EDUCAÇÃO PATRIMONIAL. Centro de Arqueologia de Almada

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDUCAÇÃO PATRIMONIAL. Centro de Arqueologia de Almada"

Transcrição

1 EDUCAÇÃO PATRIMONIAL Centro de Arqueologia de Almada Programa 2015_2016

2 Centro de Arqueologia de Almada - Quem somos - O que entendemos por educação patrimonial - Oferta educativa 2015/ Como participar

3 Centro de Arqueologia de Almada Conhecimento do território e da sua história Arqueologia Defesa do Património Formação Experiência Rigor Educação Patrimonial Edições e Exposições Visitas Guiadas O Centro de Arqueologia de Almada (CAA), criado em 1972, dedicou-se desde o início à investigação e divulgação do Património. A ação educativa que desenvolve parte dum vasto conhecimento do território e da sua história, transmitido com o rigor e a leveza próprios duma experiência adquirida em mais de quatro décadas de atividade.

4 O Centro de Arqueologia de Almada entende a educação patrimonial como uma ferramenta, Educação Patrimonial não só para a compreensão da paisagem, da história e da sociedade, mas também para que, através do património, se desenvolvam experiências educativas em diversas áreas do saber e das artes. Educar para o Património Educar pelo Património

5 ATIVIDADES PARA GRUPOS ESCOLARES Pré-Escolar 1º Ciclo 2º e 3ºCiclo Visita Guiada: Agora eu era o rei Sessões temáticas: À procura da Janela da Carochinha À descoberta dos Dinosauria (Duas versões: Préescolar e 1º Ciclo) Visitas Guiadas: Almada Velha Desafio em Cacilhas Vamos Explorar a Cova da Piedade Peregrinação no Pragal Costa de Caparica, do Pescador ao Turista À Volta da Escola Sessões temáticas Património da Costa Património da Sobreda Património da Charneca Aldeia Pré-Histórica Campo de Simulação Arqueológica Sessões temáticas: Romanos no vale do Tejo Do Egito a Almada Árabes aqui tão perto Batalha da Cova da Piedade Vidas de Fábrica Vozes da Resistência Bulhão Pato, poeta da Caparica Fernão Mendes Pinto

6 ATIVIDADES PARA GRUPOS ESCOLARES Pré-Escolar Visita Guiada: Agora eu era o rei Sessões temáticas: À procura da Janela da Carochinha À descoberta dos Dinosauria (Duas versões: Pré-escolar e 1º ciclo)

7 À procura da Janela da Carochinha (Sessão temática para o Pré-escolar) Quando a Carochinha encontrou a moeda resolveu ir à cabeleireira. Pelo caminho, viajando no tempo e no espaço, conheceu várias aldeias e trouxe recordações. Vários tipos de casa e materiais de construção, desde a pré-história.

8 À descoberta dos Dinosauria (Sessão temática para o Pré-escolar e 1º Ciclo) Quem eram os dinossaurios, o que comiam, como se deslocavam, porque se extinguiram, que vestígios deixaram? Apresentação e jogo com múltiplas atividades, para aplicação dos conhecimentos e muita brincadeira.

9 Agora eu era o rei (Visita Guiada para o Pré-escolar) Era uma vez um rei que não conhecia o seu reino Um passeio por Almada Velha vai apresentá-lo aos seus súbditos: personagens de histórias antigas e de profissões tradicionais. Os alunos participam na história, com adereços, gestos e sons.

10 1º Ciclo Visitas Guiadas: Sessões temáticas Almada Velha Desafio em Cacilhas Vamos Explorar a Cova da Piedade Peregrinação no Pragal Costa de Caparica, do Pescador ao Turista À Volta da Escola Património da Costa Património da Charneca Património da Sobreda Bulhão Pato, poeta na Caparica Fernão Mendes Pinto

11 Almada Velha, uma Visita Guiada (1º Ciclo) Almada Velha é um lugar antigo, onde a toponímia, os edifícios e os espaços têm muitas histórias para descobrir. Ao longo do percurso são os alunos a contar a História e a explicar o nome das ruas, representando o papel de personagens locais, com recurso a adereços próprios.

12 Desafio em Cacilhas (Visita Guiada e Sessão temática para o 1º Ciclo) Cacilhas é habitada há 2700 anos É um lugar de viagens: no barco ou de burro O desafio é explorar o espaço superando 17 provas que exigem observação, orientação, diversão, etc. Depois, ainda é possível construir um elemento do património local em materiais reciclados.

13 Vamos Explorar a Cova da Piedade (Visita Guiada para o 1º Ciclo) À volta do jardim da Cova da Piedade há palácios e casas pequeninas; há um coreto que lembra uma batalha; há uma estátua há muito a saber sobre esta terra e as suas gentes. Existe uma versão adaptada ao 2º e 3º Ciclo O percurso tem várias etapas, com fichas-guia que pedem tarefas variadas, como desenho, dramatização ou medição

14 Peregrinação no Pragal (Visita Guiada para o 1º Ciclo) Pragal, um antigo núcleo rural que se transformou em cidade, é revisitado por Fernão Mendes Pinto, o seu mais famoso morador. As crianças são os vizinhos que vai reencontrando: o armeiro-mór, o ermitão e o hortelão O percurso tem o apoio de um guião e diversos crachás com fotografias de pormenores para descobrir pelo caminho.

15 Costa de Caparica, do Pescador ao Turista (Visita Guiada para o 1º ciclo) Supondo que são turistas acabados de chegar à Costa, os participantes começam por procurar um mapa, seguindo depois um percurso de descoberta da cidade, desde a origem à atualidade. A visita guiada pode ser complementada com a sessão temática O Património da Costa.

16 À Volta da Escola (Percursos para o 1º Ciclo) À volta de cada escola há todo um mundo a descobrir. O CAA faz o levantamento dos recursos educativos ao redor da escola e dinamiza percursos com os alunos.

17 O Património da Costa (Sessão temática para o 1º ciclo) Depois de breve abordagem ao conceito de Património, é apresentado o Património da Costa de Caparica: a Arriba Fóssil e as dunas; a ocupação humana e as primeiras construções; as principais atividades, com destaque para a pesca e Arte Xávega.

18 O Património da Sobreda (Sessão temática para o 1º ciclo) A Sobreda tem Arqueologia, Quintas, Tradições, Personalidades históricas, associações Até teve um convento! A sessão baseia-se no livro Sobreda, História e Património e as crianças são convidadas a realizar uma atividade à sua escolha.

19 O Património da Charneca (Sessão temática para o 1º ciclo) Quem conhece o passado da Charneca? Quem sabe as lendas, os trabalhos e as festas? A História desapareceu ou permanece? O livro Histórias da História de Charneca de Caparica está no centro desta sessão, que tem atividades à escolha: desenho, escrita, representação, matemática e música.

20 Bulhão Pato, Poeta da Caparica (Sessão temática para o 1º ciclo) Bulhão Pato viveu os últimos anos na Caparica. Os seus poemas falam da vida das pessoas e das paisagens deste lugar. Há tanto para saber e imaginar Sessão que simula uma entrevista ao escritor, feita pelas crianças, seguida de diversas ações criativas.

21 Fernão Mendes Pinto (Sessão temática para o 1º ciclo) Depois de grandes aventuras no oriente, Fernão Mendes Pinto assentou em Almada e aqui escreveu a Peregrinação. A sessão simula um encontro entre Fernão Mendes Pinto e as crianças, que viajam com ele entre a fantasia e a realidade. Num segundo momento, há a possibilidade de construir naus com materiais reciclados.

22 2º e 3ºCiclo Sessões temáticas: Aldeia Pré-Histórica Campo de Simulação Arqueológica Visita Guiada: Vamos Explorar a Cova da Piedade Romanos no vale do Tejo Do Egito a Almada Árabes aqui tão perto Batalha da Cova da Piedade Vidas de Fábrica Vozes da Resistência

23 Aldeia Pré-histórica (Sessão prática para o 2º e 3º Ciclo) Na Pré-História havia caçadores, oleiros, tecelões, artistas Os visitantes desta aldeia também vão caçar, moldar, tecer e criar. A experimentação de artes e ofícios de comunidades agropastoris é o fundamento desta sessão.

24 Campo de Simulação Arqueológica (Sessão prática para o 2º e 3º Ciclo) O arqueólogo procura, escava, trata e estuda objetos do passado. Neste espaço, situado no CAA, fazem-se várias tarefas da atividade arqueológica e descobremse aspetos da vida em época romana. Em alternativa, na escola, realiza-se a sessão Romanos no Vale do Tejo

25 Romanos no Vale do Tejo (Sessão temática para o 2º e 3º ciclo) Os Romanos andaram por aqui como é que os arqueólogos os encontram? Escavamos, encontramos, restauramos vestígios dos seus objetos e ficamos a conhecer sítios arqueológicos da região.

26 Do Egito a Almada (Sessão temática para o 2º e 3º ciclo) Um comerciante do Almaraz (sítio arqueológico de Almada) é enviado à antiga cidade fenícia cidade de Biblos Para fazer o negócio terá de levar um documento de identificação. Moldagem de peça egípcia do espólio do Almaraz e escrita Fenícia.

27 Os Árabes Aqui Tão Perto (Sessão temática para o 2º e 3º Ciclo) Almada já foi árabe. Chamava-se Al-Madan. Como eram e o que resta desses tempos mouros? Depois da informação, o jogo. Em réplicas de tabuleiro árabe, realiza-se um torneiro de Jogo do Moinho que desenvolve o raciocínio e diverte.

28 Batalha da Cova da Piedade, a Vitória da Mudança (Sessão temática para o 2º e 3º Ciclo) Os exércitos Liberal e Absolutista combateram na Cova da Piedade. Quem venceu? Que consequências teve a vitória? A sessão relata o antes, durante e depois do confronto e inclui o Jogo da Batalha, em espaço interior ou exterior.

29 Vidas de Fábrica (sessão temática para o 2º e 3º ciclo) A Revolução Industrial não aconteceu só em Inglaterra! No século XIX a nossa região também foi um grande centro industrial. Durante a atividade há uma competição de produtividade entre fábricas e oficinas de construção naval e a dramatização de um conflito laboral.

30 Vozes da Resistência (sessão temática para o 2º e 3º ciclo) Em Almada, muitos homens e mulheres resistiram ao fascismo. Vamos vê-los e ouvir as suas histórias. Também vamos participar no jogo Resistência e Reação, que exige tática e criatividade em missões dentro e fora da sala de aula.

31 Vamos Explorar a Cova da Piedade (Visita Guiada para o 2º Ciclo e 3º Ciclo) O percurso começa com um jogo de recriação da batalha da Cova da Piedade, no local onde ela ocorreu, em1833. O século XIX português desvenda-se num percurso onde se descobre a industrialização, vivências sociais, transformações tecnológicas, relações externas e tantos outros aspetos da história local e nacional.

32 Outras Atividades Também criamos atividades pontuais em contexto de férias ou aniversários, por exemplo Olimpíadas da Arqueologia Os Detetives da História (Convento dos Capuchos) Aniversário no CAA Festa na Quinta (Quinta do Bonaparte, Raposeira)

33 Como Participar Informações e inscrições por telefone: ou c.arqueo.alm@gmail.com Para saber outras informações, como o custo por aluno, consultar documento Informações Úteis

34 Onde nos pode encontrar Travessa Luís Teotónio Pereira, s.n., Cova da Piedade MAPA Coordenadas: +38º 40' 8.28", -9º 9' 19.05" Facebook

Educação Patrimonial. Atividades Educativas 2016/2017. Com o apoio:

Educação Patrimonial. Atividades Educativas 2016/2017. Com o apoio: Educação Patrimonial Atividades Educativas 2016/2017 Com o apoio: Conteúdo O que entendemos por Educação Patrimonial? Que tipo de Atividades Educativas? Oferta educativa 2016/2017 Atividades Fora do Programa

Leia mais

Programa Educativo. Vamos meter as mãos na história?

Programa Educativo. Vamos meter as mãos na história? Programa Educativo Vamos meter as mãos na história? 2017/2018 Dentro e fora da escola levamos a cada turma a História de Portugal no Património de Almada e não ficamos por aqui Percursos Levam-nos para

Leia mais

Programa Educativo do Centro de Arqueologia de Almada 2014/2015

Programa Educativo do Centro de Arqueologia de Almada 2014/2015 Programa Educativo do Centro de Arqueologia de Almada 2014/2015 Educação Patrimonial: Trabalho educacional centrado no Património Cultural como fonte primária de conhecimento e enriquecimento individual

Leia mais

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 2013-2014. Centro de Arqueologia de Almada

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 2013-2014. Centro de Arqueologia de Almada EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 2013-2014 Centro de Arqueologia de Almada Centro de Arqueologia de Almada O Centro de Arqueologia de Almada (CAA), criado em 1972, dedicou-se desde o início à investigação e divulgação

Leia mais

Centro de Arqueologia de Almada Actividades de Educação Patrimonial. Campo de Simulação Arqueológica

Centro de Arqueologia de Almada Actividades de Educação Patrimonial. Campo de Simulação Arqueológica Centro de Arqueologia de Almada Actividades de Educação Patrimonial Facilitar a apropriação de memórias colectivas pelas novas gerações. O departamento pedagógico do Centro de Arqueologia de Almada, vocacionado

Leia mais

ENSINO BÁSICO 3.º CICLO. Visitas orientadas À descoberta do MCCB

ENSINO BÁSICO 3.º CICLO. Visitas orientadas À descoberta do MCCB Serviço educativo 2014 2015 ENSINO BÁSICO 3.º CICLO Visitas orientadas À descoberta do MCCB 1h00 2.50 * Conhecem a história da Batalha? Com esta visita, percorreremos os caminhos da história desta terra

Leia mais

Museu dos Terceiros. Atividades do Serviço Educativo

Museu dos Terceiros. Atividades do Serviço Educativo Atividades do Serviço Público Escolar Ano letivo 2016/2017 O é um museu de arte sacra, reaberto ao público em 2008 após obras significativas de restauro. Está instalado no antigo convento de São Francisco

Leia mais

programas escolares

programas escolares programas escolares 2018-2019 O Serviço Educativo do Castelo de S. Jorge disponibiliza vários programas de atividades que têm por objetivo estimular a compreensão de diversos aspetos de continuidade espácio-temporal

Leia mais

INFORMAÇÕES E MARCAÇÕES PREÇÁRIO DAS EXPOSIÇÕES CULTURA

INFORMAÇÕES E MARCAÇÕES PREÇÁRIO DAS EXPOSIÇÕES CULTURA INFORMAÇÕES E MARCAÇÕES Sítio Arqueológico da Quinta do Almaraz Alameda do Castelo, Almada Tel.: 212 734 035 Email: arqueologia@cma.m-almada.pt CULTURA Praça João Raimundo, Cova da Piedade Tel:212 734

Leia mais

Programa de Atividades do Serviço Educativo. 1.º Ciclo

Programa de Atividades do Serviço Educativo. 1.º Ciclo 1 Programa de Atividades do Serviço Educativo 1.º Ciclo 2016-2017 MUSEU DA CIDADE Conhecer o Museu da Cidade Como é o edifício em que está instalado este museu? O que será que, lá vais encontrar? Um esqueleto

Leia mais

Serviço Educativo Oferta Educativa 2017/2018

Serviço Educativo Oferta Educativa 2017/2018 Serviço Educativo Oferta Educativa 2017/2018 Ecomuseu de Ribeira de Pena O Ecomuseu de Ribeira de Pena tem por missão a preservação e divulgação o património cultural do território ribeirapenense. Os Serviços

Leia mais

CASA DA CERCA CENTRO DE ARTE CONTEMPORÂNEA

CASA DA CERCA CENTRO DE ARTE CONTEMPORÂNEA ATIVIDADES PARA OS MAIS NOVOS NO CONCELHO DE ALMADA CASA DA CERCA CENTRO DE ARTE CONTEMPORÂNEA Rua da Cerca Almada Tel.: 212 724 950/60 E-mail: casadacerca@cma.m-almada.pt Horário: Terça a sexta: 10h00-18h00

Leia mais

Museu Nacional de Arqueologia Serviço Educativo e de Extensão Cultural!" #!" $%$%$& %$ '!'! http://www.museuarqueologia.pt http://museunacionaldearqueologia-educativo.blogspot.com A Colecção de Antiguidades

Leia mais

FÉRIAS DE VERÃO NOS MUSEUS MUNICIPAIS

FÉRIAS DE VERÃO NOS MUSEUS MUNICIPAIS FÉRIAS DE VERÃO NOS MUSEUS MUNICIPAIS CASA DE LAVOURA E OFICINA DO LINHO Julho Agosto Setembro Cheirinho a alfazema Elaboração de um saquinho de linho com alfazema no interior (colhida no Jardim do Museu).

Leia mais

Serviço Educativo Oferta Educativa 2018/2019

Serviço Educativo Oferta Educativa 2018/2019 Serviço Educativo Oferta Educativa 2018/2019 Ecomuseu de Ribeira de Pena O Ecomuseu de Ribeira de Pena tem por missão a preservação e divulgação do património cultural do território ribeirapenense. Os

Leia mais

PROGRAMA DE VERÃO junho, julho e agosto

PROGRAMA DE VERÃO junho, julho e agosto O Programa de Oficinas Sazonais pretende alargar as atividades de educação ambiental a novos públicos durante os períodos de férias escolares, em particular às famílias. A iniciativa integra oficinas e

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Francisco Manuel Valadares e Silva

CURRICULUM VITAE. Francisco Manuel Valadares e Silva Francisco Manuel Valadares e Silva Elementos de Identificação Pessoal Nome: Francisco Manuel Valadares e Silva Data de Nascimento: 12 de Fevereiro de 1966 Local de nascimento: Almada Nacionalidade: Portuguesa

Leia mais

Festa da Arqueologia Objectivos:

Festa da Arqueologia Objectivos: 1 A Festa da Arqueologia é um evento vocacionado para a divulgação da Arqueologia, dirigindo-se ao público em geral. Através de uma série de actividades, procura reforçar a ligação desta ciência à sociedade,

Leia mais

PÚBLICO EM GERAL VISITAS PATRIMÓNIO CULTURAL EXPOSIÇÕES DE ARTE CONTEMPORÂNEA

PÚBLICO EM GERAL VISITAS PATRIMÓNIO CULTURAL EXPOSIÇÕES DE ARTE CONTEMPORÂNEA SETEMBRO DEZEMBRO 2018 PÚBLICO EM GERAL VISITAS EXPOSIÇÕES DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE RE METALLICA, de Gonçalo Jardim / INSTRMNTS, de Victor Gama / VisoVox, poesia visual e sonora até 30 de setembro O riso

Leia mais

Castelo de Leiria. Igreja de Santa Maria da Pena

Castelo de Leiria. Igreja de Santa Maria da Pena Castelo de Leiria Castelo medieval, artística e arquitetonicamente representativo das diversas fases de construção e reconstrução desde a sua fundação até ao século XX. Estruturas que compõem o conjunto

Leia mais

Serviço Educativo

Serviço Educativo MUSEU DOS BISCAINHOS Serviço Educativo 2016-2017 VISITAS ORIENTADAS 17B17 BAs visitas orientadas fornecem pistas para uma melhor compreensão do museu. Procuram estimular os sentidos, sobretudo o ver e

Leia mais

SET 17 AGO 18. Oficinas em Carteira CASAFERNANDOPESSOA.PT

SET 17 AGO 18. Oficinas em Carteira CASAFERNANDOPESSOA.PT SET 17 AGO 18 Oficinas em Carteira CASAFERNANDOPESSOA.PT Para escolas e outros colectivos de educação O Serviço Educativo e Visitas da Casa apresenta um programa de oficinas que está, ao longo de todo

Leia mais

NOS 40 ANOS DO INÍCIO DA DESCOBERTA DA ARTE RUPESTRE DO TEJO

NOS 40 ANOS DO INÍCIO DA DESCOBERTA DA ARTE RUPESTRE DO TEJO NOS 40 ANOS DO INÍCIO DA DESCOBERTA DA ARTE RUPESTRE DO TEJO 40 anos da Arte Rupestre do Tejo e os necessários eixos turísticos em falta Depoimento de Vila Velha de Ródão, 2011 40 anos da Arte Rupestre

Leia mais

Serviço Educativo Oferta Educativa 2015/2016

Serviço Educativo Oferta Educativa 2015/2016 Serviço Educativo Oferta Educativa 2015/2016 Ecomuseu de Ribeira de Pena O Ecomuseu de Ribeira de Pena dedica-se à preservação e divulgação o património natural e cultural do território ribeirapenense.

Leia mais

OFERTA EDUCATIVA MUNICÍPIO DE VIANA DO CASTELO CENTRO DE MAR

OFERTA EDUCATIVA MUNICÍPIO DE VIANA DO CASTELO CENTRO DE MAR OFERTA EDUCATIVA MUNICÍPIO DE VIANA DO CASTELO CMIA CENTRO DE MAR cmia centro de monitorização e interpretação ambiental EXPOSIÇÕES permanente Moinho de maré em Viana do Castelo as Azenhas de D. Prior

Leia mais

Plano de Atividades de Serviço Educativo do Município

Plano de Atividades de Serviço Educativo do Município Plano de Atividades de Serviço Educativo do Município CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE FAMALICÃO ANO LETIVO 2013/2014 CULTURA Gabinete de Arqueologia Responsável técnica: Felisbela M. S. Oliveira Leite

Leia mais

Parque Arqueológico e Museu do Côa

Parque Arqueológico e Museu do Côa Parque Arqueológico e Museu do Côa Atividades Educativas oficinas, visitas temáticas e apresentações Julho, Agosto e Setembro 2012 Durante o Verão, o Museu do Côa é o ponto de partida ideal para conhecer

Leia mais

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA 01 DE JUNHO

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA 01 DE JUNHO NEWSLETTER CULTURAL Junho- 2017 DIA MUNDIAL DA CRIANÇA 01 DE JUNHO Câmara Municipal de Almeida Serviço Turístico- Visitas Guiadas VISITAS GUIADAS COM ACOMPANHAMENTO TÉCNICO COMO SOLICITAR? OPÇÃO 1_ PRESENCIALMENTE

Leia mais

Serviço Educativo Municipal de Ílhavo. abr jun

Serviço Educativo Municipal de Ílhavo. abr jun Serviço Educativo Municipal de Ílhavo abr jun 2018 23 MILHAS Ao longo do ano: Por marcação: VISITA AOS EDIFÍCIOS 23 MILHAS Público em geral Limitado a 25 pessoas; Duração de 60 minutos Visita/Jogo HOJE

Leia mais

bibliotecas de Verão Actividades para crianças Póvoa de Varzim histórias ateliers ambiente leituras

bibliotecas de Verão Actividades para crianças Póvoa de Varzim histórias ateliers ambiente leituras bibliotecas de Verão 10 Actividades para crianças histórias ateliers ambiente leituras Póvoa de Varzim Bibliotecas de Verão 10 De 1 de Julho A 5 de Setembro Biblioteca Diana-Bar Das 9h30 às 18h30 Biblioteca

Leia mais

PROGRAMA FÉRIAS DE VERÃO ADSL 2015

PROGRAMA FÉRIAS DE VERÃO ADSL 2015 PROGRAMA FÉRIAS DE VERÃO ADSL 2015 MAIS INFORMAÇÕES: ADSL T. 251795086 / 963937778 ESPAÇO SÉNIOR GONDARÉM T.251709176 www.facebook.com/adslcerveira adslcerveira@gmail.com www.adslcerveira.com 15 DE JUNHO

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE ALMADA

CÂMARA MUNICIPAL DE ALMADA CÂMARA MUNICIPAL DE ALMADA Divisão de Informação e Comunicação Largo Luís de Camões 2800-158 Almada Telef. 2 1 2 7 2 4 5 5 9 divinformacao@cma.m-almada.pt www.m-almada.pt Nota de Imprensa Pais e primavera

Leia mais

Biblioteca Municipal de Ponte de Lima. Serviço Educativo. A equipa da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima dá as boas vindas ao novo ano

Biblioteca Municipal de Ponte de Lima. Serviço Educativo. A equipa da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima dá as boas vindas ao novo ano Serviço Educativo A equipa da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima dá as boas vindas ao novo ano letivo apresentando um programa educativo que procura a articulação entre os planos escolares e a missão

Leia mais

Programa de férias para crianças dos 6 aos 12 anos. 20 a 31 de julho Inscrições abertas até 13 de julho

Programa de férias para crianças dos 6 aos 12 anos. 20 a 31 de julho Inscrições abertas até 13 de julho ALMADA 6/12 Programa de férias para crianças dos 6 aos 12 anos 20 a 31 de julho Inscrições abertas até 13 de julho 3 a 14 de agosto Inscrições abertas até 24 de julho 17 a 28 de agosto Inscrições abertas

Leia mais

DIA HORÁRIO MONUMENTO SÍTIO LOCAL EVENTO ACTIVIDADE PARTICIPAÇÃO APOIOS INFORMAÇÕES INSCRIÇÕES LOCALIDADE

DIA HORÁRIO MONUMENTO SÍTIO LOCAL EVENTO ACTIVIDADE PARTICIPAÇÃO APOIOS INFORMAÇÕES INSCRIÇÕES LOCALIDADE Agricultura Biológica Espaço dedicado a uma mostra de agricultura biológica com utilização de diversas sementes, plantas aromáticas e medicinais e respectivas técnicas de cultivo do de Energias Alternativas

Leia mais

DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS MUSEU DE LISBOA

DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS MUSEU DE LISBOA DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS MUSEU 17,18 e 19 de maio DIAS 17, 18 E 19 DE MAIO O Dia Internacional dos Museus 2019 vai centrar-se nos novos papéis dos museus como atores ativos nas (suas) comunidades.

Leia mais

Ilustração de Helena Zália AGENDA JUL-SET 2018

Ilustração de Helena Zália AGENDA JUL-SET 2018 Ilustração de Helena Zália AGENDA JUL-SET 2018 EXPOSIÇÕES 5 MAI - 31 AGO ILUSTRAÇÃO À VISTA A ilustração tem vindo a assumir uma importância crescente nas criações da Vista Alegre. Uma relação íntima demonstrada

Leia mais

Conheça o. Festas de Aniversário SERVIÇO EDUCATIVO. Museu da Carris

Conheça o. Festas de Aniversário SERVIÇO EDUCATIVO. Museu da Carris Festas de Aniversário Conheça o SERVIÇO do EDUCATIVO Museu da Carris APRESENTAÇÃO O Serviço Educativo foi concebido com a missão de ressignificar o Museu da CARRIS como lugar de vivência coletiva, diálogo

Leia mais

PROGRAMA DE VERÃO JUNHO E JULHO

PROGRAMA DE VERÃO JUNHO E JULHO Procurando alargar as atividades de educação ambiental aos períodos de férias escolares, o Pelouro da Inovação e do Ambiente concebeu o programa Oficinas Sazonais. Trata-se de um conjunto de oficinas e

Leia mais

Um museu musical, tecnológico e sentimental. Para ver, ouvir e sentir!

Um museu musical, tecnológico e sentimental. Para ver, ouvir e sentir! Um museu musical, tecnológico e sentimental. Para ver, ouvir e sentir! VISITAS AO MUSEU VIAGEM PELA MÚSICA MECÂNICA Vamos entrar numa caixa de música gigante! E descobrir uma coleção com mais de 600 instrumentos,

Leia mais

Anexo 2.: Modelo do Questionário Aplicado

Anexo 2.: Modelo do Questionário Aplicado Anexo 2.: Modelo do Questionário Aplicado 64 Os Públicos da Arte Pública - Questionário No âmbito de um estudo que está a ser levado a cabo sobre a Arte Pública do concelho de Almada e as representações

Leia mais

MUSEU MUNICIPAL DE VILA FRANCA DE XIRA NÚCLEO DE ALVERCA. Ações Educativas

MUSEU MUNICIPAL DE VILA FRANCA DE XIRA NÚCLEO DE ALVERCA. Ações Educativas MUSEU MUNICIPAL DE VILA FRANCA DE XIRA NÚCLEO DE ALVERCA Ações Educativas Museu Municipal Núcleo de Alverca Praça João Mantas 2615 ALVERCA DO RIBATEJO TEL.: 219 570 305 museumunicipal.nucleoalverca@cm-vfxira.pt

Leia mais

Museu dos Terceiros. Actividades do Serviço Educativo

Museu dos Terceiros. Actividades do Serviço Educativo Actividades do Serviço 2011/2012 1 O é um museu de arte sacra, reaberto ao público em 2008 após obras significativas de restauro. O Serviço e de Comunicação do Museu proporciona diversas actividades destinadas

Leia mais

DIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO

DIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO 11.01.2018 DIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO OS N.ºs da EDUCAÇÃO Universo populacional ano letivo 2017 2018 6 576 ALUNOS/AS PRÉ-ESCOLAR: 464 1.º CEB: 1 695 2.º CEB: 1 009 3.º CEB: 1 721 ENSINO SECUNDÁRIO: 1 687

Leia mais

OFICINAS SAZONAIS PROGRAMA DE VERÃO 2018

OFICINAS SAZONAIS PROGRAMA DE VERÃO 2018 Procurando alargar as atividades de educação ambiental aos períodos de férias escolares, em particular às famílias, o Pelouro da Inovação e do Ambiente concebeu o programa Oficinas Sazonais. Trata-se de

Leia mais

EXPOSIÇÃO CINEMA PORTUGUÊS EM ALMEIDA

EXPOSIÇÃO CINEMA PORTUGUÊS EM ALMEIDA NEWSLETTER MAIO- 2017 Câmara Municipal de Almeida EXPOSIÇÃO CINEMA PORTUGUÊS EM ALMEIDA 10 a 29 de MAIO/2017 Quem não conhece a famosa frase "Ó Evaristo... Tens cá disto?" que ficou popular no filme português

Leia mais

O lazer ajuda na realização do indivíduo e por isso sua concretização é um exercício de cidadania. Grande parte da população mundial está excluída do

O lazer ajuda na realização do indivíduo e por isso sua concretização é um exercício de cidadania. Grande parte da população mundial está excluída do Turismo O O entretenimento é extremamente necessário ao ser humano em nossa sociedade moderna.é muito bom dispormos de tempo para atividades distintas daquelas que realizamos sistematicamente. A diversão,

Leia mais

Turismo cultural cultura

Turismo cultural cultura Turismo cultural É certo que o conceito de cultura é extremamente amplo, entretanto quando se fala de Turismo cultural este obtém uma conotação restritiva. O termo Turismo Cultural designa uma modalidade

Leia mais

ACES ALMADA - SEIXAL. Caracterização e Propostas de Reestruturação. Núcleo de Estudos e Planeamento

ACES ALMADA - SEIXAL. Caracterização e Propostas de Reestruturação. Núcleo de Estudos e Planeamento ACES ALMADA - SEIXAL Caracterização e Propostas de Reestruturação Núcleo de Estudos e Planeamento 20-07-205 Índice. Introdução... 2 2. ACES 9 Almada - Seixal... 2 2.. População Residente... 2 2.2. Indicadores

Leia mais

FASVS. Ver, Experimentar. Projeto. Э Recriar. Renato J.C. Santos

FASVS. Ver, Experimentar. Projeto. Э Recriar. Renato J.C. Santos FASVS Renato J.C. Santos Projeto Ver, Experimentar Э Recriar 2 Projeto Pedagógico Museu Arpad Szenes Vieira da Silva Apresentação A Fundação Arpad Szenes Vieira da Silva cumprindo os objectivos a que se

Leia mais

OFICINAS SAZONAIS PROGRAMA DE VERÃO 2018

OFICINAS SAZONAIS PROGRAMA DE VERÃO 2018 Procurando alargar as atividades de educação ambiental aos períodos de férias escolares, em particular às famílias, o Pelouro da Inovação e do Ambiente concebeu o programa Oficinas Sazonais. Trata-se de

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DOS SERVIÇOS EDUCATIVOS MUNICIPAIS PARA O ANO LETIVO 2016/2017

PROGRAMAÇÃO DOS SERVIÇOS EDUCATIVOS MUNICIPAIS PARA O ANO LETIVO 2016/2017 PROGRAMAÇÃO DOS SERVIÇOS EDUCATIVOS MUNICIPAIS PARA O ANO LETIVO 2016/2017 Ação desenvolvida junto de diversos públicos apresenta-se como eixo de intervenção fundamental, pretendendo sensibilizar os públicos

Leia mais

O QUE AS PEDRAS NOS CONTAM

O QUE AS PEDRAS NOS CONTAM Outubro de 2015 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE LOUSADA O QUE AS PEDRAS NOS CONTAM Referencial APRENDER COM A BIBLIOTECA ESCOLAR 2015/2016 Aprender com a biblioteca escolar: O que as pedras nos contam 1 Porque

Leia mais

ACES ALMADA-SEIXAL UCSP Amora e Corroios

ACES ALMADA-SEIXAL UCSP Amora e Corroios ACES ALMADA-SEIXAL UCSP e Planeamento do ACES de -Seixal ARSLVT Núcleo de Estudos e Planeamento 0-0 ACES ALMADA - SEIXAL 0 Índice. Introdução.... ACES 9 - Seixal..... Direção de ACES..... Locais de prestação

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 9 / 5 / 2018 CONTEÚDO DE ESTUDO: Unidade I O Brasil antes de Cabral. Capítulo 1 Primeiros

Leia mais

Outubro de 2015 AGRUPAMENTO LOUSADA DE ESCOLAS DE

Outubro de 2015 AGRUPAMENTO LOUSADA DE ESCOLAS DE Outubro de 2015 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE LOUSADA O QUE AS PEDRAS NOS CONTAM Referencial APRENDER COM A BIBLIOTECA ESCOLAR 2015/2016 1 Porque os poetas místicos dizem que as flores sentem E dizem que as

Leia mais

Férias (Cri)Ativas no Verão 2016 Câmara Municipal da Golegã

Férias (Cri)Ativas no Verão 2016 Câmara Municipal da Golegã Câmara da 09h00 17h00 às Jogos Quebra Gelo Jogos Quebra Gelo O Picasso que tenho em mim 27/06/2016 28/06/2016 29/06/2016 30/06/2016 01/07/2016 O Picasso que tenho em mim Entrada na da Parque Natureza do

Leia mais

ANIVERSÁRIOS NA CASA DA ARQUITECTURA

ANIVERSÁRIOS NA CASA DA ARQUITECTURA ANIVERSÁRIOS NA CASA DA ARQUITECTURA ANIVERSÁRIOS NA CASA DA ARQUITECTURA As festas de aniversário na Casa da Arquitectura são destinadas a pequenos grupos que podem usufruir de várias atividades - oficinas,

Leia mais

Conselho Municipal de Educação Almada 22 de Julho de 2008

Conselho Municipal de Educação Almada 22 de Julho de 2008 Conselho Municipal de Educação Almada 22 de Julho de 2008 Indicadores sobre Sistema Educativo no Concelho de Almada Estruturas físicas Frequência e taxas de cobertura Problemas e superação Estruturas Físicas

Leia mais

Meditação Sala Verde MISSÕES NA ÁFRICA. Nome: Professor: Telefone Versículo para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional)

Meditação Sala Verde MISSÕES NA ÁFRICA. Nome: Professor: Telefone Versículo para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional) 1ª Semana Mês das Missões Meditação Sala Verde MISSÕES NA ÁFRICA Nome: Professor: Telefone Versículo para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional) Vão pelo mundo todo e preguem o

Leia mais

CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO VALE GONÇALINHO PROGRAMA EDUCATIVO /18

CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO VALE GONÇALINHO PROGRAMA EDUCATIVO /18 CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO VALE GONÇALINHO PROGRAMA EDUCATIVO - 2017/18 Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho (CEAVG) LPN Liga para a Protecção da Natureza Horário: Terça a Sábado das 9h

Leia mais

Loulé no Algarve Concelho situado no centro do Algarve, a 18km do Aeroporto Internacional de Faro e 75 km do sul de Espanha

Loulé no Algarve Concelho situado no centro do Algarve, a 18km do Aeroporto Internacional de Faro e 75 km do sul de Espanha Loulé no Algarve - Concelho situado no centro do Algarve, a 18km do Aeroporto Internacional de Faro e 75 km do sul de Espanha - Maior e mais populoso concelho do Algarve com uma área de 760km2 e com cerca

Leia mais

FESTA DA LEITURA / PROGRAMA DA SEMANA DA LEITURA 2015

FESTA DA LEITURA / PROGRAMA DA SEMANA DA LEITURA 2015 Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca, Lousada Biblioteca Escolar FESTA DA LEITURA / PROGRAMA DA SEMANA DA LEITURA 2015 ESCOLA 16 março 17 março 18 março 19 março 20 março Outras Datas/Atividades EBS

Leia mais

OFICINAS SAZONAIS PROGRAMA DE PÁSCOA 2019

OFICINAS SAZONAIS PROGRAMA DE PÁSCOA 2019 Procurando alargar as atividades de educação ambiental aos períodos de férias escolares, em particular às famílias, o Pelouro da Inovação e do Ambiente concebeu o programa Oficinas Sazonais. Trata-se de

Leia mais

Circular nº 8/2012. Data: 8 de Junho 2012 Assunto: Programa de Férias de Verão

Circular nº 8/2012. Data: 8 de Junho 2012 Assunto: Programa de Férias de Verão Circular nº 8/2012 Data: 8 de Junho 2012 Assunto: Programa de Férias de Verão Vimos, por este meio, dar-lhes a conhecer o Programa de Férias de Verão que será oferecido às crianças que já frequentam a

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5º ANO História e Geografia de Portugal

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5º ANO História e Geografia de Portugal PLANIFICAÇÃO ANUAL DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5º ANO História e Geografia de Portugal Tema 0 - Conhecer o Manual 2012/2013 Aulas previstas-5 1º Período Apresentação Material necessário para o

Leia mais

BIBLIOTECAS DE JARDIM - AVENIDA CENTRAL -

BIBLIOTECAS DE JARDIM - AVENIDA CENTRAL - BIBLIOTECAS DE JARDIM - AVENIDA CENTRAL - 23 agosto e 7 setembro MÚSICA RECICLADA (I) Mostrar que a música pode ser encontrada nos objetos mais simples. Ré Si (c) Lá (r) Construção de instrumentos musicais

Leia mais

Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar 2017/2018

Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar 2017/2018 Plano Anual de Atividades da Biblioteca 2017/2018 As atividades delineadas neste Plano visam, essencialmente, a prestação de contributos para a promoção do sucesso educativo. Desta forma, as atividades

Leia mais

Em em Rede nunca lemos sós.

Em em Rede nunca lemos sós. Em Rede@território Feitas de granito e xisto, as aldeias históricas conservam histórias de conquistas e tradições antigas e deslumbram pelas paisagens, património e simpatia das gentes que as habitam.

Leia mais

GUIMARÃES ANI MA ÇÃO SOC IAL DE VER ÃO JUL/2011

GUIMARÃES ANI MA ÇÃO SOC IAL DE VER ÃO JUL/2011 GUIMARÃES ANI MA ÇÃO SOC IAL DE VER ÃO JUL/2011 DIA 5 (TERÇA-FEIRA) Moinhos de Atelier de Os Sonhos da Roberta + Lenda da Oliveira Entidade Promotora: Museu de Alberto Sampaio Local: Museu de Alberto Sampaio

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE EUGÉNIO DE CASTRO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE EUGÉNIO DE CASTRO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE EUGÉNIO DE CASTRO COIMBRA Monumentos, Espaços e Tradições Tema: COIMBRA Monumentos, Espaços e Tradições Objetivos Sensibilizar e cativar as crianças para o conhecimento da história

Leia mais

MUSEU DAS TERRAS DE BASTO Programa Educativo Cabeceiras de Basto Novembro 2011

MUSEU DAS TERRAS DE BASTO Programa Educativo Cabeceiras de Basto Novembro 2011 MUSEU DAS TERRAS DE BASTO Programa Educativo 2012 Cabeceiras de Basto Novembro 2011 Nesta exposição estão patentes réplicas de máquinas como Super Chief, utilizado pela empresa Atchison, Topeka e Santa

Leia mais

PROGRAMA CULTURAL PARA AS FÉRIAS DE VERÃO DE CRIANÇAS E JOVENS

PROGRAMA CULTURAL PARA AS FÉRIAS DE VERÃO DE CRIANÇAS E JOVENS PROGRAMA CULTURAL PARA AS FÉRIAS DE VERÃO DE CRIANÇAS E JOVENS QUERES SER AMIGO DO TORGA? É um desafio lançado a crianças, com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, que pretendam conhecer melhor

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE EUGÉNIO DE CASTRO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE EUGÉNIO DE CASTRO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE EUGÉNIO DE CASTRO Ano letivo 2015/2016 COIMBRA Monumentos, Espaços e Tradições Tema: COIMBRA Monumentos, Espaços e Tradições Objetivos Sensibilizar e cativar as crianças para

Leia mais

GABINETE DE EDUCAÇÃO E ANIMAÇÃO CULTURAL

GABINETE DE EDUCAÇÃO E ANIMAÇÃO CULTURAL Assunto: oficinas de Natal 20 a 22 e 27 a 29 de dezembro de 2016 Horário: 9h00-12h30 / 14h00-17h00 Público-alvo: crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos de idade. Contextualização: o

Leia mais

MUNICÍPIO DE BENAVENTE RECURSOS EDUCATIVOS

MUNICÍPIO DE BENAVENTE RECURSOS EDUCATIVOS MUNICÍPIO DE BENAVENTE RECURSOS EDUCATIVOS PROGRAMAÇÃO DOS SERVIÇOS EDUCATIVOS MUNICIPAIS PARA O ANO LETIVO 2017/2018 Ação desenvolvida junto de diversos públicos apresenta-se como eixo de intervenção

Leia mais

EXPLICOLÂNDIA Centros de Estudo

EXPLICOLÂNDIA Centros de Estudo Yhjgyg EXPLICOLÂNDIA Centros de Estudo VERÃO EM GRANDE www.explicolandia.com PÁG: 2 / 10 1. QUEM SOMOS Na EXPLICOLÂNDIA durante o período de férias escolares existe um programa específico que engloba um

Leia mais

a sua determinação em fazer do Museu Etnológico Português (o actual Museu Nacional de Arqueologia) uma instituição aberta ao mundo, dotada de

a sua determinação em fazer do Museu Etnológico Português (o actual Museu Nacional de Arqueologia) uma instituição aberta ao mundo, dotada de (1º texto) A grande aventura fotográfica do século XIX teve nos registos de viagens ao Próximo Oriente um dos seus mais extraordinários expoentes, iniciando-se imediatamente após a divulgação do processo

Leia mais

Quinta. Pedagógica dos Olivais ANO LETIVO

Quinta. Pedagógica dos Olivais ANO LETIVO Quinta Pedagógica dos Olivais LISBOA ANO LETIVO 12 13 atividades lúdico-pedagógicas cozinhas tradicionais lavoura e pecuária tradições rurais, concursos e muita diversão para escolas e famílias Tudo isto

Leia mais

ÍNDiCE. LeGenda. Jogos de tabuleiro. cartas. Idade Duração Número de jogadores

ÍNDiCE. LeGenda. Jogos de tabuleiro. cartas. Idade Duração Número de jogadores ÍNDiCE Jogos de tabuleiro 2... Quinto Império Jogos de cartas 3... Gente com Memória 4... Millions, o Último Soldado 5... Aljubarrota, a Batalha Real Puzzles 6... Castelo Templário, Convento de Cristo

Leia mais

JUNTA DE FREGUESIA DE OLIVAIS PROGRAMA OLIVAIS EM FÉRIAS - EB1 Paulino Montez 3 de julho a 7 de julho de 2017 julho de 2016

JUNTA DE FREGUESIA DE OLIVAIS PROGRAMA OLIVAIS EM FÉRIAS - EB1 Paulino Montez 3 de julho a 7 de julho de 2017 julho de 2016 3 de julho a 7 de julho de 2017 julho de 2016 semanal: Música Yoga 3 aos 6 Música 7 aos 12 Yoga 7 aos 12 Elaboração de bandeiras e hinos para cada grupo Dança 7 aos 12 Uma Aventura na Escola-(Peddy Paper)

Leia mais

PROGRAMA DIA 11/02 - Matéria e Energia

PROGRAMA DIA 11/02 - Matéria e Energia 1 A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa convida-o a participar, entre 10 e 14 de fevereiro, na 1ª Semana Ciências em Movimento. A Ciência é a mais eficaz resposta do Ser Humano à curiosidade

Leia mais

Programa. 10 a 14 Dia do Beato Frei Bartolomeu dos Mártires Feira quinhentista Exposição Invocações a Frei Bartolomeu, homem santo dos pescadores

Programa. 10 a 14 Dia do Beato Frei Bartolomeu dos Mártires Feira quinhentista Exposição Invocações a Frei Bartolomeu, homem santo dos pescadores Programa setembro Abertura do ano letivo do Município de Viana do Castelo 24 Apresentação pública do programa comemorativo do 500º aniversário de Frei Bartolomeu dos Mártires Intervenção do Coro da Frei

Leia mais

Newsletter da Biblioteca

Newsletter da Biblioteca Newsletter da Biblioteca Escola Francisco de Arruda V O L U M E 1, E D I Ç Ã O 1 D E Z E M B R O 2 0 1 8 A Biblioteca Escolar (BE), anualmente, elabora e cumpre um plano de atividades que além da organização

Leia mais

Reunião de Câmara de 5 de julho de 2017

Reunião de Câmara de 5 de julho de 2017 Reunião de Câmara de 5 de julho de 2017 De acordo com o Regimento elaborado nos termos da alínea a) do artigo 39º da Lei 75/2013, de 12 de setembro e aprovado em reunião ordinária de 05 de novembro de

Leia mais

GABINETE DE EDUCAÇÃO E ANIMAÇÃO CULTURAL. Público-alvo: crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos de idade.

GABINETE DE EDUCAÇÃO E ANIMAÇÃO CULTURAL. Público-alvo: crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos de idade. Assunto: oficinas de Natal 19 a 22 de dezembro de 2017 Horário: 9h00-12h30 / 14h00-17h00 Público-alvo: crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos de idade. Contextualização: o Gabinete de

Leia mais

Desejamos a todos um excelente ano letivo!

Desejamos a todos um excelente ano letivo! Visita Brincando é o programa que o Museu Municipal de Loulé prepara anualmente para as escolas. Um programa que tem como ponto de partida o nosso Património Cultural, pretendendo despertar o interesse,

Leia mais

Planificação a médio/ longo prazo

Planificação a médio/ longo prazo Planificação a médio/ longo prazo 4º Ano de Escolaridade 1 PORTUGUÊS Manual adotado: Trampolim 4 Editora: Porto Editora Oralidade -Escutar para aprender e construir conhecimento (s). -Utilizar técnicas

Leia mais

Serviço Educativo Municipal de Ílhavo. fev mar

Serviço Educativo Municipal de Ílhavo. fev mar Serviço Educativo Municipal de Ílhavo fev mar 2018 ESPETÁCULO O TOUREIRO E O BARBEIRO Dirigido a M/6 anos 1 e 2 de março 2018 15h00 3 e 4 de março 2018 15h00 para Famílias ESPETÁCULO AURORA Dirigido a

Leia mais

Oficinas Férias de Verão. Centro de Educação Ambiental. Programação

Oficinas Férias de Verão. Centro de Educação Ambiental. Programação Oficinas Férias de Verão Centro de Educação Ambiental Programação Semana de 30 de junho a 04 de Julho 30 de junho - 9h00-12h00 14h00-17h00 Oficina Use e Re-Use Local : CEA 01 de julho - 9h00-12h00 14h00-17h00

Leia mais

Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar 2017/2018

Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar 2017/2018 Pl Anual de Atividades da Biblioteca 2017/2018 As atividades delineadas neste Pl visam, essencialmente, a prestação de contributos para a promoção do sucesso educativo. Desta forma, as atividades previstas

Leia mais

ENSINO PRÉ-ESCOLAR. Visitas orientadas À descoberta do MCCB

ENSINO PRÉ-ESCOLAR. Visitas orientadas À descoberta do MCCB Serviço educativo 2014 2015 ENSINO PRÉ-ESCOLAR Visitas orientadas À descoberta do MCCB 1h00 2.50 * Conhecem a história da Batalha? Com esta visita, percorreremos os caminhos da história desta terra e destas

Leia mais

OFICINAS DE VERÃO NA CULTURGEST

OFICINAS DE VERÃO NA CULTURGEST Serviço Educativo OFICINAS DE VERÃO NA CULTURGEST inscrições individuais COMO SE INSCREVER? Para efectuar uma inscrição envie-nos um e-mail, indicado (obrigatoriamente): PARTICIPANTE indique o nome e a

Leia mais

Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar 2018/2019

Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar 2018/2019 Plano Anual de Atividades da Biblioteca 2018/2019 As atividades delineadas neste Este Plano visam, essencialmente, a prestação de contributos para a promoção do sucesso educativo. Neste sentido, as atividades

Leia mais

2.º. A estrutura dos conteúdos curriculares

2.º. A estrutura dos conteúdos curriculares A estrutura dos conteúdos curriculares Os conteúdos da Escola Virtual abrangem todo o programa curricular e estão distribuídos em cinco temas, sendo cada um deles constituído por um conjunto de aulas.

Leia mais

Braga Romana Bracara Augusta. Viagem no tempo

Braga Romana Bracara Augusta. Viagem no tempo Braga Romana Bracara Augusta Viagem no tempo por V N 12/05/2018 De 23 a 27 de Maio, a cidade volta a vestir-se a rigor para recriar o quotidiano de Bracara Augusta em mais uma edição da Braga Romana A

Leia mais

Maior e mais populoso concelho do Algarve com uma área de 760km2 e com cerca de habitantes -

Maior e mais populoso concelho do Algarve com uma área de 760km2 e com cerca de habitantes - Loulé no Algarve - Concelho situado no centro do Algarve, a 18km do Aeroporto Internacional de Faro e 75 km do sul de Espanha - Maior e mais populoso concelho do Algarve com uma área de 760km2 e com cerca

Leia mais

Sintra PROGRAMA ANIVERSÁRIO

Sintra PROGRAMA ANIVERSÁRIO Sintra PATRIMÓNIO MUNDIAL PROGRAMA ANIVERSÁRIO Celebrar um aniversário nos parques e monumentos de Sintra, onde a diversão se alia ao conhecimento, é uma experiência inesquecível. Atividades para crianças

Leia mais

Jornal da Ciência. A Paleontologia foi criada em 1812, pelo naturalista francês George Cuvier, um grande pesquisador de animais extintos.

Jornal da Ciência. A Paleontologia foi criada em 1812, pelo naturalista francês George Cuvier, um grande pesquisador de animais extintos. Jornal da Ciência Tema do mês: Paleontologia Maio / Junho, 2018 Curiosidades: A Paleontologia é a ciência que estuda os fósseis (do Gr. palaiós, antigo + óntos, ser + lógos, tratado). Os fósseis são restos

Leia mais

Semanas: 14 a 18 e 21 a 25 Idade: 3 a 13 anos InscriÇões até 14 de dezembro

Semanas: 14 a 18 e 21 a 25 Idade: 3 a 13 anos InscriÇões até 14 de dezembro Semanas: 14 a 18 e 21 a 25 Idade: 3 a 13 anos InscriÇões até 14 de dezembro ALPHAVIL LE L O IN S C H O T E RN A TIO N AL Summer School é um programa de recreação e cultura bilíngüe, realizado pela Escola

Leia mais