F und. F ísica I - Gabarito Aula 01 - Exercícios de F ixação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "F und. F ísica I - Gabarito Aula 01 - Exercícios de F ixação"

Transcrição

1 F und. F ísica I - Gabario Aula - Exercícios de F ixação E.) a) b) c) d) E.) a) b) c) d) e) E.) a) b) c) d) E.4) E.5) E.6) Ua ola coplea da Terra e orno de seu eixo: Ua ola coplea e orno do Sol:

2 E.7) E.8) O soldado Arle foi o que apresenou a aior exaidão nos disparos, pois seus iros forara u circulo cujo cenro enconra-se sobre o alo cenral, ou seja, o alo édio dos disparos esá sobre o alo cenral. Enreano, sua precisão foi a pior denre os rês policiais, pois seus disparos apresena a aior diferença/disanciaeno enre si. O perio Anderson foi o que apresenou a aior precisão nos disparos, pois seus iros apresenara a enor diferença/disanciaeno enre si (seus disparos forara o circulo de enor raio). Sua exaidão é enor do que a do soldado Arle, pois o alo édio de seus disparos enconra-se a c de disância do alo cenral. O aene Arnaldo apresenou a seunda elhor precisão nos disparos, pois seus iros apresenara a seunda enor diferença/disanciaeno enre si (circulo de raio c). Sua exaidão foi a pior denre os rês policiais, pois o alo édio de seus disparos apresena o aior afasaeno do alo cenral (o cenro do circulo forado por seus disparos enconra-se a c do alo cenral). E.9) A axa de perda de assa do quiloraa padrão inernacional, de 5µ/ano, é ua axa sinificaia. Pois, essa diferença de 5µ/ano pode acarrear randes desios/erros e pesquisas cienificas a níel aôico. E.) Supondo ua freqüência cardíaca de baienos por inuo eríaos: - Para u ano - Considerando que ua pessoa ie e édia 78 anos, eos enão

3 F und. F ísica I - Gabario Unidade - Probleas P.) a) b) c) P.) Teos que: A densidade do ercúrio é cerca de,6 ezes aior que a densidade da áua, sendo a densidade da áua k/l = k/d. Loo, a assa de ercúrio ( ) conida e u olue de l é dada por: onde, ρ e são respeciaene a assa, a densidade e o olue de ercúrio, ρ a represena a densidade da áua. Para a assa de ercúrio conida e c, eos:

4 P.) P.4) Calculando o períero, a área e o olue da caixa, uilizando a fia érica, eos: Os resulados aneriores fora apresenados co apenas dois alarisos sinificaios, pois, as edidas que dera orie a ais cálculos possue apenas dois alarisos sinificaios. Uilizando a réua ilierada, eos os seuines resulados para os cálculos do períero, área e olue da caixa: Os resulados acia fora apresenados co rês alarisos sinificaios, pois, as edidas que dera orie aos cálculos possue rês alarisos sinificaios.

5 P.5) Para esiar o núero de alas necessárias para lear as oedas, ireos considerar oedas de de raio e, de espessura e alas de diensões 5 x 9 x. Fazendo ais considerações, eos que cada ala pode lear u núero de oedas iual a: onde 6 é o diâero das oedas e, é a espessura das esas. Loo, Teos ainda que cada oeda possui u olue de, Considerando que a coação do ouro seja de $5,/ = $5,/k, eos que a assa de ouro correspondene a $, é de: Sabendo que a densidade do ouro é de 9,/c = 9,x k/, eos que o olue de ouro correspondene a essa assa é de: O núero de oedas de ouro correspondene ao alor de $,, é dado por: Coo o núero de oedas de ouro é inferior ao núero de oedas que pode ser leadas na ala, será necessária apenas ua ala para lear a quania de $, e oedas de ouro. Para lear a quania de $, e oedas de praa, considerando a coação da praa $,/ = $,/k, eríaos,

6 Sabendo que a densidade da praa é de,5/c =,5x k/, eos que o olue de ouro correspondene a essa assa é de: O núero de oedas de praa correspondene ao alor de $,, é dado por: Coo o núero de oedas de ouro é praicaene rês ezes aior que o núero de oedas que pode ser leadas e ua ala, serão necessárias rês alas para lear a quania de $, e oedas de praa. Aora, se learos a quania de $, e oedas de bronze, considerando a coação da praa $,5/ = $5,/k, eríaos, Sabendo que a densidade do bronze é de 8,74/c = 8,74x k/, eos que o olue de bronze correspondene a esa assa é de: O núero de oedas de bronze correspondene ao alor de $,, é dado por:

7 Coo o núero de oedas de bronze é cerca de seena ezes aior que o núero de oedas que pode ser leadas e ua ala, serão necessárias seena alas para lear a quania de $, e oedas de bronze. P.6) O olue esiado de u oceano é de 856k ~, x 9 k ~, x 8. Considerando ua oa esférica, de raio, =, x -, eos que o núero de oas que exise u oceano é esiado e: P.7) Para esa esiaia, ireos considerar ua eladeira cujo olue inerno seja de 4l ou,4 x -. Adiireos abé que ol (6, x áoos) de áoos de ar ocupe u olue de,4l =,4 x -. Teos enão que o núero de oles de áoos na eladeira é dado por: Loo, o núero de áoos, esiado, e ua eladeira é de:

8 F und. F ísica I - Gabario Aula - Exercícios de F ixação E.) Gráfico x - 6 X(k) (h) Na fiura acia eos u ráfico de posição e função do epo para o oieno de u corpo co deslocaeno nulo. Sabeos que a inclinação da rea enre dois ponos de u ráfico de posição e função do epo é iual a elocidade édia. Coo nese ráfico eos deslocaeno nulo (posição final = posição inicial), se uniros o pono inicial ao pono final por ua rea, esa erá inclinação nula. O que indica que a elocidade édia do corpo é nula. Enreano, obseraos que do insane h ao insane 6h e do insane 9h ao insane h o corpo enconra-se e oieno, pois sua posição esá ariando co o passar do epo. Loo, o corpo possui elocidade insanânea diferene de zero. E.) Para Newon, que iajou de re, eos: Para Karla, que fez a iae de aião, eos: Mas o deslocaeno de Newon e de Karla é o eso, pois os dois realizara a esa iae. Loo:

9 E.) ealizando a iae a ua elocidade édia de 9k/h, eos: Para realizar a esa iae a ua elocidade édia de 55k/h learíaos u epo de: E.4) a) elocidade de percurso é iual a (disância oal percorrida) / (epo oal aso). Loo, b) elocidade édia é iual a (deslocaeno) / (epo oal percurso). Loo,

10 E.5) a) b) c) E.6) a) A elocidade do cainhão é dada pela deriada de sua posição e relação ao epo, loo: A elocidade insanânea do cainhão para os insanes de epo s, 6,s e,s são as seuines: b) Para que o cainhão pare noaene é necessário que a elocidade seja nula. Loo, deeos enconrar o insane e que a elocidade será nula, para enão uilizar ese epo na função posição do cainhão e erificar e que posição ele pára noaene. esolendo a equação de seundo rau anerior, eos:

11 Teos enão que, para o cainhão parar noaene, são necessários aproxiadaene,7s. O cainhão irá parar na posição, E.7) a) A elocidade do professor Celso não foi crescene ne decrescene e nenhua posição. b) A elocidade do professor Celso foi consane e posiia desde a posição k aé a posição 6,5k, pois sua posição é descria no ráfico por ua rea de inclinação posiia e consane. O professor Celso se deslocou co elocidade consane e neaia desde a posição 6,5k aé a posição k, pois sua elocidade foi descria no ráfico por ua rea de inclinação neaia e consane. c) A elocidade do professor Celso foi nula na posição 6,5k, pois, nesa posição, sua posição é descria por ua rea horizonal (inclinação nula) que indica que o epo esá passando e não há ariação de posição, loo sua elocidade é nula. d) De sua casa aé o capus o professor Celso desenole ua elocidade édia de: Já do capus aé sua casa, a elocidade édia desenolida pelo professor Celso é de:

12 e) A elocidade édia do professor Celso no percurso oal é dada por: O resulado anerior (elocidade édia nula) já era esperado, pois, o deslocaeno do professor Celso é nulo. Loo, sua elocidade édia abé dee ser nula.

13 E.) F und. F ísica I - Gabario Aula - Exercícios de F ixação a) Coo a aceleração é consane, podeos escreer: Uilizando ese resulado na equação seuine, eos: b) Aora que já sabeos o alor da elocidade inicial, podeos calcular o alor da aceleração. E.) Podeos considerar o oieno do ônibus coo consiuído por rês pares. A prieira pare do oieno copreende o ineralo de epo de s a s, onde o oieno do ônibus é acelerado. A seunda pare do oieno, que dura s, é a pare e que o ônibus ané elocidade consane. E a ulia pare do oieno, é a pare e que o oieno é reardado, o ônibus esá parando. A disancia oal percorrida pelo ônibus é a soa das disâncias percorridas nos rês rechos do oieno. Loo, eos que: Para calcular a disancia percorrida no recho, deeos saber qual o alor da elocidade no insane de epo s. Loo,

14 Para calcular a disancia percorrida no recho, ireos uilizar noaene ua equação do oieno acelerado. Enreano, deeos considerar que a elocidade inicial (/s) co que o ônibus inicia a frenae não é nula ais, e abé não podeos esquecer que na frenae a aceleração possui alor neaio (esá e senido conrário a elocidade e a elocidade é posiia). Loo, A disancia oal é dada por: E.) a) A aceleração édia da biciclea é dada por: eos que: Loo, a aceleração édia será: b)

15 c) Abaixo enconra-se o ráfico da elocidade e função do epo, para os 7 prieiros seundos de oieno da biciclea. (/s) (s) 8 O próxio ráfico represena a aceleração da biciclea para o eso ineralo de epo considerado aneriorene. 5,5 a(/s ) 5, 4,5 4,,5,,5,,5,,5, - -, (s) 8 E.4) a) A parir do ráfico podeos er que: Loo, a aceleração édia no ineralo de a,5in é dada por:

16 b) A parir do ráfico podeos er que: Loo, a aceleração édia no ineralo de, a 6,in é dada por: Ese resulado já era esperado ua ez que a elocidade é consane. c) A parir do ráfico podeos er que: Loo, a aceleração édia no ineralo de a,5in é dada por: Ese resulado abé já era esperado, pois, ao consideraros o ineralo de epo oal a ariação da elocidade é nula. d) O deslocaeno do erô é obido araés da área do ráfico. Calculando a área do ráfico (rapézio), eos: E.5) Coo a aceleração é consane, podeos escreer: Uilizando ese resulado na equação seuine, eos:

17 E.6) a) Nese exercício eos u ráfico de posição e função do epo para o oieno de u auoóel. A aceleração insanânea do auoóel é dada pela seunda deriada de sua posição e relação ao epo. Loo, para enconraros sua aceleração insanânea precisaos prieiraene ober a função que represena sua posição e função do epo. E e seuida, deriá-la duas ezes, e relação ao epo, para enconraros a função que represena sua aceleração. A posição do auoóel, e relação ao epo, é descria por ua parábola. Loo, sua posição é descria por ua função do ipo x() = a +b+c. Coo no insane = s eos x = concluíos que a consane c da equação acia possui alor nulo. Obserando o ráfico podeos er que: x(s) = 5 x(s) = 4 x(s) = 45 Teos enão que: Ireos escolher duas equações, das rês acia, para resoler o sisea enconrar o alor das consanes a e b. Obs.: a unidade de edida do epo foi oiida nas rês equações aneriores. Deriando a função posição, x() = a +b+c, e relação ao epo, eos: Deriando ais ua ez e relação ao epo, eos: A aceleração insanânea para = 4,s é dada por:

18 b) Coo podeos obserar no ie anerior, lera a, a aceleração para o oieno do auoóel possui alor consane e neaio. Loo, durane odo o ineralo de epo do oieno ( s a 6s ) a aceleração foi consae e iual a -/s. c) Para = s, eos: Para =,s, eos: Para = 6,s, eos: E.7) a) Assi coo feio no exercício anerior, deeos enconrar a função de º rau (x() = a +b+c) que descree a posição do helicópero e função do epo. Co al função podeos deerinar a elocidade insanânea e a aceleração insanânea do helicópero para qualquer insane de epo. Obserando o ráfico concluíos que a consane c =, pois quando eos = s eos x =. Podeos er abé araés do ráfico que: x(s) = 6 x(4s) = 6 Teos enão que: esolendo o sisea, para enconraros os alores das consanes a e b, eos:

19 Enão a posição do helicópero e função do epo é dada por: A elocidade do helicópero é dada por: A aceleração do helicópero é dada por: Aora que já conheceos as funções que descree a posição, a elocidade e a aceleração do helicópero e função do epo, podeos deerinar a posição, a elocidade e a aceleração do helicópero e qualquer insane de epo. Para =5s, eos: Para = 5s, eos: Para = s, eos:

20 b) Abaixo enconra-se o ráfico de elocidade e função do epo para os prieiros s de oieno do helicópero. 8 (/s) elocidade e função do epo (s) - -4 A seuir esá o ráfico de aceleração e função do epo para os prieiros s de oieno do helicópero., a(/s ) aceleração e função do epo,5,,5, (s)

21 E.8) a) Podeos obserar a parir do ráfico que de =s a =5s não há ariação na elocidade, loo a aceleração é nula durane odo ese ineralo. Para = 4s, eos enão que a aceleração insanânea possui alor nulo. No ineralo de = 5s a = 9s, a ariação de elocidade é consane. Loo, a aceleração possui alor consane e odo ese ineralo e, sendo assi, a aceleração insanânea é iual à aceleração édia do ineralo. Calculando a aceleração édia, para ese ineralo, eos, Conclui-se enão que a aceleração insanânea para = 6s é iual a -,5/s. No ineralo de = 5s a = s, a ariação de elocidade é consane. Loo, a aceleração abé possui alor consane e odo ese ineralo e, sendo assi, a aceleração insanânea é iual à aceleração édia do ineralo. Calculando a aceleração édia, para ese ineralo, eos, Conclui-se enão que a aceleração insanânea para = 8s é iual a,5/s. b) A aceleração édia para o ineralo de epo de = s a = 4s é dada por: A aceleração édia para o ineralo de epo de = 7s a = 8s é dada por:

22 A aceleração édia para o ineralo de epo de = 6s a = 8s é dada por: c) O deslocaeno do riciclo pode ser obido a parir da área do ráfico de elocidade e função do epo. O deslocaeno nos prieiros seis seundos de oieno é dado pela área do ineralo de s a 6s, enão eos que: O deslocaeno nos prieiros doze seundos de oieno é dado pela área do ineralo de s a 7s ais a área do ineralo de 7s a s, lebrando que a área do ineralo de 7s a s é neaia (pois a elocidade é neaia), loo eos que: O deslocaeno nos prieiros ine seundos de oieno é dado pela soa da área do ineralo de s a 7s, ais a área do ineralo de 7s a 8,s (área neaia) ais a área do ineralo de 8,s a s. Assi, eos que: A disância oal percorrida é dada pela soa dos ódulos dos deslocaenos dos rês rechos do ráfico, loo:

23 E4.) F und. F ísica I - Gabario Aula 4 - Exercícios de F ixação Esiando que as nuens enconra-se a 5k acia da superfície, aproxiadaene, e considerando que as oas inicia o oieno de queda a parir do repouso, eos, para o oieno de queda das oas de chua, que: Teos enão que o epo de queda das oas de chua, desconsiderando a resisência do ar, é de aproxiadaene s. Loo, a elocidade final de queda das oas, nesa siuação, é de: Coo pode ser iso, a parir do resulado obido acia, a resisência do ar não pode ser desprezada no oieno de queda das oas de chua. Pois o resulado obido para a elocidade final de queda das oas, desconsiderando a resisência do ar, é isielene disane do que é obserado na realidade. E4.) a) Coo o bloco se desprendeu do alo de u edifício sua elocidade inicial é nula. Coo, nese caso, podeos desprezar a resisência do ar sobre o oieno do bloco, eos que sua elocidade final (quando oca o solo) é dada por: b) Para deerinar a alura (h) do edifício ireos uilizar a Equação de Torricelli. Loo, eos que:

24 c) Abaixo enconra-se o ráfico de posição e função do epo para o oieno do bloco. x() Posição e função do epo 5 5 5,,5,,5,,5 (s) A seuir eos o ráfico de elocidade e função do epo para o oieno do bloco. elocidade e função do epo,,5,,5,,5 (s) (/s) O próxio ráfico represena a aceleração do bloco e função do epo.

25 Aceleração e função do epo,,5,,5,,5 (s) a(/s ) E4.) a) aos uilizar a Equação de Torricelli para analisar esa siuação, eos que: as coo no pono ais alo (alura áxia), eos = /s, eos que a alura (h) é dada por, Supondo que Maxwell sale co a esa elocidade inicial nas duas siuações, eos que a alura ainida por ele será inersaene proporcional a aceleração da raidade. Na Terra, Maxwell conseue salar a ua alura de,8, se ele for para u local onde a aceleração da raidade local é dez ezes enor, pelo raciocínio anerior, concluíos que ele poderá salar dez ezes ais alo. Loo, a alura ainida por Maxwell nese local será de 8,. b) Araés do eso raciocínio desenolido no ie anerior, concluíos que a alura e que Maxwell arreessará a bola será dez ezes aior. Loo, a alura ainida pela bola é de 5. E4.4) a) Uilizando a Equação de Torricelli para analisar o oieno da bala, e lebrando que no pono ais alo ainido pela ela (alura áxia) eos =/s, conclui-se que a alura áxia é dada por:

26 b) Teos que,, loo: Lebrando que para alura áxia eos = /s, eos, c) Uilizando a equação, eos que: Mas, nese caso, eos =,/s, loo, d) Uilizando a equação, eos que: Mas, nese caso, eos = -,/s, loo, E4.5) Supondo que a réua, sola por seu colea, percorra ua disância de 5c aé que ocê a seure, eos que: Mas y, posição inicial, e, elocidade inicial, possue alores nulos. y é a disância percorrida pela réua, loo, Teos enão que o epo de reação, para eses dados, é de,s.

27 Obs.: E odos os exercícios desa aula foi uilizado o alor de /s para a aceleração da raidade co o objeio de faciliar os cálculos, apesar do alor correo ser de 9,8/s.

28 F und. F ísica I - Gabario Aula 6 - Exercícios de F ixação E6. Adoareos coo posiio o senido da esquerda para a direia, eos os seuines dados: elocidade do re A e relação ao solo (esação de re) elocidade carro policial e relação ao solo SP 7 k/ h SA 5 k/ h AO,,8k/ h elocidade de Osaa e relação ao re A (o sinal neaio indica que Osaa esá se oendo para a esquerda no referencial do re) Definição de elocidade relaia: Se as elocidades dos corpos A e B e u refencial são respeciaene A e B, enão a elocidade de A e relação à B é: BA A B. (Obs: dee-se sepre lear e consideração o sinal da elocidadepois ese deerinará o senido do oiene) a) Aplicando a definição de elocidade relaia acia eos: A O SO SA,8k/ h SO ( 5k/ h) SO ( 5,8) k / h 9,k / h b) A elocidade de Osaa e relação ao carro policial é: P O S O SP P O 9,k / h ( 7k / h) P O,8k / h c) A elocidade da iaura policial e relação ao re é: A P SP SA A P 7 k / h ( 5k / h) P O k / h E6. Dados: elocidade de Osaa e relação ao re A: AO,5,6k/ h. O re B que se aproxia de A possui, e relação ao solo, ua elocidade de: A elocidade da iaura policial e relação ao re A: AP 9 k/ h SA 5 k/ h SB 6 k/ h. Coo a elocidade do re A não udou eos: esolução: a) Os passaeiros que esão senados possuirão a esa elocidade de seus respecios rens, porano a elocidade de u passaeiro e A e relação à ouro siuado e B será:

29 B A SA SB A P 5 k / h ( 6k / h) B A k / h b) Conheceos a elocidade de Osaa no referencial de A e abé a elocidade de B no referencial de A k h. Loo a elocidade de Osaa e relação à B será: BA AB / B O A O A B A O ( B A ) B O,6k / h ( k / h) B O 97,4k / h c) A elocidade da iaura e relação à B será: B P A P A B A P ( B A ) B O 9k / h ( k / h) B O k / h E6. Dados: elocidade do ooqueiro e relação ao solo: elocidade do re e relação ao solo: SM 86 k/ h. ST 65 k/ h. a) A elocidade do ooqueiro e relação ao re é dada por: TM SM ST TM 86 k / h ( 65k / h) B O k / h b) E relação ao re a disância que o ooqueiro percorre e inuo(h/6) é: D D TM * 5 k/ h* h 6 Porano o ooqueiro conseue escapar. E6.4 Dados: elocidade do aão e relação ao solo,5k S 45 k/ h. Se S G é a elocidade do aroo e relação ao solo, enão sua elocidade e relação ao aão será dada por. G G S S a) SG loo

30 G SG S ( 45k/ h) 45k/ h (o sinal indica que o aroo oe-se para a esquerda). b) SG / s 8,8k/ h loo a elocidade do aroo e relação ao aão será: G 8,8k/ h ( 45k/ h) 7,8k/ h c) SG / s 6k/ h nessa siuação a elocidade relaia será: E6.5 Dados: a( ) G 6 k/ h ( 45k/ h) 8k/ h. 4,, E = o cainhão se enconra na posição x =. a) A elocidade é dada por: ( ) a( d, onde é a elocidade inicial do cainhão. esolendo a ineral obeos: ( ) ( ) ) ( ) d Inerando () obeos a função x() que descree a posição do cainhão. x( ) x ( d, coo x = eos: x( ) x( ) ) 6 4 d b) O alor áxio da elocidade ocorrerá no pono e que sua deriada (que é a aceleração) for nula, loo: a ( ) ( ), eos coo solução dessa equação os seuines insanes de epo: = e. Coo = não é a solucção desejada eos que: áxia ( ) áxia 6

31 F und. F ísica I - Gabario Unidade - Probleas P. A elocidade escalar édia do percurso é dada por M () onde d e, são respeciaene as disâncias e epos associados à ª eapa do percurso e d e os alores associados à ª eapa do percurso. Te-se ainda que : a elocidade édia na ª eapa do percurso é e na ª eapa d () d d d () Subsiuindo () e () e () eos que elocidade édia é dada por: d M (4). Dados: d d d d,5 / s d Deseja-se qual o alor de. Da equação (4) eos: d M d d d d d d d d d M M d d d d a) Se M 6,5 enão eos: 6,5,5 6,5,5 4,5 d d b) Se M 9, enão eos: M

32 9,,5 54,6 9,,5 97 k/ h que é u alor ipossíel para u alea. P. Dados: x( ) A B A,4 B 8, C 7, C a) A elocidade do corpo é : dx ( ) A B d sua aceleração é: C d x d a( ) 6A B d d P. Dados: elocidade da oo e relação ao solo elocidade da iaura 6,k/ h 7,. Aceleração da iaura a, ,k/ h,8. Disância enre a oo e a iaura anes da ulrapassae Coprieno da oo Coprieno da iaura c, 4. c 4,. Disância enre a oo e a iaura após a ulrapassae d i,. d i 5, a) Toando coo referência u pono P na raseira do carro e u pono Q na pare dianeira da oo, e considerando o oieno da iaura e relação à oo eos: Posição inicial da iaura(pono P e relação à Q) Posição final da iaura (após a ulrapassae) elocidade inicial da iaura x (, 4,,4) 6, 7. x f 5. (7,,8) / s,6 Aceleração da iaura (que independe do referencial inercial adoado) a,755. A iaura descree u oieno reilíneo unifore, que no referencial da oo é descrio pelas seuines equações:

33 x ( ) 6,7 (,6 ) (,755 ) eq.() ( ),6 (,755 / s ) eq.() O epo f de ulrapassae é obido a parir da eq.() subsiuindo x() por 5 que é a posição final. b) A elocidade final ) da iaura e relação à oo é obido subsiuindo na eq.() o alor de ( f f enconrado no ie a. A elocidade da iaura e relação ao solo é dada por c) A disância d que a iaura percorre e relação à oo é : d x f x 5 ( 6,7) 5, 7 ( ). A disância que a oo percorre (e relação ao solo) é d. Loo a disância percorrida pela iaura e relação ao solo é: D d f f f P.4 Dados: x() ( ) 5 (,5 ) a) A posição do objeo é dada por: x( ) x() x( ) ( ') d' (5 ) (,5 ) A aceleração é dada por: d a ( ),5 d 5 b) x() é áxio quando () = e a() < ( ) 5 (,5 ) s Assi x é áxio para =s x(s) (5 ) x() 5 5 s (,5 ) (,5 ) (s) ' d' P.6 Dados: x x A B (,8 ) (,7 ) (,6 ) (,8 ), (,6 ) a) No insane inicial eos:

34 x x A B (,8 ) (,7 ) (,6 ) (,8 ), (,6 ), b) Quando eles se enconra eos x A = x B loo: (,8 ) (,6 ), (,7 ),, (,7 ) (,7 ) c) Os alores das acelerações são dados por: a a A B Loo: d A d d x B d x,6 (,4 ),6 d x A a A a B,6 d (,4 ) s d x d B (,4 ) No insane inicial eles possue esa aceleração. (,8 ) (,7 ),6 (,6 ),4s P.7 Dados: Adoando coo orie o solo e coo posiio o senido erical para cia eos: Posição inicial do aso y ( ) H. elocidade inicial do aso ( ) Aceleração do aso aé o insane e que ele aine o jardi Espessura do jardi e. Posição do aso quando ele oca o jardi Posição final do aso elocidade final do aso Equação de Torricelli: y. / s. a y. a) Aplicando a equação de Torricelli eos: ( ( H ( ) ) e e) y H y ( H e) y e. b) Considerando os inanes (quando o bloco oca o jardi) e (quando o bloco oca o solo) eos: a

35 ( a) ( H e) ( a) e ( H ( H e) a e ( H e) a e ( H e) a e y y e) a e P.8 Dados: Adoando coo orie a posição inicial da pá A eos: elocidade da pá A A,c/ s. Posição inicial de A elocidade da pá B Posição inicial de B elocidade da bola Posição inicial da bola Equações de oieno: x A c B,c/ s. x B c bola 8,c/ s. x A (,c ) x B c (, c/ s) x bola c ( ). a) A posição final da bola é a posição de econro das pás. x (,c ) (5,c ) x A final x 4s da B bola x c c A x O deslocaeno da bola é B (,c ) c c d 8c x final x( bola ) 8c c 8c b) A disância oal percorrida pela bola é dada por: S bola ( 8,c ) 4s, c P.9 Dados: Adoando coo posiio o senido conencional (de baixo para cia) eos: elocidade do eleador e relação ao solo E / s. elocidade inicial da lâpada e relação ao solo L E / s Coprieno do eleador d. Aceleração da lâpada a L a) No referencial do eleador a elocidade inicial da lâpada é nula. E L L E ( ) / s / s Considerando o oieno da lâpada e relação ao eleador, aplicando a equação de Torricelli eos: d

36 loo a elocidade da lâpada e relação ao eleador é d L Para u obserador parado fora do eleador a elocidade da lâpada é: d s L E ) / ( b) Noaene considerando o referencial do eleador eos: d d c) Para u obserador no eleador a lâpada percorreu ua disância d. Para u obserador fora do eleador a disância percorrida é: d d D d D E E

37 F und. F ísica I - Gabario Aula 7 - Exercícios de F ixação E7. U pequeno rao possui coordenadas x e y,;, no insane de epo, s e coordenadas x e y,9;5, no insane de epo 4, s. As coordenadas x e y são dadas e eros. a) Qual é a deslocaeno do rao nesse ineralo de epo? b) Calcule o ódulo do eor elocidade édia do rao. c) Deerine a direção e senido do eor elocidade édia. E7. Ua baraa esá na orie do sisea de coordenadas no insane de epo, s. Enre o ineralo de epo enre x,5/ s e y,, s e, s 8 sua elocidade édia e coponenes a) Deerine as coordenadas x e y da baraa no insane de epo, s b) Deerine o eor posição da baraa no insane de epo 8, s? 8. E7. A posição de ua parícula que se oe no espaço é dada pela equação r A B ˆ i C ˆj, onde A,, B,6 e C, a) Deerine o eor posição para os insanes de epo, s e, s. Qual é o deslocaeno nesse ineralo de epo? b) Deerine a elocidade édia no ineralo de epo assinalado no ie a. c) Enconre ua expressão para a elocidade para odo epo. d) Faça u esboço osrando a rajeória da parícula enre os insanes de epo, s e, s, osrando as elocidades nesses insanes de epo. E7.4 U re se desloca na direção nore co elocidade de 65K/h durane 6in. E seuida ele se desloca na direção noroese a º do nore co elocidade de 5K/h durane 4in. E seuida ele se desloca na direção oese a 6º da direção noroese co elocidade de 7K/h durane 8in. a) Enconre o deslocaeno resulane do re. b) Deerine a sua elocidade édia no rajeo. c) Calcule a sua elocidade escalar édia. Solução E7. a) A posição do rao no insane de epo inicial, s é r, ˆ i, ˆ j. E u insane de epo poserior 4, s sua posição é r,9 ˆ i 5, ˆ j. O seu deslocaeno é dado por

38 r r r r,9, ˆ i 5,, ˆj r,6 ˆ i 4, ˆj b) O eor elocidade édia é dado pela razão enre o deslocaeno e o ineralo de epo decorrido: Sendo o ódulo de dado por: r,6 ˆ i 4, ˆj 4,, s,7 ˆ i,8 ˆj,7,8, c) Desenhando o eor elocidade e u plano caresiano Podeos er que,8,7,8 arc,7, radianos 68 º E7. a),5 ˆ i, ˆj r r r, ˆ i,6 ˆj, s r 8, s Coo no insane de epo inicial ela esaa na orie, ou seja, coordenadas x = e y =. As coordenadas x e y no insane de epo é (,;,6) onde x e y, obiaene, são dadas e eros. b) O eor posição posição r. Porano r r pode ser obido ua ez que conheceos o deslocaeno r r r r r r Conudo,, pois a baraa esaa na orie (coordenadas x= e y=). Loo r, ˆ i,6 ˆj r e a E7. Seja, s, onde r A B, s i C, s j ˆ ˆ

39 r,6 ˆ i r e a posição da parícula no insane de epo. Para =,s O deslocaeno e b) A elocidade edia e dada por r A r r B,s 5, ˆ i, ˆj ˆ i C,s ˆj 6,8` ˆj r r r,5 ˆ i,7 ˆj,5 ˆ i,7 ˆj,, s, ˆ i, ˆj c) A elocidade e a axa de ariação do eor posição Onde e dada e /s. dr d dr d B ˆ i, ˆ i d) Fazendo u ráfico de y y(x), esará desenhando a rajeória, pois esará dizendo C ˆj, ˆj siulaneaene as coordenadas x e y. x A B () y C () Coo foi pedido apenas u esboço, obenha pares x e y para os insanes de epo enre,s e,s. Para, s Para, s x(, s) A B(, s), 6 y(,s ) C(, s), x(, s) A B(, s), 9 y(, s) C(, s), 7 E fazendo para ais aluns insanes de epo ocê poderá ober ouros pares e fazer u esboço co os ponos obidos. E7.4 a) Inicialene ele se desloca 6 65 K / h h 6, 5K para o nore. 6 E seuida 4 K / h h K 6 5 na direção noroese. E por ulio 8 K / h h K 6 7 na direção oese. Denoinado cada eor coo A, B e C, confore a fiura, podeos fazer a soa A B C para ober o eor resulane D.

40 D 9, K 8º oese para o nore b) O eor elocidade édia é dado pela razão enre o deslocaeno e o ineralo de epo decorrido: r K / h ˆ i 4K / h ˆj 48 6 h 9K / h ˆ i K / h ˆj c) A elocidade escalar edia e a razão enre a disancia oal percorrida pelo ineralo de epo decorrido p d 6,5k k p, 8h p 59 k/ h k

41 F und. F ísica I - Gabario Aula 8 - Exercícios de F ixação E8. Ua oociclea esá ransiando pela cidade e e,5 in a sua elocidade possui coponenes x 9,/ s e y 8 / s. No insane de epo 7, in sua elocidade possui coponenes x,/ s e y / s. a) Calcule as coponenes da aceleração édia. b) Deerine o eor aceleração. c) Faça u esboço das elocidades nos insanes de epo e. Qual é a diferença enre esses dois eores? E8. U axi faz ua corrida pelo cenro da cidade e e 5,5 in a sua elocidade possui coponenes x 9,7/ s e y / s. No ineralo de epo enre 5,5 in e 7in ua aceleração possui ódulo iual a a) Deerine as coponenes x e a,98/ s faz u ânulo de 45º co o eixo Ox. y da elocidade do axi e b) Escrea o eor elocidade do axi e 7in. 7in. c) Faça u esboço das elocidades nos insanes de epo e. Qual é a diferença enre esses dois eores? E8. U aião à jao é obserado suas coordenadas aria no epo de acordo co as equações: onde A, K 9, x ( ) A B y ( ) C, B,9 K/ s e C 445 K/ s a) Faça u esboço da rajeória do aião enre e in. b) Enconre ua expressão para a elocidade e aceleração a para odo epo. c) Faça u esboço osrando o eor elocidade e o eor aceleração do aião no insane de epo s. E8.4 U ciclisa faz u percurso de A para C coo indicado na fiura 8.. Desenhe o eor aceleração e suas coponenes eoriais nos ponos A, B e C indicados na fiura 8., quando: a) o eor elocidade possui ódulo consane. b) o ódulo do eor elocidade diinui de A para C. c) o ódulo do eor elocidade auena de A para C. Obseração: E nenhu dos ponos assinalados na fiura 8. a elocidade do

42 ciclisa é nula. Fiura 8. E8.5 U abure esá oando e círculos. No insane de epo = sua elocidade possui coponenes x 5, e y, 4. No insane de epo =,s sua elocidade possui coponenes x 4, e y 5,. a) Faça u desenho esqueáico osrando pare da rajeória do abure e o eor elocidade co suas coponenes para os insanes de epo =s e =,s. b) Deerine as coponenes do eor aceleração édia nesse ineralo de epo. Desafio: Obenha enão o eor aceleração e eros dos eores î e ĵ. Solução E8. a) As coponenes da aceleração são a x a x x e a y, 9, / s, 7,,5 in 96s a x b) a,x / s i, x / s j c) A diferença enre esses dois eores é ˆ 8 / s, / s 7,,5 in ˆ / s ˆ i 4, ˆj y E8. a) As coponenes da aceleração a x e a y e são dadas por a x a y a x a y acos45º asen45º,69 / s,69 a x Coo y x x x x a x

43 x 6/ s E y y a y b) 6/ s i 7/ s j c) ˆ ˆ y 7/ s 6, ˆ i 6, ˆj E8. a) Sabeos que x ( ) A B y ( ) C, Obenha pares de alores de x e y para ineralos de epo enre e in. Faça enão u ráfico co os alores enconrados e u plano caresiano. b) Coo r ( ) x( )ˆ i y( ) ˆj r ( ) ( A B )ˆ i ( C ) ˆj Onde A, K 9, B,9 K/ s e C 445 k/ s dr d dr d B ˆ i C ˆj B ˆ i C ˆj Onde B,9 K/ s e C 445 k/ s a d d d d a B ˆ i B ˆ i Onde B,9 K/ s c) E = s, sua elocidade será,9 ˆ i 445 ˆj

44 ,8 ˆ i 445 ˆj E a aceleração será a a (,9 K/ s ) ˆ i,8 K/ s ˆ i E8.4 a) b) c) a) Quando a elocidade possui ódulo consane exise aceleração apenas quando o eor elocidade uda a sua direção (aceleração radial). b) Se o ódulo da elocidade diinui, alé da aceleração radial (ou cenrípea) haerá aceleração anencial que nese possui esa direção e senido conrário ao do eor elocidade. c) Se o ódulo da elocidade auena, alé da aceleração radial (ou cenrípea) haerá aceleração anencial que nese caso possui esa direção e eso senido do eor elocidade. O eor aceleração é enconrado fazendo se a soa eorial dos eores aceleração radial e aceleração anencial e cada caso. E8.5 a) Fazendo u esboço do eor elocidade para os dois ineralos de epo e leando e consideração que o eor elocidade é anene a rajeória: c) obeos as coponenes da elocidade édia uilizando as equações a x x e a y y

45 4, 5, / s a x, s a x, 5, 4, / s a y, s a y,

46 F und. F ísica I - Gabario Aula 9 - Exercícios de F ixação E9. O asronaua execuará u oieno circular onde o período pode ser obido pela equação 4 T a c T a c Para a c, 5 T, s Para a c, 5 T, s E9. a) Ua ez que E Enão T T T s b) A aceleração radial (ou cenrípea) é consane, pois é não aria co o epo. Porano, a c a c 4,8, ericalene para baixo, no pono ais alo e a c 4,8 ericalene para cia no pono ais baixo. c) Coo é consane c a a e qualquer pono da rajeória. E9. a) Nesse caso a c,6/ s e a c 4,8. Loo a a c a 4,9

47 b) E9.4 a) 65 dias são 8.76 horas. A elocidade linear é enão a c e dias são 8.76 horas. A elocidade linear é enão 4 p T p,5x 7 T s 4 ac T T 4 T a c 5, 88x / s 9,8 a c,9x 4 b) A elocidade orbial é dada pela equação T p 8,5x k 8.76h 5 p,8x k/ h E9.4 65roações a) 65rp, 75Hz 6s Coo T T, 6s f b) A elocidade linear é dada pela equação E T

48 T 8,9 U pono a / da exreidade esá a ua disância de, do eixo da lâina ( ) T 5,5 b) a c Para =,48 Para =, a c ( f ) a c 4 a c 95,5 E9.6 a) A bola sobe aé cera alura e relação ao eso níel de que é chuada, asa ais alu epo para olar a ese eso níel e e seuida asa cero epo para chear ao chão. E relação ao níel da laje os epos de subida e descida são iuais. Sabeos que y no pono ais alo da rajeória. oy epo de subida y oy oy 7,4 9,8, 7s Ela sobe e desce enão, e relação ao níel da laje asando,44s (o dobro de,7s). A parir daí ela cai da laje ao solo, onde podeos uilizar a seuine equação h oy,65 7,4 4,9 esolendo a equação de º rau e obeos, 4s e s

49 Enão o epo oal e que ele peranece no ar b) Pela equação de Torricelli,44s +,4s, 84s y oy h' y na alura áxia e relação à laje. oy h' h' 5, 6 Loo a alura e relação ao solo é h ( 5,6,65) c) O deslocaeno horizonal depende apenas da coponene horizonal da elocidade. Coo essa coponene é consane D ox D 5, 49 E9.7 h oy h b) A elocidade horizonal é consane h 7c D ox D 6, 5c c) A coponene é obida pela equação y oy y 9, 8 y 4,5 Enão,5 / si 4,5 j ˆ d) A aceleração é consane (aceleração de queda lire) (9,8 ) ˆj ˆ

50 E9.8 a) Deerinaos a coponene erical da elocidade uilizando a equacao y na alura áxia e relação à laje. y oy h oy h oy 5,94 Sabendo o epo de subida podeos deerinar a coponene horizonal da elocidade 5,94 oy 9,8, 6s Loo D, oy, 6 s oy 4,95 Enão c) o 4,95 ˆ i 5,94 ˆj b) A coponene erical é nula e a coponene horizonal é consane 4,95 iˆ y x e x() Gráfico x-,5,5,5 (s) y () Gráfico y-,5,5,5 (s)

51 x 5,5 5 4,5 4,5,5,5,5 Gráfico x-,5,5,5 (s) Gráfico y- y ,5,5, (s) Gráfico a- a (/s ) 8 6 4,5,5,5 (s) E9.9 a) No pono ais alo da rajeória a coponene erical y oy 9 oy 9,8, 94s Loo o epo e que ela peranece no ar é, 88s. b) h oy h oy,94 4,9(,94) h 9 h 8, 4 c) coo o epo e que ela peraneceu no ar é de,88s D ox D,88 D 46, 6

52 d) Se a resisência do ar pode ser desprezada a elocidade iediaaene anes de ainir o solo e o eso ódulo da elocidade de arreesso. A diferença é que a coponene erical e senido conrário. e) 9,8 / s j ˆ / sˆ i 9/ sˆj

53 Bĵ = c Bĵ = B senθ B senθ = c, k h senθ = 5k h θ = sen ( senθ = ) θ = = AB = A B AB = ( 56k h AB = 9k h î BA = B A BA = ( 65k h BA = 9k h î ) ( ) 65k î î h ) ( ) 56k î î h

54 p =, s ĵ peo = p + ppeo peo = (, s ( ) 8 peo = î + s (, s ) ( ) 8 ĵ + î s ) ĵ BAlaor = B A ( ) 4, 6k BAlaor = î+ h BAlaor = ( ), 4k î + h (, k h (, k h ) ĵ ) ( ) 56k ĵ î h

55 peo = p + ppeo ( ), peo = ĵ + s ( ) 9, 6 peo = î + s (, s ) ĵ + ( 9, 6 s ( 5, 6 s ) î+ ) ˆk ( 5, 6 s ) ˆk Alaor = p + palaor Alaor = (, s Alaor = ( ) 5, 9 î + s (, s ) ĵ + ) ( ) 5, 9 ĵ + î+ s ( 5, 6 s ) ˆk ( 5, 6 s ) ˆk () ĵ p = () î + () ĵ + () ˆk ( ) 9, 6 peo = î + () ĵ + s Alaor = ( ) 5, 9 î + () ĵ + s ( 5, 6 s ( 5, 6 s ) ˆk ) ˆk

56 aî = aî = asenθ a senθ =, s senθ = 5, 55 s θ = sen (, 68) senθ =, 68 θ =9, 68 = d a = 8k ) ( 9k h =6, 97h

57 = d d = a a cos (θ) = 8k ( 9k h cos (9, 68 ) ) =7, 8h

58 P.) Prieiro enconraos as elocidades e as posições nas respecias direções: elocidades: x y a a Posições: x y d d q q d b c d b c x x d q d 4 q y y d b c d b c 6 a) Aora podeos escreer a posição e a elocidade eorialene: r 4 q 4 ˆ i b c 6 ˆj q ˆ i b c ˆj b) A alura áxia será ainida quando a elocidade na direção y for zero, ou seja: b c b c Subsiuindo o alor de obido na expressão para a posição y, enconraos a alura áxia: h b b / c c b / c 6 c) Não há u deslocaeno horizonal áxio. Podeos er isso obserando que a função posição e x sepre cresce à edida que o epo passa. P.) Considereos o Exeplo 9.. Nesse exeplo u projéil é lançado e e u alcance dado por. No nosso problea o disco sobe aé ua alura áxia que chaareos de H, ola ao níel de onde foi lançado e depois cai ua alura h aé ainir o solo. Seja o ânulo de lançaeno. Coo no Exeplo 9., eos a equação sen ) y y (.

59 Co ela podeos calcular o epo que o disco asa aé ainir o solo. A alura y e que o disco alcança-o é h (o disco ai para baixo do pono e que foi lançado), a alura inicial é y e eos: sen ) h (, que é ua equação de seundo rau. esolendo para obeos: sen sen h O alcance na horizonal, que chaareos de d, será dado por Subsiuindo enconrado acia eos: d ( cos ). d ( cos ) sen sen h d sen cos cos sen h Subsiuindo : d h sen cos h cos h sen h d hsen cos h cos hsen h Subsiuindo o ânulo dado, enconraos: d hsen 4, cos 4, h cos 4, hsen 4, h b) O cálculo é o eso cálculo da alura áxia ainida pelo projéil no Exeplo 9.. Enão eos: H sen c) Seja h a elocidade horizonal e a elocidade erical. A equação da elocidade horizonal é h cos e o ráfico será:

60 Para a elocidade erical a equação é sen e o ráfico será: P.4) Nese problea eos a esa siuação do problea anerior. aos apenas escreer os resulados de aneira enérica. a) O alcance e alura serão os esos do problea anerior: d sen cos cos sen h H sen sen b) Do Exeplo 9. o alcance é dado por. Do problea anerior ios que o alcance ais enérico (aquele e que o objeo lançado cai abaixo da alura de lançaeno) é dado por sen cos cos sen h Podeos escreer esse alcance horizonal eral e função de : d h cos Para h eos: d P.5) a) Para enconrar a equação da rajeória de u pono fixo deeos eliinar o epo das equações para x e y. Enão eleaos as duas coordenadas ao quadrado e as soaos. Teos: x y cos sen cos sen cos sen Porano a equação da rajeória é a equação de u círculo de raio. b) Calculaos prieiraene as coponenes do eor elocidade: x x ( ) sen y ( ) cos. y

61 O ódulo será: x y sen cos cos sen c) As coponenes do eor aceleração serão: a x ( ) x cos a y ( ) y sen Lebraos que o eor disância pode ser escrio coo Assi o eor aceleração fica: r cos ˆ i sen ˆj. a cos ˆ i sen ˆj r Porano a aceleração apona na direção conrária a r, ou seja, apona para o cenro do círculo. O ódulo será dado por: a a x a y cos sen d) a e) O produo escalar de dois eores dee ser zero se eles fore perpendiculares. ejaos: a sen ˆ i ˆ j cos ˆ cos i sen ˆj Os produos escalares ˆ i ˆj são iuais a zero. Os produos escalares ˆ i ˆ i e ˆ j ˆj são iuais a u. Dessa fora eos a sen cos ˆ i ˆ i cos sen ˆj ˆj a sen cos sen cos P.6) O carro B esá afasando-se do carro A a ua elocidade r k/ h (elocidade relaia). Enão deeos fazer o lançaeno da criança considerando que ela dee cair a ua disância d 7,6 r, sendo o epo que a criança lea para subir e descer, que é dado por sen, de acordo co o Exeplo 9.. No eso exeplo abé é calculado o alcance de u projéil, dado por iualar esse alcance à disância d : sen. Deeos

62 sen sen d 7,6 r 7,6 r sen sen r 7,6, que é ua equação de seundo, co a incónia. Subsiuíos os alores e resoleos: sen 49,6 sen 49 7,6 9,8 9,8 s,,9 s 7,6 4. Loo a elocidade de lançaeno dee ser 4/ s. b) A elocidade horizonal na cheada e B, hb, é a esa elocidade horizonal de lançaeno, pois não há aceleração: hb sen 4/ s sen 49. Na erical a criança é desacelerada aé ainir ua alura áxia e depois é acelerada aé ainir a esa elocidade na esa alura do pono de lançaeno. Porano a elocidade na erical apenas uda de senido: B cos 4/ s cos 49 c) E relação ao carro A é a elocidade calculada no ie a. E relação ao carro B a elocidade será a elocidade de lançaeno enos a elocidade relaia: cos r 4/ s cos 49 k/ h,6/ s,6/ s,6 P.7) a) A oa não possui elocidade horizonal, isa da Terra. Para ua pessoa que esá no ônibus a elocidade da oa é a soa eorial da elocidade da oa e relação à Terra,, ais a elocidade o do ônibus abé e relação à Terra (as elocidades da oa e relação à Terra serão desinadas por ; e relação ao ônibus por ). Enão a coponene horizonal da elocidade da oa e relação ao ônibus, oh, será: h oh h 6 k/ h 6k/ h, sendo oh e h as respecias coponenes horizonais de o e. b) A elocidade horizonal da oa, isa do ônibus, e função do ânulo e do ódulo da elocidade é h sen(8 ), sendo o ódulo da elocidade da oa. Assi enconraos:

63 sen 8 6k/ h sen 8 h / 97k h isa da Terra a oa só e elocidade erical. A elocidade erical e relação ao ônibus é dada por: cos 8 97k/ h cos 8 76k/ h Coo o ônibus não possui elocidade na erical, a oa e a esa elocidade erical isa do ônibus ou a Terra. Loo o ódulo da elocidade da oa isa da Terra será: 76 k/ h P.8) Seja a elocidade do barco e c a elocidade da correneza, abas e relação a u obserador na are. A elocidade do barco e relação à áua foi dada as não sabeos a direção. Suporeos que ela fora u ânulo co a horizonal, coo na fiura: Calculaos as coponenes horizonal e erical de, h e, respeciaene: 5 5 h,8 in 8s 7,6 7,6,4 / s in 8s Monaos u sisea de equações obserando que a elocidade do barco na direção erical é a soa da elocidade da correneza ais a elocidade do barco e relação à áua abé na erical e que a correneza não conribui para a elocidade horizonal (chaaos a elocidade do barco e relação à áua de ): De () eos () c sen (coponene erical) () h cos (coponene horizonal). cos h,8 cos 89, 5. Subsiuindo e (), enconraos: c sen / s sen 89, 5,4 / s 9,96/ s b) Para se oer na horizonal a elocidade erical dee ser zero. De () eos:

64 c sen sen c sen 8,5 58

65

66

67

68

69

70 F und. F ísica I - Gabario Unidade 4 - Probleas P4.: (a) Sobre o peixe aua duas forças ericais: o peso, diriido para baixo, e a força da ola, diriida para cia. A força da ola é a reação à força que o peixe exerce sobre a ola, diriida para baixo. Coo o peixe esá preso a u eleador acelerado, ele erá a esa aceleração do eleador. Assi, a resulane de forças que aua sobre o peixe é iual à assa do peixe uliplicada pela sua aceleração. Enão, se P é o peso do peixe e F é a força da ola sobre ele: F P= a e que consideraos o senido erical para cia coo posiio. Dessa equação e: ou: O peso erdadeiro do peixe é F = a Erro! P= =.7 k 9.8 /s =6.4 N (b) a aceleração do peixe é: a=(f P)/. Porano, para que o poneiro da balança arque F=5. N, é preciso que a aceleração do peixe seja: Erro! O sinal neaio indica que a aceleração dee er senido oposo ao escolhi coo posiio para o eixo. Porano, para que o poneiro da balança arque 5. N, é preciso que o eleador desça co aceleração a=.8/s. (c) Se o cabo do eleador se roper, a= e a leiura da balança será iual ao peso erdadeiro do peixe. P4.: As forças que aua no arisa são seu peso P (diriido para baixo) e a força do ecido N (diriida para cia). Enão, se a é a aceleração do arisa, eos: T P= a (a) se o oieno é unifore, a= e T=P; (b) se o arisa esá suspenso e repouso, a= e T=P; (c) Se ele esá subindo co aceleração a: P= a, de onde e que T=P+a; (d) Se elke esá descendo co aceleração a, enão: T P= ( a) e T=P a. P4.: Sobre o balde aua duas forças: a ensão T na corda, diriida para cia e o seu peso P, diriido para baixo. nesse caso, o oieno do blade é acelerado para cia. Enão: T P= a T= (+a) Mas coo a aceleração é consane, ela pode ser calculada a parir das elocidades inicial ( = /s) e final (=.6 /s) do balde e da disância percorrida por ele (x=.5 ). Teos

71 Enão: Erro! T=5. k (9.8+.) /s =55 N Coo a elocidade é consane, T= =5. k 9.8 /s =49 N. O oieno aora é uniforeene desacelerado e T = a ou T= ( a). Mas a aceleração é a=.7 /s. Enão: T=5. k (9.8.7) /s =46 N P4.4: Teos a = /s e a =4/s. (a) A força que aua sobre a assa é F= a e a que aua sobre é F= a, a esa que aua sobre.enão: Erro! Aplicando aora ua propriedade das proporções, eos que: de onde iraos: Erro! onde o sinal ( ) indica que <. Erro! A força que aua sobre a diferença de assas é: F=( ) a e coo ela iual à força que aua sobre para produzir a aceleração a =4 /s, eos: Erro! (b) Da esa fora, podeos escreer que: ou: Erro! Erro! A força que aua sobre a soa de assas é: F=( + ) a e coo ela iual à força que aua sobre para produzir a aceleração a =4 /s, eos: Erro! P4.5: Teos =.8 k, a=9. /s erical e para baixo. O eeoro esá sujeio a duas forças: seu peso (P) e a força da resisência do ar (F), que esá diriida para cia. Enão, a seunda lei de Newon nos dá: F P= a

72 e que oaos o senido para cia coo posiio. Loo: F P = a= ( a) =,8k(9,8 9,) /s =,4N.

73 E4.) Dados:,7k F und. F ísica I - Gabario Aula 4 - Exercícios de F ixação,k a) Aplicando a seunda lei de Newon eos: N cos () T sen T a () a () Soando () e () sen a ( sen ) a( a ( sen ) a,7 ( ) A aceleração do bloco é erical para baixo. b) De () eos: T a, 9N ) E4. Dados: Peso da caixa P 8 N Força ínia que o esudane dee fazer para aner a caixa e repouso Ânulo de inclinação do plano Força de ario esáico áxio F N P cos Eáx a) Coo o bloco esá e repouso (na iinência de deslizar para paixo) eos: F F Psen F Eáx e Eáx P cos Psen Psen F F Psen F e P cos b) A aior força F M que a pessoa pode aplicar na caixa, ende a proocar u deslizaeno para cia, loo o ario aua e senido oposo. Assi eos: F F Psen F F F M M M M F Eáx Eáx ( Psen Psen Psen F ) F E4. Dados: Massa da elancia Psen (8 N ),5 5 k e ( N ) e 6 N F N

74 Consane elásica da ola k 4 N / Coo a elancia esá e equilíbrio eos: k x x k E4.4 Dados: Massa do corpo 4 k Consane da ola k N / Aceleração do corpo a 5 Na siuação descria a força resulane que aua no corpo é a força que a ola faz, loo: k x a x a k

75 F und. F ísica I - Gabario Aula 5 - Exercícios de F ixação E5. Dados: Tração na corda que puxa o bloco T N Coeficiene de ario cinéico c, Coo o bloco se oe co elocidade consane sua aceleração é nula. Assi o ódulo da força de ario é iual ao da ração F a N. Qual a assa do bloco? E5. Dados: Peso do bloco,8 e P N c,6 Coo o bloco se enconra e ua superfície horizonal eos N alor da força de ario esáico é: F N N Eáx e 6 P, loo a aior Quando o bloco esier e oieno o ario será Fc c N N a) Coo a ração na corda é 5 N, ou seja, enor que F E áx o bloco não enra e oieno e o ódulo da força de ario é iual à ração na corda F a 5 N. b) Se a ração na corda for de N o bloco enrará e oieno e o ódulo da força de ario será F F N a c E5. Dados: Massa do caixoe k Força que o rabalhador exerce,6 e c,4 F 5 N Força de ario esáico áxio FEáx e N N Força de ario cinéico Fc c N N Coo a força que o rabalhador é aior que F E áx o bloco enra e oieno e o ario será cinéico Fa Fc N E5.4 Dados: Massa da caixa apoiada sobre o plano k eação noral do plano sobre a caixa N Massa da caixa dependurada pela corda k Alura da caixa que esá dependurada h a) Se as caixas esão na iinência de enrar e oieno enão eos:

76 N F T F T e e e Eáx Eáx b) Na siuação proposa o bloco enrará e oieno e, c. Aplicando as leis de Newon eos: ) ( ) ( ) ( ) ( a a a T a T c c c A caixa descree u oieno reilíneo uniforeene ariado onde: ) ( ) ( ) ( ) ( h h a h a h c c E5.5 Dados: Coeficiene de ario esáico enre os pneus e a esrada 6, e Se o carro esá e ua pisa horizonal e a resulane sobre o carro é a força de ario esáico, enão eos: a a a F e e E5.6 Dados: Massa do bloco k 5 Força que coprie o bloco conra a parede N F a) Coo o bloco esá e repouso a força de ario dee ser iual ao seu peso F a b) 4, e, se o bloco esá na iinência de coeçar a se oer eos: e e Eáx N N F

77 A força F que a pessoa exerce dee ser iual à N, loo F. E5.7 Dados: Força de resisência e u fluido F b (a força é oposa à elocidade). Quando a pedra aine a elocidade erinal sua aceleração é nula, porano; b b E5.8 b Quando a oa de chua aine a elocidade erinal eos: C C C e

78 F und. F ísica I - Gabario Aula 6 - Exercícios de F ixação E6.) Dados: Massa da caixa, k Coprieno da corda que prende a caixa, 4 (raio da rajeória da caixa). Freqüência do oieno f re Hz O epo de cada reolução, ou seja, o período do oieno é T, 5s. f A elocidade linear da caixa é T Na siuação descria a ração F na corda aua coo força cenrípea loo: F FC E6. Dados: aio da cura Coeficiene de ario esáico S, 8 A força de ario esáico é que perie ao carro realizar a cura (força cenrípea) loo: F F a S S C áx áx áx S E6. a) O Moorisa dee fazer a cura para a direia, pois (deido à inércia) endência da aroa é peranecer e MU. A sensação que a aroa e é de que esá sendo joada para fora da cura, ou seja, para a esquerda (lado e que o oorisa se enconra). b) A elocidade do carro é / s, o coeficiene de ario é, 5 Na siuação e que a aroa esá preses a deslizar eos: F a S F C áx S áx áx S Para alores de enores que áx a aroa desliza. E6.4 S.

79 Quando o carro esá no opo da pisa eos: P N F C N Coo o carro esá na iinência de perder o conao N =, loo: áx áx áx áx E6.5 Dados: aio da cura 7, 5 9 elocidade 9 k/ h / s,6 A aceleração cenrípea da equipe é a c O nuero N de ezes que essa aceleração é aior que a da raidade é: ac ac N N N E6.6 Dados: Peso do esudane P 55 N P Massa do esudane Leiura na balança (a balança lê a Nornal) N 45 N a) Coo o ódulo da força peso é aior que a Noral, a força resulane é erical para baixo. A aceleração possui esa direção e senido que a resulane e seu ódulo é dado por: P N a a a ( P N ) ( P N ) P ( P P N )

80 b) Se a leiura na balança é N N 67 a resulane (loo a aceleração abé) é erical para cia. Nesse caso eos: P P N a P P N P N a a P N ) ( ) ( ) ( c) Se a leiura na balança é zero N, a aceleração do eleador será iual à da raidade (o eleador esará e queda lire).

81 P 6. P5.) Dados: Massa da caixa F und. F ísica I - Gabario Unidade 5 - Probleas k Ânulo de inclinação da rapa Coo a elocidade da caixa é consane, a resulane sobre o caixoe é nula e a força F que o carreador faz dee ser iual à sen. P6. P5.) Dados: Peso do esudane P 57 N P Massa do esudane a) Se a leiura na balança é N 47 N enão o eleador possui aceleração erical para baixo. Aplicando a seunda lei de Newon eos: P N a P N a b) Se a leiura na balança for N 67 N enão a resulane será para cia e consequeneene a aceleração abé será erical para cia.seu ódulo é: N P a a N P P6. P5.) Dados: Massa da caixa k Coeficiene de ario cinéico C, 6 Coeficiene de ario esáico e, 6 a) Quando a caixa esá preses a deslizar eos: cos sen e sen cos e e b) Quando a caixa coeça a deslizar a força de ario cinéico ale F C cos Aplicando a seunda lei de Newon eos: sen cos a C a sen C cos c) Após a caixa percorrer a disância d 4, sua elocidade será: a d a d ( sen C cos ) d c.

82 P6.4 P5.4) Dados: Força que o eno exerce na caixa N F x 6 A elocidade inicial da caixa possui as seuines coponenes: / 8 yi xi s Posição inicial da caixa: Y X i i Alura final da caixa F Y Aceleração da caixa: F a a x y Onde é a assa da caixa. A coponene horizonal da caixa, assi coo a horizonal, descree u MU. Assi eos: Y Y Y a Y Y i q i q q i q y q yi i F A coponene horizonal será dada por: Y F Y X Y F Y X F X a X X i i xi F i i xi F q q xi F q x q xi i F

83 E7. Dados: Massa do baú F und. F ísica I - Gabario Aula 7 - Exercícios de F ixação 7 k Ânulo de inclinação do plano 5 Disância percorrida pelo baú d, 6 Força exercida pelo rabalhador F N a) W F d cos F d TABALH A DO b) W P ESO ( ) d sen, só a coponene paralela ao plano realiza rabalho. c)coo a Noral é perpendicular ao deslocaeno ela não realiza rabalho. E7. Dados: Disância percorrida pelo bloco d Massa do bloco M Aceleração do bloco /4 para baixo. a) A ração no bloco é: M T M 4 M T M M 4 4 O rabalho realizado pelo cabo é: M W CAB O T d cos 8 d 4 b) O rabalho realizado pela força peso é: W P ESO M d cos Md E7. Dados: d F W 75N F d cos( )

84 F und. F ísica I - Gabario Aula 8 - Exercícios de F ixação E8. Dados: elocidade inicial do renó i 4, elocidade final do renó f 6, Massa do renó 9, k Módulo do deslocaeno do renó d, 4 O rabalho da força resulane (que é a própria força F) é iual à ariação da eneria cinéica, loo: W E E F F F CF d cos d f Ci i f i E8. Dados: Massa da bola, 4k elocidade inicial da bola i, Força que o joador exerce F 45, N elocidade final da bola f 6, Se a força resulane sobre a bola for a força que o joador exerce enão ereos: W E F d F C d cos() F f i f i E8. Dados: Massa da bola, 5k elocidade inicial da bola i 5, elocidade final da bola i,5 Coo a alura inicial da bola é iual à sua alura final, podeos adoar esse níel coo zero para a eneria poencial. Assi a eneria ecânica do bloco será iual à sua eneria cinéica. i E Mi f E Mf E M f i

85 A eneria perdida deido à resisência do ar é iual à ariação da eneria ecânica. E8.4 Dados: Massa do elão, k Alura inicial h i elocidade inicial i a) Podeos relacionar o rabalho da força peso co a ariação da eneria poencial. Assi eos: W E W W P E S O P E S O P E S O P G h f h h i i h i b) Coo não há forças dissipaias a eneria ecânica se consera, loo: E E M i fi fi M f i hi hi fi h i h i fi h f E8.5 Dados: Consane elásica da ola k (,6 ) N / a) O rabalho que dee ser realizado sobre a ola para que ela se alonue de x (7,5 ) é iual ao anho de eneria poencial da ola. W E W W PE k x k x k () b) O rabalho adicional que dee ser realizado sobre a ola para que ela se alonue de x (7,5 ) aé x (5, ) é iual ao anho de eneria poencial da ola. W W W E PE k x k x k x x

86 E8.6 Dados: Massa do bloco 5, k Consane da ola k 5 N / Deforação sofrida pela ola x, a) O rabalho realizado pela ola é o neaio da ariação de sua eneria poencial elásica, loo: W E W W MOLA MOLA MOLA PE k () k x k x b) Coo não há forças dissipaias eos: E E Mf f f k Mi k x x i i E8.7 Dados: Massa do ijolo, 9k Consane elásica da ola k 47 N / Alura áxia ainida pelo ijolo h, 8 Coo não há forças dissipaias oda a eneria poencial elásica será conerida e eneria poencial raiacional loo: E E k x x i i PE x i PG h k h h k

87 F und. F ísica I - Gabario Aula 9 - Exercícios de F ixação E9. Dados: Massa do bloco k Alura que o bloco sobe h Tepo aso 5 s Coo o bloco sobe co elocidade consane a força que o uindase faz é iual ao peso do bloco, assi eos: W F P h P E9. Dados assa do carro elocidade final do carro Tepo aso 4, s W E c P P 99 k /,6 s E9. Dados: Massa do balde cheio (desprezando a assa do balde) 5, k elocidade co que o balde sobe,6 a) Coo a elocidade é consane a força resulane é nula e consequeneene o rabalho e a poência abé são nulos. b) A força que a pessoa faz possui ódulo iual ao peso do objeo loo: P F cos( ) c) Os rabalhos realizados possue o eso ódulo, poré o rabalho da força peso é neaio e o rabalho realizado pela pessoa, posiio. E9.6 Dados: azão das caaraas 5 que corresponde à ua axa de Q,5 6 k/ s. Alura da queda h 8 Nuero de quedas d áua N 7 A poência erada por cada queda é: p Q h, A poência oal é N Q h P TO TAL

88 E9.7 Dados: Massa de cada enradado 9, k Alura do 5º andar h a) É necessário enrear enradados e inuos ( 8 s ). Cada epreado desenole ua poência p (p = 5w ou p = w) loo: A poência oal necessária é P WTO TAL h 6w. O núero de rabalhadores é N P. p Se p = 5 enão N =. Se p = enão N = 6. b) U epreado desenoler ua poência édia de W sinifica que ele realiza u rabalho de J a cada seundo. Supondo que ele eseja subindo co ua elocidade de aproxiadaene /s, enão para percorrer ele asaria s e eria que carrear k para desenoler essa poência édia.

89 P9. P6.) F und. F ísica I - Gabario Unidade 6 - Probleas Dados: Alura inicial da bola h i, 9 Percenual de eneria cinéica perdida e cada colisão % Alura final h f, 95 A bola perde e cada colisão % de sua eneria MECÂNICA, coo conseqüência após cada colisão ela aine ua alura % enor que a ainida na colisão anerior. Assi as aluras ainidas fora a seuine proressão eoérica. h i 9, Onde Loo: h i h h i i n n lo n n 9, h i 9,, h i 9 é a alura ainida após enésia colisão. h h f i h f lo h f n lo n h h f i lo,5 lo,9 hi 9 lo Coo o Núero de colisões N dee ser ineiro deeos pear o prieiro naural aior que n. P9. P6.) Dados: Deslocaeno do eleador Trabalho realizado pela Noral Trabalho da força peso d 9, W N 8,5 W P 7,5 J a) Podeos deerinar a assa da ulher a parir do rabalho realizado pela força peso. W d P WP d b) A força noral é: W N d N WN N d c) Sua aceleração é: J

90 N. a a a N WN WP d d WP d W d N WP d WP d WN W W P P P9. P6.) W c) W W x x x x F ( x) dx 4 a x a x dx 4 a () 4 4 () 4 x x P9.4 P6.4) Dados: Massa do carro k elocidade,6 Deforação áxia da ola x, 75 Quando o carro coprie a ola oda sua eneria cinéica é conerida e eneria poencial elásica, loo: E E C k PE kx x P9.5 P6.5) Dados: Massa do carro elocidade e função da posição a) A aceleração do carro é: d d dx a d dx d d a C C x dx A força que aua no carro é: C x

91 F a C x W x X F ( x) dx b) W W x x X x C xdx C X C x x X x

92 8 W s = h cos 8 = h W d = h cos = h W = W s + W d = W = f 8 W = f dcos 8 = f d W = f d W = W + W = fd

93 F F = = = 4. F W = Fhcos = 49.. =4.9 l T B = B U B = T A = U A = l ( cos Ĉ) = l ( cos 45 ) B = l (.77) = B + = + l ( cos 45 ) =.7 A = T cos 45 = A l T = cos 45 = =.4

94 T = B l B =l ( cos 45 ) T = + l ( cos 45 ) l = +.9 =.586 T = =. F = 7 d k = F d = 7 U = L + kl U = ax a =. 4 F = d dx = ax x =.9 F =. 4 (.9) =.6

95 F x x x U(x) = F x dx = x 5dx = 5(x x ) x x = x U = x =6 U = 4 x =4 U(x) = 5(x 4) 4 = 5 (6 x ) 4 = +5 x x = 44 5 U(x) = 5(x 44 5 )

96 WAB = Ec ( B) Ec ( A) = [ U ( B) U ( A)] W AB W AB E ( B) E ( A) = [ U ( B) U ( A)] c E ( B) + U ( B) = E ( A) U ( A) c c c + E E = Ec + U ( x) = + U ( x) F F F E = E c + U n i= = 6. θ = k =. d = 5.5 i n

97 O H O h O x O E c U ( ola) = U ( corpo) = H = E Ec + U ( ola) + U ( corpo) = + H = H = + U( ola) = k x E c = U( corpo) = h E = Ec + U ( ola) + U ( corpo) = + k x h = k x h H = k x h D h x senθ e H = ( D x ) senθ = h H D x )senθ = k x x senθ ( k x D = senθ D =.6

98 N = r H = 5 (P) E c U ( P) = (5) U ( Q) = + 5 = + N = = 8 E c ( Q) = N = 8 + = 65 θ = arc = arc = 7. N 8 N W ( cons) + W ( dis) = E ( B) E ( A) AB AB [ U ( B) U ( A)] + W ( dis) = E ( B) E ( A) AB W ( dis) = E ( B) E ( A) + U ( B) U ( A) = [ E ( B) + U ( B)] [ E ( A) U ( A)] AB c c c c + c c c c

99 W AB ( dis) = E( B) E( A) E µ =, D x =, 55 f a = µ cosθ D W = µ cosθ D E i = K + U ( ra) + U ( ola) = + H + = H h + H = D senθ D E f = K + U ( ra) + U ( ola) = h + k x µ cosθ D = h + k x H µ cosθ D = ( h + H ) + k x µ cosθ D = D senθ + k x ( senθ µ cosθ ) D = k x k x D = senθ ( µ θ ) x =, 55 = 6 k =. θ = µ =, D =.9 c D D D = ( µθ )

100 U ( corpo) = ( H + h) = Dsenθ U ( ola ) = U ( corpo ) = U ( ola) = F d s = k xdx = k[ x ] x = k x x x Dsenθ = k x k x D = senθ N + Ox N + = N = = = E = + () E = + h h = ( ) h + h = h = θ M 4 = 5, 98

101 8 r =, θ µ θ θ θ θ

102 µ

103 U(A) = r T A = C = h A U(B) = T B = A r = A a = r r d C u T + = C r d u = u r d u = (r d)

104 d u u u + [ (r d)] =, r + [ (r d) + r d = d d = 5 r U(B) = h U(C) = h/ B = + h = C + h C = h C = D / + h = D D = +h h a = E D L D E a = +h L

105 T + = = + ( ) = N +5 = 5 =.775 N = θ θ = sen θ = sen θ E = + ( + sen θ) U = E = = + ( + sen θ)

106 sen θ.775 = sen θ = (.775) 5 sen θ = θ = arcsen ( ) U(A) = A = U(P )= cos θ + = + cos θ) E c = = ( cos θ) a r = cos θ N N = N = θ a = sen θ = cos θ + = + cos θ)

107 =( cos θ) cos θ = cos θ ( ) θ = arccos M M h M M h + ( + M h) = + M + + h (M ) h= (M + ) = M M + h F a= F a = F = =8.68

108 d =4. =ad = = 69.4 / =8. W F E i = h E f = W = Fdcos 8 = F d F d= h =d ( F ) = = 69.4 / L W = F L E = U(e) = L U = (/) kl E e = F L= L + kl

velocidade inicial: v 0 ; ângulo de tiro com a horizontal: 0.

velocidade inicial: v 0 ; ângulo de tiro com a horizontal: 0. www.fisicaee.com.br Um projéil é disparado com elocidade inicial iual a e formando um ânulo com a horizonal, sabendo-se que os ponos de disparo e o alo esão sobre o mesmo plano horizonal e desprezando-se

Leia mais

Capítulo 5. Movimento no plano e no espaço

Capítulo 5. Movimento no plano e no espaço Capíulo 5 Moimeno no plano e no espaço Recursos com coprih incluídos nesa apresenação: hp://phe.colorado.edu Descrição eorial do moimeno Uma parícula moendo-se sobre uma cura. Suas posições nos insanes

Leia mais

Mecânica da partícula

Mecânica da partícula -- Mecânica da parícula Moimenos sob a acção de uma força resulane consane Prof. Luís C. Perna LEI DA INÉRCIA OU ª LEI DE NEWTON LEI DA INÉRCIA Para que um corpo alere o seu esado de moimeno é necessário

Leia mais

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PC1. [C] No eixo horizonal, o movimeno é uniforme com velocidade consane o empo, podemos calculá-la. Δs 60 m vh vh vh 15 m s Δ 4 s Com o auxílio da rionomeria e com a velocidade

Leia mais

CAPÍTULO 8. v G G. r G C. Figura Corpo rígido C com centro de massa G.

CAPÍTULO 8. v G G. r G C. Figura Corpo rígido C com centro de massa G. 7 CÍTULO 8 DINÂMIC DO MOVIMENTO LNO DE COROS RÍIDOS IMULSO E QUNTIDDE DE MOVIMENTO Nese capíulo será analisada a lei de Newon apresenada nua ra fora inegral. Nesa fora inegra-se a lei de Newon dada por

Leia mais

FÍSICA FUNDAMENTAL 1 o Semestre de 2011 Prof. Maurício Fabbri 1. DESCRIÇÃO MATEMÁTICA DO MOVIMENTO E SISTEMA DE REFERÊNCIA

FÍSICA FUNDAMENTAL 1 o Semestre de 2011 Prof. Maurício Fabbri 1. DESCRIÇÃO MATEMÁTICA DO MOVIMENTO E SISTEMA DE REFERÊNCIA 5 5 FÍSICA FUNDAMENTAL o Seere de Prof. Maurício Fabbri a Série de Exercício - Cineáica Pare I Moieno unidienional. DESCRIÇÃO MATEMÁTICA DO MOVIMENTO E SISTEMA DE REFERÊNCIA (I) O oieno de u corpo é regirado

Leia mais

figura 1 Vamos encontrar, em primeiro lugar, a velocidade do som da explosão (v E) no ar que será dada pela fórmula = v

figura 1 Vamos encontrar, em primeiro lugar, a velocidade do som da explosão (v E) no ar que será dada pela fórmula = v Dispara-se, segundo um ângulo de 6 com o horizone, um projéil que explode ao aingir o solo e oue-se o ruído da explosão, no pono de parida do projéil, 8 segundos após o disparo. Deerminar a elocidade inicial

Leia mais

Cinemática Vetorial Movimento Retilíneo. Movimento. Mecânica : relaciona força, matéria e movimento

Cinemática Vetorial Movimento Retilíneo. Movimento. Mecânica : relaciona força, matéria e movimento Fisica I - IO Cinemáica Veorial Moimeno Reilíneo Prof. Crisiano Olieira Ed. Basilio Jafe sala crislpo@if.usp.br Moimeno Mecânica : relaciona força, maéria e moimeno Cinemáica : Pare da mecânica que descree

Leia mais

1 ANO COMENTÁRIO DOS PROBLEMAS COMENTÁRIO: RESPOSTA: A

1 ANO COMENTÁRIO DOS PROBLEMAS COMENTÁRIO: RESPOSTA: A AO COMEÁRIO DOS PROBEMAS P en ' ' P en P co Inicialene, a iuação da fiura exprea iinência de oieno ao iea de aa iuai a. Idenificando oda a força auane nee iea, incluindo a hae, eja: a P co Uilizando a

Leia mais

Capítulo 8 Momento linear, impulso e colisões

Capítulo 8 Momento linear, impulso e colisões Capíulo 8 Moeno linear, ipulso e colisões 8. Moeno linear e ipulso Moeno linear (quanidade de oieno) de ua parícula: Grandeza eorial Unidades S.I. : kg./s p Moeno linear e ª Lei de Newon: Se a assa é consane:

Leia mais

R A B VETORES. Módulo. Valor numérico + unidade de medida. Intensidade

R A B VETORES. Módulo. Valor numérico + unidade de medida. Intensidade ETORES 1- DEFINIÇÃO: Ene maemáico usado para caracerizar uma grandeza eorial. paralelogramo. O eor resulane é raçado a parir das origens aé a inersecção das linhas auxiliares. - TIPOS DE GRANDEZAS.1- GRANDEZA

Leia mais

Física 1. 2 a prova 21/10/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 21/10/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 21/1/217 Aenção: Leia as recomendações anes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do carão de resposas. 2- Leia os enunciados com aenção. 3- Analise sua resposa.

Leia mais

FÍSICA - I. Objetivos. Pensamento... Introdução. Tipos de movimentos Velocidade Constante. Tipos de movimentos Repouso

FÍSICA - I. Objetivos. Pensamento... Introdução. Tipos de movimentos Velocidade Constante. Tipos de movimentos Repouso Objeios FÍSIC - I MOVIMENTO EM UM DIMENSÃO 4ª. Pare Idenificar as caracerísicas de um moimeno unidimensional. Ilusrar os diferenes ipos de moimeno unidimensional e sua represenação ráfica. Prof. M.Sc.

Leia mais

Mecânica Geral Básica

Mecânica Geral Básica Mecânica Geral Básica Cinemáica do Pono Maerial Prof. Nelson Luiz Reyes Marques Moimeno Reilíneo: Posição, Velocidade e Aceleração Diz-se que uma parícula que se moe ao longo de uma linha rea esá em moimeno

Leia mais

Física e Química A Ficha de trabalho nº 2: Unidade 1 Física 11.º Ano Movimentos na Terra e no Espaço

Física e Química A Ficha de trabalho nº 2: Unidade 1 Física 11.º Ano Movimentos na Terra e no Espaço Física e Química A Ficha de rabalho nº 2: Unidade 1 Física 11.º Ano Moimenos na Terra e no Espaço 1. Um corpo descree uma rajecória recilínea, sendo regisada a sua posição em sucessios insanes. Na abela

Leia mais

Física e Química A 11.º Ano N.º 2 - Movimentos

Física e Química A 11.º Ano N.º 2 - Movimentos Física e Química A 11.º Ano N.º 2 - Moimenos 1. Uma parícula P 1 descree uma rajecória circular, de raio 1,0 m, parindo da posição A no senido indicado na figura 1 (a). fig. 1 Uma oura parícula P 2 descree

Leia mais

O PROBLEMA DO MOVIMENTO

O PROBLEMA DO MOVIMENTO O PROBLEMA DO MOVIMENTO O problea do oiento pode se resuir na deterinação da elocidade e da direção de u objeto óel, nu deterinado instante. Você já está acostuado a deterinar a elocidade édia de u objeto

Leia mais

Aula - 2 Movimento em uma dimensão

Aula - 2 Movimento em uma dimensão Aula - Moimeno em uma dimensão Física Geral I - F-18 semesre, 1 Ilusração dos Principia de Newon mosrando a ideia de inegral Moimeno em 1-D Enender o moimeno é uma das meas das leis da Física. A Mecânica

Leia mais

Física A Extensivo V. 1

Física A Extensivo V. 1 Física A Exensio V. 1 Exercícios 01) 44 0) E. 01. Falsa. Não exise repouso absoluo. 0. Falsa. Não exise moimeno absoluo. 04. Verdadeira. 08. Verdadeira. x F xi 50 10 40 m 16. Falsa. Não necessariamene;

Leia mais

Física A Extensivo V. 1

Física A Extensivo V. 1 Física A Exensio V. 1 Exercícios 01) 01. Falsa. Não exise repouso absoluo. 0. Falsa. Não exise moimeno absoluo. 04. Verdadeira. 08. Verdadeira. x x F xi 50 10 40 m 16. Falsa. Não necessariamene; ele pode

Leia mais

SOLUÇÃO PRATUIQUE EM CASA

SOLUÇÃO PRATUIQUE EM CASA SOLUÇÃO PC. [D] Para 0 s s : SOLUÇÃO PRATUIQUE EM CASA Δv V ( V) a = = a = V m Δ 0 s a V s = s0 + v0 + s = V + (parábola com concavidade para cima) Raízes: Vérice: V V + = 0 = 0 s ou = s 0 + V xv = = ;

Leia mais

Física A Extensivo V. 1

Física A Extensivo V. 1 Física A Exensio V. Resola Aula.) B.) 5. Veraeira eraeira.. Falsa alsa. 4. Falsa alsa. Pono aerial não e oieno e roação. 8. Veraeira eraeira. 6. Veraeira eraeira. 3. Falsa alsa. Por exeplo: o Sol esá e

Leia mais

5 0,5. d d ,6 3. v Δt 0,03s Δt 30ms. 3. Gabarito: Lista 01. Resposta da questão 1: [D]

5 0,5. d d ,6 3. v Δt 0,03s Δt 30ms. 3. Gabarito: Lista 01. Resposta da questão 1: [D] Gabario: Lisa 01 Resposa da quesão 1: [D] Seja v 1 a velocidade média desenvolvida por Juliana nos reinos: ΔS1 5 v 1 v1 10 km h. Δ1 0,5 Para a corrida, a velocidade deverá ser reduzida em 40%. Enão a velocidade

Leia mais

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PC. [D] Para 0 s s : Δv V ( V) a a V m Δ 0 s a V s s0 v0 s V V Raízes: V 0 0 s ou s (parábola com concavidade para cima) Vérice: 0 V xv ; yv V 0,5V Para s 3 s : s s0 v

Leia mais

FATO Medicina. Lista Complementar Física - MRU / MRUV( Prof.º Elizeu) 5,0 m s, e a maior. 5 km e 10 km, sua velocidade foi 30 km h. 10 km totais.

FATO Medicina. Lista Complementar Física - MRU / MRUV( Prof.º Elizeu) 5,0 m s, e a maior. 5 km e 10 km, sua velocidade foi 30 km h. 10 km totais. FATO Medicina Lisa Complemenar Física - MRU / MRUV( Prof.º Elizeu) 0. (Efomm 07) Um rem deve parir de uma esação A e parar na esação B, disane 4 km de A. A aceleração e a desaceleração podem ser, no máximo,

Leia mais

F-128 Física Geral I. Aula exploratória-07 UNICAMP IFGW F128 2o Semestre de 2012

F-128 Física Geral I. Aula exploratória-07 UNICAMP IFGW F128 2o Semestre de 2012 F-18 Física Geral I Aula eploraória-07 UNICAMP IFGW username@ii.unicamp.br F18 o Semesre de 01 1 Energia Energia é um conceio que ai além da mecânica de Newon e permanece úil ambém na mecânica quânica,

Leia mais

Física A Extensivo V. 3

Física A Extensivo V. 3 0.0) B 0.0) D + ula 0 0=π Gabario Física Exensio V. 3 Resola =. h ula.0) D coplameno e B: = B. R = B. R B = B. R R B = B. 06, 03, Poneiro Velocidade angular de : = T = h = rad/h Equação da posição angular

Leia mais

Curso de Dinâmica das Estruturas 1

Curso de Dinâmica das Estruturas 1 Curso de Dinâica das Esruuras 1 I INTRODUÇÃO 1 O principal objeivo dese curso é apresenar eodologias para analisar ensões e deslocaenos desenvolvidos por u dado sisea esruural quando o eso esá sujeio à

Leia mais

FREEIMAGES.COM/JKLMNHOP FÍSICA A

FREEIMAGES.COM/JKLMNHOP FÍSICA A REEIMAGES.COM/JKLMHO ÍSICA A física A aula 4 elas razões rigonoéricas: caeo oposo senθ hipoenusa senθ. senθ caeo adjacene cos θ hipoenusa cos θ. cos θ ara faciliar a resolução de execícios que enola plano

Leia mais

S = S0 + vt S= posição em um instante qualquer (m) S0 = posição inicial (m) v = velocidade (m/s, km/h) t = tempo (s, h)

S = S0 + vt S= posição em um instante qualquer (m) S0 = posição inicial (m) v = velocidade (m/s, km/h) t = tempo (s, h) MOVIMENTO UNIFORME (moimeno com elocidade consane) 0 = 0 + = posição em um insane qualquer (m) 0 = posição inicial (m) = elocidade (m/s, km/h) = empo (s, h) 1. Uma biciclea moimena-se sobre uma rajeória

Leia mais

Física C Extensivo V. 8

Física C Extensivo V. 8 Gabario Exensivo V. 8 esolva Aula 9 Aula 3 9.) C 9.) B 3.) B 3.) C Aula 3 3.) 6. Incorreo. Alerando-se o núero de aparelhos ligados nu ransforador, alera-se a inensidade da correne elérica no secundário

Leia mais

( ) Prof. A.F.Guimarães Questões Cinemática 6 Vetores e Cinemática Vetorial Questão 1. Questão 2. A Dcos f fcos f

( ) Prof. A.F.Guimarães Questões Cinemática 6 Vetores e Cinemática Vetorial Questão 1. Questão 2. A Dcos f fcos f Prof FGuimarães Quesões Cinemáica 6 Veores e Cinemáica Veorial x : Quesão (Un) Quaro eores,,, C, D iguais em móulos e represenano uma cera graneza física, esão isposos no plano (x,) como mosra a figura

Leia mais

m v M Usando a conservação da energia mecânica para a primeira etapa do movimento, 2gl = 3,74m/s.

m v M Usando a conservação da energia mecânica para a primeira etapa do movimento, 2gl = 3,74m/s. FÍSICA BÁSICA I - LISTA 4 1. U disco gira co velocidade angular 5 rad/s. Ua oeda de 5 g encontrase sobre o disco, a 10 c do centro. Calcule a força de atrito estático entre a oeda e o disco. O coeficiente

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Segunda Chamada (SC) 1/8/2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Segunda Chamada (SC) 1/8/2016 UNIVESIDADE FEDEAL DO IO DE JANEIO INSTITUTO DE FÍSICA Fisica I 2016/1 Segunda Chaada (SC) 1/8/2016 VESÃO: SC As questões discursivas deve ser justificadas! Seja claro e organizado. Múltipla escolha (6

Leia mais

QUESTÕES VESTIBULAR R1 - C

QUESTÕES VESTIBULAR R1 - C 1. (Uepg 17) A elocidade escalar de u ponto aterial nu deterinado referencial é descrito pela função: 4 4t, dada e s. No instante inicial, o óel se encontra na orige do referencial. Sobre o fenôeno, assinale

Leia mais

FÍSICA - I. Objetivos. Pensamento... Identificar as características de um movimento unidimensional.

FÍSICA - I. Objetivos. Pensamento... Identificar as características de um movimento unidimensional. FÍSICA - I MOVIMENTO EM UMA DIMENSÃO 4ª. Pare Prof. M.Sc. Lúcio P. Parocínio Objeios Idenificar as caracerísicas de um moimeno unidimensional. Ilusrar os diferenes ipos de moimeno unidimensional e sua

Leia mais

Resoluções dos exercícios propostos

Resoluções dos exercícios propostos 1 P.380 Dados: t s; F 0 N Intensidade: I F t 0 I 40 N s Direção: a esa da força ertical Sentido: o eso da força de baixo para cia P.381 Dados: 0,6 kg; g 10 /s ; t 3 s P g 0,6 10 P 6 N Intensidade do ipulso:

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE MATEMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE MATEMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO º TRIMESTRE MATEMÁTICA ALUNO(a): Nº: SÉRIE: ª TURMA: UNIDADE: VV JC JP PC DATA: / /08 Obs.: Esa lisa deve ser enregue resolvida no dia da prova de Recuperação. Valor:

Leia mais

Física A Semiextensivo v. 1

Física A Semiextensivo v. 1 Física Seietensio. 1 Eercícios 1) D Coentário 6) Lebre-se que a distância é edida e relação ao piso do aão. I. corpo etenso II. ponto aterial III. ponto aterial IV. corpo etenso 7) 4 h k 1. Verdadeira.

Leia mais

A velocidade angular ( ), em rad/s, do ponto A é a) 10,0 b) 12,0 c) 14,0 d) 16,0 e) 18,0

A velocidade angular ( ), em rad/s, do ponto A é a) 10,0 b) 12,0 c) 14,0 d) 16,0 e) 18,0 Lisa e exercícios :. Uma parícula escree moimeno circular e uniorme m períoo igual a,0 s, a requência o moimeno a parícula, em r.p.m., é igual a a) 5,0 b) 0,0 c) 0,0 ) 40,0 e) 50,0. Se a requência e roação

Leia mais

HIDRODINÂMICA - ESPECIAL

HIDRODINÂMICA - ESPECIAL 1. (Uel 15) Obsere o aspersor de ipulso para jardi representado na figura a seguir. Esse aparelho possui u orifício circular de saída de de diâetro, e seu bico faz u ângulo de 3 co a horizontal. Esse aspersor,

Leia mais

F-128 Física Geral I. Aula exploratória-02 UNICAMP IFGW

F-128 Física Geral I. Aula exploratória-02 UNICAMP IFGW F-8 Física Geral I Aula eploraória- UNICAMP IFGW username@ifi.unicamp.br Velocidades média e insanânea Velocidade média enre e + Δ - - m Δ Δ ** Se Δ > m > (moimeno à direia, ou no senido de crescimeno

Leia mais

Lista de Exercícios 1

Lista de Exercícios 1 Universidade Federal de Ouro Preo Deparameno de Maemáica MTM14 - CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL III Anônio Silva, Edney Oliveira, Marcos Marcial, Wenderson Ferreira Lisa de Exercícios 1 1 Para cada um

Leia mais

Prof. A.F.Guimarães Questões Dinâmica 4 Impulso e Quantidade de Movimento Questão 1

Prof. A.F.Guimarães Questões Dinâmica 4 Impulso e Quantidade de Movimento Questão 1 Prof..F.Guiarães Questões Dinâica 4 Ipulso e Quantidade de Moiento Questão (FUVST) Ua pessoa dá u piparote (ipulso) e ua oeda de 6 g que se encontra sobre ua esa horizontal. oeda desliza,4 e,5 s, e para.

Leia mais

Movimento unidimensional 25 MOVIMENTO UNIDIMENSIONAL

Movimento unidimensional 25 MOVIMENTO UNIDIMENSIONAL Movimeno unidimensional 5 MOVIMENTO UNIDIMENSIONAL. Inrodução Denre os vários movimenos que iremos esudar, o movimeno unidimensional é o mais simples, já que odas as grandezas veoriais que descrevem o

Leia mais

NOTAÇÕES. x 2y < 0. A ( ) apenas I. B ( ) apenas I e II. C ( ) apenas II e III. D ( ) apenas I e III. E ( ) todas. . C ( ) [ ] 5, 0 U [1, )

NOTAÇÕES. x 2y < 0. A ( ) apenas I. B ( ) apenas I e II. C ( ) apenas II e III. D ( ) apenas I e III. E ( ) todas. . C ( ) [ ] 5, 0 U [1, ) NOTAÇÕES C é o conjuno dos números complexos R é o conjuno dos números reais N = {,,,} i denoa a unidade imaginária, ou seja, i = - z é o conjugado do número complexo z Se X é um conjuno, P(X) denoa o

Leia mais

Cinemática unidimensional

Cinemática unidimensional 0.1 Problemas correspondenes ao Capíulo 2 1 0.1 Problemas correspondenes ao Capíulo 2 Cinemáica unidimensional 1. A conclusão de Zeca esá errada. Podemos verificar isso mesmo anes de fazer qualquer cálculo,

Leia mais

Questões sobre derivadas. 1. Uma partícula caminha sobre uma trajetória qualquer obedecendo à função horária 2

Questões sobre derivadas. 1. Uma partícula caminha sobre uma trajetória qualquer obedecendo à função horária 2 Quesões sobre deriadas. Uma parícula caminha sobre uma rajeória qualquer obedecendo à função horária s ( = - + 0 ( s em meros e em segundos. a Deermine a lei de sua elocidade em função do empo. b Deermine

Leia mais

Cinemática em uma dimensão. o Posição, deslocamento velocidade, aceleração. o Movimento com aceleração constante, o Queda livre

Cinemática em uma dimensão. o Posição, deslocamento velocidade, aceleração. o Movimento com aceleração constante, o Queda livre Cinemáica em uma dimensão o Posição, deslocameno velocidade, aceleração. o Movimeno com aceleração consane, o Queda livre Mecânica( Dinâmica! é! o! esudo! do! movimeno! de! um! corpo! e! da! relação!dese!movimeno!com!conceios!lsicos!como!força!

Leia mais

PROCESSO SELETIVO O DIA GABARITO 2 13 FÍSICA QUESTÕES DE 31 A 45

PROCESSO SELETIVO O DIA GABARITO 2 13 FÍSICA QUESTÕES DE 31 A 45 PROCESSO SELETIVO 27 2 O DIA GABARITO 2 13 FÍSICA QUESTÕES DE 31 A 45 31. No circuio abaixo, uma fone de resisência inerna desprezível é ligada a um resisor R, cuja resisência pode ser variada por um cursor.

Leia mais

k π PROCESSO SELETIVO O DIA GABARITO 3 13 FÍSICA QUESTÕES DE 31 A 45

k π PROCESSO SELETIVO O DIA GABARITO 3 13 FÍSICA QUESTÕES DE 31 A 45 PROCESSO SELETIVO 27 2 O DIA GABARITO 3 13 FÍSICA QUESTÕES DE 31 A 45 31. Um projéil é lançado horizonalmene de uma alura de 2 m, com uma velocidade inicial de módulo igual a 15 m/s. Desprezando-se a resisência

Leia mais

Módulo 3 Trabalho e Energia

Módulo 3 Trabalho e Energia ódulo 3 Trabalho e Energia Objetio: Verificar a conseração da energia ecânica Até os dias de hoje, nenhu eperiento conseguiu erificar nenhua iolação, por enor que seja, da lei de conseração da energia.

Leia mais

Movimento unidimensional. Prof. DSc. Anderson Cortines IFF campus Cabo Frio MECÂNICA GERAL

Movimento unidimensional. Prof. DSc. Anderson Cortines IFF campus Cabo Frio MECÂNICA GERAL Movimeno unidimensional Prof. DSc. Anderson Corines IFF campus Cabo Frio MECÂNICA GERAL 218.1 Objeivos Ter uma noção inicial sobre: Referencial Movimeno e repouso Pono maerial e corpo exenso Posição Diferença

Leia mais

As cargas das partículas 1, 2 e 3, respectivamente, são:

As cargas das partículas 1, 2 e 3, respectivamente, são: 18 GAB. 1 2 O DIA PROCSSO SLTIVO/2006 FÍSICA QUSTÕS D 31 A 45 31. A figura abaixo ilusra as rajeórias de rês parículas movendo-se unicamene sob a ação de um campo magnéico consane e uniforme, perpendicular

Leia mais

(FEP111) Física I para Oceanografia 2 o Semestre de Lista de Exercícios 2 Princípios da Dinâmica e Aplicações das Leis de Newton

(FEP111) Física I para Oceanografia 2 o Semestre de Lista de Exercícios 2 Princípios da Dinâmica e Aplicações das Leis de Newton 4300111 (FEP111) Física I para Oceanografia 2 o Seestre de 2011 Lista de Exercícios 2 Princípios da Dinâica e Aplicações das Leis de Newton 1) Três forças são aplicadas sobre ua partícula que se ove co

Leia mais

APÊNDICE A. Rotação de um MDT

APÊNDICE A. Rotação de um MDT APÊNDICES 7 APÊNDICE A Roação de um MDT 8 Os passos seguidos para a realização da roação do MDT foram os seguines: - Deerminar as coordenadas do cenro geomérico da região, ou pono em orno do qual a roação

Leia mais

Resolução. Caderno SFB Enem

Resolução. Caderno SFB Enem Caderno SFB Enem COMENTÁRIOS EXERCÍCIOS PROPOSTOS 0. Do enunciado, emos: y x k, onde k é a consane de proporcionalidade. Assim: 6 5 k k 50 Logo: y x 50 y 5 50 y 0. Seja L a quanidade de laranjas ransporadas:

Leia mais

Resoluções dos testes propostos

Resoluções dos testes propostos 1 T.318 Resposta: b y E ec.(o) E ec.() 0 0 gh 0 gh gh h O 0 x Q 0 Q gh T.319 Resposta: e De E C, e: E C. Portanto: E C Q Sendo E C 0 J e Q 0 N s, resulta: 0 ( 0) 10 kg De Q, teos: 0 10,0 /s T.30 Resposta:

Leia mais

1. Calcule o trabalho realizado pelas forças representadas nas figuras 1 e 2 (65 J; 56 J). F(N)

1. Calcule o trabalho realizado pelas forças representadas nas figuras 1 e 2 (65 J; 56 J). F(N) ÍSICA BÁSICA I - LISTA 3 1. Calcule o trabalho realizado pelas forças representadas nas figuras 1 e 2 (65 J; 56 J). () () 10 8 x() 0 5 10 15 ig. 1. roblea 1. 2 6 10 ig. 2. roblea 1. x() 2. U bloco de assa

Leia mais

Movimento Uniformemente Variado

Movimento Uniformemente Variado Cursinho: Pré-Vesibular Disciplina: Física Professor: Cirlei Xaier Lisa: a Lisa de Física Cidade: Maracás Bahia Coneúdo: Moimeno Unif. Variado Turma: A, B e C Daa: Junho de 17 Moimeno Uniformemene Variado

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE MATEMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE MATEMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE MATEMÁTICA ALUNO(a): Nº: SÉRIE: 2ª TURMA: UNIDADE: VV JC JP PC DATA: / /2017 Obs.: Esa lisa deve ser enregue resolvida no dia da prova de recuperação. Valor:

Leia mais

Física Geral I. 1º semestre /05. Indique na folha de teste o tipo de prova que está a realizar: A, B ou C

Física Geral I. 1º semestre /05. Indique na folha de teste o tipo de prova que está a realizar: A, B ou C Física Geral I 1º seestre - 2004/05 1 TESTE DE AVALIAÇÃO 2668 - ENSINO DE FÍSICA E QUÍMICA 1487 - OPTOMETRIA E OPTOTÉCNIA - FÍSICA APLICADA 8 de Novebro, 2004 Duração: 2 horas + 30 in tolerância Indique

Leia mais

Dinâmica Estocástica Aula 6

Dinâmica Estocástica Aula 6 Dinâica Esocásica Aula 6 016 (coninuação) 1) Deslocaeno quadráico édio ) Energia & Poência 1 dv v F() (1) Equação de ovieno da parícula (ovieno e ua diensão) assa da parícula v velocidade da parícula coeficiene

Leia mais

LISTA 2 - COMPLEMENTAR. Cinemática e dinâmica

LISTA 2 - COMPLEMENTAR. Cinemática e dinâmica UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE FÍSICA 4323101 - Física I LISTA 2 - COMPLEMENTAR Cineática e dinâica Observe os diferentes graus de dificuldade para as questões: (**, (*** 1. (** O aquinista de

Leia mais

MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 2016/2017

MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 2016/2017 MESTRDO INTEGRDO EM ENG. INFORMÁTIC E COMPUTÇÃO 2016/2017 EIC0010 FÍSIC I 1o NO, 2 o SEMESTRE 30 de junho de 2017 Noe: Duração 2 horas. Prova co consulta de forulário e uso de coputador. O forulário pode

Leia mais

Cirlei Xavier Bacharel e Mestre em Física pela Universidade Federal da Bahia

Cirlei Xavier Bacharel e Mestre em Física pela Universidade Federal da Bahia HAIDAY & RESNICK SOUÇÃO GRAVITAÇÃO, ONDAS E TERMODINÂMICA Cirlei Xavier Bacharel e Mestre e Física pela Universidade Federal da Bahia Maracás Bahia Outubro de 015 Suário 1 Equilíbrio e Elasticidade 3 1.1

Leia mais

(A) 331 J (B) 764 J. Resposta: 7. As equações de evolução de dois sistemas dinâmicos são:

(A) 331 J (B) 764 J. Resposta: 7. As equações de evolução de dois sistemas dinâmicos são: MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 018/019 EIC0010 FÍSICA I 1º ANO, º SEMESTRE 18 de junho de 019 Noe: Duração horas. Prova co consulta de forulário e uso de coputador. O forulário pode

Leia mais

Para Newton, conforme o tempo passa, a velocidade da partícula aumenta indefinidamente. ( )

Para Newton, conforme o tempo passa, a velocidade da partícula aumenta indefinidamente. ( ) Avaliação 1 8/0/010 1) A Primeira Lei do Movimeno de Newon e a Teoria da elaividade esria de Einsein diferem quano ao comporameno de uma parícula quando sua velocidade se aproxima da velocidade da luz

Leia mais

TD DE FÍSICA 1 Solução das Questões de Cinemática (MRU, MRUV, Queda livre) PROF.: João Vitor

TD DE FÍSICA 1 Solução das Questões de Cinemática (MRU, MRUV, Queda livre) PROF.: João Vitor Soluções Resposta da questão 1: Usando a equação de Torricelli co a = g = 10 /s e ΔS h 0. v v0 g h v 0 10 0 400 v 0 /s. Resposta da questão : a) Dados: d 1 = 1 k = 1.000 ; v = 7, k/h = /s; Δ t in 10s.

Leia mais

Calcule a área e o perímetro da superfície S. Calcule o volume do tronco de cone indicado na figura 1.

Calcule a área e o perímetro da superfície S. Calcule o volume do tronco de cone indicado na figura 1. 1. (Unesp 017) Um cone circular reo de gerariz medindo 1 cm e raio da base medindo 4 cm foi seccionado por um plano paralelo à sua base, gerando um ronco de cone, como mosra a figura 1. A figura mosra

Leia mais

FAP151 - Fundamentos de Mecânica. Março de 2006.

FAP151 - Fundamentos de Mecânica. Março de 2006. FAP151 - Fundamenos de Mecânica. Março de 6. Para enregar: eercícios 9 e 6 Primeira Lisa de Eercícios Algarismos significaios 1) Usando uma régua de madeira, ocê mede o comprimeno de uma placa meálica

Leia mais

Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas 2013

Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas 2013 Olipíada Brasileira de Física das Escolas Públicas 013 1 Fase 1 e anos B.1) s t t 0, é a função horária da posição do M U V, onde s v s e a s 0 0 ; 0 0 / / e a partir dela sabeos que a função horária da

Leia mais

Professor: Danilo Dacar

Professor: Danilo Dacar Progressão Ariméica e Progressão Geomérica. (Pucrj 0) Os números a x, a x e a x esão em PA. A soma dos números é igual a: a) 8 b) c) 7 d) e) 0. (Fuves 0) Dadas as sequências an n n, n n cn an an b, e b

Leia mais

Quantidade de movimento ou momento linear Sistemas materiais

Quantidade de movimento ou momento linear Sistemas materiais Quantidade de oiento ou oento linear Sisteas ateriais Nota: s fotografias assinaladas co fora retiradas do liro. ello, C. Portela e H. Caldeira Ritos e Mudança, Porto editora. s restantes são retiradas

Leia mais

Força impulsiva. p f p i. θ f. θ i

Força impulsiva. p f p i. θ f. θ i 0.1 Colisões 1 0.1 Colisões Força ipulsiva 1. Ua pequena esfera de assa colide co ua parede plana e lisa, de odo que a força exercida pela parede sobre ela é noral à superfície da parede durante toda a

Leia mais

Física C Extensivo V. 7

Física C Extensivo V. 7 Física C Exensivo V. 7 Resolva Aula 6 Aula 8 6.01) C 6.0) E 8.01) D 8.0) 60º 7.01) B 7.0) E F m = µ 0 π F m = µ 0 π F m = µ 0 π. i i 1.. l d. I. I. l d. I. l d Aula 7 l = 50 cm l,5 m a) φ 1 = B 1. A. cos

Leia mais

) quando vamos do ponto P até o ponto Q (sobre a reta) e represente-a no plano cartesiano descrito acima.

) quando vamos do ponto P até o ponto Q (sobre a reta) e represente-a no plano cartesiano descrito acima. ATIVIDADE 1 1. Represene, no plano caresiano xy descrio abaixo, os dois ponos (x 0,y 0 ) = (1,2) e Q(x 1,y 1 ) = Q(3,5). 2. Trace a rea r 1 que passa pelos ponos e Q, no plano caresiano acima. 3. Deermine

Leia mais

Professor: Danilo Dacar

Professor: Danilo Dacar . (Pucrj 0) Os números a x, a x e a3 x 3 esão em PA. A soma dos 3 números é igual a: é igual a e o raio de cada semicírculo é igual à meade do semicírculo anerior, o comprimeno da espiral é igual a a)

Leia mais

Lista de exercícios 1

Lista de exercícios 1 Fundamenos de Mecânica - FAP151 Licenciaura em Física - 1 o semesre de 5 Lisa de eercícios 1 Para enregar: eercícios 16 e 17 Algarismos significaios 1) Usando uma régua de madeira, ocê mede o comprimeno

Leia mais

Seção 5: Equações Lineares de 1 a Ordem

Seção 5: Equações Lineares de 1 a Ordem Seção 5: Equações Lineares de 1 a Ordem Definição. Uma EDO de 1 a ordem é dia linear se for da forma y + fx y = gx. 1 A EDO linear de 1 a ordem é uma equação do 1 o grau em y e em y. Qualquer dependência

Leia mais

Questão 37. Questão 39. Questão 38. Questão 40. alternativa D. alternativa C. alternativa A. a) 20N. d) 5N. b) 15N. e) 2,5N. c) 10N.

Questão 37. Questão 39. Questão 38. Questão 40. alternativa D. alternativa C. alternativa A. a) 20N. d) 5N. b) 15N. e) 2,5N. c) 10N. Questão 37 a) 0N. d) 5N. b) 15N. e),5n. c) 10N. U corpo parte do repouso e oviento uniforeente acelerado. Sua posição e função do tepo é registrada e ua fita a cada segundo, a partir do prieiro ponto à

Leia mais

Mecânica para Licenciatura em Matemática Agosto de 2013

Mecânica para Licenciatura em Matemática Agosto de 2013 Mecânica para Licenciaura em Maemáica-4313. Agoso de 13 Algarismos significaios Primeira lisa de eercícios 1) Usando uma régua de madeira, ocê mede o comprimeno de uma placa meálica reangular e enconra

Leia mais

Atualizado em 29/09/2018. Cinemática

Atualizado em 29/09/2018. Cinemática Atualizado em 9/9/18 Cinemática Na cinemática estuda-se o moimento de uma partícula independentemente das causas que proocam esses moimento. Trajetória: É o lugar geométrico dos pontos sucessiamente ocupados

Leia mais

Docente Marília Silva Soares Ano letivo 2012/2013 1

Docente Marília Silva Soares Ano letivo 2012/2013 1 Ciências Físico-quíicas - 9º ano de Unidade 1 EM TRÂNSITO 1 Movientos e suas características 1.1. O que é o oviento 1.2. Grandezas físicas características do oviento 1.3. Tipos de Moviento COMPETÊNCIAS

Leia mais

22/Fev/2018 Aula Queda livre 2.2 Movimento 2 e 3-D Vetor deslocamento Vetor velocidade Vetor aceleração

22/Fev/2018 Aula Queda livre 2.2 Movimento 2 e 3-D Vetor deslocamento Vetor velocidade Vetor aceleração 22/Fev/2018 Aula2 2.1 Queda livre 2.2 Movimento 2 e 3-D 2.2.1 Vetor deslocamento 2.2.2 Vetor velocidade 2.2.3 Vetor aceleração 2.3 Lançamento de projétil 2.3.1 Independência dos movimentos 2.3.2 Forma

Leia mais

3 Estudo da Barra de Geração [1]

3 Estudo da Barra de Geração [1] 3 Esudo da Barra de eração [1] 31 Inrodução No apíulo 2, raou-se do máximo fluxo de poência aiva e reaiva que pode chear à barra de cara, limiando a máxima cara que pode ser alimenada, e do possível efeio

Leia mais

SUPER FÍSICA (aula 1)

SUPER FÍSICA (aula 1) www.pascal.com.br SUPER FÍSIC (aula 1) Prof. Edson Osni Ramos (Cebola) EXERCÍCIOS 1. (P - 005) 10 km Dados: S N O L v RESULTNTE Senido: sudese 90 km Como: R 1 v v v v 150 R v 150 km/h R ssim, nenhuma das

Leia mais

DETERMINAÇÃO DA ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE

DETERMINAÇÃO DA ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE Física Laboraorial I Ano Lecivo 007/009 TRABALHO PRÁTICO Nº 1 - QUÍMICA E QUÍMICA INDUSTRIAL DETERMINAÇÃO DA ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE Objecivo - Nese rabalho preende-se deerminar o valor local da aceleração

Leia mais

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 15 GRÁFICOS DA CINEMÁTICA

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 15 GRÁFICOS DA CINEMÁTICA FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 15 GRÁFICOS DA CINEMÁTICA S S S S S S v v S v v S Área S v v v v v v S(m) 2-1 (s) Se a < S Se a > S S S 1 2 3 a a a v v Área v v S S(m) 16 15 1 (s) Como pode cair no enem? (ENEM)

Leia mais

Cálculo Vetorial - Lista de Exercícios

Cálculo Vetorial - Lista de Exercícios álculo Veorial - Lisa de Exercícios (Organizada pela Profa. Ilka Rebouças). Esboçar o gráfico das curvas represenadas pelas seguines funções veoriais: a) a 4 i j, 0,. d) d i 4 j k,. b) b sen i 4 j cos

Leia mais

Cap. 5 - Tiristores 1

Cap. 5 - Tiristores 1 Cap. 5 - Tirisores 1 Tirisor é a designação genérica para disposiivos que êm a caracerísica esacionária ensão- -correne com duas zonas no 1º quadrane. Numa primeira zona (zona 1) as correnes são baixas,

Leia mais

Instituto de Física USP. Física V - Aula 26. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física V - Aula 26. Professora: Mazé Bechara Insiuo de Física USP Física V - Aula 6 Professora: Mazé Bechara Aula 6 Bases da Mecânica quânica e equações de Schroedinger. Aplicação e inerpreações. 1. Ouros posulados da inerpreação de Max-Born para

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS MÉTODOS NUMÉRICOS

INTRODUÇÃO AOS MÉTODOS NUMÉRICOS INTRODUÇÃO AOS MÉTODOS NUMÉRICOS Eenta Noções Básicas sobre Erros Zeros Reais de Funções Reais Resolução de Sisteas Lineares Introdução à Resolução de Sisteas Não-Lineares Interpolação Ajuste de funções

Leia mais

F-128 Física Geral I. Aula Exploratória 04 Unicamp - IFGW. F128 2o Semestre de 2012

F-128 Física Geral I. Aula Exploratória 04 Unicamp - IFGW. F128 2o Semestre de 2012 F-18 Física Geral I Aula Eploratória 04 Unicamp - IFGW F18 o Semestre de 01 1 Posição e Deslocamento O etor posição em D fica definido em termos de suas coordenadas cartesianas por: r ( (î + ( ĵ ĵ î r

Leia mais

18 GABARITO 1 2 O DIA PROCESSO SELETIVO/2005 FÍSICA QUESTÕES DE 31 A 45

18 GABARITO 1 2 O DIA PROCESSO SELETIVO/2005 FÍSICA QUESTÕES DE 31 A 45 18 GABARITO 1 2 O DIA PROCESSO SELETIO/2005 ÍSICA QUESTÕES DE 31 A 45 31. O gálio é um meal cuja emperaura de fusão é aproximadamene o C. Um pequeno pedaço desse meal, a 0 o C, é colocado em um recipiene

Leia mais

Modulação em Amplitude com Faixa Lateral Simples (AM-SSB)

Modulação em Amplitude com Faixa Lateral Simples (AM-SSB) Modulação e Apliude co Faixa Laeral iples (AM-B) O faor que levou a se desenvolver o AM - B foi a necessidade de se oer u sisea que ocupasse a enor faixa possível no especro e ivesse o áxio aproveiaeno

Leia mais

UFSC. Física (Amarela) 21) Resposta: 15. Comentário. 02. Correta. v = d v = 100 m. = 10,38 m/s t 963, 02.

UFSC. Física (Amarela) 21) Resposta: 15. Comentário. 02. Correta. v = d v = 100 m. = 10,38 m/s t 963, 02. UFSC Física (Aarela) 1) Resposta: 15 Coentário 1. Correta. d 1 1,38 /s t 963,. Correta. d 1 1,5 /s t 975, Se a elocidade édia é 1,5 /s, logo, ele tee elocidades abaixo e acia de 1,5 /s. 4. Correta. d t

Leia mais

atrito Separando as componentes x (pra direita) e y (pra cima): EXERCÍCIOS DE DINÂMICA 1 CORPO UFPR Departamento de Física

atrito Separando as componentes x (pra direita) e y (pra cima): EXERCÍCIOS DE DINÂMICA 1 CORPO UFPR Departamento de Física EXECÍCIOS DE DINÂMICA COPO UP Departaento de ísica C-45 ísica Básica I. U pequeno bloco de chubo co assa =, 00 k está apoiado sobre ua placa lona de adeira co assa M = 4, 00 k. Os coeficientes de atrito

Leia mais

( 2. A = 0,0439 m 2. c s = 23,47 kg/m 3. µ = 8,937 x 10-4 Pa.s (água a 298,2 K) ( p) = 338 kn/m 2

( 2. A = 0,0439 m 2. c s = 23,47 kg/m 3. µ = 8,937 x 10-4 Pa.s (água a 298,2 K) ( p) = 338 kn/m 2 Exercício: valiação das Consanes para Filração à Pressão Consane Cona-se co os dados da filração e laboraório de ua suspensão de CaCO 3 e água a 98, K (5 C e a ua pressão consane ( p de 338 kn /. Área

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2006/2 UNIFAL 2 O DIA GABARITO 1 13 FÍSICA QUESTÕES DE 31 A 45

PROCESSO SELETIVO 2006/2 UNIFAL 2 O DIA GABARITO 1 13 FÍSICA QUESTÕES DE 31 A 45 OCEO EEIVO 006/ UNIF O DI GIO 1 13 FÍIC QUEÕE DE 31 45 31. Uma parícula é sola com elocidade inicial nula a uma alura de 500 cm em relação ao solo. No mesmo insane de empo uma oura parícula é lançada do

Leia mais