As Potencialidades de Atividades Envolvendo Problemas de Criptografia na Construção do Conteúdo de Função Afim

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "As Potencialidades de Atividades Envolvendo Problemas de Criptografia na Construção do Conteúdo de Função Afim"

Transcrição

1 As Potencialidades de Atividades Envolvendo Problemas de Criptografia na Construção do Conteúdo de Função Afim Beatriz Fernanda Litoldo 1 GD3 Educação Matemática no Ensino Médio Este artigo tem como objetivo apresentar minha pesquisa de mestrado em desenvolvimento, a qual busca compreender de que forma atividades envolvendo problemas de Criptografia podem auxiliar os alunos na construção do conteúdo de função afim. A pesquisa está fundamentada na Metodologia de Pesquisa Qualitativa, pois se pretende observar e analisar todo o processo de investigação e resolução utilizado pelos alunos para desenvolver as atividades propostas, bem como as etapas seguidas por eles durante esse processo. O referencial teórico será conduzido sob a perspectiva da Metodologia Ensino-Aprendizagem- Avaliação através da Resolução de Problemas. As atividades foram desenvolvidas com alunos do primeiro ano do Ensino Médio da escola pública Escola Estadual Prof. Nelson Stroili, localizada na cidade de Rio Claro, no estado de São Paulo. Os dados foram obtidos a parti de observações, anotações feitas em um diário de campo, ficha de perguntas referente às atividades e com a filmagem dos encontros. Para concluir a coleta de dados, espera-se realizar uma entrevista semiestruturada com os alunos, dando o encerramento ao trabalho de campo. Palavras-chave: Educação Matemática. Ensino Médio. Resolução de Problemas. Cifras. Criptoanálise. Introdução A palavra Criptografia é originada das palavras gregas kriptós, que significa escondido, oculto e gráphein, que significa escrever. De acordo com Singh (2010, p. 423) a Criptografia é a ciência da cifragem de mensagens, ou a ciência de esconder o significado de uma mensagem. Em outras palavras, a Criptografia é a arte da comunicação secreta. Em contrapartida à Criptografia, temos a Criptoanálise, que pode ser definida como sendo a ciência da dedução do texto original a partir do texto cifrado, sem o conhecimento da chave (SINGH, 2010, p. 423). Segundo Groenwald e Olgin (2011), a Criptografia assume um papel muito importante nos dias de hoje. Atividades on-line, como, compras e vendas, transações bancárias, auditorias eletrônicas, dentre outras, são exemplos de situações da vida moderna que necessitam o uso da Criptografia, e na educação não é diferente. Groenwald, Franke e Olgin (2009) argumentam que esse tema pode ser utilizado no Ensino Básico, de forma a servir como um instrumento de ensino e aprendizagem, proporcionando um enriquecimento às aulas de Matemática e contribuindo com a percepção dos alunos em relação à utilização dos 1 Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, beatrizfernanda_rc@hotmail.com, orientador: Henrique Lazari.

2 conhecimentos matemáticos em situações do cotidiano. Segundo essas autoras, com a Criptografia, o professor tem à disposição atividades lúdicas que atuam como motivadoras em situações didáticas, contribuindo, assim, para o desenvolvimento dos conceitos matemáticos do Ensino Básico. Oliveira e Kripka (2011) ressaltam em seu trabalho que ao utilizar a Criptografia em sala de aula, o professor tem a oportunidade de apresentar ao aluno importantes fatos históricos e suas respectivas contribuições na atualidade, como, por exemplo, o desenvolvimento dos computadores. Existem distintos conteúdos matemáticos do Ensino Básico que podem ser trabalhados a partir do uso de atividades envolvendo Criptografia, dentre os quais, podemos citar: funções afim, funções quadráticas, funções exponenciais, matrizes, dentre outros (GROENWALD e OLGIN (2011); OLGIN, (2011); FINCATTI, (2010)). Tais conceitos matemáticos podem ser vinculados aos mais variados tipos de atividades envolvendo problemas de Criptografia, sendo todas essas fundamentadas em processos de cifração e decifração. Dado o número de atividades envolvendo os conteúdos de Matemática do Ensino Médio, apresentados pelas autoras Groenwald e Olgin (2011), Olgin (2011) e Fincatti (2010) em seus trabalhos fez-se necessário entrar em um processo de reflexão acerca de qual conteúdo seria escolhido para ser trabalhado nesta pesquisa. Após longas discussões entre a pesquisadora e seu orientador, decidiu-se, naquele momento, que o conceito de função afim permitiria uma maior flexibilidade para criar atividades de criptografia, com o intuito de elaborar histórias enigmáticas para que possam despertar alguma curiosidade dos alunos para suas possíveis resoluções. Hipoteticamente, uma sequência didática de atividades envolvendo problemas de Criptografia pode produzir, em sala de aula, um ambiente criptográfico que, a priori, definimos como sendo o conjunto dos meios materiais e intelectuais, que permitam a atividade de cifração e decifração de mensagens, com objetivos de ensino e de aprendizagem. Deste modo, esta pesquisa tem como proposta principal, compreender de que forma uma sequência didática de atividades envolvendo problemas de Criptografia pode auxiliar os alunos na construção do conteúdo de função afim 2, além de apresentar a relevância da Criptografia dentro da sala de aula. Para tanto, tentando buscar respostas para a proposta principal, a presente pesquisa se propõe a analisar os processos utilizados pelos alunos no desenvolvimento de uma sequência 2 Entende-se neste trabalho que, o conteúdo de função afim refere-se, tanto sua definição propriamente dita, quanto o estudo de sua representação gráfica.

3 didática de atividades, envolvendo problemas de Criptografia visando à construção do conteúdo de função afim. Referencial Teórico De acordo com o PCN, a metodologia Resolução de Problemas é uma importante estratégia de ensino na disciplina de Matemática. Essa metodologia pode proporcionar aos alunos aulas diferenciadas, nas quais o ensino de Matemática ocorre em um ambiente caracterizado pela investigação. As investigações podem proporcionar aos alunos uma autonomia nos processos de resolução, com o desenvolvimento de uma visão crítica dos procedimentos para a construção e formalização de conceitos. As situações de investigações e estratégias feitas pelos alunos durante as resoluções dos problemas podem contribuir para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e coletivo dos mesmos. Durante o trabalho de resolução, o aluno tem o total controle para investigar, questionar e modificar seus métodos de resolução. Cabe aqui ressaltar, que neste momento o professor atua como um mediador, observando e analisando o comportamento dos alunos a fim de incentiva-los e estimula-los a buscar diferentes métodos de resolução em um trabalho colaborativo (ONUCHIC e ALLEVATO, 2011). De acordo com Groenwald e Olgin (2011, p. 77) a metodologia resolução de problemas é indicada para o desenvolvimento de atividades didáticas com o tema Criptografia, já que, problemas criptografados não apresentam em seus enunciados formas e operações para sua resolução. Este tipo de atividade não permite uma forma automática de resolução e nem aplicações de algoritmos para buscar suas soluções. Assim, atividades envolvendo mistérios e textos criptografados podem, além de aguçar a curiosidade dos alunos, permitindo o desenvolvimento de sua criatividade, sua iniciativa e seu espírito explorador, interligar os conteúdos matemáticos a possíveis situações do mundo real, ajudando os alunos a desenvolver habilidades e competências na resolução de problemas, criando estratégias de resolução, e desenvolvendo autonomia durante o processo de aprendizagem. Deste modo, o referencial teórico desta pesquisa, será respaldado na Metodologia Ensino- Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas. A sequência didática de atividades criadas levou em consideração toda essa esfera de definições sobre o que é ser um problema e de como ele deve afetar os alunos. A maneira como a pesquisadora se comportou durante os encontros com os alunos vai ao encontro da definição que Onuchic e Allevato (2011) sugerem sobre qual a postura de um professor dentro dessa metodologia e

4 as atividades, que foram conduzidas pela pesquisadora durante os encontros com os alunos, corroboraram com o roteiro apresentado por Onuchic e Allevato (2011). Objetivo e pergunta diretriz O objetivo dessa pesquisa é compreender de que forma uma sequência didática de atividades envolvendo problemas de Criptografia podem auxiliar os alunos na construção do conteúdo de função afim. Para tanto se espera responder a seguinte pergunta diretriz: Quais as potencialidades de uma sequência didática de atividades envolvendo problemas criptográficos na construção do conteúdo de função afim?. Para tentar responder à pergunta diretriz desta pesquisa, pretende-se como objetivos específicos observar: qual a contribuição da criptografia para o contato inicial do aluno com a atividade proposta; como os alunos representam o raciocínio utilizado por eles para resolver as atividades da sequência didática; de que forma os alunos compreenderam os conceitos matemáticos trabalhados e como fizeram a transposição da linguagem informal para a linguagem matemática e se os alunos relacionam alguns conceitos matemáticos aprendidos e de que forma esses conceitos foram relacionados por eles no decorrer das atividades. Metodologia e Procedimentos Metodológicos Buscando atingir os objetivos traçados, essa pesquisa está apoiada em uma sequência didática de atividades que envolvem diretamente os conteúdos de função afim vinculado à Criptografia, desenvolvida especificamente para este trabalho. Ao dar início à criação das atividades e consequentemente à sua sequência didática, a pesquisadora criou uma atividade experimental. A partir dessa atividade, um primeiro piloto foi desenvolvido com cerca de 50 alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Rio Claro/SP no final do primeiro semestre de Após uma reflexão sobre as observações feitas durante o primeiro piloto e sobre as respostas que os alunos deram para as perguntas da atividade, concluiu-se que, para compreender de que forma uma sequência didática de atividades envolvendo problemas de Criptografia poderia auxiliar os alunos na construção do conteúdo de função afim, seria necessário analisar todo o processo de investigação e resolução utilizado pelos alunos para desenvolver as atividades proposta. Desse modo, esta pesquisa pode ser considerada de cunho qualitativo, visto que os dados da pesquisadora serão de natureza qualitativa, pois eles serão constituídos de descrições

5 detalhadas sobre todo o processo desenvolvido pelos alunos durante a resolução das atividades. Assim, como afirma Goldenberg (2011, p. 63) a abordagem qualitativa permite à pesquisadora observar, diretamente, como cada indivíduo, grupo ou instituição experimenta, concretamente, a realidade pesquisada. Portanto, a pesquisa qualitativa propicia a compreensão do modo de agir e de pensar dos sujeitos da pesquisa durante todo o processo de desenvolvimento das atividades propostas. Tendo consciência, então, de que esta pesquisa é de cunho qualitativo e, baseada no respaldo dado pelos alunos acerca da atividade piloto, a pesquisadora criou durante todo o segundo semestre de 2013 uma sequência didática de atividades envolvendo problemas criptografados com o conteúdo de função afim 3. Para contemplar tal conteúdo, essa sequência didática é composta por sete atividades distribuídas da seguinte forma: a 1ª, 2ª, 3ª e 4ª atividades abordarão a definição do conceito de função afim e suas particularidades, como função linear, função identidade e função constante. A 5ª e 6ª atividades abordarão o conceito gráfico dessa função. A 7ª atividade trabalhará com a ideia de função inversa e a 8ª será a atividade de encerramento. Essa atividade final será um momento em que os alunos tiveram total autonomia na criação de suas cifras (função afim), oportunizando a eles, uma ocasião de criatividade para gerar uma história e cifrar parte dela para seus colegas, colocando em prática o que foi desenvolvido por eles a respeito do conteúdo de função afim. No final do ano de 2013 as atividades já estavam todas prontas e sua sequência didática estabelecida, assim, no início do ano de 2014 a pesquisadora aplicou um segundo piloto. Esse piloto foi desenvolvido com três alunos da graduação do curso de Matemática Unesp/RC. Desse modo, somando todas as observações feitas no primeiro e segundo piloto e depois de uma reflexão sobre todas as sugestões dadas pelos alunos do segundo piloto, a pesquisadora entrou em contato com a escola pública E. E. Prof. Nelson Stroili da cidade de Rio Claro/SP para apresentar o projeto e começar a desenvolver a sequência didática de atividades com os alunos. Uma reunião com o diretor da escola foi marcada para apresentar o projeto e explicar como seria o trabalho de campo dele com os alunos. Também foi solicitado ao diretor que os alunos fossem do primeiro ano do Ensino Médio e que os encontros começassem antes desses alunos terem contato com esse conteúdo nas aulas regulares, em virtude do objetivo 3 No ano de 2013 a pesquisadora participava do programa de Pós-Graduação em Educação Matemática como aluna especial.

6 proposto. Essa solicitação se apoiou na Proposta Curricular do Estado de São Paulo (SÃO PAULO, 2008), que trás em seu documento um quadro de conteúdos que classifica a consolidação do conteúdo de função afim no primeiro ano do Ensino Médio, durante o segundo bimestre. Após essa apresentação e esclarecimentos, o diretor autorizou que este projeto fosse desenvolvido em sua escola e ao realizar o convite para os alunos, apenas sete alunos dentre duas turmas, demostraram-se interessados e trouxeram o termo de participação do projeto assinado por eles e por um responsável. Deste modo, os sete alunos se encontraram com a pesquisadora entre os meses de Maio e Setembro de 2014, ocorrendo dois encontros por semana e tendo como duração duas horas aula cada encontro. No primeiro dia de encontro, para situar os alunos sobre o que é Criptografia uma breve apresentação sobre a mesma e sobre sua história foi feita, proporcionando-lhes informações sobre o tema, situando-os no ambiente criptográfico, bem como discutindo as influências desse assunto nos dias de hoje. A partir de então, deu-se início às atividades envolvendo problemas de Criptografia e o conteúdo de função afim. Os procedimentos metodológicos escolhidos pela pesquisadora a fim de produzir os dados durante os encontros foram: as observações, as anotações feitas pela pesquisadora no caderno de campo, as gravações em vídeo sobre o comportamento de cada grupo durante os encontros e as perguntas respondidas pelos alunos nas fichas de perguntas de cada atividade. Pretende-se agora, realizar entrevistas com os alunos participantes do projeto, a fim de produzir mais dados sobre o desenvolvimento das atividades e consequentemente ouvir os alunos acerca de toda produção feita por eles durante os encontros. Prévia dos dados do primeiro semestre Nesta seção, será apresentada uma previa dos dados coletados no primeiro semestre de Esta análise foi desenvolvida entrelaçando as observações da pesquisadora com o diário de campo elaborado e as fichas de perguntas respondidas pelos alunos sobre cada atividade. Estes dados foram coletados por meio de encontros semanais com sete alunos de uma escola pública da cidade de Rio Claro/SP nos períodos de Maio a Junho. Os nomes dados aos alunos são fictícios, resguardando assim, a identidade de cada um. A seção abordará em tópicos os seguintes itens: o processo de resolução dos alunos; o trabalho em grupo; o uso da calculadora; o envolvimento dos alunos/professores/escola; as

7 dificuldades extra-atividade. Cabe ressaltar que, nesta seção, ainda não existe um diálogo dos dados apesentados com o referencial teórico, ou seja, a ideia é de apenas expor uma prévia dos dados coletados buscando sugestões de como essa conversa poderá ocorrer. O processo de resolução dos alunos O processo de resolução das atividades, na maioria das vezes, seguiu um roteiro préestabelecido pela pesquisadora. Esse roteiro era composto pelas seguintes etapas: Compreensão da atividade, Elaboração de um plano, Execução do plano e Retrospecto ou Verificação da resolução. Embora este roteiro tenha sido dividido em etapas, destaca-se que os alunos permearam entre estas etapas em todo o processo de resolução da atividade. Para a compreensão da atividade, uma leitura individual e coletiva era feita. A cada atividade, um aluno se disponibilizava em fazer a leitura. Mesmo quando os alunos, após a leitura, ainda não haviam compreendido a atividade, a pesquisadora se aproximava deste aluno e lhe fazia uma explicação mais pontual, de acordo com a sua dúvida. Ressalta-se que, das quatro atividades aplicadas no primeiro semestre, apenas a primeira atividade causou estranheza e dúvidas por parte dos alunos. Esta dificuldade inicial foi atribuída pela pesquisadora, pelo fato dos alunos nunca terem tido contato com atividades envolvendo problemas criptografados e que para eles, ainda não estava claro o que seriam essas atividades e nem em como aborda-las. A partir do primeiro contato com uma atividade desse caráter, todos os alunos passaram a demostrar que estavam compreendendo as atividades propostas. Após a compreensão da atividade, os alunos começavam o processo de elaboração de um plano para resolver a atividade. Neste momento, a elaboração do plano e sua execução aconteceram simultaneamente. Conforme os alunos iam desenvolvendo ideias para resolver o problema eles automaticamente já executavam essas ideias e como consequência dessa execução fazia uma verificação indutiva, ou seja, verificavam se aquele tipo de abordagem para resolver a atividade estava fazendo sentido para eles. A elaboração do plano era composta por hipóteses levantadas pelos alunos. Em diversos momentos, cada aluno do grupo levantava sua hipótese e em trabalho conjunto, os alunos iam verificando qual hipótese fazia mais sentido a eles e qual fazia sentido para a atividade. As atividades criptografadas desenvolvidas para este projeto permitem várias abordagens de resolução e essa característica foi percebida e utilizada pelos alunos. Os mesmos permeavam entre um método e outro de resolução sempre com a intenção de resolver a atividade. Destaca-se que, esses métodos foram, em grande parte, desenvolvidos

8 pelos próprios alunos, sem a ajuda da pesquisadora, e que coube a eles decidirem quando um método se encaixava melhor que o outro. Como já citado acima, o retrospecto e a verificação das hipóteses levantadas pelos alunos para resolver as atividades ocorreriam simultaneamente, conforme os alunos iam resolvendo a atividade eles iam verificando se aquela resolução estava fazendo sentido, mas, o retrospecto e a verificação não só tiveram um papel de confirmar ou refutar as hipóteses de resolução. Os alunos utilizaram esses dois recursos para desenvolver outros métodos de resolução e com eles chegar à resolução da atividade. Ao terminar de resolver a atividade uma ficha de perguntas sobre ela foi entregue aos grupos. Uma leitura desta ficha era feita por um dos alunos e as dúvidas emergentes a ela eram discutidas e sanadas na mesma hora. Nesse momento, os alunos se deparam com perguntas sobre a atividade e sobre o processo que eles utilizaram para resolver as atividades. Para responder as perguntas, os alunos, na maioria das vezes, discutiam entre si até chegarem a um consenso da resposta. Após essa discussão, os alunos preencheram as fichas de perguntas com as respostas escolhidas pelo grupo. O próximo passo era o compartilhamento dessas respostas com todos os alunos. Assim, cada grupo escolhia seu representante e este ia até a lousa e expunha suas resoluções. Embora os alunos fossem a lousa e explicassem para os colegas suas respostas, não houve grandes discussões entre todos os alunos. Em grupos, os alunos desenvolviam discussões riquíssimas, mas ao abrir para os outros grupos as discussões não seguiam em frente. A pesquisadora, diversas vezes tentou acalorar as discussões e levantar questionamentos, mas os alunos tomaram uma postura de não discutir as resoluções em conjunto. A pesquisadora atribuiu essa postura dos alunos ao fato deles não serem todos da mesma sala, e por consequência disso, não serem muito amigos. Também, alguns alunos demostraram serem tímidos e não se sentir confiantes\confortáveis em expor suas opiniões para todos. Finalmente, depois que os alunos desenvolveram as três atividades é que a formalização do conceito de função afim foi apresentada a eles. A apresentação da formalização foi desenvolvida procurando sempre buscar a interação dos alunos com o que estava sendo apresentado a eles e com o que eles desenvolveram nas atividades. O Trabalho em grupo Em todas as atividades, os alunos demonstraram trabalhar em grupo. Esses indícios apareceram em vários momentos e de formas diferentes. Durante as discussões em grupo, os alunos ouviam uns aos outros e o grupo sempre aceitava as sugestões dadas por algum

9 deles. Na organização das tarefas, eles revezavam e sempre um estava ajudando o outro de alguma forma. Quando algum aluno faltava no encontro, antes de qualquer coisa, seu grupo o atualizava sobre a atividade e sobre o que já havia sido feito e como havia sido feito pelos outros alunos do grupo. Os alunos sempre estavam dispostos a refazer alguma explicação a seu colega sobre o que alguém do grupo estava pensado ou o que havia sido feito. Isso foi muito importante no desenvolvimento das atividades. As meninas constantemente apresentavam ter mais dificuldades na decifração das pistas e na organização das ideias de sua resolução. Os meninos, sempre que solicitados por elas em seus grupos, explicava detalhadamente o que estava sendo feito e pensando sobre aquela atividade. A preocupação de fazer o colega entender e de procurar maneiras diferentes de explicar a ele alguma coisa chamou bastante atenção da pesquisadora. Os alunos demonstram um comprometimento relevante quanto a isso e o fato de não haver uma pressão por parte da pesquisadora para o término das atividades deu liberdade aos alunos para resolver as atividades com calma, gerando sempre discussões sobre suas resoluções e explicações relevantes sobre a maneira como eles estavam resolvendo. Como resultado do trabalho em grupo, além de atingir os objetivos de cada atividade, observou-se uma grande melhoria no diálogo dos alunos quanto às explicações de suas ideias e de suas resoluções. Os alunos demonstravam a cada encontro estar bem mais organizados em seus discursos, tanto para suas explicações quanto em suas dúvidas e dificuldades. Após observar todos os indícios citados acima, conclui-se que o trabalho em grupo aconteceu, e este por sua vez, fez total diferença no andamento e compressão das atividades durante todos os encontros. O uso da calculadora Nas duas primeiras atividades, os alunos não sentiram necessidade de utilizar a calculadora para resolver os enigmas, no entanto, na terceira e quarta atividades eles tiraram proveito dessa ferramenta. Na primeira vez que os alunos sentiram a necessidade de usar a calculadora, eles não pediram para a pesquisadora se eles poderiam usar, eles simplesmente a usavam e tentavam esconder que eles estavam usando. Ao observar essa postura dos alunos à pesquisadora concluiu que para eles utilizar a calculadora poderia representar algo errado, e por isso eles escondiam o seu uso. Quando a pesquisadora argumenta que eles poderiam

10 sim, utilizar a calculadora observou-se certo alivio por parte dos alunos e estes ficaram muito mais a vontades na resolução das atividades. Essa ferreamente esteve presente em todos os encontros, e os alunos souberam utilizá-la de duas formas, a saber, para resolver alguma conta ou para verificar alguma conta já feita. Após todas as atividades, a pesquisadora observou que os alunos utilizaram a calculadora como uma ferramenta de apoio durante o processo de resolução da atividade, e que esta era resgatada pelos alunos conforme suas necessidades. Assim, conclui-se que essa ferreamente contribuiu com os alunos durante o processo de resolução e que estes, souberam utiliza-las de diferentes formas e em diferentes momentos. O envolvimento da escola/professores/alunos Ao apresentar a proposta do projeto para a escola, o diretor se mostrou muito entusiasmado e contente por aquela escola ter sido escolhida para ocorrer o desenvolvimento do projeto. A coordenadora pedagógica do Ensino Médio se disponibilizou a prestar qualquer tipo de ajuda que a pesquisadora pudesse ter durante toda a pesquisa de campo. Após fazer um primeiro contanto com os alunos dispostos a participar dos encontros, a coordenadora pedagógica veio relatar a pesquisadora que estes alunos vieram procura-la no dia seguinte para entregar o termo de consentimento da pesquisa e ela relatou que os alunos haviam falado para ela que eles estavam muito empolgados em participar do projeto e que eles já queriam saber que dia e hora que iria começar os encontros, e em como as cosias iriam ocorrer. Segundo ela, os alunos realmente demonstravam estar empenhados em participar dos encontros e em conhecer um pouco sobre a Criptografia. Essa empolgação dos alunos narrada pela coordenadora pedagógica foi notada pela pesquisadora no primeiro dia de encontro com eles. Todos demonstravam estar curiosos sobre o assunto e sobre como eles iriam trabalhar a matemática dentro dele. Conforme os encontros foram ocorrendo, vários professores e alunos da escola chegaram até a pesquisadora e a questionaram sobre o projeto que ela estava desenvolvendo com os alunos do primeiro ano. Os alunos, muito curiosos, sempre perguntavam sobre o que a pesquisadora estava fazendo, e alguns ao saber, pediam para que ficassem na atividade. Já alguns professores (dois de matemática e um de História) pediram que a pesquisadora, após o encerramento dos encontros, compartilhassem com eles as atividades desenvolvidas com os alunos e os efeitos que essas atividades tiveram na aprendizagem deles. Os alunos participantes do projeto sempre traziam seus materiais da atividade e se mostravam estar realmente interessados em estar ali. Observou-se nesses alunos um

11 comprometimento deles com a pesquisadora e consequentemente com todas as atividades que ela propôs a eles. Conforme os encontros foram ocorrendo, os alunos foram narrando situações em que eles haviam conversado com seus colegas de sala sobre as atividades, e que estes se interessaram em resolver as atividades. Com esses indícios, a pesquisadora observou que as atividades propostas aos alunos haviam saído dos muros da sala de aula e havia repercutido o lado de fora dela, tanto entre os alunos quanto entre os professores. Essa repercussão despertou um interesse em, ao final da coleta de dados, propor aos alunos participantes da pesquisa um projeto que envolvesse o trabalho que eles desenvolveram durante os encontros para toda a escola, com parceria entre eles, a pesquisadora e seu professor de matemática, mas, as discussões sobre como o projeto se dará ainda não foram iniciadas. Conclusão A pesquisa encontra-se em andamento, não apresentaremos uma consideração final. O que pretendemos com este artigo, é buscar uma compreensão de como se dará o entrelaçamento dos dados já coletados com o aporte teórico e como estes dão conta dos objetivos específicos, bem como a pergunta diretriz. Ressalta-se ainda que, conforme os encontros foram ocorrendo, a pesquisadora tomava decisões e remodelava à dinâmica dos encontros de acordo com o que ela e os alunos eram condicionados a partir do ambiente sala de aula. Os caminhos que conduziram a coleta de dados sofreram influencias devido às escolhas e decisões feitas pela pesquisadora, e frisase que, caso as decisões tivessem sido feitos de outra maneira, a coleta poderia ter sido diferente. Referências BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio Parte III - Ciências da Natureza, Matemática e Tecnologias SÃO PAULO. Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Matemática. Secretaria da Educação São Paulo FINCATTI, C. Á. Criptografia como agente motivador na aprendizagem da Matemática em sala de aula. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie/ Centro de Ciências e Humanidades, p. Trabalho de Conclusão de Curso. GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 12º ed. Rio de Janeiro: Record, p.

12 GROENWALD, C. L. O.; FRANKE, R. F.; OLGIN, C. A. Códigos e Senhas no Ensino Básico. Educação Matemática em Revista, Rio Grande do Sul, v. 2, n. 10, p , GROENWALD, C. L. O.; OLGIN, C. A. Criptografia e o Currículo de Matemática no Ensino Médio. Revista de Educação Matemática: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, São Paulo, v. 13, n. 15, p , OLIVEIRA, D..; KRIPKA, R. M. L. O uso da Criptografia no ensino de Matemática. In: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, 13, 2011, Recife. Anais... Recife, Disponível em: < eview/ rv.pdf > Acesso em: 6 julho OLGIN, C. A. Currículo no Ensino Médio: uma experiência com o tema Criptografia f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil, São Paulo, ONUCHUC, L. R; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em Resolução de problemas: caminhos avanços e novas perspectivas. Bolema, Rio Claro SP, v. 25, n. 41, SINGH, S. Livro dos Códigos: a ciência do sigilo do antigo Egito para a criptografia quântica. 7º ed. Rio de Janeiro: Recorde, p.

Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra

Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra Anne Caroline Paim Baldoni Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,

Leia mais

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DAS PROPRIEDADES DE POTÊNCIAS

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DAS PROPRIEDADES DE POTÊNCIAS A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DAS PROPRIEDADES DE POTÊNCIAS Felipe de Almeida Duarte Bolsista PIBID 1 - UTFPR Campus Cornélio Procópio felipeaduart@hotmail.com Marila Torres de Aguiar Bolsista PIBID¹

Leia mais

CONSIDERAÇÕES SOBRE USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL FALANDO SOBRE... HISTÓRIA DO BRASIL EM AULA MINISTRADA EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

CONSIDERAÇÕES SOBRE USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL FALANDO SOBRE... HISTÓRIA DO BRASIL EM AULA MINISTRADA EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA CONSIDERAÇÕES SOBRE USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL FALANDO SOBRE... HISTÓRIA DO BRASIL EM AULA MINISTRADA EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA Dorisvaldo Rodrigues da Silva drsilva@unioeste.br Vera Lúcia Ruiz Rodrigues

Leia mais

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização Juliana Ferreira Universidade Estadual Paulista UNESP- Araraquara E-mail: juliana.ferreiraae@gmail.com Silvio Henrique

Leia mais

CRIPTOGRAFIA E CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO 1. GT 02 Educação Matemática no Ensino Médio e Ensino Superior

CRIPTOGRAFIA E CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO 1. GT 02 Educação Matemática no Ensino Médio e Ensino Superior CRIPTOGRAFIA E CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO 1 GT 02 Educação Matemática no Ensino Médio e Ensino Superior Clarissa de Assis Olgin, Universidade Luterana do Brasil, clarissa_olgin@yahoo.com.br

Leia mais

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula INTRODUÇÃO Josiane Faxina Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Câmpus Bauru e-mail: josi_unesp@hotmail.com

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

UMA PROPOSTA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE INTERVALOS REAIS POR MEIO DE JOGOS

UMA PROPOSTA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE INTERVALOS REAIS POR MEIO DE JOGOS UMA PROPOSTA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE INTERVALOS REAIS POR MEIO DE JOGOS Jéssica Ayumi Uehara Aguilera 1 j.ayumi@hotmail.com Alessandra Querino da Silva 2 alessandrasilva@ufgd.edu.br Cintia da Silva

Leia mais

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Regina Luzia Corio de Buriasco * UEL reginaburiasco@sercomtel.com.br Magna Natália Marin Pires* UEL magna@onda.com.br Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino*

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Palavras-chave: Educação Matemática; Avaliação; Formação de professores; Pró- Matemática.

Palavras-chave: Educação Matemática; Avaliação; Formação de professores; Pró- Matemática. PRÓ-MATEMÁTICA 2012: UM EPISÓDIO DE AVALIAÇÃO Edilaine Regina dos Santos 1 Universidade Estadual de Londrina edilaine.santos@yahoo.com.br Rodrigo Camarinho de Oliveira 2 Universidade Estadual de Londrina

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

A EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES -PROBLEMA NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE FRAÇÕES. GT 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental

A EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES -PROBLEMA NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE FRAÇÕES. GT 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental A EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES -PROBLEMA NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE FRAÇÕES GT 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental Adriele Monteiro Ravalha, URI/Santiago-RS, adrieleravalha@yahoo.com.br

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA Telma Aparecida de Souza Gracias Faculdade de Tecnologia Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP telmag@ft.unicamp.br

Leia mais

RELATÓRIO TREINAMENTO ADP 2013 ETAPA 01: PLANEJAMENTO

RELATÓRIO TREINAMENTO ADP 2013 ETAPA 01: PLANEJAMENTO RELATÓRIO TREINAMENTO ADP 2013 ETAPA 01: PLANEJAMENTO 1. Apresentação geral Entre os dias 15 e 18 de Abril de 2013 foram realizados encontros de quatro horas com os servidores e supervisores da Faculdade

Leia mais

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental Ajuda ao SciEn-Produção 1 Este texto de ajuda contém três partes: a parte 1 indica em linhas gerais o que deve ser esclarecido em cada uma das seções da estrutura de um artigo cientifico relatando uma

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES FEITAS PELO ALUNO. 1. O que são as Atividades Complementares de Ensino do NED-ED?

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES FEITAS PELO ALUNO. 1. O que são as Atividades Complementares de Ensino do NED-ED? PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES FEITAS PELO ALUNO 1. O que são as Atividades Complementares de Ensino do NED-ED? O Centro Universitário de Goiás (Uni-Anhangüera) estabeleceu no início letivo de 2006 que todo

Leia mais

JOGO DAS FICHAS COLORIDAS

JOGO DAS FICHAS COLORIDAS JOGO DAS FICHAS COLORIDAS Resumo Charlene Taís Theisen UNISINOS charlenettheisen@hotmail.com Janine Charlene Diogo UNISINOS janinediogo@hotmail.com Com a intenção de introduzir materiais diversos nas aulas

Leia mais

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA Marcos Leomar Calson Mestrando em Educação em Ciências e Matemática, PUCRS Helena Noronha Cury Doutora em Educação

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

A inserção de jogos e tecnologias no ensino da matemática

A inserção de jogos e tecnologias no ensino da matemática A inserção de jogos e tecnologias no ensino da matemática Michel da Silva Machado e-mail: michel_nick25@hotmail.com Isaque Rodrigues e-mail: isaque.max@hotmail.com Márcia Marinho do Nascimento Mello e-mail:

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

EXPLICAÇÕES SOBRE A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

EXPLICAÇÕES SOBRE A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO EXPLICAÇÕES SOBRE A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO Elementos Textuais: INTRODUÇÃO: Introduzir significa apresentar. Descrever o trabalho baseando-se nas seguintes colocações: o quê fez, por que

Leia mais

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA Maria Ignez de Souza Vieira Diniz ignez@mathema.com.br Cristiane Akemi Ishihara crisakemi@mathema.com.br Cristiane Henriques Rodrigues Chica crischica@mathema.com.br

Leia mais

Guia do professor. Introdução

Guia do professor. Introdução Guia do professor Introdução Essa atividade oferece aos professores do Ensino Fundamental II, de Língua Espanhola e de Língua Portuguesa, novos recursos didáticos em forma de módulos, pois eles podem vir

Leia mais

WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA

WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NO AMAZONAS MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO AMAZONAS WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA PROPOSTAS

Leia mais

A INTERATIVIDADE EM AMBIENTES WEB Dando um toque humano a cursos pela Internet. Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a

A INTERATIVIDADE EM AMBIENTES WEB Dando um toque humano a cursos pela Internet. Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a A INTERATIVIDADE EM AMBIENTES WEB Dando um toque humano a cursos pela Internet Por Carolina Cavalcanti * Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está

Leia mais

A METODOLOGIA DE.ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: INTERDISCIPLINARIDADE E O USO DA MATEMÁTICA FUNCIONAL.

A METODOLOGIA DE.ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: INTERDISCIPLINARIDADE E O USO DA MATEMÁTICA FUNCIONAL. A METODOLOGIA DE.ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: INTERDISCIPLINARIDADE E O USO DA MATEMÁTICA FUNCIONAL. Wagner José Bolzan 1. Resumo Em minha dissertação de mestrado

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID Michele Dalzotto Garcia Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro- Oeste/Irati bolsista do PIBID CAPES Rejane Klein Docente do

Leia mais

ALUNOS DO 7º ANO CONSTRUINDO GRÁFICOS E TABELAS

ALUNOS DO 7º ANO CONSTRUINDO GRÁFICOS E TABELAS ALUNOS DO 7º ANO CONSTRUINDO GRÁFICOS E TABELAS Introdução Paulo Marcos Ribeiro pmribeirogen2@hotmail.com Betânia Evangelista mbevangelista@hotmail.com Fabíola Santos M. de A. Oliveira fabiprestativa@hotmail.com

Leia mais

PROJETO DE RECUPERAÇÃO EM MATEMÁTICA Manual do Professor Módulo 2 Números Racionais, Operações e Resolução de Problemas

PROJETO DE RECUPERAÇÃO EM MATEMÁTICA Manual do Professor Módulo 2 Números Racionais, Operações e Resolução de Problemas PROJETO DE RECUPERAÇÃO EM MATEMÁTICA Manual do Professor Módulo 2 Números Racionais, Operações e Resolução de Problemas Prezado(a) Professor(a) Este manual de orientações tem a finalidade de sugerir um

Leia mais

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO Cícero Félix da Silva; Izailma Nunes de Lima; Ricardo Bandeira de Souza; Manoela

Leia mais

MBA MARKETING DE SERVIÇOS. Turma 19. Curso em Ambiente Virtual

MBA MARKETING DE SERVIÇOS. Turma 19. Curso em Ambiente Virtual MBA MARKETING DE SERVIÇOS Turma 19 Curso em Ambiente Virtual São Paulo, 1 de Setembro de 2011 1. Apresentação O MBA em Marketing de Serviços, coordenado pelos Professores Marcos Cortez Campomar e Geraldo

Leia mais

Educação a distância: desafios e descobertas

Educação a distância: desafios e descobertas Educação a distância: desafios e descobertas Educação a distância: Desafios e descobertas Conteudista: Equipe Multidisciplinar Campus Virtual Cruzeiro do Sul Você na EAD Educação a distância: desafios

Leia mais

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um 1 TURISMO E OS IMPACTOS AMBIENTAIS DERIVADOS DA I FESTA DA BANAUVA DE SÃO VICENTE FÉRRER COMO TEMA TRANSVERSAL PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS NO PROJETO TRAVESSIA DA ESCOLA CREUSA DE FREITAS CAVALCANTI LURDINALVA

Leia mais

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO.

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014 Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. RESUMO Adriana Vieira de Lima Colégio Marista Arquidiocesano

Leia mais

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Marília Darc Cardoso Cabral e Silva 1 Tatiane Pereira da Silva 2 RESUMO Sendo a arte uma forma do ser humano expressar seus sentimentos,

Leia mais

O ENSINO DAS FUNÇÕES ATRAVÉS DO JOGO BINGO DE FUNÇÕES

O ENSINO DAS FUNÇÕES ATRAVÉS DO JOGO BINGO DE FUNÇÕES O ENSINO DAS FUNÇÕES ATRAVÉS DO JOGO BINGO DE FUNÇÕES Marcos Aurélio Alves e Silva- UFPE/CAA Alcicleide Ramos da Silva- UFPE/CAA Jucélia Silva Santana- UFPE/CAA Edelweis José Tavares Barbosa- UFPE/CAA

Leia mais

ESTATÍSTICA BÁSICA NO CURSO DE TÉCNICO INTEGRADO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

ESTATÍSTICA BÁSICA NO CURSO DE TÉCNICO INTEGRADO DE SEGURANÇA DO TRABALHO ESTATÍSTICA BÁSICA NO CURSO DE TÉCNICO INTEGRADO DE SEGURANÇA DO TRABALHO Fabíola Nascimento dos Santos Paes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco fabiola.paes@gmail.com Dorghisllany

Leia mais

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010 GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR EM MATEMÁTICA RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA GESTAR II Sidnei Luís da Silva Escola Municipal Vereador Benedito Batista Congatem - MG sidneiluisdasilva@yahoo.com.br Camila

Leia mais

Núcleo de Informática Aplicada à Educação Universidade Estadual de Campinas

Núcleo de Informática Aplicada à Educação Universidade Estadual de Campinas Núcleo de Informática Aplicada à Educação Universidade Estadual de Campinas Resumo Tradicionalmente os alunos ingressantes no bacharelado de Ciência da Computação da UNICAMP aprendem a programar utilizando

Leia mais

Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP

Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP Art. 1 - Do serviço de apoio Psicopedagógico - SAPP O serviço de apoio

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO PARANÁ GOVERNO DO ESTADO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SEED DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS - DPPE PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL PDE Anexo I Professor PDE FORMULÁRIO DE ACOMPANHAMENTO

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Secretaria Nacional de Renda de Cidadania

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Instrução Operacional nº 27 SENARC/MDS Brasília, 22 janeiro de 2009. Divulga aos municípios orientações sobre a utilização do Sistema de Atendimento e Solicitação de Formulários (Sasf) 1 APRESENTAÇÃO O

Leia mais

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS RESUMO Juliana Candido QUEROZ (Bolsista) 1 ; Natália SILVA (Bolsista) 2, Leila BRUNO (Supervisora) 3 ; Sinval Martins S. FILHO (Coordenador)

Leia mais

24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano

24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano 24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano Mariana Tavares Colégio Camões, Rio Tinto João Pedro da Ponte Departamento de Educação e Centro de Investigação em Educação Faculdade de Ciências

Leia mais

II Congresso Internacional de Educação Cientifica e Tecnológica Santo Ângelo 2012

II Congresso Internacional de Educação Cientifica e Tecnológica Santo Ângelo 2012 A VISÃO DO PROFESSOR QUE ATUA NOS ANOS INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A UNIDADE DE MEDIDA DE SUPERFÍCIE O METRO QUADRADO Marta Burda Schastai 1 ; Sani de Carvalho Rutz de Silva 2 1 SME- Ponta Grossa/Ensino

Leia mais

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA Naiane Novaes Nogueira 1 Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB n_n_nai@hotmail.com José

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS

JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF) GT 09 RESUMO

Leia mais

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA Tema debatido na série Integração de tecnologias, linguagens e representações, apresentado no programa Salto para o Futuro/TV Escola, de 2 a 6 de maio de 2005 (Programa 1) INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO

Leia mais

CONSTRUINDO TRIÂNGULOS: UMA ABORDAGEM ENFATIZANDO A CONDIÇÃO DE EXISTÊNCIA E CLASSIFICAÇÕES

CONSTRUINDO TRIÂNGULOS: UMA ABORDAGEM ENFATIZANDO A CONDIÇÃO DE EXISTÊNCIA E CLASSIFICAÇÕES CONSTRUINDO TRIÂNGULOS: UMA ABORDAGEM ENFATIZANDO A CONDIÇÃO DE EXISTÊNCIA E CLASSIFICAÇÕES Poliana de Brito Morais ¹ Francisco de Assis Lucena² Resumo: O presente trabalho visa relatar as experiências

Leia mais

A PROPOSTA DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DOS PCN E SUA TRANSPOSIÇÃO ENTRE OS PROFESSORES DE INGLÊS DE ARAPIRACA

A PROPOSTA DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DOS PCN E SUA TRANSPOSIÇÃO ENTRE OS PROFESSORES DE INGLÊS DE ARAPIRACA Revista Eletrônica de Educação de Alagoas - REDUC ISSN 2317-1170 V. 01, N. 02 (2013) A PROPOSTA DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DOS PCN E SUA TRANSPOSIÇÃO ENTRE OS PROFESSORES DE INGLÊS DE ARAPIRACA Patrícia

Leia mais

Aprendizagem da Análise Combinatória nas séries iniciais do Ensino Fundamental

Aprendizagem da Análise Combinatória nas séries iniciais do Ensino Fundamental Aprendizagem da Análise Combinatória nas séries iniciais do Ensino Fundamental Ana Lydia Perrone 1 Sergio Minoru Oikawa 2 Fernando Antônio Moala 2 RESUMO Este estudo fez parte do projeto de pesquisa desenvolvido

Leia mais

PVANET: PRINCIPAIS FERRAMENTAS E UTILIZAÇÃO DIDÁTICA

PVANET: PRINCIPAIS FERRAMENTAS E UTILIZAÇÃO DIDÁTICA 11 PVANET: PRINCIPAIS FERRAMENTAS E UTILIZAÇÃO DIDÁTICA O PVANet é o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) de uso exclusivo da UFV. Os AVAs apresentam diferenças de layout, forma de acesso, funcionamento,

Leia mais

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS A língua é um sistema que se estrutura no uso e para o uso, escrito e falado, sempre contextualizado. (Autor desconhecido)

Leia mais

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID BARROS, Raquel Pirangi. SANTOS, Ana Maria Felipe. SOUZA, Edilene Marinho de. MATA, Luana da Mata.. VALE, Elisabete Carlos do.

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

História e ensino da tabela periódica através de jogo educativo

História e ensino da tabela periódica através de jogo educativo História e ensino da tabela periódica através de jogo educativo Caroline Gomes Romano e-mail: carolgromano@hotmail.com Ana Letícia Carvalho e-mail: anale.carvalho03@gmail.com Isabella Domingues Mattano

Leia mais

REFORÇO AO ENSINO DE FÍSICA PARA CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA

REFORÇO AO ENSINO DE FÍSICA PARA CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA 1 REFORÇO AO ENSINO DE FÍSICA PARA CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA Cibeli Marzari Bertagnolli Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Resumo

Leia mais

A ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO

A ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO A ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO Vilmara Luiza Almeida Cabral UFPB/Campus IV Resumo: O presente relato aborda o trabalho desenvolvido no projeto de intervenção

Leia mais

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor (1)Suzânia Maria Pereira de Araújo; Autor (2) Eleilde de Sousa Oliveira; Orientador (1)Denise Silva

Leia mais

01 UNINORTE ENADE. Faça também por você.

01 UNINORTE ENADE. Faça também por você. 01 UNINORTE ENADE Faça também por você. 02 ENADE UNINORTE Confira algumas questões e seus significados 03 UNINORTE ENADE O curso propiciou experiências de aprendizagem inovadora? Apesar de ser confuso,

Leia mais

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador 1. Introdução O Programa Mais Educação e o Programa Ensino Médio Inovador são estratégias do Ministério da Educação

Leia mais

TÍTULO: BIOÉTICA NOS CURSOS SUPERIORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

TÍTULO: BIOÉTICA NOS CURSOS SUPERIORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO TÍTULO: BIOÉTICA NOS CURSOS SUPERIORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE PRESBITERIANA

Leia mais

A MODELAGEM MATEMÁTICA E A INTERNET MÓVEL. Palavras Chave: Modelagem Matemática; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Internet Móvel.

A MODELAGEM MATEMÁTICA E A INTERNET MÓVEL. Palavras Chave: Modelagem Matemática; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Internet Móvel. A MODELAGEM MATEMÁTICA E A INTERNET MÓVEL Márcia Santos Melo Almeida Universidade Federal de Mato Grosso do Sul marciameloprofa@hotmail.com Marcos Henrique Silva Lopes Universidade Federal de Mato Grosso

Leia mais

tido, articula a Cartografia, entendida como linguagem, com outra linguagem, a literatura infantil, que, sem dúvida, auxiliará as crianças a lerem e

tido, articula a Cartografia, entendida como linguagem, com outra linguagem, a literatura infantil, que, sem dúvida, auxiliará as crianças a lerem e Apresentação Este livro tem o objetivo de oferecer aos leitores de diversas áreas do conhecimento escolar, principalmente aos professores de educação infantil, uma leitura que ajudará a compreender o papel

Leia mais

DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES E ALUNOS DA EJA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES E ALUNOS DA EJA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA 27 a 30 de Agosto de 2014. DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES E ALUNOS DA EJA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA Resumo: MACHADO, Diana dos Santos 1 Ifes - Campus Cachoeiro de Itapemirim

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO MARIA MAZUR

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO MARIA MAZUR UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO MARIA MAZUR A INFORMÁTICA E A MÍDIA IMPRESSA: COMO ELAS PODEM Prudentópolis 2013 MARIA MAZUR A INFORMÁTICA

Leia mais

PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES

PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos, e esquece-se da urgência de deixar filhos melhores para o nosso planeta PROJETO: CONVIVÊNCIA

Leia mais

Observação das aulas Algumas indicações para observar as aulas

Observação das aulas Algumas indicações para observar as aulas Observação das aulas Algumas indicações para observar as aulas OBJECTVOS: Avaliar a capacidade do/a professor(a) de integrar esta abordagem nas actividades quotidianas. sso implicará igualmente uma descrição

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO-GERAL DO CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA ORIENTAÇÕES PARA

Leia mais

O JOGO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA

O JOGO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA 1 O JOGO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA Caique Melo de Oliveira Universidade do Estado da Bahia Uneb (Campus IX) caiquemelo@outlook.com Américo Júnior Nunes da Silva 1 Universidade

Leia mais

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções)

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) 13. CONEX Pôster Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

PROJETO PIBID JOGO DO LUDO. Palavras chave: Jogo do Ludo. Educação Infantil. Matemática na Educação Infantil.

PROJETO PIBID JOGO DO LUDO. Palavras chave: Jogo do Ludo. Educação Infantil. Matemática na Educação Infantil. PROJETO PIBID JOGO DO LUDO Ana Paula do Valle 1 Kamylla Canalli 2 Lucilene Paixão 3 Neila Tonin Agranionih 4 Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento da sequência didática Jogo

Leia mais

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 2

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 2 Sexo Idade Grupo de docência Feminino 40 Inglês (3º ciclo/secundário) Anos de Escola serviço 20 Distrito do Porto A professora, da disciplina de Inglês, disponibilizou-se para conversar comigo sobre o

Leia mais

Reflexões sobre as dificuldades na aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral

Reflexões sobre as dificuldades na aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral III Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação PUCRS Reflexões sobre as dificuldades na aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral Marcelo Cavasotto, Prof.ª Dra. Ruth Portanova (orientadora) Mestrado em Educação

Leia mais

Novas Tecnologias no Ensino de Física: discutindo o processo de elaboração de um blog para divulgação científica

Novas Tecnologias no Ensino de Física: discutindo o processo de elaboração de um blog para divulgação científica Novas Tecnologias no Ensino de Física: discutindo o processo de elaboração de um blog para divulgação científica Pedro Henrique SOUZA¹, Gabriel Henrique Geraldo Chaves MORAIS¹, Jessiara Garcia PEREIRA².

Leia mais

DIFERENCIAÇÃO IMPLÍCITA: VISUALIZANDO AS RETAS TANGENTES E NORMAIS COM O AUXÍLIO DO WINPLOT

DIFERENCIAÇÃO IMPLÍCITA: VISUALIZANDO AS RETAS TANGENTES E NORMAIS COM O AUXÍLIO DO WINPLOT DIFERENCIAÇÃO IMPLÍCITA: VISUALIZANDO AS RETAS TANGENTES E NORMAIS COM O AUXÍLIO DO WINPLOT Silmara Alexandra da Silva Vicente Universidade Presbiteriana Mackenzie Gisela Hernandes Gomes Universidade Presbiteriana

Leia mais

NA POSTURA DO PROFESSOR, O SUCESSO DA APRENDIZAGEM

NA POSTURA DO PROFESSOR, O SUCESSO DA APRENDIZAGEM Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 NA POSTURA DO PROFESSOR, O SUCESSO DA APRENDIZAGEM Marina Muniz Nunes: É inegável que determinadas ações e posturas do professor, tal como

Leia mais

Trabalhando Matemática: percepções contemporâneas

Trabalhando Matemática: percepções contemporâneas DOMÍNIO E IMAGEM DE UMA FUNÇÃO: UMA ABORDAGEM POR MEIO DO JOGO BINGO DAS FUNÇÕES Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM) GT 10 ADELSON CARLOS MADRUGA Universidade

Leia mais

BRINCANDO COM GRÁFICOS E MEDINDO A SORTE

BRINCANDO COM GRÁFICOS E MEDINDO A SORTE BRINCANDO COM GRÁFICOS E MEDINDO A SORTE Elizabeth Pastor Garnier SEE/RJ Pedro Carlos Pereira - FAETEC Projeto Fundão IM/UFRJ Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem a introdução do tópico Tratamento

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Fundamentos

Leia mais

O JOGO NO ENSINO DE POTÊNCIAS DE NÚMEROS INTEIROS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

O JOGO NO ENSINO DE POTÊNCIAS DE NÚMEROS INTEIROS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA O JOGO NO ENSINO DE POTÊNCIAS DE NÚMEROS INTEIROS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Adelson Carlos Madruga Universidade Federal da Paraíba adelsoncarlos1992@hotmail.com Elizangela Mario da Silva Universidade Federal

Leia mais

CONFECÇÃO DE MAQUETE PARA O ENTENDIMENTO DOS RÉPTEIS E DOS ANFÍBIOS EM AULAS DE CIÊNCIAS

CONFECÇÃO DE MAQUETE PARA O ENTENDIMENTO DOS RÉPTEIS E DOS ANFÍBIOS EM AULAS DE CIÊNCIAS CONFECÇÃO DE MAQUETE PARA O ENTENDIMENTO DOS RÉPTEIS E DOS ANFÍBIOS EM AULAS DE CIÊNCIAS Antonio Santana de Souza Júnior 1 Dalva Maria da Silva 2 Jullyane Cristyna Albuquerque Gomes 2 Keylla Patrícia Rodrigues

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADO NA MATEMÁTICA ESCOLAR

REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADO NA MATEMÁTICA ESCOLAR REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADO NA MATEMÁTICA ESCOLAR Patrícia Lima da Silva¹ Brunna Sordi Stock² RESUMO No segundo semestre do ano de 2009, em uma das disciplinas obrigatórias do currículo de

Leia mais

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA ALFABETIZAÇÃO NO TEMPO CERTO NAs REDES MUNICIPAIS DE ENSINO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS

Leia mais

PROBLEMATIZANDO ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS

PROBLEMATIZANDO ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS IX CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS Girona, 9-12 de septiembre de 2013 COMUNICACIÓN PROBLEMATIZANDO ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS

Leia mais

Larissa Vilela de Rezende Lucas Fré Campos

Larissa Vilela de Rezende Lucas Fré Campos ENSINANDO REGRA DE TRÊS SIMPLES COM MATERIAL DOURADO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE LAVRAS Resumo Larissa Vilela de Rezende Lucas Fré Campos UFLA/DEX, larissavilela@outlook.com.br UFLA/DEX, lucas_fre@matematica.ufla.br

Leia mais

Moodle - Tutorial para Alunos

Moodle - Tutorial para Alunos Moodle - Tutorial para Alunos por Prof. Maurício Lima 1 agosto de 2010 Objetivo Este documento apresenta aos alunos da Faculdade Novos Horizontes os primeiros passos na utilização do pacote Moodle. Trata-se

Leia mais

Palavras Chaves: material didático, cartografia, bacias hidrográficas, lugar.

Palavras Chaves: material didático, cartografia, bacias hidrográficas, lugar. DIAGNOSTICO DA UTILIZAÇÃO DOS FASCÍCULOS DE CARTOGRAFIA E BACIAS HIDROGRÁFICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE GOIÂNIA GO Manoel Victor Peres ARAUJO Graduando em Geografia

Leia mais

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3 Metodologias de Aprendizagem: humanidades na sala de aula Paola Gomes Pereira Bolsista de Iniciação Científica Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) paola.pereira@ufrgs.br Antonio Carlos Castrogiovanni

Leia mais

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010 INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO Bruno Rodrigo Teixeira 1 Universidade Estadual de Londrina - UEL bruno_matuel@yahoo.com.br Camila Rosolen 2 Universidade Estadual de Londrina - UEL camilarosolen@yahoo.com.br

Leia mais

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO)

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Parte: 1 Prof. Cristóvão Cunha Objetivos de aprendizagem

Leia mais

O papel educativo do gestor de comunicação no ambiente das organizações

O papel educativo do gestor de comunicação no ambiente das organizações O papel educativo do gestor de comunicação no ambiente das organizações Mariane Frascareli Lelis Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP, Bauru/SP e-mail: mariane_lelis@yahoo.com.br;

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

ESTUDANDO CONCEITOS DE GEOMETRIA PLANA ATRAVÉS DO SOFTWARE GEOGEBRA

ESTUDANDO CONCEITOS DE GEOMETRIA PLANA ATRAVÉS DO SOFTWARE GEOGEBRA ESTUDANDO CONCEITOS DE GEOMETRIA PLANA ATRAVÉS DO SOFTWARE GEOGEBRA Cristina Girotto; Adriana Teresina de Campos; Damares Kessler; Juarez Dumke Streda; Vanessa Günzel; Vilson Hennemann; Julhane Thomas

Leia mais