Missão, Visão, Valores e Mapa Estratégico. Instituto Federal do Maranhão (IFMA) STEINBEIS-SIBE do Brasil

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Missão, Visão, Valores e Mapa Estratégico. Instituto Federal do Maranhão (IFMA) STEINBEIS-SIBE do Brasil"

Transcrição

1 Missão, Visão, Valores e Mapa Estratégico Instituto Federal do Maranhão (IFMA) STEINBEIS-SIBE do Brasil

2 Objetivo e Produtos da Oficina Objetivo: Definir as principais diretrizes para o planejamento estratégico do Instituto Federal Maranhão (Missão, Visão, Valores e Mapa Estratégico). Produtos: Nivelamento conceitual dos participantes da oficina; Definição da Missão, Visão e Valores do IFMA; Definição do Mapa Estratégico do IFMA.

3 Desenvolvimento e Implementação do Planejamento Estratégico Institucional do IFMA Etapas do Projeto PLANO DE TRABALHO Desenvolver a estratégia Planejar a estratégia Alinhar a organização Planejar operações Monitorar e aprender PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO Plano de Gerenciamento do Projeto Missão, Visão e Valores Mapa Estratégico Painéis de Contribuição Modelagem dos processos-chaves RAO 1º Ciclo Cap.: Entendendo a Gestão Estratégica Estudo sobre a documentação Análise Estratégica Painel de Indicadores e Metas Detalhamento dos Projetos Estratégicos Planos Operacionais RAO 2º Ciclo Cap.: Elaborando a Estrat. Metodologia dos Workshops Encontros com a comunidade Portfólio de Projetos Campanhas: divulgação do plano Planos de TI RAE 1º Ciclo Cap.: Traduzindo a Estrat. Reunião de lançamento do projeto Design da Estratégia Modelo de Gestão da Estratégia Book do Planejamento Estratégico PDI RAE 2º Ciclo Cap.: Desdob. a Estrat. Escritório de Suporte à Gestão Estratégica Cap.: MGP/IFMA - Fundamentos Cap.: AQUARIUM Cap.: AQUA Cap.: Modelando o Processo Cap: Gerindo o Processo Cap: Gerindo o Portfólio Cap: Monitorando a Estratégia

4 Referenciais Estratégicos: Missão Os referenciais estratégicos correspondem aos elementos fundamentais que dão base ao planejamento estratégico, são eles: Missão institucional; Valores organizacionais; Visão de futuro.

5 Missão Por que existimos Princípios Em que acreditamos Visão Direcionamento Estratégico O que queremos ser Análise e Definição de Estratégias Organizacionais Nosso plano de jogo (os caminhos) BALANCED SCORECARD IMPLEMENTAÇÃO E FOCO Estabelecimento de Perspectivas e de Planos de Ação O que precisa ser feito (processos, programas, projetos Objetivos Transferidos às Áreas e Pessoas O que e quem irá fazer ( os donos dos processos e projetos ) RESULTADOS ESTRATÉGICOS Por Perspectivas Básicas de Controle Recursos Alinhados (pessoas, infraestrutura, orçamento) Processos Eficientes - Racionalizados Melhores Entregas e Resultados

6 Referenciais Estratégicos: Missão A missão de uma organização é a sua finalidade, sua razão de ser. O critério de sucesso definitivo para uma organização da área pública é o desempenho no cumprimento da missão. Uma organização do setor público cumpre a sua missão ao atender às necessidades de seus públicos-alvo ou partes interessadas.

7 Referenciais Estratégicos: Missão Como formular? 1) RAZÃO DE SER DA INSTITUIÇÃO: Por que a instituição existe? verbo no infinitivo (aumentar, diminuir, eliminar, etc) e explicitação do problema que se pretende atuar ou benefício a ser criado. 2) SEU PÚBLICO ALVO / BENEFICIÁRIO: Para quem a instituição existe? - Quem são os clientes e ou beneficiários? 3) SEU "NEGÓCIO" OU LINHAS DE PRODUTOS-SERVIÇOS: O que faz? Que produtos/serviços ela entrega à sociedade? - normalmente utiliza-se o verbo fornecer ou ainda as palavras por meio de, através, pelo, etc. 4) VALORES: Forma como faz? crenças da organização.

8 Referenciais Estratégicos: Missão Exercer a administração tributária e o controle aduaneiro, com justiça fiscal e respeito do cidadão, em beneficio da sociedade. Fortalecer e aprimorar o Ministério Público brasileiro, assegurando sua autonomia e unidade, para uma atuação responsável e socialmente efetiva. Promover conhecimento crítico e socialmente comprometido para o desenvolvimento territorial sustentável. Promover educação profissional pública de excelência, integrando ensino, pesquisa e extensão, para a construção de uma sociedade democrática, justa e sustentável.

9 Referenciais Estratégicos: Valores As organizações devem enunciar de forma clara e objetiva os valores essenciais que inspiram o comportamento das pessoas que nela atuam. Os valores são norteadores da gestão estratégica. Os valores devem ser enunciados de forma simples e direta, para que as pessoas possam usá-los como algo inspirador, que contribua para a compreensão da Missão.

10 Referenciais Estratégicos: Valores Respeito ao cidadão, Integridade, Lealdade com a Instituição, Legalidade, Profissionalismo. Ética, Transparência, Pluralismo, Acessibilidade, Cooperação, Credibilidade, Inovação, Identidade Institucional, Valorização das Pessoas, Proatividade. Priorizar o estudante; Respeitar e valorizar a diversidade; Cultivar um ambiente saudável e valorizar as pessoas; Primar por uma gestão participativa, ética e transparente; Ser parte da comunidade e valorizar a cultura regional; Comprometimento com a responsabilidade social e sustentabilidade; Buscar a inovação administrativa e acadêmica.

11 Referenciais Estratégicos: Valores Comprometimento, cooperação, ética, excelência, inclusão, responsabilidade social, sustentabilidade, transparência.

12 TRADUÇÃO DA MISSÃO E DOS VALORES Método de Trabalho: Missão e Valores 1 Razão de ser Por que a instituição existe? Utilizar verbo no infinitivo (aumentar, diminuir, eliminar, etc), trata-se da explicitação do problema que se pretende atuar ou benefício a ser criado pela instituição. Proposta da Missão Institucional 2 Público-alvo Para quem a instituição existe? Público beneficiário das atividades da instituições, podem sem segmentados em grupo ou categorias (caso haja necessidade). Proposta de Valores 3 Principais atividades O que faz? Que produtos/serviços ela entrega à sociedade? - normalmente utiliza-se o verbo fornecer ou ainda as palavras por meio de, através, pelo, etc. 4 Valores Forma como faz? crenças da organização.

13 TRADUÇÃO DA MISSÃO E DOS VALORES Método de Trabalho: Missão e Valores 1 Razão de ser Por que a instituição existe? Utilizar verbo no infinitivo (aumentar, diminuir, eliminar, etc), trata-se da explicitação do problema que se pretende atuar ou benefício a ser criado pela instituição. Proposta da Missão Institucional 2 Público-alvo Para quem a instituição existe? Público beneficiário das atividades da instituições, podem sem segmentados em grupo ou categorias (caso haja necessidade). Proposta de Valores 3 Principais atividades O que faz? Que produtos/serviços ela entrega à sociedade? - normalmente utiliza-se o verbo fornecer ou ainda as palavras por meio de, através, pelo, etc. 4 Valores Forma como faz? crenças da organização.

14 Referenciais Estratégicos: MISSÃO E VALORES PROPOSTA DE MISSÃO: Desenvolver educação profissional de qualidade, a formação do cidadão visando o desenvolvimento da sociedade Maranhense PROPOSTA DE VALORES: Valores: Competência profissional Formação cidadã Responsabilidade e inclusão social Desenvolvimento sustentável Educação de qualidade

15 Referenciais Estratégicos: Visão Para onde vamos? Responder a essa pergunta simples e direta é algo crucial, a partir do entendimento do significado da missão. Sabendo a finalidade, é preciso estabelecer com clareza onde se pretende chegar. A visão é a idealização de um futuro desejado. A visão deve ser expressa de forma sucinta, inspiradora, pois deve sensibilizar as pessoas que atuam na organização, assegurando a sua mobilização e alinhamento aos temas estratégicos.

16 Referenciais Estratégicos: Visão Deve transmitir uma noção de direção; Deve anunciar uma noção de descoberta; e Deve apresentar uma noção de destino. Compartilhada e apoiada por todos Abrangente e detalhada Positiva e inovadora Desafiadora mas viável

17 Referenciais Estratégicos: Visão Ser uma instituição de excelência em administração tributaria e aduaneira, referencia nacional e internacional. Ser o órgão de integração e desenvolvimento do Ministério Público brasileiro. Ser uma universidade de excelência em educação para a sustentabilidade por meio de ensino, pesquisa, extensão e cultura. Ser referência em educação profissional, proporcionando o desenvolvimento tecnológico e socioeconômico do Espírito Santo, com reconhecimento nacional e internacional.

18 PROPOSTA DE VISÃO: Referenciais Estratégicos: Visão Excelência no ensino tecnológico e na educação profissional, reconhecida como a melhor instituição em educação do país.

19 Mapa Estratégico O mapa estratégico é formado por um conjunto de objetivos que formam os propósitos maiores da organização. O mapa estratégico é uma ferramenta de comunicação poderosa que permite relacionar e integrar os objetivos estratégicos de forma a traduzir claramente a estratégia da organização.

20 Mapa Estratégico

21

22

23

24 PROPOSTA ELABORADA MAPA ESTRATÉGICO

25 DESIGN DA ESTRATÉGIA 6. Macroprocessos (cadeia de valor) 2. Proposta de valor 4. Relacionamento Público-alvo 1. Segmentação Público-alvo Gestão de pesquisa, pós graduação e inovação Gestão de pessoas Gestão da Comunicação Gestão da extensão Gestão da infraestrutura Gestão da Tecnologia da Informação Gestão do ensino Gestão de Projetos Gestão e Desenvolvimento Institucional Gestão Administrativa Promoção do desenvolvimento social e difusão cultural Promover pesquisa/ inovação tecnológica para desenvolvimento regional e local e sustentabilidade Educação profissional, científica e tecnológica, pública, gratuita e de qualidade em todos os níveis e modalidades Interiorização da educação profissional, científica e tecnológica Educação para formar cidadãos nas dimensões técnica, humana, social e cultural Atendimento personalizado Serviço automatizado Interação entre escola, empresa, poder público e comunidade Participação democrática no processo de gestão Egressos da graduação Egressos do ensino fundamental Egressos do ensino médio Cidadãos, Comunidades e organizações da sociedade Empreendedores e organizações interessadas em serviços e soluções tecnológicas Pessoas interessadas em formação docente Egressos da educação de jovens e adultos Empresas interessadas em educação profissional e tecnológica Egressos do ensino público em vulnerabilidade econômica 9. Parceiros Principais 8. Pilares da estratégia futura 3. Canais Conhecimento Avaliação Aquisição Entrega Assessoria Governos Federal, Estadual e Municipais Sistema S Agências de fomento Empresas públicas, privadas e de economia mista Órgãos de controle interno e externo Terceiro setor Instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais Entidades de classe Bancada Parlamentar Consolidação da integração entre ensino pesquisa, extensão e inovação Eficiência na execução dos processos internos PILARES ESTRATÉGICOS Interação com a sociedade Interação com a sociedade articulada com os APL s Eficiência na gestão Qualidade da educação Mídia impressa institucional Participação, organização de eventos Divulgação informal e espontânea Mídia espontânea Site institucional e redes sociais Site institucional e redes sociais Ouvidoria Auto avaliação institucional Termos de cooperação e convênio Editais e chamadas públicas Polo de apoio presencial Distribuição dos Campi nas regiões Ambiente virtual de aprendizagem Prêmios e resultados de avaliações externas (Enem, Enad, Inep e Ideb) 7. Desafios internos para cumprir o papel institucional Padronização dos procedimentos Implementar junto aos servidores uma cultura de responsabilidade e compromisso com a instituição Reduzir a evasão e retenção escolar identificando as causas e buscando soluções Otimização e divulgação do fluxo de processos Redefinir e implementar processos de comunicação institucional Efetivar a politica de egressos tanto na empregabilidade quanto no empreendedorismo Fomentar cultura de alcance de metas institucionais Implementar dos regimentos internos dos campi Implantação do plano de capacitação dos servidores Fortalecer a credibilidade da educação colocando-a como referência Melhorar as relações interpessoais Mudança do processo seletivo Execução do planejamento institucional e avaliação dos resultados Efetivar o Planejamento pedagógico (inclusive o interdisciplinar) Implementar controle eficiente de assiduidade e pontualidade 4. Desafios gestão Recursos Financeiros LOA Otimizar a utilização dos recursos Melhorar a relação de trabalho com as empresas públicas e privadas para atender as necessidades dessas organizações Fundos Setoriais Racionalizar os gastos com manutenção Implantar a fundação de apoio do IFMA Emendas Parlamentares Otimizar a gestão de recursos dos espaços físicos Criar canais de viabilização de gestão de recursos de parcerias público privada e arrecadações próprias Minimização de custos Parceria Público Privada Estimular a utilização de mecanismos para a transparência na gestão dos recursos Arrecadação própria (prestação de serviços, venda de produtos, etc) Otimizar a utilização dos recursos Melhorar a relação de trabalho com as empresas públicas e privadas para atender as necessidades dessas organizações Programas de Governos (esferas Federal, Estadual e Municipal) Criação de procedimentos para ampliar a obtenção de emendas parlamentares Instituições de Fomento Implantar fontes de registro de patentes Implantar a gestão de recursos das produções agrícolas Incentivar a regulamentação e criação de incubadoras, empresas juniores e cooperativas Difundir e estimular a adesão aos editais das agencias de fomentos nacionais e internacionais

26 Oportunidades: fatores positivos do ambiente externo POUCAS PARCERIAS COM INSTITUIÇÕES NO BRASIL PARCERIAS COM IMPRESSA LOCAL PARCERIAS COM AS AUTORIDADES LOCAIS POLÍTICA DE CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES ATRAVÉS DE EDITAIS MEC FONTE DE FINANCIAMENTOS EXTERNOS ARRANJO CULTURAL, SOCIOAMBIENTAL E PRODUTIVO LOCAL PARCERIAS INTERNACIONAIS INCLUSÃO SOCIAL PROJETOS DE EXTENSÃO PARCERIAS COM INSTITUIÇÕES DE ESTÁGIOS ESTÍMULO A IDENTIFICAÇÃO AOS NICHOS PARA O EMPREENDEDORISM O P FUNDOS DE AGÊNCIAS DE FOMENTO E POLÍTICAS DE ACOMPANHAMEN TO DE EGRESSOS ACEITAÇÃO DA COMUNIDADE PELO IFMA S RELAÇÃO COM AS COMUNIDADES TRADICIONAIS AGRICULTURA FAMILIAR P - Fatores Políticos Quais são os fatos políticos que influenciam o desempenho institucional? E - Fatores Econômicos Quais elementos da conjuntura econômica impactam o desempenho institucional? S - Fatores Sociais Quais elementos sociais impactam o desempenho institucional? PROGRAMAS DE SIMULAÇÃO SISTEMATIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS NOVAS TECNOLOGIAS DE TI E DIDÁTICA/ ENSINO SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (ENERGIA LIMPA, REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA) FORTALECER PESQUISAS AMBIENTAIS ECOTURISMO LEIS DE INCENTIVO NOVA LEI DE FUNDAÇÃO DE APOIO APLICAÇÃO DAS LEIS RELACIONADAS A AMAZÔNIA LEGAL REDE SOCIAL T TECNOLOGIAS DE SATÉLITES EAD A NOVA LEI DE INOVAÇÃO L T - Fatores Tecnológicos Quais tecnologias atuais ou potenciais influenciam o desempenho institucional? A - Fatores Ambientais Quais fatos do meio ambiente impactam o desempenho institucional? L - Fatores Legais Quais restrições legais impactam o desempenho institucional?

27 Ameaças: fatores negativos do ambiente externo CRIAÇÃO DOS IEMAS PRIVATIZAÇÃO DE ATIVIDADES FALTA DE APOIO DO MUNICÍPIO E DA BANCADA PARLAMENTAR SISTEMA S INGERÊNCIA POLÍTICA NA IMPLANTAÇÃO DOS CAMPI DESCONHECIMENTO PELOS REPRESENTANTES POLÍTICOS DA NOSSA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO P ESCOLAS PRIVADAS OFERTANDO CURSOS TÉCNICOS BAIXA OFERTA DE VAGAS PARA DOCÊNCIA NO ENSINO TÉCNICO (SERVIDORES) FALTA DE INCENTIVOS AO GOVERNO PARA O SERVIDOR PERMANECER NA CIDADE DO INTERIOR BAIXA QUALIDADE DO ENSINO BÁSICO FALTA MANUTENÇÃO DOS PONTOS DE PRESENÇA EAD E UNIDADES REMOTAS INGERÊNCIA MINISTERIAL NA GESTÃO DO IFMA P - Fatores Políticos Quais são os fatos políticos que influenciam o desempenho institucional? CONTINGÊNCIA ORÇAMENTÁRIA FALTA DE POLOS INDUSTRIAIS NO ESTADO FALTA DE INFRAESTRUTURA ELÉTRICA DO ESTADO E FALTA DE INVESTIMENTO NA ÁREA DE TI GOVERNAMENTAL E PRIVADO DESVALORIZAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO PELOS TERCEIRIZADOS E - Fatores Econômicos Quais elementos da conjuntura econômica impactam o desempenho institucional? VULNERABILIDADE SOCIAL E AUMENTO NO USO DE DROGAS DESCONHECIMENTO PELA COMUNIDADE DO CAMPO DE ATUAÇÃO DO IFMA BAIXA QUALIDADE DO ENSINO BÁSICO GRANDE MÍDIA CONTRA O SERVIÇO PÚBLICO LIXÃO E POLUIÇÃO S FALTA DE COLETA SELETIVA E ESPECIALIZADA DESINTERESSE DE ALUNOS PELO ENSINO TÉCNICO S - Fatores Sociais INVASÃO DE PROPRIEDADE FALTA DE CONSCIÊNCIA AMBIENTAL FRAGILIDADE NA OFERTA DE SERVIÇOS DE TRANSPORTE E SEGURANÇA PÚBLICA Quais elementos sociais impactam o desempenho institucional? BAIXA TECNOLOGIA DO SISTEMA DE TRANSMISSÃO DE DADOS ALTO CUSTO PARA AQUISIÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS USO INADEQUADO DA INTERNET NO AMBIENTE DE TRABALHO FALTA DE ESTRUTURA ELÉTRICA PELAS CONCESSIONÁRIAS INTEMPÉRIES CLIMÁTICAS QUEIMADAS PROJETO DE LEI DA TERCEIRIZAÇÃO FRAGILIDADE DA LEI PARA PUNIÇÃO DE EMPRESAS QUE NÃO CUMPREM OS CONTRATOS FRAGILIDADE NA SEGURANÇA JURÍDICA APROVAÇÃO DA PEC 241 T A FALTA DE INCENTIVOS FISCAIS PARA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS TECNOLÓGICOS AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EQUIPARADA ÀS UNIVERSIDADES L REFORMULAÇÃO DE ENSINO MÉDIO MP Nº 746 Fatores Tecnológicos Quais tecnologias atuais ou potenciais influenciam o desempenho institucional? Fatores Ambientais Quais fatos do meio ambiente impactam o desempenho institucional? L - Fatores Legais Quais restrições legais impactam o desempenho institucional?

28 Forças: fatores positivos do ambiente interno OFERTA DIVERSIFICADA E VERTICALIZADA DO ENSINO POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PDI e PPI PROGRAMAS DE FOMENTO A PESQUISA PLANO DE CARREIRA INCENTIVO À CAPACITAÇÃO IMAGEM INSTITUCIONAL SERVIDORES E EGRESSOS QUALIFICADOS SISCON AUTONOMIA ADMINISTRATIVA, ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA CONTROLE, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO PELO SUAP INTEGRAÇÃO ENTRE OS GESTORES DOS CAMPI GESTÃO PARTICIPATIVA PLANO DE CARREIRA INTERIORIZAÇÃO DO IFMA PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL NAS TOMADAS DE DECISÃO GESTÃO DESCENTRALIZADA FOMENTO E INTERCÂMBIO PARA PROFESSOR PESQUISADOR PROGRAMA DE INTERNACIONALIZAÇÃO AUTONOMIA NO PLANEJAMENTO SForças EDITAIS DE FLUXO CONTÍNUO ADMISSÃO DE SERVIDORES POR CONCURSO PÚBLICO ELEIÇÃO DIRETA DE REITOR E DGs INFRAESTRUTURA FÍSICA Forças são fenômenos ou condições internas capazes de auxiliarem, por longo tempo, o desempenho ou o cumprimento da Missão e dos objetivos.

29 Fraquezas: fatores negativos do ambiente interno DIFICULDADE DE INTERAÇÃO CAMPUS/REITORIA BAIXA PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLOGICA CENTRALIZAÇÃO DE INFORMAÇÃO NUM ÚNICO SETOR/ PESSOA FALTA DE UNIDADE NAS MATRIZES CURRICULARES FALTA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS EVASAO ESCOLAR ACIMA DA MÉDIA NAS FORMAS CONCOMITANTES, SUBSEQUENTE E SUPERIOR PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS BUROCRACIA NA INSCRIÇÃO INTERNET PGO TAXAS E EXCLUDENTE DESCONHECIMENTO E DIFICULDADE COM FLUXO DE PROCESSO - FALTA DE DESCENTRALIZAÇÃO DE PROCESSOS POSTURA DOSCENTE NÃO COMPATÍVEL COM A LEI DE CRIAÇAÕ DOS INSTITUTOS DESPERDICIO DE ENERGIA E ÁGUA DIFICULDADE DE MANTER O SERVIDOR NOS CAMPI DO INTERIOR INFRAESTRUTURA DE TI INEFICIENTE E POSTURA INADEQUADA NA COMUNICAÇÃO MOROSIDADE NA ADMISSÃO DE SERVIDORES FALTA DE PLANO DE CAPACITACITAÇÃO ANUAL EXIGENCIA LEGAL INSUFICIENCIA NA INFRA-ESTUTURA DE LABORATÓRIOS EQUIPAMENTOS E ESTRUTURA FÍSICA DESGASTES EM PROCESSOS ELEITORAIS FALTA DE DIÁLOGO INTERSETORIAL (ENSINO/PESQUISA/ EXTENSÃO/ADM) POUCA INTEGRAÇÃO ENTRE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS E PROFESSORES WFALTA DE INTEGRAÇÃO DOS NOVOS SERVIDORES COM O AMBIENTE ORGANIZACIONAL ACENTUADOS CONFLITOS NAS RELAÇOES HUMANAS DIFICULDADE DE ASSIMILAÇÃO DE CONHECIMENTO DO ENSINO MÉDIO FALTA DE AGILIDADE NOS PROCESSOS DE COMPRA FALTA DE CAPACITAÇÃO ESPECIFICA PELA INSTITUIÇAO PARA ATENDIMENTO DAS ESTRATÉGIAS FALTA DE UM BANCO DE DADOS DE FÁCIL ACESSO COM INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS FALTA DE OFERTA DE GABINETES PARA PROFESSORES DE TEMPO INTEGRAL FALTA APLICAR TECNOLOGIAS DE SUSTENTABILIDADE DO IFMA NO IFMA CONVIVENCIA DE ALUNOS DE NIVEL MÉDIO COM SUPERIOR NO MESMO AMBIENTE ESPAÇO FISICO DA REIT0RIA INADEQUADO AVALAÇÃO PARA PROGRESSAO FUNCIONAL DESBALANCIADA ENTRE ENSINO/ PESQUISA/EXTENSÃO BAIXO ENVOLVIMENTO DE SERVIDORES NA EXTENSÃO FALTA DE COMPROMENTIMENTO COM ENSINO/ PESQUISA/EXTENSÃO COM POSTURA DE HORISTA FALTA DE PADRONIZAÇÃO GERANDO PROBLEMAS DE ACESSIBILIDADE POUCA INTEGRAÇÃO ESCOLA EMPRESA BAIXA TRANSFERENCIA DE TECNOLOGIA DEMORA EM CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO DIFICULDADE DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS EXTERNOS NO ENSINO/ PESQUISA/EXTENSÃO BAIXA ATUAÇÃO DO NÚCLEO DE QUALIDADE DE VIDA SEM POLITICA ESPECÍFICA FALTA DE POLITICA DE OFERTA INSTITUCIONAL DE EAD IMAGEM INSTITUCIONAL POUCO DIVULGADA FALTA DE RECOMHECIMENTO INSTITUCIONAL NÃO USO DE RECURSOS DIDÁTICOS DISPONIBILIZADOS RESISTÊNCIA A UTLIZAÇÃO DE TECNOLOGIA NÃO PRESERVAÇÃO DO PATRIMONIO INSTITUCIONAL DESCONHECIMENTO DO CÓDIGO DE ÉTICA DO SERVIDOR POUCA TRANSPARÊNCIA ORÇAMENTÁRIA POUCAS PARCERIAS COM INSTITUIÇÕES NO BRASIL Fraquezas Fraquezas são situações, fenômenos ou condições internas, que podem dificultar a realização da Missão e o cumprimento dos objetivos.

30 Obrigado!

Diagnóstico Estratégico - Matriz SWOT Instituto Federal do Maranhão - IFMA. GDconsult / Steinbeis-Sibe do Brasil

Diagnóstico Estratégico - Matriz SWOT Instituto Federal do Maranhão - IFMA. GDconsult / Steinbeis-Sibe do Brasil Diagnóstico Estratégico - Matriz SWOT Instituto Federal do Maranhão - IFMA GDconsult / Steinbeis-Sibe do Brasil Estrutura do Workshop 1. Objetivo do workshop Realizar, de forma participativa, a análise

Leia mais

DESIGN DA ESTRATÉGIA Instituto Federal do Maranhão IFMA. Steinbeis-SIBE do Brasil Bruno Viotti

DESIGN DA ESTRATÉGIA Instituto Federal do Maranhão IFMA. Steinbeis-SIBE do Brasil Bruno Viotti DESIGN DA ESTRATÉGIA Instituto Federal do Maranhão IFMA Steinbeis-SIBE do Brasil Bruno Viotti Etapas do Projeto Desenvolvimento e Implementação do Planejamento Estratégico Institucional do IFMA PLANO DE

Leia mais

Diagnóstico Estratégico: Encontros com a comunidade. Instituto Federal do Maranhão (IFMA) STEINBEIS-SIBE do Brasil

Diagnóstico Estratégico: Encontros com a comunidade. Instituto Federal do Maranhão (IFMA) STEINBEIS-SIBE do Brasil Diagnóstico Estratégico: Encontros com a comunidade Instituto Federal do Maranhão (IFMA) STEINBEIS-SIBE do Brasil Objetivos e Produtos Previstos 1. Objetivo do dia Levantamento de propostas/demandas da

Leia mais

Planejamento Estratégico PDI /2023 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES, QUADRIÊNIO

Planejamento Estratégico PDI /2023 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES, QUADRIÊNIO Planejamento Estratégico PDI - 2019/2023 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES, QUADRIÊNIO 2019-2023 O QUE É O PDI? É UM DOCUMENTO QUE TRAÇA O CAMINHO A SER SEGUIDO PELA INSTITUIÇÃO, DE FORMA A REALIZAR SUA MISSÃO

Leia mais

Figura 11 - Mapa Estratégico: temas estratégicos para o Plano de Metas MISSÃO VISÃO VALORES

Figura 11 - Mapa Estratégico: temas estratégicos para o Plano de Metas MISSÃO VISÃO VALORES Figura 11 - Mapa Estratégico: temas estratégicos para o Plano de Metas MISSÃO VISÃO VALORES Promover a educação de excelência por meio do ensino, pesquisa e extensão nas diversas áreas do conhecimento

Leia mais

PROGRAMAS ESTRUTURANTES E OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

PROGRAMAS ESTRUTURANTES E OBJETIVOS ESTRATÉGICOS PROGRAMAS ESTRUTURANTES E OBJETIVOS ESTRATÉGICOS AGENDA 1. Reflexão participação da comunidade 2. Redefinição dos Programas Estruturantes 3. Reorganização dos 4. Redefinição dos 5. Novo Calendário de Entregas

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (PDI E BSC): UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (PDI E BSC): UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (PDI E BSC): UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA Prof. Dr. Cláudio Márcio Mendonça e Profa. Msc. Sheila Trícia Docentes do Curso de Administração da UNIFAP Reflexão... "A melhor maneira de

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Institucional

Plano de Desenvolvimento Institucional Plano de Desenvolvimento Institucional Âmbito de atuação Missão Visão Elementos Duráveis Princípios Elementos Mutáveis (periodicamente) Análise Ambiental Objetivos Estratégicos Metas Planos de Ação PDI

Leia mais

Missão. Visão. Objetivos Estratégicos (OE)

Missão. Visão. Objetivos Estratégicos (OE) Identidade Organizacional - Acesso à informação - IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos R O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) é uma autarquia

Leia mais

PDI IFCE/PRPI

PDI IFCE/PRPI PDI 2014-2019 IFCE/PRPI Perspectiva dos Clientes da PRPI Expansão e consolidação da pesquisa científica e tecnológica Captação de recursos externos para Pesquisa e Inovação Cronograma de Metas 01 R$ 34.000.000,00

Leia mais

Agenda da MEI Pedro Wongtschowski Presidente do Conselho de Administração da Ultrapar e Líder da MEI

Agenda da MEI Pedro Wongtschowski Presidente do Conselho de Administração da Ultrapar e Líder da MEI Agenda da MEI 2019-2020 Pedro Wongtschowski Presidente do Conselho de Administração da Ultrapar e Líder da MEI CT&I uma agenda fundamental para o Brasil Prioridades construídas em torno de visões de futuro,

Leia mais

ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS

ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS I. ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS Porto Alegre, 2018 ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS Reitor: Ir. Evilázio Teixeira

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI) ALINHAMENTO INICIAL Instituto Federal do Maranhão (IFMA) STEINBEIS-SIBE do Brasil

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI) ALINHAMENTO INICIAL Instituto Federal do Maranhão (IFMA) STEINBEIS-SIBE do Brasil PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI) ALINHAMENTO INICIAL Instituto Federal do Maranhão (IFMA) STEINBEIS-SIBE do Brasil Objetivo Objetivo: Apresentação da proposta de elaboração/revisão do Plano

Leia mais

CARTA PROGRAMA. Marta de Lana e José Geraldo A. de A. Brito

CARTA PROGRAMA. Marta de Lana e José Geraldo A. de A. Brito CARTA PROGRAMA Marta de Lana e José Geraldo A. de A. Brito APRESENTAÇÃO É com entusiasmo e motivação que nos apresentamos como candidatos a Reitora e Vice-Reitor da Universidade Federal de Ouro Preto com

Leia mais

EDITAL N.º 17/2016 ANEXO I TRILHAS DE APRENDIZAGEM DO PFGC. Competência: Visão Estratégica

EDITAL N.º 17/2016 ANEXO I TRILHAS DE APRENDIZAGEM DO PFGC. Competência: Visão Estratégica 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DIREÇÃO GERAL DO CAMPUS JOÃO PESSOA PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE GESTORES

Leia mais

PLANO DE GESTÃO FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO CARLOS. Quadriênio

PLANO DE GESTÃO FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO CARLOS. Quadriênio PLANO DE GESTÃO FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO CARLOS Quadriênio 2018-2022 Candidata: Prof. Dra. Dalva Maria de Castro Vitti SÃO CARLOS SP Março 2018 SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 PERFIL PROFISSIONAL DA

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA Agosto de 2015 INTRODUÇÃO O Ministério de Educação (MEC) através do Sistema Nacional

Leia mais

Acompanhamento do Planejamento

Acompanhamento do Planejamento MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PROPLAN Acompanhamento do Planejamento A

Leia mais

DIAGNÓSTICO QUALITATIVO. Nível de Ensino: Educação Básica

DIAGNÓSTICO QUALITATIVO. Nível de Ensino: Educação Básica Plano Estratégico de Intervenção e Monitoramento para Superação da Evasão e Retenção CÂMPUS REGISTRO DIAGNÓSTICO QUALITATIVO Nível de Ensino: Educação Básica Cursos Principais CAUSAS de Evasão e Retenção

Leia mais

Primeira Reunião da Comissão Central 02/03/2016

Primeira Reunião da Comissão Central 02/03/2016 2016-2026 Primeira Reunião da Comissão Central 02/03/2016 Agenda Abertura (Prof. Burmann) PDI e Sistemática da Reunião(Frank) Plano de Comunicação (Andressa) Metodologia (Fernando) Encaminhamentos (Frank

Leia mais

Missão, Visão e Valores

Missão, Visão e Valores Missão, Visão e Valores Documento adaptado a partir do material disponibilizado pelo curso de Formação de Gestores do Ministério da Educação, realizado pela Escola Nacional de Administração Pública para

Leia mais

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS OURO BRANCO Rua Afonso Sardinha, nº 90 - Bairro Pioneiros Ouro Branco

Leia mais

A importância da implantação do PDU para o PDI

A importância da implantação do PDU para o PDI Encontro sobre o Relatório de Gestão da UFPA A importância da implantação do PDU para o PDI Apresentação: Carlos Max Miranda de Andrade Diretor de Planejamento Belém (PA), 07 de Dezembro de 2018 Linha

Leia mais

PLANO ANUAL DE AÇÕES E METAS DE 2017 CAMPUS : BREVES. Captação de recursos em andamento

PLANO ANUAL DE AÇÕES E METAS DE 2017 CAMPUS : BREVES. Captação de recursos em andamento Objetivo Indicadores Metas Estratégias Valor Estimado (R$) 1 - Consolidar os cursos ofertados pelo IFPA. Quantidade de políticas implementada s em articulação com Próreitorias e. META 4 - Implementar 3

Leia mais

Detalhamento dos Campi

Detalhamento dos Campi 1 of 9 22/12/2016 14:09 Detalhamento dos Campi Ano Base: Dimensão: 2017 Unid. Administrativa: DIRETORIA GERAL/CAMPUS UBAJARA Todas 2017 1. Aluno Objetivo Estratégico: 1.2: Ampliar a oferta de vagas em

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Planejamento Estratégico

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Planejamento Estratégico UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Planejamento Estratégico Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa 2015-2019 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 03 2 PREMISSAS...

Leia mais

EDITAL N.º 16/2016 ANEXO I TRILHAS DE APRENDIZAGEM DO PFGC. Competência: Visão Estratégica

EDITAL N.º 16/2016 ANEXO I TRILHAS DE APRENDIZAGEM DO PFGC. Competência: Visão Estratégica 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DIREÇÃO GERAL DO CAMPUS JOÃO PESSOA PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE GESTORES

Leia mais

RESULTADOS INSTITUCIONAIS. Promover verticalização buscando atender à lei de criação dos Institutos.

RESULTADOS INSTITUCIONAIS. Promover verticalização buscando atender à lei de criação dos Institutos. RESULTADOS INSTITUCIONAIS OBJETIVOS DESCRIÇÃO DO OBJETIVO INDICADORES R1 - Promover verticalização entre os diferentes níveis, formas e modalidades de ensino Promover verticalização buscando atender à

Leia mais

Relação de Coordenadores das Iniciativas Estratégicas

Relação de Coordenadores das Iniciativas Estratégicas Relação de Coordenadores das Iniciativas Estratégicas Maio/2016 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA

Leia mais

Excelência na Gestão

Excelência na Gestão Mapa Estratégico 2012-2014 Visão Até 2014, ser referência no atendimento ao público, na fiscalização e na valorização das profissões tecnológicas, reconhecido pelos profissionais, empresas, instituições

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI) ALINHAMENTO INICIAL Instituto Federal de Rondônia (IFRO) STEINBEIS-SIBE do Brasil

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI) ALINHAMENTO INICIAL Instituto Federal de Rondônia (IFRO) STEINBEIS-SIBE do Brasil PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI) ALINHAMENTO INICIAL Instituto Federal de Rondônia (IFRO) STEINBEIS-SIBE do Brasil Objetivo Objetivo: Apresentação da proposta de elaboração/revisão do Plano

Leia mais

POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO

POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO Aprovado na Reunião do Conselho Universitário em 22.09.2015 de acordo com a Resolução CONSU nº 41 / 2015. Gabinete da Reitoria setembro de 2015. POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI. Hora de Planejar. Universidade Estadual do Paraná UNESPAR

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI. Hora de Planejar. Universidade Estadual do Paraná UNESPAR PDI Plano de Desenvolvimento Institucional Hora de Planejar Universidade Estadual do Paraná UNESPAR 2018-2022 1 MISSÃO DA UNESPAR (PDI 2012 2016) A Universidade Estadual do Paraná tem por missão gerar

Leia mais

Ivo Luís Oliveira Silva Francisco Antônio Barbosa Vidal Gláudia Mota Portela Mapurunga

Ivo Luís Oliveira Silva Francisco Antônio Barbosa Vidal Gláudia Mota Portela Mapurunga PROPOSIÇÃO DE METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO PARA O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ. MEDIAÇÕES ENTRE A PROMOÇÃO DA CULTURA DE SUSTENTABILIDADE E OS IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO SÓCIO-

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE PREVENÇÃO E REABILITAÇÃO EM FISIOTERAPIA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2016-2018 CURITIBA 2016 Página 2 de 7 DEPARTAMENTO DE PREVENÇÃO

Leia mais

MACROPROCESSOS FINALÍSTICOS

MACROPROCESSOS FINALÍSTICOS MACROPROCESSOS FINALÍSTICOS Os macroprocessos do SESCOOP/RN foram elaborados no Projeto Gestão por Competência, projeto este iniciado em 2012 pela Unidade Nacional do SESCOOP, com o apoio e assessoramento

Leia mais

Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel

Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel I Introdução Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel A Comissão Própria de Avaliação do Inatel (CPA/Inatel) tem por finalidade o planejamento, o desenvolvimento, a coordenação e a supervisão da

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA Maio de 2015 SUMÁRIO DA APRESENTAÇÃO Introdução Eixos temáticos Metodologia de Elaboração

Leia mais

Universidade Federal do Paraná Campus Avançado em Jandaia do Sul Coordenação do Curso de Licenciatura em Computação (CCLC)

Universidade Federal do Paraná Campus Avançado em Jandaia do Sul Coordenação do Curso de Licenciatura em Computação (CCLC) Universidade Federal do Paraná Campus Avançado em Jandaia do Sul Coordenação do Curso Computação (CCLC) Planejamento Estratégico 2018 2022 Apresentação: O curso Computação da Universidade Federal do Paraná

Leia mais

Política de Sustentabilidade. Junho /2010. PI Rev. A

Política de Sustentabilidade. Junho /2010. PI Rev. A Junho /2010 PI.034.00000001 Rev. A SUMÁRIO 1. SUSTENTABILIDADE : ESSÊNCIA DA CAB AMBIENTAL 2. MISSÃO 3.VISÃO 4. OBEJTIVO 5. SUSTENTABILIDADE NA PRÁTICA 6. COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO CHAVES PARA O SUCESSO

Leia mais

19 e 20 de junho de 2018

19 e 20 de junho de 2018 19 e 20 de junho de 2018 PROG EM NÚMEROS 2015-2018 Pró-Reitoria de Graduação Coordenadoria de Ensino de Graduação Coordenadoria Técnico Pedagógica Divisão de Registro e Controle Acadêmico Divisão de Registro

Leia mais

PLANO DE AÇÃO ACÓRDÃO Nº 506/2013 TCU PLENÁRIO

PLANO DE AÇÃO ACÓRDÃO Nº 506/2013 TCU PLENÁRIO PLANO DE AÇÃO ACÓRDÃO Nº 506/2013 TCU PLENÁRIO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação Brasília, 24 de agosto de 2013 Elaboração do Plano de Trabalho Proposta Elaborada

Leia mais

SIF COMO AGENTE DE PESQUISA

SIF COMO AGENTE DE PESQUISA Árvores do Cerrado, muitas e únicas, assim como as organizações. SIF COMO AGENTE DE PESQUISA HEUZER SARAIVA GUIMARÃES Executivo Florestal DURATEX Presidente da SIF heuzer.guimaraes@duratex.com.br Programa

Leia mais

CONSTRUINDO O FUTURO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI. Diamantina, agosto de 2009.

CONSTRUINDO O FUTURO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI. Diamantina, agosto de 2009. CONSTRUINDO O FUTURO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Diamantina, agosto de 2009. Até 2013 UFVJM estará entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil... B SITUAÇÃO

Leia mais

Gestão da Educação a Distância

Gestão da Educação a Distância Gestão da Educação a Distância 1- Etapas do processo de gestão do desenvolvimento de cursos na modalidade a distância ou semi-presencial Gestão da aprendizagem Desenho pedagógico Sistema tutorial Produção

Leia mais

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO Planos de Ação ANO BASE 2016 1 1 INTRODUÇÃO A Avaliação Interna na FACSUM tem se desenvolvido como uma importante e permanente prática de gestão organizacional, visando obter

Leia mais

Como você avalia a atuação do seu orientador em relação ao acompanhamento e orientação do seu projeto de pós-graduação?

Como você avalia a atuação do seu orientador em relação ao acompanhamento e orientação do seu projeto de pós-graduação? Na Unidade Des. sei/ se Pós- Co você avalia a atuação do seu orientador em relação ao acompanhamento e orientação do seu projeto de pós-graduação? 90,06% 6,63% 2,76% 0,55% Possuir currículos interdisciplinares,

Leia mais

Programa de Planejamento Estratégico Defensoria Pública do Estado do Tocantins. Plano Estratégico da Defensoria Pública do Estado do Tocantins

Programa de Planejamento Estratégico Defensoria Pública do Estado do Tocantins. Plano Estratégico da Defensoria Pública do Estado do Tocantins Programa de Planejamento Estratégico Defensoria Pública do Estado do Tocantins Plano Estratégico da Defensoria Pública do Estado do Tocantins MISSÃO da Defensoria Pública do Estado do Tocantins 2 Assegurar

Leia mais

Click to edit Master title style. Projeto Plataforma de Inovação FEI - Formação de Engenheiros

Click to edit Master title style. Projeto Plataforma de Inovação FEI - Formação de Engenheiros Projeto Plataforma de Inovação FEI - Formação de Engenheiros Fábio do Prado Reitor Vagner Barbeta Diretor IPEI 07 de Novembro de 2016 11/11/2016 1 1 Histórico 2 11/11/2016 2 Contextualização O MAGIS INACIANO

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO

PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO 5. ASPECTOS FINANCEIROS E ORÇAMENTÁRIOS 5.1 DEMONSTRAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA O Instituto Federal do Amazonas IFAM, é uma Autarquia federal, vinculada diretamente

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Capítulo 8 Políticas de Atendimento aos Discentes

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Capítulo 8 Políticas de Atendimento aos Discentes PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2015 2019 Capítulo 8 Políticas de Atendimento aos Discentes Florianópolis Dezembro 2014 CAPÍTULO 8...8.1 POLÍTICAS DE ATENDIMENTO AOS DISCENTES...8.1 8.1 INGRESSO...8.1

Leia mais

Eleições IFSC 2015: Conheça as propostas dos candidatos a diretor-geral do Câmpus Joinville Qui, 05 de Novembro de :53

Eleições IFSC 2015: Conheça as propostas dos candidatos a diretor-geral do Câmpus Joinville Qui, 05 de Novembro de :53 O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realiza no dia 19 de novembro as eleições para o cargo de reitor e de diretores-gerais de 19 câmpus. Para a Reitoria, concorrem três candidatos: Jesué Graciliano

Leia mais

plano de metas gestão

plano de metas gestão plano de metas gestão 2013-2017 As variáveis de ação originais do Plano de Metas 2013-2017 eram em número de 70. Nas revisões semestrais de acompanhamento, foram eventualmente excluídas algumas ações por

Leia mais

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO Planos de Ação ANO BASE 2015 1 1 INTRODUÇÃO A Avaliação Interna na FACSUM tem se desenvolvido como uma importante e permanente prática de gestão organizacional, visando obter

Leia mais

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2012 2013 APRESENTAÇÃO O Planejamento Estratégico tem como objetivo descrever a situação desejada de uma organização e indicar os caminhos para

Leia mais

Política de Inovação. 17 ª. Reunião Grupo de Trabalho. 16 de maio de 2018

Política de Inovação. 17 ª. Reunião Grupo de Trabalho. 16 de maio de 2018 Política de Inovação 17 ª. Reunião Grupo de Trabalho 16 de maio de 2018 Calendário Dia Mês Atividade do GT Política de Inovação (art. 14 decreto 9.283/2018) CONSU 18 Abril 2017 Extensão tecnológica e prestação

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 44 DO CONSELHO SUPERIOR, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2017.

RESOLUÇÃO Nº 44 DO CONSELHO SUPERIOR, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2017. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO RESOLUÇÃO Nº 44 DO CONSELHO SUPERIOR, DE 11 DE DEZEMBRO

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PRINCÍPIOS NORTEADORES DO DEPARTAMENTO

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PRINCÍPIOS NORTEADORES DO DEPARTAMENTO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL 2012 1. PRINCÍPIOS NORTEADORES DO DEPARTAMENTO - Desenvolver a excelência no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão nos

Leia mais

O Planejamento no Contexto do Plano Anual de Aquisições da UFPA para Apresentação: Carlos Max Miranda de Andrade Diretor de Planejamento

O Planejamento no Contexto do Plano Anual de Aquisições da UFPA para Apresentação: Carlos Max Miranda de Andrade Diretor de Planejamento O Planejamento no Contexto do Plano Anual de Aquisições da UFPA para 2020 Apresentação: Carlos Max Miranda de Andrade Diretor de Planejamento Belém (PA), 24 de Janeiro de 2019 Planejamento Planejar é determinar

Leia mais

CPA Comissão Própria de Avaliação

CPA Comissão Própria de Avaliação CPA Comissão Própria de Avaliação Autoavaliação Institucional Docentes 7 SGAS 96, Lote 8, Conjunto A, Bloco Asa Sul Brasília DF 7. - 6 Introdução: O que é CPA? A Lei Federal nº.86, de de abril de, instituiu

Leia mais

PLANO DE AÇÃO 2015 APRESENTAÇÃO

PLANO DE AÇÃO 2015 APRESENTAÇÃO PLANO DE AÇÃO 2015 APRESENTAÇÃO O plano de Ação 2015 do Instituto Federal de Educação, Ciência, Tecnologia do Amapá (IFAP), orientado sob a coordenação da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional,

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico 1 2 Desenvolvimento e Implantação de Planejamento Estratégico Etapas do Projeto PROJETO EXECUTIVO Diagnóstico Definição Capacitações Assessoria e Desenvolvimento de Lideranças

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA UFPR

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA UFPR PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA UFPR 1. Apresentação O Departamento de Matemática - DMAT da UFPR possui atualmente 45 professores efetivos, 42 dos quais trabalhando em regime de dedicação

Leia mais

Macroprocesso Processo. Planejamento e Gestão. Auditoria. Infraestrutura. Extensão. Gabinete. Gestão de Práticas e informações

Macroprocesso Processo. Planejamento e Gestão. Auditoria. Infraestrutura. Extensão. Gabinete. Gestão de Práticas e informações Macroprocesso Processo Planejamento e Gestão Auditoria Infraestrutura Extensão Gabinete Gestão de Práticas e informações Execução Ordens de Serviço Obras e Fiscalizações Programas, Projetos, Cursos e Eventos,

Leia mais

Apresentação Missão, Visão e Projetos Estratégicos

Apresentação Missão, Visão e Projetos Estratégicos PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Apresentação Missão, Visão e Projetos Estratégicos DEFINIÇÃO MISSÃO E VISÃO Missão MISSÃO Atuar como uma unidade de excelência e inovação em ensino, pesquisa e extensão nas áreas

Leia mais

Plano de Ação Coordenadoria de Desenvolvimento Ins9tucional

Plano de Ação Coordenadoria de Desenvolvimento Ins9tucional Plano de Ação 2013 Coordenadoria de Desenvolvimento Ins9tucional Áreas estratégicas Ensino Pesquisa Desenvolvimento Ins.tucional Administração Extensão Coordenadoria de Desenvolvimento Ins9tucional DIRETRIZES

Leia mais

Plano de Desenvolvimento da PROPLAN

Plano de Desenvolvimento da PROPLAN VI Encontro sobre o Relatório de Gestão 06/12/2017 - Auditório da SEGE - UFPA Plano de Desenvolvimento da PROPLAN Raquel Trindade Borges Pró-Reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Histórico

Leia mais

SÍNTESE DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DA AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

SÍNTESE DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DA AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DA Apresentação na 406 a reunião do CONSUN 24-8-2006 CONTEXTO NACIONAL DOS PROGRAMAS E PROCEDIMENTOS DE Envolvendo Conselho Nacional de Educação, Secretaria

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Declaração Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável das áreas onde atuamos e das

Leia mais

ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO DO COLÉGIO POLITÉCNICO DA UFSM

ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO DO COLÉGIO POLITÉCNICO DA UFSM ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO DO COLÉGIO POLITÉCNICO DA UFSM EIXO 1 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Dimensão 8: Planejamento e Avaliação 1 Publicização dos resultados no sítio

Leia mais

Estruturação do Novo PDI UFOP

Estruturação do Novo PDI UFOP PROPLAD / UFOP Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Universidade Federal de Ouro Preto Estruturação do Novo PDI UFOP 2016-2026 PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 23 de Outubro de 2016 PDI:

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA. CAMPUS JACOBINA CANDIDATURA À DIREÇÃO GERAL DO CAMPUS JACOBINA. Proposta de Trabalho

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA. CAMPUS JACOBINA CANDIDATURA À DIREÇÃO GERAL DO CAMPUS JACOBINA. Proposta de Trabalho INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA. CAMPUS JACOBINA CANDIDATURA À DIREÇÃO GERAL DO CAMPUS JACOBINA Prof o : Epaminondas Silva Macêdo Proposta de Trabalho Gestão 2014-2017 - Jacobina/2013

Leia mais

PODER EXECUTIVO DECRETO Nº DE 15 DE ABRIL DE 2013.

PODER EXECUTIVO DECRETO Nº DE 15 DE ABRIL DE 2013. DECRETO Nº 44.159 DE 15 DE ABRIL DE 2013. DISPÕE SOBRE A CONSTITUIÇÃO DO RIO CRIATIVO - PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA CRIATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO,

Leia mais

FURB: : Fórum 02/Mai/12 Dimensão 1 do PDI: Visão/Missão/Valores. Nosso futuro depende da luz que conseguimos projetar sobre o presente.

FURB: : Fórum 02/Mai/12 Dimensão 1 do PDI: Visão/Missão/Valores. Nosso futuro depende da luz que conseguimos projetar sobre o presente. FURB: 2013 2017: Fórum 02/Mai/12 Dimensão 1 do PDI: Visão/Missão/Valores Nosso futuro depende da luz que conseguimos projetar sobre o presente. Planejamento Estratégico 2013 2017: Fórum realizado em 02/Maio/2012

Leia mais

PROGRAMA MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM. Projeto de Modernização Administrativa da Reitoria da UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

PROGRAMA MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM. Projeto de Modernização Administrativa da Reitoria da UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA Projeto de Modernização Administrativa da Reitoria da UFSM UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Contextualização Problemas Estruturas focadas na rotina, hierarquizadas

Leia mais

PLANO DE TRABALHO À CANDIDATURA AO CARGO DE DIRETORA-GERAL DO IFBA CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE JESUS

PLANO DE TRABALHO À CANDIDATURA AO CARGO DE DIRETORA-GERAL DO IFBA CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE JESUS PLANO DE TRABALHO À CANDIDATURA AO CARGO DE DIRETORA-GERAL DO IFBA CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE JESUS Lúcio Mauro Souza Borges Em defesa do campus, por uma educação participativa Santo Antônio de Jesus 2019

Leia mais

Resolução nº 35, de 17 de setembro de 2018.

Resolução nº 35, de 17 de setembro de 2018. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Osório Conselho de Campus - CONCAMPO Resolução nº

Leia mais

A EaD no Instituto Federal do Espírito Santo

A EaD no Instituto Federal do Espírito Santo v.1.0 A EaD no Instituto Federal do Espírito Santo José Mário Costa Junior Coordenador Adjunto da Rede e-tec Brasil Assessor da Diretoria do Cefor Total de 23 slides Autor: José Mário Costa Junior A EaD

Leia mais

CAPÍTULO III DO FINANCIAMENTO

CAPÍTULO III DO FINANCIAMENTO PROJETO DE LEI Institui o Plano Estadual de Cultura da Bahia e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO

Leia mais

Dinamizar e Implementar a Estratégia Gabriel Silva

Dinamizar e Implementar a Estratégia Gabriel Silva Dinamizar e Implementar a Estratégia Gabriel Silva Tempos de Mudança Mercados Tecnologia Pessoas Papel do Estado Escassez de Recursos Úteis no Longo Prazo Desdobramento dos Recursos 1 Missão Porque é que

Leia mais

CAI. Relatório de Atividades

CAI. Relatório de Atividades Relatório de Atividades Relatório de atividades do período de junho de 2016 a dezembro de 2017 apresentado à Direção da Regional Catalão, em atendimento ao Estatuto e Regimento da Universidade Federal

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA COORDENADORIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COAI COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PARTE I O DOCENTE AVALIA AS AÇÕES DO CURSO Prezado(a)

Leia mais

2. MODELO EVOLUCIONÁRIO Incerteza Adaptação aos ambientes interno e externo

2. MODELO EVOLUCIONÁRIO Incerteza Adaptação aos ambientes interno e externo 3 PARADIGMAS DE GESTÃO 1. MODELO RACIONAL Passos no desenvolvimento da estratégia 1. Definição da missão - Definir utilidade - Definir objetivos estratégicos 2. Análise SWOT - Análise interna - Previsão

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA JUSTIÇA DO TRABALHO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA JUSTIÇA DO TRABALHO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA JUSTIÇA DO TRABALHO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Processo gerencial, contínuo e dinâmico, que envolve toda estrutura organizacional, tendo em vista o planejamento do futuro mediante

Leia mais

EGTI Aprovada por Resolução SISP n o 7, de 22/12/2010. Apresentação para o CTIC UNIRIO 14/02/2011

EGTI Aprovada por Resolução SISP n o 7, de 22/12/2010. Apresentação para o CTIC UNIRIO 14/02/2011 EGTI 2011-2012 Aprovada por Resolução SISP n o 7, de 22/12/2010 Apresentação para o CTIC UNIRIO 14/02/2011 EGTI 2011-2012 A Estratégia Geral de Tecnologia da Informação (EGTI) é o instrumento base para

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO DOCUMENTO DIRETRIZES DE POLÍTICA PÚBLICA PARA O ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

APRESENTAÇÃO DO DOCUMENTO DIRETRIZES DE POLÍTICA PÚBLICA PARA O ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO APRESENTAÇÃO DO DOCUMENTO DIRETRIZES DE POLÍTICA PÚBLICA PARA O ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO POR QUE A ELABORAÇÃO DO DOCUMENTO? Demanda para construção de um política pública para a educação superior de

Leia mais

UFPE/PROPESQ Diretoria de Inovação e Empreendedorismo

UFPE/PROPESQ Diretoria de Inovação e Empreendedorismo UFPE/PROPESQ Diretoria de Inovação e Empreendedorismo FORTEC-NE Salvador Junho/2006 A UFPE Alunos Matriculados 34.586 Graduação 26.705 Especialização 4.197 Mestrado 2.693 Doutorado 991 Cursos Oferecidos

Leia mais

A INTEGRAÇÃO ENTRE O PDI E A GESTÃO DE RISCOS. Frank Leonardo Casado Pró-Reitor de Planejamento

A INTEGRAÇÃO ENTRE O PDI E A GESTÃO DE RISCOS. Frank Leonardo Casado Pró-Reitor de Planejamento A INTEGRAÇÃO ENTRE O PDI E A GESTÃO DE RISCOS Frank Leonardo Casado Pró-Reitor de Planejamento frank.casado@ufsm.br 55 3220-8750 Avaliar Avaliação das ações e riscos Ações corretivas Padronização Planejamento

Leia mais

Videoconferência. Conselhos de Curso de Graduação. 23 de março de 2017

Videoconferência. Conselhos de Curso de Graduação. 23 de março de 2017 Videoconferência Conselhos de Curso de Graduação 23 de março de 2017 Pró-Reitoria de Graduação da Unesp - PROGRAD 1 Apresentação da equipe Pró-reitora de Graduação Profª Drª Gladis Massini-Cagliari 2 Apresentação

Leia mais

ONGs. Federal. Estadual. Municipal. Cooperativas

ONGs. Federal. Estadual. Municipal. Cooperativas Setor Governamental Setor não Governamental Federal principal contratante dos serviços de ATER potencial para coordenar a rede nacional detentora dos principais instrumentos de gestão A Anater tem potencial

Leia mais

DE PÓS-GRADUAÇÃO

DE PÓS-GRADUAÇÃO 6.2.2. DE PÓS-GRADUAÇÃO As áreas de abrangência da UFOB têm experimentado importante crescimento econômico e populacional nos últimos 30 anos, fato que tem ampliado significativamente a demanda por profissionais

Leia mais

Políticas Públicas para EAD e Inovação Pedagógica no Ensino Superior: o percurso da UFPE. Auxiliadora Padilha UFPE

Políticas Públicas para EAD e Inovação Pedagógica no Ensino Superior: o percurso da UFPE. Auxiliadora Padilha UFPE Políticas Públicas para EAD e Inovação Pedagógica no Ensino Superior: o percurso da UFPE. Auxiliadora Padilha UFPE Novos papéis da Universidade; Nova compreensão do pilar ensino no projeto de formação

Leia mais

em 2013 e, no Fundamental II, de 5,0 em 2011 para 4,7 em Com esses índices em decréscimo fica evidenciada a falta de investimento na qualidade

em 2013 e, no Fundamental II, de 5,0 em 2011 para 4,7 em Com esses índices em decréscimo fica evidenciada a falta de investimento na qualidade Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação apresenta as propostas dos candidatos à prefeitura da cidade de Campo Grande no segundo turno das eleições de 2016 Rose PSDB Confira o programa

Leia mais

Desenvolvimento da Cadeia de Fornecedores e Sustentabilidade. Augusto Riccio Desenvolvimento de Sistemas de Gestão Gerente de Práticas de Gestão

Desenvolvimento da Cadeia de Fornecedores e Sustentabilidade. Augusto Riccio Desenvolvimento de Sistemas de Gestão Gerente de Práticas de Gestão Desenvolvimento da Cadeia de Fornecedores e Sustentabilidade Augusto Riccio Desenvolvimento de Sistemas de Gestão Gerente de Práticas de Gestão Convênio Nacional Petrobras-Sebrae: Inserção de MPEs na cadeia

Leia mais

ADEQUAÇÃO DO PDI DESAFIOS

ADEQUAÇÃO DO PDI DESAFIOS ADEQUAÇÃO DO PDI DESAFIOS 1. Transversalidade entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão com vistas na articulação dos saberes acadêmicos e científicos. 2. Consolidação do processo de internacionalização

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA UniINCUBADORA

REGIMENTO INTERNO DA UniINCUBADORA REGIMENTO INTERNO DA UniINCUBADORA CAPÍTULO I DA INCUBADORA DE EMPRESAS E SEUS OBJETIVOS Artigo 1º - O Programa de Incubação de Empresas da UniEVANGÉLICA, criado em 23 de outubro de 2008, visa propiciar

Leia mais

CURSO GESTÃO DA QUALIDADE. Disciplina Indicadores de Desempenho

CURSO GESTÃO DA QUALIDADE. Disciplina Indicadores de Desempenho 1 CURSO GESTÃO DA QUALIDADE Disciplina Indicadores de Desempenho 2 Visão estratégica, Missão, Visão, Valores e Fatores Críticos de Sucesso. (Aula 6) 3 Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que

Leia mais

WS3-O4- MACROESTRATÉGIAS BASE PARA O BSC

WS3-O4- MACROESTRATÉGIAS BASE PARA O BSC WS3-O4- MACROESTRATÉGIAS BASE PARA O BSC 1 2 AGENDA 3º Workshop 4ª Oficina Alinhamento de Conceitos Metodológicos Atividades: Estágio 1 perspectiva Financeira Estágio 2 perspectiva Clientes Estágio 3 perspectiva

Leia mais