PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO ÍNDICE DE OBESIDADE INFANTIL EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE MANAUS.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO ÍNDICE DE OBESIDADE INFANTIL EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE MANAUS."

Transcrição

1 PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO ÍNDICE DE OBESIDADE INFANTIL EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE MANAUS. MANAUS 2017

2 1 PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO ÍNDICE DE OBESIDADE INFANTIL EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE MANAUS. OTAVIO DE MELO MATOS Artigo apresentado como requisito a obtenção do título de Especialista (Latus Sensu) pela Faculdade La Salle. Orientador: Prof. MSc. Luiz Almir Menezes Fonseca MANAUS 2017

3 2 ÍNDICE DE OBESIDADE INFANTIL EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE MANAUS. Otavio de Melo Matos 1 1. Licenciado em Educação Física, Esp. em Fisiologia do Exercício. Faculdade La Salle Manaus; otaviomelosport@gmail.com RESUMO O índice de obesidade infantil tem aumentado significativamente em muitos países e no Brasil a situação acompanha essa realidade, sendo considerada uma epidemia. Mas, será que em Manaus, a obesidade apresenta a mesma epidemiologia que no resto do Brasil? Decorrente dessa problemática, o artigo baseia-se em uma pesquisa que tem como objetivo geral; Analisar aspetos epidemiológicos da obesidade infantil nos alunos do ensino fundamental da rede pública de Manaus. Por meio dos seguintes objetivos específicos; Calcular o IMC como parâmetro para definir o estado nutricional dos alunos; Estimar o Percentual de Gordura dos alunos; Avaliar a qualidade nutricional dos alunos e Comparar os dados por gênero e idade. Para o desenvolvimento desta pesquisa foi utilizado o método científico indutivo, tipo de pesquisa bibliográfica e descritiva, de caráter qualitativo e de campo. A População é composta pelos alunos da Rede Pública de Manaus. Como amostra, foram selecionados aleatoriamente 360 alunos de ambos os gêneros com idades entre 7 e 12 anos. Os resultados evidenciam que sua grande maioria se encontra dentro da classificação média segundo os protocolos validados para IMC e Percentual de Gordura. Entretanto, Níveis de abaixo do peso e Não recomendado para IMC e Percentual de Gordura apresenta um nível de desnutrição entre os escolares. Palavras Chaves: Obesidade Infantil, Educação Física, Epidemiologia. 1. INTRODUÇÃO A obesidade e considerada em muitos países desenvolvidos um grave problema de saúde publica, uma epidemiologia global. No Brasil, não e diferente, aliada a uma expansão da globalização e ao progresso do país, revertendo o problema de desnutrição pelos problemas de excesso de peso e suas comorbidades 1. É de extrema importância o profissional de Educação Física estar utilizando o maior número de ferramentas possíveis para a realização de avaliação física, para a obtenção de dados que comprovem a fidedignidade das informações coletadas. Para as avaliações no ambiente escolar isso não é diferente, é importante ter informações fisiológicas, nutricionais e limitações físicas de seus alunos, para que o planejamento seja embasado dentro das necessidades desses escolares. 1 Comorbidades Doenças que predispõem ao desenvolvimento de outras doenças.

4 3 São elevados os riscos de óbitos prematuros na infância e adolescência oriundos de doenças cardiovasculares, esses dados estão comprovados estatisticamente. Crianças e Adolescentes obesos possuem 80% de probabilidade de se tornarem adultos obesos (BRASIL, 2010). O índice de obesidade infantil tem aumentado significativamente em muitos países e no Brasil a situação acompanha essa realidade, sendo considerada uma epidemia. Mas, será que em Manaus, a obesidade apresenta a mesma epidemiologia que no resto do Brasil? Decorrente dessa problemática, esta pesquisa tem como objetivo geral; Analisar aspetos epidemiológicos da obesidade infantil nos alunos do ensino fundamental da rede pública de Manaus. Por meio dos seguintes objetivos específicos; Calcular o IMC como parâmetro para definir o estado nutricional dos alunos; Estimar o Percentual de Gordura dos alunos; Avaliar a qualidade nutricional dos alunos e Comparar os dados por gênero e idade. A concentração das classes mais pobres nas cidades parece expandir o flagelo da obesidade quando se observa seu crescimento no contexto da pobreza pela prática de alimentação barata, pobre em nutrientes e fibras, mas excessivamente calórica muito mais acessível que frutas, verduras, laticínios e carnes, o que favorece o aumento excessivo de peso de crianças e adolescentes. É evidente a falta de prevenção por meio de orientações sobra à importância de uma educação alimentar e a atividade física nos meios de comunicação, nas escolas, nas comunidades e no ambiente familiar. 2. DESENVOLVIMENTO 2.1 Excesso de Peso e Obesidade Infantil A obesidade e considerada em muitos países desenvolvidos um grave problema de saúde publica, uma epidemiologia global. No Brasil, não e diferente, aliada a uma expansão da globalização e ao progresso do país, revertendo o problema de desnutrição pelos problemas de excesso de peso e suas comorbidades. Os países da América Latina estão em estágios diferentes, onde os mais pobres ainda enfrentam os problemas com altos índices de desnutrição e baixos índices de obesidade, enquanto nos países ricos, os índices de desnutrição esta em declínio e a obesidade em ascensão (VITOLO, 2015). Mendonça (2014 p. 65) registra que: Dados da OMS indicam que uma em cada dez crianças no mundo apresenta obesidade. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia BSEM identificou que o número de crianças obesas triplicou nas ultimas décadas, sendo que um em casa três esta acima do peso, de acordo com dados do IBGE. Nos adolescentes, em cada dez, dois estão acima do peso.

5 4 Dando continuidade nos registros do autor, a concentração das classes mais pobres nas cidades parece expandir o flagelo da obesidade quando se observa seu crescimento no contexto da pobreza pela prática de alimentação barata, pobre em nutrientes e fibras, mas excessivamente calórica muito mais acessível que frutas, verduras, laticínios e carnes, o que favorece o aumento excessivo de peso de crianças e adolescentes. É evidente a falta de prevenção por meio de orientações sobra à importância de uma educação alimentar e a atividade física nos meios de comunicação, nas escolas, nas comunidades e no ambiente familiar. A medida do peso corporal é o indicador mais simples e de maior acessibilidade para a verificação da diminuição da adiposidade. Em crianças e adolescentes, considera-se essa perda de peso relativa. O consumo alimentar tem sua relação com á obesidade não somente quanto ao volume, mas também em relação à composição e a qualidade do que ingerem na alimentação. Os padrões alimentares vêm sofrendo modificações constantemente, o que contribui para o contínuo aumento de adiposidade nas crianças. A obesidade é considerada uma patologia de caráter multifatorial que resulta de um histórico familiar, biológico, econômico, social, cultural, psicológico, a restrição à prática esportiva e até uma questão de politicas (MENDONÇA, 2014). Vitolo (2015) registra que as crianças obesas apresentam altura maior em comparação às crianças não obesas. Essa situação gera na família uma falsa impressão que ela será mais alta em comparação as outras crianças da mesma idade. É necessário alertar que a obesidade e a causadora dessa aceleração do crescimento, que inclui também a aceleração da maturação óssea e o adiantamento da puberdade. Crianças com percentual de gordura maior que 33% possuem uma predisposição a risco de problemas cardiovasculares. Quando apresentam um percentual de gordura abaixo de 20%, o risco e mínimo de problemas cardiovascular (ABESO, 2009). 2 Outro diagnostico muito utilizado para o diagnostico da obesidade é o IMC. É um método antropométrico, que utiliza as medidas de peso e altura (peso/altura²) muito utilizada em serviços públicos de saúde. É utilizado e aceito mundialmente, sendo a técnica de melhor aplicabilidade principalmente em estudos populacionais pela facilidade e padronização de obtenção de dados e pelo baixo custo (VITOLO, 2015). Vale ressaltar que o IMC, em casos específicos, pode não refletir a real classificação de adiposidade do individuo. Exemplificando, um adolescente com IMC 21 e 30% de gordura, se 2 ABESO Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica.

6 5 for sedentário. O oposto também é encontrado em adolescente com alto nível de massa muscular pode apresentar um alto índice de IMC sem ter um alto índice de adiposidade. 2.2 Fatores de Risco Relacionados à Obesidade Infantil São elevados os riscos de óbitos prematuros na infância e adolescência oriundos de doenças cardiovasculares, esses dados estão comprovados estatisticamente. Crianças e Adolescentes obesos possuem 80% de probabilidade de se tornarem adultos obesos (BRASIL, 2010). O excesso de peso e de gordura corporal apresenta uma grande ameaça à qualidade de vida e a longevidade de indivíduos obesos. E riscos maiores de cardiopatias coronarianas, hipercolesterolemia, hipertensão, diabetes melito e alguns tipos de câncer (HEYWARD, 2013). Seguindo as referencias do autor, relata no extremo oposto, indivíduos com déficit de peso e baixa porcentagem de gordura tendem a ser malnutridos. Essas pessoas estão expostas a altos índices de risco de desenvolverem desequilíbrios fluidoseletrolíticos, osteoporose e osteopenia, fraturas ósseas, degradação muscular, arritmias cardíacas, morte súbita entre outras. 2.3 A Importância da Educação Física para a Diminuição dos Índices de Obesidade Infantil O nível de conhecimento de crianças em idade escolar modifica a relação entre obesidade e práticas alimentares saudáveis. Isso leva a suspeita de que as crianças quando tem acesso às informações sobre nutrição e a importância de atividade física, as mesmas começam a ter sabidamente práticas mais saudáveis (VITOLO, 2015). Salientando a importância do profissional de Educação Física, principalmente na sua prática profissional no ambiente escolar. Finck (2011 p. 70) revela que: Acreditamos que se deve ter um grande investimento de início na escola, com a abordagem de conhecimentos significativos relacionados à cultura corporal do movimento, bem como com a orientação para o desenvolvimento de hábitos saudáveis em relação à vivência corporal das atividades físicas e esportistas. Nesse caso, o professor deve buscar alertar e conscientizar os alunos, desde cedo, para a importância de se preservar, manter e melhorar sua saúde.

7 6 Dessa forma, cremos também que a espontaneidade, o prazer, a naturalidade e a liberdade de escolha são extremamente importantes para a aquisição de hábitos saudáveis com a contribuição do professor de Educação Física. Em sua obra Finck (2011 p. 140) registra que: Na fase escolar, a Educação Física e o esporte são fundamentais e necessários, pois, é nesse período da vida que as vivências dessas atividades poderão contribuir para a sedimentação de valores referentes à importância e aos benefícios que o indivíduo poderá adquirir com a prática de exercícios de forma regular, tanto para a manutenção como para a melhoria da saúde. As atividades físicas realizadas pelas crianças da escola e as brincadeiras desenvolvidas em casa, contribuem para a regulação do peso corporal. O tempo em que a criança assiste à televisão ou estar jogando vide game, apresenta-se como um indicador de se inatividade física e tem influência da prevalência de obesidade (VITOLO, 2015). Mendonça (2014 p.145) relata que: A atividade física planejada melhora a condição física e é essencial e eficaz quando concomitante com tratamento dietético da perda de peso. É um processo de conquista para que a criança e adolescentes sedentários aceitem como parte do tratamento. Deve estar de acordo com as capacidades individuais de cada criança e ter completa aceitação para o sucesso. O mesmo autor revela que o tratamento dietético para uma criança obesa necessita de um acompanhamento multidisciplinar com médicos pediatras, nutricionistas, psicólogos e profissionais de Educação Física. Essa equipe multiprofissional atuará para tratar todos os fatores etiológicos da obesidade. É importante que a família, participe desse processo, principalmente os pais, e que também adotem um estilo de vida saudável facilitando o tratamento. Segundo a autora acima, atividades devem ser adaptadas às condições físicas e fisiológicas de cada criança, quando bem orientados, preservam o tecido muscular (massa magra) e auxiliam a aumentar a taxa metabólica para auxiliar na perda de peso corporal. A atividade física é ao longo prazo uma ótima estratégia para a manutenção do peso corporal e redução do percentual de gordura, altamente prejudicial à saúde, preservando a massa muscular isenta de gordura (GUEDES e GUEDES, 1998).

8 7 2.3 PROCEDIMENTO METODOLÓGICO DA PESQUISA Características da Pesquisa Vários autores, entre os quais Gil (2007) e Jurema (2012) afirmam que para o desenvolvimento desta pesquisa foi utilizado o método científico indutivo permitindo uma análise da pergunta, que de uma situação particular, ajudou a realizar uma inferência ou generalização. O tipo da pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo, já que busca descrever as características do fenômeno, aspetos epidemiológicos da obesidade infantil nos alunos do ensino fundamental da rede pública de Manaus. Também se caracteriza por ser uma pesquisa qualitativa, onde o pesquisador compreende, interpreta e compara as informações e dados coletados. Quanto aos procedimentos técnicos trata-se de uma pesquisa de campo já que selecionou um grupo especifico de sujeito que podem sofre mudanças durante o estudo População e Amostra A população compunha-se por alunos, de ambos os sexos, com idades entre sete e doze anos, matriculadas nas séries do ensino fundamental 1 da Rede Pública de Manaus. Como amostra foram selecionadas por conveniência escolas dos Bairros São Jose e Ouro Verde, Escola Municipal E.M Inaneide Cunha Marques e E.M Raimunda Barroso Ramires, sendo que para cada idade entre 7 e 12 anos respectivamente, 30 pertencentes ao sexo masculino e 30 ao sexo feminino, totalizando 360 alunos Amostragem A coleta dos dados foi realizada tanto durante as aulas de Educação Física quanto nos horários destinados aos professores responsáveis pela turma, nos locais e horários a elas destinados, mediante as autorizações dos gestores das instituições. Os questionários foram entregues pelo próprio pesquisador, sendo recolhidos imediatamente após o seu preenchimento. O instrumento de coleta de dados utilizado foi elaborado pelo próprio pesquisador. Trata-se de um questionário composto por um cabeçalho contendo as seguintes informações: Idade, Sexo, Peso, Altura, IMC e % de Gordura. Além de 7 questões abertas e fechadas, correspondentes a informações de hábitos alimentares, esportivos.

9 Análise dos dados A análise das informações foi realizada sob a forma de estatística descritiva inferencial, para cada afirmativa foi calculada uma média. Para tanto, uma base de dados foi construída no Excel, onde cada pergunta do questionário corresponde a uma variável analisada. Com a matriz de dados pronta, foi usada a ferramenta tabela dinâmica do excel e calculadora científica para cruzar as variáveis e calcular os parâmetros estatísticos das medidas de tendência central. Os resultados foram comparados por gênero e idade. 2.4 RESULTADOS Índice de Massa Corporal da Amostra (IMC) O estado nutricional das crianças demonstra que sua grande maioria se encontra dentro do peso normal segundo a classificação. Entretanto outras porcentagens de grande importância evidenciam cuidados. Para a as faixa etárias de 7, 8, 9 e 10 anos do gênero feminino para cada sem encontram abaixo do peso. Indivíduos com déficit de peso e baixa porcentagem de gordura tendem a ser malnutridos. Para os índices de obesidade com maior porcentagem, os alunos de 10 anos do gênero masculino apresentam a maior porcentagem 26,7%. Essas pessoas classificadas como abaixo do peso estão expostas a altos índices de risco de desenvolverem algum tipo de patologia muscular, esquelética, cardiovascular e em casos extremos a óbito. (Tabela 1) Tabela 1. Estado Nutricional para Gênero e Idade. Estado Nutricional Gênero Idade (anos) Abaixo do Peso Peso Normal Sobrepeso Obesidade Feminino 46,7% 30% 30% 30% 23,3% 20% Masculino 20% 33,3% 23,3% 36,7% 33,3% 43,3% Feminino 46,7% 43,3% 46,7% 43,3% 53,3% 56,7% Masculino 60% 46,7% 56,7% 33,3% 36,7% 53,3% Feminino 3,3 % 16,7% 13,3% 16,7% 20% 13,3% Masculino 6,7% 13,3% 6,7% 3,3% 26,7% 3,3% Feminino 3,3% 10% 10% 10% 3,3% 10% Masculino 13,3 6,7% 13,3 26,7% 3,3% 0% Fonte: Própria Uma ferramenta muito utilizada para o diagnostico da obesidade é o IMC. É um método antropométrico, que utiliza as medidas de peso e altura (peso/altura²) muito utilizada em

10 9 serviços públicos de saúde e. É utilizado e aceito mundialmente, sendo a técnica de melhor aplicabilidade principalmente em estudos populacionais pela facilidade e padronização de obtenção de dados e pelo baixo custo (VITOLO, 2015). Uma ótima ferramenta para os profissionais de Educação Física Escolar utilizarem em suas avaliações físicas com seus alunos, entretanto essa avaliação deve ser realizada com frequência e com intencionalidade, muitos profissionais realizam o diagnostico no inicio das aulas e entram no esquecimento em relação à importância desses dados para o combate a obesidade e a desnutrição dentro do ambiente escolar. Vale ressaltar que o IMC, em casos específicos, pode não refletir a real classificação de adiposidade do individuo. Exemplificando, um adolescente com IMC 21 e 30% de gordura, se for sedentário. O oposto também é encontrado em adolescente com alto nível de massa muscular pode apresentar um alto índice de IMC sem ter um alto índice de adiposidade Percentual de Gordura da Amostra Para os resultados de Percentual de Gordura, outra vez a grande maioria dos alunos se encontra nos níveis médio segundo a classificação. Entretanto, para os alunos com 7 anos de ambos os gêneros se encontram classificados com índices baixos e não recomendados de gordura com mais de 30% da amostra. Para o nível com porcentagem elevada para taxa de gordura corporal fica para os alunos com 10 anos do gênero masculino. Com mais de 20% de classificados com índices altos e obesos. (Tabela 2) Tabela 2. Índice de Percentual de Gordura para Gênero e Idade. Classificação Gênero Idade (anos) Não Recomendado Baixo Médio Alto Obeso Feminino 20% 6,6% 13,3% 10% 3,3% 6,6% Masculino 16,7% 0% 0% 0% 0% 0 Feminino 33,3% 23,3% 16,7% 10% 13,3% 3,3% Masculino 16,7% 23,3% 0% 6,6% 10% 20% Feminino 33,3% 50% 56,7% 63,3% 73,3% 76,7% Masculino 43,3% 73,3 70% 63,3% 76,7% 80% Feminino 3,3% 10% 13,3% 13,3% 10% 6,6% Masculino 13,3% 3,3% 30% 13,3% 6,6% 0% Feminino 10% 10% 0% 3,3% 0% 6,6% Masculino 10% 0% 0% 16,7% 6,6% 0% Fonte: Própria

11 10 Outra Uma ferramenta muito utilizada para o diagnostico de obesidade infantil são os Índices de Percentual de Gordura Corporal. Crianças com percentual de gordura maior que 33% possuem uma predisposição a risco de problemas cardiovasculares. Quando apresenta um percentual de gordura abaixo de 20%, o risco mesmo que existente e considerado mínimo de problemas cardiovascular. É de extrema importância o profissional de Educação Física estar utilizando o maior número de ferramentas possíveis para a realização de avaliação física, para a obtenção de dados que comprovem a fidedignidade das informações coletadas. Para as avaliações no ambiente escolar isso não é diferente, é importante ter informações fisiológicas, nutricionais e limitações físicas de seus alunos, para que o planejamento seja embasado dentro das necessidades desses escolares. 2.5 Questões do Aplicativo Coletor de Dados 1º Quantas Refeições faz durante o dia? Em relação às refeições realizadas diariamente, nas faixas etárias de 7, 8 10, 11, 12 anos de ambos os gêneros, e para os com idade de 9 anos do gênero masculino obtiveram porcentagem entre 66,7% a 93,4% para a realização de 3 a 4 refeições por dia. Para as meninas com 9 anos, 43,3% para 5 ou mais refeições por dia. Fato que pode ser contribuinte para os mais de 13% de nas classificações de sobrepeso e altos índices de gordura corporal exposto nas tabelas acima. O consumo alimentar tem sua relação com á obesidade não somente quanto ao volume, mas também em relação à composição e a qualidade do que ingerem na alimentação. Os padrões alimentares vêm sofrendo modificações constantemente, o que contribui para o contínuo aumento de adiposidade nas crianças. 2º Você convive com pessoas acima do peso ou obesas? A maioria dos alunos de todas as faixas etárias e gêneros não convivem com pessoas acima do peso ou obesas. Porem, índices entre 26% a 40% devem ser considerados. Os pais, a família de modo geral possui grande importância na construção da personalidade e costume dos seus dependentes. É de grande importância à participação da família na construção de hábitos saudáveis para seus dependentes.

12 11 3º Participa das aulas de Educação Física? A grande maioria dos alunos participa efetivamente das aulas de Educação Física na escola, fato que contribui grandemente para o combate a obesidade e excesso de peso para as crianças. Entretanto, nas idades entre 9 e 12 anos de ambos os gêneros, em média 20% dos alunos não participam das aulas por não terem professores de Educação Física e que a escola não oferece espaço para as atividades por ser um espaço não apropriado por ser um prédio alugado. Porem, as atividades físicas podem e devem ser aplicadas em espaços alternativos, devem ser adaptadas às condições físicas e fisiológicas de cada criança, não podendo esquecer o quanto é importante a Educação Física Escolar nessa faixa etária, tanto para o desenvolvimento dos movimentos básicos, coordenação motora, socialização, cognição, combate a obesidade entre outros. O professor deve retribuir todo o carinho que recebe desses alunos, realizando aulas com intencionalidade, objetivando sempre o desenvolvimento integral desses educandos, ciente das dificuldades que a profissão tem em relação as estruturas físicas das escolas. 4º Pratica algum esporte fora da escola? A grande maioria dos alunos participantes da pesquisa não participam de atividades físicas ou desporto fora do ambiente escolar. Fatores como a idade, segurança, e a promoção de atividades eficientes para a sociedade para essas crianças não existam. Essa porcentagem vai de 63,3% a 100% de acordo com a faixa etária e gênero. Os alunos com 9 anos de ambos os gêneros são os que mais praticam esportes fora do ambiente escolar com 36,7%, com frequência semanal de 3 a 5 vezes. A atividade física é uma ótima estratégia no combate a obesidade e sobre peso das crianças, associando uma alimentação saudável os resultados se potencializam. 5º Quais seus alimentos preferidos? Foi de comum acordo em todas as faixas etárias e gêneros que os alimentos preferidos citados foram: frutas, carnes, feijão, sanduiches e pizza. É satisfatório ter a ciência que as crianças tomem gosto de alimentos saudáveis como as frutas, feijão e carnes. Entretanto o gosto por alimentos altamente calóricos e de baixo custo é preocupante. A concentração das classes mais pobres nas cidades parece expandir o flagelo da obesidade quando se observa seu crescimento no contexto da pobreza pela prática de alimentação barata, pobre em nutrientes e fibras, mas excessivamente calórica muito mais

13 12 acessível que frutas, verduras, laticínios e carnes, o que favorece o aumento excessivo de peso de crianças e adolescentes. 6º Com que frequência consome cada alimento? 100% 90% 80% 60% 50% 40% 20% 15% 30% 0% Todo dia Sò fim de semana Nunca Pocas Vezes Arroz; Feijão; Carnes e Frutas Sanduiches e Pizzas Salada Doces e Refrigerantes O gráfico vem a esclarecer a questão anterior, o arroz, feijão, cernes e frutas fazem parte da alimentação diária das crianças. A salada continua sendo a vilã da alimentação infantil, nessa pesquisa fato que teve certa comprovação. Dessa forma, cremos também que a espontaneidade, o prazer, a naturalidade e a liberdade de escolha são extremamente importantes para a aquisição de hábitos saudáveis com a contribuição do professor de Educação Física. 7º Seus pais ou responsáveis lhe estimulam a se alimentarem de frutas, verduras e legumes? Em todas as idades e gêneros os pais ou responsáveis com medias acima de 90% estimulam seus dependentes em ingerirem, frutas, verduras e legumes. O que contribui grandemente o desenvolvimento de forma saudável dessas crianças. O nível de conhecimento de crianças em idade escolar modifica a relação entre obesidade e práticas alimentares saudáveis. Isso leva a suspeita de que as crianças quando tem acesso às informações sobre nutrição e a importância de atividade física, as mesmas começam a ter sabidamente práticas mais saudáveis Salientando a importância do profissional de Educação Física, principalmente na sua prática profissional no ambiente escolar.

14 13 CONCLUSÃO Conclui-se que a obesidade infantil não apresenta a mesma epidemiologia em alunos do Ensino Fundamental de Rede Publica de Manaus. Os resultados evidenciam que sua grande maioria se encontra dentro da classificação media segundo os protocolos validados para IMC e Percentual de Gordura. Entretanto Níveis de, Abaixo do peso e Não recomendado tanto para o IMC quanto Percentual de Gordura apresenta um nível de desnutrição entre os escolares. Alguns casos de obesidade e excesso de peso foram identificados, porém, em números não tanto significativos. Em relação à qualidade nutricional conclui-se que, os alunos se alimentam com maior frequência durante a semana de alimentos ricos em proteínas e vitaminas presentes nos alimentos como o feijão, frutas e carnes. Esses mesmos alimentos são citados como os preferidos das crianças. A ingestão de doces, pizzas e sanduiches fica restrito aos finais de semana, em alguns casos poucas vezes. O vilão da alimentação infantil continua sendo a salada, sendo consumida poucas vezes ou nunca pelas crianças.

15 14 REFERÊNCIAS ABESO. Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. Disponível em: < > Acesso em 7 de out BRASIL. Ministério da Saúde, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE. Antropometria e estado nutricional de crianças, adolescentes e adultos no Brasil, FINCK, S. C. M. A Educação Física e o Esporte na escola: cotidiano, saberes e formação. Curitiba: Ibpex, GIL, Antônio Carlos: Métodos e técnicas de pesquisa social, 5ed, São Paulo, GUEDES, D. P., GUEDES J. E. Prevalência de Sobrepeso e Obesidade em Crianças e Adolescentes do Município de Londrina, PR. Motriz, v.4, n.1, p.18-25, HEYWARD, VIVIAN H. Avaliação Física e Prescrição de Exercícios: técnicas avançadas. 6 ed. Porto Alegre: Artmed, JUREMA, Jefferson; QUEIROZ, Walace: Metodologia Cientifica: Seu conteúdo da melhor forma, Manaus, AM: UEA, MENDONÇA, REJANE TEIXEIRA. Obesidade Infantil e na adolescência São Paulo: Rideel, VITOLO, MÁRCIA REGINA. Nutrição da gestação ao envelhecimento. 2 ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2015.

16 15 APÊNDICE INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS Idade: Sexo: ( ) Masculino ( ) Feminino Peso: kg Altura: cm IMC: % de Gordura: 1. Quantas refeições faz durante o dia? ( ) 1 ou 2 ( ) 3 ou 4 ( ) 5 ou mais 2. Você convive com pessoas acima do peso ou obesas? ( ) Sim ( ) Não 3. Participa das aulas de Educação Física? ( ) Sim ( ) Não Se não por quê? 4. Pratica algum esporte fora da escola? ( ) Sim ( ) Não Se sim quantas vezes por semana? ( ) 1 vez ( ) 2 vezes ( ) 3 vezes ( ) 4 vezes ( ) 5 vezes ou mais. 5. Qual ou quais seus alimentos preferidos? 6. Com que frequência come cada alimento? Alimento Todo dia Só fim de semana Nunca Poucas vezes Arroz Feijão Salada Carnes Frutas Refrigerantes Doces Sanduiches Pizzas 7. Seus pais ou responsáveis lhe estimulam a se alimentarem de frutas, verduras e legumes? ( ) Sim ( ) Não

17 16 TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO O seguinte questionário objetiva identificar o Índice de obesidade Infantil em alunos do Ensino Fundamental da Rede Pública de Manaus. Pesquisa a ser desenvolvida pelo Professor de Educação Física Otavio de Melo Matos, como parte do processo do desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-graduação em Fisiologia do Exercício. A participação na pesquisa é voluntária, não necessitam se identificar, e o procedimento não oferece algum tipo de risco para sua integridade. Os dados serão usados exclusivamente para a pesquisa. Agradecemos sua colaboração voluntária e para maiores informações pode entrar em contato através do abaixo. Prof. Otavio de Melo Matos CREF: G/AM otaviomelosport@gmail.com

XIV Encontro Nacional de Rede de Alimentação e Nutrição do SUS. Janaína V. dos S. Motta

XIV Encontro Nacional de Rede de Alimentação e Nutrição do SUS. Janaína V. dos S. Motta XIV Encontro Nacional de Rede de Alimentação e Nutrição do SUS Janaína V. dos S. Motta EPIDEMIOLOGIA NUTRICIONAL Relatório Mundial de Saúde 1) Água contaminada e falta de saneamento; 2) Uso de combustíveis

Leia mais

EXCESSO DE PESO E FATORES ASSOCIADOS EM IDOSOS ASSISTIDOS PELO NASF DO MUNICÍPIO DE PATOS-PB

EXCESSO DE PESO E FATORES ASSOCIADOS EM IDOSOS ASSISTIDOS PELO NASF DO MUNICÍPIO DE PATOS-PB EXCESSO DE PESO E FATORES ASSOCIADOS EM IDOSOS ASSISTIDOS PELO NASF DO MUNICÍPIO DE PATOS-PB Maria Rozimar Dias dos Santos Nóbrega José Maurício de Figueiredo Júnior Faculdades Integradas de Patos FIP

Leia mais

Avaliação do Consumo Alimentar de Escolares da Rede Publica de Ensino Fundamental de Piracicaba

Avaliação do Consumo Alimentar de Escolares da Rede Publica de Ensino Fundamental de Piracicaba Avaliação do Consumo Alimentar de Escolares da Rede Publica de Ensino Fundamental de Piracicaba Autores Bruna Mungai Sartori Orientador Miriam Coelho de Souza 1. Introdução Para que a criança tenha um

Leia mais

Professores: Roberto Calmon e Thiago Fernandes

Professores: Roberto Calmon e Thiago Fernandes Professores: Roberto Calmon e Thiago Fernandes Nesta aula iremos aprender sobre o conceito, as causas e as consequências da obesidade e a importância da atividade física para a prevenção e controle desta

Leia mais

MUDANÇA DE COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE INDIVÍDUOS PARTICIPANTES DE UM AMBULATÓRIO DE NUTRIÇÃO

MUDANÇA DE COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE INDIVÍDUOS PARTICIPANTES DE UM AMBULATÓRIO DE NUTRIÇÃO MUDANÇA DE COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE INDIVÍDUOS PARTICIPANTES DE UM AMBULATÓRIO DE NUTRIÇÃO RESUMO: O consumo e o comportamento alimentar do brasileiro apresentam constantes mudanças que são determinadas

Leia mais

Os escolares das Escolas Municipais de Ensino Fundamental

Os escolares das Escolas Municipais de Ensino Fundamental 16 Estado nutricional das crianças de 7 a 10 anos de idade do Município de Vinhedo (SP) em 2005 e 2008, segundo os critérios da Organização Mundial da Saúde (2007) Estela Marina Alves Boccaletto Doutoranda

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DA DIETA DO ADOLESCENTE D I S C I P L I N A : N U T R I Ç Ã O E D I E T É T I C A II P R O F : S H E Y L A N E A N D R A D E

CARACTERÍSTICAS DA DIETA DO ADOLESCENTE D I S C I P L I N A : N U T R I Ç Ã O E D I E T É T I C A II P R O F : S H E Y L A N E A N D R A D E CARACTERÍSTICAS DA DIETA DO ADOLESCENTE D I S C I P L I N A : N U T R I Ç Ã O E D I E T É T I C A II P R O F : S H E Y L A N E A N D R A D E ADOLESCÊNCIA OMS: 10 a 19 anos Estatuto da criança e do adolescente:

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Desenvolvimento motor. Flexibilidade. Resistência abdominal.

PALAVRAS-CHAVE Desenvolvimento motor. Flexibilidade. Resistência abdominal. ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS E FATORES RELACIONADOS

Leia mais

SAÚDE COLETIVA: ESTRATÉGIAS NUTRICIONAIS PARA DIMINUIR OS DESAFIOS ENCONTRADOS NA CONTEMPORANEIDADE 1

SAÚDE COLETIVA: ESTRATÉGIAS NUTRICIONAIS PARA DIMINUIR OS DESAFIOS ENCONTRADOS NA CONTEMPORANEIDADE 1 SAÚDE COLETIVA: ESTRATÉGIAS NUTRICIONAIS PARA DIMINUIR OS DESAFIOS ENCONTRADOS NA CONTEMPORANEIDADE 1 Janaína Cunha Barbosa Dallo Especialista em nutrição esportiva e funcional-inespo. Especializanda em

Leia mais

CONSUMO ALIMENTAR DE ESCOLARES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ZONA RURAL DA CIDADE DE GUAXUPÉ-MG RESUMO

CONSUMO ALIMENTAR DE ESCOLARES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ZONA RURAL DA CIDADE DE GUAXUPÉ-MG RESUMO CONSUMO ALIMENTAR DE ESCOLARES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ZONA RURAL DA CIDADE DE GUAXUPÉ-MG Tiago H. PEDROSA 1 ; Renata B. KLEHM 2 ; Elisângela SILVA³; Wagner Z. FREITAS⁴ ; Bruno P. SILVA⁵ ; Rafael

Leia mais

OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA

OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA OBESIDADE O QUE É? Doença crônica, definida como o acúmulo de tecido gorduroso localizado ou generalizado, provocado por desequilíbrio nutricional associado ou não a distúrbios

Leia mais

COMPOSIÇÃO CORPORAL DE ESCOLARES DA REDE DE ENSINO PÚBLICA E PRIVADA EM UMA CIDADE DA REGIÃO NORTE RESUMO

COMPOSIÇÃO CORPORAL DE ESCOLARES DA REDE DE ENSINO PÚBLICA E PRIVADA EM UMA CIDADE DA REGIÃO NORTE RESUMO COMPOSIÇÃO CORPORAL DE ESCOLARES DA REDE DE ENSINO PÚBLICA E PRIVADA EM UMA CIDADE DA REGIÃO NORTE PEDROSA, Olakson Pinto. Professor do Curso de Educação Física da ULBRA * NETO, Wilson Nonato Rabelo. Graduado

Leia mais

OBESIDADE NA INFÂNCIA. Dra M aria Fernanda Bádue Pereira

OBESIDADE NA INFÂNCIA. Dra M aria Fernanda Bádue Pereira OBESIDADE NA INFÂNCIA Dra M aria Fernanda Bádue Pereira Obesidade infantil Um dos maiores problemas de saúde pública da atualidade. >>>>> Ingestão calórica e

Leia mais

Perfil de Hábitos Alimentares e IMC dos Alunos dos Cursos de Educação Física e Tecnologia da Informação

Perfil de Hábitos Alimentares e IMC dos Alunos dos Cursos de Educação Física e Tecnologia da Informação BALBINO, Jhonatan Sousa [1] SOUZA, Vanessa Batista [2] BALBINO, jhonatan Sousa e SOUZA, Vanessa Batista Perfil de hábitos alimentares e IMC dos alunos do curso de educação física e tecnologia da informação.

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL LEITÃO DA CUNHA PROJETO BOM DE PESO

ESCOLA MUNICIPAL LEITÃO DA CUNHA PROJETO BOM DE PESO ESCOLA MUNICIPAL LEITÃO DA CUNHA PROJETO BOM DE PESO DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSORA JERUSA MÔNICA DE ABREU SOUZA INTRODUÇÃO A obesidade vem aumentando de forma alarmante, sendo por isso considerada

Leia mais

Quais os indicadores para diagnóstico nutricional?

Quais os indicadores para diagnóstico nutricional? Como fazer o diagnóstico nutricional? Profa. Raquel Simões Quais os indicadores para diagnóstico nutricional? Adequação da média e mediana (classificação de Gomez) Desvio-padrão (DP) ou escore Z: indica

Leia mais

DIAGNÓSTICO DA PREVALÊNCIA DA OBESIDADE INFANTIL NO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CORNÉLIO PROCÓPIO

DIAGNÓSTICO DA PREVALÊNCIA DA OBESIDADE INFANTIL NO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CORNÉLIO PROCÓPIO DIAGNÓSTICO DA PREVALÊNCIA DA OBESIDADE INFANTIL NO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CORNÉLIO PROCÓPIO Eduardo Silva Pinheiro Neves (PIBIC-Jr/Fundação Araucária), Paulo César Paulino (Orientador),

Leia mais

FIEP BULLETIN - Volume 82 - Special Edition - ARTICLE I (http://www.fiepbulletin.net)

FIEP BULLETIN - Volume 82 - Special Edition - ARTICLE I (http://www.fiepbulletin.net) CORRELAÇÃO ENTRE O ÍNDICE DE ADIPOSIDADE CORPORAL, ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E ESTIMATIVA DE ADIPOSIDADE CORPORAL POR MEIO DE DE DOBRAS CUTÂNEAS EM DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS RAFAEL MACEDO SULINO HENRIQUE

Leia mais

ESTADO NUTRICIONAL E FREQUÊNCIA ALIMENTAR DE PACIENTES COM DIABETES MELLITUS

ESTADO NUTRICIONAL E FREQUÊNCIA ALIMENTAR DE PACIENTES COM DIABETES MELLITUS ESTADO NUTRICIONAL E FREQUÊNCIA ALIMENTAR DE PACIENTES COM DIABETES MELLITUS SOUZA, J. P.; MARIN, T. Resumo O diabetes vem sendo considerado um grave problema de saúde pública. O objetivo do estudo foi

Leia mais

USO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES POR PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM CADEMIA DE GINÁSTICA DA CIDADE DE BAMBUÍ-MG RESUMO

USO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES POR PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM CADEMIA DE GINÁSTICA DA CIDADE DE BAMBUÍ-MG RESUMO 1 USO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES POR PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM CADEMIA DE GINÁSTICA DA CIDADE DE BAMBUÍ-MG Luana Cristina Camargos GOMES (1) ;Marcos Rogério Vieira CARDOSO (2) (1) Instituto Federal

Leia mais

Avaliação do Índice de Massa Corporal em crianças de escola municipal de Barbacena MG, 2016.

Avaliação do Índice de Massa Corporal em crianças de escola municipal de Barbacena MG, 2016. Avaliação do Índice de Massa Corporal em crianças de escola municipal de Barbacena MG, 2016. Cristiane Aparecida Rosa 1, Tissiane Narai de Oliveira Ferreira 1, Nayane Aparecida Araújo Dias 2, Renata de

Leia mais

Brasil é um dos principais apoiadores da agenda de nutrição adotada pela ONU

Brasil é um dos principais apoiadores da agenda de nutrição adotada pela ONU Brasil é um dos principais apoiadores da agenda de nutrição adotada pela ONU Década da ação sobre a nutrição incentiva países a assegurar acesso universal a dietas mais saudáveis e sustentáveis Alerta

Leia mais

FATORES ASSOCIADOS À DESISTÊNCIA DE PROGRAMAS MULTIPROFISSIONAIS DE TRATAMENTO DA OBESIDADE EM ADOLESCENTES

FATORES ASSOCIADOS À DESISTÊNCIA DE PROGRAMAS MULTIPROFISSIONAIS DE TRATAMENTO DA OBESIDADE EM ADOLESCENTES FATORES ASSOCIADOS À DESISTÊNCIA DE PROGRAMAS MULTIPROFISSIONAIS DE TRATAMENTO DA OBESIDADE EM ADOLESCENTES Natália Carlone Baldino Garcia (PIBIC/CNPq/UEM), Josiane Aparecida Alves Bianchini, Danilo Fernandes

Leia mais

V CONGRESSO SUDESTE DE CIÊNCIAS DO ESPORTE

V CONGRESSO SUDESTE DE CIÊNCIAS DO ESPORTE V CONGRESSO SUDESTE DE CIÊNCIAS DO ESPORTE Tema: Educação Física/Ciências do Esporte: políticas, dilemas e controvérsias. 25 a 27 de Setembro na Universidade Federal de Lavras (MG) AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA DE SOBREPESO E OBESIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PARTICULAR E UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA.

ANÁLISE COMPARATIVA DE SOBREPESO E OBESIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PARTICULAR E UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA. CONEXÃO FAMETRO: ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE XII SEMANA ACADÊMICA ISSN: 2357-8645 ANÁLISE COMPARATIVA DE SOBREPESO E OBESIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PARTICULAR E UMA ESCOLA PÚBLICA

Leia mais

18fev2016/CÉLIA COLLI FBA 417 Apresentação Do Curso Importância Do Estudo Da Nutrição GRUPO DE NUTRIÇÃO ALIMENTOS E NUTRIÇÃO II/ FBA 417

18fev2016/CÉLIA COLLI FBA 417 Apresentação Do Curso Importância Do Estudo Da Nutrição GRUPO DE NUTRIÇÃO ALIMENTOS E NUTRIÇÃO II/ FBA 417 18fev2016/CÉLIA COLLI FBA 417 Apresentação Do Curso Importância Do Estudo Da Nutrição GRUPO DE NUTRIÇÃO ALIMENTOS E NUTRIÇÃO II/ FBA 417 Grupo de Nutrição do B14 Célia Colli Minerais em nutrição Silvia

Leia mais

Importância da Atividade Física na Redução de Gastos Publicos com o Tratamento da Diabetes Mellitus em Escolares do Ensino Fundamental

Importância da Atividade Física na Redução de Gastos Publicos com o Tratamento da Diabetes Mellitus em Escolares do Ensino Fundamental ail Pró-Reitoria de Graduação Curso de Educação Física Trabalho de Conclusão de Curso II Importância da Atividade Física na Redução de Gastos Publicos com o Tratamento da Diabetes Mellitus em Escolares

Leia mais

EMAGRECIMENTO: caso. Annie Bello PhD. Doutora em Fisiopatologia - UERJ Prof. Adjunto Nutrição clínica - UERJ Nutricionista Ensino e Pesquisa - INC

EMAGRECIMENTO: caso. Annie Bello PhD. Doutora em Fisiopatologia - UERJ Prof. Adjunto Nutrição clínica - UERJ Nutricionista Ensino e Pesquisa - INC EMAGRECIMENTO: caso Annie Bello PhD Doutora em Fisiopatologia - UERJ Prof. Adjunto Nutrição clínica - UERJ Nutricionista Ensino e Pesquisa - INC Fernanda, chega ao consultório por iniciativa própria. Ela

Leia mais

Brasil está entre países que enfrentam epidemia que combina obesidade e subnutrição

Brasil está entre países que enfrentam epidemia que combina obesidade e subnutrição Brasil está entre países que enfrentam epidemia que combina obesidade e subnutrição bbc.com/portuguese/brasil-45956157 Dra Sophie Hawkesworth e Dra Lindsay Keir Da Wellcome Foundation* Nove a cada dez

Leia mais

PERFIL MOTOR DE ESCOLARES SOBREPESOS E OBESOS DE AMBOS OS SEXOS NA FAIXA ETÁRIA DE 9 E 10 ANOS

PERFIL MOTOR DE ESCOLARES SOBREPESOS E OBESOS DE AMBOS OS SEXOS NA FAIXA ETÁRIA DE 9 E 10 ANOS PERFIL MOTOR DE ESCOLARES SOBREPESOS E OBESOS DE AMBOS OS SEXOS NA FAIXA ETÁRIA DE 9 E 10 ANOS Liene Mílcia Ap. Josué Orientadora: Prof. Adj. Tamara Goldberg Co-orientador: Prof. Dr. Milton V. do Prado

Leia mais

SOBREPESO E OBESIDADE

SOBREPESO E OBESIDADE ATENÇÃO ÀS MULHERES A promoção da alimentação saudável e a manutenção do peso adequado são fundamentais para promover a saúde e o bem-estar durante toda a vida da mulher e principalmente no período do

Leia mais

CONSUMO ALIMENTAR DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE PALMAS TO

CONSUMO ALIMENTAR DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE PALMAS TO CONSUMO ALIMENTAR DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE PALMAS TO Natália Cunha Ferreira 1, Geyce da Silva Sales 2, Maylla Luanna Barbosa Martins 3 1 Aluna do curso de nutrição; Campus

Leia mais

Nutrição Aplicada à Educação Física. Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas. Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci

Nutrição Aplicada à Educação Física. Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas. Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci Nutrição Aplicada à Educação Física Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci ARROZ 100 gramas CÁLCULO DE DIETA CH 25,1 PT 2,0 Lip 1,2 Consumo 300 gramas 100 gr

Leia mais

COMPOSIÇÃO CORPORAL: análise e comparação entre alunos do ensino fundamental do município de Muzambinho e Guaxupé

COMPOSIÇÃO CORPORAL: análise e comparação entre alunos do ensino fundamental do município de Muzambinho e Guaxupé 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG COMPOSIÇÃO CORPORAL: análise e comparação entre alunos do ensino fundamental

Leia mais

DEPTO. DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO EXPERIMENTAL B14 Célia Colli. intervenções preventivas no início da vida trazem benefícios para a vida inteira

DEPTO. DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO EXPERIMENTAL B14 Célia Colli. intervenções preventivas no início da vida trazem benefícios para a vida inteira 1 NUTRIÇÃO E SAÚDE DEPTO. DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO EXPERIMENTAL B14 Célia Colli 2 GRUPO DE NUTRIÇÃO ALIMENTOS E NUTRIÇÃO II/ FBA 417 Célia Colli Minerais em nutrição Fernando Salvador Moreno Dieta, nutrição

Leia mais

PERFIL NUTRICIONAL PESSOAL

PERFIL NUTRICIONAL PESSOAL PERFIL NUTRICIONAL PESSOAL Nº de Empresário Nome completo: Data: Telefone: e-mail: Data de nascimento: Idade: Sexo: Feminino Consome algum suplemento nutricional? Se sim, quantos? Sim Masculino Não Por

Leia mais

AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL E DO PERFIL SÓCIO ECONÔMICO DE ADOLESCENTES

AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL E DO PERFIL SÓCIO ECONÔMICO DE ADOLESCENTES AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL E DO PERFIL SÓCIO ECONÔMICO DE ADOLESCENTES CASTILHO, G.C.; PIRES, C.R. RESUMO O perfil alimentar de uma população está ligado aos aspectos culturais, nutricionais, sócios

Leia mais

DIFERENÇAS NA COMPOSIÇÃO CORPORAL DE ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES RESUMO

DIFERENÇAS NA COMPOSIÇÃO CORPORAL DE ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES RESUMO DIFERENÇAS NA COMPOSIÇÃO CORPORAL DE ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES Drielly Lima Valle Folha Salvador Carlos Alexandre Molena Fernandes Enfermeira. Universidade Estadual de Maringá. Departamento

Leia mais

QUAL O IMC DOS ALUNOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO NO IFTM CAMPUS UBERLÂNDIA?

QUAL O IMC DOS ALUNOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO NO IFTM CAMPUS UBERLÂNDIA? QUAL O IMC DOS ALUNOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO NO IFTM CAMPUS UBERLÂNDIA? Bianca Silva Santos 1 ; Henrique Flausino de Souza 2 ; Maria Eduarda Guedes Coutinho 3 ; Maria Julia Rocha Ferreira

Leia mais

Dieta refere-se aos hábitos alimentares individuais. Cada pessoa tem uma dieta específica. Cada cultura costuma caracterizar-se por dietas

Dieta refere-se aos hábitos alimentares individuais. Cada pessoa tem uma dieta específica. Cada cultura costuma caracterizar-se por dietas Dieta Dieta refere-se aos hábitos alimentares individuais. Cada pessoa tem uma dieta específica. Cada cultura costuma caracterizar-se por dietas particulares. Contudo, popularmente, o emprego da palavra

Leia mais

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL. DIETAS Aula 7. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL. DIETAS Aula 7. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL DIETAS Aula 7 Profª. Tatiane da Silva Campos DISTÚRBIOS DESEQUILÍBRIOS HOMEOSTÁTICOS Anorexia nervosa: Distúrbio crônico caracterizado pela

Leia mais

COMPONENTE ESPECÍFICO

COMPONENTE ESPECÍFICO GABARITO MATUTINO QUESTÃO RESPOSTA 1 C 2 D 3 E 4 D 5 C 6 DISCUSSIVA 7 DISCUSSIVA 8 DISCUSSIVA 9 DISCUSSIVA 10 DISCUSSIVA 11 D 12 D 13 E 14 C 15 E 16 B 17 D 18 C 19 E 20 C 21 A 22 C 23 A 24 D 25 D 26 A

Leia mais

Atletas gastam muita energia nos treinos e nas competições, por isso precisam cuidar bem de sua saúde física e mental. Isto significa, entre outras

Atletas gastam muita energia nos treinos e nas competições, por isso precisam cuidar bem de sua saúde física e mental. Isto significa, entre outras Atletas gastam muita energia nos treinos e nas competições, por isso precisam cuidar bem de sua saúde física e mental. Isto significa, entre outras coisas, que os atletas precisam manter uma alimentação

Leia mais

Introdução. Nutricionista FACISA/UNIVIÇOSA. 2

Introdução. Nutricionista FACISA/UNIVIÇOSA.   2 IMPACTO DA INTERVENÇÃO NUTRICIONAL EM INDIVÍDUOS COM EXCESSO DE PESO ATENDIDOS NA CLÍNICA ESCOLA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR Simone Angélica Meneses Torres Rocha 1, Eliene da Silva Martins Viana

Leia mais

10 passos para uma vida saudável

10 passos para uma vida saudável 10 passos para uma vida saudável Por Nutricionista Letícia Musselli 1. Aumente a Atividade Física Movimentar-se e tornar-se mais ativo é essencial para a sua saúde e qualidade de vida. Acumule pelo menos

Leia mais

NÚCLEO DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO ADOLESCENTE NASAD

NÚCLEO DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO ADOLESCENTE NASAD O Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei n.º 8.069/90 (BRASIL, 1990), circunscreve a adolescência como o período de vida que vai dos 12 aos 18 anos de idade e a Organização Mundial da Saúde (OMS) delimita

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA FUNDAMENTAL PROF.ª FRANCISCA AGUIAR 7 ANO PROF.ª JUCIMARA BRITO

EDUCAÇÃO FÍSICA FUNDAMENTAL PROF.ª FRANCISCA AGUIAR 7 ANO PROF.ª JUCIMARA BRITO EDUCAÇÃO FÍSICA 7 ANO PROF.ª JUCIMARA BRITO FUNDAMENTAL PROF.ª FRANCISCA AGUIAR CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade I Tecnologia: Corpo, Movimento e Linguagem na Era da Informação 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

DIETOTERAPIA INFANTIL DOENÇAS CRÔNICAS NA INFÂNCIA OBESIDADE

DIETOTERAPIA INFANTIL DOENÇAS CRÔNICAS NA INFÂNCIA OBESIDADE DIETOTERAPIA INFANTIL DOENÇAS CRÔNICAS NA INFÂNCIA OBESIDADE Um dos principais problemas de saúde pública da atualidade, Doença nutricional que mais cresce no mundo e de mais difícil tratamento; Etiologia

Leia mais

PERFIL ANTROPOMÉTRICO DOS USUÁRIOS DE CENTROS DE CONVIVÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE NATAL- RN

PERFIL ANTROPOMÉTRICO DOS USUÁRIOS DE CENTROS DE CONVIVÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE NATAL- RN PERFIL ANTROPOMÉTRICO DOS USUÁRIOS DE CENTROS DE CONVIVÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE NATAL- RN Ana Paula Araujo de Souza 1 ; Luciana Karla Miranda Lins 2 1 Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência

Leia mais

VALORES CRÍTICOS DO IMC PARA A SAÚDE DOS ALUNOS DO 5º ANO DO PIBID/UNICRUZ/EDUCAÇÃO FÍSICA 1

VALORES CRÍTICOS DO IMC PARA A SAÚDE DOS ALUNOS DO 5º ANO DO PIBID/UNICRUZ/EDUCAÇÃO FÍSICA 1 VALORES CRÍTICOS DO IMC PARA A SAÚDE DOS ALUNOS DO 5º ANO DO PIBID/UNICRUZ/EDUCAÇÃO FÍSICA 1 FUHRMANN, Marlon 2 ; PANDA, Maria Denise Justo 3 Palavras Chave: IMC. PIBID. Saúde. Educação Física. Introdução

Leia mais

VIGITEL BRASIL Hábitos dos brasileiros impactam no crescimento da obesidade e aumenta prevalência de diabetes e hipertensão

VIGITEL BRASIL Hábitos dos brasileiros impactam no crescimento da obesidade e aumenta prevalência de diabetes e hipertensão VIGITEL BRASIL 2016 Hábitos dos brasileiros impactam no crescimento da obesidade e aumenta prevalência de diabetes e hipertensão VIGITEL BRASIL 2016 Em uma década: DOENÇAS CRÔNICAS AVANÇAM Aumento de 61,8%

Leia mais

PERFIL NUTRICIONAL E CONSUMO ALIMENTAR DE ALUNOS DO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO EM GOIÁS

PERFIL NUTRICIONAL E CONSUMO ALIMENTAR DE ALUNOS DO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO EM GOIÁS PERFIL NUTRICIONAL E CONSUMO ALIMENTAR DE ALUNOS DO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO EM GOIÁS OLIVEIRA, Ingryd Garcia de 1 ; FERNANDES, Talita Lalau 1 ; LEMOS, Juliany Moreira 2 ; MARTINS,

Leia mais

Programa Mais Saúde. Endereço: Av. Araxá, nº 156, Lagomar, Macaé RJ. CEP

Programa Mais Saúde. Endereço: Av. Araxá, nº 156, Lagomar, Macaé RJ. CEP Programa Mais Saúde Razão Social: Alphatec S/A Ano de fundação: 1993 Endereço: Av. Araxá, nº 156, Lagomar, Macaé RJ. CEP 27966-530 Número de empregados: 719 Responsável pela inscrição: Bianka Indio do

Leia mais

Guias sobre tratamento da obesidade infantil

Guias sobre tratamento da obesidade infantil Guias sobre tratamento da obesidade infantil Uma força-tarefa da Endocrine Society dos Estados Unidos publicou um conjunto de guias atualizadas de prática clínica para avaliação, tratamento e prevenção

Leia mais

AVALIAÇÃO IMC E DE CONSUMO DE ALIMENTOS FONTE DE PROTEÍNA, VITAMINA C E MAGNÉSIO POR ESCOLARES

AVALIAÇÃO IMC E DE CONSUMO DE ALIMENTOS FONTE DE PROTEÍNA, VITAMINA C E MAGNÉSIO POR ESCOLARES AVALIAÇÃO IMC E DE CONSUMO DE ALIMENTOS FONTE DE PROTEÍNA, VITAMINA C E MAGNÉSIO POR ESCOLARES RODRIGUES, Fernanda Nunes (UNITRI) nanda-nutricao@hotmail.com ARAÚJO, Ana Cristina Tomaz (UNITRI) anacrisnutricao@yahoo.com.br

Leia mais

AMANDA VIANA SOARES Nutricionista CRN/5: 9257

AMANDA VIANA SOARES Nutricionista CRN/5: 9257 ESTADO DE SERGIPE PREFEITURA MUNICIPAL DE CRISTINÁPOLIS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA AMANDA VIANA SOARES Nutricionista CRN/5: 9257 CRISTINÁPOLIS Cidade localizada no

Leia mais

AUTOR(ES): LUIS FERNANDO ROCHA, ACKTISON WENZEL SOTANA, ANDRÉ LUIS GOMES, CAIO CÉSAR OLIVEIRA DE SOUZA, CLEBER CARLOS SILVA

AUTOR(ES): LUIS FERNANDO ROCHA, ACKTISON WENZEL SOTANA, ANDRÉ LUIS GOMES, CAIO CÉSAR OLIVEIRA DE SOUZA, CLEBER CARLOS SILVA 16 TÍTULO: NÍVEL DE OBESIDADE ENTRE MÃES E FILHOS ESCOLARES CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA INSTITUIÇÃO: FACULDADES INTEGRADAS PADRE ALBINO AUTOR(ES):

Leia mais

INQUÉRITOS NACIONAIS DE SAÚDE E NUTRIÇÃO. Profa Milena Bueno

INQUÉRITOS NACIONAIS DE SAÚDE E NUTRIÇÃO. Profa Milena Bueno INQUÉRITOS NACIONAIS DE SAÚDE E NUTRIÇÃO Vale a pena gastar tanto recurso financeiro para a realização de pesquisas para diagnóstico populacional? Evidências para mudanças políticas Desafios Definição

Leia mais

da obesidade e excesso de

da obesidade e excesso de Seminário de enfrentamento da obesidade e excesso de peso na Saúde Suplementar Mônica Moretzsohn 14 de dezembro de 2017 Rio de Janeiro A cada 5 crianças obesas 4 permanecerão obesas quando adultas New

Leia mais

Caracterização do perfil nutricional de adolescentes de 11 a 15 anos de uma escola pública de Limoeiro do Norte-CE

Caracterização do perfil nutricional de adolescentes de 11 a 15 anos de uma escola pública de Limoeiro do Norte-CE Caracterização do perfil nutricional de adolescentes de 11 a 15 anos de uma escola pública de Limoeiro do Norte-CE Daniele Holanda Diógenes 1, Priscila Vidal de Freitas 1, Benacélia Rabelo da Silva 1,

Leia mais

Obesidade. O que pesa na sua saúde.

Obesidade. O que pesa na sua saúde. Obesidade O que pesa na sua saúde. SiTUAçÃO DA OBESiDADE NO BRASiL E NO MUNDO A obesidade é apontada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como um dos maiores problemas de saúde pública em todo o mundo

Leia mais

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Nutrição ISSN

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Nutrição ISSN Especial Online ISSN 1982-1816 www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.html DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Nutrição 2012-1 CAUSAS DO AUMENTO DA OBESIDADE EM MULHERES DE BAIXA RENDA NO BRASIL Aluno: GOMES,

Leia mais

PROGRAMA INTERDISCIPLINAR DE ATENÇÃO E PROMOÇÃO À SAÚDE DE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS DE GUARAPUAVA

PROGRAMA INTERDISCIPLINAR DE ATENÇÃO E PROMOÇÃO À SAÚDE DE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS DE GUARAPUAVA PROGRAMA INTERDISCIPLINAR DE ATENÇÃO E PROMOÇÃO À SAÚDE DE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS DE GUARAPUAVA Área Temática: Saúde Adriana Masiero Kuhl (coordenadora da Ação de Extensão) Palavras-chave: qualidade

Leia mais

CONSUMO DE LEITE POR INDIVÍDUOS ADULTOS E IDOSOS DE UM MUNICÍPIO DA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL 1

CONSUMO DE LEITE POR INDIVÍDUOS ADULTOS E IDOSOS DE UM MUNICÍPIO DA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL 1 CONSUMO DE LEITE POR INDIVÍDUOS ADULTOS E IDOSOS DE UM MUNICÍPIO DA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL 1 Débora Adriana Knoll Wagner 2, Maria Cristina Roppa Garcia 3, Franciéli Aline Conte

Leia mais

I I EITIC. Encontro de Inovação, Tecnologia e Iniciação Científica do IFAL. Resumo Ciências Humanas

I I EITIC. Encontro de Inovação, Tecnologia e Iniciação Científica do IFAL. Resumo Ciências Humanas TÍTULO ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS DO IFAL CAMPUS MARECHAL DEODORO INGRESSOS NO PROGRAMA DE AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO / ANO 2013 PARA DIAGNÓSTICO NUTRICIONAL E AVALIAÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES Autor: Sileide da

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos. Projeto. Clube de Nutrição

Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos. Projeto. Clube de Nutrição Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos Projeto Clube de Nutrição julho de 2013 1. Enquadramento A Obesidade é provavelmente o maior problema, relacionado com a saúde, que a sociedade moderna apresenta.

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS

CADERNO DE EXERCÍCIOS CADERNO DE EXERCÍCIOS MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA Prof. Ms.C. Ana Beatriz Monteiro http://avaliacaoemeducacaofisica.webnode.com Nome: Introdução Crescimento é a atividade biológica dominante

Leia mais

Números da Obesidade no Brasil Recentemente, o Ministério da Saúde divulgou um pesquisa que revela que quase metade da população brasileira está acima do peso. Segundo o estudo, 42,7% da população estava

Leia mais

PERFIL CLÍNICO E NUTRICIONAL DOS INDIVÍDUOS ATENDIDOS EM UM AMBULATÓRIO DE NUTRIÇÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO (HUPAA/UFAL)

PERFIL CLÍNICO E NUTRICIONAL DOS INDIVÍDUOS ATENDIDOS EM UM AMBULATÓRIO DE NUTRIÇÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO (HUPAA/UFAL) PERFIL CLÍNICO E NUTRICIONAL DOS INDIVÍDUOS ATENDIDOS EM UM AMBULATÓRIO DE NUTRIÇÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO (HUPAA/UFAL) Maria Bárbara Galdino Silva barbaragaldiino@gmail.com Karine Maria Moreira Almeida

Leia mais

IMC DOS ALUNOS DO 4º PERÍODO DO CURSO TÉCNICO EM ALIMENTOS DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS CAMPI/INHUMAS.

IMC DOS ALUNOS DO 4º PERÍODO DO CURSO TÉCNICO EM ALIMENTOS DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS CAMPI/INHUMAS. IMC DOS ALUNOS DO 4º PERÍODO DO CURSO TÉCNICO EM ALIMENTOS DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS CAMPI/INHUMAS. MÁXIMO, Jefferson Jorcelino 1 Introdução: O índice de massa corpórea IMC é uma medida simples do

Leia mais

TÍTULO: ANÁLISE DE APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA A SAÚDE DE ESCOLARES CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA

TÍTULO: ANÁLISE DE APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA A SAÚDE DE ESCOLARES CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA 16 TÍTULO: ANÁLISE DE APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA A SAÚDE DE ESCOLARES CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA AUTOR(ES):

Leia mais

DESEMPENHO MOTOR DE ADOLESCENTES OBESOS E NÃO OBESOS: O EFEITO DO EXERCÍCIO FÍSICO REGULAR

DESEMPENHO MOTOR DE ADOLESCENTES OBESOS E NÃO OBESOS: O EFEITO DO EXERCÍCIO FÍSICO REGULAR DESEMPENHO MOTOR DE ADOLESCENTES OBESOS E NÃO OBESOS: O EFEITO DO EXERCÍCIO FÍSICO REGULAR Juliana Ewelin dos Santos 1 ; Sérgio Roberto Adriano Prati 2 ; Marina Santin¹. RESUMO: Essa pesquisa quase experimental

Leia mais

AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL E DO RISCO CARDIOVASCULAR DA CORPORAÇÃO DE BOMBEIROS DE MARINGÁ/PR

AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL E DO RISCO CARDIOVASCULAR DA CORPORAÇÃO DE BOMBEIROS DE MARINGÁ/PR 26 a 29 de outubro de 2010 ISBN 978-85-61091-69-9 AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL E DO RISCO CARDIOVASCULAR DA CORPORAÇÃO DE BOMBEIROS DE MARINGÁ/PR Juciane Tonon Chinarelli 1 ; Renata Cristina Casale

Leia mais

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL E DIETÉTICO DE MILITARES DO DESTACAMENTO DE CALIFÓRNIA- PR

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL E DIETÉTICO DE MILITARES DO DESTACAMENTO DE CALIFÓRNIA- PR AVALIAÇÃO NUTRICIONAL E DIETÉTICO DE MILITARES DO DESTACAMENTO DE CALIFÓRNIA- PR GISLAINE PEREIRA DA COSTA 1 ; NATÁLIA DOS SANTOS LOURIVAL BRANDÃO 2 RESUMO Objetivo: Avaliar o estado nutricional e risco

Leia mais

Prevalência de sobrepeso e/ou obesidade infantil na cidade de Campos dos Goytacazes/RJ

Prevalência de sobrepeso e/ou obesidade infantil na cidade de Campos dos Goytacazes/RJ Prevalência de sobrepeso e/ou obesidade infantil na cidade de Campos dos Goytacazes/RJ Cleitor Gomes Mesquita Maria Fernanda Alves da Silva RodrigoMaciel Lima Palavras-chave: Obesidade. Hábitos alimentares.

Leia mais

PERFIL ANTROPOMÉTRICO DE IDOSOS ASSISTIDOS POR CENTROS DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NO MUNICÍPIO DE NATAL- RN

PERFIL ANTROPOMÉTRICO DE IDOSOS ASSISTIDOS POR CENTROS DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NO MUNICÍPIO DE NATAL- RN PERFIL ANTROPOMÉTRICO DE IDOSOS ASSISTIDOS POR CENTROS DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NO MUNICÍPIO DE NATAL- RN Ana Paula Araujo de Souza 1 ; Luciana Karla Miranda Lins 2 1 Secretaria Municipal do

Leia mais

TÍTULO: ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL E AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS DO QUESTIONÁRIO HOLANDES DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR

TÍTULO: ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL E AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS DO QUESTIONÁRIO HOLANDES DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR TÍTULO: ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL E AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS DO QUESTIONÁRIO HOLANDES DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: NUTRIÇÃO

Leia mais

S U M Á R I O. 1 Obesidade em cães. 2 Dieta

S U M Á R I O. 1 Obesidade em cães. 2 Dieta ZOOTECNIA OBESIDADE EM CÃES POR ANDRESSA REIS S U M Á R I O 1 Obesidade em cães 2 Dieta Obesidade em cães A obesidade canina é definida como um acúmulo de gordura capaz de prejudicar as funções fisiológicas.

Leia mais

Vegetarianismo na Infância e Adolescência. Ana Paula Pacífico Homem

Vegetarianismo na Infância e Adolescência. Ana Paula Pacífico Homem Vegetarianismo na Infância e Adolescência Ana Paula Pacífico Homem anapacifico@uol.com.br Agosto de 2006 Grupo Materno-Infantil (Ampliado) - Mulheres em idade reprodutiva (10 a 49 anos) - Gestantes e nutrizes

Leia mais

Associação entre atividade física índice de massa corporal e comportamentos sedentários em adolescentes

Associação entre atividade física índice de massa corporal e comportamentos sedentários em adolescentes Os textos aqui reproduzidos foram digitados EXATAMENTE IGUAIS à sua construção. Não foram realizados nenhum tipo mudança/correção. Observem a dificuldade em se construir frases que façam sentido e que

Leia mais

SAÚDE E MOVIMENTO: Análise do Comportamento alimentar e físico em adolescentes RESUMO

SAÚDE E MOVIMENTO: Análise do Comportamento alimentar e físico em adolescentes RESUMO SAÚDE E MOVIMENTO: Análise do Comportamento alimentar e físico em adolescentes Juliane B. ASSIS1; Paloma F. SANTOS2; Paulo S.M. JÚNIOR3; Luzia R.P.RODRIGUES4; Diego P.MARCELINI5 RESUMO A alimentação equilibrada

Leia mais

Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar PeNSE

Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar PeNSE Diretoria de Pesquisas Coordenação de População e Indicadores Sociais Gerência de Estudos e Pesquisas Sociais Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar PeNSE Data 26/08/2016 Introdução Adolescência Transição

Leia mais

Nutrição na Adolescência. Profa. Msc. Milena Maia

Nutrição na Adolescência. Profa. Msc. Milena Maia Nutrição na Adolescência Profa. Msc. Milena Maia ADOLESCÊNCIA Segundo a OMS é o período da vida que se inicia aos 10 anos de idade e prolonga-se até os 19 anos, caracterizado por intensas modificações

Leia mais

ESTILO DE VIDA EM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO

ESTILO DE VIDA EM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO V EPCC Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 23 a 26 de outubro de 2007 ESTILO DE VIDA EM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO Rafaela Pilegi Dada 1 ; Sérgio Roberto Adriano Prati 2 RESUMO: O estilo

Leia mais

Recomendações de Atividade Física para crianças e adolescentes

Recomendações de Atividade Física para crianças e adolescentes Compartilhe conhecimento: Para combater os problemas relacionados ao sedentarismo e ao excesso de peso, quanto tempo de atividade física é recomendado? E quando é necessária a avaliação cardiológica? A

Leia mais

O comportamento alimentar e as rejeições e aversões alimentares de estudantes adolescentes de escolas públicas e privadas de Teresina-PI.

O comportamento alimentar e as rejeições e aversões alimentares de estudantes adolescentes de escolas públicas e privadas de Teresina-PI. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENADORIA GERAL DE PESQUISA Iniciação Científica Voluntária - ICV Campus Universitário Ministro Petrônio

Leia mais

ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL COM AS CRIANÇAS D E UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CARÁTER FILANTRÓPICO DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO SC

ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL COM AS CRIANÇAS D E UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CARÁTER FILANTRÓPICO DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO SC ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL COM AS CRIANÇAS D E UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CARÁTER FILANTRÓPICO DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO SC Juliana Machado Scheffer 1 ; Maria Helena Marin² RESUMO: Introdução:

Leia mais

ESTADO NUTRICIONAL E HÁBITOS ALIMENTARES DE ADOLESCENTES 1

ESTADO NUTRICIONAL E HÁBITOS ALIMENTARES DE ADOLESCENTES 1 ESTADO NUTRICIONAL E HÁBITOS ALIMENTARES DE ADOLESCENTES 1 Aline Bernard 2, Claudia Thomé Da Rosa Piasetzki 3, Eva Teresinha De Oliveira Boff 4. 1 Trabalho resultante da pesquisa de dissertação do Mestrado

Leia mais

FATORES DE RISCO PARA DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANSMISSIVEIS E SUA RELAÇÃO COM O ESTILO DE VIDA DE PESSOAS DA CIDADE DE PELOTAS-RS

FATORES DE RISCO PARA DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANSMISSIVEIS E SUA RELAÇÃO COM O ESTILO DE VIDA DE PESSOAS DA CIDADE DE PELOTAS-RS FATORES DE RISCO PARA DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANSMISSIVEIS E SUA RELAÇÃO COM O ESTILO DE VIDA DE PESSOAS DA CIDADE DE PELOTAS-RS NATAN FETER¹ ALLISON CAVALCANTE MULLER¹ CHAIANE CALONEGO¹ ALLANA CAVANHI¹

Leia mais

ÍNDICE. CAPÍTULO 1: INTRODUÇÃO Introdução Pertinência do trabalho Objectivos e Hipóteses de Estudo...

ÍNDICE. CAPÍTULO 1: INTRODUÇÃO Introdução Pertinência do trabalho Objectivos e Hipóteses de Estudo... ÍNDICE CAPÍTULO 1: INTRODUÇÃO... 1 1.1. Introdução... 1 1.2. Pertinência do trabalho... 2 1.3. Objectivos e Hipóteses de Estudo... 2 CAPÍTULO 2: REVISÃO DA LITERATURA... 5 2.1. Obesidade Infantil... 5

Leia mais

AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA DE IDOSOS FREQUENTADORES DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA DE IDOSOS FREQUENTADORES DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA DE IDOSOS FREQUENTADORES DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE Área Temática: Ciências da Saúde - Nutrição Autor(es): Brenda Alana Ribas 1 (UNICENTRO), Paula Chuproski Saldan 2 (Orientador).

Leia mais

RELAÇÃO ENTRE NÍVEIS DE IMC E DESEMPENHO MOTOR DE ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA DE MARINGÁ

RELAÇÃO ENTRE NÍVEIS DE IMC E DESEMPENHO MOTOR DE ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA DE MARINGÁ V EPCC Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 23 a 26 de outubro de 2007 RELAÇÃO ENTRE NÍVEIS DE IMC E DESEMPENHO MOTOR DE ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA DE MARINGÁ Ligia Silva Marcon 1 ; Sergio

Leia mais

VAMOS FALAR SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

VAMOS FALAR SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL VAMOS FALAR SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL CADA IDADE, UM CARDÁPIO Em cada fase da vida é necessário adaptar um cardápio específico para suprir as necessidades diárias do nosso corpo. Confira a seguir as dicas

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: RELAÇÃO ENTRE INATIVIDADE FÍSICA E ÍNDICE DE MASSA CORPORAL EM CRIANÇAS DA REDE MUNICIPAL DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO PE.

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: RELAÇÃO ENTRE INATIVIDADE FÍSICA E ÍNDICE DE MASSA CORPORAL EM CRIANÇAS DA REDE MUNICIPAL DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO PE. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: RELAÇÃO ENTRE INATIVIDADE FÍSICA E ÍNDICE DE MASSA CORPORAL EM CRIANÇAS DA REDE MUNICIPAL DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO PE. RAMON WAGNER BARBOSA DE HOLANDA PABLO RUDÁ FERREIRA BARROS

Leia mais

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL E HÁBITOS ALIMENTARES DE ESCOLARES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL E HÁBITOS ALIMENTARES DE ESCOLARES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP AVALIAÇÃO NUTRICIONAL E HÁBITOS ALIMENTARES DE ESCOLARES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP AUTORES Juliane Tavares da SILVA Discente da União das Faculdades dos Grandes Lagos

Leia mais

TRABALHANDO A BOA ALIMENTAÇÃO NAS FASES INICIAIS DA VIDA RESUMO

TRABALHANDO A BOA ALIMENTAÇÃO NAS FASES INICIAIS DA VIDA RESUMO TRABALHANDO A BOA ALIMENTAÇÃO NAS FASES INICIAIS DA VIDA Ana Paula Scherer de Brum* Valéria Grifante** RESUMO Este projeto buscou acompanhar o estado nutricional das crianças e contribuir para o planejamento

Leia mais

Minha Saúde Análise Detalhada

Minha Saúde Análise Detalhada MODELO DE RELATÓRIO / Identificação de cliente: 1980M32 Data: 07/03/2016 Seu Peso = 79,0 kg Minha Saúde Análise Detalhada Seu peso está na categoria: Saudável sua altura é 180 cm, você tem 35 anos de idade

Leia mais