ARTICULAÇÃO DE REDES SOCIAIS EM PROJETOS ECONÔMICOS: UMA PROPOSTA DE ATUAÇÃO NO GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ARTICULAÇÃO DE REDES SOCIAIS EM PROJETOS ECONÔMICOS: UMA PROPOSTA DE ATUAÇÃO NO GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS"

Transcrição

1 Centro de Convenções Ulysses Guimarães Brasília/DF 16, 17 e 18 de abril de 2013 ARTICULAÇÃO DE REDES SOCIAIS EM PROJETOS ECONÔMICOS: UMA PROPOSTA DE ATUAÇÃO NO GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Paulo Henrique Gomes Jelihovschi Felipe Augusto de Araújo

2 2 Painel 36/138 Coordenação informal ARTICULAÇÃO DE REDES SOCIAIS EM PROJETOS ECONÔMICOS: UMA PROPOSTA DE ATUAÇÃO NO GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Paulo Henrique Gomes Jelihovschi Felipe Augusto de Araújo RESUMO A coordenação de servidores de diferentes órgãos, secretarias ou ministérios em torno de um projeto comum é um desafio recorrente para os governos. Em Minas Gerais, um desafio nestes moldes tem sido enfrentado com relação ao projeto Product Space, uma ferramenta de auxílio à definição de políticas na área de desenvolvimento econômico. O projeto é feito em parceria com equipes das Universidades Harvard e MIT e conta com a participação direta de mais de sessenta servidores do Governo Estadual. Este artigo visa discutir as ações adotadas no Governo de Minas Gerais com o objetivo de estabelecer uma complexa e funcional rede de atores envolvidos com o projeto. A discussão será baseada na análise de redes sociais à luz da teoria psicológica behaviorista, em particular das ideias sobre planejamento cultural de Skinner. O trabalho está dividido em quatro seções, além da introdução e da conclusão. A primeira seção trata da conceituação do Product Space. Na seção seguinte, discute-se como desenvolver a rede do Product Space com vistas a fomentar o bem pessoal, o bem dos outros e o bem comum dos participantes. A terceira seção detalha as medidas práticas adotadas e a quarta seção traz os resultados esperados.

3 3 INTRODUÇÃO O problema da desigualdade socioeconômica é uma questão de grande relevância, e que vem recebendo atenção de estudiosos e formuladores de políticas públicas. A necessidade de estudar e compreender as causas das disparidades econômicas e, então, propor políticas que visem contribuir para o crescimento das regiões é algo essencial para manter o desenvolvimento econômico sustentado do país. Muitos estudiosos destacam o papel das transferências governamentais, por meio de políticas públicas, voltadas às questões regionais. Os limites de funcionamento do livre mercado justificam a utilização de instrumentos como, por exemplo, investimentos públicos em infraestrutura econômica e social. No entanto, um investimento inicial não promove crescimento de forma homogênea ou equilibrada. O crescimento concentra-se, num primeiro momento, em determinados ramos da economia e, posteriormente, difunde-se mediante aumento de produção e avanços tecnológicos. Como consequência, a identificação de setores estratégicos torna-se importante no sentido de possibilitar a escolha de investimentos em setores capazes de motivar outros investimentos e criar um ciclo virtuoso de crescimento e desenvolvimento econômico. A economia mineira sempre teve grande importância e posição estratégica na estrutura produtiva do Brasil. No território mineiro convivem recursos naturais abundantes, importantes indústrias de base, como mineração e mecânica, um pujante setor de agronegócio, além de uma liderança política ativa. Como resultado dessa posição estratégica, o estado possui o terceiro maior PIB do Brasil. Segundo informações estatísticas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a taxa de crescimento real da economia de Minas Gerais, no período de , foi de 4,3% ao ano, em média, superando o desempenho do Brasil e da região Sudeste, que cresceram 4,2% e 4,1% ao ano, respectivamente. Embora esse quadro pareça favorável a Minas Gerais, segundo projeções do Cedeplar/UFMG (Domingues et. al., 2012), a taxa de crescimento médio do PIB mineiro no período de 2012 a 2030deverá ser de 4,15% ao ano, contra 4,30% ao ano do restante do Brasil. De acordo com o mesmo estudo, a economia mineira crescerá abaixo da média da região Sudeste e do estado de São Paulo durante o mesmo período.

4 4 Os fatores identificados como causa para esse cenário são o ambiente macroeconômico desfavorável, mudanças tecnológicas e de preferências e o deslocamento setorial e regional de investimentos. É sabido que a estrutura produtiva de Minas Gerais é especializada e que a pauta de exportação do estado é concentrada, o que gera maior dependência do estado em relação a flutuações macroeconômicas internacionais. A economia mineira se especializou nos setores de mineração, metalurgia e agroindústria porque isso trouxe uma vantagem importante para o estado. Este caráter primárioexportador ainda permanece como um dos aspectos mais marcantes da economia mineira. No ano de 2011, por exemplo, dentre os dez maiores setores exportadores do estado, sete podem ser considerados bens primários ou semimanufaturas baseadas em recursos naturais. Ademais, no mesmo ano, 60% das exportações de Minas Gerais corresponderam a apenas duas commodities: minério de ferro e café. Se compararmos esse resultado à pauta de exportação do estado de São Paulo, veremos o caráter concentrador das exportações mineiras, uma vez que, no mesmo período de análise, dos dez maiores setores exportadores paulistas, apenas três são considerados de bens primários ou semimanufaturados. Nesse contexto, Minas Gerais tende a se beneficiar com consequente aumento da demanda externa por commodities agrícolas e minerais e com a perspectiva de mudança nos preços relativos em favor destas. Mas, no futuro, quando as economias nacional e internacional mudarem o seu foco, esta especialização tem o potencial de gerar perdas econômicas e sociais para o estado. Associadas às mudanças no padrão econômico, temos que considerar as alterações das preferências devido ao novo padrão tecnológico. Conforme apontado no PMDI (Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado), no item Globalização e Competitividade, a capacidade de uma sociedade degerar e assimilar mudanças tecnológicas é, cada vez mais, um fator chave para o crescimento e o desenvolvimento econômico, e o conhecimento tem se consolidado como principal motor da economia mundial.

5 5 Para Minas Gerais, e o Brasil, os impactos do atual padrão produtivo e tecnológico são a elevação do risco de perda de competitividade das indústrias mineiras frente à oferta de produtos, inserção tecnológica e melhoria de infraestrutura da economia chinesa e demais países asiáticos. A estrutura produtiva e a capacidade de inserção dos produtos mineiros no mercado global podem ser prejudicadas por deficiências e gargalos na infraestrutura e nos sistemas logísticos. É reforçada também a necessidade de redirecionamento do sistema mineiro de inovação para acelerar a inovação nas empresas. Nesse sentido, o documento PMDI (Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado) propõe conceder atenção especial ao crescimento econômico como a grande alavanca das transformações sociais sustentáveis por meio de programas de fomento econômico, de infraestrutura e ciência e tecnologia. Associado ao PMDI, o plano de governo do Governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, apresenta como estratégia ao desenvolvimento mineiro a indução de uma agenda de inovação, visando o aprimoramento do que o estado já possui e ao desenvolvimento de novas oportunidades, definidas juntamente com os representantes relevantes da economia mineira, incluindo centros de pesquisas, agências de fomentos à pesquisa, setor privado, universidades e Estado. Onde estará a economia mineira nos próximos anos diante das mudanças produtivas e econômicas? Para responder a essa pergunta de forma positiva é necessário definir e buscar outras possibilidades de participação da economia mineira no mercado nacional e mundial no médio e longo prazos, reduzindo a dependência na exportação de produtos primários, manter um crescimento e desenvolvimento econômico sustentado, com empregos de qualidade e redução da desigualdade inter-regional. Diante desse cenário para a economia mineira, face às mudanças econômicas e tecnológicas em curso, as perguntas que ficam são: Como mudar o padrão produtivo mineiro de forma a mantê-lo competitivo na economia nacional e mundial? Quais serão os setores estratégicos que darão suporte a esse novo padrão produtivo, de forma a manter um crescimento e desenvolvimento econômico sustentável para Minas Gerais? Qual o caminho a ser traçado?

6 6 Parte-se da constatação de que é preciso criar um locus de diálogo entre os principais atores no processo de inovação no estado, isto é, as empresas, as universidades, os institutos de pesquisa e o governo. Isto passará a ser possível através da identificação das oportunidades econômicas no estado, de suas cadeias de valor e de todas as tecnologias subjacentes a essas cadeias. De posse dessas informações, será possível dedicar atenção à análise dos gargalos e desafios tecnológicos enfrentados pela economia mineira, e das eventuais vantagens competitivas que tenhamos para o enfrentamento desses desafios. Uma vez identificados os gargalos e os desafios tecnológicos presentes nas cadeias de valor daqueles produtos e serviços que são estratégicos, será possível construir uma agenda indutora, contendo os desafios de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica, com garantia prévia de que os resultados terão impacto econômico e social no estado. Para a construção desse suporte à tomada de decisão, é necessário o uso de uma tecnologia, com inovações metodológicas, que permita a identificação do processo de diversificação e complexidade produtiva de Estado de Minas Gerais. O Product Space é uma metodologia que mostra explicitamente quais produtos requerem habilidades similares àquelas de que a localidade já dispõe, ajudando a desenhar uma política pública, industrial e tecnológica (Hidalgo et. al., 2007 e Hausmann, et. al., 2011).Ainda, esta ferramenta nos permite analisar a evolução experimentada por países que partiram de um patamar semelhante ao estado de Minas Gerais para se tornaram nações ricas décadas depois. A metodologia Product Space vem sendo desenvolvida, desde 2007, pelos professores César Hidalgo e Ricardo Hausmann. A ideia subjacente a seu trabalho é de que as regiões diversificam sua economia com base no estoque de conhecimento produtivo que possuem. Além disso, diferentes produtos requerem diferentes quantidades de conhecimento produtivo e, mais importante, a diferença no volume deste conhecimento tem o potencial de explicar as enormes diferenças de PIB per capita ao redor do mundo. No âmbito do projeto Product Space de Minas Gerais, o Governo do Estado, por meio do Escritório de Prioridades Estratégicas, está desenvolvendo uma plataforma online que conterá dados sobre a economia mineira para serem analisados sobre a ótica da teoria do Product Space. Além desse objetivo, a plataforma também irá abrigar diversos aplicativos de visualização de informações estaduais, abrangendo as áreas de atividades econômicas, exportações e educação.

7 7 Entretanto, observa-se um entrave importante no tangente a adoção dessa metodologia por parte das várias esferas do Governo de Minas e de seus parceiros da iniciativa privada ligados ao desconhecimento desta metodologia e como estes diversos atores podem ser beneficiados por esta. Esse entrave pode sumariamente ser explicado pela adoção dessa metodologia sem a participação prévia dos vários atores que fariam uso desta. Observa-se que não houve uma construção coletiva em Minas Gerais de como seria o recebimento e adoção do Product Space por estes vários atores que fariam uso deste. Vê-se, portanto que, previamente a adoção do Product Space por parte do Governo do Estado de Minas Gerais, não houve a formação de uma efetiva rede social em torno dessa inovadora metodologia. REDES SOCIAIS E PLANEJAMENTO CULTURAL O conceito de redes sociais vem sendo estudado a partir de uma grande variedade de ideias, o que nos permite visualizá-las através de uma pluralidade de características (SANTOS, 2004). A mesma autora ainda mostra como esse conceito foi apropriado psicólogos, sociólogos e antropólogos de maneiras distintas. Ainda segundo Santos (2004, p.43), A base para entendimento de redes sociais está na Teoria de Moreno que trabalhou com sociogramas e matrizes sociais em A autora ainda explicita que autores como Kurt Lewin, através de sua teoria do Campo de Forças, Heider, através da teoria da atribuição, Cartwright e Harary, através da Teoria dos Grafos, também são importantes para se entender o conceito de redes através de um viés cognitivo, psicológico. Vista a enorme complexidade e variabilidade de trabalhos existentes sobre esse tema, optou-se neste trabalho por fazer a análise de redes através doviés comportamental, behaviorista, utilizando-se as ideias sobre planejamento cultural de Skinner. Skinner, psicólogo norte americanoda linha behaviorista, dedicou sua obra a estudar o comportamento humano através das relações do sujeito com o ambiente. O comportamento então se refere à atividade dos organismos (animais, incluindo o homem) que mantém intercâmbio com o ambiente (DE ROSE, 1999).

8 8 Entende-se então que o comportamento do sujeito será modelado através de sua relação com o ambiente em que este sujeito está inserido (SKINNER, 1976). O sujeito, dentro de certo ambiente, se encontrará em um contexto de reforçamento e punição que farão com que ele tenha maior probabilidade de repetir ou cessar certo comportamento. Esquematizando de maneira simples, o sujeito terá uma maior probabilidade de repetir certo comportamento caso a consequência posterior à emissão desse comportamento tenha sido reforçadora. Caso essa consequência tenha sido punitiva, há a possibilidade de que o comportamento em estudo diminua de frequência no contexto em questão. Mas e quando o comportamento extrapola o individuo para ser estudado em um contexto mais amplo? Tendo essa realidade em vista, estaríamos então falando de um planejamento cultural (Skinner, 1976). Ao longo do tempo, pode-se observar vários povos, possuidores das mais distintas culturas que pareceram e deixaram de existir com o passar dos anos. Observa-se comportamentos e ferramentas que uma vez foram muito importantes, mas que atualmente não existem mais. Por outro lado, é possível identificar comportamentos, ferramentas, povos e culturas que perduram ininterruptamente por anos e até séculos a fio. Quais seriam então os fatores diferenciais que levam as culturas existentes no mundo a perdurarem ou desaparecerem? Para Skinner, o diferencial estaria no planejamento cultural. Skinner (1971), ao citar fatores que levariam ao sucesso do desenvolvimento e sobrevivência de uma cultura, alerta para o planejamento eficiente que deva ser dado para que esta perdura passando pelo bom planejamento de mecanismos que favoreçam o bem pessoal, o bem dos outros e o bem da cultura. Abib (2001) alerta para intrínseca relação entre o bem pessoal e o bem do outro, mas é possível entender o bem pessoal como ganho estritamente pessoal, o reforço positivo que um sujeito terá ao se integrar à cultura que aumente a probabilidade de que este continue fazendo parte desta. Já por bem do outro, entende-se o reforço positivo que o sujeito observa para si quando outro sujeito tem algum tipo de ganho. Nas palavras de Abib (2001) o bem do outro se configuraria quando o indivíduo se comporta visando o bem de outros, visa também, intencionalmente ou não, seu próprio bem.

9 9 Já o bem da cultura, de acordo com Skinner (1971), seria a própria sobrevivência da cultura em estudo. Para tal, esta cultura deveria criar condições para que seus membros vejam ganhos pessoais em fazer parte desta e trabalhem para a sua sobrevivência ao produzirem comportamentos que sejam úteis a eles próprios e à sua cultura (1971, p.128). Skinner (1971, p. 127) ainda diz que Uma cultura necessita do apoio de seus membros e deverá facilitar a procura e a consecução da felicidade se pretende evitar o descontentamento ou a deserção. O bem da cultura se daria então a posteriori, advindo do engajamento dos sujeitos em práticas de bem comum e bem dos outros que resultariam na sobrevivência dessa cultura. Este bem se daria, nas palavras de Skinner (1971, p. 128) ao se tornar a sobrevivência de uma comunidade importante para os seus membros. Acrescentando a essa discussão, Baum (2006), apoiado na teoria behaviorista de Skinner, ao discorrer sobre as relações entre sujeitos e instituições, fala sobre o reforço mútuo, ao dizer que essa relação será bem sucedida se tanto o sujeito como a organização se beneficiarem com esta relação, ou nas palavras do autor, se a relação ou instituição for bem sucedida, todos os envolvidos devem se beneficiar de seu funcionamento. Essa troca de benefícios favoreceriam as relações de parceria entre o sujeito e a instituição. O autor ainda acrescenta que essas relações devem ser percebidas de maneira a obedecer a relações de equidade, onde o reforço imediato (lucro)e as condições de prazo mais longo (investimento) devem ser percebidos de maneira equitativa pelos atores da relação. A relação mútua somada à equidade entre as partes levaria a à cooperação. Essa cooperação deve acontecer em um curto prazo e perdurar ao longo do tempo, fazendo com que todas as partes observem ganhos imediatos e vislumbrem ganhos em longo prazo para continuarem com a relação de cooperação. Observa-se então como comportamentos cooperativos são fundamentais para o bem da cultura. Dittrich (2008), retomando Skinner, fala sobre a possibilidade de se planejar culturas para que certos comportamentos sejam reforçados e tendam a aumentar sua frequência dentro de uma cultura enquanto outros sejam punidos e tendam a diminuir de frequência. Ao se observar as premissas sobre o bem pessoal,

10 10 bem do outro e bem da cultura, pensa-se, portanto, que uma cultura deve reforçar os comportamentos que favoreçam o avanço tecnológico destas, proporcionando uma maior capacidade adaptativa asàs adversidades que esta cultura irá enfrentar, criando maior probabilidade de sobrevivência por parte desta. Skinner (1971, p.127) conclui que uma cultura será dotada de um elevado valor de sobrevivência se encorajar os seus membros a examinarem as suas praticas e examinarem novas. Isso então favoreceria o aparecimento das novas tecnologias que favoreceriam a sobrevivência de determinada cultura. USO DE REDES SOCIAIS E PLANEJAMENTO CULTURAL NO PROJETO PRODUCT SPACE Ao se analisar a realidade da implantação do Product Space em Minas Gerais, observa-se todos os desafios citados acima para estabelecer e perpetuar a cultura de se usar essa metodologia, ainda pouco conhecida por todos os atores envolvidos em sua implantação, desenvolvimento e uso. Torna-se então fundamental estabelecer as condições ideias para um bom planejamento cultural que favoreça o uso do Product Space por esta rede de atores.observa-se o desafio de se planejar a cultura para reforçar entre os sujeitos participantes dessa cultura comportamentos de três tipos: a) Favoreçam ganhos pessoais em trabalhar para a sobrevivência dessa cultura; b) Favoreçam ganhos para os outros que o beneficiem e o incentivem a trabalhar para a sobrevivência dessa cultura; c) Favoreçam a cooperação entre os sujeitos da rede de relacionamentos em tornodo Product Space para que estes trabalhem pela sobrevivência da metodologia em Minas Gerais. Chama-se a atenção para a divisão desses comportamentos em três tipos para meios apenas didáticos, uma vez que muitas vezes esses estímulos oferecidos se entrelaçam e estabelecem um reforçamento com dupla e até tripla função.

11 11 Observa-se, portanto no processo de adoção do Product Space por parte do Governo de Minas um movimento unilateral e de baixo conhecimento dos vários atores envolvidos no uso dessa metodologia sobre quais os reais benefícios que essa poderia gerar a estes atores. O desenvolvimento do projeto foi então atribuído ao Escritório de Prioridades Estratégicas do Governo do Estado de Minas Gerais, órgão autônomo que atua na gestão de projetos prioritários da agenda do Governo, cabendo a esse órgão articular todos os atores necessários para a implementação deste. O Product Space, visto sua natureza multidisciplinar, tem ramificações estendidas por 11 Secretarias de Estado, além de outras 6 instituições das mais variadas finalidades como Sebrae-MG, FIEMG e Fundação João Pinheiro. Esse projeto tem como previsão de total implementação a data de Junho/Julho de 2013, estando nessa data a plataforma online da metodologia pronta para acesso e uso. Observa-se, portanto, o desafio de movimentar toda uma rede de atores em torno de um projeto extremamente inovador e pouco conhecido em suas mais diferentes esferas. Vê-se então o desafio da equipe responsável pela implementação da metodologia em Minas Gerais, envolvendo o desenvolvimento de ações que reforcem comportamentos do tipo A, B e C em um curto espaço de tempo em toda rede de atores envolvida com esse projeto. Skinner aponta que: Uma cultura deverá também evoluir e atingir presumivelmente a sua maior pujança se puder evitar um respeito excessivo pela tradição e o receio da novidade, por um lado, e as mudanças excessivamente rápidas, por outro (1971, p. 128). Essa citação de pode ser usada para ilustrar o desafio de se implementar o Product Space no Governo do Estado de Minas Gerais ao se conceber que a adoção da metodologia por parte dos diversos atores envolvidos não deva ser rápida a ponto destes atores não entenderem porque e como utilizála, e nem respeitosa demais a fim de evitar o confronto e o conflito com os métodos tradicionalmente adotados para o desenvolvimento econômico do Estado. Em outras palavras, deve-se implementar o Product Space reforçando o bem pessoal que cada ator pode ter com esse projeto, o bem que o outro pode ter com este e como fazer para que todas essas pessoas trabalhem para o bem comum, no caso a implantação do Product Space.

12 12 Observou-se, portanto, como importante para se chegar a tal objetivo, depois de várias rodadas de negociação internas ao Escritório de Prioridades Estratégicas, a realização de encontros mensais de aproximadamente quatro horas cada entre a rede de atores envolvidos na implementação do Product Space no Estado. Chamou-se esse grupo de atores envolvidos no desenvolvimento e adoção do Product Space em Minas Gerias de Grupo Técnico Ampliado (GTA) Esses encontros seriam organizados pela equipe interna do Escritório de Prioridades Estratégicas responsável pelo desenvolvimento do projeto e teria como objetivo final para a totalidade destes encontros a articulação dessa rede a fim de torna-la autônoma ao final desse processo, sem a necessidade da articulação de todos esses atores por parte dessa equipe organizadora, fazendo com que todos os atores estejam engajados para o trabalho para o bem da cultura, ao estarem cientes do bem pessoal e bem para os outros que perceberão na sobrevivência desse projeto. Esses encontros deveriam, portanto, estimular o reforçamento de comportamentos do tipo A, B e C, citadas acima. Espera-se, portanto, que os atores envolvidos percebam: a) O bem pessoal: Entende-se que esse tipo de bem como algo subjetivo ou objetivo, que o sujeito individualmente avalie como sendo importante para seu crescimento pessoal e/ou profissional a ser reforçado num curto, médio e longo prazo a trabalhar pelo projeto. Pode-se pensar em atores que avaliem o domínio e o simples uso do Product Space como algo que pode lhe favorecer em seu local de trabalho, através de maior concentração de informação e poder, o que pode lhe render aumento de status, posição, salário etc. Outros atores podem entender o bem pessoal como o próprio conhecimento da metodologia ao entender esta como algo inovador e que pode ajuda-lo a lidar com problemas cotidianos em seu trabalho, que merece ser mais estudado e pode render futuros estudos e, por consequência, maior conhecimento desta metodologia. Pode-se pensar também no sujeito que entende o bem pessoal como o retorno que este projeto dará a população como um todo, gerando maior qualidade de vida para ele e os outros cidadãos, entre outros.

13 13 b) O bem dos outros: Como bem dos os outros pode-se pensar em maneiras de como o desenvolvimento desse projeto pode beneficiar outras pessoas a se comportarem de maneira a beneficiar o próprio sujeito participante da rede e, consequentemente, reforçar esse sujeito a trabalhar para o projeto em curto, médio e longo prazo. Entende-se que a interação entre esses sujeitos através de conversas e discussões em torno do projeto favoreça o fomento desse bem do outro, fazendo com que o sujeito possa vislumbrar ganhos no ganho do outro. Podese pensar que o sucesso do Product Space em um setor específico diferente do qual o sujeito atua possa facilitar a implementação do Product Space em sua própria realidade de trabalho, gerando um ganho coletivo através do uso da metologia. Enfim, entende-se como várias ainda as possibilidades para a compreensão do bem do outro entre os vários atores do projeto. c) O bem da cultura: Busca-se, portanto, que ao final do projeto todos os atores envolvidos no projeto possam enxergar algum tipo de bem pessoal e bem para o outro, fazendo com que assim eles se sintam beneficiados ao usar a metodologia e se articulem espontaneamente e de forma autônoma em torno do uso, manutenção e discussão da metodologia. Estaria assim configurado o estabelecimento do bem comum a todos os atores envolvidos no projeto em torno da cultura em questão, favorecendo a sobrevivência do Product Space em Minas Gerais. Para se atingir esses objetivos, esses encontros mensais foram então divididos em três eixos de atuação, chamados de maneira didática de eixos 1,2 e 3, sendo importante não confundi-los com as ações do tipo A, B e C citadas acima: 1) Intercâmbio de experiências: Nestes encontros, deve-se dar a oportunidade aos vários atores envolvidos nessa rede de se apresentarem e mostrar os projetos que vêm desenvolvendo. Assim, pode-se pensar que este ator, ao se apresentar, pode ter maior ciência de como pode usar o Product Space para o seu bem pessoal através da crítica dos outros atores a sua apresentação. Esses atores, ao estarem expostos a discussão de como o Product Space

14 14 pode beneficiar o outro, pode também entender como ele pode se beneficiar da metodologia. Por fim, o desenvolvimento do sentimento comum que o Product Space pode beneficiar todos os atores aumenta a probabilidade de que essa rede de atores trabalhe para a sobrevivência do projeto, configurando-se assim o desenvolvimento do bem da cultura. 2) Reuniões técnicas com equipe do MIT/Harvard: Entende-se o contato com os criadores da metodologia e responsáveis pelo desenvolvimento da ferramenta para uso destacomo importante para se tirar dúvidas técnicas e dar sugestões para o aprimoramento do uso da plataforma online da metodologia. Ao se ter o contato direto com esta metodologia e o poder de interferir nesta para o que ela consiga efetivamente ajudar a resolver problemas cotidianos dos atores envolvidos nessa rede, pensa-se num maior reforçamento do bem pessoal, onde esses atores efetivamente poderão observar empiricamente como essa metodologia funciona e como eles podem se beneficiar dela. 3) Fortalecimento da rede de atores do Product Space: Tem-se como objetivo nesse eixo de trabalho o desenvolvimento das relações interpessoais e relações de trabalho entre os atores envolvidos com o Product Space. Num primeiro momento entendeu-se que esse eixo s desenvolveria sozinho através da simples interação desses atores nos encontros, porém, com o passar dos encontros, ficou latente a necessidade de desenvolver ações específicas para o fomento dessa rede. Usa-se, portanto de dinâmicas de grupo e discussões acerca de como eles podem usar essa fermenta para favorecer uma maior relação entre os atores, criando assim uma maior possibilidade de diálogo e criação de laços afetivos e profissionais entre eles. Observase esse tipo de atuação mais subjetivo como importante para a troca de informações acerca de como o Product Space reforçaria comportamentos acerca do bem do outro. Assim, esses atores poderiam ter maior acesso a possibilidades de comportamentos que reforcem o bem pessoal, aumento assim a probabilidade de um trabalho para o bem comum do projeto.

15 15 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES Visando-se então favorecer comportamentos que reforcem os comportamentos dos tipos A, B e C citados acima para os atores da rede Product Space, desenvolveu-se um cronograma de atividades, cada qual com ações e objetivos específicos, que serão citados abaixo: 1. Evento: 1 Workshop com equipe MIT/Harvard a) Data: 20 a 23 de Agosto de b) Participantes: Agência de Desenvolvimento da RMBH, BDMG, BHTEC Central Exportaminas, CRISP, CSEM Brasil, Escritório de Prioridades Estratégicas, Fapemig, FDC, Fecomérico Minas, SEBRAE, FIEMG, FJP, Fundação Brava, INDI, Instituto Inovação, MCTI, MDIC, SEAPA, Sebrae/MG, Secretaria Geral da Governadoria, SECTES, SEDE, SEE, SEF, SEPLAG, SETOP e UFMG. c) Objetivo: Lançamento oficial do projeto Product Space de MG; Apresentação da realidade econômica do estado para os professores César Hidalgo e Ricardo Hausmann, desenvolvedores da metodologia. Objetivou-se nesse momento a criação da rede de atores envolvidos no projeto. Também foi colocado como importante a apresentação da metodologia e de seus desenvolvedores aos atores dessa rede, uma vez que eles tinham pouco ou nenhum conhecimento do que é o Product Space. Também é importante ressaltar que, junto com a apresentação da metodologia e suas funcionalidades, foi possível ver como esta ajudou no desenvolvimento econômico de vários países e regiões ao redor do mundo e como Minas Gerais como um todo poderia se beneficiar desta em seu desenvolvimento econômico. Vê-se então uma primeira construção individual do bem pessoal através do uso da metodologia neste deste primeiro encontro. 2. Evento: 1 Encontro do Grupo Técnico Ampliado a) Data: 17 de Julho de b) Participantes:Escritório de Prioridades Estratégicas, INDI, UFMG, SEDE, BDMG, SEF, Fundação João Pinheiro, SEPLAG, SETOP, SEGOV, SEE e SECOI. c) Objetivo: Marco de criação deste grupo de trabalho para acompanhamento do projeto.

16 16 Com uma rede de atores ainda bem restrita, os primeiros passos para o começo do trabalho em torno da metodologia foram dados, através da apresentação dos vários membros que faziam parte do GTA e um primeiro esboço de como o uso do Product Space poderia auxiliá-los na resolução de desafios cotidianos em suas várias realidades de trabalho. Observou-se então um encontro voltado para o eixo 2 do trabalho citado acima. Observa-se nesse momento um aprofundamento da percepção do bem pessoal ao se apropriar da metodologia por parte dos atores da rede através de discussões mais profundas acerca desse uso. Vê-se também um pequeno esboço da percepção do bem do outro através da interação desses atores, o que favorece a troca de experiências e o vislumbre de como outro ator pode se beneficiar do uso do Product Space e como determinado sujeito pode se beneficiar com o uso da metodologia por parte desse uso do outro. 3. Evento: 2 Encontro do Grupo Técnico Ampliado a) Data: 23 de Agosto de 2012 b) Participantes:Escritório de Prioridades Estratégicas, UFMG, INDI, Fundação João Pinheiro, SEDE, SEE, SETE, SEPLAG, Central Exportaminas, BDMG e SETOP. c) Objetivo: Interação dos membros do grupo técnico com os professores César Hidalgo, Ricardo Hausmann e sua equipe. O intuito era promover um aprofundamento teórico a respeito do projeto. Novamente, buscou-se aprofundar em questões relacionadas ao uso da ferramenta e como esses vários atores poderiam se beneficiar pessoalmente deste uso através de um tipo de encontro do eixo 2. O encontro se tornou pouco interativo, o que dificultou o reforçamento de comportamentos que visam o bem dos outros e o bem da cultura. 4. Evento: 3 Encontro do Grupo Técnico Ampliado a) Data: 18 de Outubro de 2012 b) Participantes:Escritório de Prioridades Estratégicas, UFMG, SECTES, SEDE, Sebrae, SEE, Central Exportaminas, Fundação João Pinheiro, SPELAG, BDMG, SEF, INDI e SETE. c) Objetivo: Compartilhamentos de experiências entre as secretarias e órgãos participantes e atualização do status do projeto.

17 17 Nesse encontro, representantes se uma Secretaria específica citaram suas impressões e experiências de como o Product Space poderia ajuda-los no desenvolvimento de desafios específicos e como esta poderia abrir portas para novas possibilidades e estudos futuros.tentou-se com isso fomentar a percepção em outros atores de como eles poderiam se beneficiar pessoalmente do uso da metodologia através do uso de outros atores, configurando um encontro do eixo Evento: 4 Encontro do Grupo Técnico Ampliado a) Data: 20 de Novembro de 2012 b) Participantes:Escritório de Prioridades Estratégicas, Central Exportaminas, FIEMG, Fundação João Pinheiro, INDI, Sebrae, SEDE, SEF, SEPLAG, SETE, SECTES e UFMG. c) Objetivo: Realizar uma videoconferência com o Professor César Hidalgo e sua equipe para discutir o status de desenvolvimento da plataforma online do projeto. Foi realizada uma vídeo conferência com a equipe do MIT em Harvard, configurando um encontro do eixo 2, visando o estímulo a ações que visem o bem pessoal entre os participantes. Ao final desse encontro, ficou latente a necessidade de mudar a forma desses encontros para uma forma mais interativa. Observou-se que as ações do eixo 3 não estavam se desenvolvendo de forma espontânea como pensado anteriormente. Planejou-se então um próximo encontro onde o Product Space não seria o mote principal do evento, mas sim apenas uma ferramenta para a maior interação em rede dos atores em questão. 6. Evento: 5 Encontro do Grupo Técnico Ampliado a) Data: 06 de Dezembro de 2012 b) Participantes:Escritório de Prioridades Estratégicas, RMBH, INDI, SETOP, Fundação João Pinheiro, SEE, SEDE, SECTES, SEPLAG, FIEMG, Central Exportaminas e Sebrae. c) Objetivo: Fortalecimento da rede de atores do projeto. Nesse encontro foi realizada uma exposição interativa sobre gestão do conhecimento por um mediador especialista no assunto. Após a apresentação, os vários atores foram convidados a conversar sobre como os conceitos aprendidos poderiam ser úteis para o uso e desenvolvimento do Product Space em Minas Gerais, através de uma dinâmica de conversação interativa conhecida como World Café.

18 18 Observou-se aí vários elogios ao encontro, pela interação entre os participantes e o melhor conhecimento que estes atores da rede tinham sobre eles mesmo através do compartilhamento de experiências e como a metodologia poderia vir a ajudar cada um desses atores. Viu-se então o sucesso no atingimento dos objetivos das ações de bem pessoal, bem do outro e o começo do fomento das ações que visam reforçar o bem da cultura entre os participantes. A partir desse encontro, entendeu-se que os encontros não deveriam ter como foco um eixo de atuação específico, mas que deveriam sim contemplar um pouco dos 3 eixos, fazendo com que os encontros com o grupo do MIT e o intercâmbio de experiências ocorram de forma interativa, potencializando assim os resultados almejados no referente ao desenvolvimento do grupo e da importância do uso da metodologia, chegando assim mais rápida ao desejado bem da cultura. Também, a partir desse encontro, ficou claro para q equipe do Escritório de Prioridades Estratégicas a importância de se realizar encontros individuais com esses atores para a tirada de dúvidas pontuais e disseminação do conhecimento e uso da metodologia para outros atores que a princípio não participam do GTA. 7. Evento: 6 Encontro do Grupo Técnico Ampliado a) Data: 31 de Janeiro de 2013 b) Participantes:Escritório de Prioridades Estratégicas, INDI, SEDE, Sebrae, SEE, SECTES, SEF, SEPLAG, FIEMG, Central Exportaminas, RMBH e SEDRU. c) Objetivo: Apresentação dos resultados preliminares do projeto e interação via videoconferência com o Professor César Hidalgo e sua equipe. Nesse encontro foi apresentado aos vários atores envolvidos no projeto a primeira versão da ferramenta desenvolvida pela equipe do MIT para o uso do Product Space. Essa apresentação foi feita com a participação dessa equipe por vídeo conferencia e feita de maneira interativa através da mediação de responsável da equipe do Escritório de Prioridades Estratégicas, através de exercícios colaborativos, troca de experiências e possibilidade de interação com a equipe do MIT para dúvidas conceituais e técnicas acerca da metodologia e da ferramenta.

19 19 Contemplou-se então ações dos eixos de atuação 2 e 3. O encontro foi novamente elogiado e observou-se como os vários atores finalmente puderam entender como eles podem se beneficiar do uso da ferramenta, como seus pares podem fazê-lo e como essa metodologia pode ser importante para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. Vê-se então o sucesso no estabelecimento das ações que visam reforçar o bem pessoal, o bem do outro e o bem da cultura. Próximos encontros vem sendo planejados visando entregar a metodologia pronta para esses vários atores pertencentes a essa rede em Agosto. Para tal, tem-se planejado os seguintes encontros: 7 Encontro do Grupo Técnico Ampliado para compartilhamento de informações a respeito da atuação de diferentes órgãos e secretarias. 8 Encontro do Grupo Técnico Ampliado para fortalecimento da rede, em preparação para o lançamento final do projeto. 2 Workshop com a presença dos professores César Hidalgo e Ricardo Hausmann para apresentação dos resultados preliminares da plataforma e rodadas de discussão com atores-chave no processo de desenvolvimento econômico estadual. 9 Encontro do Grupo Técnico Ampliado para debater as contribuições apresentadas no 2 Workshop e preparar-se tecnicamente para o lançamento final da plataforma online. 3 Workshop, com a presença dos professores e sua equipe, para lançamento final do projeto e entrega da plataforma online. Espera-se então que ao fim desse terceiro worshop todos os atores envolvidos na rede estejam cientes de como podem usar essa nova metodologia para seu benefício próprio, saibam como seus colegas a estão usando e estejam devidamente engajados a trabalhar de forma espontânea para o uso e aperfeiçoamento desta. favorecendo assim a sobrevivência da cultura do uso do Product Space em curto, médio e longo prazos.

20 20 CONSIDERAÇÕES FINAIS Como pode ser visto, articular a rede de atores para a perfeita implementação do projeto Product Space não é simples e é fruto de muito planejamento e trabalho. Observa-se como muitas reuniões, encontros e horas de trabalho foram despendidos com o intuito de se trabalhar e fortalecer a rede em torno desse projeto. Seguindo a mesma lógica da implantação do Product Space, é um enorme desafio articular redes de maneira eficiente em tornos de projetos não só na esfera do desenvolvimento econômico, mas também em várias outras áreas de atuação tanto da esfera pública como da privada. Através desse trabalho tentou-se mostrar uma nova forma de articulação de redes de atores em torno de um projeto, utilizando os conceitos de planejamento cultural de Skinner. Sabe-se que essa é apenas uma possibilidade de atuação, porém espera-se que através da disseminação do conhecimento dessa até então bem sucedida experiência do Governo do Estado de Minas Gerais outros governos, grupos e projetos possam também se beneficiar ao ter um suporte metodológico já testado no referente a implementação e desenvolvimento de rede de atores acerca de um objetivo comum.

21 21 REFERÊNCIAS ABIB, J. (2001). Teoria moral de Skinner e desenvolvimento humano. Psicologia: Reflexão e Crítica, 14, BAUM, W. M. (2006). Compreendendo o behaviorismo: Ciência, comportamento e cultura. Porto Alegre: Artmed DE ROSE, JC: O que é comportamento? Sobre Comportamento e Cognição. Arbytes editora. Santo André, 1999 DITTRICH, A. (2008). Sobrevivência ou colapso? B. F. Skinner, J. M. Diamond e o destino das culturas. Psicologia: Reflexão e Crítica, 21, DOMINGUES, Edson P. et. al. Crescimento e Desigualdade Regional em Minas Gerais: Uma Avaliação do Cenário Econômico no Período de Anais do XV Seminário sobre a Economia Mineira. Diamantina (2012). HAUSMANN, R. et. al. (2011). The Atlas of Economic Complexity Mapping Paths to Prosperity. Boston: Center for International Development at Harvard University. HIDALGO, C. A. et. al. (2007). The Product Space Conditions the Development of Nations. Science 317, p NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Gestão do conhecimento. Tradução de A. Thorell. Porto Alegre: Bookman, SANTOS, Mariana V. Redes sociais informais e compartilhamento de significados sobre mudança organizacional: estudo numa empresa petroquímica. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Universidade Federal da Bahia. Salvador, SKINNER, B. F. (1971). Para além da liberdade e da dignidade (Trad. J. L. Peixoto). Lisboa: edições 70. SKINNER, B. F. (1976). Ciência e comportamento humano. São Paulo: EDART.

22 22 AUTORIA Paulo Henrique Jelihovschi Escritório de Prioridades Estratégicas Governo do Estado de Minas Gerais. Endereço eletrônico: Felipe Augusto de Araujo Escritório de Prioridades Estratégicas Governo do Estado de Minas Gerais. Endereço eletrônico:

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL MOHAMED HABIB* & GIOVANNA FAGUNDES** * Professor Titular, IB, UNICAMP ** Aluna

Leia mais

Uma plataforma inovadora que agrega. valor às análises econômicas e ao acesso a dados públicos

Uma plataforma inovadora que agrega. valor às análises econômicas e ao acesso a dados públicos Uma plataforma inovadora que agrega valor às análises econômicas e ao acesso a dados públicos Projeto surge de relações estabelecidas pelo Governo de Minas e o MIT Media Lab Interação entre Minas Gerais

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

PISAC: um modelo de aceleração de inovações na CPIC. Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído

PISAC: um modelo de aceleração de inovações na CPIC. Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído PISAC: um modelo de aceleração de inovações na CPIC Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído Contexto do SC no Brasil O setor da construção no Brasil é cheio de paradoxos. De um lado,

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras 1. DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável, das áreas onde atuamos e

Leia mais

NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DOS NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NOS INSTITUTOS QUE OPERAM NO ÂMBITO DA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CONTRATO 189-01/2012 RELATÓRIO 1 30.09.2012

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

ser alcançada através de diferentes tecnologias, sendo as principais listadas abaixo: DSL (Digital Subscriber Line) Transmissão de dados no mesmo

ser alcançada através de diferentes tecnologias, sendo as principais listadas abaixo: DSL (Digital Subscriber Line) Transmissão de dados no mesmo 1 Introdução Em 2009, o Brasil criou o Plano Nacional de Banda Larga, visando reverter o cenário de defasagem perante os principais países do mundo no setor de telecomunicações. Segundo Ministério das

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS Universidade Federal da Bahia Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS Reunião de 18 de junho de 2010 Resumo

Leia mais

HISTÓRIAREAL. Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada. Rodrigo Pinto. Microsoft

HISTÓRIAREAL. Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada. Rodrigo Pinto. Microsoft HISTÓRIAREAL Rodrigo Pinto Microsoft Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada Com a enorme quantidade de informação, o funcionário perde o controle do que é prioritário para

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 PROGRAMA ÉTICA E CIDADANIA construindo valores na escola e na sociedade Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 Ulisses F. Araújo 2 A construção de um ambiente ético que ultrapasse

Leia mais

Como organizar um processo de planejamento estratégico

Como organizar um processo de planejamento estratégico Como organizar um processo de planejamento estratégico Introdução Planejamento estratégico é o processo que fixa as grandes orientações que permitem às empresas modificar, melhorar ou fortalecer a sua

Leia mais

Planejamento e Gestão Estratégica

Planejamento e Gestão Estratégica Planejamento e Gestão Estratégica O Governo de Minas estabeleceu como um dos eixos norteadores da suas políticas públicas a eficiência na utilização dos recursos e a oferta de serviços com qualidade cada

Leia mais

Rede de Produção de Plantas Medicinais, Aromáticas e Fitoterápicos

Rede de Produção de Plantas Medicinais, Aromáticas e Fitoterápicos Rede de Produção de Plantas Medicinais, Aromáticas e Fitoterápicos Atores envolvidos Movimentos Sociais Agricultura Familiar Governos Universidades Comunidade Científica em Geral Parceiros Internacionais,

Leia mais

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA ALFABETIZAÇÃO NO TEMPO CERTO NAs REDES MUNICIPAIS DE ENSINO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS

Leia mais

Com-Vida. Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida

Com-Vida. Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Com-Vida Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Com-Vida Comissao de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Depois de realizar a Conferência... Realizada a Conferência em sua Escola ou Comunidade, é

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para a elaboração do projeto escolar

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para a elaboração do projeto escolar MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA Coordenação-Geral de Ensino Médio Orientações para a elaboração do projeto escolar Questões norteadoras: Quais as etapas necessárias à

Leia mais

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização Juliana Ferreira Universidade Estadual Paulista UNESP- Araraquara E-mail: juliana.ferreiraae@gmail.com Silvio Henrique

Leia mais

Introdução. Objetivos do Curso

Introdução. Objetivos do Curso Introdução A nova dinâmica dos negócios, principalmente relacionada ao meio industrial, impele uma realidade de novos desafios para a indústria nacional. O posicionamento do Brasil como liderança global

Leia mais

Gestão de Programas Estruturadores

Gestão de Programas Estruturadores Gestão de Programas Estruturadores Fevereiro/2014 DEFINIÇÕES Rede de Desenvolvimento Integrado Arranjos que estimulam e proporcionam um comportamento (em rede) cooperativo entre agentes governamentais

Leia mais

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental O momento certo para incorporar as mudanças A resolução 4.327 do Banco Central dispõe que as instituições

Leia mais

O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares

O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares O uso da Inteligência Competitiva como processo para monitorar tecnologias, legislação, ambiente regulatório, concorrência,

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Setembro de 2010 Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente

Leia mais

Plataforma dos Centros Urbanos

Plataforma dos Centros Urbanos Plataforma dos Centros Urbanos O que é a Plataforma dos Centros Urbanos? É uma iniciativa nacional de articulação, fortalecimento e desenvolvimento de políticas públicas, programas e ações voltados para

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA SE-001/2011

TERMO DE REFERÊNCIA SE-001/2011 TERMO DE REFERÊNCIA SE-001/2011 Objeto da contratação Consultor sênior Título do Projeto Projeto BRA 07/010 Designação funcional Duração do contrato Consultoria por produto 04 meses Data limite para envio

Leia mais

Pesquisa Etnográfica

Pesquisa Etnográfica Pesquisa Etnográfica Pesquisa etnográfica Frequentemente, as fontes de dados têm dificuldade em dar informações realmente significativas sobre a vida das pessoas. A pesquisa etnográfica é um processo pelo

Leia mais

DIREITOS HUMANOS, JUVENTUDE E SEGURANÇA HUMANA

DIREITOS HUMANOS, JUVENTUDE E SEGURANÇA HUMANA DIREITOS HUMANOS, JUVENTUDE E SEGURANÇA HUMANA FARIAS, Maria Lígia Malta ¹ SOUSA, Valéria Nicolau de ² TANNUSS, Rebecka Wanderley ³ Núcleo De Cidadania e Direitos Humanos/ PROEXT RESUMO O Projeto de Extensão

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA A concepção que fundamenta os processos educacionais das Instituições da Rede Federal de Educação

Leia mais

e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br 1 CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br 2 CONVERSANDO SOBRE CURRÍCULO Diferentes concepções Conteúdos e competências Sobre aprendizagens Projetos alternativos

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

Estratégias para a implantação do T&V

Estratégias para a implantação do T&V 64 Embrapa Soja, Documentos, 288 Estratégias para a implantação do T&V Lineu Alberto Domit 1 A estratégia de ação proposta está baseada na experiência acumulada na implantação do sistema T&V no estado

Leia mais

PEN - Processo de Entendimento das Necessidades de Negócio Versão 1.4.0

PEN - Processo de Entendimento das Necessidades de Negócio Versão 1.4.0 PEN - Processo de Entendimento das Necessidades de Negócio Versão 1.4.0 Banco Central do Brasil, 2015 Página 1 de 14 Índice 1. FLUXO DO PEN - PROCESSO DE ENTENDIMENTO DAS NECESSIDADES DE NEGÓCIO... 3 2.

Leia mais

O papel educativo do gestor de comunicação no ambiente das organizações

O papel educativo do gestor de comunicação no ambiente das organizações O papel educativo do gestor de comunicação no ambiente das organizações Mariane Frascareli Lelis Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP, Bauru/SP e-mail: mariane_lelis@yahoo.com.br;

Leia mais

COMO SE ASSOCIAR 2014

COMO SE ASSOCIAR 2014 2014 QUEM SOMOS FUNDADO EM 2004, O CONSELHO EMPRESARIAL BRASIL CHINA CEBC É UMA INSTITUIÇÃO BILATERAL SEM FINS LUCRATIVOS FORMADA POR DUAS SEÇÕES INDEPENDENTES, NO BRASIL E NA CHINA, QUE SE DEDICA À PROMOÇÃO

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

O passo a passo da participação popular Metodologia e diretrizes

O passo a passo da participação popular Metodologia e diretrizes O passo a passo da participação popular Metodologia e diretrizes Com o objetivo de garantir a presença da população na construção e no planejamento de políticas públicas, o Governo de Minas Gerais instituiu

Leia mais

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fúlvia Rosemberg: analisa ações de inclusão e apresenta programa voltado para a formação de novas lideranças

Leia mais

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Claudia Davis: É preciso valorizar e manter ativas equipes bem preparadas

Leia mais

Estimativas Profissionais Plano de Carreira Empregabilidade Gestão de Pessoas

Estimativas Profissionais Plano de Carreira Empregabilidade Gestão de Pessoas By Marcos Garcia Como as redes sociais podem colaborar no planejamento e desenvolvimento de carreira (individual e corporativo) e na empregabilidade dos profissionais, analisando o conceito de Carreira

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

CENTRO DE REFERÊNCIA EM INOVAÇÃO MINAS Devolutiva da Dinâmica de Escolha dos Temas de 2011

CENTRO DE REFERÊNCIA EM INOVAÇÃO MINAS Devolutiva da Dinâmica de Escolha dos Temas de 2011 CENTRO DE REFERÊNCIA EM INOVAÇÃO MINAS Devolutiva da Dinâmica de Escolha dos Temas de 2011 Março 2011 Introdução Os rumos da inovação em Minas, foi o debate central do encontro que marcou o lançamento

Leia mais

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃODE RECURSOS HUMANOS DA ANTT

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃODE RECURSOS HUMANOS DA ANTT FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃODE RECURSOS HUMANOS DA ANTT Quadro de Servidores SITUAÇÃO 2008 2009 Abril 2010 CARGOS EFETIVOS (*) 429 752 860 Analista Administrativo 16 40 41 Especialista em Regulação 98 156 169

Leia mais

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Eixo temático 1: Fundamentos e práticas educacionais Telma Sara Q. Matos 1 Vilma L. Nista-Piccolo 2 Agências Financiadoras: Capes / Fapemig

Leia mais

Elaboração de Projetos FECOP 2014. Everton Cabral Maciel everton.maciel@seplag.ce.gov.br

Elaboração de Projetos FECOP 2014. Everton Cabral Maciel everton.maciel@seplag.ce.gov.br Elaboração de Projetos FECOP 2014 Everton Cabral Maciel everton.maciel@seplag.ce.gov.br O que vamos fazer? Pensar em Projetos Organizar o pensamento Conectar com a realidade e a legislação Estruturar projeto

Leia mais

Mapa da Educação Financeira no Brasil

Mapa da Educação Financeira no Brasil Mapa da Educação Financeira no Brasil Uma análise das iniciativas existentes e as oportunidades para disseminar o tema em todo o País Em 2010, quando a educação financeira adquire no Brasil status de política

Leia mais

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do Dimensão 2 As políticas para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de

Leia mais

GESTÃO, SINERGIA E ATUAÇÃO EM REDE. Prof. Peter Bent Hansen PPGAd / PUCRS

GESTÃO, SINERGIA E ATUAÇÃO EM REDE. Prof. Peter Bent Hansen PPGAd / PUCRS GESTÃO, SINERGIA E ATUAÇÃO EM REDE Prof. Peter Bent Hansen PPGAd / PUCRS Agenda da Conferência O que são redes? O que são redes interorganizacionais? Breve histórico das redes interorganizacionais Tipos

Leia mais

Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento. (2010-2015) ENED Plano de Acção

Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento. (2010-2015) ENED Plano de Acção Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (2010-2015) ENED Plano de Acção Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (2010-2015) ENED Plano de Acção 02 Estratégia Nacional de

Leia mais

Programa de Capacitação

Programa de Capacitação Programa de Capacitação 1. Introdução As transformações dos processos de trabalho e a rapidez com que surgem novos conhecimentos e informações têm exigido uma capacitação permanente e continuada para propiciar

Leia mais

Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza

Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza OConselho da Comunidade Solidária foi criado em 1995 com base na constatação de que a sociedade civil contemporânea se apresenta como parceira indispensável

Leia mais

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) divulgou nesta terça-feira os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos,

Leia mais

Dados do Ensino Médio

Dados do Ensino Médio Dados do Ensino Médio População de 15 a 17 anos (2010): 10.357.874 (Fonte: IBGE) Matrículas no ensino médio (2011): 8.400.689 (Fonte: MEC/INEP) Dados do Ensino Médio Dos 10,5 milhões de jovens na faixa

Leia mais

Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7. 1. Antecedentes

Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7. 1. Antecedentes Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7 Ref: Contratação de consultoria pessoa física para desenvolver o Plano de Uso Público para a visitação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro concentrando na análise

Leia mais

Andréa Bolzon Escritório da OIT no Brasil. Salvador, 08 de abril de 2013

Andréa Bolzon Escritório da OIT no Brasil. Salvador, 08 de abril de 2013 Andréa Bolzon Escritório da OIT no Brasil Salvador, 08 de abril de 2013 Fundada em 1919 (Tratado de Versalhes) Mandato: promover a justiça social e o reconhecimento internacional dos direitos humanos e

Leia mais

Edital 03.2014 TERMO DE REFERÊNCIA 01

Edital 03.2014 TERMO DE REFERÊNCIA 01 Edital 03.2014 TERMO DE REFERÊNCIA 01 ELABORAÇÃO DE PLANOS DE SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA PARA EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS ORGANIZADOS EM REDES DE COOPERAÇÃO NOS TERRITÓRIOS DA MATA SUL/PE, MATA

Leia mais

Minuta do Capítulo 10 do PDI: Relações Externas

Minuta do Capítulo 10 do PDI: Relações Externas Minuta do Capítulo 10 do PDI: Relações Externas Elaborada pela Diretoria de Extensão e pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação 1 1 Esta minuta será apreciada pelo Colegiado de Ensino, Pesquisa

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher. Termo de Referência. Assessoria à Supervisão Geral Assessor Técnico

Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher. Termo de Referência. Assessoria à Supervisão Geral Assessor Técnico Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher Termo de Referência Assessoria à Supervisão Geral Assessor Técnico No âmbito do Programa Pernambuco Trabalho e Empreendedorismo da Mulher conveniado

Leia mais

BANCO DE AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA

BANCO DE AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA BANCO DE AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA I. Considerações Iniciais e Justificativa O movimento constante da história humana é impulsionado pela transformação de informações em conhecimentos que sustentam

Leia mais

Consultoria em Treinamento & Desenvolvimento de Pessoas

Consultoria em Treinamento & Desenvolvimento de Pessoas Consultoria em Treinamento & Desenvolvimento de Pessoas Evolução PMC têm atuação diferenciada na gestão de pessoas e clima organizacional, gerando na equipe mais agilidade para a mudança e maior capacidade

Leia mais

Prezados futuros psicólogos,

Prezados futuros psicólogos, Prezados futuros psicólogos, Na disciplina Processo de Mediação já caracterizamos o que é um processo de mediação, sua função social e os benefícios decorrentes desse tipo de trabalho em contextos em que

Leia mais

EDITAL CHAMADA DE CASOS

EDITAL CHAMADA DE CASOS EDITAL CHAMADA DE CASOS INICIATIVAS INOVADORAS EM MONITORAMENTO DO DESENVOLVIMENTO LOCAL E AVALIAÇÃO DE IMPACTO O Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (GVces) e as empresas

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

ilupas da informação e comunicação na área de Saúde entrevista

ilupas da informação e comunicação na área de Saúde entrevista ilupas Pesquisa Nacional identifica investimentos em tecnologias da informação e comunicação na área de Saúde Por Kelly de Souza O baixo grau de investimento em Tecnologias da Informação e Comunicação

Leia mais

Análise do Ambiente estudo aprofundado

Análise do Ambiente estudo aprofundado Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Disciplina Gestão Estratégica e Serviços 7º Período Administração 2013/2 Análise do Ambiente estudo aprofundado Agenda: ANÁLISE DO AMBIENTE Fundamentos Ambientes

Leia mais

II. Atividades de Extensão

II. Atividades de Extensão REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO I. Objetivos A extensão tem por objetivo geral tornar acessível, à sociedade, o conhecimento de domínio da Faculdade Gama e Souza, seja por sua própria produção, seja

Leia mais

Rumo à abertura de capital

Rumo à abertura de capital Rumo à abertura de capital Percepções das empresas emergentes sobre os entraves e benefícios 15º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais 4 de julho de 2013 Pontos de partida

Leia mais

Recursos Hídricos. Análise dos dados do Programa Prospectar. Anexo IV. Prospecção Tecnológica

Recursos Hídricos. Análise dos dados do Programa Prospectar. Anexo IV. Prospecção Tecnológica Centro de Gestão e Estudos Estratégicos Ciência, Tecnologia e Inovação Anexo IV Recursos Hídricos Análise dos dados do Programa Prospectar 1 Apresentação Este documento traz o resultado de análise realizada

Leia mais

PESQUISA-AÇÃO DICIONÁRIO

PESQUISA-AÇÃO DICIONÁRIO PESQUISA-AÇÃO Forma de pesquisa interativa que visa compreender as causas de uma situação e produzir mudanças. O foco está em resolver algum problema encontrado por indivíduos ou por grupos, sejam eles

Leia mais

Construção de redes sociais e humanas: um novo desafio. Sonia Aparecida Cabestré Regina Celia Baptista Belluzzo

Construção de redes sociais e humanas: um novo desafio. Sonia Aparecida Cabestré Regina Celia Baptista Belluzzo Construção de redes sociais e humanas: um novo desafio. Sonia Aparecida Cabestré Regina Celia Baptista Belluzzo Um pouco de história... Características Sociedade Agrícola Agricultura, Caça TERRA Sociedade

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Local de atuação: Brasília/DF com disponibilidade para viagens em todo o território nacional.

TERMO DE REFERÊNCIA. Local de atuação: Brasília/DF com disponibilidade para viagens em todo o território nacional. TERMO DE REFERÊNCIA Denominação: Consultor(a) especializado(a) para atuação na área de suporte técnico e avaliação das políticas de fortalecimento da agricultura familiar, com enfoque nos princípios da

Leia mais

TERMO DE REFERENCIA. Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher

TERMO DE REFERENCIA. Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher TERMO DE REFERENCIA Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher Supervisão Geral No âmbito do Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher, conveniado com a Secretaria Especial

Leia mais

SOLICITAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE MANIFESTAÇÕES DE INTERESSE Nº 006/2012 SELEÇÃO DE CONSULTOR INDIVIDUAL

SOLICITAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE MANIFESTAÇÕES DE INTERESSE Nº 006/2012 SELEÇÃO DE CONSULTOR INDIVIDUAL SOLICITAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE MANIFESTAÇÕES DE INTERESSE Nº 006/2012 SELEÇÃO DE CONSULTOR INDIVIDUAL Contrato de Empréstimo IPEA/BID nº 1841/OC-BR Projeto: Dinâmica do Sistema Produtivo Brasileiro perspectivas

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO I DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO I DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Lei n o 9.795, de 27 de Abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso

Leia mais

Escola de Políticas Públicas

Escola de Políticas Públicas Escola de Políticas Públicas Política pública na prática A construção de políticas públicas tem desafios em todas as suas etapas. Para resolver essas situações do dia a dia, é necessário ter conhecimentos

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultoria pessoa física para serviços de preparação

Leia mais

Brasil-China: Uma Agenda de

Brasil-China: Uma Agenda de Brasil-China: Uma Agenda de Colaboração Jorge Arbache BNDES Palácio do Itamaraty, Rio de Janeiro, 17 de junho de 2011 1 China Principal parceiro comercial do Brasil Um dos principais investidores estrangeiros

Leia mais

Comunidades de prática

Comunidades de prática Comunidades de prática Objetivos (Henrique Bizzarria para o site Ebah) Comunidades de praticas! O que são?! Para que servem?! Porquê falar delas? Comunidades de prática! O termo "comunidade de prática"

Leia mais

DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS

DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS 1 DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES E OBJETIVO DO MOVIMENTO 2 Artigo 1º O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós

Leia mais

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Somos especializados na identificação e facilitação de soluções na medida em que você e sua empresa necessitam para o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 Modelo 2: resumo expandido de relato de experiência Resumo expandido O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

2 - Sabemos que a educação à distância vem ocupando um importante espaço no mundo educacional. Como podemos identificar o Brasil nesse contexto?

2 - Sabemos que a educação à distância vem ocupando um importante espaço no mundo educacional. Como podemos identificar o Brasil nesse contexto? A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E O FUTURO Arnaldo Niskier 1 - Qual a relação existente entre as transformações do mundo educacional e profissional e a educação à distância? A educação à distância pressupõe uma

Leia mais

49 o CONSELHO DIRETOR 61 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL

49 o CONSELHO DIRETOR 61 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE 49 o CONSELHO DIRETOR 61 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL Washington, D.C., EUA, 28 de setembro a 2 de outubro de 2009 CD49.R10 (Port.) ORIGINAL:

Leia mais

Posição da indústria química brasileira em relação ao tema de mudança climática

Posição da indústria química brasileira em relação ao tema de mudança climática Posição da indústria química brasileira em relação ao tema de mudança climática A Abiquim e suas ações de mitigação das mudanças climáticas As empresas químicas associadas à Abiquim, que representam cerca

Leia mais

IMPORTANTES ÁREAS PARA SUCESSO DE UMA EMPRESA

IMPORTANTES ÁREAS PARA SUCESSO DE UMA EMPRESA IMPORTANTES ÁREAS PARA SUCESSO DE UMA EMPRESA SILVA, Paulo Henrique Rodrigues da Discente da Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerencias E-mail: ph.rs@hotmail.com SILVA, Thiago Ferreira da Docente da Faculdade

Leia mais

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho Pesquisa Semesp A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho 2008 Ensino superior é um forte alavancador da carreira profissional A terceira Pesquisa Semesp sobre a formação acadêmica dos profissionais

Leia mais

Nesta IV edição o Encontro nacional de Juventude e Meio Ambiente vêm contribuir,

Nesta IV edição o Encontro nacional de Juventude e Meio Ambiente vêm contribuir, Introdução O IV Encontro Nacional de Juventude e Meio Ambiente é uma continuidade do processo de fortalecimento dos Movimentos de Juventude e Meio Ambiente que ocorre desde 2003. Em suas edições anteriores

Leia mais

Análise exploratória da Inovação Tecnológica nos Estados, Regiões e. no Brasil com base na Pesquisa de Inovação Tecnológica PINTEC

Análise exploratória da Inovação Tecnológica nos Estados, Regiões e. no Brasil com base na Pesquisa de Inovação Tecnológica PINTEC USCS UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Guilherme Yukihiro Dallaido Shibata Análise exploratória da Inovação Tecnológica nos Estados, Regiões e no Brasil com

Leia mais

Termo de Referência para contratação de consultor na modalidade Produto

Termo de Referência para contratação de consultor na modalidade Produto TÍTULO DO PROJETO: Fortalecimento da capacidade institucional com vistas a melhoria dos processos de monitoramento e avaliação dos programas de fomento voltados para a Educação Básica e para o Ensino Superior

Leia mais

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais