4 Chaveamento Automático de Banco de Capacitores

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "4 Chaveamento Automático de Banco de Capacitores"

Transcrição

1 4 Chaveaento Autoático de Banco de Capacitores 4.1 Introdução robleas relacionados co a incapacidade do sistea e anter as tensões nas barras e níveis seguros de operação após u distúrbio tornara-se ais freqüentes. Capacitores e reatores shunt são peranenteente conectados à rede ou ligados e desligados de acordo co as condições de operação do sistea. A potência reativa fornecida por bancos de capacitores ou reatores é função do quadrado da tensão terinal do equipaento e, portanto, varia durante a operação do sistea. O objetivo deste capítulo é representar o chaveaento autoático de copensação shunt variável, através da inclusão de ua equação de controle adicional à atriz Jacobiana, onde a susceptância shunt é considerada ua nova variável dependente, no cálculo dos índices de avaliação das condições de estabilidade de tensão [assos Filho, J.A., artins, N., Ferraz, J.C.R., Falcão, D.., into, H.J.C., 22]. 4.2 odelo ateático Ua representação flexível dos controles na resolução do problea do fluxo de potência é obtida acrescentando-se ao sistea original de equações linearizadas utilizadas pelo étodo de Newton, as equações que descreve a ação de cada controle e a variável controlada associada [assos Filho, J.A., artins, N., Zabroni de Souza, A.C., Ferreira,.C.A., 23]: θ θ θ θ = x x y y y x x y (4.1)

2 98 ara ua barra genérica : esp calc = (4.2) esp calc = (4.3) calc 2 = G. +. n = 1.(G.cosθ + B.senθ ) (4.4) calc 2 = B. +. n = 1.(G.senθ B.cosθ ) (4.5) ara a representação do eleento shunt chaveável no problea de fluxo de potência, considera-se sua susceptância coo ua variável dependente adicional ao problea. ara tornar o sistea de equações possível e deterinado, insere-se ua nova equação relativa ao controle de tensão. A forulação utiliza u sistea de equações lineares auentado, a fi de representar as relações entre a ação de controle e as variáveis controladas. A estrutura da atriz Jacobiana do fluxo de potência é preservada. É iportante destacar que, neste tipo de dispositivo, o controle de tensão é feito através de ua faixa de tensão e não de u valor fixo. Desta fora, a estrutura de controle soente faz parte do processo de solução quando o valor atual da tensão controlada estiver fora de sua região de controle. ara ua barra cuja tensão deve ser controlada através do chaveaento de dispositivos shunt localizados na barra, onde a variável de controle é a susceptância shunt, te-se e (4.1): sh x = b (4.6) Tabé e (4.1), o erro da equação é dado por: esp calc y = = (4.7) e a convergência do algorito é obtida quando o erro torna-se enor que ua deterinada tolerância.

3 99 O sistea de equações linearizadas (4.1) fica: θ θ = sh b b J J N H N H a J J N H N H (4.8) onde: θ θ = j i j i j i j i ij ij ij ij J N H (4.9) 2 sh b a = = (4.1) 1 b = = (4.11) A variável dependente acrescida ao sistea original é atualizada, nua iteração genérica (h+1), da fora seguinte: sh(h) sh(h) 1) sh(h b b b + = + (4.12) No caso do chaveaento feito através dos bancos de capacitores fixos, e que corresponde ao caso real, a tensão na barra controlada apresenta valores ligeiraente fora da faixa operativa noral (p.ex. entre,95 e 1,5 pu). Isto acontece pelo fato dos capacitores inseridos sere de taanho fixo e torna-se ais evidente co a proxiidade do ponto de carregaento áxio, onde a sensibilidade de tensão e relação à injeção de potência reativa é aior. ode-se conseguir que a tensão fique rigorosaente dentro da faixa co o chaveaento feito através de bancos de capacitores de taanho variável.

4 1 A tolerância de tensão adotada no critério de convergência para as equações de controle pode absorver estes desvios de valores. 4.3 Ipleentação Coputacional Cálculo da otência Injetada e das atrizes A, B, C, D O carregaento da rede de transissão é representado por condições nodais associadas ao áxio fluxo de potência ativa e reativa que pode ser transitida dos geradores para as cargas e avaliado através de ua ferraenta analítica. A consistência do índice de carregaento da rede de transissão obtido através desta ferraenta é dependente da configuração da atriz Jacobiana, devendo por isso ser criteriosa a fora de inclusão dos controles e liites relacionados co a tensão caso for necessário. O controle de tensão influi diretaente nas condições de operação e, portanto deve ser incluído na odelage do problea. Os controles são restritos pelos liites de injeção de potência reativa e liites de tensão. Neste tipo de controle por faixa de tensão através de banco de capacitores chaveáveis, não é necessário incluir as linhas e colunas correspondentes às equações de controle de tensão na atriz Jacobiana para calcular os índices de avaliação do carregaento da rede, tal qual ostra-se e (4.13). Isso por que o controle está presente no algorito de fluxo de carga soente quando se atinge o liite inferior de tensão. Ua vez que a tensão de referência é atingida e o novo capacitor é deterinado, retira-se as equações de controle, p. ex. para o cálculo de outro ponto de operação após u auento de carga. E outras palavras, coo os índices de estabilidade de tensão são calculados e pontos de operação (após convergência do algorito de fluxo de carga), e nesses pontos o banco de capacitores é fixo é a tensão variável, não há por que incluir o ecaniso ateático (equações durante a convergência do algorito) que deterinou o taanho do banco de capacitores. E (4.13), a atriz Jacobiana pode ser convenienteente particionada para o cálculo dos índices de estabilidade de tensão (ver Seção 2.5) nas sub-atrizes A, B, C, D destacando-se as equações referentes ao balanço de potência ativa e reativa na barra e análise.

5 11 ' ' = i i A C θ ' B '. D θ i i (4.13) No caso de controle de tensão por outros dispositivos, coo por geradores, TCs e copensadores, o procediento é [rada, R.B., Seelig, B.H.T., dos Santos, J.O.R., Bianco, A., ilotto,.a.s., 22]: quando a barra e análise não é ua barra de tensão controlada, os índices de segurança de tensão nessa barra são calculados considerando-se as equações de controle de tensão das outras barras. quando a barra e análise é ua barra de tensão controlada, os índices de segurança de tensão nessa barra são calculados siplesente tirando-se o controle de tensão nessa barra e antendo-se o controle nas outras barras. Esse procediento é justificado através da análise da Figura 4.1. Te-se ua barra co controle de tensão e u valor fixo 2 =1, pu. Se os índices de avaliação das condições de segurança de tensão para a barra 2 são calculados considerando-se o controle existente de tensão nesta barra, os resultados reflete o estudo de variações infinitesiais da carga na barra 2 co a tensão fixa. Na figura isso corresponderia a variações paralelas ao eixo horizontal e torno dos pontos de operação A, B e C. Não seria ua inforação relevante. É uito ais iportante deterinar qual seria a região de operação caso o controle de tensão deixasse de existir, p.ex. devido aos liites do equipaento controlador. Então, é preciso retirar o controle de tensão para cálculo dos índices e, assi, deterinar se o ponto de operação pertence à região superior (coo o ponto de operação A), à fronteira (ponto C) ou à região inferior (ponto B).

6 12 Figura Barra co Controle de Tensão e u alor Fixo 4.4 Resultados Sistea do Exeplo Co o sistea cujo diagraa unifilar é ostrado na Figura 4.2, siulou-se variações de carga co fator de potência unitário constante. O taanho dos bancos de capacitores varia de u teste para outro. Figura Sistea de 3 Barras co Chaveaento de Capacitores na Barra 2 Os valores das ipedâncias de linha usados neste exeplo nuérico são:

7 13 Z1 =,2 7 Z2 =,2 7 pu pu Chaveaento dos Capacitores As curvas pontilhadas na Figura 4.3 são as curvas x para fator de potência constante. O fator de potência da carga é constante (unitário), as a rede de transissão varia co a conexão de sucessivos capacitores. U outro raciocínio seria considerar o capacitor coo parte da carga e, então, o conjunto teria fator de potência variável co a conexão sucessiva de capacitores. Figura erfil de Tensão na Barra 2 co Copensação co Bancos de 8 Ar A linha contínua "serrilhada" na figura é o lugar geoétrico dos pontos de operação à edida que a carga ativa vai sendo increentada, a tensão na carga vai decrescendo e, cada vez que o liite inferior da faixa noral de operação de tensão é atingido, chavease u capacitor (de 8 Ar) co a finalidade de anter a tensão dentro da faixa de operação. Observa-se no extreo direito da figura que, ao conectar-se u capacitor quando o ponto de operação está na parte inferior da curva x ocorre u decréscio de tensão, o que é oposto ao esperado. Esse ecaniso de controle autoático de tensão co

8 14 respostas opostas ao esperado, fazendo co que a tensão decresça cada vez ais co cada atuação do controle, é ua fora possível de levar o sistea ao colapso de tensão. Observando-se a linha contínua, verifica-se que, à edida que a carga cresce e capacitores são incluídos, os picos de tensão na barra de carga auenta cada vez ais, enquanto que o increento na arge de potência diinui cada vez ais. Ou seja, quando o sistea se aproxia do áxio carregaento, a sensibilidade da tensão co a injeção de potência reativa auenta, enquanto que a sensibilidade da arge co a injeção de potência reativa diinui. De fato, foi visto na Seção 2.4 e o Apêndice A que a inclusão de capacitores auenta a áxia capacidade de transissão até u certo liite (quando o liite de estabilidade de tensão e o liite estático de estabilidade angular coincide). Co capacitores de taanho variável é possível fazer co que a tensão na barra de carga fique rigorosaente dentro da faixa noral de operação Índices Avaliados Os índices de estabilidade de tensão na barra de carga 2 da Figura 4.2 fora calculados para avaliar o carregaento da rede. Considerou-se o chaveaento de 14 capacitores de 8 Ar cada u. Na Figura 4.4 observa-se que co a conexão de treze capacitores pode-se operar na parte inferior da curva e ainda na faixa noral de operação. De fato, o ponto c está sobre a parte inferior da curva, coo pode ser elhor visualizado na Figura 4.5. ortanto, quando chavea-se u outro capacitor, a tensão decresce e o novo ponto de operação corresponde ao ponto d. Este ponto está sobre a parte inferior da curva correspondente a catorze capacitores conectados. Caso se continue conectando capacitores, o afundaento da tensão será cada vez aior.

9 15 Figura Faixa Noral de Operação na Barra 2 Deve-se notar que, quando se passa de ua curva para outra, devido à conexão de u capacitor, a potência da carga não se altera. No entanto, na Figura 4.5 parece que essa potência diinui ligeiraente, as essa ipressão é soente devido ao procediento de construção das curvas. Figura Detalhe da Curva x co Treze Capacitores Conectados

10 16 Na Tabela 4.1 são apresentados índices de estabilidade de tensão para os pontos destacados da Figura 4.4, e que representa os pontos de operação antes e depois do chaveaento de cada u dos capacitores. onto de Operação Tabela Índices de Estabilidade de Tensão Avaliados na Barra 2 Copensa- cão (Ar) 2 2 det 2 [D ] β 2 (graus) 2 (%) a, 1, 6,25 9, 1, b,29344,9514 5, , ,226 c 8,29483,9841 5, ,881 87,416 d 8,44269,9537 4,88 19, ,728 e 16,44275, ,646 11,1815 8,4675 f 16,56852,9525 4, , ,267 g 24,56895, , , ,96 h 24,6787,9525 3, , ,6232 i 32,67958,997 4, ,865 68,545 j 32,7775,952 3, ,4279 6,3434 4,77714, , ,587 62,3274 l 4,86558,9516 2, , ,15 48,8669, , , ,5996 n 48,94492,9573 2, , ,957 o 56, ,358 2, , ,3362 p 56 1,1798,9585 2, , ,621 q 64 1,1849 1,133 2, , ,554 r 64 1,8494,9578 1, ,473 35,117 s 72 1,8574 1,1889 2, ,1868 4,961 t 72 1,14614,9579 1, ,863 28,4299 u 8 1, ,313 1, , ,3321 v 8 1,2253,9511, ,826 21,3796 w 88 1,2258 1,4792 1, , ,3362 x 88 1,25379,953, , ,1696 y 96 1, ,797 1, , ,1779 z 96 1,353,9598, ,9773 6,8561 a 14 1,3123 1,1332 1, , ,3291 b 14 1,34352,95639,54 179,897,1426 c 14 1,34347,9555 -,45-179,2189-1,726 d 112 1,34288, , ,285-27,3876 Na edida e que se acrescenta carga, os índices reflete o aior carregaento da rede, já que o deterinante det 2 [D ] e a arge 2 diinue, e o ângulo β 2 auenta. uando o ponto de operação está na parte superior da curva e chavea-se u capacitor, o sistea se torna ais robusto e, portanto, o deterinante det 2 [D ] e arge 2 auenta e o ângulo β 2 diinui (exceto nos pares de pontos de operação: b-c, d-e). or exeplo, nos pares de pontos de operação: b-c o det 2 [D ] passa de 5,2857 a 5,4772, 2 de 87,226 % a 87,416 % e β 2 de 12,1641 a 12,881 ; d-e o det 2 [D ] passa de 4,88 a 5,646, 2 de 79,728 % a 8,4675 % e β 2 de 19,8491 a 11,1815 ; f-g o

11 17 det 2 [D ] passa de 4,3349 a 4,5554, 2 de 73,267 % a 74,96 % e β 2 de 116,7721 a 116,7678 ; h-i o det 2 [D ] passa de 3,8667 a 4,144, 2 de 66,6232 % a 68,545 % e β 2 de 123,2452 a 122,865 ; j- o det 2 [D ] passa de 3,452 a 3,6746, 2 de 6,3434 % a 62,3274 % e β 2 de 129,4279 a 128,587 ; l- o det 2 [D ] passa de 2,955 a 3,2472, 2 de 54,15 % a 56,5996 % e β 2 de 135,3972 a 133,9822 ; n-o o det 2 [D ] passa de 2,5275 a 2,8693, 2 de 47,957 % a 51,3362 % e β 2 de 141,1196 a 138,9126 ; p-q o det 2 [D ] passa de 2,178 a 2,515, 2 de 41,621 % a 46,554 % e β 2 de 146,8132 a 143,6994 ; r-s o det 2 [D ] passa de 1,722 a 2,1623, 2 de 35,117 % a 4,961 % e β 2 de 152,473 a 148,1868 ; t-u o det 2 [D ] passa de 1,3157 a 1,8711, 2 de 28,4299 % a 36,3321 % e β 2 de 158,863 a 152,1714 ; v-w o det 2 [D ] passa de,943 a 1,6343, 2 de 21,3796 % a 32,3362 % e β 2 de 163,826 a 155,5472 ; x-y o det 2 [D ] passa de,5914 a 1,4594, 2 de 14,1696 % a 29,1779 % e β 2 de 169,4469 a 158,1887 ; z-a o det 2 [D ] passa de,2715 a 1,3713, 2 de 6,8561 % a 27,3291 % e β 2 de 174,9773 a 159,7847. Finalente o áxio carregaento é atingido e b co det 2 [D ]=,54, 2 =,1426 % e β 2 =179,897. or outro lado, quando o ponto de operação está na parte inferior da curva e chavea-se u capacitor, o sistea se torna enos robusto e, portanto, o deterinante det 2 [D ] e arge 2 diinue e o ângulo β 2 auenta. or exeplo, no par de pontos de operação: c'-d' o det 2 [D ] passa de -,45 a -1,214, 2 de -1,726 % a -27,3876 % e β 2 de -1,726 a -27,3876. Neste teste nuérico verifica-se que não se deve conectar ais de doze capacitores, já que co treze deles, a parte inferior da curva está na faixa noral de tensão. Coo dito, o chaveaento de outros capacitores afundaria cada vez ais a tensão Índice Susceptância versus Tensão Controlada É útil ter-se u índice que indique a adequação ou não da conexão de u capacitor, se a necessidade de executar u algorito de fluxo de carga co o capacitor conectado. uitas vezes pode haver probleas de convergência e o ponto de operação fica indeterinado. Esse índice deve ser baseado na sensibilidade da susceptância do capacitor e a tensão onitorada, as levando e conta todo o sistea.

12 18 Deseja-se verificar soente as variações da tensão na barra controlada e a variação da susceptância do capacitor instalado na barra. O sistea linearizado das equações de fluxo de carga deste sistea, considerando a estrutura da atriz Jacobiana é ostrada e (4.14). sh b θ θ = sh 2 b 1 J J N H N H J J N H N H (4.14) D C B A Fazendo-se = = = = já que não há interesse nessas variações e usando-se (2.7), o sistea é reduzida a: [ ]=[D ].[ ] (4.15) sh b Conclui-se que: na região noral de operação, a conexão de u capacitor deve elevar a tensão e, portanto, o índice de adequação deve ser positivo. na região anoral de operação, a reoção de u capacitor deve elevar a tensão e, portanto, o índice de adequação deve ser negativo Exeplo Nuérico A linha contínua representa os pontos de operação co 1 capacitores de 1 Ar cada u conectados e paralelo na barra 2, vê-se na Figura 4.6 que se atinge o liite inferior de tensão de.95 pu na região superior da curva (ponto de operação a). Co a conexão de u pequeno capacitor, o ponto de operação passa de a para a, or outro lado, se

13 19 houvesse 11 capacitores conectados e paralelo, atinge-se o liite inferior de tensão de.95 pu na região inferior da curva (ponto de operação b). Co a reoção de u pequeno capacitor, o ponto de operação passa de b para b. Figura Atuação do Controle de Tensão Na Tabela 4.2 ostra-se os pontos de operação a e a' da Figura 4.6, respectivaente antes e depois da atuação do controle de tensão. a) onto da região noral de operação Tabela ontos de Operação da Região Noral de Operação Antes e Depois da Conexão de u Capacitor Carga Barra 2 Inicio da atuação do controle (a) Térino da atuação do controle (a ) θ 1 (rad) 2 θ 2 (rad) b sh 1 θ 1 (rad) 2 θ 2 (rad) b sh 1,3226,911 -,3555,9489 -,7311 1,18,9379 -, ,782 1,1212 Substituindo o ponto de operação a da Tabela 4.2 e (4.15), obté-se: b 2 sh 2 = D' ' = 1,2563 O índice D sepre é positivo quando o controle de tensão atua na região noral de operação e o prograa coputacional sepre deterina o chaveaento de u ou ais

14 11 capacitores para recuperar a tensão. Na Tabela 4.2 verifica-se que a susceptância do capacitor b sh antes da atuação do controle de tensão é 1,18 pu e que udou ao térino da atuação do controle de tensão para 1,1212 pu, e então b sh =+,132 pu. Conclui-se que na região noral de operação b sh e D são positivos, e portanto 2 >. Na Tabela 4.3 ostra-se os pontos de operação b e b' da Figura 4.6, respectivaente antes e depois da atuação do controle de tensão. b) onto da região anoral de operação Tabela ontos de Operação da Região Anoral de Operação Antes e Depois da Conexão de u Capacitor Carga Barra 2 Inicio da atuação do controle (b) Térino da atuação do controle (b ) θ 1 (rad) 2 θ 2 b sh 1 θ 1 (rad) 2 θ 2 b sh 1,3729,918 -,3783,9493 -,778 1,2188,933 -, ,759 1,2152 Substituindo o ponto de operação b da Tabela 4.3 e (4.15), obté-se: b 2 sh 2 = D' ' = -3,4391 O índice D sepre é negativo quando o controle de tensão atua na região anoral de operação e o prograa coputacional deterina a reoção de u ou ais capacitores para recuperar a tensão. Na Tabela 4.3 verifica-se que a susceptância do capacitor b sh antes da atuação do controle de tensão era 1,2188 pu e udou ao térino da atuação do controle de tensão para 1,2152 pu, e então b sh =-,36 pu. Conclui-se que na região anoral de operação b sh e D são negativos, e portanto 2 >. Cada vez que o liite inferior de tensão é ultrapassado o controle de tensão é ativado para recuperar a tensão até esp. A ação pode ser conectar ou reover capacitores, dependendo da região de operação. A variação da tensão 2 na barra que se quer controlar sepre será positiva para poder levar a tensão do liite inferior ultrapassado até o valor de tensão especificado.

15 Efeito da Reoção de Capacitores Co 11 Ar de copensação reativa na barra 2 através de bancos de capacitores, tal qual se ostra na Figura 4.7, vê-se que se atinge o liite inferior de tensão de.95 pu na região inferior da curva (ponto de operação 1). Então, a conexão de ais u capacitor fará co que a tensão diinua ainda ais. A única alternativa para anter o controle na faixa de tensão seria a retirada de capacitores. ode-se verificar na figura que quando se retira u capacitor é possível passar da região inferior à região superior da curva (ponto de operação 2). ogo, no que diz respeito à agnitude da tensão, poderia-se auentar a carga. No entanto, a reoção de u capacitor iplica na redução da capacidade áxia de transissão (de 1,3752 para 1,3735 pu). Figura Efeito da Reoção de Capacitores ode-se concluir o seguinte: caso o liite inferior de tensão seja nu ponto que está na parte superior da curva, é possível chavear u ou ais capacitores co a finalidade de anter a tensão dentro da faixa noral de operação e auentar a capacidade de transissão do sistea. Se o valor do capacitor a ser conectado for grande, existe a possibilidade de sobretensão na barra controlada. Caso o núero áxio de capacitores seja ultrapassado (ver Sessão 2.4), a inclusão de outro

16 112 capacitor faz co que a tensão e a capacidade áxia de potência transitida diinua, e pode ser que a carga não possa ser atendida. caso o liite inferior de tensão seja nu ponto que está na parte inferior da curva, a única alternativa é a retirada de capacitores para anter a tensão dentro da faixa noral de operação, ebora isso signifique reduzir a capacidade de transissão do sistea. or exeplo, na Tabela 4.4, quando b sh =1,2188 pu a áxia potência que pode ser transitida é 1,3752 pu e quando se retira o prieiro capacitor a susceptância passa ser b sh =1,2154 pu e a nova potência áxia que pode ser transitida seria 1,3735 pu e, portanto, nota-se a redução da capacidade de transissão. É possível que a carga não possa ser atendida co a retirada de u ou ais capacitores. Na Tabela 4.4 são ostrados os índices de estabilidade de tensão avaliados considerando a retirada de capacitores do sistea. Co a análise dos índices pode-se conferir que se passa da região inferior para a região superior, isso se nota na udança de sinal do det 2 [D ], ângulo β 2 e a arge 2. or exeplo, nos pares de pontos de operação: 1-2 o det 2 [D ] passa de -,2595 a,192, 2 de -6,7839 % a 2,763 % e β 2 de -174,8318 a 177,983 ; e 3-4 o det 2 [D ] passa de -,2473 a,1246, 2 de -6,4285 % a 3,1313 % e β 2 de -175,862 a 177,731. O controle de tensão pára no ponto 6, tal qual se ostra na Tabela 4.4, co tensão 2 =,951 pu, b sh =1,1962 pu, det 2 [D ]=-,1887, β 2 =-176,282 e 2 =-4,9391 %, pois não é ais possível retirar capacitores para elevar a tensão. A nova curva desconectando ais u capacitor coincide co a curva onde está o ponto 6 e, portanto, o pretendido ponto 7 coincide co o ponto 6. Tabela Índices de Estabilidade de Tensão Considerando a Reoção de Capacitores. N b sh det 2 [D ] β 2 (graus) 2 (%) 1 1,2188 -, ,8318-6, ,2154, ,983 2, ,2154 -, ,862-6, ,2125, ,731 3, ,2125 -, ,3882-6, ,1962 -, ,282-4,9391 Existe tabé u liite até onde se pode retirar capacitores. O últio capacitor que pode ser desconectado é aquele que faz co que a nova áxia potência transitida seja exataente igual à carga que está sendo atendida e/ou a tensão esperada ( esp ) não

17 113 possa ser atendida ais. Na Figura 4.7 percebe-se que no ponto de operação co carga 2 =1,3632 pu, tensão 2 =,951 pu e co copensação reativa de 17,95 Ar (ponto 6), já não é ais possível retirar u capacitor co a intenção de se alcançar a tensão esperada de 1, pu. Nas Figuras 4.8 e 4.9 é ostrada a análise do ponto de operação 6 da Figura 4.7. erifica-se que soente seria possível retirar u capacitor (a partir do ponto 6 da Figura 4.7) atingindo então a tensão 2 =,999 pu, antendo a esa potência transitida de 2 =1,3632 pu. A condição de esp =1 pu não pode ser ais cuprida. Figura iite até Onde se ode Retirar Capacitores Figura O Controle de Tensão Não Atinge ais à Tensão Esperada esp =1 pu

18 Conclusões do Capítulo O chaveaento autoático de capacitores, abordado neste capítulo, representa ua estratégia usada na operação onde é necessário controlar a tensão nas barras de transissão. U excesso de capacitores pode levar a região inferior da curva x à faixa noral de operação e o chaveaento de outros capacitores poderia levar ao colapso de tensão. No problea do fluxo de carga, o odelo ateático adotado para representação do chaveaento autoático da copensação shunt variável, consiste na adição de ua equação de controle ao sistea de equações original. A susceptância do capacitor é considerada ua nova variável de estado. A tensão controlada deve peranecer dentro de ua faixa de operação peritida, e não antida e u valor fixo. A estrutura de controle adicional à atriz Jacobiana, soente fará parte do processo de solução do fluxo de carga enquanto o valor da tensão controlada estiver fora de seu liite inferior da faixa de operação. ara calcular os índices de avaliação das condições de estabilidade de tensão na presença de controle por faixa de tensão através de banco de capacitores chaveáveis, não é necessário incluir as linhas e colunas correspondentes às equações de controle de tensão na atriz Jacobiana. Isso por que o controle está presente no algorito de fluxo de carga soente quando se atinge o liite inferior de tensão. Ua vez que a tensão de referência é atingida e o novo capacitor é deterinado, retira-se as equações de controle. Os índices de avaliação das condições de estabilidade de tensão são calculados para o ponto de operação co a tensão na faixa pré-estabelecida e co o capacitor já deterinado e conectado. Dependendo da localização do ponto de operação, parte superior ou inferior da curva x, o algorito de fluxo de carga decide, respectivaente, sobre a conexão ou desconexão de capacitores, sepre co o objetivo de obter ua variação positiva da tensão na barra controlada até o valor da tensão esperada.

19 115 Existe u liite até onde se pode retirar capacitores. O últio capacitor que pode ser desconectado é aquele que faz co que a nova áxia potência transitida seja exataente igual à carga que está sendo atendida e/ou a tensão esperada não possa ais ser atendida.

4 Modelo Proposto para Análise de Barras de Controle Local de Tensão

4 Modelo Proposto para Análise de Barras de Controle Local de Tensão odelo roposto para Análise de Barras de Controle ocal de Tensão. Introdução A siulação de fluxo de carga é ua das principais ferraentas na análise de sisteas elétricos de potência e regie peranente. É

Leia mais

3 Compensador Estático de Reativo

3 Compensador Estático de Reativo Copensador Estático de Reativo. Considerações Iniciais [assos F o, ] Os avanços na tecnologia de eletrônica de potência, e conjunto co avançadas etodologias de controle, tornara possível o desenvolviento

Leia mais

4 Análise da Estimativa da Máxima Injeção S m e da Margem M

4 Análise da Estimativa da Máxima Injeção S m e da Margem M 4 Análise da Estiativa da Máxia Injeção e da Marge M O presente capítulo te coo objetivo analisar os índices de avaliação das condições de segurança de tensão, que é ua estiativa da áxia potência que poderia

Leia mais

MODELAGEM DE CHAVEAMENTO AUTOMÁTICO DE BANCOS DE CAPACITORES/REATORES PARA ESTUDOS COM FLUXO DE POTÊNCIA CONTINUADO

MODELAGEM DE CHAVEAMENTO AUTOMÁTICO DE BANCOS DE CAPACITORES/REATORES PARA ESTUDOS COM FLUXO DE POTÊNCIA CONTINUADO VIII SIPÓSIO DE ESPECIAISTAS E PAEAETO DA OPERAÇÃO E EXPASÃO EÉTRICA VIII SEPOPE 19 a 3 de aio de ay - 19 st to 3 th - BRASÍIA (DF) - BRASI VIII SYPOSIU OF SPECIAISTS I EECTRIC OPERATIOA AD EXPASIO PAIG

Leia mais

II Matrizes de rede e formulação do problema de fluxo de carga

II Matrizes de rede e formulação do problema de fluxo de carga Análise de Sisteas de Energia Elétrica Matrizes de rede e forulação do problea de fluxo de carga O problea do fluxo de carga (load flow e inglês ou fluxo de potência (power flow e inglês consiste na obtenção

Leia mais

III Introdução ao estudo do fluxo de carga

III Introdução ao estudo do fluxo de carga Análise de Sisteas de Potência (ASP) ntrodução ao estudo do fluxo de carga A avaliação do desepenho das redes de energia elétrica e condições de regie peranente senoidal é de grande iportância tanto na

Leia mais

Limites para a integração de usinas ao sistema de distribuição através de uma única linha

Limites para a integração de usinas ao sistema de distribuição através de uma única linha XVIII Seinário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 8-6 a 1 de outubro Olinda - Pernabuco - Brasil Liites para a integração de usinas ao sistea de distribuição através de ua única linha Alécio

Leia mais

O estudo do fluxo de carga

O estudo do fluxo de carga Análise de Sisteas de Potência (ASP) O estudo do fluxo de carga Fluxo de carga ferraenta de análise de redes (regie peranente) Utilização operação e tepo real e planejaento da operação e expansão nforações

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS MÉTODOS NUMÉRICOS

INTRODUÇÃO AOS MÉTODOS NUMÉRICOS INTRODUÇÃO AOS MÉTODOS NUMÉRICOS Eenta Noções Básicas sobre Erros Zeros Reais de Funções Reais Resolução de Sisteas Lineares Introdução à Resolução de Sisteas Não-Lineares Interpolação Ajuste de funções

Leia mais

Introdução aos Sistemas de Energia Elétrica

Introdução aos Sistemas de Energia Elétrica Introdução aos Sisteas de Energia Elétrica rof. Dr. Roberto Cayetano Lotero E-ail: roberto.lotero@gail.co Telefone: 576747 Centro de Engenharias e Ciências Eatas Foz do Iguaçu Uniersidade Estadual do Oeste

Leia mais

Capítulo 3 Amperímetros e Voltímetros DC Prof. Fábio Bertequini Leão / Sérgio Kurokawa. Capítulo 3 Amperímetros e Voltímetros DC

Capítulo 3 Amperímetros e Voltímetros DC Prof. Fábio Bertequini Leão / Sérgio Kurokawa. Capítulo 3 Amperímetros e Voltímetros DC Capítulo 3 Aperíetros e Voltíetros DC Prof. Fábio Bertequini Leão / Sérgio Kurokawa Capítulo 3 Aperíetros e Voltíetros DC 3.. Aperíetros DC U galvanôetro, cuja lei de Deflexão Estática (relação entre a

Leia mais

ANÁLISE DE SISTEMAS DE POTÊNCIA

ANÁLISE DE SISTEMAS DE POTÊNCIA UNIERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB FACULDADE DE TECNOLOGIA DEARTAMENTO DE ENGENHARIA ELETRICA UNIERSIDADE DE BRASÍLIA ANÁLISE DE SISTEMAS DE OTÊNCIA ARTE II rofessor : ablo CuervoFranco Sala AT-0 Tel: 7-5977

Leia mais

Para um sistema elétrico, com NB barras, as equações básicas do fluxo de carga para

Para um sistema elétrico, com NB barras, as equações básicas do fluxo de carga para Modelage e Análise de Sisteas Elétricos e Regie Peranente II Fluxo de carga não linear: algoritos básicos II. Forulação do problea básico Para u sistea elétrico, co NB barras, as equações básicas do fluxo

Leia mais

Fluxo de Potência em Redes Modeladas no Nível de Subestação.

Fluxo de Potência em Redes Modeladas no Nível de Subestação. RAIMUNDO RIBEIRO PINTO JÚNIOR Fluxo de Potência e Redes Modeladas no Nível de Subestação. Dissertação apresentada coo requisito parcial à obtenção do grau de Mestre e Engenharia Elétrica. Prograa de Pós-Graduação

Leia mais

MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 2016/2017

MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 2016/2017 MESTRDO INTEGRDO EM ENG. INFORMÁTIC E COMPUTÇÃO 2016/2017 EIC0010 FÍSIC I 1o NO, 2 o SEMESTRE 30 de junho de 2017 Noe: Duração 2 horas. Prova co consulta de forulário e uso de coputador. O forulário pode

Leia mais

ANÁLISE DO LUGAR DAS RAÍZES

ANÁLISE DO LUGAR DAS RAÍZES VII- &$3Ì78/ 9,, ANÁLISE DO LUGAR DAS RAÍZES 7.- INTRODUÇÃO O étodo de localização e análise do lugar das raízes é ua fora de se representar graficaente os pólos da função de transferência de u sistea

Leia mais

7 Exemplos do Método Proposto

7 Exemplos do Método Proposto 7 Exeplos do Método Proposto Para deonstrar a capacidade do étodo baseado nua análise ultirresolução através de funções wavelet, fora forulados exeplos de aplicação contendo descontinuidades e não-linearidades.

Leia mais

REPRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE DISPOSITIVOS DE CONTROLE NO PROBLEMA DE FLUXO DE POTÊNCIA. João Alberto Passos Filho

REPRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE DISPOSITIVOS DE CONTROLE NO PROBLEMA DE FLUXO DE POTÊNCIA. João Alberto Passos Filho REPRESENTAÇÃO E AVAIAÇÃO DO DESEPENHO DE DISPOSITIVOS DE CONTROE NO PROBEA DE FUXO DE POTÊNCIA João Alberto Passos Filho TESE SUBETIDA AO CORPO DOCENTE DA COORDENAÇÃO DOS PROGRAAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA

Leia mais

Álgebra Linear I - Aula 1. Roteiro

Álgebra Linear I - Aula 1. Roteiro Álgebra Linear I - Aula 1 1. Resolução de Sisteas Lineares. 2. Métodos de substituição e escalonaento. 3. Coordenadas e R 2 e R 3. Roteiro 1 Resolução de Sisteas Lineares Ua equação linear é ua equação

Leia mais

XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica

XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica XVIII Seinário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 28-6 a 1 de outubro Olinda - Pernabuco - rasil Modelos Alternativos para Deterinação das Tensões Nodais e Redes de Distribuição de Energia

Leia mais

2 Flambagem Viscoelástica

2 Flambagem Viscoelástica 2 Flabage Viscoelástica ste capítulo apresenta alguns conceitos relacionados à viscoelasticidade linear e à instabilidade de sisteas estruturais viscoelásticos. Co o eprego de exeplos siples, os conceitos

Leia mais

Novas Aplicações da Formulação de Injeção de Corrente em Sistemas Elétricos de Potência

Novas Aplicações da Formulação de Injeção de Corrente em Sistemas Elétricos de Potência Novas Aplicações da Forulação de Injeção de Corrente e Sisteas Elétricos de Potência Carlos Aparecido Ferreira DISSERTAÇÃO SUBMETIDA AO CORPO DOCENTE DA COORDENAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA

Leia mais

Uma Modelagem mais Precisa do Equivalente Ward Estendido Aplicada à Análise de Sistemas Elétricos em Tempo-real

Uma Modelagem mais Precisa do Equivalente Ward Estendido Aplicada à Análise de Sistemas Elétricos em Tempo-real Ua Modelage ais Precisa do Equivalente Ward Estendido Aplicada à Análise de Sisteas Elétricos e Tepo-real Irênio de Jesus Silva Junior UNICAMP / FEEC / DSEE - Caixa Postal 6101-13081-970 - Capinas - SP

Leia mais

(A) 331 J (B) 764 J. Resposta: 7. As equações de evolução de dois sistemas dinâmicos são:

(A) 331 J (B) 764 J. Resposta: 7. As equações de evolução de dois sistemas dinâmicos são: MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 018/019 EIC0010 FÍSICA I 1º ANO, º SEMESTRE 18 de junho de 019 Noe: Duração horas. Prova co consulta de forulário e uso de coputador. O forulário pode

Leia mais

Exemplo de carregamento (teleférico): Exemplo de carregamento (ponte pênsil): Ponte Hercílio Luz (Florianópolis) 821 m

Exemplo de carregamento (teleférico): Exemplo de carregamento (ponte pênsil): Ponte Hercílio Luz (Florianópolis) 821 m Exeplo de carregaento (teleférico: Exeplo de carregaento (ponte pênsil: Ponte Hercílio Luz (Florianópolis 81 Exeplo de carregaento (ponte pênsil: Golden Gate (EU 737 (vão central 18 kashi-kaikyo (Japão

Leia mais

TRABALHO Nº 5 ANÉIS DE NEWTON

TRABALHO Nº 5 ANÉIS DE NEWTON TRABALHO Nº 5 ANÉIS DE NEWTON Neste trabalho vai procurar ilustrar-se u arranjo geoétrico usado para a obtenção de franjas de interferência que ficou conhecido por anéis de Newton. Pretende-se co esses

Leia mais

Física Experimental II - Experiência E11

Física Experimental II - Experiência E11 Física Experiental II - Experiência E11 Circuito LC e ressonância OBJETIVOS Estudo do circuito LC alientados co tensão senoidal. essonância no circuito LC-série. Oscilações naturais no circuito LC. MATEIAL

Leia mais

Segunda lista de exercícios

Segunda lista de exercícios Segunda lista de exercícios 3 de abril de 2017 Docente Responsável : Prof. Dr. Antônio C. Roque Monitor: Renan Oliveira Shioura Os exercícios desta lista deve ser resolvidos e Matlab. Para a criação dos

Leia mais

Onde estão os doces? Soluções para o Problema da Rua Encantada

Onde estão os doces? Soluções para o Problema da Rua Encantada Onde estão os doces? Soluções para o Problea da Rua Encantada Rossana Baptista Queiroz 1 1 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) Prograa de Pós-Graduação e Ciência da Coputação

Leia mais

Um professor de Matemática escreve no quadro os n primeiros termos de uma progressão aritmética: 50, 46, 42,..., a n

Um professor de Matemática escreve no quadro os n primeiros termos de uma progressão aritmética: 50, 46, 42,..., a n Questão 0 U professor de Mateática escreve no quadro os n prieiros teros de ua progressão aritética: 50, 6,,, a n Se esse professor apagar o décio tero dessa seqüência, a édia aritética dos teros restantes

Leia mais

Experiência 02: Circuito RC Representação Fasorial

Experiência 02: Circuito RC Representação Fasorial ( ) Prova ( ) Prova Seestral ( ) Exercícios ( ) Prova Modular ( ) Segunda Chaada ( ) Exae Final ( ) Prática de Laboratório ( ) Aproveitaento Extraordinário de Estudos Nota: Disciplina: Tura: Aluno (a):

Leia mais

Cap. 7 - Corrente elétrica, Campo elétrico e potencial elétrico

Cap. 7 - Corrente elétrica, Campo elétrico e potencial elétrico Cap. - Corrente elétrica, Capo elétrico e potencial elétrico.1 A Corrente Elétrica S.J.Troise Disseos anteriorente que os elétrons das caadas ais externas dos átoos são fracaente ligados ao núcleo e por

Leia mais

ELETROTÉCNICA (ENE078)

ELETROTÉCNICA (ENE078) UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Graduação e Engenharia Civil ELETROTÉCNICA (ENE078) PROF. RICARDO MOTA HENRIQUES E-ail: ricardo.henriques@ufjf.edu.br Aula Núero: 18 Conceitos fundaentais e CA FORMAS

Leia mais

Gabarito - Lista de Exercícios 2

Gabarito - Lista de Exercícios 2 Gabarito - Lista de Exercícios Teoria das Filas Modelos Adicionais. U escritório te 3 datilógrafas e cada ua pode datilografar e édia, 6 cartas por hora. As cartas chega para sere datilografadas co taxa

Leia mais

Resultantes de Sistemas de Forças Cap. 4

Resultantes de Sistemas de Forças Cap. 4 bjetivos ECÂICA - ESTÁTICA esultantes de Sisteas de orças Cap. 4 Discutir o conceito de oento de ua força e ostrar coo calcular este oento e duas e três diensões. ornecer u étodo para encontrar o oento

Leia mais

Instrumentação e Medidas

Instrumentação e Medidas nstruentação e Medidas Licenciatura e Engenharia Electrotécnica Exae (ª Chaada) de Julho de 20 Antes de coeçar o exae leia atentaente as seguintes instruções: Para alé da calculadora, só é peritido ter

Leia mais

4 Técnicas de Filtragens Aplicadas às Visões do Ambiente de Autoria do Sistema HyperProp

4 Técnicas de Filtragens Aplicadas às Visões do Ambiente de Autoria do Sistema HyperProp 4 Técnicas de Filtragens Aplicadas às Visões do Aiente de Autoria do Sistea HyperProp U prolea enfrentado pelos usuários que traalha co estruturas de dados grandes é a desorientação na usca por deterinada

Leia mais

x = Acos (Equação da posição) v = Asen (Equação da velocidade) a = Acos (Equação da aceleração)

x = Acos (Equação da posição) v = Asen (Equação da velocidade) a = Acos (Equação da aceleração) Essa aula trata de ovientos oscilatórios harônicos siples (MHS): Pense nua oscilação. Ida e volta. Estudando esse oviento, os cientistas encontrara equações que descreve o dito oviento harônico siples

Leia mais

Força impulsiva. p f p i. θ f. θ i

Força impulsiva. p f p i. θ f. θ i 0.1 Colisões 1 0.1 Colisões Força ipulsiva 1. Ua pequena esfera de assa colide co ua parede plana e lisa, de odo que a força exercida pela parede sobre ela é noral à superfície da parede durante toda a

Leia mais

COKRIGAGEM. Aplicação da cokrigagem

COKRIGAGEM. Aplicação da cokrigagem COKRIGAGEM Procediento geoestatístico segundo o qual diversas variáveis regionalizadas pode ser estiadas e conjunto, co base na correlação espacial entre si. É ua extensão ultivariada do étodo da krigage

Leia mais

2 Caracterização do Fenômeno de Estabilidade de Tensão e Índices de Avaliação das Condições de Estabilidade de Tensão

2 Caracterização do Fenômeno de Estabilidade de Tensão e Índices de Avaliação das Condições de Estabilidade de Tensão 2 Caracterização do Fenômeno de Estabilidade de Tensão e Índices de Avaliação das Condições de Estabilidade de Tensão 2.1. Introdução O objetivo deste capítulo é caracterizar o fenômeno de estabilidade

Leia mais

4 Representação do HVDC/CCC - Capacitor Commutated Converters - no Cálculo dos Índices de Avaliação das Condições de Estabilidade de Tensão

4 Representação do HVDC/CCC - Capacitor Commutated Converters - no Cálculo dos Índices de Avaliação das Condições de Estabilidade de Tensão 4 Representação do HDC/CCC - Capacitor Commutated Converters - no Cálculo dos Índices de Avaliação das Condições de Estabilidade de Tensão 4. Introdução O programa computacional ESTABTEN trabalha a partir

Leia mais

CONTROLE ON-LINE POR ATRIBUTOS COM ERROS DE CLASSIFICAÇÃO: UMA ABORDAGEM ECONÔMICA COM CLASSIFICAÇÕES REPETIDAS

CONTROLE ON-LINE POR ATRIBUTOS COM ERROS DE CLASSIFICAÇÃO: UMA ABORDAGEM ECONÔMICA COM CLASSIFICAÇÕES REPETIDAS versão ipressa ISSN 0101-7438 / versão online ISSN 1678-5142 CONTROLE ON-LINE OR ATRIBUTOS COM ERROS DE CLASSIFICAÇÃO: UMA ABORDAGEM ECONÔMICA COM CLASSIFICAÇÕES REETIDAS Anderson Laécio Galindo Trindade

Leia mais

Sétima aula de laboratório de ME5330. Outubro de 2011

Sétima aula de laboratório de ME5330. Outubro de 2011 Sétia aula de laboratório de ME5330 Outubro de 2011 esse ponto, vaos apliar a nossa visão sobre os otores elétricos, abordando: 1. Conceito de otores elétrico. 2. Suas classificações básicas. 3. Seus conceitos

Leia mais

Reflexão e Refração da luz em superfícies planas

Reflexão e Refração da luz em superfícies planas Nesta prática serão estudados os fenôenos de reflexão e refração da luz e superfícies planas, verificando as leis da óptica geoétrica, que governa tais processos. Serão abordados os princípios fundaentais

Leia mais

SISTEMAS BINÁRIOS ESTELARES

SISTEMAS BINÁRIOS ESTELARES SISTEMAS BINÁRIOS ESTELARES A aioria das estrelas encontra-se e sisteas duplos ou últiplos, estando fisicaente associadas entre si, sob influência de ua ação gravitacional útua. Através do estudo dos sisteas

Leia mais

Geometria Analítica e Álgebra Linear

Geometria Analítica e Álgebra Linear NOTAS DE AULA Geoetria Analítica e Álgebra Linear Reta e Plano Professor: Lui Fernando Nunes, Dr. Índice Geoetria Analítica e Álgebra Linear ii Estudo da Reta e do Plano... -. A Reta no Espaço... -.. Equação

Leia mais

Física Geral I. 1º semestre /05. Indique na folha de teste o tipo de prova que está a realizar: A, B ou C

Física Geral I. 1º semestre /05. Indique na folha de teste o tipo de prova que está a realizar: A, B ou C Física Geral I 1º seestre - 2004/05 1 TESTE DE AVALIAÇÃO 2668 - ENSINO DE FÍSICA E QUÍMICA 1487 - OPTOMETRIA E OPTOTÉCNIA - FÍSICA APLICADA 8 de Novebro, 2004 Duração: 2 horas + 30 in tolerância Indique

Leia mais

2.1. Um consumidor possui a função de utilidade do tipo Cobb-Douglas Considere um consumidor que possui a seguinte função de utilidade:

2.1. Um consumidor possui a função de utilidade do tipo Cobb-Douglas Considere um consumidor que possui a seguinte função de utilidade: Microeconoia I Ficha : Capítulos 5, 6 e 8 Exercícios propostos Capítulo 5.1. U consuidor possui a função de utilidade do tipo Cobb-Douglas U(x 1, x ) = x 1 1/3 x /3. a) Utilize o ultiplicador de Lagrange

Leia mais

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Departaento de Estudos Básicos e Instruentais 5 Oscilações Física II Ferreira 1 ÍNDICE 1. Alguas Oscilações;. Moviento Harônico Siples (MHS); 3. Pendulo Siples;

Leia mais

Comecemos por recordar que neste jogo há um tabuleiro

Comecemos por recordar que neste jogo há um tabuleiro ATRACTOR O triângulo de Sierpinski e as Torres de Hanói No âbito de ua colaboração entre a Gazeta e o Atractor, este é u espaço da responsabilidade do Atractor, relacionado co conteúdos interativos do

Leia mais

m v M Usando a conservação da energia mecânica para a primeira etapa do movimento, 2gl = 3,74m/s.

m v M Usando a conservação da energia mecânica para a primeira etapa do movimento, 2gl = 3,74m/s. FÍSICA BÁSICA I - LISTA 4 1. U disco gira co velocidade angular 5 rad/s. Ua oeda de 5 g encontrase sobre o disco, a 10 c do centro. Calcule a força de atrito estático entre a oeda e o disco. O coeficiente

Leia mais

(FEP111) Física I para Oceanografia 2 o Semestre de Lista de Exercícios 2 Princípios da Dinâmica e Aplicações das Leis de Newton

(FEP111) Física I para Oceanografia 2 o Semestre de Lista de Exercícios 2 Princípios da Dinâmica e Aplicações das Leis de Newton 4300111 (FEP111) Física I para Oceanografia 2 o Seestre de 2011 Lista de Exercícios 2 Princípios da Dinâica e Aplicações das Leis de Newton 1) Três forças são aplicadas sobre ua partícula que se ove co

Leia mais

PLANEJAMENTO DA OPERAÇÃO DE SISTEMAS TERMOELÉTRICOS DE GERAÇÃO. Prof.:Ivo Chaves da Silva Junior.

PLANEJAMENTO DA OPERAÇÃO DE SISTEMAS TERMOELÉTRICOS DE GERAÇÃO. Prof.:Ivo Chaves da Silva Junior. LANEJAMENTO DA OERAÇÃO DE SISTEMAS TERMOELÉTRICOS DE GERAÇÃO Despacho Econôico e Unit Coitent rof.:ivo Chaves da Silva Junior ivo.junior@ufjf.edu.br www.ufjf.br/ivo_junior de Agosto de DESACHO ECONÔMICO:

Leia mais

MANUAL OPERAÇÃO SIMULADOR DE BALANÇA DINÂMICA SÉRIE 1420

MANUAL OPERAÇÃO SIMULADOR DE BALANÇA DINÂMICA SÉRIE 1420 MANUAL DE OPERAÇÃO SIMULADOR DE BALANÇA DINÂMICA SÉRIE 1420 ENGELETRO COMERCIAL LTDA. Rua Gabriela de Melo, 484 Olhos d Água Norte 30390-080 Belo Horizonte MG Tel (31)3288-1366 Fax (31)3288-1099/1340 http://www.engeletro.ind.br

Leia mais

3 Modelagem de Barras Associadas ao Controle de Tensão por Geração de Potência Reativa

3 Modelagem de Barras Associadas ao Controle de Tensão por Geração de Potência Reativa Modelagem de Barras Associadas ao Controle de Tensão por Geração de otência Reativa. Introdução O objetivo deste capítulo é revisitar a modelagem utilizada para a análise de segurança de tensão. Utiliza-se

Leia mais

5 Resultados Experimentais

5 Resultados Experimentais 5 Resultados Experientais Os resultados obtidos neste trabalho são apresentados neste capítulo. Para o desenvolviento deste, foi utilizado u robô óvel ("irobot Create") e u único sensor LRF(URG 4L UG ),

Leia mais

Docente Marília Silva Soares Ano letivo 2012/2013 1

Docente Marília Silva Soares Ano letivo 2012/2013 1 Ciências Físico-quíicas - 9º ano de Unidade 1 EM TRÂNSITO 1 Movientos e suas características 1.1. O que é o oviento 1.2. Grandezas físicas características do oviento 1.3. Tipos de Moviento COMPETÊNCIAS

Leia mais

Exemplo E.3.1. Exemplo E.3.2.

Exemplo E.3.1. Exemplo E.3.2. Exeplo E.1.1. O bloco de 600 kn desliza sobre rodas nu plano horizontal e está ligado ao bloco de 100 kn por u cabo que passa no sistea de roldanas indicado na figura. O sistea parte do repouso e, depois

Leia mais

Física II Ondas, Fluidos e Termodinâmica USP Prof. Antônio Roque Aula 9. Oscilações Forçadas e Ressonância (continuação)

Física II Ondas, Fluidos e Termodinâmica USP Prof. Antônio Roque Aula 9. Oscilações Forçadas e Ressonância (continuação) 597 ísica II Ondas, luidos e Terodinâica USP Prof. Antônio Roque Oscilações orçadas e Ressonância (continuação) Nesta aula, vaos estudar o caso que coeçaos a tratar no início da aula passada, ou seja,

Leia mais

Escala na Biologia. Na natureza, há uma grande variação dos tamanhos dos seres vivos.

Escala na Biologia. Na natureza, há uma grande variação dos tamanhos dos seres vivos. Escala na Biologia Na natureza há ua grande variação dos taanhos dos seres vivos O copriento característico de u ser vivo é definido coo qualquer copriento conveniente para cálculos aproxiados Exeplos:

Leia mais

Valter B. Dantas. Geometria das massas

Valter B. Dantas. Geometria das massas Valter B. Dantas eoetria das assas 6.- Centro de assa s forças infinitesiais, resultantes da atracção da terra, dos eleentos infinitesiais,, 3, etc., são dirigidas para o centro da terra, as por siplificação

Leia mais

Unidade II 3. Ondas mecânicas e

Unidade II 3. Ondas mecânicas e Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura - SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN Pró-Reitoria de Ensino de Graduação PROEG Hoe Page: http://www.uern.br

Leia mais

ANÁLISE DO MOMENTO FLETOR EM LAJE LISA

ANÁLISE DO MOMENTO FLETOR EM LAJE LISA Vol.29,n.1,pp.07-13 (Jan - Mar 2017) Revista UNINGÁ Review ANÁLISE DO MOMENTO FLETOR EM LAJE LISA ANALYSIS OF BENDING MOMENT ON FLAT SLAB ANDERLÉIA DEPINTOR AQUE 1 *, DANICLER BAVARESCO², JOÃO DIRCEU NOGUEIRA

Leia mais

LEAmb, LEMat, LQ, MEBiol, MEQ. Paulo Pinto ppinto/ 2 GENES LIGADOS AO SEXO 2

LEAmb, LEMat, LQ, MEBiol, MEQ. Paulo Pinto  ppinto/ 2 GENES LIGADOS AO SEXO 2 Instituto Superior Técnico Departaento de Mateática Secção de Álgebra e Análise Notas sobre alguas aplicações de o Seestre 007/008 Álgebra Linear LEAb, LEMat, LQ, MEBiol, MEQ Paulo Pinto http://www.ath.ist.utl.pt/

Leia mais

OBMEP ª FASE - Soluções Nível 3

OBMEP ª FASE - Soluções Nível 3 OBMEP 008 - ª FASE - Soluções Nível 3 QUESTÃO 1 a) Só existe ua aneira de preencher o diagraa, coo ostraos a seguir. O núero 9 não pode ficar abaixo de nenhu núero, logo deve ficar no topo. Acia do núero

Leia mais

Dinâmica Estocástica. Instituto de Física, novembro de Tânia - Din Estoc

Dinâmica Estocástica. Instituto de Física, novembro de Tânia - Din Estoc Dinâica Estocástica Instituto de Física, novebro de 06 Tânia - Din Estoc - 06 Modelo de Glauber-Ising a capo nulo Siulações de Monte Carlo Teorea central do liite & Modelo de Glauber-Ising Tânia - Din

Leia mais

3 Análise da Estabilidade de Tensão em um Sistema Elétrico de Potência

3 Análise da Estabilidade de Tensão em um Sistema Elétrico de Potência 3 Análise da Estabilidade de Tensão em um Sistema Elétrico de Potência O problema de estabilidade de tensão normalmente ocorre em sistemas muito carregados. Uma perturbação que leva ao colapso de tensão

Leia mais

Implementação de uma Ferramenta de Fluxo de Potência para Software de Treinamento de Operadores de Usinas Térmicas

Implementação de uma Ferramenta de Fluxo de Potência para Software de Treinamento de Operadores de Usinas Térmicas Ipleentação de ua Ferraenta de Fluxo de Potência para Software de Treinaento de Operadores de Usinas Téricas Thaís Pacheco Teixeira Projeto de Graduação apresentado ao curso de Engenharia Elétrica da Escola

Leia mais

1 Introdução. 1.1 Considerações Gerais

1 Introdução. 1.1 Considerações Gerais 1 Introdução 1.1 Considerações Gerais Depois de seguidas ocorrências de colapso em sistemas elétricos devido ao fenômeno de estabilidade de tensão, o assunto tornou-se tema de muitos estudos. O sistema

Leia mais

Considerações operacionais sobre os sistemas de potência. Capacidade de transmissão

Considerações operacionais sobre os sistemas de potência. Capacidade de transmissão Modelage e Análise de Sisteas Elétricos e Regie Peranente Considerações operacionais sobre os sisteas de potência Objetivo SEE: Fornecer energia para ua deterinada região geográfica. Requisitos: Fornecer

Leia mais

4.7. Semelhança Mecânica Aplicada às Bombas

4.7. Semelhança Mecânica Aplicada às Bombas idráulica Básica e Máquinas de Fluxo 116 4.7. Seelhança Mecânica Aplicada às Bobas o cálculo e projeto de ua boba interfere, via de regra, uitos fatores cujas grandezas não são exataente conhecidas, ficando

Leia mais

Algoritmo genético para o balanceamento de linhas de produção

Algoritmo genético para o balanceamento de linhas de produção Algorito genético para o balanceaento de linhas de produção Sérgio Fernando Mayerle (EPS / UFSC ayerle@eps.ufsc.br) Rodrigo Nereu dos Santos (EPS / UFSC rodns@eps.ufsc.br) Resuo Neste artigo é discutido

Leia mais

Cinética Michaeliana [E] [A] é difícil de determinar em muitas situações, pelo que se. ) pode ser ajustada a uma. . É o valor máximo de

Cinética Michaeliana [E] [A] é difícil de determinar em muitas situações, pelo que se. ) pode ser ajustada a uma. . É o valor máximo de Cinética Michaeliana Diz-se que u enzia apresenta ua cinética Michaeliana sepre que a variação da velocidade inicial edida (v i ) pode ser ajustada a ua expressão da fora: v [E] 0 0 Cinética Michaeliana

Leia mais

BUSCA ASSÍNCRONA DE CAMINHOS MÍNIMOS

BUSCA ASSÍNCRONA DE CAMINHOS MÍNIMOS BUSCA ASSÍNCRONA DE CAMINHOS MÍNIMOS Silvio do Lago Pereira Luiz Tsutou Akaine² Lucio Nunes de Lira Prof. Dr. do Departaento de Tecnologia da Inforação FATEC-SP Prof. Esp. do Departaento de Tecnologia

Leia mais

CÁLCULO NUMÉRICO. Profa. Dra. Yara de Souza Tadano

CÁLCULO NUMÉRICO. Profa. Dra. Yara de Souza Tadano CÁLCULO NUMÉRICO Profa. Dra. Yara de Souza Tadano yaratadano@utfpr.edu.br Aula 15 Ajuste de Curvas - Matlab Ajuste Linear As equações (4) e (5) siplifica-se nas : α +α x = 0 1 i y i (6) α x +α x 0 i 1

Leia mais

Análise da capacidade de suporte horizontal de uma estaca isolada

Análise da capacidade de suporte horizontal de uma estaca isolada Manual de engenharia No. 16 Atualização: 04/016 Análise da capacidade de suporte horizontal de ua estaca isolada Prograa: Arquivo: Estaca Deo_anual_16.gpi O objetivo deste anual de engenharia é explicar

Leia mais

MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS MÓVEIS PARA A SIMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE STEFAN

MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS MÓVEIS PARA A SIMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE STEFAN CMNE/CILAMCE 007 Porto, 13 a 15 de Junho, 007 APMTAC, Portugal 007 MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS MÓVEIS PARA A SIMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE STEFAN Jaie Rodrigues 1,*, Rui Robalo, Maria do Caro Coibra 1 e Alírio

Leia mais

4 Efeitos da Temperatura nas Propriedades dos Solos

4 Efeitos da Temperatura nas Propriedades dos Solos 4 Efeitos da eperatura nas Propriedades dos olos No final da década de 60, surgira os prieiros estudos detalhados sobre a influência de teperatura no coportaento do solo (Passwell, 967, Capanela e Mitchell,

Leia mais

4 Avaliação das Condições de Estabilidade de Tensão Após Atuação Inversa dos Equipamentos de Controle

4 Avaliação das Condições de Estabilidade de Tensão Após Atuação Inversa dos Equipamentos de Controle 103 4 Avaliação das Condições de Estabilidade de Tensão Após Atuação Inversa dos Equipamentos de Controle 4.1. Introdução Neste capítulo o objetivo é avaliar as condições de estabilidade de tensão após

Leia mais

Aula 20. Introdução ao cálculo de fluxo de potência em sistemas de energia elétrica

Aula 20. Introdução ao cálculo de fluxo de potência em sistemas de energia elétrica Aula 20 Introdução ao cálculo de fluxo de potência e sisteas de energia elétrica Cálculo de Fluxo de Potência O cálculo do fluxo de potência (ou de carga) e ua rede de energia consiste na deterinação da

Leia mais

Geometria Analítica e Álgebra Linear

Geometria Analítica e Álgebra Linear Geoetria Analítica e Álgebra Linear Ale Nogueira Brasil Faculdade de Engenharia Mecânica Universidade de Itaúna http://www.alebrasil.eng.br brasil@uit.br 0 de fevereiro de 00 Geoetria Analítica e Álgebra

Leia mais

O PROBLEMA DO MOVIMENTO

O PROBLEMA DO MOVIMENTO O PROBLEMA DO MOVIMENTO O problea do oiento pode se resuir na deterinação da elocidade e da direção de u objeto óel, nu deterinado instante. Você já está acostuado a deterinar a elocidade édia de u objeto

Leia mais

Laboratório de Física 2

Laboratório de Física 2 Prof. Sidney Alves Lourenço Curso: Engenharia de Materiais Laboratório de Física Grupo: --------------------------------------------------------------------------------------------------------- Sistea

Leia mais

CAPÍTULO VIII FADIGA DE COMPONENTES TRINCADOS

CAPÍTULO VIII FADIGA DE COMPONENTES TRINCADOS pg.1 CAPÍTULO VIII FADIGA DE COMPONENTES TRINCADOS 1 INTRODUÇÃO Os princípios da Mecânica da Fratura pode ser epregados para descrever o coportaento de defeitos planares que evolue e operação. A aceitabilidade

Leia mais

Reflexão e Refração da Luz em Superfícies Planas

Reflexão e Refração da Luz em Superfícies Planas Reflexão e Refração da Luz e Superfícies Planas Neste capítulo serão estudados os fenôenos de reflexão e refração da luz e superfícies planas, verificando as leis da óptica geoétrica que governa tais processos.

Leia mais

Diagramas Binários Introdução

Diagramas Binários Introdução Diagraas inários Introdução Nos sisteas de u coponente, a P e T deterina as fases de equilíbrio: Equação de Clausius- Clapeyron deterina os pares de pontos (P,T) dos equilíbrios. T Nos sisteas de inários---

Leia mais

comprimento do fio: L; carga do fio: Q.

comprimento do fio: L; carga do fio: Q. www.fisicaexe.co.br Ua carga Q está distribuída uniforeente ao longo de u fio reto de copriento. Deterinar o vetor capo elétrico nos pontos situados sobre a reta perpendicular ao fio e que passa pelo eio

Leia mais

3 Método para Cálculo dos Caminhos de Transmissão e Escolha do Ramo Crítico

3 Método para Cálculo dos Caminhos de Transmissão e Escolha do Ramo Crítico 3 Método para Cálculo dos e Escolha do Ramo Crítico Uma vez avaliado o carregamento do sistema e detectada uma barra crítica seja de carga ou geração, deve-se determinar a sub-rede para transmitir potência

Leia mais

Separação de Isótopos por Ressonância

Separação de Isótopos por Ressonância Searação de Isótoos or Ressonância Masayoshi Tsuchida José Márcio Machado Deto de Ciências de Coutação e Estatística IILCE UNESP 554- São José do Rio Preto SP E-ail: tsuchida@ibilceunesbr Resuo: Devido

Leia mais

F-128 Física Geral I. Aula Exploratória 06 Unicamp IFGW

F-128 Física Geral I. Aula Exploratória 06 Unicamp IFGW F-18 Física Geral I Aula Exploratória 06 Unicap IFGW Atrito estático e atrito cinético Ausência de forças horizontais f e F v = 0 F= fe A força de atrito estático é áxia na iinência de deslizaento. r v

Leia mais

Movimento oscilatório forçado

Movimento oscilatório forçado Moviento oscilatório forçado U otor vibra co ua frequência de ω ext 1 rad s 1 e está ontado nua platafora co u aortecedor. O otor te ua assa 5 kg e a ola do aortecedor te ua constante elástica k 1 4 N

Leia mais

1. Calcule o trabalho realizado pelas forças representadas nas figuras 1 e 2 (65 J; 56 J). F(N)

1. Calcule o trabalho realizado pelas forças representadas nas figuras 1 e 2 (65 J; 56 J). F(N) ÍSICA BÁSICA I - LISTA 3 1. Calcule o trabalho realizado pelas forças representadas nas figuras 1 e 2 (65 J; 56 J). () () 10 8 x() 0 5 10 15 ig. 1. roblea 1. 2 6 10 ig. 2. roblea 1. x() 2. U bloco de assa

Leia mais

Como já definido no ítem 1.2, o método mais comum usado para determinar o desempenho térmico de uma planta térmica é a análise energética baseada na

Como já definido no ítem 1.2, o método mais comum usado para determinar o desempenho térmico de uma planta térmica é a análise energética baseada na $QiOLVH(QHUJpWLFDH([HUJpWLFDGD3ODQWD Coo já definido no íte 1.2, o étodo ais cou usado para deterinar o desepenho térico de ua planta térica é a análise energética baseada na prieira lei da terodinâica,

Leia mais

Capa do programa da cerimônia de entrega do Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 1963.

Capa do programa da cerimônia de entrega do Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 1963. O Modelo de Hodgkin-Huxley 5910187 Biofísica II FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 18 Os ecanisos iônicos responsáveis pela geração de u potencial de ação fora elucidados pelos trabalhos de Hodgkin e

Leia mais

Aplicações didáticas de algoritmos bio-inspirados para o projeto ótimo de filtros analógicos 1

Aplicações didáticas de algoritmos bio-inspirados para o projeto ótimo de filtros analógicos 1 Aplicações didáticas de algoritos bio-inspirados para o projeto ótio de filtros analógicos 1 Rayann Pablo de Alencar Azevedo 2, Eliel Poggi dos Santos 3, Paulo Henrique da Fonseca Silva 4 1 Parte da pesquisa

Leia mais

ONDAS l. 3. Ondas de matéria Associadas a elétrons, prótons e outras partículas elementares, e mesmo com átomos e moléculas.

ONDAS l. 3. Ondas de matéria Associadas a elétrons, prótons e outras partículas elementares, e mesmo com átomos e moléculas. ONDAS I Cap 16: Ondas I - Prof. Wladiir 1 ONDAS l 16.1 Introdução Ondas são perturbações que se propaga transportando energia. Desta fora ua úsica a iage nua tela de tv a counicações utilizando celulares

Leia mais

Teste Intermédio 1. Nº: Nome:

Teste Intermédio 1. Nº: Nome: Faculdade de Econoia da Universidade Nova de Lisboa 1304 Análise de Dados e Probabilidade B 1º Seestre 2008/2009 Fernando Brito Soares Cátia Fernandes Erica Maruo Daniel Monteiro Nº: Noe: Data: 25 de Outubro

Leia mais

PUC-RIO CB-CTC. P3 DE ELETROMAGNETISMO quarta-feira. Nome : Assinatura: Matrícula: Turma:

PUC-RIO CB-CTC. P3 DE ELETROMAGNETISMO quarta-feira. Nome : Assinatura: Matrícula: Turma: PUC-RIO CB-CTC P3 DE ELETROMAGNETISMO 7..0 quarta-feira Noe : Assinatura: Matrícula: Tura: NÃO SERÃO ACEITAS RESPOSTAS SEM JUSTIFICATIVAS E CÁLCULOS EXPLÍCITOS. Não é peritido destacar folhas da prova

Leia mais

Sistemas Articulados Planos

Sistemas Articulados Planos Sisteas Articulados Planos Definição: U Sistea Articulado Plano (SAP, ou treliça coo é usualente chaado) é definido coo sendo u sistea de barras rígidas coplanares ligadas entre si por extreidades articuladas

Leia mais