MATEMÁTICA COMPUTAÇÃO. Conceitos Básicos. Prof. Paulo Malcher

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MATEMÁTICA COMPUTAÇÃO. Conceitos Básicos. Prof. Paulo Malcher https://sites.google.com/site/professorpaulomalcher/"

Transcrição

1 MATEMÁTICA COMPUTAÇÃO Conceitos Básicos Prof. Paulo Malcher

2 Sumário Introdução Histórico e Evolução Computador Hardware Software

3 Sumário Introdução Histórico e Evolução Computador Hardware Software

4 Introdução Muitas vezes lidamos com a tecnologia do computador sem nos darmos conta: ao usar o microondas, ao ligar a TV, tudo isso sem sair de casa.

5 Introdução Ao circularmos no trânsito de grandes cidades nos deparamos com semáforos, sistemas de segurança de empresas que visitamos, lá está a informática de novo, assim como nos controles de aviões e metrôs, na produção de energia elétrica, na industrialização de roupas e alimentos, etc.

6 Introdução No mundo moderno, portanto, é inevitável o contato com o computador. Por isso, todas as pessoas precisam aprender a lidar com a informática mais cedo ou mais tarde.

7 Introdução COMPUTAÇÃO O QUE É?

8 Introdução COMPUTAÇÃO O QUE É? O termo computação tem origem no vocábulo latim computatio. Esta palavra permite abordar a noção de cômputo enquanto conta ou cálculo. Cômputo, cálculo, contagem; operação matemática ou lógica realizada por regras práticas preestabelecidas.

9 Introdução COMPUTAÇÃO O QUE É? DADOS PROCESSAMENTO INFORMAÇÃO

10 Introdução INFORMÁTICA O QUE É?

11 Introdução INFORMÁTICA O QUE É? O termo informática provém do francês informatique, implementado pelo engenheiro Philippe Dreyfus em inícios da década de 60. A palavra é, por sua vez, um acrónimo de information (informação) e automatique (automática). Ciência que se dedica ao tratamento da informação mediante o uso de computadores e demais dispositivos de processamento de dados.

12 Introdução INFORMÁTICA O QUE É? mação auto

13 Introdução SISTEMA DE COMPUTAÇÃO O QUE É?

14 Introdução SISTEMA DE COMPUTAÇÃO O QUE É? Um conjunto organizado de elementos, podendo ser pessoas, dados, atividades ou recursos materiais em geral. Estes Que interagem entre si para processar informação e divulga-la de forma adequada. É um conjunto de componentes inter-relacionados que coleta, processa, armazena e dissemina informações (processa dados), para apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle.

15 Introdução SISTEMA DE COMPUTAÇÃO O QUE É? PEOPLEWARE HARDWARE SOFTWARE

16 Computação - Histórico e Evolução Primeiro ser humano a CALCULAR foi um pastor, que se utilizou de uma técnica de empilhamento de pedras para controlar a quantidade de ovelhas de seu rebanho. Calculus = pedra, em latim

17 Sumário Introdução Histórico e Evolução Computador Hardware Software

18 Computação - Histórico e Evolução Primeira maneira que os seres humanos encontraram para identificar uma determinada quantidade foi através dos dedos da mão. Digitus = dedo, em latim

19 Computação - Histórico e Evolução A primeira tentativa bem-sucedida de criar uma máquina de contar foi o ÁBACO.

20 Computação - Histórico e Evolução Ainda hoje o soroban, uma evolução do ábaco desenvolvida pelos japoneses, é utilizado de forma eficiente.

21 Computação - Histórico e Evolução Em 1614 John Napier, matemático escocês, inventor dos logaritimos, criou os Bastões de Napier, que consistiam num conjunto de 9 bastões. Bastões de Napier Napier

22 Computação - Histórico e Evolução O primeiro instrumento moderno de calcular na verdade, uma somadora foi construído em 1642 pelo físico, escritor, matemático e filósofo francês Blaise PASCAL, em 1642.

23 Computação - Histórico e Evolução Em 1633 William Oughtred representou os logaritimos de Napier em escalas, que recebeu o nome de Círculos de Proporção. Este dispositivo originou a Régua de Cálculos que é considerada como o primeiro computador analógico da História. Régua de Cálculos

24 Computação - Histórico e Evolução JOSEPH MARIE JACQUARD, mecânico francês, sugeriu em 1801 controlar teares por meio de cartões perfurados.

25 Computação - Histórico e Evolução CHARLES BABBAGE Criou a Máquina de Babbage ( ), bbase do funcionamento de um computador: Alimentação de dados, através de cartões perfurados. Uma unidade de memória, onde os números podiam ser armazenados e reutilizados. Programação sequencial de operações hoje sistema operacional. chamado de

26 Computação - Histórico e Evolução MÁQUINA DE BABBAGE ( )

27 Computação - Histórico e Evolução HERMAN HOLLERITH Juntou os cartões de Jacquard e o conceito de impulsos elétricos para transmissão de dados e criou um tabulador estatístico. Reconhecimento no censo americano de Tempo muito menor gerando economia.

28 Computação - Histórico e Evolução GUERRA E COMPUTAÇÃO As guerras trouxeram para a computação um enorme desenvolvimento. Os governos incentivaram o desenvolvimento de equipamentos que pudessem calcular trajetórias precisas, construir mísseis, e etc...

29 Computação - Histórico e Evolução ALAN TURING Cria o Colossus, máquina que, uma vez plugada, programada e alimentada, resolvia qualquer questão de criptografia em poucos minutos.

30 Computação - Histórico e Evolução ENIAC (Eletronic Numerical Integrator And Computer) O computador mais famoso desta época. Foi construído em Nasceu da necessidade de resolver problemas balísticos. Características: válvulas. Pesava 4 toneladas. 30 metros de comprimento e 3 metros de altura. Ocupava área de 180 m². Capacidade de somas por segundo.

31 Computação - Histórico e Evolução ENIAC (Eletronic Numerical Integrator And Computer) O computador ENIAC ocupava uma sala imensa.

32 Computação - Histórico e Evolução ENIAC (Eletronic Numerical Integrator And Computer)

33 Computação - Histórico e Evolução MARK O Mark também reivindica o título de primeiro computador. O computador nasceu com a II Guerra Mundial, nos EUA. A Marinha em conjunto com a Universidade de Harvard e a IBM, desenvolveu o MarkI, um gigante eletromagnético. MarkI ocupava 120 m³, com milhares de redes.

34 Computação - Histórico e Evolução Em fevereiro de 1975, Bill Gates e Paul Allen desenvolvem a primeira linguagem para microcomputadores, o Basic. Em abril, a dupla funda a Microsoft, que se torna a maior e mais importante companhia de software do mundo.

35 Computação - Histórico e Evolução Ainda em 75, com a disseminação dos circuitos integrados, a tecnologia do computador sofreu uma verdadeira revolução. Graças ao chip de silício, o computador, antes com dimensão de uma sala, diminuiu muito de tamanho e de custo.

36 Computação - Histórico e Evolução Em 1997 Surgiu a Apple, fundada pela dupla Steven Jobs e Stephen Wozniac, no fundo da garagem de Jobs. Surte então um novo produto que pesava pouco mais de cinco quilos, podia gerar gráficos coloridos com um mínimo de chips e possuía uma indiscutível sofisticação.

37 Computação - Histórico e Evolução O Apple II passou a ser considerado o microcomputador que lançou, de uma vez por todas, essa indústria no mercado.

38 Computação - Histórico e Evolução A partir daí torna-se até mesmo difícil falar na evolução desta máquina que hoje é capaz de resolver os mesmos problemas de contagens dos pastores de ovelhas como também possibilitar a ida de uma espaçonave para fora da Via Lactea. Os computadores foram evoluindo e diminuindo de tamanho a tal ponto que existem atualmente computadores que cabem na palma de nossas mãos: os Palm Tops.

39 Sumário Introdução Histórico e Evolução Computador Hardware Software

40 Computador O que é?

41 Computador O que é?

42 Computador O que é?

43 Computador O que é?

44 Computador O que é? O que computa; calculador, calculista. Máquina destinada ao processamento de dados, capaz de obedecer a instruções que visam produzir certas transformações nesses dados para alcançar um fim determinado. O computador é uma máquina electrónica que permite processar dados. O termo provém do latim computare ( calcular ).

45 Computador Tipos Computadores pessoais (desktop) Computadores portáteis (notebooks) Computadores manuais (handheld) Servidores Mainframes Supercomputadores

46 Computador Tipos COMPUTADORES PESSOAIS (PC) Computadores de Mesa (desktop) Também conhecidos como PCs, microcomputadores, ou computadores domésticos. Terminal de Rede Unidade central de processamento e memória mínima. Projetado para ser usado em uma rede. Às vezes chamado de cliente magro (thin client). Realiza a interface entre o usuário e um servidor.

47 Computador Tipos COMPUTADORES PORTÁTEIS Computadores pequenos e leves notebooks, netbooks. Sua capacidade se compara às dos computadores de mesa. Processamento e memória similares. Disco rígido, CD/DVD.

48 Computador Tipos COMPUTADORES DE MÃO Computadores que podem ser usados na palma da mão. Como por exemplo, Palm, Pocket PC, BlackBerry e Smartphones.

49 Computador Tipos COMPUTADORES DE MÃO Diversas Utilidades Agenda de compromissos, contatos, tarefas. Rodar versões reduzidas de software: processador de texto, planilhas eletrônicas, , web. Permitir acesso sem fio (Wi-Fi ou celular) à Internet

50 Computador Tipos SERVIDORES Computadores multiusuário projetados para suprir as necessidades de organizações de porte médio ou departamentos.

51 Computador Tipos SERVIDORES Características Centenas ou milhares de usuários conectados. Suportam bancos de dados, sistemas integrados de gestão (controle de estoques, pedidos, faturamento) e outras aplicações empresariais. Suportam serviços de rede e Internet. Armazenam arquivos de uso compartilhado.

52 Computador Tipos MAINFRAMES Computadores muito grandes e potentes, capazes de processar bilhões de instruções por segundo e possuem grande capacidade de armazenamento de dados. Frequentemente usados para aplicações com milhares de usuários, como: Sistemas de reservas de passagens aéreas, hotéis Sistemas financeiros (bancos, seguradoras, financeiras) Servidores de bancos de dados corporativos

53 Mainframes Mainframe

54 Computador Tipos SUPERCOMPUTADORES Os computadores mais rápidos e mais poderosos, capazes de processar trilhões de instruções por segundo. São usados para aplicações muito sofisticadas que requerem gigantescas manipulações de dados, como: Previsão do tempo. Simulações e cálculos de alta precisão. Efeitos especiais para cinema.

55 Computador Tipos Supercomputador

56 Computador Classificação Quanto ao princípio de construção Analógicos e Digitais Quanto à utilização Científicos e Comerciais Quanto à característica de construção Primeira, segunda, terceira, quarta e quinta geração

57 Computador Classificação QUANTO AO PRINCÍPIO DE CONSTRUÇÃO Computador Analógico Representa variáveis por meio de analogias físicas e comparações (medição). Computador Digital Processa sequências de operações lógicas e aritméticas (conta). O computador analógico mede O computador digital conta

58 Computador Classificação QUANTO À UTILIZAÇÃO Computador Científico Empregado em cálculos e pesquisas científicas. Ex.: Processamento de imagens, previsão de tempo, computação gráfica entre outros. Computador Comercial Grande maioria dos equipamentos utilizados nas empresas. Ex.: Lojas, RH, Financeiro, entre outros.

59 Computador Classificação QUANTO À CARACTERÍSTICA DE CONSTRUÇÃO Primeira geração ( ) A válvula é o componente básico Grande Esquentava muito Gastava muita energia elétrica. Computadores ocupavam muito espaço físico

60 Computador Classificação QUANTO À CARACTERÍSTICA DE CONSTRUÇÃO Segunda geração ( ) O transistor é o componente básico Tamanho menor que a válvula Esquentava menos Gastava menos energia elétrica Mais durável e confiável

61 Computador Classificação QUANTO À CARACTERÍSTICA DE CONSTRUÇÃO Terceira geração ( ) Computadores constituídos de Circuitos Integrados. Escalas de integração: SSI - Small Scale of Integration. MSI - Middle Scale of Integration.

62 Computador Classificação QUANTO À CARACTERÍSTICA DE CONSTRUÇÃO Quarta geração ( ?) Computadores constituídos de circuitos integrados nas seguintes escalas: LSI - Large Scale of Integration. VLSI - Very Large Scale of Integration. Miniaturização dos computadores. Surgiram os microcomputadores PC

63 Computador Classificação QUANTO À CARACTERÍSTICA DE CONSTRUÇÃO Quinta geração (199? -????) O ULSI é o componente básico - Caracteriza-se pelas aplicações de Linguagem Natural, Processamento Paralelo, Inteligência Artificial,... Altíssima velocidade de processamento. Devido ao avanço tecnológico o conceito de geração torna-se obsoleto.

64 Computador Funcionalidade Entradas Processamento Saídas Dados Dados Dados... Operações (Programa) Informação

65 Computador Terminologia DADO Informação que será trabalhada durante o processamento Exemplos 10 (idade), 12 x 8 (pressão arterial), 1.99 (altura em metros), Maria (nome)

66 Computador Terminologia INSTRUÇÃO Operação elementar que o computador tem a capacidade de processar. Trabalha com os dados. Ordens executadas pelo computador. Exemplos Instruções para entrada e saída (E/S) de dados Instrução de movimentação de dados (transferência) Instruções aritméticas Instrução de comparação Entre outas.

67 Computador Terminologia PROGRAMA Roteiro que orienta o computador, mostrando-lhe a sequência de operações necessárias para executar uma determinada tarefa. Sequência de instruções que dirigem a CPU/UCP na execução de alguma tarefa. Composto por uma série de comandos ou instruções.

68 Computador Terminologia HARDWARE Conjunto de componentes mecânicos, elétricos e eletrônicos com os quais são construídos os computadores e equipamentos periféricos.

69 Computador Terminologia SOFTWARE Conjunto de programas e procedimentos que permitem usufruir da capacidade de processamento fornecida pelo hardware.

70 Sistema de Computação - Componentes HARDWARE SOFTWARE USUÁRIO

71 Computador Características Gerais Alta velocidade de processamento. Alta capacidade de armazenamento. Possibilidade de replicação. Processamento ininterrupto. Programável.

72 Computador Benefícios Confiabilidade e Exatidão. Precisão no controle de processos. Aumento da produtividade. Análise de grandes quantidades de informação. Auxílio à tomada de decisões. Agilidade nas operações. Redução da burocracia.

73 Computador Desvantagens Limitado ao que está programado. Sem criatividade. Difícil tratamento da ambiguidade. Obsolescência. Dependência.

74 Tecnologia da Informação TI Bases tradicionais da economia: Terra / Meios de Produção Trabalho Capital Financeiro Novo elemento: Informação

75 Tecnologia da Informação - TI Terceira Revolução Industrial (tecnocientífica) Era da Informação Computação + Telecomunicações

76 TI - Transformação Social Comunicação , conversa on-line, vídeo conferência, redes sociais,... Entretenimento e multimídia Videogame, música, estúdio de som, imagem e vídeo,... Empresas, Governo e Burocracia Automação do controle, documentação e processamento digital das informações,... Indústria Máquinas autônomas, de precisão,... Comércio Venda por internet, organização da logística,...

FTC Faculdade de Tecnologia e Ciências Engenharia Civil 1º Semestre. Conceitos Básicos. Rafael Barbosa Neiva

FTC Faculdade de Tecnologia e Ciências Engenharia Civil 1º Semestre. Conceitos Básicos. Rafael Barbosa Neiva FTC Faculdade de Tecnologia e Ciências Engenharia Civil 1º Semestre Conceitos Básicos Rafael Barbosa Neiva rafael@prodados.inf.br SUMÁRIO Introdução e conceitos básicos Hardware Software 2 Tecnologia da

Leia mais

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA Prof. Rafael Robson Negrão rafael@uel.br Março/2008 1 Conteúdo 1. O que é computação 2. O que é informática 3. Componentes de um sistema de computação 4. Histórico e evolução 5.

Leia mais

Informática Básica. Conceitos Básicos

Informática Básica. Conceitos Básicos Informática Básica Conceitos Básicos SUMÁRIO Introdução e conceitos básicos Hardware Software 2 Transformação Social Comunicação E-mail, conversa on-line, vídeo conferência, redes sociais,... 3 Transformação

Leia mais

Informática Instrumental

Informática Instrumental 1º PERÍODO.: GRADUAÇÃO EM REDES DE COMPUTADORES :. Madson Santos madsonsantos@gmail.com 2 Unidade I Unidade I 3 Fundamentos da informática o INFORMÁTICA: Informação automatizada; o INSTRUMENTAL: instrumentos,

Leia mais

Informática Básica. Conceitos Básicos

Informática Básica. Conceitos Básicos Informática Básica Conceitos Básicos SUMÁRIO Introdução e conceitos básicos Hardware Software 2 Transformação Social Comunicação E-mail, conversa on-line, vídeo conferência, redes sociais,... Entretenimento

Leia mais

Informática Básica e Aplicativos de Escritório

Informática Básica e Aplicativos de Escritório Informática Básica e Aplicativos de Escritório Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Professor: Charles Leite Forjando uma Sociedade Baseada em Computadores Bases tradicionais da economia:

Leia mais

Informática básica. Professor: Francisco Ary

Informática básica. Professor: Francisco Ary Informática básica Professor: Francisco Ary A era da computação; Informática, ou ainda, automação da informação. Uma das mais importantes ferramentas de trabalho nos dias atuais; Uso para trabalho e pessoal;

Leia mais

Informática Básica e Aplicativos de Escritório

Informática Básica e Aplicativos de Escritório Informática Básica e Aplicativos de Escritório Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Professor: Charles Leite Forjando uma Sociedade Baseada em Computadores Bases tradicionais da economia:

Leia mais

Unidade I ORGANIZAÇÃO DE. Prof. Antônio Palmeira

Unidade I ORGANIZAÇÃO DE. Prof. Antônio Palmeira Unidade I ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Prof. Antônio Palmeira Apresentação da disciplina Conhecer as estruturas de hardware de um sistema computacional. Entender o funcionamento dos vários módulos que compõem

Leia mais

CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE. Disciplina: Informática Básica (História da Informática)

CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE. Disciplina: Informática Básica (História da Informática) CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (História da Informática) 1 Necessidade de realizar cálculos matemáticos Ábaco criado por volta de 2000 A.C., foi a primeira calculadora

Leia mais

Informática básica. Professor: Francisco Ary

Informática básica. Professor: Francisco Ary Informática básica Professor: Francisco Ary Informática, ou ainda, automação da informação. Sem dúvida, se não a maior, uma das mais importantes ferramentas de trabalho nos dias atuais; Presente em todos

Leia mais

Aula Breve História dos Computadores - Informatiquês - O Computador - Software vs. Hardware. Introdução à Engenharia da Computação

Aula Breve História dos Computadores - Informatiquês - O Computador - Software vs. Hardware. Introdução à Engenharia da Computação Aula 02 - Breve História dos Computadores - Informatiquês - O Computador - Software vs. Hardware Slide 1 de - Qual é a origem etimológica da palavra COMPUTADOR? Computador procede do latim computatore.

Leia mais

Unidade I. Organização de Computadores. Prof. Renato Lellis

Unidade I. Organização de Computadores. Prof. Renato Lellis Unidade I Organização de Computadores Prof. Renato Lellis O que é um computador? Computador Datação 1789 cf. MS1 Acepções substantivo masculino 1 o que computa; calculador, calculista 2 Rubrica: informática.

Leia mais

Histórico - Evolução INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO. Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto

Histórico - Evolução INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO. Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto Estrutura 1. Definição 2. Primeiras máquinas de calcular 3. Cartões-perfurados 4. Máquina Diferencial 5. Primeiros computadores

Leia mais

Fundamentos em Informática Introdução e Conceitos

Fundamentos em Informática Introdução e Conceitos Fundamentos em Informática 01 - Introdução e Conceitos Subsequente / 2011 - Disciplina: Fundamentos ago/2011 em Informática - 1 Introdução Informática: ciência do tratamento automático das informações

Leia mais

Sistemas Computacionais. helioesperidiao.com

Sistemas Computacionais. helioesperidiao.com Sistemas Computacionais PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO helioesperidiao.com O que é informática? Em 1957, o alemão Karl Steinbuch publicou um jornal chamado Informatik: Automatische Informationsverarbeitung

Leia mais

Disciplina de Informática. Curso Tecnólogo em Gestão Ambiental Unidade Erechim Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa

Disciplina de Informática. Curso Tecnólogo em Gestão Ambiental Unidade Erechim Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa Disciplina de Informática Curso Tecnólogo em Gestão Ambiental Unidade Erechim Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa Valeria-lessa@uergs.edu.br 1 O que é Informática? Informática A Informática nasceu da ideia

Leia mais

História dos Computadores

História dos Computadores História dos Computadores Tudo começou com o Sr. Charles Babbage no início do século XIX. Charles Babbage dedicou sua vida a construção de duas máquinas calculadoras. Ambas as tentativas foram fracassadas.

Leia mais

1. Introdução à informática: histórico e evolução

1. Introdução à informática: histórico e evolução 1. Introdução à informática: histórico e evolução Fabiano Cavalcanti Fernandes 1.1 Histórico O monumento pré-histórico de Stonehenge, localizado na Inglaterra e construído por volta de 3.500 a.c., ou seja,

Leia mais

Fundamentos de Programação 1

Fundamentos de Programação 1 Fundamentos de Programação 1 Slides N. 2 C / Prof. SIMÃO Slides elaborados pelo Prof. Robson Linhares elaborados pelo Prof. Robson Linhares http://www.dainf.ct.utfpr.edu.br/~robson/ Jean Marcelo SIMÃO

Leia mais

Campus Avançado Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini

Campus Avançado Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini Campus Avançado Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com MATÉRIA: APRESENTAÇÃO / CONCEITOS Aula N : 01 Tema: Apresentação da

Leia mais

Depois do estudo deste capítulo, o estudante deve ser capaz de:

Depois do estudo deste capítulo, o estudante deve ser capaz de: 1 Introdução 1.1 Objetivos: Depois do estudo deste capítulo, o estudante deve ser capaz de: Definir o modelo de Turing de um computador; Definir o modelo de von Neumann do computador; Descreve os três

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação Introdução à Computação Sistemas Computacionais Prof. a Joseana Macêdo Fechine Régis de Araújo joseana@computacao.ufcg.edu.br

Leia mais

O termo computação vem do latim computare significa executar cálculos

O termo computação vem do latim computare significa executar cálculos Gerações dos computadores O termo computação vem do latim computare significa executar cálculos Com a troca de mercadorias no passado surgiu a necessidade de realizar cálculo, com isso novos mecanismos

Leia mais

William A. Zacariotto

William A. Zacariotto Computação e Sociedade www.zacariotto.com.br zacariotto@hotmail.com www.colunaregional.com.br William A. Zacariotto O que é a Informação? Fatos ou dados susceptíveis de transportar conhecimento. Automatizaveis

Leia mais

Disciplina de Arquitetura e Manutenção de Computadores

Disciplina de Arquitetura e Manutenção de Computadores Disciplina de Arquitetura e Manutenção de Computadores Ensino Médio Integrado Técnico em Informática 2013 Professor Eduardo Alberto Felippsen Definição de computador: Dicionário Michelis com.pu.ta.dor

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA. Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry

CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA. Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry FEVEREIRO/2016 O QUE É INFORMÁTICA? INFORMAÇÃO AUTOMÁTICA 2 Ábaco 3 Ábaco Criado em 5500 a.c.; Seu nome original era Calculus

Leia mais

Histórico da evolução dos. Ermeson Andrade

Histórico da evolução dos. Ermeson Andrade Histórico da evolução dos computadores Ermeson Andrade Histórico A evolução dos computadores tem sido caracterizada pelo: Aumento da velocidade dos Processadores Diminuição do Tamanho dos Componentes Aumento

Leia mais

13/08/15. Informática Alguns Conceitos. Informática Alguns Conceitos. Definição de Informática. Computadores

13/08/15. Informática Alguns Conceitos. Informática Alguns Conceitos. Definição de Informática. Computadores AULA 2 AUTOMAÇÃO DA PRODUÇÃO (NOÇÕES DE COMPUTADORES E CONCEITOS DA ROBÓTICA) Prof. Fabricia A HISTÓRIA DOS COMPUTADORES Informática Alguns Conceitos Informática Alguns Conceitos Definição de informática;

Leia mais

Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais

Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais Aula 03 Informática Básica Arthur Porto - IFNMG Campus Salinas arthur.porto@ifnmg.edu.br arthurporto.com.br Aula 03 Informática Básica Softwares, Aplicativos

Leia mais

Informática Básica. 1.Introdução a Informática e Tecnologia

Informática Básica. 1.Introdução a Informática e Tecnologia Informática Básica Curso Técnico em Informática 1º Ano Tarde CEEP Ruy Leite Berger Filho Professora Evelyn Karinne Silva www.evelynkarinne.wordpress.com 1.Introdução a Informática e Tecnologia A Informáticae

Leia mais

História do Computador. Introdução ao Computador 2010/1 Renan Manola

História do Computador. Introdução ao Computador 2010/1 Renan Manola História do Computador Introdução ao Computador 2010/1 Renan Manola Invenção dos números Necessidades de contar E contar números cada vez maiores... Surgimento do Ábaco Ábaco muito antigo Ábaco moderno

Leia mais

Fat-Uerj: Introdução à computação

Fat-Uerj: Introdução à computação Fat-Uerj: Introdução à computação Profa Pryscilla Pires Aula 1: Apresentação da disciplina Uma breve história da computação Apresentação da disciplina UNIDADE: Faculdade de Tecnologia DEPARTAMENTO: Matemática,

Leia mais

HISTÓRIA DO COMPUTADOR

HISTÓRIA DO COMPUTADOR HISTÓRIA DO COMPUTADOR Introdução a Computação e Engenharia de Software Profa. Cynthia Pinheiro Já há muito tempo o homem vem tentando livrar-se dos trabalhos manuais e repetitivos, entre os quais estão

Leia mais

O que é um computador. Segundo o Dicionário Escolar da Língua Portuguesa, computador é avaliador, calculador.

O que é um computador. Segundo o Dicionário Escolar da Língua Portuguesa, computador é avaliador, calculador. O que é um computador Segundo o Dicionário Escolar da Língua Portuguesa, computador é avaliador, calculador. Primeiras Máquinas de Calcular O ábaco foi criado há aproximadamente 4.000 a.c., um aparelho

Leia mais

CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ÉVORA TÉCNICO DE INFORMÁTICA E SISTEMAS EFA. UFCD: 0777 Processador de Texto Processamento e edição

CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ÉVORA TÉCNICO DE INFORMÁTICA E SISTEMAS EFA. UFCD: 0777 Processador de Texto Processamento e edição CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ÉVORA TÉCNICO DE INFORMÁTICA E SISTEMAS EFA UFCD: 0777 Processador de Texto Processamento e edição I Formador: Nélia Calisto José Serrano Fevereiro 2012 Índice

Leia mais

História e Evolução dos Computadores

História e Evolução dos Computadores História e Evolução dos Computadores Nos dias de hoje, quando se ouve falar em processadores de 1 GHz até nos dá sono, de tão comuns que eles já se tornaram. Pouca gente já ouviu falar no 8088, que foi

Leia mais

Manutenção de Computadores e Redes

Manutenção de Computadores e Redes Manutenção de Computadores e Redes Cleidson Souza Fundação Educacional Montes Claros FEMC Técnico em Informática para Internet Geração zero Computadores Mecânicos (1642 1945) Época de surgimento dos primeiros

Leia mais

Ricardo Castro 10ºC nº30

Ricardo Castro 10ºC nº30 Agrupamento de Escolas Santa Bárbara Ricardo Castro 10ºC nº30 2013 Índice História e Evolução dos Computadores... 3 RESUMO DA EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES... 5 1951/1959 - Computadores de primeira geração:...

Leia mais

Aula 1: A Evolução dos Sistemas Computacionais

Aula 1: A Evolução dos Sistemas Computacionais Aula 1: A Evolução dos Sistemas Computacionais O primeiro computador digital foi projetado pelo matemático Charles Babbage (1792-1871). Embora Babbage tenha dispendido muito de sua vida e de sua fortuna

Leia mais

Tópicos de Ambiente Web Tópico: História do Computador

Tópicos de Ambiente Web Tópico: História do Computador Tópicos de Ambiente Web Tópico: História do Computador Professora: Sheila Cáceres 2 3 História do Computador Fonte: http://www.estv.ipv.pt/paginaspessoais/caldeira/paginas%2007-08/tic/material/acetatos/01%20-%20historia%20computadores.pdf

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES CAMPUS SANTO ANDRÉ CELSO CANDIDO SEMESTRE 2014-1 1 EVOLUÇÃO HISTÓRICA 2 Ábaco: Aproximadamente 4.000 a.c. Palavra que vem do Latim, que significa Quadro. No início o Ábaco era

Leia mais

Informática. História da Informática. O que é Informática? 02/03/2011. História da Informática 1ª Geração. História da Informática 1ª Geração

Informática. História da Informática. O que é Informática? 02/03/2011. História da Informática 1ª Geração. História da Informática 1ª Geração INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE 1 2 Informática UNIDADE I INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA: A INFORMÁTICA Deriva da associação entre as palavras Informação

Leia mais

Ábaco. Ipad HISTÓRIA DA INFORMÁTICA E SUA EVOLUÇÃO. Tecnologias de Informação e Comunicação

Ábaco. Ipad HISTÓRIA DA INFORMÁTICA E SUA EVOLUÇÃO. Tecnologias de Informação e Comunicação PC Ábaco Ipad HISTÓRIA DA INFORMÁTICA E SUA EVOLUÇÃO Tecnologias de Informação e Comunicação Professor: Email: Marconitorquato@catolicadocariri.edu.br PRINCIPAIS MARCOS 2 CONSTANTES DA EVOLUÇÃO 3 ÁBACO

Leia mais

Introdução ao Processamento de Dados (I P D)

Introdução ao Processamento de Dados (I P D) Introdução ao Processamento de Dados (I P D) O ponto mais significativo da evolução dos computadores, começou na década de 40, durante a 2ª guerra mundial, onde vários equipamentos foram desenvolvidos.

Leia mais

INTRODUÇÃO. Introdução a Informática. Vinícius Pádua

INTRODUÇÃO. Introdução a Informática. Vinícius Pádua INTRODUÇÃO Introdução a Informática Introdução Para que serve o computador? Word, Filme, Facebook,... Resolver problemas do usuário Coletar, manipular e fornecer os resultados Processamento eletrônico

Leia mais

Evolução e Desempenho. Alberto Felipe Friderichs Barros

Evolução e Desempenho. Alberto Felipe Friderichs Barros Evolução e Desempenho Alberto Felipe Friderichs Barros Anterior a 1946 dispositivos mecânicos e manuais para contas. Ábaco Existiu em diversas versões/civilizações: Criado na Mesopotâmia por volta de 2400

Leia mais

I N T R O D U Ç Ã O A O S S I S T E M A S C O M P U T A C I O N A I S P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O

I N T R O D U Ç Ã O A O S S I S T E M A S C O M P U T A C I O N A I S P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O I N T R O D U Ç Ã O A O S S I S T E M A S C O M P U T A C I O N A I S P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O O QUE É INFORMÁTICA? Em 1957, o alemão Karl Steinbuch publicou um jornal chamado Informatik:

Leia mais

Introdução à Informática UFRPE - UAST

Introdução à Informática UFRPE - UAST Objetivos Introdução à Informática UFRPE - UAST Um pouco da História Descrever as três características fundamentais dos computadores. Identificar os componentes básicos de um sistema de computador: entrada,

Leia mais

Histórico e Conceitos

Histórico e Conceitos Histórico e Conceitos Eduardo Ferreira dos Santos Ciência da Computação Centro Universitário de Brasília UniCEUB Julho, 2016 1 / 30 Sumário 1 Computadores e máquinas de computar 2 Algoritmos 2 / 30 Computadores

Leia mais

André Aziz Francielle Santos

André Aziz Francielle Santos André Aziz (andreaziz@deinfo.ufrpe.br) Francielle Santos (francielle@deinfo.ufrpe.br) Apresentações; A disciplina: Objetivos; Cronograma; Avaliação; O que é Computação; Breve histórico. DEINFO/UFRPE 2

Leia mais

GFM015 Introdução à Computação. Plano de Curso e Introdução. Ilmério Reis da Silva UFU/FACOM

GFM015 Introdução à Computação. Plano de Curso e Introdução. Ilmério Reis da Silva  UFU/FACOM GFM015 Introdução à Computação Plano de Curso e Introdução Ilmério Reis da Silva ilmerio@facom.ufu.br www.facom.ufu.br/~ilmerio/ic UFU/FACOM Plano de Curso Ementa Noções básicas sobre os componentes de

Leia mais

A HISTÓRIA DA COMPUTAÇÃO

A HISTÓRIA DA COMPUTAÇÃO A HISTÓRIA DA COMPUTAÇÃO COMPUTADOR Definição 1. que computa; calculador, calculista; 2. máquina destinada ao processamento de dados; dispositivo capaz de obedecer a instruções. INTRODUÇÃO Utilização dos

Leia mais

Arquitetura de Um Computador

Arquitetura de Um Computador Arquitetura de Um Computador José Costa Introdução à Arquitetura de Computadores Departamento de Engenharia Informática (DEI) Instituto Superior Técnico 2013-09-20 José Costa (DEI/IST) Arquitetura de Um

Leia mais

Introdução Computador Hardware Histórico e Evolução Linguagem de Programação Princípios Básicos

Introdução Computador Hardware Histórico e Evolução Linguagem de Programação Princípios Básicos Introdução Computador Hardware Histórico e Evolução Linguagem de Programação Princípios Básicos Introdução Computador Máquina destinada a realizar cálculos complexos. Matéria Prima Série de atividades

Leia mais

INFORMÁTICA E CONTABILIDADE. Prof. Me. Fábio Assunção CMP 1128 Parte 01

INFORMÁTICA E CONTABILIDADE. Prof. Me. Fábio Assunção CMP 1128 Parte 01 INFORMÁTICA E CONTABILIDADE Prof. Me. Fábio Assunção CMP 1128 Parte 01 INFORMAÇÃO Informação significa fatos. Expressada verbalmente, visualmente, por ondas, etc. Primórdios do processamento da informação:

Leia mais

Micr c o r co c ntr t o r lad a or o es

Micr c o r co c ntr t o r lad a or o es Microcontroladores O que é um computador? O computador é basicamente uma máquina, eletrônica automática. tica. Lê dados,, efetua cálculos e fornece resultados. Máquina que recebe dados, compara valores,

Leia mais

Informática Básica INFORMAÇÃO AUTOMATIZADA. 1.Introdução a Informática e Tecnologia. 1.Introdução a Informática e Tecnologia

Informática Básica INFORMAÇÃO AUTOMATIZADA. 1.Introdução a Informática e Tecnologia. 1.Introdução a Informática e Tecnologia 1.Introdução a Informática e Tecnologia Informática Básica Curso Técnico em Informática 1º Ano Tarde CEEP Ruy Leite Berger Filho Professora Evelyn Karinne Silva www.evelynkarinne.wordpress.com A Informática

Leia mais

Conceitos Básicos de Informática. Profª Patricia Schiavon

Conceitos Básicos de Informática. Profª Patricia Schiavon Conceitos Básicos de Informática Profª Patricia Schiavon O QUE É INFORMÁTICA? Informática pode ser considerada como significando informação automática, ou seja, a utilização de métodos e técnicas no tratamento

Leia mais

Geração de computadores Arquitetura e Organização de Computadores Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Geração de computadores Arquitetura e Organização de Computadores Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas Geração de computadores Arquitetura e Organização de Computadores Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1 Computadores Componentes mecânicos dos (Geração computadores 0) - 1642 a 1945 Características

Leia mais

Conceitos Básicos de Informática

Conceitos Básicos de Informática Conceitos Básicos de Informática Introdução Informática Ciência do tratamento automático das informações Engloba toda atividade relacionada ao desenvolvimento e uso dos computadores Computador que permitam

Leia mais

As Gerações dos Computadores. Professor Leonardo Cabral da R. Soares

As Gerações dos Computadores. Professor Leonardo Cabral da R. Soares As Gerações dos Computadores Professor Leonardo Cabral da R. Soares Primeira Geração (1946 1954) A primeira geração de computadores utilizava válvulas eletrônicas e possuía dimensões gigantescas. Um dos

Leia mais

1.Introdução capaz de executar uma sequência de instruções definidas pelo homem gerar um determinado resultado

1.Introdução capaz de executar uma sequência de instruções definidas pelo homem gerar um determinado resultado 1.Introdução O computador ou dispositivo é capaz de executar uma sequência de instruções definidas pelo homem para gerar um determinado resultado, o qual atenda a uma necessidade específica (ex.: realizar

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES INTRODUÇÃO À ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES. Prof. Dr. Daniel Caetano

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES INTRODUÇÃO À ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES. Prof. Dr. Daniel Caetano ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES INTRODUÇÃO À ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Prof. Dr. Daniel Caetano 2014-1 Objetivos Entender o que é Processamento de Dados Entender a origem e o que são os computadores Conhecer

Leia mais

INTRODUÇÃO AO HARDWARE. Paulo Chagas Júnior

INTRODUÇÃO AO HARDWARE. Paulo Chagas Júnior INTRODUÇÃO AO HARDWARE Paulo Chagas Júnior paulo.robertojr100@gmail.com AGENDA CONCEITO DE INFORMÁTICA INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO SISTEMA COMPUTACIONAL HARDWARE HISTÓRICO COMPONENTES DE HARDWARE TIPOS DE

Leia mais

Introdução histórica. José Delgado. Arquitetura de Computadores Introdução histórica 1

Introdução histórica. José Delgado. Arquitetura de Computadores Introdução histórica 1 Introdução histórica Arquitetura de Computadores Introdução histórica 1 Primeiro objeto de cálculo Ábaco - desde 3000 A.C. Usado ainda hoje (China, por exemplo) Arquitetura de Computadores Introdução histórica

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS AULA 06 UFPR. Prof.ª Nicolle Sotsek Ramos

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS AULA 06 UFPR. Prof.ª Nicolle Sotsek Ramos SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS AULA 06 UFPR Prof.ª Nicolle Sotsek Ramos SISTEMAS DE COMPUTADORES «Todos os computadores são sistemas de componentes para entrada, processamento, saída, armazenamento

Leia mais

Fundamentos de sistemas de Informação

Fundamentos de sistemas de Informação DSC/CCT/UFCG Fundamentos de sistemas de Informação Sistemas de Informação computadorizados- CBIS Prof Luis Eduardo 2 Introdução à CBIS O que é Computação? O que é Informática? 3 O que é Informática? INFOR

Leia mais

Organização e arquitetura de computadores

Organização e arquitetura de computadores Organização e arquitetura de computadores Unidade I Introdução - Conceitos de processamento de dados; - Evolução histórica dos computadores; - Estrutura básica de um computador; - Fundamentos da programação

Leia mais

CP Programação de Computadores Prof. M.Sc. Carlos de Salles

CP Programação de Computadores Prof. M.Sc. Carlos de Salles CP 5003.3 - Programação de Computadores Prof. M.Sc. Carlos de Salles Ementa Introdução e histórico Sistemas de numeração binária e hexadecimal Sistema operacional Linguagem de programação Algoritmos Introdução

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Lista de Exercícios para a Terceira Unidade.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Lista de Exercícios para a Terceira Unidade. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Lista de Exercícios para a Terceira Unidade Disciplina: Informática Básica Professor: Eberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com

Leia mais

18/08/2015. Quem sou eu... Para se dar bem... Capítulo 0: Introdução. Prof. Frederico Sauer (Fred)

18/08/2015. Quem sou eu... Para se dar bem... Capítulo 0: Introdução. Prof. Frederico Sauer (Fred) Capítulo 0: Introdução Computer Science: An Overview Eleventh Edition by J. Glenn Brookshear Quem sou eu... Prof. Frederico Sauer (Fred) Mestre e Doutor UFRJ com dissertação e tese em Segurança e Gerenciamento

Leia mais

Hardware. Computador. Computador. Computador. Evolução dos Computadores. Laboratório de Utilização de Microcomputadores (DCA0302) Aula 01

Hardware. Computador. Computador. Computador. Evolução dos Computadores. Laboratório de Utilização de Microcomputadores (DCA0302) Aula 01 Laboratório de Utilização de Microcomputadores (DCA0302) Diogo Pedrosa Hardware Aula 01 Computador Combinação de diversos dispositivos e circuitos digitais que podem executar uma seqüência de operações

Leia mais

História e Evolução dos computadores DISCIPLINA: BIOINFORMÁTICA PROF. RAPHAEL DE MELO GALVÃO

História e Evolução dos computadores DISCIPLINA: BIOINFORMÁTICA PROF. RAPHAEL DE MELO GALVÃO 1 História e Evolução dos computadores DISCIPLINA: BIOINFORMÁTICA PROF. RAPHAEL DE MELO GALVÃO Definição do Termo Informática 2 - Informática pode ser definida como sendo a ciência que estuda o tratamento

Leia mais

CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ÉVORA TÉCNICO DE INFORMÁTICA E SISTEMAS EFA PROCESSAMENTO DE TEXTO PROCESSAMENTO E EDIÇÃO

CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ÉVORA TÉCNICO DE INFORMÁTICA E SISTEMAS EFA PROCESSAMENTO DE TEXTO PROCESSAMENTO E EDIÇÃO CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ÉVORA TÉCNICO DE INFORMÁTICA E SISTEMAS EFA PROCESSAMENTO DE TEXTO PROCESSAMENTO E EDIÇÃO TRABALHO TEÓRICO l FERNANDO MAGALHÃES E RAUL PAIS FEVEREIRO 2012 INDICE

Leia mais

Componentes básicos de um sistema de computador (Capítulo 1)

Componentes básicos de um sistema de computador (Capítulo 1) Componentes básicos de um sistema de computador (Capítulo 1) INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto Estrutura 1. Benefícios 2. Componentes 3. Redes 4. Classificação

Leia mais

Introdução à Programação Aula 01. Prof. Max Santana Rolemberg Farias Colegiado de Engenharia de Computação

Introdução à Programação Aula 01. Prof. Max Santana Rolemberg Farias Colegiado de Engenharia de Computação Introdução à Programação Aula 01 Prof. Max Santana Rolemberg Farias max.santana@univasf.edu.br Colegiado de Engenharia de Computação QUAL O OBJETIVO DA DISCIPLINA? Objetivo Tornar vocês (alunos) capazes

Leia mais

Sistemas de Computação

Sistemas de Computação A EVOLUÇÃO DO COMPUTADOR O ÁBACO é um calculador decimal manual. Médio Oriente. CALCULADORA MECÂNICA - Atribui-se a Blaise Pascal (1623-1662) a construção da primeira calculadora mecânica capaz de fazer

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Faculdade de Computação Curso de Eng. Química Disciplina: FACOM39017 (Alg. Prog. de Computadores) Fundamentos

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Faculdade de Computação Curso de Eng. Química Disciplina: FACOM39017 (Alg. Prog. de Computadores) Fundamentos UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Faculdade de Computação Curso de Eng. Química Disciplina: FACOM39017 (Alg. Prog. de Computadores) Fundamentos Diariamente, executamos diversas operações, isto é, processamos

Leia mais

O Computador - Introdução

O Computador - Introdução Arquitectura de Computadores II Engenharia Informática (11545) Tecnologias e Sistemas de Informação (6621) O Computador - Introdução Fonte: Arquitectura de Computadores, José Delgado, IST, 2004 Nuno Pombo

Leia mais

CES-10 Introdução à Computação. Prof. Paulo André IEC - ITA

CES-10 Introdução à Computação. Prof. Paulo André IEC - ITA CES-10 Prof. Paulo André Estrutura do Curso Conceitos Básicos de Programação Algoritmos Estruturas de Controle Comandos de Entrada e Saída e Manipulação de Arquivos Rotinas, Variáveis Estruturadas e Ponteiros

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Prof. Dr. Eng. Fred Sauer

Arquitetura de Computadores. Prof. Dr. Eng. Fred Sauer Arquitetura de Computadores Prof. Dr. Eng. Fred Sauer fsauer@gmail.com http://www.fredsauer.com.br Professor Prof. Frederico Sauer (Fred Sauer) Doutor pela COPPE-UFRJ em Sistemas Computacionais Dissertação

Leia mais

Aula 1: Introdução à Organização de Computadores

Aula 1: Introdução à Organização de Computadores BC1503: Arquitetura de Computadores 1o Trimestre / 2009 Aula 1: Introdução à Organização de Computadores Prof. Raphael Y. de Camargo raphael.camargo@ufabc.edu.br Roteiro da Aula Introdução História da

Leia mais

Componentes do Computador

Componentes do Computador Escola de Ciências e Tecnologia UFRN Componentes do Computador Prof. Aquiles Burlamaqui ECT1103 INFORMÁTICA FUNDAMENTAL Manter o telefone celular sempre desligado/silencioso quando estiver em sala de aula;

Leia mais

INFORMÁTICA ELETROTÉCNICA SUBSEQUENTE AULA I. Prof. MSc. Glécio Rodrigues de Albuquerque

INFORMÁTICA ELETROTÉCNICA SUBSEQUENTE AULA I. Prof. MSc. Glécio Rodrigues de Albuquerque INFORMÁTICA ELETROTÉCNICA SUBSEQUENTE - 2014.1 AULA I de Albuquerque A história da evolução dos computadores Objetivo: entender como foi a invenção computador e sua evolução no decorrer do tempo. Definição

Leia mais

Conceitos. Computação e Computador

Conceitos. Computação e Computador Computação e Computador A capacidade do ser humano em realizar cálculos surgiu com sua habilidade de se comunicar com mais precisão. A evolução do homem permitiu que houvesse um aprimoramento das suas

Leia mais

GRANDES MARCOS NA HISTÓRIA DAS TIC

GRANDES MARCOS NA HISTÓRIA DAS TIC fantastic 7 8 GRANDES MARCOS NA HISTÓRIA DAS TIC São vários os marcos históricos que contribuíram para evolução da tecnologia e da comunicação como hoje a conhecemos. O ábaco é considerado o primeiro instrumento

Leia mais

FACULDADE LEÃO SAMPAIO

FACULDADE LEÃO SAMPAIO FACULDADE LEÃO SAMPAIO Primeiros computadores Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1 Relógios mecânicos Século VIII: 2 Computadores mecânicos (Geração 0) 1642 a 1945 Características principais

Leia mais

Informática I. Aula 2. Aula 2-04/09/2006 1

Informática I. Aula 2.  Aula 2-04/09/2006 1 Informática I Aula 2 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 2-04/09/2006 1 Ementa Histórico dos Computadores Noções de Hardware e Software Microprocessadores Sistemas Numéricos e Representação

Leia mais

Fundamentos. É um conjunto de operações que são aplicadas sobre determinadas informações para transformá-las em outras, ou gerar novas informações.

Fundamentos. É um conjunto de operações que são aplicadas sobre determinadas informações para transformá-las em outras, ou gerar novas informações. UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Faculdade de Computação - Prof. Anilton e Ronaldo Disciplinas: APC e ICC Fundamentos Diariamente, executamos diversas operações, isto é, processamos informações para

Leia mais

INE5223 Informática para Secretariado

INE5223 Informática para Secretariado INE5223 Informática para Secretariado Prof. A. G. Silva 10 de março de 2015 Prof. A. G. Silva INE5223 Informática para Secretariado 10 de março de 2015 1 / 26 Disciplina INE5223 Informática para Secretariado

Leia mais

Evolução da Informática: a Origem da Computação

Evolução da Informática: a Origem da Computação Evolução da Informática: a Origem da Computação INF005 - Arquitetura de Computadores e Software Básico Aula 2 Flávia Maristela (flavia@flaviamaristela.com) Introdução Origem da Informática Preocupação

Leia mais

Informática Aplicada. Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues

Informática Aplicada. Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues Informática Aplicada Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues Objetos da Aula Conhecer a evolução do computador; Definir o que é informática, analógico e digital, hardware, software e os equipamentos de energia.

Leia mais

Máquinas Multiníveis Aula 04. Prof. Jadir Eduardo Souza Lucas Universidade Federal do Espírito Santo Departamento de Informática

Máquinas Multiníveis Aula 04. Prof. Jadir Eduardo Souza Lucas Universidade Federal do Espírito Santo Departamento de Informática Máquinas Multiníveis Aula 04 Evolução... Computadores Mecânicos Geração Zero Mecânicos (1642-1945) Blaise Pascal (1623-1662) - máquina de calcular, adições e subtrações Leibniz (1646-1716) - mesmo estilo,

Leia mais

Introdução aos computadores

Introdução aos computadores Introdução aos computadores Arquitetura de Computadores Introdução aos computadores 1 Primeiro computador eletromecânico 1944 Harvard Mark I Usado no cálculo de tabelas matemáticas e navegação 3 segundos

Leia mais

20/08/2013. Software e Hardware. Prof. Rogério Ferreira. Software

20/08/2013. Software e Hardware. Prof. Rogério Ferreira. Software Software e Hardware Prof. Rogério Ferreira Software 2 1 SOFTWARE São os programas usados para obter os resultados esperados pelo computador. São divididos em: software básico, aplicativos e utilitários.

Leia mais

Módulo 1. Introdução à Tecnologia Web I. A evolução Tecnológica

Módulo 1. Introdução à Tecnologia Web I. A evolução Tecnológica Introdução à Tecnologia Web I A evolução Tecnológica Módulo 1 Objetivos dessa aula Entender a evolução dos computadores e seu papel na sociedade atual Onde e quando tudo começou? 2400ac- Ábaco 1642- Pascal

Leia mais

FB7E3J 07/03/ QUEM SOU? 2. O QUE EU QUERO? 3. O QUE EU TRAGO? 4. O QUE ESPERO. Aula Introdução. Informática Básica

FB7E3J  07/03/ QUEM SOU? 2. O QUE EU QUERO? 3. O QUE EU TRAGO? 4. O QUE ESPERO. Aula Introdução. Informática Básica CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE GUANAMBI FACULDADE GUANAMBI Disciplina: Informática Básica Aula Introdução email: pereira@portalfg.com.br 1. QUEM SOU? 2. O QUE EU QUERO? 3. O QUE EU TRAGO? 4. O QUE ESPERO

Leia mais

Informática Aplicada. Introdução

Informática Aplicada. Introdução Informática Aplicada Introdução Breve histórico da computação moderna Principais eventos 1000ac - Ábaco 1614 - Logaritmos (John Napier) 1623 - Sistema Binário (Francis Bacon) 1642 - Máquina de Turing 1946

Leia mais