PJ Monitoramento Filas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PJ081137 Monitoramento Filas"

Transcrição

1 1 PJ0811 Monitoramento Filas Preparado por GfK para Febraban Março / 009

2 Monitoramento Filas de Banco 1 Introdução Perfil do usuário Uso do caixa tradicional e avaliação da Fila Hábitos de uso dos canais Principais aprendizados

3 Histórico Em 00, foi realizada uma pesquisa para monitorar a qualidade de atendimento nas agências, focado nas filas dos caixas tradicionais. Com isso, identificou-se a real situação do atendimento oferecido nas agências, incluindo pontos fortes e fracos, e a satisfação dos clientes com o tempo de espera nas filas dos caixas. Em 009, a GfK realizou a ª onda desse estudo, com objetivo de avaliar a evolução destes pontos e identificar melhorias ou não nestes quesitos.

4 Objetivo da Pesquisa Avaliar a percepção dos clientes com o tempo de espera nas filas dos caixas tradicionais de agências bancárias. Monitorar a qualidade de atendimento oferecido nas agências, apontando os pontos fortes e fracos. Público Alvo As entrevistas foram realizadas na saída das agências e foram entrevistados: Quem utilizou o caixa tradicional naquela visita a agência (excluídos Motoboys e Office boys); Possuidores de conta corrente em algum banco; Renda familiar igual ou superior a R$ 99,00. Datas do Campo 1ª onda: Março de 00 ª onda: Dezembro/Janeiro de 008/009

5 Metodologia e Amostra Para atingir os objetivos propostos e permitir a comparação com o estudo de 00, foram realizadas 8000 entrevistas, assim distribuídas entre as cidades e bancos: TOTAL Banco Real ABN Amro Bradesco Banco do Brasil Itaú Sandanter Caixa Econômica HSBC Unibanco SP RJ BH BRASILIA GO SALVADOR POA CTBA Base Para selecionar as agências dos bancos, foi utilizada a ferramenta Busca Banco no site da FEBRABAN. Dentro de cada cidade, foram selecionados os bairros com maior concentração de agências as e dentro deles es sorteadas as agências as para a a realização ação das entrevistas e e também agências reserva, para eventuais necessidade de substituição. As entrevistas foram distribuídas entre dias de pico e não pico.

6 Perfil do usuário

7 Renda individual e familiar Renda individual (%) Base: 8000 Até Mais de Renda média (R$) 11 Renda familiar (%) Base: 8000 Até Mais de Renda média Base: total da amostra Fonte: R: Em qual das seguintes faixas se encaixa a sua renda pessoal mensal? Por favor, pense em todas as suas fontes de renda. R: E em qual das seguintes faixas se encaixa a sua renda familiar mensal? Por favor, pense em todas as fontes de renda de todas as pessoas residentes no domicílio.

8 Bancos em que possui conta x Banco da agência onde foi entrevistado 8 Banco em que foi entrevistado / Banco em que possui CC (%) Base: Bradesco Caixa Itaú 1 Banco do Brasil Unibanco Real ABN Amro Santander HSBC Nossa Caixa 1 1 Banrisul BRB Banco Brasilia Base: total da amostra Fonte: P19: Em qual(is) Banco(s) você possui conta corrente?

9 Banco principal p e tempo de conta no Banco Principal 9 % % Até 1 ano De1aanos anos De a anos De a anos De a anos Mais de anos Base: total da amostra Fonte: P0: Qual Banco você considera o principal, ou seja, em qual Banco você concentra a maioria das suas operações? Fonte: P1: Há quanto tempo o(a) sr(a) tem conta no seu Banco Principal?

10 Banco principal p por praça 10 TOTAL SP RJ BH BRAS GO SAL POA CTBA Base: Bradesco Caixa Econômica Federal Itaú BancodoBrasil Brasil Unibanco 8 ABN Amro / Real 10 9 Santander / Banespa HSBC 1 8 Nossa Caixa Nosso Banco Banrisul Banco Regional de Brasília - BRB Base: total da amostra Fonte: P0: Qual Banco você considera o principal, ou seja, em qual Banco você concentra a maioria das suas operações?

11 11 Uso do Caixa Tradicional e Avaliação da Fila

12 Utilização do Caixa tradicional 1 Freqüência de uso do caixa tradicional % 8 1 Mais de vezes / mês 1 vezes / mês vezes / mês 1 vez / mês Menos de 1 vez / mês Nunca utilizo A freqüência de uso do caixa aumentou em 009. O número de entrevistados que declara usar o caixa pelo menos uma vez por semana passou de 0% para % Operações realizadas no caixa tradicional Depósito Pagamento de boleto à vencer do banco Pagamento de contas de consumo (água, luz, etc) Saque com cartão Pagamento de boleto vencido Saque com cheque Pagamento de boleto à vencer de outro banco Consulta de saldo Pagamento de impostos, taxas Desbloqueio de cartão Outra(s) Base: total da amostra Fonte: P9: Com que frequência você utiliza o caixa tradicional na Agência (em qualquer agência)? Fonte: P: Quais destes tipos de operação o(a) sr(a) fez no caixa tradicional (o que possui atendente)? % (RM)

13 Formas de pagamento no caixa tradicional da agência % (RM) 1 Dinheiro 8 8 Cartão da Conta Corrente 1 Cheque Cheque de Terceiros 1 Não respondeu 0 10 Base: total da amostra Fonte: P: Quais destas formas o(a) sr(a) usou para fazer o pagamento?

14 Frequência de uso Caixas tradicionais % Total Base: total da amostra Fonte: P9: Com que frequência você utiliza o caixa tradicional na Agência (em qualquer agência)? Mais de vezes / mês vezes / m ês vezes / m ês 1 vez / m ês Menos de 1 vez / mês Nunca utilizo

15 Frequência de filas no caixa tradicional Apesar da queda em relação 00, maioria dos entrevistados ainda declara sempre ter de pegar fila para ser atendido no caixa tradicional i 1 Frequência com que pega filas 1 18 % NS/NR Sempre /N Na maioria i das vezes Algumas vezes Raramente Porém o tempo de espera na fila caiu significativamente em relação a 00 Tempo que 1 9 % espera na fila Base: total da amostra Fonte: P9: Com que freqüência você pega fila para ser atendido no caixa tradicional nesta agência? NS/NR Até 1 min De 1 a 0 min De 0 a 0 min De 0 a 0 min Mais de 0 min

16 Evolução do tempo de espera para caixa tradicional Há um crescimento significativo no número de entrevistados que consideraram aceitável o tempo de espera na fila naquela visita it a agência. 1 Opinião sobre o do tempo de espera Muito Demorado Demorado Aceitável Apesar de grande parte dos entrevistados perceberem uma evolução no atendimento do caixa tradicional, i também cresce o número de pessoas que consideraram que ele tem piorado. Percepção de melhoria no atendimento dos caixas tradicionais NS/NR Não mudou Base: total da amostra Fonte: P10: Pensando no atendimento que deram ao sr(a) hoje, o tempo de espera para ser atendido no caixa tradicional foi: Fonte: P1: Pensando nos últimos anos, o(a) sr(a) acha que o atendimento dos caixas tradicionais: Piorou/ Piorou muito Melhorou/ melhorou muito

17 Soluções para melhorar o atendimento Apesar da maioria das sugestões se referir as filas, há oportunidades de melhoria no atendimento dos funcionários % Aumentar o número de 8 funcionários 1 Ter mais agilidade no atendimento / menos filas Funcionários mais qualificados/treinados 1 Agilidade: atendimento mais rápido, não ter filas, não demorar, não ter espera Funcionários mais educados Ter menos burocracia Melhorar a qualidade do atendimento Serem mais atenciosos Citações maiores que % Base: respondentes que disseram que o atendimento dos caixas tradicionais piorou ou não mudou nos últimos anos (0) Fonte: P1: O que o(a) sr(a) acha que poderia ser feito para melhorar?

18 Tempo real x avaliação do tempo na fila A tolerância à demora das filas diminuiu, i i em relação a 00 % 8 Total Até 1 min 9 9 De 1 a 0 min 0 De 0 a 0 min 1 9 De 0 a 0 min Mais de 0 min 1 Muito Demorado Demorado Aceitável Base: total da amostra Fonte: P10: Pensando no atendimento que deram ao sr(a) hoje, o tempo de espera para ser atendido no caixa tradicional foi: P11: Quanto tempo o(a) sr(a) acredita que esperou para ser atendido pelo caixa tradicional hoje?

19 Tempo de espera para ser atendido no caixa tradicional por banco % Total Até 1 minutos De 1 a 0 minutos De 0 a 0 minutos De 0 a 0 minutos Mais de 0 minutos Base: total da amostra Fonte: P11: Quanto tempo o(a) sr(a) acredita que esperou para ser atendido pelo caixa tradicional hoje?

20 Avaliação do tempo de espera para caixa tradicional por banco O tempo de espera numa fila de banco é considerado aceitável para grande maioria dos entrevistados % Total Aceitável Demorado Muito demorado Base: total da amostra Fonte: P10: Pensando no atendimento que deram ao sr(a) hoje, o tempo de espera para ser atendido no caixa tradicional foi:

21 Frequência de filas no caixa tradicional A maioria i da amostra sempre pega fila nos caixas tradicionais i i % 1 Total NS/NR Algumas vezes Base: total da amostra Fonte: P9: Com que frequência você pega fila para ser atendido no caixa tradicional nesta agência? Sempre / Na maioria das vezes Raramente

22 Evolução do tempo de espera para caixa tradicional por posse de conta % dos entrevistados declararam que o atendimento no Caixa tradicional tem melhorado. % 1 9 Total Correntistas 1 9 Não-correntistas Piorou/ Piorou muito Melhorou/ melhorou muito Não mudou NS/NR Base: total da amostra Fonte: P1: Pensando nos últimos anos, o(a) sr(a) acha que o atendimento dos caixas tradicionais:

23 Tempo de espera para Caixa Tradicional x Satisfação Satisfação com o atendimento no caixa tradicional Tempo médio de espera , 1,8 0, Base: Total Dias de pico Dias de não pico Base: total da amostra Fonte: P11: Quanto tempo o(a) sr(a) acredita que esperou para ser atendido pelo caixa tradicional hoje? P1: Qual seu nível de satisfação com o atendimento do caixa tradicional?

24 Dificuldades para realizar transações no caixa tradicional Transação que não conseguiu realizar Saque com cartão 1 Transferências ou DOCs 9 Pagamento de boleto vencido Pagamendo de boletos a vencer de outro banco Pagamendo de boletos a vencer do banco Depósito Pagamento de impostos e taxas Desbloqueio do cartão Citações maiores que % Base: respondentes que não conseguiram fazer alguma operação no caixa tradicional () Fonte: Pb: Qual transação? % (RM) Problemas com Sistema

25 Tentou fazer alguma transação e não conseguiu? % Total Não Sim Base: total da amostra Fonte: P: O(a) sr(a) tentou fazer alguma transação no caixa tradicional e não conseguiu?

26 Transação não conseguiu fazer x Porque não consegui fazer a transação? % Saque com cartão Transfer ências ou DOCs Pagamen to de boleto vencido do banco Pagamen to de boleto a vencer do Banco Pagamen to de boleto a vencer/v encido de outro Banco Depósito Pagamen to de impostos e taxas Desbloq ueio de cartão Base: O sistema estava fora do ar/problemas com o sistema 8 1 Não tinha os documentos necessários Assinatura da empresa não estava cadastrada/problemas com a assinatura A senha do cartão estava inválida Problemas com o banco O cartão estava bloqueado/problema com o cartão Fora da data de pagamento/ em atraso/ O serviço não podia ser feito nesta agência/ Pagamento Porque não pude pagar tudo no mesmo cheque Conta bloqueada A fila estava muito grande/muito demorado Conta de outra pessoa Problemas com o IR O boleto estava errado Base: respondentes que não conseguiram fazer alguma operação no caixa tradicional () Fonte: Pb: Qual transação? Pd: Qual foi o motivo que impediu o(a) sr(a) de efetuar a transação?

27 Elementos Valorizados na Agência % de notas 10 Muito importante Educação e cortesia dos funcionários Respeito aos direitos do consumidor Rapidez e eficiência dos caixas tradicionais Igualdade na atenção aos clientes e usuários Competência dos funcionários na solução de problemas Quantidade de caixas eletrônicos Tempo de espera para ser atendido nos caixas tradicionais Aparência Interna das Agências Nota 10-1ª onda Nota 10 - ª onda A importância dada aos elementos da agência aumenta em relação a primeira onda, o que pode indicar um aumento na exigência do público em relação ao atendimento na agência. Base: toda amostra Fonte: P18: Agora, gostaria de saber o quanto o(a) Sr. (a) considera importante algumas características dos Bancos.

28 8 Avaliação dos Bancos em que possuem conta

29 Avaliação do Banco em que possui conta Média 1ª onda 9 Satisfação Geral 1 9 8, 8, Recomendação ,0 - Intenção de continuar o relacionamento 1 8 8, - Satisfação com o 8 0 atendimento na Agência,8,9 Satisfação com o atendimento no caixa tradicional 1 8 8, 8, Satisfação com o conhecimento do atendente do caixa tradicional ,8 8, Base: respondentes que têm conta no banco em que foi entrevistado (9) Fonte: P: Eu vou ler algumas frases e gostaria de o(a) Sr.(a) me dissesse quanto concorda com cada uma delas dando uma nota de 0 a 10, em que 0 significa que o(a) Sr(a) discorda totalmente e 10 significa que o(a) Sr(a) concorda totalmente. Notas 8 a 10 Notas a Notas 0 a

30 Satisfação Geral com os Bancos Total 1 Média: 8, 8, 8,,,9 8,8 8, 8,1 8, Nota 10: Nota 0: Base: Não há diferença significativa na avaliação dos Média geral 1ª onda: 8, entrevistados, t em relação a 00 Notas 8 a 10 Notas a Notas 0 a Base: toda amostra Fonte: P 1: No geral, qual seu nível de satisfação com este Banco?

31 Recomendação Total Média: 8,0 8, 8,,,1 8,,8 8,1 8, Nota 10: Nota 0: 1 9 Base: Base: respondentes que têm conta no banco em que foi entrevistado (9) Fonte: P: Qual a probabilidade do(a) Sr.(a) recomendar o (banco avaliado) se algum conhecido, amigo ou parente pedisse uma indicação? Notas 8 a 10 Notas a Notas 0 a

32 Continuidade do Relacionamento Total Média: 8, 9,1 8,8 8, 8,1 9,1 8, 8,8 8, Nota 10: 8 Nota 0: Base: Base: respondentes que têm conta no banco em que foi entrevistado (9) Fonte: P: Qual a probabilidade do(a) Sr.(a) continuar como cliente do (banco avaliado) no futuro? Notas 8 a 10 Notas a Notas 0 a

33 Satisfação com o atendimento na agência Total Média:,8 8, 8,1,, 8, 8,, 8, Nota 10: Nota 0: Base: Não há diferença significativa na avaliação dos Média geral 1ª onda:,9 entrevistados, t em relação a 00 Notas 8 a 10 Notas a Notas 0 a Base: toda amostra Fonte: P1: Qual seu nível de satisfação com esta agência em geral?

34 Satisfação com o atendimento do caixa tradicional Total Média: 8, 8, 8, 8, 8, 8, 8, 8, 8,8 Nota 10: Nota 0: Base: Não há diferença significativa na avaliação dos Média geral 1ª onda: 8, entrevistados, t em relação a 00 Notas 8 a 10 Notas a Notas 0 a Base: toda amostra Fonte: P1: Qual seu nível de satisfação com o atendimento do caixa tradicional?

35 Satisfação com o conhecimento do atendente do caixa Total Média: 8,8 9,0 9,0 8, 8, 9,0 8,9 8, 9,1 Nota 10: Nota 0: Base: Não há diferença significativa na avaliação dos Média geral 1ª onda: 8, entrevistados, t em relação a 00 Notas 8 a 10 Notas a Notas 0 a Base: toda amostra Fonte: P1: Qual seu nível de satisfação com o rau de conhecimento do atendente do caixa?

36 Sugestões de melhoria para o banco em que possui conta % Colocar mais atendentes nos caixas/ aumentar o nº de funcionários 8 Ter mais agilidade no atendimento/ menos fila Funcionários mais qualificados/treinados/ informarem corretamente Funcionários mais educados/gentis/simpáticos 1 Serem mais atenciosos/mais atenção aos clientes Melhorar a qualidade do atendimento Ter taxas mais baixas/ tarifas/ juros Agilidade: atendimento mais rápido, menos ter filas Ter menos burocracia Citações maiores que % Base: respondentes que deram nota de 0 a para o conhecimento do atendente do caixa Fonte: P1a, P1a, P1a, P1a : O que tem para melhorar?

37 Boca a boca positivo e negativo do banco em que possui conta Base: respondentes que têm conta no banco em que foi entrevistado (9) Fonte: P: Nos últimos meses, o(a) Sr(a) falou bem do (banco onde foi realizada a entrevista), para alguém? Fonte: P: Nos últimos meses, o(a) Sr(a) falou mal do (banco onde foi realizada a entrevista), para alguém?

38 Nos últimos meses, falou bem do banco? % Total Sim Não Base: respondentes que têm conta no banco em que foi entrevistado (9) Fonte: P: Nos últimos meses, o(a) Sr(a) falou bem do (banco onde foi realizada a entrevista), para alguém?

39 Nos últimos meses, falou mal do banco? % Total Sim Não Base: respondentes que têm conta no banco em que foi entrevistado (9) Fonte: P: Nos últimos meses, o(a) Sr(a) falou mal do (banco onde foi realizada a entrevista), para alguém?

40 Avaliação do relacionamento com o Banco em que possui conta 0 Este banco é uma empresa em que eu confio , Tenho um forte vínculo com este banco 8 1 8,0 Este banco sabe valorizar o cliente 9 8,9 Os serviços que recebo deste banco, valem o preço que eu pago por eles 1, Base: respondentes que têm conta no banco em que foi entrevistado (9) Fonte: P: Eu vou ler algumas frases e gostaria de o(a) Sr.(a) me dissesse quanto concorda com cada uma delas dando uma nota de 0 a 10, em que 0 significa que o(a) Sr(a) discorda totalmente e 10 significa que o(a) Sr(a) concorda totalmente. Notas 8 a 10 Notas a Notas 0 a

41 Atributos de relacionamento com o Banco Este banco é uma empresa em que eu confio Total Média: 8, 9,0 8, 8, 8,1 8,8 8, 8, 8, Nota 10: Nota 0: 0 1 Base: Base: respondentes que têm conta no banco em que foi entrevistado (9) Fonte: P: Eu vou ler algumas frases e gostaria de o(a) Sr.(a) me dissesse quanto concorda com cada uma delas dando uma nota de 0 a 10, em que 0 significa que o(a) Sr(a) discorda totalmente e 10 significa que o(a) Sr(a) concorda totalmente. Notas 8 a 10 Notas a Notas 0 a

42 Atributos de relacionamento com o Banco Tenho um forte vínculo com este banco Total Média: 8,0 8,,9,8, 8,,9 8,, Nota 10: Nota 0: 1 1 Base: Base: respondentes que têm conta no banco em que foi entrevistado (9) Fonte: P: Eu vou ler algumas frases e gostaria de o(a) Sr.(a) me dissesse quanto concorda com cada uma delas dando uma nota de 0 a 10, em que 0 significa que o(a) Sr(a) discorda totalmente e 10 significa que o(a) Sr(a) concorda totalmente. Notas 8 a 10 Notas a Notas 0 a

43 Atributos de relacionamento com o Banco Este banco sabe valorizar o cliente Total Média:,9 8,1 8,0,, 8,,8 8,0 8,1 Nota 10: Nota 0: Base: Base: respondentes que têm conta no banco em que foi entrevistado (9) Fonte: P: Eu vou ler algumas frases e gostaria de o(a) Sr.(a) me dissesse quanto concorda com cada uma delas dando uma nota de 0 a 10, em que 0 significa que o(a) Sr(a) discorda totalmente e 10 significa que o(a) Sr(a) concorda totalmente. Notas 8 a 10 Notas a Notas 0 a

44 Atributos de relacionamento com o Banco Os serviços que recebo deste banco, valem o preço que eu pago por eles Total Média:,,,,9,0 8,1,,8, Nota 10: Nota 0: Base: Base: respondentes que têm conta no banco em que foi entrevistado (9) Fonte: P: Eu vou ler algumas frases e gostaria de o(a) Sr.(a) me dissesse quanto concorda com cada uma delas dando uma nota de 0 a 10, em que 0 significa que o(a) Sr(a) discorda totalmente e 10 significa que o(a) Sr(a) concorda totalmente. Notas 8 a 10 Notas a Notas 0 a

45 Índice de Lealdade Neste estudo foi aplicada uma ferramenta para definir o índice de lealdade dos respondentes correntistas dos bancos em que foram entrevistados com estes bancos. O objetivo desta análise é entender o que torna um cliente leal, permitindo ações mais assertivas de retenção e rentabilização. As perguntas utilizadas para definir o índice de lealdade do consumidor foram: Se falou bem do banco Se falou mal do banco Intenção de continuar o relacionamento com o banco Probabilidade de recomendar o banco Concordância com os atributos: 1 Os serviços que recebo deste banco, valem o preço que eu pago por eles Este banco sabe valorizar o cliente Este banco é uma empresa em que eu confio Tenho um forte vínculo com este banco

46 Índice de Lealdade As respostas dos clientes a cada uma das perguntas mencionadas anteriormente geram uma pontuação que da origem a um índice que vai de 0 a 100. O índice de lealdade calculado é então dividido em três categorias: - Alta lealdade - Média lealdade - Baixa lealdade O resultado nesta pesquisa foi: Baixa lealdade Média lealdade Alta lealdade

47 Avaliação do tempo de espera para caixa tradicional por lealdade Clientes mais leais se mostram mais tolerantes t à espera nas filas % Total Alta Lealdade Muito demorado Demorado Aceitável Base: respondentes que têm conta no banco em que foi entrevistado (9) Fonte: P10: Pensando no atendimento que deram ao sr(a) hoje, o tempo de espera para ser atendido no caixa tradicional foi:

48 Evolução do tempo de espera para caixa tradicional por lealdade % Total Alta Lealdade Melhorou/ melhorou muito Não mudou Piorou/ Piorou muito NS/NR Base: respondentes que têm conta no banco em que foi entrevistado (9) Fonte: P1: Pensando nos últimos anos, o(a) sr(a) acha que o atendimento dos caixas tradicionais:

49 Satisfação geral com os bancos por lealdade Total Alta Lealdade Média: 8, 9, Nota 10: Nota 0: 1 0 Base: Notas 8 a 10 Notas a Notas 0 a Base: respondentes que têm conta no banco em que foi entrevistado (9) Fonte: P 1: No geral, qual seu nível de satisfação com este Banco?

50 Satisfação geral com as agências por lealdade Total Alta Lealdade Média:,9 9,1 Nota 10: Nota 0: 1 0 Base: Notas 8 a 10 Notas a Notas 0 a Base: respondentes que têm conta no banco em que foi entrevistado (9) Fonte: P1: Qual seu nível de satisfação com esta agência em geral?

51 Satisfação com o atendimento do caixa tradicional por lealdade Total Alta Lealdade Média: 8, 9, Nota 10: Nota 0: 1 0 Base: Notas 8 a 10 Notas a Notas 0 a Base: respondentes que têm conta no banco em que foi entrevistado (9) Fonte: P1: Qual seu nível de satisfação com o atendimento do caixa tradicional?

52 Satisfação com o conhecimento do atendente do caixa Total Alta Lealdade Média: 8,8 9, Nota 10: Nota 0: 1 1 Base: Notas 8 a 10 Notas a Notas 0 a Base: respondentes que têm conta no banco em que foi entrevistado (9) Fonte: P1: Qual seu nível de satisfação com o rau de conhecimento do atendente do caixa?

53 Hábitos de uso dos canais

54 Utilização dos Canais - Comparativo Cresce o uso de todos os canais, exceto o correspondente não bancário. Este fenômeno pode indicar: - Aumento da intensidade do relacionamento com o banco; -Maior disponibilidade dos clientes a experimentarem outros canais. Caixa tradicional Caixa eletrônico Gerente da conta Banco por telefone Internet Banking Correspondente não bancário % de pessoas que utilizam cada canal * - valores recalculados para garantir comparação entre população bancarizada.

55 Frequência de uso Caixas Eletrônicos % Total Base: total da amostra Fonte: P0: Com que frequência você utiliza caixas eletrônicos? Nunca utilizo Menos de 1 vez / mês 1 vez / mês vezes / m ês vezes / mês Mais de vezes / mês

56 Frequência de uso Agências % Total Base: total da amostra Fonte: P: Com que frequência o(a) sr(a) vem a essa agência? NS/NR Outra Frequência Menos de 1 vez / mês 1 vez / mês 1 vez a cada 1 dias 1 vez / semana vezes / semana Quase todos os dias

57 Frequência de uso Gerente da conta % Total Base: total da amostra Fonte: P1: Com que frequência entra em contato com o gerente da sua conta? Mais de vezes / mês vezes / m ês vezes / mês 1 vez / m ês Menos de 1 vez / mês Nunca utilizo

58 Frequência de uso Atendimento por Telefone % Total Base: total da amostra Fonte: P8: Com que frequência você utiliza o Bankfone, o atendimento do seu Banco pelo telefone? Nunca utilizo Menos de 1 vez / mês 1 vez / mês vezes / mês vezes / mês Mais de vezes / mês

59 Conhecimento e uso Correspondente não bancário 9 Conhecimento (%) 1ª onda 1 ª onda 18 % Total Nunca utilizo Menos de 1 vez / mês 1 vez / mês vezes / mês vezes / mês Mais de vezes / mês Base: quem conhece correspondente não bancário (1) Fonte: P: Você sabe o que é um correspondente não bancário? Pb: Com que frequência usa o Correspondente não Bancário?

60 Razões de uso da agência utilizada Assim como na 1ª onda, a escolha da agência utilizada se dá pela conveniência i % (RM) 0 É perto do meu trabalho É perto da minha casa É a agência que eu tenho conta 1 18 Caminho que eu faço no dia-a-dia 1 1 Nenhum motivo específico 11 1 Gosto mais desta agência que das outras Conveniência: 8% % Onde tem CC: 18% 1% Base: total da amostra Fonte: P1: Por que o(a) sr(a) utilizou esta agência?

61 Uso das agências Período do mês, dia da semana e horário 1 Base: total da amostra Fonte: P: Em que parte do mês o(a) sr(a) freqüenta mais essa agência? Fonte: P: Em que dia da semana o(a) sr(a) costuma vir mais a essa agência? Fonte: P8: Em qual destes horário o(a) sr(a) costuma vir com mais frequência a esta agência?

62 Uso das agências época do mês Para maioria i não há época certa do mês para se ir à agência % Total Base: total da amostra Fonte: P: Em que parte do mês o(a) sr(a) freqüenta mais essa agência? Inicio do mês (do dia 1 a 10) Meio do mês (do dia 11 a 0) Fim do mês (do dia 1 a 0) Não tem dia certo NR/NS

63 Uso das agências dias da semana Para grande maioria i não há dia certo da semana para se ir à agência % Total Base: total da amostra Fonte: P: Em que dia da semana o(a) sr(a) costuma vir mais a essa agência? NS/NR Não tem dia certo ª feira ª feira ª feira ª feira ª feira

64 Uso das agências horário Também não há hora certa para se ir à agência % Total De manhã À tarde Não sei Base: total da amostra Fonte: P8: Em qual destes horário o(a) sr(a) costuma vir com mais frequência a esta agência? Na hora do almoço Qualquer horário do dia

65 Percepção do brasileiro em relação as filas Com o objetivo de contextualizar os resultados obtidos aqui, a GfK incluiu uma carona com três perguntas em sua pesquisa Omnibus bimestral; As perguntas avaliavam a percepção em relação as filas, tanto espontânea como estimulada; Primeiro foi perguntado ao entrevistado qual fila ele considerava a mais demorada, entre todas as que ele costuma pegar (avaliação espontânea); Na sequencia foi apresentada ao entrevistado uma lista com diversas filas para que ele indicasse qual delas considerava a mais demorada (avaliação estimulada).

66 O que é o Omnibus da GfK CR Brasil? As informações seguintes foram retiradas do Omnibus da GfK Brasil É um estudo bimestral realizado via CATI (entrevistas telefônicas); Representatividade Nacional 1 regiões metropolitanas e capitais; Desenhado para responder perguntas específicas sobre um tema e obter respontas pontuais; Auxilia no desenvolvimento de táticas e Auxilia no desenvolvimento de táticas e estratégias para qualquer indústria.

67 Filas mais demoradas Espontâneo % 1º lugar Total Banco Banco 9 Hipermercado 8 Serviços públicos em geral 11 Serviços Públicos 8 Hipermercado / Supermercado 9 Casa Lotérica 9 Citações maiores que % Base: 00 Fonte: Pensando nas filas que costuma encontrar no dia a dia, qual você considera a mais demorada? E qual a segunda mais demorada (ESPONTÂNEA) RU

68 Filas mais demoradas Estimulado % 1º lugar Total 8 Banco 9 Banco Hipermercado / Supermercado 8 Serviços Públicos em Geral 8 Serviços públicos em geral Fast Foods em Shopping Centers Et Estacionamentos t 1 10 Casas de Shows 9 Hipermercado / Supermercado 1 Cinemas 8 Bares e Restaurantes Citações maiores que % Base: 00 Fonte: Destas filas (LER ALTERNATIVAS), qual é a mais demorada? E a segunda mais demorada? E a terceira mais demorada? (ESTIMULADA) RU

69 Posse de conta em banco % 9 Sim Não Base: 00 Fonte: Você tem conta em Banco?

70 Principais aprendizados

71 Contexto em que a pesquisa foi realizada Abaixo temos alguns dos principais p resultados da pesquisa O setor bancário em números 00 * realizada anualmente pela Febraban, que o ilustram bem o contexto da avaliação das filas: 1 Comparativo o 00/00 N. de Bancos -1,9% N. Contas correntes +9,% N. Contas poupança +,9% N. Contas para o público baixa renda +1,% Qtd. Correntistas cadastrados no internet banking +9,% Qtd. De ATMs Full +1% Qtd. Transações no caixa tradicional +1,% Qtd. Transações no auto atendimento +1,% Qtd. Transações no internet banking +1,% * Até o momento do fechamento deste relatório, a edição de 008 não estava publicada.

72 Percepção do cliente em relação a fila do banco Apesar de muito semelhante, há algumas mudanças positivas se compararmos a pesquisa de 009 com a de 00: A maioria dos entrevistados, %, declara sempre pegar fila quando vai a agência, no entanto notamos aqui uma pequena porém significativa queda em relação ao ano anterior, onde este número era %; O tempo de espera na fila também diminuiu; % dos entrevistados declararam que o tempo de espera foi de 1 minutos, em comparação com 00, onde este número era %; Com esta queda no tempo de espera, o número de entrevistados que declara que o tempo de espera foi aceitável passou de % para % em 009; 1 minutos é um tempo considerado aceitável, porém a tolerância do cliente a tempos acima de 0 minutos é muito baixa e a grande maioria os considera inaceitáveis; % declaram perceber evolução no atendimento nos caixas tradicionais nos % declaram perceber evolução no atendimento nos caixas tradicionais nos últimos anos.

73 Utilização do caixa tradicional Os principais p destaques da pesquisa 009 em comparação com a de 00 são: Aumenta a freqüência de uso do caixa tradicional: % declaram utilizá-lo pelo menos uma vez por semana. Este índice era de 0% em 00; Depósitos, saques e pagamentos de boletos continuam sendo as principais razões de uso dos caixas tradicionais; Assim como em 00 8% das t ansações no cai a t adicional são eali adas Assim como em 00, 8% das transações no caixa tradicional são realizadas com dinheiro. Esta predominância das transações em espécie continua sendo a principal barreira para a migração para os canais eletrônicos;

74 Perfil do usuário do caixa tradicional No entanto, apesar destas diferenças, o perfil do usuário do caixa tradicional e da agência encontrado na pesquisa de 009 é muito parecido tanto com os resultados de 00, como entre os diversos bancos avaliados nesta onda: A grande maioria, cerca de 9%, possui renda mensal individual entre R$ 00,00 e R$ 1.99,00; % são do sexo masculino. A média de idade é de 0 anos; Em média possuem conta em 1, bancos; São clientes antigos, e 0% declaram ser correntistas a anosoumais; ou

75 Recomendações Ações de curto prazo, cujo objetivo é tornar a experiência na agência a melhor possível, minimizando o atrito e a percepção de demora. Atacar o extremo: 1% dos clientes passam 0 minutos ou mais nas filas! Adequar estrutura; Intensificar filtro para evitar espera desnecessária e reduzir fila; Ações de longo prazo, cujo objetivo deve ser ensinar o cliente a usar o canais eletrônicos, fortalecendo sua confiança neles. Reduzir meta de tempo de espera para atendimento. Intensificar ações educativas: Atendimento treinado para filtro e direcionamento ao auto-atendimento. Divulgação dos serviços disponíveis nos canais de auto-atendimento Divulgar os esforços de redução de tempo de atendimento junto com fortalecimento da imagem do setor

76 Equipe responsável Diretor Executivo de Ad Hoc Mario Mattos Diretora da Unidade S&L Cynthia Vieira Gerente do Projeto Sergio Messias

77 PERGUNTAS

PERÍODO AMOSTRA ABRANGÊNCIA MARGEM DE ERRO METODOLOGIA. População adulta: 148,9 milhões

PERÍODO AMOSTRA ABRANGÊNCIA MARGEM DE ERRO METODOLOGIA. População adulta: 148,9 milhões OBJETIVOS CONSULTAR A OPINIÃO DOS BRASILEIROS SOBRE A SAÚDE NO PAÍS, INVESTIGANDO A SATISFAÇÃO COM SERVIÇOS PÚBLICO E PRIVADO, ASSIM COMO HÁBITOS DE SAÚDE PESSOAL E DE CONSUMO DE MEDICAMENTOS METODOLOGIA

Leia mais

PRODUTOS E SERVIÇOS BANCÁRIOS. Programa de Remessas e Capacitação para Emigrantes Brasileiros e seus Beneficiários no Brasil

PRODUTOS E SERVIÇOS BANCÁRIOS. Programa de Remessas e Capacitação para Emigrantes Brasileiros e seus Beneficiários no Brasil PRODUTOS E SERVIÇOS BANCÁRIOS Programa de Remessas e Capacitação para Emigrantes Brasileiros e seus Beneficiários no Brasil Programa de Remessas e Capacitação para Emigrantes Brasileiros e seus Beneficiários

Leia mais

AVALIAÇÃO DOS PLANOS DE SAÚDE PELOS USUÁRIOS ANO II SÃO PAULO 2013

AVALIAÇÃO DOS PLANOS DE SAÚDE PELOS USUÁRIOS ANO II SÃO PAULO 2013 1 AVALIAÇÃO DOS PLANOS DE SAÚDE PELOS USUÁRIOS ANO II SÃO PAULO Temas 2 Objetivo e metodologia Utilização dos serviços do plano de saúde e ocorrência de problemas Reclamação ou recurso contra o plano de

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA: INCLUSÃO FINANCEIRA JUNHO/2012

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA: INCLUSÃO FINANCEIRA JUNHO/2012 RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA: INCLUSÃO FINANCEIRA JUNHO/2012 Pesquisa CNI-IBOPE CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA - CNI Presidente: Robson Braga de Andrade DIRETORIA DE POLÍTICAS E ESTRATÉGIA José

Leia mais

Mercado de meios de pagamento eletrônico. ANO II Outubro/2009

Mercado de meios de pagamento eletrônico. ANO II Outubro/2009 Mercado de meios de pagamento eletrônico ANO II Outubro/2009 Objetivo Estudar a utilização dos meios eletrônicos de pagamento e os níveis de satisfação dos consumidores e estabelecimentos comerciais, em

Leia mais

Relacionamento dos médicos associados à SOGESP com os Planos de saúde. Apresentação em Agosto de 2012

Relacionamento dos médicos associados à SOGESP com os Planos de saúde. Apresentação em Agosto de 2012 1 Relacionamento dos médicos associados à SOGESP com os Planos de saúde Apresentação em Agosto de 2012 Índice 2 Objetivo Metodologia Perfil do médico associado Avaliação das operadoras de planos de saúde

Leia mais

Fique tranqüilo e. pague menos. Dicas para você saber como usar sua conta corrente e economizar no dia-a-dia.

Fique tranqüilo e. pague menos. Dicas para você saber como usar sua conta corrente e economizar no dia-a-dia. Fique tranqüilo e pague menos Dicas para você saber como usar sua conta corrente e economizar no dia-a-dia. Controle seu orçamento Evite gastar mais do que você possui na conta corrente, incluindo seu

Leia mais

Canais Alternativos de Atendimento

Canais Alternativos de Atendimento Canais Alternativos de Atendimento PAGAMENTO DE CONTAS RECEBIMENTO DE BENEFÍCIOS TRANSFERÊNCIA DE DINHEIRO Posso fazer essas operações bancárias nos Canais Alternativos de Atendimento? Veja aqui como fazer

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública SEGURANÇA PÚBLICA. Janeiro/2015

Pesquisa de Opinião Pública SEGURANÇA PÚBLICA. Janeiro/2015 Pesquisa de Opinião Pública SEGURANÇA PÚBLICA Janeiro/2015 OBJETIVOS Objetivo Principal: Esta estudo teve como objetivo principal verificar e quantificar a opinião pública brasileira quanto ao tema Segurança

Leia mais

Cartão BRB Pré-Pago. Como adquirir

Cartão BRB Pré-Pago. Como adquirir Cartão BRB Pré-Pago O Cartão BRB Pré-Pago facilita a sua vida e da sua família. Com ele você tem mais controle dos seus castos, paga pequenas despesas do dia a dia, usa em vários lugares do País e pode

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

CENÁRIO BRASILEIRO DO MARKETING RELACIONADO A CAUSAS Atitudes e comportamento do consumidor

CENÁRIO BRASILEIRO DO MARKETING RELACIONADO A CAUSAS Atitudes e comportamento do consumidor CENÁRIO BRASILEIRO DO MARKETING RELACIONADO A CAUSAS Atitudes e comportamento do consumidor 2º Seminário Internacional de Marketing Relacionado a Causas 27 de setembro de 2005 1 O que pensa consumidor

Leia mais

Projeto: O Crédito & o Endividamento do Consumidor de Baixa Renda. (Oportunidades & Riscos)

Projeto: O Crédito & o Endividamento do Consumidor de Baixa Renda. (Oportunidades & Riscos) Projeto: O Crédito & o Endividamento do Consumidor de Baixa Renda (Oportunidades & Riscos) 1 Histórico A TNS Interscience desenvolve regularmente Estudos Institucionais cujo objetivo é o de identificar

Leia mais

Boletim Econômico Edição nº 86 outubro de 2014. Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico

Boletim Econômico Edição nº 86 outubro de 2014. Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Boletim Econômico Edição nº 86 outubro de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Análise de indicadores bancários e financeiros em 2014 1 A concentração bancária brasileira em

Leia mais

DATA: 05/05/2015 AUDITÓRIO: MARKETING E CONSUMIDOR TEMA: COMO TRANSFORMAR SEU CLIENTE EM UM CONSUMIDOR FIEL PALESTRANTE: FELIPE MENDES

DATA: 05/05/2015 AUDITÓRIO: MARKETING E CONSUMIDOR TEMA: COMO TRANSFORMAR SEU CLIENTE EM UM CONSUMIDOR FIEL PALESTRANTE: FELIPE MENDES DATA: 05/05/2015 AUDITÓRIO: MARKETING E CONSUMIDOR TEMA: COMO TRANSFORMAR SEU CLIENTE EM UM CONSUMIDOR FIEL PALESTRANTE: FELIPE MENDES AINDA PRECISAMOS FALAR DA EXPERIÊNCIA MULTICANAL, POIS É COMPLEXA

Leia mais

Comunicação: Luiz Lara Agosto/2011

Comunicação: Luiz Lara Agosto/2011 Comunicação: segmentação e foco Luiz Lara Agosto/2011 A comunicação é o exercício da identidade de marca A marca é um jeito de ser e de fazer. Tudo é importante. Tudo comunica. Há a necessidade de gerenciar

Leia mais

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário Cadastramento de Computadores Manual do Usuário Setembro 2008 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO 1.1 Conhecendo a solução...03 Segurança pela identificação da máquina...03 2. ADERINDO À SOLUÇÃO e CADASTRANDO COMPUTADORES

Leia mais

Fidelização dos consumidores aos planos de saúde e grau de interesse por quem não possui o benefício

Fidelização dos consumidores aos planos de saúde e grau de interesse por quem não possui o benefício 1 Fidelização dos consumidores aos planos de saúde e grau de interesse por quem não possui o benefício 2013 Índice 2 OBJETIVO E PÚBLICO ALVO METODOLOGIA PLANO DE SAÚDE O MERCADO DE PLANO DE SAÚDE PERFIL

Leia mais

Você sabia que... O pagamento numa loja virtual. Guia #6 Como as formas de pagamento podem interferir nas minhas vendas

Você sabia que... O pagamento numa loja virtual. Guia #6 Como as formas de pagamento podem interferir nas minhas vendas Guia #6 Como as formas de pagamento podem interferir nas minhas vendas Você sabia que... Hoje, 77% dos brasileiros já utilizam cartão de crédito, aponta estudo do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil)

Leia mais

A Baixa Renda & O Crédito. (Oportunidades & Riscos)

A Baixa Renda & O Crédito. (Oportunidades & Riscos) A Baixa Renda & O Crédito (Oportunidades & Riscos) Mar / 2006 Histórico A TNS Interscience desenvolve regularmente Estudos Institucionais cujo objetivo é o de identificar tendências que estimulem o pensamento

Leia mais

IMIGRANTES E SERVIÇOS FINANCEIROS QUESTIONÁRIO. N questionário. Cidade em que habita:. Sexo: M F Idade:

IMIGRANTES E SERVIÇOS FINANCEIROS QUESTIONÁRIO. N questionário. Cidade em que habita:. Sexo: M F Idade: IMIGRANTES E SERVIÇOS FINANCEIROS QUESTIONÁRIO N questionário Cidade em que habita:. Sexo: M F Idade: Grau de Ensino: 1. Nenhum 2. Escola primária ou ciclo preparatório 3. Escola Secundária/qualificações

Leia mais

51% das mulheres brasileiras declaram que estão vivendo melhor do que há um ano

51% das mulheres brasileiras declaram que estão vivendo melhor do que há um ano 51% das mulheres brasileiras declaram que estão vivendo melhor do que há um ano 51% das mulheres brasileiras declaram que estão vivendo melhor do que há um ano Levantamento do IBOPE Media feito em todo

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

Seguros de Vida no Mercado Brasileiro

Seguros de Vida no Mercado Brasileiro Seguros de Vida no Mercado Brasileiro São Paulo, /06/0 Job -034743 Nobody s Unpredictable Objetivos e metodologia Metodologia Quantitativa, por meio de pesquisa amostral com questionário estruturado a

Leia mais

Apresenta: O que pensam os pacientes como clientes. 1 Edição

Apresenta: O que pensam os pacientes como clientes. 1 Edição Apresenta: O que pensam os pacientes como clientes O que pensam os pacientes como clientes 1 Edição AGENDA Metodologia Sinopse A Pesquisa METODOLOGIA TÉCNICA Pesquisa quantitativa, com abordagem pessoal

Leia mais

TARIFAS BANCÁRIAS VOCÊ VALORIZA CADA CENTAVO DO SEU DINHEIRO. E A CAIXA TAMBÉM.

TARIFAS BANCÁRIAS VOCÊ VALORIZA CADA CENTAVO DO SEU DINHEIRO. E A CAIXA TAMBÉM. TARIFAS BANCÁRIAS VOCÊ VALORIZA CADA CENTAVO DO SEU DINHEIRO. E A CAIXA TAMBÉM. Por norma do Conselho Monetário Nacional (CMN), foram padronizados os Serviços Prioritários e os serviços isentos para Pessoa

Leia mais

SAC: Fale com quem resolve

SAC: Fale com quem resolve SAC: Fale com quem resolve A Febraban e a sociedade DECRETO 6523/08: UM NOVO CENÁRIO PARA OS SACs NOS BANCOS O setor bancário está cada vez mais consciente de seu papel na sociedade e deseja assumi-lo

Leia mais

Pesquisa. A participação dos pais na Educação de seus filhos

Pesquisa. A participação dos pais na Educação de seus filhos Pesquisa A participação dos pais na Educação de seus filhos 1 Objetivos do movimento Todos Pela Educação Ampliar os conhecimentos do Todos Pela Educação, da Fundação SM, de nossos parceiros e da sociedade

Leia mais

Como o consumidor brasileiro paga as contas (consumidores) Outubro 2012

Como o consumidor brasileiro paga as contas (consumidores) Outubro 2012 Como o consumidor brasileiro paga as contas (consumidores) Outubro 2012 METODOLOGIA Plano amostral Público alvo: Consumidores de todas as Capitais do Brasil. Tamanho amostral da Pesquisa Perfil Adimplente

Leia mais

BANRIDICAS FINANCEIRAS. A sua cartilha sobre Educação Financeira

BANRIDICAS FINANCEIRAS. A sua cartilha sobre Educação Financeira BANRIDICAS FINANCEIRAS A sua cartilha sobre Educação Financeira Planejando seu orçamento Traçar planos e colocar tudo na ponta do lápis - não é tarefa fácil, mas também não é impossível. O planejamento

Leia mais

PESQUISA: BANCOS. AMOSTRA: 3770 pessoas usuárias de Iphone. Brasil - pelo pinion

PESQUISA: BANCOS. AMOSTRA: 3770 pessoas usuárias de Iphone. Brasil - pelo pinion PESQUISA: BANCOS AMOSTRA: 3770 pessoas usuárias de Iphone. Brasil - pelo pinion O Brasil ainda apresenta uma gama da população que é considerada desbancarizada (39,5%), nesta pesquisa buscamos entender

Leia mais

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos Bom Crédito Lembre-se de que crédito é dinheiro É. Benjamin Franklin, Político Americano e inventor quase impossível passar a vida sem pedir dinheiro emprestado. Seja algo básico como usar um cartão de

Leia mais

Pacote de Serviços - Universitários

Pacote de Serviços - Universitários Pacote de Serviços - Universitários Confira abaixo a composição do Pacote de Serviços Universitários: Pacotes de Serviços 1, 2 e 3 Saques 4 10 12,60 Fornecimento de Folhas de 10 1,50-2 11,40 22,80 ou pessoal,

Leia mais

Jornal da Globo destaca as Cooperativas financeiras como alternativa para fugir dos juros altos

Jornal da Globo destaca as Cooperativas financeiras como alternativa para fugir dos juros altos cogem news Desde 1974, estimulando a poupança e ajudando a realizar sonhos! Junho de 2015 Jornal da Globo destaca as Cooperativas financeiras como alternativa para fugir dos juros altos Veja o que fazer

Leia mais

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com.

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com. Controle Financeiro 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz Emerson Machado Salvalagio Quando abrimos uma empresa e montamos nosso próprio negócio ou quando nos formalizamos, após algum tempo

Leia mais

MERCADO DE MEIOS ELETRÔNICOS DE PAGAMENTO POPULAÇÃO E COMÉRCIO - ANO V. Indicador de atividade da micro e pequena indústria de São Paulo.

MERCADO DE MEIOS ELETRÔNICOS DE PAGAMENTO POPULAÇÃO E COMÉRCIO - ANO V. Indicador de atividade da micro e pequena indústria de São Paulo. 1 MERCADO DE MEIOS ELETRÔNICOS DE PAGAMENTO POPULAÇÃO E COMÉRCIO - ANO V Indicador de atividade da micro e pequena indústria de São Paulo Maio/ 2014 Metodologia 2 Metodologia 3 Técnica Pesquisa quantitativa,

Leia mais

P185. O(A) sr.(a) tem ou já teve cota em banco? Base: Total da Amostra C

P185. O(A) sr.(a) tem ou já teve cota em banco? Base: Total da Amostra C DISCRIMINAÇÃO RACIAL E PRECONCEITO DE COR NO BRASIL CONTA BANCÁRIA: (Espontânea e única, em %) 35% 44% 21% 51 Tem Não tem, mas já teve Nunca teve 39 40 41 36 34 43 21 28 20 24 23 Branca Parda Preta Indígena

Leia mais

Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito Instituto HSBC Solidariedade

Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito Instituto HSBC Solidariedade Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito Instituto HSBC Solidariedade Leia estas informações importantes para aproveitar todas as vantagens do seu novo cartão de crédito. Resumo do Contrato de seu

Leia mais

Metodologia e Amostra

Metodologia e Amostra Metodologia e Amostra 1. Estimativa de Investidores Pessoas Físicas 1.000 entrevistas telefônicas com população brasileira de 18 anos ou mais das classes ABC Margem de erro amostral máxima estimada para

Leia mais

Sobre o estudo. Publico: De um lado: Consumidores Do outro: Profissionais de marketing, comunicação, design, pesquisa...

Sobre o estudo. Publico: De um lado: Consumidores Do outro: Profissionais de marketing, comunicação, design, pesquisa... Sobre o estudo perfil Publico: De um lado: Consumidores Do outro: Profissionais de marketing, comunicação, design, pesquisa... Amostra: Total: 1.035 respondentes Consumidores: 805 Profissionais: 230 objetivo

Leia mais

CARTILHA DO PRODUTO. Débito Direto Autorizado. www.unicredcentralsc.com.br. Versão. 01-07/2012

CARTILHA DO PRODUTO. Débito Direto Autorizado. www.unicredcentralsc.com.br. Versão. 01-07/2012 CARTILHA DO PRODUTO Débito Direto Autorizado Versão. 01-07/2012 www.unicredcentralsc.com.br ÍNDICE APRESENTAÇÃO Apresentação...02 Como funciona o DDA...03 DDA Unicred...04 DDA Módulos Internet Banking...06

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento

Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Agosto de 2008 Apresentado por Fernando Chacon Diretor de Marketing do Banco Itaú Indicadores de Mercado 2 Mercado de Cartões 2008 Indicadores de

Leia mais

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 Os primeiros passos do SAC 2.0 da TAM A trajetória da TAM sempre foi guiada pela disponibilidade de servir seus clientes; nas redes sociais, essa filosofia não poderia

Leia mais

CARTILHA EDUCAÇÃO FINANCEIRA

CARTILHA EDUCAÇÃO FINANCEIRA CARTILHA EDUCAÇÃO FINANCEIRA ÍNDICE PLANEJANDO SEU ORÇAMENTO Página 2 CRÉDITO Página 12 CRÉDITO RESPONSÁVEL Página 16 A EDUCAÇÃO FINANCEIRA E SEUS FILHOS Página 18 PLANEJANDO SEU ORÇAMENTO O planejamento

Leia mais

Pesquisa IBOPE Ambiental. Setembro de 2011

Pesquisa IBOPE Ambiental. Setembro de 2011 Pesquisa IBOPE Ambiental Setembro de 2011 Com quem falamos? Metodologia & Amostra Pesquisa quantitativa, com aplicação de questionário estruturado através de entrevistas telefônicas. Objetivo geral Identificar

Leia mais

Metodologia e Amostra

Metodologia e Amostra Metodologia e Amostra Pesquisa quantitativa, com aplicação de questionário estruturado através de entrevistas pessoais. Objetivo Geral Levantar o nível de satisfação dos estudantes com relação às FATECs

Leia mais

Pesquisa de Satisfação do Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas

Pesquisa de Satisfação do Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas Pesquisa de Satisfação do Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas Estudo realizado pelo Instituto Futura a pedido da Vale. Novembro de 2013 Pesquisa de Satisfação do Trem de Passageiros

Leia mais

DELIVERY. Revieni Chisté Zanotelli. Revieni Chisté Zanotelli é economista e analista de pesquisas da Futura

DELIVERY. Revieni Chisté Zanotelli. Revieni Chisté Zanotelli é economista e analista de pesquisas da Futura DELIVERY Revieni Chisté Zanotelli O serviço de entrega de produtos (delivery) foi criado para proporcionar comodidade às pessoas e, também, para aqueles que estão sem tempo de ir até ao estabelecimento

Leia mais

Perfil de investimentos

Perfil de investimentos Perfil de investimentos O Fundo de Pensão OABPrev-SP é uma entidade comprometida com a satisfação dos participantes, respeitando seus direitos e sempre buscando soluções que atendam aos seus interesses.

Leia mais

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Indicadores CNI RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Previdência 20 Maioria dos brasileiros apoia mudanças na previdência Sete em cada dez brasileiros reconhecem que o sistema previdenciário brasileiro apresenta

Leia mais

Quantidade mensal incluída no pacote (A) Quantidade de serviços gratuitos por mês (B)

Quantidade mensal incluída no pacote (A) Quantidade de serviços gratuitos por mês (B) Pacote de Serviços - Universitários Confira abaixo a composição do Pacote de Serviços Universitários: Saques ³ 6 4 10 12,60 Fornecimento de Folhas de 0 10 10 1,50-2 - 2 11,40 22,80 2 2 4 2,48 4,96 1-1

Leia mais

Financiamento de Micro e Pequenas Empresas (MPEs) no Estado de São Paulo

Financiamento de Micro e Pequenas Empresas (MPEs) no Estado de São Paulo Financiamento de Micro e Pequenas Empresas (MPEs) no Estado de São Paulo SONDAGEM DE OPINIÃO Outubro de 2006 1 Características da Pesquisa Objetivos: Identificar as principais formas utilizadas pelas empresas

Leia mais

Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito do HSBC

Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito do HSBC Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito do HSBC Leia estas informações importantes para aproveitar todas as vantagens do seu novo cartão de crédito. Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito do

Leia mais

O C artão d o S ervidor PR P E R F E EI E TUR U A R A MU M N U I N CI C PA P L A L DE D E LOND N R D I R NA N

O C artão d o S ervidor PR P E R F E EI E TUR U A R A MU M N U I N CI C PA P L A L DE D E LOND N R D I R NA N O Cartão do Servidor PREFEITURA MUNICIPAL DE LONDRINA Cartão BMG Card O BMG Card é um cartão de crédito com bandeira MasterCard, direcionado aos Servidores Públicos Estatutários do Governo de Santa Catarina,

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Tema: O que, como, quando e quanto compra é o que precisamos entender. tomada de decisão do jovem na hora da compra.

Tema: O que, como, quando e quanto compra é o que precisamos entender. tomada de decisão do jovem na hora da compra. Radar Jovem 2015 Tema: Já sabemos que o jovem é um dos consumidores que mais possui poder aquisitivo do país*. O que, como, quando e quanto compra é o que precisamos entender agora. Nesse estudo iremos

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

Uso do Crédito (consumidores) Setembro 2012

Uso do Crédito (consumidores) Setembro 2012 Uso do Crédito (consumidores) Setembro 2012 METODOLOGIA Plano amostral Público alvo: Consumidores de todas as Capitais do Brasil. Tamanho amostral da Pesquisa: 623 casos, gerando um erro máximo de 3,9%

Leia mais

COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE E-MAIL MARKETING

COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE E-MAIL MARKETING COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE E-MAIL MARKETING A palavra estratégia, segundo o dicionário Informal 1, é a ação ou caminho mais adequado a ser executado para alcançar um objetivo ou meta. Para se traçar

Leia mais

Pesquisa nacional sobre o uso dos correspondentes bancários e inclusão financeira no Brasil. Caitlin Sanford, Associada, Bankable Frontier Associates

Pesquisa nacional sobre o uso dos correspondentes bancários e inclusão financeira no Brasil. Caitlin Sanford, Associada, Bankable Frontier Associates Pesquisa nacional sobre o uso dos correspondentes bancários e inclusão financeira no Brasil Caitlin Sanford, Associada, Bankable Frontier Associates Objetivos da pesquisa A rede de correspondentes bancários

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

O FINANCIAMENTO DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL

O FINANCIAMENTO DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL O FINANCIAMENTO DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL Abril/2014 2014 Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Todos os direitos reservados A reprodução não autorizada desta publicação,

Leia mais

O Financiamento dos Pequenos Negócios no Brasil em 2014

O Financiamento dos Pequenos Negócios no Brasil em 2014 O Financiamento dos Pequenos Negócios no Brasil em 2014 Novembro 2014 1 Introdução Objetivos: - Avaliar as principais características do universo dos Pequenos Negócios no Brasil, quanto à questão do seu

Leia mais

Ordem dos Advogados do Brasil. Exame da Ordem

Ordem dos Advogados do Brasil. Exame da Ordem Ordem dos Advogados do Brasil Exame da Ordem Agosto/ 2010 Sumário METODOLOGIA DESTAQUES RESULTADOS 1. OPINIÃO SOBRE O EXAME DA ORDEM 2. OPINIÃO SOBRE POSSIVEIS PROBLEMAS COM O EXAME DA ORDEM 3. OPINIÃO

Leia mais

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço.

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Empresário Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Sophie Kinsella, Jornalista Econômica e autora Você curte moda? Gosta de cozinhar? Ou talvez apenas goste de animais?

Leia mais

Quantidade mensal incluida no pacote. Quantidade de serviços gratuitos por mês

Quantidade mensal incluida no pacote. Quantidade de serviços gratuitos por mês Pacote de Serviços - Universitários Confira abaixo a composição do Pacote de Serviços Universitários: gratuitos Valor Total Saque de conta de depósitos à vista - Presencial ou pessoal 6 4 10 2,20 12,60

Leia mais

SIPS- BASE SOBRE BANCOS

SIPS- BASE SOBRE BANCOS SIPS- BASE SOBRE BANCOS Nome Campo Descrição Valores atribuídos Local de Moradia REGI Região 1.Região Sul 2.Região Sudeste 3.Região Centro-Oeste 4.Região Nordeste 5.Região Norte ESTA Estado Não identificado

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

Manual de Utilização DDA Débito Direto Autorizado

Manual de Utilização DDA Débito Direto Autorizado Manual de Utilização DDA Débito Direto Autorizado Índice Apresentação Conceito Funcionamento Operacionalização Perguntas e Respostas Glossário Apresentação Pelo sistema DDA desenvolvido pelo Banco Santander

Leia mais

Oito em cada dez brasileiros não sabem como controlar as próprias despesas, mostra estudo do SPC Brasil

Oito em cada dez brasileiros não sabem como controlar as próprias despesas, mostra estudo do SPC Brasil Oito em cada dez brasileiros não sabem como controlar as próprias despesas, mostra estudo do SPC Brasil Mais de um terço dos brasileiros desconhecem o valor das contas que vencem no próximo mês. Falta

Leia mais

Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais Aspectos Gerais

Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais Aspectos Gerais Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais Aspectos Gerais Plano de Aula Introdução à avaliação econômica de projetos sociais Avaliação de impacto Retorno econômico Marco Lógico O Curso Trabalho

Leia mais

SABESPREV: PESQUISA DE IMAGEM E SATISFAÇÃO 2011 TOTAL

SABESPREV: PESQUISA DE IMAGEM E SATISFAÇÃO 2011 TOTAL TOTAL Objetivos: avaliar o processo de Comunicação da SABESPREV; avaliar o processo de Atendimento Pessoal e Telefônico aos Beneficiários e Participantes da SABESPREV; avaliar o processo de atendimento

Leia mais

social media para bares, restaurantes e afins

social media para bares, restaurantes e afins BARTIPS social media para bares, restaurantes e afins O que buscamos? Divulgar seu estabelecimento para milhares de potenciais consumidores. Fazer você ser parte do dia-a-dia de seu cliente Ter suas novidades,

Leia mais

PESQUISA DIA DOS PAIS - NATAL

PESQUISA DIA DOS PAIS - NATAL PESQUISA DIA DOS PAIS - NATAL 1 Natal, julho de 2015 Sumário 1. ASPECTOS TÉCNICOS... 3 2. SÍNTESE DOS RESULTADOS... 4 Presentes... 4 Gastos... 4 Local e quando compra... 4 Estratégias... 5 Passeio... 5

Leia mais

11 Segredos para a Construção de Riqueza Capítulo II

11 Segredos para a Construção de Riqueza Capítulo II Capítulo II Mark Ford 11 Segredos para a Construção de Riqueza Capítulo Dois Como uma nota de $10 me deixou mais rico do que todos os meus amigos Das centenas de estratégias de construção de riqueza que

Leia mais

Qual é a diferença entre conta-salário e conta corrente?

Qual é a diferença entre conta-salário e conta corrente? Qual é a diferença entre conta-salário e conta corrente? A primeira diferença está na titularidade. A conta-salário é aberta pela empresa, a conta corrente é aberta pelo trabalhador. A contasalário permite

Leia mais

E-book. #gerirpodeserfacil

E-book. #gerirpodeserfacil E-book #gerirpodeserfacil Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo. Peter Drucker O que não pode ser medido não pode ser gerenciado. Peter Drucker Para que você possa gerir seus resultados é preciso

Leia mais

PESQUISA. Avaliação do BRT TransOeste. Abril 2013

PESQUISA. Avaliação do BRT TransOeste. Abril 2013 PESQUISA Avaliação do BRT TransOeste Abril 2013 1 METODOLOGIA Objetivo: levantar informações sobre as viagens no BRT TransOeste, avaliar a satisfação com este modal, bem como as máquinas de recarga do

Leia mais

O grande lance. leilão santander em: O Sr. Joel está à procura de um carro novo...

O grande lance. leilão santander em: O Sr. Joel está à procura de um carro novo... leilão santander em: O grande lance O Sr. Joel está à procura de um carro novo... Onde mais eu poderia encontrar carros bons e baratos? Eu não vou comprar carro em leilão! Só deve ter carro batido ou velho...

Leia mais

Senha: Senha. Gerenciar filas ficou mais fácil

Senha: Senha. Gerenciar filas ficou mais fácil Senha Gerenciar filas ficou mais fácil Introdução. Se tempo é dinheiro, uma fila pode ser considerada um grande gasto. O brasileiro, ocupado nas tarefas do dia-a-dia, é obrigado a parar suas atividades

Leia mais

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Seção: Entrevista Pág.: www.catho.com.br SABIN: A MELHOR EMPRESA DO BRASIL PARA MULHERES Viviane Macedo Uma empresa feita sob medida para mulheres. Assim

Leia mais

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 3: Gerenciamento de dívidas

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 3: Gerenciamento de dívidas Educação Financeira Crédito Consignado Módulo 3: Gerenciamento de dívidas Objetivo Auxiliar no gerenciamento de dívidas e de como quitá-las, conscientizando as pessoas da importância em diminui-las e de

Leia mais

Eixo 1 - Autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho, com inclusão social.

Eixo 1 - Autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho, com inclusão social. Eixo 1 - Autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho, com inclusão social. Estes dados são resultado de um processo participativo sem desenho amostral e cumprimento de cotas, cuja margem de erro

Leia mais

Cartão Multicaixa. relatório final

Cartão Multicaixa. relatório final Cartão Multicaixa relatório final 34.10 AG Cartão Multicaixa 34.10 AG Cartão Multicaixa 1. Objectivos e metodologia 2. Sumário executivo 3. Caracterização 4. Cartão Multicaixa 34.10 AG Cartão Multicaixa

Leia mais

Bancarização no Brasil

Bancarização no Brasil Bancarização no Brasil 18 de setembro de 2009 1 Bancarização Mensagem inicial O índice de bancarização no Brasil ainda é muito baixo, com grande potencial a ser explorado Felaban (Federação Latino-Americana

Leia mais

METODOLOGIA AMOSTRA ABRANGÊNCIA PERÍODO MARGEM DE ERRO. A margem de erro máxima para o total da amostra é 2,0 pontos percentuais.

METODOLOGIA AMOSTRA ABRANGÊNCIA PERÍODO MARGEM DE ERRO. A margem de erro máxima para o total da amostra é 2,0 pontos percentuais. METODOLOGIA METODOLOGIA AMOSTRA ABRANGÊNCIA PERÍODO MARGEM DE ERRO 2.085 pessoas foram entrevistadas, a partir de 16 anos, de todos os níveis econômicos em todas as regiões do país. As entrevistas foram

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE SUPLEMENTAR PARA OS BRASILEIROS

A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE SUPLEMENTAR PARA OS BRASILEIROS A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE SUPLEMENTAR PARA OS BRASILEIROS Pesquisa sobre Planos de Saúde - Março/2011 Metodologia Amostra: Os resultados do total de cada localidade foram ponderados segundo o tamanho de cada

Leia mais

IMAGEM DE CARTÓRIOS. Sumário Conclusivo. Segundo semestre de 2009

IMAGEM DE CARTÓRIOS. Sumário Conclusivo. Segundo semestre de 2009 IMAGEM DE CARTÓRIOS Sumário Conclusivo Segundo semestre de 2009 2 Objetivo Verificar como a população usuária de serviços de cartórios e tabeliães percebe a imagem do setor. Metodologia Pesquisa quantitativa,

Leia mais

EB-5 GREEN CARD PARA INVESTIDORES

EB-5 GREEN CARD PARA INVESTIDORES Mude-se para os EUA Hoje! PORT EB-5 GREEN CARD PARA INVESTIDORES Todas as pessoas conhecem clientes, amigos ou parentes que possuem o desejo de se mudar para os Estados Unidos, especialmente para a Flórida.

Leia mais

*O segmento é constituído de cerca de 138 mil lojas em todo o Brasil, dos quais 77% são pequenos e médios estabelecimentos.

*O segmento é constituído de cerca de 138 mil lojas em todo o Brasil, dos quais 77% são pequenos e médios estabelecimentos. Fonte: A Construção do Desenvolvimento Sustentado, UNC, 2006 *O segmento é constituído de cerca de 138 mil lojas em todo o Brasil, dos quais 77% são pequenos e médios estabelecimentos. *A cadeia da Construção

Leia mais

CÍNDICE CONGRESSISTA O CONGRESSO INSCRIÇÕES E RETIRADA DE MATERIAL CRACHÁ TRANSPORTE SINALIZAÇÃO DAS SALAS PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA CERTIFICADOS

CÍNDICE CONGRESSISTA O CONGRESSO INSCRIÇÕES E RETIRADA DE MATERIAL CRACHÁ TRANSPORTE SINALIZAÇÃO DAS SALAS PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA CERTIFICADOS CÍNDICE CONGRESSISTA O CONGRESSO INSCRIÇÕES E RETIRADA DE MATERIAL CRACHÁ TRANSPORTE SINALIZAÇÃO DAS SALAS PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA CERTIFICADOS PROGRAMAÇÃO SOCIAL SEGURANÇA Neste manual sobre o IV Congresso

Leia mais

Como Estudar a Bíblia

Como Estudar a Bíblia Como Estudar a Bíblia Caderno de Estudos Por David Batty Estudos em Grupo Para Novos Cristãos 2 Direitos Reservados 2003 Comitê Acadêmico do Teen Challenge Internacional, EUA. Todos os direitos, incluindo

Leia mais

MERCADO DE MEIOS ELETRÔNICOS DE PAGAMENTO POPULAÇÃO E COMÉRCIO - ANO V. Indicador de atividade da micro e pequena indústria de São Paulo.

MERCADO DE MEIOS ELETRÔNICOS DE PAGAMENTO POPULAÇÃO E COMÉRCIO - ANO V. Indicador de atividade da micro e pequena indústria de São Paulo. 1 MERCADO DE MEIOS ELETRÔNICOS DE PAGAMENTO POPULAÇÃO E COMÉRCIO - ANO V Indicador de atividade da micro e pequena indústria de São Paulo Abril / 2014 Metodologia 2 Metodologia 3 Técnica Pesquisa quantitativa,

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

RELATÓRIO DA ENQUETE SOBRE INTERNET MÓVEL

RELATÓRIO DA ENQUETE SOBRE INTERNET MÓVEL RELATÓRIO DA ENQUETE SOBRE INTERNET MÓVEL Você tem plano de internet contratado para o seu celular? 27% 73% Sim 373 73% Não 141 27% Você sabe qual é a sua franquia de dados (MB ou GB)? 36,11 % 63,88% Sim

Leia mais

Novembro é um mês de reestruturação do padrão do endividamento e da inadimplência das famílias: uma preparação para o salto das vendas em dezembro

Novembro é um mês de reestruturação do padrão do endividamento e da inadimplência das famílias: uma preparação para o salto das vendas em dezembro Novembro é um mês de reestruturação do padrão do endividamento e da inadimplência das famílias: uma preparação para o salto das vendas em dezembro Na comparação mensal entre outubro e novembro, o percentual

Leia mais

Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz

Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz Tomar decisões é uma atividade que praticamos diariamente, de uma forma ou de outra. Podemos até mesmo tomar a decisão de não tomar nenhuma decisão.

Leia mais