Semana Inaugural do Curso de Serviço Social Questão Social : particularidades no Brasil

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Semana Inaugural do Curso de Serviço Social Questão Social : particularidades no Brasil"

Transcrição

1 Semana Inaugural do Curso de Serviço Social Questão Social : particularidades no Brasil SANTOS, Josiane Soares. Questão Social: particularidades no Brasil. São Paulo: Cortez, 2012, Coleção Biblioteca Básica do Serviço Social, V.6. Curso de Serviço Social Prof.ª Marina Amoedo da Costa

2 Objetivo da Obra O livro Questão Social : particularidades no Brasil torna-se uma obra básica no sentido amplo, no que tange ser a temática da questão social eixo estruturante da direção social do Projeto Ético Político Brasileiro.

3 Biblioteca Básica do Serviço Social Editora Cortez

4 SANTOS, Josiane Soares. Questão Social: particularidades no Brasil. São Paulo: Cortez, 2012, Coleção Biblioteca Básica do Serviço Social, V.6.

5 Currículo Vitae Josiane Soares Santos É graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Sergipe- UFS (1996), possuí Mestrado e Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2000 e 2008), respectivamente, é Professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Sergipe nos níveis de graduação e pós-graduação e Militante com inserção política na categoria desde o movimento estudantil ( ), passando pela Presidência do CRESS em Sergipe ( ) e pela direção regional da ABPESS ( ) com livros e textos publicados em periódicos especializados com contribuições ao debate da temática questão social a partir de supostos ontológicos sociais, suas particularidades na formação social brasileira e sua relação com o Serviço Social e mais recentemente agrega contribuições ao debate da questão ambiental.

6 Introdução Em todos os quadrantes do capitalismo a questão social se põe visível, porém as análises que vão desvelar seus conteúdos e conceitos são diversas. (p.17) As análises que tomam a solidariedade e a coesão social como um marco não consideram os determinantes econômicos e históricos e, por conseguinte, naturalizam suas expressões não fazendo parte, portanto da postura teórica e metodológica que a autora propõe para o entendimento da questão social. (p.18)

7 Introdução Num avançar de seu introito, a adoção das aspas na referência a questão social, foi também destacada pela autora, não só para denotar cuidado na utilização do conceito haja vista a origem conservadora da expressão, que não traz as premissas subjacentes à lei geral da acumulação capitalista, mas também para afirmar que a questão social não pode ser tratada como uma categoria no sentido marxiano, como forma de ser, de determinação da existência, posto que da questão social a existência real são de suas expressões. (p.18) Entre essas advertências introdutórias, é preciso ainda dizer que tratarei da questão social no Brasil tendo como foco central desemprego. (p.19) sua expressão sob a forma do

8 Sumário do Livro Capítulo I Elementos para entender a concepção e a gênese da questão social Capítulo II Modo de produção, formação social e alguns marcos históricos sobre o Brasil. Capítulo III Particularidades do capitalismo na formação social brasileira. Capítulo IV Particularidades da Questão Social no Brasil. Capítulo V Aproximações à Questão Social no Brasil contemporâneo. Capítulo VI Determinantes do desemprego nos anos de 1980 e Capítulo VII Apontamentos sobre as tendências ao enfrentamento do desemprego como expressão da questão social no Brasil contemporâneo.

9 Capítulo I Elementos para entender a concepção e a gênese da questão social No primeiro capítulo, Josiane Santos estabelece três eixos de análise que permitem vislumbrar o processo histórico do nascedouro da questão social : 1 - A acumulação primitiva do capital e a pré-história da questão social 2 - O modo de produção especificamente capitalista e a gênese da questão social 3 - A dinâmica política inerente a questão social

10 Capítulo I Elementos para entender a concepção e a gênese da questão social 1 - A acumulação primitiva do capital e a pré-história da questão social - os fenômenos constitutivos da questão social - pauperismo e a luta do proletariado contra a burguesia- tem seu marco histórico em 1830 nos levando a pré-história do capitalismo configurado a partir da expropriação dos camponeses de suas terras no último terço do século XVI, no início do século XVII para transformá-las em pastagem para as ovelhas. (p.30)

11 Capítulo I Elementos para entender a concepção e a gênese da questão social 2 - O modo de produção especificamente capitalista e a gênese da questão social - o capitalismo chega ao século XIX estruturado a partir da grande indústria tendo o tear e a máquina a vapor como base técnica; o processo de pauperização cresce com mulheres e crianças trabalhando em fábricas com as condições aviltantes de moradia e trabalho criando uma nova sociabilidade com alta taxa de natalidade, promiscuidade sexual, prostituição e alcoolismo. (p.35)

12 Capítulo I Elementos para entender a concepção e a gênese da questão social 3 - A dinâmica política inerente a questão social - as primeiras manifestações dos trabalhadores contrárias à exploração capitalista ocorreram antes de 1830 e se caracterizaram por motins e rebeliões sem liderança; o movimento ludista ocorrido na primeira década do século XIX de destruição das máquinas ilustra esse momento; o cartismo ocorrido entre 1839 e 1847 foi representado por inúmeras manifestações de massa - greve geral 1842 e três milhões de assinatura para a Carta do Povo -; Guerra Civil de Junho de 1948 que se constituiu no divisor de águas na constituição da questão social e, a Comuna de Paris em 1870, quando os trabalhadores tomam o poder de Paris por três meses. (p.39)

13 Capítulo II Modo de produção, formação social e alguns marcos históricos sobre o Brasil. No segundo capítulo, a autora apresenta um diferenciação conceitual entre modo de produção e formação social, sendo a primeira um conceito teórico: uma representação esquemática, ideal, das diversas formas de organização da vida material e social, bem como das bases estruturais de sua transformação (p 48). O conceito de formação social toma em consideração, para além do conhecimento da estrutura e modus operandi do modo de produção vigente e as particularidades do mesmo no processo histórico de uma determinada sociedade. Neste caso em particular é reconhecer e conhecer o modo de produção capitalista na formação social brasileira. (p.48)

14 Capítulo II Modo de produção, formação social e alguns marcos históricos sobre o Brasil. A autora prossegue o capítulo apresentando uma retrospectiva não apenas cronológica dos períodos históricos da formação social brasileira, mas navega do Brasil Colônia ( ), passando pelos Períodos Monárquicos ( ), a República Velha ( ), o Primeiro Governo Vargas ( ), Período Republicano Democrático ( ) e Ditadura Militar ( ) inventariando suas particularidades sem perder de vista o eixo que os une: forte presença da exploração e escoamento primeiramente das riquezas da terra, num momento pré-capitalista e posteriormente numa exploração do capital sobre o trabalho marcado por uma economia agroexportadora e uma herança de genocídio indígena e escravidão africana. (p.54)

15 Capítulo III Particularidades do capitalismo na formação social brasileira. No terceiro capitulo, a autora apresenta a partir de três pressupostos: 1 - o caráter conservador da modernização efetuada pelo capitalismo brasileiro que nunca realizou transformações estruturantes, mantendo a raiz da expropriação partir do modelo de latifúndio de monocultura extensiva tendo em vista a exploração; (p.95) 2 - os processos de revolução passiva com a exclusão do povo dos processos decisórios tendo sempre por parte dos governantes uma certa antecipação aos possíveis problemas ; (p.112). 3 - e, a centralidade da ação estatal no trato da questão social se antevendo e atuando ou como um agente de desestruturação da participação popular ou pela ação repressora para manutenção da ordem vigente. (p. 120).

16 Capítulo IV Particularidades da Questão Social no Brasil. No quarto capítulo, tomando por base uma perspectiva crítica e da totalidade, Santos procura analisar as particularidades que a questão social assume no capitalismo brasileiro, focalizando sua análise dentre as expressões concretas da questão social, na questão do desemprego. (p.133) Para tanto, considerando à compreensão das formas de exploração do trabalho pelo capital, procura particularizar a realidade de formação social brasileira, a constituição do mercado de trabalho e do regime de trabalho, incluindo os mecanismos de proteção social e regulação do trabalho. ( p.134)

17 Capítulo IV Particularidades da Questão Social no Brasil. De forma minuciosa esta autora apresenta as características que a formação do mercado de trabalho assume no Brasil entre os anos 1930 e 1970, tendo os seus marcos regulatórios instituídos no período conhecido como industrialização restringida e posteriormente redimensionados na industrialização pesada, especificamente após ( p.137) Segue com reflexões quanto ao contexto do pós-30, quando a questão social deixa de ser caso de polícia se tornando caso de política. No entanto, os direitos trabalhistas não eliminam as ações de repressão aos trabalhadores no processo histórico brasileiro, que não se deram apenas por violência física, mas também pelo paternalismo e o mandonismo. Segundo autora, cultura esta alimentada, principalmente durante a Era Vargas, pela legislação do trabalho como se fossem dádivas do Estado e não consequência de suas primeiras lutas (p.150).

18 Capítulo IV Particularidades da Questão Social no Brasil. Nesse contexto, destaca a criação da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), o imposto sindical, radicalização na proibição das greves, que combinaram o tratamento legal ao aumento do controle sob os sindicatos, e assim, da coerção. Ressalta a alteração no tratamento conferido a questão social a partir da criação da Justiça do Trabalho, que passa a arbitrar os conflitos com poderes normativos. Diante a proibição do direito de greve, toda a reivindicação coletiva resultava em dissídios, arbitrados pela justiça do trabalho. Segundo a autora, no Brasil diferente do que aconteceu nos países centrais, o fordismo não foi acompanhado de garantias sociais, devido a um desenvolvimento tardio e esporadicamente democrático.

19 Capítulo IV Particularidades da Questão Social no Brasil. Finaliza este capítulo argumentando que a alteração nos direitos trabalhistas instituídos pela ditadura, como supressão da lei da estabilidade consiste no determinante do desemprego estrutural presente desde o fordismo a brasileira. Dessa forma, existe um aprofundamento da flexibilidade e precariedade, onde durante toda a sua obra a autora adverte que estes não são fenômenos novos, mas marcas de um processo histórico anterior que ainda se faz presente no contexto contemporâneo.

20 Capítulo V Aproximações à Questão Social no Brasil contemporâneo. No capítulo cinco, a autora prossegue com as argumentações apresentadas no capítulo anterior e realiza reflexões sobre alguns dos aspectos da atual crise capitalista, como o esgotamento do padrão de acumulação fordista, considerado segundo ela como um ciclo expansivo de desenvolvimento da economia capitalista e início de um ciclo de estagnação, caracterizado pela acumulação flexível do capital. Apresenta em linhas gerais o quadro da atual crise capitalista, permitindo uma análise sobre como a crise do fordismo se expressa no Brasil, enquanto crise do padrão de desenvolvimento do capitalismo adotado entre os anos 1950 e

21 Capítulo V Aproximações à Questão Social no Brasil contemporâneo. A autora apresenta alguns aspectos que caracterizam a crise capitalista, tais como: o eesgotamento do padrão de acumulação fordista em meados dos anos 1970, as diretrizes de desregulamentação estatal, a ausência de barreiras estatais para o movimento do capital, a centralização e concentração capitais, marcando a mundialização, a terceirização de setores da produção e da comercialização. Pontua também algumas diferenças entre o fordismo clássico e o «fordismo a brasileira.

22 Capítulo V Aproximações à Questão Social no Brasil contemporâneo. Aborda que no contexto das décadas de 1980 e 1990 houve a ampliação dos espaços democráticos, criação de centrais sindicais. Apesar disso, não foram revertidas as características históricas do regime de trabalho no Brasil. Desta forma, Santos encerra este capítulo ratificando que o passado ainda se faz presente, apesar de algumas análises no interior e fora do Serviço Social atribuindo a flexibilização como um fenômeno novo decorrente do neoliberalismo e da acumulação flexível do capital, a autora defende que na realidade o que ocorre é um aprofundamento da flexibilidade nas relações de trabalho, como formas de exploração do trabalho já existentes no processo histórico.

23 Capítulo VI Determinantes do desemprego nos anos de 1980 e No capítulo seis, a autora procura destacar desemprego durante os anos de 1980 e as características distintas do Busca analisar que nos anos 1980, o fator determinante da crise capitalista foi a crise do padrão desenvolvimentista, devido a reformulação no desempenhos dos papéis do setor produtivo estatal, capital internacional e capital nacional. Existe assim, nesse período um aumento na instabilidade dos empregos, devido as oscilações das atividades produtivas.

24 Capítulo VI Determinantes do desemprego nos anos de 1980 e Na década de 1990, a autora destaca o desemprego como resultante das medidas neoliberais, desenvolvidas no país. Essas medidas foram implementadas pelo governo Collor de Melo, tendo como foco a estabilização da economia por meio da adoção de políticas clássicas de combate a inflação. Foi aperfeiçoada durante os dois mandatos do governo FHC e durante o governo Lula foi mantida como uma espécie de patrimonio nacional responsavel por estabilizar a economia e vencer a inflação. A autora registra que o desemprego e a pobreza crescem, tendo como determinantes a histórica concentração de renda, mas também os efeitos da política de estabilização. Neste contexto crescem as formas de violência como resposta pública «a questão social.

25 Capítulo VII Apontamentos sobre as tendências ao enfrentamento do desemprego como expressão da questão social no Brasil contemporâneo. O sétimo capítulo, a autora chama a atenção que somente analisando os determinantes sócio historicos da questão social, que o Serviço Social pode se apropriar de estratégias para o seu enfrentamento que evitem a tendência atual que vêm sendo utilizada no âmbito público e privado de assistencialização da questão social. Procura apresentar algumas preocupações ao tratamento atualmente do desemprego no Brasil, associado a pobreza e exclusão social.

26 Capítulo VII Apontamentos sobre as tendências ao enfrentamento do desemprego como expressão da questão social no Brasil contemporâneo. Por último, Santos finaliza o debate desta obra, realizando reflexões sobre a dimensão investigativa da profissão de Serviço Social, elencando como os desafios postos a esta profissão, o aprofundamento dos estudos e análises sobre a questão social brasileira que devem ser desveladas não apenas pelas agências de formação, como também nos mais diversos espaços sócioocupacionais de trabalho do Serviço Social.

27 Como você percebe o debate acerca da questão social no trabalho do Assistente Social?

28 Referências Bibliográficas ANTUNES, Ricardo L.C. Os Sentidos do Trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho, São Paulo, Boitempo, JUNIOR, Caio Prado. Formação do Brasil Contemporâneo: Colônia, 1ª Edição, São Paulo, Companhia das Letras, NETTO, José Paulo. Ditadura e Serviço Social : uma análise do serviço social no Brasil-pós 64, São Paulo, Cortez, RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo : Cia das letras, SANTOS, Josiane Soares. Questão Social: particularidades no Brasil. São Paulo: Cortez, 2012, Coleção Biblioteca Básica do Serviço Social, V.6.

Imperialismo. Estudo dos Capítulos 9 e 10 da obra Economia Política: uma introdução Crítica para o Curso de Economia Política

Imperialismo. Estudo dos Capítulos 9 e 10 da obra Economia Política: uma introdução Crítica para o Curso de Economia Política uma introdução Crítica para o Curso de Economia Política Rosa Luxemburgo Vladimir Lênin Nikolai Bukharin capitalismo mobilidade e transformação atividade econômica desenvolvimento das forças produtivas

Leia mais

A HISTÓRIA SOCIAL DOS DIREITOS

A HISTÓRIA SOCIAL DOS DIREITOS A HISTÓRIA SOCIAL DOS DIREITOS TEMÁTICA As As bases sócio-históricas da fundação dos Direitos Humanos na Sociedade Capitalista A construção dos Direitos A Era da Cultura do Bem Estar Os Direitos na Contemporaneidade

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015) ANTROPOLOGIA 68 h/a 3210 A relação dialética entre o material e o simbólico na construção das identidades sociais e da

Leia mais

CONTEÚDOS EXIN SERVIÇO SOCIAL

CONTEÚDOS EXIN SERVIÇO SOCIAL CONTEÚDOS EXIN 2016.2 4MA E 4NA DISCIPLINA CONTEÚDO DISCIPLINAS CUMULATIVAS -Etapas do processo de trabalho: Elementos constitutivos. - O significado do Serviço Social na divisão social e técnica do trabalho;

Leia mais

Da Modernidade à Modernização. Prof. Benedito Silva Neto Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento PPGDPP/UFFS

Da Modernidade à Modernização. Prof. Benedito Silva Neto Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento PPGDPP/UFFS Da Modernidade à Modernização Prof. Benedito Silva Neto Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento PPGDPP/UFFS Introdução Da Modernidade à Modernização: As transformações ideológicas das sociedades

Leia mais

AS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE. Eixo Temático: Questão Social e Serviço Social

AS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE. Eixo Temático: Questão Social e Serviço Social AS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE Camila Marques dos Santos - CamilaMarques2114@Outlook.com Daniela Aparecida de Melo Francisco - dmelofrancisco@hotmail.com Jaqueline Campois Santos

Leia mais

Processo Seletivo Sociologia

Processo Seletivo Sociologia Sociologia 1) Gabarito oficial definitivo sem distribuição dos pontos - Questão 1 Em Marx, a definição de classe social refere-se à condição social daquele que possui ou não a propriedade privada dos meios

Leia mais

REFORMA SINDICAL E TRABALHISTA: EM ANÁLISE E DEBATE Rio de Janeiro, 11 de Maio de 2013

REFORMA SINDICAL E TRABALHISTA: EM ANÁLISE E DEBATE Rio de Janeiro, 11 de Maio de 2013 REFORMA SINDICAL E TRABALHISTA: EM ANÁLISE E DEBATE Rio de Janeiro, 11 de Maio de 2013 Helder Molina Historiador, mestre em Educação, Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana, professor da Faculdade

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE Concurso Público de Ingresso no Magistério Público Estadual PARECERES DOS RECURSOS SOCIOLOGIA

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE Concurso Público de Ingresso no Magistério Público Estadual PARECERES DOS RECURSOS SOCIOLOGIA Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE Concurso Público de Ingresso no Magistério Público Estadual PARECERES DOS RECURSOS SOCIOLOGIA 11) A Proposta Curricular de Santa Catarina - Formação

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

IDADE CONTEMPORÂNEA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela máquina e da manufatura pela fábrica. ARTESANATO

Leia mais

PORTARIA Nº 249, DE 10 DE MAIO DE 2013

PORTARIA Nº 249, DE 10 DE MAIO DE 2013 Página 1 de 6 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 249, DE 10 DE MAIO DE 2013 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Leia mais

27/08/2014. Direitos Humanos e Sociedade de Classes. Parte 1 Prof. Me. Maurício Dias

27/08/2014. Direitos Humanos e Sociedade de Classes. Parte 1 Prof. Me. Maurício Dias Direitos Humanos e Sociedade de Classes Parte 1 Prof. Me. Maurício Dias A Constituição Federal de 1988 trata da igualdade de todos perante a lei, da inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade,

Leia mais

AS NOVAS FACES DO SERVIÇO SOCIAL NAS EMPRESAS DO SÉCULO XXI: MUDANÇAS NAS FORMAS DE CONTRATAÇÃO, ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E REQUISIÇÕES PROFISSIONAIS.

AS NOVAS FACES DO SERVIÇO SOCIAL NAS EMPRESAS DO SÉCULO XXI: MUDANÇAS NAS FORMAS DE CONTRATAÇÃO, ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E REQUISIÇÕES PROFISSIONAIS. AS NOVAS FACES DO SERVIÇO SOCIAL NAS EMPRESAS DO SÉCULO XXI: MUDANÇAS NAS FORMAS DE CONTRATAÇÃO, ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E REQUISIÇÕES PROFISSIONAIS. Aluna: Marcela Dias Affonso Orientador: Márcia Regina

Leia mais

Os diferentes modelos de Estados (principais características)

Os diferentes modelos de Estados (principais características) Capítulo 6 Poder, política e Estado 7 Os diferentes modelos de Estados (principais características) Absolutista: - Unidade territorial. - Concentração do poder na figura do rei, que controla economia,

Leia mais

Eixo Temático: Política Social e Trabalho

Eixo Temático: Política Social e Trabalho ISSN 2359-1277 SERVIÇO SOCIAL E AS IMPLICAÇÕES DAS MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO Juliana Carolina Jorge, juliana_carolina_jorge@outlook.com; Professora (Orientadora) Priscila Semzezem, priscilasemzezem@hotmail.com;

Leia mais

Política Sociais Setoriais. Profa. Dra. Roseli Albuquerque

Política Sociais Setoriais. Profa. Dra. Roseli Albuquerque Política Sociais Setoriais Profa. Dra. Roseli Albuquerque Políticas Sociais Setoriais Nossas aulas Material de apoio (artigos já disponibilizados para leitura) Breeze - já disponível para aprofundamento

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

Trabalho e Educação 68 horas. Universidade Estadual de Ponta Grossa Curso de Pedagogia 4º ano Professora Gisele Masson

Trabalho e Educação 68 horas. Universidade Estadual de Ponta Grossa Curso de Pedagogia 4º ano Professora Gisele Masson Trabalho e Educação 68 horas Universidade Estadual de Ponta Grossa Curso de Pedagogia 4º ano Professora Gisele Masson EMENTA DA DISCIPLINA - Trabalho como fundamento do ser social. - Trabalho nas diferentes

Leia mais

Seminário Cenário Contemporâneo: Polêmicas e Desafios ao Serviço Social

Seminário Cenário Contemporâneo: Polêmicas e Desafios ao Serviço Social Seminário Cenário Contemporâneo: Polêmicas e Desafios ao Serviço Social Seminário Cenário Contemporâneo: Polêmicas e Desafios ao Serviço Social PALESTRA 03: Investigação em Serviço Social: para quê, a

Leia mais

A CRISE DO CAPITAL E A PRECARIZAÇÃO ESTRUTURAL DO TRABALHO

A CRISE DO CAPITAL E A PRECARIZAÇÃO ESTRUTURAL DO TRABALHO A CRISE DO CAPITAL E A PRECARIZAÇÃO ESTRUTURAL DO TRABALHO Prof. Dr. Ricardo Lara Departamento de Serviço Social Universidade Federal de Santa Catarina UFSC. CRISE DO CAPITAL Sistema sociometabólico do

Leia mais

O CAPITALISMO ESTÁ EM CRISE?

O CAPITALISMO ESTÁ EM CRISE? O CAPITALISMO ESTÁ EM CRISE? Nildo Viana Professor da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás; Doutor em Sociologia; Autor de diversos livros, entre os quais, O Capitalismo na Era

Leia mais

Sumário. Parte I Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceitos Básicos, 1

Sumário. Parte I Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceitos Básicos, 1 Sumário Prefácio à 8 a edição, xxiii Parte I Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceitos Básicos, 1 1 Aspectos Demográficos, 11 1.1 Transição demográfica brasileira, 16 1.2 Estrutura etária,

Leia mais

Benedito Silva Neto Disciplina de Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento Universidade Federal da Fronteira Sul campus Cerro Largo

Benedito Silva Neto Disciplina de Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento Universidade Federal da Fronteira Sul campus Cerro Largo Benedito Silva Neto Disciplina de Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento Universidade Federal da Fronteira Sul campus Cerro Largo 2017: Centenário da Revolução Russa! Introdução Aspectos

Leia mais

EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD

EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD CANOAS, JULHO DE 2015 DISCIPLINA PRÉ-HISTÓRIA Código: 103500 EMENTA: Estudo da trajetória e do comportamento do Homem desde a sua origem até o surgimento do Estado.

Leia mais

Curso de Serviço Social. Política Social : Fundamentos e História

Curso de Serviço Social. Política Social : Fundamentos e História ECSA Escola de Ciências Sociais Aplicadas Curso de Serviço Social Política Social : Fundamentos e História Palestrante: Professora Patricia Nicola 1 OBJETIVO O livro é uma excelente introdução teórica

Leia mais

Crítica à abordagens recentes do desenvolvimento e das relações Estado e sociedade civil

Crítica à abordagens recentes do desenvolvimento e das relações Estado e sociedade civil Crítica à abordagens recentes do desenvolvimento e das relações Estado e sociedade civil Benedito Silva Neto Seminários de Desenvolvimento e Políticas Públicas PPPGDPP/UFFS-CL Introdução Desenvolvimento,

Leia mais

PROCESSOS DE TRABALHO NA ÁREA DA SAÚDE A DIMENSÃO ÉTICA

PROCESSOS DE TRABALHO NA ÁREA DA SAÚDE A DIMENSÃO ÉTICA PROCESSOS DE TRABALHO NA ÁREA DA SAÚDE A DIMENSÃO ÉTICA Cristiana Lima A ética têm sua gênese no processo de autoconstrução do ser social. O ser social fundamenta-se em categorias ontológico-sociais, pois

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A POLÍTICA DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA BRASILEIRA. Eixo Temático: Política social e Trabalho

REFLEXÕES SOBRE A POLÍTICA DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA BRASILEIRA. Eixo Temático: Política social e Trabalho ISSN 2359-1277 REFLEXÕES SOBRE A POLÍTICA DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA BRASILEIRA Caroline Ribeiro, Caroline_ribeiro_s2@hotmail.com Talita Fernanda Rodrigues, talitafernanda25@hotmail.com Professor/a Jaqueline

Leia mais

13/8/2012. A Expansão do Movimento Operário e a Retração do Capital. Objetivos. Conteúdo

13/8/2012. A Expansão do Movimento Operário e a Retração do Capital. Objetivos. Conteúdo Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social Profa. Ma. Laura Santos A Expansão do Movimento Operário e a Retração do Capital Objetivos Entender a expansão do movimento operário.

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL ORGANIZACIONAL. Eixo Temático I: Questão Social e Serviço Social.

SERVIÇO SOCIAL ORGANIZACIONAL. Eixo Temático I: Questão Social e Serviço Social. SERVIÇO SOCIAL ORGANIZACIONAL ISSN 2359-1277 Grazielle Maria de Arcanjo Almeida, graziellyalmeida@outlook.com; Profª Ms.Keila Pinna Valensuela (Orientadora), keilapinna@hotmail.com; Universidade Estadual

Leia mais

Planejamento Disciplina NEPP-DH

Planejamento Disciplina NEPP-DH Planejamento Disciplina NEPP-DH 2018.1 Disciplina HORÁRIO PROFESSOR EMENTA SALA Teoria dos Direitos SEG-QUA 14:50-16:30 ANA CLAUDIA O objetivo da disciplina é discutir uma teoria Sala 2 do CFCH Fundamentais

Leia mais

GRUPO DE TRABALHO- GT 21 / SINDICATO E AÇÕE COLETIVAS (COORD. José Ricardo Ramalho /UFRJ e Marco Aurélio Santana/UNIRIO)

GRUPO DE TRABALHO- GT 21 / SINDICATO E AÇÕE COLETIVAS (COORD. José Ricardo Ramalho /UFRJ e Marco Aurélio Santana/UNIRIO) 1 XI CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA 1 A 5 DE SETEMBRO DE 2003, UNICAMP, CAMPINAS SP GRUPO DE TRABALHO- GT 21 / SINDICATO E AÇÕE COLETIVAS (COORD. José Ricardo Ramalho /UFRJ e Marco Aurélio Santana/UNIRIO)

Leia mais

O PROGRAMA FOME ZERO NO CONTEXTO BRASILEIRO ENQUANTO AÇÃO DE POLÍTICA SOCIAL

O PROGRAMA FOME ZERO NO CONTEXTO BRASILEIRO ENQUANTO AÇÃO DE POLÍTICA SOCIAL O PROGRAMA FOME ZERO NO CONTEXTO BRASILEIRO ENQUANTO AÇÃO DE POLÍTICA SOCIAL Ana Rosa Salvalagio 1 Maria Edenice Borges Marcante Marise Wazlawosky Christmann INTRODUÇÃO: No presente artigo, destaca-se

Leia mais

- PROGRAMA - - Compreender as bases teórico-metodológicas e ídeo-políticas do método da teoria social de Marx.

- PROGRAMA - - Compreender as bases teórico-metodológicas e ídeo-políticas do método da teoria social de Marx. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURIDÍCAS E ECONÔMICAS COLEGIADO DE CURSO DE SERVIÇO SOCIAL Av. Fernando Ferrari s/n - Campus Universitário Goiabeiras 29060-900 Vitória - ES -

Leia mais

TEXTO PRELIMINAR PARA O WORKSHOP SOBRE A DEFINIÇÃO MUNDIAL DE TRABALHO SOCIAL DA FITS 1

TEXTO PRELIMINAR PARA O WORKSHOP SOBRE A DEFINIÇÃO MUNDIAL DE TRABALHO SOCIAL DA FITS 1 TEXTO PRELIMINAR PARA O WORKSHOP SOBRE A DEFINIÇÃO MUNDIAL DE TRABALHO SOCIAL DA FITS 1 A atual definição de Trabalho Social da Federação Internacional de Trabalhadores Sociais FITS foi aprovada na assembleia

Leia mais

História Campo de possibilidades

História Campo de possibilidades ENEM 2016 HISTÓRIA Fernand Braudel A História nada mais é do que uma constante indagação dos tempos passados em nome dos problemas e curiosidades - ou mesmo das inquietações e das angústias - do tempo

Leia mais

Capitalismo Comercial (século XV XVIII) Expansão Marítima e Comercial. Expansão do modelo industrial Era do aço, petróleo e Eletricidade

Capitalismo Comercial (século XV XVIII) Expansão Marítima e Comercial. Expansão do modelo industrial Era do aço, petróleo e Eletricidade Marcos Machry Capitalismo Comercial (século XV XVIII) Expansão Marítima e Comercial I Revolução Industrial (1760 1860) - Capitalismo Industrial - O pioneirismo da INGLATERRA Era do carvão, ferro e vapor

Leia mais

A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DO PROFESSOR DE EDUCAÇAO FÍSICA: NECESSIDADES PARA ALÉM DA SOCIEDADE DO CAPITAL

A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DO PROFESSOR DE EDUCAÇAO FÍSICA: NECESSIDADES PARA ALÉM DA SOCIEDADE DO CAPITAL A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DO PROFESSOR DE EDUCAÇAO FÍSICA: NECESSIDADES PARA ALÉM DA SOCIEDADE DO CAPITAL FERREIRA, Raissa Louany Cunha raialou@hotmail.com SILVA, Elizandra Garcia UFAM elizandragarcia@hotmail.com

Leia mais

TRABALHO E SISTEMAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

TRABALHO E SISTEMAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO 1 TRABALHO E SISTEMAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO O ser humano trabalha quando cria a vida ou melhora as condições de vida. O trabalho transforma a natureza O trabalho também serve a estratificação está

Leia mais

DESIGUALDADES DE GÊNERO E FORMAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL. Resumo: O debate sobre gênero no Brasil se incorporou às áreas de conhecimento a partir do

DESIGUALDADES DE GÊNERO E FORMAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL. Resumo: O debate sobre gênero no Brasil se incorporou às áreas de conhecimento a partir do DESIGUALDADES DE GÊNERO E FORMAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL Rosana Mirales 1 Resumo: O debate sobre gênero no Brasil se incorporou às áreas de conhecimento a partir do final da década de 1980 e mais firmemente

Leia mais

O Serviço Social na cena contemporânea. Profª. Jussara Almeida

O Serviço Social na cena contemporânea. Profª. Jussara Almeida O Serviço Social na cena contemporânea Profª. Jussara Almeida Texto Base IAMAMOTO, M. V. O Serviço Social na cena contemporânea. In: CFESS/ABEPSS. Serviço Social: direitos e competências profissionais.

Leia mais

Empresa cidadã : uma estratégia de hegemonia 1

Empresa cidadã : uma estratégia de hegemonia 1 969 Empresa cidadã : uma estratégia de hegemonia 1 Fernando Silveira Melo Plentz Miranda O livro está dividido em uma introdução e três capítulos, além das considerações finais. O objetivo do texto é analisar

Leia mais

Crescimento Econômico. Desenvolvimento

Crescimento Econômico. Desenvolvimento Crescimento Econômico E Desenvolvimento A glorificação da sociedade de consumo impõe a cultura de massas no lugar da cultura popular. E constrói o individualismo feroz, que detona a noção de individualidade,

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro Perfil de aprendizagem de História 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Das sociedades recolectoras às primeiras civilizações Das sociedades recolectoras às primeiras sociedades produtoras 1. Conhecer o processo

Leia mais

Revisão. Geografia - Thiago Rebouças

Revisão. Geografia - Thiago Rebouças Revisão Geografia - Thiago Rebouças Transição do sistema Feudalista para Capitalista O avanço tecnológico da época foi responsável pelo fim do feudalismo como sistema econômico, político e social. A evolução

Leia mais

Ano Letivo 2018/2019 _2_ºCiclo _6_ºAno

Ano Letivo 2018/2019 _2_ºCiclo _6_ºAno ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DR. VIEIRA DE CARVALHO Planificação História e Geografia de Ano Letivo 2018/2019 _2_ºCiclo _6_ºAno Tema / Unidade Didáctica Conteúdos Competências Específicas Avaliação C.2 O

Leia mais

Jeferson Oliveira Gomes 1 Lidiane Sousa Trindade 2 Aline Farias Fialho 3

Jeferson Oliveira Gomes 1 Lidiane Sousa Trindade 2 Aline Farias Fialho 3 A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E A PERMANÊNCIA NA ESCOLA: O CASO DOS ESTUDANTES DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EJA DO CENTRO EDUCACIONAL DE BARRA DO CHOÇA- BA Jeferson Oliveira Gomes 1 Lidiane

Leia mais

João Genaro Finamor Neto UFRGS

João Genaro Finamor Neto UFRGS A precarização do trabalho docente na rede estadual de educação do Rio Grande do Sul: a contratação temporária de professores como flexibilização das relações de trabalho UFRGS gefinamor@gmail.com Introdução

Leia mais

Programa de Formação Sindical

Programa de Formação Sindical Programa de Formação Sindical Caros companheiros do SINASEFE, Apresentamos a seguir uma proposta de formação para ser apreciada pelos (as) companheiros (as). Saudações, Coordenação Nacional do ILAESE Curso:

Leia mais

Amanda Duarte. Luana Freitas. Raiane Moreira. Victória Galter

Amanda Duarte. Luana Freitas. Raiane Moreira. Victória Galter Amanda Duarte Luana Freitas Raiane Moreira Victória Galter O TRABALHO ATÍPICO E A PRECARIEDADE COMO ELEMENTO ESTRATÉGICO DETERMINANTE DO CAPITAL NO PARADIGMA PÓS-FORDISTA Nesse último decênio, vem sendo

Leia mais

O SERVIÇO SOCIAL E A DEMOCRACIA

O SERVIÇO SOCIAL E A DEMOCRACIA O SERVIÇO SOCIAL E A DEMOCRACIA Francieli Jaqueline Gregório INTRODUÇÃO:O Serviço Social como construção histórica é um mecanismo de regulação social, assim como as políticas sociais. Enquanto o Serviço

Leia mais

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS Unidade IV FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL Prof. José Junior A evoluçao do Serviço Social Nas décadas de 1980 e 1990, o serviço social encontra seu ápice, pois a revisão

Leia mais

Interfaces da Questão Social, Gênero e Oncologia

Interfaces da Questão Social, Gênero e Oncologia 3ª Jornada de Serviço Social do INCA Direitos Sociais e Integralidade em Saúde Interfaces da Questão Social, Gênero e Oncologia Letícia Batista Silva Assistente Social HCII/INCA Rio de Janeiro, 1 de julho

Leia mais

III SIMPÓSIO MINEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS PLENÁRIA: POLITICAS EDUCACIONAIS E CONTRIBUIÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL ELIANA BOLORINO CANTEIRO MARTINS

III SIMPÓSIO MINEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS PLENÁRIA: POLITICAS EDUCACIONAIS E CONTRIBUIÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL ELIANA BOLORINO CANTEIRO MARTINS III SIMPÓSIO MINEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS EXPRESSÕES SOCIOCULTURAIS DA CRISE DO CAPITAL E AS IMPLICAÇÕES PARA A GARANTIA DOS DIREITOS SOCIAIS E PARA O SERVIÇO SOCIAL CRESS/6ª REGIÃO MINAS GERAIS PLENÁRIA:

Leia mais

Marx e as Relações de Trabalho

Marx e as Relações de Trabalho Marx e as Relações de Trabalho Marx e as Relações de Trabalho 1. Segundo Braverman: O mais antigo princípio inovador do modo capitalista de produção foi a divisão manufatureira do trabalho [...] A divisão

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLOGIA

CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLOGIA GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DISCIPLINA: CÓDIGO : DCSA0501 CARGA HORÁRIA: TEÓRICA: 60 h.

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) PROFESSOR: Emiliano Glaydson de Oliveira TURMA: 9º Ano DISCIPLINA: História 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA : Unidade 2 Intervencionismo e autoritarismo no mundo em crise Cap. 4 O mundo no contexto

Leia mais

PROFESSOR(A): EMERSON ALVES

PROFESSOR(A): EMERSON ALVES PROFESSOR(A): EMERSON ALVES ALUNO(A): Nº SÉRIE: 7º ANO TURMA: TURNO:MANHÃ / /2018 REVISÃO SIMULADO 01. A ocorrência da Primeira Guerra Mundial trouxe para o Brasil uma importante consequência econômica.

Leia mais

Os Movimentos Sociais

Os Movimentos Sociais 1) (ENEM 2011) Na década de 1990, os movimentos sociais camponeses e as ONGs tiveram destaque, ao lado de outros sujeitos coletivos. Na sociedade brasileira, a ação dos movimentos sociais vem construindo

Leia mais

ASSISTENTE SOCIAL E SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO CAMPO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

ASSISTENTE SOCIAL E SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO CAMPO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL ASSISTENTE SOCIAL E SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO CAMPO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL Autoras: Izamara Nunes Sousa. Mestranda do programa de pós-graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional (UEMA). e-mail:

Leia mais

Desenvolvimento Capitalista e Questão Social. Profa. Roseli Albuquerque

Desenvolvimento Capitalista e Questão Social. Profa. Roseli Albuquerque Desenvolvimento Capitalista e Questão Social Profa. Roseli Albuquerque Nesta aulas estudaremos grandes temas para a área do Serviço Social, são eles: - Questão Social; - Neoliberalismo; - Estrutura e Superestrutura.

Leia mais

RESULTADO DO RECURSO IMPETRADO EM RELAÇÃO AO INDEFERIMENTO DE INSCRIÇÕES EDITAL Nº TRANSFERÊNCIA EXTERNA

RESULTADO DO RECURSO IMPETRADO EM RELAÇÃO AO INDEFERIMENTO DE INSCRIÇÕES EDITAL Nº TRANSFERÊNCIA EXTERNA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ CAMPUS IGUATU COMISSÃO PERMANENTE DE ADMISSÃO RESULTADO DO RECURSO

Leia mais

O Estado neoliberal e os direitos humanos: A ofensiva contra os direitos sociais e fortalecimento do sistema penal punitivo

O Estado neoliberal e os direitos humanos: A ofensiva contra os direitos sociais e fortalecimento do sistema penal punitivo O Estado neoliberal e os direitos humanos: A ofensiva contra os direitos sociais e fortalecimento do sistema penal punitivo Parte I DA CRISE DO ESTADO PROVIDÊNCIA AO NEOLIBERALISMO Crise do Estado Providência

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES PB4/4B

ATIVIDADES COMPLEMENTARES PB4/4B COLÉGIO ALMIRANTE TAMANDARÉ Credenc. e autorização de funcionamento do Ens. Fundamental. 2002 Deliberação CEE/MS Nº 10.278, de 19 de dezembro de 2013. Educ. Infantil Aut. Del. CEE/MS Nº 1872 de 04 de fevereiro

Leia mais

UNIDADE 3 Serviço Social e Educação - Atuação profissional; - Serviço Social e os IF S (desafios, dilemas e perspectivas); - Legislações/normativas;

UNIDADE 3 Serviço Social e Educação - Atuação profissional; - Serviço Social e os IF S (desafios, dilemas e perspectivas); - Legislações/normativas; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURIDÍCAS E ECONÔMICAS COLEGIADO DE CURSO DE SERVIÇO SOCIAL Av. Fernando Ferrari s/n - Campus Universitário Goiabeiras 29060-900 Vitória - ES -

Leia mais

NOVA REPÚBLICA E NEOLIBERALISMO

NOVA REPÚBLICA E NEOLIBERALISMO AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos temas expostos. RUBENS RAMIRO Todo exemplo JR (TODOS citado

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR PPGPS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS CR M D

ESTRUTURA CURRICULAR PPGPS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS CR M D ESTRUTURA CURRICULAR PPGPS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS CR M D Nome: Metodologia da Pesquisa Social Professor (a): Vini Rabassa da Silva Ementa: Perspectivas teórico-metodológicas: o método em Marx, Durkheim,

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 5 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 5 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 COLÔNIA PLANO DE CURSO VIVER NO BRASIL *Identificar os agentes de ocupação das bandeiras *Conhecer e valorizar a história da capoeira *Analisar a exploração da Mata Atlântica *Compreender a administração

Leia mais

INTRODUÇÃO LONDON, J. Ao sul da fenda. In: LONDON, J. Contos. São Paulo: Expressão Popular, (p )

INTRODUÇÃO LONDON, J. Ao sul da fenda. In: LONDON, J. Contos. São Paulo: Expressão Popular, (p ) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SÓCIO-ECONÔMICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL 1. Identificação Disciplina: Trabalho e teoria do valor em Marx Créditos: 04 Semestre: 2019/01

Leia mais

XIX. A República Populista

XIX. A República Populista XIX. A República Populista Constituinte de 1946 Polêmica do desenvolvimento; Partido Trabalhista Brasileiro PTB (nacionalismo radical); Partido Social Democrático PSD (desenvolvimentismo); União Democrática

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ HISTÓRIA PRISE - 2ª ETAPA EIXOS TEMÁTICOS: I MUNDOS DO TRABALHO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ HISTÓRIA PRISE - 2ª ETAPA EIXOS TEMÁTICOS: I MUNDOS DO TRABALHO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ HISTÓRIA PRISE - 2ª ETAPA EIXOS TEMÁTICOS: I MUNDOS DO TRABALHO Competências - Identificar e analisar as relações de trabalho compulsório em organizações sociais, culturais

Leia mais

PLANO DE ENSINO - 2S/ FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS

PLANO DE ENSINO - 2S/ FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS PLANO DE ENSINO - 2S/2010 - FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO: CIÊNCIAS ECONÔMICAS TURNO: NOTURNO DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO SÓCIO ECONÔMICO SEMESTRE: 4º N DE CRÉDITOS: 04 CARGA HORÁRIA: 68 HS/AULAS

Leia mais

KARL MARX -Vida, obra e contexto sociopolítico-

KARL MARX -Vida, obra e contexto sociopolítico- KARL MARX -Vida, obra e contexto sociopolítico- Catiele, Denis, Gabriela, Júlia, Nicolas e Vinícius Karl Heinrich Marx Nasceu em 5 de maio de 1818, na cidade de Treves, no sul da Prússia Renana (região

Leia mais

Interpretações do Brasil

Interpretações do Brasil Interpretações do Brasil Bacharelado em Ciências e Humanidades UFABC Versão 2017 Responsável Prof. Arilson Favareto Objetivos do curso O objetivo geral da disciplina é introduzir os alunos no campo de

Leia mais

É a base do desenvolvimento econômico mundial. Ocorre quando há transformação em algum bem, acabado ou semiacabado;

É a base do desenvolvimento econômico mundial. Ocorre quando há transformação em algum bem, acabado ou semiacabado; INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA DAS INDÚSTRIAS 1 Atividade Industrial É a base do desenvolvimento econômico mundial desde o século XVIII; Ocorre quando há transformação em algum bem, acabado ou semiacabado; Séc.

Leia mais

TÍTULO: EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR NO MOVIMENTO OPERÁRIO NO RIO DE JANEIRO SOB A INFLUÊNCIA DO SINDICALISMO REVOLUCIONÁRIO

TÍTULO: EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR NO MOVIMENTO OPERÁRIO NO RIO DE JANEIRO SOB A INFLUÊNCIA DO SINDICALISMO REVOLUCIONÁRIO 16 TÍTULO: EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR NO MOVIMENTO OPERÁRIO NO RIO DE JANEIRO SOB A INFLUÊNCIA DO SINDICALISMO REVOLUCIONÁRIO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA INSTITUIÇÃO:

Leia mais

KARL MARX E A EDUCAÇÃO. Ana Amélia, Fernando, Letícia, Mauro, Vinícius Prof. Neusa Chaves Sociologia da Educação-2016/2

KARL MARX E A EDUCAÇÃO. Ana Amélia, Fernando, Letícia, Mauro, Vinícius Prof. Neusa Chaves Sociologia da Educação-2016/2 KARL MARX E A EDUCAÇÃO Ana Amélia, Fernando, Letícia, Mauro, Vinícius Prof. Neusa Chaves Sociologia da Educação-2016/2 BIOGRAFIA Karl Heinrich Marx (1818-1883), nasceu em Trier, Alemanha e morreu em Londres.

Leia mais

3 º. S I M P Ó S I O M I N E I R O D E ASSISTENTES SOCIAIS T Â N I A MARIA R A M O S D E G. D I N I Z J U N H O D E

3 º. S I M P Ó S I O M I N E I R O D E ASSISTENTES SOCIAIS T Â N I A MARIA R A M O S D E G. D I N I Z J U N H O D E 3 º. S I M P Ó S I O M I N E I R O D E ASSISTENTES SOCIAIS T Â N I A MARIA R A M O S D E G. D I N I Z J U N H O D E 2 0 1 3 PROPOSTA DA EXPOSIÇÃO Problematizar questão urbana e o direito à cidade Construir

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) PROFESSOR: Emiliano Glaydson de Oliveira TURMA: 9º ano DISCIPLINA: História Cap. 1 A Era Vargas Cap. 1 A Segunda Guerra Mundial Cap. 1 A República Liberal Analisar o processo de esgotamento da Primeira

Leia mais

Fundamentos das abordagens recentes do desenvolvimento e das relações Estado e sociedade civil

Fundamentos das abordagens recentes do desenvolvimento e das relações Estado e sociedade civil = Fundamentos das abordagens recentes do desenvolvimento e das relações Estado e sociedade civil Benedito Silva Neto Seminários de Desenvolvimento e Políticas Públicas PPPGDPP/UFFS-CL Introdução Desenvolvimento,

Leia mais

UNIVERSIDADE NACIONAL DE LA PLATA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

UNIVERSIDADE NACIONAL DE LA PLATA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL UNIVERSIDADE NACIONAL DE LA PLATA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL DISCIPLINA: HISTORIA Y TENDENCIAS TEÓRICAS EN EL TRABAJO SOCIAL: LA VERTIENTE MARXISTA Docente: Profa. Dra. Yolanda Guerra

Leia mais

A sociedade e a história têm como base O TRABALHO HUMANO TRABALHO é o intercâmbio (relação) HOMEM E NATUREZA OBJETIVO: produzir e reproduzir as

A sociedade e a história têm como base O TRABALHO HUMANO TRABALHO é o intercâmbio (relação) HOMEM E NATUREZA OBJETIVO: produzir e reproduzir as A sociedade e a história têm como base O TRABALHO HUMANO TRABALHO é o intercâmbio (relação) HOMEM E NATUREZA OBJETIVO: produzir e reproduzir as condições materiais (econômicas) da vida social TODAS AS

Leia mais

Revolução Industrial. Prof. Thiago

Revolução Industrial. Prof. Thiago Revolução Industrial Prof. Thiago Conceito Processo de Transformações econômicas e sociais a partir da aceleração do processo produtivo Consolidação do Modo de Produção Capitalista Evolução Técnica Artesanato

Leia mais

PRIMEIRA REPÚBLICA MOVIMENTO OPERÁRIO ESTADO E IDEOLOGIAS

PRIMEIRA REPÚBLICA MOVIMENTO OPERÁRIO ESTADO E IDEOLOGIAS PRIMEIRA REPÚBLICA MOVIMENTO OPERÁRIO ESTADO E IDEOLOGIAS I)Indústria na Primeira República Havia um pequeno parque industrial O setor industrial era da indústria tradicional: roupas, tecidos, bebidas,

Leia mais

Ou Primeira Revolução Industrial Ou Revolução Industrial Inglesa.

Ou Primeira Revolução Industrial Ou Revolução Industrial Inglesa. Ou Primeira Revolução Industrial Ou Revolução Industrial Inglesa www.historiasdomedeiros.blogspot.com REVOLUÇÃO se dá quando ocorrem mudanças profundas no âmbito econômico, social, político, artístico

Leia mais

Exercícios Fenômenos Sociais

Exercícios Fenômenos Sociais Exercícios Fenômenos Sociais 1. Ao fazer uso da sociologia de Max Weber, podemos afirmar que fenômenos sociais como, por exemplo, a moda, a formação do Estado ou o desenvolvimento da economia capitalista,

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) PROFESSOR: Emiliano Glaydson de Oliveira TURMA: 9º Ano Fund.II DISCIPLINA: História 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA : Cap. 3 - Brasil: República dos coronéis Unidade 2 Intervencionismo e autoritarismo

Leia mais

Prof. Iair ARTESANATO MANUFACTURA PRODUÇÃO INDUSTRIAL FERRA- MENTAS MANUAIS DIVISÃO DO TRABALHO TRABALHO INDIVIDUAL

Prof. Iair ARTESANATO MANUFACTURA PRODUÇÃO INDUSTRIAL FERRA- MENTAS MANUAIS DIVISÃO DO TRABALHO TRABALHO INDIVIDUAL Definição: conjunto de transformações técnicas, económicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela máquina e da manufatura pela fábrica. ARTESANATO

Leia mais

ECSA Escola de de Ciências Sociais Aplicadas

ECSA Escola de de Ciências Sociais Aplicadas Escola de de Ciências Sociais Aplicadas Daniel Albuquerque Rocha Assistente Social, Professora Curso de Serviço Social UNIGRANRIO, Especialista em Serviço Social pela UNIGRANRIO, Mestrando Programa de

Leia mais

Escola de Formação Política Miguel Arraes. Módulo I História da Formação Política Brasileira. Aula 3 O Pensamento Político Brasileiro

Escola de Formação Política Miguel Arraes. Módulo I História da Formação Política Brasileira. Aula 3 O Pensamento Político Brasileiro LINHA DO TEMPO Módulo I História da Formação Política Brasileira Aula 3 O Pensamento Político Brasileiro SEC XV SEC XVIII 1492 A chegada dos espanhóis na América Brasil Colônia (1500-1822) 1500 - A chegada

Leia mais

Outline da carta de Madri de 1998

Outline da carta de Madri de 1998 CLAD - Conselho Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento Outline da carta de Madri de 1998 Este outline foi preparado por Luiz Carlos Bresser- Pereira em 23.2.98 para servir de base para

Leia mais

Revolução Industrial Professor Fernando Benevides

Revolução Industrial Professor Fernando Benevides Revolução Industrial Professor Fernando Benevides REVOLUÇÃO: toda e qualquer transformação radical que atinja drasticamente os mais variados aspectos da vida de uma sociedade. Modo de produção Artesanal

Leia mais

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL I E II

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL I E II REVOLUÇÃO INDUSTRIAL I E II Definição: conjunto de transformações tecnológicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela máquina e da manufatura

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Pró-Reitoria de Graduação PROGRAD - Coordenação de Processos Seletivos COPESE www.ufvjm.edu.br - copese@ufvjm.edu.br UNIVERSIDADE

Leia mais

Os Governos da Nova República

Os Governos da Nova República Os Governos da Nova República Gov. José Sarney - PMDB (1985 1990) crise econômica e Const. De 1988 Gov. Fernando Collor - PRN (1990 1992) início do Neoliberalismo no Brasil (privatizações e abertura econômica),

Leia mais

Conjuntura política: desafios para o avanço da categoria

Conjuntura política: desafios para o avanço da categoria Reunião ampliada da Federação Nacional dos Petroleiros Conjuntura política: desafios para o avanço da categoria Cacau Pereira C L A S S E CONSULTORIA E FORMAÇÃO SINDICAL CENÁRIO ECONÔMICO MUNDIAL 2019

Leia mais

Karl Marx: E AS LUTAS DE CLASSES

Karl Marx: E AS LUTAS DE CLASSES Karl Marx: E AS LUTAS DE CLASSES Pontos que serão tratados nesta aula: Método sociológico de Marx: Materialismo histórico Lutas de classe: Burguesia x proletariado Alienação Ideologia Mais-valia Fetichismo

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA PLANO DE ENSINO SOCIOLOGIA VII: Sociologia da Formação da Sociedade Brasileira CARGA HORÁRIA CURSO Sociologia e

Leia mais