UNIP Universidade Paulista. Engenharia Mecatrônica 6/7º Período

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIP Universidade Paulista. Engenharia Mecatrônica 6/7º Período"

Transcrição

1 UNIP Universidade Paulista Engenharia Mecatrônica 6/7º Período Atividades Práticas Supervisionadas (APS) 1º semestre de 2017

2 1 - OBJETIVO Construção de um robô seguidor de linha que deve ser ágil para superar terrenos irregulares (redutores de velocidade), transpor caminhos onde a linha não pode ser reconhecida, desviar de escombros (obstáculos) e subir montanhas (rampas). Essa aplicação se faz necessária para ambientes inóspitos aos humanos. 2 - FORMAÇÃO DE GRUPOS Os grupos deverão ser formados por no máximo 10 alunos. Um integrante de cada grupo ficará responsável pela formação do grupo e postagem do trabalho no sistema da universidade. Não serão permitidos grupos com integrantes de turmas diferentes. 3 - NORMAS DE CONSTRUÇÃO A construção do sistema deverá contemplar os seguintes itens: - Fluxograma de funcionamento - Esquema elétrico composto por um circuito de força e circuito de comando - Plataforma de desenvolvimento Arduino, PIC, Raspberry PI ou similares - Chassi robô com motor e rodas - Sensor de linha SEGUIDOR DE LINHAS Quando o sensor estiver acima da fita isolante, por ela ser preta, não refletirá luz, então com isso podemos afirmar que está sendo detectando a linha preta. Ao detectar que o robô está saindo da linha, acionamos os motores de forma a nunca permitir que saia da linha. Com essa montagem de emissor + receptor, estamos trabalhando com uma lógica binária, ou reflete luz, ou não reflete, ou seja, ou o sensor está na parte branca, ou o sensor está na linha preta.

3 3.2 - SENSOR DE PROXIMIDADE Será necessário utilizar um sensor de proximidade de curta distância para detectar o objeto, e quando o mesmo estiver próximo, o sistema deverá executar uma rotina padrão de desvio do objeto, e posteriormente retornar a rota SENSOR ULTRA-SÔNICO É usado para medir distâncias. A distância do sensor de ultra-som comum de medição é de cerca de 2 cm a 3-5m.

4 3.4 - SENSOR EMISSOR E RECEPTOR INFRAVERMELHO As grandes vantagens do uso do infravermelho estão na sua imunidade à interferências e possibilidade de ser transmitido e recebido com componentes comuns de baixo custo e fácil utilização. Para usar o infravermelho na comunicação de dados ou controle remoto precisamos de um sistema que produza esse tipo de radiação, um circuito modulador, um circuito que receba essa radiação e um circuito que extraia do sinal recebido a informação que ele transporta. Para que esse sistema funcione é preciso observar diversos fatores que podem influir no seu desempenho. Um deles é a própria iluminação ambiente normalmente muito mais potente do que o infravermelho emitido pelo sistema. Além de saturarem os circuitos as fontes de luz externa também podem ser causa de ruídos como no caso das lâmpadas fluorescentes. Nos níveis de ruído podem chegar a 60 db se as lâmpadas forem alimentadas pela rede de 60 Hz.

5 3.5 - LEITOR DE COR O módulo usa o sensor TCS230, que é composto por 64 fotodiodos. Desses 64 fotodiodos, 16 tem filtros para a cor vermelha, 16 para a cor verde, 16 para a cor azul e 16 não tem filtro algum. Distribuídos uniformemente sobre o sensor, esses sensores captam a luminosidade, filtrando as cores, e geram na saída um sinal de onda quadrada com as informações sobre a intensidade das cores vermelho (R = Red), verde (G = Green) e Azul (B = Blue). Os pinos S0 e S1 são colocados em nível alto e então são alternados os estados dos pinos S2 e S3, que determinam qual fotodiodo será ativado. Veja na tabela abaixo as combinações que determinam o tipo de frequência de saída e também o padrão de ativação dos fotodiodos. 4 - DIMENSÕES DO PERCURSO DE PROVA O piso da pista será uma superfície branca lisa, sobre ele haverá linhas pretas para guiarem o caminho do robô, detritos (obstáculos) podem danificar ou impedir o avanço dos robôs, que simulam falhas no caminho (falhas nas linhas pretas). É possível existir na pista de prova, pequenas imperfeições, saliências ou degraus independente do tipo de material utilizado, é tarefa de cada robô lidar da melhor forma possível com os problemas do mundo real.

6 4.1 - TRAJETO DA ARENA PROVA As linhas existirão em toda a extensão da arena, e serão feitas utilizando fita isolante convencional de cor preta. Serão dispostas no chão da área de percurso, podendo existir uma ou mais rampas em um trajeto conhecido pelas equipes somente no dia. Essas linhas representam uma passagem segura e conhecida, e que pode estar obstruídas por obstáculos (redutores de velocidade, com diâmetro e comprimento iguais a de um lápis). As linhas devem ficar distantes pelo menos 150mm das bordas da área de percurso e quando existir rampa essas linhas devem estar centralizadas. As linhas podem fazer curvas grandes, pequenas, curvas em 90, retas, ziguezague, círculos, entre outras formas, não podendo conter angulação menor do que 90. O robô deve seguir pelo caminho indicado, que pode indicar um caminho à direita ou à esquerda. Caminhos diferentes daqueles indicados pela encruzilhada poderão levar a lugar nenhum ou forçar que o robô fique em "looping" na arena. Entretanto, não será considerada FALHA DE PROGRESSO. FALHA DE PROGRESSO será declarada caso o robô perca a linha ou fique travado. Exemplos de disposições da linha no ambiente. A trajetória das linhas não será divulgada previamente em hipótese alguma. Assim, a capacidade do robô seguir um caminho desconhecido faz parte do desafio.

7 5 - OBSTÁCULOS Dentro da área de percurso podem existir obstáculos. Eles são barreiras intransponíveis que forçam o robô a desviar, saindo do caminho traçado pela linha preta durante alguns instantes. Ao desviar de um obstáculo, o robô deve retornar para a linha logo em seguida ao obstáculo desviado para obter sucesso. Não será permitido ao robô seguir por outra linha da arena nem a mesma linha caso ela já tenha mudado de direção após o obstáculo. Caso o robô não consiga retornar à linha, será considerada FALHA DE PROGRESSO, forçando o robô a reiniciar o seu percurso do ponto de partida. Caso haja uma rampa na mesma não haverá obstáculo (incluindo suas plataformas de acesso e final). Os obstáculos possuem tamanhos mínimos e máximos e tem um peso determinado fim de a impedir que os robôs o empurrem quando levemente tocados. Se o robô empurrar ou deslocar algum obstáculo por mais de 1 cm, será considerada FALHA DE PROGRESSO. O obstáculo volta para a posição correta após a FALHA DE PROGRESSO. Abaixo são apresentados os limites máximos e mínimos que um obstáculo pode ter. Seu formato pode ser qualquer um, desde que não ultrapasse os limites. DM 01: Dimensões do protótipo Exemplos de obstáculos que podem ser usados são: Tijolos ou Pedras Caixa de Leite UHT cheia (areia, água, etc) Os obstáculos, como precisam ser contornados, não podem ficar próximos das bordas da arena. Eles só podem ser alocados na região interna, distante 30cm (+/- 2cm) de qualquer borda da arena.

8 Além disso, os obstáculos só podem ser alocados em linhas pretas retas que tenham, pelo menos, 10 cm (+/-1cm) de comprimento reto antes do obstáculo e 10 cm (+/- 1 cm) de comprimento depois do obstáculo. 6 - REDUTORES DE VELOCIDADE Simulam terrenos sinuosos, poderão estar em posição transversal à fita, sendo roliços com diâmetro aproximado de 10mm. Podem ser feitos de madeira roliça (tipo alça roliça de cabide de madeira), lápis, ou outro material apropriado. Sua dimensão transversal é de 150 a 200 mm e devem ser pintados ou cobertos de papel branco (mesma cor do piso). Redutores podem ser alocados na rampa (incluindo as plataformas). Quando existirem. 7 - MARCADOR DE PERCURSO O marcador de percurso é um sinal que marca o ponto de inicio após um erro do robô. Esse marcador pode ser feito de qualquer material como EVA, madeira ou plástico no formato circular com 2 mm a 5 mm de espessura e 30 mm de diâmetro ou no formato de seta. O marcador deverá ser da cor laranja.

9 No início da avaliação, a equipe poderá se achar necessário colocar dois marcadores no percurso. Uma vez que o tempo começou a contar o(s) marcador(es) de percurso não pode(m) ser alterado(s). 8 - OS ROBÔS Devem ser autônomos (sem qualquer interferência humana) e devem ser iniciados manualmente pelos operadores. O uso de controle remoto para controlar manualmente os robôs não é permitido. Os robôs devem ser feitos, programados, desenvolvidos e ajustados apenas pelos alunos. Soluções prontas de robôs completos não serão permitidas. Os alunos precisam pesquisar, projetar e construir seus próprios robôs, usando kits de robótica, placas e componentes eletrônicos, peças avulsas em geral, microcontroladores, entre outros. Antes da revelação da arena (desenho da pista) os robôs serão recolhidos, e ao iniciar a avaliação, os robôs não poderão ser reprogramados pelas equipes. 9 - COMUNICAÇÃO COM O ROBÔ Nenhuma comunicação (via rádio ou não) é permitida. Robôs que tenham aparatos de comunicação via rádio on-board, independente de sua utilização ou não durante a avaliação, serão imediatamente desqualificados. Destaca-se que nenhum tipo de controle remoto é permitido CONSTRUÇÃO DO ROBÔ Qualquer kit de robótica disponível ou robô construído com hardware próprio podem ser utilizados, desde que o robô atenda às especificações a seguir e que o design e construção sejam primariamente e substancialmente fruto do trabalho dos alunos. Qualquer robô ou componente eletrônico completo, comercialmente disponível, que se enquadre na categoria de seguidor de linha será sumariamente desclassificado, caso modificações significativas, tanto em hardware quanto em software, não tenham sido realizadas pelos alunos. O robô pode ter qualquer tamanho. Não há limite de sensores, motores, atuadores ou qualquer outro instrumento dentro do robô. Não são aceitas reclamações sobre a arena por causa do tamanho do robô. Os códigos dos robôs devem ser diferentes, bem como a estrutura e os componentes da montagem dos robôs também devem ser diferentes. Caso sejam identificados robôs (ou programas) que não foram construído pelos alunos, o trabalho será zerado.

10 Essa atividade visa estimular os estudantes a enfrentarem desafios na construção de seus robôs. Os grupos devem construir robôs robustos, velozes e inteligentes que permitam obter o maior número de pontos no menor tempo, enfrentando falhas no caminho, obstáculos e terrenos acidentados. A seguir, serão apresentados os detalhes sobre como se definem as pontuações durante a execução da arena de robôs autônomos inteligentes PONTUAÇÃO Os robôs poderão receber a seguinte pontuação: 05 pontos por desviarem com sucesso de cada obstáculo bloqueando sua passagem (ver seção obstáculos para verificar o que é considerado desviar com sucesso); 02 pontos por ultrapassar cada redutor de velocidade; 10 pontos por seguir o caminho indicado pela marcação sem intersecções; 02 pontos por vencerem adequadamente uma situação de gap na linha; Para cada marcador de percurso que for superado, a equipe receberá a seguinte pontuação: 06 pontos na primeira tentativa 04 pontos na segunda tentativa 02 pontos na terceira tentativa 12 - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ITEM NOTA Trabalho escrito 3,0 Esquema elétrico 2,0 Código fonte 1,0 Design da montagem 1,0 Funcionamento 1,0 Pontuação na pista 2,0

11 13 - TRABALHO ESCRITO O trabalho escrito deve seguir o guia de normatização ABNT da Universidade, que está no site: O trabalho também deve conter os seguintes itens: a) Capa com os nomes, RA e turma dos integrantes; b) Objetivos; c) Desenvolvimento teórico do assunto com revisão bibliográfica; d) Materiais e cálculos utilizados; e) Desenho técnico da base da montagem, esquema elétrico e código fonte comentado; f) Etapas de construção; g) Resultados dos testes preliminares; h) Planilha de custo do projeto; i) Conclusões; j) Referências bibliográficas APRESENTAÇÃO DO TRABALHO ESCRITO NBR 14724: Informação e documentação: Trabalhos acadêmicos Apresentação Os textos devem ser digitados no anverso das folhas, com exceção da folha de rosto cujo verso deve contar com a ficha catalográfica. Recomenda-se que os elementos textuais e pós-textuais sejam digitados no anverso e verso das folhas Formato Papel em branco, formato A4 (21 X 29,7cm) FONTE Fonte (Arial ou Times New Roman) e tamanho 12 para todo trabalho. Fonte (Arial ou Times New Roman) e tamanho 10 para citações com mais de três linhas, notas de roda pé, paginação, legenda e fonte das ilustrações e das tabelas; Fonte (Arial ou Times New Roman) tamanha 12 para (TÍTULO) em maiúsculo e negrito; Fonte (Arial ou Times New Roman) tamanha 12 para (subtítulo) em minúsculo MARGEM Anverso: margem esquerda e superior de 3 cm, direita e inferior 2 cm; Verso: margem direita e superior de 3 cm; esquerda e inferior 2 cm; Recuo de primeira linha do parágrafo: 1,25 cm (1 Tab), a partir da margem esquerda; Recuo de parágrafo para citação com mais de três linhas: 4 cm da margem esquerda;

12 Alinhamento do texto: utilizar a opção Justificado do programa Word; Alinhamento de título e seções: utilizar a opção Alinhar à Esquerda do programa Word; Alinhamento de título sem indicação numérica (RESUMO, ABSTRACT, LISTAS, SUMÁRIO e REFERÊNCIAS): utilizar a opção Centralizado do programa Word ESPAÇAMENTO Espaço Entrelinhas do texto: 1,5 cm O espaço simples é usado em: citações de mais de três linhas, notas de roda pé, referências, resumos, legendas, ficha catalográfica; Os títulos das seções e subtítulos devem começar no anverso na parte superior da margem esquerda da folha e separados do texto por um espaço de 1,5 cm e os subtítulos também devem ser separados do texto por um espaço de 1,5 cm entrelinhas. Títulos que ocupem mais de uma linha, a partir da segunda linha devem ser posicionados abaixo da primeira letra da primeira palavra do título; As referências devem ser separadas entre si por um espaço simples em branco; A Natureza do trabalho, o objetivo, o nome da instituição a que é submetido e a área de concentração devem ser alinhados do meio da folha para a direita em espaço simples e fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, ver exemplo de Folha de rosto PAGINAÇÃO As folhas do trabalho devem ser contadas, sequencialmente, a partir da folha de rosto e numeradas a partir da Introdução. Os números devem ser escritos em algarismos arábicos e alinhados a 2 cm da margem direita e da margem superior APRESENTAÇÃO Apresentação dos trabalhos 03/06/2017, Sábado a partir das 8h Bloco D, na UNIP Goiânia POSTAGEM DO TRABALHO O trabalho escrito deverá ser postado no site: <trabalhosacademicos.unip.br/entrega>, até a data limite, estipulada pela coordenação do curso (a data será publicada pela coordenação no quadro de avisos da engenharia). O arquivo postado no sistema é de inteira responsabilidade do grupo. Portanto, casos de arquivos corrompidos e alunos não vinculados ao trabalho escrito serão reprovados na avaliação SEGURANÇA Todos os alunos envolvidos na construção do sistema de automação deverão utilizar os EPIs pertinentes a montagem e apresentação.

13 ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (APS) DA ENGENHARIA MECATRONICA 6º/7º PERÍODO. FICHA DE AVALIAÇÃO ROBO SEGUIDOR DE LINHA Nº RA NOME ASSINATURA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ITEM NOTA Trabalho escrito Esquema elétrico Código fonte Design da montagem Funcionamento Pontuação na pista PROFESSOR

UNIP Universidade Paulista. Engenharia Mecatrônica 7/8º Período

UNIP Universidade Paulista. Engenharia Mecatrônica 7/8º Período UNIP Universidade Paulista Engenharia Mecatrônica 7/8º Período Atividades Práticas Supervisionadas (APS) 2º semestre de 2016 1 - OBJETIVO A automação de processos na indústria, em sua grande maioria, é

Leia mais

3.1. As linhas existirão em toda a arena, com exceção da última sala.

3.1. As linhas existirão em toda a arena, com exceção da última sala. 1. Introdução Nome da Modalidade: Resgate Número de Robôs por Partida: Um Duração da Partida: 7 minutos 2. O piso das salas será uma superfície branca lisa. 2.1. Este piso representa a área de desastre.

Leia mais

GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA

GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA Segue Faixa 1. DO OBJETIVO GERAL 1.1 O objetivo geral da modalidade Segue Faixa é estimular a inserção de novos alunos em competições de robótica a partir da utilização de conceitos de básicos da eletrônica

Leia mais

Segue Faixa Nível 1 Não Embarcado

Segue Faixa Nível 1 Não Embarcado Segue Faixa Nível 1 Não Embarcado 1. DO OBJETIVO GERAL 1.1 O objetivo geral da modalidade Segue Faixa Nível 1 é estimular a inserção de novos alunos em competições de robótica a partir da utilização de

Leia mais

NÍVEL 2: MODALIDADE CARRINHO SEGUIDOR DE LINHA COM OBSTÁCULOS

NÍVEL 2: MODALIDADE CARRINHO SEGUIDOR DE LINHA COM OBSTÁCULOS NÍVEL 2: MODALIDADE CARRINHO SEGUIDOR DE LINHA COM OBSTÁCULOS 1. Objetivo O desafio caracteriza-se por simular um percurso (linha), para que o carrinho possa superar terrenos (áreas), obstáculos (redutores

Leia mais

Para apresentação de todos os trabalhos acadêmicos, adotamos as recomendações de padronização e formatação contidas na NBR (ABNT, 2005).

Para apresentação de todos os trabalhos acadêmicos, adotamos as recomendações de padronização e formatação contidas na NBR (ABNT, 2005). ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas Para apresentação de todos os trabalhos acadêmicos, adotamos as recomendações de padronização e formatação contidas na NBR 14724 (ABNT, 2005). 1. Papel A digitação

Leia mais

CAPÍTULO I DAS INSCRIÇÕES. CAPÍTULO II DOS COMPONENTES DO 4 o ROBOTEC

CAPÍTULO I DAS INSCRIÇÕES. CAPÍTULO II DOS COMPONENTES DO 4 o ROBOTEC CAPÍTULO I DAS INSCRIÇÕES As inscrições para o Campeonato de robótica educacional devem ser realizadas via formulário e enviadas até o dia 17 de outubro de 2016. CAPÍTULO II DOS COMPONENTES DO 4 o ROBOTEC

Leia mais

GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA

GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA SEGUE FAIXA NÍVEL 2 1. DO OBJETIVO GERAL 1.1 O objetivo geral da modalidade Segue Faixa é estimular a criação de robôs capazes de competir na modalidade prática da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

Leia mais

Engenharia - Ciclo Básico. Orientações

Engenharia - Ciclo Básico. Orientações UNIP Universidade Paulista Engenharia - Ciclo Básico Orientações Atividades Práticas Supervisionadas 2º e 3º semestres. 2019 I OBJETIVO Projetar e construir um protótipo de um carro movido a energia elétrica

Leia mais

UNIP Universidade Paulista. Engenharia Ciclo Básico

UNIP Universidade Paulista. Engenharia Ciclo Básico UNIP Universidade Paulista Engenharia Ciclo Básico Atividades Práticas Supervisionadas (APS) 2015 1 - OBJETIVO Projetar e construir um guindaste hidráulico com seringas, que permita o levantamento e transporte

Leia mais

Engenharia - Ciclo Básico. Orientações. 2º e 3º semestres. 2016

Engenharia - Ciclo Básico. Orientações. 2º e 3º semestres. 2016 UNIP Universidade Paulista Engenharia - Ciclo Básico Orientações Atividades Práticas Supervisionadas 2º e 3º semestres. 2016 I OBJETIVO Projetar e construir um protótipo de um veículo movido a energia

Leia mais

REGRAS GERAIS APRESENTAÇÃO Formato Margem Espacejamento Notas rodapé Indicativos seção ABNT NBR 6024 Paginação

REGRAS GERAIS APRESENTAÇÃO Formato Margem Espacejamento Notas rodapé Indicativos seção ABNT NBR 6024 Paginação ANEXO 01 REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO Formato O texto deverá ser apresentado em papel branco, formato A4 (21 cm x 29,7 cm), digitado no anverso das folhas, com exceção da folha de rosto cujo verso deverá

Leia mais

FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ

FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE CAPA, FOLHA DE ROSTO, SUMÁRIO E FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS PROFª Ma. CLEUSA BERNADETE LARRANHAGAS MAMEDES Araputanga, MT 2017 2

Leia mais

EDITAL 02/2017 REGULAMENTO REGRAS DA COMPETIÇÃO DE ROBÔS SEGUIDORES DE LINHA COM OBSTÁCULOS 1. INTRODUÇÃO

EDITAL 02/2017 REGULAMENTO REGRAS DA COMPETIÇÃO DE ROBÔS SEGUIDORES DE LINHA COM OBSTÁCULOS 1. INTRODUÇÃO EDITAL 02/2017 O CATAI Centro Acadêmico do Curso de Tecnologia em Automação Industrial, com sede no IFCE Campus Juazeiro do Norte, através de seu respectivo presidente, Anderson Aryel, torna público o

Leia mais

Projeto Interdisciplinar

Projeto Interdisciplinar 2 o e 3 o Mecatrônica Integrado 2 o Mecatrônica Subsequente http://www.dmcvg.cefetmg.br Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais CEFET/MG Unidade de Varginha Doc.v1/18 Tema do Projeto Conceito

Leia mais

UNIP Universidade Paulista. Engenharia Ciclo Básico. Atividades Práticas Supervisionadas (APS) 3º/4º Semestre DP e/ou Adaptação

UNIP Universidade Paulista. Engenharia Ciclo Básico. Atividades Práticas Supervisionadas (APS) 3º/4º Semestre DP e/ou Adaptação UNIP Universidade Paulista Engenharia Ciclo Básico Atividades Práticas Supervisionadas (APS) 3º/4º Semestre DP e/ou Adaptação 1 - OBJETIVO Projetar e construir um guindaste hidráulico com seringas, que

Leia mais

ANEXO II REGULAMENTO DA MODALIDADE SEGUE FAIXA

ANEXO II REGULAMENTO DA MODALIDADE SEGUE FAIXA ANEXO II REGULAMENTO DA MODALIDADE SEGUE FAIXA 1. DO OBJETIVO GERAL 1.1. O objetivo geral da modalidade Segue Faixa é estimular a criação de robôs capazes de competir na modalidade prática da Olimpíada

Leia mais

1 Apresentação gráfica Formato do papel: A4 (210 x 297mm); Margens: esquerda e superior: 3cm, direita e inferior: 2cm;

1 Apresentação gráfica Formato do papel: A4 (210 x 297mm); Margens: esquerda e superior: 3cm, direita e inferior: 2cm; Breve orientação para formatação das 6 (seis) primeiras páginas de teses e dissertações, condição obrigatória para que os textos sejam divulgados pela Biblioteca Digital. Em caso de dúvida, consulte o

Leia mais

CRC Competição de Robótica no Corujão

CRC Competição de Robótica no Corujão CRC Competição de Robótica no Corujão A CRC (Competição de Robótica no Corujão) tem como objetivo simular a OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica), para que as esquipes participantes possam se preparar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CULTURA E SOCIEDADE - PGCULT MESTRADO INTERDISCIPLINAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CULTURA E SOCIEDADE - PGCULT MESTRADO INTERDISCIPLINAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CULTURA E SOCIEDADE - PGCULT MESTRADO INTERDISCIPLINAR NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS QUALIFICAÇÃO E DISSERTAÇÃO

Leia mais

Manual de Regras e Instruções. Versão 1.0 Abril de Administração Central Departamento

Manual de Regras e Instruções. Versão 1.0 Abril de Administração Central Departamento Manual de Regras e Instruções Versão 1.0 Abril de 2018 1. Objetivo O Desafio de Robótica Paula Souza caracteriza-se por simular um percurso (linha), para que o carrinho possa superar terrenos (áreas),

Leia mais

21 ANEXO III: DAS DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL DE CURSO 2

21 ANEXO III: DAS DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL DE CURSO 2 21 ANEXO III: DAS DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL DE CURSO 2 O Trabalho Final de Curso (TFC) caracteriza-se pela unicidade e delimitação do tema e pela profundidade do tratamento, e não por

Leia mais

INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO A5 BIBLIOTECA CENTRAL PROF. EURICO BACK

INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO A5 BIBLIOTECA CENTRAL PROF. EURICO BACK INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO A5 BIBLIOTECA CENTRAL PROF. EURICO BACK ESCOPO Especifica os princípios gerais para a elaboração de teses e dissertações, visando apresentação

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO O trabalho deve ser digitado e impresso em papel branco ou reciclado no formato A4. O texto pode ser digitado no anverso e verso das folhas,

Leia mais

NORMAS PARA REDAÇÃO DA MONOGRAFIA

NORMAS PARA REDAÇÃO DA MONOGRAFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CÂMPUS JATAÍ CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA FLORESTAL NORMAS PARA REDAÇÃO DA MONOGRAFIA 1. Formatação geral Os textos devem ser digitados em cor preta, podendo utilizar

Leia mais

NORMAS GERAIS PARA REDAÇÃO DA DISSERTAÇÃO OU TESE

NORMAS GERAIS PARA REDAÇÃO DA DISSERTAÇÃO OU TESE NORMAS GERAIS PARA REDAÇÃO DA DISSERTAÇÃO OU TESE O PPGO admite que as dissertações e teses sejam apresentadas nas modalidades clássica, artigo ou mista. A modalidade clássica refere-se à estrutura de

Leia mais

DIRETRIZES PARA A APRESENTAÇÃO DO TGI Guia para consulta rápida. Escola de Engenharia

DIRETRIZES PARA A APRESENTAÇÃO DO TGI Guia para consulta rápida. Escola de Engenharia DIRETRIZES PARA A APRESENTAÇÃO DO TGI Guia para consulta rápida Escola de Engenharia Bibliografia Básica: UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Apresentação de Trabalhos Acadêmicos: guia para alunos da

Leia mais

NBR 14724:2011 INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - TRABALHOS ACADÊMICOS - APRESENTAÇÃO BIBLIOTECA CENTRAL PROF. EURICO BACK

NBR 14724:2011 INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - TRABALHOS ACADÊMICOS - APRESENTAÇÃO BIBLIOTECA CENTRAL PROF. EURICO BACK NBR 14724:2011 INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - TRABALHOS ACADÊMICOS - APRESENTAÇÃO BIBLIOTECA CENTRAL PROF. EURICO BACK ESCOPO Especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses,

Leia mais

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS. A ABNT NBR 14724:2011 estabelece algumas regras para a apresentação gráfica de um trabalho.

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS. A ABNT NBR 14724:2011 estabelece algumas regras para a apresentação gráfica de um trabalho. REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS A ABNT NBR 14724:2011 estabelece algumas regras para a apresentação gráfica de um trabalho. PAPEL MARGENS FONTE TEXTO TÍTULO DAS SEÇÕES TÍTULO DAS

Leia mais

MESTRADO EM CIÊNCIAS MÉDICAS

MESTRADO EM CIÊNCIAS MÉDICAS FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ UNIVERSIDADE DE FORTALEZA ENSINANDO E APRENDENDO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS MÉDICAS MESTRADO EM CIÊNCIAS MÉDICAS MANUAL FORMATAÇÃO DA DISSERTAÇÃO Fortaleza Ceará 2017

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Sistema integrado de Bibliotecas SIBI/PUCPR. Normalização de Trabalhos Acadêmicos. Formatação Word 2003

Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Sistema integrado de Bibliotecas SIBI/PUCPR. Normalização de Trabalhos Acadêmicos. Formatação Word 2003 Pontifícia Universidade Católica do Paraná Sistema integrado de Bibliotecas SIBI/PUCPR Normalização de Trabalhos Acadêmicos Formatação Word 2003 FONTE Utiliza-se folha branca, de formato A4 (210 X 297

Leia mais

Orientações para DP s do 3 º

Orientações para DP s do 3 º UNIP Universidade Paulista Engenharias Ciclo Básico - APS Orientações para DP s do 3 º Semestres TEMA PROPOSTA DO TRABALHO APRESENTAÇÃO DO TRABALHO 3º SEMESTRES ENGENHARIAS CICLO BÁSICO I. TEMA GERAL:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO AMAZÔNICO EM ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NOME DO AUTOR (FONTE 12 CAIXA ALTA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO AMAZÔNICO EM ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NOME DO AUTOR (FONTE 12 CAIXA ALTA) UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO AMAZÔNICO EM ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NOME DO AUTOR (FONTE 12 CAIXA ALTA) TÍTULO DO TRABALHO (FONTE 12 CAIXA ALTA - NEGRITO) Subtítulo

Leia mais

FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS FUPAC REDE DE BIBLIOTECAS PAULO HENRIQUE MARQUES

FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS FUPAC REDE DE BIBLIOTECAS PAULO HENRIQUE MARQUES FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS FUPAC REDE DE BIBLIOTECAS PAULO HENRIQUE MARQUES TUTORIAL: FORMATANDO UM TRABALHO CIENTÍFICO NO WORD CONFORME A ABNT NBR 14724:2011 GOVERNADOR VALADARES 2017 SUMÁRIO

Leia mais

Redação Científica. Normas Brasileiras de Referência (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para trabalhos científicos

Redação Científica. Normas Brasileiras de Referência (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para trabalhos científicos Redação Científica Normas Brasileiras de Referência (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para trabalhos científicos Informação e documentação Trabalhos acadêmicos Apresentação Terceira

Leia mais

A estrutura básica para a elaboração de um Artigo Científico corresponde aos:

A estrutura básica para a elaboração de um Artigo Científico corresponde aos: O ARTIGO CIENTÍFICO Um artigo científico corresponde ao relato sobre as análises realizadas a respeito de um determinado tema e deve trazer dados e informações atuais. Apresenta-se como resultado de pesquisa,

Leia mais

Regras Robô Resgate Versão 1.0 de 04/08/2018 Este documento foi baseado nas regras da Olimpíada Brasileira de Robótica OBR

Regras Robô Resgate Versão 1.0 de 04/08/2018 Este documento foi baseado nas regras da Olimpíada Brasileira de Robótica OBR INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE ROBOBASE "O torneio de robótica da ERBASE" Regras Robô Resgate Versão 1.0 de 04/08/2018 Este documento foi baseado nas regras da Olimpíada Brasileira de Robótica OBR Autor:

Leia mais

MANUAL DE FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

MANUAL DE FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS MANUAL DE FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Elaborado por: Carmen Torresan Atualizado por: Andreza A. de Oliveira MARINGÁ 2018 Bibliotecária / CRB9 n o 629 Mestre em Educação. Bibliotecária / CRB9 n o

Leia mais

PROJETO GRÁFICO. Formato Os textos devem ser apresentados em papel branco ou reciclado, formato A4 (21cm X 29,7cm).

PROJETO GRÁFICO. Formato Os textos devem ser apresentados em papel branco ou reciclado, formato A4 (21cm X 29,7cm). 1 PROJETO GRÁFICO O projeto gráfico segue os padrões da NBR 14724 da ABNT - Informação e documentação Trabalhos acadêmicos Apresentação. Consiste na apresentação gráfica do trabalho acadêmico e é de responsabilidade

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO O estágio curricular no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) é compreendido como ato educativo escolar supervisionado,

Leia mais

MANUAL ARTIGO CIENTÍFICO

MANUAL ARTIGO CIENTÍFICO FACULDADE DOM LUIZ DE ORLEANS E BRAGANÇA COORDENAÇÃO GERAL DOS CURSOS MANUAL ARTIGO CIENTÍFICO Ribeira do Pombal - BA ARTIGO CIENTÍFICO O artigo pode ser definido como discussão de temáticas científicas

Leia mais

TCC FORMATAÇÃO. Gesiane Rebouças

TCC FORMATAÇÃO. Gesiane Rebouças TCC FORMATAÇÃO Gesiane Rebouças gesianereboucas@gmail.com ESTRUTURA DE TRABALHOS ACADÊMICOS MONOGRAFIA PARTE EXTERNA - Capa - Lombada*** PARTE INTERNA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS - Folha de rosto - Ficha catalográfica

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DIAGRAMAÇÃO. Gesiane Rebouças

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DIAGRAMAÇÃO. Gesiane Rebouças TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DIAGRAMAÇÃO Gesiane Rebouças gesianereboucas@gmail.com ESTRUTURA DE TRABALHOS ACADÊMICOS MONOGRAFIA PARTE EXTERNA - Capa - Lombada*** PARTE INTERNA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

Leia mais

Pós-Graduação em Engenharia de Materiais - POSMAT

Pós-Graduação em Engenharia de Materiais - POSMAT CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Pós-Graduação em Engenharia de Materiais - POSMAT NORMAS DOS TRABALHOS ESCRITOS baseados na ABNT 14724, de17 de março de 2011. FORMATAÇÃO I. Deve-se

Leia mais

REGULAMENTO DO CAMPEONATO DE ROBÓTICA DA BSIDES VITÓRIA

REGULAMENTO DO CAMPEONATO DE ROBÓTICA DA BSIDES VITÓRIA REGULAMENTO DO CAMPEONATO DE ROBÓTICA DA BSIDES VITÓRIA 1. OBJETIVO DO COMPETIÇÃO A missão da competição caracteriza-se por simular um ambiente real de desastre onde a navegação por esse ambiente precisa

Leia mais

Normas para redação e apresentação de Teses e Dissertações

Normas para redação e apresentação de Teses e Dissertações MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI DIAMANTINA - MINAS GERAIS ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº. 11-CONSEPE, DE 16 DE MAIO DE 2008. Normas para redação e apresentação de

Leia mais

ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 15 CONSEPE, DE 21 DE MAIO DE NORMAS PARA REDAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 15 CONSEPE, DE 21 DE MAIO DE NORMAS PARA REDAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 15 CONSEPE, DE 21 DE MAIO DE 2010. NORMAS PARA REDAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Trabalhos acadêmicos: trabalho de conclusão de curso (TCC), trabalho de graduação interdisciplinar

Leia mais

MANUAL DE NORMALIZAÇÃO DE ARTIGO ACADÊMICO

MANUAL DE NORMALIZAÇÃO DE ARTIGO ACADÊMICO MANUAL DE NORMALIZAÇÃO DE ARTIGO ACADÊMICO Elaborado por: Carmen Torresan Atualizado por: Andreza A. de Oliveira MARINGÁ 2018 Bibliotecária / CRB9 n o 629 Mestre em Educação. Bibliotecária / CRB9 n o 1816

Leia mais

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT ANA LUCIO MAURO BRAGA MACHADO

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT ANA LUCIO MAURO BRAGA MACHADO INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT ANA LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA A ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE ESTÁGIO A SER APRESENTADO COMO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PONTA GROSSA 2016 LUCIO MAURO BRAGA

Leia mais

Os trabalhos acadêmicos devem ser elaborados conforme os itens 2.1 a 2.9.

Os trabalhos acadêmicos devem ser elaborados conforme os itens 2.1 a 2.9. 2 REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO (NBR-14724) Os trabalhos acadêmicos devem ser elaborados conforme os itens 2.1 a 2.9. 2.1 Formato Os textos devem ser apresentados em papel branco, formato A4, digitados

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO Instruções para a confecção e apresentação de relatório de estágio para os discentes do curso de graduação em Engenharia Mecatrônica da da Universidade Federal de Uberlândia.

Leia mais

Regulamento I Torneio de robótica do CEAR RoboPET Prova de Circuitos Prova de Sprint

Regulamento I Torneio de robótica do CEAR RoboPET Prova de Circuitos Prova de Sprint Regulamento I Torneio de robótica do CEAR RoboPET Prova de Circuitos Prova de Sprint Prova de Circuitos 1 Arena e ambiente A arena utilizada na Prova de Circuitos é uma versão simplificada da tarefa de

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES. Gabriel Soares de Vasconcelos

INFORMÁTICA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES. Gabriel Soares de Vasconcelos INFORMÁTICA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES Roteiro Redação de textos ABNT Editores de textos MS Word Configuração ABNT no MS Word Redação de textos Definição É todo ato normativo e toda comunicação através da

Leia mais

NORMAS PARA TRABALHO DE PESQUISA

NORMAS PARA TRABALHO DE PESQUISA NORMAS PARA TRABALHO DE PESQUISA Os trabalhos acadêmicos serão Capa; Folha de rosto; Introdução; Desenvolvimento Conclusão; Bibliografia. constituídos de: Capa Considerada proteção externa, a capa, deve

Leia mais

Regras Robô seguidor de linha (followline) Versão 3.0 de 02/06/2018 Este documento foi baseado nas regras da Recôncavo Robot Challenge 2017

Regras Robô seguidor de linha (followline) Versão 3.0 de 02/06/2018 Este documento foi baseado nas regras da Recôncavo Robot Challenge 2017 INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE ROBOBASE "O torneio de robótica da ERBASE" Regras Robô seguidor de linha (followline) Versão 3.0 de 02/06/2018 Este documento foi baseado nas regras da Recôncavo Robot Challenge

Leia mais

Regulamento da Olimpíada Mogiana de Robótica (OMR) Categoria Seguidor de Linha

Regulamento da Olimpíada Mogiana de Robótica (OMR) Categoria Seguidor de Linha Regulamento da Olimpíada Mogiana de Robótica (OMR) Categoria Seguidor de Linha Este regulamento foi extraído do documento Regras e Instruções Provas Regionais/Estaduais Modalidade Prática v2 Maio/2017

Leia mais

Margem superior 3 cm

Margem superior 3 cm Margem superior 3 cm Configuração da página: Papel A4 Tipo de Fonte: Times New Roman - TNR Tamanho da fonte: 12 (com algumas exceções) Elemento textual Espaçamento entre linhas 1,5 cm (com algumas exceções)

Leia mais

EDITAL 01/2017 REGULAMENTO REGRAS DA COMPETIÇÃO LABIRINTO

EDITAL 01/2017 REGULAMENTO REGRAS DA COMPETIÇÃO LABIRINTO EDITAL 01/2017 II SETAI O CATAI Centro Acadêmico do Curso de Tecnologia em Automação Industrial, com sede no IFCE Campus Juazeiro do Norte, através de seu respectivo presidente, Anderson Aryel, torna público

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC 1 ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC 1 Estrutura de apresentação 1.1 Pré-textuais Capa (obrigatório) Lombada (obrigatório) Folha de rosto (obrigatório) Folha de aprovação

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROEnG Nº 01/07

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROEnG Nº 01/07 INSTRUÇÃO NORMATIVA PROEnG Nº 01/07 Dispõe sobre normas complementares ao referencial metodológico da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT. A do Centro Universitário de Brusque Unifebe, no uso

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA DE MESTRADO

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA DE MESTRADO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA DE

Leia mais

ESCOLHA SUA REALIDADE!

ESCOLHA SUA REALIDADE! ESCOLHA SUA REALIDADE! X TCC SEM DRAMA (Material Complementar e de Reforço) Por: Amilton Quintela Breno Halabi Diego Gonçalves Gisele Sathler Jeanine Águia SUMÁRIO 1 CONFIGURAÇÃO DE PÁGINAS... 3 1.1 Trabalhos

Leia mais

FKB Biblioteca Padre Lambert Prins Tutorial de formatação MS-Word Agary Veiga Graf CRB/8-3809

FKB Biblioteca Padre Lambert Prins Tutorial de formatação MS-Word Agary Veiga Graf CRB/8-3809 1 2 INTRODUÇÃO Tutorial é um programa ou texto, contendo ou não imagens, que ensina passo a passo, didaticamente, como um aplicativo funciona. Regra geral, a maioria dos educandos já conhece o Microsoft

Leia mais

NORMATIZAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

NORMATIZAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS NORMATIZAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS 1. ARTIGO CIENTÍFICO A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) conceitua artigo científico como Parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta

Leia mais

ILMA APARECIDA FLORIANO SERRANTE BIBLIOTECÁRIA - CRB /04

ILMA APARECIDA FLORIANO SERRANTE BIBLIOTECÁRIA - CRB /04 ILMA APARECIDA FLORIANO SERRANTE BIBLIOTECÁRIA - CRB-9 1451/04 GUIA DE NORMAS BÁSICAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS E CAPA INSTITUCIONALIZADA - FAP APUCARANA 2006 1 APRESENTAÇÃO FORMAL 1.1

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS (COM BASE NA ABNT-NBR e REGIMENTO GERAL DO PMBqBM)

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS (COM BASE NA ABNT-NBR e REGIMENTO GERAL DO PMBqBM) UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA Campus DE VITÓRIA DA CONQUISTA PROGRAMA MULTICÊNTRICO EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR GUIA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS (COM BASE NA ABNT-NBR 14724

Leia mais

Apresentação de citações em documentos. Numeração progressiva das seções de documento. Apresentação de trabalhos acadêmicos

Apresentação de citações em documentos. Numeração progressiva das seções de documento. Apresentação de trabalhos acadêmicos ESTRUTURAÇÃO DAS DISSERTAÇÕES DO MESTRADO EM SAÚDE E MEIO AMBIENTE Fevereiro/2013 O presente guia tem como objetivo fornecer orientações para a estruturação das dissertações e teses do Mestrado em Saúde

Leia mais

NORMAS DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DO ESTÁGIO

NORMAS DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DO ESTÁGIO NORMAS DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DO ESTÁGIO O relatório de actividades será essencialmente um relatório de actividades desenvolvidas no local de estágio. Este relatório deverá conter os

Leia mais

2 Qualquer outro participante que não se enquadre nas condições estabelecidas no item 1 deverá ser inscrito na categoria Pro;

2 Qualquer outro participante que não se enquadre nas condições estabelecidas no item 1 deverá ser inscrito na categoria Pro; Introdução Nome da Modalidade: Seguidor de Linha RW Número de Robôs por Partida: Um Duração da Partida: 3 minutos Classes Disponíveis: Pro e Junior Dimensões máximas dos Robôs: 250x250x200mm Especificações

Leia mais

COMÉRCIO EXTERIOR PIM III. Projeto Integrado Multidisciplinar

COMÉRCIO EXTERIOR PIM III. Projeto Integrado Multidisciplinar COMÉRCIO EXTERIOR PIM III Projeto Integrado Multidisciplinar 1 PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: Elaborar um estudo acerca do plano de negócios utilizado pela empresa, focando a consonância

Leia mais

REGRAS: SEGUIDOR DE LINHA Este documento foi baseado nas regras da ROBOCORE

REGRAS: SEGUIDOR DE LINHA Este documento foi baseado nas regras da ROBOCORE REGRAS: SEGUIDOR DE LINHA Este documento foi baseado nas regras da ROBOCORE REALIZAÇÃO 1.1 Introdução O objetivo deste documento é apresentar as regras para a competição de seguidor de linha. Vence o competidor

Leia mais

Técnicas de Pesquisa

Técnicas de Pesquisa Técnicas de Pesquisa Aula 04 Formatação (Normas ABNT) Katia A. G. de Azevedo Vanessa Rolnik Artioli 2º. Semestre 2012 Curso: Matemática Aplicada a Negócios Formatação ABNT NBR 14724 Princípios gerais para

Leia mais

Regras Desafio Inteligente - Junior Temporada 2016

Regras Desafio Inteligente - Junior Temporada 2016 Regras Desafio Inteligente - Junior Temporada 2016 Documento Revisado 29/02/2016 18:11 1. Introdução 03 2. Especificações dos Participantes 03 3. Especificações dos Robôs 03 4. O Ambiente 04 5. A Partida

Leia mais

Pós-Graduação Ciências da Saúde da Universidade de Caxias do Sul. Summário

Pós-Graduação Ciências da Saúde da Universidade de Caxias do Sul. Summário 1 Pós-Graduação Ciências da Saúde da Universidade de Caxias do Sul Summário 1 Apresentação Física das Dissertações e Teses 2 1.1 Tamanho do Papel 2 2 Fonte 2 3 Numeração Progressiva 3 4 Espaçamento, Parágrafos

Leia mais

CURSO DE... Letra maiúscula, fonte Times ou Arial, tamanho 12, negrito. NOME DO AUTOR Letra maiúscula, fonte Times ou Arial, tamanho 12, negrito

CURSO DE... Letra maiúscula, fonte Times ou Arial, tamanho 12, negrito. NOME DO AUTOR Letra maiúscula, fonte Times ou Arial, tamanho 12, negrito CURSO DE... NOME DO AUTOR TÍTULO: SUBTÍTULO MARINGÁ ANO NOME DO AUTOR TÍTULO: SUBTÍTULO Recuo de 7 cm, fonte 12, espaço simples Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Metropolitana de Maringá

Leia mais

Noções de Word versão 2010 para Trabalhos Acadêmicos

Noções de Word versão 2010 para Trabalhos Acadêmicos Noções de Word versão 2010 para Trabalhos Acadêmicos Elaborado pela Biblioteca Universitária Objetivo Apresentar noções do uso do word de acordo com as orientações do documento Trabalhos acadêmicos na

Leia mais

GESTÃO EMPRESARIAL. PIM IV Projeto Integrado Multidisciplinar

GESTÃO EMPRESARIAL. PIM IV Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO EMPRESARIAL PIM IV Projeto Integrado Multidisciplinar 1 PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: Propor a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas do semestre na estratégia de

Leia mais

Monte sua equipe e venha aprender mais!

Monte sua equipe e venha aprender mais! REGRAS Uma competição onde o mais importante é aprender! Aprender para aplicar. O Torneio Paulista de Robótica (TPR), é uma realização independente, que visa a preparação das equipes parceiras para a fase

Leia mais

Regras Robô seguidor de linha (followline) Versão 1.0 de 07/2017 Este documento foi baseado nas regras da ROBOCORE Winter Challenge XIII

Regras Robô seguidor de linha (followline) Versão 1.0 de 07/2017 Este documento foi baseado nas regras da ROBOCORE Winter Challenge XIII UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS Ramo estudantil IEEE UFRB Capítulo RAS "Robotics and Automation Society" RRC - Recôncavo Robot Challenge "O desafio de

Leia mais

Elementos pré-textuais Antecedem o texto, trazendo informações que identificam o trabalho, na seqüência a seguir:

Elementos pré-textuais Antecedem o texto, trazendo informações que identificam o trabalho, na seqüência a seguir: Regras para Exame de Qualificação - Mestrado e Doutorado Estrutura do trabalho acadêmico O trabalho acadêmico está estruturado em elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais. Alguns

Leia mais

MANUAL PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE ENGENHARIA

MANUAL PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE ENGENHARIA FACULDADE PRAIA GRANDE PROF. EUGENIO GALLO NETO MANUAL PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE ENGENHARIA Praia Grande 2018 1 MANUAL PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL. Coordenação Pedagógica

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL. Coordenação Pedagógica ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL Coordenação Pedagógica INFORMAÇÕES INICIAIS Atividade final: o que é? Documento que apresenta o resultado de estudo sobre um tema específico; Tipo de atividade:

Leia mais

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Orientação em normalização documentária APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Seção Técnica de Referência e Atendimento ao Usuário e Documentação bibl-refere@marilia.unesp.br Supervisão: Elizabete C. S.

Leia mais

GESTÃO HOSPITALAR PIM III. Projeto Integrado Multidisciplinar

GESTÃO HOSPITALAR PIM III. Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO HOSPITALAR PIM III Projeto Integrado Multidisciplinar 1 PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: Propor um plano de negócios para a empresa hospitalar escolhida, tendo como base a gestão de

Leia mais

FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIATUBA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA GRADUAÇÃO EM DIREITO TÍTULO DO TRABALHO NOME DO AUTOR

FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIATUBA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA GRADUAÇÃO EM DIREITO TÍTULO DO TRABALHO NOME DO AUTOR FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIATUBA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA GRADUAÇÃO EM DIREITO (fonte 12, negrito, caixa alta, alinhado ao centro, espaçamento de linhas 1,0. O título

Leia mais

MARKETING PIM IV. Projeto Integrado Multidisciplinar

MARKETING PIM IV. Projeto Integrado Multidisciplinar MARKETING PIM IV Projeto Integrado Multidisciplinar 1 PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: Propor a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas do semestre na estratégia de negócios

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS ESCOLA DE AGRONOMIA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS ESCOLA DE AGRONOMIA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS ESCOLA DE AGRONOMIA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS Goiânia, GO Março/2015

Leia mais

TÍTULO DO ARTIGO E SUBTÍTULO EM ARIAL 12 NEGRITO Este artigo deve apresentar limite mínimo 10 e máximo de 25 páginas. RESUMO

TÍTULO DO ARTIGO E SUBTÍTULO EM ARIAL 12 NEGRITO Este artigo deve apresentar limite mínimo 10 e máximo de 25 páginas. RESUMO Revisado em 13/07/2012 TÍTULO DO ARTIGO E SUBTÍTULO EM ARIAL 12 NEGRITO Este artigo deve apresentar limite mínimo 10 e máximo de 25 páginas. Nome completo do autor 1 em arial 10 caixa baixa 1 Nome completo

Leia mais

ROBÔ SEGUIDOR DE LINHA - REGRAS GERAIS

ROBÔ SEGUIDOR DE LINHA - REGRAS GERAIS ROBÔ SEGUIDOR DE LINHA - REGRAS GERAIS Introdução Nesta primeira edição da competição, propomos aos participantes um desafio envolvendo um caminho definido por uma linha preta sinuosa, objetivando a demonstração

Leia mais

TRABALHOS ACADÊMICOS - NBR ABRIL

TRABALHOS ACADÊMICOS - NBR ABRIL TRABALHOS ACADÊMICOS - NBR 14724 - ABRIL 2011 1 Para a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a estrutura de tese, dissertação ou trabalho acadêmico compreende: parte externa e parte interna.

Leia mais

Noções de Word versão 2007 para Trabalhos Acadêmicos. Elaborado pela Biblioteca Universitária

Noções de Word versão 2007 para Trabalhos Acadêmicos. Elaborado pela Biblioteca Universitária Noções de Word versão 2007 para Trabalhos Acadêmicos Elaborado pela Biblioteca Universitária Objetivo Dar noções do uso do word de acordo com as orientações do documento Trabalhos acadêmicos na UNISUL

Leia mais

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos contato@suptecinfo.com.br SUMÁRIO Iniciando o Word... 1 Conhecendo a Ferramenta... 1 Menu Layout da Página... 2 Capa... 3 Folha

Leia mais

COLEGIADO PLENO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (MESTRADO PROFISSIONAL)

COLEGIADO PLENO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (MESTRADO PROFISSIONAL) COLEGIADO PLENO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (MESTRADO PROFISSIONAL) RESOLUÇÃO n.03/2015 /COLEGIADO PLENO do PGSCol Aprova elementos mínimos a constar na elaboração do Projeto de Qualificação

Leia mais

NORMAS PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO

NORMAS PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Instituto de Tecnologia Departamento de Tecnologia de Alimentos Curso de Engenharia de Alimentos IT 226 Estágio Supervisionado NORMAS PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO

Leia mais

NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS COMPLETOS PARA A III JORNADA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAL-MG

NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS COMPLETOS PARA A III JORNADA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAL-MG NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS COMPLETOS PARA A III JORNADA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAL-MG A III Jornada de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), que acontecerá nos dias 03

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIA ANIMAL

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIA ANIMAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - REGIONAL JATAÍ UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIA ANIMAL Guia para Redação Técnico-Científica

Leia mais

TURISMO. PIM IV Projeto Integrado Multidisciplinar

TURISMO. PIM IV Projeto Integrado Multidisciplinar TURISMO PIM IV Projeto Integrado Multidisciplinar 1 PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: Propor a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas do semestre na estratégia de negócios da

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS ESCOLA DE AGRONOMIA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS ESCOLA DE AGRONOMIA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS ESCOLA DE AGRONOMIA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS Goiânia, GO Março/2015

Leia mais