CONSTRUÇÃO CIVIL II ENG 2333 (2016/1)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONSTRUÇÃO CIVIL II ENG 2333 (2016/1)"

Transcrição

1 ENG 2333 (2016/1) Aula 10 - Impermeabilização

2 INFILTRAÇÕES

3 IMPERMEABILIZAÇÃO Histórico: Romanos e Incas empregavam albumina (clara de ovo, sangue, óleos...) para impermeabilizar saunas e aquedutos. Atualmente, dispomos de produtos desenvolvidos especialmente para evitar a ação indesejada da água. A impermeabilização representa uma pequena fração do custo e do volume de uma obra, quando planejada anteriormente. O ideal é incluí-la no projeto, prevendo seu peso, espessura, caimento e encaixes, além de detalhar sua localização exata, em sintonia com os projetos hidráulicos, elétricos, ar condicionado e paisagismo.

4 IMPERMEABILIZAÇÃO Representa 2 a 3% do custo total de um empreendimento. Responsável por 50% dos problemas em edificações. Custos de reparos: até 20% do custo total de um empreendimento. Patologias por falta de projeto de impermeabilização e desinformação.

5 IMPERMEABILIZAÇÃO

6 IMPERMEABILIZAÇÃO Conjunto de produtos e serviços destinados a conferir estanqueidade a partes de uma construção. NBR 9575:2010 Evitar contato da água com o elemento Permitir o contato, impedindo a penetração da água

7 IMPERMEABILIZAÇÃO O principal fluido atuante é a água, cuja solicitação pode se dar de formas distintas: Água de percolação (chuva, lavagem) Água capilar (umidade do solo) Água sob pressão (unilateral ou bilateral) Água de condensação Paredes, coberturas, pisos. Fundações, arrimos, pisos sobre o solo. Piscinas e reserevatórios. Superfícies expostas a calor e frio

8 IMPERMEABILIZAÇÃO Água sob pressão: Ocorre devido à pressão exercida por um determinado volume de água confinada e permeia através de fissuras, trincas e rachaduras das estruturas e dos materiais.

9 IMPERMEABILIZAÇÃO Água de percolação: A água escoa por gravidade livre da ação de pressão hidrostática, situação muito comum em lâminas de água sobre terraços e coberturas

10 IMPERMEABILIZAÇÃO Água capilar: Que ocorre através dos poros dos materiais, pela ação da chamada tensão superficial, onde a situação mais características é a presença de umidade do solo que se eleva no material, em geral 70 a 80 cm.

11 IMPERMEABILIZAÇÃO Água de condensação: Que ocorre pelo esfriamento de vapores ou de certo teor de umidade existente no ambiente.

12 PROJETO DE IMPERMEABILIZAÇÃO

13 PROJETO DE IMPERMEABILIZAÇÃO Projeto de impermeabilização: NBR 9075:2003 Obrigatoriedade da elaboração e responsabilidade técnica pelo projeto de impermeabilização. O projeto básico de impermeabilização deve ser realizado para obras de edificações multifamiliares, comerciais e mistas, industriais, bem como para túneis, barragens e obras de arte, pelo mesmo profissional ou empresa responsável pelo projeto legal de arquitetura, conforme definido na NBR

14 PROJETO DE IMPERMEABILIZAÇÃO Projeto de impermeabilização: NBR 9075:2010 O projeto básico de impermeabilização deve ser realizado para obras de construção civil de uso público, coletivo e privado, pelo mesmo profissional ou empresa responsável pelo projeto legal de arquitetura, ou por profissional legalmente habilitado. O projeto executivo de impermeabilização, bem como os serviços decorrentes, devem ser realizados por profissionais legalmente habilitados.

15 PROJETO DE IMPERMEABILIZAÇÃO Projeto de impermeabilização: Projeto básico: Se resume a indicar as áreas a serem impermeabilizadas e seus detalhes construtivos, assim como o tipo de impermeabilização adotada. Projeto executivo: Detalhes genéricos e específicos; Memorial descritivo e justificativo de materiais e camadas de impermeabilização; Memorial descritivo e justificativo de procedimentos de execução; Planilha de quantitativos de materiais e serviços; Metodologia para controle e inspeção dos serviços.

16 PROJETO DE IMPERMEABILIZAÇÃO Na prática: Empresa especializada é chamada quando o prédio já está quase pronto! Problemas decorrentes: Falta de previsão de sobrecargas nas lajes (camada de regularização) e de previsão de caimentos, proteções, rebaixos e outros detalhes. Consequências: Improvisações em obra; Soluções não satisfatórias; Custos elevados de construção e reparo; Dificuldade na definição das responsabilidades dos técnicos envolvidos

17 PROJETO DE IMPERMEABILIZAÇÃO Principais problemas oriundos de infiltrações: Goteiras; Manchas; Mofo e bolores; Oxidação das armaduras de concreto armado; Eflorescências; Deterioração; Gelividade.

18 IMPERMEABILIZAÇÃO

19 PROJETO DE IMPERMEABILIZAÇÃO Detalhes: Pontos onde ocorrem a maioria dos problemas em impermeabilizações: Bordas e rodapés; Encontros com ralos; Juntas; Mudanças de plano; Passagem de dutos; Etc. Importância do projeto!

20 SISTEMA GENÉRICO DE IMPERMEABILIZAÇÃO

21 SISTEMA DE IMPERMEABILIZAÇÃO Sistema genérico:

22 SISTEMA DE IMPERMEABILIZAÇÃO 1. Base:

23 SISTEMA DE IMPERMEABILIZAÇÃO 1. Base: Responsabilidade na definição de algumas das exigências do sistema de impermeabilização, em função de: Grau de fissuração Deformabilidade em função das cargas Movimentação térmica Geometria Bases com diferentes características exigem diferentes sistemas de impermeabilização!

24 SISTEMA DE IMPERMEABILIZAÇÃO 2. Camada de regularização: Tem a função de regularizar o substrato (base), proporcionando uma superfície uniforme de apoio adequado a camada impermeável. Deve possuir uma certa declividade (mínimo 1%) quando for necessário caimento.

25 SISTEMA DE IMPERMEABILIZAÇÃO 3. Camada impermeável: Tem a função de promover a barreira contra a passagem da água.

26 SISTEMA DE IMPERMEABILIZAÇÃO 4. Proteção mecânica: Função de proteger a camada impermeável da ação dos agentes atmosféricos e eventualmente das ações mecânicas. Degradação por ação do sol, vento, etc.

27 SISTEMA DE IMPERMEABILIZAÇÃO 4. Proteção mecânica: Argamassa de cimento e areia, brita ou seixo rolado, placas... A maioria das impermeabilizações tem cor escura (temperatura muito elevada com ação do sol); A proteção depende da acessibilidade do local (Inacessível? Acessível a pedestres? Veículos?)

28 SISTEMA DE IMPERMEABILIZAÇÃO 5. Camada de separação: Papel KRAFT betumado ou feltro asfáltico Função de evitar a aderência de outros materiais sobre a camada impermeável. Utilizada em sistemas independentes e semiaderentes.

29 SISTEMA DE IMPERMEABILIZAÇÃO 6. Proteção térmica: Argamassas com pérolas de isopor ou vermiculita, chapas de poliestireno expandido.. Função de reduzir o gradiente térmico atuante sobre a camada impermeável. Aumenta a vida útil da camada impermeável. Recomendável em áreas sob ação intensiva das intempéries (sol, chuva, neve, geada,...)

30 SISTEMA DE IMPERMEABILIZAÇÃO 7. Camada de berço: Função de apoio e proteção da camada impermeável contra agressões provenientes do substrato.

31 SISTEMA DE IMPERMEABILIZAÇÃO 8. Camada de amortecimento: Mesma função da camada de proteção mecânica (pelo lado de baixo), mas utilizada em conjunto com a camada de berço. Evita danos oriundos de movimentos diferenciais. Papel KRAFT betumado duplo ou feltro asfáltico.

32 CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS DE IMPERMEABILIZAÇÃO

33 CLASSIFICAÇÃO Quanto à fabricação: Pré-fabricadas Fabricadas in loco Quanto à aderência ao substrato: Aderido ao substrato Parcialmente aderido Não aderido Quanto à absorção de deformações: Rígidos Flexíveis

34 CLASSIFICAÇÃO FABRICAÇÃO 1. Pré-fabricados: Mantas estendidas e unidas na obra; Produto impermeável industrializado, obtido por calandragem, extrusão ou outros processos; Juntas entre mantas sucessivas: colagem, soldagem com uso de solventes ou soldagem a quente. 2. Moldados in loco: Aplicados em consistência adequada no local (líquidos, pastosos ou sólidos fundidos); Membrana contínua; Aplicação à quente: Necessidade de aquecimento; Aplicação a frio: Processo de pega esfriamento, perda do veículo volátil, reação química.

35 CLASSIFICAÇÃO FABRICAÇÃO M A N T A S Pré-fabricadas Espessura definida e controlada Aplicação normalmente em única camada Maior velocidade de aplicação e maior rendimento de mão de obra Maior facilidade de controle de aplicação Maior dificuldade em áreas com muitas interferências Moldadas no Local Espessura variável Aplicação em camadas superpostas Menor velocidade de aplicação e maior custo de mão de obra Maior dificuldade Maior facilidade de aplicação em áreas com muitas interferências M E M B R A N A S

36 CLASSIFICAÇÃO ADERÊNCIA 1. Sistema independente: Há uma camada de separação entre a impermeabilização e base (fixada somente nas extremidades verticais); Sofre pequenas tensões quando há movimentações da base; Exige maior cuidado para evitar infiltrações, que são de difícil localização; Muito usado em países europeus.

37 CLASSIFICAÇÃO ADERÊNCIA 2. Sistema aderente: Não há camada de separação entre a impermeabilização e base; As tensões ocasionadas na base são transmitidas à camada de impermeabilização; Fácil localização de pontos de infiltração. Adequado à má qualidade da construção no Brasil. 3. Sistema semi-aderente: Fixação da impermeabilização à base em determinados pontos.

38 CLASSIFICAÇÃO DEFORMAÇÕES 1. Rígidos: Baixa capacidade de absorver deformações da base (principalmente deformações concentradas como fissuras e trincas). 2. Flexíveis: Suportam deformações da base com amplitudes variáveis (em função do sistema de impermeabilização), inclusive fissuras e trincas. Sem reforços; Reforçados (com materiais resistentes à tração).

39 CLASSIFICAÇÃO DEFORMAÇÕES

40 CLASSIFICAÇÃO DEFORMAÇÕES 1. Rígidos: Os produtos normalmente incorporam-se às estruturas tratadas (revestimentos de argamassa, pisos de concreto, fundações, etc.), adquirindo suas características. Sua eficácia depende da integridade do sistema. Até pequenas fissuras podem servir de caminho para infiltrações e eflorescências. Como não resistem a movimentações intensas, seu emprego é indicado em locais em que não há movimentações, forte exposição solar, variações térmicas ou vibrações.

41 CLASSIFICAÇÃO DEFORMAÇÕES 1. Rígidos:

42 CLASSIFICAÇÃO DEFORMAÇÕES 1. Rígidos: Argamassa impermeável: Composta de areia e cimento (traço 3:1), aditivada com impermeabilizante. Aplicação no caso de revestimentos, o ideal é fazer a superposição de três camadas de 1 cm com juntas desencontradas em intervalos de 18 horas entre elas (chapiscar se for necessário), sendo as duas primeiras com acabamento a feltro (desempenadeira de feltro) e a última com desempenadeira de aço;

43 CLASSIFICAÇÃO DEFORMAÇÕES 1. Rígidos: Concreto impermeável: Concretos aditivados com aditivos químicos impermeabilizantes. Concretos e argamassas poliméricas: Produzidos com cimentos poliméricos (modificados com polímeros látex): novidade para a impermeabilização de elementos de concreto, principalmente, para reparos em caixas d água, reservatórios, paredes em subsolos, poços de elevador, pisos de cozinhas, banheiros, etc.;

44 CLASSIFICAÇÃO DEFORMAÇÕES 1. Rígidos: Cimentos cristalizantes: Produtos à base de cimentos especiais e aditivos minerais, com propriedade de penetrar osmoticamente nos capilares da estrutura formando um gel que se cristaliza e incorporando ao concreto compostos de cálcio estáveis e insolúveis. Pó que se transforma na presença de água em um cristal insolúvel e sela os poros do concreto ou da argamassa de revestimento; Aplicado por jateamento.

45 CLASSIFICAÇÃO DEFORMAÇÕES 1. Rígidos:

46 CLASSIFICAÇÃO DEFORMAÇÕES 1. Rígidos: Nas impermeabilizações RÍGIDAS, a camada estanque é aplicada diretamente sobre a base, geralmente sem outras camadas complementares.

47 CLASSIFICAÇÃO DEFORMAÇÕES 2. Flexíveis: Sistemas que acompanham a movimentação da estrutura, sem que ocorram fissuras ou perda de eficiência, assegurando a impermeabilidade mesmo que a estrutura esteja trincada. Recomendáveis em elementos sujeitos a variações térmicas, vibrações, forte exposição ao sol, sobrecargas e eventuais movimentações, sendo indicado em lajes, terraços, calhas, etc. Materiais betuminosos, resinas, elastômeros e polímeros sintéticos.

48 CLASSIFICAÇÃO DEFORMAÇÕES 2. Flexíveis: Mantas pré-fabricadas e apenas instaladas no local a ser impermeabilizado; Membranas (produtos dissolvidos e aplicados no local em forma de pintura em várias camadas que, ao evaporar o solvente, deixam uma membrana elástica sobre a superfície).

49 CLASSIFICAÇÃO DEFORMAÇÕES 2. Flexíveis: Membranas (moldadas no local) Asfálticas Poliméricas Elastoméricas (Neoprene, Hypalon...) Acrílicas Mantas (préfabricadas) Asfálticas Poliméricas Elastoméricas (butílicas, EPDM, TPO) Plásticas (PVC, PEAD)

50 CLASSIFICAÇÃO DEFORMAÇÕES

51 CLASSIFICAÇÃO DEFORMAÇÕES

52 CLASSIFICAÇÃO DEFORMAÇÕES Emulsão asfáltica Emulsão asfáltica Emulsão acrílica Emulsão de Hypalon

53 CLASSIFICAÇÃO DEFORMAÇÕES Geomembrana PEAD Manta de EPDM Manta de neoprene Manta de PVC

54 PRINCIPAIS IMPERMEABILIZAÇÕES EM EDIFICAÇÕES

55 IMPERMEABILIZAÇÃO Fundações e cortinas: Membranas e mantas asfálticas Membranas poliméricas Impermeabilizações rígidas Áreas internas molháveis / molhadas: Membranas poliméricas e asfálticas Mantas asfálticas Argamassas poliméricas

56 IMPERMEABILIZAÇÃO Coberturas e áreas externas: Mantas e membranas asfálticas Mantas e membranas poliméricas Caixas d água e piscinas: Impermeabilizações rígidas (exceto caixas d água elevadas) Membranas poliméricas Mantas poliméricas Mantas asfálticas (exceto caixas d água potável)

57 PRINCIPAIS SISTEMAS EMPREGADOS

58 ARGAMASSA IMPERMEÁVEL Impermeabilização rígida: Não admite movimentações da base trincas e fissuras na argamassa. Uso: Revestimentos estanques para paredes e reservatórios Obs.: O uso em fundações e muros de arrimo (pressão positiva) é questionável devido à durabilidade limitada (perde o efeito hidrófugo após alguns anos)

59 ARGAMASSA IMPERMEÁVEL Aditivos: Estearatos (agentes hidrófugos) ou silicatos + cloretos (formam géis de tamponamento). Principais marcas comerciais: Vedacit (Otto Baumgart) e SIKA 1 (Sika), Masterseal 302 (Degussa). Duas a três camadas de argamassa aditivada. Dissolver o produto na água de amassamento da argamassa (2 litros por saco de cimento).

60 ARGAMASSAS POLIMÉRICAS Argamassas ou pastas cimentícias com adição de resinas poliméricas (acrílicas e SBR estireno butadieno) e aditivos diversos (plastificante, incorporador de ar...) Dois tipos: Pré-dosada (cimento polimérico e argamassa polimérica) Dosada em canteiro (argamassa modificada com polímero mistura com resinas adequadas)

61 ARGAMASSAS POLIMÉRICAS Para solicitações de água de percolação e condensação: Paredes expostas; Pisos não sujeitos a movimentações excessivas da base (ex.: pisos internos); Uso difundido em banheiros, cozinhas e varandas de edificações residenciais. Para solicitações de água sob pressão Reservatórios de água potável algumas resinas não são recomendáveis (avaliar especificações dos fabricantes)

62 ARGAMASSAS POLIMÉRICAS Para solicitações de água de percolação: Banheiros, cozinhas e varandas de edifícios.

63 ARGAMASSAS POLIMÉRICAS

64 ARGAMASSAS POLIMÉRICAS

65 MANTAS ASFÁLTICAS Muito usadas na construção civil; Compostas de mantas pré-fabricadas de asfalto oxidado (3 a 5 mm) ou modificado com polímeros, estruturada internamente por véu ou tela de fibra de vidro, poliéster ou nylon; Podem ser emendadas por fusão do asfalto da própria manta (maçarico) ou de asfalto oxidado externo (forno). Geralmente, vendida em bobinas com 1 metro de largura e 10 metros de comprimento.

66 MANTAS ASFÁLTICAS

67 MANTAS ASFÁLTICAS

68 MANTA ASFÁLTICA PP

69 MANTA ASFÁLTICA PP

70 MANTA ASFÁLTICA PP

71 MANTA ASFÁLTICA AA

72 MANTA ASFÁLTICA AA

73 MANTA ASFÁLTICA AA

74 MANTA ASFÁLTICA AA

75 MANTA ASFÁLTICA AA

76 MANTA DE PVC Para impermeabilizações de alto desempenho; Flexibilidade, resistência química e resistência aos raios ultravioleta; Podem ser aderidas ou não Emendas por termofusão

77 MANTA PEAD Laminadas flexíveis de Polietileno de Alta Densidade ; Alta resistência à tração e química a ácidos, bases, sais e solventes orgânicos e inorgânicos; Oferecem alto grau de segurança de impermeabilidade.

78 MANTA PEAD Lagoas; Canais e reservatórios para tratamento de água e esgotos; Reservatórios em concreto; Túneis; Lagoas de tratamento de efluentes líquidos; Aterros sanitários;

79 MANTA EPDM Mantas de borracha (espessura 0,8mm); Muito duráveis, resistindo bem à umidade, álcalis, aos ácidos e ao envelhecimento; Suportam alongamentos de até 400%.

80 MANTA EPDM Aplicadas sobre um primer de emulsão asfáltica com borracha; As juntas são coladas através de fitas e colas apropriadas; Os encaixes para as tubulações emergentes e ralos podem ser de peças pré-fabricadas específicas; Têm maior custo que as mantas asfálticas mas apresentam desempenho superior de durabilidade e eficiência.

81 MANTA EPDM

82 MANTA EPDM

83 ASFALTO ELASTOMÉRICO APLICADO A QUENTE O asfalto sólido é fundido a 200ºC em fornos a gás e espalhado na forma líquida sobre a superfície a ser impermeabilizada.

84 ASFALTO ELASTOMÉRICO APLICADO A QUENTE

85 ASFALTO ELASTOMÉRICO APLICADO A QUENTE

86 ASFALTO ELASTOMÉRICO APLICADO A FRIO

87 ASFALTO ELASTOMÉRICO APLICADO A FRIO

88 ASFALTO ELASTOMÉRICO APLICADO A FRIO

89 ASFALTO ELASTOMÉRICO APLICADO A FRIO

90 EMULSÃO ACRÍLICA APLICADA A FRIO Emulsões acrílicas puras ou estruturadas por tela de poliéster ou poliamida. Forma de aplicação semelhante a das emulsões asfálticas. Tipos: Sem adição de cimento (NBR 13321) Com adição de cimento (polimérico)

91 EMULSÃO ACRÍLICA APLICADA A FRIO

92 EMULSÃO ACRÍLICA APLICADA A FRIO Emulsões à base de cimentos poliméricos: Cimentos poliméricos e cristalizantes em conjunto com aditivos e agregados minerais, formam uma camada de revestimento semiflexível e impermeável.

93 EMULSÃO ACRÍLICA Aplicação com brocha. Após a 3 demãos, devese aguardar 72 h para a cura do revestimento, antes do teste de estanqueidade. APLICADA A FRIO Revestimentos cerâmicos podem ser aplicados diretamente sobre a impermeabilização, sem a necessidade de proteção mecânica.

IMPERMEABILIZAÇÃO. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turmas C01, C02 e C03 Disc. Construção Civil II

IMPERMEABILIZAÇÃO. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turmas C01, C02 e C03 Disc. Construção Civil II IMPERMEABILIZAÇÃO Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turmas C01, C02 e C03 Disc. Construção Civil II SISTEMAS DE IMPERMEABILIZAÇÃO Conjunto de produtos e serviços destinados

Leia mais

FLEXÍVEIS Suportam deformações de amplitude variável, dependendo de seu reforço à tração.

FLEXÍVEIS Suportam deformações de amplitude variável, dependendo de seu reforço à tração. IMPERMEABILIZAÇÃO Têm a função de proteger a edificação contra patologias que poderão surgir como possível infiltração de água. Classificação RÍGIDAS Baixa capacidade de deformação FLEXÍVEIS Suportam deformações

Leia mais

Conhecendo os impermeabilizantes Veja quais são os sistemas de impermeabilização mais utilizados e saiba qual produto é mais adequado para a sua obra

Conhecendo os impermeabilizantes Veja quais são os sistemas de impermeabilização mais utilizados e saiba qual produto é mais adequado para a sua obra Conhecendo os impermeabilizantes Veja quais são os sistemas de impermeabilização mais utilizados e saiba qual produto é mais adequado para a sua obra Reportagem: Romário Ferreira Edição 44 - Fevereiro/2012

Leia mais

Orçamento de Obras. Aula 09 Levantamento de Quantitativo e Composição de Custo Unitário. Impermeabilização. Disciplina: Construção Civil 4

Orçamento de Obras. Aula 09 Levantamento de Quantitativo e Composição de Custo Unitário. Impermeabilização. Disciplina: Construção Civil 4 Disciplina: Construção Civil 4 Orçamento de Obras Aula 09 Levantamento de Quantitativo e Composição de Custo Unitário Impermeabilização 1 IMPERMEABILIZAÇÃO Passos para o levantamento de quantidades dos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CONSTRUÇÃO CIVIL II

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CONSTRUÇÃO CIVIL II Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor de Tecnologia SISTEMAS DE IMPERMEABILIZAÇÃO Construção Civil II ( TC-025) IMPERMEABILIZAÇÃO Prof. José de Almendra Freitas Jr. freitasjose@terra.com.br

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Tecnologia da Arquitetura. Técnicas de Impermeabilização

Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Tecnologia da Arquitetura. Técnicas de Impermeabilização Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Tecnologia da Arquitetura Técnicas de Impermeabilização 1 Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento

Leia mais

Piscinas e reservatórios elevados Manta Asfáltica

Piscinas e reservatórios elevados Manta Asfáltica Piscinas e reservatórios elevados Manta Asfáltica Sistema Impermeabilizante especificado DRYKOMANTA TOP - Manta asfáltica impermeabilizante industrializada feita a base de asfaltos modificados com polímeros

Leia mais

V-PRO AREIA/AREIA POLIESTER III

V-PRO AREIA/AREIA POLIESTER III Produto Manta asfáltica, sistema pré-fabricado de impermeabilização, aplicado ao substrato em colagem com asfalto oxidado modificado à quente. Disponível nas espessuras de 3,0mm e 4,0mm, espessuras diferentes

Leia mais

VEDATOP SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45

VEDATOP SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45 Produto é uma argamassa polimérica de base acrílica impermeável de alta aderência e de fácil aplicação. Pode ser aplicado sobre concreto, blocos cerâmicos e de concreto, fibrocimento, rebocos e demais

Leia mais

VEDATOP. Densidade: 1,23 g/cm³ Aparência: Cinza Composição básica: Aditivos especiais., Agregados minerais., Cimento.

VEDATOP. Densidade: 1,23 g/cm³ Aparência: Cinza Composição básica: Aditivos especiais., Agregados minerais., Cimento. Produto VEDATOP é uma argamassa polimérica de base acrílica impermeável de alta aderência e de fácil aplicação. Pode ser aplicado sobre concreto, blocos cerâmicos e de concreto, fibrocimento, rebocos e

Leia mais

Manta Asfáltica. Elastomérica. Produtos. Mantas Asfálticas

Manta Asfáltica. Elastomérica. Produtos. Mantas Asfálticas Manta Asfáltica Elastomérica Descrição LWARFLEX Manta Asfáltica Elastomérica é uma manta impermeabilizante pré-fabricada à base de asfalto modificado com elastômeros, estruturada com não-tecido de poliéster

Leia mais

VEDAPREN. Densidade: 1,02 g/cm³ Aparência: Preto(a) Composição básica: Emulsão asfáltica modificada com elastômeros. Validade: 24 meses

VEDAPREN. Densidade: 1,02 g/cm³ Aparência: Preto(a) Composição básica: Emulsão asfáltica modificada com elastômeros. Validade: 24 meses Produto VEDAPREN é uma manta líquida, de base asfalto elastomérico e aplicação a frio sem emendas, pronta para uso e moldada no local. Cobre a estrutura com uma proteção impermeável e apresenta ótimas

Leia mais

VEDAPREN SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45

VEDAPREN SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45 Produto é uma manta líquida, de base asfalto e aplicação a frio, pronta para uso e moldada no local. Cobre a estrutura com uma proteção impermeável. Apresenta ótimas características de elasticidade e tem

Leia mais

4 e 5 de junho de São Paulo / SP. Engª Civil, Graduação em Engª de Materiais

4 e 5 de junho de São Paulo / SP. Engª Civil, Graduação em Engª de Materiais ANAIS DO 15º SIMPÓSIO BRASILEIRO DE IMPERMEABILIZAÇÃO 4 e 5 de junho de 2018 - São Paulo / SP ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DE SISTEMAS DE MEMBRANA DE POLIURETANO X MANTAS ASFÁLTICAS PARA ÁREAS

Leia mais

ÁREAS Impermeabilização em lajes resina acrílica. Lajes pequenas dimensões - Sem circulação.

ÁREAS Impermeabilização em lajes resina acrílica. Lajes pequenas dimensões - Sem circulação. 1 ÁREAS Impermeabilização em lajes resina acrílica. Lajes pequenas dimensões - Sem circulação. INDICE 1. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 01 2. MATERIAIS... 01 3. CUIDADOS INICIAIS... 02 4. TRATAMENTO: FISSURAS

Leia mais

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45 Produto CARBOLÁSTICO 1 é uma pintura asfáltica de grande durabilidade, de aplicação a frio sem emendas, pronta para uso e moldada no local, que forma uma camada impermeável sobre a estrutura. Características

Leia mais

Pisos frios e áreas molháveis Argamassa

Pisos frios e áreas molháveis Argamassa Pisos frios e áreas molháveis Argamassa Sistema Impermeabilizante especificado DRYKOTEC 5000 Revestimento impermeabilizante com alto teor de resina termoplástica e cimentos com cargas ativas, formando

Leia mais

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45 Produto CARBOLÁSTICO LAJE é uma massa asfáltica que forma uma camada impermeável de grande durabilidade sobre a estrutura; De aplicação a frio sem emendas, está pronta para uso e é moldada no local. Características

Leia mais

ÁREAS Impermeabilização em cortina lado externo mono camada Manta asfáltica aplicação com maçarico Cortina - Lado Externo.

ÁREAS Impermeabilização em cortina lado externo mono camada Manta asfáltica aplicação com maçarico Cortina - Lado Externo. 1 ÁREAS Impermeabilização em cortina lado externo mono camada Manta asfáltica aplicação com maçarico Cortina - Lado Externo. INDICE 1. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 01 2. MATERIAIS... 01 3. CUIDADOS INICIAIS...

Leia mais

IMPERMEABILIZAÇÃO. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turma C01 Disc. Construção Civil II

IMPERMEABILIZAÇÃO. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turma C01 Disc. Construção Civil II IMPERMEABILIZAÇÃO Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turma C01 Disc. Construção Civil II SISTEMAS DE IMPERMEABILIZAÇÃO Conjunto de produtos e serviços destinados a conferir

Leia mais

ÁREAS Impermeabilização em cortina - lado interno com cimento polimérico Poço de elevador.

ÁREAS Impermeabilização em cortina - lado interno com cimento polimérico Poço de elevador. 1 ÁREAS Impermeabilização em cortina - lado interno com cimento polimérico Poço de elevador. INDICE 1. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 01 2. MATERIAIS... 01 3. CUIDADOS INICIAIS... 02 4. TRATAMENTO: FISSURAS E

Leia mais

T A B E L A D E D E S E M P E N H O

T A B E L A D E D E S E M P E N H O T A B E L A D E D E S E M P E N H O T É C N I C O E A M B I E N T A L POLÍMERO ACRÍLICO PARA IMPERMEABILIZAÇÃO S O B R E O M A T E R I A L....... 0 2 P r o p r i e d a d e s f í s i c o - q u í m i c a

Leia mais

Lajes com trânsito acima de 50 m² Manta asfáltica

Lajes com trânsito acima de 50 m² Manta asfáltica Lajes com trânsito acima de 50 m² Manta asfáltica Sistema Impermeabilizante especificado DRYKOMANTA TOP Manta asfáltica impermeabilizante industrializada, feita a base de asfaltos modificados com polímeros

Leia mais

V-PRO POLIESTER II. No piso, executar regularização com argamassa desempenada e não queimada no traço

V-PRO POLIESTER II. No piso, executar regularização com argamassa desempenada e não queimada no traço Produto Manta asfáltica, sistema pré-fabricado de impermeabilização, aplicado ao substrato por soldagem autógena, isto é, com maçarico. Disponível nas espessuras de 3,0mm e 4,0mm, espessuras diferentes

Leia mais

MC para Edificações Tipos de Impermeabilização

MC para Edificações Tipos de Impermeabilização MC para Edificações Tipos de Impermeabilização Lucas do Amaral Lisbôa 06/04/2017 MC para Edificações O que estamos considerando: Fundações/Poços de Elevadores Áreas Externas Coberturas Áreas Frias MC para

Leia mais

ÁREAS Impermeabilização em lajes dupla camada Manta Asfáltica - aplicação com maçarico. Lajes de circulação de pedestre.

ÁREAS Impermeabilização em lajes dupla camada Manta Asfáltica - aplicação com maçarico. Lajes de circulação de pedestre. 1 ÁREAS Impermeabilização em lajes dupla camada Manta Asfáltica - aplicação com maçarico. Lajes de circulação de pedestre. INDICE 1. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 01 2. MATERIAIS... 01 3. CUIDADOS INICIAIS...

Leia mais

Tecgº Kirke Andrew Wrubel Moreira SISTEMAS DE IMPERMEABILIZAÇÃO DE ESTRUTURAS

Tecgº Kirke Andrew Wrubel Moreira SISTEMAS DE IMPERMEABILIZAÇÃO DE ESTRUTURAS SISTEMAS DE IMPERMEABILIZAÇÃO DE ESTRUTURAS IMPERMEABILIZAÇÕES DE ESTRUTURAS POR ONDE A ÁGUA PODERÁ INFILTRAR: A água é um material com baixa viscosidade e densidade e por isso consegue por ação de forças

Leia mais

Jardineiras e Coberturas verdes Manta asfáltica

Jardineiras e Coberturas verdes Manta asfáltica Jardineiras e Coberturas verdes Manta asfáltica Sistema Impermeabilizante especificado DRYKOMANTA AR - Manta asfáltica impermeabilizante industrializada, feita a base de asfaltos modificados com polímeros

Leia mais

Piscinas e reservatórios elevados Argamassa

Piscinas e reservatórios elevados Argamassa Piscinas e reservatórios elevados Argamassa Sistema Impermeabilizante especificado DRYKOTEC 1000 / DRYKOTEC 7000 Revestimento impermeabilizante com alto teor de resina termoplástica e cimentos com cargas

Leia mais

Lajes sem trânsito de até 50 m² Membrana acrílica

Lajes sem trânsito de até 50 m² Membrana acrílica Lajes sem trânsito de até 50 m² Membrana acrílica Sistema Impermeabilizante especificado DRYCRYL - Manta líquida à base de resina acrílica, pronta para uso e de fácil aplicação. Depois da cura, forma uma

Leia mais

Pisos frios e áreas molháveis Manta Asfáltica

Pisos frios e áreas molháveis Manta Asfáltica Pisos frios e áreas molháveis Manta Asfáltica Sistema Impermeabilizante especificado DRYKOMANTAFLEX Manta asfáltica impermeabilizante industrializada, feita a base de asfaltos modificados com polímeros

Leia mais

Lajes com trânsito de até 50 m² Manta asfáltica

Lajes com trânsito de até 50 m² Manta asfáltica Lajes com trânsito de até 50 m² Manta asfáltica Sistema Impermeabilizante especificado DRYKOMANTAFLEX / DRYKOMANTA Manta asfáltica impermeabilizante industrializada, feita a base de asfaltos modificados

Leia mais

VEDAMAX LAJES MÉDIA CIRCULAÇÃO E/OU MÉDIO PESO

VEDAMAX LAJES MÉDIA CIRCULAÇÃO E/OU MÉDIO PESO Produto É indicada para áreas com MÉDIA CIRCULAÇÃO e/ou MÉDIO PESO sobre a superfície. Proteção máxima contra umidade, com muita resistência. Características Aparência: Classificação ABNT NBR 9952 - Manta

Leia mais

ÁREAS Impermeabilização em lajes mono camada - Manta asfáltica autoprotegida - aplicação com maçarico. Lajes sem circulação.

ÁREAS Impermeabilização em lajes mono camada - Manta asfáltica autoprotegida - aplicação com maçarico. Lajes sem circulação. 1 ÁREAS Impermeabilização em lajes mono camada - Manta asfáltica autoprotegida - aplicação com maçarico. Lajes sem circulação. INDICE 1. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 01 2. MATERIAL... 01 3. CUIDADOS INICIAIS...

Leia mais

ÁREAS Impermeabilização em cimento modificado com polímeros + cimento polimérico com fibras Piscina de concreto enterrada.

ÁREAS Impermeabilização em cimento modificado com polímeros + cimento polimérico com fibras Piscina de concreto enterrada. 1 ÁREAS Impermeabilização em cimento modificado com polímeros + cimento polimérico com fibras Piscina de concreto enterrada. INDICE 1. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 01 2. MATERIAL... 01 3. CUIDADOS INICIAIS...

Leia mais

ELASCOAT DESCRIÇÃO. PREPARO E APLICAÇÃO: As superfícies devem estar limpas, secas e isentas de óleos ou partículas soltas.

ELASCOAT DESCRIÇÃO. PREPARO E APLICAÇÃO: As superfícies devem estar limpas, secas e isentas de óleos ou partículas soltas. DESCRIÇÃO ELASCOAT ELASCOAT é um impermeabilizante à base de borracha líquida vulcanizada a frio, com alto teor de sólidos. Após sua cura forma uma membrana ou uma manta monolítica de excepcional impermeabilidade,

Leia mais

VEDATOP FLEX (NOVO) Este produto também pode ser utilizado em reservatórios de concreto.

VEDATOP FLEX (NOVO) Este produto também pode ser utilizado em reservatórios de concreto. Produto VEDATOP FLEX é uma argamassa polimérica, flexível, termoplástica indicada para vedar e eliminar vazamentos e umidade. Adere perfeitamente a concreto, alvenaria e argamassa, acompanhando eventuais

Leia mais

Home.Collection Qualidade incomparável.

Home.Collection Qualidade incomparável. NOSSOS PRODUTOS A é uma empresa preocupada com sua segurança. Conta com uma grande estrutura para proporcionar produtos de confiabilidade e qualidade incomparável à sua residência, empresa, órgão ou instituição.

Leia mais

Piscinas e reservatórios enterrados Argamassa

Piscinas e reservatórios enterrados Argamassa Piscinas e reservatórios enterrados Argamassa Sistema Impermeabilizante especificado DRYKOTEC 1000 - Argamassa polimérica, bicomponente, a base cimento e agregados com polímeros acrílicos, se caracterizando

Leia mais

VEDATOP é um revestimento modificado com polímeros acrílicos de alta aderência e impermeabilidade.

VEDATOP é um revestimento modificado com polímeros acrílicos de alta aderência e impermeabilidade. VEDATOP é um revestimento modificado com polímeros acrílicos de alta aderência e impermeabilidade. Adere perfeitamente a concreto, bloco cerâmico e de concreto, fibrocimento, reboco e demais bases cimentícias.

Leia mais

VEDAJÁ BRANCO é um revestimento modificado com polímeros, impermeável e de alta aderência.

VEDAJÁ BRANCO é um revestimento modificado com polímeros, impermeável e de alta aderência. VEDAJÁ BRANCO é um revestimento modificado com polímeros, impermeável e de alta aderência. Pode ser aplicado sobre concreto, blocos cerâmicos e de concreto, fibrocimento, rebocos e demais bases cimentícias.

Leia mais

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45 Produto VEDATOP é uma argamassa polimérica semiflexível impermeável, indicada para vedação e eliminação da umidade. Pode ser aplicado sobre concreto, blocos cerâmicos e de concreto, fibrocimento e demais

Leia mais

Impermeabilização Rígida

Impermeabilização Rígida Impermeabilização Rígida Concreto Impermeável: CLASSIFICAÇÃO RÍGIDOS -Aditivos impermeabilizantes; -Sem aditivos; Argamassa impermeável: -Argamassa com hidrofugantes; -Argamassa poliméricas; Cimentos poliméricos

Leia mais

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45 Produto VEDAJÁ é um revestimento impermeável de alta aderência e de fácil aplicação. Pode ser aplicado sobre concreto, blocos cerâmicos e de concreto, fibrocimento, rebocos e demais bases cimentícias.

Leia mais

V-PRO ANTIRAIZ POLIESTER III

V-PRO ANTIRAIZ POLIESTER III Produto Manta asfáltica, sistema pré-fabricado de impermeabilização, aplicado ao substrato por soldagem autógena, isto é, com maçarico. Disponível nas espessuras de 3,0mm e 4,0mm, espessuras diferentes

Leia mais

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45 Produto A VEDAMAX GLASS II é uma manta asfáltica com acabamento de polietileno que confere impermeabilidade, flexibilidade, boa aderência e rapidez na execução. Características Aparência: Preto(a) Composição

Leia mais

Estudo de viabilidade técnica e econômica de sistemas de membrana de poliuretano X mantas asfálticas para áreas de estacionamentos

Estudo de viabilidade técnica e econômica de sistemas de membrana de poliuretano X mantas asfálticas para áreas de estacionamentos Estudo de viabilidade técnica e econômica de sistemas de membrana de poliuretano X mantas asfálticas para áreas de estacionamentos Alexandre Soncini Detalhes Impermeabilizadora INTRODUÇÃO Objetivo da pesquisa

Leia mais

VEDAPREN BRANCO. -lajes expostas; -estruturas inclinadas como lajes, abóbadas, sheds, cúpulas e marquises; -telhas onduladas; -calhas de concreto.

VEDAPREN BRANCO. -lajes expostas; -estruturas inclinadas como lajes, abóbadas, sheds, cúpulas e marquises; -telhas onduladas; -calhas de concreto. Produto VEDAPREN BRANCO é uma manta líquida, de base acrílica e aplicação a frio sem emendas, pronta para uso e moldada no local. Cobre a estrutura com uma proteção impermeável e apresenta ótimas características

Leia mais

ÁREAS Impermeabilização sub-pressão mono camada - Manta asfáltica - aplicação com maçarico. Lajes sub-pressão.

ÁREAS Impermeabilização sub-pressão mono camada - Manta asfáltica - aplicação com maçarico. Lajes sub-pressão. 1 ÁREAS Impermeabilização sub-pressão mono camada - Manta asfáltica - aplicação com maçarico. Lajes sub-pressão. INDICE 1. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 01 2. MATERIAIS... 01 3. CUIDADOS INICIAIS... 02 4. TRATAMENTO:

Leia mais

VEDAMAX PISCINAS (NOVA)

VEDAMAX PISCINAS (NOVA) Produto Possui desempenho especialmente desenvolvido para impermeabilizar locais submersos com grande quantidade de água. Características Aparência: Classificação ABNT NBR 9952 - Manta Asfáltica para impermeabilização

Leia mais

VEDAMAX LAJES ALTA CIRCULAÇÃO E/OU ALTO PESO

VEDAMAX LAJES ALTA CIRCULAÇÃO E/OU ALTO PESO Produto É indicada para áreas com ALTA CIRCULAÇÃO e/ou ALTO PESO. Garante para áreas de alta circulação, uma excelente proteção contra umidade, com o melhor desempenho. Características Aparência: Classificação

Leia mais

1 Versão Maio ÁREAS Impermeabilização com cimento polimérico com fibras Reservatório apoiado ou elevado de concreto.

1 Versão Maio ÁREAS Impermeabilização com cimento polimérico com fibras Reservatório apoiado ou elevado de concreto. 1 ÁREAS Impermeabilização com cimento polimérico com fibras Reservatório apoiado ou elevado de concreto. INDICE 1. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 01 2. MATERIAIS... 01 3. CUIDADOS INICIAIS... 02 4. TESTE DE CARGA

Leia mais

VEDATOP FLEX COM FIBRAS

VEDATOP FLEX COM FIBRAS Produto VEDATOP FLEX FIBRAS é uma argamassa polimérica, flexível, com fibras sintéticas, termoplástica indicada para vedar e eliminar vazamentos e umidade. Adere perfeitamente a concreto, alvenaria e argamassa,

Leia mais

Prof. Heni Mirna Cruz Santos

Prof. Heni Mirna Cruz Santos Prof. Heni Mirna Cruz Santos henimirna@hotmail.com s.f. Ato ou efeito de pintar. Camada de recobrimento de uma superfície, com funções protetora e PINTURA decorativa, obtida pela aplicação de tintas e

Leia mais

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45 Produto FRIOASFALTO é uma massa betuminosa que forma uma camada impermeável, de grande resistência química e aplicação a frio sem emendas. Está pronta para uso e é moldada no local. Características Densidade:

Leia mais

O sistema ETICS como técnica de excelência na reabilitação de edifícios da segunda metade do século XX

O sistema ETICS como técnica de excelência na reabilitação de edifícios da segunda metade do século XX O sistema ETICS como técnica de excelência na reabilitação de edifícios da segunda metade do século XX Objectivos do trabalho Caracterização da solução ETICS para o revestimento de fachadas, do ponto de

Leia mais

ÁREAS Impermeabilização em lajes dupla camada Manta Asfáltica aplicação com maçarico. Lajes de circulação de veículos.

ÁREAS Impermeabilização em lajes dupla camada Manta Asfáltica aplicação com maçarico. Lajes de circulação de veículos. 1 ÁREAS Impermeabilização em lajes dupla camada Manta Asfáltica aplicação com maçarico. Lajes de circulação de veículos. INDICE 1. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 01 2. MATERIAL... 01 3. CUIDADOS INICIAIS... 02

Leia mais

4 e 5 de junho de São Paulo / SP

4 e 5 de junho de São Paulo / SP ANAIS DO 15º SIMPÓSIO BRASILEIRO DE IMPERMEABILIZAÇÃO 4 e 5 de junho de 2018 - São Paulo / SP INFLUÊNCIA DA UMIDADE DO SUBSTRATO NA ADERÊNCIA DE SISTEMA DE IMPERMEABILIZAÇÃO COM MANTA ASFÁLTICA ADERIDA

Leia mais

Passo a Passo da Aplicação do Sistema para Impermeabilização de Superfícies AndreeCor

Passo a Passo da Aplicação do Sistema para Impermeabilização de Superfícies AndreeCor Passo a Passo da Aplicação do Sistema para Impermeabilização de Superfícies AndreeCor Rendimento PRODUTO Manta Líquida Elastomérica AndreeCor EMBALAGEM Bd 20 Kg Bd 4 Kg RENDIMENTO 1,5 Kg / m² Indicação

Leia mais

ÁREAS Impermeabilização de fundação com cimento polimérico. Baldrame, sapata e contra piso em contato com o solo.

ÁREAS Impermeabilização de fundação com cimento polimérico. Baldrame, sapata e contra piso em contato com o solo. 1 ÁREAS Impermeabilização de fundação com cimento polimérico. Baldrame, sapata e contra piso em contato com o solo. INDICE 1. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 01 2. MATERIAIS... 01 3. CUIDADOS INICIAIS... 02 4.

Leia mais

Encontro de Mestres e Encarregados Seconci-Rio

Encontro de Mestres e Encarregados Seconci-Rio Encontro de Mestres e Encarregados Seconci-Rio Arq. Daniel Rios Diretor Presidente da AEI. Eng.ª Thaís Miranda - Diretora de Planejamento da AEI. Rio de janeiro, 3 de março de 2018. O que é a AEI? NOSSOS

Leia mais

CARIOCA SHOPPING - EXPANSÃO

CARIOCA SHOPPING - EXPANSÃO CARIOCA SHOPPING - EXPANSÃO ÍNDICE: Introdução...03 2. Impermeabilização A pisos e paredes em contato com o solo... 04 3. Impermeabilização B reservatórios... 06 4. Impermeabilização C pisos frios... 08

Leia mais

VEDAMAX ALUMÍNIO (NOVA)

VEDAMAX ALUMÍNIO (NOVA) Produto É indicada para áreas SEM CIRCULAÇÃO e/ou SEM PESO sobre a superfície. Proporciona proteção contra umidade e temperaturas mais amenas no interior do imóvel. Características Aparência: Classificação

Leia mais

VEDAJÁ BRANCO é um revestimento modificado com polímeros, impermeável e de alta aderência.

VEDAJÁ BRANCO é um revestimento modificado com polímeros, impermeável e de alta aderência. Descrição VEDAJÁ BRANCO é um revestimento modificado com polímeros, impermeável e de alta aderência. Adere ao concreto, à alvenaria e à argamassa. Facilita a inspeção de caixas d água, evidenciando possíveis

Leia mais

Viaplus TOP. Pág Descrição

Viaplus TOP.  Pág Descrição Viaplus TOP 1. Descrição Revestimento impermeabilizante, semiflexível, bicomponente (A+B), à base de cimentos especiais, aditivos minerais e polímeros de excelentes características impermeabilizantes.

Leia mais

01 Versão Maio

01 Versão Maio 01 ÁREAS Impermeabilização com cimento polimérico. Reservatório enterrado de concreto. INDICE 1. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 01 2. MATERIAIS... 01 3. CUIDADOS INICIAIS... 02 4. TESTE DE CARGA D AGUA...02 5.

Leia mais

Sistema de Gestão de Qualidade ES Especificação Técnica

Sistema de Gestão de Qualidade ES Especificação Técnica 1 IMPERMEABILIZAÇÃO DE LAJES,MARQUISES E ABOBODAS SEM TRÂNSITO E SISTEMAS: 1) SISTEMA I: Manta asfáltica pré-moldado auto-protegida 2) SISTEMA II: Membrana acrílica moldado in-loco 3) SISTEMA III: Membrana

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MATERIAIS BETUMINOSOS

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MATERIAIS BETUMINOSOS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MATERIAIS BETUMINOSOS DEFINIÇÃO O betume puro é uma mistura orgânica complexa composta de hidrocarbonetos pesados e de seus derivados não metálicos. Pode ter origem natural ou pirogênica

Leia mais

ÁREAS Impermeabilização em lajes mono camada - Manta asfáltica - aplicação com maçarico. Lajes de circulação de pedestres.

ÁREAS Impermeabilização em lajes mono camada - Manta asfáltica - aplicação com maçarico. Lajes de circulação de pedestres. 1 ÁREAS Impermeabilização em lajes mono camada - Manta asfáltica - aplicação com maçarico. Lajes de circulação de pedestres. INDICE 1. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 01 2. MATERIAIS... 01 3. CUIDADOS INICIAIS...

Leia mais

Ficha Técnica de Produto Super Manta Líquida Código: SML001

Ficha Técnica de Produto Super Manta Líquida Código: SML001 1. Descrição: A é um impermeabilizante super elástico e flexível, aplicado a frio em forma de pintura e formulado à base de polímeros especiais acrílicos com alto teor de sólidos Forma uma película impermeabilizante,

Leia mais

IMPERMEABILIZAÇÃO CADERNO TÉCNICO

IMPERMEABILIZAÇÃO CADERNO TÉCNICO 1. OBJETIVO: Neste caderno serão apresentadas as soluções da linha PROCRYL para atendimento dos requisitos de impermeabilização. Temos com objetivo, facilitar o entendimento, projeção e especificação,

Leia mais

ÁREAS Impermeabilização em piscinas de concreto elevada - dupla manta - aplicação com asfalto modificado Piscina de Concreto Elevada.

ÁREAS Impermeabilização em piscinas de concreto elevada - dupla manta - aplicação com asfalto modificado Piscina de Concreto Elevada. 1 ÁREAS Impermeabilização em piscinas de concreto elevada - dupla manta - aplicação com asfalto modificado Piscina de Concreto Elevada. INDICE 1. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 01 2. MATERIAIS... 01 3. CUIDADOS

Leia mais

Projeto de Impermeabilização: Análise da sua relevância e impactos na durabilidade da edificação. Julie Anne Braun UNIFESP

Projeto de Impermeabilização: Análise da sua relevância e impactos na durabilidade da edificação. Julie Anne Braun UNIFESP Projeto de Impermeabilização: Análise da sua relevância e impactos na durabilidade da edificação Julie Anne Braun UNIFESP 1. INTRODUÇÃO: QUESTÕES NORTEADORAS PARA O ESTUDO A elaboração de um projeto de

Leia mais

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45 Produto VEDATOP FLEX é uma argamassa polimérica, flexível, termoplástica indicada para vedar e eliminar vazamentos e umidade. Adere perfeitamente a concreto, alvenaria e argamassa, acompanhando eventuais

Leia mais

PRODUTOS & METODOLOGIA SISTEMA DE MEMBRANA DE POLIURETANO PARA IMPERMEABILIZAÇÃO

PRODUTOS & METODOLOGIA SISTEMA DE MEMBRANA DE POLIURETANO PARA IMPERMEABILIZAÇÃO PRODUTOS & METODOLOGIA SISTEMA DE MEMBRANA DE POLIURETANO PARA IMPERMEABILIZAÇÃO Linha de Produtos Mantas Asfálticas Reparo e Recuperação de Concreto Membranas Poliméricas Revestimentos protetores químicos

Leia mais

ÁREAS Impermeabilização em lajes mono camada - Manta Asfáltica + isolante térmico aplicação com maçarico. Lajes de circulação de pedestres.

ÁREAS Impermeabilização em lajes mono camada - Manta Asfáltica + isolante térmico aplicação com maçarico. Lajes de circulação de pedestres. 1 ÁREAS Impermeabilização em lajes mono camada - Manta Asfáltica + isolante térmico aplicação com maçarico. Lajes de circulação de pedestres. INDICE 1. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 01 2. MATERIAL... 01 3. CUIDADOS

Leia mais

MANTA LÍQUIDA ACRÍLICA CIMENTÍCIA, FLEXÍVEL, BI-COMPONENTE

MANTA LÍQUIDA ACRÍLICA CIMENTÍCIA, FLEXÍVEL, BI-COMPONENTE MANTA LÍQUIDA ACRÍLICA CIMENTÍCIA, FLEXÍVEL, BI-COMPONENTE Polímero acrílico em emulsão aquosa PROPRIEDADES DA ARGAMASSA CERTIFICAÇÕES: Forte aderência Excelente impermeabilidade Resistente a variações

Leia mais

Sistemas Impermeabilizantes Na Construção Civil

Sistemas Impermeabilizantes Na Construção Civil ARTIGO ORIGINAL Sistemas Impermeabilizantes Na Construção Civil VIEIRA, Lady Fabiany Barreto [1] VIEIRA, Lady Fabiany Barreto. Sistemas Impermeabilizantes Na Construção Civil. Revista Científica Multidisciplinar

Leia mais

ARGAMASSA COLANTE ACI USO INTERNO

ARGAMASSA COLANTE ACI USO INTERNO ARGAMASSA COLANTE ACI USO INTERNO Cerâmicas em paredes e pisos em áreas internas; Revestimentos internos com até 45x45cm. Emboço, alvenaria e contrapiso em áreas internas, curados a pelo menos 14 dias,

Leia mais

Curso Técnico em Edificações Disciplina: Técnicas de Construção Civil 3 Profª Nayra Y. Tsutsumoto

Curso Técnico em Edificações Disciplina: Técnicas de Construção Civil 3 Profª Nayra Y. Tsutsumoto Curso Técnico em Edificações Disciplina: Técnicas de Construção Civil 3 Profª Nayra Y. Tsutsumoto Citações, imagens e textos extraídos de: IBI Instituto Brasileiro de Impermeabilização: www.ibisp.org.br

Leia mais

ÁREAS Impermeabilização em lajes mono camada - Manta asfáltica - aplicação com NBR asfalto modificado Viapol Lajes de circulação de pedestres.

ÁREAS Impermeabilização em lajes mono camada - Manta asfáltica - aplicação com NBR asfalto modificado Viapol Lajes de circulação de pedestres. 1 ÁREAS Impermeabilização em lajes mono camada - Manta asfáltica - aplicação com NBR asfalto modificado Viapol Lajes de circulação de pedestres. INDICE 1. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 01 2. MATERIAIS... 01

Leia mais

FICHA TÉCNICA: MANTA ASFÁLTICA. Manta Asfáltica 4mm e 3mm Tipo II Estrutura com Poliéster

FICHA TÉCNICA: MANTA ASFÁLTICA. Manta Asfáltica 4mm e 3mm Tipo II Estrutura com Poliéster FICHA TÉCNICA: MANTA ASFÁLTICA Manta Asfáltica 4mm e 3mm Tipo II Estrutura com Poliéster Manta impermeabilizante pré-fabricada à base de asfalto modificado com polímeros, estruturada com não tecido de

Leia mais

VEDATOP FLEX. Características do componente B Densidade: 1,03 g/cm³ Aparência: líquido de cor branca Composição básica: polímeros acrílicos

VEDATOP FLEX. Características do componente B Densidade: 1,03 g/cm³ Aparência: líquido de cor branca Composição básica: polímeros acrílicos Produto é uma argamassa polimérica, flexível, de base acrílica, com alta aderência e impermeabilidade. Adere perfeitamente a concreto, alvenaria e argamassa, acompanhando eventuais movimentações. Por isso,

Leia mais

CARACTERÍSTICAS PROCESSOS DE APLICAÇÃO. o Durabilidade o Beleza o Cuidados especiais na aplicação o Alto peso

CARACTERÍSTICAS PROCESSOS DE APLICAÇÃO. o Durabilidade o Beleza o Cuidados especiais na aplicação o Alto peso REVESTIMENTO VERTICAL DE PEDRA NATURAL Fonte: Revista Téchne no.10 1 o Durabilidade o Beleza o Cuidados especiais na aplicação o Alto peso CARACTERÍSTICAS PROCESSOS DE APLICAÇÃO o Sistema ADERENTE: Assentamento

Leia mais

ÁREAS Impermeabilização em lajes dupla camada - Manta asfáltica - aplicação com NBR asfalto modificado Viapol Lajes de circulação de pedestres.

ÁREAS Impermeabilização em lajes dupla camada - Manta asfáltica - aplicação com NBR asfalto modificado Viapol Lajes de circulação de pedestres. 1 ÁREAS Impermeabilização em lajes dupla camada - Manta asfáltica - aplicação com NBR asfalto modificado Viapol Lajes de circulação de pedestres. INDICE 1. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 01 2. MATERIAIS... 01

Leia mais

Refrigeração e Ar Condicionado

Refrigeração e Ar Condicionado Refrigeração e Ar Condicionado Câmaras Frigoríficas Filipe Fernandes de Paula filipe.paula@engenharia.ufjf.br Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica Faculdade de Engenharia Universidade Federal

Leia mais

Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior- ETICS A Solução para Impermeabilização e Isolamento Térmico de Paredes Exteriores

Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior- ETICS A Solução para Impermeabilização e Isolamento Térmico de Paredes Exteriores Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior- ETICS A Solução para Impermeabilização e Isolamento Térmico de Paredes Exteriores A ISOMARCA possui uma vasta experiência na aplicação de Sistema de Isolamento

Leia mais

Proibida veiculação e uso de imagem sem prévia autorização

Proibida veiculação e uso de imagem sem prévia autorização ÁREAS INTERNAS MOLHADAS Impermeabilização Norma de Desempenho ABNT NBR 15575 Edificações habitacionais Desempenho NBR 15.575 Edificações habitacionais Desempenho está provocando uma mudança de paradigma

Leia mais

1. DESCRIÇÃO DO SISTEMA Tamponamento com PÓ 2 (caso houver jorro de água) e Impermeabilização com Cimento Modificado com Polímeros VIAPLUS 1000.

1. DESCRIÇÃO DO SISTEMA Tamponamento com PÓ 2 (caso houver jorro de água) e Impermeabilização com Cimento Modificado com Polímeros VIAPLUS 1000. 1 ÁREAS Impermeabilização em cortina - lado interno com cimento polimérico Cortina - Lado Interno. INDICE 1. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 01 2. MATERIAIS... 01 3. CUIDADOS INICIAIS... 02 4. TRATAMENTO: FISSURAS

Leia mais

TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES

TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES CURSO TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES NOTAS DE AULAS TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES IMPERMEABILIZAÇÃO Prof a. Alessandra Savazzini Reis COLATINA-ES 2010 1- IMPERMEABILIZAÇÃO Tecnologia das Construções Profª Alessandra

Leia mais

ANÁLISE DA IMPERMEABILIZAÇÃO EM EDIFICAÇÕES

ANÁLISE DA IMPERMEABILIZAÇÃO EM EDIFICAÇÕES ANÁLISE DA IMPERMEABILIZAÇÃO EM EDIFICAÇÕES Flamínia Esteves Tomaz 1 flaminiatomaz@hotmail.com Willians Gavioli da Silva 2 williansgavioli@yahoo.com.br RESUMO Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica

Leia mais

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45 Produto O PRIMER ECO VEDACIT é uma emulsão asfáltica indicada para imprimação de superfícies de concreto ou argamassa para colagem de mantas asfálticas e fitas autoadesivas. Apresenta secagem rápida e

Leia mais

VEDAPREN FAST. -lajes expostas; -estruturas inclinadas como lajes, abóbadas, sheds, cúpulas e marquises; -telhas onduladas; -calhas de concreto.

VEDAPREN FAST. -lajes expostas; -estruturas inclinadas como lajes, abóbadas, sheds, cúpulas e marquises; -telhas onduladas; -calhas de concreto. Produto VEDAPREN FAST é uma manta líquida, de base acrílica, secagem ultrarrápida e aplicação a frio sem emendas, pronta para uso e moldada no local. Com alto rendimento, cobre a estrutura com uma proteção

Leia mais

Jardineiras e Coberturas verdes - Membrana

Jardineiras e Coberturas verdes - Membrana Jardineiras e Coberturas verdes - Membrana Sistema Impermeabilizante especificado DRYKOALCATRÃO AR -Tinta a base de alcatrão de hulha, diluída em solvente ecológico, para proteção do substrato contra agentes

Leia mais

REFORMA PISCINA IFAL CAMPUS MACEIÓ

REFORMA PISCINA IFAL CAMPUS MACEIÓ REFORMA PISCINA IFAL CAMPUS MACEIÓ MEMORIAL DESCRITIVO DE MATERIAIS, CAMADAS E PROCEDIMENTO DE EXECUÇÃO IMPERMEABILIZAÇÃO JANEIRO/2017 Piscina do Campus Maceió do IFAL. 1. APRESENTAÇÃO Este documento tem

Leia mais

Placas Cimentícias, Painéis e Acessórios para Construção Industrializada. A solução da Brasilit para a execução da sua obra.

Placas Cimentícias, Painéis e Acessórios para Construção Industrializada. A solução da Brasilit para a execução da sua obra. Placas Cimentícias, Painéis e Acessórios para Construção Industrializada A solução da Brasilit para a execução da sua obra. Placas e Painéis Brasilit A rapidez e a praticidade aliadas à elegância e à

Leia mais

ÁREAS Impermeabilização em lajes mono camada Manta Asfaltica -aplicação com NBR asfalto modificado Viapol. Lajes jardim.

ÁREAS Impermeabilização em lajes mono camada Manta Asfaltica -aplicação com NBR asfalto modificado Viapol. Lajes jardim. 1 ÁREAS Impermeabilização em lajes mono camada Manta Asfaltica -aplicação com NBR asfalto modificado Viapol. Lajes jardim. INDICE 1. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 01 2. MATERIAIS... 01 3. CUIDADOS INICIAIS...

Leia mais