Metodologia de Pesquisa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Metodologia de Pesquisa"

Transcrição

1 Metodologia de Pesquisa

2

3 Material teórico A Organização da Vida de Estudo na Universidade Responsável pelo Conteúdo: Profa. Dra. Ana Barbara Ap. Pederiva

4

5 A Organização da Vida de Estudo na Universidade Em nossa primeira unidade da disciplina Metodologia da Pesquisa Científica, avaliaremos a importância do estudo no ensino superior e a importância da leitura para o bom aproveitamento dos estudos. Posteriormente, estudaremos a compreensão e interpretação de textos e também, alguns tipos de análise. Atenção Para um bom aproveitamento do curso, leia o material teórico atentamente antes de realizar as atividades. É importante também respeitar os prazos estabelecidos no cronograma.

6 Contextualização Em nossa primeira unidade da disciplina Metodologia da Pesquisa Científica, discutiremos a importância do estudo no ensino superior e a importância da leitura para o bom aproveitamento dos estudos. Posteriormente, estudaremos a compreensão e interpretação de textos e também, alguns tipos de análise. Nesse momento é importante que você reflita sobre a seguinte questão: O aluno universitário deve ser passivo ou ativo perante a construção do conhecimento?

7 Material Teórico 1 O Estudo na Universidade A disciplina Metodologia da Pesquisa Científica estuda o caminho que se percorre ao se exercer ciência, ou seja, nasce a serviço da pesquisa científica, consistindo no estudo das práticas do saber e das práticas do exercício do saber, importantes para o aperfeiçoamento dos conhecimentos humanos. A metodologia fornece o instrumental necessário para que se possa construir ciência e para que se possa pensar a respeito das práticas científicas, isto é, é o estudo do instrumental da pesquisa científica. (BITTAR, 2001) Quem acaba de ingressar na faculdade sabe como deve orientar seus estudos particulares? Sabe como participar ativa e produtivamente das aulas? Sabe ler com eficiência, tomar apontamentos, levantar esquemas, fazer resumos, desenvolver temas, redigir trabalhos? Julga-se satisfeito porque entendeu tudo ou quase tudo que o professor disse? Percebe que aprender é principalmente analisar, assimilar, reter e ser capaz de reproduzir com inteligência? (RUIZ, 1986, p.20) Entende-se que é de fundamental importância que o estudante perceba que a disciplina Metodologia da Pesquisa Científica pode ser uma aliada na compreensão e elaboração de trabalhos acadêmicos. O estudo da metodologia da pesquisa científica visa auxiliar e facilitar a vida de estudo na universidade, pois se sabe que o cotidiano de muitos estudantes universitários brasileiros é bastante penoso, pois eles precisam, muitas vezes, organizar sua rotina entre trabalho e estudo, além de outras tarefas e compromissos diários (família, amigos, lazer, entre outros). As dificuldades encontradas pelos estudantes quando chegam ao ensino superior são decorrentes, muitas vezes, dos vícios e debilidades que trazem do ensino anterior, tais como: falta de hábito de leitura, redação precária, dificuldade para o raciocínio lógico, dispersão, indisciplina, entre outros. Muitos alunos, por conta dos vícios que carregam, acreditam que estudar é receber o conteúdo programático esgotado pelo professor, sem possibilidade de interferência, isto é, pensam que estudar é decorar o que foi transmitido durante as aulas. Mas, na universidade o ambiente encontrado pelo aluno é bem diferente, significando uma mudança de postura perante o mundo e, consequentemente, uma alteração na vida de

8 estudo. O aluno deve deixar de lado uma postura passiva, para assumir uma postura ativa / reflexiva perante o conhecimento. O ensino na universidade caracteriza-se como um processo de busca e de construção científica e crítica de conhecimentos. (PIMENTA; ANASTASIOU, 2002, p.103) Portanto, na universidade o aluno necessita participar do processo de construção do conhecimento através da pesquisa, do diálogo e da reflexão, com muita responsabilidade e dedicação. O início desse processo é difícil, pois envolve mudança de hábitos antigos, mas com persistência e seriedade, a maioria dos estudantes consegue vencer os novos desafios. RESPONSABILIDADE + DEDICAÇÃO + DISCIPLINA = SUCESSO NOS ESTUDOS O estudante na universidade precisa compreender que o resultado dos seus estudos depende principalmente dele, pois será exigido nesse processo maior autonomia, maior independência. O aprofundamento da vida científica passa a exigir do estudante uma postura de auto-atividade didática que será, sem dúvida, crítica e rigorosa. (SEVERINO, 2002, p.24) O aprendizado no processo de pesquisa se desenvolve à medida que o acadêmico vai se exercitando, analisando e avaliando as suas conquistas em cada estudo. Com essa proposta de realização como sujeito de sua própria história, o aluno estará motivado a iniciar sua formação científica, buscando meios adequados para aprender os conhecimentos já existentes, bem como para produzi-los e comunica-los a todos, provocando a reflexão, o debate e o seu envolvimento no progresso da cultura e da ciência. (BARROS; LEHFELD, 2000, p.13) O ensino na universidade portanto, objetiva o domínio da pesquisa, da ciência, da profissionalização, do aprimoramento pessoal e intelectual.

9 2 O Estudo e a Leitura Como vimos anteriormente, estudar significa sair da passividade, da reprodução de conteúdos e tornar-se um sujeito ativo no processo de construção do conhecimento. O estudante deve torna-se reflexivo e crítico perante o mundo. Mas, para que isso ocorra, é fundamental que um novo hábito seja adquirido, o da leitura. A leitura deve ser compreendida como um diálogo entre o leitor e o autor do texto. Nesse processo, o estudante absorve os conhecimentos transmitidos pelo autor do texto, reflete sobre esses conhecimentos e avalia de forma crítica. As obras mesmo as maiores, ou, sobretudo, as maiores não têm sentido estático, universal, fixo. Elas estão investidas de significações plurais e móveis, que se constroem no encontro de uma proposição com uma recepção. Os sentidos atribuídos às suas formas e aos seus motivos dependem das competências ou das expectativas dos diferentes públicos que delas se apropriam. (CHARTIER, 1994, p. 9) Mas, para que esse diálogo reflexivo aconteça, para que o estudante realize uma boa leitura, é importante também, que o local seja apropriado para o estudo, ou seja, que possua boa iluminação, que seja arejado e silencioso. Para uma leitura adequada é fundamental concentração e atenção! Para que a leitura transforme-se num hábito, é necessário que o estudante consiga organizar seu tempo com muita disciplina. Nessa organização, é importante reservar todo dia alguns minutos para o estudo, podendo ampliar a quantidade de tempo nos finais de semana. O primeiro passo para quem quer estudar consiste em reorganizar a vida de maneira a abrir espaços para o estudo e planejar o melhor aproveitamento

10 possível de seu tempo. (...) Ninguém desconhece o sacrifício de quase totalidade de nossos acadêmicos, que vão para suas escolas após uma jornada de oito horas ou mais de trabalho profissional. Se isso é sumamente louvável, não o exime, por outro lado, do compromisso de estudar e, portanto, de descobrir tempo para estudar. (RUIZ, 1986, p.22) O tempo reservado para o estudo pode ser aproveitado de várias maneiras pelo estudante: Revisão das matérias; Leitura de textos básicos e complementares indicados pelos professores; Anotação das dúvidas relacionadas as aulas e aos textos indicados pelos professores; Pesquisa em bibliotecas, arquivos particulares e públicos, internet, entre outros; Realização de trabalhos individuais e em grupo. A pesquisa na internet é muito útil quando realizada em sites acadêmicos / científicos, elaborados por universidades e institutos de pesquisa. Para realizar um bom curso superior, o aluno deve preparar e rever as aulas, além de realizar a leitura dos textos indicados pelos professores. Um cronograma de estudo possibilita ao aluno maior proveito das aulas, sejam elas expositivas, debates, seminários, trabalhos individuais ou em grupos. (SEVERINO, 2002)

11 É muito importante durante o estudo ter a mão dicionários, enciclopédias especializadas e anotações realizadas durante as aulas. Esses materiais auxiliarão na assimilação e compreensão dos conteúdos. A organização de um cronograma de estudo depende, principalmente, da disciplina, pois uma vez criado, deve ser seguido à risca. Assim, podemos destacar algumas etapas de elaboração de um cronograma de estudo: 1. Anotar todas as atividades realizadas diariamente e quanto tempo é gasto com todas elas. Exemplo: horário de acordar; tempo no banho; tempo na condução; tempo de almoço etc.; 2. Identificar o tempo desperdiçado durante o dia. Exemplo: 40 minutos no banho; 3. Reorganizar o tempo utilizado nas atividades cotidianas, deixando alguns minutos diários para o estudo. Com o cronograma criado, o estudante perceberá que é possível encontrar tempo para o estudo. Alguns minutos diários (20, 30, 40 minutos) podem parecer poucos, mas na medida em que os conteúdos são revisados, os textos lidos e as dúvidas anotadas, o aluno não estará acumulando tarefas para cumprir, dias antes das avaliações. Ou seja, ele não deixará para estudar na véspera e terá tempo suficiente para compreensão do conteúdo e para sanar todas as dúvidas que possam surgir. 3 Leitura: Compreensão e Interpretação de Textos A leitura na medida em que amplia e aperfeiçoa os conhecimentos, enriquece o vocabulário, aponta novos horizontes, disciplina a mente e, consequentemente, auxilia na vida de estudos na universidade. Mas, é muito importante que o estudante saiba selecionar o que ler e saiba ler! Para uma boa seleção de leitura, o estudante deve examinar sumariamente o livro cujo título o interessou. O segundo passo é investigar o autor da obra (formação, currículo etc.).

12 Posteriormente, é importante que o estudante leia o resumo do livro ( orelha ) e fique atento para a editora, a data de publicação, a edição. Esses elementos ajudam a selecionar o que ler. Nesse momento, é sempre interessante solicitar o auxílio de professores da área estudada. (RUIZ, 2002) Durante a leitura, o estudante deve prestar atenção e sublinhar / destacar as idéias mestras (idéias principais) e palavras-chave dos textos. Cada texto, cada seção, cada capítulo e, mesmo, cada parágrafo têm uma idéia principal, uma palavra-chave, um conceito fundamental. (RUIZ, 2002, p.37) Um texto corretamente sublinhado permite sua releitura com brevidade, economizando tempo sem prejuízo de conteúdo. Embora não haja normas fixas para a execução da sublinha, é importante que se crie um código pessoal, que deve ser mantido. Convém salientar que o hábito de sublinhar se adquire pela repetição, tornando-a mecânica, como o que acontece com a escrita. (BASTOS; KELLER, 2000, p. 44) Para a localização das idéias mestras (principais), o estudante deve compreender que é indicado mais que uma única leitura do texto. Muitas vezes, durante as leituras rápidas e únicas, por desconhecimento do conteúdo, tudo pode parecer fundamental / principal no texto. Muitas vezes, as idéias mestras (principais) aparecem nos textos acadêmicos, próximas a exemplos e outros recursos (gráficos, tabelas, citações de outros autores) que têm por objetivo, argumentar e demonstrar a validade da idéia ou tese do autor. A SÍNTESE DAS IDÉIAS MESTRAS (PRINCIPAIS) PERMITE AO ESTUDANTE TIRAR O MÁXIMO DE PROVEITO DA LEITURA. É importante para uma boa leitura, que o estudante, depois de localizar as idéias mestras (principais) reformule-as (reescreva-as), pois assim ele perceberá se compreendeu o conteúdo do texto. O bom leitor é o que produz bons resumos, consegue refletir sobre o conteúdo estudado e transmiti-lo.

13 Muita gente lê mal porque não tem bom vocabulário e não tem bom vocabulário porque lê mal (...) O domínio cada vez mais amplo do vocabulário enriquece nossa possibilidade de compreensão e concorre para aumentar a velocidade da leitura. (RUIZ, 2002,p. 41) Para que o estudante leia bem, ele necessita de treino e dedicação, não pode desistir da leitura de um texto na primeira dificuldade de vocabulário. Os textos acadêmicos, na maioria das vezes, utilizam conceitos e idéias pouco ou nada familiares para os alunos iniciantes, mas é nesses momentos que o estudante deve recorrer a materiais de apoio (dicionários, enciclopédias, entre outros) para atingir uma maior compreensão do texto. É lendo e escrevendo, falando e refletindo que se aprende a escrever, ler, falar e refletir. Na vida acadêmica essa prática é fundamental para formar a consciência crítica. (BARBOSA, 2006, p. 20) Para uma leitura eficiente na universidade, que facilite a vida de estudos, o estudante necessita também, ampliar seu repertório cultural. Algumas atividades que realizamos nos momentos de lazer, podem trazer benefícios. Por exemplo, após assistir a um filme ou uma peça de teatro, é importante discutir o conteúdo, a atuação dos atores, os personagens, para exercitar a capacidade crítica. (BARBOSA, 2006, p. 20) Ampliar o repertório cultural significa permitir-se novas aventuras, tais como: Participar de cursos diversos; Visitar museus; Participar de congressos, seminários e colóquios; Conversar com profissionais de áreas diferentes de sua formação ou atuação profissional; Assistir peças de teatro e concertos; Realizar a leitura de revistas e jornais científicos / acadêmicos. 4 Tipos de Análise de Textos: Textual, Temática e Interpretativa Existem diferentes formas de realizar a leitura e análise de um texto acadêmico. Podemos apontar, de forma sucinta, três tipos principais de análise:

14 Análise textual Análise temática e Análise interpretativa A análise textual é a primeira abordagem do texto visando a preparação da leitura.objetiva conhecer de forma global o texto, isto é, identificar os principais conceitos, o estilo, o vocabulário, o autor, o raciocínio do autor, a época, entre outras informações relevantes. A análise temática é a segunda abordagem, busca a apreensão do conteúdo ou tema, da mensagem global do texto. Localiza os assuntos principais e secundários do texto, os tipos de argumentos, os problemas, a tese do autor. A análise interpretativa é a terceira abordagem de um texto. Analisa de forma crítica as idéias do autor, o conteúdo do texto, num diálogo reflexivo constante entre leitor e autor. Pressupõe um bom repertório cultural. A leitura analítica desenvolve no estudante-leitor uma série de posturas lógicas que constituem a via mais adequada para sua própria formação, tanto na sua área específica de estudo quanto na sua formação filosófica em geral. (SEVERINO, 2002, p. 59) O estudante que exercita com paciência e seriedade a leitura analítica de textos acadêmicos compreende o significado global do texto, treina a compreensão e interpretação crítica, desenvolve o raciocínio lógico e adquire instrumentos para a elaboração de trabalhos acadêmicos, tais como: seminários, resumos, resenhas, relatórios, entre outros. Após a leitura analítica de um texto, o estudante torna-se capaz de sintetizar as principais idéias do autor e reelaborar a mensagem com base na sua reflexão. Esse processo é fundamental para o sucesso nos estudos no ensino superior.

15 Material Complementar Para uma maior fixação do conteúdo da Unidade 1 A Organização da vida de Estudo na Universidade, leia o seguinte texto: BRITTO, Luiz Percival Leme (et. al.). Conhecimento e Formação nas IES Periféricas perfil do aluno novo da Educação Superior. Disponível em: Link:

16 Referências ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo: Atlas, BARBOSA, Derly. Metodologia de estudos e elaboração de monografia. São Paulo: Expressão & Arte, BARROS, Aidil Jesus da Silveira.; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica: um guia para a iniciação científica. São Paulo: Pearson Makron Books, BASTOS, Cleverson; KELLER, Vicente. Aprendendo a aprender: introdução à metodologia científica. Petrópolis: Vozes, BITTAR, Eduardo C. B. Metodologia da pesquisa jurídica: teoria e prática da monografia para os cursos de direito. São Paulo: Saraiva, CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília: Editora Universidade de Brasília, PIMENTA, Selma Garrido.; ANASTASIOU, Lea das Graças Camargos. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, RUIZ, João Álvaro. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Atlas, SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo, Cortez, 2002.

17 Anotações

18

19

20

METODOLOGIA DA PESQUISA. Unidade I - A Organização da Vida de Estudo na Universidade

METODOLOGIA DA PESQUISA. Unidade I - A Organização da Vida de Estudo na Universidade METODOLOGIA DA PESQUISA Unidade I - A Organização da Vida de Estudo na Universidade 0 UNIDADE 1: A ORGANIZAÇÃO DA VIDA DE ESTUDO NA UNIVERSIDADE Conteúdo Programático O estudo na universidade; O estudo

Leia mais

O que é Metodologia da Pesquisa Científica?

O que é Metodologia da Pesquisa Científica? Muitas vezes nos perguntamos, para que serve a disciplina Metodologia da Pesquisa Científica? Serve para elaborar trabalhos universitários? Por que tenho que estudar as normas se é tão desgastante? Para

Leia mais

SUGESTÕES PARA REVISÃO DOS HÁBITOS DE ESTUDO

SUGESTÕES PARA REVISÃO DOS HÁBITOS DE ESTUDO SUGESTÕES PARA REVISÃO DOS HÁBITOS DE ESTUDO 1. O que é estudo Estudo é trabalho intelectual sistemático que visa primeiramente à construção de conhecimentos. Apropriar-se de uma informação tornando-a

Leia mais

AULA 01 Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos

AULA 01 Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos 1 AULA 01 Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos Ernesto F. L. Amaral 08 de março de 2012 Metodologia (DCP 033) Fonte: Severino, Antônio Joaquim. 2007. Metodologia do trabalho científico.

Leia mais

AULA 06 Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos

AULA 06 Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos 1 AULA 06 Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos Ernesto F. L. Amaral 19 de março de 2010 Metodologia (DCP 033) Fonte: Severino, Antônio Joaquim. 2007. Metodologia do trabalho científico.

Leia mais

Instrumentos de trabalho e disciplina dos estudos

Instrumentos de trabalho e disciplina dos estudos Instrumentos de trabalho e disciplina dos estudos Na universidade, uma mudança radical na postura de estudo se faz necessária frente à conclusão das novas tarefas que se apresentam, uma vez que o resultado

Leia mais

Como elaborar Fichamento de Textos PROFESSOR: RAFAEL DOS REIS FARIAS LÍNGUA PORTUGUESA-TEXTO SEGUNDAS SÉRIES

Como elaborar Fichamento de Textos PROFESSOR: RAFAEL DOS REIS FARIAS LÍNGUA PORTUGUESA-TEXTO SEGUNDAS SÉRIES Como elaborar Fichamento de Textos PROFESSOR: RAFAEL DOS REIS FARIAS LÍNGUA PORTUGUESA-TEXTO SEGUNDAS SÉRIES Fichamento de textos Fichamento é uma maneira excelente registrar o que se lê. Após um bom fichamento

Leia mais

Metodologia Científica. Professora: Alessandra Martins Coelho

Metodologia Científica. Professora: Alessandra Martins Coelho Metodologia Científica Professora: Alessandra Martins Coelho 14/09/2012 Apresentação do Curso Ementa O Sistema acadêmico brasileiro. O conhecimento científico e outros tipos de conhecimento. Modalidades

Leia mais

METODOLOGIA DA PESQUISA UNIDADE DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO

METODOLOGIA DA PESQUISA UNIDADE DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO METODOLOGIA DA PESQUISA UNIDADE DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO Organizamos esta unidade para orientá-lo na revisão dos conteúdos trabalhados ao longo da disciplina. Siga as orientações desta apresentação, reveja

Leia mais

Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científica

Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científica CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Reconhecimento Renovado pela Portaria MEC nº 264 de 14.07.11, DOU de 19.07.11. Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científica Código: CTB-190 Pré-requisito: ----------

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Página 1 de 5

PLANO DE ENSINO. Página 1 de 5 PLANO DE ENSINO Carga Horária Teórica: 36 Carga Horária Total: 36 Créditos: 02 Profa.: Maristela de Souza Borba Severino Contato: maristela.severino@udesc.br Ementa Contexto universitário; Diretrizes para

Leia mais

Metodologia de Pesquisa

Metodologia de Pesquisa Metodologia de Pesquisa Material teórico Apresentação de Trabalhos Acadêmicos Responsável pelo Conteúdo: Profª. Ms Rosemary Toffoli Revisão Textual: Profª. Silvia Albert Apresentação de Trabalhos Acadêmicos

Leia mais

DICAS DE ESTUDO Orientações para ler, escrever e aprender cada vez melhor

DICAS DE ESTUDO Orientações para ler, escrever e aprender cada vez melhor DICAS DE ESTUDO Orientações para ler, escrever e aprender cada vez melhor A seguir são propostos alguns procedimentos que, caso sejam exercitados cotidianamente, podem ser muito eficientes para o desenvolvimento

Leia mais

Prof. Dr. Marcelo Alves Barros Profa. Nelma R. S. Bossolan Instituto de Física de São Carlos - USP

Prof. Dr. Marcelo Alves Barros Profa. Nelma R. S. Bossolan Instituto de Física de São Carlos - USP Prof. Dr. Marcelo Alves Barros (mbarros@ifsc.usp.br) Profa. Nelma R. S. Bossolan (nelma@ifsc.usp.br) Instituto de Física de São Carlos - USP DATA AULA TEMAS CENTRAIS 25/02/13 0 04/03/13 1 11/03/13 2 18/03/13

Leia mais

Metodologia Científica. Aula 2

Metodologia Científica. Aula 2 Metodologia Científica Aula 2 Proposito da aula Conhecer a definição de Metodologia Científica; A importância da Metodologia Científica; Objetivos da Metodologia Científica enquanto disciplina; Divisão

Leia mais

13ª aula de Tópicos de Humanidade & Metodologia Científica 20 a 25/05/02. Diretrizes para a realização de um seminário

13ª aula de Tópicos de Humanidade & Metodologia Científica 20 a 25/05/02. Diretrizes para a realização de um seminário 55 13ª aula de Tópicos de Humanidade & Metodologia Científica 20 a 25/05/02 Diretrizes para a realização de um seminário O seminário é formado por um grupo de estudos, em que se discute um tema a partir

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia Científica. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia Científica. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia Científica Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º 1 - Ementa (sumário, resumo) Conceito e concepção de ciência e a construção do

Leia mais

Docência no Ensino Superior: aspectos didáticos e pedagógicos. Profa Glaucia Maria da Silva DQ/FFCLRP/USP

Docência no Ensino Superior: aspectos didáticos e pedagógicos. Profa Glaucia Maria da Silva DQ/FFCLRP/USP Docência no Ensino Superior: aspectos didáticos e pedagógicos Profa Glaucia Maria da Silva DQ/FFCLRP/USP Decidir, prever, selecionar, escolher, organizar, refazer, redimensionar, refletir sobre o processo

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º 1 - Ementa (sumário, resumo) Espaço destinado a acompanhar

Leia mais

TEÓRICA PRÀTICA TOTAL TURMA PERÍODO

TEÓRICA PRÀTICA TOTAL TURMA PERÍODO CURSO CESUMAR - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ PLANO DE ENSINO DISCIPLINA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA CARGA HORÁRIA - (h) CURRÍCULO SÉRIE / ANO 1.Série / 2012 TEÓRICA PRÀTICA TOTAL TURMA PERÍODO

Leia mais

leitura Leitura, Análise e Documentação de textos 29/04/2011 LEITURA LEITURA LEITURA Ler significa

leitura Leitura, Análise e Documentação de textos 29/04/2011 LEITURA LEITURA LEITURA Ler significa Leitura, Análise e Documentação de textos Prof.Dr. Daniel Bertoli Gonçalves leitura Ler significa conhecer, interpretar, decifrar, eleger, escolher Imprescindível em qualquer tipo de investigação científica

Leia mais

Metodologia Científica

Metodologia Científica Metodologia Científica Aula 2 - Prof. Bruno Moreno 25/05/11 A Técnica Pomodoro Quem utilizou? Quais resultados? Proposta de Atividades Duas atividades 1- Prova 2- Trabalho final ou Seminário Texto Científico/Filosófico

Leia mais

HÁBITOS DE ESTUDO 2014

HÁBITOS DE ESTUDO 2014 HÁBITOS DE ESTUDO 2014 ESTUDAR "Jamais considere seus estudos como uma obrigação, mas como uma oportunidade invejável para aprender a conhecer a influência libertadora da beleza do reino do espírito, para

Leia mais

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO. Disciplina: TC Projeto de Graduação I Turma C Profa. Denyse de Araújo

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO. Disciplina: TC Projeto de Graduação I Turma C Profa. Denyse de Araújo LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO Disciplina: TC0600 - Projeto de Graduação I Turma C Profa. Denyse de Araújo Sumário Porque fazer um Levantamento Bibliográfico? Como Ler melhor? Como Organizar o material lido?

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Biomedicina Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico Código: - Professores: Maria Gilvanira Gomes da Silva Eloy Lago Nascimento e-mail: mgilvanira.silva@fasete.edu.br

Leia mais

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Objetivo: Conhecer, desenvolver e aplicar as habilidades de leitura e criatividade. Nesta aula: Criatividade Abre a mente ao que eu te revelo / e retém bem o que eu te

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Projeto de Pesquisa Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Procedimentos teórico-metodológicos,

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Enfermagem Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico Código: - Professores: Maria Gilvanira Gomes da Silva Eloy Lago Nascimento E-mail: mgilvanira.silva@fasete.edu.br

Leia mais

Primeiramente, é preciso que você estabeleça suas metas. Para isso, vamos pensar em algumas perguntas básicas.

Primeiramente, é preciso que você estabeleça suas metas. Para isso, vamos pensar em algumas perguntas básicas. Sempre é hora de afinar sua maneira de estudar e sua percepção de si mesmo. Acompanhe o material criado pela orientadora profissional e psicóloga Daniela Fuschini Favaro e que é aplicado há mais de uma

Leia mais

Titulação: Doutor Semestre Letivo/Ano: 1/2018 Horário: 13:30h às 16:50h

Titulação: Doutor Semestre Letivo/Ano: 1/2018 Horário: 13:30h às 16:50h PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Centro: CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS Curso: Engenharia de Computação Departamento: Engenharia Mecânica e Produção Disciplina: Metodologia da Pesquisa Código:

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO AO DISCENTE NAD ANALISANDO O ATO DE ESTUDAR

NÚCLEO DE APOIO AO DISCENTE NAD ANALISANDO O ATO DE ESTUDAR NÚCLEO DE APOIO AO DISCENTE NAD ANALISANDO O ATO DE ESTUDAR A sociedade está cada vez mais exigente em relação à capacitação dos profissionais, cobrando o desenvolvimento de competências variadas, além

Leia mais

METODOLOGIA DE PESQUISA UNIDADE VI - TRABALHOS ACADÊMICOS E OS INSTRUMENTOS DE ESTUDO

METODOLOGIA DE PESQUISA UNIDADE VI - TRABALHOS ACADÊMICOS E OS INSTRUMENTOS DE ESTUDO METODOLOGIA DE PESQUISA UNIDADE VI - TRABALHOS ACADÊMICOS E OS INSTRUMENTOS DE ESTUDO 0 UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA UNIDADE INSTRUCIONAL VI Autoria: Prof. Msc. Mathias

Leia mais

TÉCNICAS DE LEITURA A TÉCNICA DE SUBLINHAR

TÉCNICAS DE LEITURA A TÉCNICA DE SUBLINHAR Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração TÉCNICAS DE LEITURA Existem diferentes formas de ler e estudar um texto. Aqui será dada ênfase às técnicas de sublinhar, de esquematizar, de resumir

Leia mais

3.1 Leitura e Interpretação de Textos Técnicos e Científicos

3.1 Leitura e Interpretação de Textos Técnicos e Científicos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CED DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CIN CEP: 88040-970 - FLORIANÓPOLIS - SANTA CATARINA Fone: (048) 3721-4075 Email: cin@contato.ufsc.br

Leia mais

ESTUDAR - PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS. META Disponibilizar recursos pedagógicos para a condução da vida acadêmica.

ESTUDAR - PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS. META Disponibilizar recursos pedagógicos para a condução da vida acadêmica. Aula ESTUDAR - PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS META Disponibilizar recursos pedagógicos para a condução da vida acadêmica. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: ser capaz de organizar sua vida acadêmica

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40h CH Prática: CH Total: 40h Créditos: 02 Pré-requisito(s): - Período: I Ano:

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40h CH Prática: CH Total: 40h Créditos: 02 Pré-requisito(s): - Período: I Ano: PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico Código: Professor: Jadson Correia de Oliveira e-mail: Jadson.oliveira@fasete.edu.br

Leia mais

A educação universitária A organização da vida de estudo A importância da leitura. Profa Dra Maria Paula Panúncio Pinto

A educação universitária A organização da vida de estudo A importância da leitura. Profa Dra Maria Paula Panúncio Pinto A educação universitária A organização da vida de estudo A importância da leitura Profa Dra Maria Paula Panúncio Pinto Caracterizando a Educação Universitária ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

OS TIPOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

OS TIPOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS OS TIPOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Peculiaridades e formas de conduzir seus estudos Thaisa Bueno Uma breve diferenciação antes de começarmos Divulgação científica Jornalismo científico Disseminação científica

Leia mais

RITA RAPOSO - PSICÓLOGA EDUCACIONAL

RITA RAPOSO - PSICÓLOGA EDUCACIONAL RITA RAPOSO - PSICÓLOGA EDUCACIONAL índice 1. Causas do insucesso 2. Boas práticas parentais 3. Criar uma rotina de estudo 4. Gestão do tempo de estudo 5. Regras na planificação do estudo 6. Regras para

Leia mais

QMC 1045 SEMINÁRIOS EM QUÍMICA. Visão geral do programa e diretrizes para apresentações do seminário

QMC 1045 SEMINÁRIOS EM QUÍMICA. Visão geral do programa e diretrizes para apresentações do seminário QMC 1045 SEMINÁRIOS EM QUÍMICA Visão geral do programa e diretrizes para apresentações do seminário Estrutura Programa Curso Perfil Grupo Agenda Programa preliminar do seminário Avaliação do seminário

Leia mais

3.2 Comunicação científica O ciclo da informação na pesquisa Os canais da comunicação científica: formais e informais

3.2 Comunicação científica O ciclo da informação na pesquisa Os canais da comunicação científica: formais e informais UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CED DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CIN CEP: 88040-970 - FLORIANÓPOLIS - SANTA CATARINA Fone: (048) 3721-4075 Email: cin@contato.ufsc.br

Leia mais

Apresentação. Ementa. Ementa. Ementa. Referências 14/03/2017

Apresentação. Ementa. Ementa. Ementa. Referências 14/03/2017 Professora: Janaide Nogueira E-mail: nogueirajanaide@gmail.com Materiais: https://janaide.wordpress.com Apresentação Técnica: Informática(IFCE) Secretária Escolar(FDR) Graduação: Bacharelado em Sistemas

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Elaboração de Trabalho de Iniciação Científica I Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo)

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE PLANO DE CURSO

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE PLANO DE CURSO PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Administração Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico Professor: Eloy Lago Nascimento e-mail: eloy.nascimento@fasete.edu.br Código:

Leia mais

ESCOLA + FAMÍLIA = SUCESSO

ESCOLA + FAMÍLIA = SUCESSO ESCOLA + FAMÍLIA = SUCESSO Tema Hábitos de estudos Diante da preocupação dos professores e gestores do Colégio Piaget com as questões ligadas ao ensinoaprendizagem e baseado no desempenho, no perfil e

Leia mais

CURSO DE INSPETOR DE SOLDAGEM NÍVEL 1 - CIS. Orientações para o Estudo Online

CURSO DE INSPETOR DE SOLDAGEM NÍVEL 1 - CIS. Orientações para o Estudo Online CURSO DE INSPETOR DE SOLDAGEM NÍVEL 1 - CIS Orientações para o Estudo Online Página 1 Orientações para o Estudo Online Sumário Página Sistemática para o estudo independente 03 Técnicas de leitura 07 Organização

Leia mais

POR QUE ENSINAR GRAMÁTICA

POR QUE ENSINAR GRAMÁTICA POR QUE ENSINAR GRAMÁTICA José Fernandes Vilela (UFMG) Quando se indaga por que ensinar teoria gramatical, está-se, na verdade, indagando para que ensiná-la. Ou seja, estão-se buscando, em linguagem pedagógica,

Leia mais

APRENDER E ENSINAR: O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO Leise Cristina Bianchini Claudiane Aparecida Erram Elaine Vieira Pinheiro

APRENDER E ENSINAR: O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO Leise Cristina Bianchini Claudiane Aparecida Erram Elaine Vieira Pinheiro APRENDER E ENSINAR: O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO Leise Cristina Bianchini Claudiane Aparecida Erram Elaine Vieira Pinheiro Resumo Neste texto, discute-se o estágio em docência desenvolvido em cursos

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO AO DISCENTE NAD. O Estudo e a Aprendizagem na Faculdade: uma questão de Desenvolvimento Humano

NÚCLEO DE APOIO AO DISCENTE NAD. O Estudo e a Aprendizagem na Faculdade: uma questão de Desenvolvimento Humano NÚCLEO DE APOIO AO DISCENTE NAD O Estudo e a Aprendizagem na Faculdade: uma questão de Desenvolvimento Humano Profa. Dra. Alba Cristhiane Santana 1 Na Faculdade a pessoa começa a participar de um novo

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Biomedicina Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico Código: DIV06/1 Professor: Gilvanira Gomes e Eloy Lago E-mail: CH Teórica: 80h

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada a Educação II. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada a Educação II. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada a Educação II Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) Procedimentos teórico-metodológicos

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Serviço Social 2ª Série Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social I A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de

Leia mais

PLANO DE CURSO. CH Teórica: 80h CH Prática: CH Total: 80h Créditos: 02 Pré-requisito(s): Período: I Ano:

PLANO DE CURSO.   CH Teórica: 80h CH Prática: CH Total: 80h Créditos: 02 Pré-requisito(s): Período: I Ano: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico Código: DIV06/1 Professor: Gilvanira Gomes e Eloy Lago e-mail: CH Teórica: 80h CH

Leia mais

O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA INFORMACIONAL DO PESQUISADOR

O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA INFORMACIONAL DO PESQUISADOR O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA INFORMACIONAL DO PESQUISADOR Bibliotecária Maria Carolina Gonçalves Instituto Federal de São Paulo Câmpus São João da Boa Vista Laboratório de Letramento Técnico-Científico

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA

PROGRAMA DA DISCIPLINA UPE Campus Petrolina PROGRAMA DA DSCPLNA Curso: Licenciatura Plena em História Disciplina: Metodologia Científica Carga Horária: 30 Teórica: 30 Prática: Semestre: 013.1 Professor: Moisés Almeida Obrigatória:

Leia mais

VOCÊ ESTÁ REALMENTE EVOLUINDO NO INGLÊS PARA NEGÓCIOS?

VOCÊ ESTÁ REALMENTE EVOLUINDO NO INGLÊS PARA NEGÓCIOS? VOCÊ ESTÁ REALMENTE EVOLUINDO NO INGLÊS PARA NEGÓCIOS? Você sente que está patinando em seu conhecimento de inglês? Essa sensação é bastante comum. Na verdade, no começo do curso sentimos que estamos tendo

Leia mais

Colégio Santa Catarina. Juiz de Fora - MG. - Estude, procurando compreender o assunto. Estudar não é decorar e sim compreender.

Colégio Santa Catarina. Juiz de Fora - MG. - Estude, procurando compreender o assunto. Estudar não é decorar e sim compreender. Colégio Santa Catarina Juiz de Fora - MG DICAS PARA ESTUDAR PORTUGUÊS - Estude, procurando compreender o assunto. Estudar não é decorar e sim compreender. - Faça pesquisa: Não anote nada em folhas soltas.

Leia mais

ORGANIZAÇÃO ANTES DE CHEGAR NA ESCOLA

ORGANIZAÇÃO ANTES DE CHEGAR NA ESCOLA ORGANIZAÇÃO ANTES DE CHEGAR NA ESCOLA EVITAR FALTAR ÀS AULAS Sua presença é fundamental para a aprendizagem DESPERTAR MAIS CEDO Aluno bem alimentado e disposto aprende muito mais SER PONTUAL O início das

Leia mais

COLÉGIO CORAÇÃO DE MARIA Educando para a Vida, a Solidariedade e a Paz LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano Profª Adriana Pacheco Pozzebon

COLÉGIO CORAÇÃO DE MARIA Educando para a Vida, a Solidariedade e a Paz LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano Profª Adriana Pacheco Pozzebon COLÉGIO CORAÇÃO DE MARIA Educando para a Vida, a Solidariedade e a Paz LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano Profª Adriana Pacheco Pozzebon Nome: Turma 81 Pais querem paz em casa; filhos querem os pais TEXTO: Ter filhos

Leia mais

30/11/2015 RESUMO. RESUMO: Roteiro para resumir. Profª Esp. Érica Cristiane dos Santos Campaner Metodologia da Pesquisa Científica

30/11/2015 RESUMO. RESUMO: Roteiro para resumir. Profª Esp. Érica Cristiane dos Santos Campaner Metodologia da Pesquisa Científica RESUMO O resumo é a apresentação concisa e frequentemente seletiva do texto, destacando-se os elementos de maior interesse e importância, isto é, as principais idéias do autor da obra. A finalidade do

Leia mais

Ano Letivo: 2014 / 2015 Ano de Escolaridade: 1º

Ano Letivo: 2014 / 2015 Ano de Escolaridade: 1º 1.º CEB Agrupamento de Escolas Ano Letivo: 2014 / 2015 Ano de Escolaridade: 1º Saber escutar para reproduzir pequenas mensagens e Compreensão do oral Leitura Escrita para cumprir ordens e pedidos Prestar

Leia mais

Seminário acadêmico. Introdução. O que é um seminário

Seminário acadêmico. Introdução. O que é um seminário Seminário acadêmico Introdução É muito comum ouvirmos falar em seminário como um trabalho escolar, que ocorre tanto no Ensino Básico como no Ensino Superior. Mas, você saberia definir seminário? Nessa

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Serviço Social 4ª Série Fundamentos das Políticas Sociais A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº de 04/07/01 DOU de 09/07/01 PLANO DE CURSO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº de 04/07/01 DOU de 09/07/01 PLANO DE CURSO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científic Código: ADM 290 Pré-requisito: Período Letivo: 2013.1 Professor:

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina OFICINA DE PESQUISA Período 4º Período. Eixo de Formação Básica Eixo de Formação Fundamental

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina OFICINA DE PESQUISA Período 4º Período. Eixo de Formação Básica Eixo de Formação Fundamental Página 1 de 5 Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina OFICINA DE PESQUISA Período 4º Período Eixo de Formação Básica Eixo de Formação Fundamental Docente: Profª. Ma. Ana Carolina de Faria

Leia mais

Metodologia Científica

Metodologia Científica Metodologia Científica Textos Científicos Responsável pelo Conteúdo: Profa. Dra. Ana Bárbara Pederiva Scheer Revisão Textual: Profa. Esp.Márcia Ota. Unidade Textos Científicos Nesta unidade, trabalharemos

Leia mais

GÊNERO: SEMINÁRIO 5º ANO / TRABALHAR. 1. Apresentação de uma situação de interação

GÊNERO: SEMINÁRIO 5º ANO / TRABALHAR. 1. Apresentação de uma situação de interação GÊNERO: SEMINÁRIO 5º ANO / TRABALHAR GIASSON, Rosangela Maria NATH-BRAGA, Margarete Aparecida ZUCCO, Adriana 1. Apresentação de uma situação de interação Conversar com os alunos sobre a importância de

Leia mais

Metodologia do Trabalho Científico. Profa. Ms. Daniela Cartoni

Metodologia do Trabalho Científico. Profa. Ms. Daniela Cartoni Metodologia do Trabalho Científico Profa. Ms. Daniela Cartoni Aula 3 As etapas da pesquisa Fontes de pesquisa Técnicas de leitura Interpretação de dados Técnicas de documentação Redação científica Planejamento

Leia mais

Capacidade de Compreensão:

Capacidade de Compreensão: O que é Leitura? Decodificação de Símbolos: Já vi várias respostas a esta pergunta, mas a que mais me convenceu foi a que leitura é a interpretação ou decodificação de símbolos gráficos, ou seja, a forma

Leia mais

A DISCIPLINA DE DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL

A DISCIPLINA DE DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL A DISCIPLINA DE DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL Kelen dos Santos Junges - UNESPAR/Campus de União da Vitória Mariane de Freitas - UNESPAR/Campus de União da Vitória

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 h Semestre do Curso: 3º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 h Semestre do Curso: 3º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada a Educação I Carga Horária Semestral: 40 h Semestre do Curso: 3º 1 - Ementa (sumário, resumo) A natureza

Leia mais

1 Apresentação e público alvo Duração e carga horária Temas dos cursos Metodologia de Ensino Materiais para estudo...

1 Apresentação e público alvo Duração e carga horária Temas dos cursos Metodologia de Ensino Materiais para estudo... Orientações gerais Este documento apresenta informações importantes sobre o Programa de Educação Permanente Online. Leia atentamente antes de iniciar sua participação nos cursos. Sumário 1 Apresentação

Leia mais

MANUAL DE ESTUDO NO AMBIENTE VIRTUAL A DISTÂNCIA CURSOS DE GRADUAÇÃO

MANUAL DE ESTUDO NO AMBIENTE VIRTUAL A DISTÂNCIA CURSOS DE GRADUAÇÃO MANUAL DE ESTUDO NO AMBIENTE VIRTUAL A DISTÂNCIA CURSOS DE GRADUAÇÃO FEVEREIRO, 2019 1. ORIENTAÇÕES GERAIS, DOCUMENTOS DAS DISCIPLINAS E BIBLIOTECA VIRTUAL Caro (a) aluno(a) Aprender requer organização

Leia mais

PLANO DE ENSINO CURSO: FILOSOFIA. INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular METODOLOGIA CIENTÍFICA (FL155) Carga Horária Teórica Prática

PLANO DE ENSINO CURSO: FILOSOFIA. INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular METODOLOGIA CIENTÍFICA (FL155) Carga Horária Teórica Prática Turno: Noturno Currículo 2003 Período 1º Tipo OBR CURSO: FILOSOFIA INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular METODOLOGIA CIENTÍFICA (FL155) Carga Horária Teórica Prática Total 72h 00 72h Habilitação / Modalidade

Leia mais

Concepções de ensino-aprendizagem de docentes de Física Quântica do ensino superior

Concepções de ensino-aprendizagem de docentes de Física Quântica do ensino superior Concepções de ensino-aprendizagem de docentes de Física Quântica do ensino superior Natália Pimenta 1 e Maria Inês Ribas Rodrigues 2 Universidade Federal do ABC 1 natalia.pimenta@aluno.ufabc.edu.br, 2

Leia mais

aprendizagem significativa

aprendizagem significativa aprendizagem significativa Criando percepções e sentidos Construindo sentidos Como a aprendizagem significativa pode contribuir para o processo de ensino e assimilação de novos conceitos H á alguns anos,

Leia mais

APOIO AO ESTUDO 1º CICLO LINHAS ORIENTADORAS 2015/ INTRODUÇÃO

APOIO AO ESTUDO 1º CICLO LINHAS ORIENTADORAS 2015/ INTRODUÇÃO APOIO AO ESTUDO DEPARTAMENTO CURRICULAR DO 1.º CICLO LINHAS ORIENTADORAS 2015/20164 1º CICLO 1. INTRODUÇÃO O despacho normativo nº7/2013 tem como objetivo conceder maior flexibilidade na constituição das

Leia mais

uma vez... não era não era uma vez... contos clássicos recontados REcontados clássicos contos projeto pedagógico

uma vez... não era não era uma vez... contos clássicos recontados REcontados clássicos contos projeto pedagógico projeto pedagógico não era uma vez... contos clássicos recontados não era uma vez... Adela Basch Angelo Machado Beatriz García Huidobro Carolina Alonso Julio Calvo Drago Miguel Ángel Tenorio David Hernández

Leia mais

PLANO DE ENSINO SEMESTRE

PLANO DE ENSINO SEMESTRE 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - CED DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CIN CAMPUS UNIVERSITÁRIO TRINDADE CAIXA POSTAL 476 CEP 88.010-970 FLORIANÓPOLIS

Leia mais

Metodologia de Pesquisa

Metodologia de Pesquisa Metodologia de Pesquisa Unidade: Apresentação de Trabalhos Acadêmicos Responsável pelo Conteúdo: Profª. Ms Rosemary Toffoli Revisão Textual: Profª. Silvia Albert M A T E R I A L T E Ó R I C O zzzzzzzzzzzzzzz

Leia mais

CARREIRA DE SUCESSO: Por que o inglês para negócios é tão importante?

CARREIRA DE SUCESSO: Por que o inglês para negócios é tão importante? CARREIRA DE SUCESSO: Por que o inglês para negócios é tão importante? O mercado de trabalho está bastante exigente e afunilado: aqueles que querem destacar-se em suas profissões para alcançar melhores

Leia mais

O LUGAR E O OBJETIVO DO FICHAMETO NA ESFERA ACADÊMICA DÉBORA AZEVEDO MALENTACHI

O LUGAR E O OBJETIVO DO FICHAMETO NA ESFERA ACADÊMICA DÉBORA AZEVEDO MALENTACHI O LUGAR E O OBJETIVO DO FICHAMETO NA ESFERA ACADÊMICA DÉBORA AZEVEDO MALENTACHI METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA MODALIDADE EAD CURSOS DE GRADUAÇÃO Pró-Reitoria de Ensino ORGANIZADORAS: Aparecida Cristina

Leia mais

Metodologia Científica. Aula 1 - Prof. Bruno Moreno

Metodologia Científica. Aula 1 - Prof. Bruno Moreno Metodologia Científica Aula 1 - Prof. Bruno Moreno Apresentação Prazer, Bruno Neiva Moreno Áreas de interesse: Trajetórias de Objetos Móveis (espaço-temporal) Banco de Dados (para objetos móveis e geográficos)

Leia mais

Elaboração de Monografia. Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais

Elaboração de Monografia. Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais Os trabalhos de conclusão de curso de graduação e pós-graduação (especialização) conhecidos como (TCC) constituem uma etapa fundamental para a formação do estudante. O aluno apresenta um trabalho abordando

Leia mais

Organização do trabalho acadêmico

Organização do trabalho acadêmico Organização do trabalho acadêmico Introdução Nesta aula entenderemos como deve ser organizado o trabalho acadêmico, que, por ser um material científico com estrutura, formatação e normas próprias para

Leia mais

PLANO DE ENSINO SEMESTRE

PLANO DE ENSINO SEMESTRE 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - CED DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CIN CAMPUS UNIVERSITÁRIO TRINDADE CAIXA POSTAL 476 CEP 88.010-970 FLORIANÓPOLIS

Leia mais

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Objetivo: Preparar seminários. Nesta aula: Seminário e esquema SEMINÁRIO O seminário é uma técnica de estudo que inclui pesquisa, discussão e debate. Em geral, é empregado

Leia mais

Aula UMA ABORDAGEM CRÍTICA DA METODOLOGIA CIENTÍFICA. META Fazer uma revisão crítica do conteúdo do curso.

Aula UMA ABORDAGEM CRÍTICA DA METODOLOGIA CIENTÍFICA. META Fazer uma revisão crítica do conteúdo do curso. Aula UMA ABORDAGEM CRÍTICA DA METODOLOGIA CIENTÍFICA META Fazer uma revisão crítica do conteúdo do curso. OBJETIVO Ao final desta aula, o aluno deverá: fazer uma análise crítica do conteúdo do curso. Introdução

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 1º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 1º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 1º 1 - Ementa (sumário, resumo) A comunicação humana. Técnicas de leitura e interpretação

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE PLANO DE CURSO FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Letras com Habilitação em Português e Inglês Disciplina: Práticas Interdisciplinares IV Professor: Joranaide

Leia mais

Olá! Queremos apresentar-te um novo projeto! Aqui vais ficar a conhecer alguns truques para melhorares o teu estudo autónomo!

Olá! Queremos apresentar-te um novo projeto! Aqui vais ficar a conhecer alguns truques para melhorares o teu estudo autónomo! Olá! Queremos apresentar-te um novo projeto! Aqui vais ficar a conhecer alguns truques para melhorares o teu estudo autónomo! O objetivo é dar-te a conhecer as ferramentas necessárias para que possas tirares

Leia mais

AP: nota das atividades parciais; SUP: nota das atividades de acompanhamento do desenvolvimento do projeto; TCC: término e defesa do TCC.

AP: nota das atividades parciais; SUP: nota das atividades de acompanhamento do desenvolvimento do projeto; TCC: término e defesa do TCC. ! INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETRÔNICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS ELETRÔNICOS Plano de Ensino Disciplina: PTC-20307 Projeto

Leia mais

SUMÁRIO TIPOS DE LEITURA

SUMÁRIO TIPOS DE LEITURA 1 SUMÁRIO 1 TIPOS DE LEITURA... 3 1.1 Leitura Prévia/Seletiva... 3 1.2 Leitura Analítica... 3 1.3 Leitura Sintópica... 3 1.4 Técnicas de Leitura - Fichamento... 4 1.5 Resenha... 5 1.6 Pesquisa na Internet...

Leia mais

Material Didático Estratégias de Ensinagem. Método do Caso e Workshop

Material Didático Estratégias de Ensinagem. Método do Caso e Workshop Material Didático Estratégias de Ensinagem Método do Caso e Workshop 2015 1 Sumário Método do Caso... 3 Definição de Workshop... 6 Referências... 7 2 Método do Caso Os casos de ensino (Teaching Cases)

Leia mais

CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA

CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA Isabel Lima da Silva Oliveira ¹ Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal da Paraíba. UFPB Campus IV, limaisabel16@gmail.com

Leia mais