TUTORIAL DO PROGRAMA DE PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS E RESULTADOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TUTORIAL DO PROGRAMA DE PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS E RESULTADOS"

Transcrição

1 TUTORIAL DO PROGRAMA DE PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS E RESULTADOS Julho/2016

2 COMO FUNCIONA O PROGRAMA DE PLR? O Programa de Participação nos Lucros e Resultados é composto por três blocos, que são: Institucional, Negócio/Área e Individual. O peso de cada bloco varia de acordo com o grupo de cargos, nível hierárquico e empresa de cada funcionário. Acompanhamento dos Resultados A cada comunicação de resultados ao mercado, paralelamente, são divulgados os resultados parciais dos Objetivos Institucionais e dos Objetivos do Negócio/Área. Verba definida e Fator de Ajuste A verba definida para a PLR é de até 15% do Lucro Líquido. Desta forma, a soma das PLRs dos funcionários não pode ultrapassar essa verba. Caso a soma ultrapasse esse valor, teremos um fator de ajuste corporativo. Se ficarmos abaixo da meta mínima de Lucro Líquido, o percentual de distribuição será menor (veja no gráfico ao lado como ficará a distribuição nesses casos).

3 SUPERAÇÃO E POTENCIAL DE GANHO Na PLR, a superação é reconhecida e recompensada de forma diferenciada para quem superar a meta-alvo. O potencial de ganho, ou seja, o quanto o funcionário pode ganhar de fato está relacionado ao cumprimento da meta, numa escala de pagamento que varia entre 65% a 135%. O potencial de ganho funciona como uma escala que paga mais para quem superar a meta-alvo e menos para quem ficar abaixo dela. Você começa a receber a PLR quando atinge a meta mínima de um Objetivo. No cálculo da PLR, é usado o número que aparece na coluna potencial de ganho. Meta Máxima Por exemplo, se o funcionário superou a meta-alvo, ele receberá até 135% do peso desse Objetivo. Por outro lado, se atingir apenas a meta mínima, receberá 65% do peso desse Objetivo.

4 COMO CALCULAR A PLR

5 CONCEITOS E FERRAMENTAS Seguem alguns conceitos e ferramentas que podem te ajudar na elaboração dos Objetivos e das metas de sua PLR:

6 FERRAMENTA SMART S M A R T ESPECÍFICO MENSURÁVEL ALINHADO/ALCANÇÁVEL REALISTA TEMPO O texto está claro? É quantificável? Está conectado ao Planejamento É possível alcançar este Tem prazo definido? Alguma parte ou Tem indicador Estratégico? Objetivo considerando os palavra está disponível para Está conectado aos Objetivos recursos disponíveis? incompreensível? acompanhar e para Institucionais? É possível alcançar este avaliar? Indica construção do futuro? objetivo dentro da ética e dos É passível de ser atingido? valores da Companhia? É desafiador? Depende só de fatores que É ambicioso e possível estão sob o seu controle? simultaneamente?

7 BOAS PRÁTICAS DE ENGAJAMENTO DA EQUIPE Planeje como irão acontecer as conversas (ambiente, tempo do encontro, periodicidade); Tenha em mãos todas as informações necessárias para a conversa; Crie um ambiente aberto para o esclarecimento de dúvidas e contribuições; Apresente os objetivos dos Blocos Institucionais e Negócio/Área e do Planejamento Estratégico da Área/Diretoria antes da construção dos objetivos individuais/equipe; Alinhe as expectativas e conceitos para as entregas das metas mínima, alvo e máxima; Combine ações de acompanhamento das metas e, sempre que possível, divida esta responsabilidade com a equipe; Comemore resultados e, se algo ocorreu fora do planejado, converse sobre as lições aprendidas. Essa é uma forma de entender o que ocorreu e de alinhar o que pode ser feito diferente no próximo ciclo.

8 REGRAS Abrangência Todas as empresas da Porto Seguro Elegibilidade Consulte as regras de elegibilidade* na Portonet Prazo Os novos funcionários e transferidos têm até 30 dias para formalizar a sua contratação de Objetivos, a partir da data do que comunica a disponibilidade do Contrato de Objetivos no Elo. Ao cadastrar os Objetivos Individuais, é necessário que o gestor os aprove no Elo para que o Contrato de Objetivos tenha validade. Caso contrário, o funcionário não receberá o valor integral da PLR, sendo aplicada a regra de proporcionalidade no pagamento. Transferidos / Promovidos Afastados Desligados Os funcionários promovidos e transferidos terão um novo contrato com Objetivos relacionados à nova função, área ou mudança no múltiplo salarial. A avaliação será proporcional ao período trabalhado. O recomendado é que a avaliação seja concluída no momento da mudança. Os funcionários afastados que retornaram de licença devem contratar os seus Objetivos no momento do retorno e terão avaliação proporcional ao período trabalhado. O gestor deverá finalizar o Contrato de Objetivos dos funcionários desligados da sua equipe. Veja nas regras de elegibilidade* da PLR de acordo com o tipo de desligamento. *Asregrasdeelegibilidadeestãodisponíveisem:Portonet>RHOnlineouRHLíder>Relatórios

9 COMO ACESSAR O ELO Você pode acessar o Elo por dois caminhos: pela Portonet (RH Online/Desenvolvimento Pessoal) ou em COMO FAZER O LOGIN 1º acesso Login: coloque o número do seu CPF; Senha: coloque o número do seu CPF e cadastre uma nova senha; Se esquecer a sua senha, clique em Esqueceu a senha para cadastrar uma nova.

10 ETAPADOCICLODOPROGRAMAPLR O ciclo de PLR é formado por três etapas: Contratação dos Objetivos, Revisão dos Objetivos e Cadastro dos Resultados, que acontecem ao mesmo tempo para equipes e gestores. Durante esse processo, o funcionário trabalha em conjunto com o seu gestor para desdobrar os Objetivos do Negócio/Área para os Objetivos Individuais das equipes. O funcionário e o seu gestor combinam e contratam os Objetivos Individuais. O funcionário e o seu gestor avaliam e cadastram os seus Resultados dos Objetivos atingidos no ciclo. O funcionário e o seu gestor podem avaliar o andamento dos Objetivos contratados e, se necessário, podem revisá-los.

11 ETAPA DE CONTRATAÇÃO DE OBJETIVOS O funcionário e o seu gestor combinam e contratam os Objetivos Individuais, conversam sobre como os objetivos e as metas devem ser entregues no ciclo e sobre como as entregas deverão ser feitas. Os Objetivos Institucionais e do Negócio/ Área são o ponto de partida para a definição de Objetivos Individuais dos funcionários, junto com os gestores. Para facilitar a escolha, é possível utilizar a metodologia SMART, que nada mais é do que definir Objetivos que sejam claros e focados em ações; que sejam fáceis de medir; que estejam alinhados entre vocês e com a estratégia do negócio; e que sejam possíveis de serem concretizados em um determinado tempo. Recomendamos que peso dos objetivos seja de, no mínimo, 5%.

12 ETAPA DE CONTRATAÇÃO DOS OBJETIVOS As metas devem estar de acordo com as recomendações de Remuneração: A meta-alvo corresponde a 100% do Objetivo. A meta mínima é um valor a partir de 80% do alvo. A superação é um valor a partir de 100% do alvo. As metas mínima e superação têm valores diferentes do alvo. O funcionário e o seu gestor são responsáveis pelo Contrato de Objetivos, sendo assim, ambos devem acompanhar o contrato até a aprovação final, evitando impactos no pagamento da PLR. Portanto, todos devem ficar atentos aos prazos! O funcionário deve alinhar com o gestor seus Objetivos e cadastrar no sistema. O gestor deve aprovar os Objetivos contratados para validar o contrato para o ciclo. O gestor que tiver funcionários de férias ou afastados tem autonomia para contratar os Objetivos para seus funcionários por meio da função Representar.

13 COMO CADASTRAR SEUS OBJETIVOS NO ELO 1 O primeiro passo é acessar a página de Contrato de Desempenho: 2 Clique no Contrato de Objetivos para acessar a página de cadastro de Objetivos. Assim que inserir todos os Objetivos Individuais no seu Contrato de Objetivos, o funcionário deve envia para seu gestor aprovador dentro do prazo estipulado em comunicação. Fique atento aos prazos!

14 ETAPA DE CONTRATAÇÃO DOS OBJETIVOS 3 5 Insira o nome do seu Objetivo Selecione se seu Objetivo é individual ou coletivo 4 Crie seu objetivo individual Clique aqui para adicionar os objetivos Insira a descrição detalhada do seu Objetivo Se sua área estiver na Biblioteca de Objetivos, basta selecionar a área e o objetivo especifico e os campos serão preenchidos Descrição das metas e Indicadores As metas mínimas, alvo e máxima têm valores diferentes Insira o peso do Objetivo

15 ETAPA DE REVISÃO DOS OBJETIVOS No meio do ano, o funcionário e o seu gestor podem avaliar os resultados, caso haja necessidade de ajustes de rota. Nesse momento é possível revisar os Objetivos. Essa etapa é recomendada, pois é o único momento em que os Objetivos podem ser revisados e alterados na plataforma Elo. O funcionário é responsável por disponibilizar o contrato para a etapa de Revisão dos Objetivos, para registrar as alterações. É necessário disponibilizar o contrato para revisão, se houver alteração. O funcionário fará as alterações necessárias e enviará para aprovação do gestor. O gestor aprovará as alterações realizadas. Fique atento ao prazo para evitar impactos no pagamento da PLR Se não houver alterações, o funcionário deve manter o contrato na etapa Disponibilizar para Revisão. Se enviado para a etapa de Revisão de Objetivos, é necessária, obrigatoriamente, a aprovação do gestor, mesmo que não tenha tido alteração em relação ao contrato inicial.

16 ETAPA DE CADASTRO DOS RESULTADOS DOS OBJETIVOS INDIVIDUAIS No final do ciclo, o funcionário e o seu gestor avaliam os resultados dos Objetivos Individuais atingidos. O funcionário é responsável por cadastrar no Elo os Resultados Finais e o gestor por aprovar os resultados inseridos. O funcionário cadastra os resultados atingidos para os Objetivos Individuais O gestor deve aprovar os resultados inseridos pelo funcionário. O contrato aprovado seguirá para o pagamento da PLR Para cadastrar o Resultado Final do Objetivo, o funcionário precisa usar a mesma unidade de medida da definição de metas (porcentagem, números absolutos). Além disso, o resultado deve ter duas casas decimais e não deve ser arredondado. Exemplos:

17 ETAPA DE CADASTRO DOS RESULTADOS DOS OBJETIVOS INDIVIDUAIS Veja como cadastrar os resultados dos Objetivos Individuais: Para inserir o resultado, clique no lápis para habilitara tela. Insira o resultado final, respeitando a medida contratada inicialmente, evitando pagamentos incorretos.

18 Em caso de dúvidas, escreva para ou ligue para (11)

Perguntas e respostas. Gestão de Desempenho PLR Funcionário

Perguntas e respostas. Gestão de Desempenho PLR Funcionário Gestão de Desempenho PLR Funcionário O programa A PLR é formada por quatro blocos de Objetivos, sendo que cada um deles possui Objetivos específicos. Esses blocos têm um peso diferente na apuração do resultado,

Leia mais

TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ORIENTADOR

TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ORIENTADOR TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ORIENTADOR Sumário 1 Acessar Plataforma Phila... 1 1.1 Autenticação... 2 1.2 Nescon... 3 1.3 Criar conta... 4 1.4 Autenticação Nescon... 7 1.5 Autenticação Unasus... 8 2 Esqueci

Leia mais

Guia de Apoio Avaliação de Performance. Definição e Cadastro de Objetivos. Página 1 de 19

Guia de Apoio Avaliação de Performance. Definição e Cadastro de Objetivos. Página 1 de 19 Guia de Apoio Avaliação de Performance Definição e Cadastro de Objetivos Página 1 de 19 Sumário 1. Avaliação de Performance... 3 2. Definição de Objetivos... 4 3. Metodologia SMART... 4 3.1 Exemplo de

Leia mais

TUTORIAL Módulo de Objetivos

TUTORIAL Módulo de Objetivos TUTORIAL Módulo de Objetivos Versão 1.0 ÍNDICE Finalidade do documento... 3 Acessando o módulo... 3 Selecionando o ciclo de Objetivos... 4 O que são Objetivos / Indicadores... 5 Criando um novo Objetivo...

Leia mais

Módulo Recrutamento Perguntas Frequentes - Gestores

Módulo Recrutamento Perguntas Frequentes - Gestores Módulo Recrutamento Perguntas Frequentes - Gestores Sumário Como acesso a página de Recrutamento?... 3 Minha senha está bloqueada. E agora?... 3 Gostaria de verificar os candidatos que estão participando

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE PAINEL DE BORDO

ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE PAINEL DE BORDO ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE PAINEL DE BORDO 1 SENAC RN Administração Regional do Rio Grande do Norte Título: MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA

Leia mais

1. Para acessar pela primeira vez, insira seu CPF como Login e também como Senha.

1. Para acessar pela primeira vez, insira seu CPF como Login e também como Senha. Guia do Usuário . Para acessar pela primeira vez, insira seu CPF como Login e também como Senha.. Se você já inseriu uma senha e não se recorda, clicando neste link você receberá o lembrete de senha por

Leia mais

GUIA DO CICLO DE GESTÃO DE GENTE

GUIA DO CICLO DE GESTÃO DE GENTE GUIA DO CICLO DE GESTÃO DE GENTE 1/ 14 Índice I. O conceito do Ciclo de Gestão de Gente 1) O que é o Ciclo de Gestão de Gente? 2) Objetivos do Ciclo de Gestão de Gente 3) Como funciona o Ciclo de Gestão

Leia mais

Tutorial de instalação

Tutorial de instalação Tutorial de instalação Índice 1 Efetue seu cadastro 2 23 Confirme seus dados e escolha o modo de pagamento Acesse sua conta no FishMobile 4 Insira os dados de sua Piscicultura 5 Conte como é sua rotina

Leia mais

TUTORIAL PROGRAMA SEGUNDO TEMPO NO MAIS EDUCAÇÃO

TUTORIAL PROGRAMA SEGUNDO TEMPO NO MAIS EDUCAÇÃO Ministério do Esporte Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social TUTORIAL PROGRAMA SEGUNDO TEMPO NO MAIS EDUCAÇÃO Orientações para Cadastro de Coordenadores, Facilitadores e Monitores

Leia mais

PORTAL DE TERCEIROS PRESTADORES DE SERVIÇOS

PORTAL DE TERCEIROS PRESTADORES DE SERVIÇOS PORTAL DE TERCEIROS PRESTADORES DE SERVIÇOS 1. Como Acessar Na internet, acesse o seguinte endereço: www.brf-br.com/terceiros Concluído o Pré-Cadastro, sua empresa poderá acessar o Portal através da senha

Leia mais

Manual de Utilização. Usuários de empresa de recrutamento e pesquisa

Manual de Utilização. Usuários de empresa de recrutamento e pesquisa Manual de Utilização CRQ Usuários de empresa de recrutamento e pesquisa 1 SUMÁRIO 1 Conceitos Gerais... 3 2 Tela Inicial... 4 3 Tela Principal... 6 4 Seção: PROJETOS, GRUPOS, CONSULTAS E INCLUSÕES... 8

Leia mais

Treinamento do Sistema RH1000

Treinamento do Sistema RH1000 Treinamento do Sistema RH1000 = Gestão de Treinamentos = Ohl Braga Desenvolvimento Empresarial Atualizado em 16Out2016 1 Bloco Treinamento Tópico Slide Dinâmica dos treinamentos 4 Áreas de treinamento

Leia mais

Clique aqui para contratar o VS Emissor

Clique aqui para contratar o VS Emissor MANUAL VS EMISSOR Link para acesso 2 Após cadastrar os dados da empresa, acesse aqui Clique aqui para contratar o VS Emissor 1 - Clique aqui para iniciar seu cadastro Clique aqui para contratar o VS Emissor

Leia mais

MANUAL DO INVESTIDOR SISTEMA DE COMPRA E VENDA DE AÇÕES DO GRUPO SERPRAM. HOSPITAL VARGINHA HOSPITAL IMESA

MANUAL DO INVESTIDOR SISTEMA DE COMPRA E VENDA DE AÇÕES DO GRUPO SERPRAM.   HOSPITAL VARGINHA HOSPITAL IMESA MANUAL DO INVESTIDOR SISTEMA DE COMPRA E VENDA DE AÇÕES DO GRUPO SERPRAM HOSPITAL IMESA HOSPITAL VARGINHA O SISTEMA O sistema de compra e venda de ações do Grupo Serpram foi planejado e projetado para

Leia mais

Atualizado em novembro de 2014.

Atualizado em novembro de 2014. Atualizado em novembro de 2014. Sumário Antes de fazer a solicitação de custeio... Como realizar o cadastro no SCNES... Acesso ao sistema Gestor... Acesso ao sistema Cadastrador... Cadastrar proposta de

Leia mais

BAND PAULISTA. Guia de Utilização do Sistema de Envio de Arquivos. Data: 18/09/2018 S.E.A v2.2 Autor: Tecnologia da Informação

BAND PAULISTA. Guia de Utilização do Sistema de Envio de Arquivos. Data: 18/09/2018 S.E.A v2.2 Autor: Tecnologia da Informação Sumário 1. Introdução... 2 2. Padrões dos formatos e codecs.... 3 3. Como recuperar a senha de acesso... 5 4. Como realizar um novo cadastro... 7 5. Como acessar o sistema... 10 6. Como enviar a mídia

Leia mais

Simulação da Avaliação dos objetivos

Simulação da Avaliação dos objetivos Simulação da Avaliação dos objetivos Etapa Equipe Simulação da avaliação Esta etapa da Gestão de Desempenho tem por objetivo possibilitar ao colaborador e ao gestor realizarem uma prévia avaliação dos

Leia mais

Atualizado em janeiro de 2017.

Atualizado em janeiro de 2017. Atualizado em janeiro de 2017. Sumário Antes de fazer a solicitação de custeio... Como realizar o cadastro no SCNES... Acesso ao sistema Gestor... Acesso ao sistema Cadastrador... Cadastrar proposta de

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...

Leia mais

Cadastro de Funcionários Como cadastrar um funcionário

Cadastro de Funcionários Como cadastrar um funcionário Cadastro de Funcionários Como cadastrar um funcionário Selecione a opção Funcionários no menu superior da Intranet, em seguida, Cadastro de Funcionários 1 1 Cadastre as informações do funcionário Preencha

Leia mais

G U I A R Á P I D O. A g o s t o

G U I A R Á P I D O. A g o s t o G U I A R Á P I D O N E S T E G U I A E N S I N A R E M O S E M 6 S I M P L E S P A S S O S A S F U N Ç Õ E S B Á S I C A S D E A C E S S O A O S I S T E M A E O F L U X O D A R E S E R V A M A R Í T I

Leia mais

Tutorial MMR. Escolas

Tutorial MMR. Escolas Tutorial MMR Escolas Este tutorial apresenta o passo a passo para a utilização do módulo MMR (Método de Melhoria de Resultados) para as escolas. Os perfis que possuem acesso a esse módulo na escola são:

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema de Manutenção - Cliente

Manual de Utilização do Sistema de Manutenção - Cliente Pagina 1 Sumário OBJETIVO... 3 ACESSO AO SISTEMA... 3 Passo 1... 3 Passo 2... 3 Passo 3... 3 Passo 4... 3 Passo 5... 3 TELA INICIAL DO SISTEMA... 4 CADASTRO... 6 Condutor... 6 Veículo... 7 Usuário... 8

Leia mais

TUTORIAL PARA CRIAÇÃO DE UM CURRÍCULO NA PLATAFORMA LATTES

TUTORIAL PARA CRIAÇÃO DE UM CURRÍCULO NA PLATAFORMA LATTES TUTORIAL PARA CRIAÇÃO DE UM CURRÍCULO NA PLATAFORMA LATTES 1º PASSO: Abra o seu navegador (Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome...) e acesse o endereço http://lattes.cnpq.br/. Ao acessar o

Leia mais

RPPA. Coordenador. (51)

RPPA. Coordenador. (51) RPPA Coordenador (51) 3330 7771 suporte@qualitin.com 1 Capítulo Página 0 Fazendo seu login 4 0.1 Menu de navegação 9 1 Dashboard 12 2 Monitores 18 3 Agenda 24 4 Histórico 28 5- Análise 37 6 Pendências

Leia mais

Pesquisa Atende Manual do Sistema 2017

Pesquisa Atende Manual do Sistema 2017 Pesquisa Atende Manual do Sistema 2017 SUMÁRIO Introdução: O que é o Pesquisa Atende? Selecione seu Perfil de Acesso: Docente Comissão de Pesquisa Remetente Externo Outras Instâncias de Aprovação (Presidente

Leia mais

Guia de Uso MobileID Renovação de Certificado Digital

Guia de Uso MobileID Renovação de Certificado Digital MobileID Renovação de Certificado Digital Certisign Certificadora Digital Certisign 2017 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. REQUISITOS... 3 4. SOLICITAÇÃO DA RENOVAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL...

Leia mais

Configuração para calcular Rescisão Complementar - tipo de complemento Convenção Coletiva.

Configuração para calcular Rescisão Complementar - tipo de complemento Convenção Coletiva. Configuração para calcular Rescisão Complementar - tipo de complemento Convenção Coletiva. Os dados a seguir foram elaborados para demonstrar a rotina para calcular Rescisão Complementar com o tipo de

Leia mais

Manual de Acesso e Cadastro de Questões

Manual de Acesso e Cadastro de Questões 2016 Manual de Acesso e Cadastro de Questões ORIENTAÇÕES PARA ACESSO E CADASTRO DE QUESTÕES GERÊNCIA DE AVALIAÇÃO E INTELIGÊNCIA ACADÊMICA ÍNDICE 1. Objetivo...3 2. Banco de Questõe s Plataforma Studiare...3

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO FNDE DIRETORIA DE AÇÕES EDUCACIONAIS DIRAE COORDENAÇÃO-GERAL DOS PROGRAMAS DO LIVRO - CGPLI SBS Q.2 Bloco F Edifício FNDE 70.070-929

Leia mais

Inicialmente, faça seu cadastro, depois, use seu CPF e sua Senha para fazer o Login e entrar no sistema quantas vezes quiser.

Inicialmente, faça seu cadastro, depois, use seu CPF e sua Senha para fazer o Login e entrar no sistema quantas vezes quiser. Inicialmente, faça seu cadastro, depois, use seu CPF e sua Senha para fazer o Login e entrar no sistema quantas vezes quiser. Insira aqui o Código de sua empresa, que deverá ser fornecido pelos Gestores

Leia mais

TUTORIAL MRV CORRETOR

TUTORIAL MRV CORRETOR TUTORIAL MRV CORRETOR O MRV Corretor é o sistema de vendas da MRV. Nele é possível realizar cadastro de clientes, efetuar reservas, solicitar análise de crédito e consultar tabelas de vendas. MARÇO/ 2012

Leia mais

MANUAL MERCADO ELETRÔNICO PARA FORNECEDORES BRADESCO. Processo de cadastro e homologação de fornecedores

MANUAL MERCADO ELETRÔNICO PARA FORNECEDORES BRADESCO. Processo de cadastro e homologação de fornecedores MANUAL MERCADO ELETRÔNICO PARA FORNECEDORES BRADESCO Processo de cadastro e homologação de fornecedores INTRODUÇÃO Este manual serve de auxílio para realização do cadastro do fornecedor no Miisy, ferramenta

Leia mais

MANUAL DE USO DO SISTEMA

MANUAL DE USO DO SISTEMA MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS 2019 Sumário 1. Como Acessar o Portal de Chamada Pública... 2 1.1. Onde registrar um novo usuário... 3 1.2. Primeiro Acesso ao Portal... 4

Leia mais

Disseminação da Gestão Estratégica Orientada para Resultados GEOR. Sistema de Informação Gerencial

Disseminação da Gestão Estratégica Orientada para Resultados GEOR. Sistema de Informação Gerencial Disseminação da Gestão Estratégica Orientada para Resultados GEOR Sistema de Informação Gerencial O SIGEOR Parceiros deve ser acessado pelo endereço: www.sebraepr.com.br/nag/ É possível entrar como visitante.

Leia mais

Política de Gente e Gestão - Metas 2014

Política de Gente e Gestão - Metas 2014 Política de Gente e Gestão - Metas 2014 Versão 3.0 1. Política de Metas... 2 2. Definições / Parâmetros... 2 2.1 Objetivos Estratégicos... 2 2.2 Projetos Estratégicos... 2 2.3 Indicadores... 2 2.4 Metas...

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO FNDE DIRETORIA DE AÇÕES EDUCACIONAIS DIRAE COORDENAÇÃO-GERAL DOS PROGRAMAS DO LIVRO - CGPLI SBS Q.2 Bloco F Edifício FNDE 70.070-929

Leia mais

Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES

Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Recebi o convite de Certificação E AGORA? Sua empresa foi convidada a participar do processo de certificação, momento em que deverão

Leia mais

MANUAL TRON CONNECT Contador

MANUAL TRON CONNECT Contador MANUAL TRON CONNECT Contador O Tron Connect, a mais nova solução web da Tron Informática, funciona como um controle gerencial de todos os colaboradores por empresa, totalmente integrado com os sistemas

Leia mais

Porto Alegre Novembro 2016.

Porto Alegre Novembro 2016. Porto Alegre Novembro 2016. 1. Autenticação 2. Sincronização 3. Domicílio 3.1. Cadastro do Domicílio 3.1.1. Recusa de Cadastro do Domicílio 3.2. Atualização do Cadastro do Domicílio 4. Núcleo Familiar

Leia mais

1 Instalar navegador Google Chrome através deste link https://www.google.com/chrome?hl=pt-br (clique)

1 Instalar navegador Google Chrome através deste link https://www.google.com/chrome?hl=pt-br (clique) DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE SÃO VICENTE Núcleo Pedagógico Formação continuada de professores coordenadores TUTORIAL PARA USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS APRENDIDOS NOS DOIS PRIMEIROS ENCONTROS PARA BAIXAR

Leia mais

WOOBA SISTEMAS DE INFORMÁTICA 2011 MANUAL CORPORATE

WOOBA SISTEMAS DE INFORMÁTICA 2011 MANUAL CORPORATE WOOBA SISTEMAS DE INFORMÁTICA 2011 MANUAL CORPORATE Conteúdo INTRODUÇÃO... 4 FLUXO AUTORIZATIVO... 4 PERMISSÕES... 4 CADASTROS... 5 GRUPOS DE CLIENTES... 6 Portal... 6 NOVO CLIENTE... 6 Portal... 6 UNIDADES

Leia mais

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Fevereiro de 2015 Informações gerais sobre o processo de inscrição

Leia mais

Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES

Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Recebi o convite de Certificação E AGORA? Sua empresa foi convidada a participar do processo de certificação, momento em que deverão

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Amapá UNIFAP Núcleo De Tecnologia Da Informação NTI WORDPRESS INSTITUCIONAL UNIFAP MANUAL DE USO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Amapá UNIFAP Núcleo De Tecnologia Da Informação NTI WORDPRESS INSTITUCIONAL UNIFAP MANUAL DE USO WORDPRESS INSTITUCIONAL UNIFAP MANUAL DE USO 2016 INTRODUÇÃO Este manual tem por objetivo ser um guia prático para uso básico de um site no WordPress Institucional UNIFAP. Acompanhar as orientações apresentadas

Leia mais

Manual do Monitor Sistema de Monitorias: SiMon

Manual do Monitor Sistema de Monitorias: SiMon UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Manual do Monitor Sistema de Monitorias: SiMon SiMon é um Sistema para Gerenciamento das Monitorias. Com o propósito de facilitar a navegação no site, disponibilizamos este

Leia mais

Secretaria Especial de Esporte Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social. Tutorial MIMBOÉ PELC e VIDA SAUDÁVEL

Secretaria Especial de Esporte Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social. Tutorial MIMBOÉ PELC e VIDA SAUDÁVEL Secretaria Especial de Esporte Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social Tutorial MIMBOÉ PELC e VIDA SAUDÁVEL SICAPP Sistema de Consulta e Adaptação MIMBOÉ de PPs Jul/2014 2019

Leia mais

Caro usuário, Acesse o endereço: Clique no ícone AUTORIZAÇÃO

Caro usuário, Acesse o endereço:   Clique no ícone AUTORIZAÇÃO Caro usuário, Para complementar as informações referentes à sua solicitação de intervenção em recursos naturais (corte de vegetação nativa ou intervenção em área de preservação permanente); ou ao processo

Leia mais

Manual de Treinamento Módulo: Gestor

Manual de Treinamento Módulo: Gestor Manual de Treinamento 11 Sumário Apresentação... 3 Requisitos... 3 Login... 3 Visão do Gestor...5 Solicitação... 7 Recursos...7 Status... 11 Gerenciamento... 11 Cadastro de Centro de Custo... 12 Alterar

Leia mais

Documentação de Apoio. para alocação de equipe no projeto. Dashboard Corporativo V3

Documentação de Apoio. para alocação de equipe no projeto. Dashboard Corporativo V3 para alocação de equipe no projeto Dashboard Corporativo V3 0140409_Alocação_de_Equipe_no_ - Rev 0.doc Página 1 de 7 17/06/013 Histórico das Alterações Data Descrição Autor 8/04/014 Adicionado combobox

Leia mais

Instruções de Acesso: Eventos Científicos. Departamento de TI da FACTHUS (Atualizado: 22/09/2016)

Instruções de Acesso: Eventos Científicos. Departamento de TI da FACTHUS (Atualizado: 22/09/2016) Instruções de Acesso: Eventos Científicos Primeiro Acesso No primeiro acesso informe os números do CPF e depois selecione a opção Prosseguir Se você for aluno da FACTHUS ao clicar na opção prosseguir preencha

Leia mais

MANUAL DE BOLSO DO PARTICIPANTE VENDEDOR

MANUAL DE BOLSO DO PARTICIPANTE VENDEDOR MANUAL DE BOLSO DO PARTICIPANTE VENDEDOR A HORA DE GANHAR É AGORA, SUPERE AS SUAS METAS DE VENDAS E CONQUISTE MUITOS PRÊMIOS. Preparamos este manual com dicas e informações para você ficar por dentro de

Leia mais

MANUAL DE USO DO SISTEMA

MANUAL DE USO DO SISTEMA MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS 2018 Sumário 1. Como Acessar o Portal de Chamada Pública... 2 1.1. Onde registrar um novo usuário... 3 1.2. Primeiro Acesso ao Portal... 4

Leia mais

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Fevereiro de 2018 Informações gerais sobre o processo de inscrição

Leia mais

A marca que mais respeita você. Primeiro ACESSO

A marca que mais respeita você. Primeiro ACESSO A marca que mais respeita você. Primeiro ACESSO Bem-vindo à VR Benefícios Entendemos a importância deste benefício aos seus funcionários e por isso queremos estar com você neste momento. Utilize este guia

Leia mais

Perfis de Acesso Acesso ao Sistema Consultando uma Disponibilidade Efetuar uma Reserva Efetuar uma Reserva Offline Remarcações Reembolso

Perfis de Acesso Acesso ao Sistema Consultando uma Disponibilidade Efetuar uma Reserva Efetuar uma Reserva Offline Remarcações Reembolso Manual Sistema WTS Índice 1. Perfis de Acesso 2. Acesso ao Sistema 3. Consultando uma Disponibilidade 4. Efetuar uma Reserva 5. Efetuar uma Reserva Offline 6. Remarcações 7. Reembolso 8. Alteração e desbloqueio

Leia mais

#FaçaOBem Guia de Cadastro para Causas

#FaçaOBem Guia de Cadastro para Causas #FaçaOBem Guia de Cadastro para Causas Registro de Usuário Tempo aprox.: 15 minutos Registro e Acesso Ao acessar solarsocial.net clique no botão Login para fazer seu registro e acesso no site Registro

Leia mais

Se você já possui o cadastro, pode consultar as informações a partir do Passo 3.

Se você já possui o cadastro, pode consultar as informações a partir do Passo 3. Caro Participante, A Comissão Organizadora do VIII Congresso Interno coloca à disposição de toda a comunidade Fiocruz o Documento Base para discussão e contribuições. Este documento foi apreciado e aprovado

Leia mais

Como criar usuários do Painel

Como criar usuários do Painel Como alterar a Usuário? - FEC39 Senha do Caminho: Meus Dados>Mudar Senha Referência: FEC39 Versão: 2017.01.16 Como Funciona: Esta tela é utilizada para alterar a senha do usuário logado no Painel administrativo

Leia mais

MANUAL TRON CONNECT Empresário / Gestor

MANUAL TRON CONNECT Empresário / Gestor MANUAL TRON CONNECT Empresário / Gestor O Tron Connect, a mais nova solução web da Tron Informática, funciona como um controle gerencial de todos os colaboradores por empresa, totalmente integrado com

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

TUTORIAL ESPORTE DA ESCOLA

TUTORIAL ESPORTE DA ESCOLA Portal do Projeto PST Brasil em Convênio com o Ministério do Esporte - Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social TUTORIAL ESPORTE DA ESCOLA ORIENTAÇÕES DE CADASTRO: ESCOLA DIRETOR

Leia mais

Caro usuário, Acesse o endereço: Clique no ícone AUTORIZAÇÃO

Caro usuário, Acesse o endereço:   Clique no ícone AUTORIZAÇÃO Caro usuário, Para complementar as informações referentes à sua solicitação de intervenção em recursos naturais (corte de vegetação nativa ou intervenção em área de preservação permanente); ou ao processo

Leia mais

CADASTRO NO PORTAL DO UNISINOS CARREIRAS CURSO BACHARELADO PRESENCIAL ESTÁGIO OBRIGATÓRIO ORIENTAÇÕES PARA O ALUNO:

CADASTRO NO PORTAL DO UNISINOS CARREIRAS CURSO BACHARELADO PRESENCIAL ESTÁGIO OBRIGATÓRIO ORIENTAÇÕES PARA O ALUNO: CADASTRO NO PORTAL DO UNISINOS CARREIRAS CURSO BACHARELADO PRESENCIAL ESTÁGIO OBRIGATÓRIO ORIENTAÇÕES PARA O ALUNO: 1º Aluno: cadastra a proposta de estágio no portal do Unisinos Carreiras. 2º Professor

Leia mais

Introdução Retomar seu cadastro de onde parou Cadastramento de fornecedor Liberação para etapa de documentos Esqueci minha senha

Introdução Retomar seu cadastro de onde parou Cadastramento de fornecedor Liberação para etapa de documentos Esqueci minha senha Sumário 1. Introdução... 1 2. Retomar seu cadastro de onde parou... 1 3. Cadastramento de fornecedor... 1 3.1 Cadastre suas informações para acesso ao portal... 1 3.2 Declaração de leitura do termo de

Leia mais

Instruções para aprovação e funcionamento de Cursos Lato Sensu PRODUÇÃO: CAAPG/PRPG/UFPB

Instruções para aprovação e funcionamento de Cursos Lato Sensu PRODUÇÃO: CAAPG/PRPG/UFPB Instruções para aprovação e funcionamento de Cursos Lato Sensu PRODUÇÃO: CAAPG/PRPG/UFPB Resolução nº 56/1996 do Consepe: Elaboração de um Projeto de Curso Trâmites administrativos aprovação, respectivamente,

Leia mais

Introdução. O gerenciamento das despesas no SelfBooking será forma fácil e prática.

Introdução. O gerenciamento das despesas no SelfBooking será forma fácil e prática. Expense Management Introdução No módulo de Expense Management será possível automatizar o adiantamento da sua viagem, a prestação de contas e reembolsos, o objetivo é reduzir os custos das transações e

Leia mais

Tutorial MIMBOÉ PELC e VIDA SAUDÁVEL

Tutorial MIMBOÉ PELC e VIDA SAUDÁVEL SICAPP Sistema de Consulta e Adaptação MIMBOÉ de PPs Jul/2014 2018 Ministério do Esporte Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social Tutorial MIMBOÉ PELC e VIDA SAUDÁVEL SICAPP Sistema

Leia mais

Tutorial Sistema de Planejamento

Tutorial Sistema de Planejamento Tutorial Sistema de Planejamento Maio/2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Tutorial Sistema

Leia mais

Avaliação de Desenvolvimento e Performance

Avaliação de Desenvolvimento e Performance Avaliação de Desenvolvimento e Performance - 2017 Metas Composição de Metas 2017 (Exceto Executivos de Vendas) Metas x PLR Diretores Gerentes Coordenadores Placar de metas individuais * e corporativas

Leia mais

LYNXDASHBOARD. Manual do usuário

LYNXDASHBOARD. Manual do usuário LYNXDASHBOARD Manual do usuário Sumário ACESSO... 4 CADASTROS... 5 DEPARTAMENTOS... 6 GRUPOS... 7 INDICADORES... 8 Geral... 9 Visualização... 10 Associar a grupos... 11 Indicadores relacionados... 11 Funcionalidades...

Leia mais

Caminho: Cadastros>Vendas>Tabela de Preço Atualizar

Caminho: Cadastros>Vendas>Tabela de Preço Atualizar Como Atualizar Preço? - FS37 Tabela de Sistema: Futura Server Caminho: Cadastros>Vendas>Tabela de Preço Atualizar Referência: FS37 Versão: 2015.5.4 Como Funciona: Esta tela é utilizada para alterar o valor

Leia mais

Manual do Sistema de Inscrições para o 27º SIICUSP. Pró-Reitoria de Pesquisa

Manual do Sistema de Inscrições para o 27º SIICUSP. Pró-Reitoria de Pesquisa Manual do Sistema de Inscrições para o 27º SIICUSP Pró-Reitoria de Pesquisa 2019 1 Sumário 1. Acesso de Aluno I. Acesso de Aluno Externo II. Acesso de Aluno USP III. Inscrição de Trabalho IV. Revisão do

Leia mais

Preencher Formulário de Avaliação do Gestor. Avaliação de Desempenho

Preencher Formulário de Avaliação do Gestor. Avaliação de Desempenho Preencher Formulário de Avaliação do Gestor Sumário 1. Introdução... 3 2. Acessar o Portal... 3 3. Consulta Histórico Avaliação de Competências... 5 4. Preencher formulárioo de avaliação... 6 2 1. Introdução

Leia mais

Universidade Federal do Vale do São Francisco Sistema de Concursos

Universidade Federal do Vale do São Francisco Sistema de Concursos 1 - Introdução O sistema de concursos da UNIVASF é uma ferramenta desenvolvida pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) que permite a inscrição de candidatos às vagas ofertadas pela UNIVASF. O

Leia mais

Atendimento. Acesso ao sistema de atendimento aos setores

Atendimento. Acesso ao sistema de atendimento aos setores Atendimento Acesso ao sistema de atendimento aos setores Acesse o sistema de atendimento pelo endereço: http://atendimento.unip.br/setores/autenticacao. Aparece, então, a página de login do sistema, mostrada

Leia mais

MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO

MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO .Conteúdo... 2 1. Descrição... 3 2. Cadastro no sistema... 3 2.1. Pessoa Jurídica... 3 2.2. Pessoa Física... 5 2.3. Concluir o cadastro... 6 3. Acessar o sistema... 6 3.1.

Leia mais

Obs: O será enviado após a aprovação dos dados pela Escola. Este processo pode levar alguns dias.

Obs: O  será enviado após a aprovação dos dados pela Escola. Este processo pode levar alguns dias. Índice 1. Cadastro...Pág. 2 2. Senha e instalação do aplicativo...pág. 3 3. Acesso ao aplicativo...pág. 4 4. Acionar chamado...pag. 4 5. Autorização de responsáveis...pág. 6 1 1. Cadastro. Para ter acesso

Leia mais

1 O QUE É O AMBIENTE UNIVATES VIRTUAL?

1 O QUE É O AMBIENTE UNIVATES VIRTUAL? MANUAL DO ALUNO Caro aluno, O Univates Virtual é um espaço de estudo e de relacionamento. Através dele você pode trocar ideias com os colegas de curso mesmo não estando na Univates, organizar e realizar

Leia mais

#FaçaOBem Guia de Cadastro para Causas

#FaçaOBem Guia de Cadastro para Causas #FaçaOBem Guia de Cadastro para Causas Registro e Acesso Ao acessar solarsocial.net clique no botão Login para fazer seu registro e acesso no site Registro e Acesso Clique em cadastre-se para se registrar,

Leia mais

PORTAL DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS. Avançar

PORTAL DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS. Avançar PORTAL DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS Seja bem vindo ao nosso portal! Ele foi criado para facilitar suas operações de câmbio, este material te guiará por todas as funções. ACESSE O PORTAL www.santander.com.br/negociosinternacionais

Leia mais

A gamificação que definimos para a nossa plataforma tem 4 elementos principais: Desafios, Missões, Jornadas e Conquistas.

A gamificação que definimos para a nossa plataforma tem 4 elementos principais: Desafios, Missões, Jornadas e Conquistas. Gamificação Para iniciar, é importante começar por uma regra fundamental: gamificação não é jogo! A Gamificação utiliza estratégias de jogos a determinadas atividades para gerar maior engajamento e empatia

Leia mais

Manual do Usuário. Inscrição Online 2017

Manual do Usuário. Inscrição Online 2017 Manual do Usuário Inscrição Online 2017 1 - Para iniciar o processo de Inscrição Online 2017, acesse o portal do Colégio Cruzeiro (www.colegiocruzeiro.g12.br) e selecione a unidade de interesse. 2 No menu

Leia mais

CADASTRO NO PORTAL DO UNISINOS CARREIRAS CURSO LICENCIATURA PRESENCIAL

CADASTRO NO PORTAL DO UNISINOS CARREIRAS CURSO LICENCIATURA PRESENCIAL CADASTRO NO PORTAL DO UNISINOS CARREIRAS CURSO LICENCIATURA PRESENCIAL ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM ESCOLA ESTADUAL ORIENTAÇÕES PARA O ALUNO: 1º Aluno: cadastra a proposta de estágio no portal do Unisinos Carreiras.

Leia mais

CONEXÃO GEQ APLICATIVO DE ATESTADOS E DECLARAÇÕES RH

CONEXÃO GEQ APLICATIVO DE ATESTADOS E DECLARAÇÕES RH CONEXÃO GEQ APLICATIVO DE ATESTADOS E DECLARAÇÕES RH MANUAL DO USUÁRIO ios 1.0 Atualizado em 30/10/2018 Desenvolvimento Web Considerações iniciais O aplicativo existe para facilitar a entrega de atestados

Leia mais

O sistema é acessado pela internet, usando os navegadores Internet Explorer 10+ ou Google Chrome.

O sistema é acessado pela internet, usando os navegadores Internet Explorer 10+ ou Google Chrome. Página 1 Sumário 1. Apresentação... 3 2. Etapas do Processo Seletivo... 3 3. Acesso ao sistema para empresas que possuem cadastro... 3 4. Como Cadastrar uma Empresa... 5 5. Editar Cadastro da Empresa...

Leia mais

Administrador de Usuários Cadastrando o Administrador

Administrador de Usuários Cadastrando o Administrador Administrador de Usuários Cadastrando o Administrador 1º passo acessando o Portal 2º passo realizando o cadastro Acesse o Portal (www.sejaetico.com.br) e clique em Cadastre-se. Clique na opção Criar novo

Leia mais

SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual Módulo do Professor Versão 01

SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual Módulo do Professor Versão 01 Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco Secretaria Executiva de Gestão da Rede Gerência Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO CONTRATANTE V. 26/07/2016

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO CONTRATANTE V. 26/07/2016 MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO CONTRATANTE V. 26/07/2016 ÍNDICE 1. SIGEC HOC APRESENTAÇÃO... 3 2. LOGING NO SISTEMA... 3 2.1. Usuário e Senha... 3 3. ÁREA DE ACESSO... 4 4. CADASTRO... 5 4.1. Fornecedores...

Leia mais

Tutorial Sistema de Planejamento

Tutorial Sistema de Planejamento Tutorial Sistema de Planejamento Elaboração Maio de 2016 Revisão 1 Novembro/2016 Revisão 2 Maio de 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,

Leia mais

1. Cadastro no Office Service. 1.1 Não possui cadastro no Office Service

1. Cadastro no Office Service. 1.1 Não possui cadastro no Office Service Lotes 1. Cadastro no Office Service Para realizar disponibilizar as licenças dos clientes é necessário criar o cadastro no Office Service, nossa Central de Relacionamento, caso já tenha cadastro siga o

Leia mais

Cotação Web. Compatibilidade. Autenticação

Cotação Web. Compatibilidade. Autenticação 1/15 Modulo responsável por fazer a interface entre o fornecedor e a empresa para informar os preços em uma cotação aberta no Intellicash usando a internet. Compatibilidade O é compatível com IE+8, Chrome,

Leia mais

Tutorial. Conselho de Escola

Tutorial. Conselho de Escola Tutorial Conselho de Escola Este tutorial apresenta o passo a passo para a utilização do módulo Conselho de Escola para as escolas. Os perfis que possuem acesso a esse módulo na escola são: Diretor Vice-diretor

Leia mais