Identificação dos problemas relacionados ao planejamento e controle da produção em uma empresa de fundição que opera no sistema make to order.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Identificação dos problemas relacionados ao planejamento e controle da produção em uma empresa de fundição que opera no sistema make to order."

Transcrição

1 Identificação dos problemas relacionados ao planejamento e controle da produção em uma empresa de fundição que opera no sistema make to order. Alexandre de Castro Moura Duarte Mestre em Engenharia de Produção alexduarte@netsite.com.br Lucas Figueiredo Silva Cury Bacharel em Administração de Empresas lucasfscury@hotmail.com RESUMO O cenário competitivo têm se agravado devido à globalização, que afeta principalmente as pequenas e médias empresas limitando os seus recursos materiais, humanos e financeiros. Com esse aumento na competitividade as pequenas e médias empresas buscam melhorias, principalmente na pratica do planejamento e controle da produção para assim, poder responder à sua demanda com o melhor desempenho nos quesitos qualidade, custo, confiabilidade e rapidez. As pequenas e médias empresas tem se preocupado muito com os seus processos, muitos deles manuais, com isso o uso de sistemas de integração não são mais diferencial das grandes empresas, e sim uma ferramenta obrigatória de todas as empresas. A empresa escolhida para fazer o estudo de caso é uma empresa do ramo de fundição e que opera no sistema make to order e que encontra problemas com o seu setor de planejamento e controle da produção. Devido a isso foi realizado um levantamento dos problemas relacionados ao departamento planejamento e controle da produção da empresa e proposto um sistema adequado às suas necessidades e restrições. Para atingir os objetivos do trabalho, buscou-se um referencial teórico baseado em modelos de PCP e na realização de um estudo de caso exploratório do tipo qualitativo, utilizando-se como ferramenta entrevistas em profundidade. Os resultados sugerem que a empresa substitua alguns processos inerentes à sua produção, que eram feitos de forma manualmente, para processos automatizados; a aquisição de um sistema customizado para a produção da empresa que se integre ao sistema ERP já utilizado pela empresa e fazer um estudo com os principais causas das paradas constantes de alguns equipamentos cruciais à produção da empresa, para assim evitar essas paradas e manter um bom funcionamento e facilitar no atendimento da demanda por parte da produção da empresa. PALAVRAS-CHAVE Planejamento e controle da produção, make to order, sistemas ERP. 1. INTRODUÇÃO A pressão competitiva presente no cenário empresarial leva as organizações a buscarem posições competitivas sustentáveis, tendo que responder às demandas de mercado com qualidade, rapidez e confiabilidade a um custo razoável. A razão da maior competitividade é a globalização de mercados e o advento de novas tecnologias (CORRÊA e GIANESI, 1993).

2 As atividades de programação, planejamento e controle da produção em pequenas e médias empresas têm se tornado cada vez mais importantes pelo fato das empresas terem a responsabilidade de responder a sua demanda com o melhor desempenho possível no que se concerne: custo, qualidade, confiabilidade e rapidez. A competitividade agravada pela globalização de mercados pode levar as empresas a não obterem uma posição boa no mercado de atuação por não obter uma boa qualidade em recursos financeiros, humanos e materiais. Os recursos humanos de qualidade estão alocados nas empresas de grande porte, pois estas empresas oferecem maiores salários e perspectivas de crescimento, tanto no trabalho quanto na qualidade de vida. 2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2.1. Planejamento e controle da produção Definições A atividade de planejamento e controle da produção consiste basicamente em três atividades principais: Planejamento, controle e programação.. Slack (1999) define as atividades de planejamento e controle como: O planejamento tem como objetivo a construção de um plano para a produção. É uma formalização do que se pretende que aconteça em um determinado momento no futuro, este plano é baseado em expectativas, as quais podem não acontecer por vários motivos. O controle é o processo de lidar com as variáveis que podem atrapalhar a execução do plano de produção, são os ajustes necessários para que ele possa ser levado adiante de modo a atingir os objetivos estabelecidos, envolvendo também as atividades de acompanhamento para que se mantenha o sistema de produção dentro de padrões e metas pré-estabelecidos. A programação consiste da determinação de onde e quando cada operação necessária para a fabricação dos produtos estabelecidos no planejamento deve ser executada. (RESENDE E SACOMANO, 2000 apud ANDRADE, 2007) Tipos de processos de manufatura O autor define esses tipos de processos como:

3 a) Processos de Projeto: também conhecido como make-to-order, os processos de projeto são os processos que lidam com produtos bastante customizados e um tempo de produção relativamente longo. Slack (1999) define que os processos de projeto têm como principais características, baixo volume e alta variedade. Os processos de projeto também podem ser caracterizados como complexos, pois cada unidade de output é considerada muito grande, o que traria os recursos apenas para esse processo. b) Processos de Jobbing: Os processos de jobbing lidam com uma variedade muito alta e baixos volumes. Diferentemente dos processos de projeto, o processo de jobbing deve compartilhar os recursos da operação com os outros processos. c) Processos em lotes ou bateladas: Processo parecido com o processo de jobbing, porém, os processos de lotes ou batelada tem um grau de variedade relativamente menor e um grau de volume relativamente maior do que o processo de jobbing. O processo de lotes ou bateladas tem a característica de repetição, diferentemente dos processos anteriores que um processo era feito apenas uma vez. d) Processos de produção em massa: é o processo que produzem bens com alto volume e uma variedade relativamente baixa. O processo de produção em massa tem como característica ser quase que totalmente repetitivo. e) Processos Contínuos: São os processos que operam com volumes ainda maiores e com variedade bem menores do que os processos de produção em massa. A principal característica deste processo é que seu fluxo é ininterrupto do começo ao fim Funções Existem algumas atividades inerentes à realização do planejamento e controle da produção, dentre elas: Processo de previsão de vendas: Junqueira (2003) destaca que, a atividade do planejamento e controle da produção que faz a interface com setor de vendas da organização, onde são gerados os dados sobre o que produzir e em qual quantidade, assim como seu prazo. Planejamento agregado da produção: responsável pelo estabelecimento dos níveis gerais de produção e capacidade, baseado em informações agregadas sobre as necessidades referentes à produção de famílias ou grupos de produtos, para assim, ser possível avaliar a necessidade de novos investimentos em capacidade. (Junqueira, 2003)

4 Para Chase, Jacobs e Aquilano ( 2006), o plano agregado de produção, em algumas empresas, é um relatório formal que contém objetivos e premissas de planejamento nas quais se baseia.em outras empresas,em especial pequenas e médias, o plano agregado de produção pode ser basicamente cálculo da necessidade de mão-de-obra que reflita uma estratégia geral da empresa. Planejamento mestre da produção: é a atividade que estabelece um referencial básico para a produção, definindo quando e em que quantidade cada produto deverá ser produzido dentro de um determinado horizonte de planejamento. O plano mestre de produção considera a produção como produtos específicos, e não de modo agregado. (JUNQUEIRA, 2003) Planejamento das necessidades de materiais: refere-se ao planejamento dos materiais necessários para atender a programação da produção estabelecida e tem como fonte de informações a lista de materiais feita à partir das necessidades de produtos finais e estoques (Junqueira, 2003). Controle de estoques: responsável pelo controle físico e quantitativo dos itens fabricados, comprados e utilizados pela organização para a fabricação de seus produtos (Junqueira, 2003). Programação da produção: consiste na atividade de definir a carga dos centros de trabalho e os momentos nos quais eles devem ser executados, com o objetivo de cumprir prazos assumidos (Junqueira, 2003). Planejamento e controle da capacidade: é a atividade que define os níveis máximos de capacidade do sistema de produção como um todo, assim como do centro de trabalho individuais, com o intuito de avaliar a necessidade de ações para adequar o sistema às demandas impostas (Junqueira, 2003). Controle da produção: consiste na atividade responsável por monitorar as operações de produção e tomar decisões com o objetivo de garantir que os objetivos da etapa de planejamento sejam cumpridos (Junqueira, 2003) Atividades Para Slack(1999), o Planejamento e Controle da produção requer a conciliação do abastecimento da demanda em termos de tempo, quantidade e qualidade. Com isso,

5 Slack(1999) define quatro atividades: carregamento, seqüenciamento, programação e monitoramento. O carregamento, segundo Slack(1999), é a quantidade de trabalho alocada para um centro de trabalho. Pode ser dividido em duas partes: Carregamento Finito: Aloca trabalho somente a um centro de trabalho até um limite estabelecido. O carregamento finito é relevante para operações onde: é possível determinar a carga; é necessário limitar a carga e o custo da limitação da carga não é proibitivo. Carregamento Infinito: Segundo Slack(1999), é uma abordagem do carregamento que não limita a aceitação do trabalho, mas, em vez disso, tenta corresponder a ele. É relevante para atividades nas quais: não é possível limitar o carregamento; não é necessário limitar o carregamento e o custo de limitação do carregamento é proibitivo. O seqüenciamento segundo Slack(1999), É a atividade em que as decisões devem ser tomadas,quando o trabalho chega, sobre a ordem em que as tarefas serão executadas. As prioridades dadas ao trabalho em uma operação são freqüentemente estabelecidas por um conjunto predefinido de regras, algumas das quais relativamente complexas.estão aqui algumas delas: a) Restrições Físicas: A prioridade do trabalho pode ser determinada pela natureza física dos materiais processados. Segundo Slack (1999), trabalhos que fisicamente se encaixam podem ser programados para reduzir desperdícios. b)prioridade ao consumidor: Esta operação se baseia em um mercado disperso, onde existem vários clientes pequenos e alguns clientes muito grandes e importantes. Este tipo de abordagem, segundo Slack(1999), oferece alto nível de serviço para os clientes mais importantes, mas ao mesmo tempo pode prejudicar o nível de serviço oferecido para muitos outros clientes.fazendo assim, com que a média de desempenho da operação fique menor. c) Data prometida: Segundo Slack (1999), O trabalho é seqüenciado de acordo com a data prometida de entrega, independentemente do tamanho de cada trabalho ou da importância de cada consumidor. d) LIFO (last in, first out): Slack (1999) diz que o LIFO é um método de seqüenciamento usualmente escolhido por razões práticas. Slack (1999) também diz que este método não é eficiente nos objetivos: Qualidade, Flexibilidade ou Custo. e) FIFO (first in, first out): São as operações que, Segundo Slack (1999) servem aos consumidores na exata seqüência de suas chegadas.

6 f)seqüenciamento da operação mais longa:slack(1999) diz que as operações podem se sentir obrigadas a seqüenciar seus trabalhos mais longos em primeiro lugar.na percepção de Slack(1999) este tipo de operação tem a vantagem de ocupar os centros de trabalho dentro da operação por longos períodos.porém, trabalhos pequenos podem ocupar tempo dos centros de trabalho, que necessitarão de tempo de preparação entre um trabalho e outro.slack(1999) também diz que esta operação apesar da alta utilização, pode não levar em conta a rapidez, a confiabilidade ou a flexibilidade. (g) Regra de Johnson: Aplica-se ao sequenciamento de n trabalhos em dois centros de trabalho. ( Johnson, 1954 apud Slack, 1999) mostram como funciona a regra. Os tempos para processar cada trabalho no primeiro centro e no segundo centro. Primeiro, olhe para o menor tempo de processamento. Se esse tempo esta associado ao primeiro centro de trabalho programe esse trabalho primeiro, ou o mais perto possível do primeiro lugar. Se o próximo dos menores tempos está associado ao segundo centro de trabalho, programe esse trabalho por último, ou o mais perto possível do último. Assim que um trabalho estiver programado, elimine-o da lista. Continue alocando trabalhos até que a lista esteja completa. Para Slack (1999), Programação é um cronograma detalhado, mostrando em que momento os trabalhos devem começar e quando eles devem terminar. Programas de trabalho são usados em operações quando algum planejamento é requerido para certificar que a demanda do consumidor seja atendida. Dentro do gerenciamento da produção, a atividade de programação é uma das mais complexas tarefas. Os programadores têm que lidar com diversos tipos diferentes de recursos simultaneamente, as maquinas terão diferentes capacidade e capacitação e o pessoal terá diferentes habilidades. O número de programas possíveis cresce rapidamente à medida que o numero de atividades e processo aumenta. (SLACK, 1999) Dentro da atividade Programação existem algumas regras tais como as outras atividades do Planejamento e controle da produção: Programação de trás para frente: Para Slack (1999), a programação para frente envolve iniciar o trabalho no momento de sua chegada. Enquanto a programação para trás envolve começar o trabalho no ultimo momento possível sem que ele sofra atraso. Programando padrões de trabalho: Em operações cujo recurso dominante é o pessoal, a programação dos tempos de trabalho efetivamente determina a capacidade da operação em si. A principal tarefa de programação é, portanto, garantir que o numero suficiente de pessoas esteja trabalhando em qualquer momento, para proporcionar uma

7 capacidade adequada para o nível de demanda nesse momento. Isso é geralmente denominado de escala de pessoal. (SLACK, 1999) Monitorando e controlando a operação: Para Slack (1999), cada parte da operação precisa ser monitorada e controlada para garantir que as atividades planejadas realmente aconteçam. Qualquer desvio dos planos pode ser retificado por algum tipo de intervenção na operação, que provavelmente decorrerá de algum replanejamento. Em um sistema de planejamento e controle empurrado, as atividades são programadas por meio de um sistema central e completadas em linha com as instruções centrais. Cada centro de trabalho empurra o trabalho, sem levar em consideração se o centro de trabalho seguinte pode utilizá-lo. Os centros de trabalho são coordenados pelo sistema central de planejamento e controle de operações. Tempo ocioso estoque e filas frequentemente caracterizam os sistemas empurrados. Em um sistema de planejamento e controle puxado, o passo e as especificações do que é feito são estabelecidos pela estação de trabalho do consumidor, que puxa o trabalho da estação de trabalho antecedente. O consumidor atua como único gatilho para a movimentação. Tambor, pulmão e corda: Slack (1999), diz que esse conceito ajuda a decidir exatamente onde o controle deve acontecer no processo. A maior parte dos processos não possui a mesma quantidade de trabalho empregado em cada local de trabalho individual. Isso significa que é provável que haja uma parte do processo que atue como um gargalo no fluxo do trabalho ao longo do Processo. Goldratt e Cox (1984) apud Slack (1999) argumentam que o gargalo deve ser o ponto de controle de todo o processo. É chamado de tambor pois ele estipula a batida para todo o processo que se segue. O pulmão é associado ao estoque mantido para assegurar que sempre alguma operação esteja acontecendo. Enquanto a corda é um meio de comunicação entre o gargalo e o input do processo para assegurar que as atividades anteriores ao gargalo não produzam a mais Objetivos Corrêa, Gianesi e Caon(2001) destacam os objetivos do planejamento e controle da produção. Planejar as necessidades futuras de capacidade produtiva da organização: A necessidade de planejar necessidades futuras de capacidade deve-se a uma característica fundamental dos processos decisórios que envolvem obtenção de recursos: o tempo que

8 necessariamente tem de decorrer entre o momento da tomada da decisão e o momento em que se começa sentir o efeito da decisão Planejar os materiais comprados: O motivo desde planejamento é para que os materiais comprados não cheguem nem antes e nem depois, nem em quantidades maiores ou menores do que aquelas necessárias ao atendimento da demanda. Estes erros causariam pausas prejudiciais ao atendimento do nível pretendido de utilização dos recursos produtivos, além da organização arcar com custos decorrentes da eventual sobra de materiais, manutenção de estoque e até custos de obsolescência. Planejar os níveis adequados de estoques de matérias-primas, semi-acabados e de produtos finais, nos pontos certos: Estoques devem ser reduzidos aos níveis mínimos necessários para atender às necessidades estratégicas da organização. Programar atividades de produção para garantir que os recursos produtivos envolvidos estejam sendo utilizados, em cada momento, nas coisas certas e que sejam prioridade: É fácil perceber que as possibilidades diversas de seqüenciar atividades em situações reais representam um problema combinatório complexo, grande e de muitas variáveis.também é de fácil percepção a forma de priorizar as atividades pode ter impacto no desempenho de todo o sistema de produção, em relação aos indicadores como cumprimento médio de prazos prometidos, tempos médios de atravessamento das ordens pelo sistema produtivo, estoques médios em processo e outros. Ser capaz de saber e de informar corretamente a respeito da situação corrente dos recursos (pessoas, equipamentos, instalações e materiais) e das ordens (de compra e de produção): Essencial na provisão destas informações, aos parceiros do negócio, para alavancar positivamente a contribuição estratégica destes parceiros para o bom desempenho da cadeia de suprimentos a que pertencem. A disponibilidade de informações é um prérequisito para se ter controle dos processos. Ser capaz de prometer os menores tempos possíveis para os clientes e depois fazer cumpri-los: Normalmente, não são encontradas informações disponíveis no mercado sobre a situação atual e futura do carregamento, para que o vendedor possa prometer prazos que tenham possibilidades de ser atendidos.depois de um prazo ser prometido é necessário um sistema de acompanhamento para garantir que estes prazos sejam garantidos.

9 2.2. Tipos de sistemas ERP, MRP E MRP II JUNQUEIRA (2003) afirma que seu atrativo não reside somente no conteúdo de apoio à tomada de decisão, mas também em seu caráter de sistema integrador de funções ligadas à manufatura. Conforme Corrêa, Gianesi e Caon(2001) um nono sistema foi criado com o intuito de deixar claro que se tratava de uma extensão do conceito de MRP original, que é dado ao novo sistema o nome de MRP II.O MRP II se diferencia do MRP pelo tipo de decisão de planejamento que orienta: enquanto o MRP orienta decisões de o que, quanto e quando produzir e comprar, o MRP II engloba também as decisões de como produzir,ou seja, com que recursos. Chase, Jacobs e Aquilano(2006), definem o planejamento de recursos da empresa (ERP) como um sistema de computador que integra os programas de aplicação na contabilidade, vendas, manufatura e outras funções na empresa. Esta integração é feita graças a um banco de dados compartilhados por todos os sistemas de aplicação. Souza (2000) utiliza uma definição clara e completa sobre o ERP: Os sistemas ERP podem ser definidos como sistemas de informação integrados adquiridos na forma de pacotes de software comercial com o objetivo final de dar suporte à quase todas as operações de uma empresa. No geral, encontram-se divididos em módulos que são integrados, possibilitando que as informações alimentadas em um módulo sejam instantaneamente disponibilizadas para os demais módulos que dependam dessas informações. Apresentam-se como uma alternativa para redução do tempo para o desenvolvimento de um sistema integrado e como uma alternativa para a redução de custo, pois o sistema já está pronto e testado em diversas outras empresas Just-in-Time e a produção enxuta De acordo com Corrêa e Gianesi (1993), o just-in-time surgiu no Japão na década de 70,também conhecido como Sistema Toyota de Produção, pois foi a empresa que iniciou sua idéia básica e seu desenvolvimento. O JIT é considerado como uma completa filosofia,

10 incluindo aspectos de administração de materiais, gestão da qualidade, arranjo físico, projeto do produto, organização do trabalho e gestão de recursos humanos. Para Chase, Jacobs e Aquilano (2006) o sistema JIT é um sistema integrado de atividades projetado para obter uma produção de alto volume usando um mínimo de estoques de matérias-primas, estoques em processo e produtos acabados. O sistema JIT é baseado na lógica de que nada será produzido até que seja necessário.consiste na filosofia da administração da produção que busca eliminar as perdas em todos os aspectos das atividades de produção de uma empresa. Gaither e Frazier (2005) utiliza uma definição clara e completa para o JIT: filosofia que se baseia na eliminação planejada de todo o desperdício e na melhoria contínua na produtividade. Ela engloba a execução bem-sucedida de todas as atividades de manufatura necessárias para produzir um produto final, da engenharia de processos até a entrega e inclusão de todos os estados de transformação de matéria-prima em diante. Os elementos principais do JIT são a manutenção somente dos estoques necessários no momento em que for preciso; melhorar a qualidade até atingir o nível zero de defeitos; reduzir lead times ao reduzir tempos de preparação, comprimentos de fila e tamanhos de lote; revisar incrementalmente as próprias operações; e realizar todos esses elementos com um custo mínimo. Corrêa e Gianesi (1993) afirmam que o sistema JIT tem como objetivo central a melhoria continua do processo produtivo, voltado para a redução de estoques, os quais tendem a esconder problemas e evitar descontinuidade do processo produtivo. Com a redução de estoques, os problemas começam a aparecer e ser resolvidos de modo a aumentar a confiabilidade do sistema produtivo passando pela melhoria dos índices de qualidade, maior confiabilidade dos equipamentos e fornecedores, maior flexibilidade de resposta à demanda e redução dos tempos de preparação de maquinas OPT e a teoria das restrições Slack (1999) define a OPT como uma técnica computadorizada que auxilia a programação de sistemas produtivos, ditada pelo ritmo dos recursos mais fortemente agregados, normalmente são os gargalos.

11 OPT é a sigla para Optimized Production Technology, Corrêa e Gianesi (1993) definem que, a OPT é uma técnica de gestão da produção baseada no uso de um software, desenvolvida por um grupo de israelenses. O objetivo da abordagem OPT para uma empresa é ganhar dinheiro e, para isso, o fluxo de manufatura deve ser o maior possível, e o estoque e as despesas operacionais os menores possíveis (CORRÊA E GIANESI, 1993). Corrêa e Gianesi (1993) e Junqueira (2003) definem esses termos (fluxo, estoque e despesas operacionais como) de maneira diferenciada ao usual, os quais são: Fluxo: é a taxa segundo a qual o sistema gera dinheiro através da comercialização de seus produtos. Diferencia- se de sua visão tradicional, pois não aborda estoques, o que resulta em uma maximização de seu ganho. Estoque ou Inventário: é o dinheiro empregado pela empresa nos bens que pretende vender. Refere-se ao valor das matérias-primas envolvidas. Despesas Operacionais: é todo o dinheiro que o sistema gasta para transformar o estoque em fluxo (ganho). Slack (1999) define alguns princípios norteadores do OPT, demonstrando este foco sobre os gargalos: É mais importante reduzir o tempo de atravessamento do que alcançar um equilíbrio entre estágios e processos. O nível de utilização de um recurso não-gargalo é determinado por alguma outra restrição do sistema, não por sua própria capacidade. De acordo com a teoria das restrições, um recurso só será utilizado se contribuir para todo processo ou operação, criando mais produtos de saída. Uma hora perdida em um recurso não-gargalo é uma hora perdida em todo o sistema, pois o gargalo limita o output de todo processo ou operação. Uma hora poupada num recurso não-gargalo é uma miragem Caracterização de um sistema make to order Slack (1999) define que o sistema make-to-order, também conhecido como processos de projeto, é caracterizado por baixos volumes e uma altíssima variedade no seu mix de produtos. O sistema make-to-order pode ser caracterizado como complexo, pois os recursos

12 do processo são quase que exclusivamente dedicados a ele. Segue abaixo uma figura ilustrando a diferença do sistema make-to-order para os outros sistemas. Longenecker, Moore e Petty (1997) afirmam que a produção sob encomenda pode produzir uma centena de unidades padronizadas, por exemplo, e então ser mudado para acomodar outro tipo de produto padronizado.bremer e Lenza (2000) destacam que o projeto do produto pode ser estudado e desenvolvido logo que o cliente faz o primeiro contato, mas só é produzido após confirmação do recebimento do pedido. Em um sistema make to order, os produtos geralmente não são um de cada tipo, pois os produtos são projetados a partir de especificações básicas. Os autores destacam, também, que os tempos de entrega costumam ser maiores. 3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Este estudo teve como ponto de partida levantar os problemas mais freqüentes relacionados ao planejamento e controle da produção em uma empresa do ramo de fundição que opera no sistema make-to-order, para que assim seja proposto um sistema que se adéqüe às suas necessidades. Dessa forma, este estudo é um estudo exploratório, do tipo qualitativo por meio do método estudo de caso, utilizando-se como ferramentas uma entrevista semi-estruturada. A pesquisa exploratória, de acordo com Malhotra (2006) tem como objetivo principal ajudar a entender a situação-problema enfrentada pelo pesquisador com o intuito de prover critérios e maior entendimento. De forma mais abrangente o autor faz uma comparação entre as pesquisas exploratórias e conclusivas. Na pesquisa exploratória as informações são definidas de forma mais ampla, e o processo de pesquisa mais adequado é considerado flexível e não-estruturado. Já na pesquisa conclusiva as informações são apresentadas de forma mais formal e estruturada, normalmente a pesquisa conclusiva é utilizada para a tomada de decisões gerenciais. Neste estudo foi utilizada a pesquisa qualitativa, pois ela proporciona uma maior visão e compreensão do contexto do problema. Malhotra (2006) define a pesquisa qualitativa como uma metodologia de pesquisa não-estruturada e exploratória baseada em pequenas amostras que proporcionam percepções e compreensão do contexto do problema. Os estudos de caso são comumente usados como método de pesquisa nas disciplinas de ciências sociais, com o objetivo de gerar bons trabalhos a partir da coleta, apresentação e

13 análise correta dos dados, e posteriormente a redação de um relatório com as conclusões encontradas (YIN, 2003). O autor define o conceito de estudo de caso como: O estudo de caso é uma investigação empírica que investiga um fenômeno contemporâneo em profundidade e em seu contexto de vida real, especialmente quando os limites entre o fenômeno e o contexto não são claramente evidentes. A investigação do estudo de caso enfrenta a situação tecnicamente diferenciada em que existirão muito mais variáveis de interesse do que pontos de dados, e, como resultado conta com múltiplas fontes de evidência, com os dados precisando convergir de maneira triangular, e como outro resultado beneficia-se do desenvolvimento anterior das proposições teóricas para orientar a coleta e a análise de dados.`` (YIN, 2006) As entrevistas em profundidade são indicadas para a realização de uma pesquisa detalhada do objeto estudado, levemente estruturada para que a pesquisa exploratória ganhe visão e compreensão. As entrevistas são utilizadas na descoberta de informações básicas ou implícitas e tem como objetivos proporcionar percepção das motivações, crenças, atitudes e conseqüências percebidas do comportamento (MALHOTRA, 2005). Para a realização do estudo de caso foi realizada uma entrevista com a pessoa encarregada pelo setor de planejamento e controle da produção dentro da própria empresa. As seguintes tópicos foram abordados: Estrutura Organizacional da empresa; Estrutura do PCP ( número de funcionários; sistema de informação; funções do setor; métodos de carregamento,programação, seqüenciamento e monitoramento ); Dificuldades, problemas e virtudes do departamento; Indicadores de produtividade e determinação da capacidade da empresa; verificação dos equipamentos da empresa (atendem a demanda? Existem problemas) 4. APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS O estudo de caso foi realizado na empresa Metalcury Fundição Industrial Limitada, que atua no setor metalúrgico, fundada em 25 de setembro de 1997 por dois irmãos, sendo que um deles já trabalhava em uma empresa da mesma cadeia produtiva de uma metalúrgica, detectou a falta de abastecimento no mercado pelo setor metalúrgico e resolveu iniciar o negócio. A empresa, atualmente, possui uma área de 8000m², sendo 4000m² de área construída. A empresa atua em vários setores do mercado nacional como: Sucro-alcoleiro; Automotivo; Eletro-Ferragem; Odontológico; Agrícola; Ferroviário e construção civil. A produção da empresa é capacitada para produzir peças com pesos que variam de 0,5 kg a 100 kg e possui uma capacidade total de toneladas/mês.

14 A empresa conta atualmente com aproximadamente 130 funcionários em sua estrutura, sendo a maioria destes funcionários alocados na área de produção e o setor de recursos humanos da empresa trabalha com banco de horas para seus funcionários, trabalhando dois sábados no mês. A empresa conta com um sistema de informação ERP que integra seus principais setores, inclusive o planejamento e controle da produção, porém não detecta algumas informações cruciais para a tomada de decisão dentro da produção, como identificar a porcentagem de refugo de cada peça dentro da produção, o que tem que ser feito manualmente, atrasando alguma possível tomada de decisão; o sistema não integra totalmente o setor de produção, resultando em muitos processos manuais. O setor de planejamento e produção na empresa Metalcury Fundição Industrial Ltda. Tem as seguintes funções:recebimento de pedidos; Cadastro dos pedidos no sistema ERP; Programação da produção; Planejamento da produção; Controle da produção para obter uma boa coordenação da equipe de produção; Monitoramento da produção juntamente com o setor Controle de Qualidade. A empresa formula seu preço de venda de acordo com a complexidade do produto e sua estrutura de custos, tentando assim, proporcionar uma maior satisfação ao cliente. O método utilizado no seqüenciamento dos pedidos é o PEPS ou FIFO (o primeiro pedido que chega, normalmente é o primeiro a ser feito). O setor de planejamento e controle da produção da empresa possui algumas dificuldades inerentes ao seu processo devido ao fato de que alguns de seus processos são feitos manualmente, como: - Processos inerentes à produção da empresa: prensas manuais, linha de fusão e vazamento e a quebra e corte de canal das peças. - Controle de estoque e explosão de materiais feitos manualmente; - Identificação de estouro de capacidade e re-programação manuais; O setor de planejamento e controle da produção identificou alguns problemas relacionados ao processo produtivo da empresa. Segue abaixo a lista de problemas encontrados. - Falta de infra-estrutura, quer dizer que o espaço físico da empresa é menor que a capacidade produtiva; - Equipamentos importantes na produção, como a maquina modeladora automática e os fornos de indução, sofrem paradas constantes durante o processo produtivo, devido a algumas variáveis dentro do processo, como a alta temperatura da areia de moldagem, areias com baixa compatibilidade e moldes de grande complexidade. Todas essas variáveis deixam o

15 processo de moldagem automático mais demorado e pode resultar em baixa qualidade no produto, ocasionando custos extras com o re-trabalho na peça; - Outro problema relacionado aos equipamentos da empresa é pelo fato da empresa trabalhar em dois turnos, alguns equipamentos serem superutilizados. O setor de planejamento e controle da produção analisa os índices de produtividade da empresa, principalmente dos setores de moldagem, macharia e alguns indicadores relacionados ao consumo de materiais. O setor de PCP consegue, junto com o controle de qualidade, identificar possíveis erros inerentes ao processo produtivo da empresa, o que caracteriza como uma virtude do setor. 5. CONCLUSÃO Este estudo teve por objetivo identificar os problemas relacionados ao planejamento e controle da produção de uma empresa de fundição que opera no sistema make to order e como objetivo específico propor um sistema que se adéqüe as necessidades e restrições da produção da organização. Conforme a teoria descrita no referencial bibliográfico e a descrição feita da empresa no estudo de caso foi proposto para a empresa adquirir um sistema customizado para o setor de planejamento e controle da produção que se integre com o sistema ERP da empresa, que esse sistema se for adquirido tenha as funções de: Processo de previsão de vendas; Planejamento agregado de produção; Planejamento mestre de produção; Planejamento das necessidades de materiais; Controle de estoques; Programação da produção; Planejamento e controle da capacidade; Controle da produção. Substituir se possível, os processos que são feitos de forma manual por processos automatizados, acelerando o processo produtivo, facilitando o trabalho de programação, planejamento e controle feitos pelo setor de PCP da empresa.a possível substituição de processos manuais resultaria em uma folga na produção, assim, a empresa poderá diminuir o prazo de 30 dias para entrega do produto pronto, agregando valor no seu produto final para o cliente. A restrição equipamentos ineficientes, que causam paradas inesperadas à produção da empresa, sugiro fazer um estudo para verificar a causa de a areia elevar tanto a temperatura, estudo da qualidade da areia melhor para evitar a falta de compactabilidade e quando receber pedidos de grande complexidade, verificar as condições da maquina modeladora para fazer

16 estes moldes.todas essas sugestões maximizariam o tempo de produção e minimizariam os problemas relacionados à infra estrutura da empresa. É sugerido para a empresa, após a implementação desse sistema, que exista um treinamento específico para os funcionários da produção, com o objetivo principal de manter um mesmo nível entre empresa e empregados, evitando assim um grande gargalo. As sugestões propostas atendem as necessidades e restrições da empresa. Como contribuições para este trabalho, espera-se que seja feita uma pesquisa de um sistema de informação que possa contribuir para o setor de Planejamento e controle da produção e que opere no sistema make to order. REFERÊNCIAS ANDRADE, J. H. (2007). Planejamento e controle de produção na pequena empresa: estudo de caso de fatores intervenientes no desempenho de um empreendimento metalúrgico da cidade de São Carlos-SP. 171p. Dissertação (Mestrado) Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos. BREMER, C. F.; LENZA, R. P.. Um modelo de referência para gestão da produção em sistemas de produção assembly to order - ato e suas múltiplas aplicações. Revista Scielo Gest. Prod. vol.7 no.3 São Carlos Dec Disponível em Nov/2011 CHASE, Richard B.; JACOBS, F. Robert; AQUILANO, Nicholas J. Administração da Produção para a Vantagem Competitiva. São Paulo: McGraw-Hill, ª edição. CORRÊA, H. L.; CORRÊA, C. A. Administração da produção e operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. 1. Ed. 3. Reimpr. São Paulo Atlas, CORRÊA, H. L.; GIANESI, I. G. N. (1993). Just in time, MRP II e OPT: um enfoque estratégico. São Paulo: Atlas. CORRÊA, H. L.; GIANESI, I. G. N.; CAON, M. (2001). Planejamento, programação e controle da produção: MRP II/ERP: conceitos, uso e implantação. 4a. Ed. São Paulo: Atlas. GAITHER, N.; FRAZIER, G. (2005). Administração da produção e operações. 8a. ed. São Paulo: Pioneira. GOLDRATT, E. Y.; COX, J. The goal. North river press, JOHNSON, S. M. Optimal two-stage and three-stage production schedules. Naval Logistics Quarterly, v. 1, n 1,1954. JUNQUEIRA, G. S. (2003). Análise das possibilidades de aplicação de sistemas supervisórios no planejamento e controle de produção. Dissertação de Mestrado. São Carlos, EESC-USP. 22/09/2011 LONGENECKER, J. G.; MOORE, C. W.; PETTY, J. W. (1997). Administração de pequenas empresas: enfase na gerência empresarial. São Paulo: Makron Books. MALHOTRA, N. K. Introdução à Pesquisa de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006

17 PIRES, S. R. I. (2004). Gestão da cadeia de suprimentos: conceitos, estratégias, práticas e casos. São Paulo: Atlas. RESENDE, M. O.; SACOMANO, J. B. (2000). Princípios dos sistemas de planejamento e controle de produção. Notas de aula. São Carlos: Publicações EESC-USP. SEBRAE (2005). Boletim estatístico de micro e pequenas empresas. Observatório Sebrae, 1 Semestre de Disponível em: < SLACK, N.; CHAMBERS, S.; HARLAND, C.; HARRISON, A.; JOHNSTON, R. (1999). Administração da produção. São Paulo: Atlas. SOUZA, C. A. (2000). Sistemas integrados de gestão empresarial: estudos de casos de implementação de sistemas ERP. Dissertação de mestrado. São Paulo, FEA-USP. 26/09/11 YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior MRP II Introdução A lógica de cálculo das necessidades é conhecida há muito tempo Porém só pode ser utilizada na prática em situações mais complexas a partir dos anos 60 A partir de meados da década de

Leia mais

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO Universidade Federal do Rio Grande FURG Universidade Aberta do Brasil UAB Curso - Administração Administração da Produção I Prof.ª MSc. Luciane Schmitt Semana 7 PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO 1 PLANEJAMENTO

Leia mais

Marketing. Gestão de Produção. Gestão de Produção. Função Produção. Prof. Angelo Polizzi

Marketing. Gestão de Produção. Gestão de Produção. Função Produção. Prof. Angelo Polizzi Marketing Prof. Angelo Polizzi Gestão de Produção Gestão de Produção Objetivos: Mostrar que produtos (bens e serviços) consumidos, são produzidos em uma ordem lógica, evitando a perda ou falta de insumos

Leia mais

Planejamento da produção. FATEC Prof. Paulo Medeiros

Planejamento da produção. FATEC Prof. Paulo Medeiros Planejamento da produção FATEC Prof. Paulo Medeiros Planejamento da produção O sistema de produção requer a obtenção e utilização dos recursos produtivos que incluem: mão-de-obra, materiais, edifícios,

Leia mais

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que Supply Chain Management SUMÁRIO Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) SCM X Logística Dinâmica Sugestões Definição Cadeia de Suprimentos É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até

Leia mais

Planejamento, Programação e Controle da Produção

Planejamento, Programação e Controle da Produção Planejamento, Programação e Controle da Produção Aula 01 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES?

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES? PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES? Índice 1. O que é planejamento de...3 1.1. Resultados do planejamento de vendas e operações (PVO)...

Leia mais

Ementa e Cronograma Programático...

Ementa e Cronograma Programático... Prof. Fabrício Rogério Parrilla Ementa e Cronograma Programático... AULA 01 Estratégia de Operações e Planejamento Agregado AULA 02 Planejamento e Controle de Operações AULA 03 Gestão da Demanda e da Capacidade

Leia mais

LEAD TIME PRODUTIVO: UMA FERRAMENTA PARA OTIMIZAÇÃO DOS CUSTOS PRODUTIVOS

LEAD TIME PRODUTIVO: UMA FERRAMENTA PARA OTIMIZAÇÃO DOS CUSTOS PRODUTIVOS LEAD TIME PRODUTIVO: UMA FERRAMENTA PARA OTIMIZAÇÃO DOS CUSTOS PRODUTIVOS Sandra Mara Matuisk Mattos (DECON/UNICENTRO) smattos@unicentro.br, Juliane Sachser Angnes (DESEC/UNICENTRO), Julianeangnes@gmail.com

Leia mais

MRP MRP. Módulo 5 MRP e JIT. Demanda de produtos e serviços. Fornecimento de produtos e serviços

MRP MRP. Módulo 5 MRP e JIT. Demanda de produtos e serviços. Fornecimento de produtos e serviços Módulo 5 MRP e JIT Adm Prod II 1 MRP Fornecimento de produtos e serviços Recursos de produção MRP Decisão de quantidade e momento do fluxo de materiais em condições de demanda dependente Demanda de produtos

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1. EMENTA Noções básicas de Administração da Produção. Noções básicas sobre a evolução do Pensamento Administrativo. Papel estratégico e objetivos da produção. Estratégia de produção. Projeto em gestão

Leia mais

IDÉIAS SOBRE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS EMPRESARIAIS INTEGRADOS. Prof. Eduardo H. S. Oliveira

IDÉIAS SOBRE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS EMPRESARIAIS INTEGRADOS. Prof. Eduardo H. S. Oliveira IDÉIAS SOBRE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS EMPRESARIAIS INTEGRADOS Introdução Nos últimos seis anos, tem ocorrido no Brasil uma verdadeira revolução na área de gestão empresarial. Praticamente, todas as grandes

Leia mais

Para ser competitivo é fundamental reduzir continuamente o lead time de todos os processos da organização.

Para ser competitivo é fundamental reduzir continuamente o lead time de todos os processos da organização. Cap. II PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO No atual contexto da economia globalizada, a velha estratégia da produção em massa, derivada da economia de escala, já não é mais válida. Hoje as empresas devem possuir

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

2. Função Produção/Operação/Valor Adicionado

2. Função Produção/Operação/Valor Adicionado 2. Função Produção/Operação/Valor Adicionado Conteúdo 1. Função Produção 3. Administração da Produção 1 Bibliografia Recomenda Livro Texto: Introdução à Administração Eunice Lacava Kwasnicka - Editora

Leia mais

Conversa Inicial. Olá! Seja bem-vindo à quarta aula de Fundamentos de Sistemas de Informação.

Conversa Inicial. Olá! Seja bem-vindo à quarta aula de Fundamentos de Sistemas de Informação. Conversa Inicial Olá! Seja bem-vindo à quarta aula de Fundamentos de Sistemas de Informação. Hoje iremos abordar os seguintes assuntos: a origem dos sistemas integrados (ERPs), os módulos e fornecedores

Leia mais

Administração das Operações Produtivas

Administração das Operações Produtivas Administração das Operações Produtivas MÓDULO 5: PAPEL ESTRATÉGICO E OBJETIVOS DA PRODUÇÃO Segundo Slack, para que se entenda a contribuição da função produção devese responder a duas questões: qual papel

Leia mais

A função produção apresenta três papéis importantes para a estratégia empresarial:

A função produção apresenta três papéis importantes para a estratégia empresarial: FASCÍCULO 2 Papel estratégico e objetivo da produção Segundo Slack, para que se entenda a contribuição da função produção devese responder a duas questões: qual papel se espera que a produção desempenhe

Leia mais

1. Introdução. 1.1 Apresentação

1. Introdução. 1.1 Apresentação 1. Introdução 1.1 Apresentação Empresas que têm o objetivo de melhorar sua posição competitiva diante do mercado e, por consequência tornar-se cada vez mais rentável, necessitam ter uma preocupação contínua

Leia mais

A Organização orientada pela demanda. Preparando o ambiente para o Drummer APS

A Organização orientada pela demanda. Preparando o ambiente para o Drummer APS A Organização orientada pela demanda. Preparando o ambiente para o Drummer APS Entendendo o cenário atual As organizações continuam com os mesmos objetivos básicos: Prosperar em seus mercados de atuação

Leia mais

Administração das Operações Produtivas

Administração das Operações Produtivas UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS Administração das Operações Produtivas Prof. Rodolpho Antonio Mendonça WILMERS São Paulo 2009 Administração das Operações Produtivas Introdução Nada

Leia mais

O que se espera de um sistema de administração da produção?

O que se espera de um sistema de administração da produção? O que se espera de um sistema de administração da produção? O que se espera de um sistema de administração da produção? Segundo Corrêa (2001), independente da lógica que utilize, os sistemas da administração

Leia mais

Universidade Federal de Goiás UFG Campus Catalão CAC Departamento de Engenharia de Produção. Sistemas ERP. PCP 3 - Professor Muris Lage Junior

Universidade Federal de Goiás UFG Campus Catalão CAC Departamento de Engenharia de Produção. Sistemas ERP. PCP 3 - Professor Muris Lage Junior Sistemas ERP Introdução Sucesso para algumas empresas: acessar informações de forma rápida e confiável responder eficientemente ao mercado consumidor Conseguir não é tarefa simples Isso se deve ao fato

Leia mais

GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES CAPÍTULO 1 Gestão da produção: história, papel estratégico e objetivos Prof. Glauber Santos 1 GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES 1.1 Gestão da produção: apresentação Produção

Leia mais

AUTOR: DAVID DE MIRANDA RODRIGUES CONTATO: davidmr@ifce.edu.br CURSO FIC DE PROGRAMADOR WEB VERSÃO: 1.0

AUTOR: DAVID DE MIRANDA RODRIGUES CONTATO: davidmr@ifce.edu.br CURSO FIC DE PROGRAMADOR WEB VERSÃO: 1.0 AUTOR: DAVID DE MIRANDA RODRIGUES CONTATO: davidmr@ifce.edu.br CURSO FIC DE PROGRAMADOR WEB VERSÃO: 1.0 SUMÁRIO 1 Conceitos Básicos... 3 1.1 O que é Software?... 3 1.2 Situações Críticas no desenvolvimento

Leia mais

Prof. Marcelo Mello. Unidade III DISTRIBUIÇÃO E

Prof. Marcelo Mello. Unidade III DISTRIBUIÇÃO E Prof. Marcelo Mello Unidade III DISTRIBUIÇÃO E TRADE MARKETING Canais de distribuição Canal vertical: Antigamente, os canais de distribuição eram estruturas mercadológicas verticais, em que a responsabilidade

Leia mais

CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE

CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE CHÃO DE FÁBRICA A PRODUÇÃO COMPETITIVA CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE Foco principal das empresas que competem com

Leia mais

GESTÃO DE ESTOQUES. Gestão Pública - 1º Ano Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais Aula 4 Prof. Rafael Roesler

GESTÃO DE ESTOQUES. Gestão Pública - 1º Ano Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais Aula 4 Prof. Rafael Roesler GESTÃO DE ESTOQUES Gestão Pública - 1º Ano Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais Aula 4 Prof. Rafael Roesler Sumário Gestão de estoque Conceito de estoque Funções do estoque Estoque de segurança

Leia mais

Logística e Administração de Estoque. Definição - Logística. Definição. Profª. Patricia Brecht

Logística e Administração de Estoque. Definição - Logística. Definição. Profª. Patricia Brecht Administração Logística e Administração de. Profª. Patricia Brecht Definição - Logística O termo LOGÍSTICA conforme o dicionário Aurélio vem do francês Logistique e significa parte da arte da guerra que

Leia mais

ATIVIDADES DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP).

ATIVIDADES DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP). ATIVIDADES DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP). MOLINA, Caroline Cristina Discente da Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais/ACEG carolinemolina@uol.com.br RESENDE, João Batista Docente

Leia mais

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Introdução Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software Os modelos de processos de desenvolvimento de software surgiram pela necessidade de dar resposta às

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 16 AS QUATRO FASES DO PCP

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 16 AS QUATRO FASES DO PCP PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 16 AS QUATRO FASES DO PCP Índice 1. As quatro fases do PCP...3 1.1. Projeto de produção... 3 1.2. Coleta de informações... 5 1.3. Relação despesas/vendas...

Leia mais

Análise Estruturada de Sistemas

Análise Estruturada de Sistemas Análise Estruturada de Sistemas Capítulo 3 Estudo de Viabilidade Definição das Necessidades Funcionais O propósito desta etapa é produzir um documento formal que contenha uma descrição detalhada da proposta,

Leia mais

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009 Gestão da Qualidade Políticas Manutenção (corretiva, preventiva, preditiva). Elementos chaves da Qualidade Total satisfação do cliente Priorizar a qualidade Melhoria contínua Participação e comprometimento

Leia mais

OS IMPACTOS DA FILOSOFIA JIT SOBRE A GESTÃO DO GIRO FINANCIADO POR CAPITAL DE TERCEIROS

OS IMPACTOS DA FILOSOFIA JIT SOBRE A GESTÃO DO GIRO FINANCIADO POR CAPITAL DE TERCEIROS http://www.administradores.com.br/artigos/ OS IMPACTOS DA FILOSOFIA JIT SOBRE A GESTÃO DO GIRO FINANCIADO POR CAPITAL DE TERCEIROS DIEGO FELIPE BORGES DE AMORIM Servidor Público (FGTAS), Bacharel em Administração

Leia mais

UNIDADE VI - Planejamento e Controle de Projetos

UNIDADE VI - Planejamento e Controle de Projetos UNIDADE VI - Planejamento e Controle de Projetos Características do Planejamento e Controle Tarefas do Planejamento e Controle Processo de Planejamento e Controle de Projetos Técnicas e Ferramentas de

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

GERÊNCIA DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO

GERÊNCIA DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO GERÊNCIA DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO Estevanir Sausen¹, Patricia Mozzaquatro² ¹Acadêmico do Curso de Ciência da Computação ²Professor(a) do Curso de Ciência da Computação Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ)

Leia mais

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 Índice 1. Importância do ERP para as organizações...3 2. ERP como fonte de vantagem competitiva...4 3. Desenvolvimento e implantação de sistema de informação...5

Leia mais

PLANEJAMENTO DA MANUFATURA

PLANEJAMENTO DA MANUFATURA 58 FUNDIÇÃO e SERVIÇOS NOV. 2012 PLANEJAMENTO DA MANUFATURA Otimizando o planejamento de fundidos em uma linha de montagem de motores (II) O texto dá continuidade à análise do uso da simulação na otimização

Leia mais

Planejamento da produção

Planejamento da produção Planejamento da produção Capítulo 3, parte B Sumário Capacidade de produção Elaboração do plano de produção Just-in-time Capacidade de produção O que é capacidade de produção? Capacidade de produção O

Leia mais

A Análise dos Custos Logísticos: Fatores complementares na composição dos custos de uma empresa

A Análise dos Custos Logísticos: Fatores complementares na composição dos custos de uma empresa Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Engenharia de Custos e Orçamentos Turma 01 10 de outubro de 2012 A Análise dos Custos Logísticos: Fatores complementares na composição dos custos de uma

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com PMBoK Organização do Projeto Os projetos e o gerenciamento

Leia mais

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING 1. Estabelecer a constância de propósitos para a melhoria dos bens e serviços A alta administração deve demonstrar constantemente seu comprometimento com os objetivos

Leia mais

CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO

CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO José Roberto Santana Alexandre Ripamonti Resumo: Com a globalização da economia, as empresas, enfrentam

Leia mais

Service Level Management SLM. Gerenciamento de Níveis de Serviço

Service Level Management SLM. Gerenciamento de Níveis de Serviço Service Level Management SLM Gerenciamento de Níveis de Serviço 1 É o balanço o entre... Qualidade dos serviços entregues Expectativa do cliente 2 Processo: Definições Service Level Management (SLM) Têm

Leia mais

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação QP Informe Reservado Nº 70 Maio/2007 Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação Tradução para o português especialmente preparada para os Associados ao QP. Este guindance paper

Leia mais

5.4 Manufacturing Resources Planning

5.4 Manufacturing Resources Planning 5.4 Manufacturing Resources Planning 5.4 Manufacturing Resources Planning O Planejamento dos Recursos de Manufatura (Manufacturing Resourdes Panning, em inglês, ou MRP II) representa um esforço para expandir

Leia mais

Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler

Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler Introdução Objetivos da Gestão dos Custos Processos da Gerência de Custos Planejamento dos recursos Estimativa dos

Leia mais

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza edwin@engenharia-puro.com.br www.engenharia-puro.com.br/edwin Nível de Serviço ... Serviço ao cliente é o resultado de todas as atividades logísticas ou do

Leia mais

CONCEITOS RELACIONADOS ÀS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NOS EPISÓDIOS 1, 2 E 3.

CONCEITOS RELACIONADOS ÀS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NOS EPISÓDIOS 1, 2 E 3. CONCEITOS RELACIONADOS ÀS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NOS EPISÓDIOS 1, 2 E 3. PROBLEMA: É UM OBSTÁCULO QUE ESTÁ ENTRE O LOCAL ONDE SE ESTÁ E O LOCAL EM QUE SE GOSTARIA DE ESTAR. ALÉM DISSO, UM PROBLEMA

Leia mais

Gerência de Projetos

Gerência de Projetos Gerência de Projetos Escopo Custo Qualidade Tempo CONCEITO PROJETOS: são empreendimentos com objetivo específico e ciclo de vida definido Precedem produtos, serviços e processos. São utilizados as funções

Leia mais

IETEC Instituto de Educação Tecnológica. Artigo Técnico

IETEC Instituto de Educação Tecnológica. Artigo Técnico IETEC Instituto de Educação Tecnológica Artigo Técnico A Importância Do Desenvolvimento Dos Fornecedores Para A Atividade De Compras Autor: Fernando de Oliveira Fidelis Belo Horizonte MG 11 de Agosto de

Leia mais

Engª de Produção Prof.: Jesiel Brito. Sistemas Integrados de Produção ERP. Enterprise Resources Planning

Engª de Produção Prof.: Jesiel Brito. Sistemas Integrados de Produção ERP. Enterprise Resources Planning ERP Enterprise Resources Planning A Era da Informação - TI GRI Information Resource Management -Informação Modo organizado do conhecimento para ser usado na gestão das empresas. - Sistemas de informação

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie 1 INTRODUÇÃO 1.1 ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS A administração está diretamente ligada às organizações e aos processos existentes nas mesmas. Portanto, para a melhor compreensão da Administração e sua importância

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

Estudo da linha de produção de uma fábrica de ração

Estudo da linha de produção de uma fábrica de ração Estudo da linha de produção de uma fábrica de ração Laureilton José Almeida BORGES¹; Warley Alves Coutinho CHAVES¹; Júlio César Benfenatti FERREIRA 2 ; Adriana Giarolla VILAMAIOR 2 ¹ Estudante de Engenharia

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

Gerenciamento de Incidentes

Gerenciamento de Incidentes Gerenciamento de Incidentes Os usuários do negócio ou os usuários finais solicitam os serviços de Tecnologia da Informação para melhorar a eficiência dos seus próprios processos de negócio, de forma que

Leia mais

Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem

Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem Caros alunos, Essa terceira atividade da nossa disciplina de Suprimentos e Logística

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

ADM 250 capítulo 3 - Slack, Chambers e Johnston

ADM 250 capítulo 3 - Slack, Chambers e Johnston ADM 250 capítulo 3 - Slack, Chambers e Johnston 1 Perguntas que se esperam respondidas ao final do capítulo 3 O que é estratégia? Estratégia da produção Qual a diferença entre as visões de cima para baixo

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

A UTILIZAÇÃO ADEQUADA DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP), EM UMA INDÚSTRIA.

A UTILIZAÇÃO ADEQUADA DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP), EM UMA INDÚSTRIA. A UTILIZAÇÃO ADEQUADA DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP), EM UMA INDÚSTRIA. KAIHATU, Rodrigo. Discente da Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais/ACEG E-mail: rodrigo.hiroshi@hotmail.com

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

Curso superior de Tecnologia em Gastronomia

Curso superior de Tecnologia em Gastronomia Curso superior de Tecnologia em Gastronomia Suprimentos na Gastronomia COMPREENDENDO A CADEIA DE SUPRIMENTOS 1- DEFINIÇÃO Engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

Planejamento da produção: Previsão de demanda para elaboração do plano de produção em indústria de sorvetes.

Planejamento da produção: Previsão de demanda para elaboração do plano de produção em indústria de sorvetes. Planejamento da produção: Previsão de demanda para elaboração do plano de produção em indústria de sorvetes. Tiago Esteves Terra de Sá (UFOP) tiagoeterra@hotmail.com Resumo: Este trabalho busca apresentar

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade

Sistema de Gestão da Qualidade Sistema de Gestão da Qualidade Coordenadora Responsável Mara Luck Mendes, Jaguariúna, SP, mara@cnpma.embrapa.br RESUMO Em abril de 2003 foi lançado oficialmente pela Chefia da Embrapa Meio Ambiente o Cronograma

Leia mais

ERP Enterprise Resource Planning

ERP Enterprise Resource Planning ERP Enterprise Resource Planning Sistemas Integrados de Gestão Evolução dos SI s CRM OPERACIONAL TÁTICO OPERACIONAL ESTRATÉGICO TÁTICO ESTRATÉGICO OPERACIONAL TÁTICO ESTRATÉGICO SIT SIG SAE SAD ES EIS

Leia mais

Material de Apoio. Sistema de Informação Gerencial (SIG)

Material de Apoio. Sistema de Informação Gerencial (SIG) Sistema de Informação Gerencial (SIG) Material de Apoio Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações.

Leia mais

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA Constata-se que o novo arranjo da economia mundial provocado pelo processo de globalização tem afetado as empresas a fim de disponibilizar

Leia mais

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira Aula 2 Gestão de Fluxo de Caixa Introdução Ao estudarmos este capítulo, teremos que nos transportar aos conceitos de contabilidade geral sobre as principais contas contábeis, tais como: contas do ativo

Leia mais

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto Processos de gerenciamento de projetos em um projeto O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.

Leia mais

Princípios de Finanças

Princípios de Finanças Princípios de Finanças Apostila 02 A função da Administração Financeira Professora: Djessica Karoline Matte 1 SUMÁRIO A função da Administração Financeira... 3 1. A Administração Financeira... 3 2. A função

Leia mais

T2Ti Tecnologia da Informação Ltda T2Ti.COM http://www.t2ti.com Projeto T2Ti ERP 2.0 Autor: Marco Polo Viana. Bloco Suprimentos

T2Ti Tecnologia da Informação Ltda T2Ti.COM http://www.t2ti.com Projeto T2Ti ERP 2.0 Autor: Marco Polo Viana. Bloco Suprimentos Bloco Suprimentos Controle de Produção PCP Objetivo O objetivo deste artigo é dar uma visão geral sobre o Módulo Controle de Produção PCP, que se encontra no Bloco Suprimentos. Todas informações aqui disponibilizadas

Leia mais

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação?

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação? O que é a norma ISO? Em linhas gerais, a norma ISO é o conjunto de cinco normas internacionais que traz para a empresa orientação no desenvolvimento e implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Leia mais

E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação

E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação 2.1 2007 by Prentice Hall OBJETIVOS DE ESTUDO Identificar e descrever as principais características das empresas que são importantes

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

IMPORTANTES ÁREAS PARA SUCESSO DE UMA EMPRESA

IMPORTANTES ÁREAS PARA SUCESSO DE UMA EMPRESA IMPORTANTES ÁREAS PARA SUCESSO DE UMA EMPRESA SILVA, Paulo Henrique Rodrigues da Discente da Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerencias E-mail: ph.rs@hotmail.com SILVA, Thiago Ferreira da Docente da Faculdade

Leia mais

Sistemas de Apoio a Decisão

Sistemas de Apoio a Decisão Universidade do Contestado Campus Concórdia Curso de Sistemas de Informação Prof.: Maico Petry Sistemas de Apoio a Decisão DISCIPLINA: Sistemas de Apoio a Decisão O QUE É UM SISTEMA DE APOIO À DECISÃO?

Leia mais

Curso de Graduação em Administração. Administração da Produção e Operações I

Curso de Graduação em Administração. Administração da Produção e Operações I Curso de Graduação em Administração Administração da Produção e Operações I 22º Encontro - 11/05/2012 18:50 às 20:30h COMO SERÁ NOSSO ENCONTRO HOJE? - ABERTURA - CAPACIDADE E TURNOS DE TRABALHO. 02 Introdução

Leia mais

Unidade II GESTÃO DE. Prof. Léo Noronha

Unidade II GESTÃO DE. Prof. Léo Noronha Unidade II GESTÃO DE SUPRIMENTOS E LOGÍSTICA Prof. Léo Noronha Após a Segunda Guerra Mundial: Estados Unidos da América passaram por um longo período de crescimento. Responsáveis pela reconstrução de muitos

Leia mais

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia Desafios a serem superados Nos últimos anos, executivos de Tecnologia de Informação (TI) esforçaram-se em

Leia mais

COMO MELHORAR O DESEMPENHO DAS LINHAS DE. Edson Donisete da Silva, Carlos Roberto Sponteado Aquarius Software

COMO MELHORAR O DESEMPENHO DAS LINHAS DE. Edson Donisete da Silva, Carlos Roberto Sponteado Aquarius Software COMO MELHORAR O DESEMPENHO DAS LINHAS DE PRODUÇÃO Edson Donisete da Silva, Carlos Roberto Sponteado Aquarius Software Objetivo Apresentar conceitos e ferramentas atuais para melhorar eficiência da produção

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO

TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO INTRODUÇÃO Os processos empresariais são fluxos de valor

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

Descrição do processo de priorização para tomada de tempos: Pesquisa ação em uma empresa job shop de usinados aeronáuticos.

Descrição do processo de priorização para tomada de tempos: Pesquisa ação em uma empresa job shop de usinados aeronáuticos. Descrição do processo de priorização para tomada de tempos: Pesquisa ação em uma empresa job shop de usinados aeronáuticos. Tatiana Sakuyama Jorge Muniz Faculdade de Engenharia de Guaratingüetá - Unesp

Leia mais

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO Sistema de informações gerenciais Sistema de informações gerencial => conjunto de subsistemas de informações que processam dados e informações para fornecer

Leia mais

Gerenciamento de Problemas

Gerenciamento de Problemas Gerenciamento de Problemas O processo de Gerenciamento de Problemas se concentra em encontrar os erros conhecidos da infra-estrutura de TI. Tudo que é realizado neste processo está voltado a: Encontrar

Leia mais

CUSTOS LOGÍSTICOS - UMA VISÃO GERENCIAL

CUSTOS LOGÍSTICOS - UMA VISÃO GERENCIAL CUSTOS LOGÍSTICOS - UMA VISÃO GERENCIAL Data: 10/12/1998 Maurício Lima INTRODUÇÃO Um dos principais desafios da logística moderna é conseguir gerenciar a relação entre custo e nível de serviço (trade-off).

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO - ERP

SISTEMAS DE GESTÃO - ERP A IMPORTÂNCIA DA CONSULTORIA NA SELEÇÃO / IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO - ERP Alinhamento das expectativas; O por que diagnosticar; Fases do diagnóstico; Critérios de seleção para um ERP; O papel da

Leia mais

Gestão da Qualidade por Processos

Gestão da Qualidade por Processos Gestão da Qualidade por Processos Disciplina: Gestão da Qualidade 2º Bimestre Prof. Me. Patrício Vasconcelos adm.patricio@yahoo.com.br Gestão da Qualidade por Processos Nas empresas, as decisões devem

Leia mais

Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem

Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem www.bettercotton.org Orientação Text to go here O documento Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem da BCI proporciona uma estrutura para medir as mudanças

Leia mais

Sistemas de Informação I

Sistemas de Informação I + Sistemas de Informação I Dimensões de análise dos SI Ricardo de Sousa Britto rbritto@ufpi.edu.br + Introdução n Os sistemas de informação são combinações das formas de trabalho, informações, pessoas

Leia mais