090 Desenvolvimento Pessoal

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "090 Desenvolvimento Pessoal"

Transcrição

1 090 Desenvolvimento Pessoal

2 Gestão de Conflitos Destinatários Gestores, Quadros, Técnicos e todos os profissionais que devido às suas funções pretendam aperfeiçoar e/ou desenvolver competências na área de Gestão de Conflitos. Não existentes. Formação Continua. Requisitos de acesso Modalidade da Formação Objetivo Geral Este curso pretende habilitar os formandos a gerir com sucesso as situações de conflito em que se encontrem, direta ou indiretamente, envolvidos, reconhecendo o papel decisivo mas crítico dos conflitos no processo de evolução. Objetivo Especifico Pretende-se que no final da formação o(s) participante(s) seja(m) capaz(es) de: Definir e identificar os tipos de conflitos Desenvolver técnicas de comunicação e assertividade no processo de prevenção e resolução de conflitos; Aplicar técnicas de gestão de emoções na gestão de conflitos. 1. Tipos de Conflitos; 2. Efeitos e Gestão de Conflitos; 3. Comunicação eficaz e assertividade; 4. A Inteligência Emocional; 5. Técnicas de Gestão de Conflitos. 6. Técnicas de Negociação Forma Presencial. Método: Ativo e Expositivo. Conteúdo Programático Forma de Organização Métodos Pedagógicos Técnicas Pedagógicas Exposição teórica prática com utilização de meios audiovisuais. Estudo de casos e exercícios práticos. Rollplaying. Avaliação (Metodologia/Instrumentos) Contínua, efetuada pelo formador em função dos critérios: domínio dos conteúdos, participação, envolvimento grupal, originalidade / criatividade, rigor na aplicação da prática e assiduidade. Sumativa com base nas atividades e trabalhos efetuados.

3 Recursos Materiais e Pedagógicos Textos de apoio (exercícios práticos), Apresentações PowerPoint, Computador; Projetor de vídeo. Certificação Certificado de Formação Profissional (Portaria nº 474/2010 de 08 de Julho) caso frequente pelo menos 85% das aulas e tenha avaliação final positiva, superior a 10 (escala de 0-20). Certificado de Frequência de Formação aos formandos que não atinjam os objetivos pedagógicos propostos, sendo a sua avaliação inferior a 10 (escala de 0-20). Formador Licenciado na Área da Formação com CAP, experiência pedagógica e profissional subjacentes. 30 Horas. Carga Horária Instalações e equipamentos A sala deve estar equipada com mesas, cadeiras, quadro de porcelana, ecrã, videoprojector. Deverá ainda ser articulado com o Formador os materiais/equipamentos específicos necessários ao bom desempenho da formação.

4 Chefias e Liderança Destinatários Estudantes universitários, empresários, gestores, consultores, contabilistas e outros profissionais na área de gestão. Não existentes. Formação Continua. Requisitos de Acesso Modalidade da Formação Objetivo Geral Desenvolver competências na área da chefia e liderança, para a promoção de uma maior rentabilidade empresarial. Objetivo Especifico Pretende-se que no final da formação o(s) participante(s) seja(m) capaz(es) de: Reconhecer a importância do chefe enquanto líder de pessoas; Desenvolver competências no sentido de conduzir cada elemento da sua equipa na consecução dos objetivos; Saber como liderar nos momentos críticos e gerir conflitos; Perceber as competências necessárias para a função da chefia da equipa de vendas; Saber aplicar os principais mecanismos de liderança. 1. Competências interpessoais; 2. Técnicas de liderança; 3. Motivação; 4. Técnicas de resolução de conflitos. Forma Presencial. Método: Expositivo e Demonstrativo. Conteúdo Programático Forma de Organização Métodos Pedagógicos Técnicas Pedagógicas Exposição teórico-prática com utilização de recursos audiovisuais. Casos práticos.

5 Avaliação (Metodologia/Instrumentos) Contínua, efetuada pelo formador em função dos critérios: domínio dos conteúdos, participação, envolvimento grupal, originalidade / criatividade, rigor na aplicação da prática e assiduidade. Sumativa com base nas atividades e trabalhos efetuados. Recursos Materiais e Pedagógicos Apresentações PowerPoint, Computador; Projetor de vídeo. Certificação Certificado de Formação Profissional (Portaria nº 474/2010 de 08 de Julho) caso frequente pelo menos 85% das aulas e tenha avaliação final positiva, superior a 10 (escala de 0-20). Certificado de Frequência de Formação aos formandos que não atinjam os objetivos pedagógicos propostos, sendo a sua avaliação inferior a 10 (escala de 0-20). Formador Licenciado na Área da Formação com CAP, experiência pedagógica (de 150h de formação dadas) e profissional subjacentes. 30 Horas. Carga Horária Instalações e equipamentos A sala deve estar equipada com mesas, cadeiras, quadro de porcelana, ecrã, videoprojector. Deverá ainda ser articulado com o Formador os materiais/equipamentos específicos necessários ao bom desempenho da formação.

6 Relações Interpessoais Destinatários População em geral com destaque para a população ativa. 9º Ano de Escolaridade. Formação Continua. Requisitos de acesso Modalidade de Formação Objetivo Geral Dotar o formando de conhecimentos e/ou competências no âmbito das relações Interpessoais, nomeadamente na identificação, gestão e identificação de conflitos. Objetivo Especifico Pretende-se que no final da formação o(s) participante(s) seja(m) capaz(es) de: Identificar e desenvolver competências para um trabalho de equipa eficaz. Identificar, gerir e resolver conflitos interpessoais dentro da comunidade educativa. Aprender a dar / receber feedback Saber quais as formas possíveis de resolução de conflito, nomeadamente, o processo colaborativo de resolução de conflitos Realizar a análise funcional do comportamento, tendo presente os antecedentes, o comportamento e as consequências Utilizar técnicas e estilos de comunicação apropriados aos diferentes elementos da comunidade educativa Saber fazer uma autoavaliação dos seus pontos fortes e fracos nesta área das relações interpessoais de forma a consolidar a sua própria autoimagem e o seu relacionamento com os outros. Conteúdo Programático 1. Comunicação 2. Processo de Desenvolvimento Interpessoal 3. A motivação 4. Dinâmicas de Grupo 5. Liderança 6. Gestão de Conflitos 7. Avaliação Forma Presencial. Método: Expositivo e Ativo. Forma de Organização Métodos Pedagógicos Técnicas Pedagógicas Exposição teórico-prática; Trabalho de grupo; Roll- playing; Dinâmicas de grupo; Estudos de caso.

7 Avaliação (Metodologias/Instrumentos) Contínua, efetuada pelo formador em função dos critérios: domínio dos conteúdos, participação, envolvimento grupal, originalidade / criatividade, rigor na aplicação da prática e assiduidade. Recursos Materiais e Pedagógicos Videoprojector, tela de projeção, Quadro Branco, Televisão e Vídeo e outros equipamentos solicitados pelos formadores. Certificação da Formação Certificado de Formação Profissional (Portaria nº 474/2010 de 08 de Julho) caso frequente pelo menos 85% das aulas e tenha avaliação final positiva, superior a 10 (escala de 0-20). Certificado de Frequência de Formação aos formandos que não atinjam os objetivos pedagógicos propostos, sendo a sua avaliação inferior a 10 (escala de 0-20). Formador O formador deverá possuir CAP e licenciatura em área relevante e experiência profissional e/ou pedagógica mínima de 3 anos. 17 Horas. Carga Horária Instalações e Equipamentos A sala deve estar equipada com mesas, cadeiras, quadro de porcelana, ecrã, videoprojector. Deverá ainda ser articulado com o Formador os materiais/equipamentos específicos necessários ao bom desempenho da formação.

8 Assertividade e relações interpessoais Destinatários Gestores, líderes de equipas e todos os profissionais que necessitem de desenvolver uma atitude assertiva e a sua capacidade para estabelecer relações positivas. Não existentes. Formação Continua. Requisitos de acesso Modalidade de Formação Objetivo Geral Permitir ao formando afirmar-se em todos os contextos e desenvolver os seus recursos pessoais para lidar com situações geradas pela adoção de atitudes de comunicação ineficazes. Objetivo Especifico Pretende-se que no final da formação o(s) participante(s) seja(m) capaz(es) de: Melhorar as suas técnicas de comunicação e criar maior empatia nas relações interpessoais; Afirmar-se tranquilamente nas relações face a face; Refrear as suas atitudes ineficazes de comunicação; Lidar com os outros estabelecendo um relacionamento mais justo e confiável; Melhorar a sua autoconfiança; adotar uma atitude assertiva face às críticas. Conteúdo Programático 1. Saber identificar o seu perfil assertivo nas relações profissionais e extraprofissionais 2. Desenvolver uma postura assertiva 3. Treinar-se na utilização das principais técnicas de desenvolvimento da atitude assertiva 4. Criar compromissos realistas em caso de desacordo 5. Elaborar um plano de ação pessoal adequado Forma Presencial. Método: Ativo. Forma de Organização Métodos Pedagógicos Técnicas Pedagógicas Recurso a autodiagnósticos, exercícios práticos e roleplays com feedback estruturado, para experimentar novos comportamentos e facilitar a transferência para a sua integração no quotidiano futuro. Avaliação (Metodologias/Instrumentos) Contínua, efetuada pelo formador em função dos critérios: domínio dos conteúdos, participação, envolvimento grupal, originalidade / criatividade, rigor na aplicação da prática e assiduidade.

9 Recursos Materiais e Pedagógicos Videoprojector, tela de projeção, Quadro Branco, Televisão e Vídeo e outros equipamentos solicitados pelos formadores. Certificação da Formação Certificado de Formação Profissional (Portaria nº 474/2010 de 08 de Julho) caso frequente pelo menos 85% das aulas e tenha avaliação final positiva, superior a 10 (escala de 0-20). Certificado de Frequência de Formação aos formandos que não atinjam os objetivos pedagógicos propostos, sendo a sua avaliação inferior a 10 (escala de 0-20). Formador O formador deverá possuir CAP e licenciatura em área relevante e experiência profissional e/ou pedagógica mínima de 3 anos. 16 Horas. Carga Horária Instalações e Equipamentos A sala deve estar equipada com mesas, cadeiras, quadro de porcelana, ecrã, videoprojector. Deverá ainda ser articulado com o Formador os materiais/equipamentos específicos necessários ao bom desempenho da formação.

10 Motivar e gerir equipas Destinatários Presidentes/ Administradores, Alta Direção/ Quadros Dirigentes, Diretores Gerais/ Gerentes, Diretores/ Responsáveis de Departamento, Quadros Médios/ Superiores, Chefias Intermédias e Chefes de Projeto. Não existentes. Formação Continua. Requisitos de acesso Modalidade de Formação Objetivo Geral Compreender o Impacto da Motivação no Rendimento dos Colaboradores e no seu Compromisso com os Resultados da Empresa. Objetivo Especifico Pretende-se que no final da formação o(s) participante(s) seja(m) capaz(es) de: Conhecer as Principais Teorias da Motivação e adequar o seu Uso ao Contexto e às Características dos Colaboradores. Reconhecer o Papel do Gestor como Facilitador das Condições propícias à Auto Motivação dos Colaboradores. Compreender o Efeito dos diferentes Comportamentos Comunicacionais na Motivação dos Colaboradores. Reforçar Comportamentos Facilitadores do Desenvolvimento das Pessoas e das Equipas. Definir Estratégias de Motivação para os Colaboradores e a Equipa. Conteúdo Programático 1. O papel da motivação no compromisso das pessoas e equipas com os resultados 2. A comunicação e a relação como elementos geradores de confiança e empenho no seio da equipa 3. A motivação e o desenvolvimento dos colaboradores e equipa 4. Comunicação 5. Gestão de conflitos Forma Presencial. Método: Ativo e Expositivo. Forma de Organização Métodos Pedagógicos

11 Técnicas Pedagógicas Utilização de meios audiovisuais. Estudos de caso e simulações. Partilha de boas práticas para promover a melhoria das competências esperadas na função. Avaliação (Metodologias/Instrumentos) Contínua, efetuada pelo formador em função dos critérios: domínio dos conteúdos, participação, envolvimento grupal, originalidade / criatividade, rigor na aplicação da prática e assiduidade. Recursos Materiais e Pedagógicos Videoprojector, tela de projeção, Quadro Branco, Televisão e Vídeo e outros equipamentos solicitados pelos formadores. Certificação da Formação Certificado de Formação Profissional (Portaria nº 474/2010 de 08 de Julho) caso frequente pelo menos 85% das aulas e tenha avaliação final positiva, superior a 10 (escala de 0-20). Certificado de Frequência de Formação aos formandos que não atinjam os objetivos pedagógicos propostos, sendo a sua avaliação inferior a 10 (escala de 0-20). Formador O formador deverá possuir CAP e licenciatura em área relevante e experiência profissional e/ou pedagógica mínima de 3 anos. 14 Horas. Carga Horária Instalações e Equipamentos A sala deve estar equipada com mesas, cadeiras, quadro de porcelana, ecrã, videoprojector. Deverá ainda ser articulado com o Formador os materiais/equipamentos específicos necessários ao bom desempenho da formação.

12 Trabalhar em Equipa Destinatários O curso dirige-se a quadros e chefias, assim como a todos os profissionais que pretendam e/ou necessitam de estabelecer e manter relações favoráveis e produtivas com as pessoas que integram o seu contexto profissional. Não existentes. Formação Continua. Requisitos de acesso Modalidade de Formação Objetivo Geral Aquisição e/ou desenvolvimento de atitudes e comportamentos de trabalho em equipa. Objetivo Especifico Pretende-se que no final da formação o(s) participante(s) seja(m) capaz(es) de: Conhecer as ferramentas comunicacionais que permitem gerir assertivamente as relações interpessoais no quadro das equipas; Reconhecer a importância dos objetivos e das responsabilidades no quadro do trabalho em equipa; Aplicar ferramentas de operacionalização do trabalho em equipa: Na resolução de problemas; Nas reuniões; Na planificação e execução; Na divisão de tarefas; Na gestão do tempo; Na regulação da tomada de decisão; Clarificar a conceptualização atual na avaliação da performance das equipas; Reconhecer a importância do trabalho em equipa como base para a perceção por parte dos clientes (internos e/ou externos) de um serviço de excelência. Conteúdo Programático 1. A construção de uma equipa de trabalho e a perceção do que é trabalho de equipa; 2. A constituição das equipas, elaboração de objetivos da equipa e objetivos individuais; Tipos de equipa e tipos de líderes nas equipas; 3. Os aspetos relativos ao trabalho de uma equipa, na conceção de um trabalho concreto e na sua avaliação; 4. Os aspetos relativos ao trabalho de uma equipa, na perspetiva da planificação e execução, divisão de tarefas, gestão do tempo e autorregulação, bem como, relação da equipa com os seus interlocutores internos e externos. Forma Presencial. Método: Ativo. Forma de Organização Métodos Pedagógicos

13 Técnicas Pedagógicas Casos práticos. Simulação. Avaliação (Metodologias/Instrumentos) Contínua, efetuada pelo formador em função dos critérios: domínio dos conteúdos, participação, envolvimento grupal, originalidade / criatividade, rigor na aplicação da prática e assiduidade. Recursos Materiais e Pedagógicos Videoprojector, tela de projeção, Quadro Branco, Televisão e Vídeo e outros equipamentos solicitados pelos formadores. Certificação da Formação Certificado de Formação Profissional (Portaria nº 474/2010 de 08 de Julho) caso frequente pelo menos 85% das aulas e tenha avaliação final positiva, superior a 10 (escala de 0-20). Certificado de Frequência de Formação aos formandos que não atinjam os objetivos pedagógicos propostos, sendo a sua avaliação inferior a 10 (escala de 0-20). Formador O formador deverá possuir CAP e licenciatura em área relevante e experiência profissional e/ou pedagógica mínima de 3 anos. 16 Horas. Carga Horária Instalações e Equipamentos A sala deve estar equipada com mesas, cadeiras, quadro de porcelana, ecrã, videoprojector. Deverá ainda ser articulado com o Formador os materiais/equipamentos específicos necessários ao bom desempenho da formação.

14 Coaching Destinatários Gestores e Líderes que queiram desenvolver as competências de Coaching para promover o desenvolvimento das pessoas e das equipas. 9º Ano de escolaridade. Formação Continua. Requisitos de acesso Modalidade de Formação Objetivo Geral Aplicar o coaching como um processo indispensável à superação pessoal e profissional, levando-o a obter o máximo de rendimento no seu trabalho e maior capacidade de Liderança junto de equipas de trabalho. Objetivo Especifico Pretende-se que no final da formação o (s) participante(s) seja(m) capaz(es) de: Compreender o que é o Coaching e como aplicar as competências de Coaching para potenciar o desenvolvimento das equipas; Reconhecer o potencial de cada elemento da equipa; Identificar as suas crenças limitativas na condução do processo de Coaching; Conduzir o processo e as sessões de Coaching no contexto do desenvolvimento das pessoas e das equipas. Conteúdo Programático 1. Fazer evoluir o seu papel e gestor: da chefia hierárquica o de líder coach 2. Os princípios da Liderança/ Coaching 3. Conduzir o processo a sessão de Coaching Forma Presencial. Método: Ativo e Demonstrativo. Forma de Organização Métodos Pedagógicos Técnicas Pedagógicas Autorreflexão sobre o papel e as competências do líder e o treino da condução de sessões de Coaching. Avaliação (Metodologias/Instrumentos) Contínua, efetuada pelo formador em função dos critérios: domínio dos conteúdos, participação, envolvimento grupal, originalidade / criatividade, rigor na aplicação da prática e assiduidade. Recursos Materiais e Pedagógicos Videoprojector, tela de projeção, Quadro Branco, Televisão e Vídeo e outros equipamentos solicitados pelos formadores.

15 Certificação da Formação Certificado de Formação Profissional (Portaria nº 474/2010 de 08 de Julho) caso frequente pelo menos 85% das aulas e tenha avaliação final positiva, superior a 10 (escala de 0-20). Certificado de Frequência de Formação aos formandos que não atinjam os objetivos pedagógicos propostos, sendo a sua avaliação inferior a 10 (escala de 0-20). Formador O formador deverá possuir CAP e licenciatura em área relevante e experiência profissional e/ou pedagógica mínima de 3 anos. 4 Horas. Carga Horária Instalações e Equipamentos A sala deve estar equipada com mesas, cadeiras, quadro de porcelana, ecrã, videoprojector. Deverá ainda ser articulado com o Formador os materiais/equipamentos específicos necessários ao bom desempenho da formação.

16 Cidadania e igualdade de género Destinatários Todos os que estejam interessados em conhecer melhor as questões da igualdade/desigualdade de género e que pretendam conhecer estratégias para intervir na mudança. Não existentes. Formação Continua. Requisitos de acesso Modalidade de Formação Objetivo Geral Compreender os mecanismos que produzem as situações de desigualdade e definir estratégias de mudança no contexto familiar, pessoal e profissional, promovendo a igualdade de género e de oportunidades por forma a contribuir para a inversão de trajetórias de exclusão social. Objetivo Especifico No final da formação os participantes deverão ser capazes de: Especificar os conceitos básicos associados ao tema em análise; Reconhecer a realidade atual; Definir estratégias para promover a igualdade de oportunidades; Adaptar metodologias de intervenção em contextos formativos Forma Presencial. Conteúdo Programático 1. Igualdade, Diversidade e Cidadania 2. Sexo e Género 3. Papéis Sociais de Género, Paradigmas e Estereótipos 4. A Linguagem como Paradigma de (Des)igualdade 5. Coeducar para uma Cidadania Democrática 6. Historicidade da Mulher 7. Orientações Estruturantes para a Igualdade entre Homens e Mulheres 8. Mecanismos para a Promoção da Igualdade de Género 9. Responsabilidade Social das Organizações para a Concretização da Igualdade de Género 10. Dimensão Pessoal e Familiar 11. Dimensão Profissional 12. Conciliação entre a Vida Familiar, Pessoal e Profissional 13. Cadeira do Poder 14. Violência Doméstica e de Género 15. Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos 16. Mainstreaming de Género e Autoria de Género 17. Processo de Conscientização de Paulo Freire Método: Ativo e Expositivo. Forma de Organização Métodos Pedagógicos

17 Técnicas Pedagógicas Utilização de meios audiovisuais. Estudos de caso. Troca de impressões entre os participantes. Exercícios práticos. Avaliação (Metodologias/Instrumentos) Contínua, efetuada pelo formador em função dos critérios: domínio dos conteúdos, participação, envolvimento grupal, originalidade / criatividade, rigor na aplicação da prática e assiduidade. Recursos Materiais e Pedagógicos Videoprojector, tela de projeção, Quadro Branco, Televisão e Vídeo e outros equipamentos solicitados pelos formadores. Certificação da Formação Certificado de Formação Profissional (Portaria nº 474/2010 de 08 de Julho) caso frequente pelo menos 85% das aulas e tenha avaliação final positiva, superior a 10 (escala de 0-20). Certificado de Frequência de Formação aos formandos que não atinjam os objetivos pedagógicos propostos, sendo a sua avaliação inferior a 10 (escala de 0-20). Formador O formador deverá possuir CAP e licenciatura em área relevante e experiência profissional e/ou pedagógica mínima de 3 anos. 16 Horas. Carga Horária Instalações e Equipamentos A sala deve estar equipada com mesas, cadeiras, quadro de porcelana, ecrã, videoprojector. Deverá ainda ser articulado com o Formador os materiais/equipamentos específicos necessários ao bom desempenho da formação.

18 Comunicação e Expressão Destinatários Todos os profissionais que pretendam aperfeiçoar e/ou desenvolver competências. Não existentes. Formação Continua. Requisitos de Acesso Modalidade da Formação Objetivo Geral Aperfeiçoar e desenvolver competências na área da Comunicação e Expressão. Objetivo Especifico Pretende-se que no final da formação o(s) participante(s) seja(m) capaz(es) de: Receber e integrar de forma crítica os diversos tipos de comunicação: linguística, plástica, dramática, musical; Relacionar e cooperar de forma interpessoal e intercultural; Desenvolver uma comunicação eficaz e criativa; Desenvolver um projeto, integrando as diversas formas de comunicação. 1. Relacionamento Interpessoal; 2. Língua Portuguesa; 3. Expressão Dramática; 4. Expressão Plástica; 5. Expressão Musical. Forma Presencial. Método: Expositivo. Conteúdo Programático Forma de Organização Métodos Pedagógicos Técnicas Pedagógicas Exposição oral dos temas com apoio audiovisual. Demonstrações práticas. Trabalhos individuais e de grupo. Exercícios práticos em contexto simulado. Avaliação (Metodologia/Instrumentos) Contínua, efetuada pelo formador em função dos critérios: domínio dos conteúdos, participação, envolvimento grupal, originalidade / criatividade, rigor na aplicação da prática e assiduidade. Sumativa com base nas atividades e trabalhos efetuados. Recursos Materiais e Pedagógicos Apresentações PowerPoint, Computador; Projetor de vídeo.

19 Certificação Certificado de Formação Profissional (Portaria nº 474/2010 de 08 de Julho) caso frequente pelo menos 85% das aulas e tenha avaliação final positiva, superior a 10 (escala de 0-20). Certificado de Frequência de Formação aos formandos que não atinjam os objetivos pedagógicos propostos, sendo a sua avaliação inferior a 10 (escala de 0-20). Formador Licenciado na Área da Formação com CAP, experiência pedagógica e profissional subjacentes. 30 Horas. Carga Horária Instalações e equipamentos A sala deve estar equipada com mesas, cadeiras, quadro de porcelana, ecrã, videoprojector. Deverá ainda ser articulado com o Formador os materiais/equipamentos específicos necessários ao bom desempenho da formação.

20 Falar em Público e Técnicas de Apresentação Destinatários Gestores, Quadros Técnicos, formadores e todos os profissionais que necessitam fazer apresentações em público ou desenvolver a qualidade da sua expressão oral para participar em reuniões e defender as suas ideias perante grupos. Não existentes. Formação Continua. Requisitos de acesso Modalidade da Formação Objetivo Geral Estruturar e desenvolver corretamente Apresentações e Exposições perante um Público/ Audiência. Objetivo Especifico Pretende-se que no final da formação o(s) participante(s) seja(m) capaz(es) de: Adquirir e desenvolver Métodos e Técnicas para facilitar a Preparação e Condução de Apresentações persuasivas, dinâmicas e motivadoras. Selecionar o Estilo de Comunicação mais adequado em função do Tema, Objetivo e Audiência. Compreender a Importância do Controlo da Comunicação Verbal e Não-Verbal para a receção e compreensão da Mensagem. Conhecer as Técnicas para captar e gerir as Expectativas do Público/ Audiência. Enfrentar com Eficácia os Desafios de uma Comunicação/ Apresentação em Público. Conteúdo Programático 1. Preparar e estruturar uma apresentação; 2. Falar em público; 3. Preparar e estruturar uma apresentação; 4. Momentos - chave de uma apresentação; 5. Captar a atenção e gerir o grupo. Forma Presencial. Método: Ativo e Expositivo. Forma de Organização Métodos Pedagógicos Técnicas Pedagógicas Exposição oral dos temas com apoio audiovisual. Demonstrações Práticas. Trabalhos individuais e de grupo. Exercícios práticos em contexto simulado. Avaliação (Metodologia/Instrumentos) Contínua, efetuada pelo formador em função dos critérios: domínio dos conteúdos, participação, envolvimento grupal, originalidade / criatividade, rigor na aplicação da prática e assiduidade. Sumativa com base nas atividades e trabalhos efetuados.

21 Recursos Materiais e Pedagógicos Apresentações PowerPoint; Textos de Apoio (exercícios práticos); Computador; Projetor de vídeo. Certificação Certificado de Formação Profissional (Portaria nº 474/2010 de 08 de Julho) caso frequente pelo menos 85% das aulas e tenha avaliação final positiva, superior a 10 (escala de 0-20). Certificado de Frequência de Formação aos formandos que não atinjam os objetivos pedagógicos propostos, sendo a sua avaliação inferior a 10 (escala de 0-20). Formador Licenciado na Área da Formação com CAP, experiência pedagógica e profissional subjacentes. 15 Horas. Carga Horária Instalações e equipamentos A sala deve estar equipada com mesas, cadeiras, quadro de porcelana, ecrã, videoprojector. Deverá ainda ser articulado com o Formador os materiais/equipamentos específicos necessários ao bom desempenho da formação.

22 Comunicação e imagem pessoal e profissional Destinatários Chefias, Gestores, Profissionais das áreas de Marketing, Vendas e Público em geral. Não existentes. Formação Continua. Requisitos de Acesso Modalidade da Formação Objetivo Geral Dotar os Participantes de ferramentas para uma autoavaliação da sua imagem e melhorias a implementar em contexto pessoal e organizacional. Objetivo Especifico Pretende-se que no final da formação o(s) participante(s) seja(m) capaz(es) de: Autoanalisar a sua imagem, diagnosticando eventuais aspetos a melhorar; Possuir noções sobre uma boa gestão da imagem pessoal e profissional; Utilizar as técnicas de tratamento de imagem adequadas aos diferentes contextos; Assumir a postura mais adequada aos vários contextos socioprofissionais. 1. A Dimensão Holística da Comunicação; 2. A Otimização dos Recursos; 3. Alcançar o Sucesso; 4. Tratamento de Imagem. Forma Presencial. Método: Expositivo. Conteúdo Programático Forma de Organização Métodos Pedagógicos Técnicas Pedagógicas Exposição oral dos temas com apoio audiovisual. Demonstrações Práticas. Trabalhos individuais e de grupo. Exercícios práticos em contexto simulado. Avaliação (Metodologia/Instrumentos) Contínua, efetuada pelo formador em função dos critérios: domínio dos conteúdos, participação, envolvimento grupal, originalidade / criatividade, rigor na aplicação da prática e assiduidade. Sumativa com base nas atividades e trabalhos efetuados. Autoscopia. Recursos Materiais e Pedagógicos Apresentações PowerPoint, Computador; Projetor de vídeo.

23 Certificação Certificado de Formação Profissional (Portaria nº 474/2010 de 08 de Julho) caso frequente pelo menos 85% das aulas e tenha avaliação final positiva, superior a 10 (escala de 0-20). Certificado de Frequência de Formação aos formandos que não atinjam os objetivos pedagógicos propostos, sendo a sua avaliação inferior a 10 (escala de 0-20). Formador Licenciado na Área da Formação com CAP, experiência pedagógica e profissional subjacentes. 12 Horas. Carga Horária Instalações e equipamentos A sala deve estar equipada com mesas, cadeiras, quadro de porcelana, ecrã, videoprojector. Deverá ainda ser articulado com o Formador os materiais/equipamentos específicos necessários ao bom desempenho da formação.

24 Criatividade e Inteligência Emocional Destinatários Formadores, Animadores de Grupos, Professores, Gestores e Técnicos de Formação, Coordenadores de equipa, Dirigentes e Chefias. Requisitos de Acesso Ter experiência como formador e/ou funções relacionadas com a animação de grupos e equipas; Apresentar disponibilidade e apetência para o autoestudo e para o trabalho colaborativo. Formação Continua. Modalidade da Formação Objetivo Geral Visa colocar ao serviço da formação contínua de formadores uma relação pedagógica intuitiva, relacional e afetiva. Objetivo Especifico Pretende-se que no final da formação o(s) participante(s) seja(m) capaz(es) de: Conhecer algumas teorias, conceitos e contextos acerca da Criatividade e Inteligência Emocional; Ter competências para abordagens/técnicas de resolução de problemas e formas de lidar com os mesmos ao nível profissional e pessoal. Conteúdo Programático 1. Criatividade; 2. Criar é ter Inteligência para simular; 3. Hemisférios cerebrais e Mapa Mental; 4. Pensamento Divergente e Pensamento Convergente; 5. Pensamento Lateral e Pensamento Vertical; 6. Inteligência Emocional; 7. A Assertividade Atitude e traço de personalidade das estrelas; 8. Inteligências múltiplas; 9. Barreiras/ Bloqueios à Criatividade e à Inteligência Emocional. Forma Presencial. Método: Ativo. Forma de Organização Métodos Pedagógicos Técnicas Pedagógicas Troca de experiências. Dinâmicas pedagógicas integradoras do clima cooperativo, técnicas para combater o stress, gestão do conflito. Avaliação (Metodologia/Instrumentos)

25 Contínua, efetuada pelo formador em função dos critérios: domínio dos conteúdos, participação, envolvimento grupal, originalidade / criatividade, rigor na aplicação da prática e assiduidade. Sumativa com base nas atividades e trabalhos efetuados. Autoscopia. Recursos Materiais e Pedagógicos Apresentações PowerPoint, Computador; Projetor de vídeo. Certificação Certificado de Formação Profissional (Portaria nº 474/2010 de 08 de Julho) caso frequente pelo menos 85% das aulas e tenha avaliação final positiva, superior a 10 (escala de 0-20). Certificado de Frequência de Formação aos formandos que não atinjam os objetivos pedagógicos propostos, sendo a sua avaliação inferior a 10 (escala de 0-20). Formador Licenciado na Área da Formação com CAP, experiência pedagógica e profissional subjacentes. 30 Horas. Carga Horária Instalações e equipamentos A sala deve estar equipada com mesas, cadeiras, quadro de porcelana, ecrã, videoprojector. Deverá ainda ser articulado com o Formador os materiais/equipamentos específicos necessários ao bom desempenho da formação.

26 Gestão do tempo, organização e planeamento Destinatários Administradores, Diretores Gerais, Diretores de Departamento, Gestores e Responsáveis de Área e Consultores. Não existentes. Formação Continua. Requisitos de Acesso Modalidade da Formação Objetivo Geral Aprender a rentabilizar o Trabalho, através de Técnicas e Bons Hábitos de Gestão do Tempo. Objetivo Especifico Pretende-se que no final da formação o(s) participante(s) seja(m) capaz(es) de: Orientar o Comportamento para a Produção de Resultados, mantendo uma Visão Global e Estrategicamente Planeada; Melhorar a Produtividade e Eficácia dos Colaboradores, quer Individualmente, quer em Equipa; Mudar o conceito de Quantidade de Tempo pelo de Qualidade de Tempo; Mudar as Intenções por Ações, melhorando a Capacidade de Concretização de Planos e Estratégias; Delegar para se concentrar no que é Verdadeiramente Importante para o Desempenho Eficaz da função. 1. Organização e planeamento; 2. O cérebro como recurso principal; 3. A utilização de um sistema de resultados; 4. A mesa de trabalho; 5. Como evitar os ladrões do tempo ; 6. Plano de ação. Forma Presencial. Método: Ativo e Expositivo. Conteúdo Programático Forma de Organização Métodos Pedagógicos

27 Técnicas Pedagógicas Exposição teórica com recurso a meios audiovisuais. Estudos de caso. Troca de impressões entre os participantes. Exercícios práticos. Avaliação (Metodologia/Instrumentos) Contínua, efetuada pelo formador em função dos critérios: domínio dos conteúdos, participação, envolvimento grupal, originalidade / criatividade, rigor na aplicação da prática e assiduidade. Sumativa com base nas atividades e trabalhos efetuados. Autoscopia. Recursos Materiais e Pedagógicos Apresentações PowerPoint, Computador; Projetor de vídeo. Certificação Certificado de Formação Profissional (Portaria nº 474/2010 de 08 de Julho) caso frequente pelo menos 85% das aulas e tenha avaliação final positiva, superior a 10 (escala de 0-20). Certificado de Frequência de Formação aos formandos que não atinjam os objetivos pedagógicos propostos, sendo a sua avaliação inferior a 10 (escala de 0-20). Formador Licenciado na Área da Formação com CAP, experiência pedagógica e profissional subjacentes. 8 Horas. Carga Horária Instalações e equipamentos A sala deve estar equipada com mesas, cadeiras, quadro de porcelana, ecrã, videoprojector. Deverá ainda ser articulado com o Formador os materiais/equipamentos específicos necessários ao bom desempenho da formação.

28 Comunicar em público Destinatários Diretores, quadros médios e superiores, formadores, profissionais que necessitam de fazer apresentações em público para pequenas ou grandes audiências e público em geral. Não existentes. Formação Continua. Requisitos de Acesso Modalidade da Formação Objetivo Geral Este curso pretende transmitir um conjunto de orientações e sugestões que o orador tem que considerar ao fazer uma apresentação perante um público. Objetivo Especifico Pretende-se que no final da formação o(s) participante(s) seja(m) capaz(es) de: Reconhecer as técnicas de falar em público; Reconhecer a importância da imagem e das primeiras impressões; Saber utilizar os recursos pessoais: a voz, o olhar, os gestos, a postura e a movimentação; Saber utilizar os recursos de recurso"; Reconhecer a importância da linguagem não-verbal; Saber utilizar técnicas de aquecimento e projeção de voz; Planear a apresentação; Saber utilizar técnicas de interação com o público. 1. Falar em público; 2. A voz; 3. A inteiração com a audiência. Forma Presencial. Conteúdo Programático Forma de Organização Métodos Pedagógicos Método: Ativo, Expositivo, Demonstrativo e Interrogativo. Técnicas Pedagógicas Exposição teórica com recurso a meios audiovisuais. Estudos de caso. Troca de impressões entre os participantes. Exercícios práticos.

29 Avaliação (Metodologia/Instrumentos) Contínua, efetuada pelo formador em função dos critérios: domínio dos conteúdos, participação, envolvimento grupal, originalidade / criatividade, rigor na aplicação da prática e assiduidade. Sumativa com base nas atividades e trabalhos efetuados. Autoscopia. Recursos Materiais e Pedagógicos Apresentações PowerPoint, Computador; Projetor de vídeo. Certificação Certificado de Formação Profissional (Portaria nº 474/2010 de 08 de Julho) caso frequente pelo menos 85% das aulas e tenha avaliação final positiva, superior a 10 (escala de 0-20). Certificado de Frequência de Formação aos formandos que não atinjam os objetivos pedagógicos propostos, sendo a sua avaliação inferior a 10 (escala de 0-20). Formador Licenciado na Área da Formação com CAP, experiência pedagógica e profissional subjacentes. 14 Horas. Carga Horária Instalações e equipamentos A sala deve estar equipada com mesas, cadeiras, quadro de porcelana, ecrã, videoprojector. Deverá ainda ser articulado com o Formador os materiais/equipamentos específicos necessários ao bom desempenho da formação.

30 Gestão e condução de reuniões Destinatários Diretores, formadores, profissionais das áreas de Comunicação, Marketing, Vendas e Relações Públicas e público em geral. Não existentes. Formação Continua. Requisitos de Acesso Modalidade da Formação Objetivo Geral Dotar os participantes, através de treinos práticos de situações devidamente identificadas e planeadas, dos conhecimentos e competências necessárias para a condução de reuniões de forma eficaz e eficiente. Objetivo Especifico Pretende-se que no final da formação o(s) participante(s) seja(m) capaz(es) de: Planear uma reunião; Conduzir uma reunião, focando na gestão de tempo e resolução de situações; Identificar os diferentes estilos de condução; Distinguir as técnicas de comunicação mais eficazes; Promover os métodos e técnicas de animação e facilitação de todos os intervenientes numa reunião. Conteúdo Programático 1. A importância das Reuniões na gestão de equipas; 2. Preparação de uma reunião; 3. Desenvolvimento de uma reunião; 4. Fecho de uma reunião; 5. Treino de competências comportamentais e técnicas. Forma Presencial. Método: Ativo, Expositivo e Demonstrativo. Forma de Organização Métodos Pedagógicos Técnicas Pedagógicas Exposição teórica com recurso a meios audiovisuais. Estudos de caso. Troca de impressões entre os participantes. Exercícios práticos. Simulações. Avaliação (Metodologia/Instrumentos) Contínua, efetuada pelo formador em função dos critérios: domínio dos conteúdos, participação, envolvimento grupal, originalidade / criatividade, rigor na aplicação da prática e assiduidade. Sumativa com base nas atividades e trabalhos efetuados. Autoscopia.

31 Recursos Materiais e Pedagógicos Apresentações PowerPoint, Computador; Projetor de vídeo. Certificação Certificado de Formação Profissional (Portaria nº 474/2010 de 08 de Julho) caso frequente pelo menos 85% das aulas e tenha avaliação final positiva, superior a 10 (escala de 0-20). Certificado de Frequência de Formação aos formandos que não atinjam os objetivos pedagógicos propostos, sendo a sua avaliação inferior a 10 (escala de 0-20). Formador Licenciado na Área da Formação com CAP, experiência pedagógica e profissional subjacentes. 12 Horas. Carga Horária Instalações e equipamentos A sala deve estar equipada com mesas, cadeiras, quadro de porcelana, ecrã, videoprojector. Deverá ainda ser articulado com o Formador os materiais/equipamentos específicos necessários ao bom desempenho da formação.

32 Utilização de audiovisuais na comunicação Destinatários Profissionais que no âmbito das suas funções pretendam desenvolver técnicas de comunicação com a utilização de audiovisuais. Não existentes. Formação Continua. Requisitos de Acesso Modalidade da Formação Objetivo Geral Desenvolver técnicas de comunicação com recurso a audiovisuais. Objetivo Especifico Pretende-se que no final da formação o(s) participante(s) seja(m) capaz(es) de: Compreender a importância da utilização de recursos audiovisuais; Distinguir os diferentes meios audiovisuais; Aplicar as técnicas de comunicação utilizando os audiovisuais mais adequados. Conteúdo Programático 1. A utilização dos Recursos Audiovisuais; 2. Os diferentes meios audiovisuais; 3. O momento da preparação dos recursos; 4. Fatores que condicionam a escolha; 5. Da prática à perfeição; 6. Treino de competências comportamentais e técnicas. Forma Presencial. Método: Ativo e Expositivo. Forma de Organização Métodos Pedagógicos Técnicas Pedagógicas Utilização de meios audiovisuais. Estudos de caso. Troca de impressões entre os participantes. Exercícios práticos. Avaliação (Metodologia/Instrumentos) Contínua, efetuada pelo formador em função dos critérios: domínio dos conteúdos, participação, envolvimento grupal, originalidade / criatividade, rigor na aplicação da prática e assiduidade. Sumativa com base nas atividades e trabalhos efetuados. Autoscopia.

33 Recursos Materiais e Pedagógicos Apresentações PowerPoint, Computador; Projetor de vídeo. Certificação Certificado de Formação Profissional (Portaria nº 474/2010 de 08 de Julho) caso frequente pelo menos 85% das aulas e tenha avaliação final positiva, superior a 10 (escala de 0-20). Certificado de Frequência de Formação aos formandos que não atinjam os objetivos pedagógicos propostos, sendo a sua avaliação inferior a 10 (escala de 0-20). Formador Licenciado na Área da Formação com CAP, experiência pedagógica e profissional subjacentes. 14 Horas. Carga Horária Instalações e equipamentos A sala deve estar equipada com mesas, cadeiras, quadro de porcelana, ecrã, videoprojector. Deverá ainda ser articulado com o Formador os materiais/equipamentos específicos necessários ao bom desempenho da formação.

34 Gestão de Equipas de Call Center Destinatários Responsáveis/Coordenadores/Supervisores de Equipas de Call Center, Diretores de recursos Humanos e Responsáveis de Telemarketing. Não existentes. Formação Continua. Requisitos de Acesso Modalidade da Formação Objetivo Geral Otimizar a Performance e os Resultados das Equipas de Call Center. Objetivo Especifico Pretende-se que no final da formação o(s) participante(s) seja(m) capaz(es) de: Compreender como a Motivação e a Satisfação influenciam os Elevados Níveis de Desempenho Individuais e da Equipa e a diminuição da Rotatividade; Estabelecer e clarificar os Objetivos Individuais e Grupais de um Call Center, recompensando o bom desempenho através do cumprimento dos mesmos; Identificar as Competências chave do Supervisor de Call Center, nomeadamente ao nível do Recrutamento e Seleção de Operadores, e compreender o Papel do Coaching na Liderança das Equipas. Conteudo Programático 1. Os Objetivos do Call Center 2. O recrutamento e seleção dos operadores 3. O papel do supervisor 4. A liderança da equipa 5. A motivação da equipa 6. O supervisor e a avaliação da equipa 7. O supervisor e a qualidade do serviço Forma Presencial. Método: Ativo e Expositivo. Forma de Organização Métodos Pedagógicos Técnicas Pedagógicas Utilização de meios audiovisuais. Estudos de caso. Troca de impressões entre os participantes. Exercícios práticos.

35 Avaliação (Metodologia/Instrumentos) Contínua, efetuada pelo formador em função dos critérios: domínio dos conteúdos, participação, envolvimento grupal, originalidade / criatividade, rigor na aplicação da prática e assiduidade. Sumativa com base nas atividades e trabalhos efetuados. Autoscopia. Recursos Materiais e Pedagógicos Apresentações PowerPoint, Computador; Projetor de vídeo. Certificação Certificado de Formação Profissional (Portaria nº 474/2010 de 08 de Julho) caso frequente pelo menos 85% das aulas e tenha avaliação final positiva, superior a 10 (escala de 0-20). Certificado de Frequência de Formação aos formandos que não atinjam os objetivos pedagógicos propostos, sendo a sua avaliação inferior a 10 (escala de 0-20). Formador Licenciado na Área da Formação com CAP, experiência pedagógica e profissional subjacentes. 14 Horas. Carga Horária Instalações e equipamentos A sala deve estar equipada com mesas, cadeiras, quadro de porcelana, ecrã, videoprojector. Deverá ainda ser articulado com o Formador os materiais/equipamentos específicos necessários ao bom desempenho da formação.

36 Comunicação Escrita Destinatários Todos os profissionais que tenham responsabilidades pela elaboração de relatórios, estudos, propostas, s, comunicações e outros textos profissionais em geral. Não existentes. Formação Continua. Requisitos de Acesso Modalidade da Formação Objetivo Geral Escrever textos profissionais que refletem e incorporam os critérios de qualidade, de interesse e de influência de forma a desencadear a ação pretendida. Objetivo Especifico Pretende-se que no final da formação o(s) participante(s) seja(m) capaz(es) de: Conhecer os critérios de eficácia para os diferentes tipos de textos; Escrever textos profissionais com objetividade, sem deixar de colocar a informação necessária; Elaborar textos que utilizem as regras da legibilidade de forma a ser compreendido pelo destinatário; Identificar e ajustar o índice de interesse do texto para potenciar a leitura; Utilizar o texto profissional como um meio de negociação e influência e desencadeador das ações pretendidas. Conteúdo Programático 1. Analisar o destinatário, o objetivo e a finalidade do texto 2. Organizar o pensamento 3. Situar as características e especificidades dos vários textos 4. Estruturar o texto 5. Escrever para ser compreendido e desencadear a ação Forma Presencial. Método: Ativo. Forma de Organização Métodos Pedagógicos Técnicas Pedagógicas Conceptual: exercícios sobre a metodologia de conceção de textos reais. Técnico: exercícios práticos de legibilidade. Pedagógico: jogos pedagógicos para reencontrar e estimular o prazer da escrita. Os participantes terão oportunidade de receber feedback dos seus próprios textos e contactar com alguns exemplos tipo ilustrativos dos conceitos trabalhados.

37 Avaliação (Metodologia/Instrumentos) Contínua, efetuada pelo formador em função dos critérios: domínio dos conteúdos, participação, envolvimento grupal, originalidade / criatividade, rigor na aplicação da prática e assiduidade. Sumativa com base nas atividades e trabalhos efetuados. Autoscopia. Recursos Materiais e Pedagógicos Apresentações PowerPoint, Computador; Projetor de vídeo. Certificação Certificado de Formação Profissional (Portaria nº 474/2010 de 08 de Julho) caso frequente pelo menos 85% das aulas e tenha avaliação final positiva, superior a 10 (escala de 0-20). Certificado de Frequência de Formação aos formandos que não atinjam os objetivos pedagógicos propostos, sendo a sua avaliação inferior a 10 (escala de 0-20). Formador Licenciado na Área da Formação com CAP, experiência pedagógica e profissional subjacentes. 14 Horas. Carga Horária Instalações e equipamentos A sala deve estar equipada com mesas, cadeiras, quadro de porcelana, ecrã, videoprojector. Deverá ainda ser articulado com o Formador os materiais/equipamentos específicos necessários ao bom desempenho da formação.

38 Criatividade e Inovação Destinatários Todos os profissionais envolvidos em processos de inovação e de criatividade. Responsáveis por animar sessões de criatividade e de procura de ideias. Não existentes. Formação Continua. Requisitos de Acesso Modalidade da Formação Objetivo Geral Introduzir estratégias e técnicas que permitem o desenvolvimento de competências para explorar a capacidade humana de criar, desenvolver e inovar. Objetivo Especifico Pretende-se que no final da formação o(s) participante(s) seja(m) capaz(es) de: Introduzir os conceitos essenciais associados com práticas do pensamento criativo colaborativo e com a inovação; Enquadrar os desenvolvimentos sociais, humanos e tecnológicos atuais, incluindo as oportunidades oferecidas pelas tecnologias de informação e redes; Introduzir métodos e técnicas avançadas de inovação e exploração da criatividade individual e grupal. Conteúdo Programático 1. Reconhecer as bases psicofisiológicas da criatividade. 2. Ser criativo: ultrapassar obstáculos individuais. 3. Estimular a criatividade em grupos e equipas de trabalho. 4. Promover um clima organizacional criativo. 5. A criatividade no processo de resolução de conflitos. Forma Presencial. Forma de Organização Métodos Pedagógicos Método: Ativo e Expositivo com recurso a audiovisuais. Técnicas Pedagógicas Estudo de casos. Exercícios práticos. Jogos pedagógicos. Avaliação (Metodologia/Instrumentos) Contínua, efetuada pelo formador em função dos critérios: domínio dos conteúdos, participação, envolvimento grupal, originalidade / criatividade, rigor na aplicação da prática e assiduidade. Sumativa com base nas atividades e trabalhos efetuados. Autoscopia.

39 Recursos Materiais e Pedagógicos Apresentações PowerPoint, Computador; Projetor de vídeo. Certificação Certificado de Formação Profissional (Portaria nº 474/2010 de 08 de Julho) caso frequente pelo menos 85% das aulas e tenha avaliação final positiva, superior a 10 (escala de 0-20). Certificado de Frequência de Formação aos formandos que não atinjam os objetivos pedagógicos propostos, sendo a sua avaliação inferior a 10 (escala de 0-20). Formador Licenciado na Área da Formação com CAP, experiência pedagógica e profissional subjacentes. 16 Horas. Carga Horária Instalações e equipamentos A sala deve estar equipada com mesas, cadeiras, quadro de porcelana, ecrã, videoprojector. Deverá ainda ser articulado com o Formador os materiais/equipamentos específicos necessários ao bom desempenho da formação.

40 Saber Gerir o Tempo e Prever o Stress Destinatários Todos os quadros de uma empresa ou organização e pessoas que este tema lhes motive interesse. Público em Geral. 9º Ano de Escolaridade. Formação Continua. Requisitos de acesso Modalidade de Formação Objetivo Geral Melhorar o desempenho pessoal identificando os sintomas da má gestão do tempo que podem causar situações de stress. Objetivo Especifico Pretende-se que no final da formação o(s) participante(s) seja(m) capaz(es) de: Utilizar métodos e técnicas que permitam aumentar a eficácia da organização do seu tempo em função da sua atividade e respetivas prioridades; Antecipar e planificar as suas atividades distinguindo o importante e urgente; Otimizar a utilização do tempo; Organizar e utilizar uma agenda personalizada; Fornecer instrumentos de autodiagnóstico, identificação de sintomas de stress e como os controlar; Aprender a utilizar as diversas técnicas de autocontrole; Desenvolver competências para a resolução de problemas na prática profissional; Melhorar o desempenho pessoal pela gestão do stress; Desenvolver melhores níveis de energia pela prática do relaxamento. Conteúdo Programático 1. A Gestão do Tempo 2. O Planeamento de Atividades 3. A Gestão Eficaz do Tempo 4. Gestão do Stress: conceitos e diferenças de desafio e stress 5. Diferentes tipos de stress 6. Os ciclos viciosos do Stress 7. As consequências do Stress no equilíbrio Corpo-Mente Reações ao Stress 8. Técnicas e Estratégias convencionais e não convencionais de Gestão de Stress 9. Desenvolvimento de um plano de ação individual & Q-EGS (Questionário de Estratégias de Gestão de Stress) Forma Presencial. Método: Expositivo e Ativo. Forma de Organização Métodos Pedagógicos

762 Trabalho Social e Orientação

762 Trabalho Social e Orientação 762 Trabalho Social e Orientação Animação de Tempos Livres Destinatários Educadores, Professores, Auxiliares de Acção Educativa e Animadores e técnicos de ATL. Não existentes. Formação Continua. Requisitos

Leia mais

Atendimento aos Clientes

Atendimento aos Clientes 341 Comércio Atendimento aos Clientes Destinatários Profissionais de atendimento ao público, responsáveis de departamentos de vendas, comerciais e outros em geral. 9º Ano de Escolaridade. Formação Continua.

Leia mais

347 Enquadramento na Organização/Empresa

347 Enquadramento na Organização/Empresa 347 Enquadramento na Organização/Empresa Auditor/a Interno/a Destinatários Colaboradores, empresários e responsáveis de organizações que pretendam adquirir conhecimentos e competências na área da auditoria.

Leia mais

346 Secretariado e Trabalho Administrativo

346 Secretariado e Trabalho Administrativo 346 Secretariado e Trabalho Administrativo Atendimento ao Público e Imagem da Organização Destinatários Apoios administrativos. Secretárias e todos os profissionais em contacto direto com clientes ou público

Leia mais

851 Tecnologia de Proteção do Ambiente

851 Tecnologia de Proteção do Ambiente 851 Tecnologia de Proteção do Ambiente Educação Ambiental de Adultos Destinatários Público em geral. Requisitos de acesso 9º ano de escolaridade. Modalidade de Formação Formação Continua. Objetivo Geral

Leia mais

146 Formação de Professores e Formadores de Áreas Tecnológicas

146 Formação de Professores e Formadores de Áreas Tecnológicas 146 Formação de Professores e Formadores de Áreas Tecnológicas Formação Pedagógica Inicial de Formadores Destinatários Indivíduos que pretendam adquirir o CCP para exercer a atividade de formador. As condições

Leia mais

342 Marketing e Publicidade

342 Marketing e Publicidade 342 Marketing e Publicidade Análise de mercados e consumidores Destinatários Diretores e Gestores de Marketing, Marca e Vendas. Não existentes. Formação Continua. Requisitos de acesso Modalidade de Formação

Leia mais

762 Trabalho Social e Orientação

762 Trabalho Social e Orientação 762 Trabalho Social e Orientação Apoio e Acompanhamento aos Idosos Destinatários Formação destinada a pessoas que queiram desenvolver competências técnicas especializadas ao nível de auxiliar de geriatria

Leia mais

851 Tecnologia de Proteção do Ambiente

851 Tecnologia de Proteção do Ambiente 851 Tecnologia de Proteção do Ambiente Educação Ambiental de Adultos Público em geral. 9º ano de escolaridade. Formação Continua. Destinatários Requisitos de acesso Modalidade de Formação Objetivo Geral

Leia mais

Destinatários. Requisitos de acesso. Modalidade de Formação. Objetivo Geral

Destinatários. Requisitos de acesso. Modalidade de Formação. Objetivo Geral 812 Turismo e Lazer Animação Turística Destinatários Este curso destina-se a profissionais ligados ao turismo, assim como todos aqueles que tenham interesse nesta área, como estudantes de turismo, gestores

Leia mais

342 Marketing e Publicidade

342 Marketing e Publicidade 342 Marketing e Publicidade Análise de mercados e consumidores Destinatários Diretores e Gestores de Marketing, Marca e Vendas. Não existentes. Formação Continua. Requisitos de acesso Modalidade de Formação

Leia mais

345 Gestão e Administração

345 Gestão e Administração 345 Gestão e Administração A Rentabilidade na Formação Destinatários Diretores/ Responsáveis de Formação, Responsáveis da Avaliação da Formação, Diretores de Recursos Humanos, Técnicos de Formação, Técnicos

Leia mais

Destinatários. Requisitos de acesso. Modalidade de Formação. Objetivo Geral. Objetivo Especifico

Destinatários. Requisitos de acesso. Modalidade de Formação. Objetivo Geral. Objetivo Especifico 380 Direito Código do Trabalho Destinatários Gerentes e Administradores. Diretores de Recursos Humanos. Chefias de Departamentos que pretendam reinventar o seu capital humano e atingir elevados patamares

Leia mais

761 Serviço de Apoio a Crianças e Jovens

761 Serviço de Apoio a Crianças e Jovens 761 Serviço de Apoio a Crianças e Jovens Acompanhamento de Crianças - Babysitting Destinatários Todos os interessados que pretendam adquirir competências profissionais que os habilitem à prestação de serviços

Leia mais

861 Proteção de Pessoas e Bens

861 Proteção de Pessoas e Bens 861 Proteção de Pessoas e Bens Brigada de Incêndio Destinatários Profissionais em exercício de funções na área de especialização do curso ou novos profissionais que pretendam a aquisição de competências

Leia mais

222 Línguas e Literaturas Estrangeiras

222 Línguas e Literaturas Estrangeiras 222 Línguas e Literaturas Estrangeiras Curso de Língua Chinesa: Cultura e Negócios para Promotores e Empresários na China Destinatários Este curso destina-se a empresários e gestores que desenvolvam ou

Leia mais

345 Gestão e Administração

345 Gestão e Administração 345 Gestão e Administração A Rentabilidade na Formação Destinatários Diretores/ Responsáveis de Formação, Responsáveis da Avaliação da Formação, Diretores de Recursos Humanos, Técnicos de Formação, Técnicos

Leia mais

581 Arquitetura e Urbanismo

581 Arquitetura e Urbanismo 581 Arquitetura e Urbanismo Gestão Territorial e PDM Destinatários Quadros, Técnicos Superiores e Assistentes Técnicos de Autarquias Locais. Não existentes. Formação Continua. Requisitos de acesso Modalidade

Leia mais

222 Línguas e Literaturas Estrangeiras

222 Línguas e Literaturas Estrangeiras 222 Línguas e Literaturas Estrangeiras Alemão Inicial Destinatários Pessoas que necessitam de adquirir conhecimentos básicos da língua alemã. 9º Ano de escolaridade. Formação Contínua. Requisitos de acesso

Leia mais

Curso de Mediaçã o de Conflitos

Curso de Mediaçã o de Conflitos Curso de Mediaçã o de Conflitos Objetivos Gerais/Competências visadas: Dotar os formandos de um conjunto de competências que permitam problematizar, analisar e refletir sobre situações práticas de gestão

Leia mais

840 Serviços de Transporte

840 Serviços de Transporte 840 Serviços de Transporte CAM para Formação Inicial Acelerada de Passageiros Destinatários Motoristas com mais de 23 anos nas categorias D e D+E que tiverem obtido a sua carta de condução após 9 de Setembro

Leia mais

840 Serviços de Transporte

840 Serviços de Transporte 840 Serviços de Transporte CAM para Formação Inicial Acelerada de Passageiros Destinatários Motoristas com mais de 23 anos nas categorias D e D+E que tiverem obtido a sua carta de condução após 9 de Setembro

Leia mais

Destinatários. Requisitos de acesso. Modalidade de Formação. Objetivo Geral. Objetivo Especifico

Destinatários. Requisitos de acesso. Modalidade de Formação. Objetivo Geral. Objetivo Especifico 380 Direito Código do Trabalho Destinatários Gerentes e Administradores. Diretores de Recursos Humanos. Chefias de Departamentos que pretendam reinventar o seu capital humano e atingir elevados patamares

Leia mais

PROGRAMA DE CURSO. Local: Nº Horas: 90

PROGRAMA DE CURSO. Local: Nº Horas: 90 PROGRAMA DE CURSO Curso: Formação Pedagógica Inicial de Formadores (B-Learning) Nº Ação: 01 Local: Nº Horas: 90 Data início: Data fim: Destinatários Indivíduos que pretendam adquirir o Certificado de Competências

Leia mais

Dinâmica e Animação de Grupos Formação Avançada para Formadores Línguas e Literaturas Estrangeiras Curso de Língua Chinesa:

Dinâmica e Animação de Grupos Formação Avançada para Formadores Línguas e Literaturas Estrangeiras Curso de Língua Chinesa: Catálogo de Formação Azinhaga Torre do Fato, nº 33-B, Escrit. B 1600-774 Lisboa Telefone: 21 715 64 28 Fax: 21 715 24 01 E-mail: fha_depformacao@netcabo.pt Conteúdo Preâmbulo... 9 Breve Historial e Apresentação...

Leia mais

EXCELêNCIA INTERPESSOAL E COMUNICAçãO Desenvolver as suas competências de relacionamento

EXCELêNCIA INTERPESSOAL E COMUNICAçãO Desenvolver as suas competências de relacionamento EXCELêNCIA INTERPESSOAL E COMUNICAçãO Desenvolver as suas competências de relacionamento Duração: 2 dias Tipologia: Full immersion Blended Para quem?: Managers, chefes de projeto e coordenadores de equipas.

Leia mais

343 Finanças Banca e Seguros

343 Finanças Banca e Seguros 343 Finanças Banca e Seguros Análise Económico financeira de projetos Destinatários Colaboradores e Responsáveis pelo Controlo de Crédito a Clientes. Responsáveis por áreas de Financiamento Analistas Financeiros.

Leia mais

CURSO. Conquistar audiências

CURSO. Conquistar audiências CURSO Conquistar audiências Preparação, comunicação e design de uma mensagem 9 de fevereiro de 2019 Porto N.º ação: 01/2019 Curso Conquistar audiências Preparação, comunicação e design de uma mensagem

Leia mais

CURSO. Conquistar audiências

CURSO. Conquistar audiências CURSO Conquistar audiências Preparação, comunicação e design de uma mensagem 18 e 19 de outubro de 2018 Porto N.º ação: 01/2018 Curso Conquistar audiências Preparação, comunicação e design de uma mensagem

Leia mais

Proporcionar aos participantes a aquisição de aptidões específicas nos domínios da expressão/comunicação e das capacidades relacionais

Proporcionar aos participantes a aquisição de aptidões específicas nos domínios da expressão/comunicação e das capacidades relacionais Assertividade Formato do curso: Presencial Localidade: Lisboa Data: 07 Nov. 2016 a 08 Nov. 2016 Preço: 625 Horário: Laboral - 09h00-17h00 Nível: Intermédio Duração: 14 horas No final desta ação, os participantes

Leia mais

621 Produção Agrícola e Animal

621 Produção Agrícola e Animal 621 Produção Agrícola e Animal Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos Destinatários Operadores de todas as áreas que apliquem ou venham a aplicar produtos fitofarmacêuticos. Requisitos de acesso Escolaridade

Leia mais

Formação Pedagógica Inicial de Formadores Objetivos Gerais Este Curso, homologado pelo IEFP, visa dotar os participantes das técnicas, conhecimentos e competências necessárias á apresentação com sucesso

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES PÚBLICO-ALVO Quadros médios e superiores com saberes específicos de determinada profissão ou área profissional que se interessem pela atividade formativa, com

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES PÚBLICO-ALVO Quadros médios e superiores com saberes específicos de determinada profissão ou área profissional que se interessem pela atividade formativa, com

Leia mais

Soft-skills / Comportamental

Soft-skills / Comportamental Soft-skills / Comportamental Liderança e trabalho em equipa Comunicação, gestão de conflitos e negociação Técnicas de apresentação Gestão do tempo e Reuniões eficazes 1 Hire on attitude, Train the skills

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES ACÇÃO TIPO: Formação Pedagógica Inicial de Formadores PÚBLICO ALVO: Futuros formadores, formadores sem formação pedagógica. DURAÇÃO: 96 Horas N.º de ACÇÕES: 1

Leia mais

Serra do Saber. Formação Pedagógica Inicial de Formadores

Serra do Saber. Formação Pedagógica Inicial de Formadores Formação Pedagógica Inicial de Formadores Fundamentação Este curso apresenta de uma forma clara e recorrendo a uma metodologia teórico-prática, os conhecimentos necessários para a formação de formadores

Leia mais

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR 2017 CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR Gestão de Talentos e Soft Skills Coaching Liderança e Coaching O Líder do Séc. XXI O Poder de um Ponto de Vista - A Atitude Mental Positiva A Comunicação - Chave do

Leia mais

Atendimento ao Cliente_

Atendimento ao Cliente_ ACPUBRH_AC_DEZ13 Atendimento ao Cliente_ Código do Curso: AC Colaboradores com responsabilidade na interação com o Cliente atendimento presencial, atendimento telefónico, resposta a carta, e-mail, fax

Leia mais

Criatividade e Inteligência Emocional

Criatividade e Inteligência Emocional Criatividade e Inteligência Emocional Formato do curso: Presencial Preço: 730 Nível: Intermédio Duração: 24 horas As emoções determinam em grande medida a direção da nossa vida, tanto no que se refere

Leia mais

MODALIDADE DE FORMAÇÃO

MODALIDADE DE FORMAÇÃO CURSO 0488 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E NEGOCIAÇÃO Início ------ Duração 50h Horário(s) ------ OBJECTIVOS GERAIS - Identificar os interlocutores internos e externos do técnico de logística, reconhecendo

Leia mais

Formação. Curso 014_146 Formação Pedagógica Inicial de Formadores

Formação. Curso 014_146 Formação Pedagógica Inicial de Formadores Curso 014_146 Formação Pedagógica Inicial de Formadores Objectivos No final do curso de formação pedagógica de formadores, os formandos que concluam com aproveitamento devem ser capazes de: Situar o papel

Leia mais

Formação Inicial de Formadores em Gerontologia

Formação Inicial de Formadores em Gerontologia Formação Inicial de Formadores em Gerontologia A FITI Federação das Instituições de Terceira Idade, entidade formadora certificada pela DGERT (Proc. 0456/2013 aprovado em 15/04/2013) promove o curso de

Leia mais

CURSO Gestão de projetos e mudança. 22 de março de 2019 Lisboa

CURSO Gestão de projetos e mudança. 22 de março de 2019 Lisboa CURSO Gestão de projetos e mudança 22 de março de 2019 Lisboa N.º ação: 01/2019 Curso Gestão de projetos e mudança 22 de março de 2019 Lisboa Com a constante busca da melhoria contínua da prestação das

Leia mais

Soft-skills / Comportamental

Soft-skills / Comportamental Soft-skills / Comportamental Liderança e trabalho em equipa Comunicação, gestão de conflitos e negociação Técnicas de apresentação Gestão do tempo e Reuniões eficazes 1 Hire on attitude, Train the skills

Leia mais

Referencial do Curso Auditores da Qualidade

Referencial do Curso Auditores da Qualidade Referencial do Curso Auditores da Qualidade [2010] 1. DATA DE INICIO: 3 de Maio 2011 2. DATA DE FIM: 18 Maio 2011 3. MÓDULOS: I. - Módulo Comportamental II. - Módulo Técnico 4. DURAÇÃO: 42 horas 5. FORMADOR:

Leia mais

Formação Pedagógica Inicial de Formadores blearning 90 Horas. Programa do Curso.

Formação Pedagógica Inicial de Formadores blearning 90 Horas. Programa do Curso. Formação Pedagógica Inicial de Formadores blearning 90 Horas Programa do Curso www.areapedagogica.com 2 Programa do Curso de Formação Pedagógica de Formadores blearning 90 Horas Objetivos Gerais No final

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES Curso Homologado pela Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissional com a referência 121/FPIF/2014. PÚBLICO-ALVO Quadros médios e superiores com saberes

Leia mais

FORMAÇÃO EM GESTÃO DE ASSOCIAÇÕES. Programa de Formação

FORMAÇÃO EM GESTÃO DE ASSOCIAÇÕES. Programa de Formação FORMAÇÃO EM GESTÃO DE ASSOCIAÇÕES 2014 Programa de Formação Índice FINALIDADE... 3 OBJETIVO GERAL... 3 2 ESTRUTURA... 3 METODOLOGIAS... 3 PROGRAMA DE FORMAÇÃO... 4 Módulo 1. Missão, estratégia e ação...

Leia mais

Cursos Recomendados TOPIC: COMMUNICATION SKILLS MANAGEMENT AND LEADERSHIP TIME MANAGEMENT

Cursos Recomendados TOPIC: COMMUNICATION SKILLS MANAGEMENT AND LEADERSHIP TIME MANAGEMENT Cursos Recomendados TOPICS: COMMUNICATION SKILLS MANAGEMENT AND LEADERSHIP TIME MANAGEMENT TOPIC: COMMUNICATION SKILLS Módulo: Competências relacionais do gestor M144 Duração 30 min. Adquirir as competências-base

Leia mais

Gestão Eficaz de MÚLTIPLAS PRIORIDADES

Gestão Eficaz de MÚLTIPLAS PRIORIDADES Evento útil na definição de prioridades e gestão das mesmas na conciliação da vida pessoal com a vida profissional GENERIS FARMACÊUTICA Assistente da Primerira Edição 3ª Edição do curso Habilidades chave

Leia mais

GUIA DO FORMANDO. 1. Objetivos Gerais. 2. Objectivos Específicos e Conteúdos Programáticos

GUIA DO FORMANDO. 1. Objetivos Gerais. 2. Objectivos Específicos e Conteúdos Programáticos GUIA DO FORMANDO Curso: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES Duração: 90h. Coordenação da Formação: Conceição Nobre Rodrigues. Equipa de Formadores: Cláudia A. Senra, Margarida M. Guimarães, Paulo

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES (90 horas)

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES (90 horas) FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES (90 horas) DESTINATÁRIOS: O curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores da SALSUS destina-se a 14 formandos por grupo, sendo que deverá cumprir as seguintes

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Forte da Casa Ano Letivo de CURSO PROFISSIONAL: TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE

Agrupamento de Escolas de Forte da Casa Ano Letivo de CURSO PROFISSIONAL: TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE Agrupamento de Escolas de Forte da Casa Ano Letivo de 2017-2018 CURSO PROFISSIONAL: TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE Disciplina: Comunicação e Relações Interpessoais Formação: Técnica Ano: 10º Módulo 1/UFCD-6559

Leia mais

LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO

LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO CURSO LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO CHEFIAS DIRETAS E SUPERVISORES ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 03 2. DESENVOLVIMENTO A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 03 03 04 04 3. FICHA DE INSCRIÇÃO

Leia mais

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL (PENSAR, SENTIR E FAZER) PRÁTICA (REGULAR) DE ACTIVIDADE FÍSICA AUTO-ESTIMA AUTO-CONFIANÇA (S&F) (M) (R)

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL (PENSAR, SENTIR E FAZER) PRÁTICA (REGULAR) DE ACTIVIDADE FÍSICA AUTO-ESTIMA AUTO-CONFIANÇA (S&F) (M) (R) O BINYOU Mental Fitness é área de treino mental e comportamental do BLIVE Health&Fitness, orientando a sua atividade para o desenvolvimento pessoal e comportamental ao nível corporativo e individual. O

Leia mais

PROGRAMAÇÃO METODOLÓGICA DO DO CURSO

PROGRAMAÇÃO METODOLÓGICA DO DO CURSO PROGRAMAÇÃO METODOLÓGICA DO DO CURSO DESIGNAÇÃO DO CURSO FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES À DISTÂNCIA DURAÇÃO DO CURSO 90 HORAS LOCAL E DATAS DE REALIZAÇÃO DA AÇÃO DE FORMAÇÃO 1. TRAINING CENTER,

Leia mais

Training Course. MBA LEADERSHIP Liderança

Training Course. MBA LEADERSHIP Liderança MBA LEADERSHIP Liderança DESCRIÇÃO Cada vez mais, a liderança assume um papel preponderante no dia-a-dia das nossas empresas. O sucesso de uma equipa está dependente da capacidade de liderança do seu líder.

Leia mais

Programa de Formação

Programa de Formação AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS Programa de Formação Nos termos do Código do Direito de Autor, é expressamente proibida a reprodução, no todo ou em parte,

Leia mais

CURSO Gestão de projetos e mudança. 9 e 10 de novembro de 2018 Lisboa

CURSO Gestão de projetos e mudança. 9 e 10 de novembro de 2018 Lisboa CURSO Gestão de projetos e mudança 9 e 10 de novembro de 2018 Lisboa N.º ação: 01/2018 Curso Gestão de projetos e mudança 9 e 10 de novembro de 2018 Lisboa Com a constante busca da melhoria contínua da

Leia mais

CURSO LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPAS

CURSO LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPAS CURSO LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPAS ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 03 2. DESENVOLVIMENTO A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 03 03 04 04 3. FICHA DE INSCRIÇÃO 05 02 Moneris Academy

Leia mais

Creating Tactical Leaders

Creating Tactical Leaders Coordenação PRIMAVERA Academy Destinatários Profissionais que lideram ou pretendem liderar equipas, empreendedores e outros profissionais que pretendam desenvolver as capacidades de liderança e gestão

Leia mais

inedem Instituto de Estudos Para o Desenvolvimento Empresarial Índice: Curso de Atendimento de Excelência (8h) 2

inedem Instituto de Estudos Para o Desenvolvimento Empresarial Índice: Curso de Atendimento de Excelência (8h) 2 inedem Instituto de Estudos Para o Desenvolvimento Empresarial Índice: Curso de Atendimento de Excelência (8h) 2 Curso de Inteligência Emocional (15h) 3 Curso de Gestão de Equipas (15h) 4 Preços, Datas,

Leia mais

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A ESPECIALISTA EM TURISMO DE AR LIVRE

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A ESPECIALISTA EM TURISMO DE AR LIVRE PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A ESPECIALISTA EM TURISMO DE AR LIVRE Publicado no Boletim do Trabalho do Emprego (BTE) nº 4 de 29 de janeiro de 2013 com entrada em vigor a 29 de janeiro de 2013. Publicação

Leia mais

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS / COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR PELOS FORMANDOS

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS / COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR PELOS FORMANDOS ESTRUTURA PROGRAMÁTICA DO CURSO MÓDULOS OBJECTIVOS ESPECÍFICOS / COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR PELOS FORMANDOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS Acolhimento dos formandos e Apresentação do Curso A entidade formadora;

Leia mais

CURSO DE INTEGRAÇÃO EMPRESARIAL DE QUADROS (CIEQ)

CURSO DE INTEGRAÇÃO EMPRESARIAL DE QUADROS (CIEQ) INTEGRAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICOS SUPERIORES BACHARÉIS, LICENCIADOS E MESTRES CURSO DE INTEGRAÇÃO EMPRESARIAL DE QUADROS (CIEQ) GUIA DE CURSO ÍNDICE 1 - Objectivo do curso 2 - Destinatários 3 - Pré-requisitos

Leia mais

Empreendedorismo e Gestão. M3 - Curso Ferramentas complementares. 11 a 14 de março de 2019 Porto

Empreendedorismo e Gestão. M3 - Curso Ferramentas complementares. 11 a 14 de março de 2019 Porto Empreendedorismo e Gestão M3 - Curso Ferramentas complementares 11 a 14 de março de 2019 Porto N.º ação: 01/2019 Empreendedorismo e Gestão M3 - Curso Ferramentas complementares 11 a 14 de março de 2019

Leia mais

Cérebro Centro de Formação, Lda.

Cérebro Centro de Formação, Lda. Catálogo de Formação Cérebro Centro de Formação, Lda. Desde 1990 a apostar no Futuro com Qualidade e Formação! Sede: Av. José Afonso, nº. 92, cv Cavaquinhas, Arrentela, 2840-735 Seixal Tel./Fax: 212 225

Leia mais

3. Destinatários da Formação

3. Destinatários da Formação 1. Cursos de Formação a Ministrar Designação dos Cursos de Formação Contabilidade Associativa (nível inicial) Conceção, Gestão e Avaliação de Projetos Liderança e Motivação de Equipas 2. Período de Realização

Leia mais

Programa do Curso. Designação do curso: Formação Pedagógica Inicial de Formadores

Programa do Curso. Designação do curso: Formação Pedagógica Inicial de Formadores Programa do Curso Designação do curso: Formação Pedagógica Inicial de Formadores Duração: 90 horas Área de formação: 146 Formação de professores e formadores Objetivos gerais: i) Avaliar o perfil do formador

Leia mais

Sinopse das Unidades Curriculares. Mestrado em Marketing e Comunicação. 1.º Ano / 1.º Semestre

Sinopse das Unidades Curriculares. Mestrado em Marketing e Comunicação. 1.º Ano / 1.º Semestre Sinopse das Unidades Curriculares Mestrado em Marketing e Comunicação 1.º Ano / 1.º Semestre Marketing Estrate gico Compreender o conceito de marketing e as diferentes orientações das organizações para

Leia mais

MINI-MBA de Especialização em Gestão e Administração Pública Integrada Coordenador: Dr. Hélder Couto

MINI-MBA de Especialização em Gestão e Administração Pública Integrada Coordenador: Dr. Hélder Couto MINI-MBA de Especialização em Gestão e Administração Pública Integrada Coordenador: Dr. Hélder Couto MBA057 www.highskills.pt geral@highskills.pt PT: 00351 217 931 365 Índice Duração Total:... 2 Destinatários:...

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO Formação de Públicos Estratégicos para obtenção da especialização em Igualdade de Género (58h)

PROGRAMA DE FORMAÇÃO Formação de Públicos Estratégicos para obtenção da especialização em Igualdade de Género (58h) Formação de Públicos Estratégicos para obtenção da especialização em Igualdade de Género (58h) Código da Área de Formação: 762 APRESENTAÇÃO DO CURSO: FORMAÇÃO DE PÚBLICOS ESTRATÉGICOS PARA OBTENÇÃO DA

Leia mais

Formação Integrada Auto Liderança

Formação Integrada Auto Liderança CURSO DURAÇÃO Formação Integrada de Auto Liderança 42h TEÓRICAS 14h Práticas Simuladas 28h MODALIDADE DA FORMAÇÃO Contínua e Presencial OBJETIVO GERAL No final da formação os participantes terão aumentado

Leia mais

Curso de Educação e Formação (CEF) 3º Ciclo. Departamento de Ciências Sociais e Humanas - Área Disciplinar de. Economia/Contabilidade

Curso de Educação e Formação (CEF) 3º Ciclo. Departamento de Ciências Sociais e Humanas - Área Disciplinar de. Economia/Contabilidade Curso de Educação e Formação (CEF) 3º Ciclo Departamento de Ciências Sociais e Humanas - Área Disciplinar de Economia/Contabilidade Disciplina: Procedimentos de Gestão Comercial e Administrativa (CEF 1ºano)

Leia mais

Empreendedorismo e Gestão. M2 - Curso Ferramentas de crescimento do negócio. 11 a 22 de fevereiro de 2019 Porto

Empreendedorismo e Gestão. M2 - Curso Ferramentas de crescimento do negócio. 11 a 22 de fevereiro de 2019 Porto Empreendedorismo e Gestão M2 - Curso Ferramentas de crescimento do negócio 11 a 22 de fevereiro de 2019 Porto N.º ação: 01/2019 Empreendedorismo e Gestão M2 - Curso Ferramentas de crescimento do negócio

Leia mais

Gestão e Resolução de Conflitos

Gestão e Resolução de Conflitos Gestão e Resolução de Conflitos Formato do curso: Presencial Preço: 625 Nível: Intermédio Duração: 18 horas Nas organizações nem sempre existe consonância relativamente a interesses, pontos de vista, normas

Leia mais

1. Objetivos do capítulo Uma nova geração de reformas na administração pública Redes para a burocracia 55

1. Objetivos do capítulo Uma nova geração de reformas na administração pública Redes para a burocracia 55 Índice Índice de ferramentas, quadros e figuras 15 Prefácio 21 CAPÍTULO 1 GOVERNAÇÃO COLABORATIVA NAS BUROCRACIAS PÚBLICAS 1. Objetivos do capítulo 25 2. Uma nova geração de reformas na administração pública

Leia mais

"GESTÃO DE EMOÇÕES EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS"

GESTÃO DE EMOÇÕES EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS Acción Formativa "GESTÃO DE EMOÇÕES EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS" A capacidade de pensar e aprender rapidamente, concentrar-se com calma, fazer julgamentos lúcidos e agir de forma decidida são atributos que podem

Leia mais

Paula Tomás Consultores

Paula Tomás Consultores 1 Paula Tomás Consultores Paula Tomás Consultores Formação Pedagógica Inicial de Formadores (b-learning) Objetivos Gerais Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em

Leia mais

Módulo 5375 NOÇÕES DE PEDAGOGIA

Módulo 5375 NOÇÕES DE PEDAGOGIA Módulo 5375 NOÇÕES DE PEDAGOGIA Conteúdos Metodologias e técnicas de identificação de necessidades de formação, em função dos diversos públicos-alvo; Metodologias e técnicas de concepção de programas de

Leia mais

Relatório de Competências

Relatório de Competências Relatório de Competências Natural Este Relatório é um produto da PDA International. PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para a seleção, gestão e desenvolvimento

Leia mais

Formação. Curso 003_146 Formação Pedagógica Inicial de Formadores

Formação. Curso 003_146 Formação Pedagógica Inicial de Formadores Curso 003_146 Formação Pedagógica Inicial de Formadores Objectivos Destinatários No final do curso de formação pedagógica de formadores, os formandos que concluam com aproveitamento devem ser capazes de:

Leia mais

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR 2017 CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR Vendas e Logística Coaching Aplicado às Vendas Formação de Chefes de Vendas e Coordenadores de Equipa Liderança e Equipas de Alto Rendimento Técnicas de Atendimento

Leia mais

TIC 8.º ANO: 2018/2019

TIC 8.º ANO: 2018/2019 344357 - EB PLANIFICAÇÃO ANUAL.- Exploração de ambientes computacionais Criação de um produto original de forma colaborativa e com uma temática definida, com recurso a ferramentas e ambientes computacionais,

Leia mais

Curso COACHING DESPORTIVO

Curso COACHING DESPORTIVO Curso COACHING DESPORTIVO E TREINO MENTAL - Nível II - Formação Certificada PORTO 1-3 Dez. 2017 LISBOA 15-17 Dez. 2017 www.coachingdesportivo.pt Apresentação Dando continuidade à linha seguida no Nível

Leia mais

Campus Universitário de Almada. Despacho n.º 14446/2012

Campus Universitário de Almada. Despacho n.º 14446/2012 Campus Universitário de Almada Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (ISEIT) / Almada Despacho n.º 14446/2012 REGULAMENTO DE ESTÁGIO NAS ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR

Leia mais

APRENDIZAGENS ESPERADAS

APRENDIZAGENS ESPERADAS 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO ANO /TURMA: 7ºB 35 aulas /60 min APRENDIZAGENS ESPERADAS Conceção de cidadania ativa Identificação de competências essenciais de formação cidadã (Competências para uma Cultura

Leia mais

Training Course MBA FORMAÇÃO DE FORMADORES

Training Course MBA FORMAÇÃO DE FORMADORES MBA FORMAÇÃO DE FORMADORES DESCRIÇÃO A formação de formadores assume uma importância crucial na qualidade de todo o processo formativo. É reconhecida à formação profissional uma importância estratégica,

Leia mais

Curso de Certificação COACHING DESPORTIVO E TREINO MENTAL

Curso de Certificação COACHING DESPORTIVO E TREINO MENTAL Curso de Certificação COACHING DESPORTIVO E TREINO MENTAL Rio de Janeiro 31 de Julho, 1 e 2 de Agosto 2015 Curso Semi-Intensivo LISBOA PORTO APRESENTAÇÃO O Coaching Desportivo perfila-se, cada vez mais,

Leia mais

Relatório de Competências. Manuel Vega. Natural

Relatório de Competências. Manuel Vega. Natural Relatório de Competências Manuel Vega Natural Este Relatório é um produto da PDA International. PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para a seleção, gestão

Leia mais

Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva. Castelo Branco. Glossário

Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva. Castelo Branco. Glossário Castelo Branco Glossário Decretos-Lei n.º 54 e 55/2018 e Portaria n.º 223-A/2018 EMAEI Glossário Decreto-Lei n.º 54/2018; Decreto-Lei n.º 55/2018 e Portaria n.º 223-A/2018 Acomodações curriculares (DL

Leia mais

O Gestor de Tráfego tem um papel-chave e abrangente que se transmite em três desafios exigentes: Negócio (Qual o contexto em que atuamos?), Pessoas (Como interagimos com os outros?) e Operação (De que

Leia mais

COACHING DESPORTIVO E TREINO MENTAL

COACHING DESPORTIVO E TREINO MENTAL Curso COACHING DESPORTIVO E TREINO MENTAL - Nível II - LISBOA 5-7 Maio 2017 PORTO 19-21 Maio 2017 www.coachingdesportivo.pt Apresentação Dando continuidade à linha seguida no Nível I do Curso de Coaching

Leia mais

CURSO HACCP. 23 a 26 de outubro de 2018 Lisboa

CURSO HACCP. 23 a 26 de outubro de 2018 Lisboa CURSO HACCP 23 a 26 de outubro de 2018 Lisboa N.º ação: 01/2018 Curso HACCP 23 a 26 de outubro de 2018 Lisboa A sigla HACCP é a abreviatura de Hazard Analysis and Critical Control Point (Análise de Perigos

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO DE EQUIPAS DE CUIDADORES

PÓS GRADUAÇÃO EM LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO DE EQUIPAS DE CUIDADORES PÓS GRADUAÇÃO EM LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO DE EQUIPAS DE CUIDADORES OBJETIVOS Este curso de Pós-Graduação visa dotar os participantes de estratégias e conhecimentos para melhorar a prática de cuidados em geriatria

Leia mais