Uma das maiores dificuldade de se conversar sobre família reside no fato de termos de tocar em algumas áreas profundamente delicadas.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Uma das maiores dificuldade de se conversar sobre família reside no fato de termos de tocar em algumas áreas profundamente delicadas."

Transcrição

1

2 Introdução: Uma das maiores dificuldade de se conversar sobre família reside no fato de termos de tocar em algumas áreas profundamente delicadas. Contudo, a dor de conversarmos sobre alguns desses temas pode dar origem ao prazer de termos numa família harmoniosa e feliz.

3 Adão Carlos do Nascimento: Livro: Oficina de Casamento Não existe casamento tão ruim que não possa ser consertado. Não existe casamento tão bom que não possa ser melhorado. Não existe família tão ruim que não possa ser consertada. Não existe família tão boa que não possa ser melhorada.

4 Um resgate histórico: No início da modernidade uma promessa positivista fez convergir todas as esperanças e expectativas sociais: a promessa de que a ordem geraria o progresso. A crença nesta promessa fez com que a sociedade atribuísse um enorme valor a todo e qualquer tipo de instituição, bem como às suas regras e procedimentos.

5 Um resgate histórico: Como a promessa da modernidade não foi cumprida, uma verdadeira aversão pelas instituições tem crescido e caracterizado o que chamamos de pós-modernidade. Na pós-modernidade, uma das instituições que mais tem sido alvo dos ataques sociais é a da família. E por conta disso, os seus sinais de desgaste tem se tornado evidentes.

6 Sinais do desgaste da instituição familiar: ü A diminuição do interesse pela oficialização do casamento. ü O adiamento da paternidade pelo desejo de aproveitar a vida. ü O inversão dos papéis dentro do contexto familiar.

7 Sinais do desgaste da instituição familiar: ü O aumento do número e prematuridade dos divórcios. ü A consolidação da angústia na criação dos filhos pós divórcio. ü O surgimento de uma nova configuração: a família mosaico.

8 Palestra 1: Atualizando o Sistema. Sobre a melhor configuração familiar.

9 Por que devemos atualizar o sistema? A atualização do sistema operacional é um dos recursos mais importantes, para o bom funcionamento dos nossos computadores. Tão importante quanto o ato de atualizar o sistema é o discernimento de baixa-lo através de um link absolutamente reconhecido e seguro.

10 1 Timóteo 5 1. Não repreenda asperamente ao homem idoso, mas exorte-o como se ele fosse seu pai; trate os jovens como a irmãos; 2. as mulheres idosas, como a mães; e as moças, como a irmãs, com toda a pureza. 3. Trate adequadamente as viúvas que são realmente necessitadas.

11 1 Timóteo 5 4. Mas se uma viúva tem filhos ou netos, que estes aprendam primeiramente a colocar a sua religião em prática, cuidando de sua própria família e retribuindo o bem recebido de seus pais e avós, pois isso agrada a Deus. 5. A viúva realmente necessitada e desamparada põe sua esperança em Deus e persiste dia e noite em oração e em súplica.

12 1 Timóteo 5 6. Mas a que vive para os prazeres, ainda que esteja viva, está morta. 7. Dê-lhes estas ordens para que sejam irrepreensíveis. 8. Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente. 9. Nenhuma mulher deve ser inscrita na lista de viúvas, a não ser que tenha mais de sessenta anos de idade, tenha sido fiel a seu marido.

13 1 Timóteo e seja bem conhecida por suas boas obras, tais como criar filhos, ser hospitaleira, lavar os pés dos santos, socorrer os atribulados e dedicar-se a todo tipo de boa obra. 11. Não inclua nessa lista as viúvas mais jovens, pois, quando os seus desejos sensuais superam a sua dedicação a Cristo, querem se casar. 12. Assim, elas trazem condenação sobre si, por haverem rompido seu primeiro compromisso.

14 1 Timóteo Além disso, aprendem a ficar ociosas, andando de casa em casa; e não se tornam apenas ociosas, mas também fofoqueiras e indiscretas, falando coisas que não devem. 14. Portanto, aconselho que as viúvas mais jovens se casem, tenham filhos, administrem suas casas e não dêem ao inimigo nenhum motivo para maledicência. 15. Algumas, na verdade, já se desviaram, para seguir a Satanás.

15 1 Timóteo Se alguma mulher crente tem viúvas em sua família, deve ajudá-las. Não seja a igreja sobrecarregada com elas, a fim de que as viúvas realmente necessitadas sejam auxiliadas.

16 Conhecendo o contexto desta passagem bíblica: O apóstolo Paulo havia deixado o jovem pastor na igreja de Éfeso com o propósito de pastoreá-la. Para isto, apresenta uma série de recomendações usando como pano de fundo a dinâmica familiar. Essas recomendações contém as dicas sobre a melhor configuração familiar na perspectiva de Deus.

17 A atualização do sistema operacional da família, requer: 1 Um up date de comunicação. Não repreenda asperamente ao homem idoso, mas exorte-o como se ele fosse seu pai; trate os jovens como a irmãos; as mulheres idosas, como a mães; e as moças, como a irmãs, com toda a pureza. (v.1-2)

18 Um up date de comunicação familiar: a) Passa pelo abandono da palavra áspera. Não repreenda asperamente ao homem idoso... (v.1) b) Passa pela preservação da palavra respeitosa....mas exorte-o como se ele fosse seu pai... (v.1) c) Passa pela rejeição da palavra mentirosa....e as moças, como a irmãs, com toda a pureza. (v.2)

19 Efésios 5:19 Não se embriaguem com o vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito, falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais... Linguagem Afetiva (Do coração) Linguagem Descritiva (Do coração) Linguagem Motivacional (Do coração)

20 A atualização do sistema operacional da família, requer: 2 Um up date de tratamento. Trate adequadamente as viúvas que são realmente necessitadas... filhos ou netos... aprendam... a colocar a sua religião em prática...se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente. (v.4 e 8)

21 Um up date de tratamento familiar: a) Passa pela atenção às necessidades do outro. Trate adequadamente as viúvas... Necessitadas... (v.4) b) Passa por um espírito de serviço sacrificial. Se alguém não cuida de seus parentes... negou a fé... (v.8) c) Passa por uma devocionalidade minuciosa. aprendam... a colocar a sua religião em prática... (v.4)

22 Pr. John Pipper e seu pedido de recesso Pedi aos presbíteros considerar esse recesso devido a um crescente sentir no meu interior de que minha alma, meu casamento, minha família e o padrão que tenho levado no ministério necessitam de uma revisão de parte do E. Santo. Pessoalmente, vejo esses próximos meses como uma espécie de recomeço do que espero que sejam os 5 anos mais humildes, felizes e frutíferos dos 35 anos que estamos em Bethlehem e dos 46 de casamento... Eu amo vocês e prometo orar por vocês todos os dias.

23 A atualização do sistema operacional da família, requer: 3 Um up date de fidelidade. Nenhuma mulher deve ser inscrita na lista de viúvas, a não ser que tenha mais de sessenta anos de idade, tenha sido fiel a seu marido. (v.9)

24 Tipos de infidelidade conjugal (John Gottman) a) Comprometimento parcial: quando o cônjuge flerta com outros e se mantém aberto ao mercado. b) Desinteresse sexual: quando há o abandono da tentativa de reavivar o desejo pelo outro. c) Intimidade sem sexo: quando há intimidade com uma terceira pessoa sem que o cônjuge fique sabendo.

25 Tipos de infidelidade conjugal (John Gottman) d) Desrespeito: quando não há preocupação em ser gentil, e predominam a grosseria e a indiferença. e) Mentira: quando exausto de discutir o cônjuge passa a mentir com o propósito de ficar em paz. f) Egoísmo: quando o cônjuge só se preocupa com as suas próprias necessidades.

26 Tipos de infidelidade conjugal (John Gottman) g) Alianças contra o parceiro: quando o parceiro se junta a uma outra pessoa (parente ou não) para criticar o cônjuge. h) Injustiça: quando as decisões deixam de ser tomadas de comum acordo, predominando o lado mais forte. i) Ausência e frieza: quando o cônjuge não detecta a as necessidades do parceiro nem se esforça para isto.

27 Tipos de infidelidade conjugal (John Gottman) g) Rompimento de promessas: quando um dos cônjuges quebra um pacto (como o de guardar p.e. o de dinheiro).

28 A atualização do sistema operacional da família, requer: 4 Um up date de maturidade. E seja bem conhecida por suas boas obras, tais como criar filhos, ser hospitaleira, lavar os pés dos santos, socorrer os atribulados e dedicar-se a todo tipo de boa obra. (v.10)

29 Um up date de maturidade pessoal: a) Passa pela substituição das cláusulas de proteção da individualidade pelas cláusulas de edificação da família. b) Passa pela substituição do tão estimado direito de ser feliz pela vocação de viver para fazer o outro feliz. c) Passa pela substituição da busca pela compatibilidade ideal pela crença na importância da unidade na diversidade.

30 A atualização do sistema operacional da família, requer: 5 Um up date de espiritualidade. A viúva realmente necessitada e desamparada põe sua esperança em Deus e persiste dia e noite em oração e em súplica. (v.5)

31 Um up date de espiritualidade pessoal: a) Passa pela rejeição da tentação de fazer dos membros da família o meu próprio Deus. b) Passa pela prática de colocar as necessidades familiares regularmente aos pés de Deus. c) Passa pelo o exercício regular das práticas espirituais, no âmbito pessoal e coletivo.

32 Diante do que conversamos hoje: Faça uma avaliação criteriosa a respeito da sua postura familiar e arrependa-se dos seus pecados. Aproprie-se do perdão de Jesus e clame por uma intervenção transformadora dele em sua vida. Elabore uma agenda de oração por sua família contendo suas preocupações, medos e aspirações.

SEMANA 18 UMA IGREJA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO BASEADO NA MEDITAÇÃO DO DIA 04/05/2019 Atos

SEMANA 18 UMA IGREJA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO BASEADO NA MEDITAÇÃO DO DIA 04/05/2019 Atos SEMANA 18 UMA IGREJA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO BASEADO NA MEDITAÇÃO DO DIA 04/05/2019 Atos 4.31-37 Quebra-gelo (5min): Para você, o que significa ser cheio do Espírito Santo? bíblico e a meditação do dia

Leia mais

1 Pedro A SUBMISSÃO NO LAR

1 Pedro A SUBMISSÃO NO LAR EBD 1 Pedro 3.1-7 A SUBMISSÃO NO LAR 21.04.2019 Miguel Horvath TEXTO BÁSICO : 1 Pedro 3.1-7 Da mesma forma, vocês, esposas, sujeitem-se à autoridade de seu marido. Assim, mesmo que ele se recuse a obedecer

Leia mais

Pastoreando a Família Pastoral - cuidado com os/as filhos/as. Rev. Marcos Antonio Garcia

Pastoreando a Família Pastoral - cuidado com os/as filhos/as. Rev. Marcos Antonio Garcia Pastoreando a Família Pastoral - cuidado com os/as filhos/as. Rev. Marcos Antonio Garcia Ementa: A família está no coração de Deus como parte do seu projeto. Pastores e Pastoras investem grande parte do

Leia mais

O Pr. Sammy Tippit define herança como sendo o que recebemos e legado como aquilo que deixaremos. Deixando uma Herança 2 Timóteo 1.

O Pr. Sammy Tippit define herança como sendo o que recebemos e legado como aquilo que deixaremos. Deixando uma Herança 2 Timóteo 1. Deixando uma Herança 2 Timóteo 1.5-6 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 29/05/2011 (Campanha de Jejum e Oração pelas Família) O Pr. Sammy Tippit define herança como sendo o que recebemos e legado

Leia mais

Cuida de ti mesmo A n é s i o R o d r i g u e s

Cuida de ti mesmo A n é s i o R o d r i g u e s Cuida de ti mesmo A n é s i o R o d r i g u e s 1 Timóteo 4:16 Atente bem para a sua própria vida e para a doutrina, perseverando nesses deveres, pois, agindo assim, você salvará tanto a si mesmo quanto

Leia mais

Todos nós gostamos de sonhar com um

Todos nós gostamos de sonhar com um Um belo casamento Todos nós gostamos de sonhar com um casamento belo e feliz. Mas para muitas pessoas, a realidade acaba com este sonho. Seu casamento se transforma num mundo de semblantes tristes e palavras

Leia mais

A evangelização é uma parte importante e fundamental da fé e vida cristã.

A evangelização é uma parte importante e fundamental da fé e vida cristã. A evangelização é uma parte importante e fundamental da fé e vida cristã. Uma missão irrenunciável da igreja como um todo e do cristão particularmente. O QUE É INDISPENSÁVEL PARA A EVANGELIZAÇÃO? Conversão

Leia mais

domingo, 3 de maio de 2009 A n é s i o R o d r i g u e s

domingo, 3 de maio de 2009 A n é s i o R o d r i g u e s A n é s i o R o d r i g u e s Atos 1:1-6 Atos 2:1-47 Atos 4:32-37 O Espírito Santo e o espírito da Igreja Atos 1:1-6 Atos 2:1-47 Atos 4:32-37 Ele vai reproduzir em mim, em nós, o mesmo espírito de Jesus

Leia mais

VIDA PLENA NO ZELO PESSOAL 1 TIMÓTEO 4:12 Seja o exemplo dos fieis VIDA PLENA NO MINISTÉRIO PASTORAL

VIDA PLENA NO ZELO PESSOAL 1 TIMÓTEO 4:12 Seja o exemplo dos fieis VIDA PLENA NO MINISTÉRIO PASTORAL VIDA PLENA NO ZELO PESSOAL 1 TIMÓTEO 4:12 Seja o exemplo dos fieis O ministério pastoral tem como grande ênfase o cuidado. Cuidamos de pessoas o tempo todo. Só esquecemos de cuidar de nós mesmos Definição

Leia mais

De nossa comunidade. Hoje e próximos finais de semana. Fim da série Relacionamentos Líquidos. Refletimos sobre Efésios 5:15 6:9

De nossa comunidade. Hoje e próximos finais de semana. Fim da série Relacionamentos Líquidos. Refletimos sobre Efésios 5:15 6:9 De nossa comunidade Fim da série Relacionamentos Líquidos Refletimos sobre Efésios 5:15 6:9 Hoje e próximos finais de semana Recepção de pessoas que decidiram seguir a Jesus Na qual todos estão envolvidos

Leia mais

Pós Modernidade Família Mosaico. 130,5 mil divórcios. 341,1 mil divórcios

Pós Modernidade Família Mosaico. 130,5 mil divórcios. 341,1 mil divórcios Pós Modernidade Família Mosaico O IBGE em 30/11/2015 divulgou que em 10 anos a taxa de divórcios cresceu mais de 160% no Brasil. 130,5 mil divórcios 341,1 mil divórcios 2004 2014 Pós Modernidade Família

Leia mais

Um Problema Emergente!

Um Problema Emergente! Um Problema Emergente! I. O crescente número de divórcios. Se não der certo.... Individualismo Hedonista Jesus respondeu: Moisés permitiu que vocês se divorciassem de suas mulheres por causa da dureza

Leia mais

Fazendo de Cristo o Seu Senhor

Fazendo de Cristo o Seu Senhor Livrinho 2 Pàgina 27 Lição Quatro Fazendo de Cristo o Seu Senhor Você Está Fazendo Bom Progresso Desde o momento da sua conversão você tem crescido espiritualmente e tem feito progresso na jornada cristã.

Leia mais

Éfeso Século 1 Efésios 6:10-20 10. Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. 11. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, 12. pois a nossa

Leia mais

AS PROMESSAS DE DEUS.

AS PROMESSAS DE DEUS. AS PROMESSAS DE DEUS. Texto 2 Co 1.20 Introdução: Num tempo em que muitos cristãos se encontram abatidos e preocupados com vários problemas da vida, as promessas de DEUS são fundamentais. Essas promessas

Leia mais

21. Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo. 22. Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor, 23. pois o marido é o cabeça da

21. Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo. 22. Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor, 23. pois o marido é o cabeça da 21. Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo. 22. Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor, 23. pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que

Leia mais

AS NECESSIDADES DE UMA NOVA IGREJA

AS NECESSIDADES DE UMA NOVA IGREJA AS NECESSIDADES DE UMA NOVA IGREJA 18/Nov/18 I Tessalonicenses 3.1-13 IGREJAS SÃO COMO FILHOS IGREJAS NASCEM, CRESCEM E AMADURECEM OUTRAS NÃO... NECESSIDADES DE UMA NOVA IGREJA Precisa de um pastor amoroso

Leia mais

Resposta a perguntas acerca do casamento 1Co 7:1 Ora, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher;

Resposta a perguntas acerca do casamento 1Co 7:1 Ora, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher; 1 Capítulo 7 Resposta a perguntas acerca do casamento 1Co 7:1 Ora, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher; 1Co 7:2 Mas, por causa da prostituição, cada um tenha

Leia mais

28/12/2008 Tiago 4:13-17 Vlademir Hernandes

28/12/2008 Tiago 4:13-17 Vlademir Hernandes 28/12/2008 Tiago 4:13-17 Vlademir Hernandes Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros... ...Vós não sabeis o que

Leia mais

INFORMA. retratos. na família. Nº a 21 Maio de 2016

INFORMA. retratos. na família. Nº a 21 Maio de 2016 INFORMA Nº 883 15 a 21 Maio de 2016 O Adultério na família retratos Família de O Adultério na Família SÉRIE: Retratos de Família Não cometa adultério. Êxodo 20.14 Que o casamento seja respeitado por todos,

Leia mais

Cleber e Ana Laura Amar é fazer pelo outro como se eu gostasse.

Cleber e Ana Laura Amar é fazer pelo outro como se eu gostasse. Linguagens do Amor Fátima Auxiliadora e Marco Antônio 1 Coríntios 13.1 Pr. Fernando Fernandes PIB Penápolis, 08/01/2011 Casamento dos irmãos... 2 Cleber e Ana Laura Amar é fazer pelo outro como se eu gostasse.

Leia mais

Colégio Nossa Senhora da Piedade

Colégio Nossa Senhora da Piedade Colégio Nossa Senhora da Piedade Dados de identificação: Curso: Ensino Fundamental II Série: 9 Ano Professora: Denise dos Santos Silva Rocha Disciplina: Ensino Religioso Ano: 2016. Plano de curso 1-Objetivo

Leia mais

Respostas aos Testes de Autoavaliação

Respostas aos Testes de Autoavaliação Respostas aos Testes de Autoavaliação 323 Respostas aos Testes de Autoavaliação Lição 1 1. b) problemas. 2. a) obediência a Deus e à sua Palavra. 3. d) alegria. 4. c) seduzir-nos. 5. a) Todas as pessoas

Leia mais

Pr. Davi Merkh. Buscai, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus, e Sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas Mt 6.

Pr. Davi Merkh. Buscai, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus, e Sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas Mt 6. O JOVEM E SEU FUTURO: Construindo uma Vida com Propósito Pr. Davi Merkh Curiosidades Bíblicas: Salmo 118 Você sabia que... *Salmo 118 é o capítulo central da Bíblia? *Sl 117, antes do Sl 118, é o menor

Leia mais

Colossenses: 1: 1-12

Colossenses: 1: 1-12 Colossenses: 1: 1-12 16/setembro/2018 Por que estudar Colossenses? 1. Ela nos motiva a crer na suficiência da pessoa e obra de Jesus Cristo. Ele é o preeminente, o único e Todo- Suficiente Salvador. 2.

Leia mais

1º Trimestre de 2017: Vida Cristã

1º Trimestre de 2017: Vida Cristã LIÇÃO 01 Salvação, a nova vida com Cristo Forme um quarteto. Pesquise sobre as fases da metamorfose da lagarta/ borboleta em comparação a conversão do cristão. + 10 pontos bônus (pela criatividade na apresentação:

Leia mais

21. Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo. 22. Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor, 23. pois o marido é o cabeça da

21. Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo. 22. Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor, 23. pois o marido é o cabeça da 21. Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo. 22. Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor, 23. pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que

Leia mais

Por esta razão te lembro que despertes o dom de Deus, que há em ti pela imposição das minhas mãos (II Tm 1.6)

Por esta razão te lembro que despertes o dom de Deus, que há em ti pela imposição das minhas mãos (II Tm 1.6) Por esta razão te lembro que despertes o dom de Deus, que há em ti pela imposição das minhas mãos (II Tm 1.6) Deus quer que você tenha um ministério reavivado!. Ele não se agrada da apatia. A palavra de

Leia mais

BEM VINDOS RECOMENDAÇÕES BÁSICAS. Use uma linguagem simples, seja amável em cada uma de suas expressões, não utilize uma linguagem religiosa;

BEM VINDOS RECOMENDAÇÕES BÁSICAS. Use uma linguagem simples, seja amável em cada uma de suas expressões, não utilize uma linguagem religiosa; BEM VINDOS Muitos líderes desejam iniciar seu ministério e assim cumprir o chamado que Deus lhe fez. O primeiro passo para alcançar este propósito é o crescimento através de uma célula. Confira a seguir

Leia mais

A REPRODUÇÃO DO CARÁTER DE CRISTO

A REPRODUÇÃO DO CARÁTER DE CRISTO A REPRODUÇÃO DO CARÁTER DE CRISTO Recaptulando Aula 1 Definindo discipulado Checando as bases Analisando exemplos Os alvos do discipulado Identificando barreiras Definindo discipulado Recaptulando David

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 5: O CRISTÃO E O DIVÓRCIO Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra

Leia mais

Tema: UMA AVALIAÇÃO BÍBLICA DA VIDA ESPIRITUAL. Salmo 139:23, 24 "E vê se há em mim algum caminho mau..."

Tema: UMA AVALIAÇÃO BÍBLICA DA VIDA ESPIRITUAL. Salmo 139:23, 24 E vê se há em mim algum caminho mau... Tema: UMA AVALIAÇÃO BÍBLICA DA VIDA ESPIRITUAL. Salmo 139:23, 24 "E vê se há em mim algum caminho mau..." As seguintes perguntas devem ser respondidas "sim" ou "não". Conforme a pergunta, a resposta "sim"

Leia mais

A PRIMEIRA INSTITUIÇÃO DIVINA _A FAMILIA_

A PRIMEIRA INSTITUIÇÃO DIVINA _A FAMILIA_ A PRIMEIRA INSTITUIÇÃO DIVINA _A FAMILIA_ Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se unir-se-á a sua mulher, e serão os dois uma só carne. De modo que já não são mais dois, mas uma só carne.

Leia mais

21. Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo. 22. Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor, 23. pois o marido é o cabeça da

21. Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo. 22. Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor, 23. pois o marido é o cabeça da 21. Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo. 22. Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor, 23. pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que

Leia mais

TEMA: O NOVO NASCIMENTO E A CONVERSÃO.

TEMA: O NOVO NASCIMENTO E A CONVERSÃO. TEMA: O NOVO NASCIMENTO E A CONVERSÃO. Texto: E dar-lhes-ei coração para que me conheçam, porque eu sou o SENHOR; e ser-me-ão por povo, e eu lhes serei por Deus, porque se converterão a mim de todo o seu

Leia mais

TRANS FORMADOS. pelo evangelho

TRANS FORMADOS. pelo evangelho TRANS FORMADOS pelo evangelho o poder transformador do evangelho Colossenses 1.1-14 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, aos santos e fiéis irmãos em Cristo que estão

Leia mais

Aula 9. 2º Semestre. Filipenses, 1 e 2 Timóteo e Tito

Aula 9. 2º Semestre. Filipenses, 1 e 2 Timóteo e Tito Novo Testamento Aula 9 2º Semestre Filipenses, 1 e 2 Timóteo e Tito Lição 44 Sê o Exemplo dos Fiéis Lição 45 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé Filipenses Aprender com as Provações

Leia mais

Culto é adoração. Culto devem permitir expressões de adoração a Deus e tempo para sentir, com assombro, Sua grandeza e poder (Sl 95:3-5).

Culto é adoração. Culto devem permitir expressões de adoração a Deus e tempo para sentir, com assombro, Sua grandeza e poder (Sl 95:3-5). Na ausência do pastor, o ancião é responsável por liderar o culto divino no sábado. Isso requer compreensão do culto. As igrejas, muitas vezes, mantêm a mesma ordem do culto, ano após ano, usando os mesmos

Leia mais

1º REVEZAMENTO TEMÁTICO NA E.B.Q. JANEIRO E FEVEREIRO DE 2013 TEMA: ORIENTAÇÃO FAMILIAR

1º REVEZAMENTO TEMÁTICO NA E.B.Q. JANEIRO E FEVEREIRO DE 2013 TEMA: ORIENTAÇÃO FAMILIAR 1º REVEZAMENTO TEMÁTICO NA E.B.Q. JANEIRO E FEVEREIRO DE 2013 TEMA: ORIENTAÇÃO FAMILIAR PROFESSORES: Davi Mendes e Cristiane Marinho FAMÍLIA ¹Família 1. Conjunto de pessoas do mesmo sangue. 2. Conjunto

Leia mais

SE TORNANDO UMA PESSOA MAIS AMOROSA E ALEGRE.

SE TORNANDO UMA PESSOA MAIS AMOROSA E ALEGRE. SE TORNANDO UMA PESSOA MAIS AMOROSA E ALEGRE. O crescimento espiritual não é automático. Mudança é uma questão de opção. Não podemos simplesmente ficar sentados inertes sem fazer nada, esperando o crescimento.

Leia mais

Passo a passo da Oração Pessoal

Passo a passo da Oração Pessoal Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens

Leia mais

TRANS FORMADOS. pelo evangelho

TRANS FORMADOS. pelo evangelho TRANS FORMADOS pelo evangelho fundamentos bíblicos para os relacionamentos cl 3.18-4.1 1) A capacitação: É o Espírito Santo que nos dá poder para viver segundo a vontade de Deus Portanto, não sejam insensatos,

Leia mais

Fórmula de santidade Fernando Leite

Fórmula de santidade Fernando Leite Fórmula de santidade 22.10.17 Fernando Leite Introdução A mensagem do Senhor Jesus impõe a obrigatoriedade de mudança de vida do verdadeiro crente. Assim, eu lhes digo com a autoridade do Senhor: não vivam

Leia mais

Estamos felizes que você tenha se decidido tornar-se membro da nossa Igreja.

Estamos felizes que você tenha se decidido tornar-se membro da nossa Igreja. Querido Irmão (a), Estamos felizes que você tenha se decidido tornar-se membro da nossa Igreja. Queremos conhecê-lo melhor para poder ajudá-lo na sua caminhada cristã e também para que você nos ajude a

Leia mais

- Um compromisso de oração que vai mudar a sua vida -

- Um compromisso de oração que vai mudar a sua vida - 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 - Um compromisso de oração que vai mudar a sua vida - Dia 0 - Tempo de adoração e gratidão Leitura Bíblica: Ap. Motivos de Oração: Agradeça pela salvação, família,

Leia mais

RUMO À MATURIDADE. Mensagem Avulsa Texto: 2 Pedro Data: Marcelo Berti

RUMO À MATURIDADE. Mensagem Avulsa Texto: 2 Pedro Data: Marcelo Berti RUMO À MATURIDADE Mensagem Avulsa Texto: 2 Pedro 1.3-11 Data: 20.11.11 Marcelo Berti Introdução Alvo Final do Cristão Efésios 4.12-13 Líder Cristão 1 Timóteo / Tito O Cristão, Cristo e o Líder 1 Coríntios

Leia mais

Buscar a Deus em primeiro lugar. Esperar o regresso de Jesus. Usar sabiamente o tempo. Viver de forma saudável. Ser disciplinado.

Buscar a Deus em primeiro lugar. Esperar o regresso de Jesus. Usar sabiamente o tempo. Viver de forma saudável. Ser disciplinado. Lição 12 para 24 de março de 2018 Um hábito é uma forma de agir consolidada por sua repetição contínua. Como mordomos, cultivar bons hábitos nos ajuda a administrar corretamente os negócios de Deus. Vamos

Leia mais

QUANDO UM PASTOR DEVE SE NEGAR A REALIZAR UM CASAMENTO? Por Brian Croft.

QUANDO UM PASTOR DEVE SE NEGAR A REALIZAR UM CASAMENTO? Por Brian Croft. QUANDO UM PASTOR DEVE SE NEGAR A REALIZAR UM CASAMENTO? Por Brian Croft. www.santoevangelho.com.br Um pastor deve realizar o casamento de dois não-cristãos? E, quanto a um cristão se casar com um não-cristão?

Leia mais

Aprendemos nas últimas semanas que temos conversado: 1) A ANSIEDADE NÃO FAZ PARTE DO NOSSO DESIGN ORIGINAL (DEUS NÃO NOS CRIOU ANSIOSOS)

Aprendemos nas últimas semanas que temos conversado: 1) A ANSIEDADE NÃO FAZ PARTE DO NOSSO DESIGN ORIGINAL (DEUS NÃO NOS CRIOU ANSIOSOS) Aprendemos nas últimas semanas que temos conversado: 1) A ANSIEDADE NÃO FAZ PARTE DO NOSSO DESIGN ORIGINAL (DEUS NÃO NOS CRIOU ANSIOSOS) 2) DEVEMOS TER CUIDADO COM NOSSAS MEMÓRIAS DOENTES, POIS QUANDO

Leia mais

Cotidiano e Espiritualidade Ef 5:15-6:9

Cotidiano e Espiritualidade Ef 5:15-6:9 1 Cotidiano e Espiritualidade Ef 5:15-6:9 15 Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, 16 aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são

Leia mais

O CONCEITO DOS DONS ESPIRITUAIS

O CONCEITO DOS DONS ESPIRITUAIS ECLESIOLOGIA AULA V JESUS CRISTO COMO CABEÇA DA IGREJA DISTRIBUI AOS MEMBROS DO CORPO, DONS, RESPONSABILIDADES E MINISTÉRIOS, PARA EDIFICAÇÃO UNS DOS OUTROS E PARA CRESCIMENTO. Definição de Dons Os dons

Leia mais

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 História da Igreja Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 1. O que é a Igreja? É um edifício construído com pedras vivas. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes

Leia mais

Intimidade Conjugal. Marital Intimacy. Nome: Copyright 2015 Servos Líderes 1 of 10

Intimidade Conjugal. Marital Intimacy. Nome: Copyright 2015 Servos Líderes 1 of 10 Intimidade Conjugal Marital Intimacy Nome: Copyright 2015 Servos Líderes 1 of 10 Introdução: Os 3 Tipos de Intimidade Intimidade Espiritual Intimidade da Alma Intimidade Fisical Observações: Copyright

Leia mais

Sugestão Litúrgica. Dia da pastora e do pastor metodista e Domingo de Ramos

Sugestão Litúrgica. Dia da pastora e do pastor metodista e Domingo de Ramos Sugestão Litúrgica Dia da pastora e do pastor metodista e Domingo de Ramos Prelúdio (solo instrumental: Amigo de Deus. Disponível em https://www.cifraclub.com.br/adhemar-decampos/amigo-de-deus/) Acolhida

Leia mais

Necessidades essenciais, relacionamentos superficiais.

Necessidades essenciais, relacionamentos superficiais. Necessidades essenciais, relacionamentos superficiais. Brasil tem cerca de 70 milhões de internautas. O Brasil é um dos países em que os internautas passam mais tempo online. Em alguns meses tem sido o

Leia mais

SOMOS VENCEDORES EM CRISTO JESUS. Quero usar a figura de um atleta - é alguém que sabe que tem um potencial pra vencer.

SOMOS VENCEDORES EM CRISTO JESUS. Quero usar a figura de um atleta - é alguém que sabe que tem um potencial pra vencer. SOMOS VENCEDORES EM CRISTO JESUS Quero usar a figura de um atleta - é alguém que sabe que tem um potencial pra vencer. Você sabia que no Reino de Deus todos nós somos atletas de Cristo? Paulo usa essa

Leia mais

O Novo Testamento nos fala do batismo do Espírito Santo e de como este é derramado sobre os crentes. Quais são as condições para que ocorram estes

O Novo Testamento nos fala do batismo do Espírito Santo e de como este é derramado sobre os crentes. Quais são as condições para que ocorram estes Lição 5 para 4 de fevereiro de 2017 O Novo Testamento nos fala do batismo do Espírito Santo e de como este é derramado sobre os crentes. Quais são as condições para que ocorram estes acontecimentos em

Leia mais

Pai. Deus. Espírito Santo. Filho

Pai. Deus. Espírito Santo. Filho Pai Deus Filho Espírito Santo O Deus do Universo vive dentro de nós. Como perdemos isso? Esse poder vive em nós o que permite fazermos coisas que uma pessoa comum não conseguiria. Precisamos acreditar

Leia mais

Passo a passo da Oração Pessoal

Passo a passo da Oração Pessoal Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens

Leia mais

Invocai o nome de Deus, nosso libertador

Invocai o nome de Deus, nosso libertador Invocai o nome de Deus, nosso libertador www.facebook.com/mensageiro sdeanguera Paz e Fogo, amados irmãos! Chegamos ao capítulo 12 do livro de Isaías, vemos aqui que o profeta louva a Deus pela libertação.

Leia mais

Bom dia! 2ª FEIRA 10 dezembro ENCONTRO COM JESUS

Bom dia! 2ª FEIRA 10 dezembro ENCONTRO COM JESUS 2ª FEIRA 10 dezembro ENCONTRO COM JESUS Iniciamos a segunda semana de Advento. Após uma mensagem de e-mail que nos convidava a cuidar do nosso coração através da vigilância e da oração, esta semana temos

Leia mais

LECTIO DIVINA MARIANA MARIA: PORTA JESUS NA MINHA VIDA

LECTIO DIVINA MARIANA MARIA: PORTA JESUS NA MINHA VIDA LECTIO DIVINA MARIANA MARIA: PORTA JESUS NA MINHA VIDA Lectio Divina - Rota300.indd Página espelhada 1 de 6 Páginas(1) 04/08/2015 23:42:58 9 - A PALAVRA DE DEUS NOS FAZ AGIR O que o texto me leva a fazer?

Leia mais

MANUAL DE CÉLULAS PASTOR TONY SILVEIRA

MANUAL DE CÉLULAS PASTOR TONY SILVEIRA MANUAL DE CÉLULAS PASTOR TONY SILVEIRA 2000 Tony Silveira Todos os Direitos reservados. Proibida a Reprodução não Autorizada PRINCÍPIOS DE ORAÇÃO INDICE 1. ORAÇÃO EFICAZ 3 2. ORAÇÃO POR NÓS PRÓPRIOS 4

Leia mais

Culto de Celebração do dia Batista de Ação Social

Culto de Celebração do dia Batista de Ação Social Portal Batista Culto de celebração do dia batista de ação social Ter, 23 de Março de 2010 12:08 Última atualização Qua, 24 de Março de 2010 08:31 História e objetivos do dia batista de ação social Sugestões

Leia mais

Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7)

Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7) Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7) Pastoral do Dízimo: missão evangelizadora na Igreja. A PASTORAL DO DÍZIMO A missão da Pastoral do Dízimo,

Leia mais

UMA NOVA FONTE DE CAPACITAÇÃO

UMA NOVA FONTE DE CAPACITAÇÃO UMA NOVA FONTE DE CAPACITAÇÃO A cidade de Éfeso QUEM É DEUS? (CAPÍTULOS 1 a 3) O LIVRO DE EFÉSIOS EM SETE MINUTOS O DEUS QUE É GRANDIOSO EM TODA A HISTÓRIA, NOS ABENÇOANDO DE MODO PLENO E PODEROSO. (CAPÍTULO

Leia mais

Enfim, casados... Mas de papel passado. Amigado com fé casado é. Romanos 7.1-3

Enfim, casados... Mas de papel passado. Amigado com fé casado é. Romanos 7.1-3 18/03/2012 Enfim, casados... Mas de papel passado Amigado com fé casado é. Romanos 7.1-3 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 17/03/2012 Este dito popular, mesmo que sob as vendas da Justiça Brasileira,

Leia mais

Presbíteros e Diáconos. Os oficiais da igreja

Presbíteros e Diáconos. Os oficiais da igreja 1 Presbíteros e Diáconos Os oficiais da igreja 2 Último Domingo Requisitos essenciais da liderança: pastoral, plural e compartilhada, masculina, qualificada e serva. Primus inter pares. Carência de lideranças.

Leia mais

BEM VINDOS RECOMENDAÇÕES BÁSICAS. Use uma linguagem simples, seja amável em cada uma de suas expressões, não utilize uma linguagem religiosa;

BEM VINDOS RECOMENDAÇÕES BÁSICAS. Use uma linguagem simples, seja amável em cada uma de suas expressões, não utilize uma linguagem religiosa; BEM VINDOS Muitos líderes desejam iniciar seu ministério e assim cumprir o chamado que Deus lhe fez. O primeiro passo para alcançar este propósito é o crescimento através de uma célula. Confira a seguir

Leia mais

T Discipulado DISCIPULADO NOVOS CONVERTIDOS

T Discipulado DISCIPULADO NOVOS CONVERTIDOS T Discipulado Uma jornada com Jesus DISCIPULADO NOVOS CONVERTIDOS Lição 01 - CUIDANDO DOS NOVOS CONVERTIDOS Louvado seja o Senhor! Você agora é uma nova pessoa; Você nasceu de novo. Como um bebê recém-nascido

Leia mais

Passo a passo da Oração Pessoal

Passo a passo da Oração Pessoal Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens

Leia mais

Tema: Uma Igreja preparada para o Combate. Efésios Pr. Paulo Alessandro

Tema: Uma Igreja preparada para o Combate. Efésios Pr. Paulo Alessandro Efésios 6.10-20 Pr. Paulo Alessandro Introdução Pr. Paulo Alessandro A vida Cristã não é um parque de diversões, nem um colônia de férias. Não vivemos numa redoma de vidro, nem numa estufa espiritual.

Leia mais

O Vocacionado e seu preparo. Guilherme de Amorim Ávilla Gimenez

O Vocacionado e seu preparo. Guilherme de Amorim Ávilla Gimenez O Vocacionado e seu preparo Guilherme de Amorim Ávilla Gimenez Minhas paixões... Visite: www.prgimenez.net Você tem consciência de seu chamado? Então é hora de preparar-se... Procura apresentar-te diante

Leia mais

Vivemos em uma sociedade que se orienta pela busca de recompensas.

Vivemos em uma sociedade que se orienta pela busca de recompensas. O que a fé nos proporciona? 1 Pedro 1.3-9 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 04/10/2009 Vivemos em uma sociedade que se orienta pela busca de recompensas. Todos queremos levar vantagem em tudo o

Leia mais

ADOLESCÊNCIA NOVOS DESAFIOS E MUDANÇAS

ADOLESCÊNCIA NOVOS DESAFIOS E MUDANÇAS ADOLESCÊNCIA NOVOS DESAFIOS E MUDANÇAS QUEM É ESTE ESTRANHO NA MINHA CASA? PRÉ ADOLESCÊNCIA (9 a 11 anos) Início de uma fase de muitos questionamentos e algumas mudanças físicas. QUEM É ESTE ESTRANHO

Leia mais

DAVE Certo. Bem, temos dois erros opostos que podemos cair quando falamos de batalha espiritual. Um erro é ignorá-la. O outro é focar somente nela.

DAVE Certo. Bem, temos dois erros opostos que podemos cair quando falamos de batalha espiritual. Um erro é ignorá-la. O outro é focar somente nela. BATALHA ESPIRITUAL Mateus 6:13, Efésios 6:11, Romanos 8:37 Em nossos últimos encontros, estivemos falando sobre oração e sobre as duas áreas críticas o ser perdoado, e o perdoar outras pessoas. Agora,

Leia mais

A Igreja que Cristo está Edificando. Pr. Evanildo Ferreira da Silva

A Igreja que Cristo está Edificando. Pr. Evanildo Ferreira da Silva A Igreja que Cristo está Edificando MATEUS 16:18 Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. (MATEUS 16:18) A Igreja

Leia mais

Lição das Boas Aventuranças Mateus Capítulo Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino do Céu é delas.

Lição das Boas Aventuranças Mateus Capítulo Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino do Céu é delas. 1 Lição das Boas Aventuranças Mateus Capítulo 5 5.3 Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino do Céu é delas. Você se considera mais crente que seu irmão? Acha que sua fé

Leia mais

LIÇÃO 6 PERSEVERANÇA E FÉ EM TEMPO DE APOSTASIA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 6 PERSEVERANÇA E FÉ EM TEMPO DE APOSTASIA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 6 PERSEVERANÇA E FÉ EM TEMPO DE APOSTASIA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO VIVENDO EM TEMPOS DIFÍCEIS Nos dias atuais vivemos numa atmosfera de descrenças e afastamento da humanidade

Leia mais

"A igreja que eu quero é "

A igreja que eu quero é É comum os crentes mudarem de igreja com facilidade, sempre à procura de uma igreja que os agrade mais "A igreja que eu quero é " Melhor seria buscar a igreja que agrada a Deus e ao Senhor Jesus, o Cabeça

Leia mais

Estudo 01 Guia do Par cipante

Estudo 01 Guia do Par cipante Estudo 01 Guia do Par cipante 01 PREFÁCIO Vivemos numa sociedade caracterizada pela ausência de grandes líderes. Líderes que defendam ideais e inspirem outros a sonhar com um mundo melhor. Líderes que

Leia mais

Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL. 18 jan Pr. Adriano Diniz

Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL. 18 jan Pr. Adriano Diniz Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL Pr. Adriano Diniz 18 jan 2015 TEXTO ÁUREO O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar

Leia mais

ESTUDO 1: VOCÊ PODE TER CERTEZA DA SUA SALVAÇÃO

ESTUDO 1: VOCÊ PODE TER CERTEZA DA SUA SALVAÇÃO VIDA FRUTÍFERA ESTUDO 1: VOCÊ PODE TER CERTEZA DA SUA SALVAÇÃO O homem sabe que algo está errado com a humanidade. Criado à imagem de Deus, parece incapaz de comportar-se como filho Dele e sua tendência

Leia mais

Passo a passo da Oração Pessoal

Passo a passo da Oração Pessoal Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens

Leia mais

Oswaldo Carreiro

Oswaldo Carreiro 20.10.13 Oswaldo Carreiro Viver em harmonia?! Introdução: As Escrituras nos apresentam considerações indispensáveis a verdadeira harmonia em meio à diversidade que existe na igreja. 1ª Consideração Há

Leia mais

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO I - A ORIGEM DO PECADO 1. Em relação a Deus. Em Seu plano permitiu que suas criaturas (anjos e homens) tivessem a liberdade (livre arbítrio) de viver em amor e obediência

Leia mais

Lição nº 12 RECOMENDAÇÕES PARA UM RELACIONAMENTO CONJUGAL SAUDÁVEL. Pr. Sílvio Mariano 22 março 2015

Lição nº 12 RECOMENDAÇÕES PARA UM RELACIONAMENTO CONJUGAL SAUDÁVEL. Pr. Sílvio Mariano 22 março 2015 Lição nº 12 RECOMENDAÇÕES PARA UM RELACIONAMENTO CONJUGAL SAUDÁVEL Pr. Sílvio Mariano 22 março 2015 TEXTO ÁUREO Cada um saiba controlar o próprio corpo de maneira santa e honrosa 1 Tessalonicenses 4.4

Leia mais

PORNOGRAFIA E PROMISCUIDADE

PORNOGRAFIA E PROMISCUIDADE PORNOGRAFIA E PROMISCUIDADE Denunciar a promiscuidade, uma obra maligna que deturpa algo tão precioso para o ser humano como a intimidade do casal e seu relacionamento sexual. Textos base: Efésios 2: 1-10

Leia mais

Qual é a VONTADE DE DEUS para minha vida?

Qual é a VONTADE DE DEUS para minha vida? Qual é a VONTADE DE DEUS para minha vida? A vontade específica de Deus para minha vida: [ ] É um mistério, só saberei quando acontecer. [ ] É algo revelado, que posso conhecer. 2 Eu quero SABER qual é

Leia mais

21. Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo. 22. Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor, 23. pois o marido é o cabeça da

21. Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo. 22. Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor, 23. pois o marido é o cabeça da 21. Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo. 22. Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor, 23. pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que

Leia mais

Sua Nova Vida no Espírito Santo. Quem é o Espírito Santo? O que faz o Espírito Santo? O que faz hoje o Espírito Santo?

Sua Nova Vida no Espírito Santo. Quem é o Espírito Santo? O que faz o Espírito Santo? O que faz hoje o Espírito Santo? Sua Nova Vida no Espírito Santo Quem é o Espírito Santo? O que faz o Espírito Santo? O que faz hoje o Espírito Santo? Quem é? É Deus. É uma pessoa. Vive desde sempre em um relacionamento de perfeita harmonia

Leia mais

Companheira ou Barreira?

Companheira ou Barreira? Lição 9 Companheira ou Barreira? (PROFESSOR) LIÇÃO 9 Companheira ou Barreira? A. Homens e Mulheres: São diferentes!. Homens se sentem ameaçados culpados 2. Mulheres se sentem ameaçadas culpadas 3. Homens

Leia mais

A EXPERIÊNCIA DA UNIDADE NA IGREJA PRIMITIVA

A EXPERIÊNCIA DA UNIDADE NA IGREJA PRIMITIVA A EXPERIÊNCIA DA UNIDADE NA IGREJA PRIMITIVA Lição 5 para 3 de novembro de 2018 Nos primórdios da Igreja podemos ver um claro exemplo de unidade. Como se conseguiu esta unidade? É possível alcançar esta

Leia mais

Família Presente de Deus, Lugar de Amor

Família Presente de Deus, Lugar de Amor Família Presente de Deus, Lugar de Amor Amadas irmãs e amados irmãos, Paz e Bem! É com felicidade que trazemos mais este presente para a IMMF do Brasil: mais um encarte no caderno de formação! Um material

Leia mais

Como obter vitória sobre o pecado

Como obter vitória sobre o pecado Como obter vitória sobre o pecado Contribuição de Pr. Oswaldo F Gomes 15 de novembro de 2009 Como obter vitória sobre o pecado? O evangelho é uma declaração de vitória sobre o pecado. É no evangelho que

Leia mais

André Fontana Ibaviva julho/2018 RELACIONAMENTOS ABALADOS

André Fontana Ibaviva julho/2018 RELACIONAMENTOS ABALADOS André Fontana Ibaviva julho/2018 RELACIONAMENTOS ABALADOS Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão. Mas se ele não o ouvir, leve consigo

Leia mais

Passo a passo da Oração Pessoal

Passo a passo da Oração Pessoal Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens

Leia mais

Como crescemos e nos desenvolvemos na eclésia? Eu edificarei a minha igreja (eclésia), e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

Como crescemos e nos desenvolvemos na eclésia? Eu edificarei a minha igreja (eclésia), e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. 7 Como crescemos e nos desenvolvemos na eclésia? Eu edificarei a minha igreja (eclésia), e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. - Mt 16:18 Como se entra no Reino de Deus? 1 - Arrependimento

Leia mais

Crendo em Deus, em oração. Aula 01/03/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Crendo em Deus, em oração. Aula 01/03/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Crendo em Deus, em oração Aula 01/03/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira O Que é Oração? É pedir? É reclamar? É repetir as mesmas palavras em ocasiões específicas, todos os dias ou às vezes? É estar

Leia mais