A IMPORTÂNCIA DO ATO DE AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A IMPORTÂNCIA DO ATO DE AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL"

Transcrição

1 A IMPORTÂNCIA DO ATO DE AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL Ana Paula de Oliveira 1 Carmem Helenice de Oliveira ² Mariane Bolzan ³ RESUMO: Este estudo tem como objetivo levantar os principais desafios encontrados pelos professores da Educação Infantil ao longo do processo avaliativo, destacando as concepções deles em relação à avaliação, as práticas adotadas nesse processo e os instrumentos utilizados. Faz-se necessário compreendermos a importância do ato de avaliar na Educação Infantil e assim, buscar instrumentos que permitam a avaliação ser tomada como o fio condutor de toda a prática pedagógica do professor, já que por meio desta, ele poderá analisar, refletir e repensar métodos que auxiliem os alunos em seu desenvolvimento. Existe entre os professores da Educação Infantil a falta de compreensão do processo avaliativo como um meio de conduzir a nossa prática pedagógica e nos ajudar a melhorá-la. Com as novas exigências que surgiram em relação ao compromisso com a formação e com o desenvolvimento da criança, se faz necessário repensarmos nossa prática pedagógica na Educação Infantil, para que ela possa ser exercida de maneira que traga benefícios para a vida dos educandos. O ato de avaliar é um processo fundamental no contexto educacional, porém, na Educação Infantil são poucos os autores que abordam essa questão, talvez, a falta de referencial bibliográfico contribua para que a maioria dos professores não consiga realizar o processo avaliativo com eficácia. Na Educação Infantil, a avaliação deve privilegiar a individualidade de cada criança, assim, buscando meios para melhor auxiliá-los na superação das dificuldades, atendendo assim suas necessidades. Para que isso ocorra, é necessário que o professor adote essa prática no cotidiano escolar, sempre se tome como base a observação e reflexão dos fatos ocorridos diariamente. PALAVRAS-CHAVE: Avaliação; Educação Infantil; Professor. INTRODUÇÃO Este trabalho tem o intuito de compreender as formas de avaliação no contexto das instituições de Educação Infantil e a sua importância, buscando indicar as maiores dificuldades encontradas pelos educadores nesse processo, e assim, encontrar subsídios que norteiem essa prática avaliativa, para que ela possa acontecer de uma maneira eficaz. O tema foi escolhido devido à observação da primeira autora do presente trabalho de que vários professores da Educação Infantil esbarram em diversas dificuldades durante o processo avaliativo de seus alunos, muitas vezes não compreendendo o significado e o objetivo da avaliação. 1 Acadêmica do Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurno da Universidade Federal de Santa Maria. ² Acadêmica do Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno do Centro Universitário Franciscano. ³ Acadêmica do Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurno da Universidade Federal de Santa Maria.

2 A simples observação da prática escolar indica que as instituições de Educação Infantil, assim como as instituições dos demais níveis de ensino, ainda não conseguiram estabelecer a importância e os melhores critérios a serem adotados no processo de avaliação dos seus alunos. A maior parte de professores da área da Educação Infantil segue a risca modelos estabelecidos pelas instituições, sem ao menos saber qual a finalidade e contribuições deles para o desenvolvimento de seus alunos. Para tratar das especificidades da Educação Infantil é relevante compreender a concepção de criança, já que é nessa etapa em que ocorrem as primeiras descobertas significativas. Porém, a história nos mostra que nem sempre a criança foi bem vista pela sociedade, pelo contrário, ela foi rejeitada e desprezada durante um longo tempo, sendo considerada como um ser insignificante sem valor nenhum. Segundo Rizzo (1983), ao longo da história, Rousseau trouxe uma nova idéia no que diz respeito à concepção de criança e a sua educação. Para esta autora as teorias de Rousseau marcaram os princípios da educação, e determinaram as bases dela até os dias atuais, ou seja, ele traz um novo ponto de vista que contribui para que as crianças comecem a ser inseridas na sociedade. Nessa primeira etapa da vida escolar, o ato de educar não pode ser confundido com o cuidar, ainda que as crianças necessitem de cuidados fundamentais para a garantia de sua sobrevivência. O que devemos ressaltar, dessa questão, é que o mais importante não são os cuidados que a criança deve receber, mas sim, o modo como elas devem recebê-los, já que eles são direitos inalienáveis da infância. A prática avaliativa nesse contexto pode ser compreendida como o fio condutor da prática, já que por meio dela os educadores podem enxergar se os objetivos em relação ao desenvolvimento dos alunos foram alcançados, e caso não tenham sido, a avaliação dará os subsídios necessários que nos permitirá a reflexão e a retomada de nossa prática pedagógica. No entanto, nos depararmos com diversas instituições de Educação Infantil que ainda possuem um entendimento equivocado, muitas vezes compreendendo a mesma como um simples relatório informativo a ser entregue aos pais ao final de cada bimestre, o que por sua vez acaba acarretando em conseqüências preocupantes. É necessário compreender a avaliação nessa etapa como um meio auxiliar no processo de aprendizagem, fortalecendo assim a auto-estima das crianças.

3 Cada criança apresenta um desenvolvimento diferente da outra, cada uma delas tem o seu tempo, sua maneira de aprender, o que por sua vez corresponde com a faixa de desenvolvimento em que se encontra. Assim, seria impossível avaliá-las da mesma forma. Conforme coloca Hoffman (2001, p. 134) [...] devemos compreender formas individuais de aprendizagens e valorizar as diferenças entre os alunos e para isso exigem registros que favoreçam a análise da singularidade e peculiaridade de desenvolvimento. Nos dias atuais, a maior parte das instituições de Educação Infantil utiliza as tendências padronizadas de avaliação, fichas com listagens de comportamentos para as idades, como se elas pudessem representar o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança ao longo do ano ou semestre. Esse modelo de avaliação é considerado como classificatório e controlador, pois os resultados obtidos pela criança são registrados em escalas comparativas, tais como: ótimo, bom, regular, entre outras. Esse paradigma precisa ser rompido, para que então se inicie uma avaliação que tenha como principal objetivo ajudar a criança em suas necessidades, auxiliando no desenvolvimento delas, e não apenas como um meio de justificar-se com os pais por meio de comparações de atitudes. A observação deve ser realizada diariamente, exigindo dos professores um grande comprometimento, pois possibilita que ele consiga olhar para cada criança em momentos diferentes. Segundo Hoffmam (1996, p. 134) pode-se e deve-se [...] analisar as tarefas de alguns alunos em determinados dias, e de outros em dias posteriores. Se bem articulada as tarefas e anotações, os percursos individuais poderão ser acompanhados sem a rigidez de uma observação padronizada. A proposta de Hoffman (1996) sobre uma avaliação que ocorra diariamente pode ser contemplada pelo portfólio. De acordo com Silva (2007), o portfólio é uma coleção organizada dos trabalhos produzidos pelos alunos, que são escolhidos por eles com o auxílio do professor, tendo como principal objetivo, fornecer um registro a médio/longo prazo do rendimento do aluno e também da evolução das suas atitudes. Sua utilização como instrumento avaliativo permitirá um resultado concreto apresentando as competências desenvolvidas pelo aluno ao longo de um determinado processo. A busca por um modelo de avaliação que esteja adequado a todas as necessidades da criança da Educação Infantil se faz presente no cotidiano dos professores dessa área. É necessário compreendermos que a avaliação vai bem além de apenas observarmos as crianças.

4 A observação dará condições para que os educadores possam criar objetivos e planejar atividades adequadas, dando assim um real ponto de partida para esta observação e, nesse sentindo, se faz necessária a construção de conhecimento e reflexão por parte dos educadores acerca do processo avaliativo formal na Educação Infantil. Existem dois fatores considerados essenciais para que o professor possa realizar a avaliação na Educação Infantil, o primeiro seria a observação atenta e curiosa sobre a manifestação de cada criança e o outro seria a reflexão sobre os significados dessas manifestações em termos de seu desenvolvimento. Esta reflexão está fundamentada nas contribuições de Hoffmann (2002), Kramer (1989) e no documento oficial do Ministério da Educação: o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (1998) baseada teoricamente na perspectiva construtivista de avaliação, na medida em que a ação avaliativa exerce uma função dialógica e interativa promovendo o desenvolvimento integral da criança. Compreende-se que no processo avaliativo o professor exerce papel fundamental. É ele que vivencia a sala de aula, as dificuldades, as superações, interesses, as necessidades, que envolvem o cotidiano do processo de ensino - aprendizagem do educando, nesse sentido, se faz necessário que ele elabore os instrumentos de avaliação a serem utilizados em sua prática docente. Para elaborar os instrumentos de avaliação é importante refletir e analisar os objetivos da avaliação na Educação Infantil estabelecidos pelo MEC (1998) que são: Favorecer o desenvolvimento infantil nos aspectos físico, emocional, intelectual e social; possibilitar experiências educacionais na escola, que favoreçam aos sujeitos buscarem melhores condições de vida, mediante a tomada de consciência crítica e ao exercício da cidadania; orientar o processo de tomada de decisões, apontando a trajetória dos sujeitos, seus avanços, dificuldades, e possibilidades no sentido de indicar novos caminhos a serem percorridos. Podemos destacar que esses objetivos serão alcançados a partir do momento em que a Educação Infantil (re) significar suas metodologias e instrumentos utilizados no processo de construção do conhecimento do aluno, assim, se faz necessário elaborar uma forma mais adequada para promover a avaliação da aprendizagem.

5 O educador exerce um papel muito importante na luta para criar uma nova visão acerca da avaliação, para que ela seja renovadora e precursora de qualidade, mediando à construção do homem. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DA INVESTIGAÇÃO Para contemplar o exposto no referencial teórico desenvolveu-se essa pesquisa sobre a abordagem de uma pesquisa qualitativa básica, de caráter exploratório. De acordo com Dias (1999), a pesquisa qualitativa é aquela que busca entender um fenômeno específico em profundidade. É uma pesquisa participativa, menos controlável, que trabalha com descrições, comparações e interpretações. Os participantes da pesquisa podem direcionar o rumo dela em suas interações com o pesquisador. O trabalho teve início com uma pesquisa bibliográfica na qual se buscou respostas para as seguintes questões: 1. Qual a importância da avaliação no contexto educacional? 2. Qual o papel do professor frente ao processo avaliativo na Educação infantil? Para complementar a primeira etapa oito professores da Educação Infantil responderam um questionário que buscou esclarecer os seguintes aspectos: De que forma vem sendo feita a avaliação na Educação Infantil? Qual a opção metodológica utilizada pelo professor para a promoção dessa avaliação? Quais as dificuldades encontradas pelos professores ao realizar a avaliação na Educação Infantil? ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS Sabemos que a avaliação é de grande importância no contexto educacional, pois, por meio dela é possível analisar, refletir e repensar a prática docente, com o intuito de auxiliar o aluno em seu desenvolvimento. Ao analisar os dados coletados, foi possível compreender quais as concepções de alguns professores da Educação Infantil em relação ao processo de avaliação da aprendizagem escolar. Para efeito de análise foram transcritas apenas as respostas consideradas mais relevantes pela primeira autora desse trabalho. Para a pergunta 1: qual sua concepção de avaliação da aprendizagem escolar? Obtivemos as seguintes respostas:

6 A avaliação é um instrumento utilizado para concluir os objetivos propostos no início do trabalho e objetivos diários semanais. (P2) Acredito que a avaliação é um instrumento muito importante para que se possa melhorar o processo de ensino aprendizagem. (P5) A Avaliação da aprendizagem é de extrema importância no processo de ensino aprendizagem, pois possibilita que o educador avalie o desempenho e desenvolvimento de cada aluno, e caso seja necessário, poderá repensar e retomar sua prática pedagógica. (P7) A avaliação é fundamental para a realização do processo de ensino aprendizagem. (P8) Essa questão é de extrema importância já que nos dias atuais ainda é possível nos depararmos com práticas avaliativas que têm como objetivo, verificar, classificar e selecionar os bons dos maus alunos. Nesse sentido, as respostas obtidas nessa primeira pergunta nos mostram que os professores da Educação Infantil compreendem a avaliação como um instrumento de extrema importância para o desenvolvimento de seus alunos, que auxilia e norteia sua prática pedagógica. A pergunta 2 foi: Quais os instrumentos que você utiliza para realizar a avaliação de seus alunos? Obtivemos as seguintes respostas: Na Educação infantil, a avaliação é feita através da observação da evolução de cada aluno. Eu utilizo atividades concretas onde o aluno irá construir sua idéia em cima de um determinado assunto. (P1) A avaliação é feita continuamente, através das atividades desenvolvidas seja ela escrita ou oralmente. (P4) Eu faço avaliação contínua durante todas as atividades, a fim de registrar a evolução dos alunos. (P5) Observação diária, objetivos diários, relatório descritivo. (P7)

7 De posse dos instrumentos avaliativos, é fundamental saber utilizá-los de forma adequada, para isso, é necessário saber como é realizado o registro da avaliação. Para a pergunta 3: Como é feito o registro da avaliação? As respostas dos professores foram: A avaliação é registrada numa ficha aonde são colocados de maneira objetiva os progressos de cada aluno. (P1) Através de relatórios dissertativos, sempre levando em conta a qualidade e não a quantidade. (P4) A cada semestre é realizado um relatório descritivo, que contempla aspectos significantes do processo de evolução e dificuldades dos alunos de acordo com a faixa etária em que as crianças se encontram conforme os objetivos propostos pelo RCNEI. (P7) Observando as respostas acima, percebemos que a maior parte dos registros das avaliações se dá por meio do relatório descritivo, sendo uma exigência da Secretária da Educação a realização desse relatório bimestralmente, porém em algumas instituições ele é feito semestralmente. Com o objetivo de perceber se os professores têm essa mesma compreensão, perguntamos qual a postura de cada um deles de posse dos resultados das avaliações realizadas, com relação aos alunos. Para a pergunta 4: De posse dos resultados das avaliações realizadas, quais são suas ações com relação aos alunos? Tivemos as seguintes respostas: Modifico a metodologia de ensino sempre que observo a necessidade da turma ou de cada criança. (P1) De acordo com a realidade de cada aluno, trabalho suas dificuldades, ou se tiver muito bem, abordo as atividades de outras maneiras, conforme suas necessidades. (P4) Ao perceber a necessidade individual de cada aluno, passo a repensar a minha prática pedagógica, a metodologia utilizada em sala, respeitando sempre o ritmo de cada criança. (P7) Com o objetivo de perceber se os professores estão satisfeitos com os modelos de avaliação propostos, ou se possuem outra visão, pedimos para que descrevessem um sistema

8 de avaliação que considerasse coerente. Para a pergunta 5: Descreva um sistema de avaliação coerente: Aquele que avalia as evoluções individuais; o que a criança sabia, o que sabe hoje. Nunca comparando o aluno com outra criança, mas sim com o melhor que ela pode ser. (P1) Acredito que o descritivo é o melhor na área que atuo (Educação Infantil) (P5) Uma avaliação diária com registros significantes do desempenho do aluno ao longo do dia, ao final desse processo montar um portfólio das atividades desenvolvidas, para perceber o progresso e dificuldades de cada criança. (P7) Dentre as diversas propostas apresentadas a P7 foi a que mais se aproximou na descrição de um modelo avaliativo adequado e coerente para a Educação Infantil. Pois, sabemos que nessa etapa da educação, a avaliação deve privilegiar todos os momentos dos alunos, suas dificuldades, suas conquistas, seu desenvolvimento de acordo com a sua faixa etária, para que assim essa avaliação possa ser utilizada como um meio de repensar a prática pedagógica caso seja necessário. Para melhor compreendermos as propostas apresentadas, pedimos aos professores que destacassem o que torna o sistema de avaliação apresentado mais adequado: Para a pergunta 6: O que torna o sistema de avaliação descrito acima adequado? Através da observação é possível detectar o que o aluno era e o que é hoje. Os registros são um passo para organizar o momento da avaliação. (P2) A idade deles não permite uma avaliação dita formal e a utilizada (descritiva) abrange o processo como um todo, pois se avalia desde o início da aquisição dos conhecimentos até o resultado final. (P5) O portfólio é um meio de agrupar todas as atividades realizadas pelos alunos, com o objetivo de perceber o progresso e as dificuldades dos mesmos, possibilitando ao professor uma retomada em sua prática (P7) Quanto à resposta apresentada pela P7, em relação ao portfólio, percebemos que na Educação Infantil esse é um instrumento que se utilizado de maneira adequada pode trazer grandes contribuições, e suprir as dificuldades encontradas pelos educadores, pois, de acordo com Silva (2007), o portfólio é uma metodologia de avaliação que permite operacionalizar a

9 avaliação formativa, contínua e sistemática por meio das atividades realizadas pelos alunos, visando fornecer um resultado a médio/longo prazo da evolução, do rendimento do aluno e da evolução das suas atitudes. As propostas apresentadas pelos professores são pertinentes a Educação Infantil, a citação de Luckesi (2000) que destaca que o momento de avaliar é um momento de fôlego, de pausa para repensar a prática e caso necessário retomá-la. Nesse sentido é preciso ressaltar que para se realizar uma avaliação de qualidade, a qual contemple todos os objetivos propostos pelo RCNEI, é necessário que o professor desfrute de tempo, algo que no cotidiano da Educação Infantil é bastante escasso. Ao elaborar o questionário, a idéia principal era indicar os desafios encontrados pelos professores ao longo do processo de avaliação de seus alunos da Educação Infantil. As respostas obtidas por meio deles nos mostram que as professoras que responderam os questionários têm consciência da importância da avaliação, sabendo que ela deve conduzir a ação docente. Porém, podemos perceber que somente a P7 citou o portfólio como um instrumento avaliativo que irá nortear a prática pedagogia. As demais educadoras demonstraram que sabem como deve ser feito, porém, não sabem como fazer. Foi possível observar que na Educação Infantil, existem entre os professores diversas dúvidas em relação ao processo avaliativo, pois, ele só é lembrado no momento da elaboração do relatório descritivo semestral para ser entregue aos pais. Neste caso, a avaliação não conduz a prática pedagógica. Existe entre os professores da Educação Infantil a falta de compreensão do processo avaliativo como um meio de conduzir a nossa prática pedagógica e nos ajudar a melhorá-la. CONSIDERAÇÕES FINAIS Ao iniciar a pesquisa, o principal objetivo era apresentar as dificuldades encontradas pelos professores da Educação Infantil no processo de avaliação dos seus alunos, porém, os objetivos específicos desse trabalho não foram atingidos, já que na análise dos dados coletados, os professores entrevistados não apresentaram essas dificuldades. Nesse sentido, pudemos perceber que dentre os professores que responderam o questionário, apenas um (P7) apresenta uma melhor compreensão sobre como deve ser feito o processo avaliativo, os demais, apresentaram dificuldades em fazer a ponte entre a teoria e a prática, ou seja, demonstram conhecer o que deve ser feito, porém não sabem como utilizar os instrumentos avaliativos.

10 Os instrumentos avaliativos são de grande importância nesse processo. Porém, mais importante ainda é saber utilizá-los de maneira adequada, existe uma grande carência em relação a instrumentos que de fato possam auxiliar o professor a tomar a avaliação como o fio condutor da sua prática pedagógica. É possível perceber também que os professores ainda se esbarram em algumas dificuldades quando o assunto é avaliação, dessa forma, fica claro que é importante refletir sobre a análise dessas dificuldades e as necessidades de mudanças da prática pedagógica. Nesse sentido, é necessário sempre visar à garantia da verificação da aprendizagem da criança, levando sempre em consideração a faixa etária que está inserida e suas necessidades individuais. Após esse processo é preciso que os educadores saibam o que fazer de posse dos resultados obtidos, pois a avaliação vai bem além da entrega dos relatórios descritivos, isso é apenas uma parte do processo a ser percorrido. A partir dos resultados obtidos, o professor deverá repensar sua prática, apontando suas falhas, melhorando e adequando suas estratégias de ensino, de maneira que possa vir a satisfazer as necessidades de todos os seus alunos, para que eles possam alcançar os objetivos propostos para a sua faixa etária. A pesquisa possibilitou a confirmação da importância da avaliação na Educação Infantil e também para o processo de ensino e aprendizagem da criança. Há a necessidade de que esse tema seja discutido entre os profissionais da educação, assim, possibilitando melhor aprofundamento e aproveitamento, para que os professores possam superar as dificuldades acerca do processo avaliativo, e assim, conseqüentemente, propiciar aos alunos uma melhor aprendizagem. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRASIL. MEC. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Conhecimento de Mundo. Volume 3, HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover. 2ª ed. Porto Alegre: Editora Mediação, Avaliação Mediadora: educação e realidade. 17ª ed. Porto Alegre: Editora Mediação, Avaliação na Pré-Escola: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. 14ª ed. Porto Alegre: Editora Mediação KRAMER, Sônia. Com a pré - escola nas mãos: uma alternativa curricular para a Educação Infantil. 12ª ed. São Paulo: Ática, 1989.

11 LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições. 10ª ed. São Paulo: Cortez, RIZZO, Gilda. Educação pré-escolar. 2ª ed. Rio de Janeiro: Ed Francisco Alves, SILVA, Ana Paula. Avaliação de competências com portfólio Disponível em: Acesso em: 5 maio de 2009.

Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil. Elisabete Martins da Fonseca

Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil. Elisabete Martins da Fonseca Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil Elisabete Martins da Fonseca Falar de conhecimento é, pois, falar de cidadania. Sonia Kramer Foco da Aula de Hoje 22/11/2010: Práticas Pedagógicas e

Leia mais

O PLANEJAMENTO E A AVALIAÇÃO INICIAL/DIAGNÓSTICA

O PLANEJAMENTO E A AVALIAÇÃO INICIAL/DIAGNÓSTICA O PLANEJAMENTO E A AVALIAÇÃO INICIAL/DIAGNÓSTICA Profa. Me. Michele Costa (Professora do Curso de Pedagogia das Faculdades COC) CONVERSAREMOS SOBRE: Planejamento e Avaliação: coerência entre o discurso

Leia mais

CONFRONTO DE CONCEPÇÕES DE PRÁTICAS AVALIATIVAS ENTRE DOCENTES E DISCENTES: COMO SE DÁ O PROCESSO AVALIATIVO NO CHÃO DA ESCOLA

CONFRONTO DE CONCEPÇÕES DE PRÁTICAS AVALIATIVAS ENTRE DOCENTES E DISCENTES: COMO SE DÁ O PROCESSO AVALIATIVO NO CHÃO DA ESCOLA CONFRONTO DE CONCEPÇÕES DE PRÁTICAS AVALIATIVAS ENTRE DOCENTES E DISCENTES: COMO SE DÁ O PROCESSO AVALIATIVO NO CHÃO DA ESCOLA Apresentação: Pôster Maria Severina dos Santos 1 ; Nataly Dyana Lucena de

Leia mais

CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM INSTITUTO FEDERAL PARANÁ Câmpus Curitiba MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM O processo de avaliação não está relacionado apenas ao ensino e portanto não pode ser reduzido apenas

Leia mais

ENSINAR CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REPENSAR O CURRÍCULO. Andreia Cristina Santos Freitas 1 Roziane Aguiar dos Santos 2 Thalita Pacini 3 INTRODUÇÃO

ENSINAR CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REPENSAR O CURRÍCULO. Andreia Cristina Santos Freitas 1 Roziane Aguiar dos Santos 2 Thalita Pacini 3 INTRODUÇÃO ENSINAR CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REPENSAR O CURRÍCULO Andreia Cristina Santos Freitas 1 Roziane Aguiar dos Santos 2 Thalita Pacini 3 INTRODUÇÃO O ensino de ciências na Educação Infantil (EI) tem

Leia mais

CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM INSTITUTO FEDERAL PARANÁ Campus Curitiba MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM O processo de avaliação não está relacionado apenas ao ensino e portanto não pode ser reduzido apenas

Leia mais

Dispõe sobre Sistema de Avaliação dos Estudantes da Rede Municipal de Ensino

Dispõe sobre Sistema de Avaliação dos Estudantes da Rede Municipal de Ensino Resolução SME nº 13/2012 de 26 de novembro de 2012 Dispõe sobre Sistema de Avaliação dos Estudantes da Rede Municipal de Ensino ARACIANA ROVAI CARDOSO DALFRÉ, Secretária Municipal da Educação, NO EXERCÍCIO

Leia mais

Avaliação qualitativa Portfólios de aprendizagem

Avaliação qualitativa Portfólios de aprendizagem Avaliação qualitativa Portfólios de aprendizagem A Avaliação A concepção de avaliação que marca a trajetória de alunos e educadores, até então, é a que define essa ação como um julgamento de valor dos

Leia mais

Avaliação da Aprendizagem. Didática II Profa. MSc. Narjara Garcia

Avaliação da Aprendizagem. Didática II Profa. MSc. Narjara Garcia Avaliação da Aprendizagem Didática II Profa. MSc. Narjara Garcia O que é Avaliação? Julgamento? Regulação? Classificação? Acompanhamento? As múltiplas dimensões do olhar avaliativo Por que avaliamos? Quais

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Avaliação do Ensino Aprendizagem Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 8º 1 - Ementa (sumário, resumo) Contextualização histórica

Leia mais

A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO NORTEADOR NO ENSINO DE BIOLOGIA.

A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO NORTEADOR NO ENSINO DE BIOLOGIA. A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO NORTEADOR NO ENSINO DE BIOLOGIA. Nilda Guedes Vasconcelos¹; Dra. Cláudia Patrícia Fernandes dos Santos² Universidade Federal de Campina Grande¹² - nildagvasconcelos@gmail.com

Leia mais

Um novo olhar sobre o portfólio na educação infantil

Um novo olhar sobre o portfólio na educação infantil Um novo olhar sobre o portfólio na educação infantil Micheline hoffmeister micheline.hoff@aluno.faccat.br EMEI Ursinho Encantado Márcia regina de moraes marcia-moraes2011@bol.com.br EMEI Ursinho Encantado

Leia mais

AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: ANÁLISE COMPARATIVA DESSE PROCESSO EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE JÚLIO DE CASTILHOS

AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: ANÁLISE COMPARATIVA DESSE PROCESSO EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE JÚLIO DE CASTILHOS AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: ANÁLISE COMPARATIVA DESSE PROCESSO EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE JÚLIO DE CASTILHOS Resumo Francine L. Monteiro Universidade Franciscana - UNIFRA monteirofrancine@hotmail.com

Leia mais

Avaliação Diretrizes da Avaliação Educacional

Avaliação Diretrizes da Avaliação Educacional Avaliação Diretrizes da Avaliação Educacional Prof. Carlinhos Costa Avaliação é um dos componentes do processo de ensino. E quais seriam os componentes do processo de ensino? É por meio da avaliação que

Leia mais

A DISCIPLINA DE DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL

A DISCIPLINA DE DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL A DISCIPLINA DE DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL Kelen dos Santos Junges - UNESPAR/Campus de União da Vitória Mariane de Freitas - UNESPAR/Campus de União da Vitória

Leia mais

A avaliação no ensino religioso escolar: perspectiva processual

A avaliação no ensino religioso escolar: perspectiva processual A avaliação no ensino religioso escolar: perspectiva processual Suzana dos Santos Gomes * * Mestre em Educação FAE-UFMG, professora de Cultura Religiosa PUC Minas. A AVALIAÇÃO ESTÁ presente na vida humana

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR (De acordo com o Despacho n.º 91807/2016, de 19 de Julho)

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR (De acordo com o Despacho n.º 91807/2016, de 19 de Julho) Disposições Gerais CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR (De acordo com o Despacho n.º 91807/2016, de 19 de Julho) As principais orientações normativas relativas à avaliação na Educação

Leia mais

PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO. Prof. Antonio Medeiros JúniorJ Tutor do PET SAÚDE.

PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO. Prof. Antonio Medeiros JúniorJ Tutor do PET SAÚDE. PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO. Prof. Antonio Medeiros JúniorJ Tutor do PET SAÚDE. NATAL-RN UFRN O que é avaliação da aprendizagem? AVALIAR É... Verificar

Leia mais

A AVALIAÇÃO COMO PROCESSO DE CONTRIBUIÇÃO E AUTO-REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM TURMAS DE EJA

A AVALIAÇÃO COMO PROCESSO DE CONTRIBUIÇÃO E AUTO-REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM TURMAS DE EJA A AVALIAÇÃO COMO PROCESSO DE CONTRIBUIÇÃO E AUTO-REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM TURMAS DE EJA Catarina Edimar Sellares de Candia (PIBIC/CNPQ/UEPG), Rita de Cássia da Silva Oliveira (Orientadora),

Leia mais

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS UNICRUZ - UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS UNICRUZ - UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS UNICRUZ - UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES Art. 1º - O presente regulamento estabelece as normas para a efetivação

Leia mais

PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS

PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS ENTÃO, VAMOS REFLETIR E TOMAR DECISÕES SOBRE: PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS QUAIS OS OBJETIVOS = O QUE

Leia mais

AVALIAÇÃO: INSTRUMENTO DE ORIENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM

AVALIAÇÃO: INSTRUMENTO DE ORIENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM AVALIAÇÃO: INSTRUMENTO DE ORIENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Autor: Sandra Regina Pereira da Silva Universidade Federal do Piauí UFPI Orientadora: Vilmar Aires dos Santos Universidade Federal do Piauí UFPI GT1

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Avaliação Educacional Código da Disciplina: EDU 340 Curso: Pedagogia Semestre de oferta da disciplina: 7º Faculdade responsável: Pedagogia Programa em vigência a partir

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Planejamento e Avaliação Educacional. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Planejamento e Avaliação Educacional. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Planejamento e Avaliação Educacional Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário resumo) Aspectos históricos e socioeconômicos

Leia mais

Palavras-Chave: avaliação formativa; desenvolvimento profissional docente; docência universitária.

Palavras-Chave: avaliação formativa; desenvolvimento profissional docente; docência universitária. FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DOCENTE: EM FOCO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR i Resumo: Natália Luiza da Silva Paloma Oliveira Bezerra Wellington dos Reis Silva O objetivo do presente trabalho

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO INTRODUÇÃO As diferentes unidades que compõem o conjunto de cadernos, visam desenvolver práticas de ensino de matemática que favoreçam as aprendizagens dos alunos. A

Leia mais

PROCESSO SELETIVO Metodologia da Educação Física Escolar Campus Juiz de Fora

PROCESSO SELETIVO Metodologia da Educação Física Escolar Campus Juiz de Fora Questão 01: No livro Da Cultura do Corpo, de Jocimar Daólio, o autor leva-nos a um agradável passeio pela antropologia social e desperta o interesse dos professores de Educação Física a repensar a corporeidade

Leia mais

Reunião de Trabalho Professores Coordenadores. Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017

Reunião de Trabalho Professores Coordenadores. Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017 Reunião de Trabalho Professores Coordenadores Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017 Pauta Acolhimento; Aquecimento; o que nos dizem os registros? Refletindo

Leia mais

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Educação infantil Creche e pré escolas

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Educação infantil Creche e pré escolas PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS Educação infantil Creche e pré escolas O QUE É? Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - são referências de qualidade para os Ensinos Fundamental e Médio do país,

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Didática III. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Didática III. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Didática III Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) A Didática enquanto reflexão sistemática do espaço da sala

Leia mais

CONSELHO DE CLASSE: O ANO TODO E AGORA EM ESPECIAL NO FINAL DO ANO LETIVO

CONSELHO DE CLASSE: O ANO TODO E AGORA EM ESPECIAL NO FINAL DO ANO LETIVO TEXTO 2 http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2310-6.pdf acesso em http://pt.wikipedia.org/wiki/conselho_de_classe 09 de outubro de 2014 CONSELHO DE CLASSE: O ANO TODO E AGORA EM ESPECIAL

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DO SUPERVISOR NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO ESCOLAR.

AS CONTRIBUIÇÕES DO SUPERVISOR NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO ESCOLAR. AS CONTRIBUIÇÕES DO SUPERVISOR NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO ESCOLAR. Germana Leocárdia Ramos de Souza. Universidade Federal da Paraíba germana_rs@hotmail.com Elizete Alves de Souza. Universidade Federal da

Leia mais

COMUNICAÇÕES ORAIS - AVALIAÇÃO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA : CONCEPÇÕES DOCENTES NO ENSINO FUNDAMENTAL

COMUNICAÇÕES ORAIS - AVALIAÇÃO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA : CONCEPÇÕES DOCENTES NO ENSINO FUNDAMENTAL COMUNICAÇÕES ORAIS - AVALIAÇÃO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA : CONCEPÇÕES DOCENTES NO ENSINO FUNDAMENTAL ETIANE VALENTIM DA SILVA HERCULANO O presente estudo focalizou o universo polêmico

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Fundamentos e Metodologia em Educação Infantil II Código da Disciplina: EDU 334 Curso: Pedagogia Período de oferta da disciplina: 6º Faculdade responsável: PEDAGOGIA

Leia mais

O SABER PEDAGÓGICO E A INTERDISCIPLINARIDADE COMO PRÁTICA DE ENSINO APRENDIZAGEM 1

O SABER PEDAGÓGICO E A INTERDISCIPLINARIDADE COMO PRÁTICA DE ENSINO APRENDIZAGEM 1 O SABER PEDAGÓGICO E A INTERDISCIPLINARIDADE COMO PRÁTICA DE ENSINO APRENDIZAGEM 1 Elenice de Alencar Silva Cursando Licenciatura em Pedagogia UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO cesi@uema.br

Leia mais

A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EXECUTIVO

A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EXECUTIVO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EXECUTIVO Resumo Fabiana Antunes Machado 1 Dirce Aparecida Folleto de Moraes 2 O presente estudo tem como objetivo

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Educação Física. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Educação Física. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Educação Física Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo) Educação Física: contextualização

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Avaliação Educacional e Institucional Carga horária: 40

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Avaliação Educacional e Institucional Carga horária: 40 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 Curso: Pedagogia Disciplina: Avaliação Educacional e Institucional Carga horária: 40 Aulas/Semana: 02 Termo Letivo: 4º 1. Ementa (sumário, resumo) Tendências da

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Avaliação Educacional MODALIDADES DA AVALIAÇÃO Prof. Stephanie Gurgel O que é avaliação? É um instrumento que possibilita identificar e analisar o rendimento e as aprendizagens

Leia mais

Resumo expandido A IMPORTANCIA DO DOCENTE NO PROCESSO EVOLUTIVO DO ESTUDANTE, NO CONTEXTO DE SUA APRENDIZAGEM

Resumo expandido A IMPORTANCIA DO DOCENTE NO PROCESSO EVOLUTIVO DO ESTUDANTE, NO CONTEXTO DE SUA APRENDIZAGEM A IMPORTANCIA DO DOCENTE NO PROCESSO EVOLUTIVO DO ESTUDANTE, NO CONTEXTO DE ZIMMERMANN, Paulo Introdução: Este Resumo Expandido tratará dos perfis, das competências, habilidades e dos credenciamentos dos

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Alfabetização. Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 5º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Alfabetização. Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 5º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Alfabetização Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) História da Escrita. Função

Leia mais

Relações pedagógicas. Professor aluno. Ensino aprendizagem. Teoria e prática. Objetivo e avaliação. Conteúdo e método

Relações pedagógicas. Professor aluno. Ensino aprendizagem. Teoria e prática. Objetivo e avaliação. Conteúdo e método Relações pedagógicas Professor aluno Ensino aprendizagem Teoria e prática Objetivo e avaliação Conteúdo e método A linha mestra que norteia qualquer ação na educação está relacionada à relação humana.

Leia mais

INSTITUTO DE PESQUISA ENSINO E ESTUDOS DAS CULTURAS AMAZÔNICAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO ACRIANA EUCLIDES DA CUNHA

INSTITUTO DE PESQUISA ENSINO E ESTUDOS DAS CULTURAS AMAZÔNICAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO ACRIANA EUCLIDES DA CUNHA SOBRE O CURSO A formação do docente para atuar na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Curso Normal preconiza o respeito à pluralidade e diversidade da sociedade brasileira, em

Leia mais

No uso de suas atribuições, a diretora-geral do Campus Caxias do Sul do IFRS, institui a Norma Operacional de número 001/2010.

No uso de suas atribuições, a diretora-geral do Campus Caxias do Sul do IFRS, institui a Norma Operacional de número 001/2010. Caxias do Sul, 26 de Julho de 2010 No uso de suas atribuições, a diretora-geral do do IFRS, institui a Norma Operacional de número 001/2010. Norma Operacional nº 001/2010 Dispõe sobre os procedimentos

Leia mais

PERSPECTIVAS DO PLANEJAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PERSPECTIVAS DO PLANEJAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PERSPECTIVAS DO PLANEJAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES Raquel Silva Vieira raquel.vieirajp@gmail.com Joselucia Rodrigues de Araújo joseluciarodrigues@gmail.com Maria Gorete Pereira

Leia mais

ENSINO INTEGRAL: MELHORIAS E PERSPECTIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ENSINO INTEGRAL: MELHORIAS E PERSPECTIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ENSINO INTEGRAL: MELHORIAS E PERSPECTIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Maria Verônica de Sales Barbosa (1); Valdecléia Gomes da Silva (1); Mariza Fernandes de Morais (2); Girlene dos Santos da

Leia mais

PLANEJAMENTO DE ENSINO

PLANEJAMENTO DE ENSINO PLANEJAMENTO DE ENSINO Examinando o panorama internacional, constata-se, nos meios educativos dos países mais avançados, um crescimento da preocupação com a formação e o desenvolvimento profissional de

Leia mais

PORTFÓLIO - DO CONCEITO À PRÁTICA UNIVERSITÁRIA: UMA VIVÊNCIA CONSTRUTIVA

PORTFÓLIO - DO CONCEITO À PRÁTICA UNIVERSITÁRIA: UMA VIVÊNCIA CONSTRUTIVA 1 PORTFÓLIO - DO CONCEITO À PRÁTICA UNIVERSITÁRIA: UMA VIVÊNCIA CONSTRUTIVA Mariane de Freitas - UNESPAR/Campus de União da Vitória RESUMO Acreditando na importância e amplitude que tem, para o professor,

Leia mais

Resumo. Palavras-chave: Avaliação, desenvolvimento, sistematização. Introdução

Resumo. Palavras-chave: Avaliação, desenvolvimento, sistematização. Introdução O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA CRECHE MUNICIPAL MARIA JOSÉ SARAIVA LEITE NO BAIRRO DO LIGEIRO NO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS-PB: AVALIAR PARA INCLUIR. *Vânia Barreto Sales Fernanda Felipe Resumo

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Fundamentos teórico-metodológicos

Leia mais

Avaliação da Aprendizagem na Educação Profissional numa perspectiva contemporânea

Avaliação da Aprendizagem na Educação Profissional numa perspectiva contemporânea Avaliação da Aprendizagem na Educação Profissional numa perspectiva contemporânea Avaliar é dar nota? Quando a professora Rose Neubauer publicou seu livro É Proibido Repetir, em 1993, causou o maior tumulto

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada a Educação II. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada a Educação II. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada a Educação II Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) Procedimentos teórico-metodológicos

Leia mais

PLANEJAMENTO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

PLANEJAMENTO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curso Ciências Biológicas Licenciatura Campus Santa Helena PLANEJAMENTO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Didática Aplicada ao Ensino de Ciências e Biologia Docente:

Leia mais

Nessa concepção Planejamento:

Nessa concepção Planejamento: PLANEJAMENTO A Escola existe para propiciar a aquisição dos instrumentos que possibilitam o acesso ao saber elaborado (ciência), bem como o próprio acesso aos rudimentos desse saber (SAVIANE, 1984, p.9).

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º 1 - Ementa (sumário, resumo) Espaço destinado a acompanhar

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Elaboração de Trabalho de Iniciação Científica I Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo)

Leia mais

AVALIAÇÃO ESCOLAR: UM DESAFIO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PROVAS VERSUS NOTAS

AVALIAÇÃO ESCOLAR: UM DESAFIO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PROVAS VERSUS NOTAS AVALIAÇÃO ESCOLAR: UM DESAFIO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PROVAS VERSUS NOTAS Silvana Sousa Andrade Graduanda em Pedagogia PARFOR/UESC syl_andradefonseca@hotmail.com Comunicação Oral Eixo 13- Formação de

Leia mais

O PAPEL DO TCC NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

O PAPEL DO TCC NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS O PAPEL DO TCC NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS Thaís Tiemi Yamanari 1 Dirce Aparecida Foletto de Moraes 2 Resumo Essa pesquisa tem como objetivo principal compreender o papel do Trabalho de Conclusão

Leia mais

ESTUDO DE CASO: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ELETROMAGNETISMO NO CURSO DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES DO IFPA/CAMPUS BELÉM 1

ESTUDO DE CASO: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ELETROMAGNETISMO NO CURSO DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES DO IFPA/CAMPUS BELÉM 1 ESTUDO DE CASO: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ELETROMAGNETISMO NO CURSO DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES DO IFPA/CAMPUS BELÉM 1 Rita de Cássia Florêncio Rocha Kasahara; Norma Florêncio

Leia mais

ALUNOS E ESTAGIÁRIOS: UMA RELAÇÃO DESAFIADORA DE APRENDIZAGEM

ALUNOS E ESTAGIÁRIOS: UMA RELAÇÃO DESAFIADORA DE APRENDIZAGEM ISSN 2316-7785 ALUNOS E ESTAGIÁRIOS: UMA RELAÇÃO DESAFIADORA DE APRENDIZAGEM Pamella Aleska da Silva Santos 1 IFMT Campus Campo Novo do Parecis pamellaaleska@hotmail.com Vera Cristina de Quadros 2 IFMT

Leia mais

AS RELAÇÕES INTERATIVAS EM SALA DE AULA: O PAPEL DOS PROFESSORES E DOS ALUNOS. Zabala, A. A prática Educativa. Porto Alegre: Artmed, 1998

AS RELAÇÕES INTERATIVAS EM SALA DE AULA: O PAPEL DOS PROFESSORES E DOS ALUNOS. Zabala, A. A prática Educativa. Porto Alegre: Artmed, 1998 AS RELAÇÕES INTERATIVAS EM SALA DE AULA: O PAPEL DOS PROFESSORES E DOS ALUNOS Zabala, A. A prática Educativa. Porto Alegre: Artmed, 1998 QUEM É O PROFESSOR? QUEM É O ALUNO? COMO DEVE SER O ENSINO? COMO

Leia mais

Preparação para Concursos 2017 Simulado 100 Questões: Avaliação da Aprendizagem

Preparação para Concursos 2017 Simulado 100 Questões: Avaliação da Aprendizagem QUESTÃO 1 Preparação para Concursos 2017 Simulado 100 Questões: Avaliação da Aprendizagem A avaliação da aprendizagem é uma situação complexa. Para se preparar uma avaliação, é necessário que o professor

Leia mais

Modalidades de Ensino

Modalidades de Ensino A Secretaria Municipal de Educação oferece a Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica, respeitando sua finalidade primordial que é o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de

Leia mais

CURSO DE BACHAREL EM CIÊNCIAS MILITARES

CURSO DE BACHAREL EM CIÊNCIAS MILITARES CURSO DE BACHAREL EM CIÊNCIAS MILITARES Autores Autores: Prof. Carlos José Giudice dos Santos e Profa. Cristina Resende Lemos Almeida Curso de Formação de Oficiais da PMMG 2 ano Avaliação OBJETIVOS Ao

Leia mais

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO- ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS CURSO DE PEDAGOGIA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REGULAMENTO Anápolis, 2 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Filosofia da Educação I. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Filosofia da Educação I. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Filosofia da Educação I Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º 1 - Ementa (sumário, resumo) Conceitos básicos: filosofia, filosofia da educação

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS IFG

INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS IFG 1 INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS IFG CAMPUS GOIÂNIA /CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA SALMONITA BRUNO DO NASCIMENTO O ENSINO DE HISTÓRIA NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS

Leia mais

O ENSINO DA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: UM ESTUDO DIDÁTICO-REFLEXIVO COM UMA TURMA DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

O ENSINO DA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: UM ESTUDO DIDÁTICO-REFLEXIVO COM UMA TURMA DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL O ENSINO DA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: UM ESTUDO DIDÁTICO-REFLEXIVO COM UMA TURMA DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Antonio Carlos Belarmino Segundo, Rodolfo Moreira Cabral. Universidade Estadual da Paraíba,

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AMBIENTES E PRÁTICAS MOTIVADORAS NO ENSINO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Apresentação: Pôster

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AMBIENTES E PRÁTICAS MOTIVADORAS NO ENSINO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Apresentação: Pôster 1 FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AMBIENTES E PRÁTICAS MOTIVADORAS NO ENSINO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Apresentação: Pôster Juliana Célia de Lima 1 ; Michela Caroline Macêdo 2 Introdução Nos dias atuais

Leia mais

A CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR NO ENSINO DA FÍSICA PELOS DOCENTES NA REGIÃO DO CURIMATAÚ ORIENTAL DA PARAÍBA

A CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR NO ENSINO DA FÍSICA PELOS DOCENTES NA REGIÃO DO CURIMATAÚ ORIENTAL DA PARAÍBA A CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR NO ENSINO DA FÍSICA PELOS DOCENTES NA REGIÃO DO CURIMATAÚ ORIENTAL DA PARAÍBA Resumo (Autor) José Rodrigues do Nascimento (Co-autor): Edvânio Ferreira de

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Estágio Supervisionado: Educação Infantil 4 e 5 anos Educação de Jovens e Adultos (EJA) Ensino Fundamental Educação Especial (Ensino Fundamental) APAE

Leia mais

A ATUAÇÃO E O PERFIL DO PEDAGOGO NO ESPAÇO NÃO ESCOLAR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A ATUAÇÃO E O PERFIL DO PEDAGOGO NO ESPAÇO NÃO ESCOLAR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES A ATUAÇÃO E O PERFIL DO PEDAGOGO NO ESPAÇO NÃO ESCOLAR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES Filycia Azevedo da silva filyciaa@gmail.com Ismênia Tácita De Menezes, ismeniatacita@hotmail.com Maria Tatiana Da Silva,

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Pedagogia de Projetos. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 8º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Pedagogia de Projetos. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 8º PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia 2016 Disciplina: Pedagogia de Projetos Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 8º 1 - Ementa (sumário, resumo) Conceito de projeto. Concepções de trabalho

Leia mais

A AVALIAÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÕES DO DIÁRIO DE BORDO

A AVALIAÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÕES DO DIÁRIO DE BORDO A AVALIAÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÕES DO DIÁRIO DE BORDO Priscila Ximenes Souza do Nascimento, PUCPR. i RESUMO O presente trabalho versa sobre a prática de avaliação desenvolvida no estágio

Leia mais

4 Ano Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem

4 Ano Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO DE ENFERMAGEM I 4 Ano Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO Lei 6494/77 regulamentada pelo

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 1º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 1º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 1º 1 - Ementa (sumário, resumo) A comunicação humana. Técnicas de leitura e interpretação

Leia mais

MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA REDE PÚBLICA DE MANAUS

MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA REDE PÚBLICA DE MANAUS MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA REDE PÚBLICA DE MANAUS Claudia Regina Rodrigues Nazaré Magalhães, Secretaria Municipal de Educação Msc. Jacy Alice Grande da

Leia mais

NORMAS PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

NORMAS PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NORMAS PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA)

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA DMAT

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA DMAT UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA DMAT DEPARTAMENTO: Matemática PROFESSORA: Regina Helena Munhoz DISCIPLINA: Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL A Ed. Infantil vem obtendo um espaço importante dentro do contexto educacional desde que passou a ser integrante da Educação Básica. A primeira infância corresponde ao período que vai desde a concepção

Leia mais

Eixo Temático 3-Currículo, Ensino, Aprendizagem e Avaliação

Eixo Temático 3-Currículo, Ensino, Aprendizagem e Avaliação Eixo Temático 3-Currículo, Ensino, Aprendizagem e Avaliação CONCEPÇÕES DOS EDUCANDOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA NA ESCOLA PÚBLICA Leandra Tamiris de Oliveira Lira-UFRPE Leonardo Barbosa

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Projeto de Pesquisa Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Procedimentos teórico-metodológicos,

Leia mais

PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA SILVA NETA, Maria Eugênia Batista 1 QUEIROZ, Gilves Furtado de 2 ROSA, Luciene de Morais 3 Resumo Este relato de experiência

Leia mais

CONCEPÇÕES SOBRE O PEDAGOGO NA FORMAÇÃO ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

CONCEPÇÕES SOBRE O PEDAGOGO NA FORMAÇÃO ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA CONCEPÇÕES SOBRE O PEDAGOGO NA FORMAÇÃO ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Profa. Esp. Clara Zandomenico Malverdes Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Profa. Dra. Kalline Pereira

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo) Currículo para

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA DOCENTE: ALESSANDRA ASSIS DISCENTE: SILVIA ELAINE ALMEIDA LIMA DISCIPLINA: ESTÁGIO 2 QUARTO SEMESTRE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA DOCENTE: ALESSANDRA ASSIS DISCENTE: SILVIA ELAINE ALMEIDA LIMA DISCIPLINA: ESTÁGIO 2 QUARTO SEMESTRE PEDAGOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA DOCENTE: ALESSANDRA ASSIS DISCENTE: SILVIA ELAINE ALMEIDA LIMA DISCIPLINA: ESTÁGIO 2 QUARTO SEMESTRE PEDAGOGIA A leitura de mundo precede a leitura da palavra Paulo Freire

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO 2011-2 DISCIPLINA: Socialização das Experiências Docentes I Código JP0033 PROFESSORAS: Dr.ª Silvana Maria Gritti e Ms. Paula Trindade da Silva Selbach I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária

Leia mais

II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores

II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores REFLEXÕES SOBRE O CONTEÚDO E A PRÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA: CONTRIBUIÇÕES PARA

Leia mais

ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE CAICÓ - RN: RECURSOS DIDÁTICOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE CAICÓ - RN: RECURSOS DIDÁTICOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE CAICÓ - RN: RECURSOS DIDÁTICOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Andrei Gomes de Azevedo; Bruno Ferreira; Erick Jansen Sales de Oliveira Universidade

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Didática e Metodologia da Matemática Carga horária: 80

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Didática e Metodologia da Matemática Carga horária: 80 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 Curso: Pedagogia Disciplina: Didática e Metodologia da Matemática Carga horária: 80 Aulas/Semana: 04 Termo Letivo: 5º 1. Ementa (sumário, resumo) Apresenta e analisa

Leia mais

FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO

FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO Maria Isabel Francisco da Silva 1 FIP- Faculdades Integradas de Patos Isabelsilva04@hotmail.com RESUMO Neste trabalho apresenta-se uma discussão e reflexão sobre

Leia mais

VIABILIDADE E ACEITAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DO ENSINO MÉDIO DE MATEMÁTICA

VIABILIDADE E ACEITAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DO ENSINO MÉDIO DE MATEMÁTICA VIABILIDADE E ACEITAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DO ENSINO MÉDIO DE MATEMÁTICA Jerniel da Silva Parente 1 1 Graduando em Matemática IFRR. Bolsistas do PIPICT. e-mail: jerni-p@hotmail.comr

Leia mais

O MOVIMENTO EM CONSTRUÇÃO E ESTRUTURAÇÃO UM RELATO DE INTERVENÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL RESUMO

O MOVIMENTO EM CONSTRUÇÃO E ESTRUTURAÇÃO UM RELATO DE INTERVENÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL RESUMO O MOVIMENTO EM CONSTRUÇÃO E ESTRUTURAÇÃO UM RELATO DE INTERVENÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL Érika Nishiiye 1 Márcio Henrique Laperuta 2 RESUMO A proposta desse relato

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS: A Ed. Infantil vem obtendo um espaço importante dentro do contexto educacional desde que passou a ser integrante da Educação Básica. A primeira infância corresponde ao período que vai desde

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos I

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos I PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos I Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º 1 - Ementa (sumário, resumo) Abordagens histórica,

Leia mais

ESTÁGIO CURRICULAR E FORMAÇÃO DOCENTE: A ESCOLA COMO ESPAÇO PARA PRODUÇÃO DE SENTIDOS SOBRE A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA

ESTÁGIO CURRICULAR E FORMAÇÃO DOCENTE: A ESCOLA COMO ESPAÇO PARA PRODUÇÃO DE SENTIDOS SOBRE A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA ESTÁGIO CURRICULAR E FORMAÇÃO DOCENTE: A ESCOLA COMO ESPAÇO PARA PRODUÇÃO DE SENTIDOS SOBRE A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA Camila Marques dos Santos Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE-

Leia mais