Países de elevado nível de desenvolvimento e economia diversificada. Europa Ocidental

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Países de elevado nível de desenvolvimento e economia diversificada. Europa Ocidental"

Transcrição

1 Países de elevado nível de desenvolvimento e economia diversificada. Europa Ocidental

2 Os países que se industrializaram primeiro: Reino Unido, França, Alemanha,Itália

3 Segundo grupo: Bélgica, Países Baixos, Suécia, Suíça, Áustria

4 Poderio econômico não significa, necessariamente, padrão de vida elevado. EX: Luxemburgo tem um padrão de vida mais elevado ao da Itália.

5 Islândia, Noruega, Finlândia, Irlanda, Dinamarca, apesar de não serem tão industrializados, têm padrão de vida igualmente elevado.

6 Reino Unido Capital: Londres Superfície total: km² População: 61,7 milhões de habitantes Moeda: libra esterlina Espaço Schengen: Não faz parte O espaço e a cooperação Schengen assentam no Acordo Schengen de O espaço Schengen representa um território no qual a livre circulação das pessoas é garantida. Os Estados signatários do acordo aboliram as fronteiras internas a favor de uma fronteira externa única.

7 A Inglaterra em 1536 uniu-se ao País de Gales, 1707 à Escócia, em1800 à Irlanda.

8 Ingressou no Mercado Comum Europeu em Londres é o centro financeiro, industrial, comercial e portuário do Reino Unido.

9 Setores mecânico, siderúrgico químico Indústria mecânica Indústria mecânica: automóveis,navios, aviões, química Indústria mecânica Centros siderúrgicos

10 Liverpool- Centros siderúrgicos

11 Manchester- A cidade é um grande centro industrial e econômico, e muitas companhias têm as sedes administrativas no centro da cidade.

12 Glasgow Setores siderúrgico e químico mecânico,

13 Cardif- Indústria mecânica

14 Indústria mecânica: automóveis,navios, aviões, química

15 Comunidade Britânica- Commonwealth Criada em 1931, ela é hoje formada por 54 países, somando cerca de 2,2 bilhão de pessoas. Ruanda e Moçambique nunca foram colônia Britânica

16 Objetivo: oferecer apoio científico e técnico aos países membros. Esta ajuda parte, principalmente, do Reino Unido, beneficiando os países mais pobres da comunidade.

17 É um dos países mais abastados da Europa em combustíveis fósseis, sendo seu território muito rico em carvão mineral e petróleo

18 O Palácio de Buckingham é a residência oficial do monarca britânico em Londres, Inglaterra.

19 Isabel II do Reino Unido Isabel II do Reino Unido Isabel II ou Elizabeth II é a atual monarca constitucional e chefe de Estado do Reino Unido da Grã- Bretanha e Irlanda do Norte. Nascimento: 21 de abril de 1926

20 Porto de Londres um dos mais movimentados da Europa

21 O olho de Londres é uma roda gigante enorme que fica em frente ao parlamento inglês e é uma das maiores rodas gigantes do mundo.

22 O conflito entre católicos e protestantes na Irlanda do Norte O O conflito entre católicos e protestantes na Irlanda do Norte é uma questão grave que havia muito tempo pedia solução no Reino Unido. Na verdade, não se trata de uma questão apenas religiosa, mas também política e econômica. O Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte constitui um Estado formado por Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Na Irlanda do Norte, os católicos (cerca de 38% da população) querem a independência em relação ao Reino Unido. Os protestantes (cerca de 51%) querem permanecer ligados ao Reino Unido, por isso são chamados de unionistas.

23 Ilhas Britânicas Reino Unido e Irlanda

24 Acompanhe a linha do tempo: IRA intensificou os ataques a Grã-Bretanha. Setembro de cessar-fogo do IRA. Outubro de protestantes também anunciaram o fim da luta armada. Fevereiro de voltaram os conflitos, IRA acabou com o cessar-fogo, em protesto à insistência dos protestantes em condicionar os acordos de paz ao seu desarmamento total º cessar-fogo, recomeçando as negociações entre os líderes foi selado um acordo de paz, que propôs a formação de um governo autônomo, com a participação das duas comunidades no estabelecimento de uma Assembléia. Dezembro de 2000 início do funcionamento dessa Assembléia conclusão do desarmamento do IRA e dos grupos paramilitares protestantes, além da libertação de presos políticos formou-se um governo de coalizão, garantindo a Irlanda do Norte o retorno a uma autonomia regional, e o exército inglês encerrou sua intervenção militar nesse país que já

25 Acompanhe a linha do tempo: IRA intensificou os ataques a Grã-Bretanha. Setembro de cessar-fogo do IRA. Outubro de protestantes também anunciaram o fim da luta armada. Fevereiro de voltaram os conflitos, IRA acabou com o cessar-fogo, em protesto à insistência dos protestantes em condicionar os acordos de paz ao seu desarmamento total º cessar-fogo, recomeçando as negociações entre os líderes foi selado um acordo de paz, que propôs a formação de um governo autônomo, com a participação das duas comunidades no estabelecimento de uma Assembléia. Dezembro de 2000 início do funcionamento dessa Assembléia conclusão do desarmamento do IRA e dos grupos paramilitares protestantes, além da libertação de presos políticos formou-se um governo de coalizão, garantindo a Irlanda do Norte o retorno a uma autonomia regional, e o exército inglês encerrou sua intervenção militar nesse país que já durava 38 anos

26 República Federal da Alemanha

27 Apesar de se encontrar destroçada no fim da segunda Guerra mundial, a Alemanha conseguiu se reconstruir graças aos investimentos obtidos dos Estados Unidos por meio da plano Marshall.

28 É na região do Ruhr e do Reno, também chamada de região renana, estão situados importantes centros industriais, com destaque para as cidades de Frankfurt, nas margens do rio Meno, e de Colônia, Essen, Dortmund e Düsseldorf nas proximidades do Reno e Ruhr.

29 Indústria mecânica, química, e de metais não ferroso Região renana engloba os vales do rio Reno e dois de seus afluentes: Meno e Ruhr Margens do Meno Frankfurt é o principal centro financeiro do país e o segundo da Europa, depois de Londres.

30 Ruhr -Nasce em Winterberg e desagua como afluente da margem direita do Reno, em Duisburg.

31 Outras regiões industriais Biotecnologia, microeletrônica, informática, engenharia elétrica, instrumento de precisão

32 O Portão de Brandemburgo ou Porta de Brandemburgo (em alemão: Brandenburger Tor) é um tipo de arco do triunfo, símbolo da cidade de Berlim, capital e maior cidade da Alemanha. É o único remanescente de outras entradas de Berlim. Visto de frente tem 26m de altura, 11m de profundidades e 65m de largura.

33 Muro de Berlim

34 Itália

35 ÁREA: km² CAPITAL: Roma POPULAÇÃO: 60,74 milhões de habitantes (2011) MOEDA: Euro NOME OFICIAL : República Italiana (Republica Italiana) NACIONALIDADE: italiana DATA NACIONAL: 25 de abril (Dia da Libertação). LOCALIZAÇÃO: sul da Europa. FUSO HORÁRIO: +4h em relação à Brasília COMPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO: italianos 97,7%, outros 2,3% (censo de 1996). IDIOMA: italiano (oficial), dialetos italianos, alemão, rético, francês, grego, albanês, sardo. RELIGIÃO: cristianismo 83,2% (católicos), sem filiação e outras 16,8%. DENSIDADE DEMOGRÁFICA: 201,57 hab./km2. (2011) CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO: 0,42% ao ano (estimativa 2011). TAXA DE ANALFABETISMO: 1,6% (censo de 2001). IDH: 0,881 (Pnud 2012) - desenvolvimento humano muito alto

36 Mar Tirreno Mar Adriático

37 O país é delimitado ao norte pelos Alpes, que se estendem em amplo semicírculo por cerca de km, e compreendem as montanhas mais altas da Europa: o Monte Branco (com seus m), o Monte Rosa (4.638 m) e o Monte Cervino (4.478 m).

38 A cordilheira dos Apeninos estendem-se por 1000 quilômetros do norte ao sul da Itália ao longo da costa leste, formando a coluna dorsal do país.

39 A partir de 1983, a Itália passou a viver o seu segundo milagre econômico ( o primeiro ocorreu nas décadas de 1950 e 1960). Hoje sua economia situa-se entre as seis maiores do mundo.

40 No fim de 1992, prosseguiu com as medidas de crescimento econômico,o governo italiano iniciou um programa de privatização, isto é, venda de empresas estatais para a iniciativa privada, a fim de reduzir a elevada dívida interna.

41 Em 2010 e 2011 foi deflagrada a crise na zona do Euro,atingindo principalmente a Grécia, em primeiro lugar,e depois outros países: Portugal, Espanha, Irlanda,e Itália.

42 A Itália é marcada por diferenças regionais. Os contrastes socioeconômicos e culturais entre as regiões norte e sul são tão marcantes que se costuma dizer que o território é dividido em duas regiões.

43 Norte: a principal concentração industrial do país encontra-se no vale do rio Pó

44 Maior triângulo industrial, onde estão as indústrias metalúrgicas, siderúrgicas, químicas, mecânicas, automóveis, têxtil e alimentícia.

45 Turim Hoje em dia a cidade é uma grande área industrial, conhecida particularmente como a sede da companhia e das principais fábricas da companhia de automóveis Fiat.

46 Gênova é um importante porto marítimo que rivaliza com a cidade francesa de Marselha na disputa pelo lugar de melhor porto do mar Mediterrâneo. e centro industrial cujo crescimento econômico e internacionalização data dos séculos XII e XIV.

47 Catedral de Milão Milão é conhecida mundialmente como a capital do design, com maior influência global no comércio, na indústria, música, literatura, arte e mídia, tornando-se uma das cidades principais do mundo.

48 VENEZA- uma cidade muito conhecida pelos seus passeios românticos, levando muitos casais a passarem suas luas-de-mel lá. Localizada na região do Vêneto no norte.

49 Lagoa de Veneza A Lagoa de Veneza (em italiano: Laguna di Venezia) é uma lagoa no nordeste do Mar Adriático. Veneza está localizada num arquipélago desta lagoa, a 4 km de terra firme e a 2 km do mar aberto, com 118 pequenas ilhas separadas por 160 canais e unidas por mais de 400 pontes. A área da lagoa é de aproximadamente 550 km², dos quais 8% está ocupada por ilhas, (Veneza e outras pequenas ilhas, como Murano e Burano). Cerca de 11 % da área da lagoa é ocupado permanentemente por água, ou por canais dragados, e os 81% restantes são zonas pantanosas de água salgada. Está ligada ao Mar Adriático por três aberturas: Lido, Malamocco e Chioggia. Estando localizada num extremo fechado do mar, a lagoa está sujeita a grandes variações do nível da água, produzidas pelas marés e pelos ventos, a mais vistosa das quais é a maré de outono, conhecida como acqua alta e que inunda regularmente grande parte de Veneza.

50 Norte Agricultura: Vale do rio Pócereais ( trigo e milho), beterraba açucareira Pecuária:intensiva junto aos grandes centros industriais Sul Destaque para as produções de cereais, hortaliças, uvas azeitonas

51 A partir de 1950, graças a uma política de grandes investimentos implantada pelo Estado, da Itália conseguiu realizar mudanças profundas no sul do país, principalmente no setor primário, modernizando por meio de práticas agrícolas como conservação do solo e irrigação.

52 Provincia de Siracusa Grandes estatais dos setores químico e metalúrgico instalaram fábricas nessas cidades

53 Vaticano 0,44 km2

54 San Marino 60,6 km2 turismo principal renda

55 França

56 ÁREA: km² CAPITAL: Paris POPULAÇÃO: 65,3 milhões de habitantes (estimativa 2011) MOEDA: Euro NOME OFICIAL: República Francesa. NACIONALIDADE: francesa DATA NACIONAL: 14 de julho (Queda da Bastilha durante a Revolução Francesa). Brasão de armas da França LOCALIZAÇÃO: oeste da Europa FUSO HORÁRIO: + 4 horas em relação à Brasília COMPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO: franceses 93,6%, outros europeus 2,9%, outros 3,5% (censo de 1996). TERRITÓRIOS DA FRANÇA: Guadalupe, Guiana Francesa, Ilhas Wallis e Futuna, Martinica, Mayotte, Nova Caledônia, Polinésia Francesa, Reunião, Saint Pierre e Miquelon. IDIOMAS: francês ( oficial ) línguas regionais (bretão, basco). RELIGIÃO: cristianismo (68,2%), agnosticismo (16,4%), islamismo (8,6%), ateísmo (4,1%), outras (2,7%) - dados de 2010 DENSIDADE DEMOGRÁFICA: 97 hab./km2 (estimativa 2011) CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO: 0,5% por ano (estimativa 2011) TAXA DE ANALFABETISMO: cerca de 1% (estimativa 2010). RENDA PER CAPITA: US$ (estimativa 2009) PIB: US$ 2,58 trilhões (estimativa 2012) PIB per capita: US$ (estimativa 2012) IDH: 0,893 (Pnud 2012) - desenvolvimento humano muito alto ECONOMIA DA FRANÇA: Produtos Agrícolas: trigo, beterraba, milho, cevada. Pecuária: bovinos, suínos, ovinos, aves. Mineração: carvão, petróleo, gás natural, minério de ferro, gipsita. Indústria: alimentícia, equipamentos de transporte, química, máquinas, metalúrgica, bebidas, tabaco. RELAÇÕES INTERNACIONAIS: - Banco Mundial, FMI, G-8, OCDE, OMC, ONU, OTAN e União Europeia.

57 Desde a década de 1960, vem sendo adotada uma política de descentralização econômica no território francês, visando diminuir a elevada concentração do poder econômico de Paris.

58 Tem intensificado a produção de energia hidrelétrica, obtida principalmente dos rios que descem das áreas mais elevadas dos Alpes, bem coma energia nuclear, solar e da força das marés. A França obtém mais de 50% de sua energia elétrica de centrais ou usinas termonucleares.

59 automobilístico Cidade de Metz, setor siderúrgico em razão da presença do minéri de ferro Têxtil onáutica e espacial investimentos do ado Segunda mais populo cidade de França e a mais antiga cidade francesa. É o maior p comercial do país.

60 Suécia

61 Área: km² Capital: Estocolmo População: 9,1 milhões de habitantes (estimativa 2012) Moeda: Coroa Sueca Nome Oficial: Reino da Suécia Nacionalidade: sueca Data Nacional: 6 de junho (Dia da Bandeira). Governo: Monarquia parlamentarista GEOGRAFIA: Localização: norte da Europa (Península da Escandinávia) Densidade Demográfica: 20 hab./km2 Fuso Horário: + 4h DADOS CULTURAIS E SOCIAIS: Composição da População: suecos 92%, finlandeses e lapões 8% Idioma: sueco (oficial) Religião: cristianismo 89% (Igreja da Suécia 86,1%, católicos 1,9%, pentecostais 1%), outras religiões 11% IDH: 0,916 (Pnud 2012) - desenvolvimento humano muito alto Alfabetização: 99% ECONOMIA: Produtos Agrícolas: batata, beterraba, trigo e outros cereais. Pecuária: bovinos, suínos e aves. Mineração: minério de ferro, cobre, chumbo, zinco e urânio. Indústria: equipamentos de transporte, alimentícia, máquinas, papel e derivados, siderúrgica, produtos eletrônicos, química, telefonia. Renda per capita: US$ (estimativa 2012) PIB: US$ 395,8 bilhões (estimativa 2012) RELAÇÕES INTERNACIONAIS: - Banco Mundial, FMI, OCDE, OMC, ONU e União Europeia.

62 Parque industrial altamente evoluído e diversificado. Suas indústrias são conhecidas mundialmente, pois possuem filiais em vários países.

63 Da extração do minério de ferro nasceu, em 1900, a cidade de Kiruna, no extremo norte da Suécia. Mais de um século depois, essa atividade, até hoje a maior fonte de renda do município, pode levar Kiruna literalmente às ruínas. A excessiva exploração do subsolo gerou rachaduras profundas no chão sobre o qual vivem os 23 mil habitantes da cidade. Favoreceu: Siderúrigas indústria mecânicas

64 VOLVO fabricante de veículos

65 Um dos maiores fabricantes de centrais telefônicos e artigos elétricos do mundo

66 Produtos metálicos ( rolamentos)

67 Fabrica automóveis, caminhões, aviões e instalações petrolíferas

68 Suíça Idioma: alemão, francês, e italiano (oficiais) Moeda: franco suíço A indústria suíça tem por base os setores químico, farmacêutico, relojoeiro, de laticínios e de aparelhos de precisão

69 Lá situam-se as sedes das grandes empresa Nestlé

70 Capital: Berna Como exemplo da atividade industrial em Berna, cabe citar a fabricação dos chocolates suíços Toblerone, que é feita na cidade desde 1908.

71 Zurique é um importante centro financeiro europeu É a cidades mais populosa

72 Genebra- é sede de vários organismos internacionais, como a OIT,OMS,OMC, Cruz Vermelha Como uma importante cidade global, Genebra é, ao lado de Nova York, o centro mais importante da diplomacia e da cooperação internacional em razão da presença de inúmeras organizações internacionais, fazendo de Genebra sede de diversos departamentos e filiais das Nações Unidas, da Cruz Vermelha e da UNESCO fazendo com que a cidade tenha a alcunha de "Cidade da Paz", uma vez que lá foram assinadas diversos tratados em prol da paz mundial, incluindo, o durante a Convenções de Genebra que dizem sobretudo respeito ao tratamento de não-combatentes de guerra e Prisioneiros de Guerra. Genebra é considerada um dos mais importantes centros financeiros do mundo, estando, segundo estudos de 2010, à frente de Tóquio, Chicago, Frankfurt

73 Dinamarca

74 Localização: Europa. Capital: Copenhague. Clima: Temperado oceânico. Governo: Monarquia parlamentarista. Idiomas: Dinamarquês. Religião: Cristianismo 91,6% (protestantes 87,7%, outros 3,9%), sem religião 5,4%, ateísmo 1,5%, outras 1,6%. População: habitantes. (Homens: ; Mulheres: ). Composição Étnica: Dinamarqueses 57%, europeus 40% (outros nórdicos e alemães), outros 3%. Densidade demográfica: 126 hab/km². Taxa média anual de crescimento populacional: 0,3%. População residente em área urbana: 86,94%. População residente em área rural: 13,06%. Esperança de vida ao nascer: 78,1 anos. Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,866 (muito alto). Moeda: Coroa Dinamarquesa.

75 A língua oficial é o dinamarquês, mas fala-se normalmente o inglês e o alemão. Seu regime político é uma Monarquia Constitucional. A religião predominante é a Luterana, com 80 % de adeptos.

76 Economia Modernas fazendas de criação de gado se espalham por suas planícies férteis. Possui destaque no mercado internacional de laticínios ( bovino e suíno). Possui elevada Renda Per Capita e um eficiente sistema previdência social. A exportação de produtos industrializados é a principal fonte de divisas do país, que possui escassos recursos minerais e de matérias-primas.

77 O sistema LEGO é um brinquedo cujo conceito se baseia em partes que se encaixam permitindo inúmeras combinações.

78 Espanha

79 ÁREA: km² CAPITAL: Madri POPULAÇÃO: 47,19 milhões de habitantes (2011) MOEDA: Euro NOME OFICIAL: Reino da Espanha (Reino de España). NACIONALIDADE: espanhola Indústria: automobilística, naval, química, siderúrgica (aço), têxtil e calçados. IDIOMAS: espanhol (oficial), basco, galego e catalão. DENSIDADE DEMOGRÁFICA: 93,51 hab./km2 (2011) CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO: 0% ao ano ( ). TAXA DE ANALFABETISMO: 2,3% (censo de 2000). RENDA PER CAPITA: US$ (estimativa 2012). IDH: 0,885 (Pnud 2012) - desenvolvimento humano muito alto

80 O país está entre os 15 maiores produtores mundiais de aço. A partir de 1983, sua indústria automobilística ultrapassou a do Reino Unido, ficando entre as oito maiores do mundo. A produção de energética espanhola vem aumentando consideravelmente, sobretudo a nuclear. Possui a terceira maior produção de urânio da Europa.

81 A Espanha é um dos principais países exportadores de automóveis. Entre as outras indústrias importantes, contam-se a construção naval, as indústrias química, siderúrgica, têxtil e do calçado. A superfície cultivada representa 54% do território. Os principais produtos agrícolas são os cítrinos, as uvas e as azeitonas; a produção de vinho e de azeite reveste-se de grande importância, assim como o setor da pesca. A indústria do turismo que tem um peso considerável na economia espanhola

82 Finlândia

83 Taiga cobre 2\3 do território Economia: indústria de papel e madeira É um dos líderes mundiais na produção de celulares e no uso de internet

84 A Nokia é uma das maiores empresas fabricante de telefones celulares do mundo

85 Bélgica Bruxelas sede da OTAN e da UE Apresenta alto índice de industrialização. Conhecida pelos diamantes, tapetes, chocolates e equipamentos portuários. Ao norte região de Flandres, estão as maiores e mais ricas cidades - idioma flamengo. Ao sul Valônia onde se fala o francês e uma pequena comunidade que fala o alemão Diferenças culturais geram conflitos

86 Francês e alemão Flamengo

87 Países Baixos - Rotterdam Todos os anos, cerca de 300 milhões de toneladas de mercadorias são por ali transportadas

88 Amsterdã é a capital e é a maior cidade dos Países Baixos, na província da Holanda do Norte. O espírito liberal que a cidade herdou da Idade do Ouro justifica o fato de nela existirem alguns fés, os chamados Coffeshops, onde está autorizado o consumo de drogas leves e de existir uma indústria do sexo legalizada.

89 Royal Dutch Shell setor petrolífero. Unilever. Alimentos, produtos de higiene e limpeza. Philips- eletrônicos e eletrodométsicos.

90 Luxemburgo -menor país da UE Sede do parlamento europeu Centro financeiro internacional, favorecido pela sua estabilidade política e pela localização geográfica A siderurgia é sua principal atividade industrial. Localizado entre a Alemanha, França e Bélgica

F R A N Ç A DADOS PRINCIPAIS: Nome oficial: Coordenadas geográficas Nacionalidade: Data nacional: Capital: Cidades principais:

F R A N Ç A DADOS PRINCIPAIS: Nome oficial: Coordenadas geográficas Nacionalidade: Data nacional: Capital: Cidades principais: F R A N Ç A DADOS PRINCIPAIS: Nome oficial: República Francesa (République Française). Coordenadas geográficas: 46º 00' N, 2º 00' E Nacionalidade: Francesa. Data nacional: 14 de julho de 1789 (Queda da

Leia mais

Europa espaço econômico

Europa espaço econômico Europa espaço econômico União Europeia O continente europeu é historicamente conhecido como Velho Continente, por ter sido responsável pela colonização da América e da África. No ano de 1500, a Europa

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFA. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 9º ANO

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFA. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 9º ANO CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFA. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 9º ANO DIVISÃO REGIONAL (REGIONALIZAÇÃO) *Europa Ocidental *Europa Centro Oriental *Europa Setentrional *Europa Mediterrânea

Leia mais

A L E M A N H A DADOS PRINCIPAIS: Nome oficial: Coordenadas geográficas Nacionalidade: Data nacional: Capital: Cidades principais

A L E M A N H A DADOS PRINCIPAIS: Nome oficial: Coordenadas geográficas Nacionalidade: Data nacional: Capital: Cidades principais A L E M A N H A DADOS PRINCIPAIS: Nome oficial: República Federal da Alemanha (Bundesrepublik Deutschland). Coordenadas geográficas: 51º 00' N, 9º 00' E Nacionalidade: Alemã. Data nacional: 03 de outubro

Leia mais

Aspectos Gerais. Velho Mundo: Berço da civilização ocidental (Democracia e Capitalismo) 10,5% da população mundial (superior a 745 milhões de hab.

Aspectos Gerais. Velho Mundo: Berço da civilização ocidental (Democracia e Capitalismo) 10,5% da população mundial (superior a 745 milhões de hab. EUROPA Módulo 4 Aspectos Gerais Velho Mundo: Berço da civilização ocidental (Democracia e Capitalismo) Possui 7% das terras emersas (49 países) 10,5% da população mundial (superior a 745 milhões de hab.)

Leia mais

PRINCIPAIS POTÊNCIAS INDUSTRIAIS. Alemanha, França, Itália

PRINCIPAIS POTÊNCIAS INDUSTRIAIS. Alemanha, França, Itália PRINCIPAIS POTÊNCIAS INDUSTRIAIS Alemanha, França, Itália ALEMANHA Maior impulso nos fins do séc. XIX. Fundamentou-se na unificação de grupos econômicos de origem familiar com apoio do estado. Grandes

Leia mais

O continente europeu

O continente europeu EUROPA: CARACTERÍSTICAS GERAIS O continente europeu Continente pequeno, ocupa 7% das terras emersas do planeta, apenas 10,3 milhões de Km², é uma península da Ásia Estende-se do oceano Atlântico aos montes

Leia mais

Módulos 79 e 80. Industrialização I e II (Europa) Prof. Lucas Guide 2º ano EM

Módulos 79 e 80. Industrialização I e II (Europa) Prof. Lucas Guide 2º ano EM Módulos 79 e 80 Industrialização I e II (Europa) Prof. Lucas Guide 2º ano EM Tipos de industrialização http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-industrializacao.htm Industrialização Tipos Clássica

Leia mais

E S T A D O S U N I D O S D A A M É R I C A

E S T A D O S U N I D O S D A A M É R I C A E S T A D O S U N I D O S D A A M É R I C A DADOS PRINCIPAIS: Nome oficial: Estados Unidos da América (United States of America). Coordenadas geográficas: 38º 00' N, 97º 00' W Nacionalidade: Norte-americana

Leia mais

Idiomas oficiais: inglês e francês. Baixa natalidade, baixo crescimento vegetativo. Escassez de mão de obra

Idiomas oficiais: inglês e francês. Baixa natalidade, baixo crescimento vegetativo. Escassez de mão de obra Canadá e México Canadá Uma das características marcantes do Canadá é a desproporção entre sua população, cerca de 34 milhões de habitantes (dado de 2010), e o tamanho de seu território, 9.970.610 km2.

Leia mais

Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão

Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão EUROPA: ASPECTOS POPULACIONAIS PROFº Ms CLAUDIO F GALDINO GEOGRAFIA A densidade demográfica atingia cerca de 71 hab./km², fazendo do continente o mais densamente

Leia mais

Europa Espaço econômico

Europa Espaço econômico Europa Espaço econômico O elevado nível de desenvolvimento da Europa Ocidental O continente europeu Berço da Revolução Industrial É formado por alguns dos países mais desenvolvidos do globo. Segundo o

Leia mais

A OCEANIA. A OCEANIA é o menor de todos os continentes, circundado por águas de todos os lados, daí o nome;

A OCEANIA. A OCEANIA é o menor de todos os continentes, circundado por águas de todos os lados, daí o nome; A OCEANIA A OCEANIA é o menor de todos os continentes, circundado por águas de todos os lados, daí o nome; é um grande ARQUIPÉLAGO formado por ilhas de origem vulcânica ( Ilhas Altas ) e coralígenas (

Leia mais

Melanésia: Povo Negro Polinésia: Maoris Micronésia: De pele escura, cabelo ondulado ou crespo e baixa estatura.

Melanésia: Povo Negro Polinésia: Maoris Micronésia: De pele escura, cabelo ondulado ou crespo e baixa estatura. OCEANIA Melanésia: Povo Negro Polinésia: Maoris Micronésia: De pele escura, cabelo ondulado ou crespo e baixa estatura. [5] Aspectos naturais Ígnea Metamórfica Sedimentar Cordilheira Australiana Atóis

Leia mais

Europa: o Velho Continente em busca de equilíbrio. Volume 2 Capítulo 3

Europa: o Velho Continente em busca de equilíbrio. Volume 2 Capítulo 3 Europa: o Velho Continente em busca de equilíbrio Volume 2 Capítulo 3 Características Gerais Península da Ásia. Área: 10 300 000 de km². Formado por 49 países. Maior país Rússia; menor Vaticano. Federação

Leia mais

GEOGRAFIA AGRÁRIA CACD. Professor Rodolfo Visentin.

GEOGRAFIA AGRÁRIA CACD. Professor Rodolfo Visentin. GEOGRAFIA AGRÁRIA CACD Professor Rodolfo Visentin. QUE É GEOGRAFIA AGRÁRIA A estrutura agrária reúne as condições sociais e fundiárias de um espaço, envolvendo aspectos referentes á legalidade das terras,

Leia mais

Estatística e Probabilidades

Estatística e Probabilidades Estatística e Probabilidades Nesse resumo vamos mostrar como a análise crítica de séries estatísticas podem contribuir para uma compreensão mais precisa da realidade. Todos os dias ouvimos falar sobre

Leia mais

O potencial do futuro! BRICS

O potencial do futuro! BRICS O potencial do futuro! BRICS CONCEITOS E FUNDAMENTOS Em economia, BRICS é uma sigla que se refere a Brasil, Rússia, Índia, China, que se destacam no cenário mundial como países em desenvolvimento. O acrônimo

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa PAÍSES POPULOSOS E PAÍSES POVOADOS (200-201) POPULAÇÃO ABSOLUTA Número de pessoas que habitam determinado espaço geográfico POPULOSO Você já estudou 8º ano POPULAÇÃO RELATIVA (a.k.a. Densidade Demográfica)

Leia mais

LOCALIZA-SE: OCEANIA - PAÍSES. 1 -Ao sul do Equador (cortada pelo Trópico de Capricórnio)

LOCALIZA-SE: OCEANIA - PAÍSES. 1 -Ao sul do Equador (cortada pelo Trópico de Capricórnio) LOCALIZA-SE: 1 -Ao sul do Equador (cortada pelo Trópico de Capricórnio) 2 -No leste de Greenwich (cortada pela Linha Internacional de Mudança de Datas) A Oceania é o menor dos continentes habitados. É

Leia mais

Características Gerais

Características Gerais Características Gerais Bloco mais antigo; Está no mais adiantado estágio de integração; Estágios de Integração Objetivos Zona de Livre Comércio União Aduaneira Mercado Comum União Monetária União Política

Leia mais

América Anglo-Saxônica CANADÁ. Prof. Bianca Correa 2 TRIM 2016

América Anglo-Saxônica CANADÁ. Prof. Bianca Correa 2 TRIM 2016 América Anglo-Saxônica CANADÁ Prof. Bianca Correa 2 TRIM 2016 Bandeira Nacional Folha do Plátano - Maple Leaf desde 1700 é o símbolo da bandeira. PROCESSO HISTÓRICO - CANADENSE Acredita-se que os primeiros

Leia mais

SUÉCIA Comércio Exterior

SUÉCIA Comércio Exterior Ministério das Relações Exteriores - MRE Departamento de Promoção Comercial e Investimentos - DPR Divisão de Inteligência Comercial - DIC SUÉCIA Comércio Exterior Dezembro de 2014 Índice. Dados Básicos.

Leia mais

AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL

AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL Critérios para a Classificação dos Condados Norte-Americanos segundo o Rural-Urban Continuum Code Condados Metropolitanos 0 1 2 3 Condados centrais de áreas metropolitanas

Leia mais

O COMPLEXO CENTRO-SUL

O COMPLEXO CENTRO-SUL Unidade 3 Capítulo 9 O COMPLEXO CENTRO-SUL Prof.º Luiz Fernando Wisniewski lfw.geografia@gmail.com COMPLEXO CENTRO SUL Apresenta 25% do território nacional e 68% da população absoluta do Brasil. O que

Leia mais

FRANÇA Comércio Exterior

FRANÇA Comércio Exterior Ministério das Relações Exteriores - MRE Departamento de Promoção Comercial e Investimentos - DPR Divisão de Inteligência Comercial - DIC FRANÇA Comércio Exterior Agosto de 2014 Índice. Dados Básicos.

Leia mais

EUROPA: PENÍNSULA OU CONTINENTE?

EUROPA: PENÍNSULA OU CONTINENTE? EUROPA: PENÍNSULA OU CONTINENTE? Ponto de vista físico e geológico península Ponto de vista histórico-social continente Cultura europeia ocidental, baseada no alfabeto latino, nas religiões judaico-cristãs

Leia mais

9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE

9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE 9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade I Tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas. 2

Leia mais

Países pioneiros no processo de industrialização. IFMG Campus Betim 2015

Países pioneiros no processo de industrialização. IFMG Campus Betim 2015 Países pioneiros no processo de industrialização IFMG Campus Betim 2015 São o Reino Unido, a França, a Bélgica e os Estados Unidos. Vamos estudar: Reino Unido: primeiro a se industrializar, mas seu PIB

Leia mais

A EUROPA DOS 28 Módulo 15 frente 03- Livro 02 páginas: 210 a 212

A EUROPA DOS 28 Módulo 15 frente 03- Livro 02 páginas: 210 a 212 A EUROPA DOS 28 Módulo 15 frente 03- Livro 02 páginas: 210 a 212 1948: BENELUX, primeiro bloco econômico do mundo (pós 2ª Guerra Mundial). HISTÓRICO Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo. 1952: CECA

Leia mais

Organização do espaço geográfico na Rússia Marco Abreu dos Santos.

Organização do espaço geográfico na Rússia Marco Abreu dos Santos. Organização do espaço geográfico na Rússia Marco Abreu dos Santos marcoabreu@live.com www.professormarco.wordpress.com Características gerais É o país mais extenso do mundo com mais de 17 milhões de km²;

Leia mais

O continente europeu Estende-se do oceano Atlântico aos montes Urais (separa da Ásia)

O continente europeu Estende-se do oceano Atlântico aos montes Urais (separa da Ásia) Continente pequeno (50 países), ocupa 7% das terras emersas do planeta, apenas 10,5 milhões de Km², é uma península da Ásia. O continente europeu Estende-se do oceano Atlântico aos montes Urais (separa

Leia mais

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San.

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San. GEOGRAFIA Prof. Daniel San daniel.san@lasalle.org.br Discussão: CASO 1 - Empresa BMW Motors. Empresa Alemã de 1916. - Parque industrial especializado em produção de motocicletas. - Investimento inicial

Leia mais

BÉLGICA Comércio Exterior

BÉLGICA Comércio Exterior Ministério das Relações Exteriores - MRE Departamento de Promoção Comercial e Investimentos - DPR Divisão de Inteligência Comercial - DIC BÉLGICA Comércio Exterior FEVEREIRO 2014 Índice. Dados Básicos.

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, 06 / 06/ 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:8º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

GEOGRAFIA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE

GEOGRAFIA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE GEOGRAFIA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade II Comunicação e tecnologia. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 7.1 Conteúdos Aspectos gerais dos

Leia mais

ORGANISMOS MULTILATERAIS TRATADO DE NÃO PROLIFERAÇÃO NUCLEAR SISTEMA BRETTON WOODS

ORGANISMOS MULTILATERAIS TRATADO DE NÃO PROLIFERAÇÃO NUCLEAR SISTEMA BRETTON WOODS ORGANISMOS MULTILATERAIS TRATADO DE NÃO PROLIFERAÇÃO NUCLEAR SISTEMA BRETTON WOODS - Atuação segundo orientações estratégicas - Adotar normas comuns de comportamento político, social, etc. Planejar e concretizar

Leia mais

O que é desenvolvimento?

O que é desenvolvimento? O que é desenvolvimento? O termo foi criado para retratar a situação de crescimento e de um país, dentro dos moldes capitalistas. Países desenvolvidos são também chamados de: Países do Primeiro Mundo;

Leia mais

GEOGRAFIA GERAL PROFESSOR JHONNY

GEOGRAFIA GERAL PROFESSOR JHONNY GEOGRAFIA GERAL PROFESSOR JHONNY AULA 6: EUA DADOS Área: 9.372.614 km² Capital: Washington D.C População: 320 milhões (2016) Moeda: dólar norte-americano ( USD ) Divisão Administrativa: 50 estados MAPA

Leia mais

P E R U DADOS PRINCIPAIS: Nome oficial: Coordenadas geográficas Nacionalidade: Data nacional: Capital: Cidades principais: Idioma: Religião:

P E R U DADOS PRINCIPAIS: Nome oficial: Coordenadas geográficas Nacionalidade: Data nacional: Capital: Cidades principais: Idioma: Religião: P E R U DADOS PRINCIPAIS: Nome oficial: República do Peru (República del Perú). Coordenadas geográficas: 10º 00' S, 76º 00' W. Nacionalidade: Peruana. Data nacional:- 28 de julho de 1821 (Independência

Leia mais

EJA 5ª FASE PROF. JEFFERSON OLIVEIRA PROF.ª LUDMILA DUTRA

EJA 5ª FASE PROF. JEFFERSON OLIVEIRA PROF.ª LUDMILA DUTRA EJA 5ª FASE PROF. JEFFERSON OLIVEIRA PROF.ª LUDMILA DUTRA Unidade III O Continente Europeu e CEI 2 Aula 13.2 Conteúdo União Europeia 3 Habilidade Analisar a importância que a União Europeia possui para

Leia mais

ALEMANHA Comércio Exterior

ALEMANHA Comércio Exterior Ministério das Relações Exteriores - MRE Departamento de Promoção Comercial e Investimentos - DPR Divisão de Inteligência Comercial - DIC ALEMANHA Comércio Exterior Dezembro de 2014 Índice. Dados Básicos.

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa PAÍSES POPULOSOS E PAÍSES POVOADOS (200-201) POPULAÇÃO ABSOLUTA Número de pessoas que habitam determinado espaço geográfico POPULOSO Você já estudou 8º ano POPULAÇÃO RELATIVA (a.k.a. Densidade Demográfica)

Leia mais

PROMOÇÃO EUROPA EUROPA PRIMEIRA CLASSE

PROMOÇÃO EUROPA EUROPA PRIMEIRA CLASSE PROMOÇÃO EUROPA EUROPA PRIMEIRA CLASSE CIRCUITO SAÍDAS QUARTO INDIVIDUAL (desde) A Outra Itália 05 agosto 2018 02 e 30 setembro 2018 1.975 Alemanha Romântica e Maravilhas 11 agosto 2018 da Suíça 22 setembro

Leia mais

Países marcados pela cultura islâmica

Países marcados pela cultura islâmica Países marcados pela cultura islâmica Referem-se ao conjunto de países que falam o árabe e se distribuem, geograficamente, do oceano Atlântico, a oeste, até o mar Arábico, a leste, e do mar Mediterrâneo,

Leia mais

EUROPA. o velho continente. Professora: Rilvania Flôr.

EUROPA. o velho continente. Professora: Rilvania Flôr. EUROPA o velho continente. Professora: Rilvania Flôr. http://noticias.universia.com.br/carreira/noticia/2015/04/30/1124394/profissionais-iberoamericanos-preferem-trabalhareuropa-aponta-pesquisa.html Ocupação

Leia mais

O que é desenvolvimento?

O que é desenvolvimento? O que é desenvolvimento? O termo foi criado para retratar a situação de crescimento e de um país, dentro dos moldes capitalistas. Países desenvolvidos são também chamados de: Países do Primeiro Mundo;

Leia mais

BRASIL moeda REAL. COLÔMBIA moeda PESO COLOMBIANO HORA DO JOGO! HORA DO JOGO! capital BRASÍLIA. idioma PORTUGUÊS. capital BOGOTÁ.

BRASIL moeda REAL. COLÔMBIA moeda PESO COLOMBIANO HORA DO JOGO! HORA DO JOGO! capital BRASÍLIA. idioma PORTUGUÊS. capital BOGOTÁ. BRASIL REAL BRASÍLIA PORTUGUÊS Área (km²): 8.515.759 Total de Copas: 21 Copas consecutivas: 21 População (milhões): 204,4 Renda per capita (US$): 8.528 Melhor classificação: 5 vezes campeã Ranking da Fifa:

Leia mais

NORUEGA Comércio Exterior

NORUEGA Comércio Exterior Ministério das Relações Exteriores - MRE Departamento de Promoção Comercial e Investimentos - DPR Divisão de Inteligência Comercial - DIC NORUEGA Comércio Exterior Setembro de 2014 Índice. Dados Básicos.

Leia mais

RECUPERAÇÃO 8 ANO. 2. Cite duas vantagens e desvantagem sobre a consequência da globalização.

RECUPERAÇÃO 8 ANO. 2. Cite duas vantagens e desvantagem sobre a consequência da globalização. Nome: Série: 8º ano Nota: Disciplina: Geografia Professor (a): Giovana Victal RECUPERAÇÃO 8 ANO REr Capítulos 5 e 6 1. O que é globalização? 2. Cite duas vantagens e desvantagem sobre a consequência da

Leia mais

Geografia Prof. Franco A FORMAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA E SEUS DESDOBRAMENTOS Email: ffrancogeo@bol.com.br UNIÃO EUROPEIA INTRODUÇÃO UNIÃO EUROPEIA: EVOLUÇÃO PLANO MARSHALL = (EUA) PLANO SCHUMAN = (FRA x

Leia mais

Carta IEDI nº 809 Indústria Mundial: O Brasil na contramão dos emergentes

Carta IEDI nº 809 Indústria Mundial: O Brasil na contramão dos emergentes Carta IEDI nº 809 Indústria Mundial: O Brasil na contramão dos emergentes ANEXO ESTATÍSTICO Crescimento anual do VTI e VTI per capita, 2005-2015, (em %, em U$ constante 2010). VTI total VTI per capita

Leia mais

A FORMAÇÃO DA EUROPA CONTEMPORÂNEA. Professor: Marcelo Tatsch Disciplina: Geografia Instituição: Colégio Mauá

A FORMAÇÃO DA EUROPA CONTEMPORÂNEA. Professor: Marcelo Tatsch Disciplina: Geografia Instituição: Colégio Mauá A FORMAÇÃO DA EUROPA CONTEMPORÂNEA Professor: Marcelo Tatsch Disciplina: Geografia Instituição: Colégio Mauá IMPÉRIO ROMANO Início da unidade europeia no século II; INSTABILIDADE DO IMPÉRIO ROMANO Migrações

Leia mais

Características gerais. Características gerais. Características gerais. Crise Europeia Crise Grega. Apresentação. Características gerais

Características gerais. Características gerais. Características gerais. Crise Europeia Crise Grega. Apresentação. Características gerais Crise Europeia Crise Grega Área agricultável: 63,8% do país; Principais produtos agrícolas: trigo, milho, cevada, beterraba, azeitona, uva, tabaco, batata, tomate e banana. Recursos naturais: linhito,

Leia mais

SUÍÇA Comércio Exterior

SUÍÇA Comércio Exterior Ministério das Relações Exteriores - MRE Departamento de Promoção Comercial e Investimentos - DPR Divisão de Inteligência Comercial - DIC SUÍÇA Comércio Exterior Outubro de 2014 Índice. Dados Básicos.

Leia mais

O Problema Econômico. Dr. Evandro Prestes Guerreiro. São Paulo Março, Holistic Leader Coach HLC cliente

O Problema Econômico. Dr. Evandro Prestes Guerreiro. São Paulo Março, Holistic Leader Coach HLC cliente O Problema Econômico Dr. Evandro Prestes Guerreiro São Paulo Março, 2016 Os Fatores de Produção: Curvas de possibilidade de produção/ Curva de Transformação Toneladas de Café Capacidade ociosa da economia

Leia mais

SETORES DA ECONOMIA DE UM PAÍS - SETOR PRIMÁRIO...

SETORES DA ECONOMIA DE UM PAÍS - SETOR PRIMÁRIO... Economia do Brasil INTRODUÇÃO A economia de um país pode ser dividida em setores (primário, secundário e terciário) de acordo com os produtos produzidos, modos de produção e recursos utilizados. Estes

Leia mais

FINLÂNDIA Comércio Exterior

FINLÂNDIA Comércio Exterior Ministério das Relações Exteriores - MRE Departamento de Promoção Comercial e Investimentos - DPR Divisão de Inteligência Comercial - DIC FINLÂNDIA Comércio Exterior Setembro de 2014 Índice. Dados Básicos.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA TEMA 4: FONTES DE ENERGIA E MEIO AMBIENTE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA TEMA 4: FONTES DE ENERGIA E MEIO AMBIENTE UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA TEMA 4: FONTES DE ENERGIA E MEIO AMBIENTE Alunas: Erika Martins dos Reis 1 Alessandra B. R. de Azevedo Disciplina: Química do Meio Ambiente

Leia mais

Data: /12/2014 Bimestre: 4. Nome: 8 ANO Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo

Data: /12/2014 Bimestre: 4. Nome: 8 ANO Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Data: /12/2014 Bimestre: 4 Nome: 8 ANO Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Prova / Atividade: 2,0 (DOIS) Nota: GRUPO 9 1- (0,5) Ao lado da agricultura moderna, com técnicas avançadas,

Leia mais

Aula de Revisão 8 ano 2º Trimestre Prova trimestral Geografia Professor Gabriel

Aula de Revisão 8 ano 2º Trimestre Prova trimestral Geografia Professor Gabriel Aula de Revisão 8 ano 2º Trimestre Prova trimestral Geografia Professor Gabriel Módulo 9. A ECONOMIA INDUSTRIAL DA EUROPA Origens e Evolução da Industrialização Revolução Industrial Inglaterra, final do

Leia mais

b) Qual é o tipo de clima predominante nos países da Grã-Bretanha, segundo a classificação estudada no capítulo 11? (0,5)

b) Qual é o tipo de clima predominante nos países da Grã-Bretanha, segundo a classificação estudada no capítulo 11? (0,5) 9ºano 1.9 GEOGRAFIA 3º período :: matutino 31/8/2010 INSTRUÇÕES, OBSERVAÇÕES & INFORMAÇÕES 1. Todas as respostas, argumentações, justificativas e desenvolvimentos têm de ser escritos a tinta (azul ou preta).

Leia mais

PERCURSO 18 México. Prof. Gabriel Rocha 8º ano - EBS

PERCURSO 18 México. Prof. Gabriel Rocha 8º ano - EBS PERCURSO 18 México Prof. Gabriel Rocha 8º ano - EBS 1 Regiões Naturais Localizado na América do Norte e na América Latina. É o terceiro maior país da América Latina e o quinto das Américas. É o terceiro

Leia mais

Produção Agrícola Cereais, Leguminosas e Oleaginosas Mil Reais Mil reais

Produção Agrícola Cereais, Leguminosas e Oleaginosas Mil Reais Mil reais Produção Agrícola Cereais, Leguminosas e Oleaginosas 2007 30.448 Mil Reais 5.418.281 Mil reais Produção Agrícola Cereais, Leguminosas e Oleaginosas 2007 1.161.540 mil reais 1.238.307 Mil Reais QUESTÃO

Leia mais

PROFESSOR CARLOS ALEX

PROFESSOR CARLOS ALEX PROFESSOR CARLOS ALEX América Andina Países: Chile, Peru, Bolívia, Equador, Venezuela e Colômbia. Localização: América do Sul Os países Andinos apresentam territórios com grandes trechos constituídos

Leia mais

FRANÇA. Comércio Exterior

FRANÇA. Comércio Exterior Ministério das Relações Exteriores - MRE Departamento de Promoção Comercial e Investimentos - DPR Divisão de Inteligência Comercial - DIC FRANÇA Comércio Exterior Março de 2016 Principais indicadores socioeconômicos

Leia mais

Nesta unidade. Formação do território africano. Colonização e independência. Clima e vegetação. População e economia. Regiões. p.

Nesta unidade. Formação do território africano. Colonização e independência. Clima e vegetação. População e economia. Regiões. p. Frente B Unidade 4 África Nesta unidade Formação do território africano. Colonização e independência. Clima e vegetação. População e economia. Regiões. p. 86 Prof. Luiz Gustavo - Profão Capítulo 2 África:

Leia mais

Revisão para Prova Dissertativa P-4. 3 Bimestre. Prof.Ms: Heleno Ferreira dos Santos. Instituto Santa Úrsula Ribeirão Preto

Revisão para Prova Dissertativa P-4. 3 Bimestre. Prof.Ms: Heleno Ferreira dos Santos. Instituto Santa Úrsula Ribeirão Preto Revisão para Prova Dissertativa P-4. 3 Bimestre Prof.Ms: Heleno Ferreira dos Santos Instituto Santa Úrsula Ribeirão Preto 2016 Percurso-15. Página 134. Estado Unidos: População e megalópoles 1. A distribuição

Leia mais

AMÉRICA ANDINA E GUIANAS

AMÉRICA ANDINA E GUIANAS AMÉRICA ANDINA E GUIANAS América Andina Países Andinos Guianas Países das Guianas 1 América Andina Países:Chile, Peru, Bolívia, Equador, Venezuela e Colômbia. Localização: América do Sul Os países Andinos

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS 7 ºANO

PERFIL DE APRENDIZAGENS 7 ºANO 7 ºANO No final do 7º ano, o aluno deverá ser capaz de: DISCIPLINA DOMÍNIO DESCRITOR Das Sociedades Recoletoras às Primeiras Civilizações A Herança do Mediterrâneo Antigo 1. Conhecer o processo de hominização;

Leia mais

DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO. de

DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO. de COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 4.9.2014 C(2014) 6141 final DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO de 4.9.2014 que estabelece a lista de documentos comprovativos a apresentar pelos requerentes de visto na Argélia,

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro Perfil de aprendizagem de História 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Das sociedades recolectoras às primeiras civilizações Das sociedades recolectoras às primeiras sociedades produtoras 1. Conhecer o processo

Leia mais

Ministério das Relações Exteriores Direção-Geral de Promoção Comercial Divisão de Informação Comercial. Relações Comerciais BRASIL x UNIÃO EUROPÉIA

Ministério das Relações Exteriores Direção-Geral de Promoção Comercial Divisão de Informação Comercial. Relações Comerciais BRASIL x UNIÃO EUROPÉIA Ministério das Relações Exteriores Direção-Geral de Promoção Comercial Divisão de Informação Comercial Relações Comerciais BRASIL x UNIÃO EUROPÉIA Sumário Intercâmbio Comercial Brasil-União Européia, 1997-2002

Leia mais

AMÉRICA ANDINA e PLATINA

AMÉRICA ANDINA e PLATINA OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 24 AMÉRICA ANDINA e PLATINA Geograficamente, o fator mais significativo dessa região em termos de quadro natural é a CORDILHEIRA DOS ANDES. AMÉRICA ANDINA Ocorrem as maiores

Leia mais

Europa: aspectos demográficos e econômicos

Europa: aspectos demográficos e econômicos Europa: aspectos demográficos e econômicos População Alto índice socioeconômico; Mesmo o fator climático ou espacial sendo limitações em regiões setentrionais a maior parcela da economia compõe o setor

Leia mais

Cap.12 Questões políticas e populacionais na Europa Desenvolvida

Cap.12 Questões políticas e populacionais na Europa Desenvolvida Cap.12 Questões políticas e populacionais na Europa Desenvolvida EDUCADORA: BIANCA CORREA AGOSTO DE 2015 ASPECTOS GERAIS 1 - Europa desenvolvida países com renda per capita superior a US$ 15 MIL, altamente

Leia mais

Módulo 6 Parte II: Hidrografia da Europa. Geografia Professor Marcelo

Módulo 6 Parte II: Hidrografia da Europa. Geografia Professor Marcelo Módulo 6 Parte II: Hidrografia da Europa Geografia Professor Marcelo Hidrografia do continente Europeu A rede hidrográfica desse continente é formada por rios de pequena extensão e baixo volume de água

Leia mais

EUROPA CONFLITOS ÉTNICOS RELIGIOSOS

EUROPA CONFLITOS ÉTNICOS RELIGIOSOS EUROPA CONFLITOS ÉTNICOS RELIGIOSOS A Questão do País Basco Espaço: A etnia separatista basca habita o noroeste da Espanha e sudoeste da França. Os Fatores do Conflito A singularidade do povo basco que

Leia mais

DEMOGRAFIA DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza

DEMOGRAFIA DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza DEMOGRAFIA DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza POPULAÇÃO TOTAL MUNDIAL - CRESCIMENTO POPULACIONAL - 1 DC - 250 milhões de habitantes 1650-500 milhões de habitantes 1850-1 bilhão de habitantes 1950-2,5

Leia mais

2ª Série do Ensino Médio _ TD 08 _ 12 de abril

2ª Série do Ensino Médio _ TD 08 _ 12 de abril 2ª Série do Ensino Médio _ TD 08 _ 12 de abril 16. Verifique as afirmativas abaixo: O ano de 1992 assistiu à formação de uma supernação: os Estados Unidos da Europa. Doze países inicialmente se comprometeram

Leia mais

PROMOÇÃO EUROPA EUROPA PRIMEIRA CLASSE

PROMOÇÃO EUROPA EUROPA PRIMEIRA CLASSE PROMOÇÃO EUROPA EUROPA PRIMEIRA CLASSE CIRCUITO SAÍDAS PREÇO POR PESSOA (desde) Circuito de Portugal com Santiago de 13 e 27 junho 2018 Compostela 08, 22 e 29 agosto 2018 1.186 18 maio 2018 Caminhos de

Leia mais

ITÁLIA Comércio Exterior

ITÁLIA Comércio Exterior Ministério das Relações Exteriores - MRE Departamento de Promoção Comercial e Investimentos - DPR Divisão de Inteligência Comercial - DIC ITÁLIA Comércio Exterior Novembro de 2014 Índice. Dados Básicos.

Leia mais

RÚSSIA: POTÊNCIA GEOPOLÍTICA

RÚSSIA: POTÊNCIA GEOPOLÍTICA RÚSSIA: POTÊNCIA GEOPOLÍTICA CARACTERÍSTICAS GERAIS A Rússia é o maior país do mundo (+17 milhões km²) Grande parte do território predomina o clima temperado continental (estações bem definidas e invernos

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL: ENTENDENDO A GLOBALIZAÇÃO ATRAVÉS DOS FLUXOS E REDES

A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL: ENTENDENDO A GLOBALIZAÇÃO ATRAVÉS DOS FLUXOS E REDES A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL: ENTENDENDO A GLOBALIZAÇÃO ATRAVÉS DOS FLUXOS E REDES 1 A GLOBALIZAÇÃO ATRAVÉS DOS FLUXOS E REDES 2 A NOVA ORDEM MUNDIAL EM PRIMEIRO LUGAR, ALGUNS PROCESSOS SÃO

Leia mais

O que é a União Europeia (UE)?

O que é a União Europeia (UE)? O que é a União Europeia (UE)? 28 Estados-Membros Mais de 500 milhões de habitantes Atuais candidatos à adesão à UE: Albânia, antiga República Iugoslava da Macedônia, Montenegro, Sérvia e Turquia Tratados

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL

DIREITO INTERNACIONAL DIREITO INTERNACIONAL Personalidade internacional Estados Organizações internacionais Profª Luciana Romano Morilas 1 Elementos 1. Físicos 1. Território 2. População 3. Governo 2. Abstratos 1. Soberania

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Agosto Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Agosto Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Agosto 2014 Unidade de Estudos Econômicos O COMÉRCIO EXTERIOR DO RS EM AGOSTO Exportações As retrações da Argentina (-32,8%) e dos Estados Unidos (-8,8%) explicam

Leia mais

Vaticano. Cazaquistão. Quirguistão. Tajiquistão. Turquemenistão. Bielorrússia. Mongólia

Vaticano. Cazaquistão. Quirguistão. Tajiquistão. Turquemenistão. Bielorrússia. Mongólia A EUROPA ATUAL Vaticano Cazaquistão Quirguistão Tajiquistão Turquemenistão Bielorrússia Mongólia O Livro Branco sobre o Futuro da Europa, COM(2017)2025 do 1 de março de 2017. Adaptação com a inclusão da

Leia mais

O CONTINENTE AMERICANO

O CONTINENTE AMERICANO O CONTINENTE AMERICANO Possuindo uma área de 42.560.270 Km2 o continente americano é o segundo maior continente da Terra ocupando 28 % das terras emersas, ficando atrás apenas do continente asiático. Mapa-múndi

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Janeiro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Janeiro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Janeiro 2013 Unidade de Estudos Econômicos O COMÉRCIO EXTERIOR DO RS EM JANEIRO Exportações A queda das exportações para a Argentina (43%) foi determinante para esse

Leia mais

DEPARTAMENTO DE PROMOÇÃO DO COMÉRCIO E DO INVESTIMENTO DA EMBAIXADA DA POLÓNIA EM LISBOA. Bogdan Zagrobelny Primeiro Conselheiro

DEPARTAMENTO DE PROMOÇÃO DO COMÉRCIO E DO INVESTIMENTO DA EMBAIXADA DA POLÓNIA EM LISBOA. Bogdan Zagrobelny Primeiro Conselheiro DEPARTAMENTO DE PROMOÇÃO DO COMÉRCIO E DO INVESTIMENTO DA EMBAIXADA DA POLÓNIA EM LISBOA Bogdan Zagrobelny Primeiro Conselheiro INFORMAÇÃO GERAL População: 8º na Europa, 29º no mundo (38.2 milhões) Área:

Leia mais

MÓDULO 1 GEOGRAFIA II

MÓDULO 1 GEOGRAFIA II MÓDULO 1 GEOGRAFIA II Artesanato: o trabalho não é dividido, ou seja, um mesmo trabalhador realiza todas as etapas de um trabalho. Considerada uma produção independente, pois o artesão realiza o trabalho

Leia mais

Relações Comerciais Brasil-Alemanha

Relações Comerciais Brasil-Alemanha Relações Comerciais Brasil-Alemanha Balança Comercial Brasil Alemanha / 2002 Mar 2015 (em mil US$ - FOB) Ano Exportação Importação Saldo Volume de Comércio 2002 2.539.954 4.418.971-1.879.016 6.958.926

Leia mais

PORTUGAL - INDICADORES ECONÓMICOS. Evolução Actualizado em Dezembro de Unid. Fonte Notas 2010

PORTUGAL - INDICADORES ECONÓMICOS. Evolução Actualizado em Dezembro de Unid. Fonte Notas 2010 Evolução 2004-2010 Actualizado em Dezembro de 2010 Unid. Fonte 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 Notas 2010 População a Milhares Hab. INE 10.509 10.563 10.586 10.604 10.623 10.638 10.638 3º Trimestre

Leia mais

Geografia. O Comércio Exterior do Brasil. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. O Comércio Exterior do Brasil. Professor Luciano Teixeira. Geografia O Comércio Exterior do Brasil Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia O BRASIL NO COMÉRCIO EXTERIOR O comércio exterior é a troca de bens e serviços realizada entre

Leia mais

Contexto macroeconómico: recuperação lenta e correção de desequilíbrios

Contexto macroeconómico: recuperação lenta e correção de desequilíbrios Apresentação do Manual Prático de Financiamento da Atividade e do Investimento para a Fileira da Construção Contexto macroeconómico: recuperação lenta e correção de desequilíbrios João Cerejeira EEG-Universidade

Leia mais

PORTUGAL INTERCÂMBIO COMERCIAL COM O BRASIL E COMÉRCIO EXTERIOR INVEST EXPORT &

PORTUGAL INTERCÂMBIO COMERCIAL COM O BRASIL E COMÉRCIO EXTERIOR INVEST EXPORT & Ministério das Relações Exteriores - MRE Departamento de Promoção Comercial e Investimentos - DPR Divisão de Inteligência Comercial - DIC INTERCÂMBIO COMERCIAL COM O BRASIL E COMÉRCIO EXTERIOR PORTUGAL

Leia mais

Potências marítimas: Novas (burguesia) Antigas (nobreza) Portugal Espanha Holanda Inglaterra França

Potências marítimas: Novas (burguesia) Antigas (nobreza) Portugal Espanha Holanda Inglaterra França 1. O tempo do grande comércio oceânico Criação/crescimento de grandes companhias de comércio europeias: - Companhia das Índias Ocidentais (1600 Londres) - Companhia Inglesa das Índias Orientais (Londres

Leia mais

CAP. 11 CHINA O PAÍS COM A MAIOR POPULAÇÃO MUNDIAL

CAP. 11 CHINA O PAÍS COM A MAIOR POPULAÇÃO MUNDIAL CAP. 11 CHINA O PAÍS COM A MAIOR POPULAÇÃO MUNDIAL TERRITÓRIO CHINÊS Terceiro país mais extenso do mundo com 9.596.960 km2 Atrás apenas de Rússia e Canadá Formada por 5 grandes regiões geográficas: Sinkiang,

Leia mais