Percepções históricas sobre quilombos no Brasil

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Percepções históricas sobre quilombos no Brasil"

Transcrição

1 Percepções históricas sobre quilombos no Brasil

2 Categorias de Quilombo Quilombo-rompimento esconderijo; proteção do cotidiana, sua organização interna. Quilombo Abolicionista lideranças conhecidas; articulação política; contato com a sociedade internalizado.

3 Palmares Surgiu com escravos fugidos que se estabeleceram na Zona da Mata, onde atualmente se localiza Alagoas. Primeira expedição portuguesa em A sociedade cresceu até 1640, quando os holandeses consideraram uma ameaça. Perseguição a minorias étnicas pode ter influenciado alguns brancos a decidir viver em Palmares. Primeira incursão holandesa, dos 31 capturados, sete eram indígenas.

4

5 Quilombos nas Minas Gerais do Século XVIII A maioria da população escrava do movimento quilombola trabalhava em atividades mineradoras. Crescimento da população quilombola na região dependia de dois fatores: adesão de novos escravos fugidos; reprodução interna da própria população quilombola.

6 Relação Quilombo e sociedade escravista em Minas Gerais: Relações comerciais clandestina com contrabandistas, taberneiros, negras de tabuleiro e fazendeiros; Ataques a viajantes, tropeiros, fazendas e periferias das vilas e aldeias. Rede de informações que começavam dentro das senzalas e terminava dentro dos quilombos.

7 Quilombos de Mato Grosso Trabalho cativo em mineração, agricultura, pecuária e obras públicas. Quilombo de Quariterê imediações do Rio Galera. Produção do Quilombo: milho, feijão, mandioca, amendoim, batata. Conflito de 1795 foram presos: 6 negros, 8 índios e 19 índias.

8 Pampa Negro Propriedades de pardos, livres e libertos assaltadas e queimadas. Ataques aos feitores gaúchos Com a revolta Farroupilha o número de fugas aumentara. Os farroupilhas assaltavam as fazendas dos inimigos e libertavam os cativos que aceitassem lutar como soldados.

9 Quilombo de Catucá Próximo aos engenhos Mussupinho, Monjope, Utinga, Araripe e Pau Amarelo. Possuíram uma hierarquia sólida. Viviam em constante conflitos. Era um quilombo móvel, dividido em vários grupos no meio da floresta. Possuíam brancos na formação da resistência.

10 Quilombos Maranhenses Diversas formações no século XIX Movimentos populares contra o governo imperial levou a um esboço de alianças abrangendo livres e escravos. Quilombos sobrevivem graças aos aspectos geográficos e fraqueza do aparelho repressivo. Vínculo entre os balaios e os quilombolas.

11 Mocambos do Baixo Amazonas Uso de mão-de-obra escrava na região cresceu a partir da segunda metade do século XVIII. Instituição familiar como base da organização social dos mocambos. Mocambos cresciam pelo aumento natural da população. Atividades econômicas: extrativismo, agricultura e comércio. Convivência quilombola tranquila com etnias indígenas Caxuana e Tiriô.

12 Quilombos do Recôncavo da Guanabara Alguns quilombolas procuravam fixar seus acampamentos em locais montanhosos e íngremes. Praticavam roubos na região metropolitana. Comercializavam leite, capim, carvão e madeiras com comerciantes da região.

13 Principais Quilombos do Rio de Janeiro nas vésperas da abolição Quilombo Senna Limites da Quinta Imperial. Quilombo Clapp Situado no Escritório da Confederação Abolicionista e em São Domingos de Niterói. Quilombo Patrocínio São Cristóvão Quilombo Miguel Dias Catumbi, na casa de Miguel Antônio Dias. Quilombo Padre Ricardo Grande fazenda na Penha. Quilombo do Camorim Jacarepaguá.

14 A rota de fuga para o Quilombo do Camorim Um escravo em fuga para o quilombo do Camorim podia pegar o trem a vapor onde é hoje a estação Central do Brasil e seguir até a estação Cascadura, que já existia desde Em Cascadura descia do trem e pegava discretamente o bondinho puxado a burro da Companhia Ferro-Carril de Jacarepaguá, que existia desde 1875, e era só seguir em frente até um lugarejo chamado Nossa Senhora do Loreto de Jacarepaguá. Aí descia e fazia a baldeação para o ramal da ponte da Taquara, que seguia até o fim da linha. Depois, como no Leblon e no Jabaquara, tinha que seguir a pé, por uma trilha, ate o esconderijo. (SILVA, Eduardo. As camélias do Leblon e a Abolição da escravatura: uma investigação de História Cultural. São Paulo: Companhia das Letras, p. 22)

15

16 Quilombo do Leblon Idealizado por José de Magalhaes Seixas. Protegido pela Confederação Abolicionista. Cultivo de Camélias Símbolo abolicionista Guerra das Flores.

17

18 Quilombo do Jabaquara Origem Cunho Abolicionista. Iniciativa de um membro da elite santista. Formado por uma série de casas com armazéns. Moradores da região protegiam os quilombolas das incursões da polícia. Recebia refugiados de diversas regiões de São Paulo.

19

20 Quilombo Ivaporonduva Formado no século XVII Com membros negros e indígenas Foco de resistência do Vale do Ribeira

21 Bibliografia: ASSUNÇÃO, Mathias Röhring. Quilombos Maranhenses. IN: GOMES, Flávio dos Santos; REIS, João José. Liberdade por um fio: história dos quilombos no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, CARVALHO, Marcus Joaquim M. de. O quilombo de Malunguinho, o rei das matas de Pernambuco. IN: GOMES, Flávio dos Santos; REIS, João José. Liberdade por um fio: história dos quilombos no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, FUNARI, Pedro Paulo. A Arqueologia de Palmares: sua contribuição para o conhecimento da história da cultura afroamericana. IN: GOMES, Flávio dos Santos; REIS, João José. Liberdade por um fio: história dos quilombos no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, FUNES< Eurípedes A. Nasci nas matas, nunca tive senhor : mocambos do baixo Amazonas. IN: GOMES, Flávio dos Santos; REIS, João José. Liberdade por um fio: história dos quilombos no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, GOMES, Flavio dos Santos. Quilombos do Rio de Janeiro do século XIX. IN: GOMES, Flávio dos Santos; REIS, João José. Liberdade por um fio: história dos quilombos no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, GUIMARÃES, Carlos Magno. Mineração Quilombo e Palmares. IN: GOMES, Flávio dos Santos; REIS, João José. Liberdade por um fio: história dos quilombos no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, MAESTRI, Mário. Pampa Negro: Quilombos no Rio Grande do Sul. IN: GOMES, Flávio dos Santos; REIS, João José. Liberdade por um fio: história dos quilombos no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, RAMOS, Donald. O quilombo e o sistema escravista em Minas Gerais do século XVIII. IN: GOMES, Flávio dos Santos; REIS, João José. Liberdade por um fio: história dos quilombos no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, SILVA, Eduardo. As camélias do Leblon e a Abolição da escravatura: uma investigação de História Cultural. São Paulo: Companhia das Letras, 2003 VOLPATO, Luiza Rios Ricci. Quilombos em Mato Grosso: resistência negra em área de fronteira. IN: GOMES, Flávio dos Santos; REIS, João José. Liberdade por um fio: história dos quilombos no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

BRASIL COLÔNIA ( )

BRASIL COLÔNIA ( ) 2 - REVOLTAS EMANCIPACIONISTAS: Século XVIII (final) e XIX (início). Objetivo: separação de Portugal (independência). Nacionalistas. Influenciadas pelo iluminismo, independência dos EUA e Revolução Francesa.

Leia mais

HISTÓRIA - 1 o ANO MÓDULO 17 REBELIÕES COLONIAIS

HISTÓRIA - 1 o ANO MÓDULO 17 REBELIÕES COLONIAIS HISTÓRIA - 1 o ANO MÓDULO 17 REBELIÕES COLONIAIS Fixação 1) (FGV) Outra preocupação da Coroa foi a de estabelecer limites à entrada na região das minas. Nos primeiros tempos da atividade mineradora, a

Leia mais

CONTEÚDOS HISTÓRIA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER

CONTEÚDOS HISTÓRIA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER CONTEÚDOS HISTÓRIA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER UNIDADE 1 O TEMPO E AS ORIGENS DO BRASIL 1. Contando o tempo Instrumentos de medida do tempo Medidas de tempo: década, século, milênio Linha do tempo

Leia mais

A LUTA PELA LIBERDADE: a construção dos quilombos abolicionistas no Brasil e em Muzambinho no século XIX

A LUTA PELA LIBERDADE: a construção dos quilombos abolicionistas no Brasil e em Muzambinho no século XIX A LUTA PELA LIBERDADE: a construção dos quilombos abolicionistas no Brasil e em Muzambinho no século XIX MARIA EDUARDA COSTA VILELA 1 ; MARCOS ROBERTO CÂNDIDO 2 RESUMO O objetivo deste trabalho é explicar

Leia mais

GOMES, Flávio dos Santos. Mocambos e Quilombos: uma história do campesinato negro no Brasil. São Paulo: Ed. Claro Enigma, 2015.

GOMES, Flávio dos Santos. Mocambos e Quilombos: uma história do campesinato negro no Brasil. São Paulo: Ed. Claro Enigma, 2015. GOMES, Flávio dos Santos. Mocambos e Quilombos: uma história do campesinato negro no Brasil. São Paulo:. Wesley Santos de Matos 1 Bendito Gonçalves Eugenio 2 Flávio dos Santos Gomes é doutor em história,

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA REGIÃO SUL A REGIÃO SUL

APRESENTAÇÃO DA REGIÃO SUL A REGIÃO SUL REGIÃO SUL APRESENTAÇÃO DA REGIÃO SUL A REGIÃO SUL APRESENTAÇÃO DA REGIÃO SUL A LOCALIZAÇÃO DA REGIÃO SUL A maior parte do território da Região Sul está localizada ao sul do Trópico de Capricórnio (Zona

Leia mais

Ciclo da Mineração: Período de Extração de ouro no Brasil século XVII-XVIII ( fim do século 17 e 18) Ouro de Aluvião: Ouro encontrado nos leitos dos

Ciclo da Mineração: Período de Extração de ouro no Brasil século XVII-XVIII ( fim do século 17 e 18) Ouro de Aluvião: Ouro encontrado nos leitos dos Ciclo da Mineração: Período de Extração de ouro no Brasil século XVII-XVIII ( fim do século 17 e 18) Ouro de Aluvião: Ouro encontrado nos leitos dos rios misturado a material sedimentar. Para obtê-lo,

Leia mais

A Expansão Territorial (Séculos XVII e XVIII)

A Expansão Territorial (Séculos XVII e XVIII) Aula 9 e 10 A Expansão Territorial (Séculos XVII e XVIII) Setor 1621 1 Expansão Bandeirante 2 Expansão Pecuarista ealvespr@gmail.com Objetivo da aula Caracterizar o processo de interiorização da colonização

Leia mais

História do Brasil (C) Apostila 2. Prof.ª Celiane

História do Brasil (C) Apostila 2. Prof.ª Celiane História do Brasil (C) Apostila 2 Prof.ª Celiane A mineração A descoberta de ouro na região das Minas Gerais aconteceu no final do século XVII (em 1693). Além das MG muito ouro foi encontrado em GO, MG

Leia mais

A escravidão brasileira

A escravidão brasileira A escravidão brasileira A África antes da chegada dos europeus no século 15 era um continente com várias culturas, povos, línguas e religiões diferentes. Deste modo, não existia uma unidade, mas pelo contrário,

Leia mais

Ciclo da Mineração: Período de Extração de ouro no Brasil século XVII-XVIII ( fim do século 17 e 18) Ouro de Aluvião: Ouro encontrado nos leitos dos

Ciclo da Mineração: Período de Extração de ouro no Brasil século XVII-XVIII ( fim do século 17 e 18) Ouro de Aluvião: Ouro encontrado nos leitos dos Ciclo da Mineração: Período de Extração de ouro no Brasil século XVII-XVIII ( fim do século 17 e 18) Ouro de Aluvião: Ouro encontrado nos leitos dos rios misturado a material sedimentar. Para obtê-lo,

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação História 7 o ano Unidade 8 5 Unidade 8 Nome: Data: 1. Qual(is) da(s) sentença(s) a seguir apresenta(m) corretamente as motivações de Portugal para estabelecer a produção açucareira

Leia mais

RESENHA DO LIVRO MOCAMBOS E QUILOMBOS: UMA HISTÓRIA DO CAMPESINATO NEGRO NO BRASIL

RESENHA DO LIVRO MOCAMBOS E QUILOMBOS: UMA HISTÓRIA DO CAMPESINATO NEGRO NO BRASIL RESENHA DO LIVRO MOCAMBOS E QUILOMBOS: UMA HISTÓRIA DO CAMPESINATO NEGRO NO BRASIL Wesley Santos de Matos * Benedito Gonçalves Eugenio ** resenhas * Possui Licenciatura Plena em História pela Universidade

Leia mais

O imperador nomeava um presidente conservador ou liberal de acordo com a conjutura política

O imperador nomeava um presidente conservador ou liberal de acordo com a conjutura política O imperador nomeava um presidente conservador ou liberal de acordo com a conjutura política Oliveira Viana chegou a afirmar que nada mais conservador que um liberal no poder. Nada mais liberal que um conservador

Leia mais

COMPOSIÇÃO ÉTNICA DO BRASIL

COMPOSIÇÃO ÉTNICA DO BRASIL COMPOSIÇÃO ÉTNICA DO BRASIL MISCIGENAÇÃO DA POPULAÇÃO Povos no Brasil As três raças básicas formadoras da população brasileira são o negro, o europeu e o índio, em graus muito variáveis de mestiçagem e

Leia mais

Composição étnica do BRASIL Módulo: Páginas

Composição étnica do BRASIL Módulo: Páginas Composição étnica do BRASIL Módulo: Páginas Miscigenação da população Povos no Brasil As três raças básicas formadoras da população brasileira são o negro, o europeu e o índio, em graus muito variáveis

Leia mais

Invasão holandesa. Em meados do século XVII, a Holanda invadirá a região de Pernambuco.

Invasão holandesa. Em meados do século XVII, a Holanda invadirá a região de Pernambuco. 1 Economia Açucareira A economia passa a ser ligada às plantações de açúcar, produto com grande mercado na Europa, e a agricultura de subsistência. Surgem, assim, as primeiras aristocracias oligárquicas

Leia mais

AS REGIÕES DO BRASIL: REGIÕES CENTRO OESTE E SUL

AS REGIÕES DO BRASIL: REGIÕES CENTRO OESTE E SUL AS REGIÕES DO BRASIL: REGIÕES CENTRO OESTE E SUL APRESENTAÇÃO DA REGIÃO CENTRO OESTE REGIÃO CENTRO OESTE APRESENTAÇÃO DA REGIÃO CENTRO OESTE A LOCALIZAÇÃO DA REGIÃO CENTRO OESTE 18,8% do território nacional

Leia mais

OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO O povoamento brasileiro, no século XVI, se limitou em territórios litorâneos próximos ao oceano Atlântico onde desenvolveram

OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO O povoamento brasileiro, no século XVI, se limitou em territórios litorâneos próximos ao oceano Atlântico onde desenvolveram A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO O povoamento brasileiro, no século XVI, se limitou em territórios litorâneos próximos ao oceano Atlântico onde desenvolveram inúmeras lavouras

Leia mais

Disciplina: HISTÓRIA Data: 15/12 /2018 Ensino Fundamental II Série: 7º ano Turma: BA; BE;

Disciplina: HISTÓRIA Data: 15/12 /2018 Ensino Fundamental II Série: 7º ano Turma: BA; BE; Disciplina: HISTÓRIA Data: 15/12 /2018 Ensino Fundamental II Série: 7º ano Turma: BA; BE; Valor: 20,0 Média: 12,0 Assunto: ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL Tipo: U Aluno(a): Nº: Nota: Professor(a): Marcelo

Leia mais

Instituto de Educação Infantil e Juvenil Primavera, Londrina, Nome: Ano: Tempo Início: Término: Total: Edição 16 MMXVIII Fase 1 Grupo b

Instituto de Educação Infantil e Juvenil Primavera, Londrina, Nome: Ano: Tempo Início: Término: Total: Edição 16 MMXVIII Fase 1 Grupo b Instituto de Educação Infantil e Juvenil Primavera, 2018. Londrina, Nome: de Ano: Tempo Início: Término: Total: Edição 16 MMXVIII Fase 1 Grupo b CONSCIÊNCIA NEGRA Consciência Negra: o que é isso afinal?

Leia mais

Capítulo 06. Economia e sociedade no período da cana-de-açúcar no Brasil

Capítulo 06. Economia e sociedade no período da cana-de-açúcar no Brasil Capítulo 06 Economia e sociedade no período da cana-de-açúcar no Brasil O CICLO DO AÇÚCAR Séc. XVI e XVII (auge). Nordeste (BA e PE). Litoral. Solo e clima favoráveis. Experiência de cultivo (Açores, Cabo

Leia mais

Um povo. Uma cultura?

Um povo. Uma cultura? Um povo. Uma cultura? "Nós, brasileiros, somos um povo em ser, impedido de sê-lo. Um povo mestiço na carne e no espírito, já que aqui a mestiçagem jamais foi crime ou pecado. Nela fomos feitos e ainda

Leia mais

HISTÓRIA PROVA SIMULADA- Parcial II

HISTÓRIA PROVA SIMULADA- Parcial II HISTÓRIA PROVA SIMULADA- Parcial II Aluno: 1- Muitas sociedades africanas que vieram para o Brasil se organizavam com base na obediência e lealdade a um chefe. Escreva o que você sabe sobre esse líder

Leia mais

Pecuária, Entradas & Bandeiras, Tratados de Limites

Pecuária, Entradas & Bandeiras, Tratados de Limites Pecuária, Entradas & Bandeiras, Tratados de Limites 1 GADO E EXPANSÃO GEOGRÁFICA O gado bovino chegou ao Brasil em 1534, por iniciativa de Ana Pimentel, esposa do donatário de São Vicente. No Nordeste,

Leia mais

PLANO DE AULA 06. Flávio Antônio de Souza França Mestrando do Programa do Mestrado Profissional do Ensino de História da UNIRIO

PLANO DE AULA 06. Flávio Antônio de Souza França Mestrando do Programa do Mestrado Profissional do Ensino de História da UNIRIO PLANO DE AULA 06 Flávio Antônio de Souza França Mestrando do Programa do Mestrado Profissional do Ensino de História da UNIRIO Tema: Os sentidos de quilombo ao longo de nossa História Objetivo Geral: Discutir

Leia mais

O BRASIL COLONIAL ( ) PROF. OTTO TERRA

O BRASIL COLONIAL ( ) PROF. OTTO TERRA O BRASIL COLONIAL (1530 1822) BRASIL PRÉ COLONIAL 1500-1532 - Não houve uma colonização de forma efetiva, sistemática até a década de 1530 predominância portuguesa no Oriente (Calicute e Goa); - Importância

Leia mais

Formação espacial do Brasil. Prof. Gonzaga

Formação espacial do Brasil. Prof. Gonzaga Formação espacial do Brasil Prof. Gonzaga Território é tido como uma dimensão do espaço geográfico demarcada e submetida a um poder central e a um conjunto de normas específicas. Esse espaço é transformado

Leia mais

POR QUE É PRECISO TER CONSCIÊNCIA NEGRA?

POR QUE É PRECISO TER CONSCIÊNCIA NEGRA? POR QUE É PRECISO TER CONSCIÊNCIA NEGRA? Qualquer sociedade que busca o desenvolvimento da democracia precisa dar especial atenção aos anseios sociais e colocá-los à frente de nossos anseios pessoais.

Leia mais

Políticas Públicas Para os Remanescentes Quilombolas. Ms. Prof. Maria Aparecida da Silveira

Políticas Públicas Para os Remanescentes Quilombolas. Ms. Prof. Maria Aparecida da Silveira Políticas Públicas Para os Remanescentes Quilombolas 1 Ms. Prof. Maria Aparecida da Silveira É da terra e na terra que desenvolvem todas as atividades da vida, é onde plantam e colhem o fruto de seu trabalho

Leia mais

Exercícios extras. Explique a caracterização que o texto faz do Renascimento e dê exemplo de uma obra artística em que tal intenção se manifeste.

Exercícios extras. Explique a caracterização que o texto faz do Renascimento e dê exemplo de uma obra artística em que tal intenção se manifeste. Exercícios extras Lista de História João Ivo 1. (Fuvest 1988) Na Europa do século XVI a religião foi usada como instrumento de fortalecimento do poder político, tanto nos Estados católicos quanto nos protestantes.

Leia mais

A escravidão também chamada de escravismo, escravagismo e escravatura é a prática social em que um ser humano adquire direitos de propriedade sobre

A escravidão também chamada de escravismo, escravagismo e escravatura é a prática social em que um ser humano adquire direitos de propriedade sobre a escravidao A escravidão também chamada de escravismo, escravagismo e escravatura é a prática social em que um ser humano adquire direitos de propriedade sobre outro denominado por escravo, ao qual é

Leia mais

AS RELAÇÕES DOS MOCAMBOS DO SERTÃO COM A SOCIEDADE COLONIAL AÇUCAREIRA, SÉCULO XVII E XVIII.

AS RELAÇÕES DOS MOCAMBOS DO SERTÃO COM A SOCIEDADE COLONIAL AÇUCAREIRA, SÉCULO XVII E XVIII. AS RELAÇÕES DOS MOCAMBOS DO SERTÃO COM A SOCIEDADE COLONIAL AÇUCAREIRA, SÉCULO XVII E XVIII. Juliana Brainer Barroso Neves O presente trabalho encontra-se inserido no projeto de mestrado aprovado na Universidade

Leia mais

3º ANO/PRÉVEST Ano 2018 Profº. Abdulah

3º ANO/PRÉVEST Ano 2018 Profº. Abdulah SOCIEDADE COLONIAL - ESCRAVISMO Livro 2 / Módulo 5 (Extensivo Mega) Livro 1 / Módulo 4 (Extensivo) 3º ANO/PRÉVEST Ano 2018 Profº. Abdulah ESCRAVIDÃO: o trabalho compulsório Por que a escravidão? Pouca

Leia mais

Revoltas Nativistas e Anticoloniais. Alan

Revoltas Nativistas e Anticoloniais. Alan Revoltas Nativistas e Anticoloniais Alan Fatores iniciais para as revoltas Descontentamentos com o governo metropolitano Choque entre os interesses dos colonos e da Coroa Pressão do Pacto Colonial sobre

Leia mais

FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA ARGUMENTO 2017 2º ANO E.M. MÓDULO 1 FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA DIVERSIDADE ÉTNICA E MISCIGENAÇÃO Três grupos deram origem à população brasileira: O ÍNDIO: provável origem PALEOASIÁTICA, que é classificado

Leia mais

Inventário dos Lugares de Memória do Tráfico Atlântico de Escravos e da História dos Africanos Escravizados no Brasil 6. Revoltas e Quilombos

Inventário dos Lugares de Memória do Tráfico Atlântico de Escravos e da História dos Africanos Escravizados no Brasil 6. Revoltas e Quilombos 6. Revoltas e Quilombos Se Palmares foi o maior símbolo da resistência contra a escravidão na sociedade colonial, variadas foram as formas de luta direta contra o sistema escravista. Fugas, organização

Leia mais

Os negros na formação do Brasil PROFESSORA: ADRIANA MOREIRA

Os negros na formação do Brasil PROFESSORA: ADRIANA MOREIRA Os negros na formação do Brasil PROFESSORA: ADRIANA MOREIRA ESCRAVIDÃO ANTIGA A escravidão é um tipo de relação de trabalho que existia há muito tempo na história da humanidade. Na Antiguidade, o código

Leia mais

Resistência a Escravidão: suicídio de escravos em Campinas durante o período de 1871 a 1877.

Resistência a Escravidão: suicídio de escravos em Campinas durante o período de 1871 a 1877. Resistência a Escravidão: suicídio de escravos em Campinas durante o período de 1871 a 1877. Gabriela Tardelli Castro¹, Maria Aparecida Ribeiro Papali ² ¹ ²Universidade do Vale do Paraíba /Faculdade de

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF 2016 Caro (a) aluno (a). É tempo de conferir os conteúdos na II

Leia mais

BRASIL COLÔNIA ( )

BRASIL COLÔNIA ( ) 1 - O CICLO DO AÇÚCAR Séc. XVI e XVII (auge). Nordeste (BA e PE). Litoral. Solo e clima favoráveis. Experiência de cultivo (Açores, Cabo Verde e Madeira). Mercado consumidor. Alto valor na Europa. Participação

Leia mais

Revoltas provinciais no período Regencial Brasil século XIX. Colégio Ser! História 8º ano Profª Marilia Coltri

Revoltas provinciais no período Regencial Brasil século XIX. Colégio Ser! História 8º ano Profª Marilia Coltri Revoltas provinciais no período Regencial Brasil século XIX Colégio Ser! História 8º ano Profª Marilia Coltri Revoltas provinciais do período regencial Devido a excessiva centralização do poder político

Leia mais

BRASIL COLÔNIA ( )

BRASIL COLÔNIA ( ) 1 - O CICLO DO AÇÚCAR Séc. XVI e XVII (auge). Nordeste (BA e PE). Litoral. Solo e clima favoráveis. Experiência de cultivo (Açores, Cabo Verde e Madeira). Mercado consumidor. Alto valor na Europa. Participação

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Ementa EMENTA. Objetivos

PLANO DE ENSINO. Ementa EMENTA. Objetivos Graduação em Licenciatura em História Disciplina: História das Relações Étnico-Raciais no Brasil Carga horária: 60h Professora-autora: Ynaê Lopes Tutora: Olívia Von der Weid Semestre: 2 Ano: 2017 PLANO

Leia mais

FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA CONCLUSÃO DO MÓDULO 01 LIVRO 01

FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA CONCLUSÃO DO MÓDULO 01 LIVRO 01 FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA CONCLUSÃO DO MÓDULO 01 LIVRO 01 OBS.: ANALISAR E COMPARAR COM MAPAS DA PÁGINA 94 DIVERSIDADE ÉTNICA E MISCIGENAÇÃO Nota De maneira geral, pode-se dizer que predomina no

Leia mais

Domínios Estrangeiros e Economia Colonial. Alan

Domínios Estrangeiros e Economia Colonial. Alan Domínios Estrangeiros e Economia Colonial Alan A França Antártica Passo inicial: expedição de Nicolas Durand de Villegaignon Chegaram à baía da Guanabara (RJ), em 1555 Junto de 290 colonos, aliaram-se

Leia mais

AS VÉSPERAS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

AS VÉSPERAS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL AS VÉSPERAS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL CRISE DO SISTEMA COLONIAL Portugal perde colônias no Oriente e o monopólio da Produção de açúcar na América. Pressão da Metrópole x Enriquecimento de da elite Brasileira

Leia mais

COLONIZAÇÃO, POVOAMENTO DE ALAGOAS

COLONIZAÇÃO, POVOAMENTO DE ALAGOAS COLONIZAÇÃO, POVOAMENTO DE ALAGOAS ANTECEDENTES DA COLONIZAÇÃO/POVOAMENTO Por volta do ano de 1500, Portugal está bastante inserido nas manufaturas e no comércio de especiarias, maior fonte de riquezas

Leia mais

A luta dos escravos. A noção de escravidão é bastante antiga e MÓDULO 2. Nesta aula. As fugas de escravos

A luta dos escravos. A noção de escravidão é bastante antiga e MÓDULO 2. Nesta aula. As fugas de escravos A UUL AL A A luta dos escravos MÓDULO 2 A noção de escravidão é bastante antiga e existiu em diversas sociedades ao longo da História. Significava um tipo de relação que se construía e se mantinha baseada

Leia mais

A formação espacial do Brasil

A formação espacial do Brasil A formação espacial do Brasil Segundo compreender-se-ia espaço territorial como sendo um estado, um espaço, mesmo que as nações sejam muitas. Os são portanto, realidades dinâmicas desenvolvidos através

Leia mais

História. Tráfico Transatlântico de Escravos para Terras Pernambucanas. Professor Cássio Albernaz.

História. Tráfico Transatlântico de Escravos para Terras Pernambucanas. Professor Cássio Albernaz. História Tráfico Transatlântico de Escravos para Terras Pernambucanas Professor Cássio Albernaz www.acasadoconcurseiro.com.br História TRÁFICO TRANSATLÂNTICO DE ESCRAVOS PARA TERRAS PERNAMBUCANAS Maquete

Leia mais

VESTIBULAR ESTADUAL º EXAME DE QUALIFICAÇÃO

VESTIBULAR ESTADUAL º EXAME DE QUALIFICAÇÃO DISTRIBUIÇÃO DE CANDIDATOS POR / DO I II III IV V VI PORTUÁRIA CENTRO RIO COMPRIDO BOTAFOGO COPACABANA LAGOA CAJU 1 1 4 18 40 64 GAMBOA 0 0 3 11 8 22 SANTO CRISTO 0 1 12 13 25 51 SAÚDE 0 0 2 11 11 24 1

Leia mais

A Exploração do Ouro

A Exploração do Ouro A Mineração A Exploração do Ouro Dois tipos de empreendimentos, que visavam a exploração do ouro, foram organizados: as lavras e as faiscações. As lavras, unidades produtoras relativamente grandes, chegavam

Leia mais

Estudos das Relações Étnico-raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e Indígena. Ementa. Aula 1

Estudos das Relações Étnico-raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e Indígena. Ementa. Aula 1 Estudos das Relações Étnico-raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e Indígena Aula 1 Prof. Me. Sergio Luis do Nascimento Ementa Conceitos básicos, como: escravo, escravizado,

Leia mais

INTRODUÇÃO. Conceito: Principal forma de trabalho do Brasil. Ausência de Liberdade / alienação Processo de coisificação Trabalho forçado

INTRODUÇÃO. Conceito: Principal forma de trabalho do Brasil. Ausência de Liberdade / alienação Processo de coisificação Trabalho forçado INTRODUÇÃO Conceito: Ausência de Liberdade / alienação Processo de coisificação Trabalho forçado Principal forma de trabalho do Brasil Imagem: Dono de Escravo sendo carregado pelos seus escravos. Gravura

Leia mais

V SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA A história na encruzilhada dos tempos CFCH-UFPE // UNICAP 22 a 25 de novembro de 2016

V SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA A história na encruzilhada dos tempos CFCH-UFPE // UNICAP 22 a 25 de novembro de 2016 V SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA A história na encruzilhada dos tempos CFCH-UFPE // UNICAP 22 a 25 de novembro de 2016 PROGRAMAÇÃO GERAL Obs.: Os Simpósios Temáticos 09 e 10 só terão

Leia mais

VESTIBULAR ESTADUAL º EXAME DE QUALIFICAÇÃO

VESTIBULAR ESTADUAL º EXAME DE QUALIFICAÇÃO DISTRIBUIÇÃO DE CANDIDATOS POR / DO I II III IV V VI PORTUÁRIA CENTRO RIO COMPRIDO BOTAFOGO COPACABANA LAGOA CAJU 2 7 10 23 59 101 GAMBOA 0 2 3 13 10 28 SANTO CRISTO 0 3 12 15 31 61 SAÚDE 0 4 8 6 6 24

Leia mais

Dos muitos modos de enfrentamento à atual ofensiva contra a vida, a Terra, os Povos Indígenas, o Conhecimento e a Universidade

Dos muitos modos de enfrentamento à atual ofensiva contra a vida, a Terra, os Povos Indígenas, o Conhecimento e a Universidade I Roda de Diálogo Acadêmico em Rede Acadêmica-Negro-Índio e Popular da UNEB Dos muitos modos de enfrentamento à atual ofensiva contra a vida, a Terra, os Povos Indígenas, o Conhecimento e a Universidade

Leia mais

Expansão do território brasileiro

Expansão do território brasileiro Expansão do território brasileiro O território brasileiro é resultado de diferentes movimentos expansionistas que ocorreram no Período Colonial, Imperial e Republicano. Esse processo ocorreu através de

Leia mais

A escravidão e o mundo rural

A escravidão e o mundo rural MÓDULO 2 A escravidão e o mundo rural Apresentação do Módulo 2 No Brasil escravista, eram múltiplas e diversas as atividades dos homens e das mulheres, livres e escravos, nas cidades e no mundo rural.

Leia mais

Unidade 2: Cultura e história das populações indígenas no Brasil

Unidade 2: Cultura e história das populações indígenas no Brasil Unidade 2: Cultura e história das populações indígenas no Brasil Darcy Ribeiro e sua teoria sobre os índios no Brasil e o processo civilizatório. O projeto pombalino no século XVIII, a imposição da língua

Leia mais

produtos manufaturados e escravos EXCLUSIVO COMERCIAL COLÔNIA METRÓPOLE Produtos tropicais Matérias primas Produtos agrícolas Ouro Prata

produtos manufaturados e escravos EXCLUSIVO COMERCIAL COLÔNIA METRÓPOLE Produtos tropicais Matérias primas Produtos agrícolas Ouro Prata produtos manufaturados e escravos METRÓPOLE EXCLUSIVO COMERCIAL COLÔNIA Produtos tropicais Matérias primas Produtos agrícolas Ouro Prata O BRASIL PRÉ-COLONIAL ( 1500-1530 ) Características: - extração

Leia mais

FRANCESES NO BRASIL FORTALEZA DE SANTA CRUZ DA BARRA - NITERÓI

FRANCESES NO BRASIL FORTALEZA DE SANTA CRUZ DA BARRA - NITERÓI FRANCESES NO BRASIL FORTALEZA DE SANTA CRUZ DA BARRA - NITERÓI AS INVASÕES FRANCESAS 2ª invasão 1612 Maranhão Fundação da França Equinocial e a Cidade de São Luís Comandante Daniel de La Touche Obs: esse

Leia mais

HISTÓRIA - 1 o ANO MÓDULO 15 A MINERAÇÃO: ECONOMIA

HISTÓRIA - 1 o ANO MÓDULO 15 A MINERAÇÃO: ECONOMIA HISTÓRIA - 1 o ANO MÓDULO 15 A MINERAÇÃO: ECONOMIA Fixação 1) (UFRN) No século XVIII, teve início a exploração da região mineradora no Brasil, provocando transformações importantes na economia colonial,

Leia mais

Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses Município do Rio de Janeiro Coordenação de Vigilância em Zoonoses

Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses Município do Rio de Janeiro Coordenação de Vigilância em Zoonoses Número de de Leishmaniose Visceral Canina por Ano, Áreas Programáticas,, População Humana (Censo ) População Canina Estimada (10% pop. Total 6.320.446 (*) 632.045 (**) 23 Local de Residência Ignorado ***

Leia mais

Escravos e Libertos Aula 3

Escravos e Libertos Aula 3 Escravos e Libertos Aula 3 Engenho de açucar Real Engenho trapiche Engenho manual Do cotidiano escravo nos engenhos Em um engenho o número de escravos variava de 60 a mais de 200 dependendo do porte da

Leia mais

Guia de operação especial ônibus

Guia de operação especial ônibus Guia de operação especial ônibus Operação especial Mapa com bloqueios no entorno do Maracanã e pontos de parada Devido ao evento, o itinerário de alguns ônibus será alterado nos dias 15, 18, 22, 25 e 28

Leia mais

Movimentos nativistas e emancipacionistas

Movimentos nativistas e emancipacionistas Movimentos nativistas e emancipacionistas Crise do sistema colonial A Revolta de Beckman (1684) Conflito entre os proprietários de terras, a Companhia de Comércio e a missão jesuítica na região. Atividades

Leia mais

ATIVIDADE. Independência para quem? Relações políticas e sociais durante o período escravista brasileiro

ATIVIDADE. Independência para quem? Relações políticas e sociais durante o período escravista brasileiro ATIVIDADE Independência para quem? Relações políticas e sociais durante o período escravista brasileiro Material do professor Faixa etária: 8º ano O objetivo e problemática que cercam este material didático

Leia mais

XI PLENÁRIA CONSELHO NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL BRASÍLIA 07 DE AGOSTO DE 2013

XI PLENÁRIA CONSELHO NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL BRASÍLIA 07 DE AGOSTO DE 2013 XI PLENÁRIA CONSELHO NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL BRASÍLIA 07 DE AGOSTO DE 2013 PROJETO NOVA CARTOGRAFIA SOCIAL DA AMAZÔNIA; PROJETO NOVA CARTOGRAFIA SOCIAL DOS POVOS E COMUNIDADES TRADICIOINAIS

Leia mais

A expansão da América Portuguesa

A expansão da América Portuguesa 8 ANO A/B RESUMO DA UNIDADE 1 DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSORA: SUELEM *Os índios no Brasil A expansão da América Portuguesa Violência contra os povos indígenas; - Doenças, trabalho forçado; - Foram obrigados

Leia mais

A MARCHA DA COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA

A MARCHA DA COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA A MARCHA DA COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA Você já ouviu falar nos bandeirantes? Sabe quem eles eram e sua importância para a história do Brasil Colonial? Prof.ª: Alexandra Freitas Disciplina: História

Leia mais

VESTIBULAR ESTADUAL º EXAME DE QUALIFICAÇÃO

VESTIBULAR ESTADUAL º EXAME DE QUALIFICAÇÃO DISTRIBUIÇÃO DE CANDIDATOS POR / I II III IV V VI PORTUÁRIA CENTRO RIO COMPRIDO BOTAFOGO COPACABANA LAGOA CAJU - 6 9 31 79 125 GAMBOA - 1 6 10 20 37 SANTO CRISTO - 3 7 24 32 66 SAÚDE - 3 3 4 15 25 0 13

Leia mais

Regiões - Brasil. Prof. Gonzaga

Regiões - Brasil. Prof. Gonzaga Regiões - Brasil Prof. Gonzaga Território Se relaciona ao espaço apropriado e delimitado por uma relação de poder. Território possui várias dimensões e são relações intencionais que promovem uma apropriação

Leia mais

UNIDADE: DATA: 29 / 11 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 7.º ANO/EF

UNIDADE: DATA: 29 / 11 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 7.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 29 / / 206 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 7.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 0,0

Leia mais

Divisão Geoeconômica

Divisão Geoeconômica Divisão Geoeconômica Essa divisão (ou regionalização) foi proposta pelo geógrafo em 1967 (a do IBGE atual se baseia na de 1969). Nela o Brasil é dividido em três regiões econômicas: Amazônia, Nordeste

Leia mais

A Formação Territorial do BRASIL

A Formação Territorial do BRASIL A Formação Territorial do BRASIL Descobrimento da América O surgimento do que denominamos de Brasil foi produto de um processo mais amplo, denominado de Expansão Marítimo Comercial europeia, desencadeado

Leia mais

BRASIL IMPÉRIO PERÍODO REGENCIAL

BRASIL IMPÉRIO PERÍODO REGENCIAL BRASIL IMPÉRIO PERÍODO REGENCIAL PERÍODO REGENCIAL Regência Trina Provisória (Abril Junho de 1831) senador Nicolau Pereira de Campos Vergueiro senador José Joaquim Carneiro de Campos brigadeiro Francisco

Leia mais

Em que continente fica o Brasil?

Em que continente fica o Brasil? Em que continente fica o Brasil? (América do Sul) Qual a capital política do Brasil? (Brasília) Qual a maior cidade do Brasil? (São Paulo 19 milhões habitantes) Quantos habitantes tem o Brasil? (193 milhões)

Leia mais

Movimentos dos século XVII e XVIII NATIVISTAS

Movimentos dos século XVII e XVIII NATIVISTAS Movimentos dos século XVII e XVIII NATIVISTAS De caráter local, contra os abusos da Coroa; não pretendiam romper com a Metrópole: Aclamação de Amador Bueno da Ribeira Insurreição Pernambucana Revolta do

Leia mais

Sumário. 6 seis. A família. A História. O que é História 10. As famílias são diferentes 36. O tempo na História 16 Convivência em família 44

Sumário. 6 seis. A família. A História. O que é História 10. As famílias são diferentes 36. O tempo na História 16 Convivência em família 44 Sumário A História O que é História 0 O estudo da História, História e historiador, Quem faz a História?, Registros: Imagens, 4 Agora já sei, 5 A família As famílias são diferentes 6 Cada família tem um

Leia mais

Sociedade do Ouro. Prof. Victor Creti

Sociedade do Ouro. Prof. Victor Creti Sociedade do Ouro Prof. Victor Creti Expedições militares Ocupação do território brasileiro Expansão para o sertão: Fatores facilitadores: União Ibérica: folga do Tratado de Tordesilhas; Princípio do Uti

Leia mais

Oferta de disciplinas PPGS. 2/2018

Oferta de disciplinas PPGS. 2/2018 Universidade Federal Fluminense Instituto de Ciências Humanas e Filosofia Oferta de disciplinas PPGS. 2/2018 Professor(a) Daniela Carolina Perutti Disciplina Tópicos Especiais VI Linha de Pesquisa X Cultura,

Leia mais

O CONCEITO DE QUILOMBO NA HISTORIOGRAFIA

O CONCEITO DE QUILOMBO NA HISTORIOGRAFIA O CONCEITO DE QUILOMBO NA HISTORIOGRAFIA Jackeline Santos Carneiro 1, Eliezer Cardoso de Oliveira 2 1 (Graduanda do curso de História - CCSEH). 2 (Professor Pós - Doutorado em Ciências Humanas PUC/ Professor

Leia mais

Revoltas Coloniais / Nativistas. História do Brasil

Revoltas Coloniais / Nativistas. História do Brasil Revoltas Coloniais / Nativistas História do Brasil Principais Revoltas Coloniais Fim da União Ibérica INSATISFAÇÃO COM A ADMINISTRAÇÃO As revoltas Coloniais Revelavam a insatisfação dos colonos; Dificuldade

Leia mais

1640 > Fim da União Ibérica Comércio com Buenos Aires e contrabando Rei de São Paulo: Amador Bueno da Ribeira. Amador Bueno recusou o título de rei e

1640 > Fim da União Ibérica Comércio com Buenos Aires e contrabando Rei de São Paulo: Amador Bueno da Ribeira. Amador Bueno recusou o título de rei e REVOLTAS COLONIAIS REVOLTAS NATIVISTAS 1640 > Fim da União Ibérica Comércio com Buenos Aires e contrabando Rei de São Paulo: Amador Bueno da Ribeira. Amador Bueno recusou o título de rei e saiu às ruas

Leia mais

História de Mato Grosso do sul

História de Mato Grosso do sul História de Mato Grosso do sul BRASIL COLÔNIA Primeiros Povoamentos Os primeiros habitantes que ocuparam o território brasileiro foram os índios, povo com uma cultura totalmente diferente da europeia.

Leia mais

A TROCA DA MÃO-DE-OBRA INDÍGENA PELA NEGRA AFRICANA

A TROCA DA MÃO-DE-OBRA INDÍGENA PELA NEGRA AFRICANA A TROCA DA MÃO-DE-OBRA INDÍGENA PELA NEGRA AFRICANA O sucesso da lavoura canavieira passou a exigir cada vez mais mão-de-obra, assim, os Senhores de Engenho começaram a importar escravos negros da África

Leia mais

Segurança pública na Zona Oeste do Rio de Janeiro

Segurança pública na Zona Oeste do Rio de Janeiro Segurança pública na Zona Oeste do Rio de Janeiro Diagnóstico quantitativo Maio de 2009 Fontes. Estatísticas Criminais: Dados por DPs (Diário Oficial) - http://www.isp.rj.gov.br Microdados da Zona Oeste

Leia mais

NOVO MAPA NO BRASIL?

NOVO MAPA NO BRASIL? NOVO MAPA NO BRASIL? Como pode acontecer A reconfiguração do mapa do Brasil com os novos Estados e Territórios só será possível após a aprovação em plebiscitos, pelos poderes constituídos dos respectivos

Leia mais

A MÃO-DE-OBRA AFRICANA NA ECONOMIA DO GRÃO-PARÁ *

A MÃO-DE-OBRA AFRICANA NA ECONOMIA DO GRÃO-PARÁ * 1 A MÃO-DE-OBRA AFRICANA NA ECONOMIA DO GRÃO-PARÁ * Sônia Viana do Nascimento ** RESUMO: Este artigo enfatiza a força da mão-de-obra negra de origem africana no Estado do Grão-Pará, nos séculos XVII-XIX.

Leia mais

Populações Afrobrasileiras, Políticas Públicas e Territorialidade

Populações Afrobrasileiras, Políticas Públicas e Territorialidade PROEX Assessoria de Ações Inclusivas Encontro dos NEABIs: por um IFRS Inclusivo 07 a 09 de novembro de 2012 Bento Gonçalves Populações Afrobrasileiras, Políticas Públicas e Territorialidade Ieda Cristina

Leia mais

Origem O gado foi introduzido, e passou a ser criado nos engenhos do Brasil em meados do século XVI, para apoiar a economia açucareira como força

Origem O gado foi introduzido, e passou a ser criado nos engenhos do Brasil em meados do século XVI, para apoiar a economia açucareira como força 1 Origem O gado foi introduzido, e passou a ser criado nos engenhos do Brasil em meados do século XVI, para apoiar a economia açucareira como força motriz, animais de tração e de transporte (animal de

Leia mais

Brasil - Período Colonial

Brasil - Período Colonial Brasil - Período Colonial Em 1500, os portugueses chegaram às terras que depois seriam chamadas de Brasil Lá, encontraram povos nativos que chamaram de índios. O primeiro encontro foi pacífico: trocaram

Leia mais

família no Brasil. Sheila de Marcílio (2005), que utilizou a família colonial, adaptando

família no Brasil. Sheila de Marcílio (2005), que utilizou a família colonial, adaptando tematizado no Brasil ganhou as europeias. A aproximação icos europeus influenciaram família no Brasil. Sheila de da demografia histórica, ção de registros de batismos, tituição de família (FARIA, dos estudos

Leia mais

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO Escola Estadual Virgínio Perillo Avenida José Bernardes Maciel, 471 Marília, Lagoa da Prata-MG Fone: (37) 3261-3222 / E-mail: escolavirginioperillo@gmail.com ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO DISCIPLINA GEOGRAFIA

Leia mais

Nº. 3 BOLETIM DO. Terra Indígena Área total (ha) Área de floresta (ha) Floresta População

Nº. 3 BOLETIM DO. Terra Indígena Área total (ha) Área de floresta (ha) Floresta População Nº. 3 BOLETIM DO DESMATAMENTO CORREDOR TUPI-MONDÉ (RO/MT) Informativo de apresentação do desmatamento verificado no Corredor Tupi-Mondé No terceiro boletim da série, foi avaliada a perda da cobertura de

Leia mais

O processo de Independência do Brasil Aulas 40 e 41

O processo de Independência do Brasil Aulas 40 e 41 O processo de Independência do Brasil Aulas 40 e 41 O processo começou em meados do século XVII e, na verdade, não se encerrou em 1822, mas apenas em 1831, com a abdicação de D. Pedro I. Fonte..:: Museu

Leia mais