LEI DA CONSERVAÇÃO DE MASSAS E LEI DAS PORPORÇÕES CONSTANTES. Figura 1 - Reação química Fonte: Pressmaster/Shutterstock.com

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LEI DA CONSERVAÇÃO DE MASSAS E LEI DAS PORPORÇÕES CONSTANTES. Figura 1 - Reação química Fonte: Pressmaster/Shutterstock.com"

Transcrição

1 LEI DA CONSERVAÇÃO DE MASSAS E LEI DAS PORPORÇÕES CONSTANTES Figura 1 - Reação química Fonte: Pressmaster/Shutterstock.com CONTEÚDOS Lei da Conservação das massas (lei de Lavoisier) Lei das Proporções definidas (lei de Proust) Cálculo estequiométrico em reações químicas AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS A queima de uma vela, a obtenção de álcool etílico a partir de açúcar e o enferrujamento de um pedaço de ferro, são exemplos de transformações em que se formam substâncias com propriedades diferentes das que interagiram inicialmente. Sabe-se que nas reações químicas as substâncias participantes se transformam. Reagentes Produtos Essas substâncias não se combinam de forma aleatória, justamente porque nelas, os átomos estão combinados em proporções definidas, que são apresentados pela sua fórmula. No final do século XVIII, estudos experimentais levaram os cientistas a concluir que as reações químicas obedecem a certas leis, de dois tipos:

2 Leis ponderais: que tratam das relações entre a massa dos reagentes e a dos produtos de uma reação. Leis volumétricas: que tratam das relações entre o volume dos gases que reagem e dos que se formam em uma reação. Leis ponderais Lei da conservação das massas ou lei de Lavoisier Essa lei foi criada pelo químico francês Antoine Laurent Lavoisier em Lavoisier realizou inúmeras experiências em que pesava as substâncias participantes de uma reação química antes e depois da transformação. Reagentes Produtos massa (reagentes) massa (produtos) O que ele constatou foi que a massa total do sistema permanecia inalterada, quando a reação ocorria em sistema fechado, ou seja, em condições controladas. Observação No sistema fechado, garante-se que não haverá perda de massa se o produto formado for gasoso. Considere uma reação na qual forma-se produto gasoso, como exemplo temos a dissolução de um comprimido efervescente de vitamina C. Figura 2 Dissolução de uma pastilha efervescente de vitamina C Fonte: ThamKC/Shutterstock.com

3 Ao colocar o comprimido em contato com a água, observa-se a formação de um gás, o dióxido de carbono, que escapa para o meio. Se a intenção fosse determinar a massa liberada nessa transformação, era preciso preparar um aparato de forma que fosse possível recuperar o gás formado. Lavoisier realizou suas experiências de forma que recuperava o gás formado e pesava separadamente o recipiente que continha esse gás. Com base nessas observações, a lei é enunciada da seguinte forma: Em uma reação química, a soma das massas dos reagentes é igual a soma das massas dos produtos É muito comum também, a lei ser enunciada da seguinte forma: Na natureza, nada se perde, nada se cria; tudo se transforma. Desta forma, sejam m A, m B, m C e m D as massas dos participantes de uma reação do tipo: De acordo com a lei de Lavoisier: ma + mb = mc + md Assim, por exemplo, quando 2 gramas de gás hidrogênio reagem com 16 gramas de gás oxigênio, verifica-se a formação de 18 gramas de água. 2 g gás hidrogênio + 16 g gás oxigênio 18 g água 2 g H 2 (g) + 16 g O 2 (g) 18 g H 2O (l) Quando 12 gramas de carbono reagem com 32 gramas de oxigênio, ocorre a formação de 44 gramas de gás carbônico. 12 g de carbono + 32 g oxigênio 44 g gás carbônico 12 g C (s) + 32 g O 2 (g) 44 g CO 2 (g)

4 Leis ponderais Lei das proporções constantes ou lei de Proust Essa lei foi criada pelo químico Joseph Louis Proust em Ele constatou que as massas dos reagentes e as massas dos produtos que participam de uma reação química obedecem sempre a uma proporção constante. Assim, a lei pode ser enunciada da seguinte forma: Em uma reação química, quando duas ou mais substâncias reagem para formar um determinado produto, fazem-no sempre em uma razão constante de massas Essa proporção é característica de cada reação e independe da quantidade de substâncias que são colocadas para reagir. Sejam m A, m B, m C e m D as massas das substâncias participantes da reação: Substância A B C D 1ª experiência m A m B m C m D 2ª experiência m' A m' B m' C m' D Segundo a lei de Proust: Assim, para a reação entre hidrogênio e oxigênio para formação da água, podem ser obtidos os seguintes valores experimentais, apresentados na tabela a seguir: H 2 (g) + O 2 (g) H 2O (l)

5 Experimento Hidrogênio Oxigênio Água Massa (g) Massa (g) Massa (g) I II III IV 0,4 3,2 3,6 Para estes experimentos, observe as proporções das massas: A água é sempre formada de hidrogênio e oxigênio e a massa de oxigênio é sempre 8 vezes maior que a massa de hidrogênio. Em determinada reação química, realizada em diversas experiências, a proporção entre as massas dos participantes é constante, isto é, as massas participantes são diretamente proporcionas. Observe ainda: Para cada reação, a massa do produto é igual à massa dos reagentes, o que confirma a lei de Lavoisier. As massas dos reagentes e dos produtos que participam das diversas reações são diferentes, mas as relações das massas dos participantes são constantes.

6 Experimento I 80/10 = 8 90/10 = 9 90/80 = 1,125 II 16/2 = 8 18/2 = 9 18/16 = 1,125 III 8/1 = 8 9/1 = 9 9/8 = 1,125 IV 3,2/0,4 = 8 3,6/0,4 = 9 3,6/3,2 = 1,125 No caso das reações de síntese, isto é, aquelas que produzem uma substância a partir de seus elementos constituintes, o enunciado da lei de Proust pode ser o seguinte: A proporção, em massa, dos elementos que participam da composição de uma sustância é sempre constante e independe do processo químico pelo qual a substância é obtida. INDICAÇÕES Para saber mais sobre o método científico ouça o podcast Como ocorrem as descobertas científicas. O áudio do programa está disponível na Biblioteca digital do Portal EJ@, na área de Ciências da Natureza.

7 Para auxiliá-lo na compreensão do assunto e sobre a importância da atitude científica ao executar experiências, resolva a atividade Sequência didática, disponível na mesma seção. ATIVIDADES 1. (CEFET SP) Os trabalhos de Antonie Laurent Lavoisier são considerados precursores da Química Moderna. Entre esses trabalhos podem ser citados os que investigaram a) a natureza elétrica da matéria. b) a relação entre pressão e volume de gases. c) as relações de massas nas transformações químicas. d) os processos de obtenção de materiais poliméricos. e) a influência da luz nas transformações químicas. 2. (UNICASTELO SP) Em uma determinação experimental sob condições controladas, 2,4 g de magnésio produziram 4,0 g de um sólido branco, identificado como óxido de magnésio. A quantidade de oxigênio, em gramas, consumida nessa transformação corresponde a a) 1,6 b) 2,4 c) 3,2 d) 0,8 e) 6,4 3. (UNEMAT MT) Se 3 g de carbono combinam-se com 8 g de oxigênio para formar gás carbônico, 6 g carbono combinar-se-ão com 16 g de oxigênio para formar este mesmo composto. Essa afirmação está baseada na lei de a) Lavoisier conservação da massa. b) Dalton proporções definidas. c) Richter proporções recíprocas. d) Gay-Lussac transformação isobárica. e) Proust proporções constantes.

8 4. Dada a tabela: A + B C 1 Experimento 40 g x 56 g 2 Experimento y 32 g z Determine os valores de x, y e z e cite o nome das leis ponderais que permitiram essa determinação. 5. Experimentalmente, verifica-se que na reação completa de 52 g de crômio com 24 g de oxigênio resulta óxido de crômio III. Em uma segunda experiência, 26 g de crômio são totalmente transformados em óxido de crômio III. Assinale a alternativa que apresenta, em gramas, a massa do produto formado na experiência. a) 34 b) 38 c) 50 d) 52 e) 56

9 6. (UEL PR) 46,0 g de sódio reagem com 32,0 g de oxigênio, formando peróxido de sódio. Quantos gramas de sódio são necessários para se obter 156 g de peróxido de sódio? a) 23,0 b) 32,0 c) 69,0 d) 78,0 e) 92,0 7. (FGV- SP) Ao dissolver-se um comprimido efervescente em uma dada massa de água, ao término do processo observa-se uma diminuição da massa do conjunto. A referida observação contraria a lei de Lavoisier? Justifique a sua resposta. 8. (FUVEST SP) Os pratos A e B de uma balança foram equilibrados com um pedaço de papel em cada prato e efetuou-se a combustão apenas do material contido no prato A. esse procedimento foi repetido com palha de aço em lugar do papel. Após a combustão observou-se:

10 Com papel Com palha de aço Com papel Com palha de aço a) A e B no mesmo nível A e B no mesmo nível b) A abaixo de B A abaixo de B c) A acima de B A acima de B d) A acima de B A abaixo de B e) A abaixo de B A e B no mesmo nível LEITURA COMPLEMENTAR As leis e o método científico Lavoisier, para apresentar a sua lei da conservação da massa, seguiu uma sequência que é chamada de método científico, que pode ser fundamentada, em um esquema básico:

11 Todo estudo e pesquisa que envolve o método científico segue as etapas do esquema apresentado. É importante ressaltar que: Em uma experiência, as condições devem ser controladas. No caso de Lavoisier, os experimentos foram realizados em sistemas fechados para não haver perda de massa Coleta de dados: as substâncias e grandezas devem ser medidas com equipamentos calibrados. Observação: é necessário observar com atenção para descrever os acontecimentos da experiência. Além disso, é preciso registrar para não se perder o histórico. Lei: é a generalização baseada em observações, não há uma explicação para a sua ocorrência. Teoria: é a explicação da lei. As leis ponderais e a teoria atômica de Dalton Na tentativa de explicar as leis de Lavoisier e Proust, em 1803, Dalton elaborou uma teoria atômica, cujo postulado fundamental era que a matéria deveria ser formada por entidades extremamente pequenas, chamadas átomos, indestrutíveis e não transformáveis. A partir dessa ideia, Dalton conseguiu explicar as leis de Lavoisier e Proust.

12 Para lei de Lavoisier, sabe-se que: Em uma reação química, a massa se conserva, porque não ocorre criação nem destruição de átomos. Os átomos são conservados, ou seja, eles apenas se rearranjam. As substâncias dos reagentes são desfeitas e novas substâncias são formadas. Para a lei de Proust: Um composto químico é formado pela combinação de átomos de dois ou mais elementos em uma razão fixa. Hoje, temos que: REFERÊNCIAS ALMEIDA José Ricardo L.; BERGMAN Nelson; RAMUNNO Franco A. L. Química Geral Caderno de Atividades. 3ª ed: São Paulo: Harbra, ATKINS Peter; JONES Loretta. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre: Bookman

13 FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. Novo Telecurso de Química Teleaula 26. Disponível em: < Acesso em: 12 maio h25. ISUYAMA Reiko. Novo Telecurso de Química. 2ª Ed, Rio de Janeiro. Fundação Roberto Marinho, pág PERUZZO Francisco Miragaia; CANTO Eduardo Leite do. Química na abordagem do cotidiano. Volume único, 3ª edição, São Paulo: Moderna, SANTOS Wildson; MÓL Gerson, etc. Química cidadã. Volume 1, 1ª edição, São Paulo: Nova Geração, USBERCO João; SALVADOR Edgar. Conecte química. Volume único, 1ª edição, São Paulo: Saraiva, GABARITO 1. Alternativa C. 2. Alternativa A. 3. Alternativa E. 4. A + B C 1 Experimento 40 g x 56 g 2 Experimento y 32 g z Pela lei da Conservação das massas (lei de Lavoisier), é possível determinar o valor de x: 40 + x = 56 X = X = 16 g. A + B C 1 Experimento 40 g g 2 Experimento y 32 g z

14 Observe que do 1 para o 2ª experimento, a massa de B dobrou. Assim, considerando pela lei das Proporções constantes (lei de Proust), é possível determinar os valores de y e z (as massas de A e C, devem aumentar na mesma proporção). Massa de A = y = 40.2 = 80 g Massa de B = z = 56.2 = 112 g. Outra forma de determinar z, é a partir de y e aplicar a lei da conservação das massas. Assim, z = y + 32 z = z = 112 g 5. Crômio + oxigênio óxido de crômio III 1ª experiência 52 g 24 g 2ª experiência 26 g m =? Analisando as massas envolvidas nas experiências, é possível observar que a massa de crômio que reage na 2ª experiência é a metade da massa da 1ª experiência. Assim, a massa de óxido crômio também deve ser a metade. É possível calcular a massa de crômio III formada na 1ª experiência, aplicando-se a lei da conservação das massas: = 76 g Crômio + oxigênio óxido de crômio III 1ª experiência 52 g 24 g 76 g 2ª experiência 26 g m =? Aplicando a lei das Proporções constantes, a massa (m) de óxido de crômio III da 2ª experiência, é a metade de 76 g. m = 76/2 = 38 g. Alternativa B.

15 6. Sódio + oxigênio peróxido de sódio 1ª experiência 46 g 32 g 78 g 2ª experiência m =? 156 g Para determinar o valor da massa de sódio necessária para a produção de 156 g de peróxido de sódio, na 2ª experiência, é necessário primeiramente calcular a massa de peróxido de sódio formada na 1ª experiência. M peróxido de sódio = = 78 g Observa-se que 78 g é a metade de 156 g, assim da 1ª para 2ª experiência, a massa de peróxido dobrou. Essa proporção deve ser mantida, logo a massa de sódio que reage deve ser o dobro de 46 g. m = 46.2 = 92 g. Alternativa E. 7. A observação não contraria a lei de Lavoisier. A diminuição da massa foi observada, por causa da liberação do gás formado na dissolução do comprimido. Se esse gás fosse recuperado e pesado, iria-se observar a conservação da massa. 8. Na queima do papel, no prato, o ocorre liberação de gases A (na reação de queima do papel forma-se o dióxido de carbono, CO 2). Assim, o prato A ficará com massa final menor que a inicial, ou seja, o prato B abaixo de A ou A acima de B. Na queima da palha de aço, a massa final será maior, pois formará o óxido, que é produto da reação da palha de aço com o oxigênio do ar. Assim, a massa final será maior que a inicial, ou seja, o prato A ficará abaixo do prato B.

Figura 1 Reação química Fonte: SUWIT NGAOKAEW/Shutterstock.com

Figura 1 Reação química Fonte: SUWIT NGAOKAEW/Shutterstock.com REAÇÕES QUÍMICAS Figura 1 Reação química Fonte: SUWIT NGAOKAEW/Shutterstock.com CONTEÚDOS Conceito de reação química Representação de uma reação química - Equação química AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS No

Leia mais

Professor Edson Cruz

Professor Edson Cruz Professor Edson Cruz Sabemos que as leis das reações químicas podem ser divididas em dois grupos: LEIS PONDERAIS LEIS VOLUMÉTRICAS NESTA AULA, TRATAREMOS DAS LEIS PONDERAIS DA QUÍMICA. LEIS PONDERAIS

Leia mais

Existem mais de uma centena de átomos conhecidos e a combinação entre esses, formam as milhões e milhões de substâncias.

Existem mais de uma centena de átomos conhecidos e a combinação entre esses, formam as milhões e milhões de substâncias. Símbolos e fórmulas químicas Figura 1 Representação de moléculas de água Fonte: Fundação Bradesco CONTEÚDOS Representação de elementos químicos símbolos Representação de substâncias químicas fórmulas Substâncias

Leia mais

LEIS DAS COMBINAÇÕES QUÍMICAS

LEIS DAS COMBINAÇÕES QUÍMICAS COLÉGIO CONTATO 2016 QUIMICA I Livro 1 LEIS DAS COMBINAÇÕES QUÍMICAS EDMAR MARINHO DE AZEVEDO SITUANDO A DISCUSSÃO... 1. INTRODUÇÃO As Leis das Reações Químicas, deduzidas de forma empírica por cientistas

Leia mais

Qui. Semana. Allan Rodrigues Xandão (Victor Pontes)

Qui. Semana. Allan Rodrigues Xandão (Victor Pontes) Semana 9 Allan Rodrigues Xandão (Victor Pontes) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

Primeira aula de química

Primeira aula de química Primeira aula de química Nome: Laísa 10/04/2017 O que é a Química? A Química é um ramo das Ciências da Natureza. Estuda a composição, a estrutura, as propriedades da matéria, as transformações sofridas

Leia mais

ROTEIRO DE EXPLORAÇÃO DA SIMULAÇÃO: BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES

ROTEIRO DE EXPLORAÇÃO DA SIMULAÇÃO: BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES ROTEIRO DE EXPLORAÇÃO DA SIMULAÇÃO: BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES Quando iniciar a Exploração da Simulação, leia com atenção as instruções que são dadas e responda as questões que vão sendo colocadas. Os ícones

Leia mais

CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO. Prof.: Andrey kleber Migliorini

CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO. Prof.: Andrey kleber Migliorini CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO Prof.: Andrey kleber Migliorini Introdução Estequiometria: Stoikheîon = elemento metron = medida É o estudo das relações quantitativas (átomos, moléculas, massa, volume) entre as

Leia mais

Estequiometria deriva do grego STOICHEON, que significa a medida dos elementos químicos.

Estequiometria deriva do grego STOICHEON, que significa a medida dos elementos químicos. Estequiometria: Estequiometria deriva do grego STOICHEON, que significa...... a medida dos elementos químicos. Em outras palavras, é o cálculo das quantidades de reagentes e/ou produtos das reações químicas

Leia mais

BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES QUÍMICAS

BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES QUÍMICAS Disciplina: Química (Turmas T e R); Data: 24/06/16 Aula: Balanceamento de equações químicas Professora Ana (anaflaviasuzana@yahoo.com.br) 1.1 Equações químicas, reagentes e produtos BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS - 1.4: LEIS PONDERAIS E MODELOS ATÔMICOS. 1 São anotados os seguintes valores nas experiências I, II e III

LISTA DE EXERCÍCIOS - 1.4: LEIS PONDERAIS E MODELOS ATÔMICOS. 1 São anotados os seguintes valores nas experiências I, II e III LISTA DE EXERCÍCIOS - 1.4: LEIS PONDERAIS E MODELOS ATÔMICOS 1 São anotados os seguintes valores nas experiências I, II e III Determine os valores de x, y, z, w e k mencionando a(s) Lei(s) empregadas nestas

Leia mais

AULA 01 LEIS PONDERAIS QUEM É ESFORÇADO É RECOMPENSADO POR SI MESMO MINHA AGENDA ARISTIDES CIPRIANO.

AULA 01 LEIS PONDERAIS QUEM É ESFORÇADO É RECOMPENSADO POR SI MESMO MINHA AGENDA ARISTIDES CIPRIANO. AULA 01 26/02/2015 LEIS PONDERAIS QUEM É ESFORÇADO É RECOMPENSADO POR SI MESMO MINHA AGENDA ARISTIDES CIPRIANO Leis Ponderais Metafísica Aristotélica e a Alquimia Fogo Ar Água Terra Até o final do século

Leia mais

Você já ouviu falar que a menor parte que constitui a matéria é o átomo. Mas, o que é átomo? Alguém já isolou um átomo? É possível ver o átomo?

Você já ouviu falar que a menor parte que constitui a matéria é o átomo. Mas, o que é átomo? Alguém já isolou um átomo? É possível ver o átomo? PARTÍCULAS QUÍMICAS ÁTOMOS E SUBSTÂNCIAS Figura 1 Representação de moléculas de água CONTEÚDOS Átomo Modelo atômico de Dalton Modelo atômico de Rutherford Partículas que constituem um átomo Substâncias

Leia mais

ESTEQUIOMETRIA. 1. Introdução

ESTEQUIOMETRIA. 1. Introdução ESTEQUIOMETRIA 1. Introdução A palavra estequiometria vem do grego stoikheion (elemento) e metriā (medida). A estequiometria baseia-se na Lei da Conservação das Massas e na Lei das Proporções Definidas

Leia mais

Química. Aula 05 Profº Ricardo Dalla Zanna

Química. Aula 05 Profº Ricardo Dalla Zanna Química Aula 05 Profº Ricardo Dalla Zanna Conteúdo Programático Unidade 2 Átomos e Elementos o Seção 2.1 Evolução do modelo atômico e classificação periódica dos elementos o Seção 2.2 Leis ponderais o

Leia mais

Proporção constante de Proust. Leis ponderais 1ª-Conservação das massas Lavoisier 2ª- Proporção constante de Proust

Proporção constante de Proust. Leis ponderais 1ª-Conservação das massas Lavoisier 2ª- Proporção constante de Proust LEI DE LAVOISIER Proporção constante de Proust Leis ponderais 1ª-Conservação das massas Lavoisier 2ª- Proporção constante de Proust Lei de conservação de massa 1.Com base na L ei de L avoisier, que

Leia mais

Figura 1 Retículo cristalino formado por íons Fonte: Mariamarmar/Shutterstock.com

Figura 1 Retículo cristalino formado por íons Fonte: Mariamarmar/Shutterstock.com Íons e compostos iônicos Figura 1 Retículo cristalino formado por íons Fonte: Mariamarmar/Shutterstock.com CONTEÚDOS Íons Compostos iônicos Representação AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Os átomos são partículas

Leia mais

L E I S D A S R E A Ç Õ E S Q U Í M I C A S PROF. AGAMENON ROBERTO < 2011 >

L E I S D A S R E A Ç Õ E S Q U Í M I C A S PROF. AGAMENON ROBERTO < 2011 > L E I S D A S R E A Ç Õ E S Q U Í M I C A S PROF. AGAMENON ROBERTO < 2011 > Prof. Agamenon Roberto LEIS DAS REAÇÕES QUÍMICAS www.agamenonquimica.com 2 LEIS DAS REAÇÕES QUÍMICAS Um trabalho muito complicado

Leia mais

Qui. Allan Rodrigues Xandão (Renan Micha) (Gabriel Pereira)

Qui. Allan Rodrigues Xandão (Renan Micha) (Gabriel Pereira) Semana 12 Allan Rodrigues Xandão (Renan Micha) (Gabriel Pereira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

Leia mais

QUÍMICA. Representação das Transformações Químicas. Fórmulas, Balanceamento e Leis Ponderais das Reações Químicas - Parte 1. Prof ª.

QUÍMICA. Representação das Transformações Químicas. Fórmulas, Balanceamento e Leis Ponderais das Reações Químicas - Parte 1. Prof ª. QUÍMICA Representação das Transformações Químicas Fórmulas, Balanceamento e Leis Ponderais das Reações Químicas - Parte 1 Prof ª. Giselle Blois LEIS PONDERAIS São as leis que expressam as massas das substâncias,

Leia mais

LEIS DAS REAÇÕES QUÍMICAS

LEIS DAS REAÇÕES QUÍMICAS Prof. gamenon Roberto LEIS DS REÇÕES QUÍMICS www.agamenonquimica.com 1 LEIS DS REÇÕES QUÍMICS LEI D CONSERVÇÃO DS MSSS ou LVOISIER 01) (FCMSC-SP) frase: Do nada, nada; em nada, nada pode transformar-se

Leia mais

Estequiometria. Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da madeira I

Estequiometria. Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da madeira I Estequiometria Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da madeira I Estequiometria Estequiometria é o cálculo da quantidade de reagentes e produtos da reação, baseado nas leis das reações químicas.

Leia mais

QUÍMICA MÓDULO 19 LEIS DA QUÍMICA. Professor Edson Cruz

QUÍMICA MÓDULO 19 LEIS DA QUÍMICA. Professor Edson Cruz QUÍMICA Professor Edson Cruz MÓDULO 19 LEIS DA QUÍMICA INTRODUÇÃO Um exame apurado das propriedades físicas de um material (como densidade, ponto de fusão e ebulição) permite dizer se o material é uma

Leia mais

LEI DA CONSERVAÇÃO DAS MASSAS

LEI DA CONSERVAÇÃO DAS MASSAS LEIS QUÍMICAS LEI DA CONSERVAÇÃO DAS MASSAS Antoine Lavoisier (1743-1794) demonstrou, através de cuidadosas medidas, que, se uma reação é conduzida em um recipiente fechado, de tal modo que nenhum produto

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E.E. ARACY EUDOCIAK

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E.E. ARACY EUDOCIAK Unidade 4 química - Conteúdos curriculares: Conteúdo 8: Reações Químicas -Equações e tipos de reações químicas. Habilidades e competências: Identificar pela representação (usando fórmulas químicas) as

Leia mais

Temática: Reconsiderando as Interpretações de Dalton.

Temática: Reconsiderando as Interpretações de Dalton. Aula: 8. Temática: Reconsiderando as Interpretações de Dalton. Estamos iniciando a segunda unidade de nossa disciplina. Apesar de curta, 3 aulas apenas, não é uma unidade de menos importância, nela discorrerá

Leia mais

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma A UU L AL A Conservação da matéria na reação química Proporção das substâncias que reagem que você vai aprender que é uma fórmua química significado

Leia mais

Revisão 1 H 99,985 2 H 0, C 98,89 13 C 1,11 14 N 99,63 15 N 0,37 16 O 99, O 0, O 0,204

Revisão 1 H 99,985 2 H 0, C 98,89 13 C 1,11 14 N 99,63 15 N 0,37 16 O 99, O 0, O 0,204 Revisão Número de massa A característica fundamental que define um elemento químico é o número de prótons (Z) no núcleo. Se chamarmos de N o número de nêutrons no núcleo, o número de massa A é dado por:

Leia mais

EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO

EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO Leis Ponderais EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO 01 São anotados os seguintes valores nas experiências I, II e III Determine os valores de x, y, z, w e k mencionando a(s) Lei(s) empregadas nestas determinações.

Leia mais

O aluno deverá elaborar resumos teóricos dos textos do livro e de outras fontes sobre os tópicos do conteúdo.

O aluno deverá elaborar resumos teóricos dos textos do livro e de outras fontes sobre os tópicos do conteúdo. Disciplina QUÍMICA Curso ENSINO MÉDIO Professor GUILHERME Série 1ª SÉRIE ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE / 2012 Aluno (a): Número: 1 - Conteúdo: Ácidos e bases propriedades, conceito

Leia mais

Prof. : Drielle Caroline Aspectos quantitativos das reações químicas

Prof. : Drielle Caroline Aspectos quantitativos das reações químicas Aspectos quantitativos das reações químicas Uma breve introdução... Quando uma reação química é realizada com quantidades conhecidas de reagentes, é possível prever a quantidade de produto(s) formado(s)?

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos/ atividades Habilidades Avaliação/ Atividade 1º Trimestre: (12 semanas)

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos/ atividades Habilidades Avaliação/ Atividade 1º Trimestre: (12 semanas) Disciplina: Química Trimestre: 1º Professor(a): Rodrigo Valério e Georgia Monique. Série: 1º Turmas: 101,102,103,104. Conteúdos/ atividades Habilidades Avaliação/ Atividade 1º Trimestre: (12 semanas) 1-

Leia mais

Fórmula percentual. Fórmula molecular do metano: CH 4 Massa atômica do carbono: 12g/mol Massa atômica do hidrogênio: 1g/mol

Fórmula percentual. Fórmula molecular do metano: CH 4 Massa atômica do carbono: 12g/mol Massa atômica do hidrogênio: 1g/mol Você sabia que a quantidade de substâncias envolvidas em uma reação química, é encontrada através do cálculo estequiométrico? Bem, mas para realizar esse cálculo, você precisa primeiro conhecer quais as

Leia mais

Atividade complementar. Substâncias e transformações químicas, entendendo os aspectos quantitativos

Atividade complementar. Substâncias e transformações químicas, entendendo os aspectos quantitativos Atividade complementar Substâncias e transformações químicas, entendendo os aspectos quantitativos Esta atividade tem como objetivo complementar e aprofundar os estudos sobre as transformações químicas,

Leia mais

Química Fascículo 03 Elisabeth Pontes Araújo Elizabeth Loureiro Zink José Ricardo Lemes de Almeida

Química Fascículo 03 Elisabeth Pontes Araújo Elizabeth Loureiro Zink José Ricardo Lemes de Almeida Química Fascículo 03 Elisabeth Pontes Araújo Elizabeth Loureiro Zink José Ricardo Lemes de Almeida Índice Estequiometria...1 Exercícios...2 Gabarito...4 Estequiometria Balanço de massas e de quantidades

Leia mais

QUÍMICA GERAL PROF. PAULO VALIM

QUÍMICA GERAL PROF. PAULO VALIM QUÍMICA GERAL PROF. PAULO VALIM 3 QUANTIDADADES E MEDIDAS Gás Nobre para catalisar sua reação, vamos disponibilizar alguns exercícios com gabarito ao final de cada capítulo de estudo. Eles não fazem parte

Leia mais

Aula INTRODUÇÃO À ESTEQUIOMETRIA META OBJETIVOS PRÉ-REQUISITOS

Aula INTRODUÇÃO À ESTEQUIOMETRIA META OBJETIVOS PRÉ-REQUISITOS INTRODUÇÃO À ESTEQUIOMETRIA Aula 9 META Apresentar o estudo das equações usadas para representar as mudanças químicas e utilizar essas equações para definir as quantidades relativas de elementos combinados

Leia mais

Transformações físicas e químicas

Transformações físicas e químicas Gabaritos Professores: Alinne Borges Tiago Albuquerque Sandro Sobreira Josiane Reação química Pesquise Momento Sheldon Exercícios Transformações físicas e químicas Vídeos Leis de Lavoisier e Proust Transformações

Leia mais

2005 by Pearson Education. Capítulo 03

2005 by Pearson Education. Capítulo 03 QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 3 Estequiometria: cálculos com fórmulas e equações químicas David P. White Equações químicas Lavoisier: a massa é conservada em uma reação química. Equações

Leia mais

Atividade complementar de Química. Transformação química das substâncias. Atenção

Atividade complementar de Química. Transformação química das substâncias. Atenção Atividade complementar de Química Transformação química das substâncias Educação de Jovens e Adultos Nas transformações químicas, também conhecida como reação química, as substâncias são transformadas

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E.E. ARACY EUDOCIAK

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E.E. ARACY EUDOCIAK Unidade 4 química - Conteúdos curriculares: C8: Reações Químicas -Equações e tipos de reações químicas. Identificar pela representação (usando fórmulas químicas) as químicas substâncias uma equação química;

Leia mais

INTRODUÇÃO À QUÍMICA

INTRODUÇÃO À QUÍMICA INTRODUÇÃO À QUÍMICA O QUE É QUÍMICA? É a ciência que estuda a matéria, suas propriedades, transformações e interações, bem como a energia envolvida nestes processos. QUAL A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA? Entender

Leia mais

Relações de massa. Situando-se ao assunto...

Relações de massa. Situando-se ao assunto... Situando-se ao assunto... Relações de massa Prof. : Drielle Caroline Conceito de mol A unidade fundamental do pensamento químico é o átomo ou a molécula; por isso, não surpreende que seja da maior importância

Leia mais

Cálculo Estequiométrico Rodrigo Bandeira

Cálculo Estequiométrico Rodrigo Bandeira Rodrigo Bandeira Balanceamento de Reações Quantidade de cada elemento antes de depois da seta devem ser iguais Coeficientes Estequiométricos 1 N 2 (g) + 3 H 2 (g) 2 NH 3 (g) H 2 NH 3 N 2 H 2 NH 3 H 2 Exemplos:

Leia mais

4/6/2010. Lavoisier: a massa é conservada em uma reação química. Equações químicas: descrições de. Equações químicas

4/6/2010. Lavoisier: a massa é conservada em uma reação química. Equações químicas: descrições de. Equações químicas QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 3 Estequiometria: cálculos com fórmulas e equações químicas Lavoisier: a massa é conservada em uma reação química. : descrições de reações químicas. Duas partes

Leia mais

Átomos e moléculas. Uma breve introdução...

Átomos e moléculas. Uma breve introdução... Uma breve introdução... Átomos e moléculas Prof. : Drielle Caroline A ciência química, ao menos nos cem últimos anos, desenvolveu-se em torno de um grande e fundamental conceito unificador: a estrutura

Leia mais

Conteúdo 28/03/2017. Equações Químicas e Estequiometria, Balanceamento de Equações Químicas, Relação de Massa em Equações Químicas,

Conteúdo 28/03/2017. Equações Químicas e Estequiometria, Balanceamento de Equações Químicas, Relação de Massa em Equações Químicas, Química Geral I Química - Licenciatura Prof. Udo Eckard Sinks Conteúdo 28/03/2017 Equações Químicas e Estequiometria, Balanceamento de Equações Químicas, Relação de Massa em Equações Químicas, Química

Leia mais

Prof. Luiz Carlos Martins das Neves

Prof. Luiz Carlos Martins das Neves Reações Químicas Aspectos Quantitativos da Química Cálculo Estequiométrico Reações de Oxirredução Balanceamento de Reações Prof. Luiz Carlos Martins das Neves Reações Químicas Todos os dias, o dia inteiro,

Leia mais

Química B Extensivo V. 7

Química B Extensivo V. 7 Química B Extensivo V. 7 Exercícios 0) E 07) A Fe + Fe 0) A 0) D x + y xy x y 0,5 x y. 0,5 x y 0 g de x 0 y y 60 x + y xy 0 g + 60 g 90 g Foram adicionados 90 g de y, ou seja, 0 g em excesso (90 g 60 g).

Leia mais

BC0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA HIPÓTESE ATÔMICA. Hueder Paulo Moisés de Oliveira.

BC0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA HIPÓTESE ATÔMICA. Hueder Paulo Moisés de Oliveira. BC0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA HIPÓTESE ATÔMICA hueder.paulo@ufabc.edu.br Hueder Paulo Moisés de Oliveira 1 Calendário Semana Aulas expositivas 1 07/06 Introdução ao curso (Informações sobre provas, conceitos);

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE QUÍMICA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 07/05/2018 Nota: Professor(a): Taynara e Paulo Fernando Valor da Prova: 40 pontos

Leia mais

QUÍMICA REAÇÕES QUÍMICAS. Professor: Rafael Odorico

QUÍMICA REAÇÕES QUÍMICAS. Professor: Rafael Odorico QUÍMICA REAÇÕES QUÍMICAS É um fenômeno onde os átomos permanecem intactos. Durante as reações, as moléculas iniciais são "desmontadas" e os seus átomos são reaproveitados para "montar" novas moléculas.

Leia mais

Estequiometria. 1. Em termos de partículas

Estequiometria. 1. Em termos de partículas Estequiometria A estequiometria trata das quantidades relativas de reagentes e produtos em uma reação química, a partir de uma equação química balanceada. A palavra estequiometria tem origem grega e significa

Leia mais

TERMOQUÍMICA. 1 Fenômenos endotérmicos e exotérmicos

TERMOQUÍMICA. 1 Fenômenos endotérmicos e exotérmicos TERMOQUÍMICA 1 Fenômenos endotérmicos e exotérmicos a) Processos exotérmicos: Ocorrem com liberação de calor. Possuem variação de entalpia ( H) negativa. Ex: Combustão do metano (CH4) CH4 (g) + 2 O2 (g)

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 9º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ

CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 9º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 9º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ 2010 01. A tabela

Leia mais

SE18 - Química. LQUI2B1 - Cálculo estequiométrico. Questão 1. (G1 - cftmg 2016) Observe a equação química a seguir: C 2 H 4 + H 2 C 2 H 6

SE18 - Química. LQUI2B1 - Cálculo estequiométrico. Questão 1. (G1 - cftmg 2016) Observe a equação química a seguir: C 2 H 4 + H 2 C 2 H 6 SE18 - Química LQUI2B1 - Cálculo estequiométrico Questão 1 (G1 - cftmg 2016) Observe a equação química a seguir: C 2 H 4 + H 2 C 2 H 6 (28 g) (2 g) (30 g) A comparação entre as massas do produto e dos

Leia mais

Plano de Curso: 2009 Área: Curso Técnico: Química C. Horária: 60 Módulo/Disciplina: QUÍMICA GERAL Professor: Período: 1º Nº Aulas: 04

Plano de Curso: 2009 Área: Curso Técnico: Química C. Horária: 60 Módulo/Disciplina: QUÍMICA GERAL Professor: Período: 1º Nº Aulas: 04 Plano de Curso: 2009 Área: Curso Técnico: Química C. Horária: 0 Módulo/Disciplina: QUÍMICA GERAL Professor: Período: 1º Nº Aulas: 0 COMPETÊNCIAS HABILIDADES BASES TECNOLÓGICAS Nº aulas Introduzir uma visão

Leia mais

O DESENVOLVIMENTO DA TEORIA ATÔMICA

O DESENVOLVIMENTO DA TEORIA ATÔMICA Disciplina: Química Prof.: Guilherme Turma: IU 06/ 04/2017 Tema da aula: Leis Ponderais e Modelos Atômicos O DESENVOLVIMENTO DA TEORIA ATÔMICA Primeiras ideias sobre constituição da matéria - As primeiras

Leia mais

símbolos que indicam o estado da matéria de cada componente da reação: s para sólido, l para líquido, g para gasoso e aq para aquoso

símbolos que indicam o estado da matéria de cada componente da reação: s para sólido, l para líquido, g para gasoso e aq para aquoso ESTEQUIOMETRIA Estequiometria é uma palavra de origem grega que significa quantidade. Os cálculos decorrentes da estequiometria são importantes para quantificarmos reações químicas, ou seja, descobrirmos

Leia mais

Reações Químicas. Profª Dra Cristiane de Abreu Dias

Reações Químicas. Profª Dra Cristiane de Abreu Dias Reações Químicas Profª Dra Cristiane de Abreu Dias O que são Reações Químicas? São as transformações de uma ou várias substâncias em relação a seu estado inicial (reagentes), dando origem a substâncias

Leia mais

Estequiometria. Priscila Milani

Estequiometria. Priscila Milani Estequiometria Priscila Milani Cálculo de massa para amostras impuras: Reagentes impuros, principalmente em reações industriais, ou porque eles são mais baratos ou porque eles já são encontrados na Natureza

Leia mais

II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Análise de Processos Físico-Químicos I Módulo: 1º Nº

II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Análise de Processos Físico-Químicos I Módulo: 1º Nº Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 294 aprovado pela portaria Cetec nº 774 de 24/09/2015 Etec Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: Controle e Processos

Leia mais

Gabarito das Questões

Gabarito das Questões II OLIMPÍADA BAIANA DE QUÍMICA 19 DE MAIO DE 2007 Gabarito das Questões Para cada questão de 1 a 5, marque com um X a alternativa correta e justifique porque as outras duas estão erradas. QUESTÃO 1 a)

Leia mais

QUÍMICA. A Ciência Central 9ª Edição. Capítulo 3 Estequiometria: cálculos com fórmulas e equações químicas. Prof. Kleber Bergamaski.

QUÍMICA. A Ciência Central 9ª Edição. Capítulo 3 Estequiometria: cálculos com fórmulas e equações químicas. Prof. Kleber Bergamaski. QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 3 Estequiometria: cálculos com fórmulas e equações químicas Prof. Kleber Bergamaski Equações químicas 1789, lei da conservação da massa A massa total de uma

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIO PARA A PROVA MENSAL

LISTA DE EXERCÍCIO PARA A PROVA MENSAL Professor: Cassio Pacheco Aluno (a) Disciplia Química 1 Ano LISTA DE EXERCÍCIO PARA A PROVA MENSAL 1-. Assinale a alternativa onde você encontra somente substâncias compostas: a) H 2, P 4, H 2 O, O 2 b)

Leia mais

LISTA DE ATIVIDADES - TAREFÃO DE CIÊNCIAS

LISTA DE ATIVIDADES - TAREFÃO DE CIÊNCIAS LISTA DE ATIVIDADES - TAREFÃO DE CIÊNCIAS ALUNO(a): TURMA: Valor: 0-2 pontos PROFESSOR(a): CHRISTIANE FRÓES DATA: / / *A lista de exercícios deste tarefão estão relacionadas aos seguintes conteúdos: Capitulo

Leia mais

P1 - PROVA DE QUÍMICA GERAL 15/09/2012

P1 - PROVA DE QUÍMICA GERAL 15/09/2012 P1 - PROVA DE QUÍMICA GERAL 15/09/01 Nome: Nº de Matrícula: GABARITO Turma: Assinatura: Questão Valor Grau Revisão 1 a,5 a,5 3 a,5 a,5 Total 10,0 Dados R = 0,081 atm L mol -1 K -1 T (K) = T ( C) + 73,15

Leia mais

ACH4064 LQRQ 2. Aula : Estequiometria. Káthia M. Honório. (Atkins: Cap. Fundamentos - Kotz: Caps. 4 e 5)

ACH4064 LQRQ 2. Aula : Estequiometria. Káthia M. Honório. (Atkins: Cap. Fundamentos - Kotz: Caps. 4 e 5) ACH4064 LQRQ 2 Aula : Estequiometria (Atkins: Cap. Fundamentos - Kotz: Caps. 4 e 5) Káthia M. Honório 2 º semestre/2017 Transformações Químicas Reagentes: Zn + I 2 Produto: Zn I 2 Mol Os químicos descrevem

Leia mais

Cálculos envolvendo reações

Cálculos envolvendo reações Cálculos envolvendo reações Cálculo Estequiométrico Misturamos reagentes que não estão em proporção estequiométrica Reagente limitante: consumido totalmente Reagente em excesso: sobra certa quantidade

Leia mais

II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Análise de Processos Físico-Químicos I Módulo: 1º Nº

II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Análise de Processos Físico-Químicos I Módulo: 1º Nº Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 294 aprovado pela portaria Cetec nº 774 de 24/09/2015 Etec Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: Controle e Processos

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA Título do Podcast Área Segmento Duração Chuva ácida... será que a água da chuva vai corroer tudo? Ciências da Natureza Química Ensino Médio 5min 44seg

Leia mais

01. A Tabela abaixo traz os pontos de fusão e ebulição, em ºC, sob pressão de 1 atm, de alguns materiais.

01. A Tabela abaixo traz os pontos de fusão e ebulição, em ºC, sob pressão de 1 atm, de alguns materiais. ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA 2018 Avaliação de Estudos Independentes Nome Nº Turma 1º Data / / Nota Disciplina Química Prof. Fábio Matos Supervisão Valor 70,0 01. A Tabela abaixo traz os

Leia mais

QUÍMICA MÓDULO 20 CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO. Professor Edson Cruz

QUÍMICA MÓDULO 20 CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO. Professor Edson Cruz QUÍMICA Professor Edson Cruz MÓDULO 20 CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO INTRODUÇÃO Agora que já sabemos os pré-requisitos para o entendimento do cálculo estequiométrico, podemos defini-lo como "o método matemático

Leia mais

Condições para que ocorra a queima dos combustíveis Volatilidade de líquidos Pressão de vapor

Condições para que ocorra a queima dos combustíveis Volatilidade de líquidos Pressão de vapor COMBUSTÍVEIS GASOSOS Figura 1 Líquidos inflamáveis Fonte: Poseidon CONTEÚDO Condições para que ocorra a queima dos combustíveis Volatilidade de líquidos Pressão de vapor AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Por

Leia mais

Tarefa 09 à 12 Professor Willian. Com base no gráfico, assinale a alternativa que apresenta a afirmativa CORRETA.

Tarefa 09 à 12 Professor Willian. Com base no gráfico, assinale a alternativa que apresenta a afirmativa CORRETA. 9º ano Química Tarefa 09 à 12 Professor Willian 01. Dois materiais sólidos, A e B, são aquecidos a uma velocidade de 10ºC.min 1. A figura a seguir representa o diagrama de aquecimento desses dois materiais.

Leia mais

QUÍMICA. Professora Caroline Azevedo

QUÍMICA. Professora Caroline Azevedo QUÍMICA Professora Caroline Azevedo CÁLCULOS ESTEQUIOMÉTRICOS Cálculo estequiométrico O método matemático pelo qual podemos comparar as substâncias envolvidas em um ou mais processos químicos, baseando-se

Leia mais

O que você deve saber sobre

O que você deve saber sobre O que você deve saber sobre Podemos conhecer as grandezas que regem a quantificação dos fenômenos químicos identificando o comportamento da massa, do número de partículas e do volume de diferentes substâncias.

Leia mais

UECE ª FASE COMENTÁRIO DA PROVA DE QUÍMICA

UECE ª FASE COMENTÁRIO DA PROVA DE QUÍMICA UECE 2019.1 2ª FASE COMENTÁRIO DA PROVA DE QUÍMICA : Etoxietano Gabarito: B A substância mencionada no texto é o cloreto de sódio, cuja fórmula é NaCl e pertence a função SAL. Gabarito: A Trata-se de uma

Leia mais

01.Relacione os fenômenos descritos na coluna I com os fatores que influenciam sua velocidade mencionados na coluna II.

01.Relacione os fenômenos descritos na coluna I com os fatores que influenciam sua velocidade mencionados na coluna II. 01.Relacione os fenômenos descritos na coluna I com os fatores que influenciam sua velocidade mencionados na coluna II. Coluna I 1 - Queimadas alastrando-se rapidamente quando está ventando; 2 - Conservação

Leia mais

Reações químicas. Profe. Cristiane Rangel 8ª série Ciências

Reações químicas. Profe. Cristiane Rangel 8ª série Ciências Reações químicas Profe. Cristiane Rangel 8ª série Ciências Reações químicas As reações químicas não ocorrem apenas em laboratórios e indústrias, ocorrem também no dia a dia. Como se pode saber que uma

Leia mais

ESTEQUIOMETRIA - 3C13 - Profª

ESTEQUIOMETRIA - 3C13 - Profª ESTEQUIOMETRIA - 3C13 - Profª Estequiometria é a parte da Química que estuda as proporções dos elementos que se combinam ou que reagem. MASSA ATÔMICA (u) É a massa do átomo medida em unidades de massa

Leia mais

EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO

EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO Equilíbrio Químico EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO 01 (PUC-RS) Dada a expressão da constante de equilíbrio em termos de concentração de produtos e reagentes a equação química que pode ser representada por essa

Leia mais

EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO

EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO GRANDEZAS QUÍMICAS EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO 01 (ETF-SP) A massa atômica de um elemento químico é dada pela média ponderada dos isótopos. Por exemplo, a massa do oxigênio que aparece na tabela é 15,99, isto

Leia mais

Lista de Química II 1 º Bimestre Prof. Cotrim

Lista de Química II 1 º Bimestre Prof. Cotrim Lista de Química II 1 º Bimestre Prof. Cotrim Nome: Nº 1ª Série / Turma: Data: 14/02/2017 Conteúdo: Aulas 1, 2, 3, 4 e 5 Data de entrega: 07/03/2017 -> Valendo até 0,3 na CD1 do SETOR A. (Entregar esta

Leia mais

ESTEQUIOMETRIA (Conceitos básicos) QUÍMICA A 1415 ESTEQUIOMETRIA

ESTEQUIOMETRIA (Conceitos básicos) QUÍMICA A 1415 ESTEQUIOMETRIA ESTEQUIOMETRIA Estequiometria é a parte da Química que estuda as proporções dos elementos que se combinam ou que reagem. MASSA ATÓMICA (u) É a massa do átomo medida em unidades de massa atómica (u). A

Leia mais

Estrutura da Matéria Hipótese Atômica 1. Hipótese na antiquidade 2.Conceito de elementos e lei da proporções 3.Hipótese de Avogadro 4.

Estrutura da Matéria Hipótese Atômica 1. Hipótese na antiquidade 2.Conceito de elementos e lei da proporções 3.Hipótese de Avogadro 4. Estrutura da Matéria Hipótese Atômica 1. Hipótese na antiquidade 2.Conceito de elementos e lei da proporções 3.Hipótese de Avogadro 4.Massa Atômica e molecular 5.Lei dos gases ideais 6.Lei de Van der Waals

Leia mais

AULA 10 ESTEQUIOMETRIA

AULA 10 ESTEQUIOMETRIA AULA 10 ESTEQUIOMETRIA Cálculo estequiométrico ou estequiometria é o cálculo de quantidades de substâncias que interagem, pode ser do reagente consumido ou do produto formado. Baseia-se nas proporções

Leia mais

Faculdade Maurício de Nassau

Faculdade Maurício de Nassau Faculdade Maurício de Nassau LEIS PONDERAIS Lei de Lavoisier(Antonie Laurent Lavoisier) Lei da conservação das massas ou Lei da conservação da matéria Caracterização: sistema fechado utilizando balanças

Leia mais

Química B Semiextensivo V. 4

Química B Semiextensivo V. 4 Química B Semiextensivo V. 4 Exercícios 01) C 0) C 03) B 04) A 05) E 06) E 07) D a) Certa. A lã de aço é composta por ferro e carbono. carbono forma com o oxigênio gás carbônico, que é liberado durante

Leia mais

Aula 6: Estequiometria. Eduarda Boing Pinheiro

Aula 6: Estequiometria. Eduarda Boing Pinheiro Aula 6: Estequiometria Eduarda Boing Pinheiro Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Antoine Lavoisier 2 Balanceamento químico: A mesma quantidade de cada elemento está presente no

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PRO-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO DIREÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO TÉCNICO PLANO DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PRO-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO DIREÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO TÉCNICO PLANO DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PRO-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO DIREÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO TÉCNICO PLANO DE ENSINO 1 IDENTIFICAÇÃO 1.1 EIXO TECNOLÓGICO: CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Fonte de estudo: Área de Ciências da Natureza Disciplina: Ano: 1º - Ensino Médio Professora: Karine Ribeiro de Almeida Livro de (Tito e Canto) capítulos 1 a 4. Anotações no caderno. Listas de exercícios.

Leia mais

QUÍMICA Prof. Marcelo ESTEQUIOMETRIA FIXAÇÃO. Nomelini Química Página 1. = 1 g mol; C = 12 g mol e O = 16 g mol

QUÍMICA Prof. Marcelo ESTEQUIOMETRIA FIXAÇÃO. Nomelini Química Página 1. = 1 g mol; C = 12 g mol e O = 16 g mol QUÍMICA Prof. Marcelo ESTEQUIOMETRIA FIXAÇÃO 01. No Brasil, o etanol (álcool etílico) é obtido principalmente por processos fermentativos. O material a ser fermentado pode ser obtido de cana-de-açúcar,

Leia mais

Qui. Allan Rodrigues Xandão (Gabriel Pereira)

Qui. Allan Rodrigues Xandão (Gabriel Pereira) Semana 15 Allan Rodrigues Xandão (Gabriel Pereira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. 23

Leia mais

Fotossíntese das plantas, o sol fornece energia

Fotossíntese das plantas, o sol fornece energia Unidade 6 - Conteúdo 13 - Termoquímica As transformações físicas e as reações químicas quase sempre estão envolvidas em perda ou ganho de calor. O calor é uma das formas de energia mais comum que se conhece.

Leia mais

Reações Químicas. Profº André Montillo

Reações Químicas. Profº André Montillo Reações Químicas Profº André Montillo www.montillo.com.br Definição: É o processo no qual 1 ou mais substâncias (regentes) se transformam em 1 ou mais substâncias novas (produtos). Estão presentes em todos

Leia mais

Fundamentos de Química Profa. Janete Yariwake

Fundamentos de Química Profa. Janete Yariwake 2. Introdução: Conceitos e cálculos fundamentais (Estequiometria; Concentrações) 1 Lei das proporções definidas (Lei de Proust) Em uma substância química, os elementos estão sempre presentes em proporções

Leia mais

Estequiometria. Índice. Por Victor Costa

Estequiometria. Índice. Por Victor Costa Estequiometria Por Victor Costa Índice 1. Massa atômica 2. Mol 3. Massa molar 4. Massa molecular 5. Composição percentual 6. Reação química 7. Balanceamento 8. Reagente limitante 9. Rendimento Essa aula

Leia mais

Massa molar (g.mol -1 )

Massa molar (g.mol -1 ) 01.DETERMINAÇÃO DE FÓRMULAS MOLECULARES 01. A clorofila a, que é o pigmento responsável pela cor verde da maioria das plantas, tem fórmula molecular C 55 H 72 MgN 4 O 5. Calcule a composição percentual

Leia mais