Esta janela apresenta o procedimento para a edição matricial sobre imagens temáticas, sintéticas e classificadas.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Esta janela apresenta o procedimento para a edição matricial sobre imagens temáticas, sintéticas e classificadas."

Transcrição

1 Edição Matricial Esta janela apresenta o procedimento para a edição matricial sobre imagens temáticas, sintéticas e classificadas. A edição matricial faz-se necessária quando o usuário deseja melhorar o aspecto da imagem, limpando-a, ou quando correções e atualizações são necessárias. Três modos de edição matricial estão disponívels: Editar Área - Permite que linhas fechadas (ilhas) sejam digitalizadas e, que aos polígonos gerados sejam associadas às classes temáticas, temas ou valores da lut, conforme tipo de imagem que está sendo editada. Antes de confirmar a associação à classe temática, tema ou lut (preenchimento do polígono) pode-se efetuar a edição da linha, adicionando, movendo ou suprimindo pontos; Copiar Área - Utiliza um plano de informação de referência para trocar as classes temáticas, temas ou valores da lut. Este plano pode ser uma imagem classificada, rotulada, sintética ou temática (matriz), ou vetores de um plano temático ou cadastral. No caso de represetnação do tipo imagem, os polígonos formados pelos pixels (temas) de uma imagem classificada, ou vetores de uma imagem rotulada, ou pixels de uma imagem sintética, ou ainda, pixels das classes de um mapa temático, são utilizados como limites da região a ser preenchida pela nova classe, tema ou lut. No caso da representação vetorial os polígonos serão utilizados como limites da nova classe, tema ou lut. Este modo tem a vantagem do usuário ter sempre um PI de referência, para quando desejar retornar à classe anterior; Classificar Área - permite pintar a imagem com classes temáticas, ou temas, ou valores da lut sintética sobre as áreas (polígonos), que estão formadas pelos próprios pixels da imagem. IMPORTANTE 1: Em qualquer dos três modos, o sistema somente mudará as classes dos pixels após o clique do botão "Executar". IMPORTANTE 2: Após o clique em "Executar" não é possível desfazer as operações. Consulte também: Edição Efetuando edição matricial com edição de áreas (polígonos):

2 ative um PI do modelo temático que tenha a representação Matriz ou um PI do modelo Imagem que tenha a representação sintética ou classificada e desenhe na tela ativa; na janela "Edição Matricial" selecione em Tipo a opção Editar Área; escolha o Modo entre Contínuo ou Passo; se escolheu modo Contínuo defina um Fator de Digit.(mm); clique em Operação e escolha Criar Polígono. Esta opção é igual a digitalização de ilhas (linhas fechadas); escolha na lista de Classes/Temas/Lut o que deseja utilizar. Observe que no caso de imagem temática são apresentadas somente as classes do modelo de dados do PI ativo, a classe Nenhuma, representa o background do sistema. No caso de imagem classificada, são apresentados os temas desta e no caso de imagem sintética, as cores que compõem a lut desta; clique o botão da direita para para fechar o polígono. Outros polígonos podem ser editados para a mesma classe ou pode-se selecionar outra classe conforme descrito acima. O polígono criado é adicionada à lista de tarefas serem executadas. Na lista é o índice da tarefa, assim como a classe/tema/lut a que será associado e o pi que está sendo editado. Na tela é apresentada uma cruz preta, no centróide do políogono a ser criado e o índice da tarefa a ser aplicada. utilize as outras opções em Operação: se desejar Adicionar Ponto, Mover Ponto ou Suprimir Ponto, antes de realmente executar o preenchimento da classe; selecione um item da lista de tarefas e clique em Eliminar se desejar eliminar algum polígono editado; clique em Executar para efetuar o preenchimento do(s) polígono(s) com a classe escolhida (veja sequência nas figuras abaixo). ATENÇÃO - não é possível desfazer a operação após clicar em executar. NOTA: Utilize o botão Visual... para alterar a cor da classe temática, ou cor do tema, ou cor do pixel que está selecionada na lista.

3 Imagem original Imagem com linha editada Imagem com área da linha preenchida Efetuando edição matricial copiando áreas de imagens (rotulada, classificada, sintética ou temática) ou vetores (temático ou cadastral): ative um PI do modelo temático que tenha a representação Matriz ou um PI do modelo Imagem que tenha a representação sintética ou classificada e desenhe na tela ativa; na janela "Edição Matricial" selecione em Tipo, a opção Copiar Área; clique em Selecionar PI... e escolha na janela "Categorias e Planos" o PI a ser utilizado como referência, podendo ser do tipo Imagem Classificada, Rotulada, Sintética ou Temática, ou ainda, um PI temático ou cadastral, cuja representação vetorial contenha polígonos. No caso do PI possuir as duas represetnações(raster e vetorial) será solicitado ao usuário de quais destas pretende copiar; após clicar em Executar na janela acima, o PI escolhido é desenhado na Tela 5 do sistema; escolha na lista de Classes/Temas/Lut o que deseja utilizar. Observe que no caso de imagem temática são apresentadas somente as classes do modelo de dados do PI ativo, a classe Nenhuma, representa o background do sistema. No caso de imagem classificada, são apresentados os temas desta e no caso de imagem sintética, as cores que compõem a lut desta; selecione o tipo de cópia ser realizada. Região, caso deseje copiar cada região/polígono individualmente ou Tema/Classe/Objeto, caso deseje copiar todas a regiões/polígonos de um tema/classe/objeto selecionado;

4 clique em qualquer polígono na imagem da Tela 5 e observe que no caso de representação raster, na lista de tarefas é adicionado o índice da tarefa, o valor do tema/classe/lut origem, o valor do tema/classe/lut destino e o pi de onde a região está sendo copiada, caso a opção escolhida seje tema/classe/objeto é acrescida na lista de tarefas a palavra TODOS, assim todas as regiões com o valor selecionado serão copiados para o pi ativo. Caso a representação seje vetorial, é adicionada na lista o índice da tarefa, o número do polígono selecionado, sua classe/objeto correspondente, a classe/tema/lut que será associada e o pi origem, na opção classe/objeto, todos os poligonos com a classe/objeto clicado é adicionada à lista de tarefas. Uma cruz na cor preta é apresentada na tela juntamente com o índice da tarefa a ela correspondente. selecione um item da lista de tarefas e clique em Eliminar se desejar cancelar a cópia de alguma região selecionada; clique em Executar para efetuar o preenchimento do(s) polígono(s) com a classe escolhida (veja sequência nas figuras abaixo). ATENÇÃO - não é possível desfazer a operação após clicar em executar. NOTA: Utilize o botão Visual... para alterar a cor da classe temática, ou cor do tema, ou cor do pixel que está selecionada na lista. agem temática original Imagem rotulada indicando áreas que foram selecionadas Imagem temática com áreas reclassificadas pelos limites da imagem rotulada Efetuando edição matricial por classificação de áreas:

5 ative um PI do modelo temático que tenha a representação Matriz ou um PI do modelo Imagem que tenha a representação sintética ou classificada e desenhe na tela ativa; na janela "Edição Matricial" selecione em Tipo, a opção Classificar Área; selecione a opção Região, para classificar cada região, ou Tema/Classe/Objeto, para mudar o tema/classe/lut de todas as regiões do tema/classe/lut selecionados; escolha na lista de Classes/Temas/Lut o que deseja utilizar. Observe que no caso de imagem temática são apresentadas somente as classes do modelo de dados do PI ativo, a classe Nenhuma, representa o background do sistema. No caso de imagem classificada, são apresentados os temas desta e no caso de imagem sintética, as cores que compõem a lut desta; clique sobre o polígono da própria imagem. É adicionada à lista de tarefas, o índice da tarefa, o valor atual do pixel e o novo valor que este irá receber, assim como o pi em edição, no caso da opção Região ter sido selecionada; A palavra TODOS é adicionada caso se deseje trocar todas as regiões da classe/tema/lut selecionados. É apresentada na tela uma cruz na cor preta, assim como o índice de cada tarefa acrescida à lista selecione um item da lista de tarefas e clique em Eliminar se desejar cancelar a reclassificação de alguma região selecinada; clique em Executar para efetuar o preenchimento do(s) polígono(s) com a classe escolhida (veja sequência nas figuras abaixo). ATENÇÃO - não é possível desfazer a operação após clicar em executar. NOTA: Utilize o botão Visual... para alterar a cor da classe temática, ou cor do tema, ou cor do pixel que está selecionada na lista.

6 Limpar Pixels Permite eliminar da imagem regiões delimitadas por apenas n pixels, sendo estas incorporadas a uma região vizinha. ative um PI do modelo temático que tenha a representação Matriz ou um PI do modelo Imagem que tenha a representação sintética ou classificada; preencha o número de pixels da região a ser eliminada; clique em Limpar Pixel(s); Deslocar Imagem Permite deslocar a imagem. ative um PI do modelo temático que tenha a representação Matriz ou um PI do modelo Imagem que tenha a representação sintética ou classificada; preencha o o valor em metros do deslocamneto no eixo horizontal(x) e do eixo vertical(y) ; clique em Executar; NOTA 1: Na lista Temas/Lut é apresentado entre parênteses a composição RGB do visual destas. NOTA 2: Na imagem sintética e classificada, o índice 0 ou backgound, com RGB (0, 0, 0), preto, torna-se transparente ao desenhar a imagem na tela do SPRING.

10 - Classificação não automática

10 - Classificação não automática 10 - Classificação não automática 1. Carregar na tela do SPRING uma de suas imagens que servirá de referência para gerar as classes temáticas. Na barra de ferramenta, clicar em Modelo de Dados (Fig.1).

Leia mais

AULA 2 Planos Vistas e Temas

AULA 2 Planos Vistas e Temas 2.1 AULA 2 Planos Vistas e Temas Nesta aula serão apresentados os conceitos de Planos de Informação, Vista e Tema e sua manipulação no TerraView. Para isso será usado o banco de dados criado na AULA 1,

Leia mais

Classificação Híbrida. Não permite mudar a escala de trabalho, ou seja, a escala original em que a imagem foi confeccionada.

Classificação Híbrida. Não permite mudar a escala de trabalho, ou seja, a escala original em que a imagem foi confeccionada. Capítulo 17 Classificação Híbrida Nos Capítulos 14, 15 e 16 foram discutidas as técnicas visuais e digitais para interpretar imagens de satélites. No entanto, qual dessas duas metodologias deve ser usada

Leia mais

Edição Vetorial de Ponto, Linha e Polígono. Prof. Herondino

Edição Vetorial de Ponto, Linha e Polígono. Prof. Herondino Edição Vetorial de Ponto, Linha e Polígono Prof. Herondino Edição Vetorial A edição de dados vetoriais no SPRING é executada sobre mapas temáticos, cadastrais, redes e de MNT (modelos numéricos de terreno).

Leia mais

Tutorial - Mapa Cadastral

Tutorial - Mapa Cadastral Tutorial - Mapa Cadastral Neste tutorial são apresentados os passos para criar um mapa cadastral. Como exemplo, é criado um mapa cadastral de um loteamento. 1. Na barra de ferramenta, clicar em Modelo

Leia mais

Como configurar integração com separador e rateio Conforme percentual definido na Contabilidade?

Como configurar integração com separador e rateio Conforme percentual definido na Contabilidade? Como configurar integração com separador e rateio Conforme percentual definido na Contabilidade? Os dados a seguir foram elaborados para explicar as configurações a serem realizadas na integração entre

Leia mais

Como configurar integração com separador Centro de custo e rateio conforme cálculo da folha?

Como configurar integração com separador Centro de custo e rateio conforme cálculo da folha? Como configurar integração com separador Centro de custo e rateio conforme cálculo da folha? Os dados a seguir foram elaborados para explicar as configurações a serem realizadas na integração entre os

Leia mais

Manual do SARE para Projetos de Restauração Ecológica

Manual do SARE para Projetos de Restauração Ecológica Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo Manual do SARE para Projetos de Restauração Ecológica Orientações para o uso do sistema para cadastro de projetos 1 Índice Orientações iniciais...p.4

Leia mais

Como configurar integração com separador Centro de custo sem rateio de lançamentos?

Como configurar integração com separador Centro de custo sem rateio de lançamentos? Como configurar integração com separador Centro de custo sem rateio de lançamentos? Os dados a seguir foram elaborados para explicar as configurações a serem realizadas para integração com separador Centro

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Remoções Versão 2.0 Última revisão: 11/12/2017 2017 Versão: 2.0 Documentação: André L. M. C. Revisão: Sérgio B. Jr. Última

Leia mais

QGIS CONCEITOS BÁSICOS *

QGIS CONCEITOS BÁSICOS * QGIS CONCEITOS BÁSICOS * Laboratório de Geotecnologias da UPM 1. Introdução O QGIS é um Sistema de Informações Geográficas (SIG) gratuito e de código aberto (GNU General Public License) desenvolvido pela

Leia mais

MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO

MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO .Conteúdo... 2 1. Descrição... 3 2. Cadastro no sistema... 3 2.1. Pessoa Jurídica... 3 2.2. Pessoa Física... 5 2.3. Concluir o cadastro... 6 3. Acessar o sistema... 6 3.1.

Leia mais

Manual do Usuário Abertura de Empresa

Manual do Usuário Abertura de Empresa Manual do Usuário Abertura de Empresa Empro - Tecnologia & Informação São José do Rio Preto, São Paulo Sumário Introdução... 3 Acesso... 4 Abertura de empresa - Consulta Prévia... 6 Etapa 1 - Requerente...

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Faculdade de Ciências e Tecnologia Campus de Presidente Prudente

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Faculdade de Ciências e Tecnologia Campus de Presidente Prudente UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Faculdade de Ciências e Tecnologia Campus de Presidente Prudente Minicurso de SPRING 5.2 https://sites.google.com/site/arletemeneguettepdf/spring Profa. Adj. Arlete Meneguette

Leia mais

Bloco G - Registros 0500 e Janeiro/ 2011

Bloco G - Registros 0500 e Janeiro/ 2011 Bloco G - Registros 0500 e 0600 Janeiro/ 2011 2 Bloco G Plano de Contas e Centros de Custos A partir da referência Janeiro de 2011 será incluído ao layout do arquivo EFD o Bloco G (Controle de Crédito

Leia mais

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 30/11/2016

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 30/11/2016 Identificação da Empresa MT-43-2-00025 Última Atualização 30/11/2016 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

Dentre os vários recursos oferecidos pelo sistema, destacamos nesta apostila um exercício de

Dentre os vários recursos oferecidos pelo sistema, destacamos nesta apostila um exercício de Mapa-Temático Dentre os vários recursos oferecidos pelo sistema, destacamos nesta apostila um exercício de como gerar Mapas-Temáticos. Como exemplo abaixo, ensinar o usuário a gerar um mapa-temático dos

Leia mais

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO MANUAL VTWEB CLIENT URBANO Conteúdo... 2 1. Descrição... 3 2. Cadastro no sistema... 3 2.1. Pessoa Jurídica... 3 2.2. Pessoa Física... 5 2.3. Concluir o cadastro... 6 3. Acessar o sistema... 6 3.1. Autenticar

Leia mais

MANUAL DO PORTAL ALUNO

MANUAL DO PORTAL ALUNO MANUAL DO PORTAL ALUNO http://portal.ibta.edu.br Sumário 1. Acesso... 3 1.1. Esqueci Minha Senha... 4 2. Contexto... 7 2.1. Alterar Contexto... 8 3. Contrato / Comunicados... 9 4. Menu Acadêmico... 10

Leia mais

Agendamento de Entregas

Agendamento de Entregas Agendamento de Entregas MT-212-00143 - 2 Última Atualização 24/11/2014 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: Solicitar um Agendamento de Entregas de Materiais; Acompanhar o andamento

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo Assistência Estudantil Versão 1.10 Última revisão: 16/02/2018 2018 Versão: 1.10 Documentação: André L.M. Camargo Revisão:

Leia mais

MANUAL PARA CONTRIBUINTES DE OUTROS MUNICÍPIOS

MANUAL PARA CONTRIBUINTES DE OUTROS MUNICÍPIOS MANUAL PARA CONTRIBUINTES DE OUTROS MUNICÍPIOS Manual aos contribuintes de outros municípios que precisem cumprir obrigações acessórias e principais de ISSQN ao município de ITATIAIA - RJ, em função de

Leia mais

versão /10/14

versão /10/14 versão 11.82-16/10/14 ACESSANDO O PORTAL ACADÊMICO Manual do Professor Para acessar o Portal Acadêmico da PUC-SP, digite em seu browser o endereço Será necessário utilizar as informações de login e senha

Leia mais

Manual do Usuário Alteração de Empresa

Manual do Usuário Alteração de Empresa Manual do Usuário Alteração de Empresa Empro - Tecnologia & Informação São José do Rio Preto, São Paulo Sumário Introdução... 3 Acesso... 4 Alteração de empresa... 6 Identificação... 7 Questionário sobre

Leia mais

Tutorial de postagens de conteúdos no site da FS

Tutorial de postagens de conteúdos no site da FS Tutorial de postagens de conteúdos no site da FS Faculdade de Saúde Centeias Centro de Tecnologias Educacionais Interativas em Saúde O novo portal da FS foi criado para facilitar o aceso à informação sobre

Leia mais

Editor id. Este guia pode ser descarregado como beginner_id-editor_pt.odt ou beginner_ideditor_pt.pdf

Editor id. Este guia pode ser descarregado como beginner_id-editor_pt.odt ou beginner_ideditor_pt.pdf Editor id O Editor id Este guia pode ser descarregado como beginner_id-editor_pt.odt ou beginner_ideditor_pt.pdf Revisto em 2016-03-30 TOC {:toc} O editor id é o editor padrão do OpenStreetMap integrado

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Cobrança Versão 1.0 Última revisão: 15/12/2017 2017 Versão: 1.0 Documentação: André L. M. C. Revisão: Sérgio B. Jr. Última

Leia mais

Portal de Cotação da FCC S.A.

Portal de Cotação da FCC S.A. da FCC S.A. Manual do fornecedor Revisão 2 17/07/2017 Portal de Cotação da FCC S.A. Manual do fornecedor Introdução Para facilitar o processo de compras da FCC S.A. foi criado um novo portal de cotações,

Leia mais

Lição VI A CLASSIFICAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO IBICUÍ

Lição VI A CLASSIFICAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO IBICUÍ Lição VI A CLASSIFICAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO IBICUÍ - 69 - Nesta lição estudaremos como se pode criar um mapa da bacia do rio Ibicuí, que nos mostre, por exemplo: água, vegetação e área agrícola.para

Leia mais

Atendimento. Data alteração: 20/10/ de 9

Atendimento. Data alteração: 20/10/ de 9 Atendimento Data alteração: 20/10/2015 1 de 9 1. Acesso Através do Menu: Recepção -> Atendimento 2. Janela de Principal Fila de Espera Fila de Estágio Exames/Serviços do paciente selecionado a. O usuário

Leia mais

Manual Venda de Produtos Gestor - Versão 11.2 (PAF) atualização

Manual Venda de Produtos Gestor - Versão 11.2 (PAF) atualização Manual Venda de Produtos Gestor - Versão 11.2 (PAF) atualização 08.06.12 Neste manual você entenderá como realizar uma venda através do Gestor. Além disso, através do botão é

Leia mais

Manual de operação do sistema Desenhador Geográfico. 05/2017 Versão 1.0

Manual de operação do sistema Desenhador Geográfico. 05/2017 Versão 1.0 05/2017 Versão 1.0 Conteúdo Ferramentas de Edição... 3 1) Barra de ferramentas de edição... 3 2) Inserir uma geometria... 4 3) Ferramenta Snap... 5 4) Selecionar geometrias... 6 5) Editar uma geometria...

Leia mais

5.2. Clarão em degradê https://docs.gimp.org/2.8/pt_br/plug-in-gflare.html Clarão em degradê. 5. Filtros de luz e sombra

5.2. Clarão em degradê https://docs.gimp.org/2.8/pt_br/plug-in-gflare.html Clarão em degradê. 5. Filtros de luz e sombra 5.2. Clarão em degradê 5. Filtros de luz e sombra Català Dansk Deutsch Ελληνικά English British Español Français Italiano 日本語 (Japanese) 한국어 (Korean) Nederlands Norwegian Português Pусский 中文 5.2. Clarão

Leia mais

Imagem ou Desenhos e Gráficos vetorial ou raster?

Imagem ou Desenhos e Gráficos vetorial ou raster? http://computacaografica.ic.uff.br/conteudocap1.html Imagem ou Desenhos e Gráficos vetorial ou raster? Computação Visual A CG (ou CV) tem pelo menos 3 grades divisões: SI (ou CG), AI e PI Inicialmente

Leia mais

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 19/01/2018

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 19/01/2018 Identificação da Empresa MT-43-2-00025-4 Última Atualização 19/01/2018 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

Manual para utilização do sistema Supravizio

Manual para utilização do sistema Supravizio Manual para utilização do sistema Supravizio MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA SUPRAVIZIO 1 Índice Introdução... 3 Planejamento... 4 Como acessar o sistema... 5 Recuperar a senha... 6 Trocar a senha...

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentaão de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo Portal do Aluno Versão 1.0 Última revisão: 10/07/2017 2017 Versão: 1.0 Documentação: André L.M. Camargo Revisão: Pedro Conrad

Leia mais

MANUAL TOTALBUS. Sistema de Venda de Passagem. Pág. 1 de 31

MANUAL TOTALBUS. Sistema de Venda de Passagem. Pág. 1 de 31 MANUAL TOTALBUS Sistema de Venda de Passagem Pág. 1 de 31 Sumário 1. Acessando o Sistema... 3 2. Vendendo Passagens... 3 2.1. Venda Impressão Posterior... 7 2.2. Impressão da Passagem... 8 2.3. Venda de

Leia mais

E-Fácil Passo a passo

E-Fácil Passo a passo E-Fácil Passo a passo O que é a ferramenta E-Fácil? E-Fácil é uma ferramenta online criada para auxiliá-lo na escolha de produtos elétricos da Eaton. Para isso a ferramenta oferece diversas funções como:

Leia mais

SIMAR UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Centro de Informática CPD. SIMAR Sistema de Compras de Materiais

SIMAR UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Centro de Informática CPD. SIMAR Sistema de Compras de Materiais SIMAR UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Centro de Informática CPD SIMAR Sistema de Compras de Materiais SISTEMA DE COMPRAS DE MATERIAIS Manual de Funcionalidades do Sistema SIMAR. SUMÁRIO SISTEMA DE COMPRAS DE

Leia mais

Vetor On-line - VOL Manual do Usuário da Plataforma. Versão On-line

Vetor On-line - VOL Manual do Usuário da Plataforma. Versão On-line Vetor On-line - VOL Manual do Usuário da Plataforma Versão On-line Sumário Apresentação da plataforma Vetor On-line (VOL)... 3 1º Acesso... 4 Tela Inicial... 6 Consultando as instruções específicas de

Leia mais

Para a abertura das Ordens de Serviço, o Gestor do Contrato deverá: O usuário e senha para acesso ao Redmine são os mesmos da rede do IFRJ.

Para a abertura das Ordens de Serviço, o Gestor do Contrato deverá: O usuário e senha para acesso ao Redmine são os mesmos da rede do IFRJ. Programa: Sistema de Gestão Projeto: de Contratação Processo: Gerir OS Atividade: Abrir OS Ator: Gestor do Contrato Para a abertura das Ordens de Serviço, o Gestor do Contrato deverá: 1. Entrar na ferramenta

Leia mais

Apostila nº 6 Senhas. Como cadastrar, editar, excluir.

Apostila nº 6 Senhas. Como cadastrar, editar, excluir. Apostila nº 6 Senhas Como cadastrar, editar, excluir. Sumário Como trocar de usuário?... 4 Altera Senha do usuário atual... 5 Como alterar a senha do usuário atual?... 6 Manutenção do Cadastro de Usuários...

Leia mais

Tutorial Curso on-line MEG21. Inscrição Acesso Certificado

Tutorial Curso on-line MEG21. Inscrição Acesso Certificado Tutorial Curso on-line MEG21 Inscrição Acesso Certificado Inscrição Em primeiro lugar, para inscrever-se no curso, é necessário possuir um cadastro no portal da FNQ. Se você já possui, ao entrar no portal

Leia mais

OFERTA DE DISCIPLINAS POR CURSO...

OFERTA DE DISCIPLINAS POR CURSO... ÍNDICE 1. OFERTA DE DISCIPLINAS POR CURSO... 2 1.1. ACESSANDO A APLICAÇÃO... 3 1.1.1. Instruções para Preenchimento dos campos... 7 1.1.2. Instruções para preenchimento dos campos... 10 2. RELAÇÃO TURMAS

Leia mais

GUIA DO PLANO DE AULA PORTAL EDUCACIONAL TOTVS

GUIA DO PLANO DE AULA PORTAL EDUCACIONAL TOTVS GUIA DO PLANO DE AULA PORTAL EDUCACIONAL TOTVS SUMÁRIO Dúvidas e Apoio... 2 1 ACESSANDO ATIVIDADES ACADÊMICAS pelo Minha Unisinos... 2 2 ACESSANDO O PORTAL EDUCACIONAL (TOTVS) PELO DIÁRIO DE CLASSE...

Leia mais

Identificação da Empresa

Identificação da Empresa Identificação da Empresa MT-611-00001-14 Última Atualização 15/07/2016 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

Patrimônio ÍNDICE. ERP ( Controle de Frotas ) 1- Implantação bens móveis simples Implantação Automática 06

Patrimônio ÍNDICE. ERP ( Controle de Frotas ) 1- Implantação bens móveis simples Implantação Automática 06 1 2 Patrimônio ÍNDICE ERP ( Controle de Frotas ) 1- Implantação bens móveis simples 04 1.1- Implantação Automática 06 1.2- Implantação via Nota de Compra 07 2- Transferência de Bens 08 3- Transferência

Leia mais

Quadras (4 feições) + atributo área Pontos notáveis + atributo de descrição

Quadras (4 feições) + atributo área Pontos notáveis + atributo de descrição Exercicio 2 1. Copie os arquivos da pasta \\QUEBEC\Comp\SIG_Ambiental\ex2 para a sua pasta. Adicione os arquivos a um novo projeto no QGIS (há arquivos vetoriais e raster). Adicione os arquivos vetoriais

Leia mais

Manual do Usuário Abertura de Empresa

Manual do Usuário Abertura de Empresa Manual do Usuário Abertura de Empresa Empro - Tecnologia & Informação São José do Rio Preto, São Paulo Sumário Introdução... 3 Acesso... 4 Abertura de empresa - Consulta Prévia... 6 Etapa 1 - Requerente...

Leia mais

Manual do SARE para Projetos de Restauração Ecológica

Manual do SARE para Projetos de Restauração Ecológica Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo Manual do SARE para Projetos de Restauração Ecológica Orientações para o uso do sistema para cadastro de projetos 1 Índice Orientações Iniciais Pág. 03

Leia mais

CURSO BÁSICO DE SPRING

CURSO BÁSICO DE SPRING UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ CURSO BÁSICO DE SPRING Peterson Ricardo Fiorio Roberto Carlos Filho Piracicaba Outubro/2015 Sumário 01. Criando um Banco de dados...

Leia mais

M ó d u l o L i v r e

M ó d u l o L i v r e 3- CADASTRO DO MÓDULO LIVRE Para acessar acima. o submenu Módulo Livre, basta apenas seguir o caminho demonstrado na imagem 9 Esta é a tela Listar do submenu Módulo Livre, para incluir uma disciplina clique

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Pagamento de Bolsas Versão 1.1 Última revisão: 30/05/2016 2016 REITOR Marco Antonio Fontoura Hansen VICE-REITOR Maurício

Leia mais

Para submeter projetos siga o caminho Portal Administrativo Requisições Projetos Projeto/Plano de Trabalho (PROPLAN) Submeter Projeto (figura 1)

Para submeter projetos siga o caminho Portal Administrativo Requisições Projetos Projeto/Plano de Trabalho (PROPLAN) Submeter Projeto (figura 1) Submeter Projeto Sistema Módulo Usuários SIPAC Portal Administrativo Servidores Esta funcionalidade é utilizada pelos servidores com acesso ao sistema, permitindo que sejam cadastrados e submetidos projetos

Leia mais

Manual Criação de Formulário de Avaliação

Manual Criação de Formulário de Avaliação Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) Manual Criação de Formulário de Avaliação Equipe de Apoio às Publicações Digitais Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC-SP 2013 Formulário de Avaliação

Leia mais

Guia de referência. Matrícula dos alunos pela INTRANET

Guia de referência. Matrícula dos alunos pela INTRANET Guia de referência Matrícula dos alunos pela INTRANET 1 REMATRÍCULA DOS ALUNOS PELA INTRANET MANUAL DE PROCEDIMENTOS ETAPAS: 1. Atualização dos dados 2. Informações de pendências, quando houver 3. Escolher

Leia mais

COMO GRAVAR CD E DVD

COMO GRAVAR CD E DVD COMO GRAVAR CD E DVD Como copiar um CD utilizando o Nero Express Aprenda a copiar CDs de, forma prática, utilizando o Nero Express. 1. Coloque o CD que deseja copiar na gaveta da gravadora de CD, em seguida

Leia mais

Tutorial. Leandro da Silva Santos Bacharelando em Ciência da Computação Universidade Federal de Ouro Preto

Tutorial. Leandro da Silva Santos Bacharelando em Ciência da Computação Universidade Federal de Ouro Preto Tutorial Leandro da Silva Santos Bacharelando em Ciência da Computação Universidade Federal de Ouro Preto Prof. Dr. Tiago Garcia de Senna Carneiro Universidade Federal de Ouro Preto Departamento de Computação

Leia mais

Imagem e Gráficos. vetorial ou raster?

Imagem e Gráficos. vetorial ou raster? http://computacaografica.ic.uff.br/conteudocap1.html Imagem e Gráficos vetorial ou raster? UFF Computação Visual tem pelo menos 3 grades divisões: CG ou SI, AI e PI Diferença entre as áreas relacionadas

Leia mais

USANDO O PAINT NOÇÕES BÁSICAS

USANDO O PAINT NOÇÕES BÁSICAS USANDO O PAINT NOÇÕES BÁSICAS Professor: WELSING MOREIRA PEREIRA Sumário Usando o Paint... 3 Desenhando linhas... 3 Ferramenta Lápis... 4 Pincéis... 4 Ferramenta Linha... 4 Ferramenta Curva... 5 Desenhando

Leia mais

Adsim - Manual Sistema Pi Fácil. ADSIM - Sistemas Integrados de Mídia, Copyright Página 1 de 21

Adsim - Manual Sistema Pi Fácil. ADSIM - Sistemas Integrados de Mídia, Copyright Página 1 de 21 ADSIM - Sistemas Integrados de Mídia, Copyright 2010-2014 Página 1 de 21 Sumário 1. Apresentação... 3 1.1. Objetivo do Documento... 3 2. Detalhes explicativos de um pedido de inserção (PI) no sistema Pi

Leia mais

Edição Vetorial Criação de camadas

Edição Vetorial Criação de camadas Edição Vetorial Criação de camadas 1. Introdução A interface gráfica do QGIS permite ao usuário editar shapefiles existentes ou criar novos shapefiles. Para criar uma nova camada vetorial, é necessário

Leia mais

Manual -Sistema de Cadastro. Dúvidas? (83)

Manual -Sistema de Cadastro. Dúvidas? (83) Manual -Sistema de Cadastro Dúvidas? (83) 3048-2784 1 -Login-Sistema de Cadastro Tela de logindo sistema. Efetue o logincom usuário e senha fornecidos pela Unimed NNE. Se não possuir cadastro, entre em

Leia mais

Tutorial Financeiro Acessando o módulo Financeiro

Tutorial Financeiro Acessando o módulo Financeiro Sumário Acessando o módulo Financeiro... 2 Configuração de Categoria e Conta para Contrato... 4 Movimentações... 5 A confirmar... 7 Aprovar... 9 Extrato... 10 Recebimentos... 14 Pagamentos... 15 Agrupar...

Leia mais

CONCAFÉ. Manual do Usuário Dúvidas frequentes

CONCAFÉ. Manual do Usuário Dúvidas frequentes CONCAFÉ Manual do Usuário Dúvidas frequentes SUMÁRIO 1. Introdução...3 2. Funcionalidades do Sistema...3 2.1. Autenticação...3 2.1.1. Como acessar o sistema...3 2.2. Como solicitar acesso ao sistema...4

Leia mais

Tutorial TerraView 3.0 PLUS

Tutorial TerraView 3.0 PLUS Tutorial TerraView 3.0 PLUS Tutorial TerraView 3.0 PLUS (www.dpi.inpe.br/terraview) 23/03/05 1/25 INDICE LIÇÃO 1 :: CRIANDO BANCO DE DADOS... 3 CRIANDO VISTA E TEMA... 4 LIÇÃO 2 :: IMPORTANDO DADOS...

Leia mais

Título: Como realizar a solicitação de cadastro de empregado na folha via Domínio Atendimento?

Título: Como realizar a solicitação de cadastro de empregado na folha via Domínio Atendimento? Título: Como realizar a solicitação de cadastro de empregado na folha via Domínio Atendimento? A Solicitação de cadastro de empregado é o meio utilizado para que o cliente da empresa de contabilidade possa

Leia mais

Atividade prática orientada: delimitação de bacias hidrográficas usando o QGIS

Atividade prática orientada: delimitação de bacias hidrográficas usando o QGIS Relatório Técnico GPDEN No. 06. Atividade prática orientada: delimitação de bacias hidrográficas usando o QGIS Fernando Mainardi Fan www.ufrgs.br/gpden 1 1. Introdução Agora que já estudamos a teoria,

Leia mais

Parte IV Como projetar um layout de página

Parte IV Como projetar um layout de página Parte IV Como projetar um layout de página Parte IV Utilize as ferramentas de projetos visuais do Dreamweaver para criar layouts de página sofisticados. Esta seção contém os seguintes capítulos: Capítulo

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS

BROFFICE.ORG IMPRESS BROFFICE.ORG IMPRESS O Impress é um dos aplicativos do pacote openoffice.org que permite a criação e exibição de apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA SIGFAP MÓDULO CORREIO. Realização:

MANUAL DO SISTEMA SIGFAP MÓDULO CORREIO. Realização: MANUAL DO SISTEMA SIGFAP MÓDULO CORREIO Realização: Última atualização: 08/09/2011 Acadêmica(o): Bruna Pereira Gomes Sumário INTRODUÇÃO...4 1. ACESSO AO SISTEMA...5 2. MÓDULO CORREIO...8 2.1 Criando uma

Leia mais

e-sus Atenção Básica Manual de utilização do sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão - PEC

e-sus Atenção Básica Manual de utilização do sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão - PEC e-sus Atenção Básica Manual de utilização do sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão - PEC PERFIL COORDENADOR 1. INTRODUÇÃO... 4 2. ORIENTAÇÕES GERAIS... 5 3. ADMINISTRAÇÃO... 7 3.1 Cadastrar perfis...

Leia mais

Orçamento Financeiro. Sumário

Orçamento Financeiro. Sumário Orçamento Financeiro Sumário Orçamento Financeiro... 1 Sumário... 1 1. Descrição do Processo... 2 2. Módulos envolvidos... 2 3. Parâmetros... 2 4. Passo a Passo... 2 1. Cadastro do Orçamento Financeiro:...

Leia mais

Sumário 1. Inicializando o Sistema Arquitetura do Sistema Consulta Rápida de Veículos Informações Gerais...

Sumário 1. Inicializando o Sistema Arquitetura do Sistema Consulta Rápida de Veículos Informações Gerais... 1 Sumário 1. Inicializando o Sistema... 3 2. Arquitetura do Sistema... 5 2.1. Menu... 5 2.1.1. Detalhamento do Menu e Submenu... 5 2.2. Barra de Ferramentas... 6 2.2.1. Ações... 6 2.2.2. Crédito Disponível...

Leia mais

Tutorial: como funciona o SysBackup

Tutorial: como funciona o SysBackup Tutorial: como funciona o SysBackup Assim que o Sistema Operacional for iniciado, será exibida a tela abaixo com a seguinte pergunta: ABRIR O SISTEMA DE BACKUP? Clique no botão SIM. ATENÇÃO: Caso o botão

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Faculdade de Ciências e Tecnologia Campus de Presidente Prudente

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Faculdade de Ciências e Tecnologia Campus de Presidente Prudente UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Faculdade de Ciências e Tecnologia Campus de Presidente Prudente Minicurso de SPRING 5.2 https://sites.google.com/site/arletemeneguettepdf/spring Profa. Adj. Arlete Meneguette

Leia mais

Alteração Iva 1 Julho 2016

Alteração Iva 1 Julho 2016 Alteração Iva 1 Julho 2016 As versões 2016 das aplicações XD Ponto de Venda implementam uma nova funcionalidade que permite efetuar agendar ou aplicar de imediato a alteração das taxas de imposto(iva)

Leia mais

Manual de Cadastro no SNM

Manual de Cadastro no SNM Manual de Cadastro no SNM 1 Versão Data da modificação Modificado por Comentários 1.0 14/9/2009 Daniele Sousa Versão Inicial 2.0 2/12/2009 Daniele Sousa 1 Release 2 a. Todos os direitos reservados. Todos

Leia mais

Manual do Usuário Detalhar Tipo de Evento - Aba Regra de Acionamento

Manual do Usuário Detalhar Tipo de Evento - Aba Regra de Acionamento Manual do Usuário Detalhar Tipo de Evento - Aba Regra de Acionamento Data e hora de geração: 08/01/2017 07:08 1 - Detalhar Tipo de Evento - Aba Regra de Acionamento 3 1.1 - Alterar Tipo de Evento - Aba

Leia mais

MANUAL IMPORTAÇÃO DE FRETES ELETRÔNICOS.

MANUAL IMPORTAÇÃO DE FRETES ELETRÔNICOS. MANUAL IMPORTAÇÃO DE FRETES ELETRÔNICOS. Procedimentos de importação dos CTE (conhecimento de frete eletrônico), para alimentar o financeiro e posteriormente participar do rateio de custo quando ocorrer

Leia mais

LABORATÓRIO 3. SER Introdução ao Geoprocessamento. Registro Modelagem Numérica de Terreno. Hugo do Nascimento Bendini

LABORATÓRIO 3. SER Introdução ao Geoprocessamento. Registro Modelagem Numérica de Terreno. Hugo do Nascimento Bendini SER-300 - Introdução ao Geoprocessamento LABORATÓRIO 3 Registro Modelagem Numérica de Terreno Hugo do Nascimento Bendini Junho/2014 Exercício 1 - Definindo o Plano Piloto para o Aplicativo 1 Criando o

Leia mais

Tutorial QGIS Aula 10

Tutorial QGIS Aula 10 Geração de Cartas e Impressão Engenharia de Agrimensura e Cartografia Caio Henrique de Souza Gregory Baldim Carvalho Diego Fernandes Disciplina: Sistemas de Informações Geográficas Professor: Angelo Marcos

Leia mais

MANUAL DO CREDENCIADO AUDITORIA VIRTUAL

MANUAL DO CREDENCIADO AUDITORIA VIRTUAL MANUAL DO CREDENCIADO AUDITORIA VIRTUAL GALENUS SUMÁRIO 1. Introdução 3 2. Pedido Médico 3 3. Solicitação de Internação 9 4. Gerenciar Autorizações 14 5. Integração de Autorizações 16 Página 2 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual Módulo do Professor Versão 01

SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual Módulo do Professor Versão 01 Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco Secretaria Executiva de Gestão da Rede Gerência Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual

Leia mais

SICAN - Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais, Público do PAA, Cooperativas, Associações e demais Agentes Manual do Sistema

SICAN - Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais, Público do PAA, Cooperativas, Associações e demais Agentes Manual do Sistema SICAN - Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais, Público do PAA, Cooperativas, Associações e demais Agentes Manual do Sistema Produtor Rural 1. Pré-Cadastro SICAN... 3 2. Preenchimento do cadastro...

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo CONTROLE ACADÊMICO

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo CONTROLE ACADÊMICO Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo CONTROLE ACADÊMICO Guia de Referência

Leia mais

TUTORIAL SISTEMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO Diretores, Articuladores, Mediadores e Facilitadores

TUTORIAL SISTEMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO Diretores, Articuladores, Mediadores e Facilitadores TUTORIAL SISTEMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO Diretores, Articuladores, Mediadores e Facilitadores O Diário de classe tem por objetivo auxiliar no acompanhamento das atividades do Novo Mais Educação na sua escola.

Leia mais

Manual do Usuário. Requisições

Manual do Usuário. Requisições Manual do Usuário Requisições Projeto SIGA-EPT Manual do Usuário Módulo Requisições SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA Versão outubro/2010 Sumário 1 Introdução 4 2 Requisição de Compra de Consumo 5

Leia mais

Sistema de Gestão dos Processos de Acesso - Guia Rápido

Sistema de Gestão dos Processos de Acesso - Guia Rápido Sistema de Gestão dos Processos de Acesso - Guia Rápido Tela Solicitações Acessante Esta tela apresenta as solicitações criadas pelo usuário e/ou delegadas a ele pelo administrador da solicitação. Permite

Leia mais

Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico. Última Atualização 11/01/2019

Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico. Última Atualização 11/01/2019 Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico Última Atualização 11/01/2019 Menu I. Objetivos II. Como Acessar III. Envio de Documento Fiscal Eletrônico CTE

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Programa Bolsa Família Manual de Operação 10/Abril/2011 Aplicado

Leia mais

Liberação de Atualização 4.8

Liberação de Atualização 4.8 Liberação de Atualização 4.8 Cadastro de Centro de Custo Efetuada a migração do Cadastro de Centro de Custo, do Sage Finanças, para o novo layout da Plataforma Sage. Observação: por padrão do sistema,

Leia mais

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 26/01/2018

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 26/01/2018 Identificação da Empresa MT-43-2-00025-5 Última Atualização 26/01/2018 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

Resumo de operação do site ARTESPAÇO IMÓVEIS PENÁPOLIS (admin)

Resumo de operação do site ARTESPAÇO IMÓVEIS PENÁPOLIS (admin) Resumo de operação do site 1 Índice Acessando o admin:... 3 Tela inicial... 3 Resumo das funções do administrador:... 4 Sobre nós... 4 Clientes... 5 Características... 7 Incluindo Imóveis... 8 Editando

Leia mais

CONCAFÉ. Dúvidas Frequentes

CONCAFÉ. Dúvidas Frequentes CONCAFÉ Dúvidas Frequentes Dúvidas Frequentes Como acesso o Concafé? Se você é empregado da Embrapa, no seu navegador (browser), acesse o endereço http:// sistemas.sede.embrapa.br/concafe. Preencha os

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo Repositório de Manuais Versão 1.0 Última revisão: 07/03/2016 2016 REITOR Marco Antonio Fontoura Hansen VICE-REITOR Maurício

Leia mais

Onde Cadastrar Os Dados Da Empresa. Onde Cadastrar Os Dados Da Empresa

Onde Cadastrar Os Dados Da Empresa. Onde Cadastrar Os Dados Da Empresa Onde Cadastrar Os Dados Da Empresa Onde Cadastrar Os Dados Da Empresa Os dados da empresa são obrigatórios para a emissão da nota fiscal. Esse é o primeiro passo a ser cadastrado. (1) Clique na engrenagem

Leia mais

Caro usuário, Acesse o endereço: Clique no ícone AUTORIZAÇÃO

Caro usuário, Acesse o endereço:   Clique no ícone AUTORIZAÇÃO Caro usuário, Para complementar as informações referentes à sua solicitação de intervenção em recursos naturais (corte de vegetação nativa ou intervenção em área de preservação permanente); ou ao processo

Leia mais