UD IV ASSUNTO 1. A 1ª GUERRA MUNDIAL OBJETIVOS:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UD IV ASSUNTO 1. A 1ª GUERRA MUNDIAL OBJETIVOS:"

Transcrição

1

2 UD IV ASSUNTO 1. A 1ª GUERRA MUNDIAL OBJETIVOS: -Identificar a 1ª Guerra Mundial como resultado da competição entre as nações imperialistas. - Identificar as fases e os blocos envolvidos na guerra. -Discutir as principais transformações mundiais após a Primeira Guerra Mundial -Relacionar o crescimento econômico americano à Primeira Guerra Mundial. 2

3 SUMÁRIO. 1. ANTECEDENTES. 2. PRINCIPAIS CAUSAS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL. 3. A QUESTÃO BALCÂNICA 4. PRETEXTO OU ESTOPIM DA GUERRA. 5. LÍDERES DO CONFLITO. 6. FASES DA GUERRA. 7. CARACTERÍSTICAS DO CONFLITO. 8. PRINCIPAIS BATALHAS. 9. PROPAGANDAS DE GUERRA. 10. O FIM DA GUERRA. 3

4 11. PROPOSTA DO PRESIDENTE WILSON (QUATORZE PONTOS). 12. OS TRATADOS ASSINADOS. 13. CONSEQUÊNCIAS DA GUERRA. 14. CONCLUSÃO. 15. VERIFICAÇÃO. 4

5 1. ANTECEDENTES que conduziram à 1.ª Guerra Mundial (Grande Guerra)

6 1. ANTECEDENTES - Belle Époque. - Conferência de Berlim Incidente de Fachoda ª Crise Marroquina Conferência de Algeciras ª Crise Marroquina Invasão alemã do Porto de Agadir. - Crises Balcânicas 1912 e Paz Armada 6

7 1.1 Belle Époque No final XIX, a Europa se via em meio a um desenvolvimento técnico e econômico jamais visto, o que levou a adoção do estilo de vida burguês como padrão. A ausência de grandes conflitos militares, na Europa, deslocou as atenções e os investimentos para a economia Os carros, os primeiros aviões, a chegada da luz elétrica nas casas mais ricas de Paris.. Mas esse padrão era alcançado, apenas, por uma pequena parcela da sociedade. O famoso episódio do navio Titanic (1912) Essa onda de otimismo se estendeu até a Primeira Guerra.

8

9

10 1.2. CONFERÊNCIA DE BERLIM: DIVISÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA EM 1884/ INCIDENTE DE FACHODA ( ): foi um episódio ocorrido entre 1898 e 1899, quando França e Reino Unido decidiram construir ferrovias para conectar suas colônias africanas. O cenário do confronto foi a cidade de Fachoda, hoje no Sudão do Sul, cidade que é situada na interseção das linhas.

11

12 1.4. 1ª CRISE MARROQUINA ( ): foi uma crise internacional ocorrida entre março de 1905 e maio de 1906 pelo estatuto do Marrocos. A Alemanha tentou usar a questão da independência do Marrocos para aumentar os atritos entre a França e o Reino Unido, bem como para promover os interesses comerciais dos alemães no Marrocos. Conseguiram seu objetivo declarado de garantir a independência de Marrocos, mas falharam em atrair o apoio diplomático para as suas posições na conferência internacional resultante.

13 CONFERÊNCIA DE ALGECIRAS (CIDADE AO SUL DA ESPANHA): Na Conferência de Algeciras (1906), a independência marroquina foi confirmada, mas a França obteve o controle da polícia e do banco estatal do Marrocos, com apoio da Grã-Bretanha. A crise fortaleceu a aliança anglo-francesa e deixou a Alemanha, e não a França, humilhada e isolada.

14 1.5. 2ª CRISE MARROQUINA: foi uma crise internacional ocorrida em 1911 que quase culminou em um conflito armado entre Alemanha e França, o que poderia ter ocasionado a Primeira Guerra Mundial três anos antes da mesma. O incidente começou quando, em maio de 1911, a França enviou tropas ao Marrocos para sufocar uma revolta popular contra o sultão Abd Al-Hafid.

15 -Diante da possibilidade dos franceses anexarem o Marrocos, a Alemanha enviou em julho uma canhoneira ao porto marroquino de Agadir, uma região estratégica tanto por si só (é o melhor porto na região entre Gibraltar e Ilhas Canárias) quanto pela situação do domínio francês no Marrocos.

16 -A ativa diplomacia europeia também conseguiu a resolução da crise, que culminou com a assinatura de um acordo franco-alemão - o Tratado de Fez - em que a Alemanha deu à França carta branca em relação ao Marrocos, no qual o Império Alemão não teria direito de discutir. Tudo isso em troca de uma parte significativa do Congo francês (conhecido como Neukamerun) que seria cedido para a Alemanha para este país inflar os territórios do Império Colonial Alemão. Pelos acordos assinados com a França, a Espanha também adquire a obrigação de exercer um protetorado no Marrocos.

17 8- A QUESTÃO BALCÂNICA: Um dos principais focos de atrito entre as potências européias era a península Balcânica, onde se chocavam o nacionalismo da Sérvia (apoiada pela Rússia) e o expansionismo da Áustria (aliada da Alemanha). Em 1908, a Áustria anexou a região da Bósnia-Herzegovina, ferindo os interesses da Sérvia, que pretendia criar a Grande Sérvia, incorporando aquelas regiões habitadas por eslavos.

18 1.6. A Primeira Guerra Balcânica, também conhecida como Primeira Guerra dos Bálcãs (português brasileiro) ou Balcãs (português europeu), foi um conflito militar que durou de outubro de 1912 a maio de 1913 e colocou a Liga Balcânica (Sérvia, Montenegro, Grécia e Bulgária) contra o Império Otomano.

19 1.7. 2ª CRISE DOS BALCÃS: conflito entre a Bulgária de um lado contra seus antigos aliados da Liga Balcânica - Sérvia, Grécia e Montenegro - somados a Romênia e o Império Otomano de outro. O resultado desta guerra tornou a Sérvia, um importante aliado da Rússia, em uma potência regional dos Bálcãs, alarmando a Áustria-Hungria e indiretamente tornando-se mais uma causa para a Primeira Guerra Mundial.

20 1.8. A PAZ ARMADA. As grandes potências iniciaram um processo de aumento do poderio militar. Ocorreu uma verdadeira CORRIDA ARMAMENTISTA. Cada grupo tentava superar o outro em armamentos.

21 1.9. POLÍTICA DE ALIANÇAS Os países começam a formar alianças militares. Tríplice Aliança = ALEMANHA, IMPÉRIO AUSTRO-HÚNGARO E ITÁLIA*. Tríplice Entente = INGLATERRA, FRANÇA E RÚSSIA (A Itália mudou de lado em 1915)

22 MAPA DAS ALIANÇAS 22

23 POLÍTICA DE ALIANÇAS :

24

25 2. PRINCIPAIS CAUSAS DA 1ª GUERRA MUNDIAL 2.1. IMPERIALISMOS disputas por mercados consumidores e por fontes de matérias primas na África e na Ásia 2.2.NACIONALISMO: a. Pan-germanismo: ideologia e movimento de agrupamento de etnias germânicas. Anexação de territórios da Europa Central onde viviam germânicos. 25

26

27 Projeto da Ferrovia Expresso do Oriente causava o conflito de vários interesses. O crescimento do Capitalismo alemão ameaçava os interesses russos na Região dos Estreitos.

28 b.pan-eslavismo: movimento político e sociocultural do século XIX, que buscava a união de todos os povos eslavos. c.franco-fonismo: a região linguística descontínua e que corresponde à comunidade linguística que envolve todas as pessoas que têm em comum a língua francesa. d. Anglofonismo:

29 2.3. DISPUTAS IMPERIALISTAS -Alsásia-Lorena: França X Alemanha -Região dos Balcãs Sérvia X Áustria Rússia X Áustria Rússia X Alemanha -Províncias Irridentas Itália X Áustria Regiões de Trieste e Tentro

30 2.4. REVANCHISMO FRANCÊS.

31 2.5. COMPROMISSO DOS SISTEMAS DE ALIANÇAS TRÍPLICE ALIANÇA: Alemanha + Itália + Império Austro- Húngaro. TRÍPLICE ENTENTE: Inglaterra + França + Rússia. O Kaiser, propaganda militar humorística francesa.

32 2.6.COMPETIÇÕES INDUSTRIAIS 32

33 33

34 2.7. DESESNVOLVIMENTO DE ARMAMENTOS

35

36 -Os aviões eram biplanos, e carregava três tripulantes, armados com metralhadoras e bombas. Outro tipo de arma aérea era o dirigível, usado para bombardear cidades com o objetivo de abalar o moral das populações.

37 -Outros armamentos: lança-chamas, submarinos e encouraçados (Projeto naval alemão).

38 3. A QUESTÃO BALCÂNICA: Um dos principais focos de atrito entre as potências européias era a península Balcânica, onde se chocavam o nacionalismo da Sérvia (apoiada pela Rússia) e o expansionismo da Áustria (aliada da Alemanha). Em 1908, a Áustria anexou a região da Bósnia-Herzegovina, ferindo os interesses da Sérvia, que pretendia criar a Grande Sérvia, incorporando aquelas regiões habitadas por eslavos.

39 4. Pretexto ou Estopim da Guerra: Tensão nos Bálcãs Assassinato do Arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do Império Austro-húngaro. Arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa Sofia, uma hora antes do atentado em Sarajevo, na Bósnia, em 28 de junho de 1914.

40 No dia 28 de junho de 1914, na cidade de Sarajevo, na Bósnia, o herdeiro do trono austro-húngaro, Francisco Ferdinando, foi assassinado juntamente com sua esposa. O responsável pelo atentado foi um estudante sérvio Gavrilo Princip, membro de uma organização nacionalista chamada União ou Morte, cujo braço armado era o grupo terrorista Mão negra. Esse acontecimento foi o estopim para a eclosão da guerra. A Áustria culpou a Sérvia pelo assassinato e lhe declarou guerra. A Alemanha se declarou solidária com a Áustria. Por sua vez, a Rússia apoiou a Sérvia, e, finalmente, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha. Dava-se início ao grande conflito mundial. Gavrilo Princip

41

42 Acontecimento que conduziu à 1.ª Guerra Mundial: Assassinato do Arquiduque Francisco Fernando em Sarajevo (Bósnia) O Império Austro- Húngaro fazia parte da Tríplice Aliança Herdeiro do trono Austro- Húngaro As alianças entram assim em confronto (surgem declarações de guerra entre vários países) O Arquiduque foi assassinado por membros de uma organização sérvia. Por este motivo o Império Austro- Húngaro declarou guerra à Sérvia. Mas a Sérvia era aliada da Rússia que pertencia à Tríplice Entente. A Rússia mobiliza as suas tropas contra o Império Austro- Húngaro.

43 O escritor austríaco Stefan Zweig ( ) conta um episódio significativo a que assistiu, na Primavera de 1914, num cinema da cidade francesa de Tours:

44 Quando no ecrã surgiram as imagens dos imperadores da Alemanha e da Áustria- Hungria rebentou na sala obscurecida uma tempestade de assobios e uma enorme pateada. Toda a gente gritava e apupava, homens, mulheres e crianças manifestavam a sua hostilidade como se tivessem sido ofendidos pessoalmente. Fiquei horrorizado, fiquei horrorizado do fundo do coração. Senti, de facto, quando o envenenamento pela propaganda do ódio, prosseguida durante anos, tinha conseguido ganhar terreno. Stefan Zweig, Recordações dum Europeu.

45 Em 1914, a maioria dos países em guerra acreditava que a guerra seria breve. Vamos ler os documentos que se seguem referentes à euforia da guerra.

46 A euforia da guerra na Alemanha No dia 1 de Agosto, a ordem de mobilização despertou por toda a Alemanha um entusiasmo indescritível. Todos, militares ou civis, homens ou mulheres, conscientes de que o direito estava do seu lado, sentiam que tinham obrigação de participar na defesa da pátria ameaçada ( ). Nos rostos lia-se a decisão de vencer. Grupos de soldados cantavam velhas canções alemãs. Era uma tropa orgulhosa, alegre, segura de si, sólida, constituída por milhares de heróis disciplinados. Kronprinz, Recordações da guerra

47 A euforia da guerra na França: Quando escutamos os sinos perguntamos todos o que seria O guarda florestal deu-nos a notícia: «É a guerra, é a guerra!» No dia seguinte, toda a gente começou a compreender que, afinal, a guerra era mesmo real. Todos os homens válidos receberam a convocatória ( ). Muitos riam: «Oferecem-nos umas férias em pleno Verão, a nós que nunca as tivemos! É preciso aproveitar.» Emilie Carles, Une soupe aux herbes sauvages

48 5. LÍDERES DO CONFLITO Pres. Woodrow Wilson Tzar Nicolau II Kaiser Guilherme II 48

49 Rei Victor Emmanuel III Loyd George Lord Kitchener Clemenceau 49

50 General Pershing, comandante das tropas americanas na Europa. Marechal von Hindenburg, sob cujo comando estiveram os alemães ao final das operações.

51 6.FASES DA GUERRA 6.1. PRIMEIRA FASE: (1914): GUERRA DE MOVIMENTO. Esse período caracterizou-se por movimentos rápidos envolvendo grandes exércitos. -Certo de que venceria a guerra em pouco tempo, o exército alemão invadiu a Bélgica (plano Schlieffe), e depois de suplantá-la, penetrou no território francês até as proximidades de Paris. As tropas inglesas e francesas derrotaram a Alemanha na batalha de Marne. - Alemanha invade a Rússia. 51

52

53 6.2. Segunda Fase: Guerra de Trincheiras ( ) -Na frente ocidental, essa fase foi marcada pela guerra de trincheiras: os exércitos defendiam suas posições utilizandose de uma extensa rede de trincheiras que eles próprios cavavam. -Na frente oriental, o exército alemão impunha sucessivas derrotas ao mal treinado e muito mal armado exército russo. 53

54 GUERRA DE TRINCHEIRAS ( ) -Com a estabilização das forças em luta, passou-se a uma nova fase da guerra, a chamada Guerra de Trincheiras.

55 Conflito muito lento Muito equilíbrio e imobilidade dos soldados Muito sofrimento para os soldados -Mesmo militarmente superior, a Alemanha não teve fôlego para conquistar a Rússia. -Em 1915, a Itália, que até então se mantivera neutra, traiu a aliança que fizera com a Alemanha e entrou na guerra ao lado da Tríplice Entente.

56

57

58

59 6.3. Terceira fase: ( ) -Em 1917, primeiro ano dessa nova fase, ocorreram dois fatos decisivos para o desfecho da guerra: a entrada dos Estados Unidos no conflito e a saída da Rússia. -Os Estados Unidos entraram na guerra ao lado da Inglaterra e da França. Esse apoio tem uma explicação simples: os americanos tinham feitos grandes investimentos nesses países e queriam assegurar o seu retorno. 59

60 - No início de 1917, a Alemanha decidiu adotar a guerra submarina: qualquer navio encontrado em águas territoriais inimigas seria afundado.

61 -No dia 7 de maio, um submarino alemão torpedeou o navio de passageiros inglês Lusitânia na costa irlandesa, provocando a morte de pessoas, entre as quais 128 cidadãos norte americanos. O que serviu de pretexto para a entrada dos Estados Unidos na guerra, em 1917.

62 Outras nações também se envolveram na guerra. Turquia e Bulgária juntaram-se à Tríplice Aliança, enquanto Japão, Portugal, Romênia, Grécia, Brasil, Canadá e Argentina colocaram-se ao lado da Entente. A saída da Rússia da guerra está relacionada à revolução socialista ocorrida em seu território no final de O novo governo alegou que a guerra era imperialista e que o seu país tinha muitos problemas internos para resolver. Assinou um tratado de paz em separado com os alemães (Tratado de Brest Litovski ). 62

63 - Em 1915, a Itália rompe com a Alemanha e aliase à Entente. E enquanto milhares de jovens morriam nas trincheiras, outros países entravam na guerra, ampliando as dimensões do conflito.

64 A Alemanha, então, jogou sua última cartada, avançando sobre a França antes da chegada dos norte-americanos à Europa. Entretanto, os alemães foram novamente detidos na Segunda Batalha do Marne e forçados a recuar. 64

65 7. CARACTERÍSTICAS DA CONTENDA 7.1.Emprego do avião e dirigível, além de carros de combate, metralhadoras, lança chamas, submarino e outras armas (canhão de grosso calibre). 65

66 66

67 7.2. Longo período de permanência em trincheiras (defensiva) 67

68 7.3. Uso de gás mostarda nas batalhas de Ypres 68

69 7.4. Aperfeiçoamento da logística naval e terrestre. 69

70 7.5. Emprego da mão de obra feminina no esforço de guerra Uso de meios alternativos de transporte.

71 8. Principais Batalhas 8.1.Tenemberg A Batalha de Tannenberg foi uma batalha da Primeira Guerra Mundial entre os exércitos alemães e russos, que ocorreu a zona sul de Olsztyn, Prússia Oriental, no período de 26 a 30 de agosto O lado alemão, representado pelo 8º Exército, possuía 153 mil combatentes, enquanto o 2º Exército Russo contava com 191 mil homens. A batalha foi vencida pelas forças alemãs que cercaram e destruíram as forças russas invasoras no sul da Prússia Oriental. 71

72 8.2. 1ª Batalha do Marne- (1ª) durou de 5 de Setembro a 12 de Setembro de Foi uma vitória franco-britânica sobre a Alemanha, em um dos momentos decisivos da Primeira Guerra Mundial.. 2ª Batalha do Marne- (15 de julho - 5 de agosto de 1918) foi a última importante ofensiva alemã na Frente Ocidental. A ofensiva falhou quando um contra-ataque maciço dos Aliados, liderados pelas forças francesas e contando com várias centenas de tanques, com destaque para os altamente eficazes Renault FT-17, oprimiu os alemães em seu flanco direito.

73 8.3.Ypres (quatro) 1914 e 1915/1ª: foi a última grande batalha do primeiro ano da Primeira Guerra Mundial (1914). 2ª: As forças alemãs lançaram gás clorídrico asfixiante contra as tropas aliadas (França, Reino Unido, Canadá e Austrália). 3ª: entre Junho e Novembro de ª: marcou negativamente a participação de Portugal na Primeira Guerra Mundial, os exércitos alemães infligiram uma pesada derrota às tropas portuguesas, constituindo o maior desastre militar português depois da batalha de Alcácer-Quibir, em 1578.

74 8.4. Gallípoli 1915.Forças britânicas, francesas, australianas e neozelandesas desembarcaram em Galípoli, numa tentativa de invasão da Turquia e captura do estreito de Dardanelos. A tentativa falhou, com pesadas perdas para ambos os lados. Início do genocídio armênio pelos turcos Verdum 1916/teriam morrido homens, do lado francês e do lado alemão. Em 21 de Fevereiro a 18 de Dezembro de 1916, num terreno cheio de elevações a norte da cidade de Verdun-sur-Meuse nordeste de França. 8.6.Submarina 1914 a 1918.

75 8.6.Batalha de Jutlândia -Esquadra Inglesa contra a Esquadra Alemã (encouraçados); -A batalha teve lugar de 31 de Maio a 1 de Junho de 1916 e as forças navais combatentes foram as esquadras britânica e alemã. Explosão do HMS Queen Mary 75

76 8.7.Participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial Após episódios de ataques dos alemães sobre embarcações brasileiras, o presidente Wenceslau Brás entrou no c o n f l i t o ao l a d o da E n t e n t e. Sem contar com uma tecnologia bélica expressiva, o governo do Brasil enviou alguns pilotos de avião, o oferecimento de navios militares e apoio médico. A Primeira Guerra teve implicações significativas em nossa economia. A retração econômica sofrida pelas grandes nações industriais europeias abriu portas para que o parque industrial se desenvolvesse. (grande exportação de café onde o maior comprador era os EUA)

77

78 Comboio alemão de tanques durante a guerra.

79 Comboio aliado transportando provisões durante a guerra.

80 Aviões alemães num campo de pouso, à espera para decolagem. A Cruz de Ferro era uma antiga condecoração alemã recebendo numeração para indicar a data de sua emissão. O reverso das cruzes de 1870, 1914 e1939 tem o ano "1813" no braço inferior, simbolizando o ano em que a primeira medalha foi criada.

81 Canhão utilizado na Primeira Grande Guerra Mundial.

82 Soldados em repouso, numa trincheira, aguardam o momento de entrar novamente em ação.

83 Carros blindados numa estrada. O aspecto desses carros mostra como era incipiente o uso da mecanização que mais tarde se generalizaria.

84 Canhões em campo aberto preparando-se para agir.

85 Soldados à frente e, ao fundo, um tanque britânico.

86 Tanque Renault usado na Primeira Guerra Mundial. Bala de canhão usada na Primeira Guerra.

87 Tropas norteamericanas escoltam prisioneiros alemães no final da Primeira Guerra Mundial.

88

89

90 Uma cidade totalmente destruída durante a guerra.

91 9. PROPAGANDAS DA GUERRA 91

92

93 93

94 CARTAZES 94

95 10. O FIM DA GUERRA -A entrada dos Estados Unidos desequilibrou a luta. -Alemanha desgastada aceita a derrota em A partir desse recuo, os países da Entente foram impondo sucessivas derrotas aos seus inimigos. A Alemanha ainda resistia quando foi sacudida por uma rebelião interna, que forçou o imperador Guilherme II a abdicar em 9 de novembro de 1918, culpando a comunidade judaica por essa rebelião. "incitados e enganados pela tribo de Judas (...) que nenhum alemão alguma vez se esqueça disto, nem descanse enquanto estes parasitas não forem destruídos e exterminados do solo alemão!" [

96 Assumindo o poder imediatamente, o novo governo alemão substituiu a Monarquia pela República. Dois dias depois rendeu-se, assinando um documento que declarava a guerra terminada. Em 7 de novembro, o chanceler alemão, MAX VON BADEN, enviou delegados a Compiegne, França, a fim de negociar o acordo, finalmente firmado na manhã do dia 11 Novembro de

97 -A rendição alemã e a assinatura do Tratado dos Quatorze Pontos para a Paz não selaram definitivamente as questões abertas com as consequências da guerra. -Algumas potências ainda buscavam um tratamento mais rigoroso às nações derrotadas na guerra, principalmente a Alemanha. 97

98 Os quatorze pontos de Wilson Foram apresentados no discurso ao Congresso dos Estados Unidos em 8 de janeiro de 1918 para a reconstrução europeia após a Primeira Guerra Mundial. Seu objetivo era garantir a paz e evitar novos confrontos motivados pela vingança ou interesses políticos e econômicos. Nenhuma nação seria punida ou ignorada; todas passariam a ter igualdade nas relações europeias. Apesar do altruísmo das propostas de Wilson, vários desses Pontos seriam ignorados pela comunidade internacional que buscaram um tratamento mais severo às nações derrotadas na guerra, principalmente à Alemanha. Presidente da França Raymond Poncaré primeiro ministro inglês Lloyd GEorge 98

99 -Abolição da diplomacia secreta; -Liberdade dos mares; -Eliminação das barreiras econômicas entre as nações; -Redução dos armamentos nacionais; -Redefinição da política colonialista, levando em consideração o interesse dos povos colonizados; -Retirada dos exércitos de ocupação da Rússia; -Restauração da independência da Bélgica ; -Restituição da Alsácia-Lorena à França;

100 -Reformulação das fronteiras italianas; -Reconhecimento do direito ao desenvolvimento autônomo dos povos da Áustria-Hungria; -Restauração da Romênia, da Sérvia e de Montenegro e direito de acesso ao mar para a Sérvia; -Reconhecimento do direito ao desenvolvimento autônomo do povo da Turquia e abertura permanente dos estreitos que ligam o Mar Negro ao Mediterrâneo; -Independência da Polônia; -Criação da Liga das Nações, ou Sociedade das nações

101 12. TRATADOS DO PÓS-GUERRA -Tratado de Versalhes (Conferência de Paris). -Tratado de Saint-German. -Tratado de Sykes Picot. -Tratado de Brest-Litóviski. -Tratado de Neuly. -Tratado de Trianon. -Tratados de Sèvres e Lausanne. 101

102 12.1. TRATADO DE SAINT - GERMAN -Celebrado em 10 de setembro de 1919 pelos Aliados, vitoriosos, de um lado, e, de outro, pela nova República da Áustria, na cidade de Saint-Germain-en-Laye, França. -O acordo declarava dissolvida a Monarquia Austro Húngara. A Áustria passou a ser formada pelos territórios de língua alemã. A Hungria, a Tchecoeslováquia e a Polônia ficaram independentes. O Reino dos Sérvios, Croatas e Eslove nos foi constituído (futura Iugoslávia).

103 12.2. TRATADO DE SYKES PICOT (1916) Foi um ajuste secreto entre os governos do Reino Unido e da França que definiu as suas respectivas esferas de influência no Oriente Médio após a Primeira Grande Guerra Os limites estabelecidos pelo acordo ainda permaneceram na maior parte da fronteira comum entre a Síria e o Iraque

104 12.3. TRATADO DE BREST-LITÓVISKI Foi um tratado de paz assinado entre o governo bolchevique russo e as Potências Centrais pelo qual era reconhecida a saída russa da Primeira Guerra Mundial.

105 12.4. TRATADO DE NEULY A Bulgária foi obrigada a ceder para a Romênia, para a Iugoslávia e para a Grécia a maior parte dos territórios que havia anexado durante a guerra dos Balcãs TRATADO DE TRIANON Destinava-se a regular a situação do Novo Estado Húngaro que substituiu o Reino da Hungria, parte do antigo Império Austro-Húngaro. Perdeu várias regiões: a Eslováquia, a Croácia (Iu goslávia e a Transilvânia anexada à Romênia)

106 12.6.TRATADOS DE SÈVRES E LAUSANNE As sua cláusulas consagravam a perda, pela Turquia, não apenas da Palestina, Síria, Líbano e Mesopotânia, mas também praticamen te de todos os territórios turcos na Europa (com exceção de Constan tinopla) e da região de Esmirna, ambas entregues à Grécia. A Armênia tornou-se independente.

107 Articuladores do Tratado de Versalhes Lloyd George (ENG), Vittorio Orlando (ITA), Georges Clemenceau (FRA) e 107 Woodrow Wilson (EUA) reunidos para o Tratado de Versalhes.

108

109 12.7. O TRATADO DE VERSALHES Pesadas penas para a Alemanha. Alemanha sai humilhada e com sede de vingança. Devolução de Alsácia Lorena. Criação do corredor polonês Redução do exército alemão a 100 mil homens. Indenização de 269 milhões de marcos (33 bilhões de dólares) -ceder as minas de carvão do Sarre à França por um prazo de 15 anos. - Perdas de todas as colônias. - Perda de 1/7 de seu território.

110 13.CONSEQUÊNCIAS DA GUERRA - Considerando-se humilhados pelo Tratado de Versalhes, os alemães passarão a nutrir um ódio sobretudo a França, e aos países que os derrotaram. - a Primeira Guerra trouxe outras consequências como: -declínio da Europa, que foi duramente atingida pelo conflito. 110

111

112 -Crise pelo mundo todo. -Instabilidade Econômica e Política. -Nascimento de governos autoritários (nazifascismo). -Estados Unidos tornam-se a maior potência do Mundo. -Criação da Liga das Nações(menos a Alemanha, Rússia e EUA)

113 -Intensificação dos problemas que contribuíram para a implantação do socialismo na Rússia. -Surgimento de novos Estados, como a Tchecoeslováquia,a Polônia, Iugoslávia, da Hungria e Áustria. 113

114 EUROPA ANTES E DEPOIS DA GUERRA PROF VICENTE - 1ª GUERRA MUNDIAL ( ) 114

115 11 milhões de mortos (destes, 8 milhões eram combatentes). Fim dos impérios Russo, Austro-Húngaro, Alemão e Otomano. 115

116 -Do desmembramento do Império Austro-Húngaro: Áustria, Hungria, Tchecoslováquia e Iugoslávia (nome oficial da Grande Sérvia, criado em 1931). -Do desmembramento do Império Russo: URSS, Finlândia, Polônia, Lituânia, Letônia e Estônia. -Crise econômica generalizada, com especial gravidade na URSS, Itália e Alemanha. -Existência de minorias étnicas com tendência separatista em vários países da Europa Central e Oriental, criando graves focos de tensão. 116

117

118 14. CONCLUSÃO - A Primeira Guerra Mundial (Grande Guerra) deveu-se essencialmente à ganância das potências industriais europeias em obter a hegemonia mundial a qualquer preço. - Ao desconsiderar a maioria dos 14 Pontos de Wilson e impor diversos outros tratados, as potências vencedoras formularam o Tratado de Versalhes impondo à Alemanha condições de paz extremamente duras, gerando profundos ressentimentos. -Os outros tratados não levaram em consideração as diferenças étnicas, religiosas e soberania de vários povos que viviam nos territórios partilhados, tanto no Oriente Médio como na Europa Central. - Muitas dessas questões serviram de combustível para vários conflitos que ocorreriam ao longo do século XX e no início do século XXI. 118

119 -Houve o enfraquecimento das potências europeias e a ascensão dos EUA e Japão como novos centros de força no cenário mundial. -Nunca o mundo assistira a tanta destruição e a tão elevado número de mortos e mutilados num espaço de tempo tão curto, causando descrédito nos sistemas políticos liberais, na ciência, no desenvolvimento tecnológico e na razão humana como principais meios de desenvolvimento humano. - Tudo isso provocou o aparecimento de grupos políticos radicais de controle e condução da população, quer socialistas (que culpavam a propriedade) quer totalitários de direita, que defendiam a propriedade mas exigiam um Estado forte e 119 regulador da economia.

120

121 15. VERIFICAÇÃO 1.Durante a Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos despontaram como uma das mais poderosas potências mundiais. Assinale o fator que colaborou para sua ascensão econômica: ( ) Sua participação ativa na guerra, desde o início das hostilidades, dominando seus inimigos. ( ) A posição de neutralidade durante boa parte da guerra, possibilitando-lhes vender produtos industrializados às nações envolvidas no conflito e abastecer outros mercados mundiais. ( ) O desenvolvimento do mercado interno americano, aliado à suspensão do comércio com o exterior. ( ) A proibição de praticar a importação e exportação com os países envolvidos na guerra. ( ) nenhuma resposta está correta 121

122 2. Sobre as causas da Primeira Guerra Mundial, assinale a alternativa incorreta: ( ) As grandes potências europeias buscavam por todos os meios dificultar a expansão econômica do país concorrente, como foi o caso, por exemplo, da Inglaterra e Alemanha. ( ) O assassinato de Francisco Ferdinando apressou o conflito mundial. ( ) Rússia encontrava-se em conflito com a Áustria. ( ) Rússia entra na guerra devido a sua Revolução Bolchevique. ( ) Nenhuma das alternativas 122

123 3. A Primeira Guerra Mundial ( ) teve como fator principal a competição econômica entre potências industriais europeias, o qual se apresentou sob a forma de rivalidades político-diplomáticas. Nesse sentido opunham-se: ( ) Alemanha e Áustria. ( ) Rússia e França. ( ) Inglaterra e Alemanha. ( ) Rússia e Inglaterra. ( ) Alemanha e Sérvia. 4. Os Estados Unidos entraram na 1º Guerra ao lado da Tríplice Entente. Assinale a alternativa que explica as principais razões de sua decisão: ( )Pretendiam derrotar a Tríplice Aliança, constituída de países socialistas. ( )Consideravam que a Alemanha era uma ameaça ao regime democrático na Europa. ( ) temiam não recuperar os empréstimos feitos aos ingleses e franceses e pretendiam assegurar o equilíbrio entre as potências europeias. ( )Pretendiam conquistar colônias alemãs na África e na Ásia. 123

124 5. O período de duração da Primeira Guerra Mundial, entre 1914 e 1918, foi marcado por várias mudanças sociopolíticas que redefiniram o mundo de então. Sobre esse contexto, assinale a alternativa CORRETA: ( )O Império Austro-Húngaro perdeu domínios com o fim do conflito, embora tenha mantido dois terços do seu território. ( )A França acabou por perder territórios para a Alemanha, após a assinatura do Tratado de Versalhes. ( )A Rússia, potência diretamente envolvida no conflito, entrou num processo revolucionário interno, que a levou à adoção do socialismo. ( )O Império Otomano conseguiu manter sua hegemonia na região dos Balcãs, mesmo com o fim da guerra. 124

125 6.[ESPECEX (AMAN) 2012] A Primeira Guerra Mundial foi um conflito de enormes proporções, ocorrido entre 1914 e 1918, que envolveu quase todo o continente europeu e várias outras regiões do mundo. Sobre esse conflito é correto afirmar: ( ) a disputa por regiões coloniais acirrou as rivalidades entre as grandes potências, levando ao fim grandes alianças, como foi o caso da derrota da Tríplice Entente. ( ) a paz armada foi imposta no final do conflito, quando os países europeus já estavam desgastados com a guerra, com o objetivo de evitar novos conflitos. ( ) a entrada dos Estados Unidos da América, com o seu apoio econômico e militar, ao lado da Entente, foi fator fundamental para a derrota da Tríplice Aliança. ( ) O assassinato de Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austrohúngaro, levou a França a declarar guerra à Servia, dando início ao conflito. 125

126 7.Algumas razões influíram na entrada da Rússia na Primeira Guerra, exceto: ( ) as questões balcânicas. ( ) o apoio russo às pretensões da Sérvia. ( ) a disputa com o Império Otomano pelo controle dos Estreitos. ( ) a rivalidade com os Estados Unidos. ( ) o pan-eslavismo. 8. Entre os elementos que fazem parte do cenário político europeu anterior à Primeira Guerra Mundial, não podemos incluir: ( ) a formação de política de alianças entre as principais potências continentais. ( ) a rivalidade entre a França e a Alemanha em função da região da Alsácia -Lorena. ( ) as permanentes tensões políticas dentro da península balcânica. ( ) o interesse da Rússia em conseguir saída pelo mar Mediterrâneo. ( ) a ameaça socialista da União Soviética. 126

127 9. Qual alternativa apresenta a composição correta dos blocos militares, formados antes da Primeira Guerra Mundial: ( )Tríplice Aliança (Espanha Itália e Alemanha) e Tríplice Entente (Estados Unidos, França e Japão) ( )Tríplice Aliança (Rússia, Alemanha e Itália) e Tríplice Entente (Japão, Alemanha e Grã-Bretanha) ( )Tríplice Aliança (França, Alemanha e Rússia) e Tríplice Entente (Portugal, França e Estados Unidos) ( )Tríplice Aliança (Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha) e Tríplice Entente (Rússia, Reino Unido e França) 127

128 10.Após a Primeira Guerra Mundial, assinou-se o Tratado de Versalhes, com o objetivo de suprimir as possibilidades de uma nova guerra. No entanto, será justamente esse tratado um dos estopins da II Guerra, na medida em que: ( )desconsiderou o sentimento nacionalista dos alemães, ao mesmo tempo que não lhes suprimiu o potencial industrial. ( )garantiu à Inglaterra e à França o direito de intervenção armada no continente europeu, em especial na Alemanha. ( )dividiu a Alemanha em duas áreas de influência, a Alemanha Oriental e Ocidental. ( )não incluiu, em suas cláusulas, a condição de desarmamento e o fim do serviço militar obrigatório na Alemanha. ( )proibiu o auxílio financeiro de outros países para a reconstrução da Alemanha. 128

129 11. Em 1871, com o final da Guerra Franco-Prussiana, completou-se o ciclo de unificação da Alemanha. A derrota da França causou grande humilhação para os franceses, que além de perderem territórios importantes, assistiram o coroamento do Kaiser Guilherme I do II Reich Alemão no Palácio de Versalhes. -Com a unificação, a economia alemã ganhou grande impulso, passou a disputar mercados internacionais com outras potências europeias, como a própria França e a Inglaterra, e a pressionar nova divisão das áreas sob domínio europeu na Ásia e África, capaz de atender às demandas econômicas do país. -No início da primeira década do século XX, com o agravamento das relações internacionais, os principais países uniram-se em grandes blocos político-militares rivais, objetivando conseguir o máximo de aliados face a um iminente conflito, o que de fato ocorreu, com a eclosão DA PRIMEIRA GRANDE GUERRA. Com base nessas ilações e verificando as imagens a seguir, responda às perguntas que se seguem. 129

130 Cartaz inglês: a vida deles depende dela Cartaz americano: Sim senhor! Trincheira alemã. Mulheres para a fábrica de munição Eu estou aqui! Precisamos de recrutas! Soldado e cães de guerra. Alistem-se já Corpo Motorizado da América. a. Apresente os dois principais grandes blocos ou alianças políticomilitares europeus que foram criados e se digladiaram nesse conflito e os principais objetivos dessas alianças. RESPOSTA: Foi formada a Tríplice Aliança, constituída pela Alemanha, o Império Austro-húngaro e a Itália, com o objetivo de boicotar a França isolando-a na Europa - e evitar conflitos na região balcânica entre Áustria e Rússia. Por outro lado, foi criada a Tríplice Entente, com a França, Inglaterra e depois a Rússia, com o objetivo de conservar as áreas de influência na África afastando a Alemanha da região. 130

131 b. Explique o estopim ou o pretexto dessa Grande Guerra. RESPOSTA: Em junho de 1942, o herdeiro do trono do Império Austro-húngaro, FRANCISCO FERDINANDO, em visita à cidade de Saravejo, capital da Bósnia, juntamente com sua esposa, duquesa SOPHIA DE HOHENBERG, foram assassinados por GRAVILO PRINCIP, militante da organização secreta MÃO NEGRA, que lutava pela formação da Grande Sérvia, unindo todos os povos eslavos na região dos Balcãs. c. Que apelo os cartazes inglês e americano faziam quanto ao papel da mulher na guerra? RESPOSTA: O cartaz inglês incentiva o recrutamento feminino para o trabalho nas fábricas de munições e o cartaz americano convocava as mulheres para ingressarem no Corpo (Batalhões) Motorizado do Exército dos Estados Unidos d. Por que o soldado alemão e os cães de guerra na trincheira 131 estão com a face cobertas?

132 RESPOSTA: Porque provavelmente estão na iminência de sofrerem um ataque de armas químicas (uso de gás cloro, mostarda, lacrimogênio, gás do medo e outros), que danificavam as vias respiratórias e os pulmões, provocando erupções na pele, náuseas, enjoos e vômitos, podendo causar a morte com elevado grau de sofrimento e provocar graves ferimentos. Portanto, utilizavam uma máscara contra gases na trincheira na esperança de resistir ao ataque químico. 12. (Mack-2003) Foi só um Natal! Tudo calmo, a não ser uns tiros de emboscada do lado direito, mas nada no fronte. Nas trincheiras, aconteceram as cenas mais extraordinárias. Em frente a nossa barricada, nossos homens saíram e se misturaram com os alemães, conversando, trocando cigarros etc. Alguns dos nossos foram até as trincheiras inimigas e lá ficaram algum tempo, entretidos! -Carta de um oficial, citada no The Times in Jornal do século 132

133 Levando em conta a alta dos preços, o custo total do conflito representa 30% da riqueza nacional francesa, 22% da alemã, 32% da inglesa, 26% da italiana e 9% da norte-americana. História Geral das Civilizações Maurice Crouzet 133

134 Aos fragmentos de texto acima podemos associar: ( ) a Guerra do Golfo. ( ) a Primeira Guerra Mundial. ( ) a Guerra do Vietnã. ( ) a Guerra da Bósnia. ( ) a Guerra do Afeganistão. 13."A guerra atual é, por parte de ambos os grupos de potências beligerantes, uma guerra (...) conduzida pelos capitalistas pela partilha das vantagens que provêm do domínio sobre o mundo, pelos mercadores do capital financeiro (bancário), pela submissão dos povos fracos etc." ("Resolução sobre a Guerra", publicada no jornal Pravda em abril de 1917.) O texto oferece uma interpretação característica dos bolcheviques sobre a: ( ) Guerra Russo-Japonesa. ( ) Guerra da Coréia. ( ) Guerra da Criméia. ( ) Primeira Guerra Mundial 134

135 14. (UNIFESP-2005) Estamos no promontório dos séculos! De que serve olhar para trás Queremos glorificar a guerra a única cura para o mundo o militarismo, o patriotismo, o gesto destruidor dos anarquistas e o desprezo pelas mulheres. Queremos demolir os museus, as bibliotecas, combater a moralidade, o feminismo e toda a covardia oportunista e utilitária. Essa citação, extraída do Manifesto Futurista de 1909, expressa uma estética que contribuiu ideologicamente para a: ( ) negação da idéia de progresso e, posteriormente, para a reação conservadora. ( ) Guerra Civil Espanhola e, posteriormente, para o movimento vanguardista. ( ) Revolução Russa de 1917 e, posteriormente, para a Segunda Guerra Mundial. ( ) Primeira Guerra Mundial e, posteriormente, para o fascismo. 135

136 15. "As lâmpadas estão se apagando na Europa inteira. Não as veremos brilhar outra vez em nossa existência." Sobre essa frase, proferida por Edward Grey, secretário das Relações Exteriores da Grã-Bretanha, em agosto de 1914, pode-se afirmar que exprime: ( ) a percepção de que a guerra, que estava começando naquele momento e que iria envolver toda a Europa, marcava o fim de uma cultura, de uma época, conhecida como a Belle Époque; ( ) a desilusão de quem sabe que a guerra, que começava naquele momento, entre a Grã-Bretanha e a Alemanha, iria sepultar toda uma política de esforços diplomáticos visando a evitar o conflito; ( )a compreensão de quem, por ser muito velho, consegue perceber que também aquela guerra, embora longa e sangrenta, iria terminar um dia, permitindo que a Europa voltasse a brilhar; ( ) a ilusão de que, apesar de tudo, a guerra que estava começando iria, por causa de seu caráter mortal e generalizado, ser o último grande conflito armado a envolver todos os países da Europa; 136

137 16. (Fuvest-2004) A Primeira Guerra Mundial, ( ), foi o primeiro conjunto de acontecimentos que abalou seriamente o domínio colonial e a existência de impérios europeus no século XX. Tendo por base o texto, explique: a. A associação entre o colonialismo europeu e a Primeira Guerra. Resposta: A Primeira Guerra Mundial teve entre suas principais causas as disputas imperialistas entre as grandes nações européias, principalmente pelo controle de territórios na Ásia e na África. Um exemplo dessas tensões foi a famosa Questão Marroquina, que acirrou as rivalidades entre França e Alemanha. b. A relação entre a Primeira Guerra e a destruição do Império Russo. Resposta: As derrotas militares do Império Russo diante da Alemanha durante a guerra aceleraram o processo de desagregação do regime do czar Nicolau II. A fome, o alistamento compulsório, o grande número de mortes e a corrupção generalizada ajudaram a precipitar o desfecho revolucionário de

138 17. (FUVEST-2006) A História Contemporânea, no programa de História da FUVEST, contém um item que diz: A Europa em competição ( ): imperialismo, neocolonialismo e belle époque. Indique: a. Em que consistia essa competição e por que era imperialista. A competição entre os países europeus foi uma decorrência das necessidades expansionistas criadas pela Revolução Industrial. Assim, a busca de mercados para os seus produtos e capitais provocou uma nova forma de dominação, na Ásia e na África, que deu origem ao imperialismo. b. O significado da expressão belle époque. A expressão belle époque designa um período anterior à Primeira Guerra Mundial em que a vida urbana passou a refletir os avanços produzidos pela industrialização. Dessa maneira, paralelamente ao enriquecimento da alta burguesia e ao aumento da classe média, houve a eletrificação das cidades e a implantação de projetos urbanísticos, criando uma sensação de progresso e prosperidade que se manifestou também na cultura. 138

139 18. A charge Um cadáver, de J. Carlos, foi publicada em Nela, a Germânia diz: E agora, meu filho?... Quem paga essas contas? (Cadáver: gíria da época para credor, cobrador). Entre 1914 e 1918, o mundo esteve envolvido de forma direta o indireta em sua Primeira Grande Guerra. O quadro pós-conflito foi definido pelos países vencedores Inglaterra, França e EUA, tendo sido a Alemanha, considerada a principal responsável pelo conflito.

140 -Apresente duas determinações do Tratado de Versalhes (1919) que tiveram fortes repercussões para a economia alemã no pós- 1ª Guerra. Resposta: imposição das chamadas indenizações punitivas tais como: pagamento de 132 bilhões de marcos-ouro em um prazo de trinta anos; confisco de todos os investimentos e bens nacionais ou privados alemães existentes no exterior; entrega anual de 40 milhões de toneladas de carvão aos aliados europeus por um período de dez anos; - perdas territoriais que implicavam em significativos prejuízos econômicos tais como: restituição das ricas regiões, em minério, da Alsácia e da Lorena à França; entrega da bacia carbonífera do Sarre para a França durante quinze anos; divisão do império colonial alemão entre as potências vencedoras, principalmente França e Inglaterra. 140

141 Fonte: Benoit, M. Histoire Cm. Paris: Hatier, p Observe a foto ao lado. Nela, que é de 1914, ano em que começou a Primeira Grande Guerra, em meio a flores e bandeiras, três potências (França, Rússia e Inglaterra) celebram sua aliança, além de homenagearem a Bélgica, pequeno país que havia sido invadido. 19. Considerando a política internacional da época, responda às questões. a. Como foi conhecida a união entre França, Rússia e Inglaterra; quais eram seus principais adversários; e como terminou a Primeira Grande Guerra? Resposta: A união entre França, Rússia e Inglaterra ficou conhecida como Tríplice Entente. Seus principais adversários encontravam-se na Tríplice Aliança, originalmente formada por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália (embora este país tenha rejeitado a Aliança no início da guerra). A Primeira Guerra Mundial terminou com a vitória do bloco dos Aliados, ou seja, os países que originalmente formavam a Entente e novos beligerantes (como os Estados Unidos), que depois se uniram a eles. 141

142 b. França e Inglaterra eram rivais seculares. Explique as principais razões que motivaram essas duas nações a estabelecerem uma aliança no início do século XX. Resposta: As razões ligam-se ao crescimento econômico e militar alemão, que inquietava as ambições imperialistas da França (particularmente a partir da Questão do Marrocos) e, sobretudo, da Inglaterra, até então potência naval hegemônica. Além disso, a Guerra Franco-Prussiana de havia desencadeado o revanchismo francês, devido à anexação das províncias da Alsácia e Lorena. c. Quais as principais explicações para o desempenho da Rússia na Primeira Grande Guerra e que mudanças ocorreram em território russo a partir dessa Guerra? Resposta: O fraco desempenho militar da Rússia na Primeira Guerra Mundial foi fruto da fragilidade de sua estrutura econômica e industrial, incapaz de sustentar uma guerra tecnológica. Além disso, as revoluções de 1917 colaboraram para enfraquecer ainda mais o país. Ao assinar a paz em separado de Brest-Litovski, ainda 142 em 1917, a Rússia perdeu diversos territórios na sua fronteira ocidental.

143 20. Identifique como V (verdadeiro) ou F (Falsa) as afirmativas a seguir, relativas ao conjunto de tensões e crises que estavam no bojo da eclosão da Primeira Guerra Mundial. a. ( ) Vivas realidades se opunham, a partir do começo do século XX, as potências europeias. Desde o fim do século XIX, a economia mundial entrara numa fase de expansão que acelerou a corrida a zonas de influência e aumentou as tensões internacionais. b.( ) Alguns espaços geopolíticos não constituíam alvo de interesse e, portanto, não sofreram os efeitos da acirrada competição que se instalara, a exemplo dos Balcãs, que, com o enfraquecimento do Império Otomano, reconstruíram sua liberdade à margem das disputas europeias. c.( ) O Imperador alemão Guilherme II lançara seu país em uma política mundialista (Weltpolitik) visando assegurar à Alemanha posições estratégicas, matérias primas, mercados de consumo e áreas de investimento para seus capitais. d.( ) O crescimento da frota de guerra e acelerado desenvolvimento econômico da Alemanha inquietavam os britânicos, que sofriam a concorrência dos mercados internacionais, dos modernos produtos alemães.

144 e. ( ) A França, ao contrário da Inglaterra, ao não se sentir ameaçada pelo avanço da Alemanha, apoiou desde o início o país germânico, constituindo o eixo franco-alemão e dividindo mercados na África e na Ásia. Resposta: a V; b - F; c - V; d - V; e F. 21. A Primeira Guerra Mundial singularizou-se por uma certa conjugação de fatores até então inéditos nos conflitos entre povos. Identifique como V (verdadeiro) ou F (falso) cada uma das afirmações abaixo, relativas a esse tema. a.( ) A esperança de suprimir as causas dos litígios levou à fundação da Sociedade das Nações, onde as relações internacionais seriam reguladas visando à paz. b. ( ) A conferência de paz iniciada em Paris, em janeiro de 1919, realizou-se com a presença dos derrotados e elaborou um documento final, chamado Tratado de Versalhes, que previa a destinação de recursos para a reconstrução dos países vencidos. 144 c. A Alemanha, país fortemente envolvido no conflito, considerava-se

145 prejudicada na partilha colonial da Ásia e da África. d. ( ) Com a derrota alemã em 1918, surge na Alemanha a República de Weimar. e. Em 1917, quando a Rússia estava por se retirar da guerra, os Estados Unidos entraram com novas forças. Resposta: a V; b F; c V; d V; e V. 145

146 HISTÓRIA, 9 Ano Ensino Fundamental Primeira Guerra Mundial 22. (USP) O assassinato do herdeiro do Império Austro-Húngaro, em Sarajevo, veio complicar a situação europeia e ocasionou a eclosão da I Guerra Mundial. O personagem em questão era (A) O Kaiser Guilherme (B) Francisco Ferdinando CORRETO (C) Lloyd George (D) Nicolau Romanov (E) Lênin

147 HISTÓRIA, 9 Ano Ensino Fundamental Primeira Guerra Mundial 23. (PUC) O fim da I Guerra Mundial trouxe, entre outras consequências: (A) A unificação política do Oriente Médio, sob a liderança do Egito. (B) A simplificação do mapa político da Eurásia pelo desaparecimento de numerosos pequenos Estados. (C) A ampliação do território alemão, em detrimento da Polônia. (D)O aparecimento de numerosos novos Estados, em virtude da CORRETO desintegração dos Impérios Otomanos, Austro-Húngaro e Russo. (E) E a denominação da Alemanha pelas forças de ocupação aliadas.

148 HISTÓRIA, 9 Ano Ensino Fundamental Primeira Guerra Mundial 24. (SEC) Presidente dos Estados Unidos durante a Guerra de : (A) Flanklin Roosevelt (B) Woodrow Wilson CORRETO (C) Churchill (D) Theodore Roosevelt (E) George Bush

Primeira Guerra Mundial

Primeira Guerra Mundial Aula 22 Primeira Guerra Mundial 1 Causas Setor 1606 2 Desenvolvimento 3 Conferência de Paris (1919) ealvespr@gmail.com 1.1 Antecedentes Disputas imperialistas Alsácia-Lorena França X Alemanha Inglaterra

Leia mais

1 Guerra Mundial e seus antecedentes. Professor Leopoldo UP

1 Guerra Mundial e seus antecedentes. Professor Leopoldo UP 1 Guerra Mundial e seus antecedentes Professor Leopoldo UP A Belle Époque e seus Constrates (1871-1914) A ilusão e a crença no avanço progresso contínuo. As inovações tecnológicas. Paris o centro cultural

Leia mais

O Imperialismo O ATRASO ALEMÃO: Grande crescimento industrial Ampliação de mercados; Lorena: ¾ do fornecimento de matéria-prima para a indústria de aço; 1880 amplo programa de expansão naval: Lei Naval

Leia mais

1 Guerra Mundial e seus antecedentes

1 Guerra Mundial e seus antecedentes Leopoldo Gollner 1 Guerra Mundial e seus antecedentes Professor A Belle Époque e seus Constrates (1871-1914) A ilusão e a crença no avanço progresso contínuo. As inovações tecnológicas. Paris o centro

Leia mais

1. ANTECEDENTES CAUSAS ESTRUTURAIS

1. ANTECEDENTES CAUSAS ESTRUTURAIS A GRANDE GUERRA 1. ANTECEDENTES CAUSAS ESTRUTURAIS Belle Époque (1871-1914) 2ª Revolução Industrial Revanchismo Francês Neocolonialismo/Imperialismo Corrida Armamentista Política De Alianças Paz Armada

Leia mais

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( ) A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( 1914-1918 ) OS MOTIVOS DA GUERRA O IMPERIALISMO: Alguns países estavam extremamente descontentes com a partilha da Ásia e da África, ocorrida no final do século XIX. O ROMPIMENTO

Leia mais

HISTÓRIA. aula Primeira Guerra Mundial ( )

HISTÓRIA. aula Primeira Guerra Mundial ( ) HISTÓRIA aula Primeira Guerra Mundial (1914 1918) Antecedentes do conflito Segunda Revolução Industrial Disputas imperialistas (África e Ásia) Política de Alianças "Paz Armada" Antecedentes do conflito

Leia mais

1ª GUERRA MUNDIAL

1ª GUERRA MUNDIAL 1ª GUERRA MUNDIAL 1914-1918 PANORAMA INTERNACIONAL Divisão do mundo em: Países industrializados e países não industrializados. Industrializados Europa, América (EUA) e Ásia (Japão). Não Industrializados

Leia mais

A Primeira Guerra Mundial ( )

A Primeira Guerra Mundial ( ) A Primeira Guerra Mundial (1914 1918) Módulo 21 - Geral Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com Rivalidades e Tensões Alsácia e Lorena Velha disputa entre França e Alemanha Revanchismo Francês

Leia mais

1ª Guerra Mundial ( ) PROFESSOR TÁCIUS FERNANDES

1ª Guerra Mundial ( ) PROFESSOR TÁCIUS FERNANDES 1ª Guerra Mundial (1914-1918) PROFESSOR TÁCIUS FERNANDES Antecedentes Belle Époque No final XIX, a europa se via em meio a um desenvolvimento técnico e econômico jamais visto, o levou o estilo de vida

Leia mais

Entre 1871 e 1914 a sociedade européia - liberal e capitalista, passou por uma das fases de maior prosperidade devido ao desenvolvimento industrial

Entre 1871 e 1914 a sociedade européia - liberal e capitalista, passou por uma das fases de maior prosperidade devido ao desenvolvimento industrial 1914-1918 Entre 1871 e 1914 a sociedade européia - liberal e capitalista, passou por uma das fases de maior prosperidade devido ao desenvolvimento industrial que trouxe conforto e a ciência e a técnica

Leia mais

Aula 17 A Primeira Guerra Mundial

Aula 17 A Primeira Guerra Mundial Aula 17 A Primeira Guerra Mundial 1914 a 1918 Imperialismos Concorrência desmedida por territórios e novos mercados Nacionalismos Antigas rivalidades e ressentimentos, resultando em expansionismo e revanchismo

Leia mais

1ª GUERRA MUNDIAL.

1ª GUERRA MUNDIAL. 1ª GUERRA MUNDIAL http://historiaonline.com.br ANTECEDENTES 2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NEOCOLONIALISMO/IMPERIALISMO CORRIDA ARMAMENTISTA POLÍTICA DE ALIANÇAS PAZ ARMADA http://historiaonline.com.br ALIANÇAS

Leia mais

Larissa Nunes Andrade Quadros.

Larissa Nunes Andrade Quadros. Larissa Nunes Andrade Quadros. I PARTE Cemitério francês da Primeira Guerra Mundial Para refletir! Por que esse título de Primeira Guerra Mundial? Motivos: 1. Mesmo sendo um conflito europeu, foi uma guerra

Leia mais

A Iª GUERRA MUNDIAL. Prof. Thiago

A Iª GUERRA MUNDIAL. Prof. Thiago A Iª GUERRA MUNDIAL Prof. Thiago Paz Armada no continente Europeu Corrida Armamentista entre as potências europeias Imperialismo e neocolonialismo (disputas territoriais e comerciais) Origens da guerra

Leia mais

Professor: Eustáquio.

Professor: Eustáquio. Professor: Eustáquio www.centroestrategia.com.br O Imperialismo Texto As indústrias... Em lugar das antigas necessidades, satisfeitas pela produção do país,... encontram-se novas necessidades, exigindo-se

Leia mais

PROMILITARES 17/08/2018 HISTÓRIA. Professor Marcelo Lameirão PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

PROMILITARES 17/08/2018 HISTÓRIA. Professor Marcelo Lameirão PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL HISTÓRIA Professor Marcelo Lameirão PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL Contexto pré-guerra Segunda Revolução Industrial Neocolonialismo/Imperialismo Belle Époque Corrida Armamentista Política de Alianças Paz Armada

Leia mais

AULA DE HISTÓRIA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL. El Sal /02/2014

AULA DE HISTÓRIA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL. El Sal /02/2014 AULA DE HISTÓRIA PRIMEIRA MUNDIAL El Sal 2014 PRIMEIRA MUNDIAL Inicialmente, os conflitos se deram na Europa. Embora várias nações tenham declarado neutralidade, no decorrer da guerra várias nações não-européias

Leia mais

04. O INÍCIO DO SÉCULO XX E A GRANDE GUERRA

04. O INÍCIO DO SÉCULO XX E A GRANDE GUERRA 04. O INÍCIO DO SÉCULO XX E A GRANDE GUERRA La Belle Époque Visão otimista entre as grandes nações domínio sobre os continentes asiático e africano consolidação do capitalismo monopolista industrialização

Leia mais

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 1914/1918

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 1914/1918 PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 1914/1918 Primeira Guerra Mundial Entre 1815/1914 o mundo não teve muitas guerras Em sua maioria, o mundo europeu tinha em sua maioria repúblicas liberais Exceções de monarquia

Leia mais

TEXTO BASE: 1ª GUERRA MUNDIAL ( ) Parte II

TEXTO BASE: 1ª GUERRA MUNDIAL ( ) Parte II TEXTO BASE: 1ª GUERRA MUNDIAL (1914-1918) Parte II Após o assassinato de Franz Ferdinand ocorre a ativação da POLÍTICA DE ALIANÇAS: a declaração de guerra da ÁUSTRIA-HÚNGIA à Sérvia faz com que a RÚSSIA

Leia mais

Apostila de História 36 Primeira Guerra Mundial ( )

Apostila de História 36 Primeira Guerra Mundial ( ) Apostila de História 36 Primeira Guerra Mundial (1914-1918) 1.0 Contexto Histórico Ameaça da Pax Britannica Hegemonia da Inglaterra: Alemães e norte-americanos já ultrapassavam a Inglaterra na produção

Leia mais

Na aula de hoje vamos tratar de dois assuntos: Primeira guerra Mundial e Revolução Russa:

Na aula de hoje vamos tratar de dois assuntos: Primeira guerra Mundial e Revolução Russa: Na aula de hoje vamos tratar de dois assuntos: Primeira guerra Mundial e Revolução Russa: Observe as figuras abaixo: Cavour Unificação Italiana Bismarck Unificação Alemã O processo de unificação da Alemanha

Leia mais

História. Primeira Guerra Mundial Parte 3. Profª. Eulália Ferreira

História. Primeira Guerra Mundial Parte 3. Profª. Eulália Ferreira História Primeira Guerra Mundial Parte 3 Profª. Eulália Ferreira Articulações da paz... Primeira Guerra Mundial W Woodrow Wilson Clemenceau Lloyd Georde 14 pontos de Wilson 1. Inaugurar pactos de paz,

Leia mais

Prof. Ruan Antunes. Transformações Geopolíticas da Primeira Guerra Mundial

Prof. Ruan Antunes. Transformações Geopolíticas da Primeira Guerra Mundial Geografia política Aula 11 GeoB Prof. Ruan Antunes Transformações Geopolíticas da Primeira Guerra Mundial Belle Epoque (1871-1914) Caracterizado, sobretudo, pela expansão e progresso tecnológico, científico

Leia mais

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( ) PROF. RICARDO SCHMITZ

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( ) PROF. RICARDO SCHMITZ PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( 1914 1918 ) PROF. RICARDO SCHMITZ CAUSAS DO CONFLITO CONFLITOS IMPERIALISTAS ESPÍRITO REVANCHISTA ( FRANÇA ) NACIONALISMO ( PAN-GERMANISMO, PAN-ESLAVISMO ) CORRIDA ARMAMENTISTA

Leia mais

A Primeira Guerra Mundial ( ) A Belle Époque ( )

A Primeira Guerra Mundial ( ) A Belle Époque ( ) A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) A Belle Époque (1871-1914) A partir do século XVIII, com o surgimento das fábricas, o Ocidente passou a celebrar as conquistas tecnológicas. Vivia-se a Belle Époque,

Leia mais

1ª Guerra Mundial, Crise do Capitalismo e República Velha

1ª Guerra Mundial, Crise do Capitalismo e República Velha 1ª Guerra Mundial, Crise do Capitalismo e República Velha 1ª Guerra Mundial, Crise do Capitalismo e República Velha 1. de auto-estima, indispensável para formar um cidadão. Um repórter de A Tribuna ouviu

Leia mais

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 1914-1918 ANTECEDENTES Belle Époque Bela Época - período de euforia vivido pela humanidade provocado pelo advento das conquistas tecnológicas e econômicas da revolução industrial.

Leia mais

História 9.º ano. Hegemonia e declínio da influência europeia

História 9.º ano. Hegemonia e declínio da influência europeia História 9.º ano Hegemonia e declínio da influência europeia 1.Lê e observa, com atenção, os documentos. DOC.1 Grandes ou pequenos, antigos ou recentes, são cinco ou seis os países que detêm a maior parte

Leia mais

Primeira Guerra Mundial

Primeira Guerra Mundial Primeira Guerra Mundial 1914-1918 PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918) Soldados franceses Causas contexto Imperialismo e PAZ ARMADA Neocolonialismo. ALEMANHA X INGLATERRA MERCADO CONSUMIDOR FORMAÇÃO DOS

Leia mais

SABADÃO CSP O PERÍODO ENTRE GUERRAS PROF. BRUNO ORNELAS

SABADÃO CSP O PERÍODO ENTRE GUERRAS PROF. BRUNO ORNELAS SABADÃO CSP O PERÍODO ENTRE GUERRAS PROF. BRUNO ORNELAS TEMAS PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL; A REVOLUÇÃO RUSSA; A CRISE DE 1929; A PRIMEIRA REPÚBLICA; O NAZIFASCISMO. ANTECEDENTES SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Leia mais

Metralhadora moderna (irmãos Maxim); Espingarda Lebel; Fuzil Mauser; Canhão Krupp; Aviões de guerra; Submarinos; Armas químicas: gás mostarda.

Metralhadora moderna (irmãos Maxim); Espingarda Lebel; Fuzil Mauser; Canhão Krupp; Aviões de guerra; Submarinos; Armas químicas: gás mostarda. Período de grande força da indústria bélica nas principais potências europeias; Preparação para uma guerra iminente e grande desenvolvimento tecnológico. Avanço Bélico: Metralhadora moderna (irmãos Maxim);

Leia mais

A Primeira Guerra Mundial ( )

A Primeira Guerra Mundial ( ) A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) HISTÓRIA: DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO A Primeira Guerra Mundial Capítulo 35 A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa Fatores da guerra Nacionalismo: pan-eslavismo

Leia mais

Prof.ª Maria Auxiliadora

Prof.ª Maria Auxiliadora PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 1914-1918 Prof.ª Maria Auxiliadora ANTECEDENTES Belle Époque Bela Época - período de euforia vivido pela humanidade provocado pelo advento das conquistas tecnológicas e econômicas

Leia mais

No dia 28 de junho de 1914, na cidade de Sarajevo, na Bósnia, o herdeiro do trono austro-húngaro, Francisco Ferdinando, foi assassinado juntamente

No dia 28 de junho de 1914, na cidade de Sarajevo, na Bósnia, o herdeiro do trono austro-húngaro, Francisco Ferdinando, foi assassinado juntamente A QUESTÃO BALCÂNICA: Um dos principais focos de atrito entre as potências européias era a península Balcânica, onde se chocavam o nacionalismo da Sérvia (apoiada pela Rússia) e o expansionismo da Áustria

Leia mais

A G U G ERRA O IMPERIALISMO:

A G U G ERRA O IMPERIALISMO: A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( 1914-1918 ) OS MOTIVOS DA GUERRA O IMPERIALISMO: Vários problemas atingiam as principais nações européias no início do século XX. O século anterior havia deixado feridas difíceis

Leia mais

A GRANDE GUERRA Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II 9º Ano Professora Robertha Triches

A GRANDE GUERRA Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II 9º Ano Professora Robertha Triches A GRANDE GUERRA 1914-1918 Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II 9º Ano Professora Robertha Triches PERSONAGENS Francisco Ferdinando Gavrilo Princip Nicolau II da Rússia Wladimir Lenin Guilherme II da

Leia mais

Primeira Guerra Mundial. Guerra das Guerras

Primeira Guerra Mundial. Guerra das Guerras Grande Guerra Guerra das Guerras Conflito armado ocorrido no início do século XX, no território europeu. Envolveu grande parte dos países do mundo e marcou o início de um período de avanços tecnológicos.

Leia mais

REGIONALIZAÇÃO E AS ORDENS MUNDIAIS

REGIONALIZAÇÃO E AS ORDENS MUNDIAIS REGIONALIZAÇÃO E AS ORDENS MUNDIAIS ORDEM MUNDIAL Equilíbrio temporário das relações políticas, econômicas, diplomáticas e militares entre as potências na disputa pelo poder e pela hegemonia do mundo.

Leia mais

Fatores da Segunda Guerra

Fatores da Segunda Guerra EUROPA 1942 Fatores da Segunda Guerra O império Austro-Húngaro desintegrou-se dando origem a Áustria, Hungria e Tchecoslováquia O império Turco- Otomano desapareceu dando origem a Turquia. Tratado de Versalhes

Leia mais

História. Primeira Guerra Mundial. Professor Thiago Scott.

História. Primeira Guerra Mundial. Professor Thiago Scott. História Primeira Guerra Mundial Professor Thiago Scott www.acasadoconcurseiro.com.br História A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918) Maurice Crouzet classificou o início do século XX como o período do

Leia mais

A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa

A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa Capítulo 35 A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa 1 A Primeira Guerra Mundial Aulas 2 A Revolução Russa (1917) 1 A Primeira Guerra Mundial Fatores da guerra Nacionalismo: pan-eslavismo pangermanismo

Leia mais

1ª Guerra Mundial e a Crise do Capitalismo

1ª Guerra Mundial e a Crise do Capitalismo 1ª Guerra Mundial e a Crise do Capitalismo 1ª Guerra Mundial e a Crise do Capitalismo1. 1. O cartaz abaixo foi usado como propaganda do governo bolchevique. O texto que o a) b) Cite uma medida do governo

Leia mais

Questões orientadoras: A Europa e o Mundo no limiar do século XX. Imperialismo

Questões orientadoras: A Europa e o Mundo no limiar do século XX. Imperialismo A Europa e o Mundo no limiar do século XX 9.1 Apogeu e declínio da influência europeia Questões orientadoras: Quais são as maiores potências mundiais no final do século XIX? O que é o Imperialismo? Quais

Leia mais

O Mundo e a Grande Guerra

O Mundo e a Grande Guerra O Mundo e a Grande Guerra Aula ao Vivo A Primeira Guerra Mundial, que durou de 1914 a 1918, foi considerada por muitos de seus contemporâneos como a mais terrível das guerras. Por este motivo, tornou-se

Leia mais

ANTECEDENTES DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

ANTECEDENTES DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ANTECEDENTES DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ANTECEDENTES SÉCULOS XIX E XX IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO ÁREAS DOMINADAS IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO ÁREAS DOMINADAS IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO OBJETIVOS

Leia mais

GLÓRIA FEITA DE SANGUE

GLÓRIA FEITA DE SANGUE GLÓRIA FEITA DE SANGUE A Primeira Guerra Mundial Prof. Luciano Barbian Frederico Duarte Bartz A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 1914 1918 Glória Feita de Sangue Ano: 1957 Paths of Glory Direção: Stanley Kubrick

Leia mais

O NEOCOLONIALISMO EUROPEU

O NEOCOLONIALISMO EUROPEU O NEOCOLONIALISMO EUROPEU Apresentação cedida, organizada e editada pelos profs. Rodrigo Teixeira e Rafael Ávila A Reestruturação da Ordem de Viena O Período de 1871 à 1914 foi marcado pela ausência de

Leia mais

Instituto de Educação infantil e juvenil Inverno, Londrina, de. Nome: Ano: TEMPO Início: Término: Total: Edição 16 MMXIV grupo b

Instituto de Educação infantil e juvenil Inverno, Londrina, de. Nome: Ano: TEMPO Início: Término: Total: Edição 16 MMXIV grupo b Instituto de Educação infantil e juvenil Inverno, 2014. Londrina, de. Nome: Ano: TEMPO Início: Término: Total: Edição 16 MMXIV grupo b Questão 1 Analise o cartão postal russo antropomórfico do mapa da

Leia mais

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES GEOGRAFIA AULA. Conteúdo: Geopolítica e Conflitos Entre os Séculos XIX e XX

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES GEOGRAFIA AULA. Conteúdo: Geopolítica e Conflitos Entre os Séculos XIX e XX Conteúdo: Geopolítica e Conflitos Entre os Séculos XIX e XX Habilidade: Analisar a interferência na organização dos territórios a partir das guerras mundiais. Geopolítica e Território A Europa foi cenário

Leia mais

1- O IMPERIALISMO: Alguns países estavam extremamente descontentes com a partilha da Ásia e da África, ocorrida no final do

1- O IMPERIALISMO: Alguns países estavam extremamente descontentes com a partilha da Ásia e da África, ocorrida no final do A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( 1914-1918 ) OS MOTIVOS DA GUERRA 1- O IMPERIALISMO: Alguns países estavam extremamente descontentes com a partilha da Ásia e da África, ocorrida no final do século XIX Alemanha

Leia mais

PROJETO KALI EXTRAS AULA 02 PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

PROJETO KALI EXTRAS AULA 02 PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL Estopim (Fuvest-1999) "As lâmpadas estão se apagando na Europa inteira. Não as veremos brilhar outra vez em nossa existência." Sobre essa frase, proferida por Edward Grey, secretário

Leia mais

a) Por que o assassinato do arquiduque austríaco Francisco Ferdinando um fato aparentemente isolado provocou o início da Primeira Guerra Mundial?

a) Por que o assassinato do arquiduque austríaco Francisco Ferdinando um fato aparentemente isolado provocou o início da Primeira Guerra Mundial? NOME: DATA: TURMA: 9º ano PROFESSOR (A): ASSINATURA DOS PAIS E/ OU RESPONSAVEIS: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1º TRI DISCIPLINA: História NOTA: 1- Com relação à Primeira Guerra Mundial, responda: a) Por que

Leia mais

Formação do Sistema Internacional DBBHO SB (4-0-4)

Formação do Sistema Internacional DBBHO SB (4-0-4) Formação do Sistema Internacional DBBHO1335-16SB (4-0-4) Professor Dr. Demétrio G. C. de Toledo BRI demetrio.toledo@ufabc.edu.br UFABC - 2016.III Aula 12 3ª-feira, 1 de novembro Para falar com o professor:

Leia mais

Formação do Sistema Internacional BHO (4-0-4)

Formação do Sistema Internacional BHO (4-0-4) Formação do Sistema Internacional BHO1335-15 (4-0-4) Professor Dr. Demétrio G. C. de Toledo BRI demetrio.toledo@ufabc.edu.br UFABC - 2015.III Aula 12 4ª-feira, 11 de outubro Módulo II: Aula 9 Para falar

Leia mais

REVISÃO ANTECEDENTES DO CONFLITO

REVISÃO ANTECEDENTES DO CONFLITO REVISÃO ANTECEDENTES DO CONFLITO Cria-se uma Revolução na Alemanha, o Kaiser foge para Holanda -> República de Wiemar. 1919 Janeiro EUA (Woodrow Wilson) apresenta plano -14 pontos para paz: Descolonização

Leia mais

HISTÓRIA. aula Mundo Contemporâneo II

HISTÓRIA. aula Mundo Contemporâneo II HISTÓRIA aula Mundo Contemporâneo II Rompimento do Equilíbrio Bipolar Crescimento mundial do capitalismo Crescimento econômico da Comunidade Europeia Desenvolvimento da economia japonesa Aprofundamento

Leia mais

HISTÓRIA. aula Segunda Guerra Mundial ( )

HISTÓRIA. aula Segunda Guerra Mundial ( ) HISTÓRIA aula Segunda Guerra Mundial (1939 1945) Após a Primeira Guerra Motivação para movimentos totalitários Nazismo (Alemanha) Fascismo (Itália) EUA como grande potência mundial Formação da União das

Leia mais

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS DISSERTATIVOS. História Prof. Guilherme

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS DISSERTATIVOS. História Prof. Guilherme RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS DISSERTATIVOS História Prof. Guilherme Questão 7 Fuvest 2012 Leia este texto, que se refere à dominação europeia sobre povos e terras africanas. "Desde o século XVI, os portugueses

Leia mais

II GUERRA MUNDIAL

II GUERRA MUNDIAL II GUERRA MUNDIAL 1939-1945 ASCENSÃO DOS REGIMES TOTALITÁRIOS EUROPA NO PÓS GUERRA Com o fim da Primeira Guerra Mundial, a Europa teve de enfrentar uma de suas piores crises econômicas. O uso do território

Leia mais

Unificação Italiana e Alemã. Prof. Leopoldo UP

Unificação Italiana e Alemã. Prof. Leopoldo UP Unificação Italiana e Alemã Prof. Leopoldo UP Antecedentes: O Congresso de Viena(1815) Tentativa frustrada de manter o Antigo Regime. A Revolução de 1830. A Revolução Industrial se espalha por várias regiões

Leia mais

Primeira Guerra Mundial

Primeira Guerra Mundial Primeira Guerra Mundial 1914 1918 Configurações Disputa anterior: Guerra Franco-Prussiana. Bèlle Epòque (1871-1914). Apogeu da sociedade capitalista. Controle econômico mundial era europeu. Disputa por

Leia mais

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL SEGUNDA GUERRA MUNDIAL 1939-45 11/3/2010 TIS 1 CLC_7 FERNANDO GUITA GRUPO: JOÃO ALEXANDRE, TOMÉ E THEODORE DEFINIÇÃO A segunda guerra mundial foi um acontecimento que teve impacto no mundo inteiro. 11/3/2010

Leia mais

A Primeira Guerra Mundial ( )

A Primeira Guerra Mundial ( ) A Primeira Guerra Mundial (1914 1918) Contexto histórico Vários problemas atingiam as principais nações européias no início do século XX. O século anterior havia deixado feridas difíceis de curar. Alguns

Leia mais

1ª Guerra Mundial Werkbund. PUC Goiás Arquitetura e Urbanismo - TH 3

1ª Guerra Mundial Werkbund. PUC Goiás Arquitetura e Urbanismo - TH 3 1ª Guerra Mundial Werkbund PUC Goiás Arquitetura e Urbanismo - TH 3 I GUERRA MUNDIAL 1914-1918 Os antecedentes e o conflito Somente aqueles que nunca deram um tiro, nem ouviram os gritos e os gemidos dos

Leia mais

História. I Guerra Mundial PROFº OTÁVIO

História. I Guerra Mundial PROFº OTÁVIO História I Guerra Mundial PROFº OTÁVIO Primeira Guerra Mundial Grande Guerra Guerra das Guerras Conflito armado ocorrido no início do século XX, no território europeu. Envolveu grande parte dos países

Leia mais

Formação do Sistema Internacional

Formação do Sistema Internacional Formação do Sistema Internacional DABHO1335-15SB/NABHO1335-15SB (4-0-4) Professor Dr. Demétrio G. C. de Toledo BRI demetrio.toledo@ufabc.edu.br UFABC - 2019.II Aula 13 4ª-feira, 17 de julho O declínio

Leia mais

03) Explique os conceitos de espaço vital e pangermanismo existentes na política externa da Alemanha nazista.

03) Explique os conceitos de espaço vital e pangermanismo existentes na política externa da Alemanha nazista. COLÉGIO PEDRO II CAMPUS HUMAITÁ II EXERCÍCIOS - Revisão 9ºANO PROFESSOR Cristiano Campos QUESTÃO 01 01) Cite algumas características dos movimentos e governos fascistas. QUESTÃO 02 02) Identifique as características

Leia mais

O texto configura a situação política de regiões europeias marcadas:

O texto configura a situação política de regiões europeias marcadas: 1ª Guerra Mundial Questão 1 Meu avô francês foi feito prisioneiro pelos prussianos em 1870; meu pai alemão foi feito prisioneiro pelos franceses em 1918; eu, francês, fui feito prisioneiro pelos alemães

Leia mais

UD II - ASSUNTO 6 O CONGRESSO DE VIENA E A SANTA ALIANÇA 02 TEMPOS

UD II - ASSUNTO 6 O CONGRESSO DE VIENA E A SANTA ALIANÇA 02 TEMPOS UD II - ASSUNTO 6 O CONGRESSO DE VIENA E A SANTA ALIANÇA 02 TEMPOS OBJETIVOS: -IDENTIFICAR OS OBJETIVOS E OS PRINCÍPIOS DO CONGRESSO. - DEFINIR OS OBJETIVOS E A ATUAÇÃO DA SANTA ALIANÇA. SUMÁRIO: 1.CONCEITUAÇÃO.

Leia mais

1ª GUERRA MUNDIAL. Apostila 1 Capitulo 2 Professora Erlani

1ª GUERRA MUNDIAL. Apostila 1 Capitulo 2 Professora Erlani 1ª GUERRA MUNDIAL Apostila 1 Capitulo 2 Belle Époque Apesar de ter início normalmente citado como no final do século XIX e fim no início da Primeira Guerra Mundial, é difícil determinar especificamente

Leia mais

UD II - ASSUNTO 6 O CONGRESSO DE VIENA E A SANTA ALIANÇA 02 TEMPOS OBJETIVOS:

UD II - ASSUNTO 6 O CONGRESSO DE VIENA E A SANTA ALIANÇA 02 TEMPOS OBJETIVOS: UD II - ASSUNTO 6 O CONGRESSO DE VIENA E A SANTA ALIANÇA 02 TEMPOS OBJETIVOS: -IDENTIFICAR OS OBJETIVOS E OS PRINCÍPIOS DO CONGRESSO. - DEFINIR OS OBJETIVOS E A ATUAÇÃO DA SANTA ALIANÇA. SUMÁRIO: 1.CONCEITUAÇÃO.

Leia mais

Primeira Guerra Mundial

Primeira Guerra Mundial Aulas 39 40 Primeira Guerra Mundial 1 Causas Setor 1602 2 Desenvolvimento 3 Conferência de Paris (1919) ealvespr@gmail.com Objetivo da aula Apresentar as causas e as consequências da Primeira Guerra Mundial.

Leia mais

Primeira Guerra Mundial e Imperialismo

Primeira Guerra Mundial e Imperialismo Primeira Guerra Mundial e Imperialismo Imperialismo As razões da supremacia da Europa 1ª potência econômica do mundo: Dominava grande parte das trocas comerciais mundiais Tinha a maior parte da frota marítima

Leia mais

2ª Guerra Mundial

2ª Guerra Mundial 2ª Guerra Mundial 1939-1945 http://historiaonline.com.br Antecedentes da Guerra Política de apaziguamento: LIGA DAS NAÇÕES Tolerância excessiva em relação às violações do Tratado de Versalhes e Saint Germain.

Leia mais

CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI ATIVIDADE DE HISTÓRIA U.E. 15

CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI ATIVIDADE DE HISTÓRIA U.E. 15 CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI ATIVIDADE DE HISTÓRIA U.E. 15 1- Quais as contradições permanentes e fundamentais do Modo de Produção Capitalista? 2- O que geraram esses problemas/contradições? 3- Além de todos

Leia mais

CAPÍTULO 1 Século XX: onde tudo começou. CAPÍTULO 2 A Primeira Grande Guerra: uma experiência traumática.

CAPÍTULO 1 Século XX: onde tudo começou. CAPÍTULO 2 A Primeira Grande Guerra: uma experiência traumática. CAPÍTULO 1 Século XX: onde tudo começou. CAPÍTULO 2 A Primeira Grande Guerra: uma experiência traumática. 9º ano PROF. RICARDO GOMES Munidas com o desenvolvimento da 2ª Revolução Industrial, as grandes

Leia mais

DISCIPLINA: Geografia PROFESSOR(A): Bernardo e Thiago Curso: E.F II TURMA: 901/902/903 DATA: / /

DISCIPLINA: Geografia PROFESSOR(A): Bernardo e Thiago Curso: E.F II TURMA: 901/902/903 DATA: / / Lista de Exercícios 1º Bimestre DISCIPLINA: Geografia PROFESSOR(A): Bernardo e Thiago Curso: E.F II TURMA: 901/902/903 DATA: / / NOME: Nº.: QUESTÃO 1 Relacione os países às suas respectivas regiões. 1-Europa

Leia mais

PREPARATÓRIO ESPCEX HISTÓRIA GERAL. Aula 19 Segunda Guerra Mundial

PREPARATÓRIO ESPCEX HISTÓRIA GERAL. Aula 19 Segunda Guerra Mundial PREPARATÓRIO ESPCEX HISTÓRIA GERAL Aula 19 Segunda Guerra Mundial A Europa pré-1939 (I) 2 Caracterização 1939 a 1945. 35 milhões de mortos. 190 milhões de feridos (em números aproximados) O Eixo: ALE,

Leia mais

SEÇÃO TEÓRICA - ATIVIDADES

SEÇÃO TEÓRICA - ATIVIDADES Capítulo: 5 Seria mesmo uma Belle Époque? SEÇÃO TEÓRICA - ATIVIDADES a) A Guerra Franco-Prussiana foi provocada pelo reino da Prússia a fim de incentivar a união de todos os Estados germânicos contra um

Leia mais

Professor João Paulo Bandeira

Professor João Paulo Bandeira Professor João Paulo Bandeira A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo. A

Leia mais

DATA: 05 / 05 / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 9.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

DATA: 05 / 05 / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 9.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 05 / 05 / 205 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 9.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Os Impérios e o Poder Terrestre. Apresentação cedida, organizada e editada pelos profs. Rodrigo Teixeira e Rafael Ávila

Os Impérios e o Poder Terrestre. Apresentação cedida, organizada e editada pelos profs. Rodrigo Teixeira e Rafael Ávila Os Impérios e o Poder Terrestre Apresentação cedida, organizada e editada pelos profs. Rodrigo Teixeira e Rafael Ávila A opção terrestre do poder militar Ao estudarmos a história dos impérios, percebe-se

Leia mais

História. O Concerto europeu e o sistema de Bismarck - Parte 2. Profª. Eulália Ferreira

História. O Concerto europeu e o sistema de Bismarck - Parte 2. Profª. Eulália Ferreira História - Parte 2 Profª. Eulália Ferreira Sistema de Metternich X Sistema de Bismarck Desmantelamento do sistema de Metternich: - Eclosão das ondas revolucionárias de 1820, 1830 e 1848, principalmente

Leia mais

História. Guerra Fria. Professor Cássio Albernaz.

História. Guerra Fria. Professor Cássio Albernaz. História Guerra Fria Professor Cássio Albernaz www.acasadoconcurseiro.com.br História GUERRA FRIA Introdução - o que foi e definição A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os

Leia mais

Fatores que contribuíram para a eclosão do conflito: 1. Concorrência econômica (choque de imperialismos):

Fatores que contribuíram para a eclosão do conflito: 1. Concorrência econômica (choque de imperialismos): Fatores que contribuíram para a eclosão do conflito: 1. Concorrência econômica (choque de imperialismos): Inglaterra (1º país industrializado) X Alemanha (aceleradamente desenvolvida após a unificação);

Leia mais

Curriculum Guide 11 th grade / História

Curriculum Guide 11 th grade / História Curriculum Guide 11 th grade / História Tema Conteúdo Habilidades Essential Questions 1) Era das Revoluções 1.1) Império Napoleônico 1.1a)Compreender o período napoleônico como uma época de consolidação

Leia mais

A primeira guerra mundial não conseguiu resolver os problemas que lhe deram origem.

A primeira guerra mundial não conseguiu resolver os problemas que lhe deram origem. A primeira guerra mundial não conseguiu resolver os problemas que lhe deram origem. O final da primeira guerra agravou a situação europeia (grave crise), tendo sido a razão para o surgimento de diversos

Leia mais

1º bimestre 2010_3ª série Contemporânea Unificações tardias (Alemanha e Itália). Cap39, p. 374 até 378. Roberson de Oliveira

1º bimestre 2010_3ª série Contemporânea Unificações tardias (Alemanha e Itália). Cap39, p. 374 até 378. Roberson de Oliveira 1º bimestre 2010_3ª série Contemporânea Unificações tardias (Alemanha e Itália). Cap39, p. 374 até 378. Roberson de Oliveira Expansão capitalista e nacionalismo As transições tardias: Alemanha e Itália

Leia mais

HISTÓRIA. aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais

HISTÓRIA. aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais HISTÓRIA aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais Era Napoleônica Do Golpe do 18 Brumário (nov/1799) até a Queda de Napoleão (jun/1815) Três fases: Consulado (1799-1804) Império (1804-1815)

Leia mais

PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS

PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS 1 O mundo multipolar e as guerras mundiais do século XX Entre meados do século XIX e o final da Segunda Guerra

Leia mais

A 1ª GUERRA MUNDIAL. Por Jorge Freitas

A 1ª GUERRA MUNDIAL. Por Jorge Freitas A 1ª GUERRA MUNDIAL Por Jorge Freitas Em Agosto de 1914 reinava na Europa uma estranha ilusão Nas capitais anunciava-se a guerra Em Berlim Em Londres Os militares mobilizados despediram-se dos familiares

Leia mais

A ERA DO IMPERIALISMO

A ERA DO IMPERIALISMO A ERA DO IMPERIALISMO 1 Revolução Industrial (Inglaterra, França) Fonte de energia/maquinha: Máquina a vapor, Carvão Mineral 2 Revolução Industrial(EUA, Alemanha e URSS) Linhas de Produção Energia: Petróleo

Leia mais

UNIFICAÇÃO DA ALEMANHA

UNIFICAÇÃO DA ALEMANHA UNIFICAÇÃO DA ALEMANHA PRÚSSIA A Unificação da Alemanha foi um processo iniciado em meados do século XIX e finalizado em 1871 Esse processo de unificação foi liderado pelo primeiro-ministro Otto Von Bismarck

Leia mais

IMPERIALISMO, BELLE ÉPOQUE E PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )

IMPERIALISMO, BELLE ÉPOQUE E PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( ) IMPERIALISMO, BELLE ÉPOQUE E PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918) ANTECEDENTES DA GUERRA Imperialismo ou neocolonialismo: Processo de dominação política e econômica estabelecido pelas potências capitalistas

Leia mais

Colégio Ser! Sorocaba História 8º ano Profª Marilia C Camillo Coltri

Colégio Ser! Sorocaba História 8º ano Profª Marilia C Camillo Coltri Colégio Ser! Sorocaba História 8º ano Profª Marilia C Camillo Coltri Primeira Fase Campanhas sob o Diretório (1796-1799) Enquanto a França organizava-se sob o regime do Diretório (3ª fase da Revolução

Leia mais

Imperialismo ou Neocolonialismo (XIX-XX)

Imperialismo ou Neocolonialismo (XIX-XX) Imperialismo ou Neocolonialismo (XIX-XX) Colégio Pedro II São Cristóvão II 9º ano Professora: Robertha Triches Explicando o conceito e o fenômeno No século XIX, países industrializados como Grã-Bretanha,

Leia mais