Organização: Renata Dal Belo e Paula Monteiro

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Organização: Renata Dal Belo e Paula Monteiro"

Transcrição

1 Organização: Renata Dal Belo e Paula Monteiro

2 Mapa dos Vinhos Californianos

3 Mapa dos Vinhos Californianos

4 Vinhos nos Estados Unidos Introdução: - A história da indústria vinícola dos Estados Unidos é cheia de sobressaltos. Após um boom na produção de vinhos por volta de 1880,, houve uma parada causada pela filoxera,, no final do século XIX. - Quando parecia se reativar, a Lei Seca parou a produção entre 1918 e Somente no final dos anos 1960 a produção de vinhos começou a se desenvolver rapidamente e a aumentar o número de regiões e de produtores. - Atualmente os Estados unidos são a 4ª potência mundial em volume de produção, só superado pela Itália, França e Espanha. - Produção concentra-se na Califórnia, no noroeste do Pacífico (Oregon e Washington) e no estado de Nova York. - De todas as regiões vinícolas do mundo, a Califórnia é a mais interessante de se visitar. O clima é bom, as pessoas são hospitaleiras e, em total contraste com Bordeaux e Borgonha, por exemplo. As vinícolas parecem operar para os turistas, em vez de apesar dos turistas.

5 Califórnia e os vinhos: - É a maior região produtora dos Estados Unidos, com cerca de 90% do total. Foi lá que se demonstrou que a produção de grandes vinhos não era exclusivamente da Europa, em particular da França. - Vale ressaltar que a vinicultura na França dá ênfase ao terroir, priorizando o solo, enquanto, para os Estados Unidos, o importante é o clima. - Outro lado importante é que enquanto cada vinho francês é definido por leis rigorosas das appellations contrôlées,, que indica o que se pode plantar numa região, o Estados Unidos têm um sistema de denominações amplo, chamado American Viticultural Areas (AVA), que define apenas as regiões, podendo o produtor plantar a uva que quiser.

6 Principais uvas da Califórnia: - A maioria dos vinhedos da Califórnia é de Cabernet Sauvignon e de Chardonnay; em quantidades menores, encontram-se: Merlot, Pinot Noir, Sauvignon Blanc e Riesling, algumas com casos de sucesso. - Outras variedades desaparecem em vinhos baratos, chamados jug wine (vinhos de jarra). - A Califórnia tem uma casta tipicamente americana, a Zinfandel. Inicialmente era tida como a uva primitiva da Puglia; mais tarde, estudos sugerem que é originária da Croácia. Suas uvas, vindas de velhas videiras de baixo rendimento, podem originar tintos deliciosos e intensos. Costuma-se se elaborar com elas na Califórnia também um rosado (blush), que mais se assemelha a um refrigerante, chamado white zinfandel.

7 Produção X Clima: Vinhos californianos - Ao contrário da maioria dos produtores de vinho do mundo, como Austrália, Chile, Argentina e muitos da Europa, que dependem da exportação a qualquer preço, a Califórnia possui um mercado consumidor interno enorme. - Das mais de 800 vinícolas existentes na Califórnia, menos de 100 elaboram vinhos de nível internacional, freqüentemente caros. Porém, centenas delas produzem vinhos de nível médio e cobram por eles preços altos, não compatível com o seu nível, por causa da demanda local. - Uma das características da Califórnia, provavelmente a mais importante no que diz respeito à viticultura, é a maneira pela qual o clima pode mudar de quente para frio no espaço de alguns quilômetros. A razão é topográfica: névoas frias do oceano pacífico chegam através de fendas nas montanhas das cordilheiras Costeiras e resfriam os vales que alcançam. Porém onde as montanhas são muito fechadas e não há vales de rios para permitir sua passagem, as névoas ficam retidas, e os vinhedos são bastante quentes.

8

9 As principais regiões da Califórnia são: NapaValley - Fica a menos de 2 horas de carro, ao norte de São Francisco, cortada pela Highway 29; - Possui ótimas vinícolas, algumas elegantes, outras folclóricas, cada uma empenhada em atrair os visitantes; - É uma faixa onde ficam alguns dos mais valiosos terrenos de vinhedos do mundo. O Napa Valley é um local plano, rodeado de montanhas; - A partir de 1970, muitos produtores começaram a plantar seus vinhedos nas encostas das montanhas, onde o solo não era muito bom, como na parte plana, e as videiras tinham de lutar para sobreviver. Mas foi aí que conseguiram as uvas para seus melhores vinhos; - A extremidade sul do vale é fria, atingida pela neblina do Pacífico dia após dia, abaixando sua temperatura, enquanto a extremidade norte, não alcançada pela neblina, é quente; - A reputação do Napa é baseada em Cabernet Sauvignon e Chardonnay.

10 Folhas vermelhas e uvas de videiras no vinhedo da queda, Napa Valley Wine County, California

11 Em Napa, tudo se trata de qualidade, não de quantidade. O verdejante vale de 45 km de extensão contribui somente para uma fração da produção de vinho total da Califórnia

12 Principais produtores de Napa: Beaulieu Vineyard; Beringer; Chateau Montelena; Kendall Jackson; Opus One (joint-venture, Mondavi/MoutonMouton Rothschild); Robert Mondavi (Situada em Oakville, onde foi construída, em 1960, a vinícola é um dos marcos da indústria vinícola da Califórnia); Stagg s Leap Wine Cellar (Indo para o norte, a partir da extremidade sul do Napa, encontra-se este produtor onde foi elaborado o Stag s Leap Cask 23, o tinto que projetou a Califórnia no mundo do vinho, em 1976, ao derrotar, numa prova às cegas, realizada em Paris, vários châteaux famosos de Bordeaux. Caymus (*);

13 - Robert Mondavi (Situada em Oakville, onde foi construída, em 1960, a vinícola Robert Mondavi, um dos marcos da indústria vinícola da Califórnia) - Arquitetura baseada nas Missões californianas.

14

15 Sonoma - Os missionários franciscanos foram os primeiros a plantar a uva americana Mission na região, em 1825; - A região de Sonoma é muito maior que a do Napa e abrange uma variedade mais ampla de áreas de cultivo. - O estilo do vinho depende de as neblinas frias do Pacífico conseguirem atravessar as Costeiras para esfriar os vinhedos; onde elas conseguem, a área produz variedades de uvas de climas frios, geralmente vinhos mais leves; onde não conseguem, o vinho é típico de clima quente, robusto. - Partes mais frias de Sonoma estão no sul, com a baía de San Pablo trazendo a neblina. Subindo o vale, em direção ao norte, o clima esquenta à medida que a influência da baía desaparece.

16 Sonoma - Russian River Valley é uma área fria em conseqüência de uma falha na cordilheira, e o rio Russian, que corre mais ou menos a leste, em direção ao Pacífico, corta as cadeias protetoras nessa falha. A região oferece ótimas uvas Chardonnay e Pinot Noir; - Em Green Valley são elaborados alguns dos melhores espumantes da Califórnia. Grande parte do terreno é terra de vale e o cultivo de uvas é feito para abastecer o tradicional mercado de jug wine. Está situada a gigantesca vinícola Gallo de Sonoma. - Alexander Valley é a área mais quente e tem originado, além de bons Cabernet Sauvignon,, outras variedades tintas, como Syrah, Grenache e Sangiovese; - Fazendo divisa com Alexander Valley, encontra-se Dry Creek Valley,, que é quente e seca,, própria para Cabernet sauvignon e Zinfandel.

17 Luz e as nuvens de tempestade sobre o vinhedo de ouro em queda, perto Healdsburg, Alexander Valley, Região vinícola de Sonoma County, California

18 Uvas vermelhas e folhas verdes de videira, vinha em Dry Creek, condado de Sonoma, na Califórnia

19 Principais produtores de Sonoma: Fisher; Gallo of Sonoma; Kenwood; Korbel; Ridge; Simi; Willian Selyem; Seghesio Vineyard.

20 Carneros - Acompanhando as extremidades sul do Napa e de Sonoma, a região beneficia-se da neblina que chega todos os dias da baía de San Pablo; - Era uma grande área de pastagem para ovelhas e carneiros, daí o seu nome; - Uvas como Chardonnay e Pinot Noir de lá permitem elaborar vinhos com classe e elegância; - Localizam-se gigantes de espumantes como Domaine Carneros (da Taittinger), Cordoníu Napa e Gloria Ferrer; - Grande parte da região de Carneros é plantada por vinícolas de outras regiões, principalmente do Napa, cujas uvas não sobrevivem em suas regiões.

21 Fileiras de videiras de ouro vermelho na encosta, vinha em queda na região vinícola de Napa Carneros County, California

22 Vinha no Carneros, Napa Valley Wine County, California

23 Outras regiões: Anderson valley: Localiza-se ao norte de Napa e Sonoma que caracteriza-se por ser uma região fria, ocupada por companhias de vinhos espumantes,, como a Roederer. Essa importante maison francesa, ao decidir estabelecer uma operação americana, procurou um lugar tão frio quanto Champagne e encontrou o Anderson Valley; Mendocino: As colinas se elevam acima da linha de neblina ocorre o inverso e têm-se bons tintos,, como os da Vinícola Fetzer.

24 Os vinhos da Noite:

25 Caymus Conundrum 2006 (Caymus Vineyards) Com um exuberante e cativante Produtor: bouquet, o Caymus delicioso Vineyards Conundrum é um País: Estados Unidos Região: branco diferente Californiade todos que você já Safra: 2006 Tipo: provou. Branco Elaborado Seco com uma intrigante Volume: combinação 750 de mlsauvignon Blanc, Teor Alcoólico: 13,5% Muscat Canelli, Chadornnay e Viognier, parcialmente fermentado em barricas de carvalho, é rico, com camadas e mais camadas de frutas maduras. Um dos mais celebrados brancos da Califórnia, bastante distinto dos Chadornnays mais tradicionais da região.

26 Blue Label Merlot 2005 O Blue Produtor: Label Merlot Francis faz Coppola parte da Coleção País: Estados Unidos Diamond. Combina frutas de Napa, Região: California Sonoma Safra: e 2005 Monterey. Os sabores e Tipo: Tinto texturas únicos de cada região Volume: 750ml harmonizam Uva: 86% perfeitamente Merlot, 9% Petite para Sirah, criar um 5% vinho Syrah que tem o sabor suculento Teor Alcoólico: 13,81% balanceado com a acidez natural da Maturação: 16 meses em barril de fruta. carvalho francês

27 CrossBarn Cabernet Sauvignon Napa Valley 2005 Produtor: A linha Cross Paul Barn Hobbs é elaborada com um País: Estados Unidos Região: corte de diversos Californiavinhos de vinhedo Safra: único, desclassificados 2005 pelo Tipo: Tinto Volume: rigorosíssimo 750 processo ml de produção de Teor Paul Hobbs. Alcoólico: São melhores 14,7% que a Maturação: 20 meses em barricas de carvalho, maioria dos mostra vinhos classe principais e complexidade de outras por um preço bastante atrativo. vinícolas, oferecendo ótima estrutura e complexidade, combinando as qualidades de diversos vinhedos excepcionais. Wine Spectator: 86 pontos (06)

28 Paul Hobbs Pinot Noir Russian River 2006 Produtor: Paul Hobbs País: Estados Unidos Região: Apontado California por Robert Parker como "um Safra: fantástico 2006 exemplo da seleção de Tipo: Tinto Volume: vinhedos e 750 vinificação ml meticulosa de Uva: Paul Hobbs", Pinot Noir o Pinot 100% Noir Russian River Vinhedos: Uvas de vinhedos em Russian mostra grande River combinados caráter varietal, com parcelas sem selecionadas abrir mão da do opulência vinhedo dos Lindsay. melhores Vinificação: Tradicional, com controle de Pinot temperatura. Noir californianos. Leveduras indígenas. Maturação: Maturado 10 meses em barricas Wine Spectator: de carvalho 89 francês, pontos sendo (07) 56% novas. Temperatura de Serviço: 16 a 18ºC Teor Alcoólico: 14,7% Corpo: Médio Sugestão de Guarda: de 5 até 10 anos Combinações: Pato, codorna, caça.

29 Sonoma County Zinfandel 2007 Seghesio é um dos maiores Produtor: Seghesio especialistas País: Estados em Unidos Zinfandel dos Estados Unidos, Região: e California este excelente tinto já foi indicado Safra: 2007 por várias safras seguidas Tipo: Tinto para Volume: a lista 750 dos ml "100 Melhores Vinhos do Uva: Mundo" Zinfandel da Wine (100%) Spectator - feito único Vinhedos: entre Vinhedos todos os próprios: Zinfandel Home californianos. Ranch, River Road e San Lorenzo em Alexander Valley e Cortina em Dry Creek Este Valley. ano de 2010, se classificou nada menos Vinificação: como Uvas um dos colhidas 10 melhores! manualmente. Encorpado Maceração de e rico, 10 dias. com Vinificação um toque tradicional. italiano Maturação: e muita Maturado personalidade! 12 meses em barricas de carvalho, sendo 75% - americanas e 25% francesas. Temperatura Wine Spectator: de Serviço: 93 pontos 16 a 18ºC (07) Top Teor 100 Alcoólico: "#10" 15,5% - Sugestão Wine Spectator: de Guarda: 91 de pontos 5 até 10 (06) anos Top Combinações: 100 ''Editor's Carnes Pick'' grelhadas, carne de cordeiro.

30 Seghesio é um dos maiores especialistas em Zinfandel dos Estados Unidos, e este excelente tinto já foi indicado por várias safras seguidas para a lista dos "100 Melhores Vinhos do Mundo" da Wine Spectator - feito único entre todos os Zinfandel californianos. Este ano de 2010, se classificou nada menos como um dos 10 melhores! Encorpado e rico, com um toque italiano e muita personalidade! - Wine Spectator: 93 pontos (07) Top 100 "#10" - Wine Spectator: 91 pontos (06) Top 100 ''Editor's Pick''

31

Degustação de Vinhos da Califórnia

Degustação de Vinhos da Califórnia Degustação de Vinhos da Califórnia Estados Unidos Capital: Washington, D.C. Independência 4 de julho de 1776 (238 anos) Área Total: 93.71 1.755 km² (4.º) População: 318.881.992 hab. (Censo 2014) PIB: Total

Leia mais

A vinícola Owl Ridge foi idealizada pelos proprietários Deborah e John Tracy em 2000 quando se mudaram para o condado de Sonoma após anos de trabalho no mundo corporativo do Silicon Valley. Com paixão

Leia mais

Grandes Rótulos CHILE ARGENTINA ITÁLIA

Grandes Rótulos CHILE ARGENTINA ITÁLIA Grandes Rótulos MONTES ALPHA MERLOT Viña Montes - 2008-14,5% Um dos grandes Merlot chilenos, feito de parreiras selecionadas de baixos rendimentos. É afinado em barricas de carvalho francês de Alliers,

Leia mais

Um passeio pelo Mundo do Vinho

Um passeio pelo Mundo do Vinho Um passeio pelo Mundo do Vinho Presidente ABS-Campinas www.abs-campinas.com.br b.vianna@terra.com.br (19) 98111-8863 O Que é a ABS-Campinas? Tipo: Associação sem fins lucrativos / trabalho voluntário Propósito:

Leia mais

http://www.lodiwine.com/ http://www.fatosdesconhecidos.com.br/5-fatosimpressionantes-que-voce-nao-sabe-sobre-vinho/ O vinho possui uma longa história que remonta pelo menos 6.500 a.c., pensando-se que

Leia mais

Press Kit Mais informações: Comunicações Corporativas,

Press Kit Mais informações: Comunicações Corporativas, Press Kit 2017 Mais informações: Comunicações Corporativas, cgotuzz@vsptwinegroup.com www.tarapaca.cl > VIÑA TARAPACÁ > INTRODUÇÃO Desde 1874, a Viña Tarapacá vem elaborando vinhos que são reflexo de sua

Leia mais

Viñas Don Martin SA pertence aos acionistas suíços e possui 60 hectares de vinhas a 1000 metros de altitude no Alto Agrelo, Mendoza na Argentina, uma zona privilegiada para o cultivo de variedades e excelentes

Leia mais

Ciência para Vida - Curso de Degustação Embrapa

Ciência para Vida - Curso de Degustação Embrapa Ciência para Vida - Curso de Degustação Embrapa Celito Crivellaro Guerra Mauro Celso Zanus Conceito de qualidade Vinho de qualidade é aquele que possui bom equilíbrio entre suas características organolépticas

Leia mais

Parte1.

Parte1. Parte1 HISTÓRIA DO VINHO 3 O QUE É VINHO? 6 O QUE NÃO É VINHO? 7 CLASSIFICAÇÃO DOS VINHOS 8 VARIETAL e CORTE 12 HISTÓRIA DO VINHO ORIGEM (10000 a.c.) Na era paleolítica já se utilizavam uvas selvagens

Leia mais

CHAMPAGNE CRISTAL LOUIS ROEDERER

CHAMPAGNE CRISTAL LOUIS ROEDERER CHAMPAGNE CRISTAL LOUIS ROEDERER O REI DOS CHAMPAGNES E O CHAMPAGNE DOS REIS Uvas: 55% Pinot Noir e 45% Chardonnay Combinações gastronômicas: Tudo o que há de melhor no mundo. Safra: 2004 Estimativa de

Leia mais

Vale do Maule D.O. VALE DO MAULE VINHO DO CHILE

Vale do Maule D.O. VALE DO MAULE VINHO DO CHILE Vale do Maule D.O. VALE DO MAULE VINHO DO CHILE Bem-vindo a D.O. VALE DO MAULE VINHO DO CHILE é uma marca do Donoso Group, um Holding chileno que trabalha com vinhos Premium e Ultra Premium, e Azeite de

Leia mais

VINHOS DECIMA A PAIXÃO PELA ENOLOGIA

VINHOS DECIMA A PAIXÃO PELA ENOLOGIA VINHOS DECIMA A PAIXÃO PELA ENOLOGIA O PROJETO DECIMA foi idealizado há 11 anos pelo nosso enólogo Alejandro Cardozo, que conduziu seu desenvolvimento com intensa paixão e incansável devoção, utilizando

Leia mais

Introdução. O vinho, talvez tenha sido descoberto por acaso...

Introdução. O vinho, talvez tenha sido descoberto por acaso... Introdução O vinho, talvez tenha sido descoberto por acaso... Composição da Uva PELE Bons taninos ENGAÇO Corantes Taninos adstringentes. t Componentes importantes. Leveduras na superfície SEMENTES Taninos

Leia mais

Herdade da Figueirinha

Herdade da Figueirinha Pinot Noir 2009 O Pinot Noir 2009 é um Vinho Regional Alentejano produzido a partir da casta Pinot Noir, de uvas provenientes da, situada na região de Beja. Apresenta cor rubi intensa, aroma frutado, menta,

Leia mais

Idas e Vinhas na Estrada 12/12/2012 parte IV Viña VIK Valle de Colchagua

Idas e Vinhas na Estrada 12/12/2012 parte IV Viña VIK Valle de Colchagua DOMINGO, 10 DE MARÇO DE 2013 Idas e Vinhas na Estrada 12/12/2012 parte IV Viña VIK Valle de Colchagua Após o excelente almoço na Casa Silva (veja post aqui) nos dirigimos à Viña VIK, o que levou quase

Leia mais

Região Vitivinícola do Algarve

Região Vitivinícola do Algarve Região Vitivinícola do Algarve Região Vitivinícola do Algarve 1 Índice 1. Introdução pág. 3 2. Caracterização da região pág. 3 3. Castas pág. 4 4. Tipos de vinhos pág. 4 5. Rótulos premiados pág. 5 6.

Leia mais

Módulo 8 Enografia Nacional

Módulo 8 Enografia Nacional Módulo 8 Enografia Nacional Imigração Italiana O marco da vitivinicultura no Brasil. Trazidas da Ilha da Madeira, as primeiras mudas de videira aportaram no Brasil em 1532, sendo introduzidas na Capitania

Leia mais

ÁFRICA DO SUL E AUSTRÁLIA

ÁFRICA DO SUL E AUSTRÁLIA XXVIII DEGUSTAÇÃO TEMÁTICA TICA ÁFRICA DO SUL E AUSTRÁLIA M.Sc. Cláudia A. Stefenon Colaboração: M.Sc. André Gasparin 04 de Abril de 2008 1. PRINCIPAIS VINHEDOS - Worcester Region 20% - Paarl and Stellenbosch

Leia mais

T E N U T A S A N V I N C E N T I

T E N U T A S A N V I N C E N T I T E N U T A S A N V I N C E N T I T E N U T A S A N V I N C E N T I T E N U T A S A N V I N C E N T I A propriedade San Vincenti está localizada no município de Gaiole em Chianti, no coração da parte

Leia mais

As vinhas estendem-se por uma área de 20 ha, o que nos permite obter uma produção de garrafas ano.

As vinhas estendem-se por uma área de 20 ha, o que nos permite obter uma produção de garrafas ano. A Quinta de Carapeços, Lda., produtora de Vinho Verde, é uma empresa familiar estabelecida apenas em 2003, apesar da produção de uvas de altíssima qualidade se verificar na propriedade há mais de 200 anos.

Leia mais

A PENÍNSULA DE SETÚBAL. A região é conhecida pelos vinhos tintos secos da variedade Castelão e por seus vinhos fortificados Moscatel de Setúbal.

A PENÍNSULA DE SETÚBAL. A região é conhecida pelos vinhos tintos secos da variedade Castelão e por seus vinhos fortificados Moscatel de Setúbal. A PENÍNSULA DE SETÚBAL A região é conhecida pelos vinhos tintos secos da variedade Castelão e por seus vinhos fortificados Moscatel de Setúbal. OUTUBRO 2018 A PENÍNSULA DE SETÚBAL A Península de Setúbal

Leia mais

Vinho Tinto Seco Fino SAN MICHELE BARONE VISUAL UVA OLFATIVO ORIGEM DA CEPA TEOR ALCOÓLICO GUSTATIVO CLASSIFICAÇÃO TEMPERATURA DE SERVIÇO HARMONIZAÇÃO

Vinho Tinto Seco Fino SAN MICHELE BARONE VISUAL UVA OLFATIVO ORIGEM DA CEPA TEOR ALCOÓLICO GUSTATIVO CLASSIFICAÇÃO TEMPERATURA DE SERVIÇO HARMONIZAÇÃO SAN MICHELE BARONE Vinho Tinto Fino Nebbiolo Itália 13,90% Coloração vermelho-rubi pouco intenso com reflexos violáceos Aroma de rosa, violeta, framboesa, cereja, baunilha, noz-moscada, chocolate e tabaco

Leia mais

Pinot Noir, a vocação do

Pinot Noir, a vocação do enoturismo Pinot Noir, a vocação do A exigente Pinot Noir encontrou no Russian River Valley, ao norte de Sonoma, no estado da Califórnia, Estados Unidos, o lugar ideal para expressar, 28 29 longe da Borgonha,

Leia mais

DENOMINAÇÃO DE ORIGEM VALE DOS VINHEDOS. André Larentis Diretor Técnico

DENOMINAÇÃO DE ORIGEM VALE DOS VINHEDOS. André Larentis Diretor Técnico DENOMINAÇÃO DE ORIGEM VALE DOS VINHEDOS André Larentis Diretor Técnico 11 de novembro de 2015 Vale dos Vinhedos A Aprovale - Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos Fundada há 20

Leia mais

UVAS FINAS DE MESA. * Bicane x Moscato Hamburgo. * Principal no Brasil. * Sabor moscatel. * Alta produtividade * Exigente em mão-dem

UVAS FINAS DE MESA. * Bicane x Moscato Hamburgo. * Principal no Brasil. * Sabor moscatel. * Alta produtividade * Exigente em mão-dem UVAS FINAS DE MESA Itália * Bicane x Moscato Hamburgo * Principal no Brasil * Sabor moscatel * Alta produtividade * Exigente em mão-dem de-obra * Usada p/ espumante moscatel UVAS FINAS DE MESA Rubi * Mutaçã

Leia mais

Espumantes. Descrição: Coloração amarelo dourado, aroma de frutas brancas como pêssego e abacaxi. Sabor apresenta um agradável equilíbrio e frescor.

Espumantes. Descrição: Coloração amarelo dourado, aroma de frutas brancas como pêssego e abacaxi. Sabor apresenta um agradável equilíbrio e frescor. Espumantes & Vinhos Espumantes Argentina Tamari Brut Descrição: Coloração amarelo dourado, aroma de frutas brancas como pêssego e abacaxi. Sabor apresenta um agradável equilíbrio e frescor. Alta Vista

Leia mais

Vinho Sem Mistérios. Escolhendo a experiência do próximo jantar. por Demétrius Danesi domingo, 9 de junho de 13

Vinho Sem Mistérios. Escolhendo a experiência do próximo jantar. por Demétrius Danesi  domingo, 9 de junho de 13 Vinho Sem Mistérios Escolhendo a experiência do próximo jantar por Demétrius Danesi www.belacepa.com Parece... Mas, não é um mundo distante Chateau Petrvs, safra 1990, arrematado por R$ 20.500,00, na semana

Leia mais

ESPUMANTES sparkling wine

ESPUMANTES sparkling wine ESPUMANTES sparkling wine QUINTA DAS BÁGEIRAS Bruto Natural Rosé... 19.00 Casta: Baga. Alc: 12,5%. Muito equilibrado, encorpado e fresco. CARTUXA Brut (R. Parker 87)... 42.00 Casta: Arinto. Alc: 13%. Cítrico,

Leia mais

Cavas do Vale Cabernet Sauvignon Reserva 2005

Cavas do Vale Cabernet Sauvignon Reserva 2005 Cavas do Vale Cabernet Sauvignon Reserva 2005 - Vinho de cor rubi intenso e encorpado. De paladar equilibrado, salienta frutas vermelhas e especiarias com retrogosto persistente. - Ótimo para acompanhar

Leia mais

!!!! Grande Escolha Herdade Fonte Paredes 2012 Regional Alentejano Vinho Branco! Região: Alentejo. Colheita: Castas: 100% Chardonnay.

!!!! Grande Escolha Herdade Fonte Paredes 2012 Regional Alentejano Vinho Branco! Região: Alentejo. Colheita: Castas: 100% Chardonnay. Grande Escolha Herdade Fonte Paredes 2012 Regional Alentejano Vinho Branco Colheita: 2012 Castas: 100% Chardonnay. Prova organoléptica: Cor citrina. Excelente intensidade e complexidade aromática lembrando

Leia mais

[SHIRAZ SHIRAZ] 01 de Novembro de Realização Confraria Carpe Vinum. Supervisão Lis Cereja, Enoteca Saint Vinsaint

[SHIRAZ SHIRAZ] 01 de Novembro de Realização Confraria Carpe Vinum. Supervisão Lis Cereja, Enoteca Saint Vinsaint 01 de Novembro de 2008 Realização Confraria Carpe Vinum Supervisão Lis Cereja, Enoteca Saint Vinsaint [SHIRAZ SHIRAZ] Se quisermos apreciar bem o vinho, é fundamental que saibamos as características das

Leia mais

A vinícola fica situada no coração da, tendo sua produção limitada, o que permite oferecer seus melhores resultados: Miros e Miros de Ribera (os Reserva). Cada um dos vinhos tem um jogo de cor e textura.

Leia mais

Vinhos Pasión e Mastroeni

Vinhos Pasión e Mastroeni Vinhos Pasión e Mastroeni Em 1950, os antepassados da família Mastroeni tiveram um sonho: Que a Paixão pelo vinho se destacasse em cada uma de suas variedades, ressaltando o melhor delas. Hoje, na Vinícola

Leia mais

Costa da Lagoa - Florianópolis - SC Brasil. Carta de Vinhos

Costa da Lagoa - Florianópolis - SC Brasil. Carta de Vinhos Costa da Lagoa - Florianópolis - SC Brasil Carta de Vinhos Champagne Veuve Clicquot Brut Champagne branca brut seca francesa. Redonda, com laivos de Pinot Meunier, deve sua estrutura sólida à predominância

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SOMMELIERS PARANÁ CURSO DE SOMMELIER Aula 5 França, berço do vinho

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SOMMELIERS PARANÁ CURSO DE SOMMELIER Aula 5 França, berço do vinho ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SOMMELIERS PARANÁ CURSO DE SOMMELIER 2012 Aula 5 França, berço do vinho Sommelier Fabio Carnielli Anotações de aula: Breve história da evolução dos vinhedos franceses: A uva é

Leia mais

Temperaturas ideais para degustação dos vinhos:

Temperaturas ideais para degustação dos vinhos: Carta de Vinhos Beba vinho para o espírito e para a boa digestão. Beba vinho na festa e beba vinho na solidão. Beba vinho por cultura ou por boa educação. Beba vinho porque... Bem, você encontrará a razão.

Leia mais

QUALIDADE RECONHECIDA

QUALIDADE RECONHECIDA Indicação Geográfica: VALE DOS VINHEDOS QUALIDADE RECONHECIDA Vale dos Vinhedos conquista primeira DO de vinhos do Brasil 18 A Lavoura N O 696/2013 Em novembro de 2002, os vinhos e espumantes do VALE DOS

Leia mais

Redescubra Portugal. Viva os sabores deste país pelos vinhos da GRK. Onde comprar: GRK Products

Redescubra Portugal. Viva os sabores deste país pelos vinhos da GRK. Onde comprar: GRK Products Redescubra Portugal. Viva os sabores deste país pelos vinhos da GRK. Intimista Branco Riqueza de sabor com a tipicidade da região. Ótimo para os dias quentes de verão. Adega de Penalva Dão Franco-arenoso

Leia mais

Nocturno Dulce Natural Produtor: Dante Robino Região / País: Mendoza - Argentina

Nocturno Dulce Natural Produtor: Dante Robino Região / País: Mendoza - Argentina CARTA DE VINHOS Espumantes 1901 1902 Nocturno Dulce Natural Produtor: Dante Robino Região / País: Mendoza - Argentina Nocturno Brut Rosé Produtor: Dante Robino Região / País: Mendoza - Argentina......

Leia mais

NOTA DA SOMMELIER ao estimado cliente

NOTA DA SOMMELIER ao estimado cliente vinhos NOTA DA SOMMELIER ao estimado cliente A FAMOSA PIZZA tem o prazer de apresentar sua carta de vinhos. Como Sommelier considero que degustar e apreciar um vinho depende da sensibilidade de cada um,

Leia mais

TEHO TOMAL VINEYARD EL CORTE

TEHO TOMAL VINEYARD EL CORTE Altamira e La Consulta, Valle de Uco TEHO TOMAL VINEYARD EL CORTE TEHO signi ica sangue da terra em língua Huarpe. Assim como seu irmão ZAHA Malbec esse vinho vem de vinhedos de 75 anos e os rendimentos

Leia mais

Solo argilo-calcário; A região está sobre uma grande bacia submersa de calcário, que propicia o sabor único de seus brancos e também delimita as áreas produtoras; Os melhores exemplares vêm dos arredores

Leia mais

Uvas: Pinot Noir / Pinot Meunier / Chardonnay Harmonização: Aperitivos, carnes brancas, frutos do mar, peixes e queijos.

Uvas: Pinot Noir / Pinot Meunier / Chardonnay Harmonização: Aperitivos, carnes brancas, frutos do mar, peixes e queijos. Espumante Casa Valduga Art Brut R$ 95,00 Vale dos Vinhedos - Brasil Alc. 11,5%vol. Harmonização: Frutos do Mar Chandon Brut R$ 115,00 Uvas: Chardonnay/ Pinot Noir Alc. 11,8%vol. Garibaldi - Brasil Harmonização:

Leia mais

FRANCE OVERSEAS TRADITIONAL WINE SELECTION

FRANCE OVERSEAS TRADITIONAL WINE SELECTION FRANCE OVERSEAS TRADITIONAL WINE SELECTION The Wine with a River for Terroir Fais que l'humeur savoureuse - de la vigne plantureuse, - Aux rais de ton œil divin, - Son nectar nous assaisonne, Nectar, tel

Leia mais

DO BRASIL. CATÁLOGO DE PRODUTOS vinhos & espumantes

DO BRASIL. CATÁLOGO DE PRODUTOS vinhos & espumantes DO BRASIL CATÁLOGO DE PRODUTOS vinhos & espumantes O espumante Retrato revela toda a intensidade da uva Chardonnay e do terroir da Serra Gaúcha. As uvas do espumante Retrato provem exclusivamente do vinhedo

Leia mais

ÁFRICA DO SUL ARGENTINA

ÁFRICA DO SUL ARGENTINA ÁFRICA DO SUL Robertson Shiraz 2011 (Robertson Winery) R$60,00 Este delicioso tinto foi classificado por John Platter como um vinho de excepcional relação qualidade/preço, sendo descrito como "ultra-macio,

Leia mais

Seleção de Setembro/2017

Seleção de Setembro/2017 O clube de vinhos Seleção de Setembro/2017 A poderosa Austrália A indústria vinícola da Austrália é extremamente profissional e baseada fortemente em pesquisa e desenvolvimento, e sua contribuição para

Leia mais

EDIÇÃO 62 Chile e Itália

EDIÇÃO 62 Chile e Itália EDIÇÃO 40 - Italia EDIÇÃO 62 Chile e Itália STORIA MERLOTSafra: 2008Variedade: 100% MerlotTerroir: Vale dos Casa Marchigue Merlot Vinhedos Brasil Variedade: 100% Merlot Safra: 2011 Teor Alcoólico: 13%

Leia mais

Este livro tem finalidade de educativa e as opiniões aqui expressadas pelo autor são de sua responsabilidade.

Este livro tem finalidade de educativa e as opiniões aqui expressadas pelo autor são de sua responsabilidade. 2 Todos os direitos reservados. Esta publicação não poderá ser reproduzida ou transmitida, por nenhuma forma, até mesmo por e-mail sem que haja uma autorização do autor. Quando alguém interessar-se por

Leia mais

ABS Paraná Sommelier Básico 01/04/2013. França. Ronei Luiz Andretta

ABS Paraná Sommelier Básico 01/04/2013. França. Ronei Luiz Andretta ABS Paraná Sommelier Básico 01/04/2013 França Ronei Luiz Andretta França História: Império Romano: Galia Depois de 900 d.c. vinhedos pertenciam a igreja. 1789 Revolução francesa: reforma agrária 1855 Napoleão

Leia mais

Sparkling 750ml BRASIL MEIAS GARRAFAS E BABYS IMPORTADOS. Salton Brut R$ 49,00

Sparkling 750ml BRASIL MEIAS GARRAFAS E BABYS IMPORTADOS. Salton Brut R$ 49,00 espumantes 750ml Sparkling 750ml Salton Brut R$ 49,00 Vinícola Salton, Bento Gonçalves, RS - Brilhante, com tonalidade palha e reflexos esverdeados. Aroma de flores e frutas cítricas, maçã verde, pão torrado,

Leia mais

CARTA DE BEBIDAS HARMONIZAÇÃO COM VINHOS VINHOS EM TAÇA. Cem reais por pessoa

CARTA DE BEBIDAS HARMONIZAÇÃO COM VINHOS VINHOS EM TAÇA. Cem reais por pessoa CARTA DE BEBIDAS Seja bem-vindo ao Valle Rustico! Nossa carta apresenta uma criteriosa seleção de rótulos nacionais que tem se destacado pelos aspectos sensoriais pela filosofia de trabalho do vinhateiro

Leia mais

Tejo Wine Region. Região Tejo

Tejo Wine Region. Região Tejo Conheça o Team Tejo "Somos o «Team Tejo», a única comunidade vitivinícola situada junto a este grande Rio Português. A Região Vitivinícola do Tejo possui óptimas condições naturais para o cultivo da vinha

Leia mais

AZIENDA AGRICOLA ALBANA LA TORRE DI BEGHI MARIA VIA CASTELLANA LA SPEZIA

AZIENDA AGRICOLA ALBANA LA TORRE DI BEGHI MARIA VIA CASTELLANA LA SPEZIA AZIENDA AGRICOLA ALBANA LA TORRE DI BEGHI MARIA VIA CASTELLANA 3 19035 LA SPEZIA NOSSOS PRODUTOS http://www.albanalatorre.it (+39) 333 8397759 info@albanalatorre.it ALBANA LA TORRE VINHO VERDE CINQUE TERRE

Leia mais

Universidade Federal do Pampa. Cadeias Produtivas Agrícolas

Universidade Federal do Pampa. Cadeias Produtivas Agrícolas Universidade Federal do Pampa Cadeias Produtivas Agrícolas Doscente: Prof. Drª Alicia Ruiz Olalde Discentes: Daiana Monteiro Oliveira Jocelaine de Souza Miranda Magnamara Alves Marques Siane Hoppe Krug

Leia mais

LITEL LITOGRAFIA E EMBALAGENS, LDA.

LITEL LITOGRAFIA E EMBALAGENS, LDA. www.ribadouro.pt LITEL LITOGRAFIA E EMBALAGENS, LDA. A continuidade da tradição A Cooperativa Ribadouro situa-se na região de Trás-os-Montes, próxima da cidade de Miranda do Douro na Vila de Sendim. Com

Leia mais

MONTE AMARELO BRANCO VINHO BRANCO 2013

MONTE AMARELO BRANCO VINHO BRANCO 2013 FICHAS TÉCNICAS MONTE AMARELO BRANCO VINHO BRANCO 2013 Tipo: Branco Castas: Antão Vaz e Arinto Prova: apresenta cor amarelo citrino aroma citrino e frutos tropicais,com toque mineral, suave e fresco, com

Leia mais

Paixão e Tradição. Colinas Piacentinas Vinhos D.O.C. Cantinas Bacchini. O amor pelos vinhos. Linha tradicional: A qualidade que chama Piacentino

Paixão e Tradição. Colinas Piacentinas Vinhos D.O.C. Cantinas Bacchini. O amor pelos vinhos. Linha tradicional: A qualidade que chama Piacentino Colinas Piacentinas Vinhos D.O.C Paixão e Tradição Cantinas Bacchini O amor pelos vinhos Linha tradicional: A qualidade que chama Piacentino Guturnio, Bonarda, Barbera e Ortrugo: São esses os vinhos que

Leia mais

Monte do Pintor. Vinho Regional Alentejano. O rótulo é da autoria do Escultor Português João Cutileiro.

Monte do Pintor. Vinho Regional Alentejano. O rótulo é da autoria do Escultor Português João Cutileiro. Monte do Pintor Vinho Regional Alentejano Reserva A vinha está instalada em encostas suaves expostas a Sul. No encepamento predominam as tradicionais castas Alentejanas - Trincadeira e Aragonez, conjugadas

Leia mais

Vinhos especiais, acondicionados na Enomatic Wine Serving, servidos em doses de 50, 100 ou 150ml.

Vinhos especiais, acondicionados na Enomatic Wine Serving, servidos em doses de 50, 100 ou 150ml. Vinhos em taça CHAMPAGNE ESPUMANTES SPARKLING WINE Chandon Réserve Brut Serra Gaúcha, Brasil Pinot Noir, Riesling Itálico, Chardonnay Dose 150ml BRANCOS LEVES E REFRESCANTES WHITE Portillo Bodegas Salentein

Leia mais

Vallado Douro Branco. Aroma: Floral e fruta bem madura com algumas notas de melão.

Vallado Douro Branco. Aroma: Floral e fruta bem madura com algumas notas de melão. Vallado Douro Branco Aroma: Floral e fruta bem madura com algumas notas de melão. Sabor: Vinho muito mineral e fresco, com sabor equilibrado e persistente com notas cítricas. Vinificação: As uvas, provenientes

Leia mais

Vale Pereiro Branco 2013

Vale Pereiro Branco 2013 TERRAS DO SUL TINTO EMBALAGEM: Bag in Box (5 e 15 Lt) Vinho de Mesa CARACTERÍSTICAS DO VINHO: Grau Álcool: 12 % vol. Vinificação: Em auto-vinificadores com remontagens programadas. Estágio: Vinho do ano.

Leia mais

CARTA DE VINHOS ESPUMANTES BRASIL ITÁLIA FRANÇA VIRTUS BRUT VIRTUS DEMI SEC. BOSSA BRUT ROSÉ Nº 3 Vale dos Vinhedos Cave Hermann

CARTA DE VINHOS ESPUMANTES BRASIL ITÁLIA FRANÇA VIRTUS BRUT VIRTUS DEMI SEC. BOSSA BRUT ROSÉ Nº 3 Vale dos Vinhedos Cave Hermann ESPUMANTES BRASIL VIRTUS BRUT Farroupilha - RS Vinícola Monte Paschoal VIRTUS DEMI SEC Farroupilha - RS Vinícola Monte Paschoal BOSSA BRUT ROSÉ Nº 3 Vale dos Vinhedos Cave Hermann BOSSA MOSCATEL Nº 4 (DOCE)

Leia mais

Vik, turismo de natureza, vinho e exclusividade

Vik, turismo de natureza, vinho e exclusividade Vik, turismo de natureza, vinho e exclusividade Uma experiência holística, um mergulho na natureza e no mundo da vitivinicultura de alta precisāo Por Silvia Cintra Franco Em Viña VIK a experiência é holistica.

Leia mais

Quem conhece o Mantovani, sabe de sua ligação com os vinhos. Aliás, até os produz.

Quem conhece o Mantovani, sabe de sua ligação com os vinhos. Aliás, até os produz. DICAS SOBRE VINHOS Quem conhece o Mantovani, sabe de sua ligação com os vinhos. Aliás, até os produz. A elaboração deste material tem como objetivo esclarecer as principais dúvidas já presenciadas e que

Leia mais

Dose 150ml R$32. Dose 150ml R$32. Salentein Reserve Mendoza, Argentina Malbec Dose 50ml R$11 Dose 100ml R$24. Dose 150ml R$32

Dose 150ml R$32. Dose 150ml R$32. Salentein Reserve Mendoza, Argentina Malbec Dose 50ml R$11 Dose 100ml R$24. Dose 150ml R$32 Vinhos em taça CHAMPANHE ESPUMANTE SPARKLING WINE Chandon Réserve Brut 187ML Serra Gaúcha, Brasil Pinot Noir, Riesling Itálico, Chardonnay R$36 Chandon Réserve Brut Rosé 187ML Serra Gaúcha, Brasil Pinot

Leia mais

Univ. Anhembi Morumbi Tecnologia em Gastronomia Enologia Ubiratan de Assunção Miranda

Univ. Anhembi Morumbi Tecnologia em Gastronomia Enologia Ubiratan de Assunção Miranda VINHOS DO BRASIL Univ. Anhembi Morumbi Tecnologia em Gastronomia Enologia Vinhos do Brasil: História ORIGEM: 1532: Martin Afonso de Souza Brás Cubas São Vicente Outras capitanias: BA, PE, PR, RS IMIGRAÇÃO

Leia mais

Alimentos e Bebidas Vinhos e Espumantes

Alimentos e Bebidas Vinhos e Espumantes Comemorativo 80 Anos Este vinho foi especialmente elaborado para comemorar os 80 anos do patriarca Laurindo Brandelli, e os 20 anos da Vinícola Don Laurindo. O cuidado com a terra, o cultivo da videira,

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SOMMELIERS PARANÁ CURSO DE SOMMELIER Aula 3 Vinhos Espumantes

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SOMMELIERS PARANÁ CURSO DE SOMMELIER Aula 3 Vinhos Espumantes ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SOMMELIERS PARANÁ CURSO DE SOMMELIER 2012 Aula 3 Vinhos Espumantes Sommelier Roberto Cartaxo Trabalha desde 1994 com vinhos Anotações de aula: Vinhos com gás CO 2 Com perlage No

Leia mais

SANTA VITÓRIA. O aroma de um estilo de vida

SANTA VITÓRIA. O aroma de um estilo de vida EMPRESA A Casa de Santa Vitória éuma empresa do Grupo Vila Galé, um dos principais grupos hoteleiros portugueses. O negócio de produção de vinhos e azeites de qualidade, surge no final da década de 90

Leia mais

Dão Internacional. Por Aníbal Coutinho

Dão Internacional. Por Aníbal Coutinho Dão Internacional Por Aníbal Coutinho Tendências mundiais (Consumo) Novos países vinhateiros Regiões Preferidas in Shermans Travel (Guia americano MSNBC) Andaluzia (Espanha), Cabo (África( do Sul),Califórnia

Leia mais

10 bons vinhos espanhóis de até 10 euros

10 bons vinhos espanhóis de até 10 euros 10 bons vinhos espanhóis de até 10 euros Os vinhos espanhóis fazem sucesso no mundo inteiro e todos os meus amigos, ao chegar aqui, se surpreendem com a qualidade e os preços não só das garrafas, mas também

Leia mais

CAPÍTULO 2 GEORREFERENCIAMENTO DA REGIÃO DELIMITADA DA DENOMINAÇÃO DE ORIGEM VALE DOS VINHEDOS: CARTAS IMAGEM

CAPÍTULO 2 GEORREFERENCIAMENTO DA REGIÃO DELIMITADA DA DENOMINAÇÃO DE ORIGEM VALE DOS VINHEDOS: CARTAS IMAGEM CAPÍTULO 2 GEORREFERENCIAMENTO DA REGIÃO DELIMITADA DA DENOMINAÇÃO DE ORIGEM VALE DOS VINHEDOS: CARTAS IMAGEM Loiva Maria Ribeiro de Mello Carlos Alberto Ely Machado André Rodrigo Farias Sonia Marliza

Leia mais

VINÍCOLA FIN. Tradição que transcende gerações

VINÍCOLA FIN. Tradição que transcende gerações Tradição que transcende gerações Da boa terra o melhor vinho Cercada por vertentes de água e lindos lagos, a Vinícola Fin possui uma Área Verde com árvores nativas distribuídas em 22.000 m2. Nessa terra

Leia mais

www.valebarqueiros.pt

www.valebarqueiros.pt www.valebarqueiros.pt A HERDADE DE VALE BARQUEIROS [VALE BARQUEIROS] Março de 2016 A Herdade de Vale Barqueiros com cerca de 800 ha, fundada em 1853 e situada a poucos quilómetros de Alter do Chão, é uma

Leia mais

A uva que determina o sabor.

A uva que determina o sabor. A História do Vinho O vinho é, por definição, a fermentação do suco da uva. Indícios indicam que o vinho surgiu há pelo menos 7000 a.c., ao sul do Mar Negro, nas montanhas do Cáucaso, território atual

Leia mais

Gemola Colli Euganei Rosso D.O.C Veneto - Itália

Gemola Colli Euganei Rosso D.O.C Veneto - Itália NOSSOS VINHOS R$ 369,00 Gemola Colli Euganei Rosso D.O.C. 2013 Veneto - Itália A INTENSIDADE DAS VINHAS DE VIGNALTA As vinhas de alta intensidade são plantadas nas encostas mais altas do território de

Leia mais

O guia essencial do vinho: Wine Folly

O guia essencial do vinho: Wine Folly O guia essencial do vinho: Wine Folly A VIDA É MUITO CURTA PARA se BEBER VINHO RUIM. Autor desconhecido O guia essencial do vinho: Wine Folly Madeline Puckette e Justin Hammack Tradução de Lucas cordeiro

Leia mais

VINHOS DE LISBOA. Luís Lima

VINHOS DE LISBOA. Luís Lima VINHOS DE LISBOA Luís Lima VINHOS DE LISBOA Anteriormente conhecida por Estremadura, situa-se a noroeste de Lisboa numa área de cerca de 40 km. VINHOS DE LISBOA Nesta região é produzida uma enorme variedade

Leia mais

intervene.com.br março/2010

intervene.com.br março/2010 intervene.com.br março/2010 VINÍCOLA IRMÃOS BASSO LTDA. Monte Bérico 2º Distrito Farroupilha, RS C.P. 383 CEP 95180-000 Fone/Fax 54. 2109 7400 sac@vinicolabasso.com.br www.vinicolabasso.com.br Espumante

Leia mais

Carta desvinhos. Seleção Especial de Vinhos Importados

Carta desvinhos. Seleção Especial de Vinhos Importados Carta desvinhos Seleção Especial de Vinhos Importados Espumantes Espanha Cava Don Román Brüt Penedès... R$ 76,00 Elaborado pelo método tradicional. Apresenta cor amarela palha e perlage persistente. Aromas

Leia mais

ED ED IÇÃO IÇÃO MAIO Itali 4 a EDIÇÃO 51 França

ED ED IÇÃO IÇÃO MAIO Itali 4 a EDIÇÃO 51 França EDIÇÃO MAIO 2014 EDIÇÃO 40 - Italia EDIÇÃO 51 França EDIÇÃO MAIO 2014 Château Grand Jean Bordeaux Supérieur STORIA MERLOTSafra: 2008Variedade: 100% MerlotTerroir: Vale dos Vinhedos Brasil Safra: 2010 Variedade:

Leia mais

REGIONAL. Cor Aroma Boca Longevidade Aditivos. Garrafa Tipo Capacidade Dimensão Peso Código de Barras

REGIONAL. Cor Aroma Boca Longevidade Aditivos. Garrafa Tipo Capacidade Dimensão Peso Código de Barras Mestre Franco O terroir desta região é caracterizado por temperaturas altas, solos xistosos baixas produções e grande aptidão para elaborar grandes vinhos. Mestre Franco provém das castas regionais Moreto,

Leia mais

Nossa coleção transmite esta essência, contando sempre com a ajuda da magia da natureza!

Nossa coleção transmite esta essência, contando sempre com a ajuda da magia da natureza! Nossa família escolheu a região de Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha, para fixar suas raízes e iniciar uma história de tradição e amor na elaboração de espumantes premium, trabalhando um terroir demarcado

Leia mais

Panorama do mercado do vinho no Brasil

Panorama do mercado do vinho no Brasil 1 Panorama do mercado do vinho no Brasil Os dados desta pesquisa traduzem o olhar da Wine Intelligence s Vinitrac, empresa inglesa responsável pela pesquisa sobre o mercado brasileiro de vinhos. Nesta

Leia mais

Somos uma parceria, uma ideia, uma ligação entre a produção e o prazer de saborear um copo de vinho. Somos o conceito de homenagem e gratidão.

Somos uma parceria, uma ideia, uma ligação entre a produção e o prazer de saborear um copo de vinho. Somos o conceito de homenagem e gratidão. A W4U Wine Concept S.A. nasce de um sonho empreendedor, de uma paixão pela natureza e por aquilo que ela nos oferece livremente, pelo eterno gosto do mundo dos vinhos e pelo árduo foco no mercado patente

Leia mais

PONTVAL Vinhos. PONTVAL Vinhos

PONTVAL Vinhos. PONTVAL Vinhos PONTVAL Vinhos PONTVAL Vinhos Índice 1. A Companhia de Vinhos do Alandroal 3 2. Produção Vinícola 6 3. Vinhos 8 2 1. PLC - Companhia de Vinhos do Alandroal A PLC - Companhia de Vinhos do Alandroal A PLC

Leia mais

EDIÇÃO 63 África do Sul e Argentina

EDIÇÃO 63 África do Sul e Argentina EDIÇÃO MAIO 2014 EDIÇÃO 40 - Italia EDIÇÃO 63 África do Sul e EDIÇÃO MAIO 2014 STORIA MERLOTSafra: 2008Variedade: 100% MerlotTerroir: Vale dos Cape Elephant Shiraz Vinhedos Brasil Variedade: 100% Shiraz

Leia mais

Galvão e sua paixão por vinhos

Galvão e sua paixão por vinhos Galvão e sua paixão por vinhos Galvão Bueno teve o privilégio de rodar o mundo nos últimos 40 anos trabalhando com eventos esportivos. Foram essas viagens que lhe permitiram conhecer e se relacionar com

Leia mais

CAPÍTULO III EVOLUÇÃO DA VITICULTURA DO RIO GRANDE DO SUL: 1996 A 2015

CAPÍTULO III EVOLUÇÃO DA VITICULTURA DO RIO GRANDE DO SUL: 1996 A 2015 CAPÍTULO III EVOLUÇÃO DA VITICULTURA DO RIO GRANDE DO SUL: 1996 A 215 1 INTRODUÇÃO Loiva Maria Ribeiro de Mello O Rio Grande do Sul, estado com maior área e produção de uvas do Brasil, também é o estado

Leia mais

Lisboa Alenquer Arinto e Fernão Pires Luís e Tiago Carvalho

Lisboa Alenquer Arinto e Fernão Pires Luís e Tiago Carvalho A família Cardoso Pinto produz na sua Quinta do Pinto, em Alenquer, vinhos de qualidade excepcional, sob a batuta de uma equipa experiente e com base numa sofisticada investigação que determinou as castas

Leia mais

A marca De Los Man da vida aos vinhos de marca própria da Mr.Man. São vinhos de mesa clássicos e com ótimo custo x benefício.

A marca De Los Man da vida aos vinhos de marca própria da Mr.Man. São vinhos de mesa clássicos e com ótimo custo x benefício. VINHOS A marca De Los Man da vida aos vinhos de marca própria da Mr.Man. São vinhos de mesa clássicos e com ótimo custo x benefício. Vinhos Brancos De los Man Sauvignon Blanc 2014 750ml Cod cx: 6827 Cod

Leia mais

Panorama vitivinícola do Brasil. Eng. Agr. Mauro Zanus Chefe-Geral Embrapa Uva e Vinho

Panorama vitivinícola do Brasil. Eng. Agr. Mauro Zanus Chefe-Geral Embrapa Uva e Vinho Panorama vitivinícola do Brasil Eng. Agr. Mauro Zanus Chefe-Geral Embrapa Uva e Vinho A Viticultura no Brasil - Uvas de Mesa - Uvas Finas - Uvas americanas/niágara - Uvas para de Vinho de Mesa - Uvas para

Leia mais

O VINHO TINTO NA ROTA DA INOVAÇÃO

O VINHO TINTO NA ROTA DA INOVAÇÃO O VINHO TINTO NA ROTA DA INOVAÇÃO PROPOSTA DE SEMINÁRIO: APROFUNDAR OS INDÍCIOS QUE MOSTRAM A PRODUÇÃO DE VINHO TINTO COMO PRODUTO AGROINDUSTRIAL EM VIAS DE ATINGIR PATAMARES DE PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO

Leia mais

Alvarinho Reserva Alvarinho

Alvarinho Reserva Alvarinho Dona Paterna Alvarinho e Trajadura Alvarinho e Trajadura Dona Paterna Alvarinho Alvarinho Dona Paterna Alvarinho Reserva Alvarinho Aguardente Dona Paterna Alvarinho Aguardente Dona Paterna Alvarinho Velhíssima

Leia mais

Ribeiro Santo Branco Encruzado e Malvasia Fina. Jardim da Estrela Tinto. Touriga Nacional, Tinta Roriz e Alfrocheiro

Ribeiro Santo Branco Encruzado e Malvasia Fina. Jardim da Estrela Tinto. Touriga Nacional, Tinta Roriz e Alfrocheiro Jardim da Estrela Tinto Touriga Nacional, Tinta Roriz e Alfrocheiro Ribeiro Santo Branco Encruzado e Malvasia Fina Jardim da Estrela Branco Malvasia Fina, Bical e Encruzado Ribeiro Santo Tinto Reserva

Leia mais

www.valebarqueiros.pt A HERDADE DE VALE BARQUEIROS [VALE BARQUEIROS] Novembro de 2015 A Herdade de Vale Barqueiros com cerca de 800 ha, fundada em 1853 e situada a poucos quilómetros de Alter do Chão,

Leia mais

destaques da ROSÉ PISCINE STRIPES TARANI CAHORS MALBEC FRANÇA SUDOESTE ROSÉ FRANÇA SUDOESTE TINTO

destaques da ROSÉ PISCINE STRIPES TARANI CAHORS MALBEC FRANÇA SUDOESTE ROSÉ FRANÇA SUDOESTE TINTO CATÁLOGO 2017 destaques da O Rosé Piscine é uma bebida charmosa e refrescante. Pelo seu conceito descompromissado e elegante adapta-se a todas as ocasiões. Seja na noite, no dia, em casamentos, em reuniões,

Leia mais