A COISIFICAÇÃO DO ESCRAVO. Vítor Nazareno da Mata Martins * Danilson Jorge Coelho Cordovil ** Dawdson Soares Cangussu *** Maurício Sousa Silva ****

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A COISIFICAÇÃO DO ESCRAVO. Vítor Nazareno da Mata Martins * Danilson Jorge Coelho Cordovil ** Dawdson Soares Cangussu *** Maurício Sousa Silva ****"

Transcrição

1 A COISIFICAÇÃO DO ESCRAVO Vítor Nazareno da Mata Martins * Danilson Jorge Coelho Cordovil ** Dawdson Soares Cangussu *** Maurício Sousa Silva **** No início da década de 60, surge na chamada Escola Paulista, formada por Florestan Fernandes, Fernando Henrique Cardoso, Octavio Ianni, Emília Viotti da Costa e outros, uma revisão no tema escravidão com a finalidade de debater e combater o mito da democracia racial defendido por Gilberto Freyre em obras como Casa Grande & Senzala e Sobrados e Mucambos, onde esse ressaltava a existência de relações doces e benevolentes entre senhores e escravos. Esses pensadores da Escola Paulista, que questionaram e denunciaram os horrores da escravidão, concluíram que as condições extremamente duras da vida sob o cativeiro haviam destituído os negros das habilidades necessárias para serem bem sucedidos na vida em liberdade. As condições desfavoráveis da vida em cativeiro teriam retirado dos escravos da capacidade de pensar o seu modo de vida fora do modelo de organização político-social, econômica, jurídica e ideológica instituída pela vontade do senhor de escravo, ocorrendo assim, uma coisificação social, no sentido de que a violência exercida pelo sistema escravista chegava a fazer com que os negros concebessem a si mesmos como não-homens, como criaturas inferiores, como coisas, daí a denominação teoria do escravo-coisa. Partindo deste referencial, da concepção do escravo como coisa, como agente passivo na sociedade escravista, desenvolvida pela historiografia dos anos 60, aprofundar-se-á a discussão utilizando para isso os argumentos de uma historiografia mais recente baseada na obra Visões da Liberdade de Sidney Chalhoub, onde este tenta mostrar os escravos como agentes ativos através de uma organização escrava contrapondo o trabalho de Fernando * Graduado em História Social Pela Universidade Federal do Pará. ** Graduado em História Social pela Universidade Federal do Pará. *** Mestrando em História Social da Amazônia pela Universidade Federal do Pará. **** Especializando em História Social da Amazônia pela Universidade Federal do Pará.

2 Henrique Cardoso, Capitalismo e Escravidão no Brasil Meridional, o qual, pertencendo à historiografia dos anos 60, via o escravo como um agente passivo. Para Fernando Henrique Cardoso o escravo se inseria na sociedade através do sistema produtivo, nesse o escravo ocupava um lugar inferior, que segundo Cardoso era imposto ideologicamente pelo senhor de escravo e essa vontade senhorial fazia com que o próprio escravo se concebesse assim. Desta forma o escravo representava-se como não homem. Esta concepção vai mais além. Estando o escravo se autoconcebendo como não homem, ele não possuía maneira de reagir ao sistema como pessoa, uma vez que, economicamente, ocupava lugar inferior, só restando ao escravo negar sua condição de coisa no plano ideológico, isso feito por atitudes de desespero e revolta pela ânsia de liberdade. 1 Outro ponto bastante relevante é que Fernando Henrique Cardoso considera mínima a possibilidade dos escravos formularem uma organização coordenada em seu proveito, e que para estes a liberdade só poderia ser alcançada através da fuga. A mais polêmica e contestada afirmação de FHC, pela historiografia dos anos 80, é a de que o escravo aceitava sua condição de coisa, como nos mostra a citação.: (...) a possibilidade efetiva de os escravos desenvolverem ações coordenadas tendo em vista propósitos seus era muito pequena. Não tinham condições para definir alvos que levassem a destruição do sistema escravista e não dispunham dos meios culturais (de técnicas sociais ou materiais) capazes de permitir a consecução dos propósitos porventura definidos. Está claro que o processo de aniquilamento pela socialização incompleta e deformadora das possibilidades do escravo reagir como pessoa não era expressamente deliberado pelos senhores. Ele resultava, indiretamente, das próprias condições de trabalho, da representação do Escravo como coisa e da aceitação pelos cativos da representação de escravos que lhes era imposta (...). 2 Em face de um quadro que considerava a ação escrava como pouco relevante para as transformações que aconteceram na sociedade escravista - incluindo aí a própria abolição da escravidão - foi se articulando uma contestação sistemática, em especial a partir do final da década de 80. Combatia-se, fundamentalmente, a imagem do escravo-coisa, a partir de um conjunto expressivo de estudos empíricos. Assim, por exemplo, Sidney Chalhoub, 1 CARDOSO, Fernando Henrique. Capitalismo e Escravidão no Brasil Meridional: O Negro na Sociedade Escravocrata do Rio Grande do Sul. São Paulo: DIFEL, p Ibidem. P. 159.

3 estudando as últimas décadas da escravidão através dos processos civis e criminais que envolviam escravos e senhores na cidade do Rio de Janeiro, demonstrou como os cativos exploravam ativamente, em seu proveito, as brechas legais que a sociedade escravista deixava em aberto, lhes permitindo lutar pela conquista de direitos. Ele discute como as contradições contidas nos novos dispositivos legais - que rearticulavam e tornavam, de certo modo, mais ambíguas as relações entre o Estado, a classe senhorial e os escravos - eram percebidas e manipuladas pelos cativos. Assim, os escravos articulavam suas próprias concepções de liberdade, daquilo que poderiam considerar como um cativeiro justo ou pelo menos tolerável, os limites dos seus próprios deveres e seus direitos frente aos senhores, etc., e se voltavam para a Justiça constituída, impetrando processos contra seus carrascos, recorrendo à lei para conseguir sua liberdade ou para negociar - mesmo que dentro de limites precisos - as condições de seu cativeiro. Em Visões da Liberdade, Sidney Chalhoub analisa os diferentes significados da liberdade para os escravos que moviam ações cíveis nas quais pleiteavam liberdade a seus senhores. Para esse autor, os negros interferiam, certas vezes com sucesso, nas transações de compra e venda. Considera ainda, a existência de relações afetivas entre escravos e a revolta diante da separação de suas famílias. O autor reafirma suas propostas de analise e de interpretação do estudo dos escravos como sujeitos históricos, discutindo com a historiografia brasileira que tratava esses homens como parte amorfa do sistema. Trava discussões com autores como Fernando Henrique Cardoso e Jacob Gorender 3, indo contra o conceito de coisificação do escravo. Chalhoub discute a questão do tráfico interno, do desenraizamento do escravo, e do quanto este participou ativamente dos processos de suas compras e vendas. O medo de tornar-se escravos em fazendas no sudeste fez com que muitos escravos se rebelassem ou agissem diretamente no controle de suas vidas, o que faz com que sejam dissolvidas cada vez mais, teorias como a despersonalização e coisificação do escravo. Sidney Chalhoub, ao contrário de Fernando Henrique Cardoso, critica a teoria do escravo-coisa. Primeiramente mostra a possibilidade de os escravos se organizarem, como na sublevação dos escravos contra o comerciante de cativos, afim de que o ocorrido 3 GORENDER, Jacob. O Escravismo Colonial. São Paulo: Ática, Ver especialmente o capítulo 1 da Primeira parte para uma explicação mais detalhada sobre sua concepção acerca da teoria da Coisificação.

4 impedisse a venda de escravos para uma fazenda. Em documento sobre um inquérito da sublevação de escravos ocorrido em 1872 citado por Chalhoub pode-se perceber claramente uma organização eminentemente escrava: (...) tendo ido anteontem para casa de veludo para ser vendido foi convidado por Filomeno, e outros para se associar com eles para matarem Veludo para não irem para a fazenda de café para onde tinham sido vencidos. 4 Esta organização da sublevação traz a possibilidade de uma rede de solidariedade, formada por parentesco ou afinidades devido a uma possível convivência dos cativos num determinado período de tempo, visto que não foram todos os cativos que participaram da sublevação, mostrando que entre o grupo sublevante havia um entrosamento. Outro aspecto perceptível na citação é o do significado de liberdade, significando no caso a não ida para a fazenda de café. Viu-se acima o debate teórico acerca da coisificação do escravo. Ver-se-á a partir de agora o debate metodológico que diz respeito à interpretação das fontes utilizadas por Fernando Henrique Cardoso criticadas por Sidney Chalhoub. Fernando Henrique Cardoso utilizando como fonte a obra jurídica sobre a situação do escravo, de Perdigão Malheiros, publicada em 1860 apropriou-se da idéia de que o escravo, do ponto de vista jurídico, nada mais era do que uma coisa, tal como pode ser visto no fragmento do trabalho de Malheiros:...reduzido à condição de cousa, sujeito ao poder e domínio ou propriedade de outro, é havido por morto, privado de todos os direitos, e não tem representação alguma. 5 Desta forma, na análise realizada por F.H. Cardoso em torno da situação social do escravo, nota-se de forma clara a transferência que houve da coisificação jurídica para a 4 CHALHOUB, Sidney. Visões da Liberdade: uma história das últimas décadas da escravidão na Corte. São Paulo, Companhia das Letras, p MALHEIRO, Perdigão. A Escravidão no Brasil: ensaio histórico, jurídico, social. Petrópolis, Vozes/INL, 1976, 2v. p. 35. In.: CHALHOUB, Sidney. Visões da Liberdade. São Paulo, Companhia das Letras, 1990, cap. I, p. 36. * observe-se que esta citação feita por Fernando Henrique Cardoso é uma redução da nota anterior (5). Cardoso, op. Cit., p. 133.

5 social do escravo. Para tal transferência Cardoso deixara explícito em seu trabalho a apropriação da citação acima: do ponto de vista jurídico é obvio que, no Sul como no resto do País, o escravo era uma coisa, sujeita ao poder e à propriedade de outrem, e, como tal havido por morto, privado de todos os direitos e sem representação alguma. * A condição jurídica de coisa, entretanto, correspondia à própria condição social do escravo. 6 O que se tem que notar lembrado por Chalhoub é que a redução na citação de Cardoso provoca uma generalização, ou melhor, uma permutação da condição do escravo como coisa do âmbito jurídico para o social, contrapondo ao pensamento de Malheiros, o qual via o escravo coisa na condição jurídica. Em última análise, no que diz respeito à intenção historiográfica, pode-se dizer que este breve trabalho tem a finalidade de mostrar o surgimento da teoria da coisificação do escravo como uma reação à produção historiográfica da década de 1930 representada por Gilberto Freyre pela historiografia da década de 1960 representada aqui por Fernando Henrique Cardoso, e finalmente, utilizando a historiografia dos anos 80, aqui representada por Sidney Chalhoub, no qual se pode observar um debate amplo no que tange à negação da idéia da coisificação do escravo. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA CHALHOUB, Sidney. Visões da Liberdade: uma história das últimas décadas da escravidão na Corte. São Paulo, Companhia das Letras, GORENDER, Jacob. O Escravismo Colonial. São Paulo: Ática, CARDOSO, Fernando Henrique. Capitalismo e Escravidão no Brasil Meridional: O Negro na Sociedade Escravocrata do Rio Grande do Sul. São Paulo: DIFEL, Embora este trabalho esteja apoiado somente em dois estudiosos, um da historiografia da década de 1960 e, outro da historiografia da década de 1980 (Fernando Henrique Cardoso e Sidney Chalhoub, respectivamente), existem outros trabalhos enquadrados na chamada historiografia dos anos 1980 que combatem a teoria da coisificação como os de Jacob Gorender, Lana Lage da Gama Lima e Kátia M. de Queirós Mattoso.

HISTORIOGRAFIA E DEMOCRACIA RACIAL NO BRASIL

HISTORIOGRAFIA E DEMOCRACIA RACIAL NO BRASIL HISTORIOGRAFIA E DEMOCRACIA RACIAL NO BRASIL Cleidemar Pereira Lima Manoel Eustáquio Neto Pereira Neemias Oliveira da Silva O tema escravidão no Brasil passou a ser estudado de maneira mais enfática a

Leia mais

A HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA: NOVAS PERSPECTIVAS OU NEGAÇÕES TEÓRICAS (1960/ /90) Adriano Braz Maximiano *

A HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA: NOVAS PERSPECTIVAS OU NEGAÇÕES TEÓRICAS (1960/ /90) Adriano Braz Maximiano * A HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA: NOVAS PERSPECTIVAS OU NEGAÇÕES TEÓRICAS (1960/70-1980/90) Adriano Braz Maximiano * Introdução O presente texto se enquadra enquanto parte principal

Leia mais

Sociologia. Larissa Rocha 14 e Sociologia no Brasil

Sociologia. Larissa Rocha 14 e Sociologia no Brasil Sociologia no Brasil Sociologia no Brasil 1. A população negra teve que enfrentar sozinha o desafio da ascensão social, e frequentemente procurou fazê-lo por rotas originais, como o esporte, a música e

Leia mais

ISSN: VII COLÓQUIO DO MUSEU PEDAGÓGICO 14 a 16 de novembro de 2007

ISSN: VII COLÓQUIO DO MUSEU PEDAGÓGICO 14 a 16 de novembro de 2007 O LIBERTO NO ARRAIAL DA CONQUISTA (1840-1880) Ocerlan Ferreira Santos* (UESB) Washington Santos Nascimento** (UESB) Desde 1867, com Perdigão Malheiros início, mas principalmente a partir da década de 1930

Leia mais

INTRODUÇÃO. Conceito: Principal forma de trabalho do Brasil. Ausência de Liberdade / alienação Processo de coisificação Trabalho forçado

INTRODUÇÃO. Conceito: Principal forma de trabalho do Brasil. Ausência de Liberdade / alienação Processo de coisificação Trabalho forçado INTRODUÇÃO Conceito: Ausência de Liberdade / alienação Processo de coisificação Trabalho forçado Principal forma de trabalho do Brasil Imagem: Dono de Escravo sendo carregado pelos seus escravos. Gravura

Leia mais

Florestan Fernandes e a obra A Integração do Negro na Sociedade de Classes: Reflexões sobre uma temática contemporânea.

Florestan Fernandes e a obra A Integração do Negro na Sociedade de Classes: Reflexões sobre uma temática contemporânea. 1 Florestan Fernandes e a obra A Integração do Negro na Sociedade de Classes: Reflexões sobre uma temática contemporânea. Daniel Antonio Coelho Silva * Universidade Federal de Uberlândia. sociologo06@yahoo.com.br.

Leia mais

ESCRAVIDÃO NEGRA UM CONFRONTO HISTORIOGRÁFICO

ESCRAVIDÃO NEGRA UM CONFRONTO HISTORIOGRÁFICO ESCRAVIDÃO NEGRA UM CONFRONTO HISTORIOGRÁFICO Lisandro Braga RESUMO Vários estudiosos ao falar da escravidão e do próprio escravo, tiveram como objetivo justificar a escravidão, e não analisar a realidade

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina HIS330 História do Brasil I

Programa Analítico de Disciplina HIS330 História do Brasil I 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de História - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 4 0 4

Leia mais

Famílias escravas, vontades livres

Famílias escravas, vontades livres Famílias escravas, vontades livres Luiz Gustavo Santos Cota * Resenha ROCHA, Cristiany Miranda. Histórias de famílias escravas: Campinas XIX. Campinas, SP: Editora Unicamp, 2004, 184 pp. Durante um bom

Leia mais

NOTAS SOBRE ESTUDOS DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL

NOTAS SOBRE ESTUDOS DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL NOTAS SOBRE ESTUDOS DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL Augusto Fagundes da Silva dos Santos* Lucas Santos Café** O objetivo principal deste artigo é fazer uma análise da Historiografia sobre a escravidão no Brasil,

Leia mais

1 Bolsista PBIC/UEG 2 Pesquisador Orientador 5 Curso de História,Unidade Universitária de Morrinhos, Ciências Humanas - UEG

1 Bolsista PBIC/UEG 2 Pesquisador Orientador 5 Curso de História,Unidade Universitária de Morrinhos, Ciências Humanas - UEG ASPECTOS DA VIDA DE ESCRAVOS E SENHORES NO SUL DE GOIÁS - CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES. Pedro Luis do Nascimento Neto 1,5 Hamilton Afonso de Oliveira 2,5 1 Bolsista PBIC/UEG 2 Pesquisador Orientador 5 Curso

Leia mais

RESISTÊNCIAS: Escravidão e Liberdade em Guarapuava entre os anos de ( ) Palavras-chave: Escravidão, Resistências e Novas Perspectivas.

RESISTÊNCIAS: Escravidão e Liberdade em Guarapuava entre os anos de ( ) Palavras-chave: Escravidão, Resistências e Novas Perspectivas. RESISTÊNCIAS: Escravidão e Liberdade em Guarapuava entre os anos de (1860-1888) MARCELO ALBERTO PINTO Resumo: Este trabalho é parte da pesquisa do programa de Pós-Graduação em História da Universidade

Leia mais

O direito do escravo e do liberto à posse da terra: O caso dos herdeiros de Casimiro Lúcio Ferreira

O direito do escravo e do liberto à posse da terra: O caso dos herdeiros de Casimiro Lúcio Ferreira O direito do escravo e do liberto à posse da terra: O caso dos herdeiros de Casimiro Lúcio Ferreira GUIMARÃES, Elione. Terra de preto. Usos e ocupação da terra por escravos e libertos (Vale do Paraíba

Leia mais

NOVAS FONTES, NOVOS OLHARES: UMA ANÁLISE DAS MUDANÇAS DOCUMENTAIS NA HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA DA ESCRAVIDÃO

NOVAS FONTES, NOVOS OLHARES: UMA ANÁLISE DAS MUDANÇAS DOCUMENTAIS NA HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA DA ESCRAVIDÃO NOVAS FONTES, NOVOS OLHARES: UMA ANÁLISE DAS MUDANÇAS DOCUMENTAIS NA HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA DA ESCRAVIDÃO ROBERTO MANOEL ANDREONI ADOLFO 1 Para que possamos melhor elucidar a escolha das obras e situar

Leia mais

A CONCESSÃO JURÍDICA DA LIBERDADE NO BRASIL ESCRAVISTA: SENTIDOS DE LIBERDADE E PATRIMONIALIDADE DO LIBERTO 1

A CONCESSÃO JURÍDICA DA LIBERDADE NO BRASIL ESCRAVISTA: SENTIDOS DE LIBERDADE E PATRIMONIALIDADE DO LIBERTO 1 165 de 368 A CONCESSÃO JURÍDICA DA LIBERDADE NO BRASIL ESCRAVISTA: SENTIDOS DE LIBERDADE E PATRIMONIALIDADE DO LIBERTO 1 Lucas Silva Resende * (Uesb) Jorge Viana Santos ** (Uesb) RESUMO Este trabalho procura

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA PLANO DE ENSINO SOCIOLOGIA VII: Sociologia da Formação da Sociedade Brasileira CARGA HORÁRIA CURSO Sociologia e

Leia mais

Família Escrava: escravidão, hierarquias sociais e economia no Rio de Janeiro setecentista. 1

Família Escrava: escravidão, hierarquias sociais e economia no Rio de Janeiro setecentista. 1 Família Escrava: escravidão, hierarquias sociais e economia no Rio de Janeiro setecentista. 1 Resumo Vanessa Alves de Assis Vieira As transformações ocorridas na América Portuguesa, mais especificamente

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA PLANO DE ENSINO SOCIOLOGIA VII: Sociologia da Formação da Sociedade Brasileira CARGA HORÁRIA CURSO Sociologia e

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA PLANO DE ENSINO SOCIOLOGIA VIII - Pensamento Sociológico Brasileiro CARGA HORÁRIA CURSO Sociologia e Política SEMESTRE

Leia mais

Quando e como se fala: a historiografia brasileira da abolição da escravatura e o estruturalismo.

Quando e como se fala: a historiografia brasileira da abolição da escravatura e o estruturalismo. Resumo Quando e como se fala: a historiografia brasileira da abolição da escravatura e o estruturalismo. Autor: Adriano Braz Maximiano* Jonas Marçal de Queiroz* O estudo em questão tem por intenção perceber

Leia mais

História e Cultura Afro-brasileira

História e Cultura Afro-brasileira História e Cultura Afro-brasileira Guia de Auto-estudo Aula 7 O movimento abolicionista Profa. Mônica Quaresma I - HABILIDADES A DESENVOLVER 1 - Caracterizar o movimento abolicionista; 2 - Diferenciar

Leia mais

ECO ECONOMIA POLÍTICA AFRO-BRASILEIRA PLANO DE ENSINO APRENDIZAGEM

ECO ECONOMIA POLÍTICA AFRO-BRASILEIRA PLANO DE ENSINO APRENDIZAGEM UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DE MARABÁ Disciplina: Carga horária: 60h 4 créditos Período letivo: 4ª Período de 2018 Professor: Giliad de Souza Silva E-mail:

Leia mais

População livre e pobre na sociedade escravista

População livre e pobre na sociedade escravista População livre e pobre na sociedade escravista Jessica Suzano Luzes* A presente comunicação tem como objetivo apresentar de forma resumida como a historiografia abordou a questão da população livre e

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA EMENTA

PROGRAMA DA DISCIPLINA EMENTA UPE Campus Petrolina PROGRAMA DA DSCPLNA Curso: Licenciatura Plena em História Disciplina: História do Brasil Carga Horária: 60h/a Teórica: Prática: Semestre: 2013.2 Professora: Tatiana Silva de Lima Obrigatória:

Leia mais

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR HISTÓRIA

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR HISTÓRIA 85 PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome do COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA Curso:Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio Série/Período: 2º Ano Carga Horária: 40 h/a (33 h/r) Docente

Leia mais

Estrutura e Dinâmica Social (EDS) Prof. Diego Araujo Azzi

Estrutura e Dinâmica Social (EDS) Prof. Diego Araujo Azzi Estrutura e Dinâmica Social (EDS) Prof. Diego Araujo Azzi Introdução à sociologia brasileira A Escola Sociológica Paulista Pensamento social da escola sociológica paulista De Elide Rugai Bastos. O texto

Leia mais

Escravidão nua e crua

Escravidão nua e crua Escravidão nua e crua Capa do Livro A Escravidão no Brasil. Ailton Rodrigues Rocha Santos Graduando em História pela Universidade Federal de Sergipe. Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET/MEC/FNDE).

Leia mais

Departamento de História PET História Projeto Resenha Tutora: Eunícia Fernandes

Departamento de História PET História Projeto Resenha Tutora: Eunícia Fernandes Departamento de História PET História Projeto Resenha Tutora: Eunícia Fernandes 2008.1 Resenha: MACHADO, Maria Helena. O Plano e o Pânico: Os Movimentos Sociais na Década da Abolição. Rio de Janeiro: Editora

Leia mais

História do Negro no Brasil

História do Negro no Brasil SHARYSE PIROUPO DO AMARAL Módulo 2 História do Negro no Brasil Salvador - 2011 PRESIDENTA DA REPÚBLICA Dilma Vana Rousseff MINISTRO DA EDUCAÇÃO Fernando Haddad REITORA DA UFBA Dora Leal Rosa VICE-REITOR

Leia mais

O COMÉRCIO DE ESCRAVOS EM RIBEIRÃO PRETO, PROVÍNCIA DE SÃO PAULO ( )

O COMÉRCIO DE ESCRAVOS EM RIBEIRÃO PRETO, PROVÍNCIA DE SÃO PAULO ( ) O COMÉRCIO DE ESCRAVOS EM RIBEIRÃO PRETO, PROVÍNCIA DE SÃO PAULO (1874 1885) João Vitor Rizzi 1 ; Célio Antônio Alcântara Silva 2 RESUMO: Buscou-se com esse estudo analisar o comércio de escravos nos finais

Leia mais

Transferências internas de cativos em Mariana:

Transferências internas de cativos em Mariana: Transferências internas de cativos em Mariana: 1861-1886 Camila Carolina Flausino Mestranda em História - UFJF 1- Introdução As medidas referentes à proibição do tráfico atlântico africano para o Brasil

Leia mais

Tráfico interno de escravos em Mariana: Ao longo do século XIX, as medidas referentes à proibição do tráfico atlântico

Tráfico interno de escravos em Mariana: Ao longo do século XIX, as medidas referentes à proibição do tráfico atlântico Tráfico interno de escravos em Mariana: 1861-1886. Camila Carolina Flausino 1 Ao longo do século XIX, as medidas referentes à proibição do tráfico atlântico africano para o Brasil fizeram com que o preço

Leia mais

Enidelce Bertin Doutoranda em História Social - FFLCH/USP

Enidelce Bertin Doutoranda em História Social - FFLCH/USP SLENES, Robert W. Na senzala uma flor: esperanças e recordações na formação da família escrava. Brasil Sudeste, século XIX. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999, 288p. Enidelce Bertin Doutoranda em História

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Ementa EMENTA. Objetivos

PLANO DE ENSINO. Ementa EMENTA. Objetivos Graduação em Licenciatura em História Disciplina: História das Relações Étnico-Raciais no Brasil Carga horária: 60h Professora-autora: Ynaê Lopes Tutora: Olívia Von der Weid Semestre: 2 Ano: 2017 PLANO

Leia mais

"QUE AQUI NÃO SERÁ VENDIDO": SOBRE OS ESCRAVOS TRAFICADOS PARA CAMPINAS,

QUE AQUI NÃO SERÁ VENDIDO: SOBRE OS ESCRAVOS TRAFICADOS PARA CAMPINAS, "QUE AQUI NÃO SERÁ VENDIDO": SOBRE OS ESCRAVOS TRAFICADOS PARA CAMPINAS, 1860-1888 1 Letícia Graziele de Freitas Lemes 2 Após a extinção definitiva do tráfico de africanos para o Brasil, em 1850, os negociantes

Leia mais

Instituto de Educação Infantil e Juvenil Primavera, Londrina, Nome: Ano: Tempo Início: Término: Total: Edição 16 MMXVIII Fase 1 Grupo b

Instituto de Educação Infantil e Juvenil Primavera, Londrina, Nome: Ano: Tempo Início: Término: Total: Edição 16 MMXVIII Fase 1 Grupo b Instituto de Educação Infantil e Juvenil Primavera, 2018. Londrina, Nome: de Ano: Tempo Início: Término: Total: Edição 16 MMXVIII Fase 1 Grupo b CONSCIÊNCIA NEGRA Consciência Negra: o que é isso afinal?

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA PLANO DE ENSINO SOCIOLOGIA VIII - Pensamento Sociológico Brasileiro CARGA HORÁRIA CURSO Sociologia e Política SEMESTRE

Leia mais

Escravidão no Brasil: Debates Historiográficos Contemporâneos

Escravidão no Brasil: Debates Historiográficos Contemporâneos Escravidão no Brasil: Debates Historiográficos Contemporâneos Wander de Lara Proença Doutor em História UNESP/Assis O texto elaborado, a seguir, apresenta uma síntese de algumas das principais perspectivas

Leia mais

Superáveis cativeiros: vivências familiares de escravos em São Luís ( )

Superáveis cativeiros: vivências familiares de escravos em São Luís ( ) Superáveis cativeiros: vivências familiares de escravos em São Luís (1750-1800) Sinara da Silva Souza sinarasouza@terra.com.br Ao falarmos sobre a escravidão africana no Brasil, nos questionamos sobre

Leia mais

PARA ALÉM DAS MARCAS COLONIAIS

PARA ALÉM DAS MARCAS COLONIAIS IV Congresso Internacional de Estudos Culturais Colonialismos, Pós-Colonialismos e Lusofonias PARA ALÉM DAS MARCAS COLONIAIS O Que se Expõe e o Que se Ensina Sobre o Negro nos Museus do Rio Grande do Sul

Leia mais

2ª. Sessão: BANTON, M The Idea of Race. Londres, Travistock. Caps. 5, 8 e 9.

2ª. Sessão: BANTON, M The Idea of Race. Londres, Travistock. Caps. 5, 8 e 9. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO QUINTA DA BOA VISTA S/N. SÃO CRISTÓVÃO. CEP 20940-040 RIO DE JANEIRO - RJ - BRASIL Tel.: 55 (21) 2568-9642 - fax

Leia mais

ATIVIDADE. Independência para quem? Relações políticas e sociais durante o período escravista brasileiro

ATIVIDADE. Independência para quem? Relações políticas e sociais durante o período escravista brasileiro ATIVIDADE Independência para quem? Relações políticas e sociais durante o período escravista brasileiro Material do professor Faixa etária: 8º ano O objetivo e problemática que cercam este material didático

Leia mais

Escravos negros na capitania de São Jorge dos Ilhéus no século XVIII. Fernanda Amorim da Silva 1 Orientador: Marcelo Henrique Dias 2

Escravos negros na capitania de São Jorge dos Ilhéus no século XVIII. Fernanda Amorim da Silva 1 Orientador: Marcelo Henrique Dias 2 Escravos negros na capitania de São Jorge dos Ilhéus no século XVIII Fernanda Amorim da Silva 1 Orientador: Marcelo Henrique Dias 2 O conhecimento regional, tomando como exemplo a historiografia francesa,

Leia mais

O Brasil e as regiões periféricas do sistema escravocrata no século XIX: o caso de. Sant Ana de Paranaíba, Mato Grosso.

O Brasil e as regiões periféricas do sistema escravocrata no século XIX: o caso de. Sant Ana de Paranaíba, Mato Grosso. O Brasil e as regiões periféricas do sistema escravocrata no século XIX: o caso de Resumo Sant Ana de Paranaíba, Mato Grosso. ISABEL CAMILO DE CAMARGO 1 Esta apresentação tem como objetivo analisar os

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: História da Escravidão no Brasil CÓDIGO: HST 5880 NÚMERO DE CRÉDITOS:

Leia mais

MATERIAL PARA REFLEXÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA A PARTIR DE FONTES SOBRE ESCRAVIDÃO NA REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO

MATERIAL PARA REFLEXÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA A PARTIR DE FONTES SOBRE ESCRAVIDÃO NA REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO MATERIAL PARA REFLEXÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA A PARTIR DE FONTES SOBRE ESCRAVIDÃO NA REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO Tatiana Adas GALLO 1 Dr. Carlo Guimarães MONTI 2 APRESENTAÇÃO A escravidão na região de Ribeirão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE HISTÓRIA LAYANE CRISTINA VIEIRA DA COSTA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE HISTÓRIA LAYANE CRISTINA VIEIRA DA COSTA AVISO AO USUÁRIO A digitalização e submissão deste trabalho monográfico ao DUCERE: Repositório Institucional da Universidade Federal de Uberlândia foi realizada no âmbito do Projeto Historiografia e pesquisa

Leia mais

do monitor/estagiário: Website/blog/moodle: Ementa: estudo das articulações entre o global e o particular no mundo da escravidão.

do monitor/estagiário: Website/blog/moodle: Ementa: estudo das articulações entre o global e o particular no mundo da escravidão. Disciplina: HST 7039 Semestre: Ex. 2016/2 Turma: Nome da disciplina: Capitalismo Histórico & Escravismo Atlântico Professor: Waldomiro Lourenço da Silva Júnior Monitores/estagiários: Horário: Sextas-feiras

Leia mais

Entre Negras e Mulatas: As similitudes e diferenças das personagens da obra O cortiço, de Aluísio Azevedo

Entre Negras e Mulatas: As similitudes e diferenças das personagens da obra O cortiço, de Aluísio Azevedo Entre Negras e Mulatas: As similitudes e diferenças das personagens da obra O cortiço, de Aluísio Azevedo Ana Carolina Magalhães Moitinho Espaço Liliane Reis-lilianereispsi@gmail.com Resumo: Este trabalho

Leia mais

Interpretações do Brasil

Interpretações do Brasil Interpretações do Brasil Bacharelado em Ciências e Humanidades UFABC Versão 2015 Responsável Prof. Arilson Favareto Estágio docência Clarissa Magalhães A ementa oficial do curso Colônia: miscigenação,

Leia mais

FUGAS DE ESCRAVOS E CONDIÇÕES DE CATIVEIRO EM SÃO JOÃO DEL REI,

FUGAS DE ESCRAVOS E CONDIÇÕES DE CATIVEIRO EM SÃO JOÃO DEL REI, FUGAS DE ESCRAVOS E CONDIÇÕES DE CATIVEIRO EM SÃO JOÃO DEL REI, 1820 1830 Ana Caroline de Rezende Costa 1 Universidade Federal de São de João del-rei RESUMO A presente comunicação informa sobre a pesquisa

Leia mais

Senhores e criadas na segunda metade do século XIX no Brasil MARIANA RODAS GONÇALVES*

Senhores e criadas na segunda metade do século XIX no Brasil MARIANA RODAS GONÇALVES* Senhores e criadas na segunda metade do século XIX no Brasil MARIANA RODAS GONÇALVES* A formação do sistema da colônia portuguesa da América, o Brasil, carrega em si dois princípios de ordenação das relações

Leia mais

POR QUE É PRECISO TER CONSCIÊNCIA NEGRA?

POR QUE É PRECISO TER CONSCIÊNCIA NEGRA? POR QUE É PRECISO TER CONSCIÊNCIA NEGRA? Qualquer sociedade que busca o desenvolvimento da democracia precisa dar especial atenção aos anseios sociais e colocá-los à frente de nossos anseios pessoais.

Leia mais

Desenvolvimento econômico e social no Brasil

Desenvolvimento econômico e social no Brasil Desenvolvimento econômico e social no Brasil Responsável: Prof. Arilson Favareto Estágio docência: Carolina Galvanese e Clarissa Magalhães A ementa do curso Principais aspectos empíricos e teóricos da

Leia mais

Interpretações do Brasil

Interpretações do Brasil Interpretações do Brasil Bacharelado em Ciências e Humanidades UFABC Versão 2016 Responsável Prof. Arilson Favareto Estágio docência Carolina Galvanese A ementa oficial do curso Colônia: miscigenação,

Leia mais

A MÃO-DE-OBRA AFRICANA NA ECONOMIA DO GRÃO-PARÁ *

A MÃO-DE-OBRA AFRICANA NA ECONOMIA DO GRÃO-PARÁ * 1 A MÃO-DE-OBRA AFRICANA NA ECONOMIA DO GRÃO-PARÁ * Sônia Viana do Nascimento ** RESUMO: Este artigo enfatiza a força da mão-de-obra negra de origem africana no Estado do Grão-Pará, nos séculos XVII-XIX.

Leia mais

A introdução do trabalho livre no Brasil

A introdução do trabalho livre no Brasil A introdução do trabalho livre no Brasil Após quase quatro séculos de escravidão, três acontecimentos podem ser elencados como responsáveis diretos pela introdução do trabalho livre no Brasil: o movimento

Leia mais

Res, Por Pedro Puntoni 1

Res, Por Pedro Puntoni 1 R. História, São PAULO, n. 122, p. 165-193, jan/jul. 1990. Ana Lúcia Duarte Lanna, A Transformação do Trabalho; a passagem do trabalho livre na região da Zona da Mata mineira, 1870-1920. Campinas: UNICAMP/CNPQ,

Leia mais

EFEITO E EXPRESSIVIDADE DAS CORES

EFEITO E EXPRESSIVIDADE DAS CORES Questão Vitor Pasmore. Desenvolvimento azul em três movimentos,, óleo sobre compensado,, m 0, m, Galeria Marlborough, Londres. Possuindo uma grande força do ponto de vista sensorial, a cor

Leia mais

Formação espacial do Brasil. Responsável: Prof. Arilson Favareto

Formação espacial do Brasil. Responsável: Prof. Arilson Favareto Formação espacial do Brasil Responsável: Prof. Arilson Favareto Objetivos do curso O objetivo geral da disciplina é tornar os alunos aptos a compreender quais são as principais explicações concorrentes

Leia mais

Interpretações do Brasil

Interpretações do Brasil Interpretações do Brasil Bacharelado em Ciências e Humanidades UFABC Versão 2019 Responsável Prof. Arilson Favareto Estágio docência Allan Razzera A ementa oficial do curso Colônia: miscigenação, estigmas

Leia mais

ECONOMIA, SOCIEDADE E CULTURA NO BRASIL COLONIAL. SÉCULO XVIII

ECONOMIA, SOCIEDADE E CULTURA NO BRASIL COLONIAL. SÉCULO XVIII UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DISCIPLINA: HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL - II Código: FLH 242 Semestre/Ano: 2º Semestre de 2010 Período:

Leia mais

Segundo Encontro Educação e Desigualdades Raciais no Brasil

Segundo Encontro Educação e Desigualdades Raciais no Brasil Estudos das Relações Étnico-raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e Indígena Aula 4 Prof. Me. Sergio Luis do Nascimento Segundo Encontro Educação e Desigualdades Raciais

Leia mais

DISCIPLINA. CRÉDITOS: 04 (T-04 P- ) Cada Crédito corresponde a 15h/ aula

DISCIPLINA. CRÉDITOS: 04 (T-04 P- ) Cada Crédito corresponde a 15h/ aula UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DECANATO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E REGISTRO GERAL DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS PROGRAMA ANALÍTICO DISCIPLINA CÓDIGO: IH

Leia mais

Resolução de Questões do ENEM (Noite)

Resolução de Questões do ENEM (Noite) Resolução de Questões do ENEM (Noite) Resolução de Questões do ENEM (Noite) 1. As relações do Estado brasileiro com o movimento operário e sindical, bem como as políticas públicas voltadas para as questões

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Sociologia INTRODUÇÃO Este estudo de revisão tem como objetivo uma NOVA OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM. Neste momento, é muito importante a sua disposição para revisar, o que pressupõe esforço, método de

Leia mais

EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD

EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD CANOAS, JULHO DE 2015 DISCIPLINA PRÉ-HISTÓRIA Código: 103500 EMENTA: Estudo da trajetória e do comportamento do Homem desde a sua origem até o surgimento do Estado.

Leia mais

POR NÃO QUERER MAIS ME SERVIR : A VENDA DE ESCRAVOS COMO SOLUÇÃO DE CONFLITOS NAS RELAÇÕES ESCRAVISTAS 1

POR NÃO QUERER MAIS ME SERVIR : A VENDA DE ESCRAVOS COMO SOLUÇÃO DE CONFLITOS NAS RELAÇÕES ESCRAVISTAS 1 POR NÃO QUERER MAIS ME SERVIR : A VENDA DE ESCRAVOS COMO SOLUÇÃO DE CONFLITOS NAS RELAÇÕES ESCRAVISTAS 1 Rafael da Cunha Scheffer 2 As compras e vendas de indivíduos escravizados, o comércio e o tráfico

Leia mais

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA CONTEÚDO: PRATICANDO

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA CONTEÚDO: PRATICANDO PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: SOCIOLOGIA CONTEÚDO: PRATICANDO AULA - 01 REVISÃO SOCIOLOGIA 2ª SÉRIE 4ª BIMESTRAL 2 1. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo Instituto

Leia mais

A INTEGRAÇÃO DO NEGRO NA SOCIEDADE DE CLASSES: A RESISTÊNCIA NEGRA SOB PERSPECTIVA MARXISTA

A INTEGRAÇÃO DO NEGRO NA SOCIEDADE DE CLASSES: A RESISTÊNCIA NEGRA SOB PERSPECTIVA MARXISTA 8 A INTEGRAÇÃO DO NEGRO NA SOCIEDADE DE CLASSES: A RESISTÊNCIA NEGRA SOB PERSPECTIVA MARXISTA THE INTEGRATION OF BLACKS IN CLASS SOCIETY: MARXIST PERSPECTIVE ON BLACK RESISTANCE Daniel Antonio Coelho Silva

Leia mais

Interpretações do Brasil

Interpretações do Brasil Interpretações do Brasil Bacharelado em Ciências e Humanidades UFABC Versão 2018 Responsável Prof. Arilson Favareto Estágio docência Ana Claudia Andreotti A ementa oficial do curso Colônia: miscigenação,

Leia mais

Disciplina: TC600 - Projeto de Graduação Turma C

Disciplina: TC600 - Projeto de Graduação Turma C Projeto de Graduação Disciplina: TC600 - Projeto de Graduação Turma C Profa. Denyse de Araújo Em que consiste a disciplina? Se resume em elaborar uma MONOGRAFIA Sobre um assunto de INTERESSE do aluno Como

Leia mais

HISTÓRIA CULTURAL: A PRETENSÃO DE SUAS FACES. Fundamentos da Educação: História, Filosofia e Sociologia da Educação

HISTÓRIA CULTURAL: A PRETENSÃO DE SUAS FACES. Fundamentos da Educação: História, Filosofia e Sociologia da Educação HISTÓRIA CULTURAL: A PRETENSÃO DE SUAS FACES Fundamentos da Educação: História, Filosofia e Sociologia da Educação Amanda de Matos Pereira 1 * Resumo A nova História Cultural reformulou a maneira de fazer

Leia mais

Série/ Bimestre 1º Ano/ 3º Bimestre PLANO DE AULA 07. Nome: Rosana Maia Tema: Quilombos ontem e hoje: afinal, o que é isso? Ensino

Série/ Bimestre 1º Ano/ 3º Bimestre PLANO DE AULA 07. Nome: Rosana Maia Tema: Quilombos ontem e hoje: afinal, o que é isso? Ensino Série/ Bimestre 1º Ano/ 3º Bimestre PLANO DE AULA 07 Nome: Rosana Maia Tema: Quilombos ontem e hoje: afinal, o que é isso? Ensino Médio Inovador Colégio Colégio Estadual Professora Alcina Rodrigues Lima

Leia mais

POR UMA EDUCAÇÃO INFANTIL EMANCIPATÓRIA:

POR UMA EDUCAÇÃO INFANTIL EMANCIPATÓRIA: Revista Eventos Pedagógicos Desigualdade e Diversidade étnico-racial na educação infantil v. 6, n. 4 (17. ed.), número regular, p. 482-488, nov./dez. 2015 SEÇÃO ENTREVISTA POR UMA EDUCAÇÃO INFANTIL EMANCIPATÓRIA:

Leia mais

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR HISTÓRIA TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO 2º ANO

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR HISTÓRIA TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO 2º ANO PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome do COMPONENTE CURRICULAR : HISTÓRIA Curso: TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO Série/Período: 2º ANO Carga Horária: 40 h/a (33 h/r) Docente Responsável:

Leia mais

Interpretações do Brasil

Interpretações do Brasil Interpretações do Brasil Bacharelado em Ciências e Humanidades UFABC Versão 2017 Responsável Prof. Arilson Favareto Objetivos do curso O objetivo geral da disciplina é introduzir os alunos no campo de

Leia mais

Formação espacial do Brasil. Responsável: Prof. Arilson Favareto

Formação espacial do Brasil. Responsável: Prof. Arilson Favareto Formação espacial do Brasil Responsável: Prof. Arilson Favareto Objetivos do curso O objetivo geral da disciplina é tornar os alunos aptos a compreender quais são as principais explicações concorrentes

Leia mais

Disputas políticas Revolução Praieira Manutenção de alianças econômicas antigas (Inglaterra) Economia agrária, sobretudo cafeeira

Disputas políticas Revolução Praieira Manutenção de alianças econômicas antigas (Inglaterra) Economia agrária, sobretudo cafeeira Panorama Disputas políticas Revolução Praieira Manutenção de alianças econômicas antigas (Inglaterra) Economia agrária, sobretudo cafeeira Mão-de-obra fundamentalmente escrava Política de incentivo à imigração

Leia mais

A produção do novo e do velho na historiografia

A produção do novo e do velho na historiografia Diana Berman Corrêa Pinto A produção do novo e do velho na historiografia Debates sobre a escravidão brasileira Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do título

Leia mais

Liliane Tereza Pessoa Cunha Departamento de História - UFRN RESUMO

Liliane Tereza Pessoa Cunha Departamento de História - UFRN RESUMO RELAÇÕES DE PODER ENTRE SENHORES E ESCRAVOS E UMA POSSÍVEL TENTATIVA, A PARTIR DO ARTIGO SENHORES E SUBALTERNOS NO OESTE PAULISTA, DE DESVENDAR ESSAS RELAÇÕES. Liliane Tereza Pessoa Cunha Departamento

Leia mais

para se conquistar direitos, implicava na repetição do mesmo processo de exclusão enfrentado pelas minorias. Nesses termos, a autora ressaltava a

para se conquistar direitos, implicava na repetição do mesmo processo de exclusão enfrentado pelas minorias. Nesses termos, a autora ressaltava a Introdução O presente trabalho é fruto de pesquisas na área de direito e gênero, especificamente no processo de conquistas de direitos das mulheres, atrelado ao desenvolvimento de diferentes teorias sobre

Leia mais

A questão agrária no Brasil: história e historiografia

A questão agrária no Brasil: história e historiografia DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7976.2016v23n36p501 A questão agrária no Brasil: história e historiografia The agrarian question in Brazil: history and historiography Flávia Paula Darossi* MOTTA, Márcia

Leia mais

Estudos do Trabalho. Ano IX Número Revista da RET Rede de Estudos do Trabalho Dossier Trabalho e Cinema 2017

Estudos do Trabalho. Ano IX Número Revista da RET Rede de Estudos do Trabalho  Dossier Trabalho e Cinema 2017 Dossier Trabalho e Cinema 2017 Apresentação Giovanni Alves Professor livre-docente da UNESP Professor-colaborador do Programa de Doutorado em Ciências Sociais da UNICAMP Este dossiê é produto dos trabalhos

Leia mais

Instituto Federal da Bahia Campus Santo Amaro

Instituto Federal da Bahia Campus Santo Amaro Instituto Federal da Bahia Campus Santo Amaro PROFESSOR RESPONSÁVEL: Odete Uzêda da Cruz DISCIPLINA: HISTÓRIA (2º Ano do Ensino Médio Integrado) CARGA HORÁRIA DA DISCIPLINA: 60 h/aula CARGA HORÁRIA SEMANAL:

Leia mais

PÚBLICO X PRIVADO: PORQUE HÁ PROFESSORES DA REDE PÚBLICA QUE MATRICULAM SEUS FILHOS NA REDE PRIVADA DE EDUCAÇÃO BÁSICA? FACULDADE ALFREDO NASSER

PÚBLICO X PRIVADO: PORQUE HÁ PROFESSORES DA REDE PÚBLICA QUE MATRICULAM SEUS FILHOS NA REDE PRIVADA DE EDUCAÇÃO BÁSICA? FACULDADE ALFREDO NASSER PÚBLICO X PRIVADO: PORQUE HÁ PROFESSORES DA REDE PÚBLICA QUE MATRICULAM SEUS FILHOS NA REDE PRIVADA DE EDUCAÇÃO BÁSICA? Triel Serafim da Silva Júnior trieljunior@hotmail.com Cristhiane Mariza da Silva

Leia mais

Filosofia. Larissa Rocha 14 e Sociologia no Brasil

Filosofia. Larissa Rocha 14 e Sociologia no Brasil Sociologia no Brasil Sociologia no Brasil 1. A formação do Brasil e a identidade do brasileiro foram bastante discutidas no início do século XX pelos sociólogos brasileiros Gilberto Freyre, Sérgio Buarque

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL ESPAÇO INTEGRADO

CENTRO EDUCACIONAL ESPAÇO INTEGRADO CENTRO EDUCACIONAL ESPAÇO INTEGRADO Ensino Fundamental II Aluno(a): 9º ano Professor: Romney Lima Disciplina: História Data: / / FICHA 02 BRASIL REPÚBLICA INSERÇÃO DOS NEGROS PÓS-ABOLIÇÃO; IMPRENSA NEGRA

Leia mais

U.E.F.S DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS HUMANAS E PROGRAMA DE FILOSOFIA DISCIPLINA

U.E.F.S DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS HUMANAS E PROGRAMA DE FILOSOFIA DISCIPLINA U.E.F.S DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS HUMANAS E PROGRAMA DE FILOSOFIA DISCIPLINA CÓDIGO DISCIPLINA ------------- ------------------------------------------------------- CHF 134 HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA CARGA

Leia mais

CASTIGO EM ESCRAVOS NA CIDADE DO RIO GRANDE ( ) *

CASTIGO EM ESCRAVOS NA CIDADE DO RIO GRANDE ( ) * CASTIGO EM ESCRAVOS NA CIDADE DO RIO GRANDE (1868-1874) * TATIANA CARRILHO PASTORINI ** Eles tinham saído de culturas onde existe forte respeito por si próprio apenas para se encontrarem num mundo transatlântico

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ ANDRESSA LOPES DE OLIVEIRA RECONSTITUIÇÃO DE DINÂMICAS FAMILIARES ENTRE CATIVOS E FORROS A PARTIR DE REGISTROS PAROQUIAIS: SANTO ANTÔNIO DA LAPA, 1769 1830. Curitiba, 2014.

Leia mais

O caminho para Pasárgada: negros paulistas no Rio de Janeiro do pós-abolição

O caminho para Pasárgada: negros paulistas no Rio de Janeiro do pós-abolição O caminho para Pasárgada: negros paulistas no Rio de Janeiro do pós-abolição Fábio Dantas Rocha * Universidade Federal de São Paulo São Paulo - São Paulo - Brasil Resenha do livro: SILVA, Lúcia Helena

Leia mais

FORMAS E MOMENTOS DE AVALIAÇÃO

FORMAS E MOMENTOS DE AVALIAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE ESTUDOS EM DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E REGIONAL IEDAR CURSO: CIÊNCIAS ECONÔMICAS PLANO DE ENSINO APRENDIZAGEM Disciplina: ECO 01100 Formação Econômica

Leia mais

O fim do tráfico e a organização do trabalho nas charqueadas pelotenses: ofícios e avaliação dos escravos arrolados nos inventários de charqueadores

O fim do tráfico e a organização do trabalho nas charqueadas pelotenses: ofícios e avaliação dos escravos arrolados nos inventários de charqueadores O fim do tráfico e a organização do trabalho nas charqueadas pelotenses: ofícios e avaliação dos escravos arrolados nos inventários de charqueadores Bruno Stelmach Pessi 1 Resumo: A comunicação pretende

Leia mais

Conceito de raça e relações étnico-raciais

Conceito de raça e relações étnico-raciais Conceito de raça e relações étnico-raciais Mestre em Economia UNESP Graduado em História UNESP email: prof.dpastorelli@usjt.br blog: danilopastorelli.wordpress.com Você já sofreu ou conhece alguém que

Leia mais

Introdução O QUE É FILOSOFIA?

Introdução O QUE É FILOSOFIA? O QUE É FILOSOFIA? A filosofia não é uma ciência, nem mesmo um conhecimento; não é um saber a mais: é uma reflexão sobre os saberes disponíveis. É por isso que não se pode aprender filosofia, dizia kant:

Leia mais

ANTES DE VOCÊ CONFERIR OS ASSUNTOS QUE MAIS CAEM, QUERO APRESENTAR PRA VOCÊ DUAS COISAS...

ANTES DE VOCÊ CONFERIR OS ASSUNTOS QUE MAIS CAEM, QUERO APRESENTAR PRA VOCÊ DUAS COISAS... DE 2009 até 2018 ANTES DE VOCÊ CONFERIR OS ASSUNTOS QUE MAIS CAEM, QUERO APRESENTAR PRA VOCÊ DUAS COISAS... A PRIMEIRA, TALVEZ VOCÊ ATÉ SAIBA, É O CRONOGRAMA ENEM 2019 QUE EU DESENVOLVI GRATUITAMENTE PARA

Leia mais

FUVEST Segunda Fase. História 06/01/2003

FUVEST Segunda Fase. História 06/01/2003 FUVEST 2003 Segunda Fase História 06/01/2003 Q.01 Cada um deve observar as religiões e os costumes, as leis e as convenções, os dias festivos e as comemorações que observavam nos dias de Dario. Cada um

Leia mais