SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO FISIOTERAPIA / CORAÇÃO EUCARÍSTICO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO FISIOTERAPIA / CORAÇÃO EUCARÍSTICO"

Transcrição

1 1. Perfil do Curso SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO FISIOTERAPIA / CORAÇÃO EUCARÍSTICO A oferta do Curso de Fisioterapia tem como pressupostos indicadores determinantes para a formação dos profissionais de saúde no país, tais como os avanços tecnológicos, os crescentes esforços em controlar e reduzir os custos de saúde com investimentos prioritários nas ações de promoção e prevenção, a mudança de orientação dos cuidados na saúde com a valorização dos atendimentos ambulatorial e domiciliar, assim como a busca de toda população em melhorar o seu potencial de saúde e qualidade de vida em todas as suas fases. As mudanças nos perfis demográficos e epidemiológicos e na concepção do processo saúde doença afetam diretamente a formação de recursos humanos para o setor saúde, considerando que esses profissionais deverão atuar na perspectiva da integralidade na atenção à população. As necessidades da população do município de Belo Horizonte devem constituir objeto de prática dos profissionais fisioterapeutas que se pretende formar. O Curso de Fisioterapia tem identificado a necessidade de ampliar a integração ensino serviço, considerando especialmente os serviços de atenção primária do SUS/BH que atualmente conta com 506 equipes de saúde da família, distribuídas em 139 centros de saúde. Profissionais da reabilitação (fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, dentre outros) constituem os 48 Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) do município e atuam articulados com as equipes de saúde da família, possibilitando que a realidade deste sistema seja incorporada nos espaços da universidade. Neste contexto temos a compreensão que o papel da Fisioterapia dentro da saúde como atividade terapêutica é capaz de produzir benefícios à população nos campos físico, social, econômico, político e ambiental. Torna-se, portanto, necessário demarcar o papel do fisioterapeuta na sociedade atual, reformulando sua formação para um modelo teórico que guie sua prática para novas habilidades e atitudes voltadas para a promoção da saúde, possibilitando uma maior compreensão do processo vivenciado pelo indivíduo desde o período pré-instalação da doença até suas conseqüências funcionais que alteram sua qualidade de vida, suas atividades e sua participação social.

2 2. Atividades Complementares de Graduação O aluno deverá cumprir um mínimo de 350 horas em Atividades Complementares de Graduação (ACG), em pelo menos dois tipos distintos de atividades complementares. As ACG poderão ser realizadas na instituição formadora ou fora dela, durante o período em que o aluno estiver vinculado ao curso. As atividades de ACG desenvolvidas em período de trancamento de matrícula deverão ser enviadas ao Colegiado do Curso para que este avalie se estão de acordo com as atividades previstas para o curso. São consideradas ACG: Estágio Curricular não obrigatório: poderá ser desenvolvido nas instituições concedentes de estágio credenciadas no Sistema de Gestão de Estágio (SGE). O aluno deverá ser supervisionado por um profissional fisioterapeuta, excluindo a necessidade do docente. Por outro lado, esse estágio não obrigatório será gerenciado e acompanhado por um coordenador de estágio do curso, sendo avaliado por meio de relatórios elaborados pelo estagiário, com visto do orientador e da instituição concedente. Só serão aceitos estágios realizados a partir do 6 o. período do curso. Estágios de observação não serão aceitos. Atividades de iniciação à docência, à pesquisa ou à extensão: atividades ligadas a programas de monitoria, pesquisa e extensão, independente de estarem vinculados à bolsa, ou seja, de serem remunerados. Participação em eventos científicos da área de Fisioterapia: jornadas, congressos, seminários, colóquios, simpósios, encontros, palestras, cursos de curta duração (cursos de extensão). Disciplinas extracurriculares: disciplinas isoladas, ofertadas nos diversos cursos da Universidade e/ou em outras universidades, cursadas de forma presencial ou à distância, com anterior aprovação do Colegiado do Curso, que oferecem benefícios à formação do profissional da área de Fisioterapia. Publicações de artigos científicos: desenvolvidas em disciplinas do curso, em monitorias, em estágios voluntários e/ou remunerados, dentro da instituição formadora ou fora dela. Participação em trabalhos voluntariados e culturais: trabalho desenvolvido em instituições culturais, filantrópicas ou de ensino que oferecem benefícios à formação do profissional da área de Fisioterapia.

3 4. Perfil do egresso O ensino de graduação de Fisioterapia da PUC Minas pretende formar um profissional preparado para o exercício pleno da cidadania, em todas as suas dimensões. Este profissional deve estar comprometido com a realidade brasileira, no sentido de buscar soluções democráticas e humanistas, para os problemas enfrentados no nosso país. O graduando em Fisioterapia da PUC Minas deverá ter formação generalista, ser sujeito da própria aprendizagem, atuando de maneira crítica, reflexiva e criativa. Deve ter uma adequada fundamentação teórica e prática que o permita atuar de forma autônoma nas diferentes áreas e níveis de atenção a saúde, assim como na pesquisa e no ensino. Deve ter uma visão ampla e global do contexto de sua atuação profissional, respeitando os princípios éticos e culturais do indivíduo e da coletividade. Deve ter como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, objetivando preservar, desenvolver, restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional, eleição e execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação.

4 6. Sistema de Avaliação do Projeto de Curso Para que uma proposta pedagógica responda às demandas da sociedade e da comunidade científica é necessário garantir um processo permanente de avaliação, por parte de todos os envolvidos com o projeto educacional. A permanente aferição avaliativa possibilita correções, reorientações das práticas pedagógicas, reflexões sobre o projeto pedagógico e delimitações de obstáculos administrativos, que por sua vez, podem dificultar a concretização dos objetivos educacionais e institucionais. A Comissão Permanente de Avaliação (CPA) é o órgão responsável pela Auto-avaliação Institucional na PUC Minas. A CPA da PUC Minas pretende o envolvimento de todos alunos, professores, funcionários, gestores e egressos na Avaliação. Essa participação envolve a discussão do processo de autoavaliação, o fornecimento de informações através de instrumentos de pesquisa elaborados pela comissão, com a finalidade de coletar dados para o programa, e, por fim, a elaboração do Relatório de Auto-avaliação Institucional. O Colegiado de Coordenação Didática do Curso avalia e acompanha as propostas do atual Projeto Pedagógico do Curso, de forma continuada durante o semestre letivo, através das seguintes estratégias: Reuniões sistemáticas entre o corpo docente e a coordenação do curso, para constante acompanhamento, esclarecimento e aprimoramento do Projeto Pedagógico. Reuniões sistemáticas entre o corpo discente e a coordenação de curso (através dos representantes de turma e representação discente no colegiado de curso). Estudos sistemáticos dos instrumentos e resultados de avaliações oficiais externas e avaliações institucionais (CPA), com discussão dos resultados com alunos, professores e funcionários.

5 7. Sistema de Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem Os critérios de avaliação propostos são: 1 - A avaliação do desempenho escolar no curso de graduação de Fisioterapia será realizada durante o semestre letivo, tendo por base o sistema de notas em valores inteiros, numa escala de 0 a 100 pontos. 2 - O aproveitamento escolar será representado por uma Nota de Aproveitamento (NA), que será a soma das notas obtidas pelo aluno nos trabalhos escolares com a nota da avaliação global Por trabalho escolar, entende-se a realização de provas, testes, pesquisas, práticas de laboratório, trabalhos interdisciplinares e integrados e outras atividades congêneres. Vale ressaltar que, o número de trabalhos escolares a serem realizados em cada disciplina e seus respectivos valores (perfazendo um total de 90 pontos), será estabelecido pelo professor da disciplina e 10 pontos serão destinados ao trabalho interdisciplinar. 3 - Estará aprovado na disciplina o aluno que alcançar uma Nota de Aproveitamento igual ou superior a 60 pontos e uma freqüência mínima exigida de 75% das aulas e demais atividades. 4 - As disciplinas de prática clínica supervisionada, a saber: estágio supervisionado em fisioterapia nas disfunções ortopédicas, traumatológicas e reumatológicas, estágio supervisionado em fisioterapia nas disfunções neurológicas, estágio supervisionado em fisioterapia nas disfunções cardiorrespiratórias, estágio supervisionado em ginecologia e obstetrícia, estágio supervisionado em pediatria, estágio supervisionado em saúde coletiva e estágio supervisionado hospitalar, não serão contempladas com a reavaliação. 5 - As disciplinas que utilizam o sistema de distribuição de pontos por provas, realizarão uma única prova suplementar no valor de 100 pontos, no último dia de aula teórica, para os alunos que não alcançaram 60% dos pontos distribuídos. O resultado obtido nesse exame será somado àquele obtido nas atividades de avaliação realizadas ao longo do semestre e a nota final será o resultado da média aritmética entre os mesmos.

6 8. Atividades de Conclusão de Curso De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia, o aluno deverá elaborar um trabalho sob orientação docente para tornar-se Bacharel em Fisioterapia. No curso, o aluno realiza um trabalho científico, em forma de revisão bibliográfica, de caráter obrigatório, o qual deve ser concluído e apresentado para ser avaliado ao final do 9º. período, por uma banca examinadora composta pelo Professor Orientador e mais um professor da Instituição, mediante indicação do Orientador. Este trabalho, realizado em grupos, sob supervisão e orientação de professores da Universidade, será desenvolvido e concluído na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ofertada no 9 o. período, com carga horária de 30 horas/aula. A estrutura do Trabalho de Conclusão de Curso deverá ser apresentada de acordo com o Padrão Puc Minas de Normalização para Artigos Científicos que é composta de: 1) Título e subtítulo; 2) Autoria; 3) Resumo; 4) Palavras-chave; 5) Corpo do texto (introdução, desenvolvimento, conclusão); 6) Resumo em língua estrangeira; 7) Palavras-chave em língua estrangeira; 8) Referências; 9) Anexos. O trabalho reprovado deve ser devolvido ao aluno no prazo de até cinco (5) dias, para sua reformulação e nova entrega, no mesmo prazo, ao Professor Orientador e ao Professor da disciplina de TCC. Os trabalhos aprovados terão exemplar arquivado pelo Professor do Trabalho de Conclusão de Curso e outro enviado ao Professor Orientador.

7 9. Estágio Curricular Nos estágios curriculares o aluno é capacitado a atuar na atenção primária, secundária e terciária de saúde, obtendo um perfil generalista e humanista, assegurando a prática de promover saúde, intervir preventivamente em todos os seus níveis, tratar, curar e reabilitar funcionalmente, quer em caráter individual ou coletivo. Além disso, o estágio curricular supervisionado tem como pressuposto a prática interdisciplinar e multidisciplinar, nas distintas áreas e níveis de atenção à saúde. As disciplinas de estágio supervisionado totalizam 900 horas/aula e são ofertadas do 8º. ao 10º. Períodos do curso, com carga horária de 300 horas/aula em cada período. Desenvolvem-se em campos de estágio que abrangem os três níveis de atenção à saúde, quais sejam: Primário: - Unidades básicas de saúde: Centros de Saúde da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte Secundário: - Unidades ambulatoriais: 1) Centro Clínico de Fisioterapia da PUC Minas, Campus Coração Eucarístico; 2) Ambulatórios do Hospital Municipal Odilon Behrens, 3) Ambulatório da Associação Mineira de Reabilitação. Terciário: - Unidades hospitalares públicas: 1) Maternidade e Hospital Municipal Odilon Behrens; 2) Maternidade Odete Valadares; 3) Hospital João XXIII; 4) Hospital Belo Horizonte e, 5) Hospital Madre Tereza. A nota do aluno nas disciplinas de estágio supervisionado é resultante da soma das seguintes avaliações: 1) avaliação processual, no valor de 40 pontos, onde são avaliados os perfis e habilidades previstos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), assim como também o desempenho do aluno nos grupos de discussão, cujo objetivo é estimular a leitura de publicações científicas; 2) avaliação oral, no valor de 20 pontos, em que são considerados aspectos referentes não só ao conhecimento teórico, como também de raciocínio clínico, clareza de expressão e segurança na transmissão do conhecimento; 3) avaliação escrita, no valor de 30 pontos, sobre o conteúdo programático da disciplina e; 4) trabalho interdisciplinar, cujo valor é de 10 pontos.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Desde IPUC - Instituto Politécnico. Desde 2011

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Desde IPUC - Instituto Politécnico. Desde 2011 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Desde 1958 IPUC - Instituto Politécnico DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA METALÚRGICA E DE MATERIAIS Desde 2011 Campus Belo Horizonte - Unidade Coração Eucarístico

Leia mais

SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO Engenharia Mecatrônica

SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO Engenharia Mecatrônica SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO Engenharia Mecatrônica 01 PERFIL DO CURSO O parque tecnológico brasileiro tem sido submetido, nas últimas décadas, a um processo de modernização cada vez mais acelerado, no

Leia mais

Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação Coração Eucarístico 1) Perfil do curso:

Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação Coração Eucarístico 1) Perfil do curso: Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação Coração Eucarístico 1) Perfil do curso: Conforme descrito no documento "Identidade e Missão da Universidade Católica"

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Belo Horizonte 2017 1 Prezado(a) aluno(a): Este é o Manual de Atividades Complementares do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética do Centro Universitário

Leia mais

RESOLUÇÃO 01/2011 Coordenação Didática do Curso de Cinema de Animação e Artes Digitais Escola de Belas Artes Universidade Federal de Minas Gerais

RESOLUÇÃO 01/2011 Coordenação Didática do Curso de Cinema de Animação e Artes Digitais Escola de Belas Artes Universidade Federal de Minas Gerais RESOLUÇÃO 01/2011 Coordenação Didática do Curso de Cinema de Animação e Artes Digitais Escola de Belas Artes Universidade Federal de Minas Gerais Estabelece os critérios para distribuição de créditos em

Leia mais

Manual das Atividades Acadêmicas Científicas e Culturais

Manual das Atividades Acadêmicas Científicas e Culturais Manual das Atividades Acadêmicas Científicas e Culturais Curso de Fisioterapia Profa. Ms. Ivana Arigoni Pinheiro Coordenadora do Curso Manual das Atividades Acadêmicas Científicas e Culturais Fisioterapia

Leia mais

CURSO DE FISIOTERAPIA. Regulamento de Atividades Complementares (AC) (Grade curricular com duração de 5 anos)

CURSO DE FISIOTERAPIA. Regulamento de Atividades Complementares (AC) (Grade curricular com duração de 5 anos) CURSO DE FISIOTERAPIA Regulamento de Atividades Complementares (AC) (Grade curricular com duração de 5 anos) 1. Fundamentação Constitui-se atividade complementar, toda atividade que proporcione formação

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Licenciatura EM educação básica intercultural TÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Licenciatura EM educação básica intercultural TÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura EM educação básica intercultural TÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Artigo 1º - O Estágio Supervisionado de que trata este regulamento refere-se à formação de

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES ATIVIDADES COMPLEMENTARES A partir das Diretrizes Curriculares dos cursos de graduação do Ministério da Educação, as atividades complementares passaram a figurar como importante componente dos cursos superiores

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DOM ALBERTO

REGULAMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DOM ALBERTO REGULAMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DOM ALBERTO O Diretor Acadêmico da Faculdade Dom Alberto, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, R

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 190 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011.

RESOLUÇÃO Nº. 190 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. RESOLUÇÃO Nº. 190 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº.

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ALBINO

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ALBINO REGULAMENTO Art.1º - A Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008, anexa no final deste manual, considera estágio curricular atividades exercidas em situações reais de vida e de trabalho, constituindo-se em

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (ANO LETIVO 2014)

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (ANO LETIVO 2014) (35) 3690-8900 / 3690-8958 (fax) REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (ANO LETIVO 2014) 1 Caracterização Os cursos de Engenharia de Produção do Brasil são regidos pelas

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 44, DE 28 DE JUNHO DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº 44, DE 28 DE JUNHO DE 2016. RESOLUÇÃO Nº 44, DE 28 DE JUNHO DE 2016. O COLEGIADO DE CURSO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO do Campus de Três Lagoas da, no uso de suas atribuições legais, resolve: 2016.1. Aprovar o Regulamento de Atividades

Leia mais

Regulamento das Atividades Complementares Faculdade Afonso Mafrense REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Regulamento das Atividades Complementares Faculdade Afonso Mafrense REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Regulamento das Atividades Complementares Faculdade Afonso Mafrense REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I Regulamenta as atividades complementares

Leia mais

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL Considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional, em especial o artigo X da Resolução CNE/CES 6, de 19

Leia mais

Faculdade Processus REGULAMENTO DO PROJETO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE PROCESSUS

Faculdade Processus REGULAMENTO DO PROJETO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DO PROJETO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE PROCESSUS Dispõe sobre a oferta de atividades de Monitoria no curso de graduação da Faculdade Processus e dá outras providências.

Leia mais

MANUAL PARA NORMATIZAÇÃO DE MONITORIAS

MANUAL PARA NORMATIZAÇÃO DE MONITORIAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD MANUAL PARA NORMATIZAÇÃO DE MONITORIAS 2011 UPE PROGRAD 2011 Manual para normatização de monitorias Página 1 de 8 SUMÁRIO Página 1. Apresentação 3 2. Definição de Monitoria

Leia mais

REGULAMENTO PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS

REGULAMENTO PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS REGULAMENTO PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS Regulamenta e estabelece critérios para a avaliação das atividades complementares

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO (ECNO) DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA FCMMG

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO (ECNO) DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA FCMMG REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO (ECNO) DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA FCMMG CAPÍTULO I - DA DEFINIÇÃO O ECNO compreende as atividades de estágio não previstas como disciplinas integrantes

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE REDENTOR METROPOLITANA

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE REDENTOR METROPOLITANA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE REDENTOR METROPOLITANA Art. 1º O presente Regulamento integra o Projeto Pedagógico dos Cursos de Graduação da FACULDADE REDENTOR

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Capítulo I DA NATUREZA Art. 1º - O Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia do Setor de Ciências Humanas

Leia mais

FACULDADE ERNESTO RISCALI REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

FACULDADE ERNESTO RISCALI REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE ERNESTO RISCALI REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES OLÍMPIA 04 ATIVIDADES COMPLEMENTARES Definição De acordo com as diretrizes curriculares nacionais, as Atividades Complementares se inserem

Leia mais

OBJETIVOS DO CURSO DE ENFERMAGEM

OBJETIVOS DO CURSO DE ENFERMAGEM FACULDADE DO NORTE GOIANO OBJETIVOS DO CURSO DE ENFERMAGEM Objetivos do curso O Curso de Graduação em Enfermagem tem por objetivo formar bacharel em enfermagem (enfermeiro) capaz de influenciar na construção

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DA INDÚSTRIA IEL

REGULAMENTO GERAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DA INDÚSTRIA IEL REGULAMENTO GERAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DA INDÚSTRIA IEL CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 As Atividades Complementares são componentes da

Leia mais

DIRETORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA COORDENAÇÃO DE ENFERMAGEM REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENFERMAGEM

DIRETORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA COORDENAÇÃO DE ENFERMAGEM REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENFERMAGEM DIRETORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA COORDENAÇÃO DE ENFERMAGEM REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENFERMAGEM CACOAL 2011 REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO Código eletrônico: 39 Interessado: Campus de Marabá Assunto: Aprovação

Leia mais

Faculdade de Tecnologia Alto Médio São Francisco Núcleo de Extensão - NEX MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Faculdade de Tecnologia Alto Médio São Francisco Núcleo de Extensão - NEX MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES As atividades complementares deverão ser incrementadas ao longo do curso, devendo a Instituição de Ensino Superior criar mecanismos e critérios de aproveitamento de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO 7-8. ATIVIDADES COMPLEMENTARES As atividades complementares são práticas acadêmicas que têm a finalidade de reforçar e complementar as atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação.

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE LICENCIATURA

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE LICENCIATURA Anexo à Portaria nº 19, de 12 de fevereiro de 2007. REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE LICENCIATURA CAPÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES 2 CAPÍTULO II DA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS UNESP CAMPUS DE MARÍLIA

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS UNESP CAMPUS DE MARÍLIA REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS UNESP CAMPUS DE MARÍLIA Capítulo I Do conceito e Objetivos Art. 1º - O Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UFPB CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UFPB CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UFPB CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGA RESOLUÇÃO N 03/2013 O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Administração

Leia mais

Manual de Atividades Complementares do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia FACULDADE SENAC PERNAMBUCO

Manual de Atividades Complementares do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia FACULDADE SENAC PERNAMBUCO 2 Manual de Atividades Complementares do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia APRESENTAÇÃO Instituídas pelo Ministério da Educação, as Atividades Complementares são práticas acadêmicas que foram

Leia mais

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA 30 de agosto de 2017

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA 30 de agosto de 2017 MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA 30 de agosto de 2017 Documentos base: (A) Resolução Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno 2/2015. Diário Oficial da União, Brasília, 2 de

Leia mais

ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ REGULAMENTO DA DISCIPLINA ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES

ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ REGULAMENTO DA DISCIPLINA ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ REGULAMENTO DA DISCIPLINA ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES ITAJUBÁ 2016 DIRETOR GERAL Prof.ª Lucyla Junqueira Carneiro VICE DIRETOR Ronaldo Bonafé ELABORADO: Prof.

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR

DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR Alterações dadas pela Resolução

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO ESTÁGIO À PRÁTICA TERAPÊUTICA CURSO DE FISIOTERAPIA - IESA

REGIMENTO INTERNO DO ESTÁGIO À PRÁTICA TERAPÊUTICA CURSO DE FISIOTERAPIA - IESA REGIMENTO INTERNO DO ESTÁGIO À PRÁTICA TERAPÊUTICA CURSO DE FISIOTERAPIA - IESA O estágio curricular é disciplina obrigatória do Curso, portanto há necessidade de sua realização dentro da série e carga

Leia mais

Pró-Reitoria Acadêmica Coordenadoria de Graduação Serviço de Apoio ao Estudante GUIA DO MONITOR

Pró-Reitoria Acadêmica Coordenadoria de Graduação Serviço de Apoio ao Estudante GUIA DO MONITOR Pró-Reitoria Acadêmica Coordenadoria de Graduação Serviço de Apoio ao Estudante GUIA DO MONITOR 2010 SUMÁRIO 1 Introdução 2 O que é Monitoria 2 Quem é o Monitor do Cesupa 2 Competências e Deveres do Monitor

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Belo Horizonte 2015 1 Prezado(a) aluno(a): Este é o Manual de Atividades Complementares do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética do Centro Universitário

Leia mais

Regulamento das Atividades Complementares Obrigatórias ACO

Regulamento das Atividades Complementares Obrigatórias ACO Art. 1º. Este Regulamento tem por finalidade regular o aproveitamento e a validação das Atividades Complementares Obrigatórias ACO que compõem a Matriz Curricular do Curso de Graduação em Ciências Contábeis

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES O Coordenador do Curso de Graduação em Nutrição, no uso de suas atribuições e tendo em vista o que deliberou o Colegiado do Curso, em sessão realizada no dia

Leia mais

Questionário fechado, a ser aplicado aos discentes regulamente matriculado no curso. (Modelo CPA)

Questionário fechado, a ser aplicado aos discentes regulamente matriculado no curso. (Modelo CPA) Questionário fechado, a ser aplicado aos discentes regulamente matriculado no curso. (Modelo CPA) 1. A UFSCar definiu um perfil para o profissional/cidadão a ser formado em todos os seus cursos. A seguir

Leia mais

Nova Resolução das Atividades Complementares (01/2017) Coordenação do Curso de Letras

Nova Resolução das Atividades Complementares (01/2017) Coordenação do Curso de Letras Nova Resolução das Atividades Complementares (01/2017) Coordenação do Curso de Letras Introdução As Atividades Complementares (ACs) constituem componente curricular obrigatório. Todos os alunos do Curso

Leia mais

FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS-FUPAC FACULDADE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS DE UBERLÂNDIA

FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS-FUPAC FACULDADE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS DE UBERLÂNDIA FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS-FUPAC FACULDADE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS DE UBERLÂNDIA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Capítulo I Das Disposições Gerais ARTIGO 1º O presente Regulamento tem

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 018/2017 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 018/2017 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 018/2017 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO Aprova o Regulamento de estágio obrigatório do Curso complementar para a Formação de Professores de Psicologia Campus São Leopoldo

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1 CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES BELO HORIZONTE 2014 2 1. APRESENTAÇÃO Atividades Complementares - AC- são aquelas desenvolvidas pelos alunos como complementação

Leia mais

Atividades Complementares

Atividades Complementares Atividades Complementares REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE LICENCIATURA E BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CAMPUS DE ALEGRE CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º - O presente

Leia mais

Macapá-2011 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Macapá-2011 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Macapá-2011 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Art. 1º As Atividades Complementares

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ATIVIDADES COMPLEMENTARES Introdução As finalidades de uma universidade ensino, pesquisa

Leia mais

MINUTA REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS UNESP CAMPUS DE MARÍLIA

MINUTA REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS UNESP CAMPUS DE MARÍLIA MINUTA REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS UNESP CAMPUS DE MARÍLIA Capítulo I Do conceito e Objetivos Art. 1º - O Estágio Supervisionado do curso de

Leia mais

É desejável o equilíbrio entre todas as modalidades de atividades, mas o aluno é livre para definir e consolidar seu perfil em relação ao curso.

É desejável o equilíbrio entre todas as modalidades de atividades, mas o aluno é livre para definir e consolidar seu perfil em relação ao curso. Atividades Curriculares Complementares (ACC) As atividades complementares, as quais apresentam neste PPC sua carga horária computada em horas aula de 60 minutos, são aquelas realizadas pelo aluno durante

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES SERVIÇO SOCIAL

ATIVIDADES COMPLEMENTARES SERVIÇO SOCIAL ATIVIDADES COMPLEMENTARES SERVIÇO SOCIAL As Atividades Complementares por comporem o currículo, são obrigatórias a todos os alunos matriculados no Curso de Serviço Social. A conclusão destas atividades

Leia mais

Fluxo para solicitação de Estágio Obrigatório Opcional

Fluxo para solicitação de Estágio Obrigatório Opcional Fluxo para solicitação de Estágio Obrigatório Opcional O Estágio Opcional (EOP) foi criado na versão curricular 2014/2 em atenção às recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Início: 2017/01

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Início: 2017/01 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE CAMPUS PASSO FUNDO REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Leia mais

ANEXO II REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

ANEXO II REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES ANEXO II REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Este regulamento é próprio das Atividades Complementares do Curso de Direito do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas - UDC e será regido por essas

Leia mais

RESOLUÇÃO N.º 006/2008

RESOLUÇÃO N.º 006/2008 RESOLUÇÃO N.º 006/2008 Estabelece normas que regulam as Atividades Complementares do Curso de Graduação em Direito da Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde da Universidade FUMEC. O PRESIDENTE

Leia mais

Normas Complementares para a Regulamentação de Estágios do Curso de Engenharia Mecânica da UFMA

Normas Complementares para a Regulamentação de Estágios do Curso de Engenharia Mecânica da UFMA Normas Complementares para a Regulamentação de Estágios do Curso de Engenharia Mecânica da UFMA O Colegiado do Curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no uso de suas atribuições,

Leia mais

Resolução n 279, de 09 de agosto de 2017.

Resolução n 279, de 09 de agosto de 2017. Resolução n 279, de 09 de agosto de 2017. O Conselho Universitário - CONSUNI, da Universidade do Planalto Catarinense UNIPLAC, no uso de suas atribuições, e em conformidade com decisão unânime registrada

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CMRV/UFPI

REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CMRV/UFPI REGULAMENTAÇÃO DAS S COMPLEMENTARES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CMRV/UFPI Art. 1º - As Atividades Complementares têm por objetivo enriquecer o conhecimento propiciado pelo curso de Ciências Contábeis,

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES FICHA CATALOGRÁFICA MAN Manual de atividades complementares / organização Prof. ATIV Dr. Natanael Átilas Aleva ; revisão Profa.Ma. Giselle 2018 Carreira Fernandes. --

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA SECÃO I

INSTRUÇÃO NORMATIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA SECÃO I INSTRUÇÃO NORMATIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA SECÃO I DA DEFINIÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1º - A Coordenação do Curso de Licenciatura em Química da UTFPR Campus

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Pedagogia Missão O Curso de Pedagogia tem por missão a formação de profissionais de educação autônomos e cooperativos, capazes de pensar, investigar, decidir, planejar,

Leia mais

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO- ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS CURSO DE PEDAGOGIA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REGULAMENTO Anápolis, 2 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA

Leia mais

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES TERAPIA OCUPACIONAL - SÃO CARLOS

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES TERAPIA OCUPACIONAL - SÃO CARLOS RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES TERAPIA OCUPACIONAL - SÃO CARLOS Quadro 1: Resultados dos Indicadores para o curso de Terapia Ocupacional - Campus São Carlos INDICADOR CLASSIFICAÇÃO ÍNDICE DE

Leia mais

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES O Curso de Educação Física - Licenciatura - objetiva a formação pedagógica, ao contemplar uma visão geral da educação e dos processos formativos dos educandos. Adequar-se-á

Leia mais

DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO

DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO g) Encaminhar, à INSTITUIÇÃO DE ENSINO e à EMPRESA/INSTITUIÇÃO CONCEDENTE, uma via do presente termo assinado por todas as partes; h) Comprometer-se a preencher, relatório de atividades, com periodicidade

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogando as disposições contrárias. Itatiba, 23 de maio de 2013.

R E S O L U Ç Ã O. Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogando as disposições contrárias. Itatiba, 23 de maio de 2013. RESOLUÇÃO CONSEACC/IT 4/2013 APROVA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA, COMPLEMENTAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DO CAMPUS ITATIBA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. O Presidente

Leia mais

Tutorial para as turmas

Tutorial para as turmas Universidade Federal de Goiás Regional Jataí Curso de Fisioterapia Tutorial para as turmas 2017.1 Informações importantes! Representação atual do curso (maio de 2016 a maio de 2018): Coordenadora do curso:

Leia mais

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 30 de junho de Prof. Milton Mayer Presidente

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 30 de junho de Prof. Milton Mayer Presidente RESOLUÇÃO CONSEAcc BP 2/2004 APROVA O REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE FISIOTERAPIA SUPERVISIONADA, DO CURSO DE FISIOTERAPIA, DO CÂMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral. Objetivos Específicos

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral. Objetivos Específicos SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: FISIOTERAPIA Campus: JOÃO UCHÔA Missão Formar profissionais Fisioterapeutas generalistas, humanistas, críticos, reflexivos e éticos, posicionados na sociedade como agentes

Leia mais

Regulamento das Atividades Complementares

Regulamento das Atividades Complementares Regulamento das Atividades Complementares Aprovado pelo Núcleo Docente Estruturante Ata de 11 de dezembro de 2014 Aprovado pelo Colegiado de Curso Ata de 11 de dezembro de 2014 Capivari, SP Dezembro/2014

Leia mais

NORMAS GERAIS PARA AS ATIVIDADES ACADÊMICO CIENTÍFICO-CULTURAIS (AACC) DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

NORMAS GERAIS PARA AS ATIVIDADES ACADÊMICO CIENTÍFICO-CULTURAIS (AACC) DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NORMAS GERAIS PARA AS ATIVIDADES ACADÊMICO CIENTÍFICO-CULTURAIS (AACC) DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA 1- NATUREZA E OBJETIVOS As Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Licenciatura,

Leia mais

ANEXO I - Atividades Complementares de Graduação (ACG s)

ANEXO I - Atividades Complementares de Graduação (ACG s) ANEXO I - Atividades Complementares de Graduação (ACG s) I. DISPOSIÇÕES GERAIS As atividades complementares compreendem toda atividade curricular desenvolvida que não conste na grade curricular do curso

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL-FACIMED Autorizado Portaria Nº 306, de 20 de maio de Regulamento de Estágio Curricular Supervisionado

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL-FACIMED Autorizado Portaria Nº 306, de 20 de maio de Regulamento de Estágio Curricular Supervisionado FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL-FACIMED Autorizado Portaria Nº 306, de 20 de maio de 2014 CURSO DE BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO Cacoal - RO 2016 2 REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogando a Resolução CONSEACC/BP 20/2013 e demais disposições contrárias.

R E S O L U Ç Ã O. Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogando a Resolução CONSEACC/BP 20/2013 e demais disposições contrárias. RESOLUÇÃO CONSEACC/BP 31/2015 ALTERA O REGULAMENTO PARA O COMPONENTE CURRICULAR ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE BIOMEDICINA DO CAMPUS BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Presidente

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO Página 1 de 19 RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO BACHARELADO EM ENGENHARIA AGRONÔMICA - LAGOA DO SINO INDICADORES - VISÃO DISCENTES Quadro 1: Classificação dos indicadores para o curso. INDICADOR CURSO CAMPUS

Leia mais

CÂMPUS SÃO LUÍS DE MONTES BELOS CURSO DE LETRAS REGULAMENTO DA PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LETRAS

CÂMPUS SÃO LUÍS DE MONTES BELOS CURSO DE LETRAS REGULAMENTO DA PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LETRAS CÂMPUS SÃO LUÍS DE MONTES BELOS CURSO DE LETRAS REGULAMENTO DA PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LETRAS SÃO LUÍS DE MONTES BELOS 2017 - CÂMPUS SÃO LUÍS DE MONTES BELOS CURSO DE LETRAS

Leia mais

Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) Comissão de Avaliação das Escolas Médicas (CAEM)

Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) Comissão de Avaliação das Escolas Médicas (CAEM) Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) Comissão de Avaliação das Escolas Médicas (CAEM) Instrumento modificado para avaliar cursos de graduação da área da saúde visando mudanças na formação de

Leia mais

ATIVIDADES DE ENSINO 180 horas TIPO DE ATIVIDADE CÁLCULO DA CH LIMITE TOTAL DE HORAS DESEMPENHADAS Certificados de organização de

ATIVIDADES DE ENSINO 180 horas TIPO DE ATIVIDADE CÁLCULO DA CH LIMITE TOTAL DE HORAS DESEMPENHADAS Certificados de organização de Acadêmico: Data: / / ATIVIDADES DE ENSINO 180 horas TIPO DE ATIVIDADE CÁLCULO DA CH LIMITE TOTAL DE HORAS DESEMPENHADAS Certificados de organização de 1h=2h Máx 60h eventos Certificados de participação

Leia mais

7.2.ORGANIZAÇÃO E VALIDAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

7.2.ORGANIZAÇÃO E VALIDAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES 7. ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS (AACC) 7.1.NATUREZA E OBJETIVOS As Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Licenciatura, em seu parecer CNE/CES 1.303/2001; estabelece o cumprimento

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES REGULAMENTO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES Aprovado no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e Conselho de Administração Superior (CAS) em 10 de março de 2016, Processo 007/2016 e Parecer

Leia mais

REGULAMENTO GERAL PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO EM ADMINISTRAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA EAD

REGULAMENTO GERAL PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO EM ADMINISTRAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA EAD REGULAMENTO GERAL PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO EM ADMINISTRAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA EAD O presente Regulamento tem o intuito de estabelecer normas gerais para cumprimento da Lei nº.

Leia mais

Regulamento das Atividades Complementares

Regulamento das Atividades Complementares Regulamento das Atividades Complementares Fixa normas para o funcionamento das Atividades Complementares no Curso de Odontologia do Centro Universitário de Anápolis UniEVANGÉLICA. SEÇÃO I DOS OBJETIVOS

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO Dispõe sobre o Acompanhamento e Orientação do Estágio do Curso Superior de Tecnologia

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL-FACIMED Autorizado Portaria Nº 306, de 20 de maio de Regulamento das Atividades Complementares

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL-FACIMED Autorizado Portaria Nº 306, de 20 de maio de Regulamento das Atividades Complementares FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL-FACIMED Autorizado Portaria Nº 306, de 20 de maio de 2014 CURSO DE BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO Cacoal - RO 2016 2 ATIVIDADES COMPLEMENTARES As Atividades

Leia mais

RESOLUÇÃO CCLEEAD N O 3/2016

RESOLUÇÃO CCLEEAD N O 3/2016 Universidade Federal da Paraíba Unidade de Educação a Distância UFPB - Virtual Centro de Ciências Aplicadas e Educação Curso de Licenciatura em Letras - Língua Espanhola RESOLUÇÃO CCLEEAD N O 3/2016 Regulamenta

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 032/07 CONSUNI

RESOLUÇÃO Nº 032/07 CONSUNI RESOLUÇÃO Nº 032/07 CONSUNI APROVA O REGULAMENTO QUE NORMATIZA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS. A Presidente do Conselho Universitário CONSUNI

Leia mais

SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AVALIA Apresentação à Comissão Externa de Avaliação Curso: Gestão da Tecnologia da Informação 15/08/21 1 ATORES ENVOLVIDOS 1 - Comissão Própria de Avaliação -

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM. Regulamento de Atividades Complementares (AC)

CURSO DE ENFERMAGEM. Regulamento de Atividades Complementares (AC) CURSO DE ENFERMAGEM Regulamento de Atividades Complementares (AC) 1. Fundamentação Constitui-se atividade complementar, toda atividade que proporcione formação em caráter complementar do currículo, cujos

Leia mais

FACULDADE EDUCACIONAL DE COLOMBO. Regulamento das Atividades Complementares

FACULDADE EDUCACIONAL DE COLOMBO. Regulamento das Atividades Complementares FACULDADE EDUCACIONAL DE COLOMBO Regulamento das Atividades Complementares CAPÍTULO I DAS CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES Art. 1º As Atividades Complementares são componentes curriculares que possibilitam o

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA

Leia mais

Manual de Atividades Complementares

Manual de Atividades Complementares CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Manual de Atividades Complementares Belo Horizonte 1 Prezado(a) aluno(a): Este é o Manual de Atividades Complementar

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO Página 1 de 19 RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO BACHARELADO EM GESTÃO E ANÁLISE AMBIENTAL - SÃO CARLOS INDICADORES - VISÃO DISCENTES Quadro 1: Classificação dos indicadores para o curso. INDICADOR CURSO CAMPUS

Leia mais

RESOLUÇÃO N 01/2012 Mestrado em Direito Público/FDA, de 23 de maio de 2012.

RESOLUÇÃO N 01/2012 Mestrado em Direito Público/FDA, de 23 de maio de 2012. Universidade Federal de Alagoas - UFAL Faculdade de Direito de Alagoas - FDA Mestrado em Direito Público http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/fda/pos-graduacao/mestrado-em-direito Fone: (82) 3241-1255

Leia mais