O que você encontrará nesse e-book? Sumário

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O que você encontrará nesse e-book? Sumário"

Transcrição

1

2 Sumário O que você encontrará nesse e-book? O que é Telemetria...03 Telemetria e Rastreamento...09 De que maneira a Telemetria contribui para a gestão a frota?...11 Cuidados ao escolher um sistema de telemetria...21 Conclusão...25 Material relacionado...26 Sobre a Veltec...26 Esse material foi elaborado em parceria com a empresa Sofit, que possui uma solução online para gestão da manutenção de frotas. Nesse e-book, vamos explicar o que é Telemetria, de que maneira ela funciona e atua no veículo, quais são seus principais benefícios, como utilizá-la na gestão de frota e ainda quais são os cuidados que você precisa tomar ao escolher um fornecedor para essa tecnologia. Além disso, você vai ver como funciona a solução de telemetria da Veltec e como ela pode ajudar sua empresa a reduzir custos logísticos.

3 Capítulo 1 O que é Telemetria? 3 Para começar vamos explicar o que é essa tecnologia. Tele - quer dizer de forma remota; metria - quer dizer medição. Telemetria é basicamente a medição de dados do veículo, e a transmissão remota desses dados para uma central de monitoramento que a empresa monta para acompanhar e saber como está a operação dos veículos, como está a condução dos motoristas, o consumo de combustível, etc. Esses dados podem ser coletados de duas formas - de maneira analógica e de maneira digital. Entenda cada uma delas:

4 Capítulo 1 O que é Telemetria? 4 1. Coleta analógica dos dados Nesse formato, o acompanhamento é feito sensor a sensor. Se você precisa ler, por exemplo, o RPM (contagiro) do veículo, é preciso instalar um fio lá no sensor responsável pelo RPM. Dessa forma, é possível fazer o cálculo do valor do contagiro, baseando-se nos pulsos que esse sensor envia e em uma calibração que é realizada veículo por veículo. Se precisar medir o odômetro, mesma coisa: é preciso ligar um fio no sensor do odômetro e fazer a medição baseada nos pulsos que esse sensor envia, mantendo sempre a calibração atualizada. E assim, sensor por sensor. PONTO POSITIVO A vantagem desse formato analógico é que ele funciona em qualquer tipo de veículo - mesmo nos modelos mais antigos.

5 Capítulo 1 5 O que é Telemetria? 1. Coleta analógica dos dados PONTO NEGATIVO Já a desvantagem é que é uma instalação complexa, onde você precisa fazer a ligação em vários sensores, e a manutenção também fica mais complicada. Imagine que você leve o veículo no mecânico e, sem querer, ele desligue o fio da telemetria. Você só vai perceber muito tempo depois, justamente quando iria precisar daquelas informações. Além disso, outro fator complicador nesse modelo analógico, é que, a cada três a seis meses, é preciso fazer novas calibrações dos pulsos enviados pelos sensores, porque a precisão dos valores vai se perdendo com o tempo nesse formato.

6 Capítulo 1 6 O que é Telemetria? 1.2 Coleta digital dos dados A outra forma de fazer a leitura de telemetria, é por meio da central eletrônica do veículo - presente nos veículos mais modernos. De 2009 em diante, começaram a ser estabelecidos alguns padrões no mercado, o que facilita essa leitura digital. Em veículos pesados, temos o padrão de rede CAN (Controller Area Network). É por essa rede CAN que trafega toda a informação dos componentes do veículo. Por exemplo: o motor recebe dados de vários sensores e, com isso, a central eletrônica sabe se ele precisa mandar mais ou menos combustível, de acordo com a situação dos sensores - nível do oxigênio, qualidade do combustível etc. A rede CAN também aponta as diversas falhas que acontecem no sistema. Por exemplo, se o veículo está com uma falha no sensor que mede o nível de oxigênio que há nos gases de escape, esse erro é apontado e fica nesse computador de bordo do veículo (na central eletrônica).

7 Capítulo 1 7 O que é Telemetria? 1.2 Coleta digital dos dados (cont.) Por meio da rede CAN, trafegam todas as informações dos sensores do veículo. Dessa forma, é como se todos os componentes do veículo estivessem se comunicando para saber como cada uma das partes está funcionando. Diferente do modelo analógico, em que é necessário fazer a ligação em diversos sensores, no modelo digital, é preciso apenas conectar um par de fios nessa rede para saber todas as informações sobre o veículo. Você pode imaginar que a rede CAN é como se fosse uma rede de computadores e o sistema de telemetria conecta-se a essa rede para saber tudo que está acontecendo por ali. Onde que entra a telemetria nisso tudo?

8 Capítulo 1 8 O que é Telemetria? 1.2 Coleta digital dos dados (cont.) A grande vantagem da telemetria digital é o fornecimento de informações muito mais seguras e precisas. Por meio desse modelo, é possível coletar dados do odômetro, RPM, consumo de combustível, velocidade e muito mais. A telemetria digital também é muito mais eficiente para identificar falhas em tempo real. Imagine a seguinte situação: um veículo está com uma falha que está fazendo ele gastar mais combustível e desgastar suas peças. Esse erro só será identificado em sua próxima manutenção, depois que ele rodou cerca de 15 mil quilômetros. Com a telemetria digital, o erro é identificado em tempo real e o veículo pode ser consertado o quanto antes - evitando desperdícios, gerando mais economia e dando mais segurança às operações.

9 Capítulo 2 9 Telemetria e Rastreamento Você talvez já tenha ouvido falar que Telemetria é Rastreamento. Esclarecendo: um não é sinônimo de outro. Na verdade, o rastreamento também é utilizado na telemetria. Afinal, rastreamento nada mais é que um tipo de medição do veículo feita de forma remota. Eles fazem parte do mesmo sistema, mas a coleta das informações de cada um é realizada por canais diferente. O rastreamento utiliza o GPS para coletar os dados de localização do veículo. A tecnologia usada no rastreamento é a mesmo utilizada, por exemplo, nos GPS do seu celular. As outras informações da telemetria são obtidas pela rede CAN (como explicamos no capítulo anterior).

10 Capítulo 2 10 Telemetria e Rastreamento Todas as informações de telemetria e rastreamento são consolidadas dentro de um equipamento embarcado no veículo (computador de bordo), que transmite esses dados para a central de monitoramento que, geralmente, fica na própria empresa. Essa transmissão é realizada pela rede de telefonia celular. Então é como se tivesse lá no veículo um celular que se comunica com a central e que pega os dados do veículo através da rede CAN. Mas atenção: não é um celular ou um tablet que fica lá dentro. É um equipamento desenvolvimento especialmente para o ambiente automotivo, com todas as proteções necessárias.

11 Capítulo 3 11 De que maneira a telemetria contribui para a Gestão de frota? Todas essas informações parecem ótimas, mas você ainda não conseguiu perceber como isso pode ajudar em sua Gestão de Frota? Não se preocupe, nesse capítulo, você vai entender todos os benefícios que a telemetria gera na gestão de seus veículos: 3.1 Ranking de motoristas Uma das formas que a telemetria contribui para melhorar o desempenho de sua frota, é por meio do desenvolvimento de Ranking dos Motoristas. Com a telemetria, você consegue saber quem são seus melhores motoristas e quem são os piores, acompanhando a maneira como eles estão conduzindo os veículos.

12 Capítulo 3 12 De que maneira a telemetria contribui para a Gestão de frota? 3.1 Ranking de motoristas (cont.) Por exemplo: você pode identificar quem são aqueles que estão rodando muito tempo com o RPM lá em cima, na faixa vermelha, que é uma faixa que tem um consumo de combustível muito alto e que desgasta as peças do veículo de forma prematura. Por conta disso, no caso de caminhões e ônibus, você terá aumento de gastos com combustível e de retífica de motor, que é um custo significativo - tudo porque o motorista está usando o motor de forma inadequada. Por isso, é muito importante saber como o motorista está tratando o veículo. Mas talvez você possa estar se perguntando: O que fazer com esse ranking? Confira a seguir!

13 Capítulo 3 13 De que maneira a telemetria contribui para a Gestão de frota? 3.1 Ranking de motoristas (cont.) Descobrindo quem são os melhores e os piores motoristas, é possível criar um Programa de Premiação. Atualmente o setor enfrenta grandes dificuldades de mão de obra, já que as novas gerações não querem ser motoristas. É muito difícil encontrar bons profissionais nessa área. Então, por que não premiar e reconhecer aqueles motoristas que são bons exemplos de como conduzir o veículo? Dessa forma, além de reconhecer o trabalho, o gestor dá mais motivação para que o motorista permaneça na empresa, além de criar um clima saudável de competição entre a equipe, incentivando as boas práticas na direção. Você pode ainda criar um programa de capacitação e orientação para aqueles motoristas que estão mal no ranking, mostrando onde estão errando e como eles podem corrigir isso - gerando mais segurança e economia em suas viagens.

14 Capítulo 3 14 De que maneira a telemetria contribui para a Gestão de frota? 3.2 Controle real do consumo de combustível Para controlar o consumo do combustível, geralmente, as empresas fazem uma média comparando o volume abastecido e os quilômetros rodados. O que acontece nesse caso: se você só controla o consumo do combustível pelo abastecimento, você sabe que está dando determinado valor acima ou abaixo da média, mas não sabe o porquê disso. Será que o motorista está desviando combustível, e por isso a média dele está ficando ruim? Será que o estilo de condução não está adequado? Ou ainda, será que aquele caminhão está com algum problema que está fazendo ele consumir mais combustível? Sem a telemetria, você não tem como saber, você não tem o diagnóstico - só tem o defeito, não tem as causas. Com a telemetria é possível identificar tudo o que acontece no veículo, inclusive se há algo que está fazendo ele consumir mais ou menos combustível.

15 Capítulo 3 15 De que maneira a telemetria contribui para a Gestão de frota? 3.2 Controle real do consumo de combustível Além disso, o gestor consegue identificar quanto cada motorista gastou, em quais viagens, em quais horários, quais rotas etc. Tudo isso de uma forma muito mais detalhada. A partir dessas informações, é possível identificar falhas na operação ou mesmo no veículo e criar planos de ação em cima disso. E a economia que isso gera é real e pode ser percebida na prática. Giovani Benedetti Penha, Gerente de Produto da Veltec - que colaborou com as informações desse guia, aponta que a Veltec tem clientes com cerca de 400 veículos que, por meio da telemetria acompanhada da conscientização dos motoristas, conseguiram uma economia anual de dois milhões de reais, principalmente em diesel e retífica de motores. R$ ,00/ANO É a economia média projetada para cerca de 400 veículos assistidos pela Veltec.

16 Capítulo 3 16 De que maneira a telemetria contribui para a Gestão de frota? 3.2 Controle real do consumo de combustível (cont.) Custos invisíveis Instintivamente, parece que se o caminhão está fazendo 2,5 ou 2,8 quilômetros por litro a diferença é muito pequena, Na realidade, são 10% de diferença. Para uma empresa com um custo mensal de 800 mil reais em diesel, esses 10% representam 80 mil de economia ao mês, quase um milhão ao ano. Você tem uma grande diferença aí, e o que pode parecer pouco em primeira análise, no final do ano pode se converter em lucro ou reinvestimento, por exemplo, para renovação de parte da frota, ressalta Giovani. Giovani Benedetti Penha, Gerente de Produto da Veltec

17 Capítulo 3 17 De que maneira a telemetria contribui para a Gestão de frota? 3.3 Autonomia na gestão dos dados Outro benefício da telemetria, é que ela funciona de forma totalmente autônoma. Você não precisa ter uma pessoa responsável por cadastrar as informações no sistema - tudo é feito de forma automatizada por meio da coleta das informações na rede CAN. Com base nos dados de telemetria mais avançados, é possível trabalhar uma gestão com base em indicadores. Através da solução de indicadores de desempenho da Veltec você consegue configurar, por exemplo, um envio de semanal para o gestor da frota com um resumo das seguintes informações: Melhores e piores motoristas; Quanto a empresa está economizando; Quanto poderia economizar; Onde os motoristas estão tendo o melhor e o pior desempenho.

18 Capítulo 3 18 De que maneira a telemetria contribui para a Gestão de frota? 3.3 Autonomia na gestão dos dados (cont.) 3.4 Redução de Acidentes É um trabalho que demanda pouca gestão em cima do sistema em si. Por meio da telemetria, o gestor tem todos os dados e indicadores que precisa para saber de que forma gerenciar sua frota. O trabalho mais pesado vem depois: fazer a gestão dessas informações para melhorar o desempenho das operações, orientando e acompanhando os motoristas. Aliado ao terceiro benefício, a telemetria também proporciona a redução de acidentes. Como você consegue acompanhar a velocidade exatamente igual a do painel do veículo, é possível alertar os motoristas em casos de excesso de velocidade. Para dar ainda mais eficiência a esse controle, o Gestor pode cadastrar qual é a velocidade permitida em cada trecho da viagem. Não é só 80 km/h por veículo e pronto.

19 Capítulo 3 19 De que maneira a telemetria contribui para a Gestão de frota? 3.4 Redução de Acidentes (cont.) Com a telemetria, você define, por exemplo que: dentro da cidade o veículo deve rodar no máximo a 40 km/h, fora da cidade o limite é 80 km/h, no trecho perto da polícia rodoviária é 20 km/h, em região de serra, 40 km/h, e assim por diante. Você configura essa malha de velocidade da rota que seus veículos fazem, e o veículo vai ser monitorado por aqueles parâmetros. FIQUE ATENTO! Acidentes, além de serem um perigo contra a vida das pessoas envolvidas, ainda geram diversos tipos de prejuízos - tanto financeiros quanto em relação à imagem da empresa. Por isso, prevenilos é muito importante. Com essa gestão da velocidade dos veículos, o controle é muito maior, evitando que o motorista cometa excessos.

20 Capítulo 3 20 De que maneira a telemetria contribui para a Gestão de frota? 3.4 Redução de Acidentes (cont.) Além disso, com a telemetria, é possível incluir alguns sensores que o veículo não possui originalmente, aumentando ainda mais a segurança das operações. A Veltec por exemplo, possui a solução de análise de dirigibilidade e através de um sensor chamado acelerômetro, identifica as frenagens e curvas bruscas. O Gestor de Frotas pode somar essas informações ao perfil do motorista para a elaboração dos rankings, dando pesos de importância para cada um dos fatores. Se na sua operação é muito crítico o consumo de combustível, para esse fator você dá peso 10 na análise do desempenho dos motoristas. Se também é importante para sua empresa acompanhar as frenagens bruscas, já que essa é uma atitude do motorista que pode ocasionar um acidente, estragar a carga etc., você também dá um alto peso para esse fator - e assim por diante, formando as prioridades que o sistema levará em conta na hora de avaliar as atitudes dos motoristas.

21 Capítulo 4 21 Cuidados ao escolher um sistema de telemetria Na hora de escolher um sistema de telemetria, é preciso ficar atento a algumas questões importantes, que podem ser cruciais para o sucesso de suas operações. Confira a seguir quais são os cuidados necessários na escolha do sistema ideal: 4.1 Equipamentos seguros e de qualidade É possível encontrar alguns equipamentos de telemetria muito mais baratos que a média do mercado. Porém, fique alerta: o que pode parecer uma vantagem no começo, acabar em dor de cabeça. Esses tipos de equipamentos dão muito mais manutenção, pois não são desenvolvidos especificamente para o ambiente automotivo, fazendo com que o veículo tenha que parar constantemente para fazer trocas e reparos nesse equipamento. Além disso, o veículo fica no sol, exposto a altas temperaturas, por isso a importância de um produto robusto, inclusive com plástico anti-chamas.

22 Capítulo 4 22 Cuidados ao escolher um sistema de telemetria 4.2 Dados com qualidade, e não em quantidade A telemetria gera centenas de parâmetros pra que você possa acompanhar e monitorar. Escolha um sistema que consiga trazer inteligência dentro do sistema. Por exemplo: o sistema Veltec pega até 8 dados brutos do veículo, alguns a cada 10 segundos para maior precisão, consolida essas informações e gera um indicador mensal para você. O gestor só acompanha os indicadores: quem está bem, quem está mal, e os motivos. Alguns sistemas geram relatórios extensos e complicados, com dados totalmente técnicos. Isso não contribui em nada para dar agilidade à gestão da frota - muito pelo contrário. O gestor já tem muitas coisas com o que se preocupar, o sistema precisa facilitar seu dia-a-dia, fornecendo exatamente as informações que ele precisa - já consolidadas.

23 Capítulo 4 24 Cuidados ao escolher um sistema de telemetria 4.3 Integração facilitada Quando você buscar um sistema, pense também em todo o contexto que ele irá atuar, e não pense nele por si só. O sistema precisa conversar com todas as questões que envolvem as operações de seus veículos. Por exemplo, um sistema de telemetria que possibilite integração com um sistema de Gestão de Frota como no caso da Sofit (empresa parceira da Veltec) atuará de maneira mais abrangente e efetiva do que um software não tenha essa possibilidade de integração, limitando a aplicação prática das funcionalidades no dia-a-dia.

24 25 Conclusão Viu só como uma tecnologia, se bem utilizada, pode ajudar e muito na solução Gostou dessa solução? de seus problemas!? Para saber mais, entre em contato: Porque escrever com papel e caneta se você pode usar o computador para isso? Por que alimentar manualmente as informações de seus veículos se você pode contar com a telemetria, que mede e consolida todas os dados sobre suas operações de forma ágil e, mais importante, segura? Tanto o sistema de telemetria da Veltec, quanto o software on-line de Gestão de Frotas da Sofit, tem o objetivo de facilitar o seu trabalho, dando dinamismo e aumentando a eficiência, a segurança e a economia das operações de seus veículos. Esses dois sistemas juntos, mais que a Gestão da Frota, contribuem para a gestão da empresa como um todo.

25 26 Material relacionado A Veltec é uma empresa de tecnologia com foco na gestão integrada de frotas. Temos uma década de operação e atendemos alguns dos maiores grupos empresariais do país, incluindo Ambev, Águia Branca, Gerdau, Randon, JBS, Megafort, Arcelor Mittal e White Martins. Nosso diferencial é unir informações de localização por GPS com dados operacionais, para fornecer uma plataforma única de controle logístico que centraliza a gestão de veículos, condutores e operações. São mais de 20 soluções com tecnologia patenteada que constituem o maior e mais completo sistema para gestão do transporte terrestre do Brasil. Com a Veltec sua frota consome menos combustível, evita menos acidentes, otimiza a ocupação dos veículos e emite menos gases. Bom para a Veltec, melhor para nossos clientes e ótimo para o planeta. ebook Condução Econômica Confira nossos outros ebooks gratuitos AQUI. Se preferir, entre em contato através dos números: Capitais e regiões metropolitanas (43) Outras localidades

O que você encontrará nesse e-book? Sumário

O que você encontrará nesse e-book? Sumário [ E-BOOK] Sumário Transporte profissional, o melhor custo beneficio para sua empresa...03 Qualidade de vida...04 O papel do serviço de fretamento na motivação de sua equipe...06 O transporte profissional

Leia mais

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS SUMÁRIO INTRODUÇÃO 03 CONTROLE DE CONTAS 04 ENTENDER E CONTROLAR AS DESPESAS FIXAS E VARIÁVEIS 05 DEFINIR PRIORIDADES 07 IDENTIFICAR

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

OEE à Vista. Apresentando Informações da Produção em Tempo Real. Primeira Edição 2013 Caique Cardoso. Todos os direitos reservados.

OEE à Vista. Apresentando Informações da Produção em Tempo Real. Primeira Edição 2013 Caique Cardoso. Todos os direitos reservados. Apresentando Informações da Produção em Tempo Real Primeira Edição 2013 Caique Cardoso. Todos os direitos reservados. 2/20 Tópicos 1Introdução...3 2O que é Gestão à Vista?...3 3Como é a Gestão à Vista

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

ENTREGAS RÁPIDAS, EFICIENTES E COM QUALIDADE. O diferencial que sua empresa busca para os negócios

ENTREGAS RÁPIDAS, EFICIENTES E COM QUALIDADE. O diferencial que sua empresa busca para os negócios ENTREGAS RÁPIDAS, EFICIENTES E COM QUALIDADE O diferencial que sua empresa busca para os negócios Índice APRESENTAÇÃO 03 CAPÍTULO 1 MOTIVOS DE SOBRA PARA TERCERIZAR SUA FROTA! 05 CAPÍTULO 2 POR QUE A TRANSMIT?

Leia mais

Software para Gestão de Equipes Externas Produtividade e Controle sobre sua equipe externa

Software para Gestão de Equipes Externas Produtividade e Controle sobre sua equipe externa Software para Gestão de Equipes Externas Produtividade e Controle sobre sua equipe externa A MobiView é originada do Grupo Original Brasil, fundado em 1990 e desde 2005 é especializada em desenvolvimento

Leia mais

Manutenção de Ambientes de Saúde

Manutenção de Ambientes de Saúde Manutenção de Ambientes de Saúde Investir para gastar menos no ambiente de saúde Remendar, improvisar, dar um jeitinho, deixar para o último minuto. Nada disso funciona em ambientes de saúde. Essas soluções

Leia mais

Introdução. 1. Introdução

Introdução. 1. Introdução Introdução 1. Introdução Se você quer se atualizar sobre tecnologias para gestão de trade marketing, baixou o material certo. Este é o segundo ebook da série que o PDV Ativo, em parceria com o Agile Promoter,

Leia mais

TELEMETRIA, TECNOLOGIA & SUSTENTABILIDADE EM GESTÃO DE FROTAS LEVES

TELEMETRIA, TECNOLOGIA & SUSTENTABILIDADE EM GESTÃO DE FROTAS LEVES TELEMETRIA, TECNOLOGIA & SUSTENTABILIDADE EM GESTÃO DE FROTAS LEVES TECONOLOGIA PARA GESTÃO DE FROTAS LEVES Formada por especialistas em gestão de frotas, a GolSat oferece ferramentas avançadas para empresas

Leia mais

Gerencie adequadamente os custos da sua frota

Gerencie adequadamente os custos da sua frota Gerencie adequadamente os custos da sua frota O que é gestão de Frota? De acordo com definição encontrada no livro Gerenciamento de Transporte e Frota, o termo gestão de frota representa a atividade de

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

Gestão da TI. Os custos escondidos da. Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro.

Gestão da TI. Os custos escondidos da. Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro. da Gestão da TI Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro. Conteúdo Introdução Os custos escondidos - parte 1 Os custos escondidos - parte 2 Os custos escondidos -

Leia mais

Nova geração do FleetBoard reduz custos operacionais e assegura maior controle sobre os veículos

Nova geração do FleetBoard reduz custos operacionais e assegura maior controle sobre os veículos Veículos comerciais Nova geração do FleetBoard reduz custos operacionais e assegura maior controle sobre os veículos Informação à imprensa 27 de janeiro de 2015 Agora disponível para toda a linha de caminhões

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Internet of Things. utilizá-la em diversos tipos de negócios.

Internet of Things. utilizá-la em diversos tipos de negócios. Internet of Things 10 formas de utilizá-la em diversos tipos de negócios. INTRODUÇÃO As interfaces Machine to Machine (M2M) estão facilitando cada vez mais a comunicação entre objetos conectados. E essa

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL!

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL! O guia completo para uma presença online IMBATÍVEL! Sumário Introdução 3 Capítulo 1 - Produção de Conteúdo: Por que e Como produzir 5 Capítulo 2 - Distribuição e Divulgação 8 Capítulo 3 - Monitoramento

Leia mais

UNIDADE V COMO CONSEGUIR LEADS

UNIDADE V COMO CONSEGUIR LEADS UNIDADE V COMO CONSEGUIR LEADS Agora que você já tem sua página de captura no ar e também sua sequência de e-mails automáticos configurados chegou o momento de colocar tudo para funcionar. Ou seja, chegou

Leia mais

COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE E-MAIL MARKETING

COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE E-MAIL MARKETING COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE E-MAIL MARKETING A palavra estratégia, segundo o dicionário Informal 1, é a ação ou caminho mais adequado a ser executado para alcançar um objetivo ou meta. Para se traçar

Leia mais

Como posso encontrar

Como posso encontrar Como posso encontrar o CRM certo para a minha empresa? guia preparado por Por que administrar o seu negócio com planilhas e e-mails não dá certo A maioria das pequenas empresas acompanha os clientes, inicialmente,

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação Objetivo da Aula Tecnologia e as Organizações, importância dos sistemas de informação e níveis de atuação dos sistemas de informação Organizações & Tecnologia TECNOLOGIA A razão e a capacidade do homem

Leia mais

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A #10 SUPER DICAS PARA COMEÇAR A Pantone 715 C 100% Black 80% Black C: 0 M: 55 Y: 95 K: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 80 PRODUZIR CONTEÚDO ATRATIVO DE Confira estas super dicas para você produzir

Leia mais

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br Corporativo Transformar dados em informações claras e objetivas que possibilitem às empresas tomarem decisões em direção ao sucesso. Com essa filosofia a Star Soft Indústria de Software e Soluções vem

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Software para Gestão de Frotas Economia e Controle total de seus veículos

Software para Gestão de Frotas Economia e Controle total de seus veículos Software para Gestão de Frotas Economia e Controle total de seus veículos A MobiView é originada do Grupo Original Brasil, fundado em 1990 e desde 2005 é especializada em desenvolvimento de softwares para

Leia mais

O que você encontrará nesse e-book? Sumário

O que você encontrará nesse e-book? Sumário [ E-BOOK] Sumário O que você encontrará nesse e-book? Lei N.º 13.103/15 Lei dos Motoristas...03 Como fazer controle de jornada...07 Controle de Jornada...09 Portaria Nº 373...17 Conclusão...20 Material

Leia mais

Serviços Scania. Serviços Scania. Tudo o que o você precisa para cuidar bem do seu Scania, em um só lugar.

Serviços Scania. Serviços Scania. Tudo o que o você precisa para cuidar bem do seu Scania, em um só lugar. Serviços Scania Serviços Scania. Tudo o que o você precisa para cuidar bem do seu Scania, em um só lugar. SERVIÇOS SCANIA Serviços Scania. Máxima disponibilidade do seu veículo para o melhor desempenho

Leia mais

ANEXO VI ESPECIFICAÇÃO DO SISTEMA DE MONITORAMENTO E CONTROLE OPERACIONAL

ANEXO VI ESPECIFICAÇÃO DO SISTEMA DE MONITORAMENTO E CONTROLE OPERACIONAL Anexo VI -fls.1/7 ANEXO VI ESPECIFICAÇÃO DO SISTEMA DE MONITORAMENTO E CONTROLE OPERACIONAL Serão apresentados a seguir os conceitos, requisitos e especificações básicas do Sistema de Monitoramento e Controle

Leia mais

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV 1ª Edição (v1.4) 1 Um projeto de segurança bem feito Até pouco tempo atrás o mercado de CFTV era dividido entre fabricantes de alto custo

Leia mais

Opção. sites. A tua melhor opção!

Opção. sites. A tua melhor opção! Opção A tua melhor opção! Queremos te apresentar um negócio que vai te conduzir ao sucesso!!! O MUNDO... MUDOU! Todos sabemos que a internet tem ocupado um lugar relevante na vida das pessoas, e conseqüentemente,

Leia mais

O que é o Direção Positiva?

O que é o Direção Positiva? Junho - 2014 1 2 O que é o Direção Positiva? O novo projeto da Sirtec busca conscientizar os colaboradores sobre a importância das medidas preventivas no trânsito. Objetivos: Contribuir com a redução dos

Leia mais

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009 Gestão da Qualidade Políticas Manutenção (corretiva, preventiva, preditiva). Elementos chaves da Qualidade Total satisfação do cliente Priorizar a qualidade Melhoria contínua Participação e comprometimento

Leia mais

Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1

Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Índice Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Índice O Que é Gerenciamento da Sua Reputação Online? Como Monitorar Sua Reputação Online O Básico Para Construir

Leia mais

INDICADORES GERENCIAIS PRÓ-ATIVOS DE SEGURANÇA E SAÚDE. DISPOSITIVOS DE CONTROLE DE UTILIZAÇÃO NOS VEÍCULOS DO GRUPO CEEE.

INDICADORES GERENCIAIS PRÓ-ATIVOS DE SEGURANÇA E SAÚDE. DISPOSITIVOS DE CONTROLE DE UTILIZAÇÃO NOS VEÍCULOS DO GRUPO CEEE. INDICADORES GERENCIAIS PRÓ-ATIVOS DE SEGURANÇA E SAÚDE. DISPOSITIVOS DE CONTROLE DE UTILIZAÇÃO NOS VEÍCULOS DO GRUPO CEEE. Autores João Carlos Lindau Roberto de Azevedo Ferreira GRUPO CEEE RESUMO Cada

Leia mais

Tudo sobre TELEMEDICINA O GUIA COMPLETO

Tudo sobre TELEMEDICINA O GUIA COMPLETO Tudo sobre TELEMEDICINA O GUIA COMPLETO O QUE É TELEMEDICINA? Os recursos relacionados à Telemedicina são cada vez mais utilizados por hospitais e clínicas médicas. Afinal, quem não quer ter acesso a diversos

Leia mais

JORNADA DE COMPRA. O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital VECTOR

JORNADA DE COMPRA. O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital VECTOR O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital 1 2 3 4 Já falamos muitas vezes sobre produção de conteúdo ser a base de uma estratégia de marketing digital de resultados para a sua empresa.

Leia mais

TRANSDATA SMART RASTREAMENTO E GESTÃO FROTA

TRANSDATA SMART RASTREAMENTO E GESTÃO FROTA BRASIL ARGENTINA +55 19 3515.1100 www.transdatasmart.com.br SEDE CAMPINAS-SP RUA ANA CUSTÓDIO DA SILVA, 120 JD. NOVA MERCEDES CEP: 13052.502 FILIAIS BRASÍLIA RECIFE CURITIBA comercial@transdatasmart.com.br

Leia mais

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho vi http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Administração de Redes de Computadores Resumo de Serviços em Rede Linux Controlador de Domínio Servidor DNS

Leia mais

Conteúdo. Introdução -------------------------------------------------------- 03. Quem sou? ------------------------------------------------------- 04

Conteúdo. Introdução -------------------------------------------------------- 03. Quem sou? ------------------------------------------------------- 04 Conteúdo Introdução -------------------------------------------------------- 03 Quem sou? ------------------------------------------------------- 04 Negócios Digitais --------------------------------------------------

Leia mais

Prognos SMART OPTIMIZATION

Prognos SMART OPTIMIZATION Prognos SMART OPTIMIZATION A resposta aos seus desafios Menos estimativas e mais controlo na distribuição A ISA desenvolveu um novo software que permite o acesso a dados remotos. Através de informação

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Como escrever melhor em 5 passos simples

Como escrever melhor em 5 passos simples Como escrever melhor em 5 passos simples Escrever um artigo para seu blog pode ser um processo estressante e tomar bastante tempo, especialmente se você não é um escritor. Mas quando você está determinado

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

10 motivos para disponibilizar os igressos ou inscrições do seu evento pela internet 1 Guia Sympla para Produtores de Eventos

10 motivos para disponibilizar os igressos ou inscrições do seu evento pela internet 1 Guia Sympla para Produtores de Eventos 10 motivos para disponibilizar os igressos ou inscrições do seu evento pela internet 1 Guia Sympla para Produtores de Eventos 10 MOTIVOS para disponibilizar os ingressos ou inscrições do seu evento pela

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas IW10 Rev.: 02 Especificações Técnicas Sumário 1. INTRODUÇÃO... 1 2. COMPOSIÇÃO DO IW10... 2 2.1 Placa Principal... 2 2.2 Módulos de Sensores... 5 3. APLICAÇÕES... 6 3.1 Monitoramento Local... 7 3.2 Monitoramento

Leia mais

Multiplexador. Permitem que vários equipamentos compartilhem um único canal de comunicação

Multiplexador. Permitem que vários equipamentos compartilhem um único canal de comunicação Multiplexadores Permitem que vários equipamentos compartilhem um único canal de comunicação Transmissor 1 Receptor 1 Transmissor 2 Multiplexador Multiplexador Receptor 2 Transmissor 3 Receptor 3 Economia

Leia mais

Como Publicar seu Livro sem custo. O caminho mais fácil para se tonar escritor(a).

Como Publicar seu Livro sem custo. O caminho mais fácil para se tonar escritor(a). Como Publicar seu Livro sem custo O caminho mais fácil para se tonar escritor(a). Introdução A principal dor de cabeça do escritor(a) ocorre na hora de publicar sua obra. As várias dúvidas que surgem,

Leia mais

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Parceiros de serviços em nuvem gerenciada Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Implemente a versão mais recente do software da SAP de classe mundial,

Leia mais

COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO

COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO ALAVANQUE SUA EMPRESA EM TEMPOS DE INCERTEZA 2015 tem se mostrado um ano de grandes desafios. Sua empresa está passando por este período com resultados inferiores aos planejados?

Leia mais

Vamos fazer um mundo melhor?

Vamos fazer um mundo melhor? Vamos fazer um mundo melhor? infanto-junvenil No mundo em que vivemos há quase 9 milhões de espécies de seres vivos, que andam, voam, nadam, vivem sobre a terra ou nos oceanos, são minúsculos ou enormes.

Leia mais

E-BOOK 15 DICAS PARA ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL

E-BOOK 15 DICAS PARA ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL E-BOOK 15 DICAS PARA ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL Veja 15 dicas para economizar combustível no carro Da maneira de dirigir à escolha da gasolina, saiba o que pode trazer economia de consumo. Não existe mágica.

Leia mais

CONTRATE UM PROFISSIONAL

CONTRATE UM PROFISSIONAL SITE INTELIGENTE Muitas empresas que nos procuram sempre falam que buscam um site transacional e não institucional, mas afinal o que isso quer dizer? Na prática o que a maioria das pessoas espera é que

Leia mais

7 erros mais comuns no supply chain, pela visão colaborativa dos processos B2B

7 erros mais comuns no supply chain, pela visão colaborativa dos processos B2B 7 erros mais comuns no supply chain, pela visão colaborativa dos processos B2B A Jango Assessoria, há 11 anos no mercado, já atuou em conjunto com várias equipes e projetos que, direta ou indiretamente,

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

Montagem e Manutenção. Luís Guilherme A. Pontes

Montagem e Manutenção. Luís Guilherme A. Pontes Montagem e Manutenção Luís Guilherme A. Pontes Introdução Qual é a importância da Montagem e Manutenção de Computadores? Sistema Binário Sistema Binário Existem duas maneiras de se trabalhar e armazenar

Leia mais

Entendendo como funciona o NAT

Entendendo como funciona o NAT Entendendo como funciona o NAT Vamos inicialmente entender exatamente qual a função do NAT e em que situações ele é indicado. O NAT surgiu como uma alternativa real para o problema de falta de endereços

Leia mais

Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes.

Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes. Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes. Receba fotos e mensagens deles na TV de sua casa em tempo real e sem custo, não se preocupe mais com a distância! A festa será

Leia mais

DESENVOLVENDO HABILIDADES CIÊNCIAS DA NATUREZA I - EM

DESENVOLVENDO HABILIDADES CIÊNCIAS DA NATUREZA I - EM Olá Caro Aluno, Você já reparou que, no dia a dia quantificamos, comparamos e analisamos quase tudo o que está a nossa volta? Vamos ampliar nossos conhecimentos sobre algumas dessas situações. O objetivo

Leia mais

ADENDO AO PREGÃO PRESENCIAL 05/2014. Complemento ao Item 2.1.1.2.13 do Termo de Referência - Sistema de Gerenciamento (Anexo IV)

ADENDO AO PREGÃO PRESENCIAL 05/2014. Complemento ao Item 2.1.1.2.13 do Termo de Referência - Sistema de Gerenciamento (Anexo IV) ADENDO AO PREGÃO PRESENCIAL 05/2014 Complemento ao Item 2.1.1.2.13 do Termo de Referência - Sistema de Gerenciamento (Anexo IV) DETALHAMENTO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE FROTA E CONTROLE DE TRÁFEGO Os

Leia mais

GERENCIAMENTO DE IRRIGAÇÃO VIA WEB

GERENCIAMENTO DE IRRIGAÇÃO VIA WEB FIELDNET GERENCIAMENTO DE IRRIGAÇÃO VIA WEB NOV O! BASEADO NA WEB APLICATIVOS DE CELULAR COMANDO DE BOMBA FIELDNET PRO LND_0019_14_catalogo_fieldnet_215,9x279,4mm.indd 1 Se for remotamente possível, o

Leia mais

Política de Afiliados

Política de Afiliados Política de Afiliados Obrigações do Produtor 1- Pagamento de R$1.000 a cada venda do Programa Expert Milionário que será gerenciada pela plataforma POST AFILIATE da produtora 2- Caso o afiliado venda mais

Leia mais

22 DICAS para REDUZIR O TMA DO CALL CENTER. em Clínicas de Imagem

22 DICAS para REDUZIR O TMA DO CALL CENTER. em Clínicas de Imagem para REDUZIR O TMA DO CALL CENTER em Clínicas de Imagem Objetivo Um atendimento eficiente e personalizado é um dos principais fatores que o cliente leva em consideração ao iniciar um processo de fidelização

Leia mais

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS INTRODUÇÃO Como vai a qualidade de vida dos colaboradores da sua empresa? Existem investimentos para melhorar o clima organizacional e o bem-estar dos seus funcionários? Ações que promovem a qualidade

Leia mais

5 motivos para gerenciar sua frota na nuvem

5 motivos para gerenciar sua frota na nuvem 5 motivos para gerenciar sua frota na nuvem 2 ÍNDICE >> Introdução... 3 >> O que é software na nuvem... 6 >> Vantagens do software na nuvem... 8 >> Conclusão... 13 >> Sobre a Frota Control... 15 3 Introdução

Leia mais

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br.

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br. Marketing Ambiental Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. O que temos visto e ouvido falar das empresas ou associado a elas? Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br 2 3 Sílvia

Leia mais

Plataforma self-service e poder de gerenciamento total nas mãos

Plataforma self-service e poder de gerenciamento total nas mãos Guia Sympla para Produtores de Eventos que Vendem ingressos online 1 COMO OTIMIZAR A VENDA ONLINE DE INGRESSOS DOS SEUS EVENTOS Plataforma self-service e poder de gerenciamento total nas mãos 2 SUMÁRIO

Leia mais

Se você está começando a explorar o marketing digita com o YouTube, então você, certamente, já notou o quão poderosos são os vídeos.

Se você está começando a explorar o marketing digita com o YouTube, então você, certamente, já notou o quão poderosos são os vídeos. Eu fico muito feliz por você ter baixado esse ebook, nele você vai encontrar um método fantástico de atrair clientes através de uma plataforma incrível, que desenvolvi depois de milhares de testes dentro

Leia mais

Relatório de Sustentabilidade

Relatório de Sustentabilidade Relatório de Sustentabilidade Política de sustentabilidade da Rodorei Transportes Política de sustentabilidade da Rodorei Transportes A Rodorei Transportes adota, há dez anos, uma política agressiva de

Leia mais

A GAMA TECNOLOGIA E SEGURANÇA PATRIMONIAL

A GAMA TECNOLOGIA E SEGURANÇA PATRIMONIAL A GAMA TECNOLOGIA E SEGURANÇA PATRIMONIAL, entendendo a necessidade do mercado em serviços relacionados a segurança e proteção do patrimônio, reúne as melhores tecnologias em soluções de segurança e geolocalização.

Leia mais

Você sabia. As garrafas de PET são 100% recicláveis. Associação Brasileira da Indústria do PET

Você sabia. As garrafas de PET são 100% recicláveis. Associação Brasileira da Indústria do PET Você sabia? As garrafas de PET são 100% recicláveis Associação Brasileira da Indústria do PET O Brasil é um dos maiores recicladores de PET do mundo A reciclagem é uma atividade industrial que gera muitos

Leia mais

Escolha seu serviço Cloud O melhor do Cloud

Escolha seu serviço Cloud O melhor do Cloud Escolha seu serviço Cloud O melhor do Cloud CAPA Comparamos os melhores serviços de Cloud Computing do Brasil em três categorias de ofertas. Leia e descubra qual é o mais adequado para suas necessidades.

Leia mais

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente 4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente Saiba como melhorar a gestão financeira da sua empresa e manter o fluxo de caixa sob controle Ciclo Financeiro Introdução Uma boa gestão financeira é um dos

Leia mais

http://www.wikiconsultoria.com.br/100-motivos-implantar-crm/

http://www.wikiconsultoria.com.br/100-motivos-implantar-crm/ Continuando a série 100 motivo para implantar um CRM, veremos agora motivos referentes a BackOffice de CRM. Se você não tem a primeira parte da nossa apresentação, com os primeiros 15 motivos para implantar

Leia mais

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores Conceitos Básicos de Rede Um manual para empresas com até 75 computadores 1 Conceitos Básicos de Rede Conceitos Básicos de Rede... 1 A Função de Uma Rede... 1 Introdução às Redes... 2 Mais Conceitos Básicos

Leia mais

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Rafael D. Ribeiro, M.Sc,PMP. rafaeldiasribeiro@gmail.com http://www.rafaeldiasribeiro.com.br @ribeirord Pesquisa e Propagação do conhecimento: Através da Web, é possível

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

COMO COMEÇAR 2016 se organizando?

COMO COMEÇAR 2016 se organizando? COMO COMEÇAR 2016 se organizando? Como começar 2016 se organizando? Conheça estratégias simples para iniciar o novo ano com o pé direito Você sabia que, de acordo com o Sebrae, os principais motivos que

Leia mais

COMO EXPLORAR OS BENEFÍCIOS DOS INDICADORES DE DESEMPENHO NA GESTÃO DE UM CSC. Lara Pessanha e Vanessa Saavedra

COMO EXPLORAR OS BENEFÍCIOS DOS INDICADORES DE DESEMPENHO NA GESTÃO DE UM CSC. Lara Pessanha e Vanessa Saavedra COMO EXPLORAR OS BENEFÍCIOS DOS INDICADORES DE DESEMPENHO NA GESTÃO DE UM CSC Lara Pessanha e Vanessa Saavedra A utilização de indicadores de desempenho é uma prática benéfica para todo e qualquer tipo

Leia mais

Tecnologia e Comércio de Equipamentos Eletrônicos LTDA PORTAL DE TELEMETRIA SYSTEMTEK PARA GERENCIAMENTO DE FROTAS

Tecnologia e Comércio de Equipamentos Eletrônicos LTDA PORTAL DE TELEMETRIA SYSTEMTEK PARA GERENCIAMENTO DE FROTAS PORTAL DE TELEMETRIA SYSTEMTEK PARA GERENCIAMENTO DE FROTAS Características Design inovador Controle de acesso Permite criar usuários com senhas podendo-se definir no sistema quais as funcionalidades cada

Leia mais

Itinerários de Ônibus Relatório Final

Itinerários de Ônibus Relatório Final CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC Itinerários de Ônibus Relatório Final Grupo 5 Caio Roque Daniel Nunes Elise Roese José Caneiro Marcos Grignani São Paulo Junho de 2007 1 ÍNDICE 1. Introdução... 3 2. Desenvolvimento...

Leia mais

VOCÊ SABE O QUE É UM GUEST POST? by Eliel Nogueira

VOCÊ SABE O QUE É UM GUEST POST? by Eliel Nogueira VOCÊ SABE O QUE É UM GUEST POST? by Eliel Nogueira VOCÊ SABE O QUE É UM GUEST POST? Para quem não esta habituado com o nome Guest Post, é nada mais que você postar conteúdos como convidado em sites ou

Leia mais

Introdução. Introdução

Introdução. Introdução Introdução 1. Conheça a sua taxa de conversão 2. Usabilidade e navegabilidade 3. Pense mobile 4. Seja relevante 5. Tenha CTAs atraentes 6. O teste AB é fundamental Conclusão Introdução Conhecer os números

Leia mais

PROPOSTA DE RASTREAMENTO E MONITORAMENTO HÍBRIDO SATELITAL

PROPOSTA DE RASTREAMENTO E MONITORAMENTO HÍBRIDO SATELITAL PROPOSTA DE RASTREAMENTO E MONITORAMENTO HÍBRIDO SATELITAL Solução Tecnologia Monitoramento Instalação SOLUÇÃO A solução de rastreamento Unepxmil foi desenvolvida para atender as principais necessidades

Leia mais

VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS

VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS Coloque o Facebook, Linkedin e Instagram para atrair mais clientes e aumentar suas vendas. Dicas fáceis que você mesmo pode implementar e ver os resultados ainda hoje.

Leia mais

Apresentação. E&L ERP Frotas. PostgreSQL 8.2/ 8.3. Domingos Martins ES. v. 1.0

Apresentação. E&L ERP Frotas. PostgreSQL 8.2/ 8.3. Domingos Martins ES. v. 1.0 Apresentação 1 PostgreSQL 8.2/ 8.3 Domingos Martins ES v. 1.0 2 Introdução: O permite efetuar o controle sobre o consumo de combustível de cada veículo ou máquina permitindo o seu total monitoramento no

Leia mais

dicas da volvo Peças e Serviços Genuínos olá! nesta edição, vamos ver por que comprar peças e serviços genuínos volvo é um ótimo negócio!

dicas da volvo Peças e Serviços Genuínos olá! nesta edição, vamos ver por que comprar peças e serviços genuínos volvo é um ótimo negócio! 15 dicas da Peças e Serviços Genuínos olá! nesta edição, vamos ver por que comprar peças e serviços genuínos é um ótimo negócio! Lembre-se: Sempre instale suas peças genuínas em uma concessionária Volvo,

Leia mais

TRBOnet MDC Console. Manual de Operação

TRBOnet MDC Console. Manual de Operação TRBOnet MDC Console Manual de Operação Versão 1.8 ÍNDICE NEOCOM Ltd 1. VISÃO GERAL DA CONSOLE...3 2. TELA DE RÁDIO...4 2.1 COMANDOS AVANÇADOS...5 2.2 BARRA DE FERRAMENTAS...5 3. TELA DE LOCALIZAÇÃO GPS...6

Leia mais

O futuro da educação já começou

O futuro da educação já começou O futuro da educação já começou Sua conexão com o futuro A 10 Escola Digital é uma solução inovadora para transformar a sua escola. A LeYa traz para a sua escola o que há de mais moderno em educação, a

Leia mais

Sistemas Inteligentes de Transporte (Intelligent Transportation Systems) é um conjunto de tecnologias de telecomunicações e de informática para

Sistemas Inteligentes de Transporte (Intelligent Transportation Systems) é um conjunto de tecnologias de telecomunicações e de informática para Sistemas Inteligentes de Transporte (Intelligent Transportation Systems) é um conjunto de tecnologias de telecomunicações e de informática para aplicação nos veículos e nos sistemas de transportes. Hoje

Leia mais

Comunidade de Suporte e Feedback

Comunidade de Suporte e Feedback Comunidade de Suporte e Feedback O objetivo deste complemento é criar um canal simples, barato e eficiente de suporte aos clientes, onde eles possam na maioria das vezes aproveitar dúvidas já respondidas,

Leia mais

Av. D. Nuno Álvares Pereira, 51 2765-261 Estoril T.: +351 214 675 441 www.cartrack.pt info@cartrack.pt Rua Sousa Aroso Nº 453 1º E 4450-287

Av. D. Nuno Álvares Pereira, 51 2765-261 Estoril T.: +351 214 675 441 www.cartrack.pt info@cartrack.pt Rua Sousa Aroso Nº 453 1º E 4450-287 A EMPRESA A Cartrack é uma multinacional líder em tecnologia de tracking, atuando nas áreas de Segurança Automóvel e Gestão de Frotas. Em Portugal desde 2009, a Cartrack é líder de mercado no setor com

Leia mais

Preparando sua empresa para o forecasting:

Preparando sua empresa para o forecasting: Preparando sua empresa para o forecasting: Critérios para escolha de indicadores. Planejamento Performance Dashboard Plano de ação Relatórios Indicadores Embora o forecasting seja uma realidade, muitas

Leia mais

Se eu tenho o serviço de Voz sobre Internet, para quem posso ligar?

Se eu tenho o serviço de Voz sobre Internet, para quem posso ligar? 1 Conheça o sistema de Voz sobre IP (ou VOIP) O que é Voz sobre IP / Voz sobre Internet Protocolo? R. Voz sobre IP permite que você faça ligações telefônicas utilizando uma rede de computadores, como a

Leia mais

ÍNDICE. Eficiência no atendimento em clínicas e hospitais -EBOOK- 3 - Introdução. 4 - O que os clientes esperam de um bom atendimento

ÍNDICE. Eficiência no atendimento em clínicas e hospitais -EBOOK- 3 - Introdução. 4 - O que os clientes esperam de um bom atendimento Eficiência no em clínicas e hospitais ÍNDICE 3 - Introdução 4 - O que os clientes esperam de um bom 6-5 dicas para gerar eficiência no -EBOOK- Produzido por CM Tecnologia 11 - Conclusão 12 - Sobre a CM

Leia mais

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 Os primeiros passos do SAC 2.0 da TAM A trajetória da TAM sempre foi guiada pela disponibilidade de servir seus clientes; nas redes sociais, essa filosofia não poderia

Leia mais