CURRICULUM VITAE. NOME: CLOTILDE PAULINA DA SILVA CELORICO PALMA CONTACTO:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURRICULUM VITAE. NOME: CLOTILDE PAULINA DA SILVA CELORICO PALMA CONTACTO: E-mail: clotilde.palma@clix.pt"

Transcrição

1 CURRICULUM VITAE NOME: CLOTILDE PAULINA DA SILVA CELORICO PALMA CONTACTO: FORMAÇÃO ACADÉMICA: - Doutoranda em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. - Mestre em Direito das Comunidades Europeias pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. - Pós graduada na vertente económica do Curso de Estudos Europeus da Faculdade de Direito de Lisboa. - Licenciada em Direito pela Universidade Livre. ACTIVIDADE PROFISSIONAL: A nível interno: - Chefe do Gabinete do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais do XVII Governo Constitucional, Dr. Carlos Manuel Baptista Lobo, desde 11 de Fevereiro de Advogada especialista em Direito Fiscal desde Janeiro de 2005, colaborando com diversos escritórios, com inscrição suspensa desde 11 de Fevereiro de Inspectora de Finanças Principal do quadro do Serviço Jurídico da Inspecção- Geral de Finanças, desde Setembro de 1993 a Dezembro de Colaboradora da Revista de Finanças Públicas e Direito Fiscal, da Faculdade de Direito de Lisboa, das revistas Fisco e Fiscalidade, bem como da revista da DGCI, Ciência e Técnica Fiscal, das revistas da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas e da APECA e do jornal Semanário Económico. - Formadora e conferencista em vários cursos e acções de formação, quer a título particular.

2 - Membro do Gabinete de Estudos da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas, originariamente presidido pelo Professor Sousa Franco, desde a sua constituição, em Junho de 2003, tendo suspenso a sua participação desde 11 de Fevereiro de Membro do júri do concurso para Professor Adjunto da área científica de Direito, Fiscalidade, no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, ocorrido ao longo de Organizou para a Associação Fiscal Portuguesa as Jornadas dos Vinte Anos do IVA em Portugal, de homenagem ao Professor Xavier de Basto, que ocorreram em Lisboa a 25 e 26 de Outubro de Membro do júri do exame de fiscalidade para inscrição na Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas (novas regras de inscrição), desde o seu início, em Setembro de Organizou para a Associação de Profissionais do Centro Internacional de Negócios da Madeira, os cursos de especialização Sistema Fiscal Português e Fiscalidade Internacional, com duração de quatro meses, que ocorreram no Funchal em Membro do júri dos concursos dos exames de ética e deontologia profissional para inscrição na Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas, desde a sua constituição, em Setembro de Adjunta do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais do XIV Governo Constitucional, Dr. Rogério Fernandes Ferreira, de Junho de 2001 a Abril de Assessora da área jurídica do Gabinete do Director-geral dos Impostos, Dr. Nunes dos Reis, desde Dezembro de 1999 a Junho de 2001 e de Abril de 2002 a Setembro de Membro do júri dos concursos para inscrição para técnico oficial de contas nos anos de 2001 e 2002 (inscrição de alunos de cursos técnico profissionais), tendo elaborado os testes de Fiscalidade. - Membro da Comissão de Revisão do Regulamento Eleitoral da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas, constituída em Representante da área fiscal no Grupo de trabalho para a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia no ano de Membro do Grupo de Trabalho para a Reforma Fiscal, constituído na Assembleia da República em Dezembro de Membro do Grupo de Trabalho da Reforma do Património, constituído em Novembro de 2000, chefiado pelo Professor Saldanha Sanches.

3 - Adjunta do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais do XIII Governo Constitucional, Dr. António Carlos dos Santos, de Novembro de 1995 a Outubro de Conselheira do Ministério das Finanças para a Igualdade de Oportunidades, de Janeiro de 1996 a Dezembro de Conselheira do Ministério das Finanças para a Promoção da Família, de Janeiro de 1997 a Dezembro de Prestou assessoria jurídica no Serviço de Administração do IVA (DGCI), entre Janeiro de 1989 e Setembro de 1993, tendo, entre outras funções técnicas, participado na transposição de vários actos jurídicos comunitários para a ordem jurídica nacional. - Concluiu o estágio de advocacia no escritório do Prof. Adelino da Palma Carlos, onde colaborou até Dezembro de A nível internacional: - Membro da delegação portuguesa do Grupo comunitário do Código de Conduta desde a sua constituição, em 1998, tendo assumido a coordenação da delegação de 2000 a 2002 e chefe da delegação portuguesa dos Subgrupos do Grupo do Código de Conduta, até Julho de 2002, tendo representado o Governo Regional da Madeira até 11 de Fevereiro de Membro da delegação portuguesa no Fórum da OCDE para as Práticas da Concorrência Fiscal Nociva, desde a sua constituição, em 1998, tendo representado o Governo Regional da Madeira até 11 de Fevereiro de Oradora convidada pelo Secretariado executivo do Centro Inter americano de Administrações Tributárias/ CIAT na Conferência Técnica do CIAT de 2006, ocorrida em Abril em Florianópolis, Brasil, onde apresentou o tema The struggle against harmful tax practices. Join actions and unilateral measures. - Conferencista, convidada pela Escola Superior de Administração Fazendária do Brasil, em diversas conferências sobre o IVA que ocorreram naquele país em Junho de 2005, ao abrigo do programa conjunto da Comissão Europeia e do Ministério da Fazenda de apoio à modernização do sistema fiscal brasileiro. - Relatora de Portugal, convidada pela Associação Fiscal Portuguesa, na Conferência de 2005 da Internacional Fiscal Association, ocorrida em Setembro de 2005 em Buenos Aires, Argentina, onde apresentou o tema Tax treatment of international acquisitions of businesses.

4 - Representante do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, chefiando a delegação portuguesa, no Grupo de Alto nível junto do Conselho da União Europeia para a coordenação do Pacote Fiscal, desde a sua constituição em 2001 até Abril de Oradora convidada pelo Director Geral dos Impostos na Conferência Técnica do CIAT de 2000, ocorrida em Outubro na Sicília, Itália, onde apresentou o tema La Evolutión Conceptual del Principio de Capacidad Contributiva. DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR: - FACULDADE DE DIREITO DE LISBOA FDL: Leccionou o módulo de IVA no curso de pós graduação em Fiscalidade ministrado no Funchal, no ano lectivo de 2001/2002, bem como as sessões sobre a tributação do património, sobre o novo regime fiscal do Centro Internacional de Negócios da Madeira e sobre as iniciativas mais recentes em matéria de IVA, nos cursos de pós graduação avançada em fiscalidade ocorridos em Lisboa, nos anos lectivos de 2001/2002, de 2002/2003 e de 2003/2004 do Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal. Lecciona desde o ano lectivo de 2003/2004 o módulo do Imposto sobre o Valor Acrescentado no curso de pós graduação em fiscalidade do Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal. Lecciona desde o ano lectivo de 2006/2007, em parceria com o Professor Xavier de Basto, o módulo da fiscalidade indirecta (Regime fiscal da União Europeia) do curso pós graduado de especialização em Estudos Europeus, do Instituto Europeu. - INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DE LISBOA ISCAL: Professora Adjunta do quadro. Leccionou as cadeiras de Noções Fundamentais de Direito e de Direito das Empresas no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, respectivamente, desde os anos lectivos de 1990/1991 e de 1998/1999 até ao ano lectivo de 1999/2000. Leccionou a cadeira de Sistema Fiscal Português, nos anos lectivos de 2001/2002 e 2002/2003, e de Direito Fiscal no ano lectivo de 2004/2005, encontrando-se presentemente a leccionar as cadeiras de Direito Fiscal Internacional desde o ano lectivo de 2003/2004 e de Planeamento Fiscal, desde o ano lectivo de 2005/2006. Regente das cadeiras de Direito Fiscal Internacional e Sistema Fiscal Português desde Junho de INSTITUTO SUPERIOR DE GESTÃO ISG: Leccionou o módulo de IVA no curso de pós graduação de Fiscalidade on line, no ano lectivo de 2001/2002.

5 - INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DO TRABALHO E DA EMPRESA ISCTE/OVERGEST: Lecciona os módulos de IVA intracomunitário e de IVA Localização das prestações de serviços, nos cursos de especialização e de pós graduação em Fiscalidade, desde o ano lectivo de 1997/ INSTITUTO SUPERIOR DE ESTUDOS FINANCEIROS IESF: Leccionou o módulo de IVA no curso de pós-graduação em Fiscalidade, em parceria com o Dr. António Carlos dos Santos, no ano lectivo de 1999/ INSTITUTO SUPERIOR DE ECONOMIA E GESTÃO ISEG/IDEFE: Leccionou o módulo de IVA no curso de pós-graduação em Gestão Fiscal, em parceria com o Dr. António Carlos dos Santos, no ano lectivo de 2000/2001, encontrando-se a leccionar a globalidade do módulo desde o ano lectivo de 2001/2002. Organizou e lecciona o módulo de fiscalidade e E-business no curso de pós graduação em E-business desde o seu início, no ano lectivo de 1999/ INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS DE SETÚBAL: Lecciona o módulo de Direito Fiscal Internacional no curso de pós graduação em Fiscalidade, desde o ano lectivo de 2004/ INSTITUTO MIGUEL TORGA: Leccionou os módulos de Direito Fiscal e de Direito Fiscal Internacional no curso de pós graduação em Fiscalidade, no ano lectivo de 2004/ UNIVERSIDADE ATLÂNTICA: Leccionou o módulo de IVA no curso de pós graduação em Fiscalidade, no ano lectivo de 2001/ INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA: Organizou o módulo de Fiscalidade no curso de Mestrado de Contabilidade, no com início no lectivo 2007/2008, tendo leccionado Fiscalidade Internacional. - UNIVERSIDADE AUTÓNOMA DE LISBOA: Leccionou o módulo de IVA no curso de pós graduação em Direito das Empresas, no ano lectivo de 2007/ INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA: Leccionou o módulo de IVA no curso de pós graduação em Fiscalidade, no ano lectivo de 2008/ INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA: Leccionou o módulo de Fiscalidade Internacional no curso de pós graduação em Fiscalidade, no ano lectivo de 2008/2009. OBRAS PUBLICADAS:

6 Em Portugal: Autora do livro Introdução ao Imposto sobre o Valor Acrescentado, Colecção Cadernos do IDEFF (Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa), Livraria Almedina, 3ª edição, Fevereiro de Redigiu e actualizou a 2ª edição do Manual de Direito Fiscal Internacional do Professor Alberto Xavier, publicado pela Almedina em Abril de Autora do livro Estudos de IVA, Livraria Almedina, Junho de Autora do livro O IVA e o mercado interno, reflexões sobre o regime transitório, publicado nos Cadernos de Ciência e Técnica Fiscal n.º 178, de Outubro de IVA A nova Directiva e o Regulamento para o combate à fraude nas transacções intracomunitárias, em fase de publicação na Revista da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas. IVA Sobre as propostas de aplicação de um mecanismo generalizado de reverse charge, em fase de publicação na Revista de Finanças Públicas e Direito Fiscal, da FDL, IDEFF. As propostas de Directiva e de Regulamento IVA sobre os serviços financeiros, em fase de publicação na Revista da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas. A introdução dos Acordos Prévios de Preços de Transferência na legislação fiscal portuguesa, em fase de publicação na Revista da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas. Os APP na legislação fiscal portuguesa, em co-autoria com o Dr. Guilherme Waldemar d Oliveira Martins, em fase de publicação na Fiscalidade O que é o reverse charge?, em fase de publicação na Revista da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas. O IVA e a actividade seguradora Alternativas de tributação, em fase de publicação no Livro de homenagem ao Professor Xavier de Basto. Limitações internacionais à definição da política fiscal, em co-autoria com o Dr. Carlos Baptista Lobo, em fase de publicação no livro do Seminário Internacional sobre Competitividade Fiscal, organizado pela Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas em Setembro de Novo regime do Centro Internacional de Negócios da Madeira Características fundamentais, em Revista da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas n.º 100, Julho Novo regime do Centro Internacional de Negócios da Madeira, Revista de Finanças Públicas e Fiscalidade, FDL, IDEFF, n.º1, Março-Maio 2008.

7 O Pacote IVA novas regras de localização das prestações de serviços, Revista da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas n.º 97, Abril Vive la Différence Enquadramento do Género Evolução Jurídica Revista da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas n.ºs 92 e 94, Novembro de 2007 e Janeiro de Taxa de IVA aplicável aos serviços prestados pelos ginásios um emaranhado fiscal?, Fisco V, n.ºs 124 e 125, Facturação electrónica Aspectos fundamentais do Decreto-Lei n.º 196/2007, Revista da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas n.º 87, Junho de O Imposto sobre o Valor Acrescentado e as actividades desportivas, AAVV, livro de homenagem à Dra. Teresa Graça Lemos, Cadernos de Ciência e Técnica Fiscal, Junho de IVA Directiva n.º 2006/69/CE, de 24 de Julho, Revista da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas n.º 83, Fevereiro de A responsabilidade dos Técnicos Oficiais de Contas: Novos desafios, Revista da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas n.º 82, Janeiro de O IVA na actividade seguradora, Estudos Jurídicos e Económicos em homenagem ao Professor Doutor António de Sousa Franco, Volume I, Coimbra Editora, O regime do Centro Internacional de Negócios da Madeira Um instrumento de competitividade fiscal? Jornal de Contabilidade, APOTEC, n.º 351, Junho O controlo da concorrência fiscal prejudicial na União Europeia ponto de situação dos trabalhos do Grupo do Código de Conduta, livro de homenagem ao Professor Xavier de Basto, Coimbra Editora, Abril de Alterações fiscais publicadas em 2005 aspectos fundamentais, em co autoria com os Drs António Carlos dos Santos, Carlos Baptista Lobo Manuel Faustino e Guilherme Xavier de Basto, Gabinete de Estudos da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas, Março de 2006, site da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas. Código de Conduta da Fiscalidade das Empresas O desafio dos novos Estados membros, in 15 anos da Reforma Fiscal de 1988/89, Jornadas de homenagem ao Professor Pitta e Cunha, Almedina, Novembro Preços de Transferência Principais problemas da legislação fiscal nacional, em co-autoria com os Drs António Carlos dos Santos, Carlos Baptista Lobo, Manuel Faustino e Guilherme Xavier de Basto, Gabinete de Estudos da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas, Revista da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas n.ºs 66, Setembro de 2005 e 68, Novembro de 2005.

8 IVA Regulamento de aplicação das regras da Sexta Directiva, Gabinete de Estudos da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas, Revista da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas n.º 69, Dezembro de Um Pacote de medidas em sede de IVA As propostas de Outubro de 2005, Gabinete de Estudos da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas, Revista da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas n.º 64, Julho de Linhas gerais da proposta de Directiva dos serviços B2B, Gabinete de Estudos da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas, Revista da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas n.º 63, Junho de O controlo da concorrência fiscal prejudicial na União Europeia: dois pesos duas medidas?, Boletim informativo da Sociedade de Desenvolvimento da Madeira, n.º11, Outubro/Novembro A tributação em IVA da venda de direitos de habitação turística, Fisco n.º 119/121, Setembro de A harmonização comunitária do Imposto sobre o Valor Acrescentado: Quo Vadis?, Revista de Ciências Empresariais e Jurídicas, n.º5, Setembro OE 2005 Combate à fraude carrossel em IVA, Gabinete de Estudos da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas, Revista da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas n.º 61, Abril de OE 2005 Transposição da Directiva IVA do gás e electricidade, Gabinete de Estudos da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas, Revista da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas, n.º 60, Março de O Orçamento do Estado para 2005 Principais alterações em sede de IVA, Fiscalidade n.º21, Janeiro-Março OE 2005 Alteração das regras do direito à dedução do IVA, Gabinete de Estudos da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas, Revista da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas, n.º 59, Fevereiro de A tributação do jogo em IVA, CTF n.º414, Julho-Dezembro IVA Ponto de situação dos trabalhos na UE, Gabinete de Estudos da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas, Revista da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas n.ºs 55 e 56, Outubro e Novembro de IVA Algumas notas sobre as exclusões do direito à dedução, Fisco n.ºs 115/116, Setembro de As fichas do Observatório O Código de Conduta da Fiscalidade das Empresas, Gabinete de Estudos da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas, Revista da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas n.º53, Agosto de Homenagem ao Senhor Professor Doutor Sousa Franco Revista da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas n.º 52, Julho de 2004.

9 As fichas do Observatório A Directiva da Poupança, Gabinete de Estudos da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas, Revista da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas n.º 50, Maio de Regime fiscal das Sociedades Gestoras de Participações Sociais licenciadas no Centro Internacional de Negócios da Madeira Aspectos fundamentais, Fisco n.º 113/114, Abril de Observatório da harmonização fiscal na União europeia A Directiva n.º 2001/115/CE, do Conselho, de 20 de Dezembro utilização da facturação electrónica, Gabinete de Estudos da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas, Revista da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas n.º 49, Abril de As fichas do Observatório A Directiva dos juros e royalties, Gabinete de Estudos da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas, Revista da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas n.º 48, Março de Taxas do IVA na Região Autónoma da Madeira, Observatório para a harmonização fiscal na União Europeia, Gabinete de Estudos da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas, Revista da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas n.º 46, Janeiro de As fichas do Observatório O Pacote Fiscal, Gabinete de Estudos da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas, Revista da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas n.º 45, Dezembro de A facturação em sede de IVA principais alterações do DL n.º 256/2003, Revista da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas n.º 45, Dezembro de A OCDE e os paraísos fiscais: uma brecha num equilíbrio desequilibrado, Semanário Económico, 5 de Novembro de A OCDE e o combate às Práticas da Concorrência Fiscal Prejudicial: ponto de situação e perspectivas de evolução, Fiscalidade n.º 16, Outubro de O IVA e as vantagens de localização dos operadores de comércio electrónico na Madeira, Revista TOC n.º 43, Outubro de O IVA e o comércio electrónico vantagens de localização na Região Autónoma da Madeira, Semanário Económico, 2 de Outubro de O novo regime fiscal do Centro Internacional de Negócios da Madeira, Revista TOC n.º 42, Setembro de As operações realizadas via electrónica alterações introduzidas no Código do Imposto sobre o Valor Acrescentado pelo Decreto-Lei n.º 130/2003, Revista TOC n.º 41, Agosto de Ainda sobre o IVA e a tributação do património, Semanário Económico, 7 de Agosto de O novo regime do Centro Internacional de Negócios da Madeira, Semanário Económico, 5 de Junho de 2003.

10 As regras de localização das prestações de serviços em sede do Imposto sobre o Valor Acrescentado, Ciência e Técnica Fiscal n.ºs , Janeiro-Junho de O novo regime fiscal do Centro Internacional de Negócios da Madeira Enquadramento e características fundamentais, Fisco n.ºs 107/108, Março de Imposto sobre o Valor Acrescentado últimas alterações introduzidas através do Decreto-Lei n.º 179/2002, de 3 de Agosto, Revista TOC nº 32, Novembro de As regras do Código do Imposto sobre o Valor Acrescentado sobre a localização das prestações de serviços, Revista TOC n.º 29, Agosto de O enquadramento em sede de Imposto sobre o Valor Acrescentado da operação de venda de salvados pelas seguradoras, Fiscalidade nº11, Junho A facturação em matéria de Imposto sobre o Valor Acrescentado linhas gerais da Directiva n.º 2001/115/CE, de 20 de Dezembro, Revista TOC nº27, Junho de A utilização da facturação electrónica na perspectiva da fiscalidade-linhas gerais das iniciativas nacionais mais recentes, Revista TOC nº24, Março de A proposta de Directiva de tributação em IVA dos serviços prestados via electrónica, Revista TOC nº8, Novembro de A evolução jurídica do princípio da capacidade contributiva, Boletim de Ciência e Técnica Fiscal nº402. A OCDE, a concorrência fiscal prejudicial e os paraísos fiscais: Novas formas de discriminação fiscal?, Revista TOC n.º 16, Julho de Na senda da reforma da tributação do património, Revista TOC nº12, Março de 2001 e n.º13, Abril de A criação de um regime simplificado de tributação em sede de IVA, Revista TOC nº3, Junho de O comércio electrónico algumas questões fiscais, Revista TOC nº1, Abril de Técnicos Oficiais de Contas: Uma nova era, um novo Estatuto no dealbar do ano 2000, Revista Eurocontas n.º56, Novembro de O combate à concorrência fiscal prejudicial algumas reflexões sobre o Código de Conduta de Fiscalidade das Empresas, Fiscália n.º21, Setembro de O novo regime de tributação em IVA do ouro para investimento, Boletim da APECA n.º 95, Agosto de Desafios da Presidência portuguesa O Pacote Fiscal, Boletim da APECA n.º94, Julho de 1999.

11 A regulação internacional da concorrência fiscal nefasta, em co-autoria com António Carlos dos Santos, Ciência e Técnica Fiscal nº395, Julho-Setembro de Regime Transitório do IVA nas Transacções Intracomunitárias Casos mais relevantes de fraude e evasão fiscais, Boletim da APECA n.º 93, Junho de Código de Conduta de Fiscalidade das Empresas versus Relatório da OCDE para as Práticas da Concorrência Fiscal Prejudicial: a concorrência fiscal sob vigilância, Revista Revisores e Empresas n.º4, Janeiro-Março de Introdução do EURO-Considerações sobre alguns aspectos fiscais, Boletim da APECA n.º 82, Maio de O Regresso do nacional porreirismo: a lei da passagem administrativa a TOC: Os porquês do porquê, Eurocontas n.º 37, Abril O regime especial de tributação em IVA dos bens em segunda mão, objectos de arte, colecção e antiguidades, Fisco n.ºs 82/83, Setembro-Outubro, Tributação de automóveis usados, Fisco n.ºs 74/75, Janeiro-Fevereiro, O princípio da boa fé, Fisco n.ºs 70/71, Maio-Junho, A interpretação das normas fiscais, Fisco n.º68, Novembro, A base factual das fixações da matéria colectável, Fisco n.ºs 65/66, Maio-Junho, IVA: Facturas e dedução indevida do imposto, Fisco n.ºs 63/64, Março-Abril, No estrangeiro: O controlo da concorrência fiscal prejudicial Principais medidas conjuntas e unilaterais adoptadas por Portugal, Revista (brasileira) Fórum de Direito Tributário/ RFDT n.º 26, Março Abril 2007 (relatório apresentado na 40ª Conferência Técnica do Centro Inter americano de Administrações Tributárias, em 2006). O controlo da concorrência fiscal na União Europeia, Revista (brasileira) Fórum de Direito Tributário/ RFDT n.º 15, Maio-Junho Tax treatment of International Acquisitions of Businesses, Cahiers de Droit Fiscal International, International Fiscal Association, 2005 Buenos Aires Congress, Vol. 90b, Tax treatment of international acquisitions of businesses, p. 549 (relatório apresentado em Setembro de 2005 na Argentina, na Conferência da Associação Fiscal Internacional, IFA). La TVA européenne sur les services fournis par voie électronique. Régime général. Application dans la région autonomique de Madère», em co-autoria com

12 Jacques Malherbe, Amparo Grau-Ruiz e Win Panis, Journal de Droit Fiscal (revista belga), Septembre-Octobre La Evolutión Conceptual del Principio de Capacidad Contributiva, Conferencia de 2000 do CIAT, Boletín de la Administración Federal de Ingressos/AFIP, n.º41, Dez OUTROS TRABALHOS ESCRITOS: A harmonização comunitária do Imposto sobre o Valor Acrescentado: Quo Vadis?, trabalho apresentado no concurso para professora adjunta do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, em Novembro de A evolução jurídica do princípio da capacidade contributiva, comunicação apresentada na conferência técnica do Centro Internacional de Administradores Tributários, ocorrida na Sicília em Outubro de The Internacional Regulation of the Harmuful Tax Competition, trabalho realizado em co-autoria com o Dr. António Carlos dos Santos apresentado na Conferência Public and Private Sector Partnerships: Furthering Development, organizada pela Universidade de Shelffield, ocorrida na Irlanda de 26 a 29 de Maio de Os princípios da tributação na origem e no destino no modelo comunitário do IVA (relatório de Mestrado apresentado em 1994). A harmonização de legislações na CEE: Algumas considerações sobre o art. 100º-A do Tratado de Roma (relatório de Mestrado apresentado em 1994).

CELORICO PALMA, CLOTILDE

CELORICO PALMA, CLOTILDE M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome CELORICO PALMA, CLOTILDE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Janeiro de 2005 Advogada Especialista em Direito Fiscal Sócia da Paz

Leia mais

Professor Auxiliar Convidado Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP)

Professor Auxiliar Convidado Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Nacionalidade VALDEZ FERREIRA MATIAS, VASCO JORGE Portuguesa Data de nascimento 28/09/1953 Endereço Electrónico vjvaldez@gmail.com Contacto Telefónico

Leia mais

M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E

M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Nacionalidade DOS SANTOS, ANTÓNIO CARLOS Portuguesa EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL COMO DOCENTE Datas (de até) Nome e tipo

Leia mais

CURRICULUM VITAE MANUEL JORGE MAYER DE ALMEIDA RIBEIRO. Iniciou o curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 1973/1974.

CURRICULUM VITAE MANUEL JORGE MAYER DE ALMEIDA RIBEIRO. Iniciou o curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 1973/1974. 1 CURRICULUM VITAE MANUEL JORGE MAYER DE ALMEIDA RIBEIRO ESTUDOS E GRAUS ACADÉMICOS Iniciou o curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 1973/1974. Concluiu a licenciatura em

Leia mais

CURRICULUM VITÆ JOÃO CARLOS ALBUQUERQUE AMARAL E ALMEIDA. Nasceu em Mangualde, distrito de Viseu, a 3 de Setembro de 1964.

CURRICULUM VITÆ JOÃO CARLOS ALBUQUERQUE AMARAL E ALMEIDA. Nasceu em Mangualde, distrito de Viseu, a 3 de Setembro de 1964. CURRICULUM VITÆ JOÃO CARLOS ALBUQUERQUE AMARAL E ALMEIDA DADOS PESSOAIS: Nasceu em Mangualde, distrito de Viseu, a 3 de Setembro de 1964. Estado civil: solteiro. Trabalha em Lisboa, com escritório na Rua

Leia mais

M O D E L O E U R O P E U D E

M O D E L O E U R O P E U D E M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Nacionalidade VALDEZ FERREIRA MATIAS, VASCO JORGE Portuguesa Data de nascimento 28/09/1953 Endereço Electrónico vjvaldez@gmail.com

Leia mais

CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL. NOME - Diogo Nuno de Gouveia Torres Feio FORMAÇÃO ACADÉMICA

CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL. NOME - Diogo Nuno de Gouveia Torres Feio FORMAÇÃO ACADÉMICA CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL NOME - Diogo Nuno de Gouveia Torres Feio FORMAÇÃO ACADÉMICA 1998 - Mestrado em Ciências Jurídico-Políticas, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, com

Leia mais

Dados Pessoais. Contactos profissionais: joaomiranda@fd.ul.pt jmiranda@falm.pt

Dados Pessoais. Contactos profissionais: joaomiranda@fd.ul.pt jmiranda@falm.pt I Dados Pessoais JOÃO PEDRO OLIVEIRA DE MIRANDA Nascido a 28 de Agosto de 1972 Natural de Lisboa Contactos profissionais: joaomiranda@fd.ul.pt jmiranda@falm.pt 1 II Dados Curriculares 1. Ocupações actuais

Leia mais

FÁTIMA GOMES. CONTACTOS Tel. +351 217 214 170 Fax +351 217 214 177 Palma de Cima, 1649-023 Lisboa Portugal fag@fd.lisboa.ucp.pt www.fd.lisboa.ucp.

FÁTIMA GOMES. CONTACTOS Tel. +351 217 214 170 Fax +351 217 214 177 Palma de Cima, 1649-023 Lisboa Portugal fag@fd.lisboa.ucp.pt www.fd.lisboa.ucp. FÁTIMA GOMES FUNÇÃO Professora Auxiliar da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa Coordenadora-adjunta adjunta do Mestrado de Direito Empresarial da Escola de Lisboa

Leia mais

NOTA CURRICULAR. Fundadora e membro da Direcção do ICA Instituto de Conciliação e Arbitragem (1990/2005).

NOTA CURRICULAR. Fundadora e membro da Direcção do ICA Instituto de Conciliação e Arbitragem (1990/2005). NOTA CURRICULAR Iva Carla Vieira Angolana Advogada Foi Directora Técnica de uma IPSS, com escopo Assistencial de Menores, entre 1977 e1984. No âmbito da Formação Profissional, exerceu o cargo de membro

Leia mais

Anexo da Proposta ao Ponto 1 da ordem de trabalhos da Assembleia Geral Anual, a realizar a 4 de Abril de 2014

Anexo da Proposta ao Ponto 1 da ordem de trabalhos da Assembleia Geral Anual, a realizar a 4 de Abril de 2014 Anexo da Proposta ao Ponto 1 da ordem de trabalhos da Assembleia Geral Anual, a realizar a 4 de Abril de 2014 P 1 de 6 António Agostinho Cardoso da Conceição Guedes Nome: António Agostinho Cardoso da Conceição

Leia mais

CURRICULUM VITAE DADOS PESSOAIS HABILITAÇÕES LITERÁRIAS

CURRICULUM VITAE DADOS PESSOAIS HABILITAÇÕES LITERÁRIAS CURRICULUM VITAE DADOS PESSOAIS NOME: Vasco Costa Brandão de Moura Ramos HABILITAÇÕES LITERÁRIAS Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, concluída em 1998, com a classificação

Leia mais

Currículos. 1. Membros do Conselho de Administração. 1.1. Administradores Executivos. 1.1.1. Presidente CA Luís Filipe Ottolini Coimbra

Currículos. 1. Membros do Conselho de Administração. 1.1. Administradores Executivos. 1.1.1. Presidente CA Luís Filipe Ottolini Coimbra Currículos 1. Membros do Conselho de Administração 1.1. Administradores Executivos 1.1.1. Presidente CA Luís Filipe Ottolini Coimbra Ano de Nascimento: 1944 - Licenciatura em Engenharia Aeronáutica e Mecânica

Leia mais

Mónica Respício Gonçalves

Mónica Respício Gonçalves C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Nome Profissional Mónica Respício Gonçalves FORMAÇÃO ACADÉMICA Ensino Secundário e complementar Ensino Superior Frequência do Ensino Secundário na

Leia mais

Europass curriculum vitae

Europass curriculum vitae Europass curriculum vitae DADOS E INFORMAÇÕES PESSOAIS Nome: João Paulo do Nascimento Pereira da Silva HABILITAÇÕES ACADÉMICAS Curso Superior de Contabilidade e Administração Fiscal (Ano letivo 1999/2000)

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Nome: Maria de Fátima da Silva Ribeiro. Morada: Rua do Crasto, 652, Hab. 3.2, 4150-243 Porto. Telefone: 226104452

CURRICULUM VITAE. Nome: Maria de Fátima da Silva Ribeiro. Morada: Rua do Crasto, 652, Hab. 3.2, 4150-243 Porto. Telefone: 226104452 CURRICULUM VITAE Nome: Maria de Fátima da Silva Ribeiro Morada: Rua do Crasto, 652, Hab. 3.2, 4150-243 Porto Telefone: 226104452 Data e local de nascimento: 23 de Setembro de 1965 Porto Estado Civil: Casada

Leia mais

Maria de Lourdes Amâncio 4 de Outubro de 2007

Maria de Lourdes Amâncio 4 de Outubro de 2007 A TRIBUTAÇÃO INDIRECTA DE XIV JORNADA DE CONTABILIDADE E FISCALIDADE APOTEC Maria de Lourdes Amâncio 4 de Outubro de 2007 Modelo Imposto Monofásico Imposto Transacções até 31/12/1985 Modelo Imposto s/

Leia mais

Jurisconsulto Elaboração de pareceres em matéria fiscal

Jurisconsulto Elaboração de pareceres em matéria fiscal Curriculum Vitae Informação pessoal Apelido/ Nome(s) próprio(s) Habilitações académicas Experiência profissional Agregação em Finanças Públicas lição em Direito Fiscal (2010) Doutor em Ciências Sociais

Leia mais

Cadeiras Ministradas como Docente da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

Cadeiras Ministradas como Docente da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra Contactos Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra Pátio da Universidade 3004-545 Coimbra Telefone: +351 239859801/02 Fax: +351 239823353 E-mail: rcosta@fd.uc.pt Abreu Advogados Porto Rua S. João

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Nome usado profissionalmente: Rui Moreira Chaves CARREIRA ACADÉMICA

CURRICULUM VITAE. Nome usado profissionalmente: Rui Moreira Chaves CARREIRA ACADÉMICA CURRICULUM VITAE Nome usado profissionalmente: Rui Moreira Chaves Domicílio profissional: Rua 14 de Outubro, 629, 4º. Esqº. Tras., 4430-051 Vila Nova de Gaia; Tel.: 223708985; Fax: 223708988. E Mail: rchaves@net.sapo.pt

Leia mais

Síntese curricular. Sérgio Leonel Pinto da Costa Pontes

Síntese curricular. Sérgio Leonel Pinto da Costa Pontes Síntese curricular Sérgio Leonel Pinto da Costa Doutorado em contabilidade, mestre em contabilidade e auditoria, pós graduado em fiscalidade e licenciado em gestão. Docente do ensino superior, em licenciaturas

Leia mais

M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E

M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Morada Ana Teresa Bernardo Guia RUA CENTRO REPUBLICANO, 70 2º ESQ 2300 359 TOMAR, PORTUGAL Telefone 966 166 243 Correio

Leia mais

PEDRO PAIS DE ALMEIDA ppa@abreuadvogados.com

PEDRO PAIS DE ALMEIDA ppa@abreuadvogados.com PEDRO PAIS DE ALMEIDA ppa@abreuadvogados.com Pedro Pais de Almeida concluiu a licenciatura em Direito na Universidade Lusíada de Lisboa em 1990. Em 1991 fez um Curso Geral de Gestão no âmbito de formação

Leia mais

MBA Negócios Internacionais. Edital 1ª Edição 2013-2014

MBA Negócios Internacionais. Edital 1ª Edição 2013-2014 MBA Negócios Internacionais Edital 1ª Edição 2013-2014 Sines, Junho de 2013 1 Enquadramento O MBA em Negócios Internacionais é um curso de pós-graduação desenvolvido pela Escola Superior de Ciências Empresariais

Leia mais

António Garcia Pereira Advogado Professor do Instituto Superior de Economia e Gestão

António Garcia Pereira Advogado Professor do Instituto Superior de Economia e Gestão CURRICULUM VITAE 1. Licenciatura no curso de Direito, pela Faculdade de Direito de Lisboa, em 19 de Fevereiro de 1975,com a informação final de 16 valores. 2. Mestrado em Ciências Jurídicas, em 12 de Novembro

Leia mais

REGULAMENTO DO CURSO DE PREPARAÇÃO PARA REVISORES OFICIAIS DE CONTAS

REGULAMENTO DO CURSO DE PREPARAÇÃO PARA REVISORES OFICIAIS DE CONTAS REGULAMENTO DO CURSO DE PREPARAÇÃO PARA REVISORES OFICIAIS DE CONTAS PREÂMBULO Na sequência da transposição para o ordenamento jurídico nacional da Directiva n.º 2006/43/CE, do Parlamento Europeu e do

Leia mais

Apuramento do resultado fiscal em SNC

Apuramento do resultado fiscal em SNC www.pwcacademy.pt Apuramento do resultado fiscal em SNC Lisboa, 23 e 29 de Novembro Academia da PwC Lisboa, 7ª edição Esta formação reúne conteúdos para a atribuição de créditos, nos termos previstos no

Leia mais

Currículo da Presidente da Comissão para a Eficácia das Execuções

Currículo da Presidente da Comissão para a Eficácia das Execuções Currículo da Presidente da Comissão para a Eficácia das Execuções Paula Meira Lourenço Nascida em Lisboa, a 27 de Julho de 1973 Solteira ACTIVIDADE ACADÉMICA Mestre em Direito, com tese subordinada ao

Leia mais

CURRICULUM VITAE DE PEDRO ALEXANDRE FERREIRA MENDES MARINHO FALCÃO

CURRICULUM VITAE DE PEDRO ALEXANDRE FERREIRA MENDES MARINHO FALCÃO CURRICULUM VITAE DE PEDRO ALEXANDRE FERREIRA MENDES MARINHO FALCÃO 1. IDENTIFICAÇÃO 2. FORMAÇÃO 3. ACTIVIDADE PROFISSIONAL 4. TRABALHOS PUBLICADOS 5. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL 1. IDENTIFICAÇÃO 1. Nome:

Leia mais

Sandra Maria Fevereiro Marnoto Licenciada em Gestão (1994) e Mestre em Finanças (2001) pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e é

Sandra Maria Fevereiro Marnoto Licenciada em Gestão (1994) e Mestre em Finanças (2001) pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e é Célio Alberto Alves Sousa Licenciado em Relações Internacionais, Ramo Ciências Económicas e Políticas, pela Universidade do Minho (1994), pós graduado em Gestão Empresarial (1998) e doutorado em Management

Leia mais

Manuel Luís Macaísta Malheiros

Manuel Luís Macaísta Malheiros Curriculum Vitae Manuel Luís Macaísta Malheiros Dados Pessoais Data de Nascimento: 27 de Agosto de 1940 Estado Civil: Casado Nacionalidade: Portuguesa Situação actual Inscrito como advogado na lista de

Leia mais

M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE

M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome ANJOS, MARIA DO ROSÁRIO PEREIRA CARDOSO EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL De 1991 a 2011 Exercício de Advocacia. Advogada Conselho Distrital da Ordem

Leia mais

DADOS PESSOAIS NOTA CURRICULAR

DADOS PESSOAIS NOTA CURRICULAR DADOS PESSOAIS Nome : SOFIA DE SEQUEIRA GALVÃO Data de nascimento : 06.ABR.1963 Naturalidade : Lisboa Nacionalidade : Portuguesa Estado Civil : Divorciada 1 Advocacia NOTA CURRICULAR Sócia da Sérvulo Correia

Leia mais

DADOS PESSOAIS FORMAÇÃO ACADÉMICA

DADOS PESSOAIS FORMAÇÃO ACADÉMICA DADOS PESSOAIS NOME: Carla Ivone Melício Soares de Sousa DATA DE NASCIMENTO: 04/12/74 NACIONALIDADE: Caboverdiana e Portuguesa NATURAL DE: São Vicente IDENTIDADE: B.I. nº 211829 IDENTIFICAÇÃO FISCAL: NIF

Leia mais

Incentivos financeiros e benefícios fiscais 2012/2013

Incentivos financeiros e benefícios fiscais 2012/2013 www.pwc.pt/academy Incentivos financeiros e benefícios fiscais 2012/2013 Academia da PwC Os benefícios fiscais assumem hoje grande importância na gestão global das empresas, sendo reconhecidamente uma

Leia mais

UAL. Destinatários: Licenciados e não licenciados; profissionais com experiência como quadro médio/superior ou

UAL. Destinatários: Licenciados e não licenciados; profissionais com experiência como quadro médio/superior ou CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO/ESPECIALIZAÇÃO DIREITO DA EMPRESA E NEGÓCIOS INTERNACIONAIS ANO LECTIVO: 2014/2015 Coordenação Científica do Curso: Doutora Ana Roque, e CNPD Objectivos: Proporcionar formação especializada

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTROLO DE GESTÃO E FISCALIDADE PARA PME S

PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTROLO DE GESTÃO E FISCALIDADE PARA PME S PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTROLO DE GESTÃO E FISCALIDADE PARA PME S CÂMARA DO COMÉRCIO DE ANGRA DO HEROÍSMO E INSTITUTO SUPERIOR DE ECONOMIA E GESTÃO Angra do Heroísmo 2010/2011 1 Objectivos Este curso de pós-graduação

Leia mais

CURRICULUM VITAE (RESUMIDO)

CURRICULUM VITAE (RESUMIDO) CURRICULUM VITAE (RESUMIDO) Nome: MANUEL JOÃO ALVES, Data de nascimento: 29 de Dezembro de 1957, Estado Civil: casado, Naturalidade: Santiago da Guarda Ansião, Residência: Rua São Salvador da Baía, n.º

Leia mais

PROGRAMA DIREITO DA ECONOMIA 3.º Ano

PROGRAMA DIREITO DA ECONOMIA 3.º Ano Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDL) Ano lectivo 2014-2015 Introdução PROGRAMA DIREITO DA ECONOMIA 3.º Ano Professor Doutor Nuno Cunha Rodrigues DIREITO DA ECONOMIA PROGRAMA Setembro 2014

Leia mais

Mestrado Profissionalizante

Mestrado Profissionalizante Mestrado Profissionalizante Curso de Especialização Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDL) - Ano Lectivo 2010/2011 2.º Semestre Disciplina de REGULAÇÃO DA ECONOMIA PROGRAMA Coordenação Professor

Leia mais

Pós-Graduação em Fiscalidade 6 ª Edição 2015-2016

Pós-Graduação em Fiscalidade 6 ª Edição 2015-2016 Pós-Graduação em Fiscalidade 6 ª Edição 2015-2016 1. Justificação e Enquadramento A fiscalidade faz, inexoravelmente, parte da vida dos cidadãos e das empresas e outras entidades, os quais devem estar

Leia mais

Em 1998 - Licenciatura em Gestão Agrária pela Universidade de Trás-os- Montes e Alto Douro 14 valores.

Em 1998 - Licenciatura em Gestão Agrária pela Universidade de Trás-os- Montes e Alto Douro 14 valores. CARMEM TERESA PEREIRA LEAL DADOS PESSOAIS Local de trabalho: Departamento de Economia, Sociologia e Gestão Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Avenida Almeida Lucena, 1 5000-660 Vila Real cleal@utad.pt

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO FISCAL Ano Lectivo 2014/2015

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO FISCAL Ano Lectivo 2014/2015 Programa da Unidade Curricular DIREITO FISCAL Ano Lectivo 2014/2015 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Solicitadoria 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DIREITO FISCAL (28129) 5.

Leia mais

M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE

M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome SOUTELINHO, SUSANA TERESA BAPTISTA NUNES CIRERA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Datas Desde Janeiro de 2008 Leite de Campos, Soutelinho & Associados,

Leia mais

MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS Direcção-Geral dos Assuntos Comunitários SERVIÇO JURÍDICO B - IMPOSTO SOBRE O VALOR ACRESCENTADO

MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS Direcção-Geral dos Assuntos Comunitários SERVIÇO JURÍDICO B - IMPOSTO SOBRE O VALOR ACRESCENTADO B - IMPOSTO SOBRE O VALOR ACRESCENTADO I.B.1.367 L 0227 Primeira Directiva 67/227/CEE do Conselho, de 11 de Abril de 1967, relativa à harmonização das legislações dos Estadosmembros respeitantes aos impostos

Leia mais

Mercados. informação regulamentar. Finlândia Condições Legais de Acesso ao Mercado

Mercados. informação regulamentar. Finlândia Condições Legais de Acesso ao Mercado Mercados informação regulamentar Finlândia Condições Legais de Acesso ao Mercado Janeiro 2012 Índice 1. Regime Geral de Importação 3 2. Regime de Investimento Estrangeiro 4 3. Quadro Legal 5 2 1. Regime

Leia mais

DADOS PESSOAIS. Nome: Rui Pedro Costa Melo Medeiros. Data e local de nascimento: 1963, Lisboa. Nacionalidade: Portuguesa

DADOS PESSOAIS. Nome: Rui Pedro Costa Melo Medeiros. Data e local de nascimento: 1963, Lisboa. Nacionalidade: Portuguesa DADOS PESSOAIS Nome: Rui Pedro Costa Melo Medeiros Data e local de nascimento: 1963, Lisboa Nacionalidade: Portuguesa Correio eletrónico: rm@servulo.com 2 HABILITAÇÕES LITERÁRIAS Licenciatura em Direito

Leia mais

Heloísa Duarte de Oliveira Rua do Sol ao Rato, n.º 37, 1.º E, 1250 Lisboa. Advogada Cuatrecasas, Gonçalves Pereira. Consultoria)

Heloísa Duarte de Oliveira Rua do Sol ao Rato, n.º 37, 1.º E, 1250 Lisboa. Advogada Cuatrecasas, Gonçalves Pereira. Consultoria) CURRICULUM VITAE Informação pessoal Nome Morada Correio electrónico Heloísa Duarte Oliveira Rua do Sol ao Rato, n.º 37, 1.º E, 1250 Lisboa heloisaoliveira@fd.ul.pt nascimento 01/10/1984 Experiência profissional

Leia mais

P A U L O G R A Ç A A d v o g a d o CURRICULUM VITAE. 1. NOME: Paulo Alexandre Pinto Correia Rodrigues da Graça.

P A U L O G R A Ç A A d v o g a d o CURRICULUM VITAE. 1. NOME: Paulo Alexandre Pinto Correia Rodrigues da Graça. CURRICULUM VITAE I. IDENTIFICAÇÃO PESSOAL 1. NOME: Paulo Alexandre Pinto Correia Rodrigues da Graça. 2. ESTADO CIVIL: Divorciado. 3. FILIAÇÃO: João Pinto da Graça e Maria Manuela Pinto Correia Rodrigues

Leia mais

BIBLIOGRAFIA SOBRE O ESTATUTO E O CÓDIGO DEONTOLÓGICO DA CTOC

BIBLIOGRAFIA SOBRE O ESTATUTO E O CÓDIGO DEONTOLÓGICO DA CTOC BIBLIOGRAFIA SOBRE O ESTATUTO E O CÓDIGO DEONTOLÓGICO DA CTOC Elaborado por: JOAQUIM FERNANDO DA CUNHA GUIMARÃES - Mestre em Contabilidade e Auditoria Universidade do Minho - Licenciado em Gestão de Empresas

Leia mais

Licenciatura em Ciências da Comunicação, Vertente Jornalismo, pela Universidade Autónoma de Lisboa, completada com média final de 13 valores

Licenciatura em Ciências da Comunicação, Vertente Jornalismo, pela Universidade Autónoma de Lisboa, completada com média final de 13 valores Informação Pessoal Nome Nuno Miguel Fernandes Aires Data de Nascimento 24 de Julho de 1971 Morada Avenida 5 Outubro, 25 6º andar 8000 Faro Nacionalidade Portuguesa Telemóvel 915 333 112 E-mail naires@msn.com

Leia mais

. Pós-Graduação em Ciências Jurídico-Processuais, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

. Pós-Graduação em Ciências Jurídico-Processuais, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. HABILITAÇÕES ACADÉMICAS. Mestre em Direito, desde 02 de Junho de 2003, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, na área de especialização das Ciências Jurídico-Processuais, tendo obtido, com

Leia mais

Helena Magalhães Bolina. Síntese curricular

Helena Magalhães Bolina. Síntese curricular Helena Magalhães Bolina Síntese curricular Formação académica Admitida ao programa de doutoramento em direito da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, 2013- Mestre em Direito - Ciências

Leia mais

Sistema de Normalização Contabilística

Sistema de Normalização Contabilística www.pwcacademy.pt Sistema de Normalização Contabilística Sector da Construção Academia da PwC Oportunidade para apreender os principais aspectos do novo modelo de normalização contabilística bem como os

Leia mais

DINÂMICA DO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO A BOLONHA

DINÂMICA DO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO A BOLONHA DINÂMICA DO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO A BOLONHA SITUAÇÃO ACTUAL CRITÉRIOS DE RECONHECIMENTO SITUAÇÃO PRÉ - BOLONHA ADAPTAÇÃO A BOLONHA DISCIPLINAS CHAVE DISCIPLINAS INSTRUMENTAIS DISCIPLINAS CHAVE DISCIPLINAS

Leia mais

Apresentação da Sociedade Estágios 2007. Março de 2007

Apresentação da Sociedade Estágios 2007. Março de 2007 Apresentação da Sociedade Estágios 2007 Março de 2007 Introdução A Macedo Vitorino & Associados comemorou em 2006 o seu 10.º Aniversário. Desde a fundação da sociedade, centrámos a nossa actividade na

Leia mais

Curriculum Vitae. Eduardo Manuel Hintze da Paz Ferreira

Curriculum Vitae. Eduardo Manuel Hintze da Paz Ferreira Curriculum Vitae Eduardo Manuel Hintze da Paz Ferreira Professor Catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa (onde anteriormente foi Assistente, Professor Auxiliar e Professor Associado). Presidente

Leia mais

CURRICULUM VITAE C A R L O S M A R I A D A S I L V A F E I J Ó. Professor Titular/Catedratico de Direito, Universidade Agostinho Neto

CURRICULUM VITAE C A R L O S M A R I A D A S I L V A F E I J Ó. Professor Titular/Catedratico de Direito, Universidade Agostinho Neto Data de Nascimento: 2 Janeiro 1963 Email:cf@carlosfeijo.com ACTIVIDADE PROFISSIONAL (actual) Professor Titular/Catedratico de Direito, Universidade Agostinho Neto Sócio do escritório de advogados CFA Firma

Leia mais

NOVIDADES LEGISLATIVAS E REGULAMENTARES MAIS SIGNIFICATIVAS

NOVIDADES LEGISLATIVAS E REGULAMENTARES MAIS SIGNIFICATIVAS DESTAQUES DE 27 A 31 DE MAIO NOVIDADES LEGISLATIVAS E REGULAMENTARES MAIS SIGNIFICATIVAS ACTIVIDADE PARLAMENTAR E PROCESSO LEGISLATIVO ÚLTIMAS INICIATIVAS Proposta de Lei 151/XII Procede à primeira alteração

Leia mais

C U R R I C U L U M V I T A E

C U R R I C U L U M V I T A E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome GONÇALVES, RUI MANUEL DA SILVA Morada (1) TRAVESSA DA SANTA QUITÉRIA, 32 3º 1250-212 LISBOA Morada (2) RUA FERNANDO NAMORA, 147 3º DTº, 4425-651 MAIA

Leia mais

Ricardo Marques Candeias

Ricardo Marques Candeias CURRICULUM VITAE Ricardo Marques Candeias 1. IDENTIFICAÇÃO Nome: Ricardo Jorge Marques Candeias. Profissão: Advogado / Jurisconsulto; Docente do Instituto Politécnico de Coimbra Instituto Superior de Contabilidade

Leia mais

M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE

M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome BRUTO DA COSTA, MARIA HELENA Morada Escritório Nº 6, 5º, Avenida Rovisco Pais, 1000-268 Lisboa, Portugal Telefone Escritório: 21 847 79 49; Correio

Leia mais

CURRICULUM VITAE DE JAIME RUI DRUMMOND LEITÃO DO VALLE

CURRICULUM VITAE DE JAIME RUI DRUMMOND LEITÃO DO VALLE CURRICULUM VITAE DE JAIME RUI DRUMMOND LEITÃO DO VALLE Curriculum Vitae de Jaime Rui Drummond Leitão do Valle DADOS PESSOAIS Data de nascimento: 10 de Julho de 1968 Naturalidade: Lisboa Nacionalidade:

Leia mais

MINISTÉRIO DO COMÉRCIO

MINISTÉRIO DO COMÉRCIO MINISTÉRIO DO COMÉRCIO REGULAMENTO INTERNO DAS REPRESENTAÇÕES COMERCIAIS DA REPÚBLICA DE ANGOLA NO ESTRANGEIRO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º (Natureza) As representações são órgãos de execução

Leia mais

JORNAL OFICIAL Terça-feira, 20 de agosto de 2013

JORNAL OFICIAL Terça-feira, 20 de agosto de 2013 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Terça-feira, 20 de agosto de 2013 Série Sumário SECRETARIA REGIONAL DOS ASSUNTOS SOCIAIS Despacho n.º 130/2013 Nomeação em comissão de serviço da licenciada Maria

Leia mais

Ao abrigo do disposto nos artigos 7.º e 26.º do Decreto-Lei n.º 211/2004, de 20 de Agosto:

Ao abrigo do disposto nos artigos 7.º e 26.º do Decreto-Lei n.º 211/2004, de 20 de Agosto: Legislação Portaria n.º 1326/2004, de 19 de Outubro Publicada no D.R. n.º 246, I Série-B, de 19 de Outubro de 2004 SUMÁRIO: Define a avaliação da capacidade profissional, bem como os critérios de adequação

Leia mais

www.pwcacademy.pt Academia da PwC A formação profissional assume particular relevância no sucesso das empresas, a todos os

www.pwcacademy.pt Academia da PwC A formação profissional assume particular relevância no sucesso das empresas, a todos os www.pwcacademy.pt Das obrigações legais, às melhores p ráticas de gestão e oportunidades no seu financiamento Seminári o prático Lisboa, 29 de Junho Academia da PwC A formação profissional assume particular

Leia mais

Conclusão da Parte Escolar do Mestrado em Ciências Jurídico-Políticas na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, em 1995.

Conclusão da Parte Escolar do Mestrado em Ciências Jurídico-Políticas na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, em 1995. LINO TORGAL Data e local de nascimento: 1970, Lisboa Cédula Profissional: 12177L Correio eletrónico: lt@servulo.com HABILITAÇÕES LITERÁRIAS Leadership in Law Firms, Harvard Law School, em 2013. Admitido

Leia mais

Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica. Sines Tecnopolo. Pós-Graduação. MBA em Negócios Internacionais

Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica. Sines Tecnopolo. Pós-Graduação. MBA em Negócios Internacionais Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica Sines Tecnopolo Pós-Graduação MBA em Negócios Internacionais Edital 1ª Edição 2012-2013 1 Enquadramento O MBA em Negócios Internacionais é

Leia mais

CONSELHO DE MINISTROS

CONSELHO DE MINISTROS CONSELHO DE MINISTROS Decreto n.º 35/02 de 28 de Junho Considerando a importância que a política comercial desempenha na estabilização económica e financeira, bem como no quadro da inserção estrutural

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO: NORMALIZAÇÃO CONTABILÍSTICA NO SECTOR NÃO LUCRATIVO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO: NORMALIZAÇÃO CONTABILÍSTICA NO SECTOR NÃO LUCRATIVO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO: NORMALIZAÇÃO CONTABILÍSTICA NO SECTOR NÃO LUCRATIVO Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Gestão 1 JUSTIFICAÇÃO DO CURSO No âmbito do processo de harmonização

Leia mais

UAL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO/ESPECIALIZAÇÃO DIREITO BANCÁRIO E DIREITO DOS SEGUROS ANO LECTIVO: 2014/2014 4ª EDIÇÃO

UAL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO/ESPECIALIZAÇÃO DIREITO BANCÁRIO E DIREITO DOS SEGUROS ANO LECTIVO: 2014/2014 4ª EDIÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO/ESPECIALIZAÇÃO DIREITO BANCÁRIO E DIREITO DOS SEGUROS 4ª EDIÇÃO ANO LECTIVO: 2014/2014 Coordenação do Curso: Doutora Elionora Cardoso, e ISCAL Mestre Helena Tomaz, Objectivos do

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Alexandra Ludomila Ribeiro Fernandes Leitão. Dados pessoais. Habilitações literárias

CURRICULUM VITAE. Alexandra Ludomila Ribeiro Fernandes Leitão. Dados pessoais. Habilitações literárias CURRICULUM VITAE Alexandra Ludomila Ribeiro Fernandes Leitão Dados pessoais Data de Nascimento: 8 de Abril de 1973 Local de Nascimento: Lisboa Nacionalidade: Portuguesa Estado Civil: Casada Habilitações

Leia mais

CURRICULUM VITAE João Trabuco

CURRICULUM VITAE João Trabuco CURRICULUM VITAE João Trabuco Ponta Delgada, 1 de Março de 2008 1 DADOS BIOGRÁFICOS Nome: João Manuel Beliz Trabuco Filiação: Álvaro Velez Trabuco Catarina Lopes Beliz Data de nascimento: 20 de Abril de

Leia mais

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA 2015 CONSTITUIÇÃO DO JÚRI Joaquim Sérvulo Rodrigues Membro da Direcção da COTEC Portugal, Presidente do Júri; Carlos Brazão Director Sénior de Vendas

Leia mais

SEMINÁRIO. Observatório da Nutrição e Alimentação em Portugal 1ª Edição. Fundação Calouste Gulbenkian 15:30. 21 de março de 2013

SEMINÁRIO. Observatório da Nutrição e Alimentação em Portugal 1ª Edição. Fundação Calouste Gulbenkian 15:30. 21 de março de 2013 SEMINÁRIO Observatório da Nutrição e Alimentação em Portugal 1ª Edição Fundação Calouste Gulbenkian 15:30 Programa do seminário 15:30 - Receção aos participantes 16:00 - Sessão de Abertura Dr. Helena Ávila

Leia mais

CURRICULUM VITAE MANUEL MARQUES DA COSTA FIGUEIREDO ECONOMISTA - ROC

CURRICULUM VITAE MANUEL MARQUES DA COSTA FIGUEIREDO ECONOMISTA - ROC 1 CURRICULUM VITAE MANUEL MARQUES DA COSTA FIGUEIREDO ECONOMISTA - ROC 2 ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO Nome: Manuel Marques da Costa Figueiredo Filho de : Armando da Costa Figueiredo e de : Maria da Anunciação

Leia mais

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES RELATÓRIO DE CONTAS

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES RELATÓRIO DE CONTAS ASSOCIAÇÃO DOS BOLSEIROS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA RELATÓRIO DE ACTIVIDADES RELATÓRIO DE CONTAS 2003 RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2003 A Associação dos Bolseiros de Investigação Científica, doravante denominada

Leia mais

UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu. Guia de preenchimento do Formulário de Candidatura da Entidade Organizadora

UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu. Guia de preenchimento do Formulário de Candidatura da Entidade Organizadora UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu Guia de preenchimento do Formulário de Candidatura da Entidade Organizadora ÍNDICE ENQUADRAMENTO... 3 1. Descrição... Erro! Marcador não definido. 2. Entidade Gestora...

Leia mais

Fernando Correia. Principais atividades e funções atuais

Fernando Correia. Principais atividades e funções atuais 1 Fernando Correia Fernando António Pinheiro Correia nasceu em Coimbra em 1942. Jornalista. Docente universitário, com o grau de Professor Associado Convidado. Investigador em Sociologia, História e Socioeconomia

Leia mais

SISTEMA NACIONAL DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS EM MOÇAMBIQUE

SISTEMA NACIONAL DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS EM MOÇAMBIQUE 2014 FIDIC GAMA ANNUAL CONFERENCE LOCAL INVOLVEMENT IN MAJOR PROJECTS FOR SUSTAINABILITY MAPUTO: 23 TO 26 TH MARCH 2014 Group of African Member Associations International Federation of Consulting Engineers

Leia mais

CANDIDATURA À DIRECÇÃO DA UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM

CANDIDATURA À DIRECÇÃO DA UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM CANDIDATURA À DIRECÇÃO DA UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM Pedro Jorge Richheimer Marta de Sequeira Marília Oliveira Inácio Henriques 1 P á g i n a 1. Enquadramento da Candidatura

Leia mais

NOVO REGIME JURÍDICO DO ARRENDAMENTO URBANO 30 e 31 Outubro de 2012

NOVO REGIME JURÍDICO DO ARRENDAMENTO URBANO 30 e 31 Outubro de 2012 ALUGA-SE NOVO REGIME JURÍDICO DO ARRENDAMENTO URBANO 30 e 31 Outubro de 2012 HORÁRIO: 09h30 13h30 / 14h30-18h30 LOCAL: Instalações da Serra Lopes, Cortes Martins & Associados Sociedade de Advogados, R.L.

Leia mais

Contabilidade e Fiscalidade

Contabilidade e Fiscalidade www. indeg. iscte-iul. pt ARTICULA OS PRINCIPAIS TEMAS DE RELEVÂNCIA ATUAL E FUTURA NA ÁREA DA ATRAVÉS DE UMA ESTRUTURA PROGRAMÁTICA SÓLIDA E ABRANGENTE NA ÁREA CIENTÍFICA DA CONTABILIDADE Contabilidade

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Dados Pessoais

CURRICULUM VITAE. Dados Pessoais CURRICULUM VITAE Dados Pessoais Nome: Nuno Ricardo Pereira Branco Data de Nascimento: 21-09-1979 Bilhete de Identidade n.º: 225276909 Estado Civil: Casado Contactos: Residência: Avenida dos Estados Unidos

Leia mais

M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E

M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Nacionalidade ESTEVES, Jaime Carvalho Portuguesa Data de nascimento 01/08/1963 EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Datas (de até)

Leia mais

2.1. Objectivo Geral: Ministrar uma formação especializada sobre matérias de segurança, numa óptica multidisciplinar, mas integrada.

2.1. Objectivo Geral: Ministrar uma formação especializada sobre matérias de segurança, numa óptica multidisciplinar, mas integrada. PROGRAMA DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO E SEGURANÇA 1. Apresentação A Fundação Direito e Justiça e o Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais, em parceria, com a Faculdade de Direito da

Leia mais

Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica. Sines Tecnopolo. Pós-Graduação. Gestão Logística

Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica. Sines Tecnopolo. Pós-Graduação. Gestão Logística Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica Sines Tecnopolo Pós-Graduação Gestão Logística Edital 1ª Edição 2012 1 Enquadramento Tem vindo a ser reconhecida, por políticas governamentais

Leia mais

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2009

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2009 INSTITUTO POLITÉCNICO DO CÁVADO E DO AVE ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2009 PROJECTO EM SIMULAÇÃO EMPRESARIAL Índice Introdução 1 Recursos Humanos afectos ao PSE... 3 1.1 Caracterização...

Leia mais

CURRICULUM VITAE. - Aprovado, por unanimidade do júri, em provas de agregação realizadas no dia 31 de Maio e 1 de Junho de 2001.

CURRICULUM VITAE. - Aprovado, por unanimidade do júri, em provas de agregação realizadas no dia 31 de Maio e 1 de Junho de 2001. CURRICULUM VITAE 1. Dados Pessoais Nome - António Abílio Garrido da Cunha Brandão Naturalidade - Várzea - Arouca Data de Nascimento - 30 de Abril de 1951 Estado Civil - casado (com dois filhos) 2. Categoria

Leia mais

XII CURSO PÓS GRADUADO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO O CÓDIGO DE TRABALHO REVISTO

XII CURSO PÓS GRADUADO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO O CÓDIGO DE TRABALHO REVISTO XII CURSO PÓS GRADUADO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO O CÓDIGO DE TRABALHO REVISTO Organização: Instituto de Direito do Trabalho Coordenação: Prof. Doutor Pedro Romano Martinez Ano lectivo 2010/2011

Leia mais

OBJECTIVOS GERAIS INTRODUÇÃO/ENQUADRAMENTO

OBJECTIVOS GERAIS INTRODUÇÃO/ENQUADRAMENTO FORMAÇÃO EM CONTROLO INTERNO E AUDITORIA, CONTABILIDADE APROFUNDADA, DIREITO CIVIL E LABORAL, DIREITO COMERCIAL E DAS EMPRESAS COMERCIAIS E FISCALIDADE CABO-VERDIANA INTRODUÇÃO/ENQUADRAMENTO Nos termos

Leia mais

Banca, Seguros e Mercados Financeiros

Banca, Seguros e Mercados Financeiros Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica Vasco da Gama Sines Tecnopolo Pós-Graduação Banca, Seguros e Mercados Financeiros Edital 2ª Edição 2011 1 Enquadramento A Escola Superior

Leia mais

XV CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DOS VALORES MOBILIÁRIOS (ANO LECTIVO 2010/2011)

XV CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DOS VALORES MOBILIÁRIOS (ANO LECTIVO 2010/2011) XV CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DOS VALORES MOBILIÁRIOS (ANO LECTIVO 2010/2011) Out. 26 Interesse social, dever de lealdade e responsabilidade dos sócios por deliberações abusivas Prof. Doutor Manuel

Leia mais

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA Convite à apresentação n. MARKT/2003/[ref. no.]/b: Avaliação em geral e avaliação do impacto no domínio do Mercado FORMULÁRIO DE CANDIDATURA Exmos. Senhores, Em anexo encontra-se a proposta de [nome do

Leia mais

DIREITO DO AMBIENTE E DO URBANISMO UAL

DIREITO DO AMBIENTE E DO URBANISMO UAL PÓS-GRADUAÇÃO/ESPECIALIZAÇÃO DIREITO DO AMBIENTE E DO URBANISMO ANO LECTIVO 2014/2015 Coordenação do Curso: Doutora Anja Bothe Objectivos do curso: Proporcionar e actualizar formação especializada nos

Leia mais

Universidade Católica Portuguesa Lisboa (Portugal) Harvard Law School Cambridge (Estados Unidos da América)

Universidade Católica Portuguesa Lisboa (Portugal) Harvard Law School Cambridge (Estados Unidos da América) Tipo de empresa ou sector Sociedade de Advogados Educação e formação Aptidões e competências pessoais Datas 1994 Datas 1995 Datas 1996 Datas 1995 Datas 1997 Licenciatura em Direito Universidade Católica

Leia mais

CURRICULUM VITAE NOME DATA DE NASCIMENTO HABILITAÇÕES LITERÁRIAS CONHECIMENTO DE LÍNGUAS EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL - JOSÉ MIGUEL SARDINHA - 15/09/59

CURRICULUM VITAE NOME DATA DE NASCIMENTO HABILITAÇÕES LITERÁRIAS CONHECIMENTO DE LÍNGUAS EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL - JOSÉ MIGUEL SARDINHA - 15/09/59 CURRICULUM VITAE NOME - JOSÉ MIGUEL SARDINHA DATA DE NASCIMENTO - 15/09/59 HABILITAÇÕES LITERÁRIAS - LICENCIADO EM DIREITO PELA FACULDADE DE DIREITO DE LISBOA (1984). 13 valores.grau de Mestre em Direito

Leia mais