Unidade II. ECONOMIA E GESTÃO DO SETOR PÚBLICO SistemaTributário e Federativo Brasileiro. Profº Msc. Marco Antonio Dias

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade II. ECONOMIA E GESTÃO DO SETOR PÚBLICO SistemaTributário e Federativo Brasileiro. Profº Msc. Marco Antonio Dias"

Transcrição

1 Unidade II ECONOMIA E GESTÃO DO SETOR PÚBLICO SistemaTributário e Federativo Brasileiro Profº Msc. Marco Antonio Dias

2 Sistema tributário brasileiro Estudaremos o sistema tributário tá i brasileiro e o sistema federativo e seus movimentos de descentralização de recursos e serviços. Em seguida, veremos como o arranjo das três esferas públicas, governo federal, estadual e municipal, trabalham desde a função de tributação à prestação de serviços. Esse debate vai da centralização de recursos, o que confere maior poder econômico ao governo federal, à sua descentralização.

3 Código tributário nacional O Código define tributo t em seu Art. 3 da seguinte forma: Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, it instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. Apesar de não aparecer como tributo nem na Constituição Federal nem no Código Tributário Brasileiro, as contribuições sociais são consideradas como tributos por vários autores. Isto decorre da importância crescente que estas contribuições passaram a ter no Brasil.

4 Tributos Para poder funcionar regulando atividades do mercado e ofertando bens públicos, o Estado precisa de receitas. Estas receitas são obtidas por meio de tributos. Ai implementação de um tributo tib t deve considerar dois aspectos fundamentais: a neutralidade e a equidade.

5 Tributos A equidade d deve ser de tal forma que garanta que indivíduos iguais recebam o mesmo tratamento equidade horizontal; Que exista algum critério capaz de diferenciar indivíduos de modo que pessoas diferentes recebam um tratamento diferente equidade vertical.

6 Critérios de equidade Citéi Critério do Benefício: Propõe atribuir i a cada indivíduo um ônus equivalente aos benefícios que ele usufrui dos programas governamentais. Critério da Capacidade de Contribuição: Defende que a repartição do ônus tributário deve ser feita em função das respectivas capacidades individuais de contribuição.

7 Classificação dos tributos Progressivo: O valor da contribuição i aumenta de forma mais que proporcional à renda. Proporcional: O valor da contribuição aumenta de forma proporcional à renda. Regressivo: O valor da contribuição aumenta de forma menos que proporcional à renda.

8 Classificação dos tributos Diretos: Os contribuintes i t são os mesmos que arcam com o ônus da respectiva contribuição. Em geral são impostos que incidem sobre o patrimônio ou a renda. Indiretos: Os contribuintes i t podem transferir total ou parcialmente o ônus da contribuição para terceiros. Em geral são impostos cuja base é a transação com mercadorias e/ou serviços.

9 Principais tributos no brasil Tributos sobre o Patrimônio: i ITR, IPTU, IPVA. Tributos sobre Fluxos de Renda: IRPF, IRRF, Contribuição para Previdência Social, IRPJ, IOF. Tributos sobre Vendas de Mercadorias e Serviços: ICMS, PIS, COFINS, II, IPI, ISS.

10 Sistema tributário brasileiro Principais i i conceitos de um sistema tributário e sua característica no Brasil: a) funcional, que é a quantidade da renda privada que assumirá a forma de salários, lucros, juros e aluguéis; b) pessoal, que é o percentual da renda (%Y) que ficará com cada percentil da população; c) regional, que sistematiza a forma como se distribuem os recursos orçamentários entre as unidades federativas (UF) e municípios;

11 Interatividade A economia brasileira i iniciou i i seu processo de industrialização de forma tardia. Sabe-se que todo processo de industrialização é seguido por um processo de: a) Exportações e desemprego dos menos preparados; b) Alta do índice de nacionalização dos produtos; c) Incentivo tributário aos pretensos investidores; d) Processo de urbanização e construção do mercado interno; e) Todas as alternativas estão corretas.

12 Breve histórico do sistema tributário A partir da Constituição i de 1891, introduziu-se o regime de separação de fontes tributárias; Com a Constituição de 1934, passaram a predominar os impostos sobre produtos, a maior fonte de receitas estaduais vinham dos impostos sobre vendas e consignações; No período 1946 a 1966, as bases da tributação passaram a ser domésticas devido ao Processo de Substituição de Importações; Os municípios passaram a ter mais dois impostos, como o selo municipal e sobre a indústria e as profissões.

13 A reforma dos anos 60 Tinha o objetivo de aumentar a receita do Estado diante do crescimento econômico organizado pelo Estado nas últimas décadas; Solucionar o problema do déficit fiscal gerado até aquele momento e possibilitar a continuidade do estímulo ao crescimento econômico; Em 1967, o Brasil já tinha um dos sistemas mais modernos devido a priorizar o IVA e não o imposto em cascata; Foram criados o IPI (federal) e o ICM (estadual), depois ICMS.

14 A reforma dos anos 60 A reformulação do sistema tributário tá i brasileiro foi dividida em 5 pontos, sendo 4 categorias de impostos e um meio de receita extra: 1) a tributação sobre o comércio exterior: esfera federal; 2) a tributação sobre o patrimônio e a renda: (IPTU) municipal, (ITBI) estadual, (ITR) e o (IR) como federais; 3) a tributação sobre a produção e a circulação: IPI, ICMS, IOF e o ISS; 4) impostos únicos: Imposto sobre Energia Elétrica; 5) receitas extras: como as contribuições do FGTS e Previdência Social.

15 Imposto sobre a renda pessoal Oi imposto sobre a renda pessoal lincide id sobre a renda das famílias ou indivíduos. Sua principal vantagem é permitir o desenho de um sistema progressivo compatível com o princípio da equidade. Uma crítica importante é o desestímulo ao trabalho causado por alíquotas muito elevadas.

16 Imposto sobre a renda pessoal Oi imposto sobre a renda édito geral quando submete, indistintamente, todas as espécies de rendimento à mesma escala para pagamento de tributos. A renda pessoal pode ser advinda do trabalho, do capital ou da posse da terra. O imposto sobre a renda do tipo geral ignora tais diferenças. O imposto sobre a renda é dito parcial quando permite, diretamente ou por meio de isenções, a exclusão do pagamento por determinadas espécies de rendimentos.

17 Imposto sobre a renda pessoal Um alto imposto sobre a renda advinda d do trabalho tende a reduzir o total de horas trabalhadas. No caso de esquemas fortemente progressivos, o efeito é maior sobre os trabalhadores mais qualificados.

18 Imposto sobre a renda do trabalho Salário Peso morto Salário pago Cunha tributária Oferta de trabalho Salário recebido Demanda por trabalho Horas trabalhadas

19 Imposto sobre a renda do capital Alíquotas muito altas sobre a renda do capital tendem a reduzir os incentivos para que as famílias poupem. Este é um problema particularmente grave em países em desenvolvimento, que precisam de poupança interna para financiar seu investimento.

20 Imposto sobre a renda do capital Juros Peso morto Juros pagos Cunha tributária Oferta de recursos (poupança) Juros recebidos Recursos emprestados Demanda por recursos (investimento)

21 Carga tributária brasileira A carga tributária tá i representa a soma de todos os impostos cobrados pelas diferentes esferas públicas (municipal, estadual e federal), sobre a renda nacional ou sobre o Produto Interno Bruto (PIB). Nos anos 1950, a carga tributária era de aproximadamente 18,7%; nos anos 1960, era 25%; e, nos anos 1980, era 26,5%. Já no período de 1990 em diante, a carga tributária passou a subir para 29%, até alcançar, no ano de 2006, o valor de 34,12% do PIB nacional

22 Interatividade No Brasil a receita do governo está dividida idid em Receita Tributária Bruta (RTB) e Receita Tributária Disponível (RTD); para a União e as Unidades Federativas, a RTB é maior que a RTD, e para os municípios a RTB é menor que a RTD; por quê? a) Pelo tamanho das alíquotas; b) Pelas transferências intraníveis; c) Pela capacidade arrecadatória; d) Todas as alternativas estão corretas; e) Somente as alternativas b e c estão corretas.

23 Produto da economia PIB: o valor total da produção de bens finais e serviços gerados dentro dos limites geográficos de uma economia, durante um determinado período de tempo. PNB: valor total de renda recebida pelos residentes domésticos, num determinado período de tempo. PNB = PIB + RLRE Onde: RLRE = Receita Líquida Recebida do Exterior

24 Produto da economia PIB BR PNB Ex. Indústrias de Máquinas e Ferramentas Romi seus proprietários são residentes no Brasil e há fábricas no Brasil e no exterior: PIB (do Brasil) = Produção no Brasil PNB (do Brasil)= Produção no Brasil e no Exterior

25 Produto da economia PIB = C + I + G + (X-M) C = Consumo I = Investimento G = Aquisições do Governo X = Exportações M = Importações PIB Brasil (2005) = 2,04 trilhões de Reais 49% serviços 35% indústria 7% agronegócio 9% impostos

26 Carga tributária total

27 Carga tributária federal

28 Composição de receita tributária

29 A distribuição da receita tributária A receita do governo está dividida idid em Receita Tributária Bruta (RTB) e Receita Tributária Disponível (RTD); Para a União e as Unidades Federativas, a RTB é maior que a RTD, e para os municípios, i a RTB é menor que a RTD devido a receber repasses orçamentários das duas outras esferas.

30 Principais impostos e participação por esferas de governo (%) Esferas de governo Antes da Constituição de 1988 Feder al Estadu al Municip al Depois da Constituição de 1988 Feder al Estadu al Munici pal A. Federal Imposto de Renda ,5 22,5 IPI Imposto de Importação IOF B. Estadual ICMS IPVA ITBI IR Adicional 100 C. Municipal ISS IPTU

31 Interatividade No Brasil a composição da Receita Tributária após os anos 90, apresenta uma significativa melhora na arrecadação dos tributos: a) Relacionado a produção industrial; b) Relacionado a produção de serviços; c) Relacionado a PF e PJ, incluindo contribuições; d) Relacionado a circulação de mercadorias; e) Nenhuma das alternativas está correta.

32 A distribuição da receita tributária No que diz respeito à extrema centralização do sistema, vale ressaltar a perda de autonomia dos estados e municípios, não apenas com relação à queda do volume de recursos transferidos pela União, mas também à imposição de vinculações desses recursos. Esses repasses são conhecidos como Fundo de Participação Estadual (FPE) e Fundo de Participação Municipal (FPM).

33 Repasses orçamentários Na década d de 1960, o governo federal, através da ditadura militar, e com maior poder centralizador, conseguia reduzir os repasses; Porém, no final dos anos 1970, os repasses para os FPE e FPM foram de 6% para 9%. Já em 1983, elevou para 13,5%, e para 16% de 1985 em diante, devido à questão de legitimação da ditadura através do poder econômico.

34 Sistema tributário: problemas e desafios O problema no Brasil não é a questão de sua carga tributária ser elevada (34,1% em 2006), mas sim o não-retorno dessa cobrança nas formas de bons sistemas de saúde, educação, segurança; Outro debate em questão, além do percentual da taxa cobrada em relação ao PIB, é a base de cobrança dos impostos. Por exemplo, no Brasil, a maior parte da arrecadação via impostos vem da cobrança do ICMS, ou seja, a produção e circulação de mercadorias são as atividades mais oneradas.

35 Sistema tributário: problemas e desafios O debate sobre a reforma tributária tá i deve se pautar pela garantia de uma arrecadação compatível com as NFSP e a competitividade dos produtos nacionais, através: a) da alteração do ICMS (Legislação Nacional Única e Arrecadação Estadual); b) da eliminação dos impostos acumulativos; e c) da formação de um super com a soma do IVA mais o Imposto sobre Vendas e Varejo (IVV), cujo comércio eletrônico prescinde da etapa varejista.

36 Sistema federativo e a descentralização do estado brasileiro O sistema federativo brasileiro tem a estrutura de três esferas; é composta por uma esfera federal, 26 estaduais e municipais. O Brasil é um país continental, dividido em cinco regiões (Norte, Nordeste, Centro- Oeste, Sudeste e Sul), e cada uma delas exerce seu poder junto à esfera federal por recursos orçamentários. Descentralizar é determinar qual esfera de governo pode administrar de forma mais eficiente os impostos, os gastos, as transferências, a regulação e outras funções públicas.

37 Fundamentos teóricos da descentralização Fatores econômicos, que cuidam da alocação de recursos mais eficientes, que é o principal objetivo da descentralização; Fatores culturais, políticos e institucionais, em que temos a descentralização como um instrumento de maior integração social, em que se busca o envolvimento dos cidadãos nos rumos do desenvolvimento local e da comunidade. Fatores geográficos, que contextualizam o Brasil como um país continental, o que leva a descentralização a gerar ganhos de eficiência ao atender às demandas de certo tipo de bens e serviços públicos por parte da população local.

38 Modelos de descentralização Ad descentralização possui idois modelos, sendo eles: Modelo do principal agente o contrato entre governo central, estados e municípios, em que o primeiro faz transferências e as esferas subnacionais i ofertam bens e serviços públicos; Modelo da eleição pública, cuja participação cidadã pelo voto controla o desempenho político na geração de bens e serviços.

39 Casos de centralização como solução... ou não... a) Função alocativa ao melhorar a provisão e alocação de recursos, que, por sua vez, melhora o bem-estar local; b) Função distributiva pode ter o mesmo movimento apontado no item a, em que a implementação de programas de transferência de renda também pode resultar em migrações e elevação dos custos sociais para a prefeitura local; c) Função estabilizadora temos a autonomia subnacional não alinhada aos objetivos nacionais que podem prejudicar os objetivos de estabilização econômica do governo federal.

40 Interatividade No Brasil, a maior parte da arrecadação via impostos vem da cobrança do ICMS, ou seja, a produção e circulação de mercadorias são as atividades mais oneradas. Qual o real problema dessa forma de tributação? a) O tamanho da alíquota; b) A falta de coesão nas alíquotas entre os estados da federação; c) Sua característica regressiva; d) Sua característica progressiva; e) Nenhuma das alternativas está correta.

41 ATÉ A PRÓXIMA!

Unidade I. Economia e Gestão do. Prof. Maurício Felippe Manzalli

Unidade I. Economia e Gestão do. Prof. Maurício Felippe Manzalli Unidade I Economia e Gestão do Setor Público Prof. Maurício Felippe Manzalli Estado De onde surge a palavra? O que essa expressão significa? O que quer representar? Qual a relação entre o Estado e a Qual

Leia mais

Proposta de Reforma do Modelo Brasileiro de Tributação de Bens e Serviços. Bernard Appy Diretor do Centro de Cidadania Fiscal - CCiF

Proposta de Reforma do Modelo Brasileiro de Tributação de Bens e Serviços. Bernard Appy Diretor do Centro de Cidadania Fiscal - CCiF Proposta de Reforma do Modelo Brasileiro de Tributação de Bens e Serviços Bernard Appy Diretor do Centro de Cidadania Fiscal - CCiF Introdução Distorções do Sistema Tributário Elevada litigiosidade Custo

Leia mais

Aula 5 Teoria da Tributação e Gastos Públicos

Aula 5 Teoria da Tributação e Gastos Públicos Aula 5 Teoria da Tributação e Gastos Públicos Curso: Tendências Contemporâneas na Gestão do Orçamento Público - Módulo Básico Profª Drª Fernanda Graziella Cardoso email: fernanda.cardoso@ufabc.edu.br Março/2014

Leia mais

Direito Tributário Analista - TRF - 4ª fase

Direito Tributário Analista - TRF - 4ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Tributário Analista - TRF - 4ª fase Tributos: Classificação e Características Período 2014-2016 1) CESGRANRIO Analista FINEP (2014) Segundo o Código Tributário

Leia mais

25/04/2015. Noções Básicas do Direito Tributário ESCRITURAÇÃO FISCAL ESCRITURAÇÃO FISCAL. Davi Calado 25/04/2015

25/04/2015. Noções Básicas do Direito Tributário ESCRITURAÇÃO FISCAL ESCRITURAÇÃO FISCAL. Davi Calado 25/04/2015 ESCRITURAÇÃO FISCAL ESCRITURAÇÃO FISCAL Noções Básicas do Direito Tributário Pr Davi Calado 1 Conteúdo Programático 1. Introdução: Noções Básicas do Direito Tributário 2. Aspectos Básicos do ISSQN 3. Aspectos

Leia mais

Distorções do Sistema tributário Brasileiro. VII Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto Natal, 18 de Outubro de 2017

Distorções do Sistema tributário Brasileiro. VII Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto Natal, 18 de Outubro de 2017 Distorções do Sistema tributário Brasileiro. VII Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto Natal, 18 de Outubro de 2017 Roteiro Distorções do Sistema Tributário 2 Carga Tributária

Leia mais

Proposta de Reforma do Modelo Brasileiro de Tributação de Bens e Serviços

Proposta de Reforma do Modelo Brasileiro de Tributação de Bens e Serviços Proposta de Reforma do Modelo Brasileiro de Tributação de Bens e Serviços Julho de 2018 Introdução Modelo brasileiro vs IVA 2 Há um quase consenso de que o melhor modelo de tributação do consumo de bens

Leia mais

Teoria da Tributação Tributação da Renda e do Patrimônio

Teoria da Tributação Tributação da Renda e do Patrimônio Prof. Roberto Quiroga Mosquera 2016 Teoria da Tributação Tributação da Renda e do Patrimônio Aspectos econômicos da tributação do capital Tributação elevada Tributação irrisória Capital Eficiência Econômica

Leia mais

Unidade I Teoria Geral dos Tributos. Capítulo 1 Conceito de Tributo e suas Espécies...3. Capítulo 2 Os Impostos Capítulo 3 As Taxas...

Unidade I Teoria Geral dos Tributos. Capítulo 1 Conceito de Tributo e suas Espécies...3. Capítulo 2 Os Impostos Capítulo 3 As Taxas... S u m á r i o Unidade I Teoria Geral dos Tributos Capítulo 1 Conceito de Tributo e suas Espécies...3 1.1. Conceito de Tributo... 3 1.2. As Espécies Tributárias... 8 Capítulo 2 Os Impostos... 18 2.1. Teoria

Leia mais

TAXAS Art. 145, II e 2º, CF e arts. 77 a 80, CTN

TAXAS Art. 145, II e 2º, CF e arts. 77 a 80, CTN CONCEITO DE INGRESSO PÚBLICO ORIGINÁRIO PRÓPRIO REPARAÇÕES DE GUERRA DEFINIÇÃO DE TRIBUTOS Art. 3, CTN TRIBUTO É TODA PRESTAÇÃO PECUNIÁRIA PENALIDADES COMPULSÓRIA INGRESSO PÚBLICO DERIVADO EM MOEDA OU

Leia mais

Choaib, Paiva ejusto Advogados Associados

Choaib, Paiva ejusto Advogados Associados Choaib, Paiva ejusto Advogados Associados O CONTEÚDO DESTA APRESENTAÇÃO NÃO TEM O OBJETIVO DE SER RECOMENDAÇÃO TÉCNICA OU PARECER LEGAL SOBRE O ASSUNTO DISCUTIDO. RECOMENDAMOS QUE AS QUESTÕES LEGAIS RELACIONADAS

Leia mais

Documento de Visão. Projeto T2Ti ERP Lite Tributação

Documento de Visão. Projeto T2Ti ERP Lite Tributação Documento de Visão T2Ti ERP Lite Tributação Versão 1.0 Tributação Histórico de Alterações Data Versão Descrição Autor 31/05/2017 1.0 Primeira versão do documento. Albert Eije Introdução Este documento

Leia mais

SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL E

SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL E SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL E SEGURIDADE - DIEESE - REUNIÃO DA DSND Rosane Maia 17 de junho de 2009 SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL E SEGURIDADE APRESENTAÇÃO: I - A EXPERIÊNCIA DO OBSERVATÓRIO DE EQUIDADE

Leia mais

Carga Tributária Bruta de 2017 e a Receita Disponível dos Entes Federados

Carga Tributária Bruta de 2017 e a Receita Disponível dos Entes Federados Estudos Técnicos/CNM maio de 2018 Carga Tributária Bruta de 2017 e a Receita Disponível dos Entes Federados I - Introdução A carga tributária é a parcela de recursos que os Governos retiram compulsoriamente

Leia mais

CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO Prof. Cássio Marques da Silva 2016 TRIBUTOS Modalidades 1 Anteriormente vimos que... Estado bem-comum recursos financeiros (dinheiro); Dinheiro tributos, empréstimos, repasses, leilões; Tributo 2 tipos:

Leia mais

DESENVOLVIMENTO REGIONAL REFORMA TRIBUTÁRIA RIA E. Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Coordenador da Administração Tributária

DESENVOLVIMENTO REGIONAL REFORMA TRIBUTÁRIA RIA E. Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Coordenador da Administração Tributária REFORMA TRIBUTÁRIA RIA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL Expositor: OTAVIO FINEIS JUNIOR Coordenador da Administração Tributária do Estado de São Paulo Distribuição Percentual da carga tributária entre 1990 e

Leia mais

CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO CONTABILIDADE E Prof. Cássio Marques da Silva 2017 TRIBUTOS Modalidades MODALIDADES DE TRIBUTOS Como vimos tributo seria a receita do Estado, que pode estar ou não vinculada a uma contra-prestação. Entretanto

Leia mais

SUMÁRIO. Apresentação, xiii

SUMÁRIO. Apresentação, xiii SUMÁRIO Apresentação, xiii 1 A Contabilidade e a Gestão Tributária, 1 1.1 Introdução, 1 1.2 Os objetivos da atividade de gestão tributária, 1 1.3 Características profissionais exigidas para o cargo de

Leia mais

NOÇÕES GERAIS SOBRE IMPOSTOS. NELSON ROCHA Presidente do CRC-RJ

NOÇÕES GERAIS SOBRE IMPOSTOS. NELSON ROCHA Presidente do CRC-RJ NELSON ROCHA TRIBUTOS CONCEITO FUNÇÃO SOCIAL EDUCAÇÃO FISCAL CARGA TRIBUTÁRIA NACIONAL PIB em 2004 de R$ 1,769 trilhões; Carga Tributária de R$ 638 bilhões; De cada R$ 100 produzidos no país, cerca de

Leia mais

Sumário. ABREVIATURAS Capítulo 1 TRIBUTO: CONCEITO E ESPÉCIES COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 45

Sumário. ABREVIATURAS Capítulo 1 TRIBUTO: CONCEITO E ESPÉCIES COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 45 ABREVIATURAS... 11 Capítulo 1 TRIBUTO: CONCEITO E ESPÉCIES... 13 1. Conceito de tributo...13 1.1. Prestação pecuniária, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir...13 1.2. Prestação compulsória...14

Leia mais

A Proposta de Emenda Constitucional nº 45, de 2019

A Proposta de Emenda Constitucional nº 45, de 2019 A Proposta de Emenda Constitucional nº 45, de 2019 Junho de 2019 Introdução Padrão internacional de tributação do consumo 2 Há um quase consenso de que o melhor modelo de tributação do consumo de bens

Leia mais

Instrumentos de Política Econômica

Instrumentos de Política Econômica UFRJ / CCJE / IE / CEPP Introdução à Política Macroeconômica Instrumentos de Política Econômica Setor Público e Política Fiscal Giambiagi e Além (caps.1e2) Vasconcellos (cap.15) 01/07/2017 Política Fiscal

Leia mais

Planejamento Tributário Empresarial

Planejamento Tributário Empresarial Planejamento Tributário Empresarial 21/02/2016 Profa. Silvia Bertani M O M E N T O D E R E F L E X Ã O 21/02/2016 Profa. Silvia Bertani 21/02/2016 Profa. Silvia Bertani Planejamento Tributário atividade

Leia mais

REFORMA TRIBUTÁRIA QUE O ESTADO DO CEARÁ QUER. Maio de 2018

REFORMA TRIBUTÁRIA QUE O ESTADO DO CEARÁ QUER. Maio de 2018 MAIO DE 2018 1 REFORMA QUE O ESTADO DO CEARÁ QUER Maio de 2018 2 PROPOSTA DE REFORMA DO SINDICATO DOS FAZENDÁRIOS DO CEARÁ-SINTAF 3 1- ALTERAÇÃO DO PACTO FEDERATIVO Sobre este ponto, o SINTAF defende o

Leia mais

Fatores para o cálculo do preço de exportação

Fatores para o cálculo do preço de exportação Fatores para o cálculo do preço de exportação No cálculo do preço de exportação devem ser levados em conta, entre outros fatores: IPI - IMUNIDADE do Imposto sobre Produtos Industrializados, na saída de

Leia mais

Workshop da FEA/USP sobre a Proposta de Reforma do. Sistema Tributário Brasileiro. Reforma Tributária. Abril de São Paulo. Ministério da Fazenda

Workshop da FEA/USP sobre a Proposta de Reforma do. Sistema Tributário Brasileiro. Reforma Tributária. Abril de São Paulo. Ministério da Fazenda Reforma Tributária Workshop da FEA/USP sobre a Proposta de Reforma do Sistema Tributário Brasileiro São Paulo Abril de 2009 1 Objetivos da Reforma Tributária O objetivo do projeto de Reforma Tributária

Leia mais

Simplificação Tributária

Simplificação Tributária Simplificação Tributária Apresentação para o seminário Ambiente de Negócios: Segurança Jurídica, Transparência e Simplicidade Bernard Appy Setembro de 2016 2 Distorções do Sistema Tributário Brasileiro

Leia mais

5. Política Fiscal e déficit público

5. Política Fiscal e déficit público 5. Política Fiscal e déficit público 5.1 Política fiscal (tributação e gastos) 5.2 conceito de déficit público 5.3 evolução do déficit público no Brasil 5.4 relação entre déficit público, taxa de juros

Leia mais

Novo Imposto sobre Bens e Serviços - IBS. Nelson Machado

Novo Imposto sobre Bens e Serviços - IBS. Nelson Machado Novo Imposto sobre Bens e Serviços - IBS Nelson Machado Belo Horizonte, 16 de Agosto de 2018 Diretivas para a Reforma Tributação do consumo de bens e serviços Distorções do modelo atual Proposta de Reforma

Leia mais

REFORMA TRIBUTÁRIA 2

REFORMA TRIBUTÁRIA 2 1 REFORMA TRIBUTÁRIA 2 TRIBUTOS 3 UNIÃO ESTADOS/DF MUNICÍPIOS/DF. IMPOSTOS. IMPOSTOS. IMPOSTOS. IMPORTAÇÕES. EXPORTAÇÕES. PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS. RENDA. IOF (Operações Financeiras). ITR (Propiedades

Leia mais

Tributos Federais e as Administrações Tributárias Municipais. Henrique Jorge Freitas da Silva

Tributos Federais e as Administrações Tributárias Municipais. Henrique Jorge Freitas da Silva Tributos Federais e as Administrações Tributárias Municipais Henrique Jorge Freitas da Silva Arrecadação Carga Tributária Bruta 2014 e 2015 (R$ bilhões) Componentes 2014 2015 PIB 5.687,31 5.904,33 Arrecadação

Leia mais

Carga Tributária Global no Brasil em 2010

Carga Tributária Global no Brasil em 2010 1 Carga Tributária Global no Brasil em 2010 José Roberto R. Afonso e Kleber Castro Com apoio de: Marcia Monteiro, Taiana Castro, André Castro e Vivan Almeida Setembro de 2011 A crise financeira internacional

Leia mais

Aula 01/04 DIREITO TRIBUTÁRIO 1ª FASE OAB

Aula 01/04 DIREITO TRIBUTÁRIO 1ª FASE OAB Aula 01/04 DIREITO TRIBUTÁRIO 1ª FASE OAB Artigo 3º do CTN Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída

Leia mais

Reforma Tributária: - Diagnóstico - Objetivos da reforma - Proposta para debate

Reforma Tributária: - Diagnóstico - Objetivos da reforma - Proposta para debate Reforma Tributária: - Diagnóstico - Objetivos da reforma - Proposta para debate Apresentação preparada para a reunião com os Governadores Março - 2007 1 Sistema Tributário e Desenvolvimento A complexidade

Leia mais

CURSO JURÍDICO FMB CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DOS MÓDULOS

CURSO JURÍDICO FMB CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DOS MÓDULOS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DOS MÓDULOS Sumário DIREITO TRIBUTÁRIO... DIREITO TRIBUTÁRIO PROFS. GUILHERME ADOLFO DOS SANTOS MENDES E DIMAS MONTEIRO DE BARROS MÓDULO I Direito Tributário - Conceito; Tributo -

Leia mais

Tributária Bruta

Tributária Bruta Evolução da Carga Tributária Bruta 1990 2009 Setembro de 2010 1 Os INFORMATIVOS ECONÔMICOS da (SPE) são elaborados a partir de dados de conhecimento público, cujas fontes primárias são instituições autônomas,

Leia mais

Direito Tributário

Direito Tributário Direito Tributário 01. Sobre a competência Tributária, compete privativamente a União, exceto, a instituição dos tributos: a) Contribuição de Melhoria, decorrente de obra pública b) importação de produtos

Leia mais

CAPÍTULO 1 Tributo: Conceito e Classificações... 17

CAPÍTULO 1 Tributo: Conceito e Classificações... 17 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 Tributo: Conceito e Classificações... 17 1. Receitas originárias e receitas derivadas... 17 2. O conceito constitucional de tributo... 18 3. Análise do conceito do art. 3º do CTN...

Leia mais

PROPOSTA DE REFORMA TRIBUTÁRIA NOTAS EXPLICATIVAS

PROPOSTA DE REFORMA TRIBUTÁRIA NOTAS EXPLICATIVAS PROPOSTA DE REFORMA TRIBUTÁRIA NOTAS EXPLICATIVAS A PEC apresentada prevê: Extinção de tributos: IPI, IOF, CSLL, PIS, Pasep, Cofins, Salário-Educação, Cide- Combustíveis, todos federais; ICMS estadual;

Leia mais

Proposta de Reforma do Modelo Brasileiro de Tributação de Bens e Serviços

Proposta de Reforma do Modelo Brasileiro de Tributação de Bens e Serviços Proposta de Reforma do Modelo Brasileiro de Tributação de Bens e Serviços Apresentação para o Fórum de Debates: Novo Regime Fiscal e Reforma Tributária: Efeitos na Saúde Bernard Appy Setembro de 2017 Introdução

Leia mais

Reforma Tributária e Seguridade Social

Reforma Tributária e Seguridade Social Reforma Tributária e Seguridade Social Audiência da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados Brasília 31 de março de 2009 1 Objetivos da Reforma Tributária ria Econômicos Sociais

Leia mais

UNIDADE III TRIBUTAÇÃO RECEITA PÚBLICA ORÇAMENTO PÚBLICO. Orçamento Público. Orçamento Público

UNIDADE III TRIBUTAÇÃO RECEITA PÚBLICA ORÇAMENTO PÚBLICO. Orçamento Público. Orçamento Público ORÇAMENTO PÚBLICO UNIDADE III TRIBUTAÇÃO RECEITA PÚBLICA 112 Principais categorias de tributos Do ponto de vista da base econômica, os tributos podem ser classificados em três grandes categorias: Impostos

Leia mais

O modelo de IVA é o mais apropriado ao contexto brasileiro?

O modelo de IVA é o mais apropriado ao contexto brasileiro? O modelo de IVA é o mais apropriado ao contexto brasileiro? Apresentação para o GEP/FGV Bernard Appy Janeiro de 2018 Introdução O que é um bom sistema tributário? 2 As características de um bom sistema

Leia mais

PIS e COFINS. Aspectos conceituais. Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto

PIS e COFINS. Aspectos conceituais. Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto PIS e COFINS Aspectos conceituais Núcleo de Estudos em Controladoria e Contabilidade Tributária Prof. Amaury

Leia mais

REFORMAS TRIBUTÁRIA PARA UM BRASIL MAIS JUSTO

REFORMAS TRIBUTÁRIA PARA UM BRASIL MAIS JUSTO REFORMAS TRIBUTÁRIA PARA UM BRASIL MAIS JUSTO Dão Real Pereira dos Santos Instituto Justiça Fiscal IJF www.ijf.org.br BRASIL UM ESTADO SOCIAL EM CONSTRUÇÃO Pilares do Estado Social: Seguridade Educação

Leia mais

Reforma Tributária: - Diagnóstico - Objetivos da reforma - Proposta para debate

Reforma Tributária: - Diagnóstico - Objetivos da reforma - Proposta para debate Reforma Tributária: - Diagnóstico - Objetivos da reforma - Proposta para debate Abril - 2007 1 Sistema Tributário e Desenvolvimento A complexidade e a falta de neutralidade do sistema tributário brasileiro

Leia mais

COMENTÁRIOS AUDITOR DE TRIBUTOS ISS GOIÂNIA

COMENTÁRIOS AUDITOR DE TRIBUTOS ISS GOIÂNIA FINANÇAS PÚBLICAS PROFESSOR FLÁVIO SOUSA PROVA GRUPO I QUESTÃO 26 Podem ser considerados exemplos de medidas de política fiscal para conter a inflação de demanda: (A) a redução dos gastos do governo e

Leia mais

PEsQUIsA sobre FINANCIAMENTo DA EDUCAÇÃo No BRAsIL

PEsQUIsA sobre FINANCIAMENTo DA EDUCAÇÃo No BRAsIL PEsQUIsA sobre FINANCIAMENTo DA EDUCAÇÃo No BRAsIL Cenário das Principais Receitas Brasileiras Janeiro 2017 Realização: Apoio: EQUIPE Ursula Dias Peres Professora dos Programas de Mestrado e Graduação

Leia mais

Direito e Legislação. Prof.ª Rosélia Souza

Direito e Legislação. Prof.ª Rosélia Souza Direito e Legislação Prof.ª Rosélia Souza roseliaoliveira@ifsul.edu.br 2 DIREITO TRIBUTÁRIO: CONCEITOS Este ramo do Direito trata do estabelecimento de um conjunto sistematizado de normas para controlar

Leia mais

Resumo Proposta de Reforma Tributária Deputado Luiz Carlos Hauly

Resumo Proposta de Reforma Tributária Deputado Luiz Carlos Hauly Resumo Proposta de Reforma Tributária Deputado Luiz Carlos Hauly 05 de setembro de 2017 2 Extinção de nove tributos: ICMS / ISS / IPI / IOF / Cofins / PIS-Pasep / CSLL CIDE-Combustíveis / Salário Educação

Leia mais

A CARGA TRIBUTÁRIA BRUTA BRASILEIRA DE 2014 E A RECEITA DISPONÍVEL POR ENTE DA FEDERAÇÃO

A CARGA TRIBUTÁRIA BRUTA BRASILEIRA DE 2014 E A RECEITA DISPONÍVEL POR ENTE DA FEDERAÇÃO 1 A CARGA TRIBUTÁRIA BRUTA BRASILEIRA DE 2014 E A RECEITA DISPONÍVEL POR ENTE DA FEDERAÇÃO Introdução A carga tributária é a parcela de recursos que o Estado retira compulsoriamente dos indivíduos e empresas

Leia mais

SUMÁRIO. Abreviaturas... 13

SUMÁRIO. Abreviaturas... 13 SUMÁRIO Abreviaturas... 13 Capítulo 1 Tributo: Conceito e Espécies... 15 1. Conceito de tributo... 15 1.1. Prestação pecuniária, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir... 15 1.2. Prestação compulsória...

Leia mais

Direito Tributário. Repartição das Receitas Tributárias. Professora Giuliane Torres.

Direito Tributário. Repartição das Receitas Tributárias.  Professora Giuliane Torres. Direito Tributário Repartição das Receitas Tributárias Professora Giuliane Torres www.acasadoconcurseiro.com.br www.estudaquepassa.com.br Direito Tributário REPARTIÇÃO DAS RECEITAS TRIBUTÁRIAS REPASSE

Leia mais

CENÁRIO FUTURO PARA OS MUNICÍPIOS E AS DESPESAS LEGISLATIVAS

CENÁRIO FUTURO PARA OS MUNICÍPIOS E AS DESPESAS LEGISLATIVAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CÂMARAS MUNICIPAIS Brasília agosto de 2011 CENÁRIO FUTURO PARA OS MUNICÍPIOS E AS DESPESAS LEGISLATIVAS François E. J. de Bremaeker Consultor da Associação Transparência Municipal

Leia mais

2.9 Tributação. Por que Tributação? Comparação Internacional

2.9 Tributação. Por que Tributação? Comparação Internacional 2.9 Tributação Por que Tributação? Um sistema tributário oneroso e complexo reduz a competitividade e desestimula investimentos. O Brasil tem uma das maiores cargas tributárias entre países em estágios

Leia mais

Eficiência AMCHAM e Simplificação Tributária

Eficiência AMCHAM e Simplificação Tributária www.pwc.com.br Eficiência e Simplificação Tributária Eficiência e Simplificação Tributária 27 de Setembro de 2016 Sistema Tributário Nacional e seus reflexos no ambiente de negócios e competitividade Carga

Leia mais

Instrumentos de Política Econômica

Instrumentos de Política Econômica UFRJ / CCJE / IE / PPED Teoria Econômica II Instrumentos de Política Econômica Setor Público e Política Fiscal Giambiagi e Além (caps.1e2) Vasconcellos (cap.15) 29/03/17 Política Fiscal Referencial teórico

Leia mais

VII CONGRESSO MINEIRO DE VEREADORES

VII CONGRESSO MINEIRO DE VEREADORES VII CONGRESSO MINEIRO DE VEREADORES SITUAÇÃO FINANCEIRA DOS MUNICÍPIOS EM FACE DO REEQUILÍBRIO FEDERATIVO Março/2017 Palestrante: Antônio José Calhau de Resende FORMAS DE ESTADO: Estado Federal ou Federação:

Leia mais

Quadros Resumo. Quadro Resumo: Matérias reservadas à Lei Complementar

Quadros Resumo. Quadro Resumo: Matérias reservadas à Lei Complementar Quadros Resumo Quadro Resumo: Matérias reservadas à Lei Complementar Tributo(s) Hipótese(s) CF88 (artigo) Todos Dispor sobre conflitos de competência 146, I Todos Regular as limitações ao Poder de Tributar

Leia mais

introdução Direito Tributário

introdução Direito Tributário introdução Tributo: Conceito e Classificação. Sistema Constitucional Tributário Soberania Poder de Tributar Poder absoluto dentro de um território Soberania Poder de Tributar Poder de fato de exigir uma

Leia mais

Painel 1: Tributação do Consumo. Reforma Tributária e Federação

Painel 1: Tributação do Consumo. Reforma Tributária e Federação Reforma Tributária no Brasil e as perspectivas para o avanço da questão em 2017 Painel 1: Tributação do Consumo Reforma Tributária e Federação 10.10.2017 Professor: Leonardo de Andrade Costa Algumas indagações

Leia mais

Gastos Tributários no Brasil

Gastos Tributários no Brasil II Workshop de Gastos Tributários Brasília - DF Gastos Tributários no Brasil Raimundo Eloi de Carvalho Coordenador de Previsão e Análise da Receita Federal do Brasil Sumário 1. Estimativa dos Gastos Tributários

Leia mais

Financiamento da Saúde. Fortaleza, 15 de maio de 2015.

Financiamento da Saúde. Fortaleza, 15 de maio de 2015. Financiamento da Saúde Fortaleza, 15 de maio de 2015. BASE LEGAL Constituição Federal Lei 8080 / 8142 Lei Complementar n. 141 (Regulamentação EC 29) EC 86 Linha do tempo do financiamento do SUS EC Nº 29

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Demonstração do Resultado do Exercício. Tributos Parte 1. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Demonstração do Resultado do Exercício. Tributos Parte 1. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Demonstração do Resultado do Exercício Prof. Cláudio Alves O Código Tributário Nacional Brasileiro, em seu artigo 3º conceitua tributo como sendo toda prestação pecuniária compulsória,

Leia mais

Financiamento da Saúde

Financiamento da Saúde Financiamento da Saúde Eduany W. S. Callegaro Res. Gestão Hospitalar HU/UFJF E-mail: residecoadm.hu@ufjf.edu.br FINANCIAMENTO DA SAÚDE Garantir a universalidade e integralidade diante de um cenário de

Leia mais

Fato Gerador. fato que gera a obrigação tributária. Refere-se à concretização da hipótese de incidência Deve ser definido em lei Exemplos:

Fato Gerador. fato que gera a obrigação tributária. Refere-se à concretização da hipótese de incidência Deve ser definido em lei Exemplos: Fato Gerador fato que gera a obrigação tributária. Refere-se à concretização da hipótese de incidência Deve ser definido em lei Exemplos: Prestar serviços (ISS) Fazer circular mercadorias (ICMS) Receber

Leia mais

REFORMAS TRIBUTÁRIAS: PROPOSTAS EM DEBATE

REFORMAS TRIBUTÁRIAS: PROPOSTAS EM DEBATE REFORMAS TRIBUTÁRIAS: PROPOSTAS EM DEBATE Celso de Barros Correia Neto José Evande Carvalho Araujo (Consultores Legislativos Área III) 13/6/2019 Que é uma reforma tributária? Reforma Tributária: noção

Leia mais

Direito Tributário. Aula 09. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Direito Tributário. Aula 09. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Direito Tributário Aula 09 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

Grupo de Discussão. Revista Capital Aberto

Grupo de Discussão. Revista Capital Aberto Grupo de Discussão Revista Capital Aberto Reforma Tributária Julho/2017 Visão Histórica Sistema Tributário Brasileiro Visão histórica Sistema tributário brasileiro Baseado na EC 18, fixa normas gerais

Leia mais

Guia de. Tributação GUIA DA FARMÁCIA

Guia de. Tributação GUIA DA FARMÁCIA Guia de Tributação A tributação tem sido um campo não muito amigável de muitos empresários no Brasil, mas é preciso dominar o assunto, para que a saúde do negócio não fique comprometida. Veja a seguir

Leia mais

ASPECTOS JURÍDICOS E TRIBUTÁRIOS NA COMPRA DE ENERGIA NO MERCADO LIVRE. Julho / 2005

ASPECTOS JURÍDICOS E TRIBUTÁRIOS NA COMPRA DE ENERGIA NO MERCADO LIVRE. Julho / 2005 ASPECTOS JURÍDICOS E TRIBUTÁRIOS NA COMPRA DE ENERGIA NO MERCADO LIVRE Julho / 2005 TRIBUTOS QUE PODERÃO INCIDIR SOBRE A ENERGIA ELÉTRICA Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Imposto

Leia mais

CRÉDITOS EM CIRCULAÇÃO

CRÉDITOS EM CIRCULAÇÃO Balanço Patrimonial - Ativo - PODER EXECUTIVO 1 ATIVO = (51+52) 27.189.028,04 2 ATIVO FINANCEIRO = (3+7) 4.658.305,23 3 DISPONÍVEL = (4+5+6) 4.658.305,23 4 Caixa 3.450,90 5 Bancos c/ Movimento 4.654.854,33

Leia mais

O PRINCÍPIO DA CAPACIDADE CONTRIBUTIVA E OS IMPOSTOS DIRETOS E INDIRETOS

O PRINCÍPIO DA CAPACIDADE CONTRIBUTIVA E OS IMPOSTOS DIRETOS E INDIRETOS O PRINCÍPIO DA CAPACIDADE CONTRIBUTIVA E OS IMPOSTOS DIRETOS E INDIRETOS Giovana JERONIMO 1 Wesley TEIXEIRA 2 RESUMO: através de um breve apontamento teórico, o presente estudo buscou analisar o princípio

Leia mais

MODELAGEM FISCAL E TRIBUTOS OPORTUNIDADES E DESAFIOS. Alessandro Dessimoni

MODELAGEM FISCAL E TRIBUTOS OPORTUNIDADES E DESAFIOS. Alessandro Dessimoni MODELAGEM FISCAL E TRIBUTOS OPORTUNIDADES E DESAFIOS Alessandro Dessimoni Temas abordados 1. Alta carga tributária; 2. A burocracia e entraves da legislação; 3. Interpretação restritiva do Fisco sobre

Leia mais

ICMS PERSONALIZADO (ICMS-P)

ICMS PERSONALIZADO (ICMS-P) ICMS PERSONALIZADO (ICMS-P) Um imposto moderno, eficiente e equitativo JUNHO 2017 ORIGEM DOS IMPOSTOS SOBRE O CONSUMO Eram pouco utilizados até inicio século XX; Cenário muda após I Guerra Mundial Substituem

Leia mais

PVG + SINICON Conference. Os Presidenciáveis e suas Propostas Tributárias: Impactos sobre a Indústria da Construção Pesada

PVG + SINICON Conference. Os Presidenciáveis e suas Propostas Tributárias: Impactos sobre a Indústria da Construção Pesada PVG + SINICON Conference Os Presidenciáveis e suas Propostas Tributárias: Impactos sobre a Indústria da Construção Pesada Agenda Eleições 2018: Propostas de reforma tributária dos presidenciáveis Principais

Leia mais

BASE DE CÁLCULO E APLICAÇÃO MÍNIMA PELOS ENTES FEDERADOS EM AÇÕES E SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE

BASE DE CÁLCULO E APLICAÇÃO MÍNIMA PELOS ENTES FEDERADOS EM AÇÕES E SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE PELOS ENTES FEDERADOS EM AÇÕES E SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE A Constituição Federal de 1988 determina em seu art. 198 que: 1º. O sistema único de saúde será financiado, nos termos do art. 195, com recursos

Leia mais

Reforma Tributária: ria: a proposta do Executivo e a visão do setor empresarial

Reforma Tributária: ria: a proposta do Executivo e a visão do setor empresarial Reforma Tributária: ria: a proposta do Executivo e a visão do setor empresarial Brasília Fevereiro 2008 Reforma Tributária e crescimento A iniciativa do Executivo tem dois méritos: Recolocar o tema na

Leia mais

Proposta de Reforma do Modelo Brasileiro de Tributação de Bens e Serviços

Proposta de Reforma do Modelo Brasileiro de Tributação de Bens e Serviços Proposta de Reforma do Modelo Brasileiro de Tributação de Bens e Serviços Março de 2017 Introdução Distorções do Sistema Tributário 2 Elevada litigiosidade 23 - Custo para as empresas - Insegurança jurídica

Leia mais

Estado e a Federação: crise e reformas. José Roberto R. Afonso. Seminário CAE/Senado, IDP, BID Brasília, 27/11/2013

Estado e a Federação: crise e reformas. José Roberto R. Afonso. Seminário CAE/Senado, IDP, BID Brasília, 27/11/2013 Estado e a Federação: crise e reformas Estados nos Regimes Federativos - Aspectos Fiscais José Roberto R. Afonso Seminário CAE/Senado, IDP, BID Brasília, 27/11/2013 Decisões Fiscais: por esfera de Poder

Leia mais

Seminário Internacional sobre o Projeto de Reforma Tributária. Reforma Tributária PEC 233 e alterações

Seminário Internacional sobre o Projeto de Reforma Tributária. Reforma Tributária PEC 233 e alterações Seminário Internacional sobre o Projeto de Reforma Tributária Reforma Tributária PEC 233 e alterações Aspectos relativos aos tributos federais: a visão da RFB 1 PROBLEMAS DO SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO

Leia mais

EDUCAÇÃO FISCAL E CIDADANIA

EDUCAÇÃO FISCAL E CIDADANIA EDUCAÇÃO FISCAL E CIDADANIA JUSTIÇA FISCAL: ESTADO PARA TODOS Arrecadação Tributária e o Financiamento de Ações no Âmbito Social Arquidiocese de Porto Alegre-SAS-Cáritas Arquidiocesana Programa Nacional

Leia mais

Unidade de Política Econômica

Unidade de Política Econômica Unidade de Política Econômica Brasília, 16 de junho de 2008. É preciso eliminar a sistemática de cobrança de tributos por dentro O atual sistema tributário brasileiro não deixa claro para os contribuintes

Leia mais

EXERCÍCIOS 2007 APOSTILA DE EXERCÍCIOS ECONOMIA BRASILEIRA

EXERCÍCIOS 2007 APOSTILA DE EXERCÍCIOS ECONOMIA BRASILEIRA EXERCÍCIOS 2007 APOSTILA DE EXERCÍCIOS ECONOMIA BRASILEIRA Professor: Flávio Falconeri 1 (Questão 1) A cada um dos três princípios abaixo relacionados é possível associar o fundamento de uma escola de

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 26/02/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 26/02/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 05 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 26/02/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 01 Apresentação e Conceito de Tributo. Apresentação da Área

Leia mais

Economia e Gestão do Setor Público. Profa Rachel

Economia e Gestão do Setor Público. Profa Rachel Economia e Gestão do Setor Público Profa Rachel Política fiscal Contexto macroeconômico: É uma forma de o Estado intervir de maneira ampla no cenário socioeconômico Política fiscal Estado: Muitas vezes

Leia mais

Economia da Educação

Economia da Educação Economia da Educação Material Teórico Financiamento da Educação: Fundamentos Legais Responsável pelo Conteúdo: Prof. Dr. Rômulo Pereira Nascimento Revisão Textual: Profa. Ms. Rosemary Toffoli. Financiamento

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Orçamento Público Funções do Estado na Economia Parte 1 Prof. Sergio Barata Intervenção do Estado na Economia # Crise depressiva dos anos 30 # Necessidade do Estado

Leia mais

Administração Pública. Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior 1

Administração Pública. Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior 1 Administração Pública Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior 1 Planejamento da Gestão Pública Planejar é essencial, é o ponto de partida para a administração eficiente e eficaz da máquina pública, pois

Leia mais

Contabilidade e Legislação Tributária Aula 6

Contabilidade e Legislação Tributária Aula 6 Contabilidade e Legislação Tributária Aula 6 Prof. Gustavo Gonçalves Vettori SELETIVIDADE 1 ALÍQUOTA Seletividade Como implementar tributação progressiva do consumo? Alíquota deve ser diminuir conforme

Leia mais

23/07/2014. ICMS Noções Básicas. Apresentação: Fábio Martins Lopes Samyr Qbar

23/07/2014. ICMS Noções Básicas. Apresentação: Fábio Martins Lopes Samyr Qbar 23/07/2014 ICMS Noções Básicas Apresentação: Fábio Martins Lopes Samyr Qbar O que é Tributo? - Art. 3º do CTN Toda prestação pecuniária compulsória em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir que não

Leia mais

Fiscal Configurar Impostos Fiscais

Fiscal Configurar Impostos Fiscais Fiscal Configurar Impostos Fiscais Objetivo Configurar todos os impostos que refletirão na Nota Fiscal de Saída. Pré- Requisitos As Taxas Tributárias dos Produtos devem ser devidamente cadastradas ( Fiscal

Leia mais

SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL

SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL Tributos da União impostos arts. 153 e 154, da CF taxas contribuição de melhoria empréstimo compulsório ordinário extraordinário contribuições especiais sociais intervenção no domínio econômico interesse

Leia mais

O SETOR PÚBLICO LEITURA OBRIGATÓRIA

O SETOR PÚBLICO LEITURA OBRIGATÓRIA LEITURA OBRIGATÓRIA CAPÍTULO 28 O SETOR PÚBLICO Pinho, Diva Benevides & Vasconcellos, Marco Antonio S.(Org.), Manual de Economia, 5ª Edição. São Paulo, Editora Saraiva, 2006. No início do século XX passou-se

Leia mais

Concentração de renda

Concentração de renda economia Concentração de renda Nos últimos seis anos houve uma surpreendente redução da concentração de renda no Brasil. Contudo, as alternativas para a continuidade dessa redução não são favoráveis por

Leia mais

A agenda que está na mesa: Reforma do ICMS e do PIS/COFINS. José Roberto R. Afonso

A agenda que está na mesa: Reforma do ICMS e do PIS/COFINS. José Roberto R. Afonso A agenda que está na mesa: Reforma do ICMS e do PIS/COFINS José Roberto R. Afonso Debate Como Avançar na Agenda da Tributação Agência Estado, São Paulo, 09/10/2012 Opiniões exclusivamente pessoais. 1 Síntese

Leia mais

Previsão Inicial das. Receitas ( )

Previsão Inicial das. Receitas ( ) Execução das Receitas Orçamentárias Códigos Descrição das Contas de Receitas Orçamentárias Previsão Inicial das Receitas (5.2.1.1.0.00.00) Previsão Atualizada das Receitas (5.2.1.0.0.00.00) (a) Receitas

Leia mais