Aprenda Como Escolher um Grupo Gerador de Energia para Condomínios Residenciais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aprenda Como Escolher um Grupo Gerador de Energia para Condomínios Residenciais"

Transcrição

1 Aprenda Como Escolher um Grupo Gerador de Energia para Condomínios Residenciais

2 1. Objetivo deste E-book 2. Trifásico X Bifásico X Monofásico V X 220V X 127V 4. Definição das Cargas 5. Gerador para Todos Apartamentos? 6. Regime de Operação 7. Regime de Operação Stand-By 8. Local de Instalação 9. Definição de Potência do Grupo Gerador 10.Custo de Operação 11. Estética 12.Nível de Ruído 13.Combustíveis 14.Fumaça e Particulados 15.Automatismos 16.Cabinado X Aberto 17.Disposição Horizontal X Vertical 18.Software de Supervisão 19.Considerações Finais Conteúdo

3 Objetivo deste E-book A instalação de um grupo gerador de energia elétrica atualmente é um item fundamental em condomínios residenciais, tanto para serviços de emergência como para itens de segurança e conforto. O objetivo deste e-book é ajudar os envolvidos a entender todos os aspectos relacionados a definição de um equipamento de forma a encontrar a melhor solução para cada caso. Tentaremos usar uma linguagem mais simples para facilitar o entendimento, deixando de lado alguns termos técnicos. Grupo Gerador = Motor a Combustão + Alternador

4 Trifásico X Bifásico X Monofásico É muito importante saber se a energia que chega a seu prédio é trifásica. Isso porque os grupos geradores deste porte são normalmente trifásicos e o tipo de instalação do gerador e do prédio deve ser o mesmo. Temos três tipos de instalação: Trifásica, Bifásica e Monofásica. Na Trifásica a energia é fornecida a 4 fios: 3 fios Fase e 1 fio Neutro. Normalmente a energia chega ao seu prédio desta forma. Na Monofásica, a energia é fornecida a 2 fios: 1 fio Fase e 1 fio Neutro. A Bifásica é um meio termo com 3 fios: 2 fios Fase e 1 Fio Neutro. Fase 1 Fase 2 Fase 3 Fase A Fase B Fase Neutro Trifásico Neutro Bifásico Neutro Monofásico

5 A tensão da energia (popularmente conhecida como voltagem) também precisa ser a mesma do gerador. Aqui normalmente leigos fazem uma certa confusão. Existe duas formas de medir: Fase-Neutro Fase-Fase 380V X 220V X 127V A tensão fase-neutro é aquela que você está acostumado a mencionar. Em Santa Catarina é 220V, em São Paulo e Paraná é 127V(110V), etc. Note que muitos ainda falam 110V, mas isto não existe mais no Brasil. O correto é 127V. A tensão fase-fase é sempre maior. Onde a tensão fase-neutro é 127V, a tensão fase-fase é 220V. Nos locais onde temos a tensão fase-neutro de 220V, a tensão fase-fase é de 380V. Desta forma é comum ver a especificação do gerador como 380/220 ou então 220/127. Isto indica a tensão fase-fase e a tensão fase-neutro do equipamento. Caso apenas um número for indicado, este será a tensão fase-fase do mesmo.

6 Definição das Cargas É importante definir o que será ligado ao gerador. Normalmente liga-se toda a área comum do prédio. Elevadores, portões, iluminação, câmeras e sistema de segurança, bombas, salão de festas, etc. Para se fazer uma estimativa, é necessário somar a potência de todos os equipamentos existentes, levando em conta a corrente de partida dos equipamentos e fator de simultaneidade. Veremos isto mais a frente. Outra forma, mais garantida é fazer a medição do circuito com todos os equipamentos ligados. Esta é a forma mais segura e garantida de definir a energia necessária para funcionamento dos equipamentos. Atenção aos Motores! No momento que equipamentos com motor elétrico são ligados, existe um pico de consumo de energia, chamado de corrente de partida, que pode chegar a 8 vezes o consumo regular. Isto precisa ser levado em consideração, caso contrário o gerador pode não ter potência para ligá-los Alguns equipamentos com motor: Elevadores, portões, ar condicionados, ventiladores, bombas d'água, etc.

7 Gerador para Todos Apartamentos? Normalmente o gerador é utilizado somente para atender a área comum do condomínio. Existem 2 principais motivos para isso: 1. Potência Para atender todos apartamentos, o gerador precisa ter uma potência muito alta, o suficiente para alimentar todos os equipamentos de todos apartamentos. Isto normalmente fica inviável economicamente. 2. QTA Cada condômino tem seu medidor de energia separado. Por isso é necessário um quadro elétrico chamado QTA para cada um. O QTA é responsável por desconectar da concessionária o cabo elétrico que leva energia ao apartamento e conectar ao gerador quando este entra em funcionamento. O custo de ter inúmeros QTA's, somado a um grande gerador que alimente todos os apartamentos normalmente inviabiliza esta solução. Por fim tem-se ainda a dificuldade técnica de encontrar espaço físico para instalação de tantos quadros elétricos.

8 Regime de Operação Podemos enquadrar o uso de geradores em 5 regimes de operação: 1. Stand-By O gerador é usado somente quando há falta de energia. 2. Horário de Ponta Entra em funcionamento sempre em horários preestabelecidos onde a concessionária limita o fornecimento de energia. 3. Redução de Custo Quando o custo da energia gerada é menor que o da energia fornecida pela concessionária. 4. Fonte Primária Quando não existe outra opção de energia e todo fornecimento vem sempre do gerador. 5. Gerador de Backup Utilizado como substituto de outro gerador caso este tenha algum problema.

9 Regime de Operação Stand-By Nos condomínios normalmente utiliza-se geradores em regime Stand-By, ou seja, o gerador entra em funcionamento somente ao detectar a falta da energia elétrica da concessionária. Geradores mais completos também consideram falha no fornecimento de energia quando a tensão (voltagem) da rede está muito baixa ou muito alta e frequência fora dos limites em qualquer uma das fases. Isto porque a energia nestas condições pode provocar danos aos equipamentos elétricos. Nesta forma de operação, ao detectar uma falha no fornecimento de energia o gerador parte o motor e comuta o fornecimento de energia, desligando a rede da concessionaria e ligando a energia do gerador. Tanto equipamentos de emergência (sistemas de incêndio, pressurização de escada, etc) quanto equipamentos de conforto (elevadores, bombas da caixa d'água, portões, etc) são restabelecidos.

10 Local de Instalação O local de instalação é muito importante e pode ter um impacto significativo no custo total da instalação de um grupo gerador. Aspectos a serem levados em consideração: Proximidade com o Ponto de Conexão Representa uma economia significativa com cabos elétricos de potência e infraestrutura do cabeamento. Ventilação O grupo gerador aquece muito durante o funcionamento e precisa de um fluxo de ar fresco constante, bem como precisa eliminar o ar quente para fora do ambiente onde se encontra. Gases de Escapamento Os gases expelidos pelo escapamento devem ser canalizados para ambiente aberto, com boa ventilação. Espaço Físico Prever espaço para o equipamento e para manutenção. Transporte até o Local Altura e largura compatível durante todo o trajeto da rua até o local. Verificar também desníveis e tipo de piso do trajeto. Peso Verificar se o piso/lage suporta o peso do equipamento. Lage Em caso de instalação em laje, instalar coxins mola sob o mesmo.

11 Definição de Potência do Grupo Gerador Uma vez definidas as cargas que serão alimentadas e qual o regime de operação, é possível definir qual a potência de gerador será necessário. Alguns pontos a serem observados: Não trabalhar no limite Normalmente define-se o gerador de forma que a carga máxima atinja apenas 80% da potência nominal do mesmo. Assim o equipamento não trabalha no limite e aumenta a vida útil. Potência Reserva Com o passar dos anos outros equipamentos podem ser instalados e o gerador deve ser capaz de suportá-los também. Alguma potência extra, sem exageros, pode ser indicada. Gerador Superdimensionado Evite superdimensionar o grupo gerador. Motores que trabalham constantemente com cargas muito baixas, menores que 30%, em geral acabam tendo problemas mecânicos. Medição na Prática Por mais que as cargas possam ser calculadas, nada melhor que a medição real do consumo de energia. Vários fatores mecânicos podem aumentar significativamente o consumo de energia, tais como desgaste ou deformação de eixos, rolamentos, trilhos e outras partes móveis.

12 Custo de Operação Os custos a serem levados em consideração: Combustível Em equipamentos que operam em regime Stand-By, o custo do combustível consumido costuma ser desprezível, pois o grupo gerador opera poucas horas anuais. Contudo os combustíveis diesel e gasolina estragam e por isso precisam ser drenados e substituídos periodicamente, ao contrário dos movidos a etanol e a gás natural que não tem esta necessidade e custo. Manutenção Periódica Mesmo que o gerarador funcione muito pouco, é necessário efetuar a troca de óleo do motor a cada 6 meses. Fora isso considere fazer uma revisão completa no equipamento anualmente. Verifique se as peças necessárias são encontradas facilmente no mercado ou se são exclusivas do fabricante do gerador.

13 Estética A estética do equipamento deve ser levada em consideração, principalmente se o equipamento ficar em local visível, tal como garagens, entradas do prédio ou qualquer outra área comum. Equipamentos com gabinete fechado e cores que não destoem muito do ambiente normalmente são preferíveis.

14 Nível de Ruído Grupo Gerador é um equipamento barulhento. Possui um motor que trabalha acelerado e fazendo força. Não há como fugir disto. Entretanto algumas coisas podem ser feitas para minimizar os ruídos: Cabine acústica Também conhecida por carenagem, trata-se de invólucro instalado no grupo gerador com o objetivo de reduzir seu ruído. Sala acústica Ambiente construído de alvenaria para instalar um grupo gerador no seu interior. Utiliza-se de portas e venezianas acústicas para reduzir o ruído externamente. Veneziana Acústica Abertura para passagem de ar que reduz a passagem de ruídos. Duto do escapamento Prolongar o escapamento para outro ambiente de forma que não possa ser ouvido simultaneamente ao ruído do motor. Silencioso Hospitalar Silencioso do escapamento com maior poder de redução de ruído se comparado ao modelo Industrial.

15 Combustíveis O funcionamento de um grupo gerador depende de um motor a combustão e por isso depende de combustível. As opções disponíveis no mercado são: Diesel Disponível em geradores de todos os tamanhos, é um combustivel barato, porém tem problemas quando fica sem uso por longos períodos. Isso acontece porque absorve agua e desenvolve microorganismos que entopem os filtros e corroem as peças. Por isso precisa ser drenado e substituído periodicamente. Gasolina Normalmente disponível somente em grupos geradores de baixa potencia e baixa qualidade. Também degrada com o tempo, formando borra que entope e prejudica o funcionamento do motor. Etanol Mais indicado para equipamentos que operam em regime standby, pois pode ficar longos períodos sem uso. É um dos menos poluentes, com menos fumaça e cheiro. Gás Natural Combustível também bem limpo, normalmente usado apenas em locais que possuem o gás encanado. Isto limita os locais de uso, porém elimina a necessidade de abastecimento. Em algumas regiões a energia gerada acaba sendo mais barata que a da concessionária.

16 Fumaça e Particulados Considerando que o motor do equipamento esteja em perfeito funcionamento, o nível e fumaça emitido dependerá do combustível utilizado. Geradores movidos a diesel são os que emitem o maior nível de poluentes, fumaça escura e partículas nos gases de escapamento. Atualmente a OMS - Organização Mundial da Saúde classifica a fumaça deste combustível como cancerígena no mesmo grau do cigarro. Depois temos os da gasolina que, embora muito menos poluente que o diesel ainda está em nível bem alto, principalmente em motores pequenos e com carburador. Os menores níveis estão nos motores a etanol e gás natural, onde praticamente não há fumaça ou particulados.

17 Automatismos Nem todos geradores possuem os recursos que consideramos importantes para aplicação em condomínios residenciais. Abaixo listamos alguns processos que devem ser providos de forma automática, para um melhor aproveitamento do equipamento: Partida Automática Identifica uma falha no fornecimento de energia da concessionária e coloca o grupo gerador em funcionamento. Os melhores identificam não só a falta de energia mas também se alguma das fases apresenta frequência ou tensão tanto muito baixa quanto muito alta. Partida de Manutenção O gerador precisa entrar em funcionamento periodicamente para não danificar tanto o motor quanto o alternador. O ideal é que o equipamento permita agendar partidas semanais automáticas. Indicação de Manutenção Periódica Indicação de que é necessário fazer a manutenção periódica, não só por horas trabalhadas, mas principalmente por dias corridos, já que neste tipo de aplicação o gerador trabalha pouco. Proteções do Motor Desligamento automático com indicação do problema. Histórico de Eventos Registro de comandos e ocorrências do gerador.

18 Cabinado X Aberto O grupo gerador pode ser aberto ou cabinado. Veja as diferenças: Aberto Nesta versão o equipamento fica exposto, aparecendo o motor, alternador e demais componentes. Possui custo mais baixo que versões cabinadas, porém normalmente necessita de uma sala apropriada. Cabinado Trata-se do gerador com um invólucro, um gabinete fechando o equipamento. As cabines podem receber tratamento acústico, o que torna esta versão mais silenciosa que o gerador aberto. Algumas cabines também podem ser usadas ao tempo, sem necessidade de abrigo.

19 Disposição Horizontal X Vertical A proporção da dimensão física dos equipamentos pode facilitar a encontrar o espaço ideal para instalação do equipamento. A maioria dos geradores tem uma disposição horizontal, ou seja, são muito mais compridos do que altos. Isto faz com que ocupem uma área muito grande. Por outro lado são vantajosos se o local tem uma altura limitada. Geradores com disposição vertical embora sejam mais altos, ocupam pouco espaço no solo. Isto pode evitar a necessidade de se perder uma grande área util, tal como uma vaga de garagem para instalar o grupo gerador no condomínio.

20 Software de Supervisão Embora não seja um item essencial, softwares de supervisão do grupo gerador podem auxiliar muito e trazer comodidade na operação deste equipamento. O software é uma aplicação instalada em um computador e que comunica-se com o equipamento, trazendo todas as medições, alarmes e históricos do funcionamento para a tela do computador. Desta forma os responsáveis pelo equipamento não precisam se deslocar até o mesmo para por exemplo saber o nível de combustível do tanque, qual a potência que esta sendo consumida pelo condomínio ou se houve algum problema com o equipamento, entre outros. Existe a possibilidade também de a assistência técnica ou mesmo a fábrica fazerem o acesso a distância para identificação de eventual problema de forma mais rápida.

21 Considerações Finais Com estas informações, esperamos que o síndico ou equipe encarregada de definir a instalação de grupo gerador possa entender melhor esta tecnologia, seus termos e jargões. Com isso facilitar a comparação de propostas técnicas e comerciais de diferentes fornecedores. Esperamos também que este conhecimento possibilite ao condomínio encontrar a melhor opção para sua necessidade específica, pois cada caso pode ter uma ter uma solução diferente que melhor se adéque. Em caso de outras dúvidas ou comentários sobre este material, fique a vontade para enviá-los para ebook@geraflex.com.br e teremos o maior prazer em respondê-las.

22 Versão 1.0 Elaborado por Geraflex Ltda. Visite-nos em Permitida a redistribuição desde que na íntegra e exista link para nosso website. Última versão deste documento disponível em:

DESENHO TÉCNICO IV SÍMBOLOS ELÉTRICOS

DESENHO TÉCNICO IV SÍMBOLOS ELÉTRICOS DESENHO TÉCNICO IV SÍMBOLOS ELÉTRICOS 2009.2 Profa. Carolina Puttini e Prof. Gustavo Costa Locação dos Pontos Elétricos Recomendações: Fazer o desenho utilizando um gabarito específico para projetos de

Leia mais

CENTRAIS TEMELÉTRICAS E COGERAÇÃO

CENTRAIS TEMELÉTRICAS E COGERAÇÃO CENTRAIS TEMELÉTRICAS E COGERAÇÃO GRUPOS MOTOGERADORES Prof. Dr. Ramón Silva - 2015 O Grupo Motogerador consiste de um ou mais motores alternativos de combustão interna utilizados para converter energia

Leia mais

MANUAL DE FUNCIONAMENTO BOMBA DE TRANSFERENCIA SULFILTROS

MANUAL DE FUNCIONAMENTO BOMBA DE TRANSFERENCIA SULFILTROS Ex d IIA T6 Gb CERTIFICADO NCC: 16.0080 REVISÃO -00 MANUAL DE FUNCIONAMENTO BOMBA DE TRANSFERENCIA SULFILTROS 1 2 3 1-INTRODUÇÃO 1.1- FINALIDADE DESTE MANUAL Este manual contém todas informações necessárias

Leia mais

QTA (quadro de transferência automático) em rampa. Regulador eletrônico de velocidade. Garantia estendida

QTA (quadro de transferência automático) em rampa. Regulador eletrônico de velocidade. Garantia estendida GSW 40P 37 kva 60Hz 37 kva 30 kw POTÊNCIA STANDBY 34 kva 27 kw POTÊNCIA PRIME POWER Imagem usada apenas para fins ilustrativos CARACTERÍSTICAS PADRÃO MOTOR Proteçao de hélice do radiador Silencioso de

Leia mais

OS Nº 274 COND. DO ED. MEDICAL CENTER ALFREDO BALENA COND. DO ED. MEDICAL CENTER ALFREDO BALENA

OS Nº 274 COND. DO ED. MEDICAL CENTER ALFREDO BALENA COND. DO ED. MEDICAL CENTER ALFREDO BALENA COND. DO ED. MEDICAL CENTER ALFREDO BALENA COND. DO ED. 22/08/2017 10:00-22/08/2017 12:00 Informações Cliente COND. DO ED. COND. DO ED. Local da Execução RUA DOS OTONI, 909, SANTA EFIGENIA, BELO HORIZONTE,

Leia mais

Projetos Elétricos. Estimativas de Cargas ou Potência Instalada e Demanda.

Projetos Elétricos. Estimativas de Cargas ou Potência Instalada e Demanda. Projetos Elétricos Estimativas de Cargas ou Potência Instalada e Demanda. Julho 2016 01/07/2016 1 / 30 Introdução Estimativas de iluminação; Estimativa de tomadas; Demanda de energia; Dimensionamento da

Leia mais

BOMBA PRESSURIZADORA MANUAL DE SERVIÇO PB-088MA, 088JA PB-135MA, 135JA PB-S250MA, S250JA PB-350MA, 350JA MODELO

BOMBA PRESSURIZADORA MANUAL DE SERVIÇO PB-088MA, 088JA PB-135MA, 135JA PB-S250MA, S250JA PB-350MA, 350JA MODELO BOMBA PRESSURIZADORA MANUAL DE SERVIÇO MODELO PB-088MA, 088JA PB-135MA, 135JA PB-S250MA, S250JA PB-350MA, 350JA Leia atentamente este manual antes de instalar ou operar o equipamento para assegurar uma

Leia mais

MANUAL. Instalação Operação Manutenção de Produtos Artek

MANUAL. Instalação Operação Manutenção de Produtos Artek 1) Introdução: MANUAL Instalação Operação Manutenção de Produtos Artek Este manual tem por objetivo informar procedimentos e requisitos mínimos para a utilização dos produtos fabricados pela Artek. Estas

Leia mais

BOMBA PRESSURIZADORA MANUAL DE SERVIÇO PB-088MA, 088JA PB-135MA, 135JA PB-S250MA, S250JA MODELO

BOMBA PRESSURIZADORA MANUAL DE SERVIÇO PB-088MA, 088JA PB-135MA, 135JA PB-S250MA, S250JA MODELO BOMBA PRESSURIZADORA MANUAL DE SERVIÇO MODELO PB-088MA, 088JA PB-135MA, 135JA PB-S250MA, S250JA Leia atentamente este manual antes de instalar ou operar o equipamento para assegurar uma montagem correta

Leia mais

#e-book 6 A maneira certa de fazer uma instalação elétrica!

#e-book 6 A maneira certa de fazer uma instalação elétrica! PREFÁCIO Como já dissemos anteriormente, a revisão das instalações elétricas deve ser efetuada a cada cinco anos. Visualmente, é possível detectar se existem falhas na instalação elétrica. Fios desencapados,

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO DOD LAB DOD LAB DOCUMENTO DE OFICIALIZAÇÃO DE DEMANDAA PARA LABORATÓRIOS. Serviço Público Federal

INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO DOD LAB DOD LAB DOCUMENTO DE OFICIALIZAÇÃO DE DEMANDAA PARA LABORATÓRIOS. Serviço Público Federal INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO DOD LAB DOD LAB DOCUMENTO DE OFICIALIZAÇÃO DE DEMANDAA PARA LABORATÓRIOS 1. INFORMAÇÃO DA NECESSIDADE DE ALTERAÇÃO/ADEQUAÇÃO DA INFRAESTRUTURA Pesquisador Responsável Escolha

Leia mais

ENERGY GENERATION GBW 25P SILENCIADO. Características Principais. Potência

ENERGY GENERATION GBW 25P SILENCIADO. Características Principais. Potência ENERGY GENERATION GBW 25P SILENCIADO Características Principais (Imagens Ilustrativas) FREQUÊNCIA HZ 60 CONEXÕES DE TENSÃO V 220 / 380 / 440 FATOR DE POTÊNCIA COS Ø 0,8 FASES 3 Potência POTÊNCIA MÁXIMA

Leia mais

Sequência para projeto de instalações 1. Determinar as áreas dos cômodos, com base na planta baixa arquitetônica 2. A partir da entrada de energia,

Sequência para projeto de instalações 1. Determinar as áreas dos cômodos, com base na planta baixa arquitetônica 2. A partir da entrada de energia, Projeto de instalações residenciais Um projeto de instalações elétricas possui, basicamente, 4 partes: Memorial técnico projetista justifica e descreve sua solução Conjunto de plantas, esquemas e detalhes

Leia mais

Capítulo 2 - Norma EB 2175

Capítulo 2 - Norma EB 2175 Capítulo 2 - Norma EB 2175 2.1 Introdução Para o teste de sistemas de alimentação ininterrupta de potência, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) indica a norma EB 2175 (Sistemas de Alimentação

Leia mais

- LIGA: Para ligar o gerador - DESLIGA: Para desligar o gerador Voltímetro

- LIGA: Para ligar o gerador - DESLIGA: Para desligar o gerador Voltímetro 4T 3500 Geradores 2. Componentes 2.1. GERADOR Disjuntores-CA Voltímetro Filtro de ar Tomadas (110V-AC) Aterramento Conexão (12V-CC) 110V/220V Botão liga/desliga Punho do retrátil Indicador de combustível

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DOS PAINÉIS MBDCI NFPA-20.

MANUAL DE INSTALAÇÃO DOS PAINÉIS MBDCI NFPA-20. MANUAL DE INSTALAÇÃO DOS PAINÉIS MBDCI NFPA-20 http://www.visionfire.com.br/ 1. Instalação Mecânica dos Painéis Desembale cuidadosamente e inspecione completamente ambos os painéis. Antes de iniciar a

Leia mais

SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA

SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA PROF. RAMÓN SILVA Engenharia de Energia Dourados MS - 2013 GRUPOS MOTOGERADORES REQUISITOS DE PROJETO PRELIMINARES GMG REQUISITOS PRELIMINARES O projeto da instalação de um

Leia mais

FASCÍCULO NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 27:

FASCÍCULO NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 27: FASCÍCULO NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 27: SERVIÇOS DE SEGURANÇA Tabela 1. Os serviços de segurança são tratados na NBR 5410 nos itens indicados na Prescrições fundamentais

Leia mais

2. SIMBOLOGIA Para facilitar a compreensão dos esquemas dessa apostila será utilizada a seguinte simbologia:

2. SIMBOLOGIA Para facilitar a compreensão dos esquemas dessa apostila será utilizada a seguinte simbologia: F.S. Fator de serviço, quando F.S. é igual a 1,0, isto implica que o motor pode disponibilizar 100% de sua potencia mecânica; A última linha mostra as ligações requeridas para tensão menor (triângulo)

Leia mais

Saída do líquido de arrefecimento para aquecimento externo

Saída do líquido de arrefecimento para aquecimento externo Geral Geral O líquido de arrefecimento do motor pode ser usado para aquecer elementos s. Exemplos são carrocerias baú, cabinas de comando do guindaste e baús de armazenamento. O calor é levado do fluxo

Leia mais

CÓD Fevereiro 2016 PL - 9 PL - 12

CÓD Fevereiro 2016 PL - 9 PL - 12 CÓD. 392887 - Fevereiro 2016 PL - 9 PL - 12 Manual de Instruções de Instalação, Funcionamento e Garantia 01 Índice 1. Apresentação 2. Atenção 3. Aplicações 4. Instalação Hidráulica 4.1. Instalação Elétrica

Leia mais

CARGAS TRIFÁSICAS EQUILIBRADAS CAPÍTULO 06

CARGAS TRIFÁSICAS EQUILIBRADAS CAPÍTULO 06 CARGAS TRIFÁSICAS EQUILIBRADAS CAPÍTULO 06 2 6.1 Introdução Todo o sistema elétrico tem origem em uma fonte de energia abundante e barata, onde e instalado um conversor de energia, gerador, que a converte

Leia mais

Definição Classificações (De acordo com a norma ISO8528 1:2005)

Definição Classificações (De acordo com a norma ISO8528 1:2005) ENERGY GENERATION GSW225I SILENCIADO Características Principais (Imagens Ilustrativas) FREQUÊNCIA HZ 60 CONEXÕES DE TENSÃO V 220 / 380 / 440 FATOR DE POTÊNCIA COS Ø 0,8 FASES 3 Potência POTÊNCIA MÁXIMA

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E GARANTIA MODELOS: P09OAB - P11OAB - 1 -

MANUAL DE INSTALAÇÃO E GARANTIA MODELOS: P09OAB - P11OAB - 1 - MANUAL DE INSTALAÇÃO E GARANTIA MODELOS: P9OAB - P11OAB - 1 - Apresentação do Produto Prezado cliente: Antes de todo gostaríamos de parabenizá-lo pela aquisição de um produto ORBIS que e fabricado com

Leia mais

Usinas termoelétricas

Usinas termoelétricas Usinas termoelétricas Usina termoelétrica, ou termelétrica, é uma instalação industrial usada para geração de energia elétrica a partir da energia liberada por qualquer produto que possa gerar calor. Uma

Leia mais

Abrisntal. Eficiência Energética

Abrisntal. Eficiência Energética Abrisntal Eficiência Energética 01.03.2019 Agenda Geração de Energia Climatização CHP Cogeração Segmento Residencial Geradores Geradores standby Residenciais O que é? Fonte de energia secundária sendo

Leia mais

PRÉDIO DE ATENDIMENTO COMUNITÁRIO ELEVADORES

PRÉDIO DE ATENDIMENTO COMUNITÁRIO ELEVADORES UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E DO MUCURI CAMPUS JUSCELINO KUBITSCHEK DIAMANTINA - MG PRÉDIO DE ATENDIMENTO COMUNITÁRIO ELEVADORES ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS OUTUBRO / 2013 Página 1 de 6

Leia mais

WL-AR WL Manual de Instruções. CHAVE DE FLUXO Tipo Palheta de Inserção TECNOFLUID

WL-AR WL Manual de Instruções. CHAVE DE FLUXO Tipo Palheta de Inserção TECNOFLUID Português WL-AR WL-120 190 250 CHAVE DE FLUXO Tipo Palheta de Inserção Manual de Instruções Leia este manual atentamente antes de iniciar a operação do seu aparelho. Guarde-o para futuras consultas. Anote

Leia mais

DISPOSITIVO DE PARTIDA E TRANSFERÊNCIA AUTOMÁTICA PARA GERADORES DE ENERGIA ELÉTRICA MANUAL DO USUÁRIO

DISPOSITIVO DE PARTIDA E TRANSFERÊNCIA AUTOMÁTICA PARA GERADORES DE ENERGIA ELÉTRICA MANUAL DO USUÁRIO DISPOSITIVO DE PARTIDA E TRANSFERÊNCIA AUTOMÁTICA PARA GERADORES DE ENERGIA ELÉTRICA MANUAL DO USUÁRIO Por favor, leia este manual com atenção para uso do equipamento. 1. Introdução O QTA (Quaro de transferência

Leia mais

DLB MAQ CE - Comandos elétricos. Contatores

DLB MAQ CE - Comandos elétricos. Contatores Contatores Q uando falamos sobre os botões de comando, ficou evidente que aquele pequeno botão era o responsável direto pela alimentação e manobra de uma máquina independente do seu tipo e porte. Ou seja,

Leia mais

DESIGN ATRAENTE SEGURO E ROBUSTO. ELEVADORES ZENIT. 55 anos de soluções eficientes em transporte vertical.

DESIGN ATRAENTE SEGURO E ROBUSTO. ELEVADORES ZENIT. 55 anos de soluções eficientes em transporte vertical. VERTBOX ALTA QUALIDADE NO PROJETO E NOS MATERIAIS DESIGN ATRAENTE SEGURO E ROBUSTO SILENCIOSO E EFICIENTE AGILIDADE E PRODUTIVIDADE PARA SEU NEGÓCIO FLEXÍVEL PARA ATENDER A DIVERSOS TIPOS DE USO OPERADO

Leia mais

GERÊNCIA DE NORMAS E PADRÕES ORIENTAÇÃO TÉCNICA OT-003/2015 (NT , NT , NT

GERÊNCIA DE NORMAS E PADRÕES ORIENTAÇÃO TÉCNICA OT-003/2015 (NT , NT , NT 1 OBJETIVO A presente Orientação Técnica altera e complementa as normas de fornecimento contemplando as mudanças ocorridas em conformidade com as alterações da REN 414/2010 da ANEEL, implementadas através

Leia mais

Manual de Instalação Elétrica

Manual de Instalação Elétrica Manual de Instalação Elétrica Nobreaks NHS 1. ESCLARECIMENTOS Este material contempla um guia rápido de instalação e adequação da infraestrutura elétrica necessária para a posterior energização do nobreak.

Leia mais

Sabesp. Geração de energia elétrica a Diesel e Gás

Sabesp. Geração de energia elétrica a Diesel e Gás Sabesp Geração de energia elétrica a Diesel e Gás Enfrentamento da Crise Hídrica / 2014-2015 Reserva Técnica Cantareira Case 1 Geradores a Diesel Reserva Técnica Cantareira A necessidade de energia elétrica

Leia mais

Eletrotécnica básica Atividade prática

Eletrotécnica básica Atividade prática Eletrotécnica básica Atividade prática 1 SUMÁRIO Apresentação... 3 Identificação dos terminais de motor trifásico... 5 Chave de Partida direta automática (com contator)... 7 Comando com acionamento de

Leia mais

Implantação Geral 2º pavimento

Implantação Geral 2º pavimento Implantação Geral 2º pavimento 192unidades de 68,50m² privativos 1 vaga por unidade vagas cobertas e descobertas 2º Pavimento Lazer + Estacionamento 24 pavimentos c/ 8 aptos. por andar Lazer no térreo,

Leia mais

ÍNDICE. 3.0 Instalação do receptor de sinal Ligação no receptor Ligação no painel Alimentação do painel I-Pool...

ÍNDICE. 3.0 Instalação do receptor de sinal Ligação no receptor Ligação no painel Alimentação do painel I-Pool... ÍNDICE 1.0 Introdução...2 1.1 Itens do Produto...2 2.0 Características do Produto...4 2.1 Contatora 1...4 2.2 Contatora 2...4 2.3 Contatora 3...5 2.4 Relê liga/desliga...5 3.0 Instalação do receptor de

Leia mais

05/01/2017 LOCALIZAÇÃO DOS PONTOS DE ENERGIA QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO SIMBOLOGIA CIRCUITO ELÉTRICO RESIDENCIAL FORMAS DE INSTALAÇÕES DE CIRCUITOS

05/01/2017 LOCALIZAÇÃO DOS PONTOS DE ENERGIA QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO SIMBOLOGIA CIRCUITO ELÉTRICO RESIDENCIAL FORMAS DE INSTALAÇÕES DE CIRCUITOS Quadro de distribuição Circuitos e divisões de circuitos Dimensionamento de condutores elétricos LOCALIZAÇÃO DOS PONTOS DE ENERGIA QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO SIMBOLOGIA CIRCUITO ELÉTRICO RESIDENCIAL FORMAS

Leia mais

Bomba Modelo: GP-230C/CB

Bomba Modelo: GP-230C/CB Bomba Modelo: GP-30C/CB 1. Condições de operação: O rolamento da bomba é lubrificado com água, portanto a bomba não deve funcionar a seco, conforme figura 1. Figura 1 10 CURVA DE PERFORMANCE GP-30C/CB

Leia mais

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS AULA 01 Prof. Guilherme Nanni prof.guilherme@feitep.edu.br 7º Semestre Engenharia civil INST. HIDRÁULICAS AULA 01 7 semestre - Engenharia Civil EMENTA Elaborar projetos

Leia mais

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES ELÉTRICOS INTRODUÇÃO

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES ELÉTRICOS INTRODUÇÃO INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES ELÉTRICOS INTRODUÇÃO Os fatores básicos que envolvem o dimensionamento de um condutor são: tensão nominal; frequência nominal; potência ou

Leia mais

TÍTULO: COMANDOS E LÂMPADAS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS RESIDENCIAIS Profs.: Oswaldo Tadami Arimura e Norberto Nery

TÍTULO: COMANDOS E LÂMPADAS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS RESIDENCIAIS Profs.: Oswaldo Tadami Arimura e Norberto Nery TÍTULO: COMANDOS E LÂMPADAS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS RESIDENCIAIS Profs.: Oswaldo Tadami Arimura e Norberto Nery OBJETIVOS: - Identificar as principais características de equipamentos de comando de uma

Leia mais

do ar. Por isso usam menos energia elétrica, o que resulta em alta economia. As bombas de calor Fasterm aquecem a água retirando o calor

do ar. Por isso usam menos energia elétrica, o que resulta em alta economia. As bombas de calor Fasterm aquecem a água retirando o calor WWW.FASTERM.COM.BR BOMBA DE CALOR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA COM ALTA ECONOMIA CONHEÇA NOSSOS CASOS DE SUCESSO E SAIBA COMO ECONOMIZAR A FASTERM A FASTERM TEM UMA LINHA DE SOLUÇÕES DE AQUECIMENTO DA ÁGUA

Leia mais

AUTOVISTORIA PREDIAL Lei Estadual nº 6400 de 05/03/2013 ENG. JOSÉ AURELIO BERNARDO PINHEIRO

AUTOVISTORIA PREDIAL Lei Estadual nº 6400 de 05/03/2013 ENG. JOSÉ AURELIO BERNARDO PINHEIRO Foco: AUTOVISTORIA PREDIAL Lei Estadual nº 6400 de 05/03/2013 ENG. JOSÉ AURELIO BERNARDO PINHEIRO INSTALAÇÕES DE GÁS Gás Natural Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) A inspeção de autovistoria em edificações

Leia mais

Sistema de Alimentação para lâmpadas UV.

Sistema de Alimentação para lâmpadas UV. Página de 7 Sistema de Alimentação para lâmpadas UV. LINHAS: UV-SEL UV-SEL+ Manual de instalação Versão Página 2 de 7 Características gerais O sistema Rasatronic da série UV-SEL, é um sistema eletromagnético

Leia mais

#e-book 10 Saber sobre eletricidade é importante.

#e-book 10 Saber sobre eletricidade é importante. PREFÁCIO A eletricidade é um risco oculto que habita nas paredes de, praticamente, todos os locais que frequentamos. E é por esse motivo que ela deve ser levada muito a sério. A informação é a arma mais

Leia mais

COMPRESSORES MOBILAIR M 13/M 15/M 17. Compressor portátil Com o mundialmente renomado PERFIL SIGMA Vazão de 0,75 a 1,60 m³/min.

COMPRESSORES MOBILAIR M 13/M 15/M 17. Compressor portátil Com o mundialmente renomado PERFIL SIGMA Vazão de 0,75 a 1,60 m³/min. COMPRESSORES MOBILAIR M 13/M 15/M 17 Compressor portátil Com o mundialmente renomado PERFIL SIGMA Vazão de 0,75 a 1,60 m³/min www.kaeser.com MOBILAIR M 13/M 15/M 17 Pequenos, mas com grande desempenho

Leia mais

w w w. e l e t r o n p l a s t. c o m. b r

w w w. e l e t r o n p l a s t. c o m. b r w w w. e l e t r o n p l a s t. c o m. b r TRUE CHARGE MINI modelo: ECB110F10-A/00 (6V) modelo: ECB110F15-A/00 (12V) Manual de Instruções e recomendações de segurança LEGENDA: TRUE CHARGE MINI Risco de

Leia mais

O que é instrumentação INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE. Tubo de venturi. Ultrassônico carretel 22/2/2011. Introdução

O que é instrumentação INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE. Tubo de venturi. Ultrassônico carretel 22/2/2011. Introdução O que é instrumentação INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE Éaciênciaquedesenvolveeaplicatécnicasde medição, indicação, registro e controle de processos, visando a otimização e eficiência destes processos. Introdução

Leia mais

SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA

SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA PROF. RAMÓN SILVA Engenharia de Energia Dourados MS - 2013 GRUPOS MOTOGERADORES PROJETO PRELIMINAR GMG PROJETO PRELIMINAR Para dimensionar um GMG o primeiro passo é a determinação

Leia mais

FASCÍCULO NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 30:

FASCÍCULO NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 30: FASCÍCULO NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 30: DOCUMENTAÇÃO DA INSTALAÇÃO A documentação de uma instalação elétrica é uma das exigências da Norma Regulamentadora NR-10. Esse assunto

Leia mais

ESTUDO PRELIMINAR SISTEMAS ELÉTRICOS

ESTUDO PRELIMINAR SISTEMAS ELÉTRICOS ESTUDO PRELIMINAR SISTEMAS ELÉTRICOS OBRA : Edifício Residencial LOCAL : Avenida Jurucê, 194 / 196 CONSTRUÇÃO : SKR Engenharia Ltda. REVISÃO : ØØ 05/06/2014 EMISSÃO INCIAL Jurucê JUR3 (9)Pág 1/9 ÍNDICE

Leia mais

BOMBA CENTRÍFUGA MULTIESTÁGIO SÉRIE JMH

BOMBA CENTRÍFUGA MULTIESTÁGIO SÉRIE JMH BOMBA CENTRÍFUGA MULTIESTÁGIO SÉRIE JMH MANUAL DE INSTRUÇÕES 52H BOMBA CENTRÍFUGA MULTIESTÁGIO SÉRIE JMH 3450 rpm 60Hz ÍNDICE 1.0 INTRODUÇÃO... 3 2.0 INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA... 3 3.0 APLICAÇÕES... 3 4.0

Leia mais

Superintendência Comercial de Distribuição

Superintendência Comercial de Distribuição Superintendência Comercial de Distribuição MEDIÇÃO DE ENERGIA ETC 3.15 DISPOSITIVO DE GERENCIAMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA maio/2012 CÓPIA NÃO CONTROLADA Verificar versão atualizada na Internet SUMÁRIO 1-

Leia mais

INDÚSTRIA, COMÉRCIO E MANUTENÇÃO LTDA GUIA DO USUÁRIO BOMBA DE VÁCUO MODELO 211

INDÚSTRIA, COMÉRCIO E MANUTENÇÃO LTDA GUIA DO USUÁRIO BOMBA DE VÁCUO MODELO 211 INDÚSTRIA, COMÉRCIO E MANUTENÇÃO LTDA GUIA DO USUÁRIO BOMBA DE VÁCUO MODELO 211 GUIA DO USUÁRIO ÍNDICE - Introdução e precauções... 02 - Instruções para Instalação... 03 - Identificação dos componentes...

Leia mais

Modelo CSL de 15kV e 20kV Seccionador Unipolar

Modelo CSL de 15kV e 20kV Seccionador Unipolar Modelo CSL de 15kV e 20kV Seccionador Unipolar Documento sujeito a alterações. Moving together 2 1. PLICÇÕES 1. PLICÇÕES s chaves a óleo tipo CSL são projetadas para chaveamento de banco de capacitores,

Leia mais

Soluções Claras Para Você Não Ficar no Escuro

Soluções Claras Para Você Não Ficar no Escuro Soluções Claras Para Você Não Ficar no Escuro Sobre Sinônimo de confiança e comprometimento, a Gerastar Geradores, desenvolve desde 2001 soluções customizadas, visando a máxima satisfação de nossos clientes.

Leia mais

Condições de montagem

Condições de montagem Condições de montagem para o SUNNY CENTRAL 350 Conteúdo Este documento descreve as dimensões e as distâncias mínimas a respeitar, os volumes de entrada e de evacuação de ar necessários para um funcionamento

Leia mais

bambozzi MANUAL DE INSTRUÇÕES TRR 300 DC

bambozzi MANUAL DE INSTRUÇÕES TRR 300 DC bambozzi MANUAL DE INSTRUÇÕES BAMBOZZI SOLDAS LTDA. Rua Bambozzi, 522 - Centro - CEP 15990-668 - Matão (SP) - Brasil Fone (16) 3383-3800 - Fax (16) 3382-4228 bambozzi@bambozzi.com.br www.bambozzi.com.br

Leia mais

1 - Elementos de um Projeto Industrial

1 - Elementos de um Projeto Industrial 1 - Elementos de um Projeto Industrial 1.1 Introdução Para elaborar um projeto elétrico industrial, devemos ter conhecimento de dados relativos à: 1 o - Condições de supprimento de energia elétrica A concessionária

Leia mais

1 - PROJEÇÕES ORTOGONAIS

1 - PROJEÇÕES ORTOGONAIS 1 - PROJEÇÕES ORTOGONAIS PROJEÇÕES ORTOGONAIS PROJEÇÕES ORTOGONAIS PROJEÇÕES ORTOGONAIS PROJEÇÕES ORTOGONAIS Exercício resolvido: Desenhar as 6 vistas da peça. PROJEÇÕES ORTOGONAIS Resposta: PROJEÇÕES

Leia mais

Prática de Acionamentos e Comandos Elétricos I

Prática de Acionamentos e Comandos Elétricos I Data: / / 20 Aluno(a): Aula 4 : Motores de indução trifásicos (MIT). Partida manual, reversão e ligação em estrela/triângulo. 1 - Introdução: Chaves manuais de partida de motores de indução trifásicos

Leia mais

Projeto Elétrico Industrial drb-m.org 1

Projeto Elétrico Industrial drb-m.org 1 Projeto Elétrico Industrial 1 - ELEMENTOS DE UM PROJETO INDUSTRIAL Introdução 1 o Condições de suprimento de energia elétrica 2 o Planta baixa de arquitetura do prédio 3 o Planta baixa com disposição física

Leia mais

FONTES DE ALIMENTAÇÃO PARA COMPUTADORES. Figura 1 - Fonte de Alimentação para Computadores.

FONTES DE ALIMENTAÇÃO PARA COMPUTADORES. Figura 1 - Fonte de Alimentação para Computadores. FONTES DE ALIMENTAÇÃO PARA COMPUTADORES 1. OBJETIVO Figura 1 - Fonte de Alimentação para Computadores. Conhecer as funcionalidades das fontes de alimentação nos computadores trabalhando suas principais

Leia mais

CONTECH Industria e Comércio de Equipamentos Eletrônicos Ltda.

CONTECH Industria e Comércio de Equipamentos Eletrônicos Ltda. AT2011-1/2 AT2011-2/2 AT2012-1/1 AT2014-1/2 AT2014-2/2 MODELO AT 2015/16 CHAVE DE FLUXO TIPO PALHETA FIXA, (NÃO EXTENSÍVEL) PARA LÍQUIDOS, COM CONEXÃO TIPO FÊMEA COM DIÂMETRO Ø 3/4 E OU 1/2 BSP PARA ENCAIXE

Leia mais

Transformadores trifásicos

Transformadores trifásicos Transformadores trifásicos Transformadores trifásicos Transformadores trifásicos Por que precisamos usar transformadores trifásicos Os sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica

Leia mais

Especificação de Serviço no. 75. Versão no.01 data: 02/03/2018. Assunto: Sistema de Medição Eletrônica Centralizada Predial

Especificação de Serviço no. 75. Versão no.01 data: 02/03/2018. Assunto: Sistema de Medição Eletrônica Centralizada Predial CONTENTS 1. OBJETIVOS DO DOCUMENTO E ÁREA DE APLICAÇÃO... 2 2. GESTÃO DA VERSÃO DO DOCUMENTO... 2 3. UNIDADES DA VERSÃO DO DOCUMENTO... 2 4. REFERÊNCIAS... 2 5. SIGLAS E PALAVRAS-CHAVE... 2 6. DESCRIÇÃO...

Leia mais

Memorial descritivo Sistema de automatização das bombas de incêndio

Memorial descritivo Sistema de automatização das bombas de incêndio Memorial descritivo Sistema de automatização das bombas de incêndio Agosto de 27 1 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO DO PROJETO... 3 2. NORMAS TÉCNICAS DE REFERÊNCIA... 3 3. DESCRIÇÃO DO PROJETO ELÉTRICO... 3 3.1.

Leia mais

Soluções para a drenagem de obras

Soluções para a drenagem de obras Soluções para a drenagem de obras Nas obras utilizamos motobombas elétricas, a gasolina e a diesel As elétricas são as mais utilizadas devido a sua praticidade. Tensões ou voltagens encontradas nas obras

Leia mais

Notas de Aplicação. Recomendações Técnicas para instalação de CLP s. HI Tecnologia. Documento de acesso público

Notas de Aplicação. Recomendações Técnicas para instalação de CLP s. HI Tecnologia. Documento de acesso público Notas de Aplicação Recomendações Técnicas para instalação de CLP s HI Tecnologia Documento de acesso público ENA.0021 Versão 1.01 novembro-2013 HI Tecnologia Recomendações Técnicas para instalação de CLP

Leia mais

bambozzi Manual de Instruções TR 250 Turbo II (60 Hz - 110/220 V) +55 (16) 3383

bambozzi Manual de Instruções TR 250 Turbo II (60 Hz - 110/220 V) +55 (16) 3383 A SSISTÊNCIAS T ÊCNICAS AUTORIZADAS acesse: www.bambozzi.com.br/assistencias.html ou ligue: +55 (16) 3383 3818 bambozzi Manual de Instruções BAMBOZZI SOLDAS LTDA. Rua Bambozzi, 522 Centro CEP 15990-668

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO, USO E MANUTENÇÃO. MODELO : TPCK-QB8 2X1CV 220V MONOFÁSICO REVERSÃO AUTOMÁTICA ENTRA AS BOMBAS

MANUAL DE INSTALAÇÃO, USO E MANUTENÇÃO. MODELO : TPCK-QB8 2X1CV 220V MONOFÁSICO REVERSÃO AUTOMÁTICA ENTRA AS BOMBAS 1 MANUAL DE INSTALAÇÃO, USO E MANUTENÇÃO. MODELO : TPCK-QB8 2X1CV 220V MONOFÁSICO REVERSÃO AUTOMÁTICA ENTRA AS BOMBAS ATENÇÃO: Ler atentamente o Manual de Instalação e Garantia antes de instalar o equipamento.

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE ELETRICIDADE

CONCEITOS BÁSICOS DE ELETRICIDADE CONCEITOS BÁSICOS DE ELETRICIDADE Nos fios existem partículas invisíveis chamadas de elétrons livres que, assim como os planetas ao redor do sol, giram ao redor do núcleo dos átomos. Quando uma força,

Leia mais

CLIMATIZADOR EVAPORATIVO

CLIMATIZADOR EVAPORATIVO CLIMATIZADOR EVAPORATIVO m a n u a l d e i n s t r u ç ã o 47 3145.7171 www.luftmaxi.com.br Rua Érico Veríssimo, 210 Fátima Joinville.SC Cep 89229-210 ÍNDICE Informações Gerais 03 Função Painel Touch 04/05

Leia mais

Energia para quem não pode parar

Energia para quem não pode parar Energia para quem não pode parar Especificação Técnica Básica Motor Diesel Refrigerado a água por radiador incorporado, ventilador e bomba centrífuga, 1, 2, 3, 4 ou 6 cilindros dependendo da potência,

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES TR1B/2003

MANUAL DE INSTRUÇÕES TR1B/2003 MANUAL DE INSTRUÇÕES BAMBOZZI SOLDAS LTDA. Rua Bambozzi, 522 - Centro - CEP 15990-668 - Matão (SP) - Brasil Fone (16) 3383-3800 - Fax (16) 3382-4228 bambozzi@bambozzi.com.br - www.bambozzi.com.br CNPJ

Leia mais

w w w. e l e t r o n p l a s t. c o m. b r

w w w. e l e t r o n p l a s t. c o m. b r w w w. e l e t r o n p l a s t. c o m. b r TRUE CHARGE ECB110F30-A/00 (24V) Manual de Instruções e recomendações de segurança LEGENDA: Risco de Choque Elétrico Advertência Corrente contínua ~ Corrente

Leia mais

ÍNDICE. Instruções importantes de segurança...3. Características técnicas...4. Ferramentas necessárias para instalação...5. Instalação elétrica...

ÍNDICE. Instruções importantes de segurança...3. Características técnicas...4. Ferramentas necessárias para instalação...5. Instalação elétrica... ÍNDICE Instruções importantes de segurança...3 Características técnicas...4 Ferramentas necessárias para instalação...5 Instalação elétrica...5 Cuidados com o portão antes da automatização...6 Instalação

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO, USO E MANUTENÇÃO. MODELO : OPCS-CCM37 0,5CV 220V MONOFÁSICO

MANUAL DE INSTALAÇÃO, USO E MANUTENÇÃO. MODELO : OPCS-CCM37 0,5CV 220V MONOFÁSICO 1 MANUAL DE INSTALAÇÃO, USO E MANUTENÇÃO. MODELO : OPCS-CCM37 0,5CV 220V MONOFÁSICO ATENÇÃO: Ler atentamente o Manual de Instalação e Garantia antes de instalar o equipamento. INDICE 1) Recomendações importantes.

Leia mais

QTA-ST100M. Quadro de Transferência Automática para Grupos-Geradores QTA-ST100M MANUAL DE OPERAÇÃO. Manual de Operação página 1

QTA-ST100M. Quadro de Transferência Automática para Grupos-Geradores QTA-ST100M MANUAL DE OPERAÇÃO. Manual de Operação página 1 Quadro de Transferência Automática para Grupos-Geradores QTA-ST100M MANUAL DE OPERAÇÃO Manual de Operação página 1 Nos dias atuais, devido ao excesso do consumo de energia elétrica, ocasionada pelo crescimento

Leia mais

POWERTRANS ELETR RÔNICA INDUSTRIAL Manual Técnico de Instalação e Operação RETIFICADOR TRIFÁSICO NÃO REALIMENTADO

POWERTRANS ELETR RÔNICA INDUSTRIAL Manual Técnico de Instalação e Operação RETIFICADOR TRIFÁSICO NÃO REALIMENTADO POWERTRANS Eletrônica Industrial Ltda. Rua Ribeiro do Amaral, 83 Ipiranga SP - Fone/Fax: (11) 2063-9001 E-mail: powertrans@powertrans.com.br Site: www.powertrans.com.br Manual Técnico de Instalação e Operação

Leia mais

MANUAL. Instalação Operação Manutenção de Produtos Artek - Rev. 04

MANUAL. Instalação Operação Manutenção de Produtos Artek - Rev. 04 1) Introdução: MANUAL Instalação Operação Manutenção de Produtos Artek - Rev. 04 Este manual tem por objetivo informar procedimentos e requisitos mínimos para a utilização dos produtos fabricados pela

Leia mais

portfólio Forceware Tecnologia Industrial

portfólio Forceware Tecnologia Industrial portfólio Forceware Tecnologia Industrial Engenharia Elétrica Engenharia de Telecomunicação Projetos, instalações e manutenção; baixa e alta tensão Instalação e manutenção elétrica predial Soluções para

Leia mais

SÉRIE D TABELA DE SELEÇÃO ALTURA MANOMÉTRICA TOTAL (METROS)

SÉRIE D TABELA DE SELEÇÃO ALTURA MANOMÉTRICA TOTAL (METROS) SÉRIE D TABELA DE SELEÇÃO ALTURA MANOMÉTRICA TOTAL (METROS) ALTURA 26 28 30 33 36 39 42 45 48 51 55 60 65 70 75 80 85 90 MÁXIMA VAZÃO (METROS CÚBICOS POR HORA) 15,4 20,8 6,2 27,7 10,1 8,8 6,7 31,3 12,2

Leia mais

Descrição do sistema experimental

Descrição do sistema experimental 44 5 Descrição do sistema experimental Como já mencionado, o objetivo deste experimento é investigar a utilização do óleo vegetal bruto em motogeradores de pequeno porte, originalmente concebidos para

Leia mais

CNPJ: / INSC. EST.: CRITÉTRIOS CONSTRUTIVOS DO PADRÃO DE ENTRADA

CNPJ: / INSC. EST.: CRITÉTRIOS CONSTRUTIVOS DO PADRÃO DE ENTRADA Notas: CRITÉTRIOS CONSTRUTIVOS DO PADRÃO DE ENTRADA A fiação do ramal de saída deve ser a mesma fiação do ramal de entrada; O padrão de entrada na zona rural deverá ficar no mínimo de 10 metros e no máximo

Leia mais

Técnicas de Manutenção de Computadores

Técnicas de Manutenção de Computadores Técnicas de Manutenção de Computadores Professor: Luiz Claudio Ferreira de Souza Componentes e Periféricos do Computador Fonte de Alimentação As fontes de alimentação tem como função a conversão da corrente

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES EXTRATOR DE SUCOS INOX MODELO

MANUAL DE INSTRUÇÕES EXTRATOR DE SUCOS INOX MODELO MANUAL DE INSTRUÇÕES EXTRATOR DE SUCOS INOX MODELO ES SUMÁRIO 1. Introdução... 3 1.1 Segurança... 3 1.2 Principais Componentes... 5 1.3 Características Técnicas... 6 2. Instalação e Pré-Operação... 6 2.1

Leia mais

UPS - NOBREAK GARAGE. Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas

UPS - NOBREAK GARAGE. Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas UPS - NOBREAK GARAGE Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas PORTÕES ELETRÔNICOS PROTEGIDOS E SEM INTERRUPÇÕES Você já parou para pensar nos contratempos ocasionados por quedas de energia?

Leia mais