Unidade: Equilíbrio de Corpos Rígidos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade: Equilíbrio de Corpos Rígidos"

Transcrição

1 Unidade: Equilíbrio de Corpos Rígidos

2 Mecânica Geral Caros alunos, neste arquivo de apresentação, você encontrará um resumo dos tópicos estudados na Unidade IV. Use-o como guia para complementar o estudo da apostila e como lembrete dos principais itens e conteúdos.

3 UNIDADE IV: EQUILÍBRIO DE CORPOS RÍGIDOS 1. INTRODUÇÃO 2. ESTÁTICA: CONCEITO E CONDIÇÕES PARA O EQUILÍBRIO DE 3. CORPOS RÍGIDOS 4. DIAGRAMAS DE CORPO LIVRE 5. RESOLVENDO PROBLEMAS DE EQUILÍBRIO DE CORPOS RÍGIDOS 6. DESENHANDO DIAGRAMAS DE CORPO LIVRE 7. REAÇÕES DE SUPORTE OU APOIO EM 2-D 8. EXEMPLOS DE SUPORTES OU APOIOS EM 2-D 9. EXEMPLOS DE CONSTRUÇÃO DE DIAGRAMAS DE CORPO LIVRE 10. DIAGRAMA DE CORPO LIVRE EM 3-D 11. DIAGRAMA DE CORPO LIVRE DE JUNTAS E CONEXÕES 12. DIAGRAMAS DE CORPO LIVRE DE DIFERENTES SISTEMAS ESTRUTURAIS 13. SUPORTE UMBRIANO DE LÂMPADAS DE RUAS 14. DIAGRAMA DE CORPO LIVRE DE UMA COLUNA DE VERONA 15. BALANÇOS DE FORÇAS E TORQUES NO EQUILÍBRIO - ELEMENTOS DE DUAS FORÇAS 16. EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE DUAS FORÇAS 17. ESTRATÉGIAS PARA RESOLVER PROBLEMAS DE EQUILÍBRO EM 2-D 18. RESOLUÇÃO DE EXEMPLOS

4 INTRODUÇÃO MECÂNICA: EQUILÍBRIO ESTÁTICO DE CORPOS RÍGIDOS CONCEITO DE EQUILÍBRIO: SEM ACELERAÇÃO, ISTO É: EQUILÍBRIO 1. REPOUSO OU V=0 2. VELOCIDADE CONSTANTE

5 Estática - Conceito e condições para o equilíbrio de corpos rígidos CONCEITO DE CORPO RÍGIDO: OBJETO APROXIMADO, QUE PODE SER DEFINIDO COMO AQUELE QUE MANTÉM FIXA A DISTÂNCIA ENTRE DOIS PONTOS QUAISQUER PERTENCENTES AO CORPO CONDIÇÕES FÍSICAS PARA O EQUILÍBRIO: F ext O 0 1. A FORÇA EXTERNA TOTAL AGINDO SOBRE O CORPO DEVE SER NULA; 2. O TORQUE TOTAL EXTERNO EM TORNO DE QUALQUER PONTO DEVE SER NULO. Pode-se considerar qualquer ponto porque todos eles estão em um sistema de referência inercial (isto é, não acelerado).

6 ESTÁTICA CONDIÇÕES FÍSICAS PARA O EQUILÍBRIO: COMENTÁRIOS F ext O 1. A FORÇA EXTERNA TOTAL AGINDO SOBRE O CORPO DEVE SER NULA: Em contraste às forças sobre uma partícula, as forças sobre um corpo rígido não são em geral concorrentes e podem causar rotação do corpo em decorrência dos torques criados pelas forças.

7 ESTÁTICA CONDIÇÕES FÍSICAS PARA O EQUILÍBRIO: COMENTÁRIOS 0 2. O TORQUE TOTAL EXTERNO EM TORNO DE QUALQUER PONTO DEVE SER NULO: Para um corpo rígido ficar em equilíbrio, a força total, assim como o torque total em torno de qualquer ponto arbitrário O, deve ser igual a zero.

8 DIAGRAMAS DE CORPO LIVRE CONCEITO: MOSTRA TODAS AS FORÇAS EXTERNAS ATUANDO SOBRE O CORPO, AS REAÇÕES DE SUPORTES OU APOIOS E CONEXÕES. OBJETIVOS: DESENHAR REAÇÕES DE SUPORTES OU APOIOS E DESENHAR DIAGRAMAS DE CORPO LIVRE. APLICAÇÕES: EM TODOS OS SETORES DAS ENGENHARIAS. EXEMPLOS: 1. OS VARIADOS TIPOS DE SUPORTES OU APOIOS ; 2. AS VÁRIAS FORMAS DE CONEXÕES.

9 Resolvendo problemas de equilíbrio de corpos rígidos IDEALIZAÇÃO: Para analisar um sistema físico real é preciso criar um modelo idealizado. Assim, temos de desenhar um diagrama de corpo livre mostrando todas as forças externas (sendo ação ou reação). Finalmente, é necessário aplicar o balanço de forças e de torques, que são equações de equilíbrio, para obter a solução para as incógnitas.

10 Desenhando diagramas de corpo livre CONCEITO: CONSISTE EM FAZER UM ESBOÇO DO CORPO E FAZER CORTES NO DESENHO, DE FORMA A LIBERAR O CORPO DO MEIO EXTERNO. Faça um esboço do corpo. Imagine que o corpo seja isolado ou liberado por meio de cortes de seus vínculos e mantenha seu aspecto; Mostre todas as forças externas e torques. Em geral, são incluídos: cargas aplicadas; reações de suporte ou apoio; e peso do corpo; Identifique todas as forças e torques, colocando todas as informações e letras para distingui-los.

11 Reações de suporte ou apoio em 2-D Como regra geral, se um suporte ou apoio evita a translação de um corpo em uma dada direção, então uma força é desenvolvida sobre o corpo no sentido oposto. Da mesma forma, se a rotação é evitada, um torque é exercido sobre o corpo.

12 Unidade IV: Equilíbrio de Corpos Rígidos EXEMPLOS DE SUPORTES OU APOIOS EM 2-D Suportes ou apoios de corpos rígidos para um sistema de forças em duas dimensões:

13 MAIS APOIOS EM 2-D

14 APOIOS EM 2-D (Cont.)

15 Exemplos de construção de diagrama de corpo livre EXEMPLO 1 1. Um operador aplica 20 lb ao pedal. Uma mola com k = 20 lb/pol é esticada em 1,5 pol. Desenhe um diagrama de corpo livre do pedal

16 Outro exemplo de diagrama de corpo livre: Exemplo 2 2. Dois tubos de 0,35 m de raio estão sendo carregados por um trator. Desenhe um diagrama de corpo livre para o tubo A sabendo que o garfo inclinado está formando um ângulo de 30 com a horizontal.

17 DIAGRAMA DE CORPO LIVRE EXEMPLO 2

18 DIAGRAMA DE CORPO LIVRE EM 3-D EXEMPLO 1: Construir um diagrama de corpo livre para uma parafusadeira.

19 DIAGRAMA DE CORPO LIVRE DE JUNTAS OU CONEXÕES

20 Diagrama de corpo livre de diferentes sistemas estruturais Três diferentes sistemas estruturais com 100 lb de carga e outra carga de 150 lb atuando no mesmo ponto. Esquerda: rolamento. Direita: pino.

21 Suporte das lâmpadas de ruas da região da Úmbria, Itália Suporte Umbriano para Lâmpadas de Rua

22 DIAGRAMA DE CORPO LIVRE DE UMA COLUNA DE VERONA Há situações em que as condições exatas das extremidades não são possíveis de se determinar num primeiro instante. Esta é uma coluna estreita de tijolos que suporta uma cobertura (pálio) de madeira de um antigo castelo de Verona, Itália. Como é que este elemento está ligado à parede abaixo?

23 BALANÇO DE FORÇAS E DE TORQUES NO EQUILÍBRIO ELEMENTOS DE DUAS FORÇAS A solução para problemas de equilíbrio pode ser Simplificada se reconhecermos os elementos que estão sujeitos a forças em somente dois pontos (por exemplos, A e B) Se aplicarmos as equações de equilíbrio a tais membros, podemos rapidamente determinar que as forças resultantes em A e B devem ser iguais em módulo e atuam em sentidos opostos ao longo da reta que passa por A e B.

24 Unidade IV: Equilíbrio de Corpos Rígidos EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE DUAS FORÇAS Nos casos acima, os elementos AB podem ser considerados como elementos de duas forças, de modo que seus respectivos pesos podem ser desprezados. Este fato simplifica a análise do equilíbrio de alguns corpos rígidos, já que as direções das forças resultantes em A e B são assim conhecidas (ao longo da reta que passa por A e B).

25 Estratégia para resolver problemas de equilíbrio em 2-D 1.Caso não seja dado, estabeleça um sistema de coordenadas x-y adequado. 2.Desenhe um diagrama de corpo livre do objeto sob análise; 3.Aplique as três equações do balanço de forças e torque para obter as Incógnitas. Importante 1. Se há mais incógnitas do que o número de equações independentes, então temos uma situação estaticamente indeterminada. Não podemos resolver tais problemas usando somente estática. 2. A ordem em que aplicamos as equações pode afetar a simplicidade da solução. Por exemplo, se há duas forças verticais que são incógnitas e uma força horizontal também incógnita, então resolvendo Fx 0 primeiro, faz com que se descubra as incógnitas horizontais rapidamente. 3.Se a resposta para uma incógnita aparece como um número negativo, então o sentido da força incógnita é oposta ao assumido no início do problema.

26 EXEMPLO 1 Uma grua possui peso de 125 lb e seu centro de massa está em G. Há uma Carga de 600 lb em uma das extremidades. Encontre as reações de suporte Ou de apoio em A e B. 1. Coloque os eixos x e y nas direções horizontal e vertical, respectivamente; 2. Determine se há quaisquer elementos de duas forças; 3. Desenhe o diagrama completo de corpo livre; 4. Aplique as equações para o balanço de forças e de torques para encontrar as incógnitas.

27 RESOLUÇÃO DO EXEMPLO 1 Após reconhecer que CB é um elemento de duas forças, o número de incógnitas em B é reduzido de duas para uma. Assim, usando o balanço de forças e de torques, lembrando que o sentido da seta é o positivo, 4 B 600 9sin FB 40 1cos F401 Logo, BF4188 lbf ou 4,19 kip) (kilopoun

28 RESOLUÇÃO DO EXEMPLO 1 (CONT.) Para a obtenção das componentes das força A : F x A 4188 x cos 400 xa,321kip FA 4188 y x sin ya,197kip

29 EXEMPLO 2 Um sistema suporta parte do teto de uma pequena edificação. A tensão no cabo é de 150 kn. Determine a reação na extremidade fixa E. Estratégia 1.Criar um diagrama de corpo livre para o sistema e o cabo; 2.Resolver três equações de equilíbrio para as componentes da força de reação e para o torque em E.

30 RESOLUÇÃO DO EXEMPLO 2 Após criar o diagrama de corpo livre abaixo, vamos resolver as três equações de equilíbrio para as componentes da força de reação e para o torque em E. xe 90.kN ye 200 kn E 0: 6 20 kn m m4.5kn 20 m6.3kn 20 m8.1kn150 E0m5.4kN 5.7 E knm

31 Campus Liberdade R. Galvão Bueno, São Paulo SP Brasil Tel: (55 11)

Equilíbrio de um Corpo Rígido Cap. 5

Equilíbrio de um Corpo Rígido Cap. 5 Objetivos MECÂNICA - ESTÁTICA Equilíbrio de um Corpo Rígido Cap. 5 Desenvolver as equações de equilíbrio para um corpo rígido. Introduzir o conceito de diagrama de corpo livre para um corpo rígido. Mostrar

Leia mais

Resistência dos Materiais

Resistência dos Materiais Resistência dos Materiais Prof. Antonio Dias Antonio Dias / Resistência dos Materiais / Cap.05 1 Objetivos deste capítulo Desenvolver as equações de equilíbrio para um corpo rígido. Introduzir o conceito

Leia mais

MECÂNICA GERAL 1 Marcel Merlin dos Santos

MECÂNICA GERAL 1 Marcel Merlin dos Santos MECÂNICA GERAL 1 Marcel Merlin dos Santos TÓPICOS DE HOJE Equações de equilíbrio Diagrama de corpo livre Equilíbrio de estruturas bidimensionais Exercícios Prova da aula 1 EQUAÇÕES DE EQUILÍBRIO Para que

Leia mais

Aula 5 Equilíbrio de um corpo rígido

Aula 5 Equilíbrio de um corpo rígido Aula 5 Equilíbrio de um corpo rígido slide 1 Condições de equilíbrio do corpo rígido Como mostra a Figura, este corpo está sujeito a um sistema externo de forças e momentos que é o resultado dos efeitos

Leia mais

Leitura obrigatória Mecânica Vetorial para Engenheiros, 5ª edição revisada, Ferdinand P. Beer, E. Russell Johnston, Jr.

Leitura obrigatória Mecânica Vetorial para Engenheiros, 5ª edição revisada, Ferdinand P. Beer, E. Russell Johnston, Jr. PUC - Goiás Curso: Engenharia Civil Disciplina: Mecânica Vetorial Corpo Docente: Geisa Pires Turma:----------- Plano de Aula Data: ------/--------/---------- Leitura obrigatória Mecânica Vetorial para

Leia mais

Capítulo 5 Equilíbrio de um corpo rígido

Capítulo 5 Equilíbrio de um corpo rígido Capítulo 5 Equilíbrio de um corpo rígido slide 1 Objetivos deste capítulo Desenvolver as equações de equilíbrio para um corpo rígido. Introduzir o conceito do diagrama de corpo livre para um corpo rígido.

Leia mais

Rígidos MECÂNICA VETORIAL PARA ENGENHEIROS: ESTÁTICA. Nona Edição CAPÍTULO. Ferdinand P. Beer E. Russell Johnston, Jr.

Rígidos MECÂNICA VETORIAL PARA ENGENHEIROS: ESTÁTICA. Nona Edição CAPÍTULO. Ferdinand P. Beer E. Russell Johnston, Jr. Nona E 4 Equilíbrio CAPÍTULO MECÂNICA VETORIAL PARA ENGENHEIROS: ESTÁTICA Ferdinand P. Beer E. Russell Johnston, Jr. Notas de Aula: J. Walt Oler Texas Tech University de Corpos Rígidos 2010 The McGraw-Hill

Leia mais

As leis de Newton e suas aplicações

As leis de Newton e suas aplicações INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARAÍBA Campus Princesa Isabel As leis de Newton e suas aplicações Disciplina: Física Professor: Carlos Alberto Objetivos de aprendizagem Ao estudar este

Leia mais

2010The McGraw-Hill Companies, Inc. All rights reserved. Prof.: Anastácio Pinto Gonçalves Filho

2010The McGraw-Hill Companies, Inc. All rights reserved. Prof.: Anastácio Pinto Gonçalves Filho Prof.: Anastácio Pinto Gonçalves Filho Introdução Para um corpo rígido em equilíbrio estático, as forças e momentos externos estão balenceadas e não impõem movimento de translação ou de rotação ao corpo.

Leia mais

1 Unidade IV - Equilíbrio de Corpo Rígido - Exercícios Resolvidos

1 Unidade IV - Equilíbrio de Corpo Rígido - Exercícios Resolvidos 1 Unidade IV - Equilíbrio de Corpo Rígido - Exercícios Resolvidos 1. Uma massa com uma polia: Um bloco de massa m é levantado por uma força F com o auxílio de uma polia sem massa como é mostrado na gura

Leia mais

Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785

Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785 Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785 rrpela@ita.br www.ief.ita.br/~rrpela Onde estamos? Nosso roteiro ao longo deste capítulo A equação do movimento Equação do movimento

Leia mais

Estruturas. Treliças planas. Treliça Simples O elemento básico de uma treliça plana é o triangulo. Três barras unidas por pinos em suas extremidades.

Estruturas. Treliças planas. Treliça Simples O elemento básico de uma treliça plana é o triangulo. Três barras unidas por pinos em suas extremidades. TRELIÇAS Estruturas Como já é sabido o equilíbrio de um único corpo rígido ou de um sistema de elementos conectados, tratado como um único corpo rígido. Inicialmente desenhamos um diagrama de corpo livre

Leia mais

y m Antes Depois NOME: DRE Teste 1 Parte 2 - P2 de Física I

y m Antes Depois NOME: DRE Teste 1 Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 1 Parte 2 - P2 de Física I - 2016-1 Nota Q1 Questão 1 Três átomos idênticos de massa m se deslocam no plano horizontal xy com velocidades de mesmo módulo v 0, de tal forma que os três colidem

Leia mais

Múltipla escolha [0,5 cada]:

Múltipla escolha [0,5 cada]: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - INSTITUTO DE FÍSICA P de Física I - EQN - 015- Prof.: Gabriel Bié Alves Versão: A Nas questões em que for necessário, considere que: todos os fios e molas são ideais;

Leia mais

efeito: movimento P = m. g

efeito: movimento P = m. g CAPÍTULO I 1 REVISÃO DE MECÂNICA GERAL CONCEITOS BÁSICOS I. FORÇA A. Conceito: Força é toda a grandeza capaz de provocar movimento, alterar o estado de movimento ou provocar deformação em um corpo. É uma

Leia mais

Aula 3 Equilíbrio de uma partícula

Aula 3 Equilíbrio de uma partícula Aula 3 Equilíbrio de uma partícula slide 1 Condição de equilíbrio de uma partícula Para manter o equilíbrio, é necessário satisfazer a primeira lei do movimento de Newton: onde ΣF é a soma vetorial de

Leia mais

Clique para editar o estilo do subtítulo mestre

Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Capítulo 3 Equilíbrio de uma partícula slide 1 Objetivos do capítulo Introduzir o conceito do diagrama de corpo livre (DCL) para uma partícula. Mostrar como resolver problemas de equilíbrio de uma partícula

Leia mais

Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785

Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785 Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785 rrpela@ita.br www.ief.ita.br/~rrpela Onde estamos? Nosso roteiro ao longo deste capítulo A equação do movimento Equação do movimento

Leia mais

Tensão. Introdução. Introdução

Tensão. Introdução. Introdução Capítulo 1: Tensão Adaptado pela prof. Dra. Danielle Bond Introdução A resistência dos materiais é um ramo da mecânica que estuda as relações entre as cargas externas aplicadas a um corpo deformável e

Leia mais

Introdução cargas externas cargas internas deformações estabilidade

Introdução cargas externas cargas internas deformações estabilidade TENSÃO Introdução A mecânica dos sólidos estuda as relações entre as cargas externas aplicadas a um corpo deformável e a intensidade das cargas internas que agem no interior do corpo. Esse assunto também

Leia mais

(d) K 1 > K 2 e K 2 < K 3 (e) K 1 = K 3 < K 2

(d) K 1 > K 2 e K 2 < K 3 (e) K 1 = K 3 < K 2 Segunda Prova de Física I - 019/1 Instituto de Física Nas questões onde for necessário, considere que: todos os fios e molas são ideais; a resistência do ar é nula; a aceleração da gravidade tem módulo

Leia mais

CAPÍTULO I REVISÃO DE MECÂNICA GERAL CONCEITOS BÁSICOS

CAPÍTULO I REVISÃO DE MECÂNICA GERAL CONCEITOS BÁSICOS CAPÍTULO I REVISÃO DE MECÂNICA GERAL CONCEITOS BÁSICOS I. FORÇA A. CONCEITO: Força é toda a grandeza capaz de provocar movimento, alterar o estado de movimento ou provocar deformação em um corpo. É uma

Leia mais

Cada questão objetiva vale 0,7 ponto

Cada questão objetiva vale 0,7 ponto Instituto de Física Segunda Prova de Física I 2017/1 Nas questões em que for necessário, considere que: todos os fios e molas são ideais; os fios permanecem esticados durante todo o tempo; a resistência

Leia mais

PROGRAD / COSEAC Padrão de Respostas Física Grupos 05 e 20

PROGRAD / COSEAC Padrão de Respostas Física Grupos 05 e 20 1 a QUESTÃO: Dois blocos estão em contato sobre uma mesa horizontal. Não há atrito entre os blocos e a mesa. Uma força horizontal é aplicada a um dos blocos, como mostra a figura. a) Qual é a aceleração

Leia mais

Mecânica Vetorial Para Engenheiros: Estática

Mecânica Vetorial Para Engenheiros: Estática AULA 12 Prof.: Anastácio Pinto Gonçalves ilho Introdução Para problemas que tratam do equilíbrio de estruturas feitas de várias partes unidas, as forças internas, assim como as forças externas devem ser

Leia mais

FORÇA e INTERAÇÕES. Forças de contacto Quando uma força envolve o contacto direto entre dois corpos

FORÇA e INTERAÇÕES. Forças de contacto Quando uma força envolve o contacto direto entre dois corpos FORÇA e INTERAÇÕES Forças de contacto Quando uma força envolve o contacto direto entre dois corpos Forças de longo alcance Acuam mesmo quando os corpos não estão em contacto, como por exemplo as forças

Leia mais

MECÂNICA DOS SÓLIDOS

MECÂNICA DOS SÓLIDOS MECÂNICA DOS SÓLIDOS MOMENTOS E O EQUILÍBRIO DOS CORPOS RÍGIDOS Prof. Dr. Daniel Caetano 2019-1 Objetivos Conceituar Momento de uma Força Habilitar para o cálculo de momentos Conhecer os graus de liberdade

Leia mais

Aplicações de Leis de Newton

Aplicações de Leis de Newton Aplicações de Leis de Newton Evandro Bastos dos Santos 22 de Maio de 2017 1 Introdução Na aula anterior vimos o conceito de massa inercial e enunciamos as leis de Newton. Nessa aula, nossa tarefa é aplicar

Leia mais

2- Duas pessoas carregam um botijão de gás de peso P=250 N, conforme a figura a seguir.

2- Duas pessoas carregam um botijão de gás de peso P=250 N, conforme a figura a seguir. LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA - 1º EM CAPÍTULO 13 EQUILÍBRIO DE PONTO MATERIAL PROF. BETO E PH 1- Tendo-se em vista a primeira lei de Newton, pode-se afirmar que: a) se um objeto está em repouso, não há forças

Leia mais

CAPÍTULO I REVISÃO DE MECÂNICA GERAL CONCEITOS BÁSICOS

CAPÍTULO I REVISÃO DE MECÂNICA GERAL CONCEITOS BÁSICOS CAPÍTULO I 1 REVISÃO DE MECÂNICA GERAL CONCEITOS BÁSICOS I. FORÇA A. CONCEITO: Força é toda a grandeza capaz de provocar movimento, alterar o estado de movimento ou provocar deformação em um corpo. É uma

Leia mais

MAC-015 Resistência dos Materiais Unidade 01

MAC-015 Resistência dos Materiais Unidade 01 MAC-015 Resistência dos Materiais Unidade 01 Engenharia Elétrica Engenharia de Produção Engenharia Sanitária e Ambiental Leonardo Goliatt, Michèle Farage, Alexandre Cury Departamento de Mecânica Aplicada

Leia mais

ENG1200 Mecânica Geral Lista de Exercícios 1 Equilíbrio da Partícula

ENG1200 Mecânica Geral Lista de Exercícios 1 Equilíbrio da Partícula ENG1200 Mecânica Geral 2013.2 Lista de Exercícios 1 Equilíbrio da Partícula Questão 1 - Prova P1 2013.1 Determine o máximo valor da força P que pode ser aplicada na estrutura abaixo, sabendo que no tripé

Leia mais

MECÂNICA GERAL 1. Marcel Merlin dos Santos

MECÂNICA GERAL 1. Marcel Merlin dos Santos MECÂNICA GERAL 1 Marcel Merlin dos Santos TÓPICOS DE HOJE Binários Sistemas Força-Binário Redução de um sistema de forças a um sistema força-binário Sistemas equivalentes de forças Equações de equilíbrio

Leia mais

Mecânica Geral. Apostila 5: Estática do Corpo Rígido. Professor Renan Faria

Mecânica Geral. Apostila 5: Estática do Corpo Rígido. Professor Renan Faria Mecânica Geral Apostila 5: Estática do Corpo Rígido Professor Renan Faria 1 Condições de Equilíbrio para Corpos Rígidos Para um corpo rígido estar em equilíbrio (estático ou dinâmico) é necessário duas

Leia mais

Lista 12: Rotação de corpos rígidos

Lista 12: Rotação de corpos rígidos Lista 12: Rotação de Corpos Rígidos Importante: i. Ler os enunciados com atenção. ii. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. iii. iv. Siga a estratégia para

Leia mais

Mini_Lista11: Rotação de Corpos Rígidos: Eixo Fixo

Mini_Lista11: Rotação de Corpos Rígidos: Eixo Fixo Mini_Lista11: Rotação de Corpos Rígidos: Eixo Fixo Lembrete 11.1 Em equações rotacionais, deve usar ângulos expressos em radianos. Lembrete 11.2 Na resolução de problemas de rotação, deve especificar um

Leia mais

UERJ/DFNAE Física Geral - Lista /2

UERJ/DFNAE Física Geral - Lista /2 UERJ/DFNAE Física Geral - Lista 2-2018/2 1. Identifique as forças que atuam sobre os corpos indicados nas figuras. 2. Dois blocos de peso P, são mantidos em equilíbrio em um plano inclinado sem atrito,

Leia mais

Lista11: Equilíbrio de Corpos Rígidos

Lista11: Equilíbrio de Corpos Rígidos Lista 11: Equilíbrio dos Corpos Rígidos NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para serem resolvidos e entregues. ii. Ler os enunciados com atenção.

Leia mais

Unidade: Equilíbrio do Ponto material e Momento de uma. Unidade I: força

Unidade: Equilíbrio do Ponto material e Momento de uma. Unidade I: força Unidade: Equilíbrio do Ponto material e Momento de uma Unidade I: força 0 3 EQUILÍBRIO DO PONTO MATERIAL 3.1 Introdução Quando algo está em equilíbrio significa que está parado (equilíbrio estático) ou

Leia mais

MECÂNICA GERAL 3º e 4º CICLO (ENGENHARIA MECÂNICA E DE PRODUÇÃO) Profa. Ms. Grace Kelly Quarteiro Ganharul

MECÂNICA GERAL 3º e 4º CICLO (ENGENHARIA MECÂNICA E DE PRODUÇÃO) Profa. Ms. Grace Kelly Quarteiro Ganharul MECÂNICA GERAL 3º e 4º CICLO (ENGENHARIA MECÂNICA E DE PRODUÇÃO) Profa. Ms. Grace Kelly Quarteiro Ganharul grace.ganharul@aedu.com Graduação em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção Disciplina:

Leia mais

Parte 2 - PF de Física I NOME: DRE Teste 1

Parte 2 - PF de Física I NOME: DRE Teste 1 Parte - PF de Física I - 017-1 NOME: DRE Teste 1 Nota Q1 Questão 1 - [,7 ponto] Dois corpos de massas m 1 = m e m = m se deslocam em uma mesa horizontal sem atrito. Inicialmente possuem velocidades de

Leia mais

Lista de Exercícios-PRA - Estática R. C. Hibbeler

Lista de Exercícios-PRA - Estática R. C. Hibbeler Lista de Exercícios-PRA - Estática R. C. Hibbeler I - Decomposição de vetores em componentes 1 - Determine a intensidade da força resultante e sua direção, medida no sentido anti-horário a partir do eixo

Leia mais

Estática. Vista da estrutura da ponte Golden Gate, São Francisco, Califórnia (EUA).

Estática. Vista da estrutura da ponte Golden Gate, São Francisco, Califórnia (EUA). Estática Todo o nosso estudo até agora foi dedicado quase que exclusivamente ao movimento. Passamos da Cinemática - descrição matemática dos movimentos - à Dinâmica, em que essa descrição se aprofunda

Leia mais

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 02/07/2016 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

ESTUDOS DIRIGIDOS (NP2) DATA DE ENTREGA: 24/11/16

ESTUDOS DIRIGIDOS (NP2) DATA DE ENTREGA: 24/11/16 Campus Brasília-DF Curso: Engenharia Civil Disciplina: Mecânica da Partícula Profº: MSc. Demetrius dos Santos Leão NOTA (Valor: 2,0 pontos) Nome do aluno: RA: Turma: ESTUDOS DIRIGIDOS (NP2) DATA DE ENTREGA:

Leia mais

QUESTÕES DISCURSIVAS

QUESTÕES DISCURSIVAS QUESTÕES DISCURSIVAS Questão 1. (3 pontos) Numa mesa horizontal sem atrito, dois corpos, de massas 2m e m, ambos com a mesma rapidez v, colidem no ponto O conforme a figura. A rapidez final do corpo de

Leia mais

Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 1

Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 1 Parte 2 - P2 de Física I - 2017-1 NOME: DRE Teste 1 Nota Q1 Questão 1 - [3,7 ponto] Um carretel é composto por um cilindro interno de raio r = R/2 e massa M, enrolado por um fio ideal, com 2 discos idênticos,

Leia mais

PROGRAD / COSEAC Padrão de Respostas Física Grupo 04

PROGRAD / COSEAC Padrão de Respostas Física Grupo 04 1 a QUESTÃO: Dois blocos estão em contato sobre uma mesa horizontal. Não há atrito entre os blocos e a mesa. Uma força horizontal é aplicada a um dos blocos, como mostra a figura. a) Qual é a aceleração

Leia mais

Formato: utilizar o editor de equações do word, fonte arial 12. Não serão aceitas resoluções em outro formato.

Formato: utilizar o editor de equações do word, fonte arial 12. Não serão aceitas resoluções em outro formato. APOSTILA DE EXERCÍCIOS RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS, 1a UNIDADE Prof. Felix Silva Barreto Data de entrega: Até às 23:59 do dia 19/07/2016. Não serão aceitas resoluções enviadas após este horário. Enviar para

Leia mais

Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC.

Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC. Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC www.ismaelfisica.wordpress.com Máquinas Simples(ver arquivo) Revisão... ForçadeAtrito... AlgunsSistemasMecânicos... SistemasMecânicos... Máquinas Simples:

Leia mais

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 02/07/2016 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 4

LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 4 Estudante: Curso: Engenharia Civil Disciplina: Mecânica da Partícula Período Letivo: 2/2015 Semestre: 2º Docente: MSc. Demetrius dos Santos Leão RA: Sala/ Turma: LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 4 Decomposição de

Leia mais

Solução: F = m. a. 20 = 5. a. Logo. a = 20/5. a = 4 ALUNO (A): Nº MANHÃ TURMA 1 ENSINO MÉDIO 1ª ANO

Solução: F = m. a. 20 = 5. a. Logo. a = 20/5. a = 4 ALUNO (A): Nº MANHÃ TURMA 1 ENSINO MÉDIO 1ª ANO ª ANO Verifique se esta contém 0 QUESTÕES, numeradas de 0 a 0. Leia atentamente toda a antes de começar a resolver. Não deixe questões em branco. Não converse. Boa Sorte! NOTA DA ] O corpo indicado na

Leia mais

Exame de Época Especial de Mecânica Aplicada II

Exame de Época Especial de Mecânica Aplicada II Exame de Época Especial de Mecânica Aplicada II Este exame é constituído por 4 problemas e tem a duração de duas horas e meia. Justifique convenientemente todas as respostas apresentando cálculos intermédios.

Leia mais

MECÂNICA GERAL 1. Marcel Merlin dos Santos

MECÂNICA GERAL 1. Marcel Merlin dos Santos MECÂNICA GERAL 1 Marcel Merlin dos Santos TÓPICOS DE HOJE Revisão de álgebra vetorial Lei dos cossenos Lei dos senos Exercícios Componentes cartesianas de uma força Exercícios Equilíbrio de uma partícula

Leia mais

Física D Semiextensivo v. 1

Física D Semiextensivo v. 1 Física D Semiextensivo v. 1 Exercícios 01) 01 02) B 03) A 01. Verdadeira. 02. Falsa. Pressão é uma grandeza escalar. 04. Falsa. Quantidade de movimento é grandeza vetorial. 08. Falsa. Impulso e velocidade

Leia mais

MECÂNICA GERAL EQUILÍBRIO DE CORPO RÍGIDO

MECÂNICA GERAL EQUILÍBRIO DE CORPO RÍGIDO MECÂNICA GERAL EQUILÍBRIO DE CORPO RÍGIDO Prof. Dr. Daniel Caetano 2019-1 Objetivos Conhecer os graus de liberdade de um corpo Compreender as condições de equilíbrio de corpo rígido Atividade Aula 11

Leia mais

m R 45o vertical Segunda Chamada de Física I Assinatura:

m R 45o vertical Segunda Chamada de Física I Assinatura: Segunda Chamada de Física I - 016- NOME: Assinatura: DE Nota Q1 Nas questões em que for necessário, considere que: todos os fios e molas são ideais; os fios permanecem esticados durante todo o tempo; a

Leia mais

Laboratório de Física II para Engenharia. Prática 1 - EQUILÍBRIO DE FORÇAS. 1.Objetivos:

Laboratório de Física II para Engenharia. Prática 1 - EQUILÍBRIO DE FORÇAS. 1.Objetivos: Prática 1 - EQUILÍBRIO DE FORÇAS 1.Objetivos: Determinar a resultante de forças, geometricamente e analiticamente, atuando num ponto em equilíbrio estático. 2.Introdução: A dinâmica estuda a causa do movimento

Leia mais

FEP Física Geral e Experimental para Engenharia I

FEP Física Geral e Experimental para Engenharia I FEP195 - Física Geral e Experimental para Engenharia I Prova P3 - Gabarito 1. Três partículas de massa m estão presas em uma haste fina e rígida de massa desprezível e comprimento l. O conjunto assim formado

Leia mais

Prof. Neckel. 1ª Lei de Newton: A Lei da Inércia

Prof. Neckel. 1ª Lei de Newton: A Lei da Inércia Prof. Neckel Leis de Newton e suas aplicações As leis de Newton são responsáveis pelo tratamento e compreensão da grandeza que representa a interação entre corpos: a Força. Porém, antes da definição formal

Leia mais

ESTÁTICA DOS SÓLIDOS

ESTÁTICA DOS SÓLIDOS Postulados: (Nóbrega, 1980) ESTÁTICA DOS SÓLIDOS 1. Se nenhuma força for aplicada a um sólido em equilíbrio, ele permanece em equilíbrio. 2. Aplicando uma única força a um sólido isolado em equilíbrio,

Leia mais

Lista de Exercícios de Estática / Resistência dos Materiais Fonte: ESTATICA: Mecânica para engenharia. 10ª edição. R.C.Hibbeler.

Lista de Exercícios de Estática / Resistência dos Materiais Fonte: ESTATICA: Mecânica para engenharia. 10ª edição. R.C.Hibbeler. Lista de Exercícios de Estática / Resistência dos Materiais Fonte: ESTATICA: Mecânica para engenharia. 10ª edição. R.C.Hibbeler. MOMENTO DE UMA FORÇA 2D E 3D 01) A chave de boca é usada para soltar o parafuso.

Leia mais

Mecânica Técnica. Aula 15 Reações de Apoio em Vigas e Estruturas. Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues

Mecânica Técnica. Aula 15 Reações de Apoio em Vigas e Estruturas. Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues Aula 15 Reações de Apoio em Vigas e Estruturas Tópicos Abordados Nesta Aula Apoios Submetidos a Forças Bidimensionais. Cálculo de Reações de Apoio em Estruturas Isostáticas. Equações de Equilíbrio da Estática

Leia mais

Resistência dos Materiais

Resistência dos Materiais Resistência dos Materiais Prof. Antonio Dias Antonio Dias / Resistência dos Materiais / Cap.06 1 Análise Estrutural Antonio Dias 2017 Objetivos do capítulo Mostrar como determinar as forças nos membros

Leia mais

Física I Prova 2 20/02/2016

Física I Prova 2 20/02/2016 Física I Prova 2 20/02/2016 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 3 questões discursivas (que deverão ter respostas justificadas, desenvolvidas e demonstradas matematicamente) e 10 questões

Leia mais

O centróide de área é definido como sendo o ponto correspondente ao centro de gravidade de uma placa de espessura infinitesimal.

O centróide de área é definido como sendo o ponto correspondente ao centro de gravidade de uma placa de espessura infinitesimal. CENTRÓIDES E MOMENTO DE INÉRCIA Centróide O centróide de área é definido como sendo o ponto correspondente ao centro de gravidade de uma placa de espessura infinitesimal. De uma maneira bem simples: centróide

Leia mais

EME 311 Mecânica dos Sólidos

EME 311 Mecânica dos Sólidos 2 ESTÁTICA DOS CORPOS RÍGIDOS EME 311 Mecânica dos Sólidos - CAPÍTULO 2 - Profa. Patricia Email: patty_lauer@unifei.edu.br IEM Instituto de Engenharia Mecânica UNIFEI Universidade Federal de Itajubá 2.1

Leia mais

Resolução Leis de Newton EsPCEx 2018 Prof. Douglão

Resolução Leis de Newton EsPCEx 2018 Prof. Douglão Resolução Leis de Newton EsPCEx 018 Prof. Douglão Gabarito: Resposta da questão 1: [A] T Fe P m a T Fe P 0 Fe T P kq T mg d d kq T mg k d Q T mg Resposta da questão : A figura 1 apresenta o diagrama de

Leia mais

Física 2 - Aula 3. frof. Afonso Henriques Silva Leite. 1 de setembro de Nesta aula, serão apresentados os seguintes conceitos:

Física 2 - Aula 3. frof. Afonso Henriques Silva Leite. 1 de setembro de Nesta aula, serão apresentados os seguintes conceitos: Física 2 - Aula 3. frof. Afonso Henriques Silva Leite 1 de setembro de 2016 1 Plano da aula. Nesta aula, serão apresentados os seguintes conceitos: Determinação do torque pelos métodos da decomposição

Leia mais

Mecânica Clássica Curso - Licenciatura em Física EAD. Profº. M.Sc. Marcelo O Donnell Krause ILHÉUS - BA

Mecânica Clássica Curso - Licenciatura em Física EAD. Profº. M.Sc. Marcelo O Donnell Krause ILHÉUS - BA Mecânica Clássica Curso - Licenciatura em Física EAD Profº. M.Sc. Marcelo O Donnell Krause ILHÉUS - BA Aula 1 : Cinemática da partícula Aula 1 : Cinemática da partícula Exemplos Um tubo metálico, retilíneo

Leia mais

MECÂNICA 1 RESUMO E EXERCÍCIOS* P1

MECÂNICA 1 RESUMO E EXERCÍCIOS* P1 MECÂNICA 1 RESUMO E EXERCÍCIOS* P1 *Exercícios de provas anteriores escolhidos para você estar preparado para qualquer questão na prova. Resoluções em simplificaaulas.com RESULTANTE DE FORÇAS R = F i MOMENTO

Leia mais

Física I Prova 1 25/04/2015

Física I Prova 1 25/04/2015 Nota Física I Prova 1 25/04/2015 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 3 questões discursivas (que deverão ter respostas justificadas, desenvolvidas e demonstradas matematicamente) e 10

Leia mais

Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção.

Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. Lista 12: Rotação de corpos rígidos NOME: Turma: Prof. : Matrícula: Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder

Leia mais

Lista de Exercícios de Equilíbrio de Partículas Estruturas 1/2014 Prof. Delma P. Caixeta

Lista de Exercícios de Equilíbrio de Partículas Estruturas 1/2014 Prof. Delma P. Caixeta Lista de Exercícios de Equilíbrio de Partículas Estruturas 1/2014 Prof. Delma P. Caixeta 1- Duas forças são aplicadas no olhal roscado com o objetivo de remover a estaca. Determine o ângulo e o módulo

Leia mais

Exercícios desafiadores de Dinâmica da Partícula

Exercícios desafiadores de Dinâmica da Partícula Exercícios desafiadores de Dinâmica da Partícula Stevinus setembro 2009 2 Dinâmica da Partícula 2.1 Sejam Espertos! Como tratar de um problema de dinâmica de um número finito de partículas? Separar as

Leia mais

Lista 12: Rotação de corpos rígidos

Lista 12: Rotação de corpos rígidos Lista 12: Rotação de Corpos Rígidos Importante: i. Ler os enunciados com atenção. ii. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. iii. Siga a estratégia para

Leia mais

RELAÇÕES TRIGONOMÈTRICAS

RELAÇÕES TRIGONOMÈTRICAS TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES MÓDULO 01 RELAÇÕES TRIGONOMÈTRICAS NOTAS DE AULA: - Prof. Borja 2016.2 MÓDULO 1 Relações Trigonométricas OBJETIVOS Ao final deste módulo o aluno deverá ser capaz de: resolver problemas

Leia mais

A B. a força conjunta. (a) Qual é a força que Saulo faz? (b) Se o ângulo mudar para 150, qual será a força aplicada

A B. a força conjunta. (a) Qual é a força que Saulo faz? (b) Se o ângulo mudar para 150, qual será a força aplicada Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciencias Físicas e Matemáticas Departamento de Física Física I (FSC 5101) Prof. Emmanuel G. de Oliveira Lista de exercício I Versão de 11 de agosto de 2017

Leia mais

DISCURSIVAS. Solução: (a) Com os eixos escolhidos conforme a figura, a altura instantânea da caixa a partir do instante t=0 em que começa a cair é

DISCURSIVAS. Solução: (a) Com os eixos escolhidos conforme a figura, a altura instantânea da caixa a partir do instante t=0 em que começa a cair é DISCURSIVAS 1. Um pequeno avião monomotor, à altitude de 500m, deixa cair uma caixa. No instante em que a caixa é largada, o avião voava a 60,0m/s inclinado de 30,0 0 acima da horizontal. (a) A caixa atinge

Leia mais

para a = 110 cm, o momento torçor e a tensão no trecho A-B é dada por:

para a = 110 cm, o momento torçor e a tensão no trecho A-B é dada por: Lista de torção livre Circular Fechada - Valério SA. - 2015 1 1) a. Determinar a dimensão a de modo a se ter a mesma tensão de cisalhamento máxima nos trechos B-C e C-D. b. Com tal dimensão pede-se a máxima

Leia mais

Equilíbrio de uma Partícula Cap. 3 T CE T CD P B T DC =-T CD T DC -T CD

Equilíbrio de uma Partícula Cap. 3 T CE T CD P B T DC =-T CD T DC -T CD Eemplo. MEÂNIA - ESTÁTIA esenhar todos os diagramas de corpo livre possíveis para o problema mostrado na figura abaio, considerando todos os nomes de forças como vetores. Equilíbrio de uma Partícula ap.

Leia mais

6 TORÇÃO SIMPLES. Equação 6.1. Ou, uma vez que df = da, com sendo a tensão de cisalhamento do elementos de área da, Equação 6.2

6 TORÇÃO SIMPLES. Equação 6.1. Ou, uma vez que df = da, com sendo a tensão de cisalhamento do elementos de área da, Equação 6.2 6 TORÇÃO SIMPLES Torção simples ocorre quando a resultante na seção for um binário cujo plano de ação é o da própria seção. Considerando a barra de seção circular AB submetida em A e B a toques iguais

Leia mais

FEP Física Geral e Experimental para Engenharia I

FEP Física Geral e Experimental para Engenharia I FEP2195 - Física Geral e Experimental para Engenharia I Prova Substitutiva - Gabarito 1. Dois blocos de massas 4, 00 kg e 8, 00 kg estão ligados por um fio e deslizam para baixo de um plano inclinado de

Leia mais

Exemplos de aplicação das leis de Newton e Conservação da Energia

Exemplos de aplicação das leis de Newton e Conservação da Energia Exemplos de aplicação das leis de Newton e Conservação da Energia O Plano inclinado m N Vimos que a força resultante sobre o bloco é dada por. F r = mg sin α i Portanto, a aceleração experimentada pelo

Leia mais

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PC1. [B] SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA Dados: m = 150 kg; g = 10 m/s ; b P = 0,5 m; b F = 3,0 m. A alavanca é interfixa, pois o apoio está entre a força potente v resistente P v F e força Se o trabalho

Leia mais

UNIDADE 15 OSCILAÇÕES

UNIDADE 15 OSCILAÇÕES UNIDADE 15 OSCILAÇÕES 557 AULA 40 OSCILAÇÕES OBJETIVOS: - DEFINIR O CONCEITO DE OSCILAÇÃO; - CONHECER AS GRANDEZAS QUE DESCREVEM O MOVIMENTO. 40.1 Introdução: Há, na Natureza, um tipo de movimento muito

Leia mais

Lista 5 Leis de Newton

Lista 5 Leis de Newton Sigla: Disciplina: Curso: FISAG Física Aplicada a Agronomia Agronomia Lista 5 Leis de Newton 01) Um corpo de massa m sofre ação de duas forças F1 e F2, como mostra a figura. Se m = 5,2 kg, F1 = 3,7 N e

Leia mais

d) [1,0 pt.] Determine a velocidade v(t) do segundo corpo, depois do choque, em relação à origem O do sistema de coordenadas mostrado na figura.

d) [1,0 pt.] Determine a velocidade v(t) do segundo corpo, depois do choque, em relação à origem O do sistema de coordenadas mostrado na figura. 1) Uma barra delgada homogênea de comprimento L e massa M está inicialmente em repouso como mostra a figura. Preso a uma de suas extremidades há um objeto de massa m e dimensões desprezíveis. Um segundo

Leia mais

Lista 7. Campo magnético, força de Lorentz, aplicações

Lista 7. Campo magnético, força de Lorentz, aplicações Lista 7 Campo magnético, força de Lorentz, aplicações Q28.1) Considere a equação da força magnética aplicada sobre uma partícula carregada se movendo numa região com campo magnético: F = q v B. R: Sim,

Leia mais

Física I para a Escola Politécnica ( ) - SUB (03/07/2015) [0000]

Física I para a Escola Politécnica ( ) - SUB (03/07/2015) [0000] Física I para a Escola Politécnica (330) - SUB (03/0/0) [0000] NUSP: 0 0 0 0 0 0 0 3 3 3 3 3 3 3 8 8 8 8 8 8 8 9 9 9 9 9 9 9 Instruções: preencha completamente os círculos com os dígitos do seu número

Leia mais

Mecânica Geral Vínculos (Reações de Apoio) Prof. Ettore Baldini-Neto

Mecânica Geral Vínculos (Reações de Apoio) Prof. Ettore Baldini-Neto Mecânica Geral Vínculos (Reações de poio) Prof. Ettore Baldini-Neto baldini@uninove.br Condições necessárias e suficientes para o O M 2 resultant forc or off the bod both equal t Mathematical equilíbrio

Leia mais

Lista 10: Energia. Questões. encontrar razões plausíveis para justificar suas respostas sem o uso de equações.

Lista 10: Energia. Questões. encontrar razões plausíveis para justificar suas respostas sem o uso de equações. Lista 10: Energia Importante: 1. Ler os enunciados com atenção. 2. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. 3. Siga a estratégia para resolução de problemas

Leia mais

Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 0. Assinatura:

Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 0. Assinatura: Parte 2 - P2 de Física I - 2018-1 NOME: DRE Teste 0 Assinatura: Questão 1 - [3,0 pontos] Um sistema formado por dois blocos de mesma massa m, presos por uma mola de constante elástica k e massa desprezível,

Leia mais

Notas de aula resumo de mecânica. Prof. Robinson RESUMO DE MECÂNICA

Notas de aula resumo de mecânica. Prof. Robinson RESUMO DE MECÂNICA RESUMO DE MECÂNICA Ano 2014 1 1. DINÂMICA DE UMA PARTÍCULA 1.1. O referencial inercial. O referencial inercial é um sistema de referência que está em repouso ou movimento retilíneo uniforme ao espaço absoluto.

Leia mais

Mecânica Geral. Prof. Evandro Bittencourt (Dr.) Engenharia de Produção e Sistemas UDESC. 27 de fevereiro de 2008

Mecânica Geral. Prof. Evandro Bittencourt (Dr.) Engenharia de Produção e Sistemas UDESC. 27 de fevereiro de 2008 Mecânica Geral Prof Evandro Bittencourt (Dr) Engenharia de Produção e Sistemas UDESC 7 de fevereiro de 008 Sumário 1 Prof Evandro Bittencourt - Mecânica Geral - 007 1 Introdução 11 Princípios Fundamentais

Leia mais

Força direção magnitude magnitude

Força direção magnitude magnitude Leis de Newton Sir Isaac Newton 1642 1727 Formulou as leis básicas da mecânica. Descobriu a Lei da Gravitação Universal. Inventou o cálculo Diferencial e Integral. Fez muitas observações sobre luz e óptica.

Leia mais

Leis de Newton. Rafael Santos Carvalho- Engenharia Civil Carlos Sérgio Oliveira- Engenharia Civil

Leis de Newton. Rafael Santos Carvalho- Engenharia Civil Carlos Sérgio Oliveira- Engenharia Civil CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2016.2 Leis de Newton Rafael Santos Carvalho- Engenharia Civil Carlos Sérgio Oliveira- Engenharia Civil Roteiro da Aula Cinemática e Dinâmica; Força e Massa;

Leia mais

Capítulo 2 Vetores. 1 Grandezas Escalares e Vetoriais

Capítulo 2 Vetores. 1 Grandezas Escalares e Vetoriais Capítulo 2 Vetores 1 Grandezas Escalares e Vetoriais Eistem dois tipos de grandezas: as escalares e as vetoriais. As grandezas escalares são aquelas que ficam definidas por apenas um número real, acompanhado

Leia mais