Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital da Força Aérea do Galeão (HFAG) Rio de Janeiro RJ

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital da Força Aérea do Galeão (HFAG) Rio de Janeiro RJ"

Transcrição

1 Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital da Força Aérea do Galeão (HFAG) Rio de Janeiro RJ Programa de Especialização em Cirurgia de Quadril (R4) Treinamento Avançado em Cirurgia do Quadril 1- Apresentação: O curso de especialização pós-residência médica (R4), em cirurgia do no Hospital da Força Aérea do Galeão (HFAG) constitui-se de modalidade de ensino e treinamento com duração de 01(um) ano e disponibiliza 02 vagas. 2- Descrição do serviço: O Serviço de Residência Médica de Ortopedia e Traumatologia do HFAG recebe médicos residentes e estagiários, sendo credenciado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), e pelo Ministério da Educação (MEC). O serviço de cirurgia do do HFAG é referencia em trauma do e ortopedia aplicada nessa especialidade da Força Aérea Brasileira (FAB). No serviço são tratados todos os tipos de problemas ortopédicos relacionados a afecções do. São realizados atendimentos de urgência, cirurgias do trauma, enfermaria, atendimentos ambulatorias e atividades teóricas. São atendidas várias situações de doenças relacionadas a esta especialidade, envolvendo trauma e afecções de caráter crônico e degenerativo. É nossa missão atender todos os militares e seus dependentes com qualidade e ateção, devolvendo para sociedade pessoas aptas a recuperar sua capacidade produtiva. 3- Parte docente: Chefe do Serviço: Major Marcos Noberto Giordano Dr Marcos Noberto Giordano, especialista em otopedia e traumatologia e cirurgia do membro titular da SBOT, da Sociedade Brasileira de Quadril (SBQ), da Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico (SBTO), da Sociedade Brasileira de Artroscopia do Esporte (SBRATE),

2 da Associação Brasileira Ortopédica de Osteometabolismo (ABOOM), da Academia Brasileira de Medicina Militar (ABMM) cadeira 47, da American Academy of Orthopaedic Surgeons (AAOS) e AO-Alumini. Cursou rêsidencia médica e pós-grauação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É o Chefe da Seção de Ortopeida e Traumatologia e do Grupo de Cirurgia de Quadril do HFAG, coordenador do Núcleo de Ortopedia e Traumatologia da Policlínica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e de equipe de emergência de hospital privado de grande movimento na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro (Hospital Balbino). Diretor Médico da COFIG e do ITRAUMA Rio de Janeiro. Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Regional Rio (gestão 2016), e atualmente é Diretor Científico da SBQ (biênio ) e membro da comissão de Preceptores da SBOT Nacional (2017,18 e 19). Preceptor Capitão Aluizio Paiva Gonçalves Dr Aluizio de Paiva Gonçalves, especialista em otopedia e traumatologia e cirurgia do membro titular da SBOT e SBQ. Cursou rêsidencia médica no Hospital Miguel Couto e pósgraduação no HFAG. Precptor da especialização em cirurgia do do HFAG. 4- Pré-requisitos: 1- Candidato que tenha concluío Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia em serviço credenciado pelo MEC e/ou SBOT. 2- Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia (TEOT) obtido através de aprovação no exame da SBOT. 5- Periodo: A especialização oferecida tem duração de 12 meses, de 01 de abril de 2017 a 31 de março de Objetivos: O programa visa o aperfefeiçoamento dos médicos especialistas em Ortopedia e Traumatologia, em caráter de treinamento em serviço, e aprofundamento de seus conhecimentos na aérea de Trauma e cirurgia da Pelve e do Quadril. O pós-graduando, ao completar seu período de especialização, deve estar preparado para disponibilizar tratamento clínico e cirúrgico adequado e eficaz para afecções do trauma e afecções da pelve e, dentro dos princípios éticos e profissionais, bem como atuar em funções relacionadas à prevenção de doenças ortopédicas e traumáticas relativas à especialidade. 7- Atividades: A especialização oferece atividades teórico-práticas, sempre sob a supervisão e acompanhamento de um dos mebros do Serviço de Ortopedia e Traumatologia e Cirurgia do Quadril, totalizando 40 horas semanais segundo a programação discriminada a seguir.

3 Cronograma de Atividades 7:00 8:00 Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Aula (Expositiva) Discussão de artigos (Clube de Revista) Enfermaria Enfermaria Enfermaria (grande round) 8:00 12:00 12:00 13:00 12:00-17:00 Ambulatório de Seminário Cirurgia ortopédica de Cirurgia ortopédica de - Cirurgia ortopédica de Enfermaria Cirurgia de - Cirurgia de - Cirurgia de Sessão científica da SORT OBS: Complementação com preceptores no período de segunda e sexta a tarde participando de operações de na clínica privada. E complementação nos períodos noturnos e finais de semana com traumas de alta complexidade no Hospital Balbino. 8- O Hospital: O Hospital da Força Aérea do Galeão (HFAG) tem como missão prestar assistência, em nível de hospital de quarto escalão, no campo da medicina preventiva, assistencial e operativa ao pessoal militar da Aeronáutica e seus dependentes, promovendo o ensino e fomentando a pesquisa. Para isso dispõe de toda estrutura de um hospital de urgência e terciário, referência em diversas especialidades, além disso, dispõe de biblioteca atualizada, livros didáticos, artigos cientificos e banco de dados informatizado para livre uso do médico residente. 9- Programa teórico: I- Conceitos gerais: -Anatomia clinica; -Marcha; -Biomecânica do. II- Vias de acesso ao : -Anatomia cirúrgica; -Abordagens anteriores; -Abordagens anterolaterais; -Abordagensgens posteriores e posterolaterais.

4 III- Recusrso diagnóstico de avaliação do : -Avaliação clínica; -Avaliação laboratorial; -Avaliação por Imagens (radiografias digitais, ultrassonografia, tomografia computadorizada multislice, ressonância magnética 3-Tesla); -Avaliação com uso da Medicina Nuclear (diversos radiomarcadores); -Avaliação densitométrica. IV- Recursos terapêuticos em cirurgia do : -Biologia dos enxertos ósseos; -Artroscopia do ; -Osteotomias femorais e pélvicas; -Outros procedimentos preservadores (foragem, alçapão, osteocondroplastia e reinserção labial abertas); -Artrodese e artroplastia de ressecção Girdlestone; -Redução aberta ou percutânea e fixação de fraturas, e tratamento de outras lesões traumáticas; -Artroplastias totais do primárias e de revisão. V- Traumatismos pelve e -Assistência imedia ao paciente com trauma pélvico; -Fratura do anel pélvico; -Fratura acetabular; -Fratura da cabeça femoral; -Fatura trocantérica; -Fratura subtrocantérica; -Fraturas associadas; -Luxação do ; -Outras lesões traumáticas (lesões musculotendinosas etc.). VI- Doenças do : -Doença articular degenerativa; -Artrite infecciosa; -Doenças inflamatórias e outras doenças sinoviais; -Lesões tumorais e pseudotumorais; -Osteonecrose da cabeça femoral. VII- Artoplastia primária do : -Biomecânica dos implantes; -Avaliação e planejamento operatório; -Hemiartroplastias; -Artroplastia total do cimentada; -Artroplastia total do híbrida; -Artoplastia total do não cimentada; -Tribologia, biotribologia e conceitos afins (tribocorrosão etc.).

5 VIII- Artroplastia total do em circustâncias especiais: -Artrite reumatoide, espondilite anquilosante e outras doenças reumatológicas; -Doença displásica; -Sequela de trauma; -Pós-osteotomias; - Desartrodese ; -Adolescentes e superobesos. IX- Complicações da ATQ: -Mecanismo de falha dos implantes; -Desgaste e osteólise; -Soltura acetabular; -Soltura femoral; -Instabilidade; -Diagnóstico e tratamento da infecção; -Complicações neurovasculares; -Complicações tromboembólicas; -Ossificação heterotópica; -Fratras periprotéticas. X- Artroplastia de revisão: -Avaliação e classificação de defeitos ósseos; -Retirada dos componentes protéticos -Revisão acetabular com anel metálico de reforço; -Revisão acetabular com enxerto impactado; -Revisão acetabular com enxerto estrutural; -Revisão acetabular sem enxerto; -Revisão femoral cimentada com enxerto impactado; -Revisão femoral com prótese não cimentada; -Materiais especiais (tântalo e titânio trabecular componentes, cunhas de fundo, reborda e coluna). 10- Trabalho científico: Deverá ser realizado um trabalho científico (monografia) que será orientado pelos preceptores do grupo de, em concordância com a Secção de Ensino e Pesquisa (DEP) do HFAG e a Comissão de Apoio a Pesquisa da SBOT e SBQ. Pesquisas envolvendo seres humanos serão submetidas ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) para aprovação.

FORMULÁRIO PARA O CADASTRO E VISTORIA DOS SERVIÇOS DE TREINAMENTO EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA- SBOT

FORMULÁRIO PARA O CADASTRO E VISTORIA DOS SERVIÇOS DE TREINAMENTO EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA- SBOT FORMULÁRIO PARA O CADASTRO E VISTORIA DOS SERVIÇOS DE TREINAMENTO EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA- SBOT SERVIÇO: Serviço: Nome do responsável: CNPJ: Endereço: UF: Telefone serviço: ( ) Telefax: ( ) E-mail:

Leia mais

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA PROJETO PEDAGÓGICO

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA PROJETO PEDAGÓGICO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA PROJETO PEDAGÓGICO I - Duração: 3 anos II - Número de vagas: 12 por ano III - Objetivo Geral: Formação de médicos para a atividade profissional

Leia mais

Programa de Especialização Cirurgia do Quadril (R4) Treinamento Avançado em Cirurgia do Quadril. Goiânia GO / Maio de 2015.

Programa de Especialização Cirurgia do Quadril (R4) Treinamento Avançado em Cirurgia do Quadril. Goiânia GO / Maio de 2015. SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO ESTADO DE GOIÁS HOSPITAL DE URGÊNCIA DE GOIÂNIA (HUGO) / HOSPITAL GERAL DE GOIÂNIA ALBERTO RASSI () SERVIÇO DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA / SERVIÇO DE CIRURGIA DO QUADRIL

Leia mais

Programa de Especialização em Reconstrução e. Alongamento Ósseo - ASAMI (R4)

Programa de Especialização em Reconstrução e. Alongamento Ósseo - ASAMI (R4) Programa de Especialização em Reconstrução e Alongamento Ósseo - ASAMI (R4) O programa de Especialização em Reconstrução e Alongamento Ósseo (R4) é oferecido pelo Programa de Pós Graduação do Instituto

Leia mais

DR. ANDRÉ AUGUSTO CASAGRANDE CRM/SC: 7582 RQE: 3762

DR. ANDRÉ AUGUSTO CASAGRANDE CRM/SC: 7582 RQE: 3762 DR. ANDRÉ AUGUSTO CASAGRANDE CRM/SC: 7582 RQE: 3762 APRESENTAÇÃO PESSOAL Data de nascimento: 01/03/1968 Naturalidade: Caxias do Sul RS Nacionalidade: Brasileiro Endereço profissional: Rua: Blumenau, 1316

Leia mais

PEDIATRIA - CAMPINAS PLANO DE CURSO

PEDIATRIA - CAMPINAS PLANO DE CURSO PEDIATRIA - CAMPINAS PLANO DE CURSO DADOS GERAIS: 1. NOME DO PROGRAMA: Residência em Pediatria 2. DURAÇÃO: 3 (três) anos 3. PRÉ-REQUISITOS: Graduação em Medicina 4. CARGA HORÁRIA: 60 horas semanais 5.

Leia mais

Programa de Especialização em Ortopedia e Traumatologia Pediátrica (R4)

Programa de Especialização em Ortopedia e Traumatologia Pediátrica (R4) Grupo de Ortopedia e Traumatologia Pediátrica Hospital Universitário Cajuru PUC- PR Hospital do Trabalhador - UFPR Programa de Especialização em Ortopedia e Traumatologia Pediátrica (R4) Curitiba 2017

Leia mais

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CLÍNICA MÉDICA

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CLÍNICA MÉDICA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CLÍNICA MÉDICA 2016 Programa de Residência Médica em Clínica Médica 2016 Unidade: Hospital Copa D Or Diretor de Ensino e Coordenador Geral da Residência Médica: Dr Arnaldo

Leia mais

DR. GUSTAVO ROBERTO PEREIRA CRM/SC: 8307 RQE: 4672

DR. GUSTAVO ROBERTO PEREIRA CRM/SC: 8307 RQE: 4672 DR. GUSTAVO ROBERTO PEREIRA CRM/SC: 8307 RQE: 4672 APRESENTAÇÃO PESSOAL Data de nascimento: 31/08/1973 Naturalidade: Joinville/SC Nacionalidade: Brasileiro Endereço profissional: Rua: Blumenau, 1316 América

Leia mais

Anquilose da Anca Tratamento Cirúrgico

Anquilose da Anca Tratamento Cirúrgico Hospitais da Universidade de Coimbra Reunião do Serviço de Ortopedia Março de 2011 Anquilose da Anca Tratamento Cirúrgico Dr. J. Alexandre Marques Prof. Fernando Judas Caso Clínico IDENTIFICAÇÃO R.M.R.S.

Leia mais

Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA Instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 6, DE 8 DE ABRIL DE 2019

RESOLUÇÃO Nº 6, DE 8 DE ABRIL DE 2019 RESOLUÇÃO Nº 6, DE 8 DE ABRIL DE 2019 Dispõe sobre a matriz de competências dos Programas de Residência Médica em Cirurgia da Mão no Brasil. A COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA (CNRM), no uso das

Leia mais

SERVIÇOS DE ENSINO E TREINAMENTO EM CIRURGIA DO QUADRIL (SET) CAPÍTULO I CREDENCIAMENTO DOS SERVIÇOS

SERVIÇOS DE ENSINO E TREINAMENTO EM CIRURGIA DO QUADRIL (SET) CAPÍTULO I CREDENCIAMENTO DOS SERVIÇOS SERVIÇOS DE ENSINO E TREINAMENTO EM CIRURGIA DO QUADRIL (SET) CAPÍTULO I CREDENCIAMENTO DOS SERVIÇOS Artigo 9º - O Serviço que se candidatar a Serviço de Ensino e Treinamento (SET) em Cirurgia do Quadril

Leia mais

Residência em Ortopedia e Traumatologia

Residência em Ortopedia e Traumatologia tologia NOTÍCIAS INTENSIFICADORES DE IMAGENS... 13 AGÔSTO - 2007 18º NÚMERO FINALMENTE O CONSÊRTO. TELEFONE DA EMERGÊNCIA -TRAUMATOLOGIA - 8401 5210 FINALMEEEEEEENTE O CONSÊRTO... APÓS MAIS DE CINCO MESES

Leia mais

Programa de Residência Médica MEDICINA INTENSIVA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica MEDICINA INTENSIVA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Comissão de COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas e disseminar

Leia mais

Revisão de artroplastia total do quadril com prótese modular não-cimentada de fixação distal tipo ZMR. Análise clínica e radiográfica de 30 casos.

Revisão de artroplastia total do quadril com prótese modular não-cimentada de fixação distal tipo ZMR. Análise clínica e radiográfica de 30 casos. Revisão de artroplastia total do quadril com prótese modular não-cimentada de fixação distal tipo ZMR. Análise clínica e radiográfica de 30 casos. Richard Prazeres Canella Paulo Gilberto Cimbalista de

Leia mais

Residência em Ortopedia e Traumatologia

Residência em Ortopedia e Traumatologia Residência em Ortopedia e Traumatologia HISTÓRIA DA ORTOPEDIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG 25 FEVEREIRO - 200 26º NÚMERO NOVOS RESIDENTES

Leia mais

CADASTRO DE SERVIÇOS ANO 2011

CADASTRO DE SERVIÇOS ANO 2011 CADASTRO DE SERVIÇOS ANO 2011 SERVIÇO: Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora CNPJ: 21.195.755/0001-69 Endereço: R. Catulo Breviglieri s/n, sala 20 Santa Catarina Cidade:Juiz de

Leia mais

III JORNADAS DA SECÇÃO DA ANCA

III JORNADAS DA SECÇÃO DA ANCA III JORNADAS DA III CURSO PRÁTICO DA 16 e 17 de Setembro 2016 Aula Magna da Faculdade de Medicina de Lisboa Instituto de Anatomia da Faculdade de Medicina de Lisboa Cirurgia Conservadora e Artroscopia

Leia mais

Dor na Região do Quadril

Dor na Região do Quadril Dor na Região do Quadril POSSIBILIDADES DIAGNÓSTICAS Carlos Alberto Souza Macedo Professor da Faculdade de Medicina da UFRGS Doutor em Cirurgia Ortopédica e Traumatológica Chefe do Grupo de Cirurgia do

Leia mais

- Compromete-se o Centro de Pesquisa, através do Chefe do Serviço de Quadril, Coordenador Médico e Coordenador Administrativo, a:

- Compromete-se o Centro de Pesquisa, através do Chefe do Serviço de Quadril, Coordenador Médico e Coordenador Administrativo, a: TERMO DE COMPROMISSO PARA CREDENCIAMENTO DE CENTRO DE PESQUISA NO REGISTRO DE PROCEDIMENTOS OPERATÓRIOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUADRIL (REMPRO-SBQ). Por meio deste instrumento de compromisso, que de

Leia mais

DR. JOSÉ RENATO WILKE FREITAS CRM/SC: 8759 RQE: 4832

DR. JOSÉ RENATO WILKE FREITAS CRM/SC: 8759 RQE: 4832 DR. JOSÉ RENATO WILKE FREITAS CRM/SC: 8759 RQE: 4832 APRESENTAÇÃO PESSOAL Data de nascimento: 20/12/1973 Naturalidade: Cruz Alta/RS Nacionalidade: Brasileiro Endereço profissional: Rua: Blumenau, 1316

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 1, DE 4 DE ABRIL DE 2019

RESOLUÇÃO Nº 1, DE 4 DE ABRIL DE 2019 RESOLUÇÃO Nº 1, DE 4 DE ABRIL DE 2019 Aprova a matriz de competências dos Programas de Residência Médica em Cirurgia de Cabeça e Pescoço no Brasil. A COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA (CNRM), no uso

Leia mais

Programa de Especialização em Ortopedia Infantil e. Reconstrução (R4)

Programa de Especialização em Ortopedia Infantil e. Reconstrução (R4) Programa de Especialização em Ortopedia Infantil e Reconstrução (R4) O programa de Especialização em Ortopedia Infantil e Reconstrução (R4) é oferecido pelo Programa de Pós Graduação do Instituto de Assistência

Leia mais

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM NEUROCIRURGIA PROJETO PEDAGÓGICO

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM NEUROCIRURGIA PROJETO PEDAGÓGICO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM NEUROCIRURGIA PROJETO PEDAGÓGICO I - Duração: 5 anos II - Número de vagas: 2 por ano até 2016, e 3 vagas por ano a partir de 2017 III - Objetivo Geral: A Residência em

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento ONCOLOGIA ORTOPÉDICA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Aperfeiçoamento ONCOLOGIA ORTOPÉDICA. Comissão de Residência Médica COREME Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas e disseminar

Leia mais

03,04, 24 e 25 de Outubro 2015

03,04, 24 e 25 de Outubro 2015 03,04, 24 e 25 de Outubro 2015 Resumo sobre o Curso Nosso curso será divido em 2 Módulos complementares com 4 palestrantes experientes, atualizados, com graduações internacionais e atuantes na área de

Leia mais

III JORNADAS DA SECÇÃO DA ANCA

III JORNADAS DA SECÇÃO DA ANCA III JORNADAS DA III CURSO PRÁTICO DA 16 e 17 de Setembro 2016 Aula Magna da Faculdade de Medicina de Lisboa Instituto de Anatomia da Faculdade de Medicina de Lisboa COORDENADORES Pedro Dantas, João Tinoco

Leia mais

Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes

Leia mais

ANDRÉ KUHN CURRICULUN VITAE

ANDRÉ KUHN CURRICULUN VITAE ANDRÉ KUHN CURRICULUN VITAE PASSO FUNDO, 2002 1 - DADOS PESSOAIS 1.1 - Nome: André Kuhn - CRM: 18455 2 - FORMAÇÃO ACADÊMICA 2.1-2º Grau: 2.1.1 - Instituição: Colégio La Salle, Escola de 1º e 2º Graus 2.1.2

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO O (A) paciente, ou seu responsável, declara, para todos os fins legais, especialmente do disposto no artigo 39, VI, da Lei, 8.078/90 que dá plena autorização

Leia mais

- Compromete-se o Centro de Pesquisa, através do Chefe do Serviço de Quadril, Coordenador Médico e Coordenador Administrativo, a:

- Compromete-se o Centro de Pesquisa, através do Chefe do Serviço de Quadril, Coordenador Médico e Coordenador Administrativo, a: TERMO DE COMPROMISSO PARA CREDENCIAMENTO DE CENTRO DE PESQUISA NO REGISTRO DE PROCEDIMENTOS OPERATÓRIOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUADRIL (REMPRO-SBQ). Por meio deste instrumento de compromisso, que de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA Fundada em 18 de Fevereiro de 1808

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA Fundada em 18 de Fevereiro de 1808 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA Fundada em 18 de Fevereiro de 1808 Plano Individual de Trabalho (PIT) 1 e Relatório Individual de Trabalho (RIT) 2 1) DADOS GERAIS 1. Nome

Leia mais

ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM. Gestão de Processos e Equipes de Trabalho Aula 2. Profª. Tatianeda Silva Campos

ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM. Gestão de Processos e Equipes de Trabalho Aula 2. Profª. Tatianeda Silva Campos ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM Gestão de Processos e Equipes de Trabalho Aula 2 Profª. Tatianeda Silva Campos RESOLUÇÃO COFEN Nº 0527/2016 Gestão de Processos e Equipes de Trabalho Art. 4º Assistência

Leia mais

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM MEDICINA FÍSICA E REABILITAÇÃO PROJETO PEDAGÓGICO

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM MEDICINA FÍSICA E REABILITAÇÃO PROJETO PEDAGÓGICO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM MEDICINA FÍSICA E REABILITAÇÃO PROJETO PEDAGÓGICO I - Duração: 3 anos II - Número de vagas: 2 por ano III - Objetivo Geral: Capacitar médicos especialistas no atendimento

Leia mais

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO REUMATOLOGIA PEDIÁTRICA JUSTIFICATIVA PARA SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO REUMATOLOGIA PEDIÁTRICA JUSTIFICATIVA PARA SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO REUMATOLOGIA PEDIÁTRICA JUSTIFICATIVA PARA SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO A reumatologia pediátrica foi reconhecida como área da

Leia mais

DOENÇA ARTICULAR DEGENERATIVA ARTROSE Diagnóstico- Prevenção - Tratamento

DOENÇA ARTICULAR DEGENERATIVA ARTROSE Diagnóstico- Prevenção - Tratamento DOENÇA ARTICULAR DEGENERATIVA ARTROSE Diagnóstico- Prevenção - Tratamento Carlos Alberto Souza Macedo Professor da Faculdade de Medicina da UFRGS Doutorado em Cirurgia pela Faculdade de Medicina da UFRGS

Leia mais

PLANO DE CURSO PEDIATRIA

PLANO DE CURSO PEDIATRIA PLANO DE CURSO PEDIATRIA I- OBJETIVOS DO PROGRAMA Objetivos Gerais Prestar assistência integral ao ser humano em crescimento e desenvolvimento; Atuar no contexto de um ambiente em constantes transformações

Leia mais

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM OTORRINOLARINGOLOGIA PROJETO PEDAGÓGICO

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM OTORRINOLARINGOLOGIA PROJETO PEDAGÓGICO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM OTORRINOLARINGOLOGIA PROJETO PEDAGÓGICO I - Duração: 3 anos II - Número de vagas: 6 por ano III - Objetivo Geral: Capacitar o médico residente ao exercício pleno e amplo

Leia mais

ROTEIRO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS, TEÓRICAS E PRÁTICAS/2018

ROTEIRO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS, TEÓRICAS E PRÁTICAS/2018 ROTEIRO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS, TEÓRICAS E PRÁTICAS/2018 DISCIPLINA: RCG 453 Sistema Osteomuscular COORDENADOR: PROF.DR. FLÁVIO LUÍS GARCIA TURMA: A 1ª SEMANA 29/01 a 01/02/18 DIA 29/01/18 HORÁRIO Início

Leia mais

Nome do Programa Programa de Complementação Especializada em Cardiologia Pediátrica. Titulação Professor Titular Disciplina de Cardiologia - FMUSP

Nome do Programa Programa de Complementação Especializada em Cardiologia Pediátrica. Titulação Professor Titular Disciplina de Cardiologia - FMUSP COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CCEX Av. Dr. Arnaldo, 455 1º andar sala 1301 FORMULÁRIO DE PROGRAMA DE COMPLEMENTAÇÃO ESPECIALIZADA Nome do Programa Programa de Complementação Especializada

Leia mais

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE PROJETO PEDAGÓGICO

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE PROJETO PEDAGÓGICO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE PROJETO PEDAGÓGICO I - Duração: 2 anos II - Número de vagas: 15 por ano III - Objetivo Geral: Ao final do Programa de Residência Médica

Leia mais

PROPOSTA DE RECONHECIMENTO PARA PROGRAMA DE ESTÁGIO E SERVIÇO PELA SBACV. Ao Presidente SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANGIOLOGIA E DE CIRURGIA VASCULAR

PROPOSTA DE RECONHECIMENTO PARA PROGRAMA DE ESTÁGIO E SERVIÇO PELA SBACV. Ao Presidente SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANGIOLOGIA E DE CIRURGIA VASCULAR PROPOSTA DE RECONHECIMENTO PARA PROGRAMA DE ESTÁGIO E SERVIÇO PELA SBACV Ao Presidente SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANGIOLOGIA E DE CIRURGIA VASCULAR Sr. Presidente e Membros da Comissão Solicitamos à Sociedade

Leia mais

Traumatologia e Ortopedia

Traumatologia e Ortopedia Traumatologia e Ortopedia Ressecção de um corpo vertebral cervical; Ressecção de dois ou mais corpos vertebrais cervicais (inclui instrumentação) Principais Resultados de Provas Diagnósticas: Radiografia;

Leia mais

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM NEUROLOGIA PROJETO PEDAGÓGICO

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM NEUROLOGIA PROJETO PEDAGÓGICO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM NEUROLOGIA PROJETO PEDAGÓGICO I - Duração: 3 anos II - Número de vagas: 14 por ano III - Objetivo Geral: Programa de Residência Médica em Neurologia tem como objetivo a

Leia mais

Artroplastia de Ombro TRATAMENTO POR ARTROPLASTIA NAS FRATURAS DO ÚMERO PROXIMAL INDICAÇÃO. partes? rachadura da

Artroplastia de Ombro TRATAMENTO POR ARTROPLASTIA NAS FRATURAS DO ÚMERO PROXIMAL INDICAÇÃO. partes? rachadura da Artroplastia de Ombro TRATAMENTO POR NAS FRATURAS DO ÚMERO PROXIMAL INDICAÇÃO em 4 partes? tipo rachadura da cabeça umeral (split head) impactada cabeça atingindo 40% do colo anatômico FRATURAS DO ÚMERO

Leia mais

INSTITUTO DE NEUROLOGIA E NEUROCIRURGIA DE PASSO FUNDO /RS HOSPITAL SÃO VICENTE DE PAULO

INSTITUTO DE NEUROLOGIA E NEUROCIRURGIA DE PASSO FUNDO /RS HOSPITAL SÃO VICENTE DE PAULO INSTITUTO DE NEUROLOGIA E NEUROCIRURGIA DE PASSO FUNDO /RS HOSPITAL SÃO VICENTE DE PAULO DIVULGAÇÃO DE EDITAL PARA ESTÁGIO EM CIRURGIA DA COLUNA VERTEBRAL E DOR Introdução: O município de Passo Fundo é

Leia mais

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NEFROLOGIA PEDIÁTRICA

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NEFROLOGIA PEDIÁTRICA PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NEFROLOGIA PEDIÁTRICA JUSTIFICATIVA PARA SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NEFROLOGIA PEDIÁTRICA A solicitação do

Leia mais

09, 10, 23 e 24 de Novembro de 2013

09, 10, 23 e 24 de Novembro de 2013 09, 10, 23 e 24 de Novembro de 2013 Resumo sobre o Curso Nosso curso será divido em 2 Módulos complemetentares com 4 palestrantes experientes, atualizados, com graduações internacionais e atuantes na área

Leia mais

PROJETO CORAÇÃO NOVO

PROJETO CORAÇÃO NOVO E D I T A L ESCOLA DE TRANSPLANTES DA SOCIEDADE BENEFICENTE DE SENHORAS HOSPITAL SÍRIO-LIBANÊS Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde PROJETO CORAÇÃO NOVO A Sociedade

Leia mais

Médico Cirurgia de Joelho

Médico Cirurgia de Joelho Caderno de Questões Prova Objetiva Médico Cirurgia de Joelho SRH Superintendência de Recursos Humanos DESEN Departamento de Seleção e Desenvolvimento de Pessoal 01 Na semiologia da lesão meniscal medial

Leia mais

REQUISITOS MÍNIMOS DO PROGRAMA BÁSICO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM - RDDI

REQUISITOS MÍNIMOS DO PROGRAMA BÁSICO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM - RDDI REQUISITOS MÍNIMOS DO PROGRAMA BÁSICO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM - RDDI 1. Objetivo O campo do Diagnóstico por Imagem envolve, atualmente, uma variedade de técnicas

Leia mais

PLANO DE ENSINO: ATENÇÃO SECUNDARIA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA (ALO007)

PLANO DE ENSINO: ATENÇÃO SECUNDARIA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA (ALO007) PLANO DE ENSINO: ATENÇÃO SECUNDARIA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA (ALO007) COORDENADOR: DANIEL SOARES BAUMFELD 1. EMENTA: Princípios da Atenção Secundária à Saúde, aplicados à Ortopedia. Abordagem dos problemas

Leia mais

Requisitos de Inscrição

Requisitos de Inscrição UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO Pelo presente edital, estarão abertas as inscrições, no período de 16 de novembro a 01 de dezembro de 2009, para o processo de seleção do Programa

Leia mais

As Comissões a serem posteriormente constituídas, se pautarão nos Programas (temas selecionados), definidos para este Concurso, nas datas previstas.

As Comissões a serem posteriormente constituídas, se pautarão nos Programas (temas selecionados), definidos para este Concurso, nas datas previstas. UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE MEDICINA O Sr. Diretor da Faculdade de Medicina, torna pública a homologação das inscrições do Concurso Público de Provas e Títulos, para preenchimento de

Leia mais

Lista dos Aprovados 2014

Lista dos Aprovados 2014 Lista dos Aprovados 2014 Exame de Suficiência para Título de Especialista em Cirurgia da Mão Categoria Especial Adalto Ferreira Lima Júnior Adilson de Paula Ana Tereza Martins de Alcântara Antonio José

Leia mais

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia ESTOMATOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia ESTOMATOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU Programa de Residência Comissão de Residência - COREMU A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas

Leia mais

Serviço o de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Universitário. rio UFJF. Programa de Residência Médica M Credenciado pelo MEC e SBOT

Serviço o de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Universitário. rio UFJF. Programa de Residência Médica M Credenciado pelo MEC e SBOT Serviço o de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Universitário rio UFJF Programa de Residência Médica M Credenciado pelo MEC e SBOT Equipe da Residência Médica M em Ortopedia e Traumatologia do HU-UFJF

Leia mais

Clínica Médica: 8 vagas

Clínica Médica: 8 vagas Normatizações dos Serviços de Estágios e Especializações Médicas do Hospital São Francisco de Ribeirão Preto I. INFORMAÇÕES GERAIS O Hospital São Francisco de Ribeirão Preto tem tradição de várias décadas

Leia mais

COORDENADORIA DO CURSO DE MEDICINA CAMPUS DOM BOSCO PLANO DE ENSINO

COORDENADORIA DO CURSO DE MEDICINA CAMPUS DOM BOSCO PLANO DE ENSINO COORDENADORIA DO CURSO DE MEDICINA CAMPUS DOM BOSCO PLANO DE ENSINO Unidade Curricular: s e Emergências Traumatoortopédicas Nome do Coordenador de Eixo: Mirian e Vivianne Nome do Coordenador da Unidade

Leia mais

ONCOLOGIA ORTOPÉDICA

ONCOLOGIA ORTOPÉDICA Programa de Capacitação Profissional ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes

Leia mais

Por determinação deste Conselho fomos ao estabelecimento acima identificado verificar suas condições de funcionamento.

Por determinação deste Conselho fomos ao estabelecimento acima identificado verificar suas condições de funcionamento. RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO Hospital de Câncer de Pernambuco CNPJ 10.894.988/0001-33 Avenida Cruz Cabugá nº 1597 Santo Amaro Recife. Telefone: (81) 3217 8147, 3217 8026 Diretor Geral: Dr. Hélio de Araújo

Leia mais

Residência em Ortopedia e Traumatologia

Residência em Ortopedia e Traumatologia Residência em Ortopedia e tologia 27 - AGÔSTO - 2007 19º NÚMERO ANDAMENTO DAS OBRAS! COLOCAÇÃO DO PISO NA NOVA ALA DA UNIDADE DO TRAUMA TELEFONE DA EMERGÊNCIA -TRAUMATOLOGIA - 8401 5210 NOVO LOGO DA UNIDADE

Leia mais

Mais Informações:

Mais Informações: Resumo sobre o Curso Nosso curso será divido em 3 Módulos com os 10 palestrantes mais renomados na área de Ortopedia Site e do Reabilitação Curso Animal. SOMENTE 40 VAGAS! Público Alvo Somente veterinários

Leia mais

ANEXO IV. REQUISITOS DO CARGO E DESCRIÇÃO SINTÉTICA DA FUNÇÃO TÉCNICO DE ENFERMAGEM Classificação Brasileira de Ocupações CBO:

ANEXO IV. REQUISITOS DO CARGO E DESCRIÇÃO SINTÉTICA DA FUNÇÃO TÉCNICO DE ENFERMAGEM Classificação Brasileira de Ocupações CBO: ANEXO IV REQUISITOS DO CARGO E DESCRIÇÃO SINTÉTICA DA FUNÇÃO TÉCNICO DE ENFERMAGEM Classificação Brasileira de Ocupações CBO: 3222-05 Pré-requisitos Formação completa em ensino médio. Formação completa

Leia mais

04, 05, 18 e 19 de Maio de 2013

04, 05, 18 e 19 de Maio de 2013 04, 05, 18 e 19 de Maio de 2013 Resumo sobre o Curso Nosso curso será divido em 2 Módulos complemtentares com 4 palestrantes experientes, atualizados, com graduações internacionais e atuantes na área de

Leia mais

ANEXO I - ACOMPANHAMENTO DAS METAS DO PLANO DE TRABALHO 2017

ANEXO I - ACOMPANHAMENTO DAS METAS DO PLANO DE TRABALHO 2017 ANEXO I - ACOMPANHAMENTO DAS METAS DO PLANO DE TRABALHO 2017 OBJETIVO ESTRATÉGICO 1º: Prestar assistência médica e de reabilitação, de excelência e gratuita, nas áreas neurológica e ortopédica. 1 Serviços

Leia mais

II FÓRUM DE CIRURGIA GERAL

II FÓRUM DE CIRURGIA GERAL II FÓRUM DE CIRURGIA GERAL CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA - SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANGIOLOGIA E CIRURGIA VASCULAR CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE CIRURGIA VASCULAR Maio de 2018 Adnan Neser Resolução CNRM n 02

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE ESTÁGIO COLOPROCTOLOGIA

PROGRAMAÇÃO DE ESTÁGIO COLOPROCTOLOGIA PROGRAMAÇÃO DE ESTÁGIO COLOPROCTOLOGIA 2018 Estágio em Coloproctologia Complementação Especializada em Coloproctologia Departamento de Cirurgia Disciplina de Coloproctologia Hospital São Francisco Staffs:

Leia mais

IMPLANTODONTIA. EMENTA: Desenvolver o conhecimento em noções básicas de anestesiologia e terapêutica medicamentosa aplicadas à Implantodontia.

IMPLANTODONTIA. EMENTA: Desenvolver o conhecimento em noções básicas de anestesiologia e terapêutica medicamentosa aplicadas à Implantodontia. EMENTA IMPLANTODONTIA DISCIPLINA: Bases da Implantodontia EMENTA: Analisar as condições sistêmicas do paciente para efeito de diagnóstico, plano de tratamento e procedimentos técnicos cirúrgicos na Implantodontia.

Leia mais

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO Prezado Colega: A Diretoria da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço está dando continuidade ao processo de Reconhecimento de Serviços de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. REGULAMENTAÇÃO DOS

Leia mais

Nome do Programa Programa de Complementação Especializada em Cardiologia Pediátrica

Nome do Programa Programa de Complementação Especializada em Cardiologia Pediátrica COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CCEX Av. Dr. Arnaldo, 455 1º andar sala 1301 FORMULÁRIO DE PROGRAMA DE COMPLEMENTAÇÃO ESPECIALIZADA Nome do Programa Programa de Complementação Especializada

Leia mais

Imagem 1: destacada em vermelho a redução do espaço articular.

Imagem 1: destacada em vermelho a redução do espaço articular. Radiografia Análise das Imagens Observação: As seguintes alterações estão presentes em todas as imagens, mas foram destacadas separadamente para melhor demonstração. Imagem 1: destacada em vermelho a redução

Leia mais

Propedêutica Ortopédica e Traumatológica. Prof André Montillo

Propedêutica Ortopédica e Traumatológica. Prof André Montillo Propedêutica Ortopédica e Traumatológica Prof André Montillo www.montillo.com.br Definição: Ortopedia - Traumatologia É a Especialidade Médica que Estuda as Patologias do Aparelho Locomotor: Doenças Ósseas

Leia mais

ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE RADIOLOGIA

ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE RADIOLOGIA ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE RADIOLOGIA ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE A Escola de Ciências da Saúde da Universidade Positivo é composta por 13 cursos que formam profissionais preparados para atuar nos mais

Leia mais

Programa de Residência Médica MEDICINA NUCLEAR. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica MEDICINA NUCLEAR. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica MEDICINA NUCLEAR Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer,

Leia mais

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO PNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO PNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO PNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA JUSTIFICATIVA PARA SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO PNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA A pneumologia

Leia mais

ASSOCIAÇÃO GOIANA DE INTEGRALIZAÇÃO E REABILITAÇÃO CENTRO DE REABILITAÇÃO E READAPTAÇÃO DR. HENRIQUE SANTILLO

ASSOCIAÇÃO GOIANA DE INTEGRALIZAÇÃO E REABILITAÇÃO CENTRO DE REABILITAÇÃO E READAPTAÇÃO DR. HENRIQUE SANTILLO ASSOCIAÇÃO GOIANA DE INTEGRALIZAÇÃO E REABILITAÇÃO CENTRO DE REABILITAÇÃO E READAPTAÇÃO DR. HENRIQUE SANTILLO CENTRO DE ESTUDOS CENE/CRER COMISSÃO DE ENSINO E TREINAMENTO CETO/CRER EDITAL DE SELEÇÃO PARA

Leia mais

Fraturas Proximais Do fêmur. Isaac Rotbande

Fraturas Proximais Do fêmur. Isaac Rotbande Fraturas Proximais Do fêmur Isaac Rotbande Comorbidades Vários medicamentos Anatomia Extremidade Proximal do Fêmur anterior posterior Anatomia Extremidade Proximal do Fêmur art. retinaculares anteriores

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 3-CEPE/UNICENTRO, DE 28 DE JANEIRO DE 2013. REVOGADA PELA RESOLUÇÃO Nº 12/2015-CEPE/UNICENTRO. Aprova o Curso de Especialização em Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional, modalidade modular,

Leia mais

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO ENDOCRINOLOGIA PEDIÁTRICA

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO ENDOCRINOLOGIA PEDIÁTRICA PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO ENDOCRINOLOGIA PEDIÁTRICA JUSTIFICATIVA PARA SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO ENDOCRINOLOGIA PEDIÁTRICA OBJETIVO

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU GINECOLOGIA INFANTO-JUVENIL - ANO 2017

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU GINECOLOGIA INFANTO-JUVENIL - ANO 2017 PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU GINECOLOGIA INFANTO-JUVENIL - ANO 2017 Ato de Oficialização: RESOLUÇÃO nº. 01/2007-Conselho Departamental 1. Nome do Curso e Área de Conhecimento:

Leia mais

metas do plano de trabalho

metas do plano de trabalho Associação das Pioneiras Sociais Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação Acompanhamento das metas do plano de trabalho 2016 Acompanhamento das metas do plano de trabalho 2016 1º semestre 2016 Conforme

Leia mais

Acetábulo Cimentado Instruções de Uso

Acetábulo Cimentado Instruções de Uso Descrição: Acetábulo Cimentado Os Acetábulos Cimentados são fabricados em polietileno UHMWPE (ultra-alto peso molecular). Essa matéria prima atende as especificações da norma NBR ISO 5834-2. Estão disponíveis

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM MEDICINA VETERINÁRIA UNIFIL

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM MEDICINA VETERINÁRIA UNIFIL REGULAMENTO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM MEDICINA VETERINÁRIA UNIFIL Capítulo I DAS GENERALIDADES Artigo 1º. O Programa de Residência em Medicina Veterinária (PRMV) é um programa intensivo de treinamento

Leia mais

Curriculum Vitae. Thiago Leonardi Azuaga

Curriculum Vitae. Thiago Leonardi Azuaga Curriculum Vitae Thiago Leonardi Azuaga Identificação Thiago Leonardi Azuaga Data de nascimento: 03/10/1980 Naturalidade: São Paulo Nacionalidade: Brasileiro Estado Civil: casado Filiação: Francisco Figueiredo

Leia mais

Treinamento em Clínica Médica do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades (IBEPEGE)

Treinamento em Clínica Médica do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades (IBEPEGE) Treinamento em Clínica Médica 2015 do Pesquisas de Gastroenterologia (IBEPEGE) Reconhecido pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica São Paulo - 2015/2017 Coordenador: Dr. Norton Wagner Ferracini O IBEPEGE

Leia mais

REQUISITOS MÍNIMOS DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE R1 e R2

REQUISITOS MÍNIMOS DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE R1 e R2 REQUISITOS MÍNIMOS DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE R1 e R2 1 Introdução Nomenclatura: Medicina de Família e Comunidade (MFC) Duração do PRM: 2 anos Definição: O médico

Leia mais

Sexta-feira Residentes em Foco

Sexta-feira Residentes em Foco PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA CONGRESSO GOIANO DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA 2017 09.06.17 Sexta-feira Residentes em Foco 07h30 08h00 08h00 09h30 08h00 09h30 09h30 09h45 09h45 10h00 10h00 10h30 10h30 11h45 10h30

Leia mais

Relatório de Dados do Processo de Acreditação do Curso de Especialização em Psiquiatria. Dados da Instituição

Relatório de Dados do Processo de Acreditação do Curso de Especialização em Psiquiatria. Dados da Instituição Relatório de Dados do Processo de Acreditação do Curso de Especialização em Psiquiatria Instituição: Hospital São Marcos UF Instituição: SP Tipo de processo: Acreditação Programa: PSIQUIATRIA Duração do

Leia mais

Metatarsalgias. Prof. Dr. Helencar Ignácio Dr. Márcio G Figueiredo

Metatarsalgias. Prof. Dr. Helencar Ignácio Dr. Márcio G Figueiredo Prof. Dr. Helencar Ignácio Dr. Márcio G Figueiredo Grupo de Cirurgia de Pé e Tornozelo Departamento de Ortopedia e Traumatologia do Hospital de Base Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto FUNFARME

Leia mais

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM PSIQUIATRA SOCIEDADE REGIONAL DE ENSINO E SAUDE LTDA

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM PSIQUIATRA SOCIEDADE REGIONAL DE ENSINO E SAUDE LTDA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM PSIQUIATRA REGIONAL DE ENSINO E SAUDE LTDA I- OBJETIVOS DO PROGRAMA Objetivos Gerais: Formar médicos especialistas em psiquiatria que sejam capazes de interagir eficientemente

Leia mais

Pubalgia. Fig. 1 fortes grupos musculares que concentram esforços na sínfise púbica.

Pubalgia. Fig. 1 fortes grupos musculares que concentram esforços na sínfise púbica. Pubalgia É uma síndrome caracterizada por dor na sínfise púbica, com irradiação para as regiões inguinais (virilha) e inferior do abdome, podendo estar associada a graus variáveis de impotência funcional

Leia mais

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia PSICOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia PSICOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU Programa de Residência Comissão de Residência - COREMU Programa de Residência As Residências Multiprofissionais na área de saúde, criadas a partir da promulgação da Lei n 11.129 de 2005, são orientadas

Leia mais

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO GASTROENTEROLOGIA PEDIÁTRICA

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO GASTROENTEROLOGIA PEDIÁTRICA 1 PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO GASTROENTEROLOGIA PEDIÁTRICA JUSTIFICATIVA PARA SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO GASTROENTEROLOGIA PEDIÁTRICA

Leia mais

PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO PROCESSO SELETIVO 2018 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM URO-ONCOLOGIA DO HAM

PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO PROCESSO SELETIVO 2018 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM URO-ONCOLOGIA DO HAM ! LIGA BAHIANA CONTRA O CÂNCER HOSPITAL ARISTIDES MALTEZ SERVIÇO DE UROLOGIA PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO PROCESSO SELETIVO 2018 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM URO-ONCOLOGIA DO HAM O Departamento de Ensino

Leia mais

Ortopedia. Infografia da Especialidade

Ortopedia. Infografia da Especialidade Ortopedia Infografia da Especialidade by Queremos com este conteúdo contribuir para um processo de escolha mais informado, que esclareça os estudantes de medicina e médicos recém-formados acerca das características

Leia mais