Ações extensionistas no ensino da Anatomia humana para escolares do município de Itapuranga-GO.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ações extensionistas no ensino da Anatomia humana para escolares do município de Itapuranga-GO."

Transcrição

1 Ações extensionistas no ensino da Anatomia humana para escolares do município de Itapuranga-GO. Milena Gomes da Silveira (IC); Angélica Silva Ribeiro (IC); Ana Paula Gomes Cardoso (IC); Sara Marques da Silva (IC); Marcos Henrique da Silva Toledo (IC); Michelle Lacerda Rocha (IC); Marília Alves da Silva (IC); Thallya Gonçalves Pinheiro Morais (IC); Jacqueline Maria Pacífico Pereira (IC); Tânia Ferraz de Souza Mariano (IC); Carla Rosane Mendanha da Cunha (PQ); Liliane de Sousa Silva (PQ*); Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Itapuranga. Resumo: A anatomia, estudo da estrutura do corpo, sempre despertou curiosidade em todos, para o autoconhecimento de seus corpos, saber como funcionam, e aceitar as mudanças com o tempo. O objetivo deste é proporcionar aos escolares do município de Itapuranga um maior conhecimento do corpo humano, bem como estrutura, órgãos e funcionamento por meio de aulas práticas com peças anatômicas sintéticas e maquetes didáticas. As aulas práticas ocorreram no mês do dia 14 a 17 no mês de julho no período diurno, sendo demonstrado por meio de um circuito os seguintes sistemas: Circulatório, reprodutor, respiratório, renal e digestivo. Passaram pelo circuito de anatomia aproximadamente 925 escolares, sendo tanto do Ensino Fundamental I e II quanto do Ensino Médio. Quanto aos alunos que participaram da atividade, foi observada a construção de saberes que podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem de ciências e biologia tomando a anatomia humana como ferramenta para o autoconhecimento promovendo interação entre universidade e sociedade. Palavras-chave: Anatomia, escolares, extensão, Ensino Fundamental e Médio. Introdução Trabalhar as partes do corpo humano com as disciplinas de Ciências e Biologia é indispensável para transmitir noções de higiene pessoal para manter uma vida saudável, saber que seu corpo possui muitas necessidades e que depende de várias atitudes e interfaces com o meio em que vive, tais como: alimentação, higiene pessoal e ambiental, repousos adequados, dentre outros (SILVA et al., 2008). A meta das disciplinas de ciências e biologia são de proporcionar o aprendizado na área cientifica, colaborando para a compreensão das mudanças do mundo e das transformações a que estamos sujeitos, para reconhecer o ser humano coo parte integrante do universo e também como indivíduo (MATURANA e COSTA, 2013).

2 O funcionamento do corpo humano não é mais exclusivo da medicina e contempla outras áreas do conhecimento, como por exemplo a Ciência e a Biologia que compreende diferentes conteúdos além da anatomia humana, que é de grande importância, pois segundo Oliveira (2011) o ensino do corpo humano é fundamental na educação do aluno, visto que é de suma relevância se conhecer e entender a diversidade do seu próprio organismo. Nas Ciências Biológicas o estudo da vida é o objetivo e a Anatomia estuda a estrutura mais complexa entre os seres vivos o ser humano (SILVERTHORN, 2007). No ensino médio é estudado tanto a anatomia humana quanto a comparada mostrando as variações anatômicas dos organismos com o intuito de verificar hipóteses evolutivas, relacionando diferentes seres vivos no âmbito históricofilosófico como forma do aluno compreender e explicar certas hipóteses, provocando a produção científica, a necessidade de buscar novas informações e a elaboração de argumentos (PCN, pág 32). Neste contexto, pode-se dizer que explorar a Anatomia Humana se faz imprescindível para o conhecimento e compreensão do corpo humano como um todo, independente da faixa etária, na importância e interação de todas as suas estruturas e características individuais dos seus órgãos, como essencial para promover a vida e cura dos males, intenção primária no ato de cuidar, enquanto técnica e arte e ciência no seu mais expressivo compromisso (DANGELO; FATINI, 2007). Maturana e Costa (2013), afirmam que o ensino na área biológica possibilita a compressão das relações entre a ciência e a sociedade, e que a inclusão de questões sociais no currículo escolar ligadas às Ciências, constituem novas ares do conhecimento, como os temas transversais ligados à saúde. O objetivo deste é promover por meio de ações extensionistas aulas demonstrativas com peças anatômicas para o ensino do corpo humano à todos os alunos que visitarem o Laboratório Interdisciplinar de biologia na UEG Câmpus Itapuranga. Material e Métodos O presente trabalho representa resultados de um Projeto de Extensão aprovado pela Pró Reitoria de Extensão nº 2015PRE O grupo de extensão Anatomia em

3 prática promoveu aulas práticas voltadas ao ensino de anatomia aos estudantes do município de Itapuranga. Foi montado um espaço para exposição das peças anatômicas (estas foram cedidas pelo Laboratório Interdisciplinar de Biologia) e materiais didáticos lúdicos produzidos pelos próprios alunos de extensão. As aulas ocorreram no período matutino e vespertino do dia 14 a 17 de junho de 2016, durante a XXV Semana Cultural com o tema Alteridade e lugares de cultura, sendo que os acadêmicos ficaram responsáveis pelas aulas práticas demonstrativas para todos os alunos do Ensino Fundamental ou Ensino Médio que visitaram à UEG- Câmpus Itapuranga. Durante a exposição e explicação das peças anatômicas foram demonstrados aos alunos visitantes: 1) estrutura macroscópica das estruturas do corpo; 2) conhecimento tridimensional dos órgãos; 3) aspectos mais relevantes de cada sistema; 4) conexões existentes entre órgãos diferentes e suas relações mútuas. Os temas trabalhados foram: Sistema Circulatório, Respiratório, Reprodutor, Digestivo e Renal que foram organizados em forma de circuito. Resultados e Discussão Durante a XXV Semana Cultural, participaram das aulas práticas demonstrativas 925 alunos de 08 escolas do município de Itapuranga-GO. Foram desenvolvidas atividades práticas demonstrativas de vários sistemas anatômicos, segundo Galiazzi e colaboradores (2001), atividades práticas como o que foi aplicado neste projeto, tem o objetivo de aperfeiçoar a aprendizagem do conteúdo teórico aplicá-los na prática. O primeiro sistema circulatório (Figura 01) foi montado uma estrutura mimetizando uma artéria, a qual continha estruturas didáticas representando as hemácias, plaquetas, leucócitos entre outros, no mesmo continha 3 microscópicos, os quais continha laminas com esfregaço de sangue para que os alunos pudessem observar as células que compõem o sangue. Muitas crianças e adolescente tiveram o primeiro contato com tais aparelhos e demonstraram curiosidade e fascinação ao observar as laminas. No final do percurso havia também uma demonstração da morfologia do coração de um mamífero, sendo por meio de uma peça sintética e outra ex vivo de um bovino.

4 Figura 01: Espaço demonstrativo do sistema circulatório. Fonte: autor, O segundo sistema apresentado foi o reprodutor, demonstrando os órgãos feminino e masculino, a fecundação e o desenvolvimento embrionário (Figura 02). Figura 02: Sistema reprodutor. Fonte: Autor, 2016.

5 O terceiro foi o sistema respiratório apresentando as vias respiratórias (Figura 03) e também como incentivo na luta contra o cigarro demonstramos por meio de um simples experimento a quantidade de substâncias tóxicas que o mesmo deixa no pulmão. Figura 03: Sistema respiratório. Fonte: Autor, O quarto sistema apresentado foi o renal, o qual foi demostrado a estrutura dos rins, bem como sua localização e como se dava a formação da urina (Figura 04). Foi utilizado também uma maquete demonstrando o processo de filtração do sangue e a formação da urina.

6 Figura 04: Sistema renal. Fonte: Autor, O último sistema foi o digestivo, sendo apresentados os órgãos que o compõem em peças anatômicas sintéticas e também foi elaborado uma maquete para demonstrar a passagem do alimento (Figura 05). As crianças do Ensino Fundamental I foram as mais interessadas no processo da passagem do alimento, aproveitamos a curiosidade e incentivamos que elas deveriam ter uma alimentação saudável ingerindo frutas e verduras.

7 Figura 05: Sistema digestivo. Fonte: Autor, É de fundamental importância o conhecimento da biologia do corpo humano, isso pode contribuir para a formação pessoal, da autoestima, da postura de respeito a si próprio e aos outros, e de forma mais fundamental para o entendimento da saúde como um valor pessoal e social (PCN, 1996). Segundo ainda os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) o estudo do ser humano considerando o corpo como um todo, que interage com o meio, dar suporte ao conhecimento de si e consequentemente promovendo uma melhor qualidade de vida. Por meio de aulas prática das estruturas anatômicas e sistemas do corpo humano, mesmo sendo essas peças anatômicas sintéticas, os alunos podem consolidar os conhecimentos teóricos adquiridos, proporcionando um enriquecimento em seus currículos e resultando em melhor desempenho futuro acadêmico, seja no ambiente escolar ou na sociedade (DUARTE; MIRANDA; MOREIRA, 2011). Vê-se que a extensão universitária, apresenta-se como um importante instrumento para a aplicação e divulgação do conhecimento alinhando-se com as reais necessidades sociais, além de ser a estratégia buscada para estimular a aproximação entre teoria e a prática (ROCHA et al., 2012). A interação da Universidade com a sociedade causa benefícios não só para os alunos, mas também para os acadêmicos extensionistas que se interagem e

8 executam experiências colocando em pratica o conhecimento que adquiriu no decorrer do curso e dos estudos realizados. Considerações Finais Através deste projeto de extensão conclui-se que a relação entre aulas teórico/prática sobre o corpo humano utilizando recursos práticos reais teve efeito positivo para desenvolver o conhecimento sobreo o corpo humano bem como relacionar com o tema transversal saúde. A metodologia oferecida, além de despertar o interesse nos alunos, possibilitou a formação do conhecimento básico da real constituição das partes do corpo e facilitou a compreensão dos processos que podem desestruturar sua integridade física e funcional. Foi possível transmitir informações precisas para se adotar hábitos de vida saudáveis garantindo o bom funcionamento do corpo e melhorias na qualidade de vida com um manuseio específico de ferramentas didáticas. O desenvolvimento de projetos de extensão interagindo a universidade com as escolas de Ensino Médio e Fundamental, favorece a aprendizagem dos alunos e a inserção de novas metodologias de ensino, a reflexão da própria prática do professor sempre em construção e auxilia o graduando em licenciatura a ter um contato com a realidade capacitando-o profissionalmente. Agradecimentos Pró Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos estudantis. Referências BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. (PCN) Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental/ Apresentação dos Temas Transversais. Ministério da Educação e do Desporto, DANGELO, J. G,; FATITINI, C.A. Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar. 3 Ed. São Paulo; Atheneu, 2007.

9 DUARTE, T. DE C.; MIRANDA, P. A. M.; MOREIRA, S. T. ANATOMANIA : oficina de Anatomia Humana para o Ensino Médio. Arquivos do MUDI, v. 18, n. 1, p , GALIAZZI, M. do C.; ROCHA, J. M. de B.; SCHMITZ, L. C.; SOUZA, M. L. de; GIESTA, S.; GONÇALVES, F. P. Objetivos das atividades experimentais no ensino médio: a pesquisa coletiva como modo de formação de professores de ciências. Ciência & Educação, v.7, n.2, p , MATURANA, L. G.; COSTA, J.S.R. Anatomia humana como proposta práticopedagógica para aplicar o tema transversal saúde na rede estadual de ensino de Diamantina MG. p. 1 13, OLIVEIRA, M. de F. A. de. O uso das tecnologias da informação e da comunicação no ensino aprendizagem de biologia ROCHA, A. N.; CEZNE, G. M.; MORO, L. M.; RODRIGUES, M. F.; BREDOW, S.; FERRONY, P. R. A importância do projeto de extensão para a formação acadêmica. p. 1 10, SILVA,L.C.DA; ROCHA, I.DE V.A.L.DA; CICILLINI, G.A. A importância do ensino do corpo humano na educação infantil e series iniciais. Universidade Federal de Uberlandia, SILVERTHORN, D. U. Fisiologia humana: uma abordagem integrada. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

O ensino de anatomia humana no 8º ano do Ensino Fundamental associado a aulas práticas mediado por ações extensionistas.

O ensino de anatomia humana no 8º ano do Ensino Fundamental associado a aulas práticas mediado por ações extensionistas. O ensino de anatomia humana no 8º ano do Ensino Fundamental associado a aulas práticas mediado por ações extensionistas. Angélica Silva Ribeiro (IC); Ana Paula Gomes Cardoso (IC); Jaqueline Maria Pacífico

Leia mais

Anatomia em prática: desvendando os mistérios do corpo humano

Anatomia em prática: desvendando os mistérios do corpo humano Anatomia em prática: desvendando os mistérios do corpo humano Área temática: Educação Sara Marques da Silva¹; Angélica Silva Ribeiro¹; Milena Gomes da Silveira¹; Ana Paula Gomes Cardoso¹; Lorena Dutra

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ARRAIOLOS Escola Básica do 2º e 3º ciclos com Secundário Cunha Rivara

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ARRAIOLOS Escola Básica do 2º e 3º ciclos com Secundário Cunha Rivara AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ARRAIOLOS Escola Básica do º e 3º ciclos com Secundário Cunha Rivara PLANIFICAÇÃO ANUAL, CIÊNCIAS NATURAIS 9º Ano de escolaridade Ano Letivo 017/018 Letivo Conteúdos Programáticos

Leia mais

Educação alimentar e analise dos hábitos em relação à alimentação em estudantes do ensino fundamental 2 no município de Itapuranga Goiás

Educação alimentar e analise dos hábitos em relação à alimentação em estudantes do ensino fundamental 2 no município de Itapuranga Goiás Educação alimentar e analise dos hábitos em relação à alimentação em estudantes do ensino fundamental 2 no município de Itapuranga Goiás Sara Marques da Silva¹(IC)*, Lorena Dutra¹(IC), Ester Dias Ruas¹(IC),

Leia mais

Curso Vocacional 2º ciclo Planificação Anual

Curso Vocacional 2º ciclo Planificação Anual Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Curso Vocacional 2º ciclo Planificação Anual 2015-2016 CIÊNCIAS NATURAIS METAS

Leia mais

Curso Vocacional 2º ciclo Planificação Anual

Curso Vocacional 2º ciclo Planificação Anual Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Curso Vocacional 2º ciclo Planificação Anual 2014-2015 CIÊNCIAS NATURAIS METAS

Leia mais

INTRODUÇÃO À ANATOMIA HUMANA

INTRODUÇÃO À ANATOMIA HUMANA INTRODUÇÃO À ANATOMIA HUMANA Redatores e Aplicadores Amanda Conor Coraiola Marcos Vinicius Tavares Supervisão Noemir Albenir Amaral Orientação Márcia Helena Mendonça APRESENTAÇÃO Visando introduzir aos

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista

Faculdade da Alta Paulista DISCIPLINA: EFB Anatomia Humana Curso: Biomedicina Faculdade da Alta Paulista Plano de Ensino Período letivo: 2018 Série: 1ª Obrigatória ( X ) Optativa ( ) CH Teórica: 60h CH Prática: 20h CH Total: 80

Leia mais

C R I T É R I O S E C O M P E T Ê N C I A S

C R I T É R I O S E C O M P E T Ê N C I A S D E P A R T A M E N T O DE C I Ê N C I A S F Í S I C A S E N A T U R A I S EB 1, 2, 3 / J I D E A N G R A D O H E R O Í S M O DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS C R I T É R I O S E C O M P E T Ê N C I A S

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Anatomia Humana Código: SAU00 Professor: Kaline Catiely Campos Silva e-mail: kaline.silva@fasete.edu.br

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 9º Ano

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 9º Ano D E P A R T A M E N T O DE C I Ê N C I A S F Í S I C A S E N A T U R A I S EB 1,, 3 / J I D E A N G R A D O H E R O Í S M O P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 9º Ano A N O L E C T I V O D E 0 1 1 / 0 1

Leia mais

COORDENADORIA DO CURSO DE MEDICINA CAMPUS DOM BOSCO PLANO DE ENSINO. Co-requisito: Grau: Bacharelado EMENTA

COORDENADORIA DO CURSO DE MEDICINA CAMPUS DOM BOSCO PLANO DE ENSINO. Co-requisito: Grau: Bacharelado EMENTA COORDENADORIA DO CURSO DE MEDICINA CAMPUS DOM BOSCO PLANO DE ENSINO Unidade Curricular: Sistema genito-urinário e reprodutor Período: 2ª Currículo: 2016 Coordenador de eixo: Érika Lorena Fonseca Costa

Leia mais

ENSINO DE ZOOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: AULA DE CONTRATURNO COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM

ENSINO DE ZOOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: AULA DE CONTRATURNO COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM ENSINO DE ZOOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: AULA DE CONTRATURNO COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM Vaneska Aparecida Borges 1 Layanne Barbosa Pazzinatto 2 Seixas Oliveira Rezende 3 Regisnei Aparecido de Oliveira

Leia mais

Plano de Ensino. Qualificação/link para o Currículo Lattes: Teoria Exercício Laboratório 1-2

Plano de Ensino. Qualificação/link para o Currículo Lattes:   Teoria Exercício Laboratório 1-2 Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Alegre Curso: Agronomia Departamento Responsável: Departamento de Biologia Data de Aprovação (Art. nº 91): 07/04/17 Docente responsável: Rodrigo

Leia mais

1º Período 2º Período 3º Período

1º Período 2º Período 3º Período Escola Básica Dr. Augusto César Pires de Lima Departamento Curricular Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Disciplina Ciências Naturais Manual adotado: NOVO CSI 6 (AREAL EDITORES) Modalidade

Leia mais

TÍTULO: DESENVOLVIMENTO, EXECUÇÃO E PRÁTICA DA METODOLOGIA DE JOGOS EM FISIOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO

TÍTULO: DESENVOLVIMENTO, EXECUÇÃO E PRÁTICA DA METODOLOGIA DE JOGOS EM FISIOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO TÍTULO: DESENVOLVIMENTO, EXECUÇÃO E PRÁTICA DA METODOLOGIA DE JOGOS EM FISIOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: MEDICINA VETERINÁRIA INSTITUIÇÃO:

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CBI118 Anatomia Humana

Programa Analítico de Disciplina CBI118 Anatomia Humana Catálogo de Graduação 016 da UFV 0 Programa Analítico de Disciplina Campus Rio Paranaíba - Campus Rio Paranaíba Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60h CH Prática: 40h CH Total: 100h Créditos: 05 Pré-requisito(s): Período: I Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60h CH Prática: 40h CH Total: 100h Créditos: 05 Pré-requisito(s): Período: I Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: ANATOMIA HUMANA Código: - Professor: Rafaell Batista Pereira E-mail: rafaell.pereira@fasete.edu.br CH Teórica:

Leia mais

Ano lectivo 2010 / 2011 Conteúdos programáticos essenciais

Ano lectivo 2010 / 2011 Conteúdos programáticos essenciais Ano de escolaridade: 7º ano Área curricular disciplinar de Ciências Naturais A Terra no Espaço Terra - Um Planeta com Vida. - Condições que permitem a existência de vida. - A Terra como um Sistema. Ciência,

Leia mais

PLANO DE CURSO. CH Teórica: 60h CH Prática: 40h CH Total: 100h Créditos: 05 Pré-requisito(s): Período: I Ano:

PLANO DE CURSO. CH Teórica: 60h CH Prática: 40h CH Total: 100h Créditos: 05 Pré-requisito(s): Período: I Ano: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Anatomia Humana Código: SAU00/1 Professor: Rafaell Batista Pereira E-mail: rafaell.pereira@fasete.edu.br CH Teórica:

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA: Ciências ÁREA DE ENSINO: FUNDAMENTAL I SÉRIE\ ANO: 4º ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA: Ciências ÁREA DE ENSINO: FUNDAMENTAL I SÉRIE\ ANO: 4º ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 A VIDA SOB MICROSCÓPIO *Conhecer a história do microscópio *Conhecer doenças causadas por microrganismos *conhecer que os seres vivos são formados por células *Conhecendo microscópio e sua utilidade.

Leia mais

Código da Disciplina Professor(es) e DRTs Maria Lucila Ribeiro Martins

Código da Disciplina Professor(es) e DRTs Maria Lucila Ribeiro Martins Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso sicologia Disciplina Anatomia e Fisiologia Código da Disciplina 0202154-4 rofessor(es) e DRTs Maria Lucila Ribeiro Martins 108998-5

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA ANATOMIA

IMPORTÂNCIA DA ANATOMIA IMPORTÂNCIA DA ANATOMIA O estudo da Anatomia humana se faz imprescindível para o conhecimento e compreensão do corpo humano como um todo, na importância e interação de todas as suas estruturas e características

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado e Licenciatura em Educação Física Disciplina: Anatomia Humana Professor: Rafaell Batista Pereira Código: SAU00 Carga Horária: 80 h/aulas Créditos:

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60h CH Prática: 20h CH Total: 80h Créditos: 04 Pré-requisito(s): --- Período: I Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60h CH Prática: 20h CH Total: 80h Créditos: 04 Pré-requisito(s): --- Período: I Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Educação Física Disciplina: Anatomia humana Código: SAU00 Professor: Rafaell Batista Pereira e-mail: rafaell.pereira@fasete.edu.br

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DEPARTAMENTO CCENS BIOLOGIA. Plano de Ensino. Teoria Exercício Laboratório

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DEPARTAMENTO CCENS BIOLOGIA. Plano de Ensino. Teoria Exercício Laboratório Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: ALEGRE Curso: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LICENCIATURA Departamento Responsável: DE Data de Aprovação (Art. nº 91): 07/04/2017 Docente responsável:

Leia mais

Plano de Ensino da Disciplina

Plano de Ensino da Disciplina Plano de Ensino da Disciplina Disciplina: Anatomia Aplicada à Fonoaudiologia I Código da disciplina: MOF019 Classificação: Obrigatória Período do Curso: 1º período N.º de créditos: 03 créditos Carga horária:

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Código Unidade 040 CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso Etapa Sem. / Ano Ciências Biológicas 1º 1º

Leia mais

Pré-requisito: Nenhum Período Letivo: Professor: Antônio Acácio Guimarães Simão Titulação: Especialista PLANO DE CURSO

Pré-requisito: Nenhum Período Letivo: Professor: Antônio Acácio Guimarães Simão Titulação: Especialista PLANO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: ANATOMIA HUMANA Código: ENF - 102 Pré-requisito: Nenhum Período Letivo: 2014.2

Leia mais

CARTOGRAFIA E ENSINO: PERSPECTIVAS DA REALIDADE

CARTOGRAFIA E ENSINO: PERSPECTIVAS DA REALIDADE CARTOGRAFIA E ENSINO: PERSPECTIVAS DA REALIDADE Edmar Martins de Oliveira 1, Cleidson Reginaldo Ferreira Ribeiro 2, Renata de Melo Paulino 3, Divino Ordones 4. 1 Graduando no Curso de Licenciatura Plena

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: ANATOMIA HUMANA Código: ENF - 102 Pré-requisito: Nenhum Período Letivo: 2013.2

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA DE NEUROANATOMIA FUNCIONAL NO CURSO DE PSICOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA DE NEUROANATOMIA FUNCIONAL NO CURSO DE PSICOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA CONEXÃO FAMETRO 2018: INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE XIV SEMANA ACADÊMICA ISSN: 2357-8645 A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA DE NEUROANATOMIA FUNCIONAL NO CURSO DE PSICOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA RESUMO Michelle

Leia mais

6º ANO DE ESCOLARIDADE

6º ANO DE ESCOLARIDADE PLANIFICAÇÃO 2016/2017 ENSINO BÁSICO (2º CICLO) - PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS 6º ANO DE ESCOLARIDADE 1.º PERÍODO CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS METAS OPERACIONALIZAÇÃO (DESCRITORES) ATIVIDADES

Leia mais

Público alvo: Alunos do 4º do Ensino Fundamental da escola EMEF Professor. Responsáveis pelo desenvolvimento: Acadêmicas do curso de Pedagogia da FEF,

Público alvo: Alunos do 4º do Ensino Fundamental da escola EMEF Professor. Responsáveis pelo desenvolvimento: Acadêmicas do curso de Pedagogia da FEF, PROJETO: CIÊNCIAS EM AÇÃO. Público alvo: Alunos do 4º do Ensino Fundamental da escola EMEF Professor Ivonete Amaral da Silva. Duração: 11 meses Responsáveis pelo desenvolvimento: Acadêmicas do curso de

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM Autorizado pela Portaria no 135, de 29/01/09, publicada no DOU no 21, de 30/01/09, seção 1, pág.

CURSO DE ENFERMAGEM Autorizado pela Portaria no 135, de 29/01/09, publicada no DOU no 21, de 30/01/09, seção 1, pág. CURSO DE ENFERMAGEM Autorizado pela Portaria no 135, de 29/01/09, publicada no DOU no 21, de 30/01/09, seção 1, pág. Componente Curricular: ANATOMIA HUMANA Código: ENF - 102 Pré-requisito: Nenhum Período

Leia mais

Procedimento da pesquisa

Procedimento da pesquisa 2 CAPÍTULO Procedimento da pesquisa Este trabalho, efetivamente um projeto de extensão universitária como atividade acadêmica para a formação de professores, teve sua pesquisa baseada no trabalho desenvolvido

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DEPARTAMENTO CCENS BIOLOGIA. Plano de Ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DEPARTAMENTO CCENS BIOLOGIA. Plano de Ensino Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Alegre Curso: Ciências Biológicas Bacharelado e Zootecnia Departamento Responsável: Biologia Data de Aprovação (Art. nº 91): 07/04/2017 Docente

Leia mais

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DISCIPLINA DE CIÊNCIAS OBJETIVOS: 1º ano Propiciar o contato e a interação dos estudantes com determinado fenômeno para que ele participe da natureza vivenciando e ensinando a preservar o meio em que vive.

Leia mais

Desenvolver no aluno a compreensão do corpo humano como uma entidade sistêmica complexa e interdependente.

Desenvolver no aluno a compreensão do corpo humano como uma entidade sistêmica complexa e interdependente. CURSO DE ODONTOLOGIA Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 Componente Curricular: ANATOMIA HUMANA I Código: ODO-003 Pré-requisito: - Período

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Ciências Naturais 9º Ano

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Ciências Naturais 9º Ano PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR Ciências Naturais 9º Ano COMPETÊNCIAS TEMAS/UNIDADES CONTEÚDOS 1º Período Aulas Previstas 28 Definir saúde segundo a O.M.S. Identificar medidas individuais promotoras de saúde.

Leia mais

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E LEITURA GRÁFICA DOS PERSONAGENS

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E LEITURA GRÁFICA DOS PERSONAGENS CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E LEITURA GRÁFICA DOS PERSONAGENS * Marilene Batista da Silva 1 (IC), Veralucia de Melo Martins da Mata 2 (PQ) 1 Acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 6.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 6.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS 6.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No domínio da Unidade na diversidade dos seres vivos, o aluno deve ser capaz de: Compreender a importância da classificação dos seres vivos

Leia mais

REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS POR MEIO DA CONTEXTUALIZAÇÃO: UM PROJETO DO PIBID QUÍMICA UEG ANÁPOLIS DESENVOLVIDO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS POR MEIO DA CONTEXTUALIZAÇÃO: UM PROJETO DO PIBID QUÍMICA UEG ANÁPOLIS DESENVOLVIDO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS POR MEIO DA CONTEXTUALIZAÇÃO: UM PROJETO DO PIBID QUÍMICA UEG ANÁPOLIS DESENVOLVIDO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Sara Oliveira Ferreira 1 (IC)*; Joyna Damaris Vitor

Leia mais

Planificação Anual GR Disciplina Ciências Naturais (Curso Vocacional 9ºK) 9ºAno

Planificação Anual GR Disciplina Ciências Naturais (Curso Vocacional 9ºK) 9ºAno Planificação Anual GR 520 - Disciplina Ciências Naturais (Curso Vocacional 9ºK) 9ºAno Estratégias / Processos de operacionalização 1º Módulo 6 - Manual virtual A avaliação final da disciplina 18 1. Saúde

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: CITOLOGIA EM DESTAQUE

A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: CITOLOGIA EM DESTAQUE A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: CITOLOGIA EM DESTAQUE Joquebede Barbosa dos Santos 1,2, * (IC), Guilherme Augusto Montes 1 (PQ) 1 Reitoria - CEAR: Brasil Sul, N 2800, Jardim

Leia mais

Plano de Ensino. Qualificação/link para o Currículo Lattes:

Plano de Ensino. Qualificação/link para o Currículo Lattes: Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Alegre Curso: Nutrição Departamento Responsável: Departamento de Biologia Data de Aprovação (Art. nº 91): 07/04/17 Docente responsável: Erika

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso: sicologia Núcleo Temático: Fundamentos Epistemológicos e Interfaces da sicologia Código da Disciplina: 0202154-4 Etapa: 1ª Disciplina:

Leia mais

Aprendizagens Académicas

Aprendizagens Académicas AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÃO LOURENÇO VALONGO Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Ciências Naturais 2º Ciclo PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS 6º ANO O perfil do aluno foi definido com

Leia mais

Plano de Ensino. Qualificação/link para o Currículo Lattes: Teoria Exercício Laboratório 30h - 30h

Plano de Ensino. Qualificação/link para o Currículo Lattes:   Teoria Exercício Laboratório 30h - 30h Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Alegre Curso: Farmácia Departamento Responsável: Departamento de Biologia Data de Aprovação (Art. nº 91): 07/04/17 Docente responsável: Rodrigo

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CBF220 Anatomia Humana

Programa Analítico de Disciplina CBF220 Anatomia Humana Catálogo de Graduação 016 da UFV 0 Programa Analítico de Disciplina Campus de Florestal - Campus de Florestal Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal Períodos

Leia mais

ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) FORMAÇÃO INICIAL DE UM DOCENTE

ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) FORMAÇÃO INICIAL DE UM DOCENTE ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) FORMAÇÃO INICIAL DE UM DOCENTE Junilson Augusto de Paula Silva¹*(IC), Maria Aparecida Ventura Máximo²(FM), Enéas Teixeira Silva³(PQ) ¹* Universidade

Leia mais

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO UNIDADE 1 EU E OS OUTROS *Perceber a diversidade étnica física e de gênero no seu meio de convivência. *Reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em outras

Leia mais

12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1

12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

Minicurso Impactos Ambientais: Poluição Ambiental X Por que fazer Biologia?

Minicurso Impactos Ambientais: Poluição Ambiental X Por que fazer Biologia? Minicurso Impactos Ambientais: Poluição Ambiental X Por que fazer Biologia? Aline Bezerra da Silva Santos*¹(IC), José Lisboa Neto²(IC), Taís Carvalho Martins³(IC), Wanessa Cristiane Gonçalves Fialho 4

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Histologia Especial Código da Disciplina: VET203 Curso: Medicina Veterinária Semestre de oferta da disciplina: 2 P Faculdade responsável: Medicina Veterinária Programa

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O ( A d a p t a d a ) 6º Ano

P L A N I F I C A Ç Ã O ( A d a p t a d a ) 6º Ano D E P A R T A M E N T O DE C I Ê N C I A S F Í S I C A S E N A T U R A I S EB 1, 2, / J I D E A N G R A D O H E R O Í S M O P L A N I F I C A Ç Ã O ( A d a p t a d a ) 6º Ano A N O L E C T I V O D E 2

Leia mais

ESCOLA E.B. 2,3 PEDRO DE SANTARÉM Ano lectivo 2010/ 2011 Ciências Naturais 9º Ano PLANIFICAÇÃO ANUAL POR PERÍODO 1º Período

ESCOLA E.B. 2,3 PEDRO DE SANTARÉM Ano lectivo 2010/ 2011 Ciências Naturais 9º Ano PLANIFICAÇÃO ANUAL POR PERÍODO 1º Período ESCOLA E.B. 2,3 PEDRO DE SANTARÉM Ano lectivo 2010/ 2011 Ciências Naturais 9º Ano PLANIFICAÇÃO ANUAL POR PERÍODO 1º Período Objectivos / Competências Compreender que a saúde envolve o bem estar físico,

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso sicologia Disciplina Anatomia e Fisiologia rofessor(es) e DRTs Maria Lucila Ribeiro Martins 108998-5 Carga horária total: 60 h/a

Leia mais

VIVER MELHOR NA TERRA 1º PERÍODO. Apresentação. - Indicadores do estado de saúde de uma população. - Medidas de acção para a promoção da saúde.

VIVER MELHOR NA TERRA 1º PERÍODO. Apresentação. - Indicadores do estado de saúde de uma população. - Medidas de acção para a promoção da saúde. p.1/8 VIVER MELHOR NA TERRA 40 1º PERÍODO OBSERVAÇÃO: Apresentação SAÚDE INDIVIDUAL COMUNITÁRIA E - Indicadores do estado de saúde de uma população. - Medidas de acção para a promoção da saúde. - Conhecer

Leia mais

TRILHANDO A CÉLULA EUCARIÓTICA: O LÚDICO NO ENSINO DE CITOLOGIA

TRILHANDO A CÉLULA EUCARIÓTICA: O LÚDICO NO ENSINO DE CITOLOGIA TRILHANDO A CÉLULA EUCARIÓTICA: O LÚDICO NO ENSINO DE CITOLOGIA Ana Karolina Marques de Lima 1, Jessica Aline Cardoso Gomes 2, Lúcia da Silva Fontes 3 1 Graduanda de Ciências Biológicas da Universidade

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de ciências, Metodologias, Palestra educativa.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de ciências, Metodologias, Palestra educativa. AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM AULA TEÓRICA E PRÁTICA NUMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR NA CIDADE DE ANÁPOLIS, GOIÁS. Dayane Batista Lopes 1 Josana de Castro Peixoto 2 Marcos Rodrigo

Leia mais

Planificação Anual de Ciências Naturias 6º ano

Planificação Anual de Ciências Naturias 6º ano Planificação Anual de Ciências Naturias 6º ano º Período ( 7 semanas) Ano Lectivo 202/203 Apresentação. Regras de trabalho na aula. Ficha diagnóstica. 3 Processos vitais comuns aos seres vivos. Trocas

Leia mais

PLANO DE CURSO 2. EMENTA:

PLANO DE CURSO 2. EMENTA: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Fisiologia e Biofísica Professor: Rafaell Batista Pereira E-mail: rafaell.pereira@fasete.edu.br Código: Carga Horária:

Leia mais

Curso Vocacional de Saúde e Ambiente Noções Básicas de Saúde / 3º Ciclo Planificação a Longo Prazo

Curso Vocacional de Saúde e Ambiente Noções Básicas de Saúde / 3º Ciclo Planificação a Longo Prazo Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Curso Vocacional de Saúde e Ambiente Noções Básicas de Saúde / 3º Ciclo Planificação

Leia mais

Atividades desenvolvidas na E.E.E.M. Dr Luiz Mércio Teixeira

Atividades desenvolvidas na E.E.E.M. Dr Luiz Mércio Teixeira Atividades desenvolvidas na E.E.E.M. Dr Luiz Mércio Teixeira Bolsistas: Ana Luiza Porto (voluntária); Daniela Lêdo; Mayra Santos; Samara Pereira; Viviane Cuadros. Supervisora: Professora do magistério

Leia mais

APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CÉLULA NO ENSINO FUNDAMENTAL

APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CÉLULA NO ENSINO FUNDAMENTAL APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CÉLULA NO ENSINO FUNDAMENTAL *Fernanda das Graças Marra Elias 1 (IC), Pabline Almeida Siqueira 2 (IC), Mirley Luciene dos Santos

Leia mais

CIÊNCIAS NATURAIS 6º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL. 1º Período. Domínio1- TROCAS VITAIS COMUNS AOS SERES VIVOS

CIÊNCIAS NATURAIS 6º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL. 1º Período. Domínio1- TROCAS VITAIS COMUNS AOS SERES VIVOS Ano letivo 2017/2018 CIÊNCIAS NATURAIS 6º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL 1º Período : Domínio1- TROCAS VITAIS COMUNS AOS SERES VIVOS 1.1. Importância de uma alimentação equilibrada e segura Alimentos e nutrientes;

Leia mais

INTERAÇÃO ENTRE A ANATOMIA DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO E A COMUNIDADE.

INTERAÇÃO ENTRE A ANATOMIA DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO E A COMUNIDADE. INTERAÇÃO ENTRE A ANATOMIA DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO E A COMUNIDADE. Rafael Rodriguez Dache, Milena Giotti Marostega, Luana Pretto Dias, Alexandra Kaufmann, Luana Savi de Aguiar, Ronaldo Marques de

Leia mais

Identificação. PROEX - PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Projeto de Extensão Universitária. Emissão: 26/10/ :25:51.

Identificação. PROEX - PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Projeto de Extensão Universitária. Emissão: 26/10/ :25:51. Emissão: 26/10/2018 08:25:51 PROEX - PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Identificação 1 Coordenador: Ano Base: Modalidade: Título Título em Inglês: Unidade Departamento: Instituições parceiras: Período

Leia mais

A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO NORTEADOR NO ENSINO DE BIOLOGIA.

A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO NORTEADOR NO ENSINO DE BIOLOGIA. A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO NORTEADOR NO ENSINO DE BIOLOGIA. Nilda Guedes Vasconcelos¹; Dra. Cláudia Patrícia Fernandes dos Santos² Universidade Federal de Campina Grande¹² - nildagvasconcelos@gmail.com

Leia mais

PARTICIPAÇÃO DE BOLSISTAS DO PIBID EM ATIVIDADES EDUCATIVAS NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDÍACAS EM ESCOLA PUBLICA NA CIDADE DE AREIA (PB).

PARTICIPAÇÃO DE BOLSISTAS DO PIBID EM ATIVIDADES EDUCATIVAS NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDÍACAS EM ESCOLA PUBLICA NA CIDADE DE AREIA (PB). PARTICIPAÇÃO DE BOLSISTAS DO PIBID EM ATIVIDADES EDUCATIVAS NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDÍACAS EM ESCOLA PUBLICA NA CIDADE DE AREIA (PB). PORTO, Paulineia Andrezza Ferreira 1 - UFPB SANTOS, Vanessa da Silva

Leia mais

1- Introdução a ciência botânica: A conquista do ambiente terrestre

1- Introdução a ciência botânica: A conquista do ambiente terrestre PLANO DE ENSINO 1 IDENTIFICAÇÃO ÁREA DE CONHECIEMNTO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS UNIDADE DIDÁTICA: ANATOMIA E MORFOLOGIA VEGETAL CH: 120 h/a DOCENTE RESPONSÁVEL: KARINA

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE QUEBRA-CABEÇAS E JOGOS DA MEMÓRIA COMO FONTE DE CONHECIMENTO DA TABELA PERIÓDICA NO ENSINO DE QUÍMICA

UTILIZAÇÃO DE QUEBRA-CABEÇAS E JOGOS DA MEMÓRIA COMO FONTE DE CONHECIMENTO DA TABELA PERIÓDICA NO ENSINO DE QUÍMICA UTILIZAÇÃO DE QUEBRA-CABEÇAS E JOGOS DA MEMÓRIA COMO FONTE DE CONHECIMENTO DA TABELA PERIÓDICA NO ENSINO DE QUÍMICA Cibele Kemísia Sobral Souza(1); Karoline Santos Venancio (1); Paulo Xavier de Moraes

Leia mais

10º FÓRUM DE EXTENSÃO E CULTURA DA UEM UMA FORMA DIDÁTICA DE INTEGRAR OS CONHECIMENTOS DA BIOQUÍMICA AO DIA-A-DIA.

10º FÓRUM DE EXTENSÃO E CULTURA DA UEM UMA FORMA DIDÁTICA DE INTEGRAR OS CONHECIMENTOS DA BIOQUÍMICA AO DIA-A-DIA. 10º FÓRUM DE EXTENSÃO E CULTURA DA UEM UMA FORMA DIDÁTICA DE INTEGRAR OS CONHECIMENTOS DA BIOQUÍMICA AO DIA-A-DIA. Gabriela Nascimento da Silva 1 Jéssica Taís Tanji Umemoto 2 Márcia Satomi Otani 3 Eliezer

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL

PLANIFICAÇÃO ANUAL PLANIFICAÇÃO ANUAL 2017-18 Área Curricular Disciplinar: Ciências Naturais 6º Ano Domínios/Conteúdos Objetivos Gerais/Descritores Atividades /Estratégias Recursos Didáticos Calendarização Avaliação Introdução

Leia mais

EMENTA E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Credenciada pela Portaria Ministerial N o 4065 de 31/12/02

EMENTA E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Credenciada pela Portaria Ministerial N o 4065 de 31/12/02 CURSO: Educação Física SÉRIE: 3º Semestre DISCIPLINA: Anatomia dos Sistemas CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 horas/aulas CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 horas/aula PROFESSOR JOSÉ MUSSE COSTA LIMA JEREISSATI EMENTA

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPE Nº 4.210

RESOLUÇÃO CEPE Nº 4.210 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto Secretaria dos Órgãos Colegiados RESOLUÇÃO CEPE Nº 4.210 Aprova alteração curricular para o Curso de Educação Física. O Conselho de Ensino, Pesquisa

Leia mais

PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CES/ UFCG QUANTO AO SEU PRÓPRIO DESEMPENHO ACADÊMICO

PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CES/ UFCG QUANTO AO SEU PRÓPRIO DESEMPENHO ACADÊMICO PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CES/ UFCG QUANTO AO SEU PRÓPRIO DESEMPENHO ACADÊMICO Lívio Ian de Souza Cavalcante (1); Michelle Gomes Santos (2) (1) Discente do Curso

Leia mais

Relatório Fotográfico Agosto e Setembro 2014

Relatório Fotográfico Agosto e Setembro 2014 Relatório Fotográfico Agosto e Setembro 2014 Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlota Vieira da Cunha Supervisora: Maria Aparecida Lousado Bolsistas: Bryana D Avila Cristiane da Rosa Fernanda Rosa

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA ANATOMIA SISTÊMICA E SEGMENTAR

PLANO DE DISCIPLINA ANATOMIA SISTÊMICA E SEGMENTAR PLANO DE DISCIPLINA ANATOMIA SISTÊMICA E SEGMENTAR 2º Semestre de 2012 1. Identificação Departamento: Formação de Ciências Básicas (FCB) Disciplina: Anatomia Sistêmica e Segmentar Cód.: FCB00090 Período

Leia mais

Departamento Ciências Morfológicas. TEÓRICO/ 4ª 13:30 às 16:00

Departamento Ciências Morfológicas. TEÓRICO/ 4ª 13:30 às 16:00 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA COORDENADORIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA Campus Prof. João David Ferreira Lima CEP 88040-900 Trindade

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programas e Metas Curriculares do Ensino Básico 2º CICLO CIÊNCIAS NATURAIS 6º ANO TEMAS/DOMÍNIOS

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina BAN210 Anatomia Humana

Programa Analítico de Disciplina BAN210 Anatomia Humana Catálogo de Graduação 016 da UFV 0 Programa Analítico de Disciplina BAN10 Anatomia Humana Departamento de Biologia Animal - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: Teóricas Práticas

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Benedita. CONTEÚDOS ANUAIS 2º Ciclo - 5º Ano ANO LETIVO 2017/2018 AULAS PREVISTAS

Agrupamento de Escolas da Benedita. CONTEÚDOS ANUAIS 2º Ciclo - 5º Ano ANO LETIVO 2017/2018 AULAS PREVISTAS CONTEÚDOS ANUAIS 2º Ciclo - 5º Ano ANO LETIVO 2017/2018 Disciplina: Ciências Naturais AULAS CONTEÚDOS PREVISTAS 5ºA 5ºB 5ºC 5ºD 5ºE 5ºF 5ºG 1ºP 2ºP 3ºP 1ºP 2ºP 3ºP 1ºP 2ºP 3ºP 1ºP 2ºP 3ºP 1ºP 2ºP 3ºP 1ºP

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL. Ano Letivo 2018/2019. Documento(s) Orientador(es): Programas e Metas Curriculares do Ensino Básico Nº DE AULAS AVALIAÇÃO

PLANIFICAÇÃO ANUAL. Ano Letivo 2018/2019. Documento(s) Orientador(es): Programas e Metas Curriculares do Ensino Básico Nº DE AULAS AVALIAÇÃO Ano Letivo 018/019 º Ciclo do Ensino Básico CIÊNCIAS NATURAIS - 6º ANO Página 1 de 8 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programas e Metas Curriculares do Ensino Básico TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/201 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programas e Metas Curriculares do Ensino Básico 2º CICLO CIÊNCIAS NATURAIS º ANO TEMAS/DOMÍNIOS

Leia mais

PERÍODO: 27/08/2015 HORÁRIO: 09 às 17h LOCAL: GINÁSIO DO CCBS

PERÍODO: 27/08/2015 HORÁRIO: 09 às 17h LOCAL: GINÁSIO DO CCBS HORÁRIO: 09 às 17h Nº CURSO/CENTRO PROGRAMAÇÃO 01 GEOGRAFIA 02 CIÊNCIAS NATURAIS 03 LETRAS LIBRAS 04 LINGUA PORTUGUESA 05 LINGUA INGLESA 06 LICENCIATURA EM MÚSICA CCSE- Centro de Ciências Sociais e Educação

Leia mais

INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular Anatomia Carga Horária Prática 36 Habilitação / Modalidade Bacharelado EMENTA

INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular Anatomia Carga Horária Prática 36 Habilitação / Modalidade Bacharelado EMENTA CURSO: Farmácia Turno: Integral Ano: 2019 Semestre: 01 Docente Responsável: Maira de Castro Lima Currículo 2014 Período 1 Tipo Obrigatória Teórica 36 INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular Anatomia Carga

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA QUALIFICAÇÃO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA

A IMPORTÂNCIA DA QUALIFICAÇÃO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA A IMPORTÂNCIA DA QUALIFICAÇÃO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA Gizelly Silva de Freitas* (IC), Maria Goretti Quintiliano Carvalho (PQ) Gizellyfreitas96@hotmail.com Universidade Estadual de Goiás. Câmpus-São Luís

Leia mais

COMISSÃO DE SISTEMATIZAÇÃO DA REFORMA CURRICULAR

COMISSÃO DE SISTEMATIZAÇÃO DA REFORMA CURRICULAR REESTRUTURAÇÃO DAS ATIVIDADES DO CURSO MÉDICO CARACTERIZAÇÃO DAS DISCIPLINAS E ESTÁGIOS DA NOVA MATRIZ CURRICULAR CÓDIGO DA DISCIPLINA ATUAL: MOF014 NOME ATUAL: Anatomia Médica A NOVO NOME: Anatomia Sistêmica

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO: MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS ÁREA DISCIPLINAR: CIÊNCIAS NATURAIS DISCIPLINA: CIÊNCIAS DA NATURAIS ANO DE ESCOLARIDADE: 6º DO: º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Leia mais

Desenvolvimento do projeto

Desenvolvimento do projeto PROEX - PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - Relatório Final Página 1 Desenvolvimento do projeto Conclusão do relatório final 30/12/2015 Título O projeto foi executado? Avaliação do Coordenador Dificuldades

Leia mais

O ENSINO DE MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA: PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA ATENDIDA PELO PIBID BIOLOGIA

O ENSINO DE MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA: PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA ATENDIDA PELO PIBID BIOLOGIA O ENSINO DE MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA: PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA ATENDIDA PELO PIBID BIOLOGIA Thamyres Cavalcante Rodrigues (1); Jonatas Pereira de Lima (2);

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS 01. EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E MÍDIA Educação e comunicação como práticas culturais. Mídias como expressão simbólica das diferenças culturais. A tecnologia como cultura e potencializadora

Leia mais

DEZ ANOS DO PROJETO DE EXTENSÃO CONHECENDO MELHOR O CORPO HUMANO

DEZ ANOS DO PROJETO DE EXTENSÃO CONHECENDO MELHOR O CORPO HUMANO DEZ ANOS DO PROJETO DE EXTENSÃO CONHECENDO MELHOR O CORPO HUMANO Marcia Miranda Torrejais (Orientador/UNIOESTE), e-mail: torrejais@unioeste.br, Angélica Soares, Nelson Ossamu Osaku, Célia Cristina Leme

Leia mais

PLANO DE CURSO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Fisiologia e Biofísica

PLANO DE CURSO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Fisiologia e Biofísica PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Fisiologia e Biofísica Professor: Rafaell Batista Pereira E-mail: rafaell.pereira@fasete.edu.br Código: Carga Horária:

Leia mais

ENSINO DE CIÊNCIAS POR MEIO DE ARTEFATOS EDUCATIVOS PARA A POPULARIZAÇÃO DA BIODIVERSIDADE DE INSETOS AQUÁTICOS

ENSINO DE CIÊNCIAS POR MEIO DE ARTEFATOS EDUCATIVOS PARA A POPULARIZAÇÃO DA BIODIVERSIDADE DE INSETOS AQUÁTICOS ENSINO DE CIÊNCIAS POR MEIO DE ARTEFATOS EDUCATIVOS PARA A POPULARIZAÇÃO DA BIODIVERSIDADE DE INSETOS AQUÁTICOS Daniela Oliveira de Almeida¹ *(IC), Juliana Simião Ferreira² (PQ) ¹ Graduanda do curso de

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANO LETIVO

PLANIFICAÇÃO ANO LETIVO PLANIFICAÇÃO ANO LETIVO 2018-19 CIÊNCIAS NATURAIS- 6º ANO DOMÍNIOS/ CONTEÚDOS OBJETIVOS GERAIS/ DESCRITORES ATIVIDADES/ESTRATÉGIAS RECURSOS DIDÁTICOS AVALIAÇÃO Nº DE AULAS PREVISTAS Introdução - Apresentação

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: Ciências Biológicas Disciplina: Anatomia Humana Código da Disciplina: 020.1110.7 Professor(es): Patricia Fiorino Carga horária: DRT:

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE 206/2002 D.O.U. 29/01/2002 ORGANIZAÇÃO SETE DE SETEMBRO DE CULTURA E ENSINO LTDA CNPJ:

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE 206/2002 D.O.U. 29/01/2002 ORGANIZAÇÃO SETE DE SETEMBRO DE CULTURA E ENSINO LTDA CNPJ: FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE Credenciada pela Portaria/MEC nº 206/2002 D.O.U. 29/01/2002 ORGANIZAÇÃO SETE DE SETEMBRO DE CULTURA E ENSINO LTDA CNPJ: 03.866.544/0001-29 e Inscrição Municipal nº 005.312-3

Leia mais