WINDOWS XP Prof. Renato Mafra

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "WINDOWS XP Prof. Renato Mafra"

Transcrição

1

2 Na coluna da esquerda, fica a lista dos programas usados mais recentemente. Todos os programas - Nele você encontra os ícones de todos os programas instalados assim como as ferramentas de administração do sistema. Meus documentos Pasta padrão do Windows. Documentos recentes armazena a opção de acesso rápido aos últimos 15 documentos que foram trabalhados. Minhas Imagens Pasta padrão do Windows. Minhas Músicas - Pasta padrão do Windows. Meu computador Acesso as pastas do sistema operacional. Meus locais de rede Opções de configuração de Redes Painel de Controle diversas opções de configuração do micro estão nessa área, inclusive hardware. Definir acesso a padrões do programa Configurações de acesso de , navegador de internet e outros programas. Impressoras e aparelhos de fax Adicionar ou remover impressoras e aparelhos de fax. Ajuda e suporte Tire suas dúvidas e encontre soluções para diversos problemas que possam aparecer no sistema operacional. Pesquisar Localizar imagens, pastas e arquivos. Executar Permite iniciar programas e acessar algumas configurações do sistema. Fazer logoff Utilizado para realizar a troca de usuário ou reiniciar o usuário atual. Desligar o computador Opções de desligar, reiniciar ou hibernar o computador.

3 Ao se clicar na opção FAZER LOGOFF no menu iniciar a janela abaixo é exibida. Desativar: Desliga o Windows, fechando todos os programas abertos e desligando o computador (fonte atx). Reiniciar: Encerra o Windows e o reinicia. ACESSAR PROPRIEDADES DE VÍDEO Clique com no botão direito do mouse na área de trabalho e escolha a opção Propriedades. Na janela Propriedades de Vídeo aparecerá as Guias: Trocar usuário: Clicando nesta opção, os programas que o usuário atual está usando não serão fechados, e uma janela com os nomes dos usuários do computador será exibida para que a troca de usuário seja feita. Use esta opção na seguinte situação: Outro usuário vai usar o computador, mas depois você irá continuar a usá-lo. Então o Windows não fechará seus arquivos e programas, e quando você voltar ao seu usuário, a área de trabalho estará exatamente como você deixou. Fazer logoff: este caso é também para a troca de usuário. A grande diferença é que, ao efetuar o logoff, todos os programas do usuário atual serão fechados, e só depois aparece a janela para escolha do usuário. Ao se clicar na opção DESLIGAR COMPUTADOR no menu iniciar a janela abaixo é exibida Hibernar: Clicando neste botão, o Windows salvará o estado da área de trabalho no disco rígido e depois desligará o computador. Desta forma, quando ele for ligado novamente, a área de trabalho se apresentará exatamente como você deixou, com os programas e arquivos que você estava usando, abertos. Temas Nessa guia você pode alterar a forma de visualização das janelas. Área de Trabalho Escolha um papel de parede ou adicione ícones no Desktop Proteção de Tela Configure uma proteção de tela ou controle o consumo de energia. Aparência Mude as cores de suas janelas. Configurações Alterações das configurações de vídeo, incluindo a resolução de exibição da Área de Trabalho.

4 LIXEIRA É acessada através de um ícone na área de trabalho ou através do Windows Explorer. Nela, são depositados os arquivos deletados. Enquanto a Lixeira não for limpa, poderemos recuperar os arquivos apagados. Para remover definitivamente seu conteúdo, clique no botão do lado direito do mouse e escolha a opção Esvaziar lixeira. BARRA DE TÍTULOS (1): Ao se dar dois cliques: a) Com a janela maximizada ela é restaurada. b) E com ela restaurada a mesma é maximizada. WINDOWS EXPLORER É um gerenciador de arquivos e pastas do sistema Windows. Ou seja, é utilizado para a cópia, exclusão, organização, movimentação e todas as atividades de gerenciamento de arquivos, podendo também ser utilizado para a instalação de programas. As pastas com um sinal de + (mais) indicam que contêm outras pastas(sub-pastas). As pastas que contêm um sinal de (menos) indicam que já foram expandidas (ou já estamos visualizando as sub-pastas). Para restaurar um arquivo, acesse a lixeira, escolha o arquivo a ser restaurado e em seguida a opção restaurar esse item. TRABALHANDO COM JANELAS Botão Minimizar reduz ou minimiza uma janela a um botão da barra de tarefas do Windows; Botão Maximizar aumenta ou maximiza uma janela; Botão Restaurar restaura uma janela para o seu tamanho ou posição anterior; Botão Fechar fecha um programa ou janela ativa. Caso um arquivo aberto não tenha sido salvo ou contenha alterações não salvas, você será solicitado a salvar ou não o arquivo antes de fechá-lo. 1) Barra de títulos 2) Barra de menus 3) Barra de ferramentas 4) Barra de rolagens 5) Barra de status Principais botões da barra de ferramentas Acima: Ir ao diretório acima (um nível acima). Pesquisar: Para localizar arquivos, imagens, sons, vídeos, etc. Pastas: Para exibir o conteúdo de uma pasta.

5 PROPRIEDADES DE DISCO Para acessar as propriedades de disco (HD ou outra unidade de disco, até mesmo removível) basta clicar com o botão direito sobre a unidade e selecionar propriedades, uma janela com a abaixo será exibida: CENTRAL DE SEGURANÇA A Central de Segurança mostra o status de três importantes componentes de segurança: 1) Firewall de Internet; 2) Software antivírus e 3) Atualizações Automáticas. Dá acesso a outras áreas relacionadas à segurança e para encontrar suporte e recursos relacionados segurança. Nessa janela é possível se visualizar o tipo de partição usada (no caso NTFS) e os espaços: usado, livre e total do disco. PAINEL DE CONTROLE O Painel de controle fornece um conjunto de ferramentas administrativas com finalidades especiais que podem ser usadas para configurar o Windows, aplicativos e ambiente de serviços. O Painel de controle inclui itens padrão que podem ser usados para tarefas comuns (por exemplo, Vídeo e Adicionar hardware). Os aplicativos e os serviços instalados pelo usuário também podem inserir ícones no Painel de controle. Ícones da central de segurança que são exibidos na área de notificação: Indica importantes configurações e informações de segurança Notifica você sobre um risco potencial de segurança. A situação é mais segura. O computador está usando as configurações de segurança recomendadas. Aviso: a situação é potencialmente prejudicial. Considere a possibilidade de ajustar as configurações de segurança para aumentar proteção ao computador. O computador não está usando as configurações de segurança recomendadas.

6 ATUALIZAÇÕES AUTOMÁTICAS As atualizações ajudam a proteger o seu computador contra vulnerabilidades, vírus, worms e outras ameaças à medida que são descobertas. Use o Windows Update e Atualizações Automáticas para baixar e instalar as atualizações de segurança mais recentes. PROGRAMAS NATIVOS Programas instalados juntamente com o sistema operacional sendo possível removelos após a instalação, ou ainda adicionar outros. Internet Explorer Usado para exibir páginas da Internet. Outlook Express Envia e recebe s e mensagens do grupo de notícias. Windows Media Player Reproduzir mídia digital, inclusive músicas, vídeos, CDs e DVDs. Windows Messenger Programa de bate papo on-line. Windows Movie Maker Capturar e editar mídia digital no computador. Sendo possível compartilhar por Internet ou através de algum tipo de mídia. Bloco de Notas Cria e edita arquivos de textos possibilitando formatar apenas a fonte de escrita WINDOWS XP Prof. Renato Mafra.Calculadora Executa tarefas aritméticas básicas e cientificas. Catálogo de endereços Gerencia contatos e localiza pessoas e empresas usando serviços de diretórios. Paint Cria e edita desenhos, além de exibir e editar fotos digitalizadas. Prompt de comando Executa funções baseadas em texto (linha de comando). Windows Explorer Exibe os arquivos e pastas do computador. WordPad Cria e edita arquivos de texto com formatação básica. FERRAMENTAS DO SISTEMA O Windows XP trás consigo uma serie de programas que nos ajudam a manter o sistema em bom funcionamento Backup:Ferramenta que cria uma cópia dos seus arquivos ou de todo o sistema. Desfragmentador de disco: Visa otimizar (organizar) seus arquivos. Limpeza de disco : elimina arquivos desnecessários, como por exemplo, arquivos temporários, arquivos da lixeira. Restauração do sistema: permite restaurar o computador para uma configuração anterior ou criar um ponto de restauração. Tarefas agendadas: permite agendar programas e outros utilitários a serem executados regularmente

7 Atalhos de teclado gerais Pressione CTRL+C CTRL+X CTRL+V CTRL+Z DELETE SHIFT+DELETE CTRL ao arrastar um item SHIFT ao arrastar um item CTRL+SHIFT ao arrastar um item F2 CTRL+A F3 ALT+ENTER ALT+F4 CTRL+F4 ALT+Enter ALT+TAB ALT+ESC F4 SHIFT+F10 ALT+BARRA DE ESPAÇOS CTRL+ESC ALT+Letra sublinhada de um menu ALT+Letra sublinhada de um menu F5 BACKSPACE ESC Para Copiar. Recortar. Colar. Desfazer. Excluir. Excluir um item permanentemente sem colocá-lo na Lixeira. Copiar um item selecionado. Move um item selecionado Criar um atalho para um item selecionado. Renomear um item selecionado. Selecionar tudo. Procurar um arquivo ou uma pasta. Exibir as propriedades do item selecionado. Fechar o item ativo ou sair do programa ativo. Fechar o documento ativo. Em programas tipo Word e Excel. Exibir as propriedades do objeto selecionado. Alternar entre itens abertos. Percorrer os itens na ordem em que foram abertos. Exibir a lista da barra de endereços. Ex. Windows Explorer Exibir o menu de atalho para o item selecionado. Exibir o menu Sistema para a janela ativa. Exibir o menu Iniciar. Exibir o menu correspondente da Letra sublinhada em um menu Executar o comando correspondente Atualizar a janela ativa. Um nível acima em Meu computador ou no Windows Explorer. Cancelar a tarefa atual. Atalhos de teclado de caixas de diálogo Pressione TAB SHIFT+TAB BARRA DE ESPAÇOS F1 F4 BACKSPACE Para Avançar pelas opções. Recuar pelas opções. Marcar ou desmarcar uma opção em uma caixa de seleção (na opção ativa) Exibir a Ajuda. Exibir os itens na lista ativa. Abrir uma pasta um nível acima caso uma pasta esteja selecionada na caixa de diálogo Salvar como ou Abrir. Atalhos do Natural Keyboard Pressione +D +M +E +F Para Exibir ou ocultar o menu Iniciar. Mostrar a área de trabalho. Minimizar todas as janelas. Abrir Meu computador. Procurar um arquivo ou uma pasta.

8 PRINCIPAIS EXTENSÕES DE ARQUIVOS Através da extensão de um arquivo podemos saber que tipo de arquivo o mesmo é (música ou vídeo, por exemplo) e também de qual programa iremos precisar para executar o mesmo. IMAGENS:.JPG,.JPEG,.BMP,.GIF,.TIF VÍDEO:.AVI,.WMV,.MPEG,.MP4 EXECUTÁVEL:.EXE,.BAT ADOBE ACROBAT:.PDF ARQUIVOS COMPACTADOS:.ZIP,.RAR ÁUDIO:.WAV,.MP3,.WMA INTERNET (LINGUAGENS USADAS NA CONSTRUÇÃO DE SITES):.HTML,.PHP DOCUMENTOS DO WORD:.DOC (ATÉ VERSÃO 2003) ARQUIVOS DE TEXTO COMUNS:.TXT (PODEM SER ABERTOS NO WORD OU BLOCO DE NOTAS) PASTAS DO EXCEL:.XLS (ATÉ VERSÃO 2003) APRESENTAÇÕES DO POWER POINT:.PPT,.PPS ARQUIVOS TEMPORÁRIOS:.TMP (SÃO GERADOS POR DIVERSOS PROGRAMAS EX.: WORD, INTERNET EXPLORER, ETC) Dica: muito cuidado ao executar arquivos desconhecidos ou então:

UTILIZANDO O PAINEL DE CONTROLE

UTILIZANDO O PAINEL DE CONTROLE UTILIZANDO O PAINEL DE CONTROLE No Painel de Controle existem diversas opções que permitem alterar as configurações do computador, periféricos e programas. Neste curso, veremos as utilizadas por usuários

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Atalhos de Teclado do Windows 7 Atalhos de Teclado para Facilidade de Acesso SHIFT direita por oito segundos Ativar e desativar as Teclas de Filtro ALT

Leia mais

Informática Material de Apoio Professor Érico Araújo.

Informática Material de Apoio Professor Érico Araújo. WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE Painel de Controle é uma ferramenta na qual podemos ajustar todas as configurações do sistema operacional Windows 7. No painel de controle encontramos vários ícones, cada qual

Leia mais

WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE

WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE Painel de Controle é uma ferramenta na qual podemos ajustar todas as configurações do sistema operacional Windows 7. No painel de controle encontramos vários ícones, cada qual

Leia mais

Windows 8 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora)

Windows 8 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) 5235 - Windows 8 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Windows 8 1.1. Novidades da Versão.........21 1.2. Tela de Bloqueio.........21 1.2.1. Personalizar a Tela de

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Sistema Operacional Prof. Jonatas Bastos Sistema Operacional p Principal software do computador; p Viabiliza o funcionamento do hardware do computador

Leia mais

Introdução à Informática. Professor: Francisco Ary

Introdução à Informática. Professor: Francisco Ary Professor: Francisco Ary O que vimos na ultima aula: O que é Software? parte lógica de um sistema computacional; sequência de instruções interpretada e executada por um computador(processador); Principais

Leia mais

Windows - Definição. Windows (pronuncia-se úindôus) é um sistema operacional.

Windows - Definição. Windows (pronuncia-se úindôus) é um sistema operacional. Windows SISTEMA OPERACIONAL Programa que faz comunicação entre o hardware e os demais softwares. Exemplo: Dos, Windows É o Software principal, controla e gerencia o computador traduzindo suas instruções

Leia mais

Prof. Sergio Koch. Sistema Operacional. Aula 02

Prof. Sergio Koch. Sistema Operacional. Aula 02 Prof. Sergio Koch Sistema Operacional Aula 02 Identificando Componentes de uma Janela no S.O. Ao abrir uma janela no Sistema Operacional Windows, encontramos algumas ferramentas as quais auxiliam na Navegação

Leia mais

Introdução à Informática. Professor: Francisco Ary

Introdução à Informática. Professor: Francisco Ary Professor: Francisco Ary O que vimos na ultima aula: O que é Software? parte lógica de um sistema computacional; sequência de instruções interpretada e executada por um computador(processador); Principais

Leia mais

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens:

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Lápis: Apenas mantenha pressionado o botão do mouse sobre a área em branco, e arraste para desenhar. Pincel: Tem a mesma função do

Leia mais

Windows 10 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora)

Windows 10 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) 6259 - Windows 10 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 1.1. O que há de Novo......... 22 1.2. Edições do Windows 10...... 23 1.3. Ambiente da Área de Trabalho do Windows 10...... 24 1.3.1. Menu

Leia mais

Plano de Aula - Windows 10 - cód Horas/Aula

Plano de Aula - Windows 10 - cód Horas/Aula Plano de Aula - Windows 10 - cód. 6259 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Windows 10 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao Windows 10 Aula 3 Continuação do Capítulo 1 - Introdução

Leia mais

TABELAS COMPARATIVAS WINDOWS XP x WINDOWS SEVEN

TABELAS COMPARATIVAS WINDOWS XP x WINDOWS SEVEN PROF. André Alencar Informática 1 TABELAS COMPARATIVAS WINDOWS XP x WINDOWS SEVEN WINDOWS XP WINDOWS SEVEN CONCEITOS BÁSICOS Sistema de 32 bits em português e 64 bits apenas em Sistema de 32 e 64 bits

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

Windows 10 (2ª Edição) Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora)

Windows 10 (2ª Edição) Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) 7181 - Windows 10 (2ª Edição) Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 1.1.O que há de Novo?...24 1.2.Edições do Windows 10...25 1.3.Ambiente da Área de Trabalho do Windows 10...26 1.3.1.Menu

Leia mais

Os arquivos podem conter qualquer tipo de informação: Texto Sons (Músicas) Imagens (Fotos, etc.) Vídeos E podem ser Programas de Computador

Os arquivos podem conter qualquer tipo de informação: Texto Sons (Músicas) Imagens (Fotos, etc.) Vídeos E podem ser Programas de Computador 1. IDENTIFICANDO ARQUIVOS E PASTAS Arquivos Nos computadores todos os dados estão codificados (guardados/gravados) dentro de arquivos. O tempo todo criamos, alteramos e usamos arquivos no computador. Os

Leia mais

EXERCÍCIOS INFORMÁTICA

EXERCÍCIOS INFORMÁTICA WWW.RTELL.COM.BR WWW.RTELL.COM.BR WWW.RTELL.COM.BR EXERCÍCIOS INFORMÁTICA Elaborado pelo professor : Reynaldo Telles WWW.RTELL.COM.BR WWW.RTELL.COM.BR WWW.RTELL.COM.BR Exercícios de Informática Professor

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 WINDOWS XP

INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 WINDOWS XP UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: Bacharelado em Ciências e Tecnologia INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 WINDOWS XP Profª Danielle Casillo SUMÁRIO Painel de Controle 2 PAINEL DE CONTROLE Fornece

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS

SISTEMAS OPERACIONAIS SISTEMAS OPERACIONAIS Conceitos Básicos Sistema Operacional: Um Sistema Operacional é um programa que atua como intermediário entre o usuário e o hardware de um computador. O Propósito do SO é fornecer

Leia mais

Informática - Windows 7

Informática - Windows 7 Informática - Windows 7 Prof. Julio Pimentel - E-mail. julio@profpimentel.com.br 1. O atalho de teclado para alternar janelas abertas no Windows 7 é: a) TAB d) CTRL+TAB b) WINDOWS+TAB e) ALT+TAB c) SHIFT+TAB

Leia mais

Faixa de Opções, Ajuda e outros atalhos de teclado do Microsoft Office. Acesso pelo teclado à Faixa de Opções da Office Fluent

Faixa de Opções, Ajuda e outros atalhos de teclado do Microsoft Office. Acesso pelo teclado à Faixa de Opções da Office Fluent Página 1 de 8 Página Inicial do Excel > Acessibilidade Faixa de Opções, Ajuda e outros atalhos de teclado do Microsoft Office Ocultar tudo É possível usar o teclado para acessar comandos na Faixa de Opções,

Leia mais

5. SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7 (SEVEN)

5. SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7 (SEVEN) 5. SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7 (SEVEN) Sistema Operacional multitarefa e múltiplos usuários. O novo sistema operacional da Microsoft trouxe, além dos recursos do Windows Seven, muitos recursos que tornam

Leia mais

WINDOWS. O que é o Windows?

WINDOWS. O que é o Windows? WINDOWS O que é o Windows? O que é um sistema operacional? É o primeiro sistema que você entra em contato ao ligar o seu computador, seu tablet ou smartphone. O sistema operacional é responsável por controlar

Leia mais

7. ÁREA DE TRABALHO (DESKTOP)

7. ÁREA DE TRABALHO (DESKTOP) 7. ÁREA DE TRABALHO (DESKTOP) 7.1 ÍCONES Representação gráfica de um arquivo, pasta ou programa. Você pode adicionar ícones na área de trabalho, assim como pode excluir. Alguns ícones são padrões do Windows:

Leia mais

Sistema Operacional Windows

Sistema Operacional Windows Sistema Operacional Sistema Operacional Windows Prof. Araken Medeiros Angicos, RN 8/8/2009 Sistema Operacional é um conjunto de programas que atuam como intermediário entre o hardware e o usuário. Esse

Leia mais

Sistema Operacional Windows XP. Prof. Carlos C. Branco Caldas Neto

Sistema Operacional Windows XP. Prof. Carlos C. Branco Caldas Neto Sistema Operacional Windows XP 1 Sumário 1. Introdução 2. Inicializando e Fechando o Windows 3. Usando o Mouse 4. A Área de Trabalho 5. O Menu Iniciar 6. Painel de Controle 7. Acessórios 8. Windows Explorer

Leia mais

MICROSOFT WINDOWS XP

MICROSOFT WINDOWS XP MICROSOFT WINDOWS XP ÍNDICE CAPÍTULO 1 HISTÓRIA DO COMPUTADOR...7 O COMPUTADOR...8 CAPÍTULO 2 O WINDOWS...12 UTILIZANDO O MOUSE E O TECLADO...15 CAPÍTULO 3 ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS...20 BARRA DE TAREFAS...21

Leia mais

Núcleo de Computação Eletrônica Universidade Federal do Rio de Janeiro. Windows

Núcleo de Computação Eletrônica Universidade Federal do Rio de Janeiro. Windows Windows Conceitos Básicos As principais ações são: Clique Pressionar e soltar o botão esquerdo do mouse sem move-lo Clique com o botão direito Duplo clique Pressionar e soltar o botão esquerdo do mouse

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE, TURISMO E LAZER UNIDADE ESCOLAR

SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE, TURISMO E LAZER UNIDADE ESCOLAR SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE, TURISMO E LAZER UNIDADE ESCOLAR RESUMO Com este primeiro módulo o aluno deverá: # Compreender o conceito de soft livre e proprietário;

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL. 1) Multitarefa Controla mais de uma tarefa ao mesmo tempo. (Windows)

SISTEMA OPERACIONAL. 1) Multitarefa Controla mais de uma tarefa ao mesmo tempo. (Windows) SISTEMA OPERACIONAL SISTEMA OPERACIONAL Para funcionar todo o computador precisa ter um sistema operacional instalado. Ele permanece presente até que o computador seja desligado. Principais exemplos de

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Ferramentas Multimídia a) Ferramentas Multimídia Multimídia: Multimídia é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de mídia estática

Leia mais

WINDOWS. Professor: Leandro Crescencio Colégio Politécnico 1

WINDOWS. Professor: Leandro Crescencio    Colégio Politécnico 1 WINDOWS Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 Meu Computador É a porta de entrada para o usuário navegar pelas unidades de

Leia mais

Email: professorclebermarques@hotmail.com Atualizada em 29/01/2010. 1

Email: professorclebermarques@hotmail.com Atualizada em 29/01/2010. 1 1- Software: É o elemento lógico (não palpável) do sistema computacional. 1.1- Classificação do Software: 1. Básico = fundamental para o processamento. Ex: Sistema Operacional. 2. Aplicativo = auxilia

Leia mais

9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS?

9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS? 9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS? Um arquivo é muito parecido com um documento digitado que você poderia encontrar na mesa de alguém ou em um arquivo convencional. É um item que contém

Leia mais

Conceitos e modos de utilização de sistemas operacionais Windows e Linux

Conceitos e modos de utilização de sistemas operacionais Windows e Linux ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 1 Conceitos e modos de utilização de sistemas operacionais Windows e Linux Windows XP Características É um sistema Gráfico e Intuitivo: o Windows traz janelas para facilitar a

Leia mais

Teclas de Atalho do Windows 10

Teclas de Atalho do Windows 10 1 Teclas de Atalho do Windows 10 ou CTRL+ESC ALT+TAB ALT+ESC + A + B + D + E + F + G + I + K + L + M Exibe o Menu Iniciar. Exibe o Menu Iniciar. Alterna entre janelas pedindo confirmação. Alterna entre

Leia mais

QUESTÕES DE INFORMÁTICA WINDOWS 7 CESPE/UNB

QUESTÕES DE INFORMÁTICA WINDOWS 7 CESPE/UNB Professor André Alencar INFORMÁTICA 1 QUESTÕES DE INFORMÁTICA WINDOWS 7 CESPE/UNB ASSEMBLEIA LEGISLATIVA ESPIRITO SANTO NÍVEL SUPERIOR 1. Considerando o uso, as características e os recursos do sistema

Leia mais

Uma pasta é pouco mais que um contêiner no qual é possível armazenar arquivos. Se

Uma pasta é pouco mais que um contêiner no qual é possível armazenar arquivos. Se 9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS? Um arquivo é muito parecido com um documento digitado que você poderia encontrar na mesa de alguém ou em um arquivo convencional. É um item que contém

Leia mais

LÉO MATOS INFORMÁTICA - SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS

LÉO MATOS INFORMÁTICA - SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS LÉO MATOS INFORMÁTICA - SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 1. CONCEITO É um sistema operacional proprietário do tipo Payware (Comercial) da Empresa Microsoft Corporation. 1.1 CARACTERÍSTICAS a) Multitarefas e

Leia mais

Introdução. Iniciando o Windows XP

Introdução. Iniciando o Windows XP UTILIZANDO O WINDOWS XP BÁSICO OPERACIONAL 1 Introdução O Windows XP é a mais nova versão de sistema operacional lançada pela Microsoft (XP vêm de experience), e tem duas versões: o Windows XP Home Edition

Leia mais

Windows 7 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora)

Windows 7 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) 3556 - Windows 7 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Windows 7 1.1. Windows Aero...... 24 1.2. O Ambiente de Trabalho do Windows 7......... 24 1.2.1. Área de Trabalho......

Leia mais

Instituto Federal do Rio Grande do Norte IFRN Caicó Curso de Informática Básica INFORMÁTICA BÁSICA CONCEITOS BÁSICOS

Instituto Federal do Rio Grande do Norte IFRN Caicó Curso de Informática Básica INFORMÁTICA BÁSICA CONCEITOS BÁSICOS Instituto Federal do Rio Grande do Norte IFRN Caicó Curso de Informática Básica INFORMÁTICA BÁSICA CONCEITOS BÁSICOS WINDOWS 7 Área de Trabalho Desktop (Área de trabalho) Ícones Menu iniciar Barra de tarefas

Leia mais

Xubuntu O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema,

Xubuntu O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema, Xubuntu 14.04 O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema, funciona melhor com computadores mais antigos. É pensado para

Leia mais

Editor de Texto. Microsoft Word 2007

Editor de Texto. Microsoft Word 2007 Editor de Texto Microsoft Word 2007 Conteúdo O ambiente de trabalho do Word 2007 Criação do primeiro documento O trabalho com arquivos Edição do texto Formatação e impressão do documento Cabeçalho e rodapé

Leia mais

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Introdução Neste laboratório, você fará backup de dados. E também realizará uma restauração dos dados. Equipamentos

Leia mais

Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows Vista

Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows Vista 5.0 5.3.7.5 Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows Vista Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você usará o Windows para executar o utilitário de linha de comando

Leia mais

5. SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7 (SEVEN)

5. SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7 (SEVEN) 5. SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7 (SEVEN) Sistema Operacional multitarefa e múltiplos usuários. O novo sistema operacional da Microsoft trouxe, além dos recursos do Windows Seven, muitos recursos que tornam

Leia mais

Plano de Aula - Windows 7 - cód Horas/Aula

Plano de Aula - Windows 7 - cód Horas/Aula Plano de Aula - Windows 7 - cód.3556 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Windows 7 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao Windows 7 1.1. Windows Aero... 24 1.2. O Ambiente de Trabalho

Leia mais

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Página 1 de 8 Excel > Macros Executar uma macro Mostrar tudo Há várias maneiras de executar uma macro no Microsoft Excel. Macro é uma ação ou um conjunto de ações que você pode usar para automatizar tarefas.

Leia mais

Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows XP

Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows XP 5.0 5.3.7.6 Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows XP Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você irá usar o Windows para executar os utilitários de linha de acesso

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. IPD / Digitação (04)

INFORMÁTICA BÁSICA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. IPD / Digitação (04) INFORMÁTICA BÁSICA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO IPD / Digitação (04) Conceitos de Hardware e Software; Uso correto do Teclado; Ensinar a operar software de digitação. Windows Conceitos de sistema operacional;

Leia mais

Lab - Backup e Recuperação no Windows XP

Lab - Backup e Recuperação no Windows XP 5.0 10.3.1.6 Lab - Backup e Recuperação no Windows XP Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você vai fazer o backup de dados. Também irá executar a recuperação dos dados. Equipamento

Leia mais

Prof. Fabrício M. Melo

Prof. Fabrício M. Melo Tecla CTRL+SHIFT+( CTRL+SHIFT+) CTRL+SHIFT+& CTRL+SHIFT_ CTRL+SHIFT+~ CTRL+SHIFT+$ CTRL+SHIFT+% CTRL+SHIFT+^ CTRL+SHIFT+# CTRL+SHIFT+@ CTRL+SHIFT+! CTRL+SHIFT+* CTRL+SHIFT+: CTRL+SHIFT+" CTRL+SHIFT+Mais

Leia mais

CARACTERÍSTICAS. é a mais recente versão do sistema operacional da Microsoft.

CARACTERÍSTICAS. é a mais recente versão do sistema operacional da Microsoft. WINDOWS 10 CARACTERÍSTICAS WINDOWS 10 é a mais recente versão do sistema operacional da Microsoft. É Multiplataforma! Vários tipos de dispositivos! O Download pode ser instalado em PCs e dispositivos móveis

Leia mais

Curso de Sistemas de Informação Campus Guaíba Cursos de Informática Projeto de Inclusão Digital APOSTILA APOSTILA WINDOWS

Curso de Sistemas de Informação Campus Guaíba Cursos de Informática Projeto de Inclusão Digital APOSTILA APOSTILA WINDOWS WINDOWS Agosto, 2006 Apresentação O Windows é um Sistema Operacional popular, desenvolvido pela Microsoft. O Windows é um software proprietário, com preços diferenciados para cada versão. Um sistema operacional

Leia mais

Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova.

Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova. Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova. 1) Observe os seguintes procedimentos para copiar um arquivo de uma pasta para outra pasta

Leia mais

PROCESSAMENTO DE DADOS

PROCESSAMENTO DE DADOS PROCESSAMENTO DE DADOS Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 Processamento de Dados Consiste em uma série de atividades ordenadamente

Leia mais

Teclas de atalho - combinação com CTRL Tecla Descrição CTRL+PgUp Alterna entre guias da planilha, da esquerda para a direita. CTRL+PgDn Alterna entre guias da planilha, da direita para a esquerda. CTRL+SHIFT+(

Leia mais

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Ambiente de

Leia mais

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET INFORMÁTICA AULA 04

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET  INFORMÁTICA AULA 04 INFORMÁTICA AULA 04 Acessórios do Windows WINDOWS XP (CONTINUAÇÃO) O Windows Xp inclui muitos programas e acessórios úteis. São ferramentas para edição de texto, criação de imagens, jogos, ferramentas

Leia mais

Atalhos do Excel 2007

Atalhos do Excel 2007 Atalhos do Excel 2007 CTRL+X Recorta as células selecionadas. CTRL+Y Repete o último comando ou ação, se possível. CTRL+Z Usa o comando Desfazer para reverter o último comando ou excluir a última entrada

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE.

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. Uma marca de sucesso da 1 CONTEÚDO 3 3 3 4 4 5 5 6 6 6 6 7 7 7 7 8 9 9 10 10 10 11 11 11 11 12 12 13 SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS

Leia mais

Informática. Comparando Windows XP e Windows 7. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Windows XP e Windows 7. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Windows XP e Windows 7 Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO WINDOWS XP E WINDOWS 7 Edições O Windows XP, assim como o Windows 7, possui

Leia mais

Informática Prof. Rodrigo Schaeffer

Informática Prof. Rodrigo Schaeffer Técnico Judiciário Área Administrativa Informática Prof. Rodrigo Schaeffer Informática Professor Rodrigo Schaeffer www.acasadoconcurseiro.com.br Edital INFORMÁTICA: Sistemas operacionais: Windows XP/7.

Leia mais

Aplica o formato de número científico com duas casas decimais. Aplica o formato de hora com hora e minutos, além de AM ou PM

Aplica o formato de número científico com duas casas decimais. Aplica o formato de hora com hora e minutos, além de AM ou PM Atalhos com a tecla CTRL+Shift CTRL+Shift+( CTRL+Shift+& CTRL+Shift+_ CTRL+Shift+~ CTRL+Shift+$ CTRL+Shift+% CTRL+Shift+^ CTRL+Shift+# CTRL+Shift+@ Exibe novamente as linhas ocultas dentro da seleção Aplica

Leia mais

Introdução à Informática. Aula 06 MS WINDOWS XP MS WORD. Prof. Fábio Nelson

Introdução à Informática. Aula 06 MS WINDOWS XP MS WORD. Prof. Fábio Nelson Aula 06 MS WINDOWS XP MS WORD O que é? Sistema Operacional Um conjunto de programas que se situa entre os softwares aplicativos e o hardware. MS Windows XP O Microsoft Windows XP é uma família de sistemas

Leia mais

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Conteúdo Colacril Office... 3 Instalação do Colacril... 3 Inicialização do Colacril Office...

Leia mais

Instalação do ActiveViewer (Visualizador de relatórios na web)

Instalação do ActiveViewer (Visualizador de relatórios na web) Instalação do ActiveViewer (Visualizador de relatórios na web) Esse manual visa descrever os principais passos para instalar/atualizar o ActiveViewer. O ActiveViewer é um controle ActiveX e pode necessitar

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA ESTUDO DE CASO - WINDOWS

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA ESTUDO DE CASO - WINDOWS 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA ESTUDO DE CASO - WINDOWS Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Ligando o computador 2

Leia mais

a) direito do mouse e clicando em Excluir. b) direito do mouse e o arrastando para a Lixeira. c) esquerdo do mouse e pressionando Shift+Delete.

a) direito do mouse e clicando em Excluir. b) direito do mouse e o arrastando para a Lixeira. c) esquerdo do mouse e pressionando Shift+Delete. Verbo Jurídico Prof. Júlio César Ramos Pág.1 1. No MS Windows 7 é possível excluir um arquivo ou pasta permanentemente do disco rígido principal da máquina selecionando o arquivo com o botão: a) direito

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS WINDOWS XP CESPE

LISTA DE EXERCÍCIOS WINDOWS XP CESPE LISTA DE EXERCÍCIOS WINDOWS XP CESPE CESPE - 2011 - TRE-ES - Técnico - Operação de Computadores Específicos 1. Para o compartilhamento de uma impressora conectada a um computador com Windows XP, é necessária

Leia mais

CTRL+SHIFT ao arrastar um item - Criar um atalho para um item selecionado

CTRL+SHIFT ao arrastar um item - Criar um atalho para um item selecionado Teclas de Atalho Windows Área de Trabalho CTRL+A - Selecionar tudo CTRL+ESC - Exibir o menu Iniciar CTRL ao arrastar um item - Copiar um item selecionado CTRL+SHIFT ao arrastar um item - Criar um atalho

Leia mais

Migrando para o PowerPoint 2010

Migrando para o PowerPoint 2010 Neste guia Microsoft O Microsoft PowerPoint 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber as partes principais da

Leia mais

Usando o email e a Internet

Usando o email e a Internet Usando o email e a Internet Novo no Windows 7? Mesmo que ele tenha muito em comum com a versão do Windows que você usava antes, você ainda pode precisar de uma ajuda para fazer tudo direitinho. Este guia

Leia mais

Ashampoo Rescue Disc

Ashampoo Rescue Disc 1 Ashampoo Rescue Disc Este programa permite você criar um CD, DVD ou Pendrive de recuperação. O Sistema de recuperação é destinado a dois tipos de situações: 1. Restaurar um backup para o seu disco principal.

Leia mais

Curso Excel 2010 Avançado

Curso Excel 2010 Avançado Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial SENAC Departamento Regional da Bahia Centro de Educação Profissional Vitória da Conquista CEP VC Curso Excel 2010 Avançado ATALHOS EXCEL 2010 Principal Tecla

Leia mais

TRABALHANDO COM PLANILHAS NO EXCEL ONLINE

TRABALHANDO COM PLANILHAS NO EXCEL ONLINE TRABALHANDO COM PLANILHAS NO EXCEL ONLINE Trabalhando com Planilha no Excel Online Os atalhos de teclado descritos neste tópico da Ajuda se referem ao layout de teclado americano. Em outros layouts, as

Leia mais

Windows Vista Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora)

Windows Vista Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora) 2874 - Windows Vista Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Windows Vista 1.1. Windows Aero... 24 1.2. O Ambiente de Trabalho do Windows Vista...... 24 1.2.1. Área

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA BÁSICA. Prof. Thiago Ribeiro

APOSTILA DE INFORMÁTICA BÁSICA. Prof. Thiago Ribeiro APOSTILA DE INFORMÁTICA BÁSICA Prof. Thiago Ribeiro ÍNDICE 1. SISTEMA OPERACIONAL... 3 2. BARRA DE TAREFAS... 4 3. BOTÕES DO MOUSE... 7 4. JANELA DO WINDOWS... 8 5. CRIAR E PERSONALIZAR PASTAS NA ÁREA

Leia mais

Avisos legais KYOCERA Document Solutions Inc.

Avisos legais KYOCERA Document Solutions Inc. Avisos legais É proibida a reprodução total ou parcial deste guia sem a devida autorização. As informações deste guia estão sujeitas a modificações sem aviso prévio. Não nos responsabilizamos por quaisquer

Leia mais

JAWS 14. Guia Rápido de Combinações de Teclas

JAWS 14. Guia Rápido de Combinações de Teclas JAWS 14 Guia Rápido de Combinações de Teclas 2 PUBLICADO POR Freedom Scientific 11800 31st Court North St. Petersburg, Florida 33716-1805 EUA www.freedomscientific.com E POR Tecassistiva Av. Dr. Altino

Leia mais

17/04/ :30 Leite Júnior QUESTÕES CESGRANRIO 17/04/2012 AO VIVO

17/04/ :30 Leite Júnior QUESTÕES CESGRANRIO 17/04/2012 AO VIVO QUESTÕES CESGRANRIO 17/04/2012 AO VIVO CONCURSO: PROMINP CARGO: NÍVEL MÉDIO Para responder às questões de nos 41 a 47, considere as configurações padrões do sistema operacional Windows XP em português.

Leia mais

INFORMÁTICA. 03. Observe a figura abaixo, relativa ao Windows Explorer do Windows XP:

INFORMÁTICA. 03. Observe a figura abaixo, relativa ao Windows Explorer do Windows XP: INFORMÁTICA 01. Quando o usuário para o mouse sobre um item da barra de tarefas do Windows Vista, visualiza o conteúdo da janela, como apresentado na figura abaixo. Este recurso do Windows Vista é chamado

Leia mais

08. A figura seguinte representa uma tela do Excel XP.

08. A figura seguinte representa uma tela do Excel XP. INFORMÁTICA A figura acima mostra uma janela do Windows XP, contendo informações acerca de uma lista de arquivos. Com relação a essa janela e ao Windows XP, responda a questão 01. 01. Ao se clicar o menu,

Leia mais

JANELAS. As opções de cada janela mudam de acordo com o programa que a utiliza.

JANELAS. As opções de cada janela mudam de acordo com o programa que a utiliza. Windows 7 JANELAS O sistema operacional Windows ganhou este nome por utilizar o conceito de janelas. Uma janela acessa as informações do arquivo, pasta ou programa e as exibe em um modelo padrão. As opções

Leia mais

SEMANA 3 INFORMÁTICA BÁSICA

SEMANA 3 INFORMÁTICA BÁSICA SEMANA 3 INFORMÁTICA BÁSICA Semana 3 Unidade 6 - Sistema Operacional Linux Ubunto Unidade 7 - Editor de Texto Writer Unidade 8 - Navegador Mozilla Firefox SÍNTESE DAS UNIDADES Equipe de Formação: Fernanda

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Atalhos de Teclado do Internet Explorer 8 Exibindo e explorando páginas da Web Exibir a Ajuda Para Alternar entre os modos de exibição tela inteira e

Leia mais

Informática. Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO MICROSOFT EXCEL 2010 E LIBREOFFICE CALC 4.3 Tela Inicial O LibreOffice

Leia mais

Informática. Aula 02 Sistemas Operacionais Linux e Windows

Informática. Aula 02 Sistemas Operacionais Linux e Windows Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Informática Aula 02 Sistemas Operacionais Linux e Windows Prof. Diego Pereira

Leia mais

Localizador de Defeitos

Localizador de Defeitos Manual de Instalação Rev. 4 Índice Índice...2 1 - Software...3 1.1 - Instalação...3 2 - Driver de comunicação...5 2.1 - Windows XP...5 2.2 - Windows Vista...7 2.3 - Windows 7...10 2.4 - Windows 8...13

Leia mais

Aviso sobre o produto. Este guia descreve os recursos comuns à maioria dos modelos. Alguns recursos podem não estar disponíveis em seu computador.

Aviso sobre o produto. Este guia descreve os recursos comuns à maioria dos modelos. Alguns recursos podem não estar disponíveis em seu computador. Início Copyright 2013 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca comercial registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste documento estão sujeitas

Leia mais

Inicializando o Windows XP. 2. Após alguns segundos o Windows XP estará completamente carregado e pronto para ser utilizado.

Inicializando o Windows XP. 2. Após alguns segundos o Windows XP estará completamente carregado e pronto para ser utilizado. Para carregar o sistema operacional. 1. Ligue o computador. Inicializando o Windows XP 2. Após alguns segundos o Windows XP estará completamente carregado e pronto para ser utilizado. Área de trabalho

Leia mais

NOÇÕES DE INFORMÁTICA ALISSON CLEITON MÓDULO II

NOÇÕES DE INFORMÁTICA ALISSON CLEITON MÓDULO II NOÇÕES DE INFORMÁTICA ALISSON CLEITON MÓDULO II 1. Sistemas operacionais, a exemplo do Windows, possuem funções e características que os distinguem de outros tips de software. As opções a seguir apresentam

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 O BrOffice.org Impress permite criar apresentações de slides profissionais que podem conter gráficos, objetos de desenho, texto, multimídia e vários outros itens. Se desejar, você

Leia mais

Aplicativo de proteção de senha para as unidades de memória flash USB da Verbatim

Aplicativo de proteção de senha para as unidades de memória flash USB da Verbatim Manual do usuário EasyLock da Verbatim Aplicativo de proteção de senha para as unidades de memória flash USB da Verbatim Versão 1.00 Direitos reservados 2010 Verbatim Americas, LLC. Todos os direitos reservados.

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

Vizinhança na Rede Permitir-te-á aceder a informática, se ela existir. programa de navegação (browser),como, por ex. Safari, Firefox, Google Chrome,.

Vizinhança na Rede Permitir-te-á aceder a informática, se ela existir. programa de navegação (browser),como, por ex. Safari, Firefox, Google Chrome,. Barra de tarefas Botão Iniciar Acesso à janela de programas Programas Abertos Nomes de todos os programas que estão a ser usados e cujas janelas estão minimizadas Ícones de acesso rápido Acesso automático

Leia mais

Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0

Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0 Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0 1 Sumário Download do software... 3 Passos para a instalação e utilização... 3 Instalação... 3 Instalando dependências necessárias... 7 Sistema de

Leia mais

Backup e Recuperação Guia do Usuário

Backup e Recuperação Guia do Usuário Backup e Recuperação Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste documento

Leia mais