A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR (PAT) NOS SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO RESUMO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR (PAT) NOS SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO RESUMO"

Transcrição

1 A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR (PAT) NOS SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO Natalia Regina Silva de Oliveira 1 Daniela De Stefani Marquez 2 Lauriane de Oliveira Silveira 3 RESUMO O programa de alimentação ao trabalhador (PAT), é um programa criado pelo governo na década de 1976, que visa melhores condições nutricionais aos trabalhadores do Brasil, tem como objetivo estimular que as empresas a oferecerem refeições saudáveis e com nutrientes necessários para que os trabalhadores tenham uma produtividade melhor e menor risco de doenças nutricionais., promovendo mudança nos hábitos alimentares. E como responsável técnico capacitado e legalmente habilitado a atender as exigências do PAT, esta o nutricionista que tem como compromisso a correta execução das atividades do programa. Palavras chaves: Programa de Alimentação ao trabalhador. Serviço de alimentação. Nutricionista. ABSTRACT The feeding program for workers (PAT) is a program created by the government in the late 1976 aimed at better nutritional conditions for Brazil's workers, aims to encourage companies to provide healthy meals and nutrients needed for workers have better productivity and lower risk of nutritional diseases., promoting change in eating habits. And as responsible qualified technical and legally qualified to meet the requirements of PAT, this the nutritionist who is committed to the proper execution of the program activities. Keywords: Food Program to the employee. Food service. Nutritionist. 1 Acadêmica do curso do 8 período de Nutrição da Faculdade Atenas. 2 Professora do curso de Nutrição da Faculdade Atenas. Doutora. 3 Professora do curso de Nutrição da Faculdade Atenas. Bacharel em Nutrição pela Faculdade Atenas. Pós Graduada em Nutrição clinica: metabolismo, terapia e prática nutricional (Estácio de Sá). Supervisora do estágio em Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN).

2 INTRODUÇÃO O programa de alimentação do trabalhador (PAT) é um programa que visa melhores condições nutricionais aos trabalhadores do Brasil, desse modo os trabalhadores tem maior produtividade no seu serviço, diminui os acidentes relacionados ao trabalho, reduz também riscos de doenças nutricionais, além de promover uma melhor qualidade de vida. O PAT dá prioridade aos trabalhadores de baixa renda, que recebem até cinco salários-mínimos mensais. (SAVIO et al., 2005). O Ministério do Trabalho e Emprego que é o responsável pelo PAT, os seus recursos provêm de 20% dos trabalhadores e 80% das empresas e do governo, o programa recomenda que as refeições maiores, como: almoço, jantar e ceia devem ter no mínimo kcal, e os menores, como: desjejum e merenda, 300 kcal, todas com mais de 6% de composição protéico-calórica (BRASIL, 1976). O principal objetivo do PAT é suprir as necessidades alimentares do organismo dos indivíduos que fazem parte do programa, oferecendo uma refeição equilibrada e repleta de nutrientes, minimizando possíveis doenças relacionadas a nutrição (VELOSO et al., 2002). Este programa é especificamente dirigido a pessoas jurídicas sujeitas ao pagamento do Imposto de Renda. Porem, empresas sem fins lucrativos, a exemplo das filantrópicas, das microempresas, dos condomínios e outras isentas do Imposto de Renda, embora não façam jus ao incentivo fiscal previsto na legislação, podem participar do PAT (BRASIL, 2006). Nas Unidades de alimentação e Nutrição um cardápio balanceado é imprescindível no que diz respeito à saúde e à produtividade do trabalhador. Visando sempre garantir equilíbrio de nutrientes, ressaltando a quantidade de alimentos oferecidos e a inclusão de um alimento de cada grupo básico na refeição planejada (VANIN et al., 2007). O profissional nutricionista é o único legalmente habilitado em nutrição que pode ser o responsável técnico do PAT, tem como compromisso a correta execução das atividades nutricionais do programa, visando à promoção da alimentação saudável ao trabalhador Brasil (2015).

3 Diante do citado acima, este trabalho tem como objetivo mostrar a importância do nutricionista nas UANs que estão cadastradas no programa de alimentação do trabalhador. METODOLOGIA Para melhor embasamento, o tema proposto será uma revisão bibliográfica e terá suporte em livros do acervo da Biblioteca da Faculdade Atenas, artigos científicos com bases de dados: bireme, scielo e lilacs entre os anos de 2010 e 2015, revistas na área de saúde e outras publicações, objetivando com isso, o entendimento e esclarecimento acerca do tema abordado, tendo a metodologia descritiva e exploratória como base. DESENVOLVIMENTO Proporcionar uma alimentação adequada e equilibrada a seus trabalhadores é obrigação de toda empresa, seja qual for a conexão de trabalho entre eles (PAULA, 2011). Ultimamente no Brasil vem sendo observado muitas as evidências científicas que comprovam a relação entre os hábitos alimentares e as doenças crônicas não transmissíveis em adultos, entre elas a que se destaca é a obesidade (MONTEIRO, et al., 2005). Observaram que a obesidade é a principal doença crônica não transmissível que acomete os adultos, o governo criou uma politica de alimentação para o trabalhador que tem como principal ideia de que a força de trabalho é elemento chave para a produção econômica. Estas políticas apenas se concretizaram na década de 1940, com a criação do serviço de alimentação da previdência social (SAPS), que durou até Em 1970 outros programas foram criados a fim de tentar reduzir os problemas sociais que haviam se agravado nessa mesma época, sendo criado o Programa Nacional de Alimentação e Nutrição (PRONAN) (BRASIL, 1976).

4 Os principais adultos acometidos com as doenças crônicas não transmissíveis eram trabalhadores de baixa renda, com isso criou-se o programa de alimentação do trabalhador (PAT), vem com intuito de melhorar o estado nutricional do trabalhador, aumentar sua produtividade e reduzir os acidentes de trabalho e a sua ausência do local de Trabalho (VELOSO, SANTANA, 2002). Esse programa foi criado na década 1976, como parte do Programa Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), propondo-se facilitar a alimentação dos trabalhadores e preocupando-se, essencialmente, em melhorar o aporte calórico-proteico das suas refeições ( L ABBATE, 1989). O PAT tem como principal finalidade estimular os empreendedores a fornecem alimentações com nutrientes adequados para os trabalhadores é um programa governamental de adesão voluntária, visando prioridade o atendimento aos trabalhadores de baixa renda (BRASIL, 1980). MAZZON (2006, p. 5): Para que o PAT se tornasse um programa duradoura foi necessária uma proposta que unificasse os interesses das partes envolvidas em um objetivo comum, como: o governo, por meio de estímulos fiscais, incentiva a participação das empresas no programa e aufere os resultados do aumento das transações na economia e as empresas que têm arcado com a maior parte dos custos de alimentação dos trabalhadores se beneficiam de diversos impactos econômicos e de uma melhor relação capital/trabalho; os empregados, beneficiando-se de melhor alimentação e dos impactos na saúde, assumem o restante dos custos com um percentual de seus salários que não ultrapassa, em média, 20% do custo da refeição. Os empreendedores que se inscrevem no PAT têm como uma das vantagens à parcela do valor dos benefícios concedidos aos trabalhadores paga é isenta de encargos sociais (contribuição para o Fundo de Garantia sobre o Tempo de Serviço FGTS e contribuição previdenciária). Ao mesmo tempo, o empregador optante pela tributação com base no lucro real pode deduzir parte das despesas com o PAT do imposto sobre a renda (BRASIL, 1980). A importância do PAT é algo indiscutível, sendo que as suas vantagens vão além dos benefícios puramente econômicos, começando pela alimentação, uma alimentação equilibrada para os trabalhadores é uma condição para formar capital humano mais qualificado para que as empresas brasileiras atinjam maior nível de competitividade, colaborando assim para o Brasil ter um desempenho mais significativo dentro de um contexto econômico globalizado (MAZZON, 2006).

5 Segundo Brasil (2006) os parâmetros nutricionais para a alimentação dos trabalhadores, serão calculado a parti das seguintes distribuições de macronutrientes, fibra e sódio para refeições principais e menores. Observe a tabela a seguir: Refeições Carboidrato (%) Proteína (%) Gordura total(%) Gordura saturada (%) Fibra (g) Sódio (mg) Desjejum/lanche < Almoço/jantar/ ceia < FONTE: BRASIL Desse modo, analisando que bons hábitos alimentares provocam impactos diretos no controle das doenças crônicas não transmissíveis, principalmente quando se trata de atendimento a coletividades, a ciência da Nutrição é uma das áreas que esta mais capacitada a atuar sobre a mudança de hábitos alimentares (FONSECA, SANTANA, 2011). Segundo Ferreira e Magalhães (2007) o campo da Alimentação Coletiva a promoção da saúde constitui estreita afinidade com a segurança alimentar e nutricional, tendo em vista que, com a oferta de uma alimentação apropriada e incorporação de hábitos alimentares saudáveis, pode ocorrer uma diminuição dos os riscos para as doenças crônicas não transmissíveis, tendo um impacto positivo nos dados sobre a saúde pública e na qualidade de vida das pessoas. Brasil (2005, p. 11): Nas unidades de alimentação e Nutrição (UAN), compete ao Nutricionista, no exercício de suas atribuições em Unidades de Alimentação e Nutrição, planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar os serviços de alimentação e nutrição. Realizar assistência e educação nutricional a coletividade ou indivíduos sadios ou enfermos em instituições públicas e privadas. O nutricionista tem responsabilidade, cooperar para promover, conservar e recuperar a saúde do homem, tendo ainda, como princípio básico, o bem-estar do indivíduo e da coletividade, no empenho da promoção da saúde, em especial quanto à assistência alimentar e nutricional (Brasil, 2004). O nutricionista nos serviços de alimentação que aderiram o PAT tem como deve exercer uma papel de educador e cumprir as atribuições a ele destinado, no seu espaço de trabalho, seja qual for ele, precisa realizar seu papel de

6 profissional da saúde, e sempre lutar para que as exigências nutricionais impostas pelo PAT sejam cumpridas (SÁVIO et al., 2005). CONSIDERAÇÕES FINAIS Diante do citado acima a hipótese e os objetivos foram alcançados no desenvolvimento, no qual o programa de alimentação do trabalhador (PAT) promove melhora na saúde, refeições saudáveis e equilibradas, com isso promove mudanças nos hábitos alimentares dos trabalhadores e diminuindo o risco de doenças relacionadas com a alimentação e a nutrição. A nutricionista é o profissional capacitado a elaborar cardápios saudáveis e ser o responsável técnico nas unidades de alimentação, tendo como missão de promover saúde aos indivíduos, esse profissional deve utilizar todas as ferramentas dentro de um serviço de alimentação ao seu favor, para que consiga realizar todas etapas dentro de uma UAN e assim produzir refeições com qualidade. REFERÊNCIAS BRASIL, Resolução CFN n 334/2004. Dispõe sobre o Código de Ética do Nutricionista e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da República Federativa do Brasil, BRASIL, Resolução CFN n 380/2005. Dispõe sobre a definição de atuação do nutricionista e suas atribuições, estabelece parâmetros numéricos de referência, por área de atuação e dá outras providencias. Brasília, DF: Diário Oficial da República Federativa do Brasil, BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Portaria interministerial nº. 66, de 25 de agosto de Publicada no D.O.U. de 28 de agosto de Altera os parâmetros nutricionais do Programa de Alimentação do Trabalhador - PAT. Brasília, Disponível em: < Acesso em: 19 out BRASIL.. Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT): Responde. Ministério do Trabalho e Emprego Disponível em: < Acesso em: 19 out Brasil. Portaria N 652. Diário Oficial da União 1976 dezembro 22. BRASIL. Politica nacional de segurança e saúde do trabalhador. Brasília, 2006.

7 FERREIRA, Vanessa A.; MAGALHÃES, Rosana. Nutrição e promoção da saúde: perspectivas atuais. Rev.Caderno Saúde Publica, v.23, n. 7, pp FONSECA, Karina Zanoti; SANTANA, Gizane Ribeiro de. A nutricionista como promotora da saúde em Unidades de Alimentação e Nutrição: dificuldade e desafio de fazer. Rev. Centro Científico Conhecer, v.7, n.13, pp , L ABBATE, Solange. As políticas de alimentação e nutrição no Brasil: a partir dos anos setenta. Rev. Nutrição, v.2, n.1, pp.7-54, MAZZON, José Alfonso. Programa de alimentação do trabalhador. Fundação instituto de Administração, Disponível em: < >. Acesso em: 19 out MONTEIRO, Carlos Augusto; MOURA, Erly Catarina; JAIME, Patrícia Constante et al. Monitoramento de fatores de risco para doenças crônicas por entrevistas telefônicas. Rev Saúde Publica v. 39, n. 1 pp , PAULA, Adriana Gomes de. Como implantar o PAT Programa de Alimentação ao Trabalhador em Empresas da cidade de Poços de Caldas. Poços de Caldas- MG, SAVIO, Karin Eleonora Oliveira; COSTA, Teresa Helena Macedo da; MIAZABIK et al. Avaliação do almoço servido a participantes do programa de alimentação do trabalhador. Rev. Saúde Pública, vol.39, n. 2, pp , VANIN, Michele et al. Adequação nutricional do almoço de uma Unidade de Alimentação e Nutrição de Guarapuava PR. Rev. Salus, v.1, n. 1, pp , VELOSO, Iracema S.; SANTANA, Vilma S.. Impacto nutricional do programa de alimentação do trabalhador no Brasil. Rev. Panamericana de Salud Pública, v.11, n.1, 2002.

INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO ADEQUAÇÃO NUTRICIONAL DE REFEIÇÕES SERVIDAS EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO EM RELAÇÃO AO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR: UMA REVISÃO DE LITERATURA Andreia Marinho Barbosa(1); Aline Maria

Leia mais

ELABORAÇÃO DE CARDÁPIOS PARA TRABALHADORES DE UMA CONSTRUÇÃO CIVIL A PARTIR DO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR- PAT

ELABORAÇÃO DE CARDÁPIOS PARA TRABALHADORES DE UMA CONSTRUÇÃO CIVIL A PARTIR DO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR- PAT CONEXÃO FAMETRO 2018: INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE XIV SEMANA ACADÊMICA ISSN: 2357-8645 ELABORAÇÃO DE CARDÁPIOS PARA TRABALHADORES DE UMA CONSTRUÇÃO CIVIL A PARTIR DO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR-

Leia mais

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE CARDÁPIOS EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO: ADEQUAÇÃO AO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE CARDÁPIOS EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO: ADEQUAÇÃO AO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR Flaviana Azevedo Sousa Graduanda do curso de Nutrição da Faculdade do Vale do Ipojuca FAVIP, Caruaru, PE. E-mail: flasousa00@hotmail.com. Renata Criz de Oliveira Silva Graduanda do curso de Nutrição da

Leia mais

Programa de Alimentação do Trabalhador

Programa de Alimentação do Trabalhador Programa de Alimentação do Trabalhador PAT Criado em 1976 Lei nº 6.321 Priorizam o atendimento aos trabalhadores de baixa renda, isto é, aqueles que ganham até 5 salários mínimos mensais (publico vulnerável

Leia mais

COMPARAÇÃO DOS CARDÁPIOS OFERECIDOS EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DO MUNICÍPIO DE TEUTÔNIA COM O PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR

COMPARAÇÃO DOS CARDÁPIOS OFERECIDOS EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DO MUNICÍPIO DE TEUTÔNIA COM O PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR COMPARAÇÃO DOS CARDÁPIOS OFERECIDOS EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DO MUNICÍPIO DE TEUTÔNIA COM O PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR Adriani Rodrigues Brandão 1 e Ana Giovanoni Resumo: A

Leia mais

Programa Nacional de Alimentação Escolar ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

Programa Nacional de Alimentação Escolar ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO Programa Nacional de Alimentação Escolar ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO Alimentação e Nutrição Do Nutricionista A coordenação das ações de alimentação escolar será realizada por nutricionista habilitado, o qual

Leia mais

ESTADO NUTRICIONAL E CONSUMO ALIMENTAR DE TRABALHADORES DE EMPRESAS BENEFICIADAS PELO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR

ESTADO NUTRICIONAL E CONSUMO ALIMENTAR DE TRABALHADORES DE EMPRESAS BENEFICIADAS PELO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR ESTADO NUTRICIONAL E CONSUMO ALIMENTAR DE TRABALHADORES DE EMPRESAS BENEFICIADAS PELO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR Cicera Daniely Pereira Honorato (1); Giovanna Marden Torres Grisi Lianza(2);

Leia mais

nutrição CONTRIBUINDO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E O ACESSO À ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, ADEQUADA E SUSTENTÁVEL.

nutrição CONTRIBUINDO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E O ACESSO À ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, ADEQUADA E SUSTENTÁVEL. nutrição CONTRIBUINDO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E O ACESSO À ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, ADEQUADA E SUSTENTÁVEL. O que é nutrição A Nutrição é uma ciência da saúde que estuda os alimentos, seus nutrientes, bem

Leia mais

A RELAÇÃO DE UM CARDÁPIO COM A SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR EM UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO (UAN) RESUMO

A RELAÇÃO DE UM CARDÁPIO COM A SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR EM UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO (UAN) RESUMO A RELAÇÃO DE UM CARDÁPIO COM A SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR EM UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO (UAN) Mithaly dos Santos Morais 1 Anne da Silva Moraes 2 Lauriane de Oliveira Silveira 3 RESUMO O presente trabalho

Leia mais

PAT/PNAE - Alimentação Coletiva / UFRJ Profª Marta Moeckel -

PAT/PNAE - Alimentação Coletiva / UFRJ Profª Marta Moeckel - PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR. Disponível em: http://acesso.mte.gov.br/pat/programa-de-alimentacao-do-trabalhador-pat.htm> [Acesso em: 20/10/2017]. Programa governamental de adesão voluntária,

Leia mais

Erly Catarina de Moura NUPENS - USP

Erly Catarina de Moura NUPENS - USP Erly Catarina de Moura NUPENS - USP erlycm@usp.br Evolução do estado nutricional de homens, 1974-1975, 1989, 2002-2003, Brasil déficit de peso sobrepeso obesidade eutrofia 100% 80% 60% 40% 20% 0% 1974-75

Leia mais

Nutricionista em escolas da rede privada: perspectivas de atuação. Nutricionista Joseane Mancio CRN2 4510

Nutricionista em escolas da rede privada: perspectivas de atuação. Nutricionista Joseane Mancio CRN2 4510 Nutricionista em escolas da rede privada: perspectivas de atuação Nutricionista Joseane Mancio CRN2 4510 Onde podemos atuar??? Atribuições Resolução CFN CFN 380/2005 Alimentação Escolar Compete ao Nutricionista,

Leia mais

Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento ISSN versão eletrônica 178 PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR RELACIONADO COM SOBREPESO E OBESIDADE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA Muriel de Jesus Chaves 1,2 RESUMO A obesidade é reconhecida atualmente como grande problema de

Leia mais

ENTENDENDO O CARDÁPIO. Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE)

ENTENDENDO O CARDÁPIO. Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE) ENTENDENDO O CARDÁPIO Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE) O que é um cardápio? CARDÁPIO DO PNAE É a relação das preparações de alimentos a serem oferecidas em uma refeição.

Leia mais

I CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA NUTRICIONISTAS NA ÁREA DE ALIMENTAÇÃO COLETIVA - UAN

I CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA NUTRICIONISTAS NA ÁREA DE ALIMENTAÇÃO COLETIVA - UAN PROJETO INTEGRADO CRN-3, SINESP E APAN I CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA NUTRICIONISTAS NA ÁREA DE ALIMENTAÇÃO COLETIVA - UAN R E G U L A M E N T O CAPÍTULO I - CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROJETO E A INSTITUIÇÃO

Leia mais

Planejamento, Elaboração e Implementação de Cardápios

Planejamento, Elaboração e Implementação de Cardápios Planejamento, Elaboração e Implementação de Cardápios Professora Especialista Daiane Buratto - Nutricionista Coordenadora Regional de Alimentação Escolar STARBENE / BÁSICA REFEIÇÕES. Definições / Tipos

Leia mais

PORTARIA Nº 247, DE 10 DE MAIO DE 2013

PORTARIA Nº 247, DE 10 DE MAIO DE 2013 Página 1 de 5 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 247, DE 10 DE MAIO DE 2013 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Leia mais

Visitas Técnicas do CRN-3 em Escolas Privadas

Visitas Técnicas do CRN-3 em Escolas Privadas Visitas Técnicas do CRN-3 em Escolas Privadas O que encontramos? Projeto Fiscalização / 2017 Introdução Política Nacional de Fiscalização (Resolução CFN nº 527/2013 ANEXO I) Viabilizar a fiscalização do

Leia mais

ROTULAGEM NUTRICIONAL. Nutricionista Geisa L. A. de Siqueira

ROTULAGEM NUTRICIONAL. Nutricionista Geisa L. A. de Siqueira ROTULAGEM NUTRICIONAL Nutricionista Geisa L. A. de Siqueira É toda inscrição, legenda e imagem ou, toda matéria descritiva ou gráfica que esteja escrita, impressa, estampada, gravada ou colada sobre a

Leia mais

AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL DE REFEIÇÕES OFERECIDAS EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL DE REFEIÇÕES OFERECIDAS EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL DE REFEIÇÕES OFERECIDAS EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO Maína Diléa Lagemann 1, Patricia Fassina 2 Resumo: Este estudo objetivou avaliar a composição nutricional

Leia mais

Introdução á Alimentação Coletiva

Introdução á Alimentação Coletiva Universidade Federal do Pampa Campus Itaqui Curso de Nutrição Componente Curricular: Alimentação Coletiva Introdução á Alimentação Coletiva Profª. Drª. Fabiana Copês Alimentação A alimentação é o processo

Leia mais

ANÁLISE DOS HÁBITOS ALIMENTARES DOS TRABALHADORES DE UMA EMPRESA DE ARAPONGAS PR

ANÁLISE DOS HÁBITOS ALIMENTARES DOS TRABALHADORES DE UMA EMPRESA DE ARAPONGAS PR ANÁLISE DOS HÁBITOS ALIMENTARES DOS TRABALHADORES DE UMA EMPRESA DE ARAPONGAS PR SANTOS, J.F. Resumo: A formação dos hábitos alimentares sofre influências durante toda a vida. Uma boa alimentação no ambiente

Leia mais

PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR (PAT): UMA AVALIAÇÃO DAS REFEIÇÕES SERVIDAS EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR (PAT): UMA AVALIAÇÃO DAS REFEIÇÕES SERVIDAS EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR (PAT): UMA AVALIAÇÃO DAS REFEIÇÕES SERVIDAS EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO P. de L. Batista¹; L. Stangarlin-Fiori¹; L. B. Medeiros ²,3 ; A. L.Serafim ²,3

Leia mais

AVALIAÇÃO DO ALMOÇO SERVIDO EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO, SEGUNDO OS CRITÉRIOS DO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR

AVALIAÇÃO DO ALMOÇO SERVIDO EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO, SEGUNDO OS CRITÉRIOS DO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR ISSN 0103-4235 ISSN 2179-4448 on line Alim. Nutr.= Braz. J. Food Nutr., Araraquara v. 24, n. 3, p. 361-365, jul./set. 2013 AVALIAÇÃO DO ALMOÇO SERVIDO EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO, SEGUNDO

Leia mais

Responda às questões abaixo tendo como referência o estudo de Colares & Freitas (2007):

Responda às questões abaixo tendo como referência o estudo de Colares & Freitas (2007): 01 Concurso Os trabalhadores de uma UAN de grande porte apresentam queixas de cansaço, desânimo e descontentamento no trabalho, afetando sua saúde, produtividade e qualidade do produto final. Responda

Leia mais

Aspectos dietéticos e nutricionais dos cardápios produzidos por uma unidade de alimentação hospitalar.

Aspectos dietéticos e nutricionais dos cardápios produzidos por uma unidade de alimentação hospitalar. Aspectos dietéticos e nutricionais dos cardápios produzidos por uma unidade de alimentação hospitalar. Martha Teresa Siqueira Marques Melo * Nairany Paula Batista de Carvalho Clélia de Moura Fé Campos

Leia mais

TÍTULO: AVALIAÇÃO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR FORNECIDA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, DE ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE ÁGUAS DE LINDÓIA

TÍTULO: AVALIAÇÃO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR FORNECIDA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, DE ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE ÁGUAS DE LINDÓIA 16 TÍTULO: AVALIAÇÃO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR FORNECIDA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, DE ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE ÁGUAS DE LINDÓIA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: NUTRIÇÃO

Leia mais

Trabalho desenvolvido na disciplina de estágio em saúde coletiva I do curso de nutrição da Unijuí. 2

Trabalho desenvolvido na disciplina de estágio em saúde coletiva I do curso de nutrição da Unijuí. 2 APLICAÇÃO DE TESTE DE ACEITABILIDADE E PRESENÇA DE ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS NAS ESCOLAS 1 APPLICATION OF THE ACCEPTABILITY TEST AND PRESENCE OF PROCESSED FOODS IN SCHOOLS Marciani Martins Witter 2, Pâmela

Leia mais

A TEMÁTICA DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DO NUTRICIONISTA

A TEMÁTICA DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DO NUTRICIONISTA A TEMÁTICA DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DO NUTRICIONISTA RESUMO Aline Guimarães de Almeida. Orientador (a): Carolina Conceição Prado Introdução: O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS E FÍSICO-ESTRUTURAIS DO SERVIÇO DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA DE UM HOSPITAL, NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA 1

AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS E FÍSICO-ESTRUTURAIS DO SERVIÇO DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA DE UM HOSPITAL, NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA 1 227 AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS E FÍSICO-ESTRUTURAIS DO SERVIÇO DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA DE UM HOSPITAL, NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA 1 Monica de Paula Jorge 2, Marceli Almeida Mendonça 2, Maria

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL DIRETORIA DE ATENDIMENTO. Programa de Educação Previdenciária

INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL DIRETORIA DE ATENDIMENTO. Programa de Educação Previdenciária Ministério da Previdência Social INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL DIRETORIA DE ATENDIMENTO Todos que se inscrevem na Previdência Social podem escolher como vão contribuir. Isso permite que o segurado

Leia mais

AVALIAÇÃO DO DESPERDÍCIO, QUALIDADE DO CARDÁPIO E PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE CLIENTES EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

AVALIAÇÃO DO DESPERDÍCIO, QUALIDADE DO CARDÁPIO E PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE CLIENTES EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO AVALIAÇÃO DO DESPERDÍCIO, QUALIDADE DO CARDÁPIO E PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE CLIENTES EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NA CIDADE DE SETE LAGOAS MG Anna Luiza Fernandes de SOUZA 1 Juliana Costa LIBOREDO

Leia mais

Resumo 1 INTRODUÇÃO. 1 Marina Barreta Balestrin; 1 Liziane Cassia Carlesso; 2 Aline de Almeida Xavier

Resumo 1 INTRODUÇÃO. 1 Marina Barreta Balestrin; 1 Liziane Cassia Carlesso; 2 Aline de Almeida Xavier ANÁLISE QUANTITATIVA E QUALITATIVA DO CARDÁPIO OFERECIDO AOS FUNCIONÁRIOS BENEFICIADOS PELO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR-PAT EM UM FRIGORÍFICO SITUADO EM CAMPOS NOVOS SANTA CATARINA 1 Marina

Leia mais

UAN UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

UAN UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BARRA MANSA RJ CURSO DE NUTRIÇÃO - 5 PERÍODO UAN UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO Profa. M.Sc Vanessa Vasconcelos Fonseca e-mail: vavasf@ig.com.br PROIBIDA REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO

Leia mais

USO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES POR PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM CADEMIA DE GINÁSTICA DA CIDADE DE BAMBUÍ-MG RESUMO

USO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES POR PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM CADEMIA DE GINÁSTICA DA CIDADE DE BAMBUÍ-MG RESUMO 1 USO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES POR PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM CADEMIA DE GINÁSTICA DA CIDADE DE BAMBUÍ-MG Luana Cristina Camargos GOMES (1) ;Marcos Rogério Vieira CARDOSO (2) (1) Instituto Federal

Leia mais

ÉRIKA SOCORRO BRASIL

ÉRIKA SOCORRO BRASIL ÉRIKA SOCORRO BRASIL Rua Carlos de Sabóia e Sá, Nº 14, Abolição II, Mossoró-RN Naturalidade: Garanhuns-PE Estado Civil: Casada - Idade: 34 anos Telefones: (84) 99635-6691 / (84) 98824-3163 /(84) 98717-2548/

Leia mais

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL RESUMO

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL RESUMO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Ana Paula Scherer de Brum* Patrícia Wolf** Paula Masiero*** RESUMO Para termos um corpo e uma mente sadia, devemos ter uma alimentação saudável, com propriedades que ajudam no desenvolvimento

Leia mais

Essa cartilha vai ensinar uma conta muito simples, mas que tem um resultado surpreendente.

Essa cartilha vai ensinar uma conta muito simples, mas que tem um resultado surpreendente. Cartilha do PAT Essa cartilha vai ensinar uma conta muito simples, mas que tem um resultado surpreendente. Programa do governo + Empresa legal + Benefícios para o colaborador = Colaboradores satisfeitos

Leia mais

3. Material e Métodos

3. Material e Métodos Avaliação do estado nutricional de escolares do ensino fundamental, composição química e aceitabilidade da merenda escolar ofertada por escolas públicas do município de Barbacena, MG. Natália Cristina

Leia mais

Alimentação Saudável: Desafios em meio escolar & familiar. Mariana Santos. 29 de Abril 2015

Alimentação Saudável: Desafios em meio escolar & familiar. Mariana Santos. 29 de Abril 2015 Alimentação Saudável: Desafios em meio escolar & familiar 29 de Abril 2015 Mariana Santos Departamento de Alimentação e Nutrição, Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I.P., Lisboa, Portugal

Leia mais

Programa Mais Saúde. Endereço: Av. Araxá, nº 156, Lagomar, Macaé RJ. CEP

Programa Mais Saúde. Endereço: Av. Araxá, nº 156, Lagomar, Macaé RJ. CEP Programa Mais Saúde Razão Social: Alphatec S/A Ano de fundação: 1993 Endereço: Av. Araxá, nº 156, Lagomar, Macaé RJ. CEP 27966-530 Número de empregados: 719 Responsável pela inscrição: Bianka Indio do

Leia mais

Introdução. Nutricionista FACISA/UNIVIÇOSA. 2

Introdução. Nutricionista FACISA/UNIVIÇOSA.   2 IMPACTO DA INTERVENÇÃO NUTRICIONAL EM INDIVÍDUOS COM EXCESSO DE PESO ATENDIDOS NA CLÍNICA ESCOLA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR Simone Angélica Meneses Torres Rocha 1, Eliene da Silva Martins Viana

Leia mais

TRATAMENTO DO EXCESSO DE PESO CONDUTA DIETÉTICA PARTE 1

TRATAMENTO DO EXCESSO DE PESO CONDUTA DIETÉTICA PARTE 1 TRATAMENTO DO EXCESSO DE PESO CONDUTA DIETÉTICA PARTE 1 Prof M. Sc. José Aroldo Filho Nutricionista Mestre em Ciências Médicas/ FCM-UERJ Especialista em Nutrição Clínica/ASBRAN Pós-Graduado em Medicina

Leia mais

Trabalho desenvolvido na disciplina Estágio em Alimentação Institucional I. 2. Acadêmica do Curso de Nutrição - UNIJUÍ,

Trabalho desenvolvido na disciplina Estágio em Alimentação Institucional I. 2. Acadêmica do Curso de Nutrição - UNIJUÍ, ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO EM NUTRIÇÃO SOBRE A NOVA CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS EM SERVIÇO DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 1 NUTRITION EDUCATION ACTIVITY ON THE NEW CLASSIFICATION OF FOODS

Leia mais

SERVIÇO DE NUTRIÇÃO DO CRATOD

SERVIÇO DE NUTRIÇÃO DO CRATOD SERVIÇO DE NUTRIÇÃO DO CRATOD Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Nutricionista Maria Sueli Hilário Serviço de Nutrição Início 2003 INÍCIO FUNCIONÁRIOS: 01 Nutricionista e 02 frente de trabalho

Leia mais

Projeto de Extensão: Clínica Escola: atendimento ambulatorial de nutrição à comunidade

Projeto de Extensão: Clínica Escola: atendimento ambulatorial de nutrição à comunidade FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ARCHIMEDES THEODORO Projeto de Extensão: Clínica Escola: atendimento ambulatorial de nutrição à comunidade Além Paraíba, 2011 INTRODUÇÃO A alimentação e nutrição são requisitos

Leia mais

Dieta refere-se aos hábitos alimentares individuais. Cada pessoa tem uma dieta específica. Cada cultura costuma caracterizar-se por dietas

Dieta refere-se aos hábitos alimentares individuais. Cada pessoa tem uma dieta específica. Cada cultura costuma caracterizar-se por dietas Dieta Dieta refere-se aos hábitos alimentares individuais. Cada pessoa tem uma dieta específica. Cada cultura costuma caracterizar-se por dietas particulares. Contudo, popularmente, o emprego da palavra

Leia mais

TEMPO E TEMPERATURA EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO:

TEMPO E TEMPERATURA EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO: TEMPO E TEMPERATURA EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO: A importância do controle de tempo e temperatura para prevenção de doenças transmitida por alimento - DTAs Karoline Carvalho de Souza 1 Daniela

Leia mais

Terminologias e conceitos básicos em alimentação e Nutrição. Profª Patrícia Ceolin

Terminologias e conceitos básicos em alimentação e Nutrição. Profª Patrícia Ceolin Terminologias e conceitos básicos em alimentação e Nutrição. Profª Patrícia Ceolin NUTRIÇÃO??? A nutrição é a ciência que estuda a composição dos alimentos e as necessidades nutricionais do indivíduo,

Leia mais

IMPORTÂNCIA DOS PAIS NA LUTA CONTRA A OBESIDADE INFANTIL

IMPORTÂNCIA DOS PAIS NA LUTA CONTRA A OBESIDADE INFANTIL IMPORTÂNCIA DOS PAIS NA LUTA CONTRA A OBESIDADE INFANTIL Matheus da Nobrega Santos 1 Vanessa Aparecida André Oliveira 2 Mariana Veloso Moreira 3 Valdirene da Silva Elias Esper 4 RESUMO O presente trabalho

Leia mais

Situação profissional dos egressos do curso técnico em nutrição e dietética do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais Câmpus Barbacena

Situação profissional dos egressos do curso técnico em nutrição e dietética do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais Câmpus Barbacena Situação profissional dos egressos do curso técnico em nutrição e dietética do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais Câmpus Barbacena Natália Cristina da Silva 1 ; Júnia Maria Geraldo Gomes 2 ;

Leia mais

PERFIL NUTRICIONAL DE ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE CAMBIRA- PR

PERFIL NUTRICIONAL DE ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE CAMBIRA- PR PERFIL NUTRICIONAL DE ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE CAMBIRA- PR BON, A. D; CECERE, P. F. F. P. RESUMO: Objetivou-se realizar avaliação antropométrica de estudantes de uma escola municipal de Cambira PR.

Leia mais

RECEITUÁRIO ED. AGO À OUT SOLUÇÕES INOVADORAS PARA O SEU NEGÓCIO

RECEITUÁRIO ED. AGO À OUT SOLUÇÕES INOVADORAS PARA O SEU NEGÓCIO RECEITUÁRIO ED. AGO À OUT - 2016 DA SOLUÇÕES INOVADORAS PARA O SEU NEGÓCIO DA SOLUÇÕES INOVADORAS PARA O SEU NEGÓCIO disco menor, conforme [NOVIDADE] QR CODE CONFIRA O PASSO A PASSO DESTA RECEITA. RENDIMENTO

Leia mais

Uma Unidade de Alimentação

Uma Unidade de Alimentação DETERMINAÇÃO DO VALOR NUTRICIONAL DO CARDÁPIO PARA O ALMOÇO DE UMA UAN E VERIFICAÇÃO DE SUA ADEQUAÇÃO AO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR. RESUMO Amanda Johann Ana Beatriz Giovanoni da Silva * Centro

Leia mais

Avaliação e Classificação do Estado Nutricional

Avaliação e Classificação do Estado Nutricional Avaliação e Classificação do Estado Nutricional Disciplina: Políticas Públicas em Alimentação e Nutrição. Curso de Nutrição e Metabolismo FMRP/USP Luciana Cisoto Ribeiro O que é estado nutricional? É o

Leia mais

Programa de Alimentação do Trabalhador - PAT. Nutricionista Débora Razera Peluffo

Programa de Alimentação do Trabalhador - PAT. Nutricionista Débora Razera Peluffo Programa de Alimentação do Trabalhador - PAT Nutricionista Débora Razera Peluffo Perfil nutricional brasileiro Nas últimas décadas observou-se uma mudança no perfil epidemiológico da população brasileira:

Leia mais

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL. ALIMENTAÇÃO PARENTERAL Aula 1. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL. ALIMENTAÇÃO PARENTERAL Aula 1. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL ALIMENTAÇÃO PARENTERAL Aula 1 Profª. Tatiane da Silva Campos A nutrição parenteral (NP) é o método de fornecer nutrientes ao corpo através de

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral. Objetivos Específicos

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral. Objetivos Específicos SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso de Nutrição Campus: João Uchoa Missão Formar profissionais nutricionistas generalistas, humanistas e críticos, com habilidades e competências para atuação nos diferentes

Leia mais

Áreas de atuação e atribuições dos Técnicos em Nutrição e Dietética. Samara Crancio Nutricionista Coordenadora de Fiscalização CRN-4

Áreas de atuação e atribuições dos Técnicos em Nutrição e Dietética. Samara Crancio Nutricionista Coordenadora de Fiscalização CRN-4 Áreas de atuação e atribuições dos Técnicos em Nutrição e Dietética Samara Crancio Nutricionista Coordenadora de Fiscalização CRN-4 Reflexões iniciais No exercício de uma profissão é necessário buscar

Leia mais

Proposta de um planejamento operacional da unidade de alimentação e nutrição de um centro de assistência à saúde de Caratinga/MG

Proposta de um planejamento operacional da unidade de alimentação e nutrição de um centro de assistência à saúde de Caratinga/MG Proposta de um planejamento operacional da unidade de alimentação e nutrição de um centro de assistência à saúde de Caratinga/MG Proposal of an operational planning of the food and nutrition unit of a

Leia mais

Movimento e alimento. Eliane Petean Arena Nutricionista

Movimento e alimento. Eliane Petean Arena Nutricionista Movimento e alimento Eliane Petean Arena Nutricionista Todos nós necessitamos de atividades físicas, o nosso corpo foi feito para se movimentar. O desenvolvimento da criança é um processo contínuo e dinâmico,

Leia mais

TRABALHANDO A BOA ALIMENTAÇÃO NAS FASES INICIAIS DA VIDA RESUMO

TRABALHANDO A BOA ALIMENTAÇÃO NAS FASES INICIAIS DA VIDA RESUMO TRABALHANDO A BOA ALIMENTAÇÃO NAS FASES INICIAIS DA VIDA Ana Paula Scherer de Brum* Valéria Grifante** RESUMO Este projeto buscou acompanhar o estado nutricional das crianças e contribuir para o planejamento

Leia mais

ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO NUTRICIONISTA NO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO NUTRICIONISTA NO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO NUTRICIONISTA NO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Catarina Fernandes de Medeiros 1 ; Anna Virgínia Souto de Miranda 1 ; Janaína Severo de Lima Gama

Leia mais

PAPEL DA NUTRIÇÃO NO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL: UMA REVISÃO NA LITERATURA

PAPEL DA NUTRIÇÃO NO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL: UMA REVISÃO NA LITERATURA PAPEL DA NUTRIÇÃO NO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL: UMA REVISÃO NA LITERATURA João Paulo da Silva Lima¹; Carla Kilenny Tavares dos Santos²; Luana Suely Albuquerque de Lima³. INTRODUÇÃO Centro Universitário Tiradentes

Leia mais

Frutas, Legumes e Verduras

Frutas, Legumes e Verduras Frutas, Legumes e Verduras Revisão da PNAN 26 seminários estaduais + 1 nacional (2010) Parceria com CIAN/CNS PNAN pactuada e aprovada na Reunião Ordinária da CIT 27 de outubro de 2011 Portaria nº 2.715,

Leia mais

Alimente-se bem com a Stylofit

Alimente-se bem com a Stylofit Alimente-se bem com a Stylofit Nossos alimentos são: SEM GLÚTEN SEM LACTOSE 100% NATURAL SEM CONSERVANTES SEM ADITIVOS QUÍMICOS Tabela de valor nutricional elaborada por Daiana Michele Mendes CRN 103869

Leia mais

EDUCAÇÃO NUTRICIONAL PARA ESCOLARES COMO MÉTODO PARA MODIFICAÇÃO DA PREFERÊNCIA ALIMENTAR

EDUCAÇÃO NUTRICIONAL PARA ESCOLARES COMO MÉTODO PARA MODIFICAÇÃO DA PREFERÊNCIA ALIMENTAR EDUCAÇÃO NUTRICIONAL PARA ESCOLARES COMO MÉTODO PARA MODIFICAÇÃO DA PREFERÊNCIA ALIMENTAR Aline Jabur Castilho(Acadêmica/UNICENTRO), Adriana Honaiser (ICV/ UNICENTRO), Caroline Christ (Acadêmica/UNICENTRO),

Leia mais

RECEITUÁRIO ED. FEV / MAI - 17 SOLUÇÕES INOVADORAS PARA O SEU NEGÓCIO

RECEITUÁRIO ED. FEV / MAI - 17 SOLUÇÕES INOVADORAS PARA O SEU NEGÓCIO RECEITUÁRIO ED. FEV / MAI - 17 DA SOLUÇÕES INOVADORAS PARA O SEU NEGÓCIO DA SOLUÇÕES INOVADORAS PARA O SEU NEGÓCIO 4 RECEITA IDEAL PARA PÁSCOA! DA SOLUÇÕES INOVADORAS PARA O SEU NEGÓCIO INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

Leia mais

William Salviano de Paula. Análise da alimentação de um restaurante, segundo exigências do Programa de Alimentação do Trabalhador

William Salviano de Paula. Análise da alimentação de um restaurante, segundo exigências do Programa de Alimentação do Trabalhador William Salviano de Paula Análise da alimentação de um restaurante, segundo exigências do Programa de Alimentação do Trabalhador Bragança Paulista 2008 William Salviano de Paula Análise da alimentação

Leia mais

ATO NORMATIVO CRN-3 N.º 18/2008

ATO NORMATIVO CRN-3 N.º 18/2008 ATO NORMATIVO CRN-3 N.º 18/2008 Serviços de Alimentação Autogestão Concessionárias de Alimentação A Presidente do Conselho Regional de Nutricionistas 3ª Região, no uso de suas atribuições legais que lhe

Leia mais

Introdução à Nutrição

Introdução à Nutrição Introdução à Nutrição Professora: Rafaela Rosa Nutricionista CRN3 28448 Profissional de Educação Física CREF 2193 G/MS Pós- graduada em Fisiologia do Exercício Pós Graduanda em Alimentos Funcionas aplicados

Leia mais

Valor Calórico, Carboidratos, Proteínas, Gorduras Totais, Gorduras Saturadas, Colesterol, Fibra Alimentar, Cálcio, Ferro e Sódio.

Valor Calórico, Carboidratos, Proteínas, Gorduras Totais, Gorduras Saturadas, Colesterol, Fibra Alimentar, Cálcio, Ferro e Sódio. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é o órgão responsável pela regulação da Rotulagem de Alimentos Industrializados. Muitas portarias regulam o que um rótulo deve ou não conter.

Leia mais

PERFIL NUTRICIONAL DOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR

PERFIL NUTRICIONAL DOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR CENTRO UNIVERSITÁRIO IBMR - LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES CURSO DE NUTRIÇÃO PERFIL NUTRICIONAL DOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR LAYLA DAIANNY DE MELO MARTINS OLIVEIRA RIO

Leia mais

ANEXO IV QUADRO DE ATRIBUIÇÕES, POR CARGO ATRIBUIÇÕES

ANEXO IV QUADRO DE ATRIBUIÇÕES, POR CARGO ATRIBUIÇÕES ANEXO IV QUADRO DE ATRIBUIÇÕES, POR CARGO CARGO Auxiliar de Serviços Gerais I Merendeira I Fiscal de Obras e Edificações I ATRIBUIÇÕES Manter limpos os móveis, arrumar e manter limpos os locais de trabalho;

Leia mais

ALIMENTAÇÃO COMO FATOR DE RISCO E PREVENÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DO CÂNCER RESUMO

ALIMENTAÇÃO COMO FATOR DE RISCO E PREVENÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DO CÂNCER RESUMO ALIMENTAÇÃO COMO FATOR DE RISCO E PREVENÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DO CÂNCER Luciana Rodaika Martins Silva 1 Crisna Rodrigues Pereira 2 Enilma Borges de Oliveira 3 Nayara Ferreira Favoreto 4 RESUMO O câncer

Leia mais

O papel do nutricionista na medicina preventiva e na promoção da saúde

O papel do nutricionista na medicina preventiva e na promoção da saúde Gestão da medicina preventiva A nutrição pode ser definida como a ciência que estuda os processos pelos quais o organismo recebe, utiliza e elimina os nutrientes ingeridos. Mas a importância do nutricionista

Leia mais

VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO ORIENTAÇÕES TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL

VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO ORIENTAÇÕES TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO Orientador Empresarial ORIENTAÇÕES TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL PAT PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR FISCALIZAÇÃO TRABALHISTA E DA RFB-

Leia mais

ETHANOL SUMMIT 2017 PAINEL. Açúcar: O Consumo Equilibrado Como Melhor Escolha. São Paulo junho/17

ETHANOL SUMMIT 2017 PAINEL. Açúcar: O Consumo Equilibrado Como Melhor Escolha. São Paulo junho/17 ETHANOL SUMMIT 2017 PAINEL Açúcar: O Consumo Equilibrado Como Melhor Escolha São Paulo junho/17 Estudo VIGITEL 2016* do Ministério da Saúde aponta: brasileiros trocam alimentos naturais por industrializados

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE IMBITUBA SC PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL PMI/CERSP/PSS N o 08/2016 Anexo I

PREFEITURA MUNICIPAL DE IMBITUBA SC PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL PMI/CERSP/PSS N o 08/2016 Anexo I NÍVEL SUPERIOR COMPLETO 301 BACHAREL EM EDUCAÇÃO FÍSICA Diploma de bacharel em Educação Física e registro no EF ou 40h 302 NUTRICIONISTA Diploma de graduação em Nutrição e registro no N. 40h 1.870,92 303

Leia mais

The Importance of Oral Supplementation in Oncological Patients. Keywords: nutritional therapy, cancer patient, nutritional supplementation.

The Importance of Oral Supplementation in Oncological Patients. Keywords: nutritional therapy, cancer patient, nutritional supplementation. A Importância da Suplementação Oral em Pacientes Oncológicos Thaisy Correia Guerra Delgado, Rita de Cassia da Silva Universidade Santa Cecilia (UNISANTA), Santos SP, Brasil Programa de Pos graduação em

Leia mais

A importância do ambiente na promoção da alimentação saudável

A importância do ambiente na promoção da alimentação saudável A importância do ambiente na promoção da alimentação saudável Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) Departamento de Atenção Básica/ Secretaria de Atenção à Saúde (DAB/SS) Ministério da Saúde

Leia mais

Currículo do Curso de Nutrição

Currículo do Curso de Nutrição Currículo do Curso de Nutrição Bacharelado ATUAÇÃO O Nutricionista é um profissional de saúde, legal e tecnicamente habilitado para planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar unidades de alimentação

Leia mais

Avaliação do Consumo Alimentar de Escolares da Rede Publica de Ensino Fundamental de Piracicaba

Avaliação do Consumo Alimentar de Escolares da Rede Publica de Ensino Fundamental de Piracicaba Avaliação do Consumo Alimentar de Escolares da Rede Publica de Ensino Fundamental de Piracicaba Autores Bruna Mungai Sartori Orientador Miriam Coelho de Souza 1. Introdução Para que a criança tenha um

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE NUTRIÇÃO PARA AS ATIVIDADES DO PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO UNIDUNITÊ 01/2017

EDITAL DE SELEÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE NUTRIÇÃO PARA AS ATIVIDADES DO PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO UNIDUNITÊ 01/2017 EDITAL DE SELEÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE NUTRIÇÃO PARA AS ATIVIDADES DO PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO UNIDUNITÊ 01/2017 A Faculdade Ciências da Vida (FCV), no uso de suas atribuições, torna pública

Leia mais

RESOLUÇÃO CFN Nº 529 de 24 DE NOVEMBRO DE 2013

RESOLUÇÃO CFN Nº 529 de 24 DE NOVEMBRO DE 2013 Página 1 de 6 RESOLUÇÃO CFN Nº 529 de 24 DE NOVEMBRO DE 2013 Aprova o regulamento sobre a Política Nacional de Comunicação (PNC) no âmbito do Sistema CFN/CRN e dá outras providências. O Conselho Federal

Leia mais

NUTRIÇÃO. Problemas nutricionais associados à pobreza: Desnutrição /Hipovitaminose / Bócio

NUTRIÇÃO. Problemas nutricionais associados à pobreza: Desnutrição /Hipovitaminose / Bócio NUTRIÇÃO NUTRIÇÃO Problemas nutricionais associados à pobreza: Desnutrição /Hipovitaminose / Bócio Problemas nutricionais associados à hábitos alimentares inadequados: Dislipdemias / Anemia / Obesidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE NUTRIÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE NUTRIÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE NUTRIÇÃO CENTRO COLABORADOR EM ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DO ESCOLAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS TERMO DE REFERÊNCIA N o 01/2018 PARA SELEÇÃO SIMPLIFICADA DA

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIOS PRÉ-PROFISSIONAIS

REGULAMENTO DE ESTÁGIOS PRÉ-PROFISSIONAIS REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE REGULAMENTO DE ESTÁGIOS PRÉ-PROFISSIONAIS Aprovado pelo Decreto nº 35/2013, de 2 de Agosto 1 Regulamento de Estágios Pré-profissionais A Lei nº23/2007, de 1 de Agosto, Lei do Trabalho,

Leia mais

SOBREPESO E OBESIDADE

SOBREPESO E OBESIDADE ATENÇÃO ÀS MULHERES A promoção da alimentação saudável e a manutenção do peso adequado são fundamentais para promover a saúde e o bem-estar durante toda a vida da mulher e principalmente no período do

Leia mais

CONSUMO ALIMENTAR DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE PALMAS TO

CONSUMO ALIMENTAR DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE PALMAS TO CONSUMO ALIMENTAR DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE PALMAS TO Natália Cunha Ferreira 1, Geyce da Silva Sales 2, Maylla Luanna Barbosa Martins 3 1 Aluna do curso de nutrição; Campus

Leia mais

REVISTA ELETRÔNICA ESTÁCIO SAÚDE - ISSN (on line)

REVISTA ELETRÔNICA ESTÁCIO SAÚDE  - ISSN (on line) AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NUTRICIONAL DA REFEIÇÃO SERVIDA EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO HOTELEIRA RESUMO O objetivo do presente trabalho foi avaliar a adequação nutricional das refeições, de acordo

Leia mais

SINDNUT-PA Sindicato dos Nutricionistas no Estado do Pará

SINDNUT-PA Sindicato dos Nutricionistas no Estado do Pará ANEXO I APROVADO NA ATA DE ASSEMBLÉIA DE 28 DE OUTUBRO DE 2014 TABELA DE HORONÁRIOS PARA O ANO DE 2015/2016 DEFINIDA E APROVADA EM ASSEMBLÉIA GERAL DO DIA 28/10/2014. Unidade de Serviço em Nutrição (USN)

Leia mais

Exigência Hora/aula Prazos Anos SEQUÊNCIA SUGERIDA. 1º Período. CBI 110 Biologia Celular 3(2-2) 60 CRP 198 Fundamentos de Química Orgânica 3(3-0) 45

Exigência Hora/aula Prazos Anos SEQUÊNCIA SUGERIDA. 1º Período. CBI 110 Biologia Celular 3(2-2) 60 CRP 198 Fundamentos de Química Orgânica 3(3-0) 45 ATUAÇÃO O Nutricionista é um profissional de saúde, legal e tecnicamente habilitado para planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar unidades de alimentação e nutrição. Atua na educação nutricional

Leia mais

Curso de Graduação em Nutrição Depto de Nutrição em Saúde Pública Disciplina de Estágio Supervisionado em Alimentação Institucional

Curso de Graduação em Nutrição Depto de Nutrição em Saúde Pública Disciplina de Estágio Supervisionado em Alimentação Institucional UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE ESCOLA DE NUTRIÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA Curso de Graduação em Nutrição Depto de Nutrição em Saúde Pública

Leia mais

AVALIAÇÃO DA INFORMAÇÃO NUTRICIONAL CONTIDA NOS RÓTULOS DE BISCOITOS DO TIPO RECHEADO SABOR CHOCOLATE

AVALIAÇÃO DA INFORMAÇÃO NUTRICIONAL CONTIDA NOS RÓTULOS DE BISCOITOS DO TIPO RECHEADO SABOR CHOCOLATE AVALIAÇÃO DA INFORMAÇÃO NUTRICIONAL CONTIDA NOS RÓTULOS DE BISCOITOS DO TIPO RECHEADO SABOR CHOCOLATE Thays Muniz Barreto Magalhães (1); Mariana Souza Menezes (1); Maria Tereza Sarmento da Fonseca (2);

Leia mais

NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE. Como ter uma vida mais saudável comendo bem.

NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE. Como ter uma vida mais saudável comendo bem. NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE Como ter uma vida mais saudável comendo bem. IDADE X NUTRIÇÃO Depois dos 65 anos, o processo de envelhecimento naturalmente acelera e afeta a saúde. Com isso, um dos cuidados

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação NUTRIÇÃO. COORDENADORA Ana Íris Mendes Coelho

UFV Catálogo de Graduação NUTRIÇÃO. COORDENADORA Ana Íris Mendes Coelho UFV Catálogo de Graduação 2015 191 NUTRIÇÃO COORDENADORA Ana Íris Mendes Coelho aicoelho@ufv.br 192 Currículos dos Cursos do CCB UFV Bacharelado ATUAÇÃO O Nutricionista é um profissional de saúde, legal

Leia mais

O CAFÉ DA MANHÃ E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR

O CAFÉ DA MANHÃ E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR O CAFÉ DA MANHÃ E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR MENDES, E. C. V; PIRES, P. C; PAGNAN, M. F. Resumo: A criança bem alimentada mostra disposição ao desenvolver suas habilidades.

Leia mais

AVALIAÇÃO DA INFORMAÇÃO NUTRICIONAL CONTIDA NOS RÓTULOS DE BISCOITOS DO TIPO CREAM CRACKER

AVALIAÇÃO DA INFORMAÇÃO NUTRICIONAL CONTIDA NOS RÓTULOS DE BISCOITOS DO TIPO CREAM CRACKER AVALIAÇÃO DA INFORMAÇÃO NUTRICIONAL CONTIDA NOS RÓTULOS DE BISCOITOS DO TIPO CREAM CRACKER Geórgia Maciel Dias de MORAES(1); Isabel Cristina MOURA(2); Indira CAVALCANTE(3); Bruna MORAIS (4). (1) Professora

Leia mais

Aula 02. Enem

Aula 02. Enem Aula 02 Enem - 2017 Enem - 2014 Suplementos são, na maioria das vezes, vitaminas, minerais e aminoácidos que completam a alimentação; importante para pessoas com carências nutricionais e também para praticantes

Leia mais