REGULAMENTO DO PROCESSO SELETIVO PARA A CONCESSÃO DE BOLSAS UNIFEOB VESTIBULAR SOCIAL PRIMEIRO SEMESTRE DE 2017

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGULAMENTO DO PROCESSO SELETIVO PARA A CONCESSÃO DE BOLSAS UNIFEOB VESTIBULAR SOCIAL PRIMEIRO SEMESTRE DE 2017"

Transcrição

1 REGULAMENTO DO PROCESSO SELETIVO PARA A CONCESSÃO DE BOLSAS UNIFEOB VESTIBULAR SOCIAL PRIMEIRO SEMESTRE DE DAS INFORMAÇÕES GERAIS 1.1. O presente regulamento destina-se a estabelecer os critérios para a concessão de bolsas de estudos denominadas BOLSAS UNIFEOB VESTIBULAR SOCIAL O UNIFEOB reserva-se no direito de aplicar as condições estabelecidas neste regulamento, modificá-las ou revogá-las a qualquer momento, quando julgar conveniente Os critérios de seleção definidos neste documento são integralmente obrigatórios para a concessão dos benefícios referentes a este sistema de bolsas A quantidade de bolsas oferecidas será definida pela própria instituição, conforme este regulamento. 2. DOS RECURSOS 2.1. O presente Programa de Bolsas tem como objetivo atender aos candidatos ao vestibular social que forem selecionados nos termos deste regulamento O UNIFEOB reserva-se no direito de cancelar, suspender ou substituir o programa totalmente ou em partes, se fatos ou circunstâncias de caráter extraordinário assim o exigirem Os candidatos serão pré-selecionados por ordem de classificação e atendidos conforme o limite de vagas definidas pela instituição, de acordo com o curso e turno.

2 2.4. A seleção dos candidatos será realizada mediante o cálculo do fator de carência: a soma da renda bruta familiar dividida pelo número de componentes da família, definindo a renda per capita de até 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo Fórmula para o crédito: FC = RBF N 1,5 SM Legenda: FC = Fator de Carência RBF = Renda Bruta Familiar (a soma do valor bruto dos salários, proventos, pensões, aposentadoria, outros rendimentos do trabalho não assalariado, rendimentos do mercado informal e autônomo, inclusive do candidato) N = Número de componentes do grupo familiar SM = Salário Mínimo 3. DOS REQUISITOS BÁSICOS Somente poderá se inscrever no processo seletivo de BOLSAS UNIFEOB VESTIBULAR SOCIAL brasileiro não portador de diploma de curso superior, que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio Enem referente às edições de 2010 a 2016, observado o disposto no art. 8º da Portaria Normativa MEC nº 1, de 2 de janeiro de 2015, e que atenda a pelo menos uma das condições a seguir: I. tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública; II. tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; III. tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; IV. apresentar nota mínima do ENEM Exame Nacional do Ensino Médio de 300 pontos (obtida por meio da média aritmética das quatro áreas do conhecimento avaliadas por prova objetiva) e te r obtido nota maior do que zero na redação. 3.1 O programa é válido somente para estudantes ingressantes nos cursos de graduação do UNIFEOB, no 1º Semestre de 2017.

3 3.2. A inscrição neste processo seletivo condiciona-se ao cumprimento de renda familiar bruta mensal per capita não pode exceder o valor de 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo. 4. DAS VAGAS 4.1. Para ingresso no 1º semestre de 2017 serão oferecidas vagas para os seguintes cursos, conforme quadro I.

4 CURSO TURNO VAGAS ADMINISTRAÇÃO EAD 27 ADMINISTRAÇÃO NOTURNO 5 ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS NOTURNO 10 ARQUITETURA E URBANISMO MATUTINO 10 ARQUITETURA E URBANISMO NOTURNO 6 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NOTURNO 13 CIÊNCIAS CONTÁBEIS NOTURNO 8 DIREITO MATUTINO 11 DIREITO NOTURNO 3 ENFERMAGEM NOTURNO 7 ENGENHARIA AGRONÔMICA MATUTINO 12 ENGENHARIA AGRONÔMICA NOTURNO 3 ENGENHARIA CIVIL NOTURNO 15 FISIOTERAPIA NOTURNO 7 GESTÃO FINANCEIRA EAD 27 LOGÍSTICA EAD 27 MARKETING EAD 27 MEDICINA VETERINÁRIA MATUTINO 3 MEDICINA VETERINÁRIA NOTURNO 3 PEDAGOGIA EAD 27 PEDAGOGIA NOTURNO 5 PROCESSOS GERENCIAIS EAD 27 QUÍMICA NOTURNO 20 RECURSOS HUMANOS TOTAL EAD

5 5. DA CONCESSÃO DA BOLSA DE ESTUDOS 5.1. As BOLSAS UNIFEOB VESTIBULAR SOCIAL serão concedidas no valor de 50% (cinquenta por cento) do valor da mensalidade, condicionadas ao pagamento até a data do vencimento O beneficiário do Programa de Bolsas deste regulamento não poderá acumulá-la com outro programa de bolsas de estudos, descontos de qualquer natureza, como PROUNI, PIBIC ou financiamentos estudantis (FIES, PRAVALER e outros). 6. DOS PRAZOS 6.1. Cronograma previsto Período de inscrição: 23/01/2017 a 05/02/2017. Apresentação da documentação: até 3 (três) dias úteis após a efetivação da inscrição no site pelo candidato, sendo o prazo máximo 07/02/17, às 18h00. Classificação e divulgação do resultado: 09/02/2017. Período para matrícula e entrega da documentação exigida (comprovação): 09/02 a 13/02/2017. Novas chamadas (reclassificações): a partir de 14/02/ As BOLSAS UNIFEOB VESTIBULAR SOCIAL serão concedidas para 1 (um) período letivo, podendo ser revistas, canceladas ou renovadas a cada semestre. Se não houver revisão e/ou cancelamento, as bolsas serão renovadas, automaticamente, desde que o aluno tenha obtido o aproveitamento mínimo de 75% de aprovação no semestre anterior. 7. DA INSCRIÇÃO 7.1. A inscrição deverá ser realizada no site do UNIFEOB ( com preenchimento do formulário de inscrição virtual, no prazo de 23/01/2017 a 05/02/2017.

6 7.2. Para análise e posterior concessão de BOLSAS UNIFEOB VESTIBULAR SOCIAL, o candidato pré-selecionado deverá entregar toda a documentação exigida no prazo de 3 (três) dias úteis da efetivação da inscrição pelo site, sendo o prazo máximo 07/02/2017, às 18h Os candidatos devem apresentar os seguintes documentos: Seu número de inscrição e senha cadastrada no Enem referente à edição utilizada neste programa. RG, CPF, comprovante de residência, Certificado de Conclusão do Ensino Médio, carteira de trabalho, 03 (três) últimos holerites ou equivalente (para aqueles que tiverem). Documentos dos demais membros da família: RG, CPF, carteira de trabalho, 03 (três) últimos holerites ou equivalente (para aqueles que tiverem). Se trabalhador assalariado (CLT): 3 (três) últimos holerites. Se aposentado/pensionista: extrato do INSS dos últimos 3 (três) meses. Se autônomo: DECORE dos 3 (três) últimos meses ou Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (atual) ou recolhimento do INSS dos 3 (três) últimos meses. Se proprietário de empresa: pró-labore dos 3 (três) últimos meses. Se declarar imposto de renda: trazer declaração completa do último exercício. Se isento do imposto de renda: a isenção poderá ser comprovada mediante declaração escrita e assinada pelo próprio interessado, conforme previsto na Lei 7.115/ Informações para entrega da documentação Local: Sala Vestibular, Campus Centro (antigo Campus I), Rua General Osório - nº 433, Centro, São João da Boa Vista-SP - CEP: Período: de 23/01/17 a 07/02/17. Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. 8. DOS PROCEDIMENTOS PARA CONCESSÃO DE BOLSAS 8.1- FICHA DE INSCRIÇÃO A ficha de inscrição estará disponível no site do UNIFEOB para preenchimento pelo candidato. Os dados apresentados subsidiarão a pré-seleção.

7 Os candidatos pré-selecionados deverão apresentar os documentos exigidos no momento da entrevista, para comprovação das informações prestadas na ficha de inscrição, podendo o processo seletivo ser complementado por visitas domiciliares. 9. DA CLASSIFICAÇÃO 9.1. Ao ser encerrado o prazo de inscrição, haverá a pré-seleção, conforme cláusula 3 (três) deste regulamento Os candidatos pré-selecionados serão classificados por ordem decrescente da nota do ENEM (da maior para a menor), utilizando a média aritmética das 4 (quatro) avaliações objetivas do exame mais a redação A classificação efetiva somente será realizada após conferência de todas as informações, mediante análise socioeconômica Nos casos de empate na pré-seleção, o critério de desempate considerado será o menor fator de carência. 10. A PERDA DA BOLSA UNIFEOB VESTIBULAR SOCIAL SERÁ OCASIONADA QUANDO I. trancar matrícula; II. cancelar ou abandonar o curso; III. mudar de curso; IV. não obtiver aproveitamento acadêmico conforme regimento interno do UNIFEOB; V. se ocorrer constatação de inidoneidade das informações prestadas a qualquer tempo; e, VI. não realizar o pagamento da parcela da semestralidade na data do vencimento. 11. TERMO DE COMPROMISSO O Programa de BOLSAS UNIFEOB VESTIBULAR SOCIAL está vinculado ao pagamento até a data de vencimento da mensalidade. Após o vencimento, o estudante perde integralmente o benefício vinculado à parcela

8 em questão, devendo realizar o pagamento do valor bruto (nominal) da mensalidade, acrescido dos respectivos valores de multas e juros Após aprovação da BOLSA UNIFEOB VESTIBULAR SOCIAL, o estudante deverá assinar o Termo de Concessão na Central de Relacionamento. 12. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS É de exclusiva responsabilidade do ESTUDANTE a observância dos prazos estabelecidos no presente regulamento, bem como o acompanhamento de eventuais alterações por meio da página do UNIFEOB na internet, no endereço eletrônico A prestação de informações falsas ou a apresentação de documentação inidônea pelo ESTUDANTE, apurada posteriormente à matrícula, em procedimento que lhe assegure o contraditório e a ampla defesa, ensejará o encerramento da bolsa de estudo do UNIFEOB, sem prejuízo das sanções penais eventualmente cabíveis. O presente regulamento entra em vigor na data de sua publicação. São João da Boa Vista/SP, 24 de janeiro de João Otávio Bastos Junqueira Reitor - UNIFEOB

Ministério da Educação SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 2, DE 11 DE JANEIRO DE 2018

Ministério da Educação SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 2, DE 11 DE JANEIRO DE 2018 Ministério da Educação SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 2, DE 11 DE JANEIRO DE 2018 PROCESSO SELETIVO - PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018 PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS - PROUNI O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 2, DE 11 DE JANEIRO DE 2018 PROCESSO SELETIVO - PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 2, DE 11 DE JANEIRO DE 2018 PROCESSO SELETIVO - PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 2, DE 11 DE JANEIRO DE 2018 PROCESSO SELETIVO - PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018 PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS PROUNI O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO

Leia mais

PROCESSO SELETIVO - ENEM A EDITAL Nº 04

PROCESSO SELETIVO - ENEM A EDITAL Nº 04 PROCESSO SELETIVO - ENEM 2017.2 A EDITAL Nº 04 SUMÁRIO 1. Da Validade... 3 2. Das Inscrições... 4 3. Da Avaliação... 4 4. Do Resultado... 5 5. Da Matrícula... 5 6. Do regime escolar e semestralidade...

Leia mais

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 8, DE 27 DE JANEIRO DE 2017

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 8, DE 27 DE JANEIRO DE 2017 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 8, DE 27 DE JANEIRO DE 2017 PROCESSO SELETIVO - PRIMEIRO SEMESTRE DE 2017 FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL FIES O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, no uso da atribuição

Leia mais

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 6, DE 20 DE JANEIRO DE 2016 PROCESSO SELETIVO - PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016 FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL - FIES O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO

Leia mais

FACULDADE UNINASSAU PETROLINA

FACULDADE UNINASSAU PETROLINA FACULDADE UNINASSAU PETROLINA EDITAL Nº 02/2017.2, DE 25 DE AGOSTO DE 2017 ABERTURA DE INSCRIÇÕES DO PROGRAMA DE CONCESSÃO DE INCENTIVO FISCAL AOS EMPREENDIMENTOS PRESTADORES DE SERVIÇOS DE ENSINO SUPERIOR

Leia mais

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR Página 1 de 9 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 64, DE 16 DE JUNHO DE 2016 PROCESSO SELETIVO - 2º SEMESTRE DE 2016 A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, SUBSTITUTA, no uso da atribuição que lhe confere

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 03

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 03 PROCESSO SELETIVO ENEM 2017.2 EDITAL Nº 03 SUMÁRIO 1. Da Validade... 3 2. Das Inscrições... 5 3. Da Avaliação... 6 4. Do Resultado... 6 5. Da Matrícula... 7 6. Do regime escolar e semestralidade... 7 7.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 2, DE 11 DE JANEIRO DE 2018 PROCESSO SELETIVO - PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 2, DE 11 DE JANEIRO DE 2018 PROCESSO SELETIVO - PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018 ANACEU - Associação Nacional dos Centros Universitários SCS, Quadra 7, Bloco A, nº 100 - Salas 805 e 807 Edifício Torre do Pátio Brasil. Brasília - DF - CEP: 70.307-901 Telefones: (61) 3321-5535 / 3322-9408

Leia mais

INSTITUIÇÃO UNIVERSITÁRIA MOURA LACERDA

INSTITUIÇÃO UNIVERSITÁRIA MOURA LACERDA EDITAL CRÉDITO EDUCACIONAL INTERNO A Instituição Universitária Moura Lacerda, mantenedora do Centro Universitário Moura Lacerda, informa a abertura, para vagas remanescentes, do Edital de Financiamento

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM

PROCESSO SELETIVO ENEM PROCESSO SELETIVO ENEM 2017.2 EDITAL Nº 02 SUMÁRIO 1. Da Validade... 3 2. Das Inscrições... 3 3. Da Avaliação... 4 5. Da Matrícula... 5 6. Do regime escolar e semestralidade... 6 7. Das Disposições Finais...

Leia mais

EDITAL Nº 53, DE 17 DE MAIO DE 2017 PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS - PROUNI PROCESSO SELETIVO - SEGUNDO SEMESTRE DE 2017

EDITAL Nº 53, DE 17 DE MAIO DE 2017 PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS - PROUNI PROCESSO SELETIVO - SEGUNDO SEMESTRE DE 2017 EDITAL Nº 53, DE 17 DE MAIO DE 2017 PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS - PROUNI PROCESSO SELETIVO - SEGUNDO SEMESTRE DE 2017 O Secretário de Educação Superior, no uso das atribuições que lhe confere o art.

Leia mais

PROCESSO SELETIVO - 2º SEMESTRE DE 2016

PROCESSO SELETIVO - 2º SEMESTRE DE 2016 20/06/2016 09:58:23 Ato: Edital 64/2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PROCESSO SELETIVO - 2º SEMESTRE DE 2016 EDITAL Nº 64, DE 16 DE JUNHO DE 2016 A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 26

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 26 PROCESSO SELETIVO ENEM 2016.2 EDITAL Nº 26 SUMÁRIO 1. Da Validade... 3 2. Das Inscrições... 4 3. Da Avaliação... 5 4 Do Resultado... 5 5 Da Matrícula... 5 6 Do regime escolar e semestralidade... 6 7 Das

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 02

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 02 PROCESSO SELETIVO ENEM 2016.2 EDITAL Nº 02 SUMÁRIO 1. Da Validade...3 2. Das Inscrições...5 3. Da Avaliação...6 4. Do Resultado...6 5. Da Matrícula...6 6. Do regime escolar e semestralidade...7 7. Das

Leia mais

EDITAL 13/2013 PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA

EDITAL 13/2013 PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA EDITAL 13/2013 PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA O (IFRS) - Câmpus Caxias do Sul, em cumprimento às determinações da Lei nº 9.394/96 e legislação regulamentadora, comunica a abertura de Processo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 1, DE 8 JANEIRO DE 2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 1, DE 8 JANEIRO DE 2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 1, DE 8 JANEIRO DE 2016 PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS PROUNI PROCESSO SELETIVO - PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016 O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL N 85, DE 4 DE SETEMBRO DE 2017 FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL - FIES PROCESSO SELETIVO - SEGUNDO SEMESTRE DE 2017 Diário Oficial da União

Leia mais

Ministério da Educação SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 69, DE 12 DE JULHO DE 2017

Ministério da Educação SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 69, DE 12 DE JULHO DE 2017 Ministério da Educação SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 69, DE 12 DE JULHO DE 2017 PROCESSO SELETIVO - SEGUNDO SEMESTRE DE 2017 FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL - FIES O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 69, DE 12 DE JULHO DE 2017 PROCESSO SELETIVO - SEGUNDO SEMESTRE DE 2017 FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL FIES O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO

Leia mais

POLÍTICA PARA ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA REGULAMENTO

POLÍTICA PARA ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA REGULAMENTO POLÍTICA PARA ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA REGULAMENTO Página 1 de 4 1. DO PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO 1.1 DA FINALIDADE - O programa de bolsas de estudo instituído pela FAESA tem

Leia mais

UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE UNIVALE Fundação Percival Farquhar Entidade Mantenedora EDITAL Nº 010/2014

UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE UNIVALE Fundação Percival Farquhar Entidade Mantenedora EDITAL Nº 010/2014 UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE UNIVALE Fundação Percival Farquhar Entidade Mantenedora EDITAL Nº 010/2014 DISPÕE SOBRE A INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA DE CANDIDATOS PORTADORES DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 02

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 02 PROCESSO SELETIVO ENEM 2017.1 EDITAL Nº 02 SUMÁRIO 1. Da Validade... 3 2. Das Inscrições... 4 3. Da Avaliação... 4 4. Do Resultado... 4 5. Da Matrícula... 4 6. Do regime escolar e semestralidade... 6 7.

Leia mais

E D I T A L. Parágrafo único. Todos os candidatos deverão ser enquadrados ao disposto nos arts. 1º e 2º da Lei nº , de 13 de janeiro de 2005.

E D I T A L. Parágrafo único. Todos os candidatos deverão ser enquadrados ao disposto nos arts. 1º e 2º da Lei nº , de 13 de janeiro de 2005. EDITAL PROUNI 2/2013 DISPÕE SOBRE PROCEDIMENTOS DE REGULAMENTAÇÃO PARA O RECEBIMENTO DE BOLSAS INTEGRAIS E PARCIAIS DO PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS PROUNI, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Coordenadora

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR "SANTO ANDRÉ"

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANDRÉ O Instituto de Ensino Superior Santo André torna público que estarão abertas, a partir de 14 de setembro de 2009, as inscrições para o Processo Seletivo 1º semestre /2010, primeira e segunda fases. I -

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 13

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 13 PROCESSO SELETIVO ENEM 2015.2 EDITAL Nº 13 SUMÁRIO 1. Da Validade... 3 2. Das Inscrições... 5 3. Da Avaliação... 6 4. Do Resultado... 6 5. Da Matrícula... 7 6. Do regime escolar e semestralidade... 7 7.

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 06

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 06 PROCESSO SELETIVO ENEM 2015.1 EDITAL Nº 06 SUMÁRIO 1. Da Validade... 3 2. Das Inscrições... 4 3. Do Calendário... 4 4. Da Avaliação... 5 5. Da Matrícula... 5 6. Das Disposições Finais... 6 Edital nº 06

Leia mais

Art. 1º Normatizar procedimentos para adesão ao SISFIES Sistema de Financiamento Estdantil.

Art. 1º Normatizar procedimentos para adesão ao SISFIES Sistema de Financiamento Estdantil. RESOLUÇÃO Nº 02/2016- DG/FACULDADE EVOLUÇÃO Normatiza regras para inscrições no SISFIES Sistema de Financiamento Estudantil. Semestre 2016.2. A DIRETORA GERAL DA FACULDADE EVOLUÇÃO ALTO OESTE POTIGUAR

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA PARCIAL DE ESTUDOS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE SENAI CIMATEC

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA PARCIAL DE ESTUDOS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE SENAI CIMATEC PROCESSO SELETIVO - 2017 PARA BOLSA PARCIAL DE ESTUDOS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE SENAI CIMATEC O Diretor de Tecnologia e Inovação do SENAI CIMATEC, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 16, DE 1º DE SETEMBRO DE 2017

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 16, DE 1º DE SETEMBRO DE 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 16, DE 1º DE SETEMBRO DE 2017 Dispõe sobre a ocupação de vagas remanescentes do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 16, DE 1º DE SETEMBRO DE 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 16, DE 1º DE SETEMBRO DE 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 16, DE 1º DE SETEMBRO DE 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO DOU de 04/09/2017 (nº 170, Seção 1, pág. 12) Dispõe sobre a ocupação

Leia mais

EDITAL Nº. 02, de 17 de Fevereiro de 2014 PROCESSO SELETIVO DE VAGAS REMANESCENTES PARA INGRESSO DE ESTUDANTES EM 2014

EDITAL Nº. 02, de 17 de Fevereiro de 2014 PROCESSO SELETIVO DE VAGAS REMANESCENTES PARA INGRESSO DE ESTUDANTES EM 2014 EDITAL Nº. 02, de 17 de Fevereiro de 2014 PROCESSO SELETIVO DE VAGAS REMANESCENTES PARA INGRESSO DE ESTUDANTES EM 2014 A Diretora Geral Pro Tempore Substituta do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM

PROCESSO SELETIVO ENEM PROCESSO SELETIVO ENEM 2017.1 EDITAL Nº 02 SUMÁRIO 1. Da Validade... 3 2. Das Inscrições... 4 3. Da Avaliação... 4 4. Do Resultado... 4 5. Da Matrícula... 5 6. Do regime escolar e semestralidade... 6 7.

Leia mais

EDITAL DAC - Nº 001/2016, DE 26 DE JANEIRO DE 2016 PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS DA FAP FACULDADE DE APUCARANA

EDITAL DAC - Nº 001/2016, DE 26 DE JANEIRO DE 2016 PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS DA FAP FACULDADE DE APUCARANA EDITAL DAC - Nº 001/2016, DE 26 DE JANEIRO DE 2016 PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS DA FAP FACULDADE DE APUCARANA PROCESSO SELETIVO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016 A DIREÇÃO ACADÊMICA DA FAP FACULDADE DE APUCARANA,

Leia mais

EDITAL Nº 02/2015 PROCESSO SELETIVO DE VAGAS REMANESCENTES PARA INGRESSO DE ESTUDANTES EM 2015

EDITAL Nº 02/2015 PROCESSO SELETIVO DE VAGAS REMANESCENTES PARA INGRESSO DE ESTUDANTES EM 2015 EDITAL Nº 02/2015 PROCESSO SELETIVO DE VAGAS REMANESCENTES PARA INGRESSO DE ESTUDANTES EM 2015 O DIRETOR GERAL PRO TEMPORE SUBSTITUTO DO INSTITUTO FEDERAL BAIANO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 01

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 01 PROCESSO SELETIVO ENEM 2015.1 EDITAL Nº 01 SUMÁRIO 1. Da validade...3 2. Das Inscrições...4 3. Do calendário...4 4. Da avaliação...5 5. Da Matrícula...5 6. Do regime escolar e semestralidade...6 7. Das

Leia mais

FUNDAÇÃO ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO FACULDADE DE DIREITO Recredenciada pela Portaria MEC n. 130, de 27/02/2013 DOU de 28/02/2013.

FUNDAÇÃO ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO FACULDADE DE DIREITO Recredenciada pela Portaria MEC n. 130, de 27/02/2013 DOU de 28/02/2013. DA FUNDAÇÃO ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO EDITAL COMPLEMENTAR Nº 2/2017 - PROCESSO SELETIVO GRADUAÇÃO 2017/2 para estudantes com vulnerabilidade socioeconômica A Faculdade de Direito da Fundação

Leia mais

UNIABEU CENTRO UNIVERSITÁRIO EDITAL DE 28 DE MARÇO DE 2013 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO POR TRANSFERÊNCIA EXTERNA

UNIABEU CENTRO UNIVERSITÁRIO EDITAL DE 28 DE MARÇO DE 2013 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO POR TRANSFERÊNCIA EXTERNA UNIABEU CENTRO UNIVERSITÁRIO EDITAL DE 28 DE MARÇO DE 2013 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO POR TRANSFERÊNCIA EXTERNA 2013-2 O Reitor do UNIABEU Centro Universitário, no uso de suas atribuições

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 02

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 02 PROCESSO SELETIVO ENEM 2016.2 EDITAL Nº 02 SUMÁRIO 1. Da Validade... 3 2. Das Inscrições... 3 3. Da Avaliação... 4 4. Do Resultado... 4 5. Da Matrícula... 4 6. Do regime escolar e semestralidade... 5 7.

Leia mais

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS - ProUni. 1º SEMESTRE 2015 Lista de Espera INFORMAÇÕES AOS CANDIDATOS PRÉ-SELECIONADOS

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS - ProUni. 1º SEMESTRE 2015 Lista de Espera INFORMAÇÕES AOS CANDIDATOS PRÉ-SELECIONADOS Centro Universitário Senac - São Paulo Sede - SP - Unidade Descentralizada de Águas de São Pedro - SP - Unidade Descentralizada de Campos do Jordão SP - Unidade Tiradentes PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS

Leia mais

Processo Seletivo ENEM Edital nº 02

Processo Seletivo ENEM Edital nº 02 Processo Seletivo ENEM 2018.1 Edital nº 02 Sumário Edital Nº 02 ENEM Fametro... 3 1. Da validade... 3 2. Das inscrições... 3 3. Das avaliações... 4 4 Do resultado... 4 5. Das vagas... 4 6. Da matrícula...

Leia mais

EDITAL Nº 014/2016 MATRÍCULAS VESTIBULAR 2017

EDITAL Nº 014/2016 MATRÍCULAS VESTIBULAR 2017 EDITAL Nº 01/2016 MATRÍCULAS VESTIBULAR 2017 A Faculdade União de Campo Mourão, credenciada pela Portaria MEC N.º 6 de 22 de Janeiro de 2010, publicada no DOU em 26 de 01 de 2010, de acordo com o Regimento

Leia mais

Bolsas ProUni. Perguntas e Respostas mais frequentes. 1. Quais os tipos de bolsas do ProUni na Fapcom?

Bolsas ProUni. Perguntas e Respostas mais frequentes. 1. Quais os tipos de bolsas do ProUni na Fapcom? Bolsas ProUni Perguntas e Respostas mais frequentes 1. Quais os tipos de bolsas do ProUni na Fapcom? 1. Quais os tipos de bolsas do ProUni na FAPCOM? Bolsa integral: para estudantes que possuam renda familiar

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA DE CANDIDATOS ÀS VAGAS REMANESCENTES DO PROUNI NO 1º SEMESTRE DE 2010 Unidades Santana e Aricanduva / SP

EDITAL DE CHAMADA DE CANDIDATOS ÀS VAGAS REMANESCENTES DO PROUNI NO 1º SEMESTRE DE 2010 Unidades Santana e Aricanduva / SP EDITAL DE CHAMADA DE CANDIDATOS ÀS VAGAS REMANESCENTES DO PROUNI NO 1º SEMESTRE DE 2010 Unidades Santana e Aricanduva / SP A Coordenação do PROUNI do Centro Universitário Sant Anna, responsável pela seleção

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 04

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 04 PROCESSO SELETIVO ENEM 2015.1 EDITAL Nº 04 SUMÁRIO 1 Da Validade... 3 2 Das Inscrições... 3 3 Do calendário... 4 4 Da Avaliação... 4 5 Da matrícula... 4 6 Do regime escolar e semestralidade... 5 7 Das

Leia mais

EDITAL FITS Nº 01/2018

EDITAL FITS Nº 01/2018 EDITAL FITS Nº 01/2018 A Faculdade Tiradentes de Jaboatão dos Guararapes - FITS, com sede à Av. Barreto de Menezes, 738 Prazeres, CEP: 54.310-310 Jaboatão dos Guararapes-PE, credenciada pelo MEC através

Leia mais

CRONOGRAMA DO FIES. Principais mudanças no FIES TETO DA RENDA FAMILIAR. Limite é a renda per capita de 2,5 salários mínimos

CRONOGRAMA DO FIES. Principais mudanças no FIES TETO DA RENDA FAMILIAR. Limite é a renda per capita de 2,5 salários mínimos INFORMATIVO SOBRE O FIES A Faculdade de Direito de Alta Floresta informa que o Ministério da Educação divulgou, dia 27 de julho de 2015, Edital com as novas regras para a edição do segundo semestre do

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 09

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 09 PROCESSO SELETIVO ENEM 2015.2 EDITAL Nº 09 SUMÁRIO 1. Da Validade... 3 2. Das Inscrições... 5 3. Da Avaliação... 6 4. Do Resultado... 6 5. Da Matrícula... 7 6. Do regime escolar e semestralidade... 7 7.

Leia mais

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR ANACEU - Associação Nacional dos Centros Universitários SCS, Quadra 7, Bloco A, nº 100 - Salas 805 e 807 Edifício Torre do Pátio Brasil. Brasília - DF - CEP: 70.307-901 Telefones: (61) 3321-5535 / 3322-9408

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 01

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 01 PROCESSO SELETIVO ENEM 2017.1 EDITAL Nº 01 SUMÁRIO 1. Da Validade... 3 2. Das Inscrições... 3 3. Da Avaliação... 4 4. Do Resultado... 4 5. Da Matrícula... 4 6. Do regime escolar e semestralidade... 5 7.

Leia mais

Edital de Seleção para o Programa de Assistência Estudantil PAE UCB Edital 2

Edital de Seleção para o Programa de Assistência Estudantil PAE UCB Edital 2 Edital 2 Seleção de Bolsa de Estudos conforme Lei Federal n.º 12.101, de 27 de Novembro de 2009 A Universidade Castelo Branco mantida pelo Centro Educacional de Realengo, no uso de suas competências e

Leia mais

7. A Lista de Espera que trata o item 5 observará a nota do candidato obtida no Enem 2014 nos termos da Portaria Normativa MEC nº 21/2012.

7. A Lista de Espera que trata o item 5 observará a nota do candidato obtida no Enem 2014 nos termos da Portaria Normativa MEC nº 21/2012. EDITAL Nº 01, DE 06 DE JANEIRO DE 2015 PROCESSO SELETIVO PARA PROVIMENTO DE VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO OFERECIDOS PELA UFMS PARA INGRESSO NO 1º SEMESTRE DE 2015 A CHEFE DA COORDENADORIA DE APOIO À FORMAÇÃO

Leia mais

EDITAL 21/2016 TRANSFERÊNCIA EXTERNA

EDITAL 21/2016 TRANSFERÊNCIA EXTERNA EDITAL 21/2016 TRANSFERÊNCIA EXTERNA Dispõe sobre a Transferência Externa para cursos de graduação da Faculdade Guanambi. A Direção Acadêmica e Administrativa da Faculdade Guanambi, no uso de suas atribuições

Leia mais

UNIABEU CENTRO UNIVERSITÁRIO EDITAL DE 28 DE AGOSTO DE 2013 INGRESSSO POR APROVEITAMENTO DO RESULTADO DO ENEM

UNIABEU CENTRO UNIVERSITÁRIO EDITAL DE 28 DE AGOSTO DE 2013 INGRESSSO POR APROVEITAMENTO DO RESULTADO DO ENEM UNIABEU CENTRO UNIVERSITÁRIO EDITAL DE 28 DE AGOSTO DE 2013 INGRESSSO POR APROVEITAMENTO DO RESULTADO DO ENEM O Reitor do UNIABEU Centro Universitário, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais,

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de Bolsas de Estudos Integrais ou Parciais (50% ou 100%) aos candidatos aprovados com os melhores desempenhos dos cursos presenciais

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2º semestre/2017 Turmas de 2ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2º semestre/2017 Turmas de 2ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2º semestre/2017 Turmas de 2ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO A Faculdade de Ciências Humanas de Olinda FACHO torna pública a abertura

Leia mais

COMO CONCORRER À BOLSA CARÊNCIA EM 2017/2

COMO CONCORRER À BOLSA CARÊNCIA EM 2017/2 COMO CONCORRER À BOLSA CARÊNCIA EM 2017/2 1. Abrir no portal do aluno requerimento Bolsa Carência do dia 30/05/2017 até o dia 12/06/2017. 2. Anexar os seguintes documentos de todo o grupo familiar, inclusive

Leia mais

ENEM EDITAL Nº 09

ENEM EDITAL Nº 09 ENEM 2015.2 EDITAL Nº 09 SUMÁRIO 1. Da Validade... 3 2. Das Inscrições... 5 3. Do calendário... 6 4. Da Avaliação... 6 5. Da matrícula... 6 6. Do regime escolar e semestralidade... 7 7. Das disposições

Leia mais

ATO EDITAL 12/2017 Em 28 de junho de EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA VENHA PARA O CEUMA IMPERATRIZ

ATO EDITAL 12/2017 Em 28 de junho de EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA VENHA PARA O CEUMA IMPERATRIZ O Presidente da Comissão de Acesso ao Ensino Superior (CAES), da UNIVERSIDADE CEUMA, fundamentado na Lei nº 9394, de 20/12/96, regulamentada pelos decretos nº 5.622, de 20/12/2005 e nº 5.773, de 09/05/2006.;

Leia mais

REGULAMENTO DE BOLSA DE ESTUDO DOAÇÃO 1º SEMESTRE DE 2017 FINALIDADE

REGULAMENTO DE BOLSA DE ESTUDO DOAÇÃO 1º SEMESTRE DE 2017 FINALIDADE REGULAMENTO DE BOLSA DE ESTUDO DOAÇÃO 1º SEMESTRE DE 2017 FINALIDADE Art. 1º. O Programa de Bolsa de Estudo Doação, instituído pela Fundação Dom Aguirre, Entidade Mantenedora da Universidade de Sorocaba,

Leia mais

COMO CONCORRER À BOLSA CARÊNCIA EM 2017/2

COMO CONCORRER À BOLSA CARÊNCIA EM 2017/2 COMO CONCORRER À BOLSA CARÊNCIA EM 2017/2 1. Abrir no portal do aluno requerimento Bolsa Carência do dia 25/07/17 até o dia 27/07/17. O prazo para a abertura de requerimento poderá ser encerrado antecipadamente

Leia mais

EDITAL N.º 003/2017 PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2018

EDITAL N.º 003/2017 PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2018 EDITAL N.º 003/2017 PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2018 A Sra. Vanessa Tavares Vale, Diretora da Faculdade de São Lourenço, no uso de suas atribuições, torna público que, no período de 29 de setembro

Leia mais

Edital de Seleção para o Programa de Assistência Estudantil PAE UCB Edital 1

Edital de Seleção para o Programa de Assistência Estudantil PAE UCB Edital 1 Edital 1 Seleção de Bolsa de Estudos conforme Lei Federal n.º 12.101, de 27 de Novembro de 2009 A Vice-Reitoria da Universidade Castelo Branco, mantida pelo Centro Educacional de Realengo, no uso de suas

Leia mais

EDITAL 1.1 CURSOS, VAGAS OFERECIDAS, LOCAL DE FUNCIONAMENTO, NORMAS DE ACESSO E PRAZO DE VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO.

EDITAL 1.1 CURSOS, VAGAS OFERECIDAS, LOCAL DE FUNCIONAMENTO, NORMAS DE ACESSO E PRAZO DE VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO. FACULDADE UBS- São Paulo -SP - Edital Processo Seletivo nº. 02/2016 em Abril de 2016. Em consonância à súmula publicada no DOU 18/12/2012 Em consonância-mec Nº 207, de 27 de junho de 2011, publ. no D.

Leia mais

CHECK LIST KIT ALUNO

CHECK LIST KIT ALUNO CHECK LIST KIT ALUNO Candidato: Curso: Turno: [ ] Matutino [ ] Vespertino [ ] Noturno Candidato Comprovante de Inscrição no Prouni (obrigatório). Histórico Escolar (obrigatório) Certificado de Conclusão

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO - 1º SEMESTRE DE 2013

EDITAL PROCESSO SELETIVO - 1º SEMESTRE DE 2013 EDITAL PROCESSO SELETIVO - 1º SEMESTRE DE 2013 Walmeiry Simone da Silva, Diretora da Faculdade Peruíbe - FPbe, no uso de suas atribuições, torna público que, no período de 24 de janeiro de 2013 a 28 de

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO FONES (54) COMUNICAÇÃO. Vestibular de verão 2010

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO FONES (54) COMUNICAÇÃO. Vestibular de verão 2010 UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO FONES (54) 3316.7000 0800-7018220 COMUNICAÇÃO Vestibular de verão 2010 I - Datas importantes DIAS HORÁRIO 30/11/2009 Divulgação da primeira chamada, lista de espera e lista

Leia mais

EDITAL DRG/PTB Nº17/2017, 25 DE SETEMBRO DE 2017

EDITAL DRG/PTB Nº17/2017, 25 DE SETEMBRO DE 2017 EDITAL DRG/PTB Nº17/2017, 25 DE SETEMBRO DE 2017 Dispõe sobre a abertura de CHAMADA PÚBLICA para preenchimento da vaga remanescente L1 do processo seletivo do 2º semestre 2017 para o curso superior de

Leia mais

Edição Número 14, página 46, quinta-feira, 19 de janeiro de 2017.

Edição Número 14, página 46, quinta-feira, 19 de janeiro de 2017. Edição Número 14, página 46, quinta-feira, 19 de janeiro de 2017. EDITAL Nº 5, DE 13 DE JANEIRO DE 2017 PROCESSO SELETIVO - PRIMEIRA EDIÇÃO DE 2017 SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA - SISU O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 09/2013 BOLSA DE ESTUDO

PROCESSO SELETIVO 09/2013 BOLSA DE ESTUDO PROCESSO SELETIVO 09/2013 BOLSA DE ESTUDO 1.0 - O Diretor Geral das Faculdades Adamantinenses Integradas torna público para conhecimento dos interessados, que estarão abertas, no período de 25 de março

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE ENSINO COMISSÃO DE PROCESSOS VESTIBULARES COMPROV

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE ENSINO COMISSÃO DE PROCESSOS VESTIBULARES COMPROV SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE ENSINO COMISSÃO DE PROCESSOS VESTIBULARES COMPROV EDITAL PRE Nº 25/2014 Processo Seletivo SiSU 2014.2 1. Do Calendário 2.

Leia mais

para os cursos sem migração curricular e 26/12/16 para os cursos com migração curricular.

para os cursos sem migração curricular e 26/12/16 para os cursos com migração curricular. COMO CONCORRER À BOLSA CARÊNCIA EM 2017/1 1. Abrir no portal do aluno o requerimento Bolsa Carência do dia 13/12 até o dia 19/12/2016. 2. Anexar os seguintes documentos de todo grupo familiar, inclusive

Leia mais

GRADUAÇÃO BACHARELADO CURSOS

GRADUAÇÃO BACHARELADO CURSOS PROCESSO SELETIVO EDITAL PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2017 O Diretor Geral da Faculdade Machado Sobrinho, no uso de suas atribuições regimentais, torna público, na forma da lei, que as inscrições no Processo

Leia mais

EDITAL Nº 08, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2017.

EDITAL Nº 08, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2017. EDITAL Nº 08, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2017. PREENCHIMENTO DAS VAGAS REMANESCENTES DO PROCESSO SELETIVO UNIFICADO NOS CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR VIA CONCURSO VESTIBULAR E SISU DO IFRS CAMPUS RIO GRANDE PARA

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 04

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 04 PROCESSO SELETIVO ENEM 2014.2 EDITAL Nº 04 SUMÁRIO 1. Da validade... 3 2. Das Inscrições... 3 4. Período de Inscrição e Horário...4 5. Da Avaliação... 4 6. Da matrícula... 4 7. Do regime escolar e semestralidade...

Leia mais

EDITAL Nº 003/CPLT DO PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL - CEBAS

EDITAL Nº 003/CPLT DO PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL - CEBAS EDITAL Nº 003/CPLT - 2017 DO PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL - CEBAS O Colégio Padre Luiz Tezza, inscrito no CNPJ 61.986.402.0004-44, respeitando o que rege a Lei 12.101/09 seção III a e b, art. 14 1º e 2º e

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA MODALIDADE AUXÍLIO TRANSPORTE EDITAL Nº 04/2013

PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA MODALIDADE AUXÍLIO TRANSPORTE EDITAL Nº 04/2013 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA MODALIDADE AUXÍLIO TRANSPORTE EDITAL Nº 04/2013 O Diretor Geral do Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão no uso de suas

Leia mais

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNESC

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNESC UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNESC EDITAL Nº 259/2016 Dispõe sobre a Renovação de Cadastro socioeconômico dos beneficiários de Bolsa Técnico- Administrativo e Bolsa Dependente CONCEDIDAS EM

Leia mais

Edital nº 024, de 02 de agosto de Processo Seletivo para Transferência Interna. para o curso de Medicina.

Edital nº 024, de 02 de agosto de Processo Seletivo para Transferência Interna. para o curso de Medicina. Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central FACIPLAC Edital nº 024, de 02 de agosto de 2016 Processo Seletivo para Transferência Interna para o curso de Medicina. O Diretor Geral das

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 02

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 02 PROCESSO SELETIVO ENEM 2015.1 EDITAL Nº 02 SUMÁRIO 1. Da Validade... 3 2. Das Inscrições... 5 3. Do calendário... 5 4. Da Avaliação... 5 5. Da Matrícula... 6 6. Do regime escolar e semestralidade... 6

Leia mais

Critérios para os candidatos participantes da Lista de Espera ProUni

Critérios para os candidatos participantes da Lista de Espera ProUni Critérios para os candidatos participantes da Lista de Espera ProUni 2016.2 Os candidatos participantes da lista de espera do ProUni, na Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão UNISULMA deverão comparecer

Leia mais

EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA, PORTADOR DE DIPLOMA E ALUNO ESPECIAL. SEMESTRE

EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA, PORTADOR DE DIPLOMA E ALUNO ESPECIAL. SEMESTRE EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA, PORTADOR DE DIPLOMA E ALUNO ESPECIAL. SEMESTRE 2015-2 O Diretor Geral da Católica do Tocantins no uso de suas atribuições torna público que estarão abertas as inscrições

Leia mais

Edital nº 53, de 30 janeiro de 2017 Processo Seletivo Cursinho Popular IFSP-SRT 2017

Edital nº 53, de 30 janeiro de 2017 Processo Seletivo Cursinho Popular IFSP-SRT 2017 Edital nº 53, de 30 janeiro de 2017 Processo Seletivo Cursinho Popular IFSP-SRT 2017 O Diretor Geral do Câmpus Sertãozinho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, de acordo com as disposições

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO SERRANA FACULDADE DA REGIÃO SERRANA

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO SERRANA FACULDADE DA REGIÃO SERRANA PORTARIA N 001/2017 Ozirlei Teresa Marcilino, Diretora Administrativa da Faculdade da Região Serrana FARESE, pelas atribuições e competência que lhe conferem o Regimento Interno da Instituição, dispõe

Leia mais

Manual do Candidato Vestibular Mauá 2017

Manual do Candidato Vestibular Mauá 2017 Manual do Candidato Vestibular Mauá 2017 O Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia promove o Vestibular Mauá 2017 de forma unificada. Cursos oferecidos: Campus de São Caetano do Sul: Administração

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA RENOVAÇÃO E CONCESSÃO DE BOLSAS SOCIAIS

EDITAL DE SELEÇÃO PARA RENOVAÇÃO E CONCESSÃO DE BOLSAS SOCIAIS RIBEIRÃO PRETO, 24 de agosto de 2017. Edital nº 01 /2018 EDITAL DE SELEÇÃO PARA RENOVAÇÃO E CONCESSÃO DE BOLSAS SOCIAIS - 2018 A ABEC Associação Brasileira de Educação e Cultura, pessoa jurídica de direito

Leia mais

EDITAL DE 03 DE ABRIL DE 2017 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR SOCIAL 2017

EDITAL DE 03 DE ABRIL DE 2017 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR SOCIAL 2017 FACULDADE SANTA HELENA EDITAL DE 03 DE ABRIL DE 2017 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR SOCIAL 2017 A Faculdade Santa Helena - FSH, localizada na cidade do Recife/PE, com sede à Av. Caxangá, 990, bairro da Madalena,

Leia mais

Centro Universitário Senac - São Paulo Sede - SP - Unidade Descentralizada de Águas de São Pedro - SP - Unidade Descentralizada de Campos do Jordão SP

Centro Universitário Senac - São Paulo Sede - SP - Unidade Descentralizada de Águas de São Pedro - SP - Unidade Descentralizada de Campos do Jordão SP Centro Universitário Senac - São Paulo Sede - SP - Unidade Descentralizada de Águas de São Pedro - SP - Unidade Descentralizada de Campos do Jordão SP PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS - ProUni 1º SEMESTRE

Leia mais

CHECK LIST KIT ALUNO

CHECK LIST KIT ALUNO CHECK LIST KIT ALUNO Candidato: Curso: Turno: [ ] Matutino [ ] Vespertino [ ] Noturno Candidato Comprovante de Inscrição no Prouni (obrigatório). Histórico Escolar (obrigatório) Certificado de Conclusão

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 02

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 02 PROCESSO SELETIVO ENEM 2011.2 EDITAL Nº 02 SUMÁRIO 1. Da Validade... 3 2. Das Inscrições... 5 3. Período de Inscrição e Horário... 5 4. Da Avaliação... 6 5. Da Matrícula... 6 6. Do regime escolar e semestralidade...

Leia mais

DESAFIO UNICASTELO DE BOLSAS 2016/1 EDITAL

DESAFIO UNICASTELO DE BOLSAS 2016/1 EDITAL DESAFIO UNICASTELO DE BOLSAS 2016/1 EDITAL Por determinação do Reitor da Universidade Camilo Castelo Branco UNICASTELO, publica o presente edital para normatizar o processo de inscrições, aplicação de

Leia mais

EDITAL Nº 02/2017 Processo Seletivo 2º Semestre de 2017 Transferência Externa e Obtenção de Novo Título Unidade Montes Claros

EDITAL Nº 02/2017 Processo Seletivo 2º Semestre de 2017 Transferência Externa e Obtenção de Novo Título Unidade Montes Claros EDITAL Nº 02/2017 Processo Seletivo 2º Semestre de 2017 Transferência Externa e Obtenção de Novo Título Unidade Montes Claros As Faculdades Santo Agostinho, por meio da Secretaria Acadêmica e em conformidade

Leia mais

CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO GRADUAÇÃO UNICASTELO 2016/2 EDITAL

CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO GRADUAÇÃO UNICASTELO 2016/2 EDITAL CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO GRADUAÇÃO UNICASTELO 2016/2 EDITAL Por determinação do Reitor da Universidade Camilo Castelo Branco UNICASTELO, publica o presente edital para normatizar o processo de inscrições,

Leia mais

EDITAL UNDB Nº 10/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO POR TRANSFERÊNCIA EXTERNA E GRADUADO

EDITAL UNDB Nº 10/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO POR TRANSFERÊNCIA EXTERNA E GRADUADO A Unidade de Ensino Superior Dom Bosco UNDB, por meio da Diretoria Acadêmica, torna público o presente Edital, contendo as normas, rotinas e procedimentos que regem o Processo Seletivo para Transferência

Leia mais

PORTARIA Nº387/PROGRAD/UFSC, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2015.

PORTARIA Nº387/PROGRAD/UFSC, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2015. PORTARIA Nº387/PROGRAD/UFSC, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2015. Dispõe sobre as normas, o período e o local de realização da matrícula inicial dos candidatos classificados no Processo Seletivo 2016 para as vagas

Leia mais

A PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS, A PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E APOIO ESTUDANTIL E A COORDENAÇÃO DE ASSUNSTOS ESTUDANTIS RESUMEM:

A PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS, A PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E APOIO ESTUDANTIL E A COORDENAÇÃO DE ASSUNSTOS ESTUDANTIS RESUMEM: A PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS, A PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E APOIO ESTUDANTIL E A COORDENAÇÃO DE ASSUNSTOS ESTUDANTIS RESUMEM: PORTARIA NORMATIVA Nº 10, DE 30 DE ABRIL DE 2010(FIES), com alterações

Leia mais

EDITAL Nº 014/ O procedimento de inscrição e seleção compreende as seguintes fases distintas e subsequentes:

EDITAL Nº 014/ O procedimento de inscrição e seleção compreende as seguintes fases distintas e subsequentes: EDITAL Nº 014/2016 A Diretora da Faculdade AVANTIS Instituição mantida pela Sociedade Avantis de Ensino e Escola de Aviação Civil Ltda, no uso das suas atribuições, faz saber que se encontram abertas as

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE ENSINO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE ENSINO EDITAL PRE N 0 034/2013 Vestibular 2013.2 (ENEM 2012) (Resultado, Renúncia, Cadastramento, Matrícula em Disciplinas

Leia mais

COMO FUNCIONA O PROUNI:

COMO FUNCIONA O PROUNI: COMO FUNCIONA O PROUNI: São realizados dois processos seletivos por ano, um no primeiro semestre e outro no segundo semestre. O processo é composto por duas fases: processo regular e processo de ocupação

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2015

EDITAL PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2015 EDITAL PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2015 O professor Aderbal Alfredo Calderari Bernardes, Reitor do Centro Universitário Amparense UNIFIA, no uso de suas atribuições, torna público que, no período

Leia mais