6 Durante o ano de 2014 falamos sobre a importância de semear, preparando para a colheita que viria neste novo ano de 2015. Muitos criaram grandes expectativas,

Leia mais

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Você já pensou alguma vez que é possível crescer 10 vezes em várias áreas de sua vida e ainda por cima melhorar consideravelmente sua qualidade

Leia mais

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 JESUS ESTÁ COMIGO QUANDO SOU DESAFIADO A CRESCER! OBJETIVO - Saber que sempre que são desafiados a crescer ou assumir responsabilidades, Jesus está com

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Homens. Inteligentes. Manifesto

Homens. Inteligentes. Manifesto Homens. Inteligentes. Manifesto Ser homem antigamente era algo muito simples. Você aprendia duas coisas desde cedo: lutar para se defender e caçar para se alimentar. Quem fazia isso muito bem, se dava

Leia mais

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates 1º ano do Ensino Fundamental I O que você gosta de fazer junto com a sua mã e? - Dançar e jogar um jogo de tabuleiro. - Eu gosto de jogar futebol

Leia mais

Na Internet Gramática: atividades

Na Internet Gramática: atividades Na Internet Gramática: atividades Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia os documentos Modo subjuntivo geral e Presente do subjuntivo, no Banco de Gramática. 1. No trecho a seguir, extraído da

Leia mais

Blog http://conquistadores.com.br. + dinheiro + mulheres + sucesso social (mini e-book grátis)

Blog http://conquistadores.com.br. + dinheiro + mulheres + sucesso social (mini e-book grátis) Blog http://conquistadores.com.br CONQUISTADORES + dinheiro + mulheres + sucesso social (mini e-book grátis) Blog http://conquistadores.com.br CONQUISTADORES + dinheiro + mulheres + sucesso social (Este

Leia mais

Concurso Literário. O amor

Concurso Literário. O amor Concurso Literário O Amor foi o tema do Concurso Literário da Escola Nova do segundo semestre. Durante o período do Concurso, o tema foi discutido em sala e trabalhado principalmente nas aulas de Língua

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

O CAMINHO PARA REFLEXÃO

O CAMINHO PARA REFLEXÃO O CAMINHO PARA REFLEXÃO a 3 Semana EMPREENDER É DAR A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIEDADE No mudo dos negócios existe a diferença visível do acomodado que nunca quer aprender a mesma coisa duas vezes e o

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br Script de Terapia de Liberação Emocional (EFT) para desfazer crenças relativas aos clientes que você merece ter. Eu não consigo atrair clientes dispostos a pagar preços altos A Acupuntura Emocional é uma

Leia mais

Palestra tudo O QUE VOCE. precisa entender. Abundância & Poder Pessoal. sobre EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS

Palestra tudo O QUE VOCE. precisa entender. Abundância & Poder Pessoal. sobre EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS Palestra tudo O QUE VOCE sobre precisa entender Abundância & Poder Pessoal EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS Como aprendemos hoje na palestra: a Lei da Atração, na verdade é a Lei da Vibracao. A frequência

Leia mais

Relatório de Atividades Maio e Junho

Relatório de Atividades Maio e Junho Relatório de Atividades Maio e Junho ANA LISE MENSAL MAIO/JUNHO Devido a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 o horário do Projeto Construindo o Saber Pré Vestibular durante a semana foi modificado (16h50min

Leia mais

Paródia 1ªA. Música Fugidinha Michel Teló. Cheguei na escola não consegui entender. Mas depois de um tempo tudo foi se resolver

Paródia 1ªA. Música Fugidinha Michel Teló. Cheguei na escola não consegui entender. Mas depois de um tempo tudo foi se resolver Paródia 1ªA Música Fugidinha Michel Teló Cheguei na escola não consegui entender Mas depois de um tempo tudo foi se resolver Tudo dando certo eu vou ficar esperto E vestibular eu vou fazer Sempre tem aquele

Leia mais

Em algum lugar de mim

Em algum lugar de mim Em algum lugar de mim (Drama em ato único) Autor: Mailson Soares A - Eu vi um homem... C - Homem? Que homem? A - Um viajante... C - Ele te viu? A - Não, ia muito longe! B - Do que vocês estão falando?

Leia mais

coleção Conversas #19 - fevereiro 2015 - Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #19 - fevereiro 2015 - Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. coleção Conversas #19 - fevereiro 2015 - Eu posso dizer para "NÃO" filho? meu Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora AfroReggae nasceu

Leia mais

ENTRE FRALDAS E CADERNOS

ENTRE FRALDAS E CADERNOS ENTRE FRALDAS E CADERNOS Entre Fraldas e Cadernos Proposta metodológica: Bem TV Educação e Comunicação Coordenação do projeto: Márcia Correa e Castro Consultoria Técnica: Cláudia Regina Ribeiro Assistente

Leia mais

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br Guia Prático para Encontrar o Seu Propósito de Vida www.vidadvisor.com.br "Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam: aí está a sua vocação". Aristóteles Orientações Este é um documento

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 38 Discurso na cerimónia do V Encontro

Leia mais

MELHORES MOMENTOS. Expressão de Louvor Paulo Cezar

MELHORES MOMENTOS. Expressão de Louvor Paulo Cezar MELHORES MOMENTOS Expressão de Louvor Acordar bem cedo e ver o dia a nascer e o mato, molhado, anunciando o cuidado. Sob o brilho intenso como espelho a reluzir. Desvendando o mais profundo abismo, minha

Leia mais

FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA:

FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA: FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA: CRESCENDO PESSOAL E PROFISSIONALMENTE. 08 a 11 de outubro de 2014 08 a 11 de outubro de 2014 Onde você estiver que haja LUZ. Ana Rique A responsabilidade por um ambiente

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU DA ADJETIVO - CETEP

MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU DA ADJETIVO - CETEP MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU DA ADJETIVO - CETEP Solenidade de Colação de Grau A Colação de grau é o ato Institucional que se realiza para conferir graus acadêmicos aos formandos, em dia e hora marcados.

Leia mais

O CAMINHO PARA REFLEXÃO

O CAMINHO PARA REFLEXÃO O CAMINHO PARA REFLEXÃO a 1 Semana EMPREENDER É DAR A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIEDADE No mudo dos negócios existe a diferença visível do acomodado que nunca quer aprender a mesma coisa duas vezes e o

Leia mais

Vamos fazer um mundo melhor?

Vamos fazer um mundo melhor? Vamos fazer um mundo melhor? infanto-junvenil No mundo em que vivemos há quase 9 milhões de espécies de seres vivos, que andam, voam, nadam, vivem sobre a terra ou nos oceanos, são minúsculos ou enormes.

Leia mais

Não é o outro que nos

Não é o outro que nos 16º Plano de aula 1-Citação as semana: Não é o outro que nos decepciona, nós que nos decepcionamos por esperar alguma coisa do outro. 2-Meditação da semana: Floresta 3-História da semana: O piquenique

Leia mais

Teste sua empregabilidade

Teste sua empregabilidade Teste sua empregabilidade 1) Você tem noção absoluta do seu diferencial de competência para facilitar sua contratação por uma empresa? a) Não, definitivamente me vejo como um título de cargo (contador,

Leia mais

Sou Helena Maria Ferreira de Morais Gusmão, Cliente NOS C827261492, Contribuinte Nr.102 297 878 e venho reclamar o seguinte:

Sou Helena Maria Ferreira de Morais Gusmão, Cliente NOS C827261492, Contribuinte Nr.102 297 878 e venho reclamar o seguinte: Exmos. Senhores. Sou Helena Maria Ferreira de Morais Gusmão, Cliente NOS C827261492, Contribuinte Nr.102 297 878 e venho reclamar o seguinte: Sou cliente desde a época da TVTel nunca, até hoje, mudei de

Leia mais

ANDERSON CAVALCANTE. Meu pai, meu herói

ANDERSON CAVALCANTE. Meu pai, meu herói ANDERSON CAVALCANTE Meu pai, meu herói Dedicatória Ao meu pai, Eraldo, meu herói e minha referência de vida. 5 Agradecimentos A Deus, por sempre me ajudar a cumprir minha missão. A todos os pais que são

Leia mais

Para gostar de pensar

Para gostar de pensar Rosângela Trajano Para gostar de pensar Volume III - 3º ano Para gostar de pensar (Filosofia para crianças) Volume III 3º ano Para gostar de pensar Filosofia para crianças Volume III 3º ano Projeto editorial

Leia mais

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a João do Medo Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a mamãe dele. Um dia, esse menino teve um sonho ruim com um monstro bem feio e, quando ele acordou, não encontrou mais

Leia mais

INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão

INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão 1 INDICE Introdução... Pg: 03 Você é muito bonzinho... Pg: 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade... Pg: 05 Evite pedir permissão... Pg: 07 Não tenha medo de ser você mesmo... Pg: 08 Não

Leia mais

Quem te fala mal de. 10º Plano de aula. 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também." 2-Meditação da semana:

Quem te fala mal de. 10º Plano de aula. 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também. 2-Meditação da semana: 10º Plano de aula 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também." Provérbio Turco 2-Meditação da semana: Mestre conselheiro- 6:14 3-História da semana: AS três peneiras

Leia mais

Selecionando e Desenvolvendo Líderes

Selecionando e Desenvolvendo Líderes DISCIPULADO PARTE III Pr. Mano Selecionando e Desenvolvendo Líderes A seleção de líderes é essencial. Uma boa seleção de pessoas para a organização da célula matriz facilitará em 60% o processo de implantação

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 29 Discurso na cerimónia de premiação

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

Superando Seus Limites

Superando Seus Limites Superando Seus Limites Como Explorar seu Potencial para ter mais Resultados Minicurso Parte VI A fonte do sucesso ou fracasso: Valores e Crenças (continuação) Página 2 de 16 PARTE 5.2 Crenças e regras!

Leia mais

AS MELHORES HISTÓRIAS E JOGOS PARA CRIANÇAS

AS MELHORES HISTÓRIAS E JOGOS PARA CRIANÇAS AS MELHORES HISTÓRIAS E JOGOS PARA CRIANÇAS em seu sm t e e tablet P fólio de H tóri Impressão de livros sob demanda para a sua empresa Escolha a sua! TIMOLICO E AMIGOS Público alvo: crianças de até 6

Leia mais

coleção Conversas #14 - outubro 2014 - e r r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #14 - outubro 2014 - e r r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. não Eu Não r que o f existe coleção Conversas #14 - outubro 2014 - a z fu e r tu r uma fa o para c ul m d im ad? e. Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção

Leia mais

Situação Financeira Saúde Física

Situação Financeira Saúde Física Um dia um amigo me fez uma séria de perguntas, que me fez refletir muito, e a partir daquele dia minha vida vem melhorando a cada dia, mês e ano. Acreditando que todos temos um poder interno de vitória,

Leia mais

MERGULHO de Betina Toledo e Thuany Motta

MERGULHO de Betina Toledo e Thuany Motta MERGULHO de Betina Toledo e Thuany Motta Copyright Betina Toledo e Thuany Motta Todos os direitos reservados juventudecabofrio@gmail.com Os 13 Filmes 1 MERGULHO FADE IN: CENA 1 PRAIA DIA Fotografia de

Leia mais

Tendo isso em conta, o Bruno nunca esqueceu que essa era a vontade do meu pai e por isso também queria a nossa participação neste projecto.

Tendo isso em conta, o Bruno nunca esqueceu que essa era a vontade do meu pai e por isso também queria a nossa participação neste projecto. Boa tarde a todos, para quem não me conhece sou o Ricardo Aragão Pinto, e serei o Presidente do Concelho Fiscal desta nobre Fundação. Antes de mais, queria agradecer a todos por terem vindo. É uma honra

Leia mais

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com Nesse ebook você irá aprender como gerar uma renda mesmo que do zero rapidamente na internet, se você já tem um produto irá aprender como aumentar suas vendas agora mesmo de forma garantida. Crie um sistema

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI Bíblia para crianças apresenta O SÁBIO REI SALOMÃO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

Obedecer é sempre certo

Obedecer é sempre certo Obedecer é sempre certo Obedecer. Palavra fácil de entender, mas muitas vezes difícil de colocar em prática. Principalmente quando não entendemos ou concordamos com a orientação dada. Crianças recebem

Leia mais

Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração

Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Carlos Araujo RCRJ/Nova Iguaçu Odense, Danmark. Ainda depois de 4 meses na Dinamarca, este país ainda consegue fazer surpresas. Desde de agosto, a minha

Leia mais

Orientação Profissional e de Carreira

Orientação Profissional e de Carreira Orientação Profissional e de Carreira Um processo para a vida toda Powered by: S U A C ARREIRA N A D IRE Ç Ã O CER T A Sponsored by: INTRODUÇÃO 25 anos de experiência 4.000 jovens contratados por ano Quem

Leia mais

Mostra Cultural 2015

Mostra Cultural 2015 Mostra Cultural 2015 Colégio Marista João Paulo II Eu e as redes sociais #embuscadealgumascurtidas Uma reflexão sobre a legitimação do eu através das redes sociais. Iago Faria e Julio César V. Autores:

Leia mais

CANDIDATO BANCADO PELOS PAIS

CANDIDATO BANCADO PELOS PAIS CANDIDATO BANCADO PELOS PAIS Desânimo total Acho que minhas forças estão indo abaixo, ando meio desmotivado!!!! Não quero desanimar, mas os fatores externos estão superando minha motivação... cobrança

Leia mais

OSVALDO. Como também foi determinante a motivação e a indicação feita por um professor.

OSVALDO. Como também foi determinante a motivação e a indicação feita por um professor. OSVALDO Bom dia! Meu nome é Osvaldo, tenho 15 anos, sou de Santa Isabel SP (uma cidadezinha próxima à Guarulhos) e, com muito orgulho, sou bolsista ISMART! Ingressei no ISMART este ano e atualmente estou

Leia mais

PREGAÇÃO DO DIA 08 DE MARÇO DE 2014 TEMA: JESUS LANÇA SEU OLHAR SOBRE NÓS PASSAGEM BASE: LUCAS 22:61-62

PREGAÇÃO DO DIA 08 DE MARÇO DE 2014 TEMA: JESUS LANÇA SEU OLHAR SOBRE NÓS PASSAGEM BASE: LUCAS 22:61-62 PREGAÇÃO DO DIA 08 DE MARÇO DE 2014 TEMA: JESUS LANÇA SEU OLHAR SOBRE NÓS PASSAGEM BASE: LUCAS 22:61-62 E, virando- se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou- se da palavra do Senhor, como lhe havia

Leia mais

1. Eu tenho problema em ter minhas necessidades satisfeitas. 1 2 3 4 5 6

1. Eu tenho problema em ter minhas necessidades satisfeitas. 1 2 3 4 5 6 FIAT Q Questionário de Relacionamento Interpessoal Glenn M. Callaghan Department of Psychology; One Washington Square, San Jose University, San Jose CA 95192-0120 Phone 08) 924-5610 e fax (408) 924 5605.

Leia mais

meu jeito de dizer que te amo

meu jeito de dizer que te amo Anderson Cavalcante meu jeito de dizer que te amo Dedicatória A Tabata, minha esposa, mulher, amante e melhor amiga, que com muito charme, carinho e um pouco de paciência compartilha comigo as descobertas

Leia mais

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957.

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. FORMAÇÃO

Leia mais

2ª Feira, 2 de novembro Rezar em silêncio

2ª Feira, 2 de novembro Rezar em silêncio 2ª Feira, 2 de novembro Rezar em silêncio Já estamos em novembro e temos um novo 10-a-fio! O que nos é proposto para este mês é rezar. Esta semana vamos refletir no modo como Jesus rezava. Jesus, quando

Leia mais

3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online. Por Tiago Bastos, Criador da Máquina de Vendas Online

3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online. Por Tiago Bastos, Criador da Máquina de Vendas Online Por Tiago Bastos 1 Se não pode subir a montanha, torne-se uma. Por Tiago Bastos 2 3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online! Por Tiago Bastos Declaração De Ganhos Com O Uso De Nossos Produtos A empresa

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 53 Discurso na solenidade de lançamento

Leia mais

A.C. Ilustrações jordana germano

A.C. Ilustrações jordana germano A.C. Ilustrações jordana germano 2013, O autor 2013, Instituto Elo Projeto gráfico, capa, ilustração e diagramação: Jordana Germano C736 Quero-porque-quero!! Autor: Alexandre Compart. Belo Horizonte: Instituto

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

E quando Deus diz não?

E quando Deus diz não? E quando Deus diz não? 1 Cr 17:1-27 Como é ruim ouvir um não! Enquanto ouvimos sim, enquanto as coisas estão acontecendo ao nosso favor, enquanto Deus está aprovando ou permitindo o que fazemos, enquanto

Leia mais

Receita prática ATRAIA MAIS PROSPERIDADE PARA A SUA VIDA

Receita prática ATRAIA MAIS PROSPERIDADE PARA A SUA VIDA Receita prática ATRAIA MAIS PROSPERIDADE PARA A SUA VIDA Olá tudo bem com você? Estamos contentes que você esteja aqui! A partir deste momento vamos tratar de um assunto muito especial: suas emoções. Por

Leia mais

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos Lição 3: Alegria LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos RESUMO BÍBLICO Gálatas 5:23; Gálatas 6:1; 2 Timóteo 2:25; Tito 3; 1 Pedro 3:16 Como seres humanos estamos sempre à mercê de situações sobre

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

Seis dicas para você ser mais feliz

Seis dicas para você ser mais feliz Seis dicas para você ser mais feliz Desenvolva a sua Espiritualidade A parte espiritual é de fundamental importância para o equilíbrio espiritual, emocional e físico do ser humano. Estar em contato com

Leia mais

Frequentemente você utiliza certos termos que não

Frequentemente você utiliza certos termos que não 10 Não se distraia demais Frequentemente você utiliza certos termos que não dão o mínimo problema na hora da fala, mas que, na escrita, podem fazê-lo oscilar entre uma forma ou outra. Ainda há muita gente

Leia mais

8 Passos para o Recrutamento Eficaz. Por Tiago Simões

8 Passos para o Recrutamento Eficaz. Por Tiago Simões 8 Passos para o Recrutamento Eficaz Por Tiago Simões Uma das coisas que aprendi na indústria de marketing de rede é que se você não tem um sistema de trabalho que comprovadamente funcione, muito provavelmente

Leia mais

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69 1 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos 2. Lição Bíblica: Daniel 1-2 (Base bíblica para a história e

Leia mais

TIPOS DE RELACIONAMENTOS

TIPOS DE RELACIONAMENTOS 68 Décima-Segunda Lição CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS DE QUALIDADE Quando falamos de relacionamentos, certamente estamos falando da inter-relação de duas ou mais pessoas. Há muitas possibilidades de relacionamentos,

Leia mais

Manual prático de criação publicitária. (O dia-a-dia da criação em uma agência)

Manual prático de criação publicitária. (O dia-a-dia da criação em uma agência) Manual prático de criação publicitária (O dia-a-dia da criação em uma agência) MANUAL final2.indd 1 14/3/2006 23:19:58 Flávio Waiteman Manual prático de criação publicitária (O dia-a-dia da criação em

Leia mais

11 Segredos para a Construção de Riqueza Capítulo II

11 Segredos para a Construção de Riqueza Capítulo II Capítulo II Mark Ford 11 Segredos para a Construção de Riqueza Capítulo Dois Como uma nota de $10 me deixou mais rico do que todos os meus amigos Das centenas de estratégias de construção de riqueza que

Leia mais