INCENTIVOS ECONÔMICOS AO CONTROLE DO DESMATAMENTO: O QUE E QUAIS SÃO?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INCENTIVOS ECONÔMICOS AO CONTROLE DO DESMATAMENTO: O QUE E QUAIS SÃO?"

Transcrição

1 INCENTIVOS ECONÔMICOS AO CONTROLE DO DESMATAMENTO: O QUE E QUAIS SÃO? JORGE MADEIRA NOGUEIRA PhD, Universidade de Londres Professor Titular do Departamento de Economia da Universidade de Brasília LEONARDO HASENCLEVER BORGES Mestrando em Gestão Econômica do Meio Ambiente Instituto Internacional de Educação do Brasil

2 Estrutura da Apresentação 1. Uma década de desinformação? 2. Algumas características essenciais dos incentivos econômicos 3. Brasil na última década: proliferação de incentivos positivos 4. Quão positivos são os incentivos brasileiros ao controle do desmatamento? 5. Considerações Finais

3 Uma década de desinformação?

4 Incentivos econômicos e incentivos financeiros na política ambiental brasileira são amplamente mencionados há quase uma década. O discurso de posse da então Ministra do Meio Ambiente Marina Silva, exaltando a necessidade do uso de instrumentos econômicos foi um elemento-chave na difusão da crença na eficácia de instrumentos econômicos em complementação aos usuais instrumentos de comando e controle.

5 A realidade do período de Marina Silva no Ministério de Meio Ambiente, assim como a dos seus sucessores, sugere que há uma evidente desinformação do que são e de quais são os chamados incentivos econômicos de política ambiental. De duas, uma: ou a análise econômica ambiental omite diversos instrumentos e está enganada em relação às suas características desejáveis ou os implementadores de política ambiental brasileira são conhecedores de incentivos econômicos que ainda não foram submetidos a estudos científicos de profundidade por economistas ambientais.

6 A nossa hipótese central deste texto é que há uma significativa e preocupante imprecisão no uso técnico ou profano dos termos incentivos econômicos entre praticantes de política ambiental no Brasil de hoje. Impostos, taxas, tributos, pagamentos, subsídios, incentivos, etc. são usados, na pior das hipóteses, como sinônimos, ou como equivalentes, em uma hipótese mais otimista, por analistas e gestores que passaram a maior parte de suas vidas desancando a teoria econômica ambiental (mesmo sem conhecê-la).

7 Essa imprecisão pode ser danosa a seres humanos que tomem decisões de investir seus recursos e suas poupanças em alternativas propostas por esses nessa nova onda da política ambiental brasileira. Em especial, pode ser danosa para produtores rurais que são os sempre citados incentivados, mas que precisam ter cautela na avaliação da atratividade de certos incentivos econômicos.

8 Um exemplo consequências nocivas de promessas pouco fundamentadas é o chamado Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). Indicado como uma fonte inesgotável de ganhos financeiros e econômicos, tem apresentado uma face pouco atraente nos últimos anos.

9 Algumas características essenciais dos incentivos econômicos

10 São inúmeros os instrumentos de política ambiental denominados incentivos econômicos. Em um recente livro Sterner e Coria (2012) mostram que as variações em torno desses incentivos são tão numerosas, que eles podem chegar a algumas dezenas. Não obstante, podemos grupá-los em quatro categorias abrangentes: tributos ambientais, subsídios ambientais, direitos/licenças negociáveis e sistema depósito-reembolso.

11 Independentemente da classificação, todo e qualquer incentivo econômico ambiental deve possuir algumas características conceituais: buscar maior eficiência na política ambiental; estimular a mudança de comportamento do agente privado por meio da redução de seus custos necessários para a obediência às exigências ambientais;

12 ser complementares aos usuais instrumentos de comando e controle; dependendo, portanto, de estruturas institucionais para alcançar a eficácia desejável; e serem instrumentos que gerem efeitos distributivos (equidade) significativos.

13 Brasil na última década: proliferação de incentivos positivos

14 A quantidade e a aparente variedade de incentivos econômicos atualmente existente na política ambiental brasileira impressiona em um primeiro momento. Nós identificamos pouco mais de quatro dezenas, mas temos certeza que esse número pode ser ainda maior, como as demais apresentações irão evidenciar.

15 Incentivos Positivos ao Controle do Desmatamento, Conservação de Estoques Florestais, Manejo Florestal Sustentável e Incremento de Estoques Florestais Resumo Quantitativo dos Incentivos Positivos Identificados e Analisados Nível de Gestão Absoluto (n) Relativo (%) Público Federal 21 47,0 Estadual 18 40,0 Municipal 02 4,3 Não Publico Não governamental 02 4,3 Privado 02 4,3 Total

16 Não obstante, chama atenção o envolvimento de governos estaduais. Apesar de o governo federal ainda ser o principal agente de difusão de incentivos econômicos na política ambiental brasileira, diversos estados estão buscando a diversificação de suas políticas ambientais. Um outro ponto a destacar é o pequeno envolvimento da iniciativa privada diretamente no estímulo a esses incentivos, apesar de um não desprezível envolvimento indireto.

17 Quão positivos são os incentivos brasileiros ao controle do desmatamento?

18 Um aspecto que se destaca no uso de incentivos econômicos e de incentivos financeiros na política ambiental brasileira é a prevalência do subsídio ambiental sob diversas formas: Subvenção (pagamento direto) Crédito subsidiado Incentivo fiscal Preços mínimos subsidiados.

19 E como eles estão em termos de desempenho relativamente aos aspectos conceituais básicos destacados anteriormente, que aqui se transformam em critérios de avaliação?

20 A eficiência dos incentivos mapeados pode estar comprometida devido a falhas de concepção, funcionamento e de falta de apoio ou estrutura institucional. Há incidência de custos e geração de benefícios em quase todos os incentivos positivos analisados; mas não é possível avaliar a relação entre eles devido à ausência dados quantitativos.

21 A conclusão é que não se pode precisar se os incentivos identificados estão ou não alterando o comportamento de agentes sociais para o controle do desmatamento, a conservação de estoques florestais, o manejo florestal sustentável e o incremento de estoques florestais.

22 No entanto, destacamos que: (i) há grande incerteza quanto à definição do ponto de referência (temporal, espacial ou ambiental) e (ii) o cálculo dos valores dos mesmos parece ser muito aquém do ideal; na verdade, muitos dos valores praticados não trazem elemento algum de incentivo.

23 Incentivos positivos devem ser entendidos como instrumentos complementares aos instrumentos de comando e controle e não como substitutos. Em alguns casos, ao invés de se complementarem, os incentivos positivos e os instrumentos de comando e controle podem se contrapor. Mais ainda, incentivos positivos em muitos casos são opostos às decisões de investir em atividades que degradam o meio ambiente e produzir bens econômicos.

24 Quanto às estruturas institucionais, muitas das experiências com incentivos positivos ocorrem onde é possível (de uma perspectiva da legislação existente) e não onde é desejável (porque a inexistência inviabiliza a sua adoção).

25 Efeitos distributivos assumem um papel fundamental na avaliação dos incentivos econômicos na política ambiental brasileira. Apesar de apresentados como eminentemente voltados para que objetivos ambientais sejam alcançados, eles não têm sido usados exclusivamente para alcançar objetivos ambientais.

26 Políticas eficazes para a redução da degradação ao meio ambiente podem ser muito pouco eficazes na redução da pobreza. Analogamente, políticas eficazes na redução de pobreza, podem ser desastrosas de uma perspectiva de alcançar metas ambientais. Ignorar isso pode causar um duplo desastre: degradação ambiental e ampliação da pobreza.

27 Considerações Finais

28 A adoção de incentivos positivos como instrumentos de política ambiental é, em princípio, recebida com otimismo pelos economistas ambientais. Esses incentivos são componentes da política ambiental de Estados Unidos, União Européia e Japão desde o final dos anos 1970.

29 Já foram dados alguns passos na direção correta. É essencial ampliar a capacidade de utilização dos incentivos econômicos na política ambiental brasileira. Eles podem ser elementos essenciais na busca da compatibilização entre geração de renda/produção/emprego e conservação do capital natural.

30 Alguns poderiam chamar essa compatibilização de desenvolvimento sustentável. Outros, de economia verde. Obrigado

Praia, 09 de Abril de 2013

Praia, 09 de Abril de 2013 MENSAGEM DA COORDENADORA RESIDENTE DO SISTEMA DAS NAÇÕES UNIDAS, SENHORA ULRIKA RICHARDSON-GOLINSKI POR OCASIÃO DA ASSINATURA DO MEMORANDO DE APOIO À ELABORAÇÃO DO PROGRAMA DE TRANSFERENCIA DE RENDA E

Leia mais

INSTRUMENTOS ECONÔMICOS NA POLÍTICA AMBIENTAL

INSTRUMENTOS ECONÔMICOS NA POLÍTICA AMBIENTAL INSTRUMENTOS ECONÔMICOS NA POLÍTICA AMBIENTAL Tema 1 Instrumentos Econômicos de Política Ambiental: características, objetivos e resultados Brasília, DF 10 de abril de 2013 INSTRUMENTOS ECONÔMICOS NA POLÍTICA

Leia mais

Moacyr Bernardino Dias-Filho

Moacyr Bernardino Dias-Filho Moacyr Bernardino Dias-Filho Embrapa Amazônia Oriental www.diasfilho.com.br O estigma da pecuária desenvolvida a pasto Na pecuária é possível produzir (embora com baixa eficiência) extensivamente Áreas

Leia mais

Pecuária na fronteira agrícola A pecuária é considerada a pecuária é ativ considerada a

Pecuária na fronteira agrícola A pecuária é considerada a pecuária é ativ considerada a Pecuária na fronteira agrícola A pecuária é considerada a atividade agrícola menos onerosa e mais eficiente para ocupar áreas e assegurar a posse da terra Moacyr Bernardino Dias-Filho Embrapa Amazônia

Leia mais

ECONOMIA E MEIO AMBIENTE: Integração e Sustentabilidade das Américas

ECONOMIA E MEIO AMBIENTE: Integração e Sustentabilidade das Américas Integração e Sustentabilidade das Américas VIII Encontro Verde das Américas Museu Nacional da República Brasília, 10 de setembro de 2008 Integração e Sustentabilidade das Américas JORGE MADEIRA NOGUEIRA

Leia mais

O setor dos serviços financeiros e a transição rumo à economia verde no Brasil. MORAES, S. S. a, DEUS, R. M., a BATTISTELLE, R. A. G.

O setor dos serviços financeiros e a transição rumo à economia verde no Brasil. MORAES, S. S. a, DEUS, R. M., a BATTISTELLE, R. A. G. O setor dos serviços financeiros e a transição rumo à economia verde no Brasil MORAES, S. S. a, DEUS, R. M., a BATTISTELLE, R. A. G. Introdução Os pressupostos da Economia Verde foram incorporados pelo

Leia mais

Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento; Fez um balanço tanto dos problemas existentes quanto dos progressos realizados;

Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento; Fez um balanço tanto dos problemas existentes quanto dos progressos realizados; MUDANÇAS CLIMÁTICAS 1 A Rio-92 Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento; Fez um balanço tanto dos problemas existentes quanto dos progressos realizados; O tema principal foi

Leia mais

Pecuária na fronteira agrícola A pecuária é considerada a pecuária é ativ considerada a

Pecuária na fronteira agrícola A pecuária é considerada a pecuária é ativ considerada a Pecuária na fronteira agrícola A pecuária é considerada a atividade agrícola menos onerosa e mais eficiente para ocupar áreas e assegurar a posse da terra Embrapa Amazônia Oriental Outras atividades agrícolas

Leia mais

ECONOMIA VERDE NA AMAZÔNIA: DESAFIOS NA VALORIZAÇÃO DA FLORESTA EM PÉ CONTRIBUIÇÃO DO GRUPO BANCO MUNDIAL

ECONOMIA VERDE NA AMAZÔNIA: DESAFIOS NA VALORIZAÇÃO DA FLORESTA EM PÉ CONTRIBUIÇÃO DO GRUPO BANCO MUNDIAL ECONOMIA VERDE NA AMAZÔNIA: DESAFIOS NA VALORIZAÇÃO DA FLORESTA EM PÉ CONTRIBUIÇÃO DO GRUPO BANCO MUNDIAL Adriana Moreira, Banco Mundial Carlos Klink IFC NIVEL FEDERAL Programa de Áreas Protegidas da Amazônia

Leia mais

Diretrizes para uma Economia Verde no Brasil Parte II Agronegócio e Agricultura Familiar

Diretrizes para uma Economia Verde no Brasil Parte II Agronegócio e Agricultura Familiar Diretrizes para uma Economia Verde no Brasil Parte II Agronegócio e Agricultura Familiar Susian Martins Rio de Janeiro, Novembro de 2014 FBDS-RJ ECONOMIA VERDE NO BRASIL - AGRONEGÓCIO E AGRICULTURA FAMILIAR

Leia mais

SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Componente curricular: SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL Professor Antônio Ruas 4 créditos 60 horas

Leia mais

Mosaico Mantiqueira. Clarismundo Benfica. São Paulo, Maio de 2009

Mosaico Mantiqueira. Clarismundo Benfica. São Paulo, Maio de 2009 Mosaico Mantiqueira Integração de Ações Regionais Foto: Clarismundo Benfica Clarismundo Benfica São Paulo, Maio de 2009 Mosaicos de UCs rede formal de UCs trabalhando para melhorar as capacidades individuais

Leia mais

Eng. Agrônomo. Gilberto J.B. Figueiredo Gestor Estadual do Projeto CATI Olericultura

Eng. Agrônomo. Gilberto J.B. Figueiredo Gestor Estadual do Projeto CATI Olericultura Ferramentas para Gestão da Empresa Rural na Produção de Flores e Hortaliças Eng. Agrônomo. Gilberto J.B. Figueiredo Gestor Estadual do Projeto CATI Olericultura gilberto.figueiredo@cati.sp.gov.br 12 3882.2232

Leia mais

CARTA DE PRINCÍPIOS Indústria Brasileira de Árvores (Ibá)

CARTA DE PRINCÍPIOS Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) CARTA DE PRINCÍPIOS Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), entidade que representa institucionalmente as principais empresas do setor de árvores plantadas, criada

Leia mais

Necessidades e Oportunidades de Investimentos no Agronegócio: da Pesquisa ao Consumo. Como chegar ao campo os avanços da ciência e da tecnologia

Necessidades e Oportunidades de Investimentos no Agronegócio: da Pesquisa ao Consumo. Como chegar ao campo os avanços da ciência e da tecnologia Necessidades e Oportunidades de Investimentos no Agronegócio: da Pesquisa ao Consumo Como chegar ao campo os avanços da ciência e da tecnologia Como transmitir o conhecimento às Assistência Técnica: pessoas

Leia mais

ESTRATÉGIA NACIONAL E FINANCIAMENTO DE REDD+ DO BRASIL

ESTRATÉGIA NACIONAL E FINANCIAMENTO DE REDD+ DO BRASIL ESTRATÉGIA NACIONAL E FINANCIAMENTO DE REDD+ DO BRASIL Leticia Guimarães Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental Ministério do Meio Ambiente Cuiabá, MT, 23 de agosto de 2012 Estrutura da

Leia mais

A POLÍTICA ESTADUAL DE CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA

A POLÍTICA ESTADUAL DE CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA A POLÍTICA ESTADUAL DE CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA ENG. AGR. VALDOMIRO HAAS ENG. AGR. DR. ALTAMIR MATEUS BERTOLLO ANALISTA AGROPECUÁRIO e FLORESTAL SECRETARIA ESTADUAL da AGRICULTURA, PECUÁRIA e IRRIGAÇÃO

Leia mais

Desafios para Programas de Sustentabilidade nas Cadeias de Soja e Pecuária de Corte

Desafios para Programas de Sustentabilidade nas Cadeias de Soja e Pecuária de Corte Desafios para Programas de Sustentabilidade nas Cadeias de Soja e Pecuária de Corte Campo Grande - 2013 Fabiano Luiz da Silva Gestor de Cooperativas Doutor em Ciências Florestais http://www.smcnucleus.com.br/

Leia mais

Políticas públicas para as externalidades: Regulamentação. Impostos e subsídios de Pigou e seus efeitos sobre a eficiência de mercado.

Políticas públicas para as externalidades: Regulamentação. Impostos e subsídios de Pigou e seus efeitos sobre a eficiência de mercado. Políticas públicas para as externalidades: Regulamentação. Impostos e subsídios de Pigou e seus efeitos sobre a eficiência de mercado. Licenças Negociáveis para Poluir. 1 Já sabemos que a correção das

Leia mais

Roraima. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado de Roraima (1991, 2000 e 2010)

Roraima. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado de Roraima (1991, 2000 e 2010) Roraima Em, no estado de Roraima (RR), moravam 4,5 mil habitantes, onde uma parcela ainda discreta (3,5%, 15,6 mil) tinha 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 15 municípios, dos quais sete

Leia mais

PLANEJAMENTO E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NO TURISMO

PLANEJAMENTO E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NO TURISMO Titulo do Trabalho PLANEJAMENTO E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NO TURISMO Nome da Autora Principal Roberta Vieira de Oliveira Ramos (1) Nome da Coautora Maria Cecília Rodrigues de Oliveira (2) Instituição

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS AMBIENTAIS

POLÍTICAS PÚBLICAS AMBIENTAIS POLÍTICAS PÚBLICAS AMBIENTAIS As primeiras manifestações de gestão ambiental procuraram solucionar problemas de escassez de recurso, mas só após a Revolução Industrial os problemas que concernem à poluição

Leia mais

Instrumentos Econômicos e Política Ambiental. Ronaldo Seroa da Motta Coordenador de Estudos de Meio Ambiente do IPEA Julho 2002

Instrumentos Econômicos e Política Ambiental. Ronaldo Seroa da Motta Coordenador de Estudos de Meio Ambiente do IPEA Julho 2002 Instrumentos Econômicos e Política Ambiental Ronaldo Seroa da Motta Coordenador de Estudos de Meio Ambiente do IPEA Julho 2002 seroa@ipea.gov.br Política Pública e Instrumentos Instrumento = atingir um

Leia mais

DIRETORIA DE INTELIGÊNCIA

DIRETORIA DE INTELIGÊNCIA DIRETORIA DE INTELIGÊNCIA Desde 1948, provendo informações na PMMG II Encontro de Inteligência e Estratégia 2014 Polícia orientada pela Inteligência de Segurança Pública Belo Horizonte, 05 de novembro

Leia mais

PRINCIPAIS IMPACTOS AMBIENTAIS

PRINCIPAIS IMPACTOS AMBIENTAIS A QUESTÃO AMBIENTAL PRINCIPAIS IMPACTOS AMBIENTAIS Impacto Ambiental deve ser entendido como um desequilíbrio resultante da ação do homem(ligado ao modo de produção) sobre o meio ambiente. Alguns exemplos:

Leia mais

ECONOMIA DE BAIXO CARBONO SUSTENTABILIDADE PARA O SETOR DE MINERAÇÃO: CASO DA SIDERURGIA NO BRASIL

ECONOMIA DE BAIXO CARBONO SUSTENTABILIDADE PARA O SETOR DE MINERAÇÃO: CASO DA SIDERURGIA NO BRASIL Garo Batmanian Especialista Senior de Meio Ambiente Setembro 28, 2011 Banco Mundial ECONOMIA DE BAIXO CARBONO SUSTENTABILIDADE PARA O SETOR DE MINERAÇÃO: CASO DA SIDERURGIA NO BRASIL Grande Consumidor

Leia mais

Manejo de bacias hidrográficas Jogando água

Manejo de bacias hidrográficas Jogando água PHD 3344 Exploração de Recursos Naturais Universidade de São Paulo Escola Politécnica Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental Manejo de bacias hidrográficas Jogando água Prof. Dr. Arisvaldo V.

Leia mais

PARECER Nº, DE Relator: Senador JORGE VIANA I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE Relator: Senador JORGE VIANA I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2016 Da COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, DEFESA DO CONSUMIDOR E FISCALIZAÇÃO E CONTROLE, em decisão terminativa, sobre o Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 428, de 2015, do Senador Valdir Raupp,

Leia mais

SUBSÍDIOS NO SETOR ELÉTRICO

SUBSÍDIOS NO SETOR ELÉTRICO SUBSÍDIOS NO SETOR ELÉTRICO Rutelly Marques da Silva FIESP ABRIL/2019 INTRODUÇÃO Conceito de subsídio. Objetivo dos subsídios. Subsídios no setor elétrico. É possível reduzir? Como? SUBSÍDIOS: Conceito

Leia mais

Apresentação de Angola na XII Reunião dos Ministros do Trabalho e dos Assuntos Sociais Os Desafios na Protecção Social para alcançar a Segurança

Apresentação de Angola na XII Reunião dos Ministros do Trabalho e dos Assuntos Sociais Os Desafios na Protecção Social para alcançar a Segurança Apresentação de Angola na XII Reunião dos Ministros do Trabalho e dos Assuntos Sociais Os Desafios na Protecção Social para alcançar a Segurança Alimentar e Nutricional Maputo, 25 de Abril de 2013 Constituição

Leia mais

RETRATO DO USO SUSTENTÁVEL DA BIODIVERSIDADE PELA INDÚSTRIA BRASILEIRA

RETRATO DO USO SUSTENTÁVEL DA BIODIVERSIDADE PELA INDÚSTRIA BRASILEIRA RETRATO DO USO SUSTENTÁVEL DA BIODIVERSIDADE PELA INDÚSTRIA BRASILEIRA OBJETIVO Avaliar como empresas lidam com a biodiversidade e como percebem as perspectivas do país, os principais desafios e as oportunidades

Leia mais

Resumo: Consulta Nacional sobre a Estratégia de Energia

Resumo: Consulta Nacional sobre a Estratégia de Energia Resumo: Consulta Nacional sobre a Estratégia de Energia País: Brasil Local: Hotel Pestana Rio Atlântica, Rio de Janeiro Data da reunião: 7 de junho de 2010 Número total de participantes: 8 Resumo: 1. Onde

Leia mais

Apresentação. Figura 1. Localização da APA Triunfo do Xingu, Pará.

Apresentação. Figura 1. Localização da APA Triunfo do Xingu, Pará. Andréia Pinto, Paulo Amaral, Rodney Salomão, Carlos Souza Jr. e Sanae Hayashi Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia Imazon Apresentação Esta segunda edição do Boletim Transparência Florestal:

Leia mais

O Estado Fiscal e o Direito Ambiental

O Estado Fiscal e o Direito Ambiental O Estado Fiscal e o Direito Ambiental Campos Advocacia Empresarial FESDT Fundação Escola Superior de Direito Tributário IX Congresso de Direito Estrutura da apresentação para a proteção do meio ambiente

Leia mais

RELATÓRIO DE SÍNTESE SOBRE FINANCIAMENTO SUSTENTÁVEL RESUMO EXECUTIVO

RELATÓRIO DE SÍNTESE SOBRE FINANCIAMENTO SUSTENTÁVEL RESUMO EXECUTIVO RELATÓRIO DE SÍNTESE SOBRE FINANCIAMENTO SUSTENTÁVEL RESUMO EXECUTIVO Relatório de Síntese sobre Financiamento Sustentável Resumo Executivo RESUMO EXECUTIVO Sob a presidência da Argentina, os membros

Leia mais

A experiência do Brasil com MRV de REDD+ sob a UNFCCC e o programa piloto do GCF

A experiência do Brasil com MRV de REDD+ sob a UNFCCC e o programa piloto do GCF A experiência do Brasil com MRV de REDD+ sob a UNFCCC e o programa piloto do GCF II Seminário do Núcleo Lusófono da Parceria para Transparência Brasília, 9 e 10 de outubro de 2018 Conceito, elementos e

Leia mais

Conceito Quantificando o Incentivo

Conceito Quantificando o Incentivo Análise da proposta brasileira para reduzir emissões de desmatamento em países em desenvolvimento, a ser submetida ao Secretariado da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em sua

Leia mais

AVALIAÇÃO DO FUNDO CLIMA Modalidade Recursos Não Reembolsáveis. REUNIÃO DE PARES 29 de março de 2016

AVALIAÇÃO DO FUNDO CLIMA Modalidade Recursos Não Reembolsáveis. REUNIÃO DE PARES 29 de março de 2016 AVALIAÇÃO DO FUNDO CLIMA Modalidade Recursos Não Reembolsáveis REUNIÃO DE PARES 29 de março de 2016 Avaliação da Modalidade de Recursos não reembolsáveis Amostra de temas e parcerias, combinando entrevistas

Leia mais

Oportunidades de negócios da restauração florestal

Oportunidades de negócios da restauração florestal 9057 GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS Oportunidades de negócios da restauração florestal Marcos Sossai Eng. Florestal Mestre em Ciências Florestais

Leia mais

Perspectiva da Economia Verde para o Setor Florestal

Perspectiva da Economia Verde para o Setor Florestal Fórum Produção Sustentável de Madeira Perspectiva da Economia Verde para o Setor Florestal Prof. Sebastião Renato Valverde DEF/SIF/UFV Juiz de Fora, MG 29/01/2014 OBJETIVOS INTEGRAR OS RECURSOS FÍSICOS

Leia mais

Paraíba. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado de Paraíba (1991, 2000 e 2010)

Paraíba. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado de Paraíba (1991, 2000 e 2010) Paraíba Em, no estado da Paraíba (PB), moravam 3,8 milhões de pessoas, onde uma grande parcela (8,5%, 321,2 mil habitantes) tinha 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 223 municípios, dos

Leia mais

AGRICULTURA SUSTENTÁVEL: INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

AGRICULTURA SUSTENTÁVEL: INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE AGRICULTURA SUSTENTÁVEL: INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE MECANISMOS DE POLÍTICAS DE CRÉDITO RURAL JOÃO CLAUDIO DA SILVA SOUZA SECRETARIA DE POLÍTICA AGRÍCOLA Brasília, 31 de julho de 2015 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA,

Leia mais

O sistema de informação do SUS: a relevância dos indicadores em saúde para atenção primária à saúde. Cristiane Moura Fé Zenira Martins Silva

O sistema de informação do SUS: a relevância dos indicadores em saúde para atenção primária à saúde. Cristiane Moura Fé Zenira Martins Silva O sistema de informação do SUS: a relevância dos indicadores em saúde para atenção primária à saúde Cristiane Moura Fé Zenira INFORMAÇÕES/COTIDIANO Existem várias situações nas quais utilizamos informações

Leia mais

O Código Florestal e o alcance das metas brasileiras da COP 21: oportunidades e desafios

O Código Florestal e o alcance das metas brasileiras da COP 21: oportunidades e desafios CÓDIGO FLORESTAL E O ALCANCE DO DESMATAMENTO ILEGAL ZERO Brasília, 29 e 30 de março 2016 ANDI & Conservação Internacional Brasil O Código Florestal e o alcance das metas brasileiras da COP 21: oportunidades

Leia mais

Projeto DGM/FIP/Brasil. Oficina de divulgação do edital Cuiabá-MT, de 03 a 05 de março de 2016

Projeto DGM/FIP/Brasil. Oficina de divulgação do edital Cuiabá-MT, de 03 a 05 de março de 2016 Projeto DGM/FIP/Brasil Oficina de divulgação do edital Cuiabá-MT, de 03 a 05 de março de 2016 Quem é quem? DGM Global Uma iniciativa estabelecida no âmbito do FIP/Programa de Investimento Florestal, com

Leia mais

GESTÃO PARTICIPATIVA COMO CONSTRUIR UMA EQUIPE COMPROMETIDA E PRODUTIVA FORTALEZA, 06 DE JULHO DE 2017

GESTÃO PARTICIPATIVA COMO CONSTRUIR UMA EQUIPE COMPROMETIDA E PRODUTIVA FORTALEZA, 06 DE JULHO DE 2017 GESTÃO PARTICIPATIVA COMO CONSTRUIR UMA EQUIPE COMPROMETIDA E PRODUTIVA FORTALEZA, 06 DE JULHO DE 2017 O QUE NÃO É UMA GRANJA AUTOGERENCIÁVEL? INSTABILIDADE NOS RESULTADOS VIVE APAGANDO INCÊNDIOS ALTA

Leia mais

ECONOMIA - PROFº. ALEX MENDES. Economia. PROFº Alex Mendes

ECONOMIA - PROFº. ALEX MENDES. Economia. PROFº Alex Mendes Economia PROFº Alex Mendes 1 Noções de Economia do Setor Público Objetivo Geral Apresentar os movimentos de mercado como resultado das forças de oferta e demanda, e o papel dos preços nesta dinâmica. Objetivos

Leia mais

Degradação da Diversidade Biológica

Degradação da Diversidade Biológica Degradação da Diversidade Biológica Guilherme Antonio Ferrari Scudeller Jaqueline R. de Almeida Nijima Novello Rumenos Ricieri Cioci Thalita Moraes da Silva Tópicos Abordados Conceito de diversidade biológica;

Leia mais

OS TRANSGÊNICOS E OS IMPACTOS AMBIENTAIS

OS TRANSGÊNICOS E OS IMPACTOS AMBIENTAIS OS TRANSGÊNICOS E OS IMPACTOS AMBIENTAIS Adolf Hitler Cardoso de Araújo (1) Universidade Estadual da Paraíba, adolf_araujo@hotmail.com INTRODUÇÃO Com os diversos avanços biotecnológicos como a engenharia

Leia mais

ANÁLISE DAS PAISAGENS FLORESTAIS INTACTAS NA AMAZÔNIA NÃO UTILIZAR SEM AUTORIZAÇÃO

ANÁLISE DAS PAISAGENS FLORESTAIS INTACTAS NA AMAZÔNIA NÃO UTILIZAR SEM AUTORIZAÇÃO ANÁLISE DAS PAISAGENS FLORESTAIS INTACTAS NA AMAZÔNIA Introdução Trabalho realizado junto ao WWF para identificar as sobreposições entre áreas de manejo florestal e IFLs na Amazônia e fornecer informações

Leia mais

PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA

PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA Universidade de Brasília (UnB) Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação (FACE) Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (CCA) PROGRAMAÇÃO FISCAL

Leia mais

RECUPERAÇÃO E PROTEÇÃO DOS SERVIÇOS DE CLIMA E BIODIVERSIDADE DO CORREDOR SUDESTE DA MATA ATLÂNTICA BRASILEIRA (BR-G1003)

RECUPERAÇÃO E PROTEÇÃO DOS SERVIÇOS DE CLIMA E BIODIVERSIDADE DO CORREDOR SUDESTE DA MATA ATLÂNTICA BRASILEIRA (BR-G1003) INTER-AMERICAN DEVELOPMENT BANK GLOBAL ENVIRONMENT FACILITY RECUPERAÇÃO E PROTEÇÃO DOS SERVIÇOS DE CLIMA E BIODIVERSIDADE DO CORREDOR SUDESTE DA MATA ATLÂNTICA BRASILEIRA (BR-G1003) MANUAL OPERACIONAL

Leia mais

carreiras especial: 44 vol.7 nº1 jan/fev > 2008

carreiras especial: 44 vol.7 nº1 jan/fev > 2008 especial: carreiras 44 vol.7 nº1 jan/fev 2008 Profissionais modernos, empresas arcaicas? As empresas exigem de seus profissionais o desenvolvimento de competências cada vez mais complexas, mas, na prática,

Leia mais

Bahia. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado da Bahia (1991, 2000 e 2010)

Bahia. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado da Bahia (1991, 2000 e 2010) Bahia Em, no estado da Bahia (BA), moravam 14, milhões de pessoas, onde uma grande parcela (7,2%, 1, milhão) tinha 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 417 municípios, dos quais 69 (16,6%)

Leia mais

BOLETIM DO LEGISLATIVO Nº 22, DE 2012

BOLETIM DO LEGISLATIVO Nº 22, DE 2012 BOLETIM DO LEGISLATIVO Nº 22, DE 2012 Parâmetros para uma Agricultura Verde 1 Fernando Lagares Távora A agricultura comercial usual, baseada em uso de grande quantidade de fertilizantes (que têm estoques

Leia mais

Eliane Moreira Promotora de Justiça do MPE/PA Professora da UFPA Pós-doutorado na UFSC

Eliane Moreira Promotora de Justiça do MPE/PA Professora da UFPA Pós-doutorado na UFSC Eliane Moreira Promotora de Justiça do MPE/PA Professora da UFPA Pós-doutorado na UFSC Art. 29. É criado o Cadastro Ambiental Rural - CAR, no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente

Leia mais

COMITÊ DE REVISÃO EXTERNA

COMITÊ DE REVISÃO EXTERNA COMITÊ DE REVISÃO EXTERNA Relatório Final Thomas Lovejoy (coordenador) George Mason University Ana Toni (relatora) Gestão de Interesse Público, Pesquisa e Consultoria Eugenio Scannavino Projeto Saúde Alegria

Leia mais

ADAPTAÇÃO. Aumentar Resiliência Reduzir Vulnerabilidade

ADAPTAÇÃO. Aumentar Resiliência Reduzir Vulnerabilidade ADAPTAÇÃO Aumentar Resiliência Reduzir Vulnerabilidade Adaptação Alguma Adaptação já esta ocorrendo, mas em base muito limitada ainda Adaptação a variabilidade do clima Adaptação a mudancas climaticas,

Leia mais

Fórum Social Temático 2012 Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental

Fórum Social Temático 2012 Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental Fórum Social Temático 2012 Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental Seminário: Água como Recurso Hídrico O recurso hídrico no cenário do desenvolvimento sustentável Biólogo Evandro R. C. Colares Departamento

Leia mais

Metodologia adotada pelas iniciativas de monitoramento do Atlas da Mata Atlântica e do MapBiomas

Metodologia adotada pelas iniciativas de monitoramento do Atlas da Mata Atlântica e do MapBiomas Metodologia adotada pelas iniciativas de monitoramento do Atlas da Mata Atlântica e do MapBiomas 1. Descrição das iniciativas de monitoramento 1.1. Atlas da Mata Atlântica - SOS Mata Atlântica/Inpe O Atlas

Leia mais

CAPÍTULO 1 PONTO DE PARTIDA

CAPÍTULO 1 PONTO DE PARTIDA CAPÍTULO 1 PONTO DE PARTIDA Autores coordenadores: Eduardo Delgado Assad EMBRAPA e Antonio Rocha Magalhães - CGEE 7 ÍNDICE 1. PONTO DE PARTIDA 9 2. FUNDAMENTOS 12 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19 8 VOLUME

Leia mais

Alagoas. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado de Alagoas (1991, 2000 e 2010)

Alagoas. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado de Alagoas (1991, 2000 e 2010) Alagoas Em, no estado de Alagoas (AL), moravam 3,1 milhões de pessoas, onde uma parcela considerável (6,%, 187,5 mil) tinha 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 12 municípios, dos quais 28

Leia mais

Fausto Takizawa. Como chegamos até aqui e aonde queremos chegar?

Fausto Takizawa. Como chegamos até aqui e aonde queremos chegar? Fausto Takizawa Como chegamos até aqui e aonde queremos chegar? Área Plantada (ha) Em 10 anos: 3 X em área. Área Plantada (ha) & Produção (m 3 ) Em 10 anos: 3 X em área; 6 X em produção. Área Plantada

Leia mais

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE COLETA SELETIVA Piracicaba 17/05/2016. GVS XX PIRACICABA Luiz Alberto Buschinelli Carneiro.

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE COLETA SELETIVA Piracicaba 17/05/2016. GVS XX PIRACICABA Luiz Alberto Buschinelli Carneiro. AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE COLETA SELETIVA Piracicaba 17/05/2016 GVS XX PIRACICABA Luiz Alberto Buschinelli Carneiro GVS XX Piracicaba O Código Sanitário do Estado de São Paulo (Lei 10.083/98) estabelece

Leia mais

Tecnologia e regulação dos novos serviços Regulação dos novos serviços requer harmonia e coerência

Tecnologia e regulação dos novos serviços Regulação dos novos serviços requer harmonia e coerência Tecnologia e regulação dos novos serviços Regulação dos novos serviços requer harmonia e coerência com a regulação dos serviços tradicionais Ana Frazão Advogada. Professora de Direito Civil e Comercial

Leia mais

1 O Problema 1.1 Introdução

1 O Problema 1.1 Introdução 11 1 O Problema 1.1 Introdução O cenário organizacional atual vem tornando-se cada vez mais complexo e dinâmico, com mudanças constantes nos ambientes internos e externos das empresas, passando por reestruturações,

Leia mais

PROGRAMA KLABIN DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO REGIONAL: APOIO AO PLANEJAMENTO DA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL

PROGRAMA KLABIN DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO REGIONAL: APOIO AO PLANEJAMENTO DA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL PROGRAMA KLABIN DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO REGIONAL: APOIO AO PLANEJAMENTO DA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL São Paulo, 11 de setembro de 2018 Chamada de Casos: Gestão empresarial e políticas públicas para

Leia mais

O Desenvolvimento da Agroenergia no Brasil: Plano Nacional de Agroenergia. Manoel Vicente Bertone Secretário de Produção e Agroenergia

O Desenvolvimento da Agroenergia no Brasil: Plano Nacional de Agroenergia. Manoel Vicente Bertone Secretário de Produção e Agroenergia O Desenvolvimento da Agroenergia no Brasil: Plano Nacional de Agroenergia Manoel Vicente Bertone Secretário de Produção e Agroenergia Tema Estratégico Independência Energética Soberania e Segurança Nacional

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA DE PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS - PPR

DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA DE PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS - PPR Modelo Conceitual PROGRAMA DE PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS - PPR 1 DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA DE PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS - PPR Instrumento estratégico de alavancagem dos resultados setoriais e global

Leia mais

INTENSIFICAÇÃO DA PECUÁRIA BRASILEIRA: SEUS IMPACTOS NO DESMATAMENTO EVITADO, NA PRODUÇÃO DE CARNE E NA REDUÇÃO DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA

INTENSIFICAÇÃO DA PECUÁRIA BRASILEIRA: SEUS IMPACTOS NO DESMATAMENTO EVITADO, NA PRODUÇÃO DE CARNE E NA REDUÇÃO DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA INTENSIFICAÇÃO DA PECUÁRIA BRASILEIRA: SEUS IMPACTOS NO DESMATAMENTO EVITADO, NA PRODUÇÃO DE CARNE E NA REDUÇÃO DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA Coordenador: Eduardo Assad (Embrapa-CNPTIA) Equipe

Leia mais

ESTUDO REVELA QUE BRASIL É UM DOS PAÍSES MAIS EFICIENTES NO USO DE TERRA E INSUMOS AGRÍCOLAS EM FUNÇÃO DE SUA ALTA PRODUÇÃO

ESTUDO REVELA QUE BRASIL É UM DOS PAÍSES MAIS EFICIENTES NO USO DE TERRA E INSUMOS AGRÍCOLAS EM FUNÇÃO DE SUA ALTA PRODUÇÃO CLIPPING VEÍCULO LOCAL : DATA : : NEOMONDO SÃO PAULO/SP 30/11/2017 http://www.neomondo.org.br/4848-2/ ESTUDO REVELA QUE BRASIL É UM DOS PAÍSES MAIS EFICIENTES NO USO DE TERRA E INSUMOS AGRÍCOLAS EM FUNÇÃO

Leia mais

Gabriel Nunes dos Santos Junior Eng. Agrônomo Gerente de Relacionamento/Segmento Rural - Sul

Gabriel Nunes dos Santos Junior Eng. Agrônomo Gerente de Relacionamento/Segmento Rural - Sul Gabriel Nunes dos Santos Junior Eng. Agrônomo Gerente de Relacionamento/Segmento Rural - Sul Soluções de crédito para empreendimentos Capixabas PROGRAMAS ESTRATÉGICOS LINHAS DE FINANCIAMENTO SOLUÇÕES

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO Aplicação: 10/3/2002

CONCURSO PÚBLICO Aplicação: 10/3/2002 CONCURSO PÚBLICO Aplicação: 10/3/2002 CARGO: CONSULTOR LEGISLATIVO ÁREA 14 ECONOMIA DO TRABALHO E PREVIDÊNCIA CADERNO DE PROVA: SEGUNDA ETAPA PARTE II SENADO FEDERAL Concurso Público Aplicação: 10/3/2002

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS Atualizado em 27/10/2015 CONCEITOS BÁSICOS Administração, em seu conceito tradicional, é definida como um conjunto de atividades, princípios, regras, normas que têm

Leia mais

Ciclo FEBRABAN de 14 º

Ciclo FEBRABAN de 14 º 14 º Ciclo FEBRABAN de Finanças Sustentáveis O 14º Café com Sustentabilidade marcou o encerramento do Ciclo FEBRABAN de Finanças Sustentáveis, dia 30 de outubro de 2009, no auditório do HSBC, em São Paulo.

Leia mais

Programa Municípios Sustentáveis

Programa Municípios Sustentáveis Programa Municípios Sustentáveis Objetivo geral: Promover o desenvolvimento sustentável dos municípios da Amazônia Mato-grossense, através do fortalecimento da economia local, da melhoria da governança

Leia mais

Preço Mínimo do Frete: Ignora as Causas, Agrava o Problema, Contraria o Interesse Público

Preço Mínimo do Frete: Ignora as Causas, Agrava o Problema, Contraria o Interesse Público Preço Mínimo do Frete: Ignora as Causas, Agrava o Problema, Contraria o Interesse Público Armando Castelar Pinheiro Brasília, 27 de agosto de 2018 Lei 13.703/2018 cria cartel de produtores organizado pelo

Leia mais

Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil

Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Programa ABC Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas visando à Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura

Leia mais

ATUAÇÃO DO CONSELHO GESTOR DA APA JOANES-IPITANGA

ATUAÇÃO DO CONSELHO GESTOR DA APA JOANES-IPITANGA I Seminário das Áreas de Proteção Ambiental do Brasil Brasília Março de 2013 ATUAÇÃO DO CONSELHO GESTOR DA APA JOANES-IPITANGA 2004-2012 GENECI BRAZ DE SOUSA Especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Leia mais

Workshop de Contratação Sustentável Módulo Execução: Elaboração do Termo de Referência

Workshop de Contratação Sustentável Módulo Execução: Elaboração do Termo de Referência Workshop de Contratação Sustentável Módulo Execução: Elaboração do Termo de Referência 25 de novembro de 2015 Centro de Formação, Capacitação e Treinamento - CEFOR da Câmara dos Deputados OBJETIVOS Geral:

Leia mais

Tendências da Economia Brasileira. Queda do estímulo no consumo/ Retração do Crédito

Tendências da Economia Brasileira. Queda do estímulo no consumo/ Retração do Crédito Economia Nacional Tendências da Economia Brasileira Aumento dos juros no Brasil Desvalorização Monetária Desindustrialização Retração do crescimento econômico Desemprego Queda do estímulo no consumo/ Retração

Leia mais

Carta Econômica Mensal Novembro 2016

Carta Econômica Mensal Novembro 2016 Cuiabá, 14 de novembro de 2016. Carta Econômica Mensal Novembro 2016 Neste mês podemos destacar três acontecimentos que foram marcantes e que tiveram influências significativas ao cenário econômico e aos

Leia mais

Semana Florestal 2017 Adequação ambiental à Lei de Proteção de Vegetação Nativa e desenvolvimento sustentável do setor agropecuário

Semana Florestal 2017 Adequação ambiental à Lei de Proteção de Vegetação Nativa e desenvolvimento sustentável do setor agropecuário Semana Florestal 2017 Adequação ambiental à Lei de Proteção de Vegetação Nativa e desenvolvimento sustentável do setor agropecuário Rodrigo C A Lima Diretor geral Lei de Proteção de Vegetação Nativa Passivos

Leia mais

Foz do Iguaçu, 2 a 4 de Março de 2018

Foz do Iguaçu, 2 a 4 de Março de 2018 Foz do Iguaçu, 2 a 4 de Março de 2018 GESTÃO INTEGRADA DOS RISCOS NA AGROPECUÁRIA Antônio Márcio Buainain Rodrigo L. F. da Silveira Agricultura é uma ilha cercada de riscos... Volatilidade dos preços dos

Leia mais

A organização da ECO-92 foi solicitada pela resolução da Assembléia Geral das Nações Unidas (dezembro, 1989);

A organização da ECO-92 foi solicitada pela resolução da Assembléia Geral das Nações Unidas (dezembro, 1989); A organização da ECO-92 foi solicitada pela resolução da Assembléia Geral das Nações Unidas (dezembro, 1989); Essa reunião mundial (CNUMAD - 92) foi organizada para elaborar a estratégia para deter e reverter

Leia mais

Como podemos medir a produtividade de uma empresa? E de seus processos?

Como podemos medir a produtividade de uma empresa? E de seus processos? Como podemos medir a produtividade de uma empresa? E de seus processos? Por que produtividade é importante? Como podemos medir produtividade nas empresas? Produção x Estratégia Competitiva Flexibilidade

Leia mais

Cenário Mundial da Cafeicultura

Cenário Mundial da Cafeicultura Cenário Mundial da Cafeicultura VII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil 22 a 25 de agosto de 2011 Araxá, MG, Brasil José Sette Diretor-Executivo interino Preço indicativo composto da OIC Médias mensais:

Leia mais

Introdução ao Financiamento Baseado em Resultados para o REDD+ Maputo, Fevereiro 2016

Introdução ao Financiamento Baseado em Resultados para o REDD+ Maputo, Fevereiro 2016 Introdução ao Financiamento Baseado em Resultados para o REDD+ Maputo, Fevereiro 2016 Conteúdo da Apresentação Por que o financiamento do REDD+ é Baseado em Resultados? Conceitos básicos relacionados ao

Leia mais

PLATAFORMA DE INDICADORES DE MONITORAMENTO CONSTRUÇÃO DO SISTEMA DE MONITORAMENTO

PLATAFORMA DE INDICADORES DE MONITORAMENTO CONSTRUÇÃO DO SISTEMA DE MONITORAMENTO PLATAFORMA DE INDICADORES DE MONITORAMENTO CONSTRUÇÃO DO SISTEMA DE MONITORAMENTO 1 MONITORAMENTO O que é o MONITORAMENTO? Monitoramento é a observação e o registro de atividades de determinado projeto

Leia mais

Prof. Fulvio Cristofoli CONCEITOS.

Prof. Fulvio Cristofoli CONCEITOS. CONCEITOS Prof. Fulvio Cristofoli fulviocristofoli@uol.com.br www.fulviocristofoli.com.br O QUE VAMOS APRENDER... Estratégia Administração Estratégica Planejamento Estratégico Decisão Estratégica Eficiência

Leia mais

ANEXO I ESTRUTURA REGIMENTAL DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS IBAMA

ANEXO I ESTRUTURA REGIMENTAL DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS IBAMA ANEXO I ESTRUTURA REGIMENTAL DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS IBAMA CAPÍTULO I DA NATUREZA, DA SEDE E DAS FINALIDADES Art. 1º O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente

Leia mais

Desafios do saneamento e o compromisso dos candidatos

Desafios do saneamento e o compromisso dos candidatos Desafios do saneamento e o compromisso dos candidatos Dante Ragazzi Pauli O Brasil é um país repleto de desafios. Com dimensões continentais e muitas diversidades entre suas regiões. É a sétima economia

Leia mais

Expectativa de vendas - 2 semestre de 2018 Opinião do Comércio Varejista de Minas Gerais. Área de Estudos Econômicos

Expectativa de vendas - 2 semestre de 2018 Opinião do Comércio Varejista de Minas Gerais. Área de Estudos Econômicos Expectativa de vendas - 2 semestre de 2018 Opinião do Comércio Varejista de Minas Gerais Área de Estudos Econômicos Expectativa de vendas - 2 semestre de 2018 Observar e entender como foram as vendas nos

Leia mais

O PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL

O PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL O PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL A sociedade brasileira experimenta nas últimas décadas o seu mais longo caminho para a democracia. Já estamos na 6ª edição de um processo de alternância do poder central do

Leia mais

Piauí. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado do Piauí (1991, 2000 e 2010)

Piauí. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado do Piauí (1991, 2000 e 2010) Piauí Em, no estado do Piauí (PI), moravam 3,1 milhões de pessoas, onde uma parcela considerável (7,4%, 232,1 mil habitantes) tinha 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 224 municípios, dos

Leia mais

SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Componente curricular: SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL Professor Antônio Ruas 4 créditos 60 horas

Leia mais

INTENÇÃO DE CONTRATAÇÃO DE MÃO DE OBRA PARA O COMÉRCIO VAREJISTA NO FIM DE ANO

INTENÇÃO DE CONTRATAÇÃO DE MÃO DE OBRA PARA O COMÉRCIO VAREJISTA NO FIM DE ANO INTENÇÃO DE CONTRATAÇÃO DE MÃO DE OBRA PARA O COMÉRCIO VAREJISTA NO FIM DE ANO Outubro 2016 INTRODUÇÃO Menos de três em cada dez empresários do comércio varejista vão investir no estabelecimento para o

Leia mais

ADAPTACAO. Aumentar Resiliencia Reduzir Vulnerabilidade

ADAPTACAO. Aumentar Resiliencia Reduzir Vulnerabilidade ADAPTACAO Aumentar Resiliencia Reduzir Vulnerabilidade Adaptacao Alguma adaptacao ja esta ocorrendo, mas em base muito limitada ainda Adaptacao a variabilidade do clima Adaptacao a mudancas climaticas,

Leia mais

TRIBUTAÇÃO AMBIENTAL E OS ASPECTOS DA EXTRAFISCALIDADE

TRIBUTAÇÃO AMBIENTAL E OS ASPECTOS DA EXTRAFISCALIDADE TRIBUTAÇÃO AMBIENTAL E OS ASPECTOS DA EXTRAFISCALIDADE Denise Lucena Cavalcante Pós-Doutora pela Universidade de Lisboa Doutora pela PUC/SP Professora da Graduação e Pós-graduação/UFC Procuradora da Fazenda

Leia mais