O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ELEMENTO FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ELEMENTO FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL"

Transcrição

1 O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ELEMENTO FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL Elaine Gomes de Oliveira 1 Suênya Thatiane Souza de Almeira 2 RESUMO Este trabalho busca compreender e analisar de que forma a prática do estágio supervisionado em Serviço Social se configura como elemento fundamental para a formação profissional dos assistentes sociais. Deste modo, traça alguns elementos necessários para a compreensão do processo de formação na contemporaneidade, buscando identificar particularidades e o papel que o mesmo vem desempenhando no atual contexto social e econômico que rebate diretamente na formação, levando em consideração as artimanhas do capital diante da educação superior no Brasil e suas implicações para o Serviço Social. Palavras-chave: Estágio Supervisionado, ensino superior e formação profissional. 1 Estudante do 8º Período do Curso de Serviço Social da Faculdade Novos Horizontes Belo Horizonte / MG. 2 Coordenadora do Curso de Serviço Social da Faculdade Novos Horizontes - Belo Horizonte / MG. Doutoranda em Serviço Social pela UNESP / Franca - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Mestre em Serviço Social pela UNESP / Franca - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Especialista em Intervenção Familiar pela Faculdade Santo Agostinho de Montes Claros (2005). Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2001).

2 2 1 INTRODUÇÃO Pode-se inferir que os questionamentos sobre Estágio Supervisionado em Serviço Social não se constitui como uma nova discussão sobre a formação profissional da categoria no âmbito brasileiro. Entretanto, diante do cenário atual, de mercantilização da educação e contrarreformas do ensino superior, a busca por mão de obra capacitada intensificou-se e competências comportamentais, éticas e políticas passaram a ser mais exigidas pelo mercado do que a qualificação em si. Diante destes desafios o tema, Estágio Supervisionado adquire novas nuance e se torna um debate atual, para os/as assistentes sociais e suas organizações, para as Unidades de Formação Acadêmica em Serviço Social, campos de estágios bem como para todos os sujeitos que estão direta ou indiretamente envolvidos nesse processo. O Estágio supervisionado é concebido como atividade curricular obrigatória, objetivando a capacitação do aluno a partir da sua inserção em espaço sócio ocupacional, onde pressupõe supervisão sistemática, tendo como base a Lei 8.66/93 (Lei que Regulamenta a Profissão de Serviço Social), o Código de Ética Profissional (1993) e a RESOLUÇÃO CFESS Nº 533, de 29 de setembro de Sendo assim, a formação profissional do assistente social é alicerçada em um direcionamento crítico que vincula as bases da profissão ao projeto social das classes subalternas e seus interesses coletivos e põe no horizonte do Projeto Ético Político profissional a superação da ordem burguesa. Busca-se despertar a atenção para as exigências do mundo contemporâneo e suas implicações para a formação acadêmica, dado a conjuntura atual de desenvolvimento do capitalismo, sobretudo nas contrarreformas do Estado, no bojo da reestruturação produtiva, nas perdas de direitos sociais, no desmonte e na precarização do processo de trabalho. Sendo assim, observa-se a necessidade de indagações acerca do Estágio Supervisionado uma vez que, o mesmo configura-se como locus de apropriação da prática profissional dos futuros/as Assistentes Sociais. Este processo encontra-se diretamente ligado ao futuro da profissional dos Assistentes Sociais, e o modo em que ele está sendo capacitado para enfrentar o mercado de trabalho e formular respostas aos usuários de seus serviços. Deste modo, considero de grande relevância a problematização a respeito desta temática.

3 3 2 DESENVOLVIMENTO 2.1 Serviço Social brasileiro: um breve resgate Não se pode falar em Serviço Social sem fazer menção ao capitalismo. O Serviço Social nasce pela ideologia do capital que segundo Estevão, (1984) pode ser compreendido como fruto da união entre a cidade com a indústria, nasce para controle da pobreza e adestramento da classe trabalhadora, em um dado momento da história em que nada poderia impedir o aumento e a consolidação do modo de produção capitalista. Foi necessário um profissional capaz de lidar com a crescente demanda do processo de exploração vivenciado pela classe trabalhadora. Neste primeiro momento o Serviço Social é tido com instrumento do Estado para manutenção da ordem burguesa. Inicialmente, a profissão servia para o controle da pobreza. Existiam as damas de caridade que contribuíam para realizar atividades que eram impostas pela Igreja Católica. Com o aumento e a consolidação do modo de produção capitalista começou a expandir a questão social, onde a classe burguesa tinha que conseguir mecanismo para manter a ordem e a continuidade do seu poder. A realidade trazida pelo capitalismo estava posta e imposta: ou o trabalhador se mercantilizava, assumindo a condição de mercadoria útil ao Capital, ou se coisificava, assumindo o estado de coisa pública - república a que correspondia a perda da cidadania, a não-cidadania. (MARTINELLI, 2005 p. 57) Nesse contexto foi visto a necessidade de se criar instituições, que se encarregassem de formar profissionais que atuassem especificamente na área da assistência social e colocar em questão a institucionalização do Serviço Social. Nessas práticas as ações prestadas pelo assistente social ainda eram o controle da pobreza visando o lucro do capitalismo. No Brasil, o Serviço Social começou entre os anos de Nessa década, o Brasil vivia um processo de início dentro da industrialização de importações, num contexto de capitalismo dependente e agroexportador. No período de 1930 a 1935, o governo brasileiro começou a sofrer pressões da classe trabalhadora, que é então controlada através da criação de organismos normalizadores e disciplinares das relações de trabalho, em especial través do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. [...] a origem do Serviço Social como profissão tem, pois, a marca profunda do capitalismo e do conjunto de variáveis que a ele estão subjacentes-alienação, contradição, antagonismo, pois foi nesse vasto caudal que ele foi engendrado e desenvolvido (MARTINELLI, 2005, p. 66)

4 4 Recém-formados, em 1936, os novos assistentes sociais tinham por finalidade intervir com as famílias, mas essa intervenção era na moral, na higiene e como inseri-los na ordem social. [...] Exemplos dessa articulação, na prática, podem ser vistos através das atividades das assistentes sociais subindo os morros das favelas para levar as pessoas a regularizarem suas relações de casal por uma certidão de casamento ou certidão de nascimento dos filhos e a evitar relações consideradas promíscuas ou perigosas: era a ordem moral e social para harmonizar classes sociais e edificar a boa família, o bom operário, o homem e a mulher sadia (FALEIROS, 2005 p.13). Analisando esse contexto notava-se que o assistente social tinha por base a intervenção na moral dos usuários. Identificado como profissional assalariado, o assistente social começou a desenvolver sua prática de acordo com a política a qual lhe era oferecida pelo Estado e por grandes empresas, tendo como público alvo a massa trabalhadora. Segundo Faleiros (2005), com isso, o processo de formação e expansão políticas, sociais e econômicas o profissional era chamado para não mais resolver as demandas da moral ou higiene, mais para articular a harmonia entre Estado e sociedade. E buscando ter sua própria teoria o Serviço Social vivenciou muitos conflitos ideológicos e políticos. Esses movimentos de elaboração crítica articulam-se com as lutas estudantis e lutas políticas pela transformação das relações de dependência entre países e das relações de exploração e dominação entre classes. A chamada geração de 65 [...] marcadamente latino-americano, questionando o importado, enquanto outros, já influenciados pela Revolução Cubana e pela luta anti-imperialista e anti-capitalinista dos anos 60, passaram a crítica do processo de dominação de classe presente no Serviço Social implicando também a crítica à burocratização do Serviço Social. Buscavam outra inserção do Serviço Social junto às classes trabalhadoras, na realidade a elas articulada (FALEIROS, 2005, p. 17). Assim, começou-se a notar que o Serviço Social precisava de um embasamento teórico-metodológico que construísse uma possibilidade de transformação social. Os movimentos sociais trouxeram para o Serviço Social uma visão crítica despertando a atenção para a busca de uma teoria fundamentada, o que já era discutido na Europa por Karl Marx. Muitos dentro do Serviço Social tiveram a base nas teorias Marxistas. Mas, com a vinda da ditadura em 1964 os movimentos sociais tiveram seus direitos cortados e assim afastaram o Serviço Social da classe trabalhadora devido à nova organização do governo. Os anos 60, ao longo dos quais se processou um agravamento do quadro político nacional, encontravam o Serviço Social recuado do cenário histórico, produzindo e

5 5 reproduzindo práticas incapazes de se somarem aos esforços de construção e prevenção de espaços democráticos em uma sociedade oprimida por uma ditadura militar (MARTINELLI, 2005, p. 142) A ditadura militar causou inúmeros retrocessos não apenas na profissão, mas também em todas as partes da sociedade. Houve morte, exílio, perseguição torturas, proibição de música a arte a cultura a imprensa e manifestações sociais principalmente. Foi um momento de retrocesso para a profissão em termos teórico-metodológicos que tiveram livros queimados e proibidos de serem impressos. Nesse momento os profissionais sentiram a necessidade de rever sua formação profissional, sentiam necessidade de um processo de ruptura. [...] percebe-se que a formação de aliança dos assistentes sociais com a clientela e com os outros profissionais é colocada na perspectiva de uma ação coletiva, visa um processo de organização e mobilização dos assistentes sociais, enquanto categoria profissional de forma que suas ações tenham reflexão na constituição de sujeitos coletivos que visa a um processo de organização e mobilização dos assistentes sociais enquanto categoria profissional (OLIVEIRA, 1988 apud SILVA & SILVA, 2007, p. 175) Segundo Faleiros (2005), em 1988, a Associação Brasileira de Ensino de Serviço Social (ABESS) buscou discutir sobre a implantação da metodologia no Serviço Social. Pretendia começar uma reflexão dialética que tem a crítica como instrumento de penetração dos meandros da produção de uma atividade profissionalizada, institucionalizada e organizada no contexto político entre capital x trabalho. [...] Coloca-se a necessidade de uma base teórica sólida, tendo em vista a formação para pesquisa e a formação técnica-operativa para intervenção, devendo superar outro dilema: o da relação teoria/prática. E aqui reafirmamos nosso entendimento de que a fragilidade, dita instrumental, no Serviço Social, tem como determinação maior a fragilidade teórico-conceitual, entendendo que o teórico-metodológico constitui uma unidade, uma totalidade (SILVA & SILVA, 2007, p. 249) Ainda segundo Faleiros (2005), um desafio metodológico da profissão é trabalhar a representação e a reprodução a fim de mediar suas complexidades, pois envolve uma série de pressupostos de diferentes abordagens. Nesse momento o Serviço Social se apropria da teoria marxista, com a introdução do conceito de participação popular, na busca de uma ruptura com a visão conservadora. No intuito de romper com a visão conservadora e tradicional da profissão, o Movimento de Reconceituação preocupou-se como desenvolvimento teórico, a dimensão crítica e política do Serviço Social. Para Iamamoto (2012), afirma que o Serviço Social

6 6 centrou sua análise com a questão de classe, na defesa do trabalhador, e hoje acrescenta de maneira nítida, ao processo de compreensão e intervenção social a questão da cidadania. Assim, trabalho e formação profissional encontram-se estreitamente ligados a um desafio comum: compreender suas raízes, de modo que qualifique a postura do Assistente social e o transforme em um profissional adequado ao mercado trabalho e ao projeto ético político da profissão, sem abrir mão de seus compromissos com a construção da cidadania, a defesa da esfera pública, o cultivo da democracia, parceria da equidade e da liberdade, princípios fundamentais inscritos no Código de Ética do Assistente Social de O Estágio Supervisionado e a Formação profissional do Assistente Social no cenário contemporâneo Na busca pela formulação de novos conhecimentos, o Estágio Supervisionado pode ser compreendido como instrumento de suma importância para a formação profissional embora não seja o único. É importante atentarmos para as transformações do mercado de trabalho que incidem na dinâmica do trabalho do assistente social e interferem na dinâmica do Estágio Supervisionado. [...] o estágio, que, a partir da década de 1990, vê-se subjugado cada vez mais a critérios de seleção específicos do próprio campo, conforme tendência do mercado que busca um estagiário cujo perfil seja mais adequado aos seus interesses e necessidades (RIBEIRO, 2013, p.88). De acordo com Ribeiro (2013), o mercado vem tentado subordinar o processo de estágio à lógica mercantilista, e tal tendência incidiu negativamente no processo de formação prático profissional. Assim, estágio compreendido como momento essencial para a formação do aluno de Serviço Social, pode ser percebido em alguns momentos como algo meramente burocrático para cumprir uma grade curricular. O mercado de trabalho reivindica do profissional de Serviço Social uma qualificação, que segundo Souza & Azevedo (2004), não é uma competência no sentido operacional, mas uma competência, ligada diretamente às necessidades que emergiram do mundo do trabalho e do sistema produtivo, criando um perfil profissional aceitável ao mercado de trabalho, que exige do profissional, competências múltiplas, reatualizado de acordo com as necessidades apenas do mercado, tornando o trabalho cada vez mais alienado.

7 7 [...] a subalternidade de muitos assistentes sociais e estagiários ante outras profissões e/ou às hierarquias institucionais. Há, no estagio, uma tendência de a instituição campo apropriar-se do trabalho do estagiário que é incorporado em suas rotinas, compondo a burocracia institucional, o que leva o estagiário muitas vezes, ao ativismo ou a afirmativa de que na prática a teoria é outra. (RIBEIRO, 2013 p.84). Existe uma clara tendência pela busca de qualificação permanente dos profissionais, entretanto, é necessário atentarmos para a possibilidade de construir ainda na academia, meios para um processo de formação que possibilite ao aluno maior qualificação intelectual e cultural, para que possa responder com competência e criatividade as demandas que emergem em sua trajetória. Embora as Diretrizes Curriculares e o Projeto Ético-Politico da categoria indicarem uma direção hegemônica e alguns profissionais se posicionarem em defesa do mesmo, notamos que no cotidiano da prática acabam imprimindo um sentido contrário. Alguns supervisores delegam tarefas estratégicas do serviço em que atuam ao estagiário, alegando que apenas dessa forma poderá o aluno desenvolver autonomia e segurança. Ressalto que tal postura não contribui com o processo de formação do aluno; ao contrário, tende a desqualifica-lo, tendo em vista que ignora seu grau de amadurecimento teórico, técnico e interventivo, fazendo do estágio um laboratório em que as atividades são desenvolvidas a partir do binômio ensaio erro.( ORTIZ, 2013 p.125). Buriolla (2011) afirma que o Estágio Supervisionado deve ser considerado, como momento único de sua aprendizagem, propõe reflexão sobre a ação profissional amadurecimento, possibilitando a construção de uma visão crítica da dinâmica das relações existentes no campo institucional apoiando na supervisão ao indagar sobre si mesmo e seu objeto, tomado por reflexões, em sua processualidade dialética, transcendendo, tendo em vista possibilidade e elaboração de novos conhecimentos. Santos (2004) considera que instrumentos e técnicas utilizados pelo Serviço Social possuem relação quase direta com a prática e não um detrimento da outro, sendo necessário conhecimento procedimental, mas que não dispensa conhecimento teórico, no estágio não se pode privilegiar o, como fazer, mas sim, manter periodicamente uma reflexão de âmbito teórico, no sentido do para que fazer, por que fazer, quando fazer. A supervisão de Estágio integra o processo de formação profissional. Seus pressupostos e princípios, orientação teórico-metodológico e direção social estão afirmados nas diretrizes curriculares e nos demais componentes do projeto ético politico da profissão, tais como à Lei de Regulamentação da Profissão, o código de Ética de 1993, a Resolução 533/2008 do CFESS e a Política Nacional de Estágio da ABEPSS.

8 8 Para Buriolla (2011) a legislação existente acerca o estágio, tanto geral quanto específica, atribui para a execução do estágio um caráter de proteção e de formação prática do aluno, cria um arcabouço de modo que o estagiário possa se desenvolver efetivamente, nesta etapa de seu processo de formação profissional. Assim, Buriolla (2011a), salienta que o estagiário vem para este processo com uma visão particular de mundo e da profissão de assistente social. A partir de si mesmo faz seu questionamento e traz sua contribuição ao nível teórico-prático. É desta maneira que o aluno manifesta um elemento participante no processo de Supervisão. Muitas vezes, seus questionamentos correspondem à sua vivência, outras vezes não; são reflexos de sua formação teórica construída na faculdade. Com o objetivo de garantir a qualidade no processo de Estágio Supervisionado a (ABEPSS/2010) estabelece Diretrizes Gerais do Curso de Serviço Social como base comum, no plano nacional, para os cursos de graduação, dispondo de princípios que fundamentam a formação profissional, a partir da qual cada Instituição de Ensino Superior (IES) elabora sua grade curricular em consonância com as Diretrizes Gerais estipulados pela (ABEPSS, 2010). Princípios estes que atentam para uma formação de qualidade, que não seja apenas uma reprodução com vistas a atender os interesses do mercado, mas uma formação dirigida por compromissos ético-políticos com a objetivação de conhecimento e de valores que possam contribuir para a ampliação dos direitos, da liberdade, da justiça social, da democracia, pretendendo dar visibilidade ás particularidades e às possibilidades de construção para o pleno desenvolvimento do aluno. O estágio se configura a partir da inserção do aluno no espaço sócio institucional objetivando capacita-lo para o exercício do trabalho profissional, o que pressupõe supervisão sistemática. Essa supervisão será feita pelo professor supervisor e pelo profissional do campo, através da reflexão, acompanhamento e sistematização com case em planos de estágio, elaborados em conjunto entre unidade de ensino e unidade campo de estágio tendo como referencia a Lei 8662/93(lei que regulamenta a profissão) e o Código de Ética do profissional (1993). O Estágio Supervisionado é codominante ao período letivo escolar. (ABEPSS, 1996 p 71). O estágio ainda é uma das formas mais utilizadas como instrumento de interação entre as instituições de ensino superior e as empresas. Toda esta interação é regulamenta por uma legislação geral e específica que dispõe sobre as competências de cada um dos atores envolvidos.

9 9 2.3 Sujeitos envolvidos no processo do estágio e seus papéis. A Associação Brasileira de Ensino e pesquisa em Serviço Social- ABEPSS, instituição da sociedade civil de natureza acadêmico-cientifica em âmbito nacional, delibera por traçar uma Política Nacional de Estágio na área do Serviço Social, entendendo que este documento seja constituído como parte fundamental para balizar o processo de mediação teórico-prática na integralidade da formação profissional do assistente social. Esse processo coletivo de debates demostra o caráter mobilizador e estratégico da PNE na defesa do projeto de formação profissional e instrumento de luta contra a precarização do ensino superior. [...] nesta tarefa as UFAs e os sujeitos e profissionais não se furtam da contribuição na qualificação e aprofundamento dos debates, proposições e praticas para a efetivação do papel do estágio supervisionado em consonância com as Diretrizes Curriculares e com a direção ético-político do Serviço Social brasileiro.( ABEPSS, 2010). Uma das premissas do estágio supervisionado trazido pela PNE é o de oportunizar ao estudante o estabelecimento de relações mediatas entre os conhecimentos teóricosmetodológicos e o trabalho profissional, a capacitação técnico-operativo e o desenvolvimento de competências necessárias ao exercício profissional nesse contexto político- econômicocultura, sob hegemonia do capital.( ABEPSS, 2010 pag.14). Este processo politico pedagógico constitui-se como num momento importante e de atenção as questões conjunturais que complexificam e dificultam esta etapa da formação profissional, tais como: a precarização nos campos de estagio e nas instituições de ensino, pela deficiência de recursos materiais, físicos e humanos, a bolsa de estagio que não condiz com a realidade de estudantes-trabalhadores, a massificação do processo de supervisão acadêmica pelo numero excessivo de estudantes, dentre outros. (ABEPSS, 2010 pag.15). Diante de tantos desafios e situações que podem acarretar prejuízos para o processo de Estágio e visando o enfrentamento desses desafios a PNE, incumbiu-se de caracterizar os sujeitos envolvidos no processo de estágio e suas atribuições. Aos(às) supervisores(as) acadêmicos(as) compete o papel de orientar os estagiários e avaliar seu aprendizado, em constante diálogo com o(a) supervisor(a) de campo, visando a qualificação do estudante durante o processo de formação e aprendizagem das dimensões teórico-metodológicas, ético-políticas e técnico-operativas da profissão, em conformidade com o plano de estágio. Aos(às) supervisores(as) de campo cabe a inserção, acompanhamento, orientação e avaliação do estudante no campo de estágio, em conformidade com o plano de estágio, elaborado em consonância com o projeto pedagógico e com os programas institucionais vinculados aos campos de estágio; garantindo diálogo permanente com o/a supervisor/a acadêmico/a, no processo de supervisão.

10 10 A política nacional de Estágio em Serviço Social de cita de forma objetiva as atribuições de cada ator envolvido. Aos(às) estagiárias o papel de cumprir com os princípios éticos e legais da profissão, ter competência crítica, teórica e política no desenvolvimento de suas funções, ser propositivo, competente e responsável, ir de encontro com os princípios do Projeto Ético-político da profissão, dentre outros. 2.4 Legislações pertinentes acerca do Estágio Supervisionado em Serviço Social. A atividade de Estágio é obrigatória no Brasil desde a fundação das primeiras escolas de Serviço Social na década de Trataremos neste texto os aspectos legais acerca do estágio supervisionado e a legislação em vigência para subsidiar o mesmo Legislação Federal de Estágio nº O Estágio no Brasil é regulamentado por uma legislação Federal que pode ser compreendida como marco geral, fundamentado na Lei n de 25 de setembro de 2008, que trata da definição, classificação e relações dos diversos atores envolvidos no processo de estágio em âmbito nacional. Este ordenamento caracteriza as dimensões do estágio como sendo um ato educativo, desenvolvido no ambiente profissional, que visa o aprendizado de competências próprias de cada profissão, objetivando o desenvolvimento do aluno para a vida cidadã e para o trabalho. Em seu artigo 1º, a Lei federal versa que: Art. 1. O Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos (Brasil, 2008). De acordo com a Lei geral do estágio, o mesmo é parte fundamental na formação profissional e deve fazer parte do projeto pedagógico do curso, integrando o itinerário formativo do aluno. A legislação afirma que o estágio pode ser ofertado em dois aspectos estágio obrigatório e não obrigatório, o primeiro se constitui como atividade obrigatória cuja carga horaria é requisito para aprovação e obtenção do diploma e deve constar no projeto do curso, já o segundo é compreendido como atividade opcional, que pode ser acrescida, à carga horária

11 11 regular e obrigatória, e também deve ser constituído como parte do projeto pedagógico do curso (Brasil, 2008) Resolução nº 533/2008. No intuito de sistematizar e qualificar de forma específica o Estágio Supervisionado em Serviço Social, o conjunto CEFES/CRESS criou em 2008 a Resolução 533 que regulamento a supervisão direta e estágio em Serviço Social. Esta Resolução constitui um processo democrático de mobilização nacional, que contou com representantes do CEFSS, da ABEPSS e da Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social-ENESSO, que discutiram a relação do estágio supervisionado com a Politica Nacional de Fiscalização. A Resolução n 533 visa regular a supervisão direta de estágio em Serviço Social, normatizando a relação direta, sistemática e continua entre as Instituições de Ensino Superior, os campos de estágio e os CRESS. Deste modo considera: O Estágio Supervisionado é uma atividade curricular obrigatória que se configura a partir da inserção do aluno no espaço sócio-institucional, objetivando capacita-lo para o exercício profissional, o que pressupõe supervisão sistemática. Esta supervisão será feita conjuntamente por professor supervisor e por profissional do campo, com base em planos de estagio elaborados em conjunto pelas unidades de ensino e organizações que oferecem estágio (CRESS, 2008). A resolução do CFESS estabelece que seja de responsabilidade das unidades de ensino credenciar e comunicar ao respectivo conselho os campos de estágios de seus alunos e designar os assistentes sociais responsáveis pela supervisão de campo e que somente estudantes de Serviço Social, sob supervisão direta do assistente social em pleno gozo de seus direitos profissionais, poderão realizar estágio em Serviço social. Embora a Resolução 533/2008, esteja em consonância com a Lei geral do Estagio, quando comparamos os aspectos acerca da quantidade de alunos supervisionados encontramos uma não conformidade entre o que estipula a legislação Federal e o qual deve ser a quantidade ideal de alunos supervisionados segundo a Resolução 533/2008. A resolução 533/2008 estabelece que: A definição do número de estagiários a serem supervisionados deve levar em canta a carga horária do supervisor de campo, as peculiaridades do campo de estágio e a complexidade das atividades profissionais, sendo que o limite máximo não deverá exceder 1 (um) estagiário para cada 10 (dez) horas semanais de trabalho (CRESS, 2011 pag.126). Enquanto a Lei Federal de Estágio , de setembro de 2008.

12 12 Art. 9º. III indicar funcionário de seu quadro de pessoal, com formação ou experiência profissional na área de conhecimento desenvolvida no curso do estagiário, para orientar e supervisionar até 10 (dez) estagiários simultaneamente; (BRASIL, 2008). A limitação do número de estagiários pode ser considerada como um dos fatores que mais geram discussão e debates, em Fóruns, Seminários e Encontros de Estudantes e profissionais, uma vez que muitas instituições de ensino tem encontrado dificuldade em abertura de campos de estágios, pois os profissionais passaram a ter uma limitação em relação ao numero de estagiários, o que tem sido um grande problema diante da realidade institucional e dos espaços sócio-ocupacionais do assistente social que ainda são limitados. No entanto sabemos que esta resolução busca uma formação mais qualificada e embasada nos princípios ético-políticos da profissão. A supervisão de estágio busca legitimar a interação entre os sujeitos envolvidos no processo de estágio supervisionado, assim, o supervisor de campo e o supervisor acadêmico vêm colaborar diretamente para o processo de formação acadêmica do aluno, desempenhando uma função pedagógica. Este elo privilegiado busca aprimorar as condições do estágio e encurta a distância entre a academia e os campos de estágio, possibilitando interlocução, entre os supervisores de campo, através da troca de saberes e experiência, contribuindo de forma decisiva na atuação profissional e amadurecimento do aluno. 3 Considerações Finais Para que o estágio supervisionado alcance o objetivo proposto, associando o processo educativo à aprendizagem prática da profissão, é necessário que além do planejamento, execução, acompanhamento e avaliação, entre em consonância com as diretrizes bem definidas e com pressupostos que norteiam o projeto pedagógico do curso de Serviço Social e com todas as condições dispostas pela legislação geral e específica vigente. É preciso que o estagiário, supervisor de campo e supervisor acadêmico construam juntos o caminho a ser trilhado. O estágio Supervisionado como parte da formação acadêmico/profissional em Serviço Social, carrega suas contradições e possibilidade de superação, que se expressam diante das exigências e dos desafios traçados na contemporaneidade da formação profissional e ao exercício profissional. Para a superação das contradições, a formação acadêmica deve buscar um estreitamento entre a academia e os campos de estágio com o objetivo de construir um diálogo contínuo que contribua com o processo de formação dos futuros profissionais.

13 13 4. REFERÊNCIAS ABEPS. CEDEPSS. Diretrizes Gerais para o Curso de Serviço Social. Rio de Janeiro, ABEPS. Diretrizes Gerais para o Curso de Serviço Social. Rio de Janeiro BURIOLLA, Marta A. F. O Estágio Supervisionado. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2011b. BURIOLLA, Marta A. F. Supervisão em Serviço Social: O supervisor e suas relações e seus papeis. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2011a. CEFES. CRESS. Código de Ética Profissional do (a) Assistente Social. Brasília, DF CEFES. CRESS. Resolução nº533, de 29 de setembro de CEFES. Legislação e Resoluções sobre o trabalho do/a assistente social/conselho Federal de Serviço Social- Gestão Atitude Critica para Avanças na Luta. Brasilia: CEFESS, 2011 p.185. ESTEVÃO, Ana Maria R. O QUE É SERVIÇO SOCIAL. 111ed. São Paulo: editora brasiliense. FALEIROS, Vicente de Paulo. Saber Profissional e Poder Instucional. 6 ed. São Paulo: Cortez, FREIRE, Paulo.Educação como Pratica de Liberdade. 30 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, p.158. GUERRA, Yolanda. A Instrumentalidade do Serviço Social. 5. Ed. São Paulo: Cortez, IAMAMOTO, Marilda Vilela. Renovação do Conservadorismo No Serviço Social ensaios críticos, 11 ed. São Paulo: Cortez, 2012, p.216. IAMAMOTO, Marilda Vilela. Renovação do Conservadorismo no Serviço Social. 11 ed. São Paulo: Cortez, IAMAMOTO, Marilda Vilela. Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2012, p LEWGOY, Alzanira M. B. Supervisão de Estagio Em Serviço Social: desafios para a formação e o exercício profissional. 2 ed. São Paulo: Cortez, LEWGOY, Alzira Maria Baptista. Supervisão de Estágio Serviço Social: desafios para a formação e o exercício profissional. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2010, 232p. LIMA, Kátia. Expansão da educação superior brasileira na primeira década do novo século. In Pereira, Larissa D. e Almeida, Ney Luiz T. (orgs.) Serviço Social e Educação. 2 ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2013, 176p.

14 14 MARTINELLI, Maria Lucia. Serviço Social Identidade e alienação. 8 ed. São Paulo: Cortez, MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 17 ed. Petrópolis: Vozes, ORTIZ, Fátima da SG. A politica nacional do estágio e a supervisão direta: avanços e desafios In: Temporalis, Brasília (DF), ano 14, nº 27, p , jan./jun ORTIZ, Fatima Grave. Desafios Contemporâneos para Processo de Estágio e Supervisão em Serviço Social. In FORTI, Valeria; GUERRA, Yolanda (org.). Serviço Social: temas, textos e contextos. Rio de Janeiro: Lúmem Júris, ORTIZ, Fatima Grave. Desafios Contemporâneos para Processo de Estágio e Supervisão em Serviço Social. In FORTI, Valeria; GUERRA, Yolanda (org.). Serviço Social: temas, textos e contextos. Rio de Janeiro: Lúmem Júris, 2013, p.226. PAURA, Simone Giglio.O Serviço Social na educação Superior. In Pereira, Larissa D. e Almeida, Ney Luiz T. (orgs.) Serviço Social e Educação. 2 ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2013, 176p. PINTO, Mariana Barbosa. Precarização do trabalho docente. In Pereira, Larissa D. e Almeida, Ney Luiz T. (orgs.) Serviço Social e Educação. 2 ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2013, 176p. PONTES, R. Nobre. Mediação e Serviço Social. 4 ed. São Paulo, 2007, p.198. RIBEIRO, Eleusa Bilemjian. O Estágio no Processo de Formação dos Assistentes Sociais. In FORTI, Valeria; GUERRA, Yolanda (org.). Serviço Social: temas, textos e contextos. Rio de Janeiro: Lúmem Júris, 2013, p.226. SANTOS, Claudia M. dos Santos; ABREU, Maria H. E. A. Desafios do estágio supervisionado na atualidade. In Pereira, Larissa D. e Almeida, Ney Luiz T. (orgs.) Serviço Social e Educação. 2 ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2013, 176p. SANTOS, Claudia Monica; NORONHA, Karina. O Estado da Arte sobre os Instrumentos na Intervenção Profissional uma Perspectiva Critica. In : FORTI, Valeria; GUERRA, Yolanda (org.). Serviço Social: temas, textos e contextos. Rio de Janeiro : Lúmem Júris, 2013, p.226. SILVA & SIILVA, M. Ozanira (coord.) O Serviço Social e o Popular: resgate terorico métodologico do projeto profissional de ruptura. 4 ed. São Paulo. SILVA & SILVA, M. Ozanira da (Coord.). O Serviço Social e o popular: resgate teóricometodológico do projeto profissional de ruptura. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

15 15 SOUZA,Rosany Barcelos; AZEREDO,Verônica Gonçalves. O assistente social e a ação competente: a dinâmica cotidiana. Serviço Social & Sociedade. São Paulo, n 80, p.48-58, nov./dez

O estágio e suas implicações na formação e no exercício profissional

O estágio e suas implicações na formação e no exercício profissional O estágio e suas implicações na formação e no exercício profissional VI Seminário Nacional de Capacitação das COFIs Brasília Julho/2011 ABEPSS Gestão 2011 2012 Estrutura da apresentação 1. Eixos norteadores

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CCH ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL ESS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CCH ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL ESS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CCH ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL ESS Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL I Carga Horária: 60h Créditos:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CCH ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL ESS Curso de Serviço Social

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CCH ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL ESS Curso de Serviço Social 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CCH ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL ESS Curso de Serviço Social DOCENTE: Profa. Dra. Janaina Bilate CARGA HORÁRIA: 60h NÚMERO

Leia mais

MANIFESTO DA ABEPSS 15 DE MAIO DIA DA/O ASSISTENTE SOCIAL 2013

MANIFESTO DA ABEPSS 15 DE MAIO DIA DA/O ASSISTENTE SOCIAL 2013 MANIFESTO DA ABEPSS 15 DE MAIO DIA DA/O ASSISTENTE SOCIAL 2013 ABEPSS MANIFESTO MAY 15th SOCIAL WORKER S DAY 2013 O contexto mundial de reestruturação produtiva não é somente resultado da crise do capital

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Serviço Social Departamento Responsável: Serviço Social Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Andréa Monteiro

Leia mais

COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO. Coordenadora de Graduação - Diurno. Prof.ª Dr.ª Livia Barbosa Pereira.

COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO. Coordenadora de Graduação - Diurno. Prof.ª Dr.ª Livia Barbosa Pereira. COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO Coordenadora de Graduação - Diurno Prof.ª Dr.ª Livia Barbosa Pereira e-mail: liviapereira@unb.br Tel: 61 31077501 Horário de atendimento: Terça-feira: 10h às 12h Coordenadora de

Leia mais

COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO. Coordenadora de Estágio - Diurno: Prof.ª Ma. Marlene de Jesus Silva Santos.

COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO. Coordenadora de Estágio - Diurno: Prof.ª Ma. Marlene de Jesus Silva Santos. Coordenadora de Estágio - Diurno: Prof.ª Ma. Marlene de Jesus Silva Santos e-mail: estagioss@unb.br e-mail: marlenedjss@unb.br Quarta-feira: 10h às 12h. 1 / 11 Prof.ª Dr.ª Karen Santana de Almeida Vieira

Leia mais

PLANO DE ENSINO Geral: Preparar as(os) estudante para o ingresso no estágio curricular obrigatório.

PLANO DE ENSINO Geral: Preparar as(os) estudante para o ingresso no estágio curricular obrigatório. PLANO DE ENSINO 1. Identificação Disciplina: Oficina de Preparação ao Estágio Código: DSS7105 Pré-requisito: DSS 7110 Turmas: 04309 Fase: 4ª Professor (a): Andréa Márcia Santiago Lohmeyer Fuchs Carga horária:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS CURSO DE SERVIÇO SOCIAL PLANO DE ENSINO CURSO: SERVIÇO SOCIAL DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: SERVIÇO SOCIAL DATA DE APROVAÇÃO (Art. n 91): PROFESSOR: Cleberson de Deus Silva e Adriana Ilha E-mail: cleberson1612@yahoo.com.br adrianailha@terra.com.br

Leia mais

CONTEÚDOS ABEPSS ITINERANTE 3ª EDIÇÃO Os Fundamentos do Serviço Social em debate: Formação e Trabalho Profissional

CONTEÚDOS ABEPSS ITINERANTE 3ª EDIÇÃO Os Fundamentos do Serviço Social em debate: Formação e Trabalho Profissional CONTEÚDOS ABEPSS ITINERANTE 3ª EDIÇÃO Os Fundamentos do Serviço Social em debate: Formação e Trabalho Profissional Unidade I: O processo de construção e implementação das Diretrizes Curriculares da ABEPSS

Leia mais

Curso de extensão Alterações no mundo do trabalho e impactos sobre o exercício e a formação profissionais em Serviço Social

Curso de extensão Alterações no mundo do trabalho e impactos sobre o exercício e a formação profissionais em Serviço Social UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E ESTÁGIO Curso de extensão Alterações no mundo do trabalho e impactos sobre o exercício

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA: Supervisão Acadêmica de Estágio Obrigatório II

PROGRAMA DE DISCIPLINA: Supervisão Acadêmica de Estágio Obrigatório II PROGRAMA DE DISCIPLINA: Supervisão Acadêmica de Estágio Obrigatório II 1. Identificação Código: DSS 7132 Turma: 07309 Fase: 7ª Semestre: 2018.1 Carga Horária: 72h semestrais/04h semanais Professora: Dra.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL PLANO DE ENSINO 1. Identificação Disciplina: Supervisão de Estágio Obrigatório I Código: DSS 7131 Turma: 06339 Fase: 6ª Semestre: 2017.2 Carga Horária: 72h semestrais/04h semanais Professoras: Dra. Andréa

Leia mais

COLEGIADO DE SERVIÇO SOCIAL

COLEGIADO DE SERVIÇO SOCIAL UFES CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS COLEGIADO DE SERVIÇO SOCIAL Av. Fernando Ferrari, S/N - Campus Universitário Bairro Goiabeiras - Vitória ES CEP: 29060-900 - TeleFax: (27) 3335 2596 E-mail:

Leia mais

O Serviço Social na cena contemporânea. Profª. Jussara Almeida

O Serviço Social na cena contemporânea. Profª. Jussara Almeida O Serviço Social na cena contemporânea Profª. Jussara Almeida Texto Base IAMAMOTO, M. V. O Serviço Social na cena contemporânea. In: CFESS/ABEPSS. Serviço Social: direitos e competências profissionais.

Leia mais

FÓRUM DE SUPERVISORES DE ESTÁGIO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL: FORTALECENDO A POLÍTICA DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

FÓRUM DE SUPERVISORES DE ESTÁGIO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL: FORTALECENDO A POLÍTICA DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL FÓRUM DE SUPERVISORES DE ESTÁGIO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL: FORTALECENDO A POLÍTICA DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL SILVA, Edna Denis da 1 ROCHA SILVA, Flora Regina da. 2 OLIVEIRA, Janine Maria de.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - CCH ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - CCH ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - CCH ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL POLÍTICA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL INTRODUÇÃO

Leia mais

CONTEÚDOS EXIN SERVIÇO SOCIAL

CONTEÚDOS EXIN SERVIÇO SOCIAL CONTEÚDOS EXIN 2016.2 4MA E 4NA DISCIPLINA CONTEÚDO DISCIPLINAS CUMULATIVAS -Etapas do processo de trabalho: Elementos constitutivos. - O significado do Serviço Social na divisão social e técnica do trabalho;

Leia mais

Campus de Franca TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Campus de Franca TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL DA FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO TÍTULO I DAS

Leia mais

DESIGUALDADES DE GÊNERO E FORMAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL. Resumo: O debate sobre gênero no Brasil se incorporou às áreas de conhecimento a partir do

DESIGUALDADES DE GÊNERO E FORMAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL. Resumo: O debate sobre gênero no Brasil se incorporou às áreas de conhecimento a partir do DESIGUALDADES DE GÊNERO E FORMAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL Rosana Mirales 1 Resumo: O debate sobre gênero no Brasil se incorporou às áreas de conhecimento a partir do final da década de 1980 e mais firmemente

Leia mais

POLÍTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

POLÍTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL POLÍTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL Abril / 2014 Apresentação O Estágio Supervisionado em Serviço Social é um ato educativo que acontece no ambiente de trabalho e

Leia mais

OS PRINCÍPIOS DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E OS REBATIMENTOS NO SERVIÇO SOCIAL

OS PRINCÍPIOS DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E OS REBATIMENTOS NO SERVIÇO SOCIAL OS PRINCÍPIOS DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E OS REBATIMENTOS NO SERVIÇO SOCIAL Keline Borges, RosaneSampaio, Solange Silva dos Santos Fidelis, Vânia Frigotto 1. Este trabalho foi elaborado a partir de estudos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Serviço Social Departamento Responsável: Serviço Social Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Edineia Figueira

Leia mais

Prof. José Junior. Unidade I SUPERVISÃO DO ESTÁGIO ACADÊMICO

Prof. José Junior. Unidade I SUPERVISÃO DO ESTÁGIO ACADÊMICO Prof. José Junior Unidade I SUPERVISÃO DO ESTÁGIO ACADÊMICO CO O exercício da profissão O exercício da profissão exige prévio registro no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) que tenha jurisdição

Leia mais

Plano de Lutas Em Defesa do Trabalho e da Formação e Contra a Precarização do Ensino Superior

Plano de Lutas Em Defesa do Trabalho e da Formação e Contra a Precarização do Ensino Superior Plano de Lutas Em Defesa do Trabalho e da Formação e Contra a Precarização do Ensino Superior Eixo de Ações Relativas à Política Nacional de Fiscalização Ações Atividades Responsabilidade Prazo Fiscalização

Leia mais

AS NOVAS CONFIGURAÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E SUA RELEVÂNCIA PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL

AS NOVAS CONFIGURAÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E SUA RELEVÂNCIA PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL AS NOVAS CONFIGURAÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E SUA RELEVÂNCIA PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL Resumo PEQUIÁ, Raquel Renzo da Silva 1 - UNESP/ FCHS - campus Franca GIOMETTI, Analúcia

Leia mais

ENGENHARIA CIVIL Curso de Graduação Bacharelado

ENGENHARIA CIVIL Curso de Graduação Bacharelado FASIPE CENTRO EDUCACIONAL LTDA. Mantenedora FACULDADE FASIPE Mantida ENGENHARIA CIVIL Curso de Graduação Bacharelado REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Sinop - MT REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Dispõe

Leia mais

III SIMPÓSIO MINEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS PLENÁRIA: POLITICAS EDUCACIONAIS E CONTRIBUIÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL ELIANA BOLORINO CANTEIRO MARTINS

III SIMPÓSIO MINEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS PLENÁRIA: POLITICAS EDUCACIONAIS E CONTRIBUIÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL ELIANA BOLORINO CANTEIRO MARTINS III SIMPÓSIO MINEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS EXPRESSÕES SOCIOCULTURAIS DA CRISE DO CAPITAL E AS IMPLICAÇÕES PARA A GARANTIA DOS DIREITOS SOCIAIS E PARA O SERVIÇO SOCIAL CRESS/6ª REGIÃO MINAS GERAIS PLENÁRIA:

Leia mais

24/06/2014. Tema 5: O Serviço Social e a perspectiva de uma pedagogia emancipatória. Para Início de Conversa. Profª Ms Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes

24/06/2014. Tema 5: O Serviço Social e a perspectiva de uma pedagogia emancipatória. Para Início de Conversa. Profª Ms Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes Tema 5: O Serviço Social e a perspectiva de uma pedagogia emancipatória Profª Ms Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes Para Início de Conversa Abreu (2011) ao trazer elementos para análise do perfil pedagógico

Leia mais

O PROJETO-ÉTICO POLÍTICO NO CONTEXTO DE RELAÇÕES DE FORÇA NO TRABALHO. Eixo Temático: Política social e trabalho

O PROJETO-ÉTICO POLÍTICO NO CONTEXTO DE RELAÇÕES DE FORÇA NO TRABALHO. Eixo Temático: Política social e trabalho ISSN 2359-1277 O PROJETO-ÉTICO POLÍTICO NO CONTEXTO DE RELAÇÕES DE FORÇA NO TRABALHO Jheymis Palpinelli, jpalpinelli@gmail.com Faculdade do Noroeste Paranaense FANP RESUMO: Eixo Temático: Política social

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIO. Núcleo de Estágios e Convênios NUCEN

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIO. Núcleo de Estágios e Convênios NUCEN REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIO Núcleo de Estágios e Convênios NUCEN Este Regulamento foi aprovado pelo CONSEPE e entrou em vigor em abril de 2017 Regulamento do Estágio Curricular Obrigatório e Não

Leia mais

UniBrasil Centro Universitário

UniBrasil Centro Universitário 1 UniBrasil Centro Universitário REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA CURITIBA MARÇO DE 2014 2 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 Do estágio e sua finalidade...3 CAPÍTULO 2 Das condições...3

Leia mais

CONSIDERANDO a Orientação Normativa nº 7, de 30 de outubro de 2008, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão,

CONSIDERANDO a Orientação Normativa nº 7, de 30 de outubro de 2008, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, RESOLUÇÃO nº 04 DE 08 DE JUNHO DE 2009 Dispõe sobre a realização de Estágios obrigatórios e não obrigatórios por alunos da UFPel O Presidente do Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão

Leia mais

2. Ementa. 3. Objetivos. Plano de Ensino. 1. Identificação

2. Ementa. 3. Objetivos. Plano de Ensino. 1. Identificação 1. Identificação Plano de Ensino Supervisão Acadêmica de Estágio Obrigatório III Código: DSS 7133 Turma: 08309A Fase: 8ª Semestre: 2017.2 Carga Horária: 72h semestrais/04h semanais Professora: Dra. Maria

Leia mais

Resolução UNESP-57, de

Resolução UNESP-57, de Resolução UNESP-57, de 30-6-2014 Dispõe sobre o Regulamento Geral dos estágios curriculares dos cursos de graduação da UNESP A Vice-Reitora, no Exercício da Reitoria da Universidade Estadual Paulista Júlio

Leia mais

A EXPERIÊNCIA DO FÓRUM PERMANENTE DE SUPERVISÃO DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL DA UNINTER

A EXPERIÊNCIA DO FÓRUM PERMANENTE DE SUPERVISÃO DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL DA UNINTER A EXPERIÊNCIA DO FÓRUM PERMANENTE DE SUPERVISÃO DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL DA UNINTER CURITIBA/PR MAIO/2017 ANA CAROLINA VIDIGAL - UNINTER - ana.vi@uninter.com ADRIANE BUHRER BAGLIOLI BRUN - UNINTER

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL NA POLÍTICA DE SAÚDE: UMA BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA. Eixo temático: Política Social e Trabalho

SERVIÇO SOCIAL NA POLÍTICA DE SAÚDE: UMA BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA. Eixo temático: Política Social e Trabalho ISSN 2359-1277 SERVIÇO SOCIAL NA POLÍTICA DE SAÚDE: UMA BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA Autora: Karine Beletatti, ka_kuty@hotmail.com Karima Omar Hamdan (orientadora), karimamga@hotmail.com Unespar Campus

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL

MANUAL DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL MANUAL DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL Manual de Estágio em Serviço Social Página 1 Apresentação A educação profissional possui como característica fundamental atingir determinada finalidade no contexto social,

Leia mais

PORTARIA Nº 249, DE 10 DE MAIO DE 2013

PORTARIA Nº 249, DE 10 DE MAIO DE 2013 Página 1 de 6 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 249, DE 10 DE MAIO DE 2013 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS UNESP FRANCA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS UNESP FRANCA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS UNESP FRANCA Dispõe sobre o cumprimento da carga horária das Atividades de Estágio Supervisionado

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015) ANTROPOLOGIA 68 h/a 3210 A relação dialética entre o material e o simbólico na construção das identidades sociais e da

Leia mais

Eixo Temático: Política Social e Trabalho

Eixo Temático: Política Social e Trabalho ISSN 2359-1277 SERVIÇO SOCIAL E AS IMPLICAÇÕES DAS MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO Juliana Carolina Jorge, juliana_carolina_jorge@outlook.com; Professora (Orientadora) Priscila Semzezem, priscilasemzezem@hotmail.com;

Leia mais

Faculdade de Serviço Social NORMAS DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

Faculdade de Serviço Social NORMAS DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO Faculdade de Serviço Social NORMAS DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO Estas Normas do Estágio Obrigatório alteram as Normas do Estágio Curricular (de 30 de março de 2010) e as Normas do Estágio Supervisionado em Serviço

Leia mais

5. Comentários finais

5. Comentários finais 88 5. Comentários finais O desenvolvimento da cidade de Manaus deu-se, em grande escala, com a implantação da Zona Franca e seu Pólo Industrial. Porém, hoje, no contexto da reestruturação produtiva e da

Leia mais

TEXTO PRELIMINAR PARA O WORKSHOP SOBRE A DEFINIÇÃO MUNDIAL DE TRABALHO SOCIAL DA FITS 1

TEXTO PRELIMINAR PARA O WORKSHOP SOBRE A DEFINIÇÃO MUNDIAL DE TRABALHO SOCIAL DA FITS 1 TEXTO PRELIMINAR PARA O WORKSHOP SOBRE A DEFINIÇÃO MUNDIAL DE TRABALHO SOCIAL DA FITS 1 A atual definição de Trabalho Social da Federação Internacional de Trabalhadores Sociais FITS foi aprovada na assembleia

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL: REFLEXÕES TEÓRICO PRÁTICAS

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL: REFLEXÕES TEÓRICO PRÁTICAS ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL: REFLEXÕES TEÓRICO PRÁTICAS Autor(a): Luanna Maria Beserra Filgueiras (1); Maria das Graças Soares (1); Jorismildo da Silva Dantas (2); Jorge Miguel Lima Oliveira

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA 1 MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA BETIM MG (ANEXO I - PPC) 2 Este manual tem como objetivo orientar e auxiliar o aluno na compreensão das atividades, normas

Leia mais

PLANO DE ESTÁGIO SOFI SETOR DE ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DA SECCIONAL DE JUIZ DE FORA DO CRESS 6º REGIÃO 1º SEMESTRE/2018

PLANO DE ESTÁGIO SOFI SETOR DE ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DA SECCIONAL DE JUIZ DE FORA DO CRESS 6º REGIÃO 1º SEMESTRE/2018 1 PLANO DE ESTÁGIO SOFI SETOR DE ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DA SECCIONAL DE JUIZ DE FORA DO CRESS 6º REGIÃO 1º SEMESTRE/2018 SUPERVISORA: TEREZINHA DE FÁTIMA FERREIRA HAGEN CRESS 5112 2 Os filósofos limitaram-se

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL RESOLUÇÃO Nº 01/2015 CCGSS/CCHLA/UFPB Estabelece normas de regimento do Estágio Supervisionado do Curso de GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL (CGSS) do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Do trabalho em condições especiais. Estágio e aprendizagem. Parte II. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Do trabalho em condições especiais. Estágio e aprendizagem. Parte II. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Do trabalho em condições especiais Prof. Cláudio Freitas - Estágio Lei 11.788/08, Art. 1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa

Leia mais

O SERVIÇO SOCIAL NA ÁREA SOCIO JURÍDICO: NOTAS SOBRE OS DESAFIOS IMPOSTOS AO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL

O SERVIÇO SOCIAL NA ÁREA SOCIO JURÍDICO: NOTAS SOBRE OS DESAFIOS IMPOSTOS AO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL ISSN 2359-1277 O SERVIÇO SOCIAL NA ÁREA SOCIO JURÍDICO: NOTAS SOBRE OS DESAFIOS IMPOSTOS AO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL Tainara Aparecida de Albuquerque do Nascimento, tainara_ap1@hotmail.com; Karima

Leia mais

Resolução nº 014, de 06 de dezembro de 2010.

Resolução nº 014, de 06 de dezembro de 2010. Resolução nº 014, de 06 de dezembro de 2010. Resolução nº 014, de 06 de dezembro de 2010. A Presidenta do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Acre, no uso de suas atribuições

Leia mais

Prof. José Junior. Unidade III SUPERVISÃO DO ESTÁGIO ACADÊMICO

Prof. José Junior. Unidade III SUPERVISÃO DO ESTÁGIO ACADÊMICO Prof. José Junior Unidade III SUPERVISÃO DO ESTÁGIO ACADÊMICO CO Princípios fundamentais do Código de Ética do assistente social Os princípios fundamentais do Código de Ética demonstram os compromissos

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA, BACHARELADO REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições Gerais O presente

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO REGULAMENTO DE ESTÁGIO FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CIMATEC NÚCLEO DE CARREIRA PROFISSIONAL MAIO 2012 CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS GERAIS Art. 1º. Este regulamento tem por finalidade disciplinar as atividades

Leia mais

Referências bibliográficas

Referências bibliográficas Referências bibliográficas Élidi Cristina Tinti SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros TINTI, ÉC. Referências bibliográficas. In: Capitalismo, trabalho e formação profissional: dilemas do trabalho

Leia mais

A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE E AS PERSPECTIVAS PARA A ATUAÇÃO DA SUPERVISÃO ACADÊMICA DE ESTÁGIO

A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE E AS PERSPECTIVAS PARA A ATUAÇÃO DA SUPERVISÃO ACADÊMICA DE ESTÁGIO A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE E AS PERSPECTIVAS PARA A ATUAÇÃO DA SUPERVISÃO ACADÊMICA DE ESTÁGIO Maria das Graças Rodrigues Mendes 1 Resumo O presente artigo resulta

Leia mais

Regulamento de Estágio Supervisionado em Serviço Social CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Regulamento de Estágio Supervisionado em Serviço Social CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Regulamento de Estágio Supervisionado em Serviço Social 1 O Conselho de Curso de Graduação em Serviço Social (CCSS) da UNESP/Campus de Franca (SP), no uso de suas atribuições, resolve: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES

Leia mais

Assistente Social: quem é e o que faz

Assistente Social: quem é e o que faz 1 Assistente Social: quem é e o que faz Assistente Social é o/a profissional que cursou a faculdade de Serviço Social e possui inscrição no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS). O primeiro curso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA RESOLUÇÃO 001/2012 FEF/UFG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA RESOLUÇÃO 001/2012 FEF/UFG UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA RESOLUÇÃO 001/2012 FEF/UFG Institui e regulamenta o funcionamento do Estágio Curricular Não Obrigatório dos cursos de Licenciatura e Bacharelado

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 1 MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO BETIM MG 2 Este manual tem como objetivo orientar e auxiliar o aluno na compreensão das atividades, normas e diretrizes

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO 1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Nome do curso: Serviço Social. Grau Conferido: Bacharel em Serviço Social. Modalidade: Presencial. Duração: 4 (quatro) anos ou 8 (oito) períodos. Área de Conhecimento: Ciências

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS: GESTÃO, INTERDISCIPLINARIDADE E FAMÍLIA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS: GESTÃO, INTERDISCIPLINARIDADE E FAMÍLIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS: GESTÃO, INTERDISCIPLINARIDADE E FAMÍLIA APRESENTAÇÃO O Curso de Especialização em Políticas Públicas: Gestão, Interdisciplinaridade e Família foi concebido

Leia mais

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA CONCEPÇÃO DOS TRABALHADORES

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA CONCEPÇÃO DOS TRABALHADORES EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA CONCEPÇÃO DOS TRABALHADORES Secretaria Nacional de Formação FUNDADA EM 28/08/1983 3.820 - Entidades Filiadas 7.890.353 - Sócios 24.062.754 Representados Porto Seguro, BA 16 de

Leia mais

ATENÇÃO PARA O ANO DE 2006, NOVA GRADE CURRICULAR

ATENÇÃO PARA O ANO DE 2006, NOVA GRADE CURRICULAR ATENÇÃO PARA O ANO DE 2006, NOVA GRADE CURRICULAR CURSO DE SERVIÇO SOCIAL Turno: INTEGRAL Reconhecido pelo Decreto nº 82.413, de 16.10.78, D.O.U. de 17.10.78. Para completar o currículo pleno do curso

Leia mais

INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS QUE REGULAMENTAM O CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DE MAGISTÉRIO SUPERIOR. Campus do Mucuri

INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS QUE REGULAMENTAM O CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DE MAGISTÉRIO SUPERIOR. Campus do Mucuri INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS QUE REGULAMENTAM O CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DE MAGISTÉRIO SUPERIOR Campus do Mucuri CATEGORIA FUNCIONAL: Professor Ensino Superior. CLASSE: Professor Classe A Assistente A

Leia mais

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MANUAL DE ESTÁGIO NA MODALIDADE EAD INTRODUÇÃO MARCOS REFERENCIAIS DA POLÍTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CEUNI

Leia mais

PLANO DE CURSO. 1. Apresentar a emergência da teoria social de Marx e da tradição sociológica, discutindo os traços pertinentes destas duas vertentes.

PLANO DE CURSO. 1. Apresentar a emergência da teoria social de Marx e da tradição sociológica, discutindo os traços pertinentes destas duas vertentes. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL CURSO DE MESTRADO EM SERVIÇO SOCIAL Disciplina: Teorias Sociais

Leia mais

Referência Bibliográfica: SOUSA, Charles Toniolo de. Disponível em <http://www.uepg.br/emancipacao>

Referência Bibliográfica: SOUSA, Charles Toniolo de. Disponível em <http://www.uepg.br/emancipacao> Referência Bibliográfica: SOUSA, Charles Toniolo de. Disponível em 1. À funcionalidade ao projeto reformista da burguesia; 2. À peculiaridade operatória (aspecto instrumental

Leia mais

FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA CURSO DE PEDAGOGIA. PORTARIA NORMATIVA 3, de 18 de fevereiro de 2010.

FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA CURSO DE PEDAGOGIA. PORTARIA NORMATIVA 3, de 18 de fevereiro de 2010. FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA CURSO DE PEDAGOGIA PORTARIA NORMATIVA 3, de 18 de fevereiro de 2010. Institui as orientações e as atividades aprovadas para a realização da carga horária de Estágio Supervisionado

Leia mais

Considerando que a Faculdade Pilares está em plena reforma acadêmica que será implementada a partir de 2009 e;

Considerando que a Faculdade Pilares está em plena reforma acadêmica que será implementada a partir de 2009 e; RESOLUÇÃO CONSEPE 01/2009 REFERENDA A PORTARIA DG 04/2008 QUE APROVOU A INSERÇÃO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NÃO OBRIGATÓRIOS NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS OFERTADOS PELA. O Presidente do Conselho

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Campus de Blumenau. Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Campus de Blumenau. Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 3 REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Campus de Blumenau Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas O Diretor Geral Pró Tempore do Instituto Federal Catarinense Campus de Blumenau,

Leia mais

O SERVIÇO SOCIAL E A DEMOCRACIA

O SERVIÇO SOCIAL E A DEMOCRACIA O SERVIÇO SOCIAL E A DEMOCRACIA Francieli Jaqueline Gregório INTRODUÇÃO:O Serviço Social como construção histórica é um mecanismo de regulação social, assim como as políticas sociais. Enquanto o Serviço

Leia mais

Complexo de Formação de Professores Termo de Referência Versão considerada definitiva em reunião de 09/03/2018, com instituições parceiras

Complexo de Formação de Professores Termo de Referência Versão considerada definitiva em reunião de 09/03/2018, com instituições parceiras 1. Introdução Complexo de Formação de Professores Termo de Referência Versão considerada definitiva em reunião de 09/03/2018, com instituições parceiras O Complexo de Formação de Professores (CFP) é um

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Disciplina: Política Social Código: DSS 7121 Pré-requisito DSS 7120 Turma: 04309 Fase: 4ªfase Semestre 2017.2 Professores: Drª Dilceane Carraro Carga Horária: 4h/a semanais Ementa Determinações sócio-históricas

Leia mais

PORTARIA ICT/DTA Nº 55, de 11 de setembro de

PORTARIA ICT/DTA Nº 55, de 11 de setembro de PORTARIA ICT/DTA Nº 55, de 11 de setembro de 2 015. Dispõe sobre a regulamentação de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental do Instituto de Ciência e Tecnologia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Serviço Social Departamento Responsável: Serviço Social Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Fabiola Xavier

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA, BACHARELADO Regulamento do estágio supervisionado não obrigatório Das disposições gerais O presente

Leia mais

3 º. S I M P Ó S I O M I N E I R O D E ASSISTENTES SOCIAIS T Â N I A MARIA R A M O S D E G. D I N I Z J U N H O D E

3 º. S I M P Ó S I O M I N E I R O D E ASSISTENTES SOCIAIS T Â N I A MARIA R A M O S D E G. D I N I Z J U N H O D E 3 º. S I M P Ó S I O M I N E I R O D E ASSISTENTES SOCIAIS T Â N I A MARIA R A M O S D E G. D I N I Z J U N H O D E 2 0 1 3 PROPOSTA DA EXPOSIÇÃO Problematizar questão urbana e o direito à cidade Construir

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL

REGULAMENTO DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL ANEXO 8 REGULAMENTO DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL REGULAMENTO DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL A Comissão do Curso de Graduação em Serviço Social (CCGSS), da UNIFESP Campus Baixada Santista, no uso de suas

Leia mais

PREPARAÇÃO OPORTUNIDADES EXPERIÊNCIA APRENDIZADO CRESCIMENTO CARREIRA PRÁTICA MANUAL DO ESTÁGIO

PREPARAÇÃO OPORTUNIDADES EXPERIÊNCIA APRENDIZADO CRESCIMENTO CARREIRA PRÁTICA MANUAL DO ESTÁGIO PREPARAÇÃO OPORTUNIDADES EXPERIÊNCIA APRENDIZADO CARREIRA CRESCIMENTO PRÁTICA MANUAL DO ESTÁGIO MANUAL DO ESTÁGIO UNIBAVE Coordenação Geral de Estágio do Unibave INDICE Apresentação... 4 Créditos... 5

Leia mais

Regulamento de Estágio Supervisionado em Serviço Social DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Regulamento de Estágio Supervisionado em Serviço Social DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Regulamento de Estágio Supervisionado em Serviço Social Dispõe sobre o cumprimento do Estágio Supervisionado Obrigatório em Serviço Social (ESOSS) e funcionamento do Núcleo de Estágio em Serviço Social

Leia mais

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL E O ENSINO À DISTÂNCIA UNICESUMAR - POSSÍVEL, COMPATÍVEL E DE QUALIDADE.

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL E O ENSINO À DISTÂNCIA UNICESUMAR - POSSÍVEL, COMPATÍVEL E DE QUALIDADE. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL E O ENSINO À DISTÂNCIA UNICESUMAR - POSSÍVEL, COMPATÍVEL E DE QUALIDADE. MARINGÁ/PR Maio/2016 Valéria Cristina da Costa - UNICESUMAR - valeria.costa07@hotmail.com

Leia mais

EIXO V GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL DOCUMENTO REFERÊNCIA

EIXO V GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL DOCUMENTO REFERÊNCIA EIXO V GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL DOCUMENTO REFERÊNCIA A articulação e mobilização da sociedade civil e de setores do Estado assumiram grande importância, especialmente

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA POLÍTICA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PORTARIA N 07 DE 01 DE MARÇO DE 2017

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA POLÍTICA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PORTARIA N 07 DE 01 DE MARÇO DE 2017 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA POLÍTICA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PORTARIA N 07 DE 01 DE MARÇO DE 2017 Institui a Política de Extensão no âmbito da Centro Universitário Una e dá outras providências. A Presidente

Leia mais

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS Unidade IV FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL Prof. José Junior A evoluçao do Serviço Social Nas décadas de 1980 e 1990, o serviço social encontra seu ápice, pois a revisão

Leia mais

Metodologia em Serviço Social: uma experiência com oficinas em sala de aula no ensino dos instrumentais técnico-operativo.

Metodologia em Serviço Social: uma experiência com oficinas em sala de aula no ensino dos instrumentais técnico-operativo. Metodologia em Serviço Social: uma experiência com oficinas em sala de aula no ensino dos instrumentais técnico-operativo. Autora: Profª Valdilene Viana 1 Eixo Temático: Novos Métodos Pedagógicos Sub eixo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Serviço Social Departamento Responsável: Serviço Social Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Fabiola Xavier

Leia mais

GT EDUCAÇÃO - CRESS/MINAS GERAIS

GT EDUCAÇÃO - CRESS/MINAS GERAIS SEMINÁRIO ESTADUAL DE SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO GT EDUCAÇÃO - CRESS/MINAS GERAIS O SERVIÇO SOCIAL NA ÁREA DA EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PROFª DRª ELIANA BOLORINO CANTEIRO MARTINS COORDENADORA GEPESSE

Leia mais

A Conferência Nacional da Educação (Conae), realizada no período de 28 de março a 1º de abril de 2010, em Brasília-DF, constituiu-se num

A Conferência Nacional da Educação (Conae), realizada no período de 28 de março a 1º de abril de 2010, em Brasília-DF, constituiu-se num A Conferência Nacional da Educação (Conae), realizada no período de 28 de março a 1º de abril de 2010, em Brasília-DF, constituiu-se num acontecimento ímpar na história das políticas públicas do setor

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIAS DO AMAZONAS IFAM

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIAS DO AMAZONAS IFAM REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIAS DO AMAZONAS IFAM CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS Art. 1º. Este documento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA E MUSEOLOGIA CURSO DE BACHARELADO EM MUSEOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA E MUSEOLOGIA CURSO DE BACHARELADO EM MUSEOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA E MUSEOLOGIA CURSO DE BACHARELADO EM MUSEOLOGIA REGULAMENTAÇÃO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO (Aprovada na

Leia mais

Entrevista / Interview

Entrevista / Interview Entrevista / Interview Entrevista com a presidente da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss), professora Cláudia Mônica dos Santos / Interview with the president of Associação

Leia mais

O SERVIÇO SOCIAL NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX. Eixo Temático - Questão Social e Serviço Social

O SERVIÇO SOCIAL NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX. Eixo Temático - Questão Social e Serviço Social O SERVIÇO SOCIAL NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX ISSN 2359-1277 Lucas Barbosa Mozzer, lucasb.mozzer@outlook.com, Keila Pinna Valensuela (Orientadora), keilapinna@hotmail.com, Universidade Estadual do Paraná,

Leia mais

Regulamento de Estágio Supervisionado em Serviço Social CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Regulamento de Estágio Supervisionado em Serviço Social CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Regulamento de Estágio Supervisionado em Serviço Social A Comissão do Curso de Graduação em Serviço Social (CCGSS), da UNIFESP - Campus Baixada Santista, no uso de suas atribuições, resolve: CAPÍTULO I

Leia mais

1º - O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando.

1º - O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando. REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO BACHARELADO EM METEOROLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - CAMPUS DE BAURU (Aprovado em Reunião do Conselho do Curso em 19/01/2016)

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM DANÇA

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM DANÇA REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM DANÇA Universidade Federal de Goiás Faculdade de Educação Física ORIENTAÇÕES E NORMAS SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR PARA ESTUDANTES DO CURSO

Leia mais

COLEGIADO DE CURSOS FACULDADE UNA DE BETIM. Resolução nº 16 de 21 de novembro de 2016

COLEGIADO DE CURSOS FACULDADE UNA DE BETIM. Resolução nº 16 de 21 de novembro de 2016 COLEGIADO DE CURSOS Resolução nº 16 de 21 de novembro de 2016 Institui a Política de Extensão no âmbito da Faculdade Una de Betim e dá outras providências. A Presidente do Colegiado de Cursos da Faculdade

Leia mais