Fundamentos de Sistemas Operacionais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fundamentos de Sistemas Operacionais"

Transcrição

1 Fundamentos de Sistemas Operacionais Aula 4: Programação Concorrente Diego Passos

2 Últimas Aulas

3 Processos Compostos por: Código (programa). Estado (memória, registradores). Em um sistema com multiprogramação: Vários processos residentes em memória. Várias aplicações rodam simultaneamente. "Processo é um programa em execução". Exemplo de um único programa que usa mais de um processo. Função fork().

4 Threads

5 Threads Similares a processos. "Processos leves". Definem uma "linha de execução" em um programa. Sequência de instruções a serem executadas. Diferença entre processo e thread: espaço de endereçamento. Processos diferentes têm espaços de endereçamento diferentes. Threads diferentes (de um mesmo processo) compartilham o mesmo espaço de endereçamento. Memória compartilhada.

6 Threads (mais) Toda thread pertence a um processo. O conceito de thread não existe sem o conceito de processo. Todo processo tem ao menos uma thread. Uma sequência de instruções a serem executadas.

7 Vantagens e Desvantagens Threads são mais "leves". Mudança de contexto entre duas threads do mesmo processo é rápida. Poucas informações de estado para salvar/restaurar. Threads (de um mesmo processo) compartilham memória. Comunicação é mais fácil que entre processos. Porém, uma thread pode interferir na execução da outra. Os erros em uma podem se propagar para as outras. Programas podem ser mais difíceis de depurar.

8 Programação Concorrente

9 Definição Utilização de mais de uma "linha de execução" em um mesmo programa. Vários processos para um único programa. e.g., utilizando a função fork(). Várias threads em um mesmo processo. Ou uma mistura dos dois. Exemplo: Servidor web tem um processo principal que espera conexões dos usuários. Para cada nova conexão, é criado um novo processo (ou thread). Processo (thread) principal volta a esperar por conexões.

10 Programa Paralelo vs. Sequencial Programa Sequencial: Uma única linha de execução. Um processo com uma thread. Programa Paralelo: Múltiplas linhas de execução. Vários processos ou threads. Outro nome para a Programação Concorrente.

11 Objetivos da Programação Concorrente Permite a separação lógica das funcionalidades de um programa. Espera por conexões. Atendimento aos clientes. Simplifica a escrita de alguns programas. Existem programas intrinsecamente paralelos. Melhora a utilização dos processadores modernos. Vários núcleos. Ambientes multiprocessados. Operações de E/S são sobrepostas com processamento.

12 Sobreposição de Operações de E/S Versão Sequencial Versão Paralela (Concorrente)

13 Desvantagens da Programação Concorrente Coordenação dos processos (threads) pode ser complexa. Em termos de programação. Erros "não-intuitivos" ocorrem. Principalmente com threads. É comum fazer suposições inválidas: e.g, processos executam na mesma "velocidade". Condições de erro são difíceis de reproduzir. Depuração de programas paralelos tende a ser mais difícil. Ordem de execução dos processos (threads) é imprevisível.

14 Tipos de Paralelismo Paralelismo Real: Ocorre apenas em máquinas multiprocessadas. Processos (threads) são executados realmente simultaneamente. Paralelismo aparente: Ocorre em maquinas monoprocessadas. Processos (threads) são executados concomitantemente.

15 Especificação de Paralelismo

16 Diferentes Representações Sintaxe de criação de um programa paralelo depende do sistema. Chamadas podem ser ligeiramente (ou extremamente) diferentes em SOs diferentes. Porém, existem tipos "gerais" de especificação de paralelismo.

17 Paralelismo Explícito Paralelismo é descrito explicitamente no programa. Três funcionalidades básicas: Criação de um processo (thread): create_process(). Encerramento de um processo (thread): exit(). Espera pelo encerramento de um processo (thread): wait_process().

18 Paralelismo Explícito (Exemplo) int main() { f1 = create_process(codigo_filho); f2 = create_process(codigo_filho); wait_process(f1); wait_process(f2); } return(0); void codigo_filho() { } printf("alguma coisa\n"); exit();

19 Paralelismo Implícito Programador apenas indica quais "regiões" são paralelizáveis. Compilador é responsável por criar os respectivos processos (threads). Dois comandos básicos: Parbegin (início da região paralela). Parend (fim da região paralela).

20 Paralelismo Implícito (Exemplo) int main() { } Parbegin codigo_filho(); codigo_filho(); Parend return(0); Função codigo_filho() é executada duas vezes. Mas por dois processos (threads) diferentes. void codigo_filho() { } printf("alguma coisa\n"); exit();

21 Paralelismo Implícito vs. Explícito A versão explícita é mais comum. Em geral, as chamadas de sistema são deste tipo. e.g., função fork(). Há algumas linguagens (e compiladores) que implementam o paralelismo implícito. Exemplo: biblioteca OpenMP. Paralelismo implícito é mais simples. Programador não se preocupa com como os processos (threads) são alocados. Paralelismo explícito é mais flexivel. Programador tem total controle sobre os processos (threads).

22 Grafo de Precedência Algumas vezes, é preciso garantir a ordem em que certos eventos ocorrem em um programa paralelo. Exemplo: Garantir que o primeiro processo filho só morra após o início do segundo processo filho. Nem sempre é fácil nas representações implícita e explícita. Envolve a utilização de comunicação entre os processos (threads) filhos.

23 Grafo de Precedência (Exemplo)

24 Compartilhamento de Recursos

25 Recursos Comuns Processos (threads) de um programa paralelo geralmente compartilham recursos. Variáveis. Arquivos. Sockets.... Estes recursos, em geral, estão ligados à comunicação entre processos (threads) do programa paralelo.

26 Compartilhamento de Memória Tipo mais comum de recurso compartilhado. Threads compartilham todo o espaço de endereçamento. Processos podem requisitar do SO uma área de memória compartilhada. Processos (threads) alteram o valor de variáveis compartilhadas para trocar informações. e.g., segundo processo filho pode alterar a variável inicio_filho_2 de 0 para 1 para informar iniciou seu processamento.

27 Produtor-Consumidor Aplicação comum em vários sistemas. Há processos (threads) produtores. Geram dados quaisquer. Há um processo (thread) consumidor. Pega dados dos produtores e realiza alguma operação. Exemplo: servidor impressão. Processos (threads) geram dados a serem impressos. Um único processo é responsável por coletar os dados e realizar a operação de E/S de impressão. Múltiplas impressões podem ser requisitadas simultaneamente.

28 Produtor-Consumidor (Funcionamento) Há uma região de memória compartilhada por todos. Spool de impressão. Em geral, é um Buffer Circular. Ao adicionar um novo elemento, produtor avança o ponteiro do próxima posição livre. Ao coletar um dado, consumidor avança ponteiro da próxima posição livre.

29 Região (Ou Seção) Crítica

30 Definição É um trecho de código de um programa. Especial, pois alguma manipulação de variável compartilhada acontece ali. Em outras palavras: É um trecho de um programa paralelo no qual existe acesso a variáveis compartilhadas entre dois ou mais processos (threads).

31 Importância da Região Crítica A ordem de execução dos processos (threads) é imprevisível. Acessos concorrentes podem causar problemas. Exemplo: Considere 'x' uma variável compartilhada por duas threads. Seu valor inicial é 0 Qual o valor final de 'x'? Thread 1: x = x + 1; Thread 2: x = x + 1;

32 Importância da Região Crítica (mais) O trecho executado pelas threads em assembly se torna: MOVE x, ACC ADD ACC, 1 MOVE ACC, x Suponha que a Thread 1 começa a execução, porém é interrompida imediatamente antes da segunda instrução. A Thread 2 começa sua execução, lendo o valor de 'x' da memória. Valor ainda é 0. Thread 1 foi interrompida antes que pudesse armazenar em memória o novo valor de 'x'. Ao final das execuções, x = 1.

33 Outro Exemplo: Produtor-Consumidor Suponha dois produtores simultâneos. P1 insere "Dado 3" na próxima posição livre. Mas é interrompido antes de atualizar o ponteiro. P2 executa e insere "Dado 4" na posição antiga do ponteiro. "Dado 3" é sobreescrito.

34 Condição de Corrida Problema decorrente da execução simultânea de múltiplos processos na seção crítica. Resultados inesperados (e diferentes) ocorrem. O resultado depende da ordem de execução dos processos (threads). Operações não são atômicas. Como solucionar? Evitar que processos (threads) diferentes possam estar na região crítica simultaneamente. Conhecido como Exclusão Mútua. Tornar operações sobre recursos compartilhados atômicas.

35 Operação Atômica Operação que não pode ser interrompida. Exemplo: a execução de uma única instrução de máquina é atômica. Não há como interromper a operação uma vez que ela tenha sido iniciada. Se a manipulação de uma região compartilhada de memória é atômica, não há condição de corrida.

36 Revisão

37 Para Lembrar Definição de Programação Concorrente. Tipos de paralelismo. Real, aparente. Representações implícita e explícita de paralelismo. Razões para adoção de paralelismo. Ordem de execução de um programa paralelo é imprevisível. Não se pode fazer suposições. Compartilhamento de recursos. Recursos típicos. Razões para compartilhar. O que é região (seção) crítica é qual a sua importância. O que é uma condição de corrida. O que é exclusão mútua. O que é uma operação atômica.

Fundamentos de Sistemas Operacionais

Fundamentos de Sistemas Operacionais Fundamentos de Sistemas Operacionais Aula 5: Exclusão Mútua Diego Passos Última Aula Programação Concorrente Programas compostos por mais de um processo ou thread. Pode trazer benefícios: Simplificar o

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais

Fundamentos de Sistemas Operacionais Fundamentos de Sistemas Operacionais Aula 7: Implementação de Processos e Threads Diego Passos Revisão Programação Concorrente e Multiprogramação SOs modernos permitem diversos processos em memória. Cada

Leia mais

Introdução OpenMP. Nielsen Castelo Damasceno

Introdução OpenMP. Nielsen Castelo Damasceno Introdução OpenMP Nielsen Castelo Damasceno Computação de auto desempenho Processamento Paralelo Memória Distribuída e Compartilhada Modelo de programação OpenMP Métricas de Desempenho Computação de auto

Leia mais

Processos O conceito de processos é fundamental para a implementação de um sistema multiprogramável. De uma maneira geral, um processo pode ser entend

Processos O conceito de processos é fundamental para a implementação de um sistema multiprogramável. De uma maneira geral, um processo pode ser entend Concorrência Nos sistemas Monoprogramáveis somente um programa pode estar em execução por vez, permanecendo o processador dedicado a esta única tarefa. Os recursos como memória, processador e dispositivos

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Introdução Sistemas Operacionais Multithreading (multiprogramação leve) Aula 04 Forma diferente de enxergar a abstração de processo = Conjunto de recursos relacionados endereçamento, arquivos, filhos,

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais

Fundamentos de Sistemas Operacionais Fundamentos de Sistemas Operacionais Aula 12: Revisão para a P1 Diego Passos Capítulo 1 Sistemas Operacionais São programas. Duas funções: Gerenciar os recursos do hardware. Dividir entre os vários processos.

Leia mais

Concorrência em Processos

Concorrência em Processos Concorrência em Processos Anderson L. S. Moreira anderson.moreira@recife.ifpe.edu.br http://dase.ifpe.edu.br/~alsm Baseado nas aulas do professor Alberto Costa Neto da UFS 1 O que fazer com essa apresentação

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Slides adaptados de Prof. Dr. Marcos José Santana, Prof. Dra. Regina Helena Carlucci Santana e Sarita Mazzini Bruschi baseados no livro Sistemas Operacionais Modernos de A. Tanenbaum

Leia mais

Ferramentas para Programação em Processadores Multi-Core

Ferramentas para Programação em Processadores Multi-Core Ferramentas para Programação em Processadores Multi-Core Prof. Dr. Departamento de Informática Universidade Federal de Pelotas Sumário Introdução Arquiteturas multi-core Ferramentas de programação Prática

Leia mais

ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES II AULA 07: PROGRAMANDO COM THREADS EM LINGUAGEM C

ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES II AULA 07: PROGRAMANDO COM THREADS EM LINGUAGEM C ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES II AULA 07: PROGRAMANDO COM THREADS EM LINGUAGEM C Prof. Max Santana Rolemberg Farias max.santana@univasf.edu.br Colegiado de Engenharia de Computação PROGRAMANDO

Leia mais

Notas da Aula 7 - Fundamentos de Sistemas Operacionais

Notas da Aula 7 - Fundamentos de Sistemas Operacionais Notas da Aula 7 - Fundamentos de Sistemas Operacionais 1. Organização de um Processo em Memória Quando um processo é criado, o SO aloca uma porção da memória física da máquina para a criação do espaço

Leia mais

Notas da Aula 4 - Fundamentos de Sistemas Operacionais

Notas da Aula 4 - Fundamentos de Sistemas Operacionais Notas da Aula 4 - Fundamentos de Sistemas Operacionais 1. Threads Threads são linhas de execução dentro de um processo. Quando um processo é criado, ele tem uma única linha de execução, ou thread. Esta

Leia mais

LINGUAGENS LÓGICAS E PROGRAMAÇÃO CONCORRENTE

LINGUAGENS LÓGICAS E PROGRAMAÇÃO CONCORRENTE LINGUAGENS LÓGICAS E PROGRAMAÇÃO CONCORRENTE Adriana Nery Programação lógica Paradigma Predicados Dedutiva) baseado no Cálculo de (Lógica Matemática Exemplo: Zé Carioca é um papagaio. Todo papagaio é uma

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais

Fundamentos de Sistemas Operacionais Fundamentos de Sistemas Operacionais Aula 6: Monitores, Troca de Mensagens e Deadlock Diego Passos Última Aulas Mecanismos de Exclusão Mútua Operações atômicas. Protocolos de controle de acesso. Spin-locks.

Leia mais

Arquitetura de Computadores Sistemas Operacionais II

Arquitetura de Computadores Sistemas Operacionais II Definição de Processo Arquitetura de Computadores Sistemas Operacionais II Processo é o mesmo de Programa? Programa Estrutura estática Instruções + Dados Processo Entidade Ativa Instância de um Programa

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Programação Concorrente Introdução Edson Moreno edson.moreno@pucrs.br http://www.inf.pucrs.br/~emoreno Introdução Programa Seqüencial Representado por apenas um processo Existe apenas

Leia mais

Sistemas Operacionais: Sincronização entre processos

Sistemas Operacionais: Sincronização entre processos Sistemas Operacionais: Sincronização entre processos Sincronização Programa concorrente Executado por diversos processos Acesso concorrente a dados Paralelismo real x Paralelismo aparente Multiprocessadores:

Leia mais

SOP - TADS Threads. Revisão Ultima aula. Programa em execução Cada processo têm sua própria CPU

SOP - TADS Threads. Revisão Ultima aula. Programa em execução Cada processo têm sua própria CPU SOP - TADS Threads Prof. Ricardo José Pfitscher dcc2rjp@joinville.udesc.br Material cedido por: Prof. Rafael Rodrigues Obelheiro Prof. Maurício Aronne Pillon Revisão Ultima aula Processos [1/3] Conceito:

Leia mais

Sincronização e Comunicação entre Processos. Adão de Melo Neto

Sincronização e Comunicação entre Processos. Adão de Melo Neto Sincronização e Comunicação entre Processos Adão de Melo Neto 1 INTRODUÇÃO Em um sistema multitarefa os processos alternam sua execução segundo critérios de escalonamento estabelecidos pelo sistema operacional.

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Introdução 2 a edição Revisão: Fev/2003 Sistemas Operacionais Programação concorrente Capítulo 3 Programa executado por apenas um processo é dito de programa seqüêncial Existe apenas um fluxo de controle

Leia mais

Capítulo 2. Multiprogramação. Conteúdo. Objetivo. Recordando. Recordando. DCA-108 Sistemas Operacionais

Capítulo 2. Multiprogramação. Conteúdo. Objetivo. Recordando. Recordando. DCA-108 Sistemas Operacionais DCA-108 Sistemas Operacionais Capítulo 2 Luiz Affonso Guedes www.dca.ufrn.br/~affonso affonso@dca.ufrn.br Multiprogramação Luiz Affonso Guedes 1 Luiz Affonso Guedes 2 Conteúdo Caracterização de um SO Moderno

Leia mais

INE 5645 PROGRAMAÇÃO PARALELA E DISTRIBUIDA PROVA 2 03/07/2017 ALUNO

INE 5645 PROGRAMAÇÃO PARALELA E DISTRIBUIDA PROVA 2 03/07/2017 ALUNO INE 5645 PROGRAMAÇÃO PARALELA E DISTRIBUIDA PROVA 2 03/07/2017 ALUNO 1. Sockets - Indicar (Verdade/Falso): (a) (Verdade/Falso) A comunicação entre processos consiste em transmitir uma mensagem entre o

Leia mais

SSC0640 Sistemas Operacionais I

SSC0640 Sistemas Operacionais I SSC0640 Sistemas Operacionais I 11ª Aula Threads Profa. Sarita Mazzini Bruschi sarita@icmc.usp.br Slides adaptados de Marcos José Santana / Regina H. C. Santana / Luciana A. F. Martimiano baseados no livro

Leia mais

Computadores e Programação (DCC/UFRJ)

Computadores e Programação (DCC/UFRJ) Computadores e Programação (DCC/UFRJ) Aula 3: 1 2 3 Abstrações do Sistema Operacional Memória virtual Abstração que dá a cada processo a ilusão de que ele possui uso exclusivo da memória principal Todo

Leia mais

08/08/2016. Metodologia de trabalho Sistema de notas Trabalhos Artigos Celulares Presença Entrega de trabalhos Uso de laboratório

08/08/2016. Metodologia de trabalho Sistema de notas Trabalhos Artigos Celulares Presença Entrega de trabalhos Uso de laboratório Prof. Richard Brosler richard.brosler@aedu.com Metodologia de trabalho Sistema de notas Trabalhos Artigos Celulares Presença Entrega de trabalhos Uso de laboratório Introdução à Programação Concorrente

Leia mais

Linguagens de Programação Classificação

Linguagens de Programação Classificação Classificação Classificação A proximidade que a linguagem de programação tem com a humana determina sua classe (o nível): Linguagem de máquina (primeira geração) Linguagem assembly - de montagem (segunda

Leia mais

INE 5645 PROGRAMAÇÃO PARALELA E DISTRIBUIDA PROVA 2 12/06/2017. ALUNO Prof. Bosco

INE 5645 PROGRAMAÇÃO PARALELA E DISTRIBUIDA PROVA 2 12/06/2017. ALUNO Prof. Bosco INE 5645 PROGRAMAÇÃO PARALELA E DISTRIBUIDA PROVA 2 12/06/2017 ALUNO Prof. Bosco 1. Sockets - Indicar (Verdade/Falso): (a) (Verdade/Falso) Sockets são abstrações utilizadas nos protocolos de comunicação

Leia mais

Parte I Multiprocessamento

Parte I Multiprocessamento Sistemas Operacionais I Estrutura dos SO Prof. Gregorio Perez gregorio@uninove.br 2004 Parte I Multiprocessamento Roteiro 1 Multiprocessadores em Sistemas Fortemente Acoplados 1.1 1.2 1.3 Processamento

Leia mais

Aula 6: Comunicação entre processos. Instituto Federal da Bahia INF009 - Sistemas Operacionais Profª Flávia Maristela

Aula 6: Comunicação entre processos. Instituto Federal da Bahia INF009 - Sistemas Operacionais Profª Flávia Maristela Aula 6: Comunicação entre processos Instituto Federal da Bahia INF009 - Sistemas Operacionais Profª Flávia Maristela (-- motivação --) Processos em execução no sistema operacional podem ser: Independentes:

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais 04 Processos Introdução Um sistema de computação quase sempre tem mais atividades a executar que o número de processadores disponíveis. Diferentes tarefas têm necessidades distintas

Leia mais

Threads. Agenda. Threads. Processo. Processo. Processo. Processo. (c) Volnys B. Bernal Versão de 22/3/2012

Threads. Agenda. Threads. Processo. Processo. Processo. Processo. (c) Volnys B. Bernal Versão de 22/3/2012 1 2005-2009 Volnys Bernal 1 2005-2009 Volnys Bernal 2 Agenda Volnys Borges Bernal volnys@lsi.usp.br http://www.lsi.usp.br/~volnys Interface de threads Interfaces de threads de usuário x threads de núcleo

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Introdução Inst tituto de Info ormátic ca - UF FRGS Sistemas Operacionais i Multithreading Aula 04 Necessidade de executar atividades concorrentes, porém cooperantes ou que compartilhem dados endereçamento

Leia mais

Programação concorrente (processos e threads)

Programação concorrente (processos e threads) Programação concorrente (processos e threads) Programação concorrente Por que precisamos dela? Para utilizar o processador completamente Paralelismo entre CPU e dispositivos de I/O Para modelar o paralelismo

Leia mais

AULA 06: PROGRAMAÇÃO EM MÁQUINAS PARALELAS

AULA 06: PROGRAMAÇÃO EM MÁQUINAS PARALELAS ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES II AULA 06: PROGRAMAÇÃO EM MÁQUINAS PARALELAS Prof. Max Santana Rolemberg Farias max.santana@univasf.edu.br Colegiado de Engenharia de Computação PROGRAMAÇÃO PARALELA

Leia mais

INE 5645 PROGRAMAÇÃO PARALELA E DISTRIBUIDA PROVA 2 12/06/2017 ALUNO

INE 5645 PROGRAMAÇÃO PARALELA E DISTRIBUIDA PROVA 2 12/06/2017 ALUNO INE 5645 PROGRAMAÇÃO PARALELA E DISTRIBUIDA PROVA 2 12/06/2017 ALUNO 1. Sockets - Indicar (Verdade/Falso): (a) (Verdade/Falso) Sockets são abstrações utilizadas nos protocolos de comunicação UDP e TCP,

Leia mais

Sistemas Distribuídos Aula 3

Sistemas Distribuídos Aula 3 Sistemas Distribuídos Aula 3 Aula passada Processos IPC Características Ex. sinais, pipes, sockets Aula de hoje Threads Kernel level User level Escalonamento Motivação: Servidor Web Considere Servidor

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS OPERACIONAIS SEMANA 13

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS OPERACIONAIS SEMANA 13 INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS OPERACIONAIS outubro/2013 SEMANA 13 Conceitos sobre s. Visão geral, s de usuário e de, modelos de multiing, ciclo de vida. Exemplos nos sistemas operacionais. 1 - Introdução Thread

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. Fabio Augusto Oliveira

Sistemas Operacionais. Prof. Fabio Augusto Oliveira Sistemas Operacionais Prof. Fabio Augusto Oliveira Threads Um processo representa uma sequência de instruções única, executada paralelamente a outra seqüências de instruções. Um thread é uma maneira de

Leia mais

INE 5645 PROGRAMAÇÃO PARALELA E DISTRIBUIDA PROVA 2 03/07/2017 ALUNO

INE 5645 PROGRAMAÇÃO PARALELA E DISTRIBUIDA PROVA 2 03/07/2017 ALUNO INE 5645 PROGRAMAÇÃO PARALELA E DISTRIBUIDA PROVA 2 03/07/2017 ALUNO 1. Sockets - Indicar (Verdade/Falso): (a) (Verdade/Falso) A comunicação entre processos consiste em transmitir uma mensagem entre o

Leia mais

Exercícios Cap I. 1.1, 1.2, 1.3 (somente letras (a), (b) e (c)) , 1.8 e 1.12 IC - UFF

Exercícios Cap I. 1.1, 1.2, 1.3 (somente letras (a), (b) e (c)) , 1.8 e 1.12 IC - UFF Exercícios Cap I 1.1, 1.2, 1.3 (somente letras (a), (b) e (c)) 1.5 1.7, 1.8 e 1.12 Sistemas Operacionais Visão geral e evolução dos SOs Sistema Operacional? Um programa que controla a execução dos programas

Leia mais

OpenMP: Variáveis de Ambiente

OpenMP: Variáveis de Ambiente Treinamento OpenMP C/C++ 1 TREINAMENTO OpenMP C/C++ Módulo 1 Computação de Alto Desempenho Módulo 2 OpenMP: Construtores Paralelos Módulo 3 OpenMP: Diretivas de sincronização Módulo 4 OpenMP: Funções de

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Aula 9 Threads Prof.: Edilberto M. Silva http://www.edilms.eti.br Baseado no material disponibilizado por: SO - Prof. Edilberto Silva Prof. José Juan Espantoso Threads Uma thread

Leia mais

Programação Concorrente

Programação Concorrente INE 5410 Programação Concorrente Professor: Lau Cheuk Lung (turma A) INE UFSC lau.lung@inf.ufsc.br Conteúdo Programático 1. 2. Programação Concorrente 3. Sincronização 1. Condição de corrida, região critica

Leia mais

Sistemas de Informação. Sistemas Operacionais

Sistemas de Informação. Sistemas Operacionais Sistemas de Informação Sistemas Operacionais PROCESSOS E THREADS PARTE I SUMÁRIO 2. PROCESSO: 2.1 Introdução; 2.2 Estrutura do Processo; 2.3 Estados do Processo; 2.4 Mudanças de Estado do Processo; 2.5

Leia mais

Programação de Alto Desempenho - 2. Prof: Carla Osthoff

Programação de Alto Desempenho - 2. Prof: Carla Osthoff Programação de Alto Desempenho - 2 Prof: Carla Osthoff E-mail: osthoff@lncc.br 3- Modelos de programação paralela Shared Memory/Threads Posix Win32 treads OpenMP Message Passing MPI Data Parallel OpenCL/Cuda

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO Bacharelado em Sistemas de Informação. Processamento Paralelo Threads. Aluno: Wagner Palacio

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO Bacharelado em Sistemas de Informação. Processamento Paralelo Threads. Aluno: Wagner Palacio UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO Bacharelado em Sistemas de Informação Processamento Paralelo Threads Aluno: Wagner Palacio Turma: 3º período Professor: Giordano Cabral Recife, 29 de maio de 2012

Leia mais

Revisão Ultima aula [1/2]

Revisão Ultima aula [1/2] SOP - TADS Comunicação Interprocessos IPC Prof. Ricardo José Pfitscher dcc2rjp@joinville.udesc.br Material cedido por: Prof. Rafael Rodrigues Obelheiro Prof. Maurício Aronne Pillon Revisão Ultima aula

Leia mais

Programação Paralela e Distribuída

Programação Paralela e Distribuída INE 5645 Programação Paralela e Distribuída Professor: Lau Cheuk Lung (turma A) INE UFSC lau.lung@inf.ufsc.br Conteúdo Programático 1. Introdução 2. Programação Paralela 3. Controle de Concorrência 4.

Leia mais

LabSO Gerência de Processos. Processos. Porque eu preciso entender este assunto?

LabSO Gerência de Processos. Processos. Porque eu preciso entender este assunto? LabSO Gerência de AULA 3 Flávia Maristela (flavia@flaviamaristela.com) Romildo Martins (romildo@romildo.net) Porque eu preciso entender este assunto? Para entender como um computador consegue executar

Leia mais

INE 5645 PROGRAMAÇÃO PARALELA E DISTRIBUIDA PROVA 2 12/06/2017 ALUNO

INE 5645 PROGRAMAÇÃO PARALELA E DISTRIBUIDA PROVA 2 12/06/2017 ALUNO INE 5645 PROGRAMAÇÃO PARALELA E DISTRIBUIDA PROVA 2 12/06/2017 ALUNO 1. Sockets - Indicar (Verdade/Falso): (a) (Verdade/Falso) Sockets são abstrações utilizadas nos protocolos de comunicação UDP e TCP,

Leia mais

AULA 03: PROCESSAMENTO PARALELO: MULTIPROCESSADORES

AULA 03: PROCESSAMENTO PARALELO: MULTIPROCESSADORES ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES II AULA 03: PROCESSAMENTO PARALELO: MULTIPROCESSADORES Prof. Max Santana Rolemberg Farias max.santana@univasf.edu.br Colegiado de Engenharia de Computação MULTIPROCESSADORES

Leia mais

SOP - TADS Processos. Revisão Ultima aula

SOP - TADS Processos. Revisão Ultima aula SOP - TADS Processos Prof. Ricardo José Pfitscher dcc2rjp@joinville.udesc.br Material cedido por: Prof. Rafael Rodrigues Obelheiro Prof. Maurício Aronne Pillon Revisão Ultima aula Revisão de hardware Processador

Leia mais

Sistemas de Informação. Sistemas Operacionais

Sistemas de Informação. Sistemas Operacionais Sistemas de Informação Sistemas Operacionais PROCESSOS E THREADS PARTE II SUMÁRIO 3. THREAD: 3.1 Introdução; 3.2 Ambiente Monothread; 3.3 Ambiente Multithread; 3.4 Arquitetura e Implementação; 3.5 Modelos

Leia mais

Conceitos básicos e serviços dos Sistemas Operacionais

Conceitos básicos e serviços dos Sistemas Operacionais Conceitos básicos e serviços dos Sistemas Operacionais Prof. Marcos Ribeiro Quinet de Andrade Instituto de Ciência e Tecnologia - ICT Universidade Federal Fluminense - UFF Tipos de serviços do S.O. Um

Leia mais

AULA Nº 08 SISTEMAS OPERACIONAIS. Threads

AULA Nº 08 SISTEMAS OPERACIONAIS. Threads AULA Nº 08 SISTEMAS OPERACIONAIS Threads Contextualizando Na aula passada Sincronização de Processos Aula de hoje Threads O Modelo de Processo 1) Utilizado para agrupar recursos 2) Um espaço de endereço

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais

Fundamentos de Sistemas Operacionais Fundamentos de Sistemas Operacionais Aula 1: Introdução e Conceitos Diego Passos Informações Básicas Horário: terças e quintas, 16h. Salas: 442/235 Contato: Por e-mail: dpassos@ic.uff.br Pela página: http://www.midiacom.uff.br/~diego/sisop/

Leia mais

Sistemas Operacionais. BSI / UAB 2013 Hélio Crestana Guardia

Sistemas Operacionais. BSI / UAB 2013 Hélio Crestana Guardia Sistemas Operacionais BSI / UAB 2013 Hélio Crestana Guardia Visão do SO SO: camada de software, executado diretamente sobre o hardware (físico ou virtual) Permite que hardware seja usado de forma eficiente

Leia mais

SISTEMAS EMBARCADOS. Programação Concorrente e CMSIS RTOS. Prof. André Schneider de Oliveira

SISTEMAS EMBARCADOS. Programação Concorrente e CMSIS RTOS. Prof. André Schneider de Oliveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Departamento Acadêmico de Eletrônica (DAELN) SISTEMAS EMBARCADOS Programação Concorrente e CMSIS RTOS Prof. André Schneider de Oliveira andreoliveira@u6pr.edu.br

Leia mais

Sistemas Operacionais Aula 3

Sistemas Operacionais Aula 3 Sistemas Operacionais Aula 3 Anderson L. S. Moreira anderson.moreira@recife.ifpe.edu.br http://dase.ifpe.edu.br/~alsm Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Informação Recife - PE O que fazer

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO EM INFORMÁTICA SISTEMAS OPERACIONAIS I 1 0 SEM/05 Teste 1 Unidade I DURAÇÃO: 50 MINUTOS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO EM INFORMÁTICA SISTEMAS OPERACIONAIS I 1 0 SEM/05 Teste 1 Unidade I DURAÇÃO: 50 MINUTOS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO EM INFORMÁTICA SISTEMAS OPERACIONAIS I 1 0 SEM/05 Teste 1 Unidade I DURAÇÃO: 50 MINUTOS Aluno: GABARITO Escore: 1 a Questão (30) Assinale a(s) resposta(s)

Leia mais

Sistemas Operacionais Processos. Carlos Ferraz Jorge Cavalcanti Fonsêca

Sistemas Operacionais Processos. Carlos Ferraz Jorge Cavalcanti Fonsêca Sistemas Operacionais Processos Carlos Ferraz (cagf@cin.ufpe.br) Jorge Cavalcanti Fonsêca (jcbf@cin.ufpe.br) Copyright Carlos Ferraz Processo Conceito: Um programa em execução 1. Ao digitar hello, os caracteres

Leia mais

Redes de Computadores. INF201 - Fundamentos de Sistemas Operacionais - 2º Período

Redes de Computadores. INF201 - Fundamentos de Sistemas Operacionais - 2º Período Redes de Computadores INF201 - Fundamentos de Sistemas Operacionais - 2º Período PARTE II: PROCESSOS E THREADS SUMÁRIO 5. PROCESSO: 5.1 Introdução; 5.2 Estrutura do Processo; 5.3 Estados do Processo; 5.4

Leia mais

Introdução a Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto

Introdução a Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto Introdução a Sistemas Operacionais Adão de Melo Neto 41 Definição de SO Sistema Operacional É um conjunto de rotinas (programa) executado pelo processador que controla o funcionamento do computador como

Leia mais

Sistemas Operacionais. Processos e Threads

Sistemas Operacionais. Processos e Threads Sistemas Operacionais Processos e Threads Sumário 1. Introdução 2. Estrutura do Processo 1. Contexto de Hardware 2. Contexto de Software 3. Espaço de Endereçamento 3. Estados 1. Mudanças de Estado 2. Criação

Leia mais

Paralelismo em Computadores com Tecnologia Multicore

Paralelismo em Computadores com Tecnologia Multicore IFRN - Pau dos Ferros Pau dos Ferros/RN, 25 de fevereiro de 2016 O minicurso Descrição: Para se utilizar os vários núcleos de processamento disponíveis nos computadores atuais de forma eficiente, faz necessário

Leia mais

Sistemas Distribuídos Aula 7

Sistemas Distribuídos Aula 7 Sistemas Distribuídos Aula 7 Aula passada Atomicidade Test-and-set Locks revisitado Semáforos Dois problemas Aula de hoje Limitação dos semáforos Monitores Variáveis de condição Semântica do signal Sincronização

Leia mais

Fundamentos da Informática Aula 03 - Sistemas operacionais: Software em segundo plano Exercícios Professor: Danilo Giacobo

Fundamentos da Informática Aula 03 - Sistemas operacionais: Software em segundo plano Exercícios Professor: Danilo Giacobo Fundamentos da Informática Aula 03 - Sistemas operacionais: Software em segundo plano Exercícios Professor: Danilo Giacobo Múltipla escolha 1. Em que consiste um sistema operacional: a. Um conjunto de

Leia mais

Threads ou Processos Leves

Threads ou Processos Leves Threads ou Processos Leves Sistemas Operacionais Tradicionais Sistemas com Multithreading Legenda: processo thread Contador de programa Threads Processos que compartilham espaço de endereçamento: P1 threads

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS. Aula 12 - Threads e Concorrência em Java

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS. Aula 12 - Threads e Concorrência em Java Aula 12 - Threads e Concorrência em Java Conteúdo Programático desta aula Aplicar os conceitos e threads, processos concorrentes e sincronização em pequenos programas. Aplicar e verificar os conceitos

Leia mais

Aula 2: Tipos de Sistemas Operacionais. Instituto Federal da Bahia Campus Salvador INF009 - Sistemas Operacionais Profª Flávia Maristela

Aula 2: Tipos de Sistemas Operacionais. Instituto Federal da Bahia Campus Salvador INF009 - Sistemas Operacionais Profª Flávia Maristela Aula 2: Tipos de Sistemas Operacionais Instituto Federal da Bahia Campus Salvador INF009 - Sistemas Operacionais Profª Flávia Maristela O que veremos nesta aula? Principais tipos de sistemas operacionais

Leia mais

Introdução Aplicações Concorrentes Especificação de Concorrência em Programas Problemas de Compartilhamento de Recursos Exclusão Mútua Sincronização

Introdução Aplicações Concorrentes Especificação de Concorrência em Programas Problemas de Compartilhamento de Recursos Exclusão Mútua Sincronização Sincronização e Comunicação entre Processos Introdução Aplicações Concorrentes Especificação de Concorrência em Programas Problemas de Compartilhamento de Recursos Exclusão Mútua Sincronização Condicional

Leia mais

SSC PROGRAMAÇÃO CONCORRENTE. Aula 06 Modelos de Programação Prof. Jó Ueyama e Julio Cezar Estrella

SSC PROGRAMAÇÃO CONCORRENTE. Aula 06 Modelos de Programação Prof. Jó Ueyama e Julio Cezar Estrella SSC- 0143 PROGRAMAÇÃO CONCORRENTE Aula 06 Modelos de Programação Prof. Jó Ueyama e Julio Cezar Estrella Créditos Os slides integrantes deste material foram construídos a par4r dos conteúdos relacionados

Leia mais

Estrutura dos Sistemas Operacionais. Sérgio Portari Júnior

Estrutura dos Sistemas Operacionais. Sérgio Portari Júnior Estrutura dos Sistemas Operacionais Sérgio Portari Júnior - 2016 1 Sistema Operacional - Formas de acessar o KERNEL do SISTEMA OPERACIONAL (SO) - A linguagem de comandos faz parte do SO O Sistema Operacional

Leia mais

Programação Concorrente e Paralela. Noemi Rodriguez

Programação Concorrente e Paralela. Noemi Rodriguez 2013 Objetivos princípios e técnicas de programação concorrente multiprocessadores memória compartilhada troca de mensagens obs: diferentes níveis de abstração! que princípios e técnicas são esses? notações

Leia mais

Introdução à Computação: Sistemas de Computação

Introdução à Computação: Sistemas de Computação Introdução à Computação: Sistemas de Computação Beatriz F. M. Souza (bfmartins@inf.ufes.br) http://inf.ufes.br/~bfmartins/ Computer Science Department Federal University of Espírito Santo (Ufes), Vitória,

Leia mais

Relatório Experimento 5 Sistemas Operacionais 1 Turma 3 Grupo 8

Relatório Experimento 5 Sistemas Operacionais 1 Turma 3 Grupo 8 Relatório Experimento 5 Sistemas Operacionais 1 Turma 3 Grupo 8 Professor Tobar Bruno de André Mazzoco RA:02150522 César Henrique Kallas RA: 02099224 Introdução O experimento visa entender o que são threads,

Leia mais

Modelos para Concorrência

Modelos para Concorrência Modelos para Concorrência Modelos para descrição de concorrência Programa Interdisciplinar de Pós Graduação em Computação Aplicada Universidade do Vale do Rio dos Sinos Gerson Cavalheiro Processamento

Leia mais

Aula 1: Apresentação do Curso

Aula 1: Apresentação do Curso Aula 1: Apresentação do Curso Diego Passos Universidade Federal Fluminense Fundamentos de Arquiteturas de Computadores Diego Passos (UFF) Apresentação do Curso FAC 1 / 30 Estrutura da Disciplina Diego

Leia mais

Processos e Threads e em sistemas distribuídos. Prof. Me. Hélio Esperidião

Processos e Threads e em sistemas distribuídos. Prof. Me. Hélio Esperidião Processos e Threads e em sistemas distribuídos. Prof. Me. Hélio Esperidião Processos Sistemas operacionais modernos criam vários processadores virtuais, cada um para executar um programa. Para monitorar

Leia mais

Multiprogramação leve em arquiteturas multi-core

Multiprogramação leve em arquiteturas multi-core Multiprogramação leve em arquiteturas multi-core Prof. Dr. Departamento de Informática Universidade Federal de Pelotas Sumário Arquiteturas multi-core Programação multithread Ferramentas de programação

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Processos - Parte 1 Prof. Dr. Fábio Rodrigues de la Rocha (Processos - Parte 1) 1 / 46 Um aspecto importante no estudo sobre sistemas operacionais é o gerenciamento de processos.

Leia mais

Técnicas Avançadas de Programação

Técnicas Avançadas de Programação Sumário Técnicas Avançadas de Programação Prof. João Marcos M. da Silva Departamento de Engenharia de Telecomunicações Escola de Engenharia Universidade Federal Fluminense Agosto de 2011 Prof. João Marcos

Leia mais

Sistemas Distribuídos e Paralelos

Sistemas Distribuídos e Paralelos Sistemas Distribuídos e Paralelos Aula #6: Programação paralela em sistemas de memória compartilhada. ISUTIC - 2016 Eng. Alexander Rodríguez Bonet Aula de hoje Regiões paralelas. Cláusulas de âmbito. Partilha

Leia mais

Informática I. Aula /09/2006 1

Informática I. Aula /09/2006 1 Informática I Aula 3 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ 06/09/2006 1 Ementa Histórico dos Computadores Noções de Hardware e Software Microprocessadores Sistemas Numéricos e Representação de Dados

Leia mais

Introdução à OpenMP (Dia 1) Prof. Guido Araujo

Introdução à OpenMP (Dia 1) Prof. Guido Araujo Introdução à OpenMP (Dia ) Prof. Guido Araujo www.ic.unicamp.br/~guido Roteiro Escrevendo programas usando OpenMP Usando OpenMP para paralelizar laços seriais com pequenas mudanças no código fonte Explorar

Leia mais

08/02/2017. Metodologia de trabalho Sistema de notas Trabalhos Artigos Celulares Presença Entrega de trabalhos Uso de laboratório

08/02/2017. Metodologia de trabalho Sistema de notas Trabalhos Artigos Celulares Presença Entrega de trabalhos Uso de laboratório Prof. Richard Brosler richard.brosler@aedu.com http://www.brosler.pro.br Metodologia de trabalho Sistema de notas Trabalhos Artigos Celulares Presença Entrega de trabalhos Uso de laboratório Introdução

Leia mais

Linguagens de Programação

Linguagens de Programação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Linguagens de Programação DCA0800 - Algoritmos e Lógica de Programação Heitor Medeiros 1 Tópicos da aula

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Prof. Fabio Augusto Oliveira Processos O processador é projetado apenas para executar instruções, não sendo capaz de distinguir qual programa se encontra em execução. A gerência de

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Slides adaptados de Prof. Dr. Marcos José Santana e Prof. Dra. Regina Helena Carlucci Santana baseados no livro Sistemas Operacionais Modernos de A. Tanenbaum Tipos e Estrutura System

Leia mais

Programação Estruturada Aula - Introdução a Linguagem C

Programação Estruturada Aula - Introdução a Linguagem C Programação Estruturada Aula - Introdução a Linguagem C Prof. Flávio Barros flavioifma@gmail.com www.flaviobarros.com.br 2 HISTÓRICO DA LINGUAGEM C HISTÓRICO DA LINGUAGEM C Como tudo iniciou... C iniciou

Leia mais

Bibliografia. OpenMP. Disponibilidade de OpenMP. Abordagem SPMD. Nicolas Maillard

Bibliografia. OpenMP. Disponibilidade de OpenMP. Abordagem SPMD. Nicolas Maillard Bibliografia Nicolas Maillard nicolas@inf.ufrgs.br Instituto de Informática Universidade Federal do Rio Grande do Sul home-page: http://www.openmp.org/presentations Parallel Programming in. R. Chandra

Leia mais

Sistemas Operacionais. Universidade Federal de Minas Gerais. Aula 2. Gerência de Processos

Sistemas Operacionais. Universidade Federal de Minas Gerais. Aula 2. Gerência de Processos Aula 2 Gerência de Processos Gerência de Processos O que são Processos e Threads? Porque são necessários? Como são implementados? Como são controlados? Escalonamento Referências: Capítulo 4: 4.1 a 4.5

Leia mais

Processos. Adão de Melo Neto

Processos. Adão de Melo Neto Processos Adão de Melo Neto 1 Processos Introdução Para se poder controlar o uso concorrente (ao mesmo tempo) do processador, da memória e dos dispositivos de E/S, um programa deve sempre estar sempre

Leia mais

Sistema Operacional. Prof. Leonardo Barreto Campos. 1/30

Sistema Operacional. Prof. Leonardo Barreto Campos.   1/30 Sistema Operacional Prof. Leonardo Barreto Campos 1/30 Sumário Introdução Middleware e SO de Rede SO de Rede Processos e Threads Leitura Complementar Bibliografia 2/30 Introdução A tarefa de qualquer sistema

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Processamento Paralelo

Arquitetura de Computadores. Processamento Paralelo Arquitetura de Computadores Processamento Paralelo 1 Multiprogramação e Multiprocessamento Múltiplas organizações de computadores Single instruction, single data stream - SISD Single instruction, multiple

Leia mais

Carlos Eduardo Batista Centro de Informática - UFPB

Carlos Eduardo Batista Centro de Informática - UFPB Carlos Eduardo Batista Centro de Informática - UFPB bidu@ci.ufpb.br Motivação Arquitetura de computadores modernos Desafios da programação concorrente Definição de concorrência Correr junto Disputa por

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais

Fundamentos de Sistemas Operacionais Fundamentos de Sistemas Operacionais Aula 6 Gerenciamento de Memória Prof. Galvez Considerações Gerais Multiprogramação implica em manter-se vários processos em memória Memória necessita ser alocada de

Leia mais

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS PROCESSOS. Slides cedidos pela professora Aline Nascimento

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS PROCESSOS. Slides cedidos pela professora Aline Nascimento SISTEMAS DISTRIBUÍDOS PROCESSOS Slides cedidos pela professora Aline Nascimento INTRODUÇÃO Diferentes tipos de processos desempenham papel crucial em sistemas distribuídos. O conceito de um processo é

Leia mais

LabSO Gerência de Processos. Retrospectiva da aula passada... Na aula passada... Na aula passada...

LabSO Gerência de Processos. Retrospectiva da aula passada... Na aula passada... Na aula passada... LabSO Gerência de Processos Retrospectiva da aula passada... AULA 4 Flávia Maristela (flavia@flaviamaristela.com) Romildo Martins (romildo@romildo.net) Na aula passada... Processos Estados do processo

Leia mais