ABRACOMEX: 10 anos democratizando oportunidades em comércio exterior

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ABRACOMEX: 10 anos democratizando oportunidades em comércio exterior"

Transcrição

1 julho/2012

2 patrocinador: ABRACOMEX: 10 anos democratizando oportunidades em comércio exterior É com grande satisfação que a ABRACOMEX participa do E-Book do ComexDaDeprê, pois trata-se uma ação inovadora, criativa e que agrega valor intelectual para os profissionais de comércio exterior. Além disto, ajuda a desmitificar o senso comum de que no comércio exterior não existe humor. A internacionalização da economia brasileira é um fato cada dia mais forte dentro das negociações do país. E, com isso, há um grande estímulo nas atividades de comércio exterior, por conseqüência, uma maior atenção das empresas para o mercado externo. Inserida nesse segmento, está a Associação Brasileira de Consultoria e Assessoria em Comércio Exterior - ABRACOMEX - um canal permanente de comunicação e atualização para a comunidade de negócios nas áreas de exportação, importação e serviços de comércio exterior. São associados da ABRACOMEX pessoas físicas e jurídicas que trabalham com serviços de comércio exterior. Fundada em 2002, a ABRACOMEX é uma associação com resultados consistentes na capacitação e geração de negócios na área internacional. Desenvolvemos soluções eficientes em treinamentos, consultorias, estudos, organização de eventos, pesquisas, promoção institucional e na alocação de profissionais para empresas. Boa leitura e esperamos também receber a sua visita! Marcus Vinicius Franquine Tatagiba

3 patrocinador:

4 patrocinador: O crescimento econômico de uma nação passa, obrigatoriamente, por meio das trocas internacionais. Os negócios entre os países assume, portanto, papel de destaque no ramo de negócio dos países. No comexblog.com temos foco em conteúdo de comércio exterior e na logística, e trabalhamos duro para que os artigos sejam de qualidade, credibilidade e que possam ajudar aos nossos leitores no seu dia-a-dia. Temos forte presença no Facebook, no Twitter, no FeedBurner do Google, além dos 27 grupos de debates no Linkedin. E participar desse E-Book é uma grande honra e satisfação para a equipe do comexblog.com. Com uma estratégia inovadora e voltada para as rede sociais, o ComexDaDeprê desmitifica a figura sem humor que todo profissional de comércio exterior tem. Aproveite e faça uma visita ao site Cordialmente, Carlos Araújo Editor de

5 agradecimento Dedicamos este livro à todos os profissionais de comex que movimentam a balança comercial diariamente, de uma forma ou de outra (nem que seja arquivando um processo de exportação ou importação). Agradecemos a confiança e apoio dos patrocinadores: Abracomex, Comexlabs e Comexblog. Equipe ComexDaDepre

6 sumário O Comércio Exterior... O Profissional de Comex... Siscomex... Siscomex Importação... Siscomex Exportação... Documentos de Comex... Incoterms... Classificação Fiscal... Despacho Aduaneiro... O Despachante Aduaneiro... #ACulpaEhDoDespachante... A logística... Acadêmicos... Fatos Reais... Regimes Aduaneiros Especiais... Relações Internacionais... Recintos Alfandegados... Câmbio... Órgãos Anuentes no Comércio Exterior... Diversos: Acordos Comerciais, Estatísticas, Regulamento Aduaneiro comexdadepre.com.br 6

7 apresentacão comexdadepre.com.br Há coisa melhor do que rir dos próprios defeitos? Do que ter uma atitude positiva frente aos nossos desafios? Dar risadas das próprias dificuldades? Isso é bom demais! E é isso que fazemos no ComexDaDeprê! Pegamos a seriedade do Comércio Exterior e acrescentamos uma grande porção de humor. O ComexDaDeprê iniciou como um perfil no Twitter e aos poucos foi crescendo. A grande interatividade com os seguidores, nos motivou a expandir para outras Redes Sociais, hoje estamos também no Facebook, Tumblr e YouTube. Como estamos imersos neste mundo da internet muitas de nossas frases levam termos deste meio digital, são hastags, memes, nerdices, assuntos do momento, etc... Para elaborar este E-book selecionamos, além das nossas frases, alguns tweets de nossos seguidores que também mandam muito bem nas participações. É uma satisfação lançar este e-book, nos divertimos ao elaborar as frases, e desejamos que isso aconteça também com você ao lê-las. Faça sua reserva e embarque com a gente neste e-booking, cheio de termos técnicos que só a tribo do Comex irá compreender. Será um imenso prazer se este e-book também atingir o objetivo de colaborar com o aprendizado dos estudantes da área, é por isso que agregamos ao livro um espaço chamado Saiba Mais onde o leitor poderá ter acesso a conceitos reais de alguns dos assuntos técnicos utilizados. Aproveito para agradecer a Rafael Lube e Carlos Araújo por embarcarem nesta viagem do ComexDaDeprê. Rafael: O criativo e divertido, com talentos sensacionais. Sempre com sacadas maneiríssimas e um humor muito inteligente. Carlos: O mestre, com vasta experiência em Comex e afins. Sempre dá seu toque sarcástico ao ComexDaDeprê. Aos movimentadores da balança comercial, desejo uma excelente leitura e agradeço por terem baixado este e-book. Divirtam-se. A idiotice é vital para a felicidade, já escreveu o jornalista Arnaldo Jabor. 7 Sinara Bueno Colaboradora do ComexDaDeprê

8 o comércio exterior comexdadepre.com.br 8 CONFIRMADO: Comex da Deprê é pleonasmo. Saudades do tempo em que minha única preocupação era procurar a posição de navios no Batalha Naval. #7bilhoesDePessoasNoMundo e ninguém inventou um jeito menos burocrático pra exportar e importar! Se fosse para ser fácil não seria Comex, seria zaga do Flamengo. Fui no tororró beber água mas só tinha Whisky importado do Paraguai.

9 o profissional de comex comexdadepre.com.br 9 Pra mim, trabalhar no COMEX sempre foi um sonho: sonho que perdi o embarque, sonho que errei a NCM, sonho que deu discrepância na L/C O amor é não aquilo que tudo sofre, tudo espera, tudo suporta. O nome disso é profissional de Comércio Exterior. O amor é outra coisa. Eu podia estar viajando, mergulhando ou até mesmo dormindo, mas não, estou aqui Movimentando a Balança Comercial. :/ Neste Dia das Crianças queremos parabenizar você, Profissional de Comércio Exterior, que trabalhou pra caral** importando brinquedos da China!

10 10 Projeto: Importar fones de ouvidos da China e distribuir gratuitamente para os funkeiros. #ComexDoBem #FalarDeMimEFacil Difícil é viver com o salário de estagiário de Comex! #FalarDeMimEFacil Difícil é ser estagiário de Comex e ter que arquivar os processos do escritório inteiro. Vc sabia? O profissional de comércio exterior atua no dia-a-dia das empresas de importação, exportação, bancos, consultorias e despachantes aduaneiros. Cuida e gerencia os processos de importação e exportação, além do amplo gerenciamento logístico e tributário/ fiscal. O tema tributário e fiscal, por exemplo, requer amplo cuidado e análise técnica do profissional... Tinha um chefe que era tão ruim, que só aceitava justificativa de falta com o atestado, de óbito.

11 11 siscomex Você nota a ORKUTIZAÇÃO do SISCOMEX quando olha o campo Descrição da mercadoria e está assim: 50 unid camisetas estampadas c S2 CoR verde LiMãO O Órgão Anuente cutucou você no Siscomex. Cutucar de volta? Ando devagar. Porque já tive pressa. (MEX, Sisco) Pareço legal, mas erro a senha do meu chefe 3 x no Siscomex, só pra ele precisar ir na Receita Federal! O Siscomex nem se arrisca a ter um botão chamado Estou com Sorte! Por que será?

12 12 No Siscomex onde eu clico pra adicionar alguém como amigo? Comprei a versão Premium do Siscomex, agora posso baixar filmes em alta velocidade! No Siscomex, onde eu clico para criar um Álbum de Fotos? Mais ignorado que a mensagem do Serpro na entrada do Siscomex Exportação. Vc sabia? Em parceria com o Banco Central do Brasil, Receita Federal do Brasil e Secretaria de Comércio Exterior, foi criado o Siscomex (Sistema integrado de comércio exterior). Este sistema tem o objetivo de integrar as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior, através de um fluxo único e computadorizado de informações. Trata-se de um sistema sem precedente no mundo, que engloba 100% das operações de importação e exportação no Brasil.

13 siscomex importacão comexdadepre.com.br 13 Quatro coisas que não voltam atrás: a oportunidade perdida, a flecha lançada, a palavra dita e a D.I registrada. Pequenos Produtos, Grandes DI s. ALT + 4: Derrubando conexões e semeando discórdias desde A primeira Declaração é a que fica. (MEX, Sisco) A Licença nunca é Deferida: mata a alma e envenena. #ChavesFeeling #EuIaProCeuMas vou ter que esperar minha LI deferir!

14 14 Era tão viciado em Orkut que foi responder a Exigência na LI, e escreveu: Querido miguxo do Decex, informo que o CO foi enviado Estou em um relacionamento sério com o (a) Analista do Decex, para Deferir minha LI. Quem nunca derrubou seu colega do Siscomex, que atire a primeira DI! 1001 DIs pra você registrar antes de morrer! É muita EXIGÊNCIA, pra pouca LI! Na frase: Registrei a DI com a NCM errada e deu canal vermelho. O sujeito está lascado , qual é a emergência? - É que minha DI deu cinza!

15 15 Deus criou o Comércio entre as nações, aí veio o diabo e criou a Licença de Importação. #CantadaComex Gata, você fica muito sexy nesta blusa amarelo DI! A natureza do homem: Ele nasce, cresce, se reproduz, registra uma D.I e morre. #CantadasComex : Não sou I.I. mas adoraria ser sua Base de Cálculos! Trago a DI amada em três vias. Vc sabia? O Siscomex importação foi implantado em 1997, e entre outras coisas importantes implantadas no Siscomex, está a integração entre exportadores, importadores, despachantes aduaneiros, transportadores, terminais alfandegados e outras entidades intervenientes, tudo com a máxima segurança. Nele o importador ou o seu representante pode emitir a Declaração de Importação, a Licença de Importação, o Comprovante de Importação, entre outros documentos eletrônicos.

16 16 siscomex exportacão Fim dos dados globais, tecle F8 para continuar! (LISPECTOR, clarice) Habilidades Profissionais: Pressionar o F3 no Siscomex Exportação! No FACEBOOKing você pode EXPORTAR suas fotos, sem a necessidade de elaborar um RE. Já está fazendo RE no NOVOEX? - Não, ainda uso o VELHOEX. PCEX300 since 1993! Siscomex velho é que faz RE bom! Meu sonho é ser tão desembaraçada quanto esta DDE. Vc sabia? Siscomex Exportação foi implantado pelo governo brasileiro em 1993 com a finalidade de implementar diversas mudanças estruturais e buscar diminuir (ou erradicar) a burocracia excessiva existente até então. Nesse sistema é possível efetuar a elaboração e registro do Registro de Exportação (RE); registro da Declaração de Despacho de Exportação (DDE) ou da Declaração Simplificada de Exportação (DSE); e, prestação de informações relativas à carga a ser exportada. Recentemente foi anunciado o Novoex, uma ferramenta de acesso ao sistema de exportação totalmente reformulada e que trará maior facilidade de uso e de interação com o usuário, mais inteligente, auto-explicativo, que sugere os passos a serem seguidos por quem o utiliza.

17 17 No campo Descrição da Mercadoria do RE, digito sempre com 140 caracteres, pra não perder o costume! Se fosse pra ser DIVERTIDO, o Siscomex não seria PRETO. Até o RE tem anexo, e você aí sozinho. Tá certo que o Siscomex Exportação é uma droga, mas pelo menos não tem botão de CUTUCAR. Não trate como RE quem te trata como Guia de Exportação.

18 documentos de comex comexdadepre.com.br 18 Faltou tanta mercadoria na conferência física que batizaram o Romaneio de Carga de Packing Lost. Mais falso que Certificado de Origem do Taiwan. Aquele documento preparado para o verão 2012: a ProFORMA! Não trate como INVOICE quem te trata como um PROFORMA. Ui... Esse B/L é Draft.

19 19 Tão desinformado que até a CARGA tem mais CONHECIMENTO que ele. #Blfeeling Acabei de passar pelo Master B/L e seus filhotes, aqui no Shopping, estão fazendo as compras de Natal. No texto da L/C havia uma armadilha do Satanás! Uma dúvida! Aquele ditado que diz: Conhecimento nunca é demais Não vale pra B/L, né?! DESESPERO: o cara viaja pra praia no feriado, vê um navio cheio de contêiners no mar e lembra que se esqueceu de enviar o draft B/L!

20 20 Vc sabia? Nas transações internacionais, seja na importação ou na exportação, os documentos desempenham uma importante função de negociação. São eles que descrevem o que está sendo vendido, transportados ou atestam a qualidade do produto feita através de um laboratório ou de uma instituição credenciada de renome internacional. E são considerados documentos no comércio exterior: a) fatura comercial, que configura e descreve a transação comercial. Este documento é internacional e equivale à Nota Fiscal brasileira. É imprescindível para a liberação aduaneira em qualquer parte do mundo, e nela contém todas as informações pactuadas na negociação internacional. b) Packing List (ou romaneio de embarque). Trata-se de uma relação dos produtos embarcados, indicando os tipos de volumes, quantidade, dimensões, peso líquido e bruto, além dos seus respectivos conteúdos. c) conhecimento de embarque, que recebe denominações de acordo com o meio de transporte utilizado. Este documento é emitido pela companhia transportadora, ou através do seu agente ou representante. É ao mesmo tempo um contrato de transporte, um recibo de que a mercadoria foi entregue para o transporte e um documento de propriedade, definindo assim um título de crédito. d) certificados de origem. Este documento é imprescindível para o importador, quando o produto e o país exportador são beneficiários de acordos internacionais que permitem a isenção ou a redução do imposto de importação. Existem outros documentos que poderão ser exigidos pela fiscalização brasileira, mas o seu uso estará restrito a legislações específicas de cada órgão anuente no comércio exterior brasileiro.

21 inconterms Eu quero o livro de Incoterms pra nunca mais DAProblema! no Twitter) Mais rejeitado que o DAF na revisão dos Incoterms! Preencheu com o incoterm errado e CIF errou! EXW: Vai ficar aqui mesmo, vem buscar. Fob sabor abacaxi. comexdadepre.com.br Vc sabia? Os Incoterms (International Commercial Terms) define os direitos e obrigações recíprocos do exportador e do importador. Eles estão estruturados dentro de um contrato de compra e venda e estabelecem um padrão de definições de regras e práticas usuais, neutras, imparciais e de caráter uniformizador. Em 2010 A grande mudança é que agora os termos foram reduzidos. Foram excluindo os termos DAF, DES, DEQ e DDU, e adicionandos dois novos termos: DAT e DAP, respectivamente Delivered at Terminal e Delivered at Place. Toda essa mudança significativa aconteceu apenas no grupo D, o de máxima obrigação para o exportador. 21

22 classificacão fiscal comexdadepre.com.br 22 Sexta-feira = NCM Até a TEC começou 2012 atualizada, e você aí na mesma. Vc sabia? A Classificação Fiscal de mercadorias é importante não somente para determinar os tributos envolvidos nas operações de importação e exportação, e de saída de produtos industrializados, mas também, em especial no comércio exterior, para fins de controle estatístico e determinação do tratamento administrativo requerido para determinado produto. O importador, exportador ou fabricante de certo produto, deve, em princípio, determinar ele próprio, ou através de um profissional por ele contratado, a respectiva classificação fiscal, o que requer que esteja familiarizado com o Sistema Harmonizado de Designação e Codificação de Mercadoria e as Regras Gerais para a Interpretação do Sistema Harmonizado, através de pesquisa efetuada na TEC ou TIPI, nas Notas Explicativas do Sistema Harmonizado e em ementas de Pareceres e Soluções de Consulta publicadas no D.O.U.

23 despacho aduaneiro Retificação é pouco. O que o fiscal exigiu ainda não tem nome. (Clarice Lispector) Canal Verde Melancia é o pavê e pacumê do Comércio Exterior. Eu fui no tororó beber água não achei e o fiscal de plantão ainda me aplicou multa por falta. Pode me informar o NIC? Sim, meu nick Canal vermelho é igual mestruação da namorada, se atrasar com você mais de 10 dias Se tem uma receita que os contrabandistas não curtem é a federal. comexdadepre.com.br 23

24 24 Invadir a rocinha é mole. Quero ver fazer um fiscal liberar um vermelho no mesmo dia e sem desova. #BopeInvadaReceita As cadeiras que trazíamos da China pra Cláudia foram barradas, agora a pobrezinha vai ter que ficar EM PÉ, Cláudia! Vc sabia? O desenvolvimento econômico de um país passa também pelo comércio exterior. E uma parte importante desse movimento se dá pela liberação das mercadorias importadas ou exportadas. O despacho aduaneiro é o instrumento através do qual a autoridade fiscal efetua o lançamento tributário, isto é, verifica a ocorrência do fato gerador (dia do registro da DI) para saber qual a lei aplicável nesse momento, qual o sujeito passivo (importador), qual a alíquota e a base de cálculo. Normalmente, o despacho aduaneiro é conduzido pelo Despachante Aduaneiro.

25 o despachante aduaneiro Gosto tanto da minha profissão que estou pensando em tatuar o Decreto no na minha nuca! #RegulamentoAduaneiroS2 O importador que você atende te envia 40 s por dia e te liga a cada 2 minutos? Parabéns! Cada um tem o cliente que merece. Despachante Aduaneiro não faz Cruzeiro, faz Cabotagem. Uma Despachante Aduaneira no programa #defrentecomgabi : - Uma cor: AMARELO DI - Um país: Código Um sonho: Nunca perder os Dead Lines. comexdadepre.com.br 25

26 26 Hoje eu tô mais feliz que despachante aduaneiro imprimindo C.I. Despachante Aduaneiro não toma conhecimento, toma Airway Bill (AWB). Disse o #DespachanteAduaneiroConfuso: Para o DESPACHO é necessário: 1/2 KG da NCM , 1 NCM , 1 LT de e uma encruzilhada. Vc sabia? O despachante aduaneiro é um profissional que representa os importadores, exportadores, transportadores, armazéns alfandegados, perante aos diversos órgãos intervenientes governamentais e entidades comerciais, nos procedimentos aduaneiros, fiscais, tributários, logísticos e comerciais, visando à liberação aduaneira da carga importada ou exportada. O profissional que trabalha com o despacho aduaneiro desempenha cada vez mais papel fundamental nos negócios internacionais. Ele tem atuação desde do planejamento até a conclusão da importação ou exportação, lidando com aspectos normativos, fiscais, financeiros e logísticos da operação. Para isso é necessário capacitação constante, aplicação dos recursos tecnológicos/comunicação e ótimo relacionamento com os diferentes agentes do processo de exportação e importação.

27 #ACulpaEhDoDespachante comexdadepre.com.br 27 Enfim #ACulpaEhDoDespachante! Será!? O chinês mandou 200 volumes a mais e o cliente diz que não sabia de nada. #ACulpaEhDoDespachante A L/C chegou vencida! #ACulpaEhDoDespachante A LI tem quatro anuências #ACulpaEhDoDespachante ) O navio explodiu em alto mar! #ACulpaEhDoDespachante O Lula perdeu um dedo #ACulpaEhDoDespachante

28 28 Eu como o despachante e o bebê. #ACulpaEhDoDespachante O Sarney ainda no governo. #ACulpaEhDoDespachante A Norma da novela morreu. #ACulpaEhDoDespachante Você pede desova da carga e o Mapa bloqueia para averiguação da Madeira, mas só assina o AD uma semana depois #ACulpaEhDoDespachante Quando fui fazer vestibular, escolhi Comércio Exterior. #ACulpaEhDoDespachante )

29 29 A chuva alagou o Serpro e derrubou o Siscomex #ACulpaEhDoDespachante Tem prova de Direito Comercial Internacional hoje e eu não sabia #ACulpaEhDoDespachante O navio vai omitir o porto e minha carga vai ficar no chão. #ACulpaEhDoDespachante O terminal deixou carga fora do container na hora da ovação #ACulpaEhDoDespachante

30 30 DECEX inclui a NCM na lista de licenciamento não automático e a mercadoria do cliente já está em trânsito. #ACulpaEhDoDespachante Se o Brasil perder a copa de 2014 #ACulpaehdodespachante O feriado caiu no domingo. #ACulpaEhDoDespachante E todo mundo desistindo da ideia de ser despachante porque #ACulpaehdoDespachante A carga ficou na origem #ACulpaEhDoDespachante

31 31 Transportadora não coletou o container #ACulpaehdoDespachante O vulcão entrou em erupção no Chile, atrasou o vôo, a mercadoria demorou! #ACulpaEhDoDespachante Container foi devolvido pro terminal no dia seguinte ao último dia de Free Time Demurrage. #ACulpaEhDoDespachante Quase apanhei da mulher porque fiquei até 01h no escritório. #ACulpaehdodespachante Reclassificação fiscal #aculpaehdodespachante O LI DECEX não defere porque o BB está em greve #ACulpaehdodespachante

32 32 A tempestade de granizo, fortes ondas e a maré baixa impediram a atracação do navio que tinha carga urgente. #ACulpaEhDoDespachante O exportador mandou a carga divergente da Invoice e Packing List. #ACulpaehdodespachante O HAWB está sem assinatura!!! #ACulpaEhDoDespachante O fiscal saiu mais cedo hoje. #ACulpaEhDoDespachante O container chegou com divergência de lacre. #ACulpaEhDoDespachante

33 33 A regulamentação de #ACulpaEhDoDespachante consta no Regulamento Aduaneiro art Se o navio alterou a rota, a culpa é do Despachante Aduaneiro, que não é amigo do capitão. Sem falar que se o fiscal não for fazer vistoria, a culpa é do Despachante Aduaneiro que não avisou São Pedro sobre a vistoria! #ACulpaEhDoDespachante

34 34 Se o Armador deixar de atracar por motivos maiores, a culpa é do Despachante Aduaneiro, que ficou de braços cruzados. #ACulpaEhDoDespachante Se o importador erra e o despachante não nota: é culpa do despachante! Se o despachante erra: a culpa do despachante! ) Pessoas que colocam a Culpa no Despachante Aduaneiro. Quem são eles? Como se alimentam? Como vivem? Mito ou Realidade? Sexta no Globo Repórter.

35 a logística comexdadepre.com.br 35 Aquela rede social usada pelos armadores: o FaceBooking. O Armador enviou-lhe uma solicitação para o jogo ReservaVille. #Facebooking Até a carga tem presença, e você aí desajeitado. Comeu Hambug-Sud no almoço e está morrendo de Capatazia. Eu ia mudar de vida, mas o frete tava caro demais. Negociei um contêiner de NOÇÃO, mas veio SEM.

36 36 Fumigação = ato de encher um contêiner de "fumiga". #GostariaDePerderPeso assim como perco Dead-lines. Mais vale uma carga voando que duas na mão. Importando cinco contêiners de carapuças para distribuir gratuitamente! Importando 1 contêiner de 40 pés com Comida Enlatada para alimentar minhas esperanças! Perco o amigo, mas não perco a remoção pra EADI. Devolva o container no último dia de Free Time no fim da tarde Sinta-se como quem acabou de desarmar uma bomba!

37 37 O problema da minha beleza exterior é que ela ainda não voltou pro Brasil. #FalarDeMimEFacil a não ser que meu nome seja Demurrage! O sujeito é tão falso que ao invés de nascer chegou em um contêiner da China e foi desembaraçado por uma DSI em um Radar Simplificado. Malandro é o Contêiner, que viaja o mundo inteiro de graça! Deise tu consegue entregar estes produtos amanhã? R: Olha só se eu fechar o frete com a NASA.

38 38 Vc sabia? A Logística é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa. No comércio exterior, a logística aduaneira envolve decisões como escolha dos tipos de transporte, suas características técnicas, cumprimento de exigências sanitárias, desembaraço alfandegário dentre outras. E a figura fundamental nesse processo de planejamento é o despachante aduaneiro. Para quem trabalha com logística de exportação, uma palavra muito comum é o Deadline. Esse conceito significa que é o Limite estabelecido para a conclusão de uma atividade dentro de um cronograma. Esse cronograma préestabelecido é o prazo dado pelas agências marítimas/armadores para o envio do draft (rascunho) do BL, juntamente com cópia do extrato da RE, DDE, Romaneio, além da liberação da carga junto à Alfândega do porto de desembaraço. Se tudo isso não for feito dentro do deadline, certamente o exportador perderá aquele embarque, ficando para o próximo. Essa expressão tem origem na guerra, em que os americanos estabeleciam um limite além do qual não poderia ser ultrapassado. Se ultrapassado, o sentinela atiraria. Era a linha da morte.

39 acadêmicos Junte WAR + Banco Imobiliário em um mesmo jogo e aprenda Comércio Exterior! #EstudeComexInovando #DicaTCCcomex Importação de lixo hospitalar dos USA: Novo caminho para produção de roupas #DicaTCCcomex O Aprendizado de novos idiomas a partir do Google Tradutor no setor de Exportação e Importação. #DicaTCCcomex A Importação de ansiolíticos e emagrecedores e seus impactos na balança! A Importação de antidepressivos e seus impactos na balança comercial! #DicaTCCcomex comexdadepre.com.br 39

40 40 Você vai estudar Comex achando que só teria prática e descobre que terá de engolir a Teoria das Vantagens Comparativa. #NeymarCaiMaisQue Incoterm em prova de Sistemática de Exportação. #Multa1Porcento para você professor que obriga o aluno a fazer o cálculo do Pis/ Cofins e do Icms na mão, sem uso do Excel. Deus disse: - Desce e Arra. Estuda Comex!

41 41 fatos reais Ligo para o armador, digo que estou com uma divergência no CE Mercante Ele pergunta se é de exportação! Atendente do Serpro acaba de perguntar: se o problema é no Siscomex Exportação ou Importação, sendo q foi dito que o erro era no RE. Uma vez uma colega teve que recusar o embarque da carga, que estava fora do deadline. E ela explicava Infelizmente o deadline não permite esse embarque. Ai o cabra do outro lado da linha replicou: Quem é esse DEADLINE? Deixa-me falar com ele que eu o convenço. Relatado por Marlei Cardim no Facebook! Vc sabia? Serpro: Serviço Federal de Processamento de Dados, que é a maior empresa pública de prestação de serviços em tecnologia da informação da América Latina, que gerencia e administra o Siscomex. Armador: Pessoa física ou jurídica que, em seu nome e sob sua responsabilidade, apresta a embarcação para sua utilização, pondo-a ou não a navegar por sua conta. Zona Primária: É o ponto de passagem obrigatório por onde todas as mercadorias e veículos devem entrar no país deles. São pontos exclusivos de entrada e saída de veículos e mercadorias, com controle aduaneiro permanente e ostensivo. Agência de Carga: São empresas que oferecem serviços de agenciamento de cargas aéreas, marítimas, rodoviárias e ferroviárias, nacionais e/ou internacionais. Agência Marítima: Representa o armador do navio. Agente de Navegação: Diz-se daquele que representa legalmente uma empresa de navegação e goza do privilégio para solicitar os vários serviços portuários dentro das diversas modalidades do sistema e de serviços de outra natureza.

42 regimes aduaneiros especiais comexdadepre.com.br 42 Fui contratado por uma empresa especializada em admissão temporária: Trabalhei lá uma semana e fui demitido. Despachante não faz dieta, faz regime aduaneiro. Cantadas Comex: Não somos DRAWBACK, mas poderíamos ser INTEGRADOS, que tal?

43 43 relações internacionais A Europa plantou crise e colheu Michel Teló. A situação está tão feia, que a Zona do Euro na Europa já é conhecida apenas como Zona. Baco, o Deus do Vinho, vira o Deus do Ki-Suco de Uva. #crisenagréciaantiga Alexandre, o Grande muda seu nome para Alexandre, o Pequeno Empresário. #crisenagréciaantiga Vc sabia? Crise de 2008: Os bancos emprestaram dinheiro para pessoas que não tinham condições de pagar o financiamento. O famoso subprime. A quantidade de dinheiro emprestado pelos bancos era tão grande que quando as pessoas se viram sem condições de pagar os empréstimos, vários bancos foram quebrando. E como o mercado financeiro é globalizado, vários bancos sentiram. E os governos socorreram. Crise mundial de 2011: O problema agora é diferente. Os próprios países estão extremamente endividados. Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha têm dívidas colossais. Atenas entra em liquidação e muda seu nome para Apenas. #crisenagréciaantiga

44 44 recintos alfandegados Até a Zona é a Franca, e você aí só enrolando. Fui na Zona Primária e encontrei a fiscal puta da vida. Hoje eu entendo porque portos, recintos e estações aduaneiras são conhecidos como Zonas. #CantadasComex : Não sou Recinto Alfandegado mas te armazenaria, com certeza! Vc sabia? Alfandegar é o ato de tornar área delimitada sob absoluto controle aduaneiro. Os terminais alfandegados são áreas situadas na zona secundária, destinadas ao recebimento de carga de importação ou de exportação controladas pela Alfândega. Portanto devem ser dotadas de áreas para armazenagem, pátio de contêineres, perfeito controle de entrada e saída da carga e local para os serviços aduaneiros. O acesso da carga a esses terminais é feito através do regime de trânsito aduaneiro.

45 45 câmbio Gostaria de compartilhar uma benção: o Dólar se converteu hoje! Câmbio sem contrato, navio sem espaço, sou eu assim sem você! #ComexDaDepre Vc sabia? Comprar ou vender um bem no mercado externo tem o pagamento/ recebimento feito em uma moeda de livre conversibilidade e aceitabilidade. Para isto, o comerciante estabelecido no Brasil precisa, obrigatoriamente, efetuar uma operação de câmbio. Uma operação de câmbio é quanto se envia/recebe o pagamento pela mercadoria ou serviço, entre empresas que se encontram em países diferentes.

46 46 órgãos anuentes no comércio exterior Comeria o DECEX e o BB. Cante com a gente: - ANVISA, ANVISA, ANVISA se me MAPA! Aí se INMETRO, aí, aí se INMETRO!? Enquanto isso na GECEX Hoje é dia de L.I, BB. Ouvi hoje um popular cantarolando no balcão da Anvisa: Nunca vi fazer tanta exigência, do jeito que você me faz #CantadasComex Você é SECEX demais! Vc sabia? Órgãos anuentes: São todos aqueles órgãos que necessitam efetuar uma análise complementar, dentro de sua área de competência, de determinadas operações de exportação ou importação. Estão interligados ao SISCOMEX, de modo a tornar mais ágil esta análise. Desse modo, para que a operações se torne efetiva, é necessário, em alguns casos, o estabelecimento de normas específicas por parte desses intervenientes. Por exemplo, a importação de automóveis novos necessita da anuência do Ibama, assim com a importação de alguns suplementos alimentares necessitam da aprovação da Anvisa.

47 estatísticas, regulamento aduaneiro, acordos comerciais e outros assuntos Aquele desenho animado: "Aliceweb no País das Estatísticas". comexdadepre.com.br 47 Queria um déficit na balança do meu banheiro. Já pensou que louco ter o Regulamento Aduaneiro narrado pelo Cid Moreira? Minha vida é um livro aberto! (Praticamente aquela edição comentada do Regulamento Aduaneiro chato pra cacet*!) Vou pegar meu SGP e cair na estrada! Hoje estou muito DOWN, disse o Índice JONES.

48 sobre os autores comexdadepre.com.br 48 Sinara Bueno, Graduada em Comércio Exterior, Gerente na empresa Visonet, coautora do Livro Laboratório de Comex (Editora Unisinos), instrutora de treinamentos, cocriada do www. comexlabs.com.br (Simuladores de Siscomex), gaúcha. Siga-a no Rafael Lube, Despachante aduaneiro, gerente operacional numa trading company atuante no setor de rochas ornamentais, capixaba. Siga-o no Carlos Araújo, Carioca, despachante aduaneiro e professor universitário no curso de comércio exterior. Autor e Editor do Blog Siga-o no

49 Adiquira sua camiseta. Acesse:

50 50 cddu cddu Escolha sua rede favorita, e acompanhe o ComexDaDeprê: Site: contato@comexdadepre.com.br Fique com nosso vídeo exclusivo: Uma carga nuito engraçada ADvjVQa1PpcFPu_0ZGEfK65-HTk8VzWTUA9Z3pRkPkbB4=

EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO INFORMAÇÕES E PROCEDIMENTOS BÁSICOS. CM Claudia Mainardi ccmainardi@cmcomex.com.br ccmainardi@gmail.com

EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO INFORMAÇÕES E PROCEDIMENTOS BÁSICOS. CM Claudia Mainardi ccmainardi@cmcomex.com.br ccmainardi@gmail.com EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO INFORMAÇÕES E PROCEDIMENTOS BÁSICOS Providências básicas para iniciar atividades no comércio exterior Ser registrado no RADAR Registro de Exportadores e importadores na Receita Federal;

Leia mais

Formação de Analista em Comércio Exterior

Formação de Analista em Comércio Exterior Formação de Analista em Comércio Exterior com Pós Graduação Objetivo: Habilitar os participantes para exercer a profissão de Analista de Comércio Exterior e trabalhar com a análise das operações, planejamento,

Leia mais

IMPORTAÇÃO FÁCIL: CÂMBIO PASSO A PASSO SAIBA COMO SER UM IMPORTADOR

IMPORTAÇÃO FÁCIL: CÂMBIO PASSO A PASSO SAIBA COMO SER UM IMPORTADOR IMPORTAÇÃO FÁCIL: CÂMBIO PASSO A PASSO SAIBA COMO SER UM IMPORTADOR 1º Passo: Registro da empresa Atualizar o objeto social da empresa incluindo a atividade de importação e os tipos de produtos que serão

Leia mais

Siscomex Importação. 1ª Edição. São Paulo 2013. Luis Geokarly do Nascimento. Manual Prático do Sistema. Siscomex Importação Manual Prático do Sistema

Siscomex Importação. 1ª Edição. São Paulo 2013. Luis Geokarly do Nascimento. Manual Prático do Sistema. Siscomex Importação Manual Prático do Sistema Siscomex Importação Manual Prático do Sistema 1ª Edição São Paulo 2013 Página 1 Página 2 Gosto daquele que sonha o impossível Johann Goethe Página 3 Sobre o Autor é despachante aduaneiro, com mais de 10

Leia mais

FLUXOGRAMA DE EXPORTAÇÃO

FLUXOGRAMA DE EXPORTAÇÃO FLUXOGRAMA DE EXPORTAÇÃO 1. PLANEJAMENTO Novos mercados; Mais lucros; Mais empregos Separar uma parte da produção para o mercado interno e outra para o mercado externo, pois a exportação é um processo

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

Roteiro Básico para Exportação

Roteiro Básico para Exportação Roteiro Básico para Exportação As empresas interessadas em efetuar exportações deverão, em primeiro lugar, inscrever-se no RADAR, que corresponde ao Registro de Exportadores e Importadores da Inspetoria

Leia mais

Passos na Importação Roteiro Básico. Eduardo Leoni Machado Fevereiro/2012

Passos na Importação Roteiro Básico. Eduardo Leoni Machado Fevereiro/2012 Roteiro Básico Eduardo Leoni Machado Fevereiro/2012 1º Passo Efetuar contatos com fornecedor (exportador). 2º Passo Formalizar as negociações com fornecedor (exportador). 3º Passo Negociar a condição de

Leia mais

BOM DIA! Exportação simplificada como estratégia de expansão de negócios

BOM DIA! Exportação simplificada como estratégia de expansão de negócios BOM DIA! Exportação simplificada como estratégia de expansão de negócios Correios Quem somos? Empresa de administração pública. Missão: Fornecer soluções acessíveis e confiáveis para conectar pessoas,

Leia mais

2. COMO IMPORTAR 1 PLANEJAMENTO 2 CONTATOS COM POTENCIAIS FORNECEDORES 3 IDENTIFICAR NCM, TRATAMENTO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO.

2. COMO IMPORTAR 1 PLANEJAMENTO 2 CONTATOS COM POTENCIAIS FORNECEDORES 3 IDENTIFICAR NCM, TRATAMENTO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO. 1 2 2. COMO IMPORTAR 2.1. FLUXOGRAMA DE IMPORTAÇÃO 1 PLANEJAMENTO A fase de planejamento das importações é geralmente parte integrante do planejamento geral da empresa para atender sua necessidade de máquinas,

Leia mais

CHECK LIST DO IMPORTADOR. Passo a passo para começar do zero

CHECK LIST DO IMPORTADOR. Passo a passo para começar do zero CHECK LIST DO IMPORTADOR Passo a passo para começar do zero ÍNDICE 1) Preparando a empresa 2) Pesquisando fornecedores 3) Calculando os custos 4) Fazendo o pedido 5) Controlando a produção 6) Embarcando

Leia mais

O Uso dos Incoterms na Exportação

O Uso dos Incoterms na Exportação O Uso dos Incoterms na Exportação Por JOSÉ ELIAS ASBEG Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil Belém - Pará Nas exportações brasileiras, são aceitas quaisquer condições de venda praticadas no comércio

Leia mais

Opção. sites. A tua melhor opção!

Opção. sites. A tua melhor opção! Opção A tua melhor opção! Queremos te apresentar um negócio que vai te conduzir ao sucesso!!! O MUNDO... MUDOU! Todos sabemos que a internet tem ocupado um lugar relevante na vida das pessoas, e conseqüentemente,

Leia mais

IMPORTAÇÃO SIMPLIFICADA. Passo a passo para começar

IMPORTAÇÃO SIMPLIFICADA. Passo a passo para começar IMPORTAÇÃO SIMPLIFICADA Passo a passo para começar ÍNDICE 1) Introdução 2) Produtos 3) Impostos 4) Transporte 5) Documentos 6) Câmbio 7) DSI 3 8 13 16 20 23 25 Introdução Produtos Impostos Transporte Documentos

Leia mais

www.segredodosblogueiros.com.br Como Escrever Artigos Que Convertem?

www.segredodosblogueiros.com.br Como Escrever Artigos Que Convertem? Como Escrever Artigos Que Convertem? Sumário www.segredodosblogueiros.com.br Introdução... 03 Como Criar Conteúdo de Qualidade?... 05 Menos é Mais... 09 Gatilhos Mentais... 11 SEO Morreu?... 14 Técnicas

Leia mais

Profa. Lérida Malagueta. Unidade IV SISTEMÁTICA DE

Profa. Lérida Malagueta. Unidade IV SISTEMÁTICA DE Profa. Lérida Malagueta Unidade IV SISTEMÁTICA DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO Importação Importar consiste em uma operação de compra de produtos no mercado exterior e sua respectiva entrada em um país Necessidade

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Alexandre da Silva França. Eu nasci em 17 do sete de 1958, no Rio de Janeiro. FORMAÇÃO Eu sou tecnólogo em processamento de dados. PRIMEIRO DIA

Leia mais

Importação Passo a Passo

Importação Passo a Passo 1º Passo Defina o que quer importar Importação Passo a Passo O mercado internacional, principalmente a China, apresenta uma ampla oportunidade de produtos para se importar. Antes de iniciar sua operação

Leia mais

Guia de Métricas. Quais métricas acrescentam para a diretoria da empresa?

Guia de Métricas. Quais métricas acrescentam para a diretoria da empresa? Guia de Métricas Quais métricas acrescentam para a diretoria da empresa? QUAIS MÉTRICAS ACRESCENTAM PARA A DIRETORIA DA EMPRESA? Quem trabalha com marketing digital sabe que nem sempre é tão fácil provar

Leia mais

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO : COMPETITIVIDADE PERENIDADE SOBREVIVÊNCIA EVOLUÇÃO

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO : COMPETITIVIDADE PERENIDADE SOBREVIVÊNCIA EVOLUÇÃO O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO : COMPETITIVIDADE PERENIDADE SOBREVIVÊNCIA EVOLUÇÃO orienta na implantação e desenvolvimento do seu negócio de forma estratégica e inovadora O QUE SÃO PALESTRAS

Leia mais

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira?

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? - Tem alguém com quem você gostaria de fazer contato? - Porque você não o fez até agora? - Por que é importante aprender a fazer esses contatos?

Leia mais

Antes de tudo... Obrigado!

Antes de tudo... Obrigado! Antes de tudo... Obrigado! Eu, Luiz Felipe S. Cristofari, agradeço por ter baixado esse PDF. Criei esse material para ajudar você a ter mais sucesso com suas ideias na internet e fico muito feliz quando

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

GS Educacional www.gseducacional.com.br

GS Educacional www.gseducacional.com.br Curso: Completo de Importação Henrique, boa noite. Nós que pensamos a Meritocracia e valoramos a quem Realiza, nos vimos na obrigação de dar feedbacks. Em pouco tempo de curso e sem nem receber ainda a

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão

INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão 1 INDICE Introdução... Pg: 03 Você é muito bonzinho... Pg: 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade... Pg: 05 Evite pedir permissão... Pg: 07 Não tenha medo de ser você mesmo... Pg: 08 Não

Leia mais

FORMAÇÃO DO PREÇO DE EXPORTAÇÃO. Instrutor: Luiz Roberto Oliveira. Email: luizroberto@eniconsultoria.com.br

FORMAÇÃO DO PREÇO DE EXPORTAÇÃO. Instrutor: Luiz Roberto Oliveira. Email: luizroberto@eniconsultoria.com.br FORMAÇÃO DO PREÇO DE EXPORTAÇÃO Instrutor: Luiz Roberto Oliveira. Email: luizroberto@eniconsultoria.com.br 1 O resumo de nossa. conversa. TEMPO INFORMAÇÃO DINHEIRO 2 Formação do preço de exportação. Vou

Leia mais

15 4 Operação Avançada do Sistema: Inclusão de Nota Fiscal e seus relacionamentos

15 4 Operação Avançada do Sistema: Inclusão de Nota Fiscal e seus relacionamentos 15 4 Operação Avançada do Sistema: Inclusão de Nota Fiscal e seus relacionamentos Agora vamos fazer algo mais complexo, que vai demonstrar várias das facilidades do sistema. Vamos Incluir uma Nota Fiscal

Leia mais

Como Criar seu produto digital

Como Criar seu produto digital Como Criar seu produto digital Aprenda em alguns passos Indice 5 1- Público Alvo 2- Conhecer á necessidade 5 do 5 Primeiro capítulo Público Alvo Você que está montando seu negócio online e ainda não tem

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

IMPORTAÇÕES Definição e Tratamento Administrativo

IMPORTAÇÕES Definição e Tratamento Administrativo IMPORTAÇÕES Definição e Tratamento Administrativo CURSO: Administração DISCIPLINA: Logística Internacional FONTES: DIAS, Reinaldo; RODRIGUES, Waldemar. Comércio Exterior Teoria e Gestão. São Paulo: Atlas,

Leia mais

5 Levantamento e Análise dos Fluxos Logísticos de Processos de Importação Desembaraçados no Rio de Janeiro.

5 Levantamento e Análise dos Fluxos Logísticos de Processos de Importação Desembaraçados no Rio de Janeiro. 52 5 Levantamento e Análise dos Fluxos Logísticos de Processos de Importação Desembaraçados no Rio de Janeiro. Este Capítulo abordará a análise dos dados efetuados em 150 processos aduaneiros de importação

Leia mais

NIEx. 30º AgroEx Manaus. 26 de novembro de 2009

NIEx. 30º AgroEx Manaus. 26 de novembro de 2009 NIEx NÚCLEO DE INTEGRAÇÃO PARA EXPORTAÇÃO Caminhos para Exportar 30º AgroEx Manaus 26 de novembro de 2009 FASES DO PROCESSO EXPORTADOR Fase Mercadológica Fase Comercial Fase Administrativa Fase Aduaneira

Leia mais

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 Os primeiros passos do SAC 2.0 da TAM A trajetória da TAM sempre foi guiada pela disponibilidade de servir seus clientes; nas redes sociais, essa filosofia não poderia

Leia mais

Compreendendo a dimensão de seu negócio digital

Compreendendo a dimensão de seu negócio digital Compreendendo a dimensão de seu negócio digital Copyright 2015 por Paulo Gomes Publicado originalmente por TBI All New, São Luís MA, Brasil. Editora responsável: TBI All New Capa: TBIAllNew Todos os direitos

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com Nesse ebook você irá aprender como gerar uma renda mesmo que do zero rapidamente na internet, se você já tem um produto irá aprender como aumentar suas vendas agora mesmo de forma garantida. Crie um sistema

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

5 Dicas de E-mail marketing para iniciantes

5 Dicas de E-mail marketing para iniciantes 5 Dicas de E-mail marketing para iniciantes Meu nome é Gustavo Montanari, sou autor do blog rendaextrasemsegredos.com e um dos motivos pelo qual resolvi disponibilizar esse e-book na forma totalmente gratuita

Leia mais

Serviços de Comércio Exterior. Gerência Regional de Apoio ao Comércio Exterior GECEX São Paulo III

Serviços de Comércio Exterior. Gerência Regional de Apoio ao Comércio Exterior GECEX São Paulo III BANCO DO BRASIL Serviços de Comércio Exterior Gerência Regional de Apoio ao Comércio Exterior GECEX São Paulo III Programação 1) Acesso ao Gerenciador Financeiro 2) Criação de Chave de Acesso 3) Autorização

Leia mais

Manual Portal Ambipar

Manual Portal Ambipar Manual Portal Ambipar Acesso Para acessar o Portal Ambipar, visite http://ambipar.educaquiz.com.br. Login Para efetuar o login no Portal será necessário o e-mail do Colaborador e a senha padrão, caso a

Leia mais

E-book Grátis Como vender mais?

E-book Grátis Como vender mais? E-book Grátis Como vender mais? Emissão: 27/01/2015 Responsável: Luiz Carlos Becker Filho Cargo: Diretor Executivo E-book Grátis Como vender mais? Esse conteúdo pode realmente lhe ajudar: Premissas: Olá,

Leia mais

INTRODUÇÃO. Fui o organizador desse livro, que contém 9 capítulos além de uma introdução que foi escrita por mim.

INTRODUÇÃO. Fui o organizador desse livro, que contém 9 capítulos além de uma introdução que foi escrita por mim. INTRODUÇÃO LIVRO: ECONOMIA E SOCIEDADE DIEGO FIGUEIREDO DIAS Olá, meu caro acadêmico! Bem- vindo ao livro de Economia e Sociedade. Esse livro foi organizado especialmente para você e é por isso que eu

Leia mais

OBJETIVO DEFINIÇÕES. Para os efeitos deste Manual, define-se como: I MAPA: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento;

OBJETIVO DEFINIÇÕES. Para os efeitos deste Manual, define-se como: I MAPA: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; OBJETIVO O sistema SIGVIG instituído pelo MAPA destina-se a atender a necessidade de gerenciamento e controle do recebimento, envio e fiscalização das mercadorias importadas e exportadas através dos portos,

Leia mais

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando

Leia mais

Como obter excelentes. Resultados. no Marketing Digital. Aprenda a usar 3 metas matadoras. Publicação SEVEN - SPD

Como obter excelentes. Resultados. no Marketing Digital. Aprenda a usar 3 metas matadoras. Publicação SEVEN - SPD Como obter excelentes Resultados no Marketing Digital Aprenda a usar 3 metas matadoras Publicação SEVEN - SPD Sumário Introdução Cápítulo 1 Comprometa-se com o Sonho Pessoal Capítulo 2 Desenvolva sua Estratégia

Leia mais

Caminhos para Exportar

Caminhos para Exportar NIEx NÚCLEO DE INTEGRAÇÃO PARA EXPORTAÇÃO Caminhos para Exportar 33º AgroEx Marco-CE ADILSON OLIVEIRA FARIAS Assessor técnico JULIANA CAETANO JALES Assistente técnico FASES DO PROCESSO EXPORTADOR Fase

Leia mais

Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você

Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você A fim de criar, controlar, gerenciar sua reputação online e construir a carreira que você deseja, alguns ações são necessárias. A primeira

Leia mais

Lex Garcia Advogados http://lexlab.esy.es. Dr. Alex Garcia Silveira OABSP 285373

Lex Garcia Advogados http://lexlab.esy.es. Dr. Alex Garcia Silveira OABSP 285373 Alex Garcia Silveira Cartilha: Direito do Comercio Internacional São Paulo Junho de 2015 SUMÁRIO RESUMO... 5 ABSTRACT... 5 PARTES E AUXILIARES DO COMÉRCIO... 6 EXPORTADOR E IMPORTADOR... 6 SELEÇÃO DE MERCADO...

Leia mais

PROCESSO DE EXPORTAÇÃO DE EXPORTAÇÃO FLUXOGRAMA. Planejamento. Pesquisa de Mercado. Cadastramento REI

PROCESSO DE EXPORTAÇÃO DE EXPORTAÇÃO FLUXOGRAMA. Planejamento. Pesquisa de Mercado. Cadastramento REI PROCESSO DE FLUXOGRAMA DE Planejamento Pesquisa de Mercado Cadastramento REI 1 Cadastramento do REI O registro é feito automaticamente no sistema, quando da primeira importação e exportação (Portaria SECEX

Leia mais

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Parceiros de serviços em nuvem gerenciada Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Implemente a versão mais recente do software da SAP de classe mundial,

Leia mais

Termos Internacionais de Comércio EXW FCA FAS FOB CFR CIF CPT CIP DAP DAT DDP

Termos Internacionais de Comércio EXW FCA FAS FOB CFR CIF CPT CIP DAP DAT DDP Termos Internacionais de Comércio EXW FCA FAS FOB CFR CIF CPT CIP DAP DAT DDP Aspectos Gerais Cada vez mais as empresas recorrem às potencialidades do mercado global. Neste contexto é necessária a perfeita

Leia mais

Aprenda a Tirar Vantagem da 2º Maior Ferramenta de Buscas do Mundo!

Aprenda a Tirar Vantagem da 2º Maior Ferramenta de Buscas do Mundo! Aprenda a Tirar Vantagem da 2º Maior Ferramenta de Buscas do Mundo! Usar o Youtube profissionalmente é o upgrade que o seu negócio precisa para alavancar e obter muito mais vendas, contatos e visitas!

Leia mais

VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS

VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS Coloque o Facebook, Linkedin e Instagram para atrair mais clientes e aumentar suas vendas. Dicas fáceis que você mesmo pode implementar e ver os resultados ainda hoje.

Leia mais

DESPACHO ADUANEIRO (RECEITA FEDERAL DO BRASIL) Prof. Moacir Rodrigues

DESPACHO ADUANEIRO (RECEITA FEDERAL DO BRASIL) Prof. Moacir Rodrigues DESPACHO ADUANEIRO (RECEITA FEDERAL DO BRASIL) Prof. Moacir Rodrigues DESPACHO ADUANEIRO Procedimento Fiscal por intermédio do qual o exportador desembaraça a mercadoria para o exterior (Faro, 2007). É

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

SISCOMEX EXPORTAÇÃO WEB

SISCOMEX EXPORTAÇÃO WEB SISCOMEX EXPORTAÇÃO WEB MÓDULO COMERCIAL 2 ÍNDICE REGISTRO DE EXPORTAÇÃO RE 04 REGISTRO DE VENDA RV 16 REGISTRO DE CRÉDITO RC 24 3 REGISTRO DE EXPORTAÇÃO - RE 4 INCLUSÃO DE RE Na tela de inclusão de Registro

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

UNIDADE VI ESCREVENDO E-MAILS QUE GERAM RESULTADOS

UNIDADE VI ESCREVENDO E-MAILS QUE GERAM RESULTADOS UNIDADE VI ESCREVENDO E-MAILS QUE GERAM RESULTADOS Nessa unidade vou mostrar para você como escrever e-mails que geram resultados. Mas que resultados são esses? Quando você escreve um e-mail tem que saber

Leia mais

COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE E-MAIL MARKETING

COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE E-MAIL MARKETING COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE E-MAIL MARKETING A palavra estratégia, segundo o dicionário Informal 1, é a ação ou caminho mais adequado a ser executado para alcançar um objetivo ou meta. Para se traçar

Leia mais

A importância da Senha. Mas por que as senhas existem?

A importância da Senha. Mas por que as senhas existem? 1 A importância da Senha Atualmente a quantidade de sistemas (Bancos, E-mail, Intranet, Rede Local etc) que precisamos utilizar no dia-a-dia é extremamente grande e ao mesmo tempo acaba sendo um tanto

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

AGORA VOCÊ PODE: IMPORTAR FALANDO PORTUGUÊS, E COM A VANTAGEM DE QUEM É ESPECIALISTA NO QUE FAZ!

AGORA VOCÊ PODE: IMPORTAR FALANDO PORTUGUÊS, E COM A VANTAGEM DE QUEM É ESPECIALISTA NO QUE FAZ! AGORA VOCÊ PODE: IMPORTAR FALANDO PORTUGUÊS, E COM A VANTAGEM DE QUEM É ESPECIALISTA NO QUE FAZ! ZM TRADE A ZM pensou nisso para você, e agora pode lhe oferecer os serviços da ZM TRADE. Qualidade, preço

Leia mais

social media para bares, restaurantes e afins

social media para bares, restaurantes e afins BARTIPS social media para bares, restaurantes e afins O que buscamos? Divulgar seu estabelecimento para milhares de potenciais consumidores. Fazer você ser parte do dia-a-dia de seu cliente Ter suas novidades,

Leia mais

SISTEMÁTICA WEBMARKETING

SISTEMÁTICA WEBMARKETING SISTEMÁTICA WEBMARKETING Breve descrição de algumas ferramentas Sobre o Webmarketing Web Marketing é uma ferramenta de Marketing com foco na internet, que envolve pesquisa, análise, planejamento estratégico,

Leia mais

O Processo de Importação e Suas Etapas

O Processo de Importação e Suas Etapas O Processo de Importação e Suas Etapas CURSO: Administração / DISCIPLINA: Logística Internacional FONTES: DIAS, Reinaldo; RODRIGUES, Waldemar. Comércio Exterior Teoria e Gestão. São Paulo: Atlas, 2004.

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE www.agenciaatos.com.br COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE APLICAÇÃO DA CONSULTORIA EM VENDAS ONLINE É assim que os resultados são gerados. No entanto, é

Leia mais

SISCOMEX, DOCUMENTOS e FORMAS DE PAGAMENTOS

SISCOMEX, DOCUMENTOS e FORMAS DE PAGAMENTOS CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESPÍRITO SANTO SISCOMEX, DOCUMENTOS e FORMAS DE PAGAMENTOS Prof.: Leonardo Ribeiro 1 Siscomex O Sistema Integrado de Comércio Exterior - SISCOMEX, é um instrumento

Leia mais

Apresentação. Olá! O meu nome é Paulo Rebelo e sou apostador profissional.

Apresentação. Olá! O meu nome é Paulo Rebelo e sou apostador profissional. Apresentação Olá! O meu nome é Paulo Rebelo e sou apostador profissional. Ao longo dos últimos anos, tem aumentado o interesse em redor das apostas. A imprensa tem-se interessado pelo meu trabalho pelo

Leia mais

Quando era menor de idade ficava pedindo aos meus pais para trabalhar, porém menor na época não tinha nada e precisei esperar mais alguns anos.

Quando era menor de idade ficava pedindo aos meus pais para trabalhar, porém menor na época não tinha nada e precisei esperar mais alguns anos. Como eu ganho dinheiro com o meu blog Como eu ganho dinheiro com o meu blog? Conheça agora as dicas e as formas que uso para ganhar dinheiro online. Como eu ganho dinheiro com o meu blog? Antes de começar

Leia mais

Problemas, todos temos. Os chefes PONTO. direto ao

Problemas, todos temos. Os chefes PONTO. direto ao Se você usa alguma delas, entre imediatamente em estado de alerta; você pode não ser um líder tão capaz quanto imagina Problemas, todos temos. Os chefes então, nem se fale. Mas, se aqueles que são terríveis

Leia mais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais http://aguiavirtual.com.br/ Por Tiago Bastos 1 10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais Ao longo dos últimos 4 anos, venho trabalhando na internet de forma profissional. Já errei muito e acertei

Leia mais

MANUAL TISS Versão 3.02.00

MANUAL TISS Versão 3.02.00 MANUAL TISS Versão 3.02.00 1 INTRODUÇÃO Esse manual tem como objetivo oferecer todas as informações na nova ferramenta SAP que será utilizada pelo prestador Mediplan, a mesma será responsável para atender

Leia mais

Manual de Exportação e Formação de Preço

Manual de Exportação e Formação de Preço Manual de e Formação de Preço. Sumário FASE 1ª 1 - Planejamento de 2 - Planejamento Estratégico 3 - Canais de Distribuição FASE 2ª 4 - Procedimentos Operacionais de FASE 3ª 5 - Formação de Preço O sumário

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL!

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL! O guia completo para uma presença online IMBATÍVEL! Sumário Introdução 3 Capítulo 1 - Produção de Conteúdo: Por que e Como produzir 5 Capítulo 2 - Distribuição e Divulgação 8 Capítulo 3 - Monitoramento

Leia mais

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Brasília-DF, 30 de outubro de 2006 Jornalista Ana Paula Padrão: Então vamos às perguntas, agora ao vivo, com

Leia mais

INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR A PRODUTOS ALIMENTARES GOURMET

INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR A PRODUTOS ALIMENTARES GOURMET INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR A PRODUTOS ALIMENTARES GOURMET BRASIL ABRIL de 2015 Matriz Cultural do Mercado O Brasil é grande consumidor de produtos gourmet, porém existe logicamente um processo seletivo destes

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

Sua empresa adquiriu a Solução Nucleu Excence, e isto nos deixa orgulhosos.

Sua empresa adquiriu a Solução Nucleu Excence, e isto nos deixa orgulhosos. 2 3 Parabéns, Sua empresa adquiriu a Solução Nucleu Excence, e isto nos deixa orgulhosos. A Nucleu Tecnologia está empenhada em comprovar que você fez um bom investimento, aumentando cada vez mais a sua

Leia mais

Guia de Preenchimento Cadastro de Operadores

Guia de Preenchimento Cadastro de Operadores Guia de Preenchimento Cadastro de Operadores Data 07/2013 SUMÁRIO I. Introdução... 3 1. Sistema Cadastro de Operadores... 3 2. Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas Negociação de Instrumentos

Leia mais

Manual B/L Web GRIEG

Manual B/L Web GRIEG Manual B/L Web GRIEG Introdução Acesse o site www.grieg.com.br e no menu SERVIÇOS escolha a opção B/L VIA WEB ou clique no ícone abaixo para o redirecionamento automático. Em seguida, o cliente preencherá

Leia mais

Como fazer seu blog se destacar dos outros

Como fazer seu blog se destacar dos outros Como fazer seu blog se destacar dos outros Fama. Tráfego. Reconhecimento. Muito dinheiro no bolso. Esses itens certamente estão presentes na lista de desejos de quase todos os blogueiros. Afinal, ninguém

Leia mais

KADU BARACHO PONTOS FUNDAMENTAIS PARA UMA GESTÃO DE AFILIADOS QUE GERE RESULTADOS

KADU BARACHO PONTOS FUNDAMENTAIS PARA UMA GESTÃO DE AFILIADOS QUE GERE RESULTADOS KADU BARACHO PONTOS FUNDAMENTAIS PARA UMA GESTÃO DE AFILIADOS QUE GERE RESULTADOS De uns tempos para cá, a moda do marketing digital é fazer LANÇAMENTOS, de preferência 7 em 7 (sete dígitos em sete dias)

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

APRENDA AS MUDANÇAS DE FORMA FÁCIL

APRENDA AS MUDANÇAS DE FORMA FÁCIL 2014 APRENDA AS MUDANÇAS DE FORMA FÁCIL I S O esocial está causando arrepios, mas pouca gente já sabe exatamente o que é. Em poucas palavras, o esocial é um programa do governo federal que tenta consolidar

Leia mais

Mas elas não querem ser felizes nem ter sucesso, mas também nem vão para a atitude de ação.

Mas elas não querem ser felizes nem ter sucesso, mas também nem vão para a atitude de ação. T.B.C. Tirar a BUNDA da Cadeira em 2015 Na verdade fiquei por um tempo pensando qual seria o melhor título para este artigo, pois estava entre: as pessoas/empresas não querem ser felizes nem ter sucesso,

Leia mais

Com característica de transporte de cargas com grandes volumes e conseqüente redução de custos, o transporte marítimo na matriz de transporte

Com característica de transporte de cargas com grandes volumes e conseqüente redução de custos, o transporte marítimo na matriz de transporte 61 6 Conclusão Neste capítulo apresentaremos algumas conclusões sobre o conteúdo deste trabalho, tais conclusões servirão para avaliar a atual situação logística do comércio exterior brasileiro através

Leia mais

www.marketingparaartesanato.com.br

www.marketingparaartesanato.com.br COMO VENDER MAIS ARTESANATO AS 4 ETAPAS DA VENDA E OS PRINCÍPIOS DA PERSUASÃO Que bom estar aqui com você! Meu nome é André Gibran e o que eu faço é ajudar artesãos e artesãs como você a fazerem vendas

Leia mais

COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET. tyngu.com.br

COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET. tyngu.com.br COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET USE O PODER DA INTERNET Usar as mídias sociais como Facebook, Twitter e YouTube para dar mais visibilidade a um produto ou serviço exige aprendizado.

Leia mais

Richard Uchôa C. Vasconcelos. CEO LEO Brasil

Richard Uchôa C. Vasconcelos. CEO LEO Brasil Richard Uchôa C. Vasconcelos CEO LEO Brasil O tema hoje é engajamento, vamos falar de dez maneiras de engajar o público em treinamentos a distância. Como vocês podem ver, toda a minha apresentação está

Leia mais

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R 8 DICAS ESSENCIAIS PARA ESCOLHER SUA CORRETORA W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R Aviso Importante O autor não tem nenhum vínculo com as pessoas, instituições financeiras e produtos, citados, utilizando-os

Leia mais

As exportações de bens podem ocorrer, basicamente, de duas formas: direta ou indiretamente.

As exportações de bens podem ocorrer, basicamente, de duas formas: direta ou indiretamente. Capitulo 10: Tipos de exportação As exportações de bens podem ocorrer, basicamente, de duas formas: direta ou indiretamente. Diretamente: quando o exportador fatura e remete o produto ao importador, mesmo

Leia mais