Sistemas de infraestrutura linear que impulsionam o desenvolvimento no continente

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sistemas de infraestrutura linear que impulsionam o desenvolvimento no continente"

Transcrição

1 Sistemas de infraestrutura linear que impulsionam o desenvolvimento no continente

2 Negócios da ISA Diretamente e através das suas filiais e subsidiárias a ISA avança em importantes projetos de sistemas de infraestrutura linear que impulsionam o desenvolvimento do continente. Para isso focaliza suas atividades nos negócios de Transporte de Energia Elétrica, Operação e Administração de Mercados, Transporte de Telecomunicações, Construção de Projetos de Infraestrutura e Concessões Viárias. Os sistemas de infraestrutura linear da ISA estendem-se de cidade em cidade e de país em país, ponto a ponto, contribuindo no desenvolvimento dos habitantes da Colômbia, Brasil, Peru, Chile, Bolívia, Equador, Panamá e América Central. Ao final de 2009, a ISA apresentava em seu balanço patrimonial consolidado, ativos que superam os USD 8,3 bilhões e um faturamento de USD 1,6 bilhões. A ISA dirige sua estratégia na pesquisa de novas oportunidades na região, amparada na diversidade de mercados, de setores e divisas; o incremento de suas margens através de uma operação eficiente, uma sólida estrutura de capital e relações construtivas com os reguladores. A ISA almeja uma Meta Grande e Ambiciosa MEGA para dirigir a atuação de suas empresas num continuo incremento de valor. No ano de 2016 a ISA será uma corporação de negócios de USD 3,5 bilhões de ingressos, donde 80% será gerado fora da Colômbia. A ISA aposta em um crescimento ordenado e no ingresso em setores nos quais considera possível desenvolver vantagens competitivas. Sua estratégia contempla o crescimento e a consolidação nos negócios atuais e adicionalmente a incursão em novos negócios que garantam rentabilidade para gerar valor para seus acionistas. A ISA compreende que seu crescimento só e possível a partir de uma postura empresarial ética, séria e responsável, que leve à criação de valor econômico, social e ambiental. Nessa direção, é impulsionada por valores como ética, excelência, inovação e responsabilidade social, os quais se traduzem nas suas crenças e na viabilidade da sua existência.

3 Transporte deenergia Elétrica A ISA expande, opera e mantém sistemas de transmissão de energia de alta voltagem, para isso conta com: a ISA e a TRANSELCA, na Colômbia; a ISA Peru, Rede de Energia de Peru REP e o Consórcio TransMantaro CTM, no Peru; a ISA Bolívia, na Bolívia; e no Brasil possui as subsidiárias: Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista CTEEP (adquirida através do seu veículo de investimento ISA Capital do Brasil), Interligação Elétrica Pinheiros e Interligação Elétrica Serra do Japi. Com outros sócios da região, CTEEP possui investimentos no Brasil nas empresas: Interligação Elétrica de Minas Gerais IEMG, Interligação Elétrica Norte ou Nordeste IENNE, Interligação Elétrica Sul IESUL e Interligação Elétrica do Madeira IEMadeira. Adicionalmente, a ISA possui uma participação acionária de 11,11% na Empresa Proprietária da Rede EPR, que constrói o Sistema de Interligação Elétrica dos Países da América Central SIEPAC, e compartilha com a Empresa de Transmisión Eléctrica S. A. ETESA, a propriedade sobre a Interligação Elétrica Colômbia - Panamá ICP. Em virtude dos km do circuito de alta tensão com os quais operam suas empresas, a ISA é hoje uma das maiores transportadoras internacionais de eletricidade da América Latina. Por conta do dinamismo e favorecimento que oferecem os países aos investimentos privados, a ISA e suas empresas continuarão trabalhando para consolidar sua participação nos países onde estão presentes; avaliarão novas oportunidades de crescimento na América Latina e procurarão a integração dos mercados de energia regionais.

4 Operação e Administração de Mercados A XM opera o Sistema Interconectado Nacional colombiano, um dos sistemas mais complexos do mundo devido à sua variabilidade hidrológica e geográfica. Por meio do Centro Nacional de Despacho CND a XM planeja e coordena os recursos de geração e transmissão para atender a demanda de aproximadamente 45 milhões de colombianos. Além disso, administra o Mercado Atacadista de Energia da Colômbia e as Transações Internacionais de Eletricidade TIE com o Equador. Atende por meio da Bolsa de Energia as transações comerciais de aproximadamente 150 agentes aos quais presta os serviços de registro, faturamento, liquidação e arrecadação de contas. Visando a melhoria e crescimento contínuo do setor energético e o desenvolvimento internacional dos mercados de energia e também como resultado de uma parceria estratégica entre a XM e a Bolsa de Valores da Colômbia, nasce a Derivex S.A., uma sociedade administradora do sistema de negociação de derivativos sobre commodities energéticas derivadas de energia elétrica, gás, combustível e outros. A experiência e a solidez desenvolvidas pela XM na operação do sistema elétrico e na administração do mercado de eletricidade permitem que ela ofereça seu conhecimento na coordenação da operação e no gerenciamento de informação a outros setores.

5 Transporte de Telecomunicações A ISA, através de sua filial INTERNEXA, mobiliza sinais mediante redes de conectividade em telecomunicações que integram dois ou mais pontos, graças ao suporte da fibra ótica, à transmissão via satélite e as microondas. Esta filial atende empresas de telecomunicações e do setor energético e tem investimentos no Peru, Chile e Equador, este último em associação com um operador local. Como Carrier de Carriers, a INTERNEXA tem acesso a uma rede de fibra ótica de km que une a Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, com um cabeamento elétrico de km de extensão ao longo do Chile. Adicionalmente, está sendo construída uma nova rede de 380 km no sul do Peru que entrará em funcionamento em 2011, para totalizar uma infra-estrutura de conectividade em telecomunicações de km. A ISA, através de sua filial INTERNEXA, continuará fortalecendo sua operação e procurando a integração dos sistemas dos países nos quais está presente, com outros sistemas na América Latina. Na América Central continuará acompanhando à EPR na implementação do negócio das telecomunicações com base nas fibras óticas instaladas. Também tem previsto iniciar a prestação de serviços de tráfico regional desde e para o Brasil, com conexões para Argentina e a outros pontos da América Latina. A partir dos projetos em estudo, a empresa estima que poderá contar com uma rede de km para o ano 2012, levando em consideração as novas fiações no Chile, Peru e Colômbia, assim como os projetos que estuda no Panamá e México.

6 Construção de Projetos de Infraestrutura A ISA oferece as suas empresas filiadas, às subsidiárias e a terceiros, soluções integrais para o desenvolvimento de projetos de linhas e subestações de transmissão de energia e a montagem de cabos de fibra ótica, à medida de suas necessidades. Esse negócio se desenvolve através da ISA na Colômbia e da empresa Projetos de Infraestrutura do Peru PDI. O negócio continuará oferecendo soluções integrais para o desenvolvimento de projetos de infraestrutura linear com eficiência, oportunidade e qualidade; suportadas na experiência, inovação tecnológica e compromisso com o desenvolvimento sustentável, o crescimento integral das pessoas, a ética e a responsabilidade social.

7 Concessões Viárias A ISA formalizou no fim de 2009 sua incursão nesse negócio após chegar a um acordo com a empresa Cintra Infraestruturas da Espanha para adquirir 60% da participação acionária que essa empresa possui na Cintra Chile, principal operadora do setor viário chileno com 907 km de autopistas. A efetividade e a finalização dessa operação estão sujeitas à realização das notificações e à obtenção das autorizações e registros que resultem pertinentes na Espanha, na Colômbia, no Chile e nas demais jurisdições onde estão presentes as entidades participantes. A essa negociação se soma a assinatura de um contrato inter-administrativo com o Instituto Nacional de Concessões INCO da Colômbia para desenvolver o Projeto Autopistas da Montanha, formado por quatro corredores viários que possuirão uma extensão de km.

8 ISA na América Latina negócios e empresas AMÉRICA CENTRAL ISA, acionista da EPR (11,11%) projeto SIEPAC em construção. Interconexión Eléctrica Colombia-Panamá ICP Investimento ISA 50%, projeto em estudo. COLÔMBIA ISA ISA ISA, projeto Autopistas de la Montaña TRANSELCA XM DERIVEX, Investimento 49.95% por meio da XM e 0.025% por meio da INTERNEXA (Col). INTERNEXA EQUADOR TRANSNEXA Investimento 50% por meio da INTERNEXA PERU ISA Perú REP TransMantaro INTERNEXA Proyectos de Infraestructura del Perú PDI BOLÍVIA ISA Bolivia CHILE BRASIL INTERNEXA ISA Acordo para compra de 60% da Cintra Chile Ltda. CTEEP Pinheiros Serra do Japi INTERNEXA, projeto em estudo ISA Capital do Brasil Negócios Transmissão de Energia Elétrica Operação e Administração de Mercados Construção de Projetos de Infra estrutura Transmissão de Telecomunicações Concessões Rodoviárias Veículo de Investimento

9 Guate Norte Guate Este Panaluya Ticuantepe El Cajón Suyapa Pavana Cañas Parrita Río Claro Veladero ISA acionista da EPR. (11,11%) Projeto SIEPAC em construção. San Bernardino Cuestecitas Sabanalarga El Bosque Ocaña Urabá Porce II Caño Paipa Limón Chivor La Mesa COLÔMBIA Betania Infra estrutura elétrica Tulcán Ipiales Machala Zarumilla Miski Trujillo Mayo PERU Tocache Viscarra Zapallal Planicie San Juan Chilca Independencia Paragsha I La Oroya Mantano Dolores Platanal Ica Socabaya Cachimayo Porto Velho Azángaro Totorani BOLÍVIA Toquepala Carrasco Santivañez Arboleda Urubó Punutuma BRASIL Ilha Solteira Jupiá Pto. Primavera Assis Colina Água Vermelha Ribeirão Preto Jandira El Salto Interlagos Piratininga II Curitiba Joinville Norte Ribeiro Gonçalves Mogi Mirim São João do Piaui Mesquita Neves 1 Jorge Lacerda B Siderópolis N. S. Rita Scharlau País Empresa km de circuito en operação Colômbia: ISA 10,007 TRANSELCA 1,539 Peru: REP 5,837 ISA Perú 393 TransMantaro 1,328 Bolívia: ISA Bolivia 588 Brasil: CTEEP 18,687 IEMG 172 Participação no mercado por receitas Colômbia ISA TRANSELCA 81% Peru REP ISA Perú TransMantaro 82% Bolívia ISA Bolivia 34% Brasil CTEEP IEMG 16% Total 38,551 Linhas de transmissão em operação Linhas de transmissão em execução Linhas de transmissão em estudo

10 Para o México Guatemala Tegucigalpa San Salvador Managua ISA acionista da EPR. (11,11%) Projeto SIEPAC em construção Maracaibo Punto Fijo San José Cartagena Panamá Caracas Tolú Barquisimeto La Urbina Cúcuta San Cristobal VENEZUELA Medellín Arauca Bucaramanga Tunja Bogotá Buenaventura Villavicencio COLÔMBIA Infra estruturas de conectividade em telecomunicações EQUADOR Manta Punta Carnero Guayaquil Tumbes Trujillo Quito Ambato Riobamba Cuenca Loja Machala PERU Pucalpa BRASIL Lima Ayacucho Cuzco Puno Arequipa Para a Bolívia Tacna Para o Chile São José do Rio Preto Presidente Prudente São João da Boa Vista Grande São Paulo Santos São Paulo CHILE Valparaiso Concepción Rancagua Talca Santiago País Empresa km. de fibra ótica Colômbia: INTERNEXA 6,652 Equador: TRANSNEXA 926 Peru: INTERNEXA 1,293 Chile: INTERNEXA 1,435 Venezuela: INTERNEXA em parceria com operador local 1,977 Total 12,283 Rede em operação Projetos em desenvolvimento Projetos em estudo

11 Medellín COLÔMBIA Infra-estrutura viária CHILE COLÔMBIA Projeto Autopistas de la Montaña Trechos km em avaliação Túnel de Occidente El Tigre 401 Hatillo Caucasia 284 Bello Puerto Berrío 186 Ancón Sur Tres Puertas 380 Total 1,251 CHILE Concessões Trechos km em processo de aquisição Santiago Talca 237 Talca Chillán 193 Chillán Colipulli 161 Colipulli Temuco 144 Temuco Río Bueno 172 Total 907

12

ISA, UMA MULTILATINA. com 33 empresas e 4 negócios, presente em oito países. Valores Corporativos. Visão. Iniciação ISA

ISA, UMA MULTILATINA. com 33 empresas e 4 negócios, presente em oito países. Valores Corporativos. Visão. Iniciação ISA , UMA MULTILATINA com 33 empresas e 4 negócios, presente em oito países A, de maneira direta e por meio de suas 33 filiais e subsidiárias, desenvolve projetos importantes de infraestrutura que impulsionam

Leia mais

ISA, UMA MULTILATINA com 33 empresas, em 4 setores e em oito países

ISA, UMA MULTILATINA com 33 empresas, em 4 setores e em oito países de Rodovias, UMA MULTILATINA com 33 empresas, em 4 setores e em oito países A, diretamente e por meio de suas 33 filiais e subsidiárias, realiza projetos de infraestrutura importantes que impulsionam o

Leia mais

Linear infrastructure systems that promote the continent s development

Linear infrastructure systems that promote the continent s development Linear infrastructure systems that promote the continent s development ISA Businesses Directly and through its affiliates and subsidiaries, ISA executes important projects in linear infrastructure systems

Leia mais

A ISA E OS SEUS NEGÓCIOS

A ISA E OS SEUS NEGÓCIOS A ISA E OS SEUS NEGÓCIOS A ISA, diretamente e por meio de suas 30 filiais e subsidiárias, realiza importantes projetos em sistemas de infraestrutura linear que impulsionam o desenvolvimento no continente.

Leia mais

ISA, UMA MULTILATINA

ISA, UMA MULTILATINA , UMA MULTILATINA com 33 empresas e 4 negócios, presente em oito países A, de maneira direta e por meio de suas 33 filiais e subsidiárias, desenvolve projetos importantes de infraestrutura que impulsionam

Leia mais

TELEFÓNICA MÓVILES, S.A.

TELEFÓNICA MÓVILES, S.A. COMUNICAÇÃO DE FATO RELEVANTE TELEFÓNICA MÓVILES, S.A. Madri, 28 de outubro de 2004 Em cumprimento ao disposto no artigo 82 da Lei 24/1988, de 28 de julho, do Mercado de Valores espanhol e disposições

Leia mais

APRESENTAÇÃO CORPORATIVA Agosto de 2014

APRESENTAÇÃO CORPORATIVA Agosto de 2014 APRESENTAÇÃO CORPORATIVA Agosto de 2014 Todos los derechos reservados por Interconexión Eléctrica S.A. E.S.P. Todos os direitos reservados por Interconexión Eléctrica S.A. E.S.P. Evolução da ISA 1967 Governo

Leia mais

18 cidades Latino-Americanas 20 milhões de passageiros diários. 700 km de linhas exclusivas. 30.000 unidades de transporte SECRETARIA EXECUTIVA

18 cidades Latino-Americanas 20 milhões de passageiros diários. 700 km de linhas exclusivas. 30.000 unidades de transporte SECRETARIA EXECUTIVA 18 cidades Latino-Americanas 20 milhões de passageiros diários 700 km de linhas exclusivas 30.000 unidades de transporte SECRETARIA EXECUTIVA SIBRT ASSOCIADOS PLENOS A Associação Latino-Americana de Sistemas

Leia mais

ISA 50 ANOS CONECTANDO

ISA 50 ANOS CONECTANDO ISA 50 ANOS CONECTANDO 1967 / 1977 1967 O governo colombiano promove a criação da ISA para desenvolver projetos de transmissão e geração de energia 1971 Comissionamento da Rede Central da Colômbia a 230

Leia mais

APRESENTAÇÃO CORPORATIVA Dezembro de 2014

APRESENTAÇÃO CORPORATIVA Dezembro de 2014 APRESENTAÇÃO CORPORATIVA Dezembro de 2014 Todos os direitos reservados por Interconexión Eléctrica S.A. E.S.P. Todos os direitos reservados por Interconexión Eléctrica S.A. E.S.P. Evolução da ISA 1967

Leia mais

Perspectivas da Comunidade Energética no Mundo e na América Latina

Perspectivas da Comunidade Energética no Mundo e na América Latina Perspectivas da Comunidade Energética no Mundo e na América Latina FURNAS, 29/08/2012 Desafios da Indústria Elétrica na América Latina É natural pensar na interligação da região! Sob o ponto de vista energético,

Leia mais

创 新, 超 越 世 界 级. Innovation pioneer worldclass 28/05/2012 WWW.XCMG.COM

创 新, 超 越 世 界 级. Innovation pioneer worldclass 28/05/2012 WWW.XCMG.COM 创 新, 超 越 世 界 级 Innovation pioneer worldclass WWW.XCMG.COM 28/05/2012 Índice: 1. Planejamento Regional na América Latina da XCMG 2. Planejamento do Mercado Brasileiro da XCMG 3. Princípios da Estratégia

Leia mais

Solidariedade - É uma empatia fundamental com as causas das famílias mais excluídas, que nos move a # querer estar e trabalhar junto com elas.

Solidariedade - É uma empatia fundamental com as causas das famílias mais excluídas, que nos move a # querer estar e trabalhar junto com elas. BRIEF COMERCIAL 2015 QUEM SOMOS TETO é uma organização presente na América Latina e no Caribe, que busca superar a situação de pobreza em que vivem milhões de pessoas nos assentamentos precários, através

Leia mais

clientes milhões relatórios mil linhas detalhados +de +de +de +de recuperados em negociações gerenciadas por mês por mês

clientes milhões relatórios mil linhas detalhados +de +de +de +de recuperados em negociações gerenciadas por mês por mês A TeleGestão, especialista em gestão de telecomunicações, dedica-se há mais de 20 anos ao desafio de adequar recursos de telefonia ao perfil corporativo de diversos setores. As soluções da TeleGestão,

Leia mais

BNDESPAR INGRESSA NO CAPITAL SOCIAL DA RENOVA ENERGIA

BNDESPAR INGRESSA NO CAPITAL SOCIAL DA RENOVA ENERGIA BNDESPAR INGRESSA NO CAPITAL SOCIAL DA RENOVA ENERGIA Por meio de um investimento estratégico de até R$314,7 milhões, a BNDESPAR ingressa no capital social da Renova Energia. Parceria de Longo Prazo A

Leia mais

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras 1. DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável, das áreas onde atuamos e

Leia mais

DIRETRIZES PARA UM FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL

DIRETRIZES PARA UM FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL DIRETRIZES PARA UM FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL APRESENTAÇÃO A White Martins representa na América do Sul a Praxair, uma das maiores companhias de gases industriais e medicinais do mundo, com operações em

Leia mais

Oi e Portugal Telecom formalizam parceria e investimento estratégico

Oi e Portugal Telecom formalizam parceria e investimento estratégico Oi e Portugal Telecom formalizam parceria e investimento estratégico A parceria prevê capitalização da empresa brasileira em até R$ 12 bi, reduzindo alavancagem e ampliando capacidade de investimento,

Leia mais

PREDIAL CATÁLOGO DE PRODUTOS

PREDIAL CATÁLOGO DE PRODUTOS CATÁLOGO DE PRODUTOS PREDIAL Mexichem Brasil A Mexichem Brasil é a subsidiária brasileira do Grupo Mexichem, com atuação nos setores de tubos e conexões e de geotêxteis nãotecido e detentora das marcas

Leia mais

Objetivo do curso: Formar profissionais qualificados na gestão comercial, possibilitando assim o crscimento individual e corporativo.

Objetivo do curso: Formar profissionais qualificados na gestão comercial, possibilitando assim o crscimento individual e corporativo. O Curso de Tecnologia em Gestão Comercial tem por finalidade formar profissionais na área de Gestão Comercial, embasando-os de conhecimentos técnicos, científicos e gerenciais. Desenvolvendo capacidades

Leia mais

A parceria entre TozziniFreire e PLMJ foi

A parceria entre TozziniFreire e PLMJ foi P ARCERIA B RASI A Parceria A parceria entre TozziniFreire e PLMJ foi firmada em 2004 com o intuito comum de expandir a atuação de ambas empresas nos países de língua portuguesa. As organizações identificam-se

Leia mais

A ESET premiará três organizações com licenças de soluções ESET pelo período de 1 ano para todos os equipamentos.

A ESET premiará três organizações com licenças de soluções ESET pelo período de 1 ano para todos os equipamentos. Protegendo Laços. Construindo uma comunidade segura é um Programa de doação de licenças desenvolvido pela ESET América Latina, que tem o objetivo de premiar a iniciativa das organizações sem fins lucrativos

Leia mais

Apresentação Workshop São Paulo, 20/10/09 A.Laufer laufer@parque.ufrj.br

Apresentação Workshop São Paulo, 20/10/09 A.Laufer laufer@parque.ufrj.br Apresentação Workshop São Paulo, 20/10/09 A.Laufer laufer@parque.ufrj.br O que é um Parque Tecnológico (PT)? Histórico de PT. Exemplo de PT no Rio. PT da UFRJ Competências &Vocações da UFRJ e Parceiros

Leia mais

SEM FRONTEIRAS NA AMÉRICA LATINA

SEM FRONTEIRAS NA AMÉRICA LATINA SEM FRONTEIRAS NA AMÉRICA LATINA Case vencedor do VII Prêmio ANATEC na categoria B2B Serviços BANCA ASSINATURA CUSTOMIZADA PORTFÓLIO A maior provedora de conteúdo de economia, negócios e finanças da América

Leia mais

2002 - Serviços para empresas

2002 - Serviços para empresas 2002 - Serviços para empresas Grupo Telefónica Data. Resultados Consolidados 1 (dados em milhões de euros) Janeiro - Dezembro 2002 2001 % Var. Receita por operações 1.731,4 1.849,7 (6,4) Trabalho para

Leia mais

Manual do Integrador. Programa de Formação

Manual do Integrador. Programa de Formação Manual do Integrador Programa de Formação Introdução As oportunidades de iniciação de frentes de negócios na indústria fotovoltaica brasileira são diversas e estão abertas a todos aqueles que desejam começar

Leia mais

Aula 9.1 Conteúdo: Tentativas de união na América Latina; Criação do Mercosul. FORTALECENDO SABERES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES

Aula 9.1 Conteúdo: Tentativas de união na América Latina; Criação do Mercosul. FORTALECENDO SABERES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 9.1 Conteúdo: Tentativas de união na América Latina; Criação do Mercosul. 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Habilidade:

Leia mais

ROSÁRIO MARQUES Internacionalizar para a Colômbia Encontro Empresarial GUIMARÃES 19/09/2014

ROSÁRIO MARQUES Internacionalizar para a Colômbia Encontro Empresarial GUIMARÃES 19/09/2014 ROSÁRIO MARQUES Internacionalizar para a Colômbia Encontro Empresarial GUIMARÃES 19/09/2014 REPÚBLICA DA COLÔMBIA POPULAÇÃO 48 Milhões SUPERFÍCIE 1.141.748 Km2 CAPITAL Bogotá 7,3 milhões PRINCIPAIS CIDADES

Leia mais

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental O momento certo para incorporar as mudanças A resolução 4.327 do Banco Central dispõe que as instituições

Leia mais

Validação do PLANO DE CONTINGÊNCIA DA SALA DE COMANDO COT

Validação do PLANO DE CONTINGÊNCIA DA SALA DE COMANDO COT Validação do PLANO DE CONTINGÊNCIA DA SALA DE COMANDO COT CONHECENDO A ISA - CTEEP Colômbia ISA INTERCOLOMBIA TRANSELCA INTERNEXA XM Sistemas Inteligentes en Red Derivex, investimento de 49,95% através

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

Em 2013 completamos 25 anos de atividade empresarial, período no qual participamos da implantação de importantes projetos na área de energia elétrica

Em 2013 completamos 25 anos de atividade empresarial, período no qual participamos da implantação de importantes projetos na área de energia elétrica BEM-VINDOS A ELTMAN é uma empresa de engenharia atuando nas áreas de estudos elétricos, projetos básicos e executivos e serviços de campo, nos segmentos de energia elétrica e transporte. Nosso foco principal

Leia mais

Assim é a Telefónica. Distribuição do EBITDA por países em 2001

Assim é a Telefónica. Distribuição do EBITDA por países em 2001 Assim é a Telefónica A aquisição da Lycos, aliada ao fato de a nova empresa Terra Lycos operar em 43 países, permitiu, por um lado, uma maior penetração nos Estados Unidos e no Canadá. Por outro lado,

Leia mais

LUIZ ROS Banco Interamericano de Desenvolvimento

LUIZ ROS Banco Interamericano de Desenvolvimento LUIZ ROS Banco Interamericano de Desenvolvimento A BASE DA PIRÂMIDE É DIFERENTE MUNDIALMENTE POR REGIÃO, POR SETOR MAS SEMPRE UM MERCADO ENORME UMA GRANDE OPORTUNIDADE Na América Latina há cerca de 400

Leia mais

O Mercado de Energias Renováveis e o Aumento da Geração de Energia Eólica no Brasil. Mario Lima Maio 2015

O Mercado de Energias Renováveis e o Aumento da Geração de Energia Eólica no Brasil. Mario Lima Maio 2015 O Mercado de Energias Renováveis e o Aumento da Geração de Energia Eólica no Brasil Mario Lima Maio 2015 1 A Matriz Energética no Brasil A base da matriz energética brasileira foi formada por recursos

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

São Paulo: múltiplas oportunidades que impulsionam seus negócios

São Paulo: múltiplas oportunidades que impulsionam seus negócios São Paulo: múltiplas oportunidades que impulsionam seus negócios A importância da economia paulista transcende as fronteiras brasileiras. O Estado é uma das regiões mais desenvolvidas de toda a América

Leia mais

Crescimento com Sustentabilidade

Crescimento com Sustentabilidade Crescimento com Sustentabilidade Djalma Bastos de Morais Diretor Presidente Maio de 2008 1/XX Investimentos asseguram agregação de valor Nossa política de investimentos garante crescimento sustentável:

Leia mais

Senise, Moraes & Maggi Sociedade de Advogados surgiu da união de advogados com diversos anos de experiência e sólida formação jurídica que perceberam

Senise, Moraes & Maggi Sociedade de Advogados surgiu da união de advogados com diversos anos de experiência e sólida formação jurídica que perceberam Senise, Moraes & Maggi Sociedade de Advogados surgiu da união de advogados com diversos anos de experiência e sólida formação jurídica que perceberam as necessidades dos clientes na realidade hipercomplexa

Leia mais

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro.

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. www.accenture.com.br/carreiras www.facebook.com/accenturecarreiras www.twitter.com/accenture_vagas Quem somos A Accenture é uma

Leia mais

Solidariedade - É uma empatia fundamental com as causas das famílias mais excluídas, que nos move a # querer estar e trabalhar junto com elas.

Solidariedade - É uma empatia fundamental com as causas das famílias mais excluídas, que nos move a # querer estar e trabalhar junto com elas. BRIEF INSTITUCIONAL 2015 QUEM SOMOS TETO é uma organização presente na América Latina e no Caribe, que busca superar a situação de pobreza em que vivem milhões de pessoas nos assentamentos precários, através

Leia mais

Crescer agregando valor

Crescer agregando valor Crescer agregando valor Marcio Araujo de Lacerda Presidente do Conselho de Administração Maio de 2008 1/XX Orientações do Governo Mineiro Para Minas Gerais: Um Estado para Resultados Visão: Tornar Minas

Leia mais

Ciência sem Fronteiras: construindo redes internacionais para inovação

Ciência sem Fronteiras: construindo redes internacionais para inovação Ciência sem Fronteiras: construindo redes internacionais para inovação Recursos Humanos Universidade Petrobras Brasil 12 a 14 de novembro Hotel Transamérica São Paulo. 2 Petrobras A PETROBRAS Atua como

Leia mais

Treinamento para Instalação de Sistemas Fotovoltaicos

Treinamento para Instalação de Sistemas Fotovoltaicos Treinamento para Instalação de Sistemas Fotovoltaicos Treinamento para Instaladores A capacitação de técnicos em energia solar fotovoltaica tem se tornado uma grande frente de disseminação da fonte para

Leia mais

COLÔMBIA. Carteira 1,695 Risco soberano 988 Risco privado 707. Milhões de USD 2009 2005-2009. Milhões de USD 2009

COLÔMBIA. Carteira 1,695 Risco soberano 988 Risco privado 707. Milhões de USD 2009 2005-2009. Milhões de USD 2009 COLÔMBIA O Túnel Segundo Centenário-La Línea, que cruza a Cordilheira Central, conta com 8,8 quilômetros de comprimento, o que permitirá a integração da atividade econômica entre o oriente e o ocidente

Leia mais

Cimento. Concessões de Energia. Concessões de Transportes. Engenharia e Construção. Vestuário e Calçados. Cimento

Cimento. Concessões de Energia. Concessões de Transportes. Engenharia e Construção. Vestuário e Calçados. Cimento 37 Relatório Anual 2011 - Camargo Corrêa S.A. Áreas de Negócios Alisson Silva, Fábrica da InterCement em Ijaci (MG) 38 Relatório Anual 2011 - Camargo Corrêa S.A. Áreas de Negócios Os negócios de cimento

Leia mais

Integração produtiva e cooperação industrial: LEONARDO SANTANA

Integração produtiva e cooperação industrial: LEONARDO SANTANA Integração produtiva e cooperação industrial: a experiência da ABDI LEONARDO SANTANA Montevidéu, 15 de julho de 2009 Roteiro da Apresentação 1. Política de Desenvolvimento Produtivo PDP 2. Integração Produtiva

Leia mais

MENSAGEM DA ADMINISTRAÇÃO A QGEP Participações iniciou o ano de 2011 com uma sólida posição financeira. Concluímos com sucesso a nossa oferta pública inicial de ações em fevereiro, com uma captação líquida

Leia mais

APRESENTAÇÃO. ASSOCIAÇÃO LATINO-AMERICANA DE SISTEMAS INTEGRADOS E BRT - SIBRT Por um Transporte Público de Alta Qualidade para Todos

APRESENTAÇÃO. ASSOCIAÇÃO LATINO-AMERICANA DE SISTEMAS INTEGRADOS E BRT - SIBRT Por um Transporte Público de Alta Qualidade para Todos APRESENTAÇÃO ASSOCIAÇÃO LATINO-AMERICANA DE SISTEMAS INTEGRADOS E BRT - SIBRT Por um Transporte Público de Alta Qualidade para Todos 24 cidades Latino-Americanas de 8 países 26 milhões de passageiros diários

Leia mais

Eficiência energética, como ser competitivo, sustentável e inovador na atualidade

Eficiência energética, como ser competitivo, sustentável e inovador na atualidade Eficiência energética, como ser competitivo, sustentável e inovador na atualidade O papel do Governo do ES por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho 1 Planejamento

Leia mais

ÍNDICE. 3.3 - Caracterização da Equipe Responsável pelos Estudos Ambientais... 1/4. a. Identificação da Empresa de Consultoria...

ÍNDICE. 3.3 - Caracterização da Equipe Responsável pelos Estudos Ambientais... 1/4. a. Identificação da Empresa de Consultoria... 2517-00-EIA-RL-0001-02 Março de 2014 Rev. nº 01 LT 500 KV MANAUS BOA VISTA E SUBESTAÇÕES ASSOCIADAS ÍNDICE... 1/4 a. Identificação da Empresa de Consultoria... 1/4 b. Identificação da Equipe Técnica Envolvida

Leia mais

APRESENTAÇÃO CORPORATIVA SÃO PAULO, 2014

APRESENTAÇÃO CORPORATIVA SÃO PAULO, 2014 APRESENTAÇÃO CORPORATIVA SÃO PAULO, 2014 BRIGANTI ADVOGADOS é um escritório brasileiro de advogados, de capacidade e experiência reconhecidas, que nasce com um propósito distinto. Nosso modelo de negócio

Leia mais

Seminário de Oportunidades

Seminário de Oportunidades Seminário de Oportunidades José Antonio Antonioni Diretor de Qualidade e Competitividade SOFTEX Coordenador Nacional RELAIS SOFTEX/BRASIL Campinas: 18 de Agosto de 2011 Rio de Janeiro: 19 de Agosto de

Leia mais

O mercado de PPPs na visão do Setor Privado. Seminário Formação em Parcerias Público-Privadas 05 e 06 de Novembro de 2013 São Paulo/SP

O mercado de PPPs na visão do Setor Privado. Seminário Formação em Parcerias Público-Privadas 05 e 06 de Novembro de 2013 São Paulo/SP O mercado de PPPs na visão do Setor Privado Seminário Formação em Parcerias Público-Privadas 05 e 06 de Novembro de 2013 São Paulo/SP OS AGENTES PRIVADOS DO MERCADO DE PPPS Principais Players do Setor

Leia mais

Programa de Incentivos aos Leilões de Energia e à Geração Distribuída do Governo de Pernambuco João Bosco de Almeida

Programa de Incentivos aos Leilões de Energia e à Geração Distribuída do Governo de Pernambuco João Bosco de Almeida Programa de Incentivos aos Leilões de Energia e à Geração Distribuída do Governo de Pernambuco João Bosco de Almeida Secretário de Infraestrutura Energia Renovável em Pernambuco Desenvolvimento Técnico,

Leia mais

2 O Novo Modelo e os Leilões de Energia

2 O Novo Modelo e os Leilões de Energia 2 O Novo Modelo e os Leilões de Energia 2.1. Breve Histórico da Reestruturação do Setor Elétrico Brasileiro No início da década de 90, o setor elétrico brasileiro apresentava uma estrutura predominantemente

Leia mais

Copersucar completa 50 anos de liderança em açúcar e etanol com planos para aumentar ainda mais sua atuação global

Copersucar completa 50 anos de liderança em açúcar e etanol com planos para aumentar ainda mais sua atuação global Copersucar completa 50 anos de liderança em açúcar e etanol com planos para aumentar ainda mais sua atuação global Exportações de açúcar da empresa devem aumentar 86% na safra 2009/2010 A Copersucar completa

Leia mais

CONSTRUIR DIFERENCIAL COMPETITIVO

CONSTRUIR DIFERENCIAL COMPETITIVO Nosso Foco GERAR RESULTADO Através do aporte de visão estratégica, associada ao conhecimento técnico e operacional do dia-a-dia, em: Meios de pagamentos (cartões private label, híbridos e pré-pagos), No

Leia mais

Cadastro das Principais

Cadastro das Principais 46 Cenário Econômico Cadastro das Principais Corretoras de Seguros Primeiras conclusões Francisco Galiza O estudo ESECS (Estudo Socioeconômico das Corretoras de Seguros), divulgado pela Fenacor em 2013,

Leia mais

Estágio atual do mercado de pisos e revestimentos uma avaliação das necessidades e oportunidades. Eng Wagner Gasparetto Presidente 11/nov/09

Estágio atual do mercado de pisos e revestimentos uma avaliação das necessidades e oportunidades. Eng Wagner Gasparetto Presidente 11/nov/09 Estágio atual do mercado de pisos e revestimentos uma avaliação das necessidades e oportunidades Eng Wagner Gasparetto Presidente 11/nov/09 Avaliação das necessidades e oportunidades? Construção Civil

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Setembro de 2010 Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente

Leia mais

Região Metropolitana de Belo Horizonte e Norte de Minas receberão novos investimentos em abastecimento de água

Região Metropolitana de Belo Horizonte e Norte de Minas receberão novos investimentos em abastecimento de água Região Metropolitana de Belo Horizonte e Norte de Minas receberão novos investimentos em abastecimento de água Governador Antonio Anastasia preside solenidade na qual foi assinado contrato para a implantação

Leia mais

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 CAP. 02 A Dinâmica dos espaços da Globalização. (9º ano) *Estudaremos a difusão do modo capitalista de produção, ou seja, do modo de produzir bens e

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO PETROBRAS 2015 PLANO DE NEGÓCIOS 2006-2010

PLANO ESTRATÉGICO PETROBRAS 2015 PLANO DE NEGÓCIOS 2006-2010 PLANO ESTRATÉGICO PETROBRAS 2015 PLANO DE NEGÓCIOS 2006-2010 MISSÃO Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nas atividades da indústria de óleo, gás e energia, nos mercados

Leia mais

Superando desafios em Centros de Distribuição com Voice Picking. Rodrigo Bacelar ID Logistics Paula Saldanha Vocollect

Superando desafios em Centros de Distribuição com Voice Picking. Rodrigo Bacelar ID Logistics Paula Saldanha Vocollect Superando desafios em Centros de Distribuição com Voice Picking Rodrigo Bacelar ID Logistics Paula Saldanha Vocollect Prêmio ABRALOG Índice Informações Gerais... 3 Dificuldades Encontradas...............

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES REFERENTE À AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 010/2009.

CONTRIBUIÇÕES REFERENTE À AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 010/2009. CONTRIBUIÇÕES REFERENTE À AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 010/2009. NOME DA INSTITUIÇÃO: COPEL DISTRIBUIÇÃO S.A. AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 010/2009 : Contribuições de 12/03/2009

Leia mais

A Academia está alinhada também aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros UNPSI, coordenados pelo UNEP/FI órgão da ONU dedicado às questões da

A Academia está alinhada também aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros UNPSI, coordenados pelo UNEP/FI órgão da ONU dedicado às questões da - 1 - Prêmio CNSeg 2012 Empresa: Grupo Segurador BBMAPFRE Case: Academia de Sustentabilidade BBMAPFRE Introdução A Academia de Sustentabilidade BBMAPFRE foi concebida em 2009 para disseminar o conceito

Leia mais

LÍDER GLOBAL NO DESENVOLVIMENTO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS

LÍDER GLOBAL NO DESENVOLVIMENTO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS LÍDER GLOBAL NO DESENVOLVIMENTO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS / LÍDER DE MERCADO DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS COM MAIS DE 55 ANOS DE EXPERIÊNCIA / ESCOLHER O MELHOR PARCEIRO A SunEdison, Inc. (NYSE:SUNE) é líder mundial

Leia mais

FEMSA Gerencia mais de 80 mil Tickets Mensais de TI, Finanças e RH com CA Service Desk Manager

FEMSA Gerencia mais de 80 mil Tickets Mensais de TI, Finanças e RH com CA Service Desk Manager CUSTOMER SUCCESS STORY Julho 2013 FEMSA Gerencia mais de 80 mil Tickets Mensais de TI, Finanças e RH com CA Service Desk Manager PERFIL DO CLIENTE Indústria: Bebidas Companhia: FEMSA Funcionários: +177

Leia mais

Dinâmica Empresarial e Mecanismo de Formação de Preço Seminário Internacional de Integração Energética Brasil Colômbia

Dinâmica Empresarial e Mecanismo de Formação de Preço Seminário Internacional de Integração Energética Brasil Colômbia Dinâmica Empresarial e Mecanismo de Formação de Preço Seminário Internacional de Integração Energética Brasil Colômbia Antônio Carlos Fraga Machado Presidente do Conselho de Administração da CCEE 15 de

Leia mais

Oferta Pública. Mercado de Capitais

Oferta Pública. Mercado de Capitais Oferta Pública Mercado de Capitais Oferta Pública Para ter suas ações negociadas na Bolsa, as empresas precisam abrir o capital. O primeiro procedimento para a empresa abrir o capital é entrar com o pedido

Leia mais

Neste ano celebramos 200 anos da abertura do Consulado Geral da Rússia no Rio

Neste ano celebramos 200 anos da abertura do Consulado Geral da Rússia no Rio Rio de Janeiro - Brasil Novembro de 2011 1 Neste ano celebramos 200 anos da abertura do Consulado Geral da Rússia no Rio de Janeiro, a primeira missão diplomática russa na América Latina. Durante esses

Leia mais

A Empresa 0940180 HTL

A Empresa 0940180 HTL A Empresa A HTL iniciou suas atividades em fevereiro de 2011, e desde então executa trabalhos de instalação, manutenção, prevenção e adequação de equipamentos e sistemas elétricos, assim como projetos

Leia mais

Outsourcing em Telecom. BI Telecom. Gestão em Telecomunicações. Tarifação e Administração de Ligações. SGTC Corporativo. Auditoria em Telecom

Outsourcing em Telecom. BI Telecom. Gestão em Telecomunicações. Tarifação e Administração de Ligações. SGTC Corporativo. Auditoria em Telecom Sobre a TeleGestão A TeleGestão, especialista em gestão de telecomunicações, dedica-se há mais de 20 anos ao desafio de adequar recursos de telefonia ao perfil corporativo de diversos setores. As soluções

Leia mais

Política de Estruturação de Negócios e Gestão de Participações

Política de Estruturação de Negócios e Gestão de Participações Política de Estruturação de Negócios e Gestão de Participações Outubro de 2013 Conteúdo 1. Objetivo... 3 2. Princípios... 4 3. Diretrizes... 5 4. Responsabilidades... 6 5. Conceitos... 7 6. Disposições

Leia mais

ATUAÇÃO INTERNACIONAL DA PETROBRAS E AS OPORTUNIDADES PARA A INDÚSTRIA BRASILEIRA

ATUAÇÃO INTERNACIONAL DA PETROBRAS E AS OPORTUNIDADES PARA A INDÚSTRIA BRASILEIRA PROMINP - 2o WORKSHOP NACIONAL ATUAÇÃO INTERNACIONAL DA PETROBRAS E AS OPORTUNIDADES PARA A INDÚSTRIA BRASILEIRA ÁREA DE NEGÓCIO INTERNACIONAL Cláudio Castejon Vitória, 28 de outubro de 2004 O portfolio

Leia mais

Planejamento estratégico 2016-2019

Planejamento estratégico 2016-2019 Planejamento estratégico 2016-2019 Fortalecer as instituições e a qualidade dos serviços públicos para fortalecer a democracia e a competitividade. www.agendapublica.org.br 2 GOVERNANÇA PARA UM FUTURO

Leia mais

Algar Telecom registra lucro de R$ 71 milhões em 2009

Algar Telecom registra lucro de R$ 71 milhões em 2009 Algar Telecom registra lucro de R$ 71 milhões em 2009 EBITDA atingiu a soma de R$ 391 milhões no ano passado São Paulo, 24 de março de 2010 A Algar Telecom, empresa de telecomunicações do Grupo Algar,

Leia mais

ENCONTRO DE MINISTROS DA AGRICULTURA DAS AMÉRICAS 2011 Semeando inovação para colher prosperidade

ENCONTRO DE MINISTROS DA AGRICULTURA DAS AMÉRICAS 2011 Semeando inovação para colher prosperidade ENCONTRO DE MINISTROS DA AGRICULTURA DAS AMÉRICAS 2011 Semeando inovação para colher prosperidade DECLARAÇÃO DOS MINISTROS DA AGRICULTURA, SÃO JOSÉ 2011 1. Nós, os Ministros e os Secretários de Agricultura

Leia mais

Desenvolvimento de software potencializa gestão de processos e gera economia estimada em R$ 80 milhões para Embasa

Desenvolvimento de software potencializa gestão de processos e gera economia estimada em R$ 80 milhões para Embasa Desenvolvimento de software potencializa gestão de processos e gera economia estimada em R$ 80 milhões para Embasa Perfil A Embasa é uma sociedade de economia mista de capital autorizado, pessoa jurídica

Leia mais

PROPOSTA DE ANÁLISE DIAGNÓSTICA E GESTÃO DO HOSPITAL MATERNIDADE SÃO CAMILO

PROPOSTA DE ANÁLISE DIAGNÓSTICA E GESTÃO DO HOSPITAL MATERNIDADE SÃO CAMILO 1 PROPOSTA DE ANÁLISE DIAGNÓSTICA E GESTÃO DO HOSPITAL MATERNIDADE SÃO CAMILO Proposta: 004/2013 Interessado: Fundação Hospitalar e Maternidade São Camilo Datada Emissão: 16/09/2013 Unidade Instituto Solidário:

Leia mais

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina Blois, Marlene Montezi e-mail: mmblois@univir.br Niskier, Celso e-mail: cniskier@unicarioca.edu.br

Leia mais

Área de Distribuição e Comercialização Identificação do Trabalho: BR-13 São Paulo, Brasil, Setembro de 2002.

Área de Distribuição e Comercialização Identificação do Trabalho: BR-13 São Paulo, Brasil, Setembro de 2002. COMISSÃO DE INTEGRAÇÃO ENERGÉTICA REGIONAL IV CIERTEC SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE AUTOMAÇÃO DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA E CENTROS DE CONTROLE Área de Distribuição e Comercialização Identificação

Leia mais

ASSESSORIA ADJUNTA DE. Gerência de Propriedade Intelectual Gerência de Inovação

ASSESSORIA ADJUNTA DE. Gerência de Propriedade Intelectual Gerência de Inovação ASSESSORIA ADJUNTA DE INOVAÇÃO Gerência de Propriedade Intelectual Gerência de Inovação Estruturar o ambiente de inovação - Como ampliar o papel das universidades (instituições de pesquisa) no desenvolvimento

Leia mais

Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência

Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência Introdução O panorama que se descortina para os próximos anos revela um quadro de grandes desafios para as empresas. Fatores como novas exigências dos

Leia mais

RENOVA ENERGIA S.A. CNPJ/MF N. O 08.534.605/0001-74 NIRE 35.300.358.295 FATO RELEVANTE

RENOVA ENERGIA S.A. CNPJ/MF N. O 08.534.605/0001-74 NIRE 35.300.358.295 FATO RELEVANTE RENOVA ENERGIA S.A. CNPJ/MF N. O 08.534.605/0001-74 NIRE 35.300.358.295 FATO RELEVANTE A Renova Energia S.A. (RNEW11) ( Renova ou Companhia ), maior empresa em capacidade instalada contratada de energia

Leia mais

Gestão da Inovação - CEMIG. Arlindo Porto Neto Diretor Vice-Presidente (DVP) Data:03/06/2011

Gestão da Inovação - CEMIG. Arlindo Porto Neto Diretor Vice-Presidente (DVP) Data:03/06/2011 Gestão da Inovação - CEMIG Arlindo Porto Neto Diretor Vice-Presidente (DVP) Data:03/06/2011 Sustentabilidade Mineirão Solar Cemig classificada no Índice Dow Jones de Sustentabilidade DJSI World nos últimos

Leia mais

FEMSA gerencia mais de 80 mil tickets mensais de TI, Finanças e RH com CA Service Desk Manager

FEMSA gerencia mais de 80 mil tickets mensais de TI, Finanças e RH com CA Service Desk Manager CUSTOMER SUCCESS STORY FEMSA gerencia mais de 80 mil tickets mensais de TI, Finanças e RH com CA Service Desk Manager PERFIL DO CLIENTE Indústria: Bebidas Companhia: FEMSA Funcionários: +177 mil (global)

Leia mais

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com. AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.br COM O SEBRAE, O SEU NEGÓCIO VAI! O Sebrae Goiás preparou diversas

Leia mais

A sustentabilidade da economia requer em grande medida, a criação duma. capacidade própria de produção e fornecimento de bens e equipamentos,

A sustentabilidade da economia requer em grande medida, a criação duma. capacidade própria de produção e fornecimento de bens e equipamentos, REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE -------- MINISTÉRIO DA ENERGIA GABINETE DO MINISTRO INTERVENÇÃO DE S.EXA SALVADOR NAMBURETE, MINISTRO DA ENERGIA, POR OCASIÃO DA INAUGURAÇÃO DA FÁBRICA DE CONTADORES DA ELECTRO-SUL

Leia mais

QUEM SOMOS VISÃO MISSÃO HISTÓRICO BRIEF INSTITUCIONAL 2013

QUEM SOMOS VISÃO MISSÃO HISTÓRICO BRIEF INSTITUCIONAL 2013 BRIEF INSTITUCIONAL 2013 QUEM SOMOS TETO é uma organização presente na América Latina e no Caribe, que busca superar a situação de pobreza em que vivem milhões de pessoas nos assentamentos precários, através

Leia mais

Programa de Gestão de Fornecedores. da White Martins. Sua chave para o sucesso

Programa de Gestão de Fornecedores. da White Martins. Sua chave para o sucesso Programa de Gestão de Fornecedores da White Martins Sua chave para o sucesso Quem Somos A White Martins representa na América do Sul a Praxair, uma das maiores companhias de gases industriais e medicinais

Leia mais