MANUAL DO ALUNO FORMAÇÃO PEDAGÓGICA (PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇAO DE DOCENTES- PRODOCENTE/ R-2)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DO ALUNO FORMAÇÃO PEDAGÓGICA (PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇAO DE DOCENTES- PRODOCENTE/ R-2)"

Transcrição

1 MANUAL DO ALUNO FORMAÇÃO PEDAGÓGICA (PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇAO DE DOCENTES- PRODOCENTE/ R-2) Rua Georgina Erisman, Centro - CEP: Feira de Santana-BA Tel.: (75) e

2 Prezado (a) aluno (a), Parabéns por ter escolhido a IESCFAC para realizar o seu curso de Prodocente- Programa Especial de Formação de Docentes. Inovar e buscar excelência acadêmica têm sido propósitos constantes nas ações desenvolvidas por nossa instituição, por isso agradecemos pela preferência e confiança em nossos serviços educacionais. Informamos que você acaba de dar o primeiro passo em direção ao seu crescimento pessoal e profissional, escolhendo fazer um curso conosco. O PRODOCENTE possui total legalidade com base na RESOLUÇÃO Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015 do Conselho Nacional de Educação CNE, do Ministério da Educação e destina-se a suprir a falta de professores, habilitados, nas escolas. O objetivo do programa é habilitar portadores de diplomas de cursos de bacharelado e tecnólogo (licenciados estão excluídos), para trabalharem como professores, em disciplinas do currículo, que integram os quatro últimos anos do Ensino Fundamental, o Ensino Médio e a Educação Profissional em nível médio. Este manual oferece as orientações necessárias para um bom desempenho das atividades acadêmicas, trazendo informações que servirão para facilitar o seu cotidiano acadêmico nesta Instituição. Assim sendo, é importante que o aluno tenha muita atenção ao lê-lo, transformando-o em um instrumento para a sua trajetória acadêmica e para a sua interação. José Alcanjo Valério Diretor Geral

3 APRESENTAÇÃO O PRODOCENTE consiste em uma complementação pedagógica que e objetiva suprir a falta de professores, habilitados, nas escolas, que aperfeiçoa aspectos do profissional focado em uma área específica. Os cursos de Complementação pedagógica Oferecidos pela FAC - Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias são reconhecidos conforme Portaria Ministerial junto ao MEC 2403 DOU nº. 164 de 23/08/2002 e tem validade em todo território nacional, organizados na modalidade semipresencial. Este Manual traz orientações especiais, sendo que foi pensado, escrito e organizado de modo a oferecer um guia de consulta rápida e facilitada para que as dúvidas possam ser sanadas com clareza e eficácia. Com isso, auxilia-se o aluno a encontrar as diretrizes administrativas e acadêmico-pedagógicas que regem a instituição. Ao realizar o curso, o aluno deve criar hábitos que o acompanharão por toda a sua vida como o gosto pela leitura; a investigação científica, um espírito crítico, reflexivo, indagador; o diálogo com o mundo; a autodisciplina; uma postura de humildade diante do saber; a ousadia/coragem de expor o próprio pensar. (Auro de Jesus RODRIGUES et al., 2010).

4 DIREITOS E DEVERES DOALUNO Frequentar as aulas presenciais; Utilizar os serviços técnico-administrativos oferecidos pelo Instituto; Acessar o material didático no site e realizar as atividades programadas pelo Instituto, bem como acompanhar sua vida acadêmica no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Observar as normas disciplinares; Cumprir com os prazos estabelecidos pelo Instituto e realizar suas atividades acadêmicas de acordo com o cronograma do curso; Buscar autonomia no desenvolvimento do curso; Cumprir com suas obrigações financeiras; Solicitar todo e qualquer documento mediante requerimento e com o devido pagamento da taxa referente à solicitação efetuada, sendo estabelecido um prazo de entrega. DICA IMPORTANTE: para a realização das disciplinas à distância deve-se construir uma aprendizagem de maneira autônoma, administrando o tempo, o ritmo e o horário de leituras, através de diferentes estratégias buscando caminhos para a aprendizagem, trazendo agilidade e flexibilidade ao estudo. (Auro de Jesus RODRIGUES et al., 2010).

5 FUNCIONAMENTO DO CURSO PRODOCENTE O PRODOCENTE tem uma carga horária de 1340 H, com duração mínima de 8 meses e máxima de 18 meses. Neste curso, o aluno desenvolve as suas atividades participando de 8 (oito) Encontros Presenciais e realizando 7 (sete) avaliações à distância, as datas dos encontros estarão disponíveis no link da agenda educacional no portal do aluno. Os encontros são realizados nas cidades polo que o aluno está cadastrado e para utilizar o material didático pode-se acessar o que está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) ou recebê-lo em casa, mediante pagamento adicional. Nos encontros, o aluno é orientado quanto à estrutura e funcionamento do curso, bem como a respeito de conceitos como método, ciência e pesquisa da disciplina em questão, com realização de atividades presenciais, seminários, atividades objetivas entre outros. DISCIPLINAS COM ENCONTROS PRESENCIAIS 1-Produção Textual Oralidade e Escrita 2-Fundamentos Históricos, Filosóficos, Antropológicos e Sociológicos da Educação 3-Metodologia do Trabalho Científico e estágio Supervisionado 4-Tecnologia da Informação e Comunicação aplicadas a Educação 5-Didática 6-Ensino, Estrutura e funcionamento, Legislação e Direito Educacional 7- Libras 8-Métodos e Técnicas de Ensino Aplicadas a Educação Básica (Fundamental e Médio) e Educação Profissional.

6 FUNCIONAMENTO DO CURSO PRODOCENTE DISCIPLINAS SEM ENCONTROS 1-Psicologia da Educação 2- Política, Planejamento e Avaliação Educacional 3-Gestão da Educação 4-Epistemologia e Fundamentos do Ensino das áreas específicas da Educação 5- Estágio Supervisionado 6-Educação Especial e Inclusiva 7- Direito da Criança e do Adolescente 8- Educação e diversidade Além dos Encontros Presenciais e das atividades desenvolvidas durante a realização destes, existem atividades que são realizadas à distância: As atividades dos Módulos (material didático disponível no site do Instituto Pró Nordeste), necessitando, de usuário e senha do aluno para visualização online). DICA IMPORTANTE: para a realização das disciplinas à distância deve-se construir uma aprendizagem de maneira autônoma, administrando o tempo, o ritmo e o horário de leituras, através de diferentes estratégias buscando caminhos para a aprendizagem, trazendo agilidade e flexibilidade ao estudo. (Auro de Jesus RODRIGUES et al., 2010).

7 ORIENTAÇÃO GERAL ENVIO DE ATIVIDADES: As atividades a serem realizadas em sala são chamadas AVP. As atividades realizadas à distância são chamadas de AVD. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DE MÓDULO/GUIA DE ESTUDOS Os módulos/guia de estudos referem-se ao conteúdo das disciplinas que compõem o seu curso de complementação pedagógica. O prazo para que o aluno realize as atividades é de 30 dias para cada disciplina, contados a partir da data de pagamento da 1ª mensalidade, quando o acesso ao material didático é liberado no site. Sugere-se que o aluno desenvolva as atividades na mesma ordem de numeração do material didático. Tais atividades poderão ser respondidas online, acessando o ícone Sala de Aula. Ao finalizar, o aluno poderá visualizar a sua nota. O aluno que responder essas atividades online, NÃO precisará encaminhá-las ao Instituto através dos Correios. Para os alunos que encaminharam as atividades pelos Correios, por algum problema técnico no AVA e o ícone referente à disciplina estiver como RECEBIDA, não será possível responder a mesma atividade online, posteriormente, quando o problema for regularizado. Assim sendo, deverá aguardar a finalização das correções e acompanhar o boletim para verificar a nota atribuída. Nas atividades objetivas online, você tem apenas UMA tentativa. Leia o seu material e só finalize as atividades online quando tiver certeza das alternativas marcadas.

8 ORIENTAÇÃO GERAL IMPORTANTE: Quaisquer cópias (digital e/ou impressa) de atividades realizadas pelo aluno, não devem ser enviadas para pessoal ou endereço residencial de professor ministrante de encontro presencial nem o agenciador. A orientação e avaliação de atividades dos alunos são de inteira e exclusiva responsabilidade de professores da equipe interna. AUSÊNCIA NOS ENCONTROS/AULAS: O aluno que justificar a ausência (mediante atestado médico) deverá repor a aula em outra turma, na sua cidade ou na cidade-pólo mais próximo. Havendo a possibilidade, também, de realizar uma atividade de reposição à distância. O aluno deverá participar do encontro em tempo integral, ou seja, de 8h às 17h. Caso não participe de um dos turnos, sua frequência será desconsiderada. LANÇAMENTO DE NOTAS NO SITE: O aluno deverá acompanhar o seu Histórico Acadêmico através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio do link Boletim. ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO: A PRIMEIRA atividade de recuperação é realizada no próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), contendo-se 5 questões e tendo conceito 10,0. OBS: essa atividade não precisa ser respondida imediatamente, ou seja, existe a opção de o aluno reler o módulo e entrar no AVA, posteriormente.

9 ORIENTAÇÃO GERAL Caso o aluno não alcance novamente a média 7,0 (sete pontos), deverá fazer uma SEGUNDA atividade de recuperação, que consiste em: Texto dissertativo, com no mínimo 1 (uma) e no máximo 2 (duas) laudas textuais, contendo as principais idéias e sua compreensão acerca do módulo/guia de estudo, referente à disciplina a ser recuperada. Essa avaliação terá conceito 8,0 (oito pontos). ATENÇÃO: Cobra-se uma taxa a partir da 2ª atividade de recuperação. Deve-se enviar o texto para o secretaria@iescfac.com.br, e o prazo para a sua correção será de 45 dias úteis. TCC- TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O Trabalho de Conclusão de Curso será um Artigo Científico, o qual deverá ser enviado através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) após conclusão de todas as atividades, ou seja, para envio do TCC deverá ter cursado todas as disciplinas e obtido nota aprovada em nas atividades. Se houver reprovação do TCC, a IESCFAC enviará, por , um aviso orientando quanto à elaboração adequada. OBS: se for verificado caso de plágio parcial ou total, paga-se uma taxa (verificar contrato) e o trabalho deve ser refeito e enviado novamente à instituição. O prazo para correção do Artigo Científico é de 45 dias úteis. Mediante aprovação, será realizada uma verificação referente à documentação e a situação financeira. Se não houver pendência na instituição, o Histórico será encaminhado para a emissão do certificado. O prazo estabelecido para o processo de certificação é 60 a 120 dias corridos.

10 ORIENTAÇÃO GERAL Havendo necessidade, o aluno poderá solicitar Declaração de Conclusão de Curso através do secretaria@iescfac.com.br, que após análise emitirá boleto referente à taxa de serviço. Depois da confirmação do pagamento, a declaração será expedida em até 20 dias úteis. ESTÁGIO SUERVISIONADO O Estágio Supervisionado é obrigatório e deverá ter carga horária, mínima, de 300 horas, podendo ser realizado em Escola Pública ou Privada, a partir da 1ª mensalidade paga. Ao término deste o aluno fará um relatório do Estágio Supervisionado com Introdução, plano de trabalho; planos de aula e considerações finais. EMISSÃO DO CERTIFICADO Ao término do curso o aluno receberá um certificado para habilitação no curso escolhido. As habilitações são equivalentes às das licenciaturas e possibilitam aos egressos concorrer a vagas públicas e privadas para o magistério das disciplinas específicas, em todo o território nacional.

11 ORIENTAÇÃO GERAL DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA MATRÍCULA E EMISSÃO DO CERTIFICADO 2 cópias autenticadas do Diploma e Histórico de Graduação (frente e verso) Histórico de Ensino Médio autenticado em cartório (Todas as páginas) 2 cópias autenticadas do CPF e Carteira de Identidade 2 Fotos 3x4 2 cópias autenticadas da Certidão de Nascimento ou Casamento 2 cópias autenticadas do Título de Eleitor com comprovante da última eleição 2 cópias autenticadas do Certificado de Reservista se for do sexo masculino Comprovante de residência (cópia simples) Atenção: a) Caso o aluno tenha mudado seu estado civil, deverá apresentar todos os documentos alterados. b) A CNH, CRC ou qualquer outro documento não substitui a Carteira de Identidade. c) A autenticação deve ser original, não serve cópia de cópia autenticada. d) Todas as vias do Histórico Escolar deverão ser autenticadas em cartório.

12 CONTATOS INFORMAÇÕES SOBRE TCC RECEBIMENTO DE ATIVIDADES INFORMAÇÕES SOBRE ATIVIDADES E NOTAS secretarianotas@iescfac.com.br INFORMAÇÕES SOBRE ENVIO DE DOCUMENTAÇÃO arquivo@iescfac.com.br INFORMAÇÕES SOBRE BOLETOS E PAGAMENTOS relacionamento@iescfac.com.br CERTIFICADO secretariatcc@iescfac.com.br DÚVIDAS, CRÍTICAS E SUGESTÕES coordenação@iescfac.com.br

www.institutoprosaber.com.br

www.institutoprosaber.com.br Prepare-se! O mundo vai precisar do seu conhecimento Rua Georgina Erisman, 205 - Centro - CEP: 44001-448 - Feira de Santana-BA Tel.: (75) 3614-9950 / 0800-282-8812 www.institutoprosaber.com.br Seja bem-vindo!

Leia mais

Curso: Complementação Pedagógica

Curso: Complementação Pedagógica GUIA INFORMATIVO Curso: Complementação Pedagógica FORDOC Impressão e Editoração 31 3667-2062 / 0800 0055151 Rua Zacarias Roque - Nº 63 - Centro - Coronel Fabriciano-MG - CEP 35.170-025 Prezado (a) aluno

Leia mais

1- Carga Horária e Tempo de Duração do Curso

1- Carga Horária e Tempo de Duração do Curso 7 PILARES PARA A CONCLUSÃO DO CURSO 1º - Atingir o Tempo mínimo de curso estabelecido. 2º - Enviar documentação necessária. 3º - Participar dos Encontros Presenciais. 4º - Ter aprovação nas disciplinas.

Leia mais

1- Carga Horária e Tempo de Duração do Curso

1- Carga Horária e Tempo de Duração do Curso 8 PILARES PARA A CONCLUSÃO DO CURSO 1º - Atingir o Tempo mínimo de curso estabelecido. 2º - Enviar documentação necessária. 3º - Participar dos Encontros Presenciais. 4º - Ter aprovação nas disciplinas.

Leia mais

1- Carga Horária e Tempo de Duração do Curso. 2- Documentação Exigida para Matrícula e Emissão do Diploma

1- Carga Horária e Tempo de Duração do Curso. 2- Documentação Exigida para Matrícula e Emissão do Diploma 7 PILARES PARA A CONCLUSÃO DO CURSO 1º - Atingir o Tempo mínimo de curso estabelecido. 2º - Enviar documentação necessária. 3º - Participar dos Encontros Presenciais. 4º - Ter aprovação nas disciplinas.

Leia mais

CREDENCIADA JUNTO AO MEC PELA PORTARIA Nº DO DIA 13/09/2004. Curso: SEGUNDA LICENCIATURA

CREDENCIADA JUNTO AO MEC PELA PORTARIA Nº DO DIA 13/09/2004. Curso: SEGUNDA LICENCIATURA CREDENCIADA JUNTO AO MEC PELA PORTARIA Nº 2.861 DO DIA 13/09/2004 Curso: SEGUNDA LICENCIATURA 0800 283 8380 www.portalprominas.com.br 2 Prezado (a) aluno (a), seja bem-vindo a FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO,

Leia mais

CREDENCIADA JUNTO AO MEC PELA PORTARIA Nº DO DIA 13/09/2004. Curso: Formação Pedagógica de Docentes

CREDENCIADA JUNTO AO MEC PELA PORTARIA Nº DO DIA 13/09/2004. Curso: Formação Pedagógica de Docentes CREDENCIADA JUNTO AO MEC PELA PORTARIA Nº 2.861 DO DIA 13/09/2004 Curso: Formação Pedagógica de Docentes 0800 283 8380 www.portalprominas.com.br 2 Prezado (a) aluno (a), seja bem-vindo a FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO,

Leia mais

1. AMPARO LEGAL DOS CURSOS

1. AMPARO LEGAL DOS CURSOS 1 1. AMPARO LEGAL DOS CURSOS Todos os cursos de Aperfeiçomanto oferecidos pela Faculdade ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna, são devidamente amparados legalmente através da Portaria de Credenciamento

Leia mais

1. AMPARO LEGAL DOS CURSOS

1. AMPARO LEGAL DOS CURSOS 1 1. AMPARO LEGAL DOS CURSOS Todos os cursos de Extensão oferecidos pela Faculdade ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna, são devidamente amparados legalmente através da Portaria de Credenciamento

Leia mais

GUIA INFORMATIVO PÓS-GRADUAÇÃO FAVENI

GUIA INFORMATIVO PÓS-GRADUAÇÃO FAVENI GUIA INFORMATIVO PÓS-GRADUAÇÃO FAVENI 1) AMPARO LEGAL DOS CURSOS: Todos os Cursos de Pós-Graduação oferecidos pela FAVENI- Faculdade Venda Nova do Imigrante, são devidamente amparados legalmente através

Leia mais

INSTITUTO PROMINAS GUIA DO ALUNO

INSTITUTO PROMINAS GUIA DO ALUNO GUIA DO ALUNO www.ucamprominas.com.br 0800 283 8380 Prezado aluno, Seja bem vindo ao Instituto Prominas! Agradecemos a preferência e confiança depositadas em nossos serviços educacionais. U s a re m o

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO E MBA EXECUTIVO

GUIA DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO E MBA EXECUTIVO GUIA DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO E MBA EXECUTIVO INÍCIO DO CURSO - Por se tratar de um modelo de ensino individualizado e exclusivo, não é necessário a formação de turmas, e o Aluno pode

Leia mais

1 ACESSO E USO DA PLATAFORMA DE ENSINO DIREITOS E OBRIGAÇÕES DO ESTUDANTE EAD... 7

1 ACESSO E USO DA PLATAFORMA DE ENSINO DIREITOS E OBRIGAÇÕES DO ESTUDANTE EAD... 7 2 1 ACESSO E USO DA PLATAFORMA DE ENSINO... 4 2 DIREITOS E OBRIGAÇÕES DO ESTUDANTE EAD... 7 2.1 Direitos do estudante EAD... 7 2.2 obrigações do estudante EAD... 7 3 SECRETARIA ACADÊMICA DIGITAL... 8 4

Leia mais

GUIA INFORMATIVO DA PÓS-GRADUAÇÃO

GUIA INFORMATIVO DA PÓS-GRADUAÇÃO GUIA INFORMATIVO DA PÓS-GRADUAÇÃO Parabéns por ter escolhido o PORTAL EDUCADOR para estudar, agradecemos a preferência e confiança depositadas em nossos serviços educacionais. Faremos de tudo para lhe

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR ÁREA DO CONHECIMENTO Educação. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Docência no Ensino Superior. AMPARO LEGAL E PORTARIA

Leia mais

Estrutura e Metodologia

Estrutura e Metodologia 1 2 SUMÁRIO Conteúdo Estrutura e Metodologia 4 Duração dos Cursos 5 Acesso ao Portal do Aluno 6 Acesso ao Material Didático 7 Documentações 8 Financeiro do Aluno 9 Avaliações 10 Tutores 13 Trabalho de

Leia mais

Manual da Pré-matrícula

Manual da Pré-matrícula Manual da Pré-matrícula Datas Importantes Período de Matrícula 08/11/16 a 18/11/16 Obs.: realizando a matrícula neste prazo, o candidato terá 50% de desconto no valor bruto do curso na 1ª parcela (com

Leia mais

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão de Saúde Pública e Meio Ambiente.

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão de Saúde Pública e Meio Ambiente. ÁREAS DO CONHECIMENTO Saúde Meio Ambiente. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão de Saúde Pública e Meio Ambiente. AMPARO LEGAL E PORTARIA DO MEC O curso atende todas

Leia mais

Manual da Pré-matrícula

Manual da Pré-matrícula Manual da Pré-matrícula Datas Importantes Período de Matrícula 08/11/16 a 18/11/16 Obs.: realizando a matrícula neste prazo, o candidato terá 50% de desconto no valor bruto do curso na 1ª parcela (com

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO ADMINISTRATIVO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO ADMINISTRATIVO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO ADMINISTRATIVO ÁREA DO CONHECIMENTO Direito. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Direito Administrativo. AMPARO LEGAL E PORTARIA DO MEC

Leia mais

2. METODOLOGIA E FUNCIONAMENTO DO CURSO

2. METODOLOGIA E FUNCIONAMENTO DO CURSO 1 1. AMPARO LEGAL DOS CURSOS Os cursos de Capacitação são amparados legalmente pelo Processo Nº 40.490 e Parecer Nº 946/2014, aprovado no dia 26/11/2014 e Publicado no Diário Executivo do Estado de Minas

Leia mais

Centro Universitário Unieuro

Centro Universitário Unieuro A Comissão de Acesso ao Ensino Superior informa que estão abertas as inscrições para o 1º semestre letivo de 2018, nas seguintes modalidades: 1º Processo Seletivo Agendado para o Ensino à Distância (EAD)

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online PSICOPEDAGOGIA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MUSICAL

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MUSICAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MUSICAL ÁREA DO CONHECIMENTO Educação-Arte. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Educação Musical. AMPARO LEGAL E PORTARIA DO MEC O curso

Leia mais

F A C U L D A D E S E S T

F A C U L D A D E S E S T F A C U L D A D E S E S T Edital P R O C E S S O S E L E T I V O A D I C I O N A L 2 0 1 8 1 º s e m e s t r e MESTRADO PROFISSIONAL EM TEOLOGIA Linha de atuação: Teologia na América Latina São Leopoldo

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ÁREA DO CONHECIMENTO Educação. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Educação de Jovens e Adultos. AMPARO LEGAL E PORTARIA

Leia mais

1. AMPARO LEGAL DOS CURSOS

1. AMPARO LEGAL DOS CURSOS www.posrio.com.br 1 1. AMPARO LEGAL DOS CURSOS Todos os Cursos de Pós-Graduação oferecidos pelo ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna, são devidamente amparados legalmente através da Resolução

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO ÁREA DO CONHECIMENTO Educação. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Educação do Campo AMPARO LEGAL E PORTARIA DO MEC O curso atende

Leia mais

Candidatos portadores de diploma de curso superior em Cambuí/MG 15. qualquer área.

Candidatos portadores de diploma de curso superior em Cambuí/MG 15. qualquer área. EDITAL Nº 008/2017 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA FACULTATIVA E PORTADORES DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR - 2018 CURSO DE FÍSICA LICENCIATURA EAD - UAB/UNIFEI A Pró-Reitoria de Graduação PRG da Universidade

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ÁREA DO CONHECIMENTO Educação. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Educação de Jovens e Adultos. AMPARO LEGAL E PORTARIA

Leia mais

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR.

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. ÁREAS DO CONHECIMENTO Educação. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. AMPARO LEGAL E PORTARIA DO MEC O curso atende todas as exigências da Resolução

Leia mais

Seja bem-vindo ao seu curso! Daqui para frente, seguiremos juntos nesta nova e importante caminhada de sucesso rumo ao conhecimento.

Seja bem-vindo ao seu curso! Daqui para frente, seguiremos juntos nesta nova e importante caminhada de sucesso rumo ao conhecimento. Manual do aluno Este Manual é de uso exclusivo e pessoal do aluno da FCV-IBF, sendo proibida a sua comercialização, cópia e reprodução, mesmo parcial, por qualquer processo. 2/9 Sumário Apresentação...

Leia mais

1. AMPARO LEGAL DOS CURSOS

1. AMPARO LEGAL DOS CURSOS 1 1. AMPARO LEGAL DOS CURSOS Todos os cursos de Pós-Graduação oferecidos pela Faculdade ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna - são devidamente amparados legalmente através da Resolução Nº 01

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENFERMAGEM DO TRABALHO Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA - UNISUAM EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA PORTADORES DE ENSINO SUPERIOR

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA - UNISUAM EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA PORTADORES DE ENSINO SUPERIOR CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA - UNISUAM EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA PORTADORES DE ENSINO SUPERIOR (Docência em Educação Profissional de Nível Médio) E DE FORMAÇÃO

Leia mais

GUIA DE MATRÍCULA EAD UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO 1

GUIA DE MATRÍCULA EAD UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO 1 1 GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA Guia de Matrícula 2 Caro estudante, Seja bem-vindo à Universidade Castelo Branco. É com grande satisfação que o recebemos para ser mais um integrante dos nossos cursos de Graduação

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DIREITO AMBIENTAL

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DIREITO AMBIENTAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DIREITO AMBIENTAL ÁREA DO CONHECIMENTO Direito Meio ambiente. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Direito Ambiental. AMPARO LEGAL E PORTARIA DO MEC

Leia mais

Centro Universitário Unieuro

Centro Universitário Unieuro A Comissão de Acesso ao Ensino Superior informa que estão abertas as inscrições para o 1º semestre letivo de 2018, nas seguintes modalidades: 1º Processo Seletivo Agendado Edital 31/2017 (para novos alunos)

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA ÁREA DO CONHECIMENTO Educação. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL, NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM

ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL, NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL, NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM ÁREA DO CONHECIMENTO Educação. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Educação Infantil, Neurociência e Aprendizagem.

Leia mais

GUIA DE MATRÍCULA GRADUAÇÃO ON-LINE UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO 1

GUIA DE MATRÍCULA GRADUAÇÃO ON-LINE UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO 1 - UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO 1 GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA Guia de Matrícula UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO 2 Caro estudante, Seja bem-vindo à Universidade Castelo Branco. É com grande satisfação que o recebemos

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA ÁREA DO CONHECIMENTO Educação. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Coordenação Pedagógica. AMPARO LEGAL E PORTARIA DO MEC

Leia mais

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em GESTÃO EDUCACIONAL

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em GESTÃO EDUCACIONAL ÁREAS DO CONHECIMENTO Educação. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em GESTÃO EDUCACIONAL AMPARO LEGAL E PORTARIA DO MEC O curso atende todas as exigências da Resolução No.

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ÁREA DO CONHECIMENTO Administração. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização em ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. AMPARO LEGAL E PORTARIA DO

Leia mais

IBRESP- Instituto Brasileiro de Educação Profissional de São Paulo

IBRESP- Instituto Brasileiro de Educação Profissional de São Paulo Sumário AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem)... 3 Carteirinha de estagiário... 3 Documentação... 3 Provas... 3 Agendamento... 4 Regras para a prova... 4 Relatório de estágio... 4 Diplomação... 4 Prorrogação

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR ÁREA DO CONHECIMENTO Educação. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Docência no Ensino Superior. AMPARO LEGAL E PORTARIA

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO ÁREA DO CONHECIMENTO Direito. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Direito do Trabalho. AMPARO LEGAL E PORTARIA DO MEC O curso

Leia mais

A inscrição somente será efetivada como matrícula Após a matrícula efetivada,

A inscrição somente será efetivada como matrícula Após a matrícula efetivada, 1 2 SUMÁRIO Inscrição Matrícula Metodologia Duração dos Cursos Acesso ao Portal do Aluno Material Didático Documentações Financeiro do Aluno Avaliações Tutores Trabalho de Conclusão do Curso - TCC Troca

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ELABORAÇÃO DE MATERIAL, TUTORIA E AMBIENTES VIRTUAIS Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR ÁREA DO CONHECIMENTO Direito. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em DIREITO DO CONSUMIDOR. AMPARO LEGAL E PORTARIA DO MEC O

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENSINO DE QUÍMICA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MUSICAL

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MUSICAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MUSICAL ÁREA DO CONHECIMENTO Educação-Arte. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Educação Musical. AMPARO LEGAL E PORTARIA DO MEC O curso

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO ÁREA DO CONHECIMENTO Educação Estudos da Religião. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Ciências da Religião. AMPARO LEGAL

Leia mais

Língua Portuguesa Prof. Everson Pereira

Língua Portuguesa Prof. Everson Pereira REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE PRESENCIAL TURMAS 2018/2 Língua Portuguesa Prof. Everson Pereira 1 APRESENTAÇÃO É com honra e compromisso que damos as boas vindas ao Programa de Pós-Graduação

Leia mais

SAÚDE COLETIVA COM ENFOQUE NO GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS

SAÚDE COLETIVA COM ENFOQUE NO GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online SAÚDE COLETIVA COM ENFOQUE NO GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS Regulamentação de Pós-Graduação Lato-Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL, NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM

ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL, NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL, NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM ÁREA DO CONHECIMENTO Educação. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Educação Infantil, Neurociência e Aprendizagem.

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS ÁREA DO CONHECIMENTO Educação NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Docência na Educação Infantil e

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TREINAMENTO DESPORTIVO: JOGOS, TESTES E PROVAS

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TREINAMENTO DESPORTIVO: JOGOS, TESTES E PROVAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TREINAMENTO DESPORTIVO: JOGOS, TESTES E PROVAS ÁREA DO CONHECIMENTO Educação. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Treinamento Desportivo: Jogos,

Leia mais

GUIA INFORMATIVO DA PÓS-GRADUAÇÃO

GUIA INFORMATIVO DA PÓS-GRADUAÇÃO GUIA INFORMATIVO DA PÓS-GRADUAÇÃO Parabéns por ter escolhido a FAMÍLIA PROMINAS para estudar, agradecemos a preferência e confiança depositadas em nossos serviços educacionais. Faremos de tudo para lhe

Leia mais

METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR à distância

METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR à distância FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI FLORIANÓPOLIS DIREÇÃO GERAL DA FACULDADE: ROBERTO DE MEDEIROS JUNIOR COORDENAÇÃO DA FACULDADE: JEHAN CARLA ZUNINO LUCKMANN COORDENAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU:

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - PFS MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PARA O ENSINO NA ÁREA DA SAÚDE ALUNO ESPECIAL

PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - PFS MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PARA O ENSINO NA ÁREA DA SAÚDE ALUNO ESPECIAL PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - PFS MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PARA O ENSINO NA ÁREA DA SAÚDE ALUNO ESPECIAL O Coordenador do Programa de Pós-Graduação da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) torna

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE

REGULAMENTO DOS CURSOS DE REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE EAD Língua Portuguesa CONVERSÕES 2015/2 Prof. Everson Pereira 1 APRESENTAÇÃO É com honra e compromisso que damos as boas vindas ao Programa de Pós-Graduação

Leia mais

CURSOS INÍCIO DAS AULAS

CURSOS INÍCIO DAS AULAS TUTORIAL DE MATRÍCULA DA GRADUAÇÃO EAD - NOVOS POLOS Rio de Janeiro, 21 de junho de 2017. Estimados Candidatos, Gostaríamos de manifestar nossa alegria e gratidão pela confiança em nossa Instituição, reafirmando

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL ÁREA DO CONHECIMENTO Educação e Saúde. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Psicopedagogia e Educação Especial.

Leia mais

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em CONSULTORIA E CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL.

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em CONSULTORIA E CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL. ÁREAS DO CONHECIMENTO Ambiental. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em CONSULTORIA E CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL. AMPARO LEGAL E PORTARIA DO MEC O curso atende todas as exigências

Leia mais

EDITAL Nº 028/2017 ALUNO ESPECIAL MESTRADO PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA DA SAÚDE

EDITAL Nº 028/2017 ALUNO ESPECIAL MESTRADO PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA DA SAÚDE EDITAL Nº 028/2017 ALUNO ESPECIAL MESTRADO PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA DA SAÚDE EDITAL Nº 028/2017 ALUNO ESPECIAL MESTRADO PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA DA SAÚDE O Coordenador do Curso do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de

Leia mais

De 17/11/2017 a 8/12/2017 1º Período De 16/1/2018 a 29/1/2018 2º Período De 22/2/2018 a 2/3/2018 3º Período De 2/4/2018 a 5/4/2018 4º Período (*)

De 17/11/2017 a 8/12/2017 1º Período De 16/1/2018 a 29/1/2018 2º Período De 22/2/2018 a 2/3/2018 3º Período De 2/4/2018 a 5/4/2018 4º Período (*) INFORMATIVO DE MATRÍCULA WEB 2018/1 SIGA AS ORIENTAÇÕES E GARANTA A SUA MATRÍCULA A Unisul reservou quatro períodos para a matrícula dos estudantes veteranos dos cursos presenciais, para o primeiro semestre

Leia mais

IBRESP- Instituto Brasileiro de Educação Profissional de São Paulo. Para acessar, basta clicar no link:

IBRESP- Instituto Brasileiro de Educação Profissional de São Paulo. Para acessar, basta clicar no link: AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) Para acessar, basta clicar no link: http://ibrep.alfamaoraculo.com.br/aluno/ O login é seu e-mail e a senha seu CPF (sem pontos e sem traço). Dentro do AVA é possível

Leia mais

ADITAMENTO DO EDITAL PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES - LICENCIATURA ESPECIAL

ADITAMENTO DO EDITAL PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES - LICENCIATURA ESPECIAL ADITAMENTO DO EDITAL PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES - LICENCIATURA ESPECIAL - 2017 A Diretora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Souza Marques FFCLSM, mantida pela

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1º semestre/2018 Turmas de 1ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1º semestre/2018 Turmas de 1ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1º semestre/2018 Turmas de 1ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO A Faculdade de Ciências Humanas de Olinda FACHO, autorizada a funcionar

Leia mais

Superintendente Administrativo Financeiro e Chefe da Comissão de Vestibular

Superintendente Administrativo Financeiro e Chefe da Comissão de Vestibular Diretor Acadêmico Carlos Santos da Figueira Diretor Administrativo Financeiro José Pacheco Martins Ribeiro Neto Superintendente Administrativo Financeiro e Chefe da Comissão de Vestibular Frederico Fragoso

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2017

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2017 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2017 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online GESTÃO ESCOLAR Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS EAD 1º Semestre de 2017

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS EAD 1º Semestre de 2017 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS EAD 1º Semestre de 2017 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

ALUNO ESPECIAL MESTRADO PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA DA SAÚDE

ALUNO ESPECIAL MESTRADO PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA DA SAÚDE ALUNO ESPECIAL MESTRADO PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA DA SAÚDE O Coordenador do Curso do Programa de Pós-Graduação da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) torna público que serão abertas vagas para alunos

Leia mais

EDITAL DE OFERTA DE VAGAS PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE a DISTÂNCIA

EDITAL DE OFERTA DE VAGAS PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE a DISTÂNCIA EDITAL DE OFERTA DE VAGAS PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE a DISTÂNCIA O Centro Universitário Adventista de São Paulo UNASP, Recredenciado

Leia mais

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em MBA Executivo em Gestão Ambiental.

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em MBA Executivo em Gestão Ambiental. ÁREAS DO CONHECIMENTO Administração Empresarial Meio Ambiente. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em MBA Executivo em Gestão Ambiental. AMPARO LEGAL E PORTARIA DO MEC O curso

Leia mais

SUMÁRIO. IInscrição Matrícula Metodologia Duração dos Cursos Acesso ao Portal do Aluno Material Didático

SUMÁRIO. IInscrição Matrícula Metodologia Duração dos Cursos Acesso ao Portal do Aluno Material Didático 1 2 SUMÁRIO IInscrição Matrícula Metodologia Duração dos Cursos Acesso ao Portal do Aluno Material Didático Material Didático Documentações Financeiro do Aluno Avaliações Avaliações Tutores Trabalho de

Leia mais

INFORMAÇÕES EPD ONLINE

INFORMAÇÕES EPD ONLINE INFORMAÇÕES EPD ONLINE Metodologia O curso é composto por vídeo-aulas, materiais digitais, apresentações e recursos interativos que promovem o compartilhamento do conhecimento entre os participantes. O

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA EM EDUCAÇÃO E DOCÊNCIA EM ENSINO SUPERIOR

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA EM EDUCAÇÃO E DOCÊNCIA EM ENSINO SUPERIOR CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA EM EDUCAÇÃO E DOCÊNCIA EM ENSINO SUPERIOR ÁREA DO CONHECIMENTO Educação. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Informática em Educação

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Bons estudos! Equipe VERBO.

APRESENTAÇÃO. Bons estudos! Equipe VERBO. 1 APRESENTAÇÃO É com honra e compromisso que damos as boas vindas ao Programa de Pós-Graduação lato sensu. O curso contratado foi concebido para complementar a formação de Nível Superior, buscando apresentar

Leia mais

F A C U L D A D E S E S T

F A C U L D A D E S E S T F A C U L D A D E S E S T Edital P R O C E S S O S E L E T I V O 2 0 1 8 2 º s e m e s t r e MESTRADO PROFISSIONAL EM TEOLOGIA São Leopoldo 2018 A Faculdades EST torna pública a abertura das inscrições

Leia mais

EDITAL Nº 39/2019/PROEN/IFPI, DE 27 DE FEVEREIRO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO DE GRADUAÇÃO

EDITAL Nº 39/2019/PROEN/IFPI, DE 27 DE FEVEREIRO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO DE GRADUAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DIRETORIA DE ENSINO SUPERIOR EDITAL Nº 39/2019/PROEN/IFPI, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2019. TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR

Leia mais

seja bem-vindo! Seja bem-vindo à Faculdade Única!

seja bem-vindo! Seja bem-vindo à Faculdade Única! seja bem-vindo! Seja bem-vindo à Faculdade Única! A escolha da faculdade não é uma tarefa fácil. Por isso, temos o prazer de lhe agradecer pela preferência e confiança em nossos serviços educacionais.

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TUTORIA EM EAD E DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TUTORIA EM EAD E DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TUTORIA EM EAD E DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR ÁREA DO CONHECIMENTO Educação. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Tutoria em EAD e Docência do Ensino

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENSINO DE BIOLOGIA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na

Leia mais

MATRÍCULA 2019/1. Modalidade presencial. Siga as orientações e garanta sua MATRÍCULA para o semestre.

MATRÍCULA 2019/1. Modalidade presencial. Siga as orientações e garanta sua MATRÍCULA para o semestre. MATRÍCULA 2019/1 Modalidade presencial Siga as orientações e garanta sua MATRÍCULA para o semestre. unisul.universidade @unisul_univ unisul_universidade Informativo de Matrícula MODALIDADE PRESENCIAL 2019-1

Leia mais

ATO EDITAL 02/2018 Em 2 de fevereiro de EDITAL DE VAGAS PARA O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA MODALIDADE BACHARELADO

ATO EDITAL 02/2018 Em 2 de fevereiro de EDITAL DE VAGAS PARA O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA MODALIDADE BACHARELADO . O Presidente da Comissão de Acesso ao Ensino Superior (CAES), da UNIVERSIDADE CEUMA, fundamentado na Lei nº 9394, de 20/12/96, regulamentada pelos decretos nº 5.622, de 20/12/2005 e nº 5.773, de 09/05/2006.;

Leia mais

À atualização permanente dos seus dados cadastrais no Portal MinhaUnisul.

À atualização permanente dos seus dados cadastrais no Portal MinhaUnisul. A Unisul reservou quatro períodos para a matrícula dos estudantes veteranos dos cursos presenciais, para o segundo semestre de 2018, todos pela internet. De 24/5/2018 a 11/6/2018 1º Período De 16/7/2018

Leia mais

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1 O presente Processo Seletivo estará aberto a pessoas que comprovarem preencher um dos seguintes pré-requisitos:

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1 O presente Processo Seletivo estará aberto a pessoas que comprovarem preencher um dos seguintes pré-requisitos: O DIRETOR GERAL PRO- TEMPORE DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA) - Campus Itapecuru- Mirim, usando da competência que lhe foi delegada pela Portaria nº 5.144, de 4

Leia mais

EDITAL Nº 02/2016 SELEÇÃO E MATRÍCULA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EAD DA UNIASSELVI

EDITAL Nº 02/2016 SELEÇÃO E MATRÍCULA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EAD DA UNIASSELVI EDITAL Nº 02/2016 SELEÇÃO E MATRÍCULA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EAD DA UNIASSELVI Abre inscrições ao Processo de seleção e matrícula para ingresso nos cursos de especialização lato sensu a ser oferecido

Leia mais