Alunos do 1 º. Leiam e acompanhem o nosso trabalho. Célia Saada Filomeno Direção Pedagógica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Alunos do 1 º. Leiam e acompanhem o nosso trabalho. Célia Saada Filomeno Direção Pedagógica"

Transcrição

1 Processo de A lfabetização d o s Alunos do 1 º Ano do Ensino Fu ndamental Leiam e acompanhem o nosso trabalho. Célia Saada Filomeno Direção Pedagógica

2 Antes de iniciar nosso trabalho de leitura e escrita sistematizado, foi importante criarmos um espaço para cada aluno contar um pouco de sua vida: suas brincadeiras favoritas, suas experiências, suas histórias... O trabalho com leitura e escrita só adquire significado se estiver relacionado com o mundo, com a vida de cada criança. O que é fundamental no início: nos primeiros dias de aula, criarmos um espaço de troca de vivências pessoais onde cada aluno contribui para a história do grupo. A leitura e a escrita serão instrumentos para apropriação e expressão dessas histórias. 1º Projeto: Visite o Rio - Ano Internacional do Turismo Sustentável O tema é um convite aos alunos para conhecer a nossa cidade com suas belezas naturais, destacando os pontos turísticos que atraem pessoas do mundo todo, conscientizando-os sobre o papel como cidadão, nos pequenos gestos do cotidiano, visando assim a sustentabilidade. Como disparador do projeto, os alunos participarão de uma sessão de cinema filme Rio e, após, discutirão o tema central, abordando a domesticação de animais silvestres, destacando os pontos turísticos que aparecem nas imagens. Os alunos farão registros com as palavras-chave, que serão trabalhadas ao longo do trimestre. Por que iniciar o Projeto com os nomes próprios? A escolha da temática sobre o nome das pessoas se dá pelo fato de ser um assunto altamente significativo para as crianças. O seu nome reflete sua identidade pessoal, desenvolvendo sentimentos de autoestima e de autoconfiança necessários à elaboração de conhecimento e à apropriação do sistema de escrita. O que as crianças aprendem a partir dos nomes próprios? A orientação esquerda /direita do nome e da escrita. A quantidade de letras do nome e a ordem em que estão escritas. Que o que se escreve serve, de fato, para algo concreto. Um amplo repertório de letras (nomes dos colegas, etc.). Um excelente exercício grafomotor ao escrever. Um exercício de memorização ao ler. Uma fonte de consulta e uma coleção muito importante de recursos para aprender as letras, palavras.

3 Ao manejar todas as letras (cada criança terá um jogo de alfabeto móvel para formar palavras), as crianças aprendem que podem conhecer o K de Karine antes do F de Fábio, conforme uma ordem que nada tem a ver com a ordem convencional em muitos métodos. Objetivos quanto à escrita Que o aluno seja capaz: de escrever o seu nome e de outras pessoas significativas para ele; de perceber que as palavras têm uma ordem fixa de letras que, quando modificada, muda também seu sentido; de reconhecer letras iniciais e finais para que perceba a posição da letra na palavra; de trabalhar com as palavras nas frases e as frases no texto; de perceber, de forma gradativa, a correspondência entre a fala e a escrita. Objetivos quanto à leitura Reconhecer, ao final do projeto, algumas palavras com que trabalharam. Compreender o significado daquilo que é lido. A leitura e a escrita são processos que se dão na interação entre alunos e entre professora e alunos. E que, portanto, o fato de estabelecermos, de antemão, uma sequência de atividades não significa que todas as crianças estarão assimilando ao mesmo tempo e do mesmo modo os conceitos propostos.

4 UM POUCO DE TEORIA... As etapas da construção da escrita Conhecimento das letras. Conhecimento de outras convenções. - orientação esquerda / direita. - distribuição do texto no espaço. Hipóteses pré-silábicas. Hipóteses silábicas. - signos - vogais - consoantes - vogais e consoantes Escritas silábico-alfabéticas. Cada sílaba pode ter mais de uma letra, mas não se põe todas. Escritas alfabéticas. Escrevem-se todas as letras. Ortografia normal. Hipóteses ortográficas. Regras ortográficas pessoais, uso de maiúsculas conforme critérios pessoais. A construção da leitura No decorrer da escrita, as crianças descobrem as propriedades do sistema alfabético que lhes abrem o caminho para compreender o que outros escreveram, isto é, aprendem a ler. A maior diferença entre escrever e ler consiste em que, ao escrever, a criança realiza uma produção a partir de seus próprios conhecimentos e teorias. Por isso, seu pensamento vai sendo organizado internamente, em contato com o que lhe é ensinado.

5 A qualidade e quantidade de conhecimentos marcarão o limite de suas possibilidades: Reconhecimento de palavras significativas. Ex.: Coca-cola; Fiat. Interpretação exclusivamente a partir de imagens. Ex.: Ilustrações acompanhadas de texto. Interpretação a partir de indicadores quantitativos. Ex.: A criança diante de um texto com imagem, presta atenção às características do texto. Ex.: A criança utiliza algumas letras conhecidas, suas ideias sobre relação entre a quantidade de letras e o significado, entre a letra e a fonética da palavra. Leitura ajustada ao texto. Ex.: A descoberta do sistema de leitura. A correspondência entre as letras escritas e os sons que compõem a linguagem. O reconhecimento de palavras, interpretação. O passo a seguir será a decifração de palavras desconhecidas, com sua correspondente silabação e vocalização: [p] [i] [p] [o] [c] [a] chegará a ser pipoca. Ao compreender o sistema, a criança não terá dificuldade especial na silabação e na globalização da leitura de palavras. A decifração é um recurso necessário para uma boa leitura, mas não é suficiente, nem prévio, nem o mais importante, pois o fundamental é compreender o texto.

6 Ensina a ler é muito mais do que ensinar a decifrar Tipos de atividades: - Escrita e reconhecimento dos nomes. - Escrita coletiva de palavras e textos. - Completar a escrita de palavras. - Formar palavras. - Interpretação da própria escrita. - Interpretação de textos com imagens. - Leitura de textos memorizados. - Interpretação de textos a partir de: localização, complementos, escolha de palavras. - Leitura de contos de fadas (livros diversos). - Recontos realizados pelas crianças. - Reescrita de textos. - Pesquisas (jornais e revistas). - Poesias. - Parlendas.

7 Alguns lembretes e informações 1. No princípio do processo foi considerada a necessidade das crianças usarem a letra de script (maiúscula e minúscula), pois seria reconhecida com mais facilidade nos diversos portadores de texto, ex.: jornais, revistas... Não se preocupem. Esse é o momento da criança experimentar seus movimentos. Mais tarde, a cursiva. 2. A criança poderá receber uma folha por dia de Para Casa (fixação do conteúdo que foi trabalhado em sala de aula). 3. No Para Casa, leiam sempre as ordens das atividades para o(a) seu(sua) filho(a). Não se esqueçam de que ele(a) ainda não domina a leitura, mas deixem que ele(a) realize a tarefa sozinho(a). 4. Em alguns enunciados estará escrito: Faça como puder, Escreva como souber etc. A criança escreverá do seu jeito (sua hipótese de escrita). 5. A criança guardará no estojo o alfabeto móvel (letras separadas). O alfabeto móvel facilitará no Para Casa para formação e investigação de novas palavras ou como recurso de leitura das palavras formadas. Além de trabalhar com as letras na formação de palavras, esse material possibilita, mais concretamente, a apreensão de índices como: o número de letras necessárias à formação de uma palavra, a letra inicial ou final das palavras, a comparação entre elas. Deixem que a criança brinque de escrever e ler com o alfabeto móvel, pois essa ação deve ser lúdica e prazerosa. Aproveitem esses momentos de descobertas, respondam às perguntas das crianças e façam dessas oportunidades uma parceria mágica com a escola. Contamos com a confiança e apoio de vocês. Célia Saada Filomeno Direção Pedagógica

8 Uma leitura interessante para saber mais sobre o Processo de Alfabetização º 1 Ano do Ensino Fundamental

9 Fundamentos do trabalho Pressupostos básicos que fundamentam a nossa proposta de trabalho: 1. A criança lê o mundo que a rodeia muito antes de um aprendizado sistemático da leitura e da escrita. A criança procura entender o que ela pensa ser a palavra escrita, e registra, no papel, os sistemas de representação que cria. 2. O ensino deve buscar a participação ativa da criança através de um contexto de troca de conhecimentos entre as próprias crianças e entre elas e o professor. O professor é o principal responsável pela organização dos conhecimentos na sala de aula. No entanto, ele precisa ter em mente que não é o único a deter o saber. 3. A elaboração da escrita é um processo que envolve diferentes etapas. O professor estimula sempre seus alunos a escrever. 4. A elaboração da leitura e da escrita deve estar fundamentada tanto na busca do sentido quanto na organização sistemática do conhecimento, através de atividades que trabalhem com as relações entre texto/palavra, palavra/letras, palavra/sílaba e texto/frases. A busca do sentido, da compreensão daquilo que se lê e daquilo que se escreve. Para isso, é preciso que a criança descubra as relações entre fala e escrita, as características e particularidades da escrita e do sistema alfabético. 5. A leitura e a escrita devem fazer parte da vida da criança e para isso é preciso que ela entenda seus diferentes usos e funções. É importante explorar o lúdico e a tradição cultural infantil, selecionando-se diferentes tipos de textos, como parlendas, poesias, histórias, cantigas de roda, textos de jornais, bilhetes, cartas, placas, avisos, receitas, propagandas etc.

10 ALFABETIZAÇÃO: ação de ensinar / aprender a ler e escreve LETRAMENTO: estado ou condição de quem não apenas sabe ler e escrever, mas cultiva e exerce as práticas sociais que usam a escrita. Cultiva = dedica-se a atividades de leitura e escrita. Exerce = responde às demandas sociais de leitura e escrita. Precisaríamos de um verbo letrar para nomear a ação de levar os indivíduos ao letramento... Assim, teríamos alfabetizar e letrar como duas ações distintas, mas não inseparáveis, ao contrário: o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja, ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, de modo que o indivíduo se tornasse, ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado.

11 LEIA, SE QUISER APROFUNDAR-SE NAS DIFERENÇAS ENTRE ALFABETIZADO E LETRADO Um adulto pode ser analfabeto e letrado: não sabe ler nem escrever, mas usa a escrita: pede a alguém que escreva por ele, dita uma carta, por exemplo (e é interessante que, quando dita, usa convenções e estruturas linguísticas próprias da língua escrita, evidenciando que conhece as peculiaridades da língua escrita) - não sabe escrever, mas conhece as funções da escrita, e as usa, lançando mão de um instrumento que é alfabetizado (que funciona como uma maquina de escrever...); pede a alguém que leia para ele a carta que recebeu, ou uma notícia de jornal, ou uma placa na rua, ou a indicação do roteiro de um ônibus - não sabe ler, mas conhece as funções da escrita, e a usa, lançando mão do alfabetizado. É analfabeto, mas é, de certa forma, letrado ou tem um certo nível de letramento. Uma criança pode ainda não ser alfabetizada, mas ser letrada: uma criança que vive num contexto de letramento, que convive com livros, que ouve histórias lidas por adultos, que vê adultos lendo e escrevendo, cultiva e exerce práticas de leitura e de escrita: toma um livro e finge que está lendo (e aqui de novo é interessante observar que, quando finge ler, usa as convenções e estruturas linguísticas próprias da narrativa escrita, toma papel e lápis e escreve uma carta, uma história. Ainda não aprendeu a ler e escrever, mas é de certa forma, letrada, tem já um certo nível de letramento. Uma pessoa pode ser alfabetizada e não ser letrada: sabe ler e escrever, mas não cultiva nem exerce práticas de leitura e de escrita, não lê livros, jornais, revistas, ou não é capaz de interpretar um texto lido: tem dificuldades para escrever uma carta, até um telegrama - é alfabetizada, mas não é letrada.

12 O que é Letramento? Letramento não é um gancho em que se pendura cada som enunciado, não é treinamento repetitivo de uma habilidade, nem um martelo quebrando blocos de gramática. Letramento é diversão é leitura à luz de vela. ou lá fora, à luz do sol. São notícias sobre o presidente, o tempo, os artistas da TV e mesmo Mônica e Cebolinha nos jornais de domingo. É uma receita de biscoito, uma lista de compras, recados colados na geladeira, um bilhete de amor, telegramas de parabéns e cartas de velhos amigos. É viajar para países desconhecidos, sem deixar sua cama, é rir e chorar com personagens, heróis e grandes amigos. É um atlas do mundo, sinais de trânsito, caças ao tesouro, manuais, instruções, guias, e orientações em bulas de remédios, para que você não fique perdido. Letramento é, sobretudo, um mapa do coração do homem, um mapa de quem você é, e de tudo que você pode ser.

13 O que é Letramento? Letramento não é um gancho em que se pendura cada som enunciado, não é treinamento repetitivo de uma habilidade, nem um martelo quebrando blocos de gramática. Letramento não é alfabetização: esta é que é um processo de pendurar sons em letras ( ganchos ); costuma ser um processo de treino, para as relações entre fonemas e grafemas, um processo de desmonte de estruturas linguísticas ( um martelo quebrando blocos de gramática ). Letramento é diversão, é leitura à luz de vela, ou lá fora, à a luz do sol. Letramento é prazer, é lazer, é ler em diferentes lugares e sob diferentes condições, não só na escola, em exercícios de aprendizagem. São notícias sobre o presidente, o tempo, os artistas da TV e mesmo Mônica e Cebolinha nos jornais de domingo. Letramento é informar-se através da leitura, é buscar notícias e lazer nos jornais, é interagir com a imprensa diária, fazer uso dela, selecionando o que desperta interesse, divertindo-se com as tiras de quadrinhos. É uma receita de biscoito, uma lista de compras, recados colados na geladeira, um bilhete de amor, telegramas de parabéns e cartas de velhos amigos. Letramento é usar a leitura para seguir instruções (a receita de biscoito), para apoio à memória (a lista daquilo que devo comprar), para a comunicação com quem está distante ou ausente (o recado, o bilhete, o telegrama). É um atlas do mundo, sinais de trânsito, caças ao tesouro, manuais, instruções, guias e orientações em bulas de remédios, para que você não fique perdido. Letramento é usar a escrita para se orientar no mundo (o atlas), nas ruas (os sinais de trânsito), para receber instruções (para encontrar um tesouro... para montar um aparelho... para tomar um remédio), enfim, é usar a escrita para não ficar perdido. Letramento é, sobretudo, um mapa do coração do homem, um mapa de quem você é, e de tudo que você pode ser. Letramento é descobrir a si mesmo pela leitura e pela escrita, é entender-se, lendo ou escrevendo (delinear o mapa de quem você é), e é descobrir alternativas e possibilidades, descobrir o que você pode ser.

14 Sugestões para os pais 1. Não tente alfabetizar a sua própria criança, mas ofereça possibilidades que despertem a curiosidade dela por letras nos livros, etiquetas, placas, cartazes etc. Procure responder espontânea e informativamente às perguntas das crianças, incentivando o seu interesse pela escrita. 2. Aceite rabiscos e outras tentativas de escrita de seu filho. Leve a sério o que a criança contou sobre seu trabalho. Errar não é algo terrível! Ao aprender a falar, a criança experimenta através de erros. Reconheça a forma de escrever de seu filho como uma etapa de seu esforço. 3. Crie um ambiente tranquilo e agradável e destine um tempo para a leitura em família; faça desse espaço um lugar de encontro e de comunicação e, se puder fazer de maneira individual com a criança, o resultado será melhor. Ao ler em voz alta, tente dramatizar a leitura, fazer mudanças de voz e entonação, além de repartir os diálogos dos diferentes personagens da história. 4. É sabido que as crianças aprendem o que veem. Se seus pais leem frequentemente, elas seguirão o exemplo. Procure ter ao alcance das crianças livros, revistas, jornais e não destine suas horas de leitura somente ao momento em que não tenha crianças por perto. 5. Leia para seu filho o máximo possível. Deixe seu filho escolher o livro, a revista, o jornal etc., como também o momento de duração. Faça pequenas pausas ao falar, respeitando as pontuações. 6. Comente sobre a sua própria atividade de leitura e escrita. Por exemplo, quando estiver em um supermercado, leia o nome dos produtos que for retirando da prateleira, a marca etc. Quando estiver escrevendo a lista de compras, pergunte ao seu filho: - O que mais devo escrever para não esquecer de comprar? Peça ajuda da criança no supermercado, colocando em um pedaço de papel dois ou três itens, em letra de forma para a criança buscar na prateleira: Farinha de Trigo Sol, Leite Moça Nestle, Toddy, etc. A criança fará a associação e tentará descobrir o produto.

15 7. Quando possível, peça a parentes e amigos que escrevam cartas ao seu filho e responda às cartas com a criança. 8. Deixe seu filho adivinhar o que está escrito em placas, propagandas, cartazes etc. Faça-o perceber que existe uma semelhança em algumas palavras pelas quais ele tem interesse. Por exemplo: borboleta/boneca, pato/pátria, gato/sapato. Mas não treine com ele o alfabeto e a escrita de cada palavra. 9. Escreva bilhetes com coisas curiosas e coloque debaixo do prato, travesseiro etc. 10. Leve seu filho às livrarias ou às bibliotecas (pública ou da escola). 11. A motivação é muito importante no momento da aprendizagem da leitura e da escrita: seja paciente, compreensivo e, sobretudo, não faça comparações. Lembre-se de que cada criança tem seu próprio desenvolvimento. Anime-se com suas conquistas e não a critique por não ler ou escrever com a mesma facilidade das outras crianças. 12. Quando a criança já tiver aprendido a ler, estimule-a em voz alta, mas lembrando-se de que não deve interrompê-la e que só deve ajudá-la quando pedir. É importante que ela entenda a idéia completa daquilo que lê, sem deter-se no significado de cada palavra. A criança pode pular as palavras que desconhece e adivinhar seu significado ao ler o resto do texto. Responda a todas as suas perguntas e amplie seu vocabulário explicando o significado das palavras que ela não conhece. Procure as respostas nos livros, na frente dela, para que ela observe, enquanto lê e consulta. 13. Pouco a pouco, à medida que a criança cresce e adquire o gosto pela leitura, deixe à sua disposição livros com menos ilustrações e mais textos, mas tenha sempre o cuidado de escolher temas adequados para sua idade. 14. Nunca associe o ato de ler com obrigação, pois em vez de aproximá-la da leitura, poderá afastá-la dela.

16 15. Cada criança deve ter em casa sua biblioteca pessoal em um lugar escolhido por ela. É importante ensiná-la a apreciar seus livros e cuidar deles. 16. Leve as crianças a museus, galerias de arte, ao parque, ao jardim zoológico, a boas peças de teatro infantil e às atividades realizadas em torno de livros. As atividades culturais são outra forma de leitura. 17. Chegue pontualmente com seu filho à escola. O atraso ou ausência prejudica o processo de trabalho. Célia Saada Filomeno Direção Pedagógica

17 Unidade Botafogo Rua Sorocaba, 80/90 Tel.: Unidade Leblon Prof. Arthur Ramos, 140 Tel.: Unidade Barra Estrada do Joá, 3597 Tel.:

As capacidades linguísticas na alfabetização e os eixos necessários à aquisição da língua escrita PARTE 1

As capacidades linguísticas na alfabetização e os eixos necessários à aquisição da língua escrita PARTE 1 1 As capacidades linguísticas na alfabetização e os eixos necessários à aquisição da língua escrita PARTE 1 Linguagem e aquisição da escrita Angélica Merli Março/2018 2 Objetivo Compreender os processos

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa, Metas Curriculares e Aprendizagens Essenciais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa, Metas Curriculares e Aprendizagens Essenciais PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa, Metas Curriculares e Aprendizagens Essenciais Português 1º Ano Página 1 de 18 TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS Nº DE AULAS AVALIAÇÃO

Leia mais

Abordagem Construtivista da alfabetização. Aula de 02/05/2010

Abordagem Construtivista da alfabetização. Aula de 02/05/2010 Abordagem Construtivista da alfabetização Aula de 02/05/2010 Dicas práticas para o planejamento do trabalho 1. LEIA EM VOZ ALTA TODOS OS DIAS... Textos literários: contos tradicionais, histórias contemporâneas,

Leia mais

TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO GESTÃO DO TEMPO Tema e assunto

TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO GESTÃO DO TEMPO Tema e assunto ANO LETIVO - 2018-19 ESCOLA BÁSICA DO 1º CICLO DEPARTAMENTO DE 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS DO 2º ANO DE ESCOLARIDADE TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 1º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 1º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 1º ano Ensino Fundamental CONTEÚDO O QUE EU VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER UNIDADE 1 E assim surgiu a escrita Origem da escrita Nossas primeiras

Leia mais

Programa de Português 2017/2018. Grade 1

Programa de Português 2017/2018. Grade 1 Programa de Português 2017/2018 Grade 1 Equipe Grade 1 A Ms. Amanda Moraes Grade 1 B Ms. Claudia Sayuri Grade 1 C Ms. Elaine Carvalho PSL Ms. Mariana Silveira Programa de Português Linguagem Geografia

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Expressar-se, em situações

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Expressar-se em situações

Leia mais

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte, Autêntica, 2009.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte, Autêntica, 2009. SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte, Autêntica, 2009. 1º TEXTO: PRODUZIDO PARA LEITOR- PROFESSOR COM O OBJETIVO DE ESCLARECER O SIGNIFICADO DE LETRAMENTO. Letramento

Leia mais

As capacidades lingüísticas da alfabetização

As capacidades lingüísticas da alfabetização As capacidades lingüísticas da alfabetização A seção apresenta, na forma de verbetes, conceitos e concepções que são fundamentos da abordagem proposta. A seção apresenta os objetivos e a estrutura do texto

Leia mais

Como você foi alfabetizado?

Como você foi alfabetizado? METODOLOGIA E PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Como você foi alfabetizado? Prof. Tiago S. de Oliveira psicoptiago@gmail.com www.professortiago.jimdo.com www.greatlive.jimdo.com 2 O neuropediatra Harry

Leia mais

METODOLOGIA DA ALF L A F BE B TI T ZA Z ÇÃ Ç O

METODOLOGIA DA ALF L A F BE B TI T ZA Z ÇÃ Ç O METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO Prof. Tiago S. de Oliveira Faculdade Polis das Artes psicoptiago@gmail.com www.faculdadepolis.com.br www.professortiago.jimdo.com www.greatlive.jimdo.com Como você foi alfabetizado?

Leia mais

Um Mundo de Letras. Nível de Ensino/Faixa Etária: Formação de Professores. Áreas Conexas: Português (Alfabetização) Consultor: Angelita Machado

Um Mundo de Letras. Nível de Ensino/Faixa Etária: Formação de Professores. Áreas Conexas: Português (Alfabetização) Consultor: Angelita Machado Um Mundo de Letras Nível de Ensino/Faixa Etária: Formação de Professores Áreas Conexas: Português (Alfabetização) Consultor: Angelita Machado RESUMO Este vídeo apresenta 5 episódios: Um mundo imerso em

Leia mais

SECRETARIA DA CIÊNCIA TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PROGRAMA UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS

SECRETARIA DA CIÊNCIA TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PROGRAMA UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS Profª Ms. Marjorie Bitencourt Emilio Mendes SECRETARIA DA CIÊNCIA TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PROGRAMA UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS Alfabetização e letramento Alfabetização

Leia mais

Cotejamento Direitos de Aprendizagem e Ficha de Acompanhamento dos alunos 1º ao 3º ano

Cotejamento Direitos de Aprendizagem e Ficha de Acompanhamento dos alunos 1º ao 3º ano Cotejamento Direitos de Aprendizagem e Ficha de Acompanhamento dos alunos 1º ao 3º ano - 2015 1º ANO Leitura Ler textos não-verbais, em diferentes suportes Lê textos não verbais em diferentes portadores

Leia mais

Aprendizagem da Escrita: Revisitando saberes

Aprendizagem da Escrita: Revisitando saberes Sondagem Aprendizagem da Escrita: Revisitando saberes Pelas pesquisas de FERREIRO e TEBEROSKY (1979), sabe-se que a criança já pensa sobre a escrita antes mesmo da alfabetização, isto é, a aquisição da

Leia mais

Diário de Classe. Aulas, projetos, experimentos, dinâmicas.

Diário de Classe. Aulas, projetos, experimentos, dinâmicas. Diário de Classe Aulas, projetos, experimentos, dinâmicas. A escola é, ou deveria tornar-se, um local privilegiado para diminuir a distância entre os jovens e a leitura. Essa atividade é necessária e vital

Leia mais

ABAIXO DO BÁSICO. Língua Portuguesa - 4EF

ABAIXO DO BÁSICO. Língua Portuguesa - 4EF ABAIXO DO BÁSICO ATÉ 600 PONTOS Os alunos que se encontram no Padrão de Desempenho Abaixo do Básico apresentam manifestações de habilidades relacionadas à apropriação do sistema de escrita, como também

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL. 1º PERÍODO Meses Domínios / Subdomínios Horas Previstas

PLANIFICAÇÃO ANUAL. 1º PERÍODO Meses Domínios / Subdomínios Horas Previstas PLANIFICAÇÃO ANUAL Português 1ºAno Aulas (horas) previstas 1º PERÍODO Meses Domínios / Subdomínios Horas Previstas setembro : 14h. Utilizar a linha de base como suporte da escrita. : Pelo muro acima Luísa

Leia mais

A ALFABETIZAÇÃO DA PESSOA SURDA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Caderno de Educação Especial

A ALFABETIZAÇÃO DA PESSOA SURDA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Caderno de Educação Especial A ALFABETIZAÇÃO DA PESSOA SURDA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES Caderno de Educação Especial O que devemos considerar no processo de Alfabetização? Criança Ouvinte Criança Surda Faz uso das propriedades fonológicas

Leia mais

Diferentes abordagens de alfabetização

Diferentes abordagens de alfabetização ALFABETIZAÇÃO Diferentes abordagens de alfabetização MODELO 1 (MÉTODO FONÉTICO OU DIRETO) Identificar oralmente os fonemas da língua (sons). Corresponder o fonema ao grafema: mostrar a letra e a pronuncia

Leia mais

Sequência Didática 1-2 o Ano 1 o bimestre. Língua Portuguesa - 2 o Ano - Muito além das palavras: os gestos, os sons e as imagens

Sequência Didática 1-2 o Ano 1 o bimestre. Língua Portuguesa - 2 o Ano - Muito além das palavras: os gestos, os sons e as imagens www.apoioaaula.com.br Sequência Didática Sequência Didática 1-2 o Ano 1 o bimestre Língua Portuguesa - 2 o Ano - Muito além das palavras: os gestos, os sons e as imagens Introdução A compreensão de que

Leia mais

Como avaliar a leitura na Alfabetização

Como avaliar a leitura na Alfabetização Como avaliar a leitura na Alfabetização Veja uma sugestão de prova para verificar como anda a habilidade dos alunos Foto: Getty Images O fim do ano letivo está bem próximo. Por um lado, penso que todos

Leia mais

Aula 7/06 Elementos para um método sócio-histórico de alfabetização

Aula 7/06 Elementos para um método sócio-histórico de alfabetização Aula 7/06 Elementos para um método sócio-histórico de alfabetização 1. Métodos de ensino e de alfabetização 2. O método histórico-crítico 3. Temas e textos 4. Trabalhando com o texto MÉTODOS DE ENSINO

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas Maternal I A- Matutino 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA- 2º ANO

HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA- 2º ANO HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA- 2º ANO HABILIDADES (EF02LP01) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com autoconfiança (sem medo de falar em público), liberdade e desenvoltura, preocupando-se

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas Jardim II A e B/Integral 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

Linguagem e aquisição da escrita AULA 11/05/18 ANGÉLICA MERLI

Linguagem e aquisição da escrita AULA 11/05/18 ANGÉLICA MERLI Linguagem e aquisição da escrita AULA 11/05/18 ANGÉLICA MERLI A produção de textos na alfabetização Dificuldades mais comuns na escrita das crianças: ortografia, cópias e ditados A produção de textos na

Leia mais

HIPÓTESES DE ESCRITA Certezas Provisórias. Dúvidas Temporárias

HIPÓTESES DE ESCRITA Certezas Provisórias. Dúvidas Temporárias HIPÓTESES DE ESCRITA Certezas Provisórias Todas as crianças passam por níveis de hipóteses conceituais de escrita até atingirem a alfabetização: Uns alunos são mais rápidos que outros para se alfabetizarem;

Leia mais

Domínios Objetivos de ação/conteúdos Meses

Domínios Objetivos de ação/conteúdos Meses AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARTIM DE FREITAS 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO 2013/2014 PLANO DE TRABALHO ANUAL PORTUGUÊS 2º Ano de escolaridade Domínios Objetivos de ação/conteúdos Meses Prestar atenção ao que ouve

Leia mais

Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo

Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo Área: Língua Portuguesa Programa de Recuperação de Escolaridade 2º/3º ANO Blocos/Conteúdos Objectivos Avaliação Comunicação Oral - Comunica oralmente, com progressiva

Leia mais

CONHECIMENTOS DESCRITORES DE DESEMPENHO

CONHECIMENTOS DESCRITORES DE DESEMPENHO CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO ( Aprovados em Conselho Pedagógico de 16 outubro de 2012 ) No caso específico da disciplina de Língua Portuguesa do 1ºano de escolaridade, a avaliação incidirá ainda

Leia mais

O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA

O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA LEILANE C. DA SILVA ALVES 1 PATRÍCIA B. RADAELLI DE OLIVEIRA 2 INTRODUÇÃO: Este artigo é o resultado de uma pesquisa realizada no 5º período do curso de pedagogia, que teve

Leia mais

Índice. Grupo Módulo 4

Índice. Grupo Módulo 4 GRUPO 5.4 MÓDULO 4 Índice 1. Níveis Conceituais Linguísticos...3 2. Nível 1 Pré-Silábico...3 3. Nível 2 Intermediário I...4 4. Nível 3 Silábico...5 5. Nível 4 Intermediário II ou Silábico-Alfabético...5

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS - 1 º ANO. Calendarização Domínio / Conteúdos Objetivos Descritores de desempenho

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS - 1 º ANO. Calendarização Domínio / Conteúdos Objetivos Descritores de desempenho PLANIFICAÇÃO ANUAL 2016-2017 PORTUGUÊS - 1 º ANO Calendarização Domínio / Conteúdos Objetivos Descritores de desempenho Oralidade Interação discursiva Compreensão e expressão 1. Respeitar regras da interação

Leia mais

LETRAMENTO DIGITAL TRANSFORMAÇÕES NA LEITURA E NA ESCRITA. ROSSANA GHILARDI

LETRAMENTO DIGITAL TRANSFORMAÇÕES NA LEITURA E NA ESCRITA. ROSSANA GHILARDI LETRAMENTO DIGITAL TRANSFORMAÇÕES NA LEITURA E NA ESCRITA ROSSANA GHILARDI rcardoso@positivo.com.br 0800 725 3536 Assessoria de Informática Educativa Marileusa G. de Souza mgsouza@positivo.com.br Andréia

Leia mais

Devemos alfabetizar na Educação Infantil? O que e como fazer? Professora: Claudia Yazlle

Devemos alfabetizar na Educação Infantil? O que e como fazer? Professora: Claudia Yazlle Devemos alfabetizar na Educação Infantil? O que e como fazer? Professora: Claudia Yazlle Questões que se apresentam: Devemos alfabetizar na Educação Infantil? O que é alfabetizar hoje? Como alfabetizar?

Leia mais

O ensino-aprendizagem da leitura e da escrita: alfaletrar a partir da literatura infantil

O ensino-aprendizagem da leitura e da escrita: alfaletrar a partir da literatura infantil O ensino-aprendizagem da leitura e da escrita: alfaletrar a partir da literatura infantil Disciplina: Linguagem e aquisição da escrita Angélica Merli Maio/2018 1 Objetivo Este módulo apresenta dois momentos

Leia mais

PNAIC PIOS. UNIDADE 1, ANO 1. Equipe do PNAIC-CEAD

PNAIC PIOS. UNIDADE 1, ANO 1. Equipe do PNAIC-CEAD PNAIC CURRÍCULO CULO NA ALFABETIZAÇÃO: CONCEPÇÕES E PRINCÍPIOS. PIOS. UNIDADE 1, ANO 1 Equipe do PNAIC-CEAD CEAD-UFOP Coordenadora Geral: Profa. Dra. Gláucia Jorge Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Hércules

Leia mais

Ditado para sondagem na alfabetização

Ditado para sondagem na alfabetização Endereço da página: https://novaescola.org.br/conteudo/7765/ditado-parasondagem-na-alfabetizacao Publicado em NOVA ESCOLA Edição 63, 06 de Julho 2016 Anos iniciais do Ensino Fundamental Alfabetização Sala

Leia mais

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte, Autêntica, 2009.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte, Autêntica, 2009. SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte, Autêntica, 2009. 1º texto: produzido para leitorprofessor com o objetivo de esclarecer o significado de letramento. Letramento

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental Unidade I: Gêneros Literários Poesia CONTEÚDO O QUE EU VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER Trabalhar conceitos, estruturas

Leia mais

Oficina C. Imagem e som: A arte da Comunicação

Oficina C. Imagem e som: A arte da Comunicação Oficina C Imagem e som: A arte da Comunicação Cariacica, 08 de agosto de 2014 Data Proposta 27/03 (5ªf) Encontro Inaugural 07/04 (2ªf) Oficina A Presença da equipe da A Gazeta 16/05 (6ª f) Oficina B 03/06

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro 1º Ciclo Ano letivo 2016/2017 Critérios de Avaliação Português 1º ciclo

Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro 1º Ciclo Ano letivo 2016/2017 Critérios de Avaliação Português 1º ciclo Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro 1º Ciclo Ano letivo 2016/2017 Critérios de Avaliação Português 1º ciclo Domínios Ponderação (80%) Operacionalização/Indicadores Instrumentos de avaliação Oralidade

Leia mais

Métodos de Alfabetização

Métodos de Alfabetização Aulas 12 e 13/04 Métodos de Alfabetização Conceito de método Os métodos tradicionais de alfabetização Métodos de marcha sintética Métodos de marcha analítica Método Global Métodos mistos ou analítico-sintéticos

Leia mais

Ampliação do grau de letramento dos alunos: planejando as atividades de sala de aula. Alfabetização e Letramento Angélica Merli OUTUBRO/2018

Ampliação do grau de letramento dos alunos: planejando as atividades de sala de aula. Alfabetização e Letramento Angélica Merli OUTUBRO/2018 Ampliação do grau de letramento dos alunos: planejando as atividades de sala de aula Alfabetização e Letramento Angélica Merli OUTUBRO/2018 Objetivo Fornecer subsídios para o professor planejar o desenvolvimento

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas Jardim I A - Matutino 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

Benefícios da leitura

Benefícios da leitura A importância da Parceria Família e Escola da Formação de Cidadãos Leitores Júlio Furtado www.juliofurtado.com.br Benefícios da leitura Quem lê adquire cultura, passa a escrever melhor, tem mais senso

Leia mais

PRÉ 1- Módulo 4 ÍNDICE - FAZ DE CONTA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1- Módulo 4 ÍNDICE - FAZ DE CONTA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - FAZ DE CONTA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 4...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Meios de comunicação: rádio e TV; Linguagem: Letra T - som/imagem/escrita; Fonema e grafema da letra T; Natureza:

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação. (Aprovados em Conselho Pedagógico de 11 de dezembro de 2018)

Critérios Específicos de Avaliação. (Aprovados em Conselho Pedagógico de 11 de dezembro de 2018) Critérios Específicos de Avaliação (Aprovados em Conselho Pedagógico de 11 de dezembro de 2018) No caso específico da disciplina de Português, do 1 º ano de escolaridade, a avaliação incidirá no desempenho

Leia mais

Critérios de Avaliação _ Perfil de Aprendizagens Específicas

Critérios de Avaliação _ Perfil de Aprendizagens Específicas Critérios de Avaliação _ Perfil de Aprendizagens Específicas (Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 julho de 2016) No caso específico da disciplina de Português, do 1 º ano de escolaridade, a avaliação

Leia mais

SERIADO 2º ANO LÍNGUA PORTUGUESA Conteúdo Lição Objetos de aprendizagem

SERIADO 2º ANO LÍNGUA PORTUGUESA Conteúdo Lição Objetos de aprendizagem SERIADO 2º ANO LÍNGUA PORTUGUESA Conteúdo Lição Objetos de aprendizagem Apreciar poema, observando rimas Alfabeto maiúsculo e minúsculo em letras de imprensa e cursiva Retomar o alfabeto, a grafia das

Leia mais

Conceptualizando Alfabetização e Letramento

Conceptualizando Alfabetização e Letramento Curso: Alfabetização e letramento na educação bilíngue SINPRO-SP, fev a abr/2012 Conceptualizando Alfabetização e Letramento Selma de Assis Moura O que é alfabetizar? (segundo o dicionário) Ensinar a Ler.

Leia mais

Conteúdo Programático - 2º ano

Conteúdo Programático - 2º ano Conteúdo Programático - 2º ano Língua Conteúdo Portuguesa Programático - 2º ano Leitura/Tipologia textual Textos diversos: poesia, bilhete, música, descritivo e narrativo. Compreensão da sequência lógica,

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO A alfabetização é considerada como o ensino das habilidades de codificação e decodificação. Foi transposta para a sala de aula no final do século XIX, mediante a criação de diferentes

Leia mais

Critérios de Avaliação de Português 1º ano Ano letivo:2018/2019

Critérios de Avaliação de Português 1º ano Ano letivo:2018/2019 APRENDZAGEN EENCA NVE DE DEEMPENHO PERFL DO ALUNO NVE DE AVALAÇÃO DOMÍNO Oralidade OJETVO 1.Respeitar regras da interação discursiva. 1.Escuta, sem dificuldade, os outros e espera pela sua vez para falar.

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Metas/Domínios Objetivos gerais Conteúdos Programáticos Critérios 1º Ano Oralidade O1 Comprensão do oral Expressão oral Respeitar regras da interação discursiva Escutar discursos breves para aprender

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE PORTUGUÊS 2.º ANO 2016/2017

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE PORTUGUÊS 2.º ANO 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL DE PORTUGUÊS 2º ANO 2016/2017 Oralidade Compreensão do Oral Entoação e ritmo Vocabulário: sinónimos, antónimos, Instruções; indicações Informação essencial e acessória Tema e assunto

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL

PLANIFICAÇÃO ANUAL PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015-2016 Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira Área Disciplinar: Português Ano de Escolaridade: 1.º Mês: setembro/outubro Domínio/ Objetivos / Descritores Oralidade Compreensão do

Leia mais

PERFIL DE DESEMPENHO. PRÉ-ESCOLAR 4 anos

PERFIL DE DESEMPENHO. PRÉ-ESCOLAR 4 anos PRÉ-ESCOLAR 4 anos O aluno deverá ser capaz de: ÁREAS DE CONTEÚDO DOMÍNIO/COMPONENTES DESCRITOR Construção da identidade e autoestima - Saber dizer o seu nome próprio e a sua idade - Verbalizar as necessidades

Leia mais

CURSO O JOGO COMO ESPAÇO DE ALFABETIZAÇÃO CORPORAL II FORMAÇÃO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Prof. Fabio D Angelo Novembro 2017

CURSO O JOGO COMO ESPAÇO DE ALFABETIZAÇÃO CORPORAL II FORMAÇÃO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Prof. Fabio D Angelo Novembro 2017 II FORMAÇÃO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR MÓDULO 4 EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL CURSO O JOGO COMO ESPAÇO DE ALFABETIZAÇÃO CORPORAL Prof. Fabio D Angelo Novembro 2017 O JOGO

Leia mais

Aprendizagem da escrita de crianças menores de 7 anos. Linguagem e aquisição da escrita Angélica Merli Março/2018

Aprendizagem da escrita de crianças menores de 7 anos. Linguagem e aquisição da escrita Angélica Merli Março/2018 Aprendizagem da escrita de crianças menores de 7 anos Linguagem e aquisição da escrita Angélica Merli Março/2018 1 Objetivo Discutir os pressupostos e os desafios impostos ao alfabetizador, quanto à aquisição

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO Escutar para aprender e construir conhecimentos LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO COMPREENSÂO DO ORAL Prestar atenção ao que ouve de modo a tornar possível: -apropriar-se de padrões de entoação e ritmo; - memorizar

Leia mais

PRÉ 1- Módulo 4 ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1- Módulo 4 ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 4...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Meios de comunicação: rádio e TV; Linguagem: Letra T - som/imagem/escrita; Fonema e grafema da letra T; Natureza:

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLAS do 1.ºCICLO: N.º1 de Abrantes, Alvega, Alvega/Concavada, Bemposta, Carvalhal, Mouriscas, Maria Lucília Moita, Pego e Rossio ao Sul do Tejo

Leia mais

D01 Reconhecer especificidades da linguagem escrita.

D01 Reconhecer especificidades da linguagem escrita. MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA PAEBES ALFA 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental Tópicos Competências Descritores Níveis de Complexidade 1º ANO 2º ANO 3º ANO T1- Reconhecimento de convenções do

Leia mais

DO SINGULAR AO PLURAL: A APRENDIZAGEM INICIAL DA LEITURA E DA ESCRITA

DO SINGULAR AO PLURAL: A APRENDIZAGEM INICIAL DA LEITURA E DA ESCRITA DO SINGULAR AO PLURAL: A APRENDIZAGEM INICIAL DA LEITURA E DA ESCRITA VINÍCIUS ADRIANO DE FREITAS E-MAILS: vinicius.freitas@unifamma.edu.br viniadriano@hotmail.com OS ESPAÇOS DISCURSIVOS NA ESCOLA (BRASIL,

Leia mais

CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E CONSTRUÇÃO DA ESCRITA. Disciplina: Aquisição da língua escrita Angélica Merli Abril/2018

CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E CONSTRUÇÃO DA ESCRITA. Disciplina: Aquisição da língua escrita Angélica Merli Abril/2018 CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E CONSTRUÇÃO DA ESCRITA Disciplina: Aquisição da língua escrita Angélica Merli Abril/2018 1 OBJETIVO Discutir os pressupostos de duas concepções de linguagem relacionadas à aprendizagem

Leia mais

Título: Viajando pelo Universo da Leitura Justificativa:

Título: Viajando pelo Universo da Leitura Justificativa: Título: Viajando pelo Universo da Leitura Justificativa: Sabendo que o aluno tem pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar, apresentando na escola dificuldades de aprendizagem, decorrentes dessa

Leia mais

ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 4. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 4. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 4 Orientações ao professor Módulo 4...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Relembrar o conceito sobre os meios de comunicação e mostrar o rádio e a televisão como veículos

Leia mais

OBJETIVOS E CONTEÚDOS

OBJETIVOS E CONTEÚDOS OBJETIVOS E CONTEÚDOS 1º BIMESTRE SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Língua Portuguesa 1º ano Capítulo 1 O Mundo das Letras Reconhecer as letras do alfabeto em caixa-alta; Ler e escrever as letras do próprio

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLAS do 1.ºCICLO: N.º1 de Abrantes, Alvega, Alvega/Concavada, Bemposta, Carvalhal, Mouriscas, Maria Lucília Moita, Pego e Rossio ao Sul do Tejo

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Expressar-se em situações

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Thaciana

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Thaciana PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Thaciana LÍNGUA PORTUGUESA A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho. CONTEÚDOS: Livros: 1. Português Linguagens 2

Leia mais

Jardim-Escola João de Deus 1.º Ano [PLANIFICAÇÃO ANUAL Metas Curriculares] Planificação: Metas Curriculares do Português

Jardim-Escola João de Deus 1.º Ano [PLANIFICAÇÃO ANUAL Metas Curriculares] Planificação: Metas Curriculares do Português Planificação: Metas Curriculares do Português Domínio Objetivos gerais Descritores de Desempenho Conteúdos programáticos Oralidade 1. Respeitar regras da interação discursiva. 2. Escutar discursos breves

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB PLANIFICAÇÃO ANUAL Português 1.º Ano /2013

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB PLANIFICAÇÃO ANUAL Português 1.º Ano /2013 ANUAL 164 dias letivos Regras e papéis da interação oral Formas de tratamento e princípios de cortesia Entoação e ritmo Instruções; indicações Informação essencial e acessória Reconto Tema e assunto 1

Leia mais

ROTEIRO 4 PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS CARGA HORÁRIA DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO ABRIL /2018

ROTEIRO 4 PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS CARGA HORÁRIA DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO ABRIL /2018 ROTEIRO 4 PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS CARGA HORÁRIA DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO ABRIL /2018 Prezados formadores locais Na quarta atividade de formação em serviço do PNAIC 2017/2018 iremos abordar a Produção

Leia mais

RELATÓRIO DE GRUPO APOIO PEDAGÓGICO 1º Semestre/2016 Turma: 2º ao 5º ano Professora: Izabela Moreira Alves Coordenação pedagógica: Lucy Ramos Torres

RELATÓRIO DE GRUPO APOIO PEDAGÓGICO 1º Semestre/2016 Turma: 2º ao 5º ano Professora: Izabela Moreira Alves Coordenação pedagógica: Lucy Ramos Torres RELATÓRIO DE GRUPO APOIO PEDAGÓGICO 1º Semestre/2016 Turma: 2º ao 5º ano Professora: Izabela Moreira Alves Coordenação pedagógica: Lucy Ramos Torres Nesse ano de 2016 a Escola do Sítio passou a oferecer

Leia mais

PLANO DE ENSINO 3º TRIMESTRE

PLANO DE ENSINO 3º TRIMESTRE Componente Linguagem oral e escrita Professor Alessandra, Juliana e Leticia Curricular: Segmento: Educação Infantil Ano/Série Jardim II Apresentação da disciplina A aprendizagem da linguagem oral e escrita

Leia mais

Ano Letivo: 2014 / 2015 Ano de Escolaridade: 1º

Ano Letivo: 2014 / 2015 Ano de Escolaridade: 1º 1.º CEB Agrupamento de Escolas Ano Letivo: 2014 / 2015 Ano de Escolaridade: 1º Saber escutar para reproduzir pequenas mensagens e Compreensão do oral Leitura Escrita para cumprir ordens e pedidos Prestar

Leia mais

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

Ano de Escolaridade: 1.º ano Ano Letivo: 2018 / / 5 Critérios de Avaliação Disciplinar (1.º CEB)

Ano de Escolaridade: 1.º ano Ano Letivo: 2018 / / 5 Critérios de Avaliação Disciplinar (1.º CEB) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DISCIPLINAR AUTONOMIA E FLEXIBILIZAÇÃO DO CURRÍCULO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO ANO DE ESCOLARIDADE: 1.º ano ANO LETIVO: 2018 / 2019 DISCIPLINA Organizador/ Tema CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Leia mais

HIPÓTESES DE ESCRITA: ATIVIDADES QUE DÃO CERTO E POTENCIALIZAM O APRENDIZADO DAS CRIANÇAS NA ALFABETIZAÇÃO.

HIPÓTESES DE ESCRITA: ATIVIDADES QUE DÃO CERTO E POTENCIALIZAM O APRENDIZADO DAS CRIANÇAS NA ALFABETIZAÇÃO. HIPÓTESES DE ESCRITA: ATIVIDADES QUE DÃO CERTO E POTENCIALIZAM O APRENDIZADO DAS CRIANÇAS NA ALFABETIZAÇÃO. RESUMO Magnólia Angelí Santos de Almeida 1 O presente trabalho discorre sobre os resultados de

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental UNIDADE I: GÊNEROS LITERÁRIOS Poesias Trabalhar conceitos, estruturas e produções do gênero. Biografia Entrevista Texto informativo

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Português do Ensino Básico; Metas Curriculares de Português- 1º Ciclo 1º CICLO

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Português do Ensino Básico; Metas Curriculares de Português- 1º Ciclo 1º CICLO

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS 1º ANO A e B 1º SEMESTRE/2012 PROFESSORAS:CRIS E JULIANA

REUNIÃO DE PAIS 1º ANO A e B 1º SEMESTRE/2012 PROFESSORAS:CRIS E JULIANA REUNIÃO DE PAIS 1º ANO A e B 1º SEMESTRE/2012 PROFESSORAS:CRIS E JULIANA PROPÓSITOS DA REUNIÃO Dar notícias dos grupos. Apresentar o trabalho que será realizado no decorrer do ano letivo, em cada área

Leia mais

Roteiro de trabalho para o volume do 1 o ano

Roteiro de trabalho para o volume do 1 o ano Roteiro de trabalho para o volume do 1 o ano Quadro de conteúdos e objetivos 1. Os sinais Placas de sinalização Símbolos, letras e números Texto informativo Lista de combinados da turma Ler e compreender

Leia mais

Português Matemática Ciências/Laboratório História Geografia. Filosofia Inglês Arte Ed. Física. Psicomotricidade Informática Biblioteca

Português Matemática Ciências/Laboratório História Geografia. Filosofia Inglês Arte Ed. Física. Psicomotricidade Informática Biblioteca O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis. José de Alencar Reunião

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II Eu, minha escola e meus colegas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II Eu, minha escola e meus colegas CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II 2019 Eu, minha escola e meus colegas Reconhecer as pessoas por meio dos nomes que as identificam; Participar de jogos e brincadeiras envolvendo regras de convivência; Reconhecer

Leia mais

O que nós gestores temos com isto?

O que nós gestores temos com isto? O que nós gestores temos com isto? PRESSUPOSTO DE GARANTIA DE DIREITOS HUMANOS Art. 1º Fica instituído o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, pelo qual o Ministério da Educação (MEC) e as

Leia mais

ANEXO II ORIENTAÇÕES PARA A APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA SAETO 2019 (2º ANO DO EF)

ANEXO II ORIENTAÇÕES PARA A APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA SAETO 2019 (2º ANO DO EF) ANEXO II ORIENTAÇÕES PARA A APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA SAETO 2019 (2º ANO DO EF) A aplicação das avaliações para os anos iniciais do Ensino Fundamental é diferenciada, por isso faz-se necessário

Leia mais

Portuguesa 3º 3 ano EF. O que sabem as crianças ao final do Ciclo Inicial de Alfabetização?

Portuguesa 3º 3 ano EF. O que sabem as crianças ao final do Ciclo Inicial de Alfabetização? Aprender a aprender Oficina de Língua L Portuguesa 3º 3 ano EF O que sabem as crianças ao final do Ciclo Inicial de Alfabetização? Oficina de Língua L Portuguesa 3º 3 ano EF Por que essa é uma questão

Leia mais

Alfabetização/ Letramento Codificação, decodificação, interpretação e aplicação

Alfabetização/ Letramento Codificação, decodificação, interpretação e aplicação Alfabetização/ Letramento Codificação, decodificação, interpretação e aplicação ALFABETIZAÇÃO E/OU LETRAMENTO? Dissociação entre o aprender a escrever e o usar a escrita Expressão letramento. E o que aconteceu

Leia mais

PRÁTICA SIGNIFICATIVA DO GÊNERO TEXTUAL AOS JOGOS DE CONSCIÊNCIA SILÁBICA PROFESSORA RAFAELA NATIVIDADE SE MARY CONTÊ CMEI RECANTO INFANTIL

PRÁTICA SIGNIFICATIVA DO GÊNERO TEXTUAL AOS JOGOS DE CONSCIÊNCIA SILÁBICA PROFESSORA RAFAELA NATIVIDADE SE MARY CONTÊ CMEI RECANTO INFANTIL PRÁTICA SIGNIFICATIVA DO GÊNERO TEXTUAL AOS JOGOS DE CONSCIÊNCIA SILÁBICA PROFESSORA RAFAELA NATIVIDADE SE MARY CONTÊ CMEI RECANTO INFANTIL Gêneros Textuais São modelos comunicativos que nos possibilitam

Leia mais

Alfabetização e letramento. Angélica Merli Fevereiro/2018

Alfabetização e letramento. Angélica Merli Fevereiro/2018 Alfabetização e letramento Angélica Merli Fevereiro/2018 1 2 Métodos sintéticos X Métodos analíticos Objetivo: Discutir diferentes métodos de alfabetização que, em cada momento da história da alfabetização,

Leia mais

PLANO DE ENSINO 3 º TRIMESTRE

PLANO DE ENSINO 3 º TRIMESTRE Componente Curricular: Linguagem Oral e Escrita Professor: Meire / Gabriela Segmento: Educação Infantil Ano/Série: Maternal I Apresentação da disciplina A linguagem oral possibilita comunicar ideias, pensamentos

Leia mais

Apresentação A história apresenta a amizade entre um menino e duas árvores: a do quintal de sua casa e a da sua imaginação.

Apresentação A história apresenta a amizade entre um menino e duas árvores: a do quintal de sua casa e a da sua imaginação. Título: A árvore dos meus dois quintais Autor: Jonas Ribeiro Ilustrações: Veruschka Guerra Formato: 21 cm x 27,5 cm Número de páginas: 24 Elaboradora do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação A

Leia mais

Atividades de português 1 ano alfabeto

Atividades de português 1 ano alfabeto Atividades de português 1 ano alfabeto Atividades de português 1 ano alfabeto Atividades de português 1 ano alfabeto com atividades de português 1 ano para imprimir, atividades de alfabetização, atividades

Leia mais

Questionário. 1. Tem algum projeto pedagógico escrito? Sim: Não: Se não em que documento baseia o seu trabalho:

Questionário. 1. Tem algum projeto pedagógico escrito? Sim: Não: Se não em que documento baseia o seu trabalho: Questionário Projeto pedagógico 1. Tem algum projeto pedagógico escrito? Sim: Não: Se não em que documento baseia o seu trabalho: 2. O projeto pedagógico inclui objetivos para o domínio da linguagem oral

Leia mais